Anda di halaman 1dari 16

SECRETARIA DE ADMINISTRAO DO ESTADO SECRETARIA DE EDUCAO CONCURSO PBLICO

No deixe de preencher as informaes a seguir. Prdio Sala

Nome

N de Identidade

rgo Expedidor

UF

N de Inscrio

PROFESSOR DE EDUCAO FSICA


ATENO Abra este Caderno, quando o Fiscal de Sala autorizar o incio da Prova. Observe se o Caderno est completo. Ele dever conter 60 (sessenta) questes objetivas de mltipla escolha com 05 (cinco) alternativas cada, sendo 10 (dez) questes de Lngua Portuguesa, 10 (dez) questes de Conhecimentos Pedaggicos e 40 (quarenta) questes de Conhecimentos Especficos. Se o Caderno estiver incompleto ou com algum defeito grfico que lhe cause dvidas, informe, imediatamente, ao Fiscal. Uma vez dada a ordem de incio da Prova, preencha, nos espaos apropriados, o seu Nome completo, o Nmero do seu Documento de Identidade, a Unidade da Federao e o Nmero de Inscrio. Para registrar as alternativas escolhidas nas questes objetivas de mltipla escolha, voc receber um Carto-Resposta de Leitura tica. Verifique se o Nmero de Inscrio impresso no Carto coincide com o seu Nmero de Inscrio. As bolhas constantes do Carto-Resposta devem ser preenchidas, totalmente, com caneta esferogrfica azul ou preta. Preenchido o Carto-Resposta, entregue-o ao Fiscal, juntamente com este Caderno e deixe a sala em silncio.

BOA SORTE !

LNGUA PORTUGUESA

Texto I (Questes de 01 a 05) O dilema gentico Estamos todos, cientes ou no, querendo ou no, sendo arrastados pelo turbilho causado pelas novas descobertas da engenharia gentica. Srias questes ticas, que deveriam ser discutidas por toda a sociedade, ocupam manchetes de jornais e revistas do mundo inteiro, relatando as maravilhas e os perigos da manipulao dos genes. Muitas pessoas encontram-se confusas, vtimas do inevitvel sensacionalismo e da propagao de idias erradas, sem saber como se posicionar perante as vrias questes que emergem do agitado debate gentico. Gostaria de tocar em alguns dos vrios ngulos dessa questo, deixando clara ao leitor ao menos minha posio. Primeiro, os alimentos transgnicos. Sem a menor dvida, criar vegetais capazes de sobreviver aos ataques de vrias pragas e ainda de produzir bem mais por planta de grande importncia para a humanidade. Imagine como isso no ajudaria no combate a um dos maiores males que nos afligem, a fome. Vejo favoravelmente a manipulao gentica da soja, do milho ou de vrios outros alimentos, contanto que eles no comprometam a estabilidade ecolgica das regies onde so produzidos. A natureza mais frgil do que parece. A questo tica se complica muito quando a aplicao da engenharia gentica vai do reino vegetal ao animal. A clonagem de vrios animais j uma realidade. No surpresa alguma que se fale agora na clonagem de humanos. A iniciativa veio de um mdico italiano, mas poderia ter vindo de qualquer outro mais interessado no oportunismo do que no cdigo hipocrtico. Em conversas com vrios profissionais da rea, ficou claro o desdm que a maioria tem por esse tipo de aplicao. Argumentos baseados em infertilidade no so, a meu ver, relevantes. Se, de fato, todos os mtodos de fertilizao falharem, que o casal adote uma criana, pois estas em necessidade que no faltam. Riscos e provveis conseqncias da clonagem humana so horrendos demais e no so justificados pelos potenciais benefcios.
Gleiser, M. Caderno Mais! Folha de So Paulo, 2001. In: ABURRE, M.L. & M. PONTARRA. Gramtica/Texto: anlise e construo de sentido. So Paulo: Moderna, 2006.

01. A partir da leitura do Texto I, CORRETO afirmar que o autor A) defende sua opinio, utilizando-se de uma estrutura dissertativa e linguagem objetiva. B) narra fatos que, embora estejam acontecendo no mundo da cincia, se apresentam como fictcios. C) descreve os efeitos surgidos em vegetais e animais em decorrncia dos estudos genticos. D) apela ao leitor, buscando convenc-lo da necessidade de maior participao da sociedade nas pesquisas. E) informa a um pblico leigo, com pouca formao, os resultados obtidos pelos cientistas nas pesquisas genticas. 02. Analisando-se o Texto I, observa-se que o autor emite um juzo de valor negativo em relao A) manipulao transgnica de vegetais. B) necessidade do equilbrio ecolgico da natureza. C) proibio do comrcio de vegetais transgnicos. D) opinio de vrios mdicos quanto clonagem de seres humanos. E) postura do mdico italiano que pretende clonar um ser humano. 03. Pela leitura do Texto I, CORRETO concluir que A) crianas adotadas por casais sem filhos podem ser muito mais felizes do que aquelas que por acaso venham a resultar da manipulao gentica. B) os benefcios advindos de uma possvel clonagem humana so muito pequenos, para que se corram os enormes riscos decorrentes dessas pesquisas. C) inaceitvel a interferncia humana na agricultura, pois resultar em um inevitvel desequilbrio ecolgico na natureza. D) a soluo mais eficaz para o problema da infertilidade humana se deposita nas pesquisas, j adiantadas, sobre engenharia gentica. E) o desconhecimento das extraordinrias conquistas cientficas no campo da engenharia gentica confunde a opinio pblica, embora sejam veiculadas pela imprensa.
2

04. Em relao manipulao gentica de vegetais, CORRETO afirmar que A) estamos todos sendo arrastados pelo turbilho causado pela engenharia gentica. B) deve-se relatar as maravilhas e os perigos da manipulao dos genes humanos. C) muitas pessoas encontram-se confusas em relao clonagem humana. D) a natureza mais frgil do que parece. E) a clonagem de vrios animais j realidade. 05. Analise o trecho. Srias questes ticas, que deveriam ser discutidas por toda a sociedade, ocupam manchetes de jornais e revistas do mundo inteiro, relatando as maravilhas e os perigos da manipulao dos genes (...) Assinale a alternativa que contm vocbulos que obedecem mesma regra de acentuao das palavras sublinhadas respectivamente: A) algum, ncleo, rgo, refm. B) ncleo, pntano, ideal, corao. C) ncleo, refm, ideal, corao. D) algum, ncleo, rgo, corao. E) refm, pntano, ideal, corao.

06. Considere o seguinte trecho abaixo (adaptado de entrevista dada por uma professora Folha de So Paulo). O que di nem a frase (Quem paga seu salrio sou eu), mas a postura arrogante. Voc fala e o aluno nem presta ateno, como se voc fosse uma empregada.
Folha de S.Paulo, 3 jun. 2001. In: ABURRE, M.L. & M. PONTARRA. Gramtica/Texto: anlise e construo de sentido. So Paulo: Moderna, 2006.

Em relao ao pronome Voc, tal como foi usado pela professora, assinale a alternativa CORRETA. A) Pronome de tratamento, tpico da linguagem oral. B) Pronome que faz referncia aos professores em geral. C) Pronome pessoal, tpico da linguagem padro. D) Pronome oblquo funcionando como sujeito. E) Locuo pronominal utilizada para designar o interlocutor. 07. No trecho a seguir existem duas locues adverbiais com sentidos diferentes No dia seguinte, cada aluno leu a sua redao. Todos mais ou menos dizendo as mesmas coisas: a me nos amamenta, carinhosa conosco, a rosa mais linda no nosso jardim etc. etc. etc. Em relao ao significado, as expresses sublinhadas indicam respectivamente a idia de A) lugar e finalidade. B) tempo e lugar. C) tempo e meio. 08. Analise os fragmentos abaixo. I. II. III. IV. Ela tambm sofrer com a morte do pai. Os suspeitos do crime eram trs, alis, quatro. Dos candidatos previamente selecionados, s um ser escolhido para receber o prmio. O professor que no vai ser bobo a ponto de desistir do concurso! D) lugar e afirmao. E) instrumento e lugar.

Cada um desses termos sublinhados acima significa, respectivamente: A) incluso, retificao, excluso, realce. B) reforo, incluso, realce, retificao. C) incluso, realce, excluso, reforo. D) realce, reforo, incluso, retificao. E) incluso, retificao, realce, reforo.
3

09. Uma das dificuldades da lngua escrita formal operar a concordncia em certos contextos. Considerando a norma culta, assinale a nica construo CORRETA em relao concordncia verbal e nominal. A) No cabia mais, na estante, nenhuma das gramticas que havia comprado. B) Sempre lhe tinha causado interesse indagaes acerca de construes da linguagem coloquial. C) Ficou comprovado, mediante realizao de pesquisa, todas as dificuldades dos jovens em relao lngua culta formal. D) da leitura que depende nossos resultados em termos de desempenho na lngua escrita. E) Vai faltar muitos alunos nas prximas aulas de gramtica. 10. Analise as alternativas abaixo e indique a orao em que o a deveria levar acento grave (), indicando a ocorrncia da crase. A) Pede a Deus que te proteja e que d vida a teus pais. B) Sabe-se que a cidade do Rio de Janeiro est ligada a de Niteri por uma majestosa ponte de quatorze quilmetros. C) Embora sejamos livres, nossa liberdade no absoluta: est sempre sujeita a restries. D) Costuma-se dizer que quem tem boca vai a Roma. E) Exaustos, os viajantes chegaram a uma rvore frondosa, em cuja sombra descansaram. CONHECIMENTOS PEDAGGICOS 11. Conforme a Lei 9.394/96, de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, o dever do Estado com educao escolar pblica ser efetivado mediante a garantia de I. II. III. IV. V. ensino fundamental, obrigatrio e gratuito, inclusive para os que a ele no tiveram acesso na idade prpria. progressiva extenso da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino mdio. oferta de ensino noturno especial, com carga horria reduzida. atendimento educacional gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente, em classes especializadas. acesso aos nveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criao artstica, segundo a capacidade de cada um.

Assinale a alternativa que contm as afirmativas CORRETAS. A) Apenas I, II e V. B) Apenas I, II e III. C) Apenas II, III e V. D) Apenas I e III. E) Apenas III, IV e V.

12. A construo coletiva do projeto poltico-pedaggico, na escola bsica, requer I. II. III. IV. V. descentralizao da tomada de decises. instalao de processo de avaliao na perspectiva formativa. democratizao das aes tcnicas e administrativas. um gestor organizado e com poder de deciso gerencial. personalismo nos encaminhamentos administrativos e pedaggicos.

Assinale a alternativa que contm as afirmativas CORRETAS. A) I, II e III. B) I, III e V. C) II, III e V. D) IV e V. E) I e IV.

13. O Estatuto da Criana e do Adolescente, Lei N 8.069/90, estabelece que a criana e o adolescente tm direito educao, assegurando a todos A) acesso escola pblica e gratuita, em local determinado pelo rgo pblico. B) os pais ou responsveis o direito de conhecer o processo pedaggico bem como participar das definies das propostas educacionais. C) condies de acesso e permanncia na escola, de acordo com o comportamento apresentado pelo estudante. D) o dever de participar de clube esportivo e agremiaes de lazer. E) freqncia escolar flexvel sem a necessria justificativa.
4

14. O uso de Tecnologias da Informao e Comunicao TIC no processo de ensino e de aprendizagem permite ao professor optar por diversas metodologias. Ao projetar o trabalho de forma participativa e construtiva, utilizando os recursos da WEB, o professor possibilita o desenvolvimento I. II. III. IV. da responsabilidade do aluno pela sua prpria aprendizagem em interao com professores e colegas. da gesto e do controle das aes desenvolvidas, partindo das decises do professor. do acesso, da interao e do compartilhamento das descobertas e dos conhecimentos em tempo real. da memorizao das buscas e dos links no momento das pesquisas.

Assinale a alternativa que contm as afirmativas CORRETAS. A) Apenas I, II e IIII. B) Apenas II, III e IV. C) Apenas III e IV. D) Apenas I, III e IV. E) Apenas I e III.

15. A Lei N 10.639/2003, que trata da histria e da cultura afro-brasileira, altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (N 9.394/96) para incluir I. II. III. nas escolas e nos estabelecimentos de ensino fundamental e mdio, oficiais e particulares, a obrigatoriedade do ensino sobre Histria e Cultura Afro-Brasileira. no calendrio escolar, o dia 20 de novembro como Dia Nacional da Conscincia Negra. contedos referentes Histria e Cultura Afro-Brasileira, devendo ser ministrados, especificamente, nas reas de Educao Artstica, de Literatura e Histria Brasileira.

Assinale a alternativa que contm as afirmativas CORRETAS. A) Apenas II e III. B) Apenas I e III. C) Apenas I e II. D) Apenas II. E) Apenas III.

16. Como professores, precisamos preparar os estudantes para trabalharem com o universo tecnolgico. Na escola, para que os estudantes possam compreender o mundo em que vivem e posicionarem-se criticamente, uma questo fundamental, no uso das tecnologias da informao e comunicao, A) utilizar todas as tcnicas do computador. B) acessar, analisar e interpretar as informaes. C) arquivar informaes e transferi-las aos demais interessados. D) acessar e copiar todas as informaes disponveis. E) construir programas nas mdias digitais e audiovisuais. 17. A escolarizao bsica constitui instrumento indispensvel construo da sociedade democrtica, tendo como funo a socializao do saber sistematizado e construdo historicamente pela humanidade, essencial ao exerccio da cidadania. Assim, a escola A) a redentora das injustias sociais e democrticas. B) reprodutora das desigualdades sociais e econmicas. C) instituio que deve, prioritariamente, preparar os estudantes para as profisses tcnicas. D) uma das instncias que pode favorecer as mudanas sociais na direo da democracia. E) responsvel pela divulgao dos saberes de senso comum. 18. Nos ltimos anos, diversos estudos tm sido dedicados histria da educao no Brasil e suas relaes com as tendncias pedaggicas, comumente classificadas como conservadoras e progressistas. Dentre as conservadoras, tem-se a pedagogia tradicional, a pedagogia renovada e o tecnicismo educacional. O tecnicismo educacional prioriza o(a) I. II. III. IV. V. uso de meios e tcnicas eficazes para a aprendizagem por meio do estmulo e resposta. definio dos objetivos instrucionais operacionais. ao do professor como detentor do saber, que expe e interpreta a matria. processo de participao ativa do aluno. mtodo, como trabalhos em grupo, pesquisas e experimentao.

Assinale a alternativa que contm as afirmativas CORRETAS. A) I, II e IV. B) II, III e V. C) III e V. D) II e III. E) I e II.
5

19. A avaliao da aprendizagem na educao bsica deve ser desenvolvida como um processo de acompanhamento permanente do desenvolvimento do estudante, objetivando I. II. III. IV. V. pontuar os resultados alcanados pelos estudantes. favorecer e ampliar as possibilidades de aprendizagem do aluno. realizar comparaes com modelos e objetivos pr-estabelecidos. atribuir as notas e mdias com preciso e objetividade. permitir ao professor perceber os avanos e as dificuldades dos alunos.

Assinale a alternativa que contm as afirmativas CORRETAS. A) I, II e III. B) II e III. C) II e V. D) II, III e IV. E) IV e V.

20. Saber ensinar no transferir conhecimento, mas criar possibilidades para sua prpria produo ou a sua construo Paulo Freire (1996) A partir dessa citao, CORRETO inferir que, em sala de aula, o (a) professor(a) deve I. II. III. IV. V. informar as razes polticas da histria do conhecimento. acatar o pensamento crtico dos alunos, favorecendo a discusso e a construo de novos conhecimentos. estar aberto s indagaes, curiosidade, s perguntas dos alunos. provocar reflexes e discusses, relacionando as teorias com exemplos prticos e contextualizados. entregar ao aluno endereos de sites que facilitem o ensino de sua disciplina.

Assinale a alternativa que contm as afirmativas CORRETAS. A) I, II e III, apenas. B) II, III e IV, apenas. C) I, II e IV, apenas. D) II e IV, apenas. E) IV e V, apenas. CONHECIMENTOS ESPECFICOS 21. No mbito da Educao Fsica escolar, o currculo emancipatrio anuncia que os conhecimentos construdos sejam articulados aos contedos e aos temas transversais. Neste sentido, assinale a alternativa CORRETA. A) Os padres de esttica e sade podem ser tratados nas aulas de Educao Fsica como temas transversais, enriquecendo o contedo abordado pelo professor. B) Os conceitos de esttica e bem-estar que se tornaram dominantes na sociedade devem ser tratados nas aulas como temas transversais para combat-los. C) Os padres de esttica ao serem tratados como contedos evidenciam o consumismo, negando as diferenas biolgicas. D) Os padres de beleza evidenciam uma concepo de corpo saudvel de forma equivocada, portanto deve ser um contedo para esclarecer seu sentido. E) Os conceitos de beleza e sade que se tornaram referncia para a sociedade so considerados contedos nas aulas de Educao Fsica. 22. Os PCNs consideram que a avaliao deve possibilitar tanto ao professor quanto ao aluno dimensionar os avanos e dificuldades do processo de ensino e aprendizagem, em que a predominncia das intenes avaliativas ocorrer dentro da perspectiva processual. Sobre avaliao na perspectiva dos PCNs do Ensino Fundamental, VERDADEIRO afirmar. A) A avaliao processual apenas indica o momento da aprendizagem em que o aluno se encontra, sendo irrelevante no contexto da avaliao final. B) A avaliao final ou somativa se refere aos instrumentos que pretendem avaliar todo o processo, indicando, no final, a classificao do aluno.

C) A avaliao formativa aquela que ocorre junto ao processo de ensino e aprendizagem, fornecendo dados importantes para o ajustamento das aes educativas, possibilitando a tomada de decises quanto continuidade ou alteraes no programa de ensino do professor. D) A de formalizao do processo avaliativo pressupem apenas a avaliao diagnstica ou inicial e a avaliao somativa ou final. E) A avaliao dever expressar para o aluno o nvel atingido dentro dos critrios pr-estabelecidos no proposta curricular,enfatizando a avaliao final como marco nico para a classificao do aluno atravs de nota ou conceito. 23. Analise os objetivos nas afirmativas abaixo com base nos PCNs: I. II. Enfrentar desafios corporais em diferentes contextos como circuitos, jogos e brincadeiras. O objetivo pretende avaliar se o aluno demonstra segurana para experimentar, tentar e arriscar em situaes propostas em aula ou em situaes cotidianas de aprendizagem corporal. Participar das atividades respeitando as regras e a organizao. O objetivo pretende avaliar se o aluno participa adequadamente das atividades respeitando as regras, a organizao, com empenho em utilizar os movimentos adequados atividade proposta.

Qual das afirmativas acima apresenta coerncia entre o objetivo e a forma de avaliar? A) Nas duas afirmativas. B) Apenas a que trata do objetivo I. C) Apenas a que trata do objetivo II. D) Em nenhuma das duas afirmativas, E) O objetivo I corresponde a pretenso da avaliao que consta no objetivo II e vice-versa, encontram-se invertidas. 24. LDBEM - Art. 26 - 3o A educao fsica, integrada proposta pedaggica da escola, componente curricular obrigatrio da educao bsica, sendo sua prtica facultativa ao aluno: (Redao dada pela Lei N 10.793, de 1.12.2003) A) Pessoa com deficincia fsica ou mental. B) Pessoas portadoras de doenas crnico-degenerativas. C) Que estiver prestando servio militar inicial ou que, em situao similar, estiver obrigado prtica da educao fsica. D) Que sejam atletas e estejam em treinamento esportivo na escola, com carga horria superior a duas aulas semanais. E) Pessoa cega ou com baixa viso, pessoa, surda ou com deficincia auditiva. 25. Com relao aos alunos e s alunas com necessidades especiais, a partir dos PCNs, assinale a alternativa que contm a atitude adequada do Professor. A) Criar condies e situaes para que alunos e alunas participem normalmente das atividades, respeitando o limite da segurana. B) Formar grupos especficos de alunas e alunos portadores de necessidades especiais. C) Criar turmas especiais, para que sejam mais bem atendidos. D) Organizar um grupo considerando as vrias deficincias. E) Dispensar da execuo das atividades, devendo apenas fazer trabalhos tericos. 26. Sobre o desenvolvimento humano e suas relaes com a Educao Fsica Escolar, a denominada abordagem desenvolvimentista pressupe afirmar que A) est baseada nas teorias de Piaget e tem a funo de trabalhar a cultura infantil, aproximando a realidade da escola realidade do aluno. B) tem como objeto de estudo da educao fsica: a aptido fsica, desenvolvendo aspectos relacionados ao desempenho motor humano e s performances atlticas. C) se fundamenta nas teorias da aprendizagem motora e tem a funo na Educao Fsica Escolar de tratar as manifestaes da cultura corporal de movimento. D) tem como fundamentao o movimento humano na dimenso da aprendizagem do, pelo e para o movimento e tem a inteno de promover a alfabetizao corporal. E) tem como inteno a superao da fragilidade da base terico-cientfica da Educao Fsica e tem como funo na educao fsica escolar o ensino das habilidades motoras bsicas, como condio para o ensino das habilidades especficas.
7

27. Na prtica pedaggica em Educao Fsica, comum a descontextualizao da realidade local da escola e do aluno bem como a repetio de contedos ao longo da vida escolar. Neste sentido, o professor deve A) sistematizar um programa de ensino com base nas propostas curriculares nacionais, com o intuito de contemplar as diversas culturas de movimento existentes no Brasil. B) elaborar, coletivamente, um programa contextualizado que se expressa na realidade dos alunos e na proposta curricular do Estado, com unidades didticas definidas para as sries existentes, de forma que os professores, atravs do planejamento de ensino, possam sistematizar os conhecimentos da cultura corporal ao longo da vida escolar dos alunos. C) tomar por base a proposta elaborada pela equipe tcnica da escola, a qual sistematiza um rol de atividades por sries para ser executada no decorrer do ano letivo. D) considerar a autonomia do professor de Educao Fsica, pois ele a pessoa mais competente para definir os conhecimentos que sero tratados pela disciplina no decorrer das unidades didticas distribudas no ano letivo. E) tomar por base os parmetros curriculares nacionais (PCN), para subsidiar a elaborao do planejamento de ensino dos professores de Educao Fsica, considerando que a orientao do Ministrio de Educao, portanto, ao ser uma orientao federal, deve ser cumprida na ntegra. 28. De acordo com as proposies dos PCNs, a Educao Fsica deve introduzir o aluno na cultura corporal em suas diversas finalidades para romper com os padres da aptido fsica, ressaltando o princpio da incluso, da autonomia, da cooperao da participao social e da afirmao de valores e princpios democrticos. Nessa perspectiva, analise as proposies abaixo relativas aos critrios de seleo, organizao e sistematizao dos contedos de ensino. 1. 2. 3. 4. 5. Relevncia social dos contedos. Promoo da sade pessoal e coletiva. Conhecimento sobre o corpo. Caractersticas do aluno. Especificidades do conhecimento da rea.

Assinale a alternativa que se refere aos critrios de seleo, de organizao e de sistematizao de contedos. A) 1, 2 e 4. B) 2, 3, 4 e 5. C) 1, 3 e 5. D) 1, 2, 3 e 4. E) 1, 4 e 5.

29. No ano de 1990, a proposta curricular para a Educao Fsica escolar na rede estadual de ensino foi debatida por estudiosos da rea e culminou com o lanamento do livro Coletivos de Autores que a direcionava para uma concepo crtico-superadora. Fundamentada nesta perspectiva, analise as proposies abaixo e, em seguida, assinale a afirmativa que lhe seja correspondente. I. II. III. Transcende o ensinar, amplia as questes pedaggicas em relao produo do conhecimento, valorizao do contexto dos fatos e ao resgate histrico. Possui caractersticas diagnsticas a partir da leitura e interpretao dos dados da realidade e emisso de juzo de valores. Possui caractersticas judicativas, julgando os elementos da sociedade de forma tica, a partir dos interesses de uma determinada classe social. D) Apenas a I e II. E) Apenas a I e III.

A) Nenhuma afirmativa acima. B) Todas as afirmativas acima. C) Apenas a I.

30. Uma concepo de ensino aberta consiste em o aluno ser autorizado a participar das situaes de deciso do ensino. Ao pedaggica em cujo desenrolar professores e alunos conjuntamente modificam a estrutura do ensino, de forma tal que a autonomia e a determinao de participar nas decises do ensino por parte do aluno possam ser gradativamente fomentadas (WAGNER, 1976; HILDEBRANDT, 1986). Para que essa ao pedaggica seja materializada nas aulas de Educao Fsica, o professor deve considerar A) a participao ativa e crtica dos alunos a partir da elaborao do planejamento de ensino na aula, como tambm nas discusses relacionadas ao contedo, permitindo nesse processo das aprendizagens um dilogo termitente com os alunos. B) o apoio da direo e dos coordenadores pedaggicos, considerando que essa ao pedaggica de grande sobrecarga para o professor; com a presena deles, a experincia ser mais enriquecedora do ponto de vista pedaggico.
8

C) o apoio em especial da equipe pedaggica da escola, pelo fato de eles estarem imbudos dessas questes mais pedaggicas e inseridos mais de perto da realidade dos alunos presentes na escola. D) que os alunos tomem a frente do processo, considerando que aulas so abertas, e eles podem decidir o desenrolar das aulas, at porque eles tambm tm experincias da realidade, ou seja, da vida. E) a presena da comunidade circunvizinha escola, em especial a famlia dos alunos matriculados na escola onde o professor leciona, pelo fato de ela revelar experincia direta com a vida, relao pedaggica que se aproxima cada vez mais dos interesses das crianas e dos jovens. 31. A Educao Fsica em uma perspectiva crtica tem os seus contedos se firmado enquanto linguagem, sentidos e significados culturais e referenciais terico-metodolgicos especficos. No mbito da cultura, vrias so as suas expresses j sistematizadas, tais como: A) Cultura histrica, "Cultura de movimento, "Cultura corporal". B) "Cultura de movimento, Cultura dos exerccios, "Cultura corporal". C) "Cultura fsica", "Cultura de movimento, "Cultura corporal". D) "Cultura fsica", "Cultura de movimento, Cultura recreacionista. E) "Cultura corporal", "Cultura de movimento, Cultura esportista. 32. De acordo com Escobar (2006), os cientistas da fisiologia, biologia, cinesiologia e reas afins receberam a influncia dos princpios da administrao do trabalho produtivo Taylorista. Apropriando-se deste saber, analisaram tempos e movimentos e os reduziram s frmulas e leis que voltaram para a rea esportiva como a melhor, mais correta e eficiente maneira de fazer a coisa ocupando o menor tempo possvel, a tcnica. Assinale a alternativa que traduz essa perspectiva na Educao Fsica Escolar. A) Pedagogizao da educao fsica. B) Dualizao da educao fsica. C) Esportivizao da educao fsica. D) Mecanizao e Taylorizao da educao fsica. E) Tradicionalizao da educao fsica. 33. A proposta crtico-superadora aponta para a seleo de contedos que deve considerar: a relevncia social dos contedos, a contemporaneidade, a adequao s caractersticas sociais e cognitivas dos alunos e alunas. A ginstica um desses contedos. Qual das alternativas abaixo contm apenas os fundamentos da ginstica? A) Lanar, suspender, transportar, empurrar, tracionar. B) Fora, velocidade, resistncia, agilidade, flexibilidade. C) Lateralidade, coordenao, equilbrio, percepo especo-temporal, ritmo. D) Ginstica olmpica, ginstica rtmica, ginstica acrobtica, trampolim acrobtico. E) Saltar, equilibrar, rolar/girar, trepar e balanar e embalar. 34. O Ensino Mdio que corresponde ao 4. Ciclo na proposta crtico-superadora caracterizado pelo aprofundamento da sistematizao do conhecimento. Neste ciclo de ensino, o contedo dana deve estar vinculada s danas A) que impliquem conhecimento aprofundado nos aspectos cientficos, tcnicos e artsticos e da expresso corporal em geral. B) tcnicas e expressivas, mmicas utilizando tema que venha ao encontro dos interesses e necessidades dos alunos. C) estruturadas a partir de interpretaes tcnicas, utilizando representaes do cotidiano da vida de uma determinada regio. D) de interpretao livre a partir de ritmos pr-determinados da regio. E) estruturadas a partir da realidade contempornea de carter livre e de expresso corporal especializada. 35. Com base na concepo crtico-superadora sobre avaliao, VERDADEIRO afirmar.] A) No processo avaliativo, devem ser considerados os aspectos quantitativos e qualitativos sua inter-relao no processo ensino-aprendizagem, ampliando-se as fontes de informaes e os nveis de anlise. B) Deve ser dada nfase a avaliao somativa, aplicada no final do ano letivo, com o objetivo de informar o nvel de entrada de alunos e alunas na srie seguinte.
9

C) Deixar claro aos alunos e alunas seus erros para que no os cometam mais, devendo faz-los a aceitar seus insucessos e as possveis repreenses. D) A avaliao de carter informal, devendo apenas o professor informar se os alunos e alunas devem progredir para a srie seguinte. E) A avaliao apenas uma forma de progresso para o ano seguinte, devendo ser expressa exclusivamente em notas em escala de zero a dez. 36. Na abordagem da Aptido Fsica / Promoo da Sade, encontra sua teorizao a partir de estudos de GUEDES, (1993). Nesta perspectiva, a Educao Fsica Escolar assume a funo de A) favorecer a diminuio dos fatores de risco na idade escolar, aumentando a probabilidade de reduo na incidncia das doenas degenerativas na vida adulta; B) tematizar os elementos da cultura corporal, de forma que alunos e alunas apreendam a importncia da promoo da sade para sua vida adulta; C) integrar alunos e alunas cultura corporal de movimento, formando o cidado pleno que vai usufruir, produzir e reproduzir as formas desta esfera; D) ensinar as habilidades motoras bsicas de forma progressiva, sendo estas condies para as aprendizagens motoras especficas. E) estabelecer relao direta com a vida motora de alunos e alunas e o conhecimento sistematizado sobre lutas, jogos, esporte, dana e ginstica. 37. A abordagem construtivista de FREIRE (1989) tem a inteno de estabelecer uma proposio crtica diante da escola tradicional e fundamenta-se na teoria psicogentica da construo do conhecimento (Piaget). A abordagem tem como objeto de estudo da Educao Fsica o(a,os) A) esporte nas suas diversas manifestaes. B) cultura corporal. C) cultura infantil gramtica corporal. D) promoo da sade. E) movimentos naturais hierarquizados.

38. O esporte vem sendo tratado com excessiva concentrao no ensino e no treinamento de destrezas e habilidades tcnicas, o que substitui quase que totalmente o ensino e a prtica de movimentos ritmados no esporte (KUNZ, 2003). Para superao do saber-fazer (tcnico) por um saber-pensar (sentido) h necessidade de construo de uma nova didtica para o trato do movimento humano e do esporte pela educao fsica. Assinale a alternativa que corresponde proposio didtica que expressa esta nova concepo. A) Crtico-superadora. B) Crtico-reflexivo. C) Crtico-desenvolvimentista. D) Crtico-emancipatria. E) Crtico-cultural.

39. O esporte escolar se vincula s concepes definidas no Projeto Pedaggico da escola. Ao ensinar uma modalidade esportiva, o professor, em relao tcnica, deve utilizar A) estruturas fechadas que devem seguir modelos pr-estabelecidos, sendo a base principal para a compreenso do jogo esportivo, imprescindvel na preparao inicial, servindo de base para o ensino da ttica, ensinada, apenas, aps o domnio da tcnica. B) estruturas abertas com variaes estruturais que dependem da situao de jogo, sendo inseparvel da formao ttica, em que se deve ensinar o modo de fazer (tcnica), contextualizando as razes de fazer (ttica). C) o ensino no processo de aprendizagem a partir de modelos do esporte de auto-rendimento, estando a a principal fonte de preparao para o desempenho futuro de alunos e alunos que venham posteriormente a se submeter ao treinamento esportivo na escola. D) o ensino aps a ttica, pois responde s necessidades do jogo esportivo, devendo fazer parte dos treinamentos, apenas, em equipes de alto-rendimento, no sendo essa a caracterstica da escola. E) estruturas a partir das experincias de vida dos alunos e alunas, abandonando qualquer modelo, havendo plena liberdade na sua execuo, apenas obedecendo regulamentao especfica.

10

40. A regulamentao das modalidades esportivas no processo de ensino-aprendizagem-treinamento na escola deve ser A) ensinada aps alunos e alunas j dominarem todas as questes tcnicas e tticas, aplicando-se nas especificidades das competies. B) a aprendizagem de uma modalidade esportiva, sem regra no h jogo, ensinada primeiro para melhor compreenso de alunos e alunas. C) ensinada dentro de parmetros adequados s idades sem nenhuma alterao, pois se trata de uma preparao esportiva em que no futuro, a escola estar em competies de auto-rendimento. D) um parmetro que obedece legislao esportiva internacional, ensinada de forma terica, com palestras e aplicada quando na participao de competies. E) um parmetro de configurao da modalidade, ensinada de forma integrada ao prprio processo de iniciao esportiva e refere-se lgica formal da modalidade esportiva. 41. O contedo da Educao Fsica dana tem, no ritmo, um dos seus fundamentos. Sobre isso, analise as afirmativas abaixo. I. II. A utilizao de sinais visuais e auditivos pode contribuir para o aperfeioamento do sentido do ritmo. Em uma aula de dana, a professora pede a alunos e alunas que se movimentem, dispersos e livremente na quadra e, ao ouvirem uma msica referente a uma dana popular, realizem passos dessa dana.

Conclui-se que a(s) afirmativa(s) A) II est em acordo com a I. B) II est em desacordo com a I. C) I e II no tm qualquer relao. D) I est correta e no tem nenhuma relao com II. E) II uma atividade prtica, mas no ajuda a aperfeioar o ritmo. 42. Uma aula de Educao Fsica na escola, onde o professor ensina o contedo jogo esportivo basquetebol. Ela acontece numa quadra polivalente, para uma turma de 45 alunos, jovens do 6 ano, utilizando como material 05 (cinco) bolas. Tomando-se por base Dietrich (1984) e Tavares (2003), qual o procedimento didticometodolgico mais adequado para a aula? A) Realizar uma sesso de calistnia, com aquecimento, para o ensino das tcnicas do basquetebol; orientao individual de uma das tcnicas do jogo, de forma que os alunos repitam os movimentos orientados e demonstrados pelo professor, arremesso individual em coluna em frente das tabelas, dividindo os alunos em dois grupos, com o intuito de aperfeioar uma determinada tcnica. Ao final, realizar um jogo propriamente dito, com dois grupos jogando entre si (dois grupos de 05 cinco - alunos aqueles que mais se destacaram nas aulas, do ponto de vista tcnico), e os outros ficam observando. B) Explicar o objetivo e os contedos da aula; distribuir os alunos em uma coluna de frente para a tabela de Basquetebol para a execuo dos arremessos; orientao tcnica do professor que os acompanha a partir do mtodo imitao e demonstrao; observao, passo a passo, de um em um aluno, tendo como referncia as tcnicas do referido jogo. Ao final, perguntar aos alunos se eles gostaram ou no da aula. C) Explicar o objetivo e os contedos da aula; distribuir os alunos em cinco grupos cada um com uma bola; ordenar os grupos em pequenas colunas, com o objetivo de arremessar as sextas adaptadas pelos pequenos grupos; o professor orienta os grupos a partir dos mtodos das tarefas, acrescentando passo a passo novas informaes tcnicas a partir das tcnicas para os arremessos. Ao final, discute com os alunos no grande grupo, acrescentando novas tcnicas, com o intuito de trazer mais contribuies tcnicas para ampliar o acervo de informaes sobre o basquetebol. D) Explicar o objetivo e os contedos no incio da aula; problematizar para os alunos o que eles conhecem sobre o jogo, procurando respeitar a realidade dos mesmos; deixar os alunos definirem os procedimentos dos jogos a partir do mtodo descoberta dirigida e da criatividade; enriquecer o processo de autonomia dos alunos deixando-os sistematizar a seqncia dos procedimentos na aula. Ao final, o professor solicita dos alunos uma avaliao da aula, considerando que eles estiveram frente das questes pedaggicas. E) Explicitar o objetivo e os contedos da aula; problematizar os contedos; respeitar a realidade dos alunos dentro do que eles conhecem sobre o jogo de basquetebol; dividir a turma em 05 (cinco) grupos para jogo propriamente dito a partir de mtodo recreativo do jogo, ou seja, aprender a jogar jogando; e acrescentar as contribuies terico-metodolgicas do professor(a) a respeito do conhecimento basquete a partir da realidade; ao final, realizar um fechamento dos trabalhos para uma discusso no grande grupo referente aos problemas apresentados e as sugestes reveladas pelos alunos na aula.
11

43. Diante das novas abordagens metodolgicas no ensino dos jogos esportivos e considerando a perspectiva inclusiva da escola hoje, assinale a alternativa que apresenta o conjunto de mtodos considerado adequado. A) Mtodo recreativo do jogo, mtodo criativo e mtodo resoluo de problemas. B) Mtodo analtico, mtodo analtico-sinttico e mtodo sinttico. C) Mtodo da imitao e demonstrao, mtodo criativo e mtodo das tarefas. D) Mtodo recreativo do jogo, mtodo da psicomotricidade e mtodo analtico. E) Mtodo criativo, mtodo analtico-sinttico e mtodo recreativo do jogo. 44. Nas alternativas abaixo, assinale a que corresponde ao componente curricular ginstica em sua dimenso procedimental. A) Desenvolve valores, atitudes e respeito limitao dos amigos de sala, quando da execuo dos fundamentos da ginstica. B) Utiliza as vivncias dos fundamentos da ginstica, suas tcnicas especficas, aceitveis para cada ciclo de ensino. C) Permite aos alunos compreender a ginstica a partir de uma construo histria como inveno humana. D) Desenvolve a cooperao entre alunos e alunas, quando da elaborao e apresentao de sries de ginstica. E) Relaciona os movimentos da ginstica com os movimentos do cotidiano e as demais prticas corporais. 45. Na ginstica rtmica, a utilizao de materiais de fundamental importncia para o aprendizado do manejo de aparelhos. Sobre a utilizao de materiais, VERDADEIRO afirmar. A) A utilizao de materiais oficiais a nica alternativa para o aprendizado do manejo de materiais, devendo ser evitados os materiais alternativos. B) Os materiais alternativos s devero ser usados na falta de materiais oficiais. C) Os materiais oficiais devem s ser utilizados no treinamento, enquanto, nas aulas, os materiais alternativos devem ser priorizados. D) Os materiais alternativos podem deixar deficincia no manejo de material quando alunos e alunas no 4 ciclo de ensino forem realizar apresentaes externas. E) Os materiais alternativos possibilitam alunos e alunas a criarem movimentos espontneos que devem favorecer a adaptao aos materiais oficiais e a utilizao das tcnicas de manejo. O texto abaixo se refere s questes de 46 a 51.

No ltimo concurso promovido pela Secretaria de Educao do Estado de Pernambuco, a Professora Fernanda passou e foi lotada em um municpio do serto do Araripe. Ao questionar sobre a existncia do Projeto Poltico Pedaggico da Escola e o Programa de Ensino de Educao Fsica, obteve a seguinte resposta da direo: se for para fazer seu planejamento, fundamente-se nos PCNs ou na Proposta Curricular do Estado. Fernanda, jovem fez uma reviso de literatura sobre os PCNs e a Abordagem Crtica-superadora. Preparou com toda sua dedicao e competncia o plano de ensino para o 2. Ciclo, elegendo para a I unidade o contedo dana, para a II, unidade o contedo jogo, para III unidade o contedo ginstica e na IV unidade, escolheu o contedo esporte. Colocando-o em prtica em uma das aulas, foi assim: Bom dia alunos e alunas, o que vocs trouxeram sobre o esporte voleibol? Lembram, hoje vamos iniciar uma unidade de dois meses cujo tema o vlei. E a, o que vocs trouxeram para a aula? ngela diz logo, trouxe uma reportagem sobre a seleo; Nilton bastante motivado diz: eu treino na escolinha perto de casa e j sei jogar; Eveline, eu vi um jogo e j sei fazer o saque e levantar; Ldia diz eu j jogo na minha rua e na praia com meus primos e primas, Eraldo reclama; e a aula no vai comear? Eu quero jogar. Marcos retruca calma, a professora quer saber sobre a nossa tarefa que ela passou na aula passada. Adriana pondera, professora o que vamos fazer na aula? A professora Fernanda retoma e diz, preciso da ajuda de todos para organizar esta unidade de vlei. Precisamos compreender a funo do jogo, seu sentido e significado e qual a melhor maneira de ensinlo, alm de observamos o desempenho de cada um para registrar no mapa de notas.

12

Prontos, vamos l. Todos correndo livremente na quadra e realizando movimentos do voleibol, sempre um diferente do outro. Jacira, mais inibida, no acompanha os demais. A Professora Fernanda se aproxima, e ela diz que no est se sentindo bem; aps um pequeno dilogo fica acertado que Jacira ir registrar em seu caderno, os melhores momentos da aula e narrar posterior para toda turma. Retomando Fernanda, entrega uma bola a grupos de 4 a 6 alunos e alunas e desafia, vamos simular um jogo de voleibol. Carina diz logo, sem rede? Fernanda distribui vrias cordas e diz, faa a rede. Os grupos sem pestanejar amarram as cordas de um lado a outro no poste de voleibol, outros usam a trave de futsal, e todos comeam a jogar. Professora Fernanda vai passando de grupo em grupo e faz as orientaes necessrias para melhorar o desempenho no jogo, mas sempre questiona os alunos sobre a melhor forma. Chegando ao fim da aula, Jacira narra os melhores momentos da aula, e Fernanda questiona: o que aprendemos hoje? 46. Em relao ao primeiro pargrafo sobre o procedimento da Professora, VERDADEIRO afirmar A) O procedimento inicial foi correto em relao s questes macro do planejamento, contudo seria necessrio tambm que alunos e alunas da turma discutissem o planejamento. B) Todo procedimento foi correto, alunos e alunas no devem participar na elaborao do planejamento. C) Todo procedimento foi errado, a professora autnoma na elaborao do planejamento. D) O procedimento inicial est equivocado, todos os planejamentos devero estar de conformidade com os PCNs, isto se encontra previsto na LDBEN. E) Sendo uma escola pblica estadual, a professora deveria apenas usar como referncias os PCNs; as abordagens pedaggicas devem ser apenas usadas nas escolas privadas. 47. Ainda no primeiro pargrafo sobre os contedos, VERDADEIRO afirmar que so A) determinados pelos PCNs ou pela proposta do estado, em que alunos e alunas apenas escolhem a ordem de oferta por unidade. B) escolhidos apenas pelos alunos e alunas, observando, assim, os interesses da turma. C) escolhidos a partir da proposta pedaggica da escola, onde deve ser considerada a relevncia social destes e para a rea de conhecimento, os interesses e necessidades de alunos e alunas, tudo a partir da mediao da professora Fernanda; D) escolhidos pela professora e pela turma, no havendo necessidade de observar a proposta pedaggica da escola, pois a professora tem autonomia em sua sala de aula. E) escolhidos a cada aula a partir de uma concepo de um planejamento participativo. 48. A aula versa sobre o contedo esporte, e a modalidade o voleibol. No segundo pargrafo, a professora, ao questionar alunas e alunos sobre o que trouxeram para aula, fica evidente que a(o) A) professora respeita a histria de vida de alunos e alunas, fato esse fundamental para que haja um bom desenvolvimento da aula. B) necessidade que a professora tem em utilizar este recurso para concentrar alunos e alunas no tem qualquer importncia para o bom desenvolvimento da aula. C) recurso usado parte de uma estratgia de aula com caracterstica terica em que alunos e alunas devem expressar suas experincias, sendo obrigatria em todas as aulas em pelo menos 1/3 do tempo. D) professora usa o incio da aula para desenvolver a teoria sobre o contedo a ser ensinado, ficando para a segunda parte apenas para a execuo dos movimentos. E) estratgia didtica fixa em alunos e alunas a necessidade de pesquisa em casa sobre o tema da prxima aula, devendo a professora no permitir a participao de alunos e alunas que no cumpriram com a tarefa. 49. No terceiro pargrafo, encontra-se caracterizada uma aula. Sobre essa aula, quando Jacira afirma que no est se sentindo bem, a professora procedeu A) inadequadamente, pois a principal caracterstica do componente curricular educao fsica a execuo prtica, obrigatria por lei. B) inadequadamente, deveria dispensar a aluna da aula sem exigir qualquer outra tarefa. C) adequadamente e adaptou a aula s condies temporrias da aluna D) adequadamente, quando dispensou a aluna de participar das atividades prticas e inadequadamente quando solicitou aluna a realizao das anotaes. E) inadequadamente, pois deveria encaminhar a aluna coordenao da escola, para ser anotada no seu dirio de classe sobre a no participao.

13

50. Em relao aula, VERDADEIRO afirmar. A) A professora parte das experincias esportivas de alunos e alunas e interfere gradativamente utilizando a abordagem desenvolvimentista. B) A professora considera as experincias de alunos e alunas sobre o voleibol e relaciona com o conhecimento academicamente sistematizado, caracterizando assim uma prtica pedaggica com base nas teorias crticas. C) O tratamento dado aos grupos de forma individualizada ir prejudicar a homogeneidade do processo de aprendizagem do voleibol. D) Neste tipo de aula em que s realizado trabalho em grupo, dificulta o progresso individual de alunos e alunas, causando assim uma desmotivao, pois no gera a competitividade na turma. E) Neste tipo de aula, existe uma omisso da professora em relao ao comando da aula e, tambm, em relao a passar o contedo, ficando tudo a critrio de alunos e alunas, tendo a professora um papel meramente de disciplinadora. 51. Analise as afirmativas abaixo. I. II. Jacira narra os melhores momentos da aula, e Fernanda questiona: o que aprendemos hoje? Professora Fernanda vai passando de grupo em grupo e faz as orientaes necessrias para melhorar o desempenho no jogo, mas sempre questiona os alunos sobre a melhor forma.

Em relao avaliao, est CORRETO afirmar. A) I e II referem-se ao processo avaliativo. B) I e II so apenas informaes solicitadas pela professora sem carter avaliativo. C) Apenas I se refere avaliao. D) Apenas II se refere avaliao. E) I e II no se referem avaliao; na aula, no houve avaliao, comprometendo a sua qualidade. 52. Todo aluno sente a emoo e a alegria de vivenciar o jogo na escola e de poder brincar. Os alunos passam a produzir diversas brincadeiras tanto na escola como no resgate da cultura de sua regio. Com a vivncia dos jogos na escola, o aluno passa a gostar dos jogos que praticou e leva para a sociedade, tornando os jogos parte de seu diaa-dia, por isso importante praticar os jogos na escola. O aluno tem que vivenciar com alegria os estudos histricos do jogo, pois ele ir obter dados sobre o que ele est jogando e ir contribuir no decorrer da prtica do jogo
(Depoimento de um grupo de alunos sobre o tema da aula: A alegria de vivenciar os jogos na escola in: MELO, 2003).

Com base no depoimento do aluno, CORRETO afirmar que o professor dessa experincia didtica tomou por base para o ensino do jogo na escola as seguintes referncias: A) o saber-fazer, o saber-ser, o saber-sentir. B) o jogo, o saber-fazer, a relao funcional. C) a avaliao escrita, o saber fazer, o saber ter. D) a cultura popular, a relao dialgica, a ludicidade. E) o jogo, tcnicas de grupo, a relao funcional. 53. No campo das teorias crticas, h um consenso acerca dos contedos da Educao Fsica, que historicamente, vm sendo reconhecidos como contedos ou temas especficos. Assinale aqueles que so apontados como temas da cultura corporal pela perspectiva crtico-superadora: A) jogos, lutas, ginsticas, expresses rtmicas e esportes. B) jogos, conhecimentos sobre o corpo, capoeira, ginsticas e esportes. C) jogos, lutas, ginsticas, danas e esportes. D) jogos, lutas, ginsticas, expresses rtmicas e esportes. E) jogos, lutas, ginstica, conhecimento sobre o corpo e esportes.

14

54. A construo da cidadania pede uma prtica educacional voltada para a compreenso da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relao vida pessoal e coletiva e a afirmao do princpio da participao poltica. Nessa perspectiva, os PCNs propuseram os temas transversais, e seus objetivos e contedos incorporados s reas j existentes e no trabalho educativo da escola. A Educao Fsica a partir de sua especificidade dever abordar os temas transversais, considerados como temas de urgncias para o pas, alm de poder tratar outros temas relacionados s necessidades especficas de cada regio. Identifique abaixo os temas correspondentes proposta dos PCNs. Sobre a afirmativa acima, CORRETO afirmar. A) No funo da Educao Fsica tratar dos temas transversais, propostos nos PCNs. B) Sem perderem sua especificidade, os temas transversais devem ser tratados nas aulas de Educao Fsica. C) Por se tratar de um componente curricular eminentemente prtico, no devem ser includos os temas transversais. D) Os temas transversais devem ser tratados nas aulas de Educao Fsica sempre no incio de cada unidade, sem atrapalhar os contedos especficos da Educao Fsica. E) Os temas transversais devem ser trabalhados fora da grade curricular, portanto em atividades e prticas especificamente extracurriculares. 55. As lutas constituem uma das temticas a serem tratadas pela Educao Fsica na escola, porm tm sido alvo de severas crticas, especialmente pelo uso das artes marciais em atos de violncia. Neste sentido, cabe ao professor, nas aulas de Educao Fsica, A) reconhecer que o ensino das artes marciais uma atividade extracurricular, pois, nas aulas de Educao Fsica, as lutas estimulam a violncia. B) desenvolver o desempenho atltico-esportivo de seus alunos, traando um perfil psicolgico para aferir se um deles se tornar violento. C) ensinar os fundamentos tcnicos (defesa e ataque) das lutas e acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos acerca desses fundamentos. D) estimular prtica das artes marciais para aprenderem a se defenderem quando sofrerem um ato de violncia. E) permitir o acesso ao contedo luta daqueles que apresentam um comportamento agressivo. 56. No contexto da Educao Fsica escolar, a metodologia do ensino do jogo numa abordagem crtica do trato com o conhecimento sugere alguns encaminhamentos. Ento, assinale a alternativa INCORRETA. A) O professor deve organizar os trabalhos em grupo, escolhendo o coordenador, o escritor e o orador, para dinamizar o dilogo nas aulas. B) No planejamento, o professor deve escutar as opinies dos alunos, garantindo que o planejamento seja participativo. C) A avaliao deve ser feita de forma sistemtica, refletindo sobre aspectos do cotidiano dos alunos. D) A pesquisa escolar um eixo importante, pois permite que, na aula, a teoria aparea. E) A cada novo jogo vivenciado nas aulas, o professor deve sugerir o rodzio entre os componentes do grupo. 57. Ah! Eu, meus colegas meninos gostam de esportes tambm. Quando chega a parte de ginstica, eles no gostam, no. Acho que no a praia deles. Acho que eles gostam mais de esportes. a cultura mesmo da sociedade: os homens gostarem mais de esportes, e as mulheres gostarem de dana e de ginstica. As meninas gostam de vlei, conversar. E, de ginstica, elas so indiferentes... Acho isso normal pelo pelo cotidiano.
Adaptado da fala de um aluno nas aulas de Educao Fsica.

Sobre o texto acima, assinale a alternativa CORRETA. A) H uma polarizao quanto ao tipo de atividades que devem ser vivenciadas por meninos e meninas nas aulas de Educao Fsica. B) A separao dos alunos nas aulas de Educao Fsica por gnero uma prtica bastante comum, e que no implica na formao das crianas. C) A predileo de contedos especficos por gnero uma produo cultural e est muito presente nas aulas de Educao Fsica e ainda mais no esporte de competio. D) Nas aulas de Educao Fsica, as meninas devem praticar sempre atividades que exijam pouca fora fsica, enquanto os meninos devem se dedicar a atividades mais vigorosas. E) As relaes entre os gneros nas aulas de Educao Fsica so representadas por meninas e meninos de forma sutil, o que indica que a diviso nas aulas refora o preconceito.
15

58. Analise as afirmativas abaixo a partir da dana como tema a ser tratado nas aulas de Educao Fsica. I. II. III. IV. Permite confrontar e respeitar os nveis de desenvolvimento motor dos alunos. Aponta o movimento como principal substrato da dana, mas deve ser contextualizado. Privilegia o universo feminino. Forma de perpetuar exclusivamente a cultura popular.

Sobre a dana como contedo nas aulas de Educao Fsica, esto CORRETAS A) apenas I, II e III. B) apenas I e III. C) apenas II e IV. D) apenas I e II. E) apenas III e IV.

59. Em seu conjunto de gestos, a capoeira expressa, de forma explcita, a voz do oprimido na sua relao com o opressor. Coletivo de Autores (1992). Como contedo da Educao Fsica, a capoeira deve ser A) resgatada enquanto luta, sendo seus movimentos tratados tecnicamente a partir de parmetros pr-estabelecidos, sendo a ginga seu fundamento principal. B) resgatada enquanto manifestao cultural, respeitando seus movimentos, dentre outros a ginga, chutes em rotao, rasteiras, golpes com as mos, cabeadas, esquivas, saltos mortais, giros apoiados nas mos e na cabea. C) esportivizada para se manter enquanto luta genuinamente brasileira em um mundo globalizado. D) tratada como modalidade esportiva, respeitadas as questes culturais, desenvolver seus fundamentos de forma tcnica para participao em competies. E) pedagogizada a partir de seus movimentos tcnicos, como agilidade, velocidade, coordenao dentre outros, sendo as rodas de capoeira a oportunidade de alunos e alunas mostrarem sua performance atltica. 60. Analise: I. II. ...advm da cultura corporal e selecionada em funo de sua relevncia para o projeto pedaggico e histrico e em funo de sua contemporaneidade. Coletivo de Autores (1992). ...serve para indicar o grau de aproximao ou afastamento do eixo curricular fundamental, norteador do projeto pedaggico que se materializa na aprendizagem dos alunos. Coletivo de Autores (1992)

Conclui-se que as proposies se referem respectivamente a() A) contedo avaliao. B) avaliao contedo. C) metodologia avaliao. D) contedo metodologia. E) avaliao Metodologia.

16

Anda mungkin juga menyukai