Anda di halaman 1dari 12

Sade Pblica e SUS 1) As atividades do fonoaudilogo em Sade Pblica procuram contemplar aes de promoo, proteo e recuperao da sade no contexto

da Ateno Primria em sade. Considere as atividades abaixo relativas ao trabal o do fonoaudilogo neste n!vel de ateno e indi"ue a"uela "ue no corresponde #s funes deste profissional neste contexto$ a) b) c) d) e) +) %isitas domiciliares. Atividades de educao em sade. &eali'ao de exames de alta complexidade para o diagnstico diferencial. (nterveno cl!nica em pacientes com alteraes fonoaudiolgicas. )lane*amento de aes em con*unto com a e"uipe da unidade

, -istema .nico de -ade /-0-) 1 regido pelos princ!pios da universalidade, equidade e integralidade. 2uanto ao princ!pio da integralidade, 1 correto afirmar$ a) b) c) d) e) 3odo indiv!duo tem acesso ao servio de sade gratuito no pa!s. 3odo indiv!duo tem direito ao atendimento, independente de cor, raa, religio, local de moradia, situao de emprego ou renda. 3odo cidado 1 igual perante o -istema .nico de -ade e ser4 atendido conforme as suas necessidades 3odo indiv!duo tem direito a atendimentos ambulatoriais e ospitalares no -istema .nico de -ade /-0-). 3odo indiv!duo deve ser atendido de forma integral, ou se*a, deve ser visto pelos profissionais de sade como um todo, sendo tamb1m assistido em todos os n!veis de ateno

5)

0ma fonoaudiloga, aps ser aprovada em concurso pblico em uma prefeitura municipal, 1 c amada para ocupar lugar *unto # e"uipe de uma unidade bsica de sade em um dos bairros da cidade. 6mbora o gestor de sade insistisse para "ue a profissional informasse sua agenda e o nmero de atendimentos cl!nicos "ue reali'aria de modo ambulatorial, a fonoaudiloga enviou documento # secretaria de sade informando os ob*etivos iniciais de seu trabal o$

(. (dentificar os grupos populacionais e suas condies de sade para priori'ar suas aes para os grupos em piores condies de vida. ((. (dentificar problemas de sade e seus determinantes para subsidiar a formulao de propostas de interveno. (((. Con ecer a e"uipe de sade local a fim de propiciar a interlocuo entre os profissionais da 07- visando # interdisciplinaridade e a integrao das aes. (%. 8ormular relatrio com os dados de sade da populao para "ue a secretaria de sade decida o "ue fa'er "uanto #s condies de sade da mesma, *4 "ue estes aspectos seriam apenas de compet9ncia dos gestores. ,rgani'ar o atendimento cl!nico ambulatorial. Considere os ob*etivos formulados acima, com base nas necessidades de diagnstico comunit4rio em sade pblica e assinale a alternativa "ue indica apenas as afirmativas corretas$ a) b) c) d) e) :) ( (( (% (, (( e ((( ((, ((( e (% , acompanhamento, a avaliao e a divulgao dos nveis de sade da populao e das condies ambientais 1 uma atribuio$ a) b) c) d) exclusiva da 0nio exclusiva dos 6stados. exclusiva dos ;unic!pios. exclusiva dos 6stados e ;unic!pios.

e) =)

comum da 0nio, dos 6stados, do <istrito 8ederal e dos ;unic!pios.

Considere as seguintes afirmaes 8alsas / 8 ) ou %erdadeiras / % )$

/ ) (ntegralidade de assist9ncia 1 o con*unto articulado e cont!nuo das aes e servios preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os n!veis de complexidade do -0-. / ) As aes e servios de sade, executados pelo -0-, sero organi'ados de forma regionali'ada e ierar"ui'ada em n!veis de complexidade decrescente. / ) A direo do -0- 1 exercida no >mbito do ;unic!pio, pelo Consel o ;unicipal de -ade. / ) ,s ;unic!pios podero constituir consrcios para desenvolver em con*unto as aes e os servios de sade "ue l es correspondam. / ) ?o n!vel municipal, o -0- poder4 organi'ar@se em distritos de forma a integrar e articular recursos, t1cnicas e pr4ticas voltadas para a cobertura total das aes de sade. Assinale a se"A9ncia correta marcada de cima para baixo. a) b) c) d) e) C) %B%B8B8B8 %B8B%B%B8 %B8B8B%B% 8B%B%B8B% 8 B 8 B % B % B8 6ntre as diretri'es do -istema .nico de -ade inscritas no Cap!tulo +, -eo + /da -ade), artigo !" da #onstituio $ederal de !"", inclui@se$ a) b) c) d) e) E) participao da comunidadeD prioridade para o atendimento ospitalarD centrali'ao das aes de sade no governo federalD financiamento privado da sadeD regulao do setor de sade suplementar.

-egundo a lei F.GFG de 1HIGHIHG /Jei ,rg>nica da -ade), so crit1rios para o estabelecimento de valores a serem transferidos a estados, <istrito 8ederal e munic!pios$ a) b) c) d) e) desempen o t1cnico, econKmico e financeiro no per!odo atualD perfil epidemiolgico da populao a ser cobertaD participao parit4ria dos usu4rios no consel o de sadeD efici9ncia na arrecadao de impostosD prioridade para o atendimento ospitalar.

F)

As funes de controle e avaliao em sade devem ser reali'adas porIpelo/s)$ a) b) c) d) e) consel os de comunidadeD governador do estado presidente da repblicaD todos os n!veis do sistema de sadeD rgos prprios das -ecretarias de -ade.

H)

2uanto # acessibilidade da populao aos bens e servios de sade, analise as seguintes assertivas$

1 @ A locali'ao de um servio de sade deve levar em conta a dist>ncia e os meios de transporte dispon!veis. + @ As normas e t1cnicas devem ade"uar@se aos 4bitos e costumes da populao. 5 @ A demanda de sade deve se ade"uar # oferta de servios de sade. 6st4/o) correta/s) somente a/s) assertiva/s)$

a) b) c) d) e)

1D 1 e +D 1 e 5D + e 5D 1, + e 5.

1G) As aes e servios pblicos de sade integram uma rede regionali%ada e hierarqui%ada e constituem um sistema nico "ue visa$ a) b) c) d) e) atendimento voltado para atividades preventivasD atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem pre*u!'o dos servios assistenciaisD atendimento voltado apenas para as atividades assistenciaisD apenas aes de promoo da sadeD apenas aes de preveno secund4ria.

11) -egundo o ;inist1rio da -ade, a educao em sade 1 um dos pilares da$ a) b) c) d) e) campan a de imuni'aoD assist9ncia ospitalarD vigil>ncia epidemiolgicaD promoo da sadeD medicina de alta complexidade.

1+) -egundo o artigo +GG do Cap!tulo +, -eo + /da -ade), ao -istema .nico de -ade compete, nos termos da lei, entre outras, as seguintes atribuies, 6LC63,$ a) b) c) d) e) colaborar na proteo do meio ambiente, nele compreendido o do trabal oD executar as aes de vigil>ncia sanit4ria e epidemiolgica, bem como as de sade do trabal adorD ordenar a formao de recursos umanos na 4rea de sadeD participar da formulao da pol!tica e da execuo das aes de saneamento b4sicoD prover cobertura de penso e aposentadoria dos eventos de doena, invalide', morte, inclu!dos os resultantes de acidentes do trabal o, vel ice e recluso.

15) 2uanto ao financiamento do -istema .nico de -ade, 1 correto di'er "ue$ a) b) c) d) e) depende da contribuio direta dos usu4riosD 1 de responsabilidade nica do oramento dos munic!piosD depende unicamente do oramento dos estadosD depende ma*oritariamente da C);8D 1 de responsabilidade das tr9s esferas de governo e cada uma deve assegurar o aporte regular de recursos ao respectivo fundo de sade.

1:) ?o 7rasil, o -istema .nico de -ade estabelece como compet&ncia municipal a/o)$ a) b) c) d) e) vigil>ncia sanit4ria de portos e aeroportosD coordenao da rede de laboratrios de sade pblica e emocentrosD execuo de servios de vigil>ncia epidemiolgica e sade do trabal adorD financiamento pleno dos recursos para o setor de sade localD plena coordenao da rede ospitalar, inclusive a terci4ria e a privada.

1=) )ermitir o acesso # tecnologia de alto custo apenas aos cidados "ue possuam seguros privados de sade contraria um dos princ!pios b4sicos do -0- e significa aus9ncia de$

a) b) c) d) e)

integridadeD ierar"ui'aoD universali'aoD municipali'aoD e"Aidade.

1C) /)refeitura )ira! B +GGH) 0m paciente comparece a um mdulo de -ade da 8am!lia para tratar de um ferimento. A t1cnica de enfermagem "ue o atende percebe a presena de uma manc a ipocrKmica suspeita e o encamin a ao m1dico da e"uipe. 6sta conduta tradu' o seguinte princ!pio do -istema .nico de -ade$ a) b) c) d) e) universalidadeD e"uidadeD descentrali'aoD intersetorialidadeD integralidade.

1E) /)refeitura )ira! B +GGH) Ao longo do s1culo LL, dois modelos influenciaram e ainda o*e influenciam o enfrentamento de problemas de sade no 7rasil. -o eles$ o assistencialismo m'dico e o sanitarismo. , modelo assistencialista, correspondente ao extinto (nstituto ?acional de Assist9ncia ;1dica da )revid9ncia -ocial, tem como caracter!stica$ a. b. c. d. e. estar baseado na reali'ao de campan as e em programas especiaisD contemplar a integralidade da ateno # sadeD apresentar cun o predominantemente curativoD ser universal e estar voltado para o atendimento da Mdemanda espont>neaND ter a comunidade como foco das aes de sade.

1F) /)refeitura )ira! B +GGH) <as estrat1gias propostas pelo governo federal, a"uela "ue tem o financiamento previsto no componente vari4vel do Piso da Ateno (sica )PA(* 1$ a. b. c. d. e. sade bucalD farm4cia popularD educao permanenteD vigil>ncia em sadeD bolsa fam!lia.

1H) /)refeitura )ira! B +GGH) , controle social previsto na Jei nO F.1:+IHG, com representao de usu4rios est4 presente na seguinte inst>ncia$ a. b. c. d. e. Confer9ncia de -adeD C,?A--D C,?A-6;-D Comisso bipartiteD Comisso tripartite.

+G) /)refeitura )ira! B +GGH) , Pacto pela +ida 1 o compromisso entre os gestores do -istema .nico de -ade em torno de prioridades "ue apresentam impacto sobre a situao de sade da populao brasileira. 6sto entre as prioridades pactuadas, 6LC63,$ a. b. c. d. e. sade do idosoD controle do c>ncer de prstataD reduo da mortalidade infantil e maternaD promoo da sadeD fortalecimento da ateno b4sica.

+1) /)refeitura )ira! B +GGH) <escentrali'ao do -istema de -ade significa organi'ao por$ a. b. c. d. e. programas espec!ficos, por patologiasD 4reas geogr4ficas distintasD crit1rios de vigil>ncia epidemiolgicaD n!veis diferentes de gestoD n!veis de complexidade tecnolgica.

++) /)refeitura )ira! B +GGH) 8a'em parte da equipe mnima de Sade da $amlia, 6LC63,$ a) b) c) d) e) agente comunit4rio de sade enfermeiroD dentistaD m1dicoD auxiliar ou t1cnico de enfermagem

+5) /)refeitura )ira! B +GGH) ,s recursos destinados # estrat1gia de Sade da $amlia encontram@se$ a) b) c) d) e) na 8rao Assistencial 6speciali'ada /8A6)D no )iso Assistencial 74sico /)A7) vari4velD na Autori'ao de )rocedimento de Alto Custo /A)AC)D no )iso 6stadual de %igil>ncia -anit4ria /)6%(-A)D no 8undo de Aes 6strat1gicas e Compensao /8A6C).

+:) /)refeitura )ira! B +GGH) , #onselho ,unicipal de Sade 1 um rgo colegiado "ue conta com representantes$ a) b) c) d) e) dos gestores, das indstrias de tecnologias da sade e dos usu4riosD dos vereadores, dos profissionais de sade e dos usu4riosD do 6xecutivo, do Jegislativo e do Pudici4rioD da -ecretaria ;unicipal de -ade e do 3ribunal de Contas do ;unic!pioD do governo, dos prestadores de servios e dos usu4rios.

+=) /)refeitura )ira! B +GGH) A ierar"ui'ao dos servios 1 uma das diretri'es do -istema .nico de -ade. )ara atingi@la, um importante instrumento 1 a$ a) b) c) d) e) implantao de um sistema de refer9ncia e contra refer9nciaD regionali'ao das aes e serviosD definio da normati'ao institucionalD integrao com outros setores da economiaD otimi'ao dos recursos dispon!veis.

+C) /)refeitura )ira! B +GGH) -o -oenas e Agravos de .oti/icao #ompuls0ria no territrio nacional, 6LC63,$ a) b) c) d) e) cleraD eventos adversos ps@vacinaoD antaviroseD rub1olaD toxoplasmose.

+E) /)refeitura )ira! B +GGH) ;edicamentos estrat1gicos so a"ueles utili'ados para o tratamento de um grupo de agravos espec!ficos, agudos ou crKnicos, contemplados em programas do ;inist1rio da -ade com protocolos e normas estabelecidas, cu*o elenco 1 definido pelo prprio ;inist1rio. )odemos di'er "ue so exemplos de programas abrangidos pela #oordenao 1eral de Assist&ncia $armac&utica de ,edicamentos estrat'gicos$

a) b) c) d) e)

6liminao da Qansen!ase e )lane*amento 8amiliarD Controle do 3abagismo e <-3IA(<-D Controle da 3uberculose e AcromegaliaD Qipertenso e <iabetesD Jpus 6ritematoso e Qepatite C.

+F) /)refeitura )ira! B +GGH) , documento de entrada do -istema de (nformaes sobre ?ascidos %ivos 1 a <eclarao de ?ascido %ivo, documento impresso em 5 /tr9s) vias previamente numeradas. ?o caso de parto ospitalar, a 1R /primeira) via tem como destino$ a) b) c) d) e) ser entregue ao pai ou respons4vel para a obteno da Certido de ?ascimentoD ser entregue ao pai ou respons4vel legal, para ser apresentada na primeira consulta em unidade de sadeD permanecer no estabelecimento de sade, no prontu4rio do rec1m@nascidoD permanecer no estabelecimento de sade at1 ser coletada pelos rgos estaduais ou municipais respons4veis pelo sistemaD ser entregue ao cartrio de registro civil, at1 ser recol ida pela secretaria municipal de sade.

+H) /)refeitura )ira! B +GGH) A notificao compulsria de doenas e agravos 1 atribuio$ a) b) c) d) e) "ue "ual"uer pessoa pode desempen arD "ue "ual"uer profissional de sade pode desempen arD exclusiva dos m1dicosD exclusiva dos m1dicos e enfermeirosD exclusiva dos m1dicos, enfermeiros e dentistas.

5G) /)refeitura )ira! B +GGH) Com relao ao -istema de (nformaes sobre ;ortalidade, as -ecretarias ;unicipais de -ade apresentam as seguintes responsabilidades, 6LC63,$ a) b) c) d) e) distribuir os formul4rios de <eclarao de Sbito para as 0nidades ?otificadorasD reali'ar busca ativa das declaraes preenc idas nas 0nidades ?otificadorasD elaborar o ;anual de (nstrues para o )reenc imento da <eclarao de SbitoD digitar os dados constantes nas declaraesD remeter os dados para a inst>ncia estadual.

51) /&ondKnia B +GGH) -egundo a Jei nO "23"34!3, a execuo dos servios de +igil5ncia 6pidemiol0gica 1 de compet9ncia$ a) b) c) d) e) do ;inist1rio da -ade, com colaborao do ;inist1rio do ;eio AmbienteD da 8undao ?acional de -ade e das -ecretarias 6staduais de -adeD da <ireo ;unicipal e, em car4ter complementar, da <ireo 6stadual do -0-D das -ecretarias ;unicipais de -ade e da iniciativa privadaD de 8undaes e -ociedades 7eneficentes.

5+) /&ondKnia B +GGH) <as estrat1gias propostas pelo governo federal, a"uela "ue tem o /inanciamento previsto no componente vari4vel do Piso da Ateno (sica )PA(* 1$ a) b) c) d) e) agentes comunit4rios de sadeD farm4cia popularD educao permanenteD vigil>ncia em sadeD bolsa fam!lia.

55) /&ondKnia B +GGH) T direo municipal do Sistema 7nico de Sade, compete$

a) b) c) d) e)

a execuo de servios de sade do trabal adorD a vigil>ncia sanit4ria de portos e aeroportosD a coordenao da rede de laboratrios de sade pblica e emocentrosD o financiamento pleno dos recursos para o setor de sade localD a formulao de pol!ticas de alimentao e nutrio.

5:) /&ondKnia B +GGH) 6m outubro de +GGF, a -ecretaria de 6stado da -ade /-6-A0) promoveu a -emana do -orriso -aud4vel com uma programao abrangente "ue reuniu alunos de v4rias escolas e comunidades da Capital e interior do 6stado, onde foi divulgada a necessidade de se 'elar pela sade bucal. As atividades da semana contaram ainda com a participao de entidades como o -6-C, a )ol!cia ;ilitar, o Centro de Ateno )sicossocial /CA)-), diversos ospitais e o -indicato dos <entistas. 6sta iniciativa agrega dois princpios das aes do Sistema 7nico de Sade )SUS*, a saber$ a) b) c) d) e) universalidade e ierar"ui'aoD e"uidade e controle socialD descentrali'ao e gratuidadeD integralidade e intersetorialidadeD e"uidade e regionali'ao.

5=) /&ondKnia B +GGH) A Jei n8 "2 9:4!3 estabelece "ue a #on/er&ncia 6stadual de Sade ter4 como um dos seus ob;etivos$ a) b) c) d) e) estabelecer crit1rios e valores para a remunerao de servios de sadeD aprovar par>metros de cobertura assistencialD propor as diretri'es para a formulao da pol!tica de sade estadual deliberar sobre o cronograma financeiro para os distritos sanit4riosD aprovar o plano plurianual de assist9ncia.

5C) /&ondKnia B +GGH) ,s recursos destinados ao custeio de transplantes so pagos atrav1s$ a) b) c) d) e) do )iso Assistencial 74sico /)A7) vari4velD do 8undo de Aes 6strat1gicas e Compensao/ 8A6C)D da Autori'ao de )rocedimento de Alto Custo /A)AC)D do )iso 6stadual de %igil>ncia -anit4ria /)6%(-A)D da 8rao Assistencial 6speciali'ada /8A6).

5E) /&ondKnia B +GGH) 6ntre as caractersticas da organi'ao do Programa de Sade da $amlia )PS$* encontra@se$ a) b) c) d) e) priori'ao de aes curativasD ampliao da necessidade de leitos ospitalaresD funcionamento baseado na demanda espont>neaD aus9ncia de encamin amento para consultas especiali'adasD cadastramento de fam!lias com adscrio de clientela.

5F) /&ondKnia B +GGH) , -0- conta, em cada esfera do governo, sem pre;u%o das /unes do Poder <egislativo, com as seguintes inst5ncias colegiadas$ a) b) c) d) e) Confer9ncia de -ade e Comisso Uestora de -adeD Confer9ncia de -ade e Consel o de -adeD Consel o de -ade e Assembl1ia <eliberativa de 0su4riosD Confer9ncia de -ade e Assembl1ia <eliberativa de 0su4riosD Consel o de -ade e Comisso Uestora de -ade.

5H) /&ondKnia B +GGH) , Pacto pela +ida 1 o compromisso entre os gestores do -istema .nico de -ade em torno de prioridades "ue apresentam impacto sobre a situao de sade da populao brasileira. 6sto entre as prioridades pactuadas, 6LC63,$

a) b) c) d) e)

sade do idosoD fortalecimento da ateno b4sicaD reduo da mortalidade infantil e maternaD promoo da sadeD controle do c>ncer de colorretal.

:G) /&ondKnia B +GGH) A implantao de um sistema de re/er&ncia e contrarre/er&ncia entre os servios "ue compem a rede do -0- local busca viabili'ar$ a) b) c) d) e) a integrao com outros setores da economiaD a con*ugao de recursos financeiros e tecnolgicosD a preservao da autonomia das pessoasD a ierar"ui'ao da rede de servios de sadeD a participao da comunidade.

:1) /8lorianpolis B +GGF) (ncluem@se entre os ob*etivos do -istema .nico de -ade /-0-), de acordo com a Jei F.GFGIH5$ a) b) c) d) e) )articipao da comunidade. )reservao da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade f!sica e moral. (gualdade da assist9ncia # sade, sem preconceitos ou privil1gios de "ual"uer esp1cie. <ireito # informao, #s pessoas assistidas, sobre sua sade. A assist9ncia #s pessoas por interm1dio de aes de promoo, proteo e recuperao da sade, com a reali'ao integrada das aes assistenciais e das atividades preventivas.

:+) /8lorianpolis B +GGF) ?o so consideradas Moutras fontesN de financiamento do -0-, conforme a Jei 8ederal F.GFGIHG, os recursos provenientes$ a) b) c) d) e) <o oramento da seguridade social. <e a*uda, contribuies, doaes e donativos. <e alienaes patrimoniais e rendimentos de capital <os servios "ue possam ser prestados sem pre*u!'o da assist9ncia # sade <e taxas, multas, emolumentos e preos pblicos arrecadados no >mbito do -0-.

:5) /8lorianpolis B +GGF) -o princ!pios do -0-, de acordo com a Jei 8ederal F.GFGIHG$ a) b) c) d) e) &egionali'ao e ierar"ui'ao da rede de servios de sade (dentificao e divulgao dos fatores condicionantes e determinantes da sade. (gualdade da assist9ncia # sade, com privil1gio aos portadores de necessidades especiais. 0niversalidade de acesso aos servios de sade nos n!veis b4sicos de assist9ncia. 0nidade de assist9ncia, entendida como con*unto articulado e cont!nuo das aes e servios preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os n!veis de complexidade do sistema.

::) Assinale a alternativa "ue no corresponde # compet9ncia da direo estadual do -istema .nico de -ade, de acordo com a Jei 8ederal F.GFGIHG$ a) b) Coordenar e, em car4ter complementar, executar aes e servios de vigil>ncia epidemiolgica, de vigil>ncia sanit4ria, de alimentao e nutrio e de sade do trabal ador )restar apoio t1cnico e financeiro aos ;unic!pios e executar supletivamente aes e servios de sade.

c) d) e)

)romover a descentrali'ao para os ;unic!pios dos servios e das aes de sade. Acompan ar, controlar e avaliar as redes ierar"ui'adas do -istema .nico de -ade /-0-). <efinir a pol!tica estadual de saneamento b4sico.

:=) Assinale a alternativa verdadeira "ue corresponde #s diretri'es do -0-, estabelecidas no art. 1HF da Constituio brasileira, de 1HFF$ a) b) c) d) <ireo descentrali'ada em cada esfera de governo. Atendimento integral, com prioridade para as atividades assistenciais, sem pre*u!'o dos servios preventivos. 8inanciamento com recursos exclusivos da seguridade social, da 0nio, dos 6stados, do <istrito 8ederal e dos ;unic!pios. ,s gestores estaduais do sistema nico de sade podero admitir agentes comunit4rios de sade e agentes de combate #s endemias por meio de livre nomeao, de acordo com a nature'a e complexidade de suas atribuies e re"uisitos espec!ficos para sua atuao. Crit1rios de rateio dos recursos da 0nio vinculados # sade, destinados aos 6stados, ao <istrito 8ederal e aos ;unic!pios, e dos 6stados destinados a seus respectivos ;unic!pios, ob*etivando a progressiva reduo das disparidades regionais.

e)

:C) /Uoverno do 6stado &P B +GGH) A representao paritria composta pelo #onselho de secretrios municipais de sade e pela secretaria estadual de sade 1 denominada$ a) b) c) d) e) C(3 C(7 C,?A-C,?A-6;Confer9ncia 6stadual de -ade

:E) /Uoverno do 6stado &P B +GGH) , /inanciamento e /ornecimento de medicamentos, produtos e insumos para controle de endemias como a tuberculose e a hansenase so de responsabilidade do$ a) b) c) d) e) munic!pio de do estado, com recursos dos programas estrat1gicos de ateno b4sica ;inist1rio da -ade e estados, via componente b4sico da assist9ncia farmac9utica 6stado, atrav1s do componente de medicamentos de dispensao excepcional ;unic!pio, estado e 0nio, com recursos da assist9ncia farmac9utica b4sica ;inist1rio da -ade, atrav1s do componente estrat1gico da assist9ncia farmac9utica

:F) /Uoverno do 6stado &P B +GGH) <e acordo com a )ortaria U;I;- 5HH de ++ de fevereiro de +GGC, "ue divulga o )acto pela -ade +GGC B consolidao do -0-, o bloco de financiamento respons4vel pelo custeio das aes de incentivo do )rograma <-3IA(<- e de campan as de vacinao 1 o de$ a) b) c) d) e) ateno b4sica vigil>ncia em sade ateno de m1dia e de alta complexidade assist9ncia farmac9utica gesto do -0-

:H) /Uoverno do 6stado &P B +GGH) <e acordo com a 6menda Constitucional nO +H, a aplicao de 1=V da arrecadao de impostos em aes e servios pblicos de sade 1 obrigao devida por$

a) b) c) d) e)

munic!pios estados governo federal munic!pios, estados e 0nio estados e <istrito 8ederal

=G) /Uoverno do 6stado &P B +GGH) <entre os recursos "ue integram o oramento da sade, 1 considerada uma /onte essencial de receita para o Sistema$ a) b) c) d) e) a contribuio provisria sobre a movimentao financeira /C);8) o fundo da participao dos munic!pios /8);) a contribuio para o financiamento da seguridade social /C,8(?-) a contribuio previdenci4ria obrigatria /C),) o fundo de investimento social /8(-)

=1) /Uoverno do 6stado &P B +GGH) 6m relao # ?orma ,peracional de Assist9ncia # -ade B ?,A- B -0- G1IG+ 1 correto afirmar "ue$ a) b) c) d) e) acabou com as modalidades de abilitao para gesto de estados, <istrito 8ederal e munic!pios definiu o termo de compromisso de gesto como instrumento de responsabilidade sanit4ria dos gestores ampliou as responsabilidades dos munic!pios na Ateno 74sica, aprofundando a descentrali'ao com e"uidade no acesso operacionali'ou as condies de gesto plena da ateno b4sica e dos sistemas municipal e estadual criou o 8ator de Apoio ao 6stado e ao ;unic!pio, e as transfer9ncias dos saldos de teto financeiro relativo #s condies de gesto municipal e estadual parciais

=+) /Uoverno do 6stado &P B +GGH) -obre os ob*etivos e atribuies fundamentais do -0-, pode@se afirmar "ue$ a) b) c) d) e) o sistema tem de proporcionar aos pacientes assist9ncia terap9utica integral, inclusive farmac9utica, para cura ou alivio dos agravos a prioridade para as atividades preventivas indica a orientao do -0- de fortalecer as modalidades de proteo da sade e desvalori'ar as aes m1dico@ assistenciais os programas suplementares de alimentao e assist9ncia # sade dos alunos de ensino fundamental so aes priorit4rias para a gesto do -0- municipal as aes de saneamento b4sico so de extrema import>ncia e devem se executadas com recursos do oramento da seguridade social a responsabilidade pela execuo das aes de sade do trabal ador 1 exclusiva da 0nio e do (nstituto ?acional do -eguro -ocial

=5) /Uoverno do 6stado &P B +GGH) <e acordo com as disposies da Constituio 8ederal de 1HFF, pode@se afirma "ue a sade 1$ a) b) c) d) e) um direito do trabal ador efetivado atrav1s da assist9ncia sanit4ria, ospitalar e m1dico preventiva uma contraprestao devida pelo 6stado aos cidados e contribuintes para o sistema de previd9ncia social centrali'ada, regionali'ada e ierar"ui'ada em n!veis de complexidade tecnolgica decrescente um direito social, resultado de pol!ticas publicas do governo nos campos social econKmico garantida pela 0nio mediante servios m1dico@assistenciais pblicos, privados e conveniados

=:) /Uoverno do 6stado &P B +GGH) ,bserve os itens abaixo$ ( B redefinir as responsabilidade de cada ente federado em funo das necessidades de sade da populao e na busca da e"uidade (( B elaborar e divulgar a carta dos direitos dos usu4rios do -0- fortalecendo as relaes com os movimentos sociais ((( B elaborar e implantar a )ol!tica ?acional de )romoo da -ade com 9nfase na adoo de 4bitos saud4veis (% B consolidar a estrat1gia da -ade da 8am!lia como modelo de ateno b4sica # sade -o prioridades dos componentes B pactos pela vida, em defesa do -0- e de gesto, definidos no )acto pela -ade +GGC, os itens$ a) b) c) d) e) (, (( (, (% ((, ((( (((, (% (, ((, (((, (%

==) /Uoverno do 6stado &P B +GGH) ?a operacionali'ao da )ol!tica ?acional de Ateno 74sica compete #s -ecretarias 6staduais de -ade$ a) b) c) d) e) pactuar, com a Comisso (ntergestores 7ipartite, estrat1gias, diretri'es e normas locais de implementao da ateno b4sica, mantidos os princ!pios gerais regulamentados na pol!tica nacional incluir a proposta de organi'ao da ateno b4sica e da forma da utili'ao dos recursos do )A7 fixo e vari4vel, nos planos de -ade municipais selecionar, contratar e remunerar os profissionais "ue compe as e"uipes multiprofissionais de Ateno 74sica, inclusive os da -ade da 8am!lia garantir infra@estrutura necess4ria ao funcionamento das unidades b4sicas de sade, dotando@as de recursos materiais, e"uipamentos e insumos organi'ar, executar e gerenciar os servios e aes de Ateno 74sica, de forma universal, dentro do seu territrio

1 + 5 : = C E F H 1G 11 1+ 15 1: 1= 1C 1E 1F 1H +G

Bc Be Bd Be Bc Ba Bb Bd Bb Bb Bd Be Be Bc Be Be Bc Ba Ba Bb

+1 ++ +5 +: += +C +E +F +H 5G 51 5+ 55 5: 5= 5C 5E 5F 5H :G :1 :+ :5 :: := :C :E :F :H =G =1 =+ =5 =: ==

Bd Bc Bb Be Ba Be Bb Bd Ba Bc Bc Ba Ba Bd Bc Bb Be Bb Be Bd Be Ba Ba Be Be Bb Be Bb Ba Bc Bc Ba Bd Bd Ba

-ignificado de adscrio @ adscrio sf /lat adscriptione) 1 Aditamento ao "ue *4 foi escrito. + &egistro, inscrio, transcrio. 5 Condio, "ualidade de adscrit!cio

Anda mungkin juga menyukai