Anda di halaman 1dari 101

Anpolis, Gois | 8 a 27 de janeiro

Nome: Grupo local:

Aliana Bblica Universitria do Brasil

Sumrio
Programao .............................................................................................................................. 5 Estudos Bblicos Indutivos .......................................................................................................... 8 Exposies Bblicas ................................................................................................................... 25 Palestras................................................................................................................................... 41 Silncio Reflexivo...................................................................................................................... 52 Oficinas ..................................................................................................................................... 64 Construindo pontes: engenharia da Verdade ...................................................................... 88 Orientaes para a parte prtica .............................................................................................. 92 Avaliaes ................................................................................................................................. 95 Levantamento de perfil universitrio ..................................................................................... 101

Palavra de Boas Vindas


Querid@s participantes do IPL 2012, Sejam muito bem-vind@s! Depois de vrios meses de preparao, uma alegria receb-l@s para caminharmos juntos nas prximas trs semanas, neste estratgico encontro de formao. Dizer que o IPL um encontro de formao significa enfatizar o valor de cada momento, cada conversa, cada atividade, cada experincia. Estaremos sendo formados por tudo isso, e no apenas durante as programaes oficiais. Buscamos cobrir, dentro da programao, as trs reas fundamentais para que esta formao seja potencializada: rea bblico-teolgica (conhecimentos), rea ministerial (ferramentas) e rea pessoal (valores). A seriedade do encontro tem a ver com este carter formativo, com a expectativa de preparao de uma nova liderana estudantil nacional, comprometida com o servio universidade, igreja e sociedade! Neste IPL, esperamos conversar mais e melhor sobre a questo da verdade. Que desafios, implicaes e transformaes a "Verdade" nica de Deus produzir para a nossa "prxis" missionria? Sendo essa "Verdade" no apenas verbal, mas, sobretudo "encarnada", que caminhos relacionais estaremos descobrindo com o Mestre? Sabendo que essa "Verdade" realmente esteve entre ns, estaremos dispostos a seguir seu convite e "sujarmos os nossos ps"? Que a graa de Deus seja com todos ns! Equipe de apoio do IPL

Programao

Anpolis, Gois 8 a 27 de janeiro

Anpolis, janeiro Gois 8 a 27 de

Anpolis, Gois 8 a 27 de janeiro

Estudos Bblicos Indutivos


Orientaes para os lderes de EBI
Um bom EBI um estudo no qual os participantes conseguem se envolver com o texto bblico a ponto de compreender o que Deus diz por meio dele e permitir que tal mensagem impacte seus coraes e gere neles uma mudana de vida. Durante esses dias aqui em Anpolis teremos o imenso privilgio de estudarmos o Evangelho de Lucas. Por isso, gostaramos de deixar algumas orientaes para que possamos aproveitar ao mximo esses momentos:
1. Teremos 11 EBIs durante todo o IPL. Haver revezamento e cada participante ter a oportunidade de dirigir pelo menos 1 EBI; 2. Os EBIs foram preparados pela equipe de obreiros. Dirigir um EBI preparado por outra pessoa sempre uma aventura. Por isso, quando voc estiver escalado para dirigir o EBI, estude-o um dia antes, ore meditando no texto e, se surgir alguma dificuldade, pea ajuda a algum da equipe de obreiros; 3. Talvez voc no tenha muita experincia na conduo de um EBI, ou tenha conduzido tantos que j est muito bem acostumado. Mas, aproveite essa oportunidade para aprender! D o verdadeiro e merecido valor para o estudo bblico. Conduza o momento com tranquilidade e creia que Deus h de produzir muita edificao em cada um de ns! 4. Cada EBI apresenta um roteiro de perguntas que tem por objetivo nos ajudar a mergulhar no texto bblico e aplic-lo nossa vida. O texto bblico santo e inspirado, mas as perguntas do roteiro no. Portanto, o lder do EBI livre para pular, reformular ou acrescentar perguntas de acordo com o que julgar necessrio. O importante no completar as perguntas, mas compreender o que Deus est dizendo. 5. No incio de cada pergunta colocamos uma letra entre colchetes indicando o tipo de pergunta: [O]= Observao; [I]= Interpretao; [A]= Aplicao; 6. No gaste muito tempo com as perguntas de Observao. A resposta esperada para esse tipo de pergunta bem objetiva (o que, onde, qual, quem, etc.). Assim que o grupo encontrar a resposta no texto, pule pra prxima e evite as divagaes; 7. As perguntas de Interpretao e Aplicao so mais abertas e espera-se que o grupo discuta mais sobre elas. Permita e estimule todos a contriburem expressando sua percepo sobre o texto; 8. Uma das responsabilidades do lder de EBI cuidar para que a discusso termine no tempo estipulado a fim de no prejudicar as demais atividades da manh. Portanto, fique de olho no relgio! Se for necessrio, omita alguma pergunta, mas no deixe de fazer pelo menos uma pergunta de Aplicao. Elas so as mais importantes! 9. Sugerimos que iniciem e/ou terminem o EBI com uma orao. Ao final lembrem-se de decidir quem ficar responsvel para dirigir o EBI no dia seguinte;

Que Deus nos abenoe e conduza em cada um desses EBIs no IPL! Que sejamos transformados nesses encontros com a Palavra e uns com os outros a cada manh! Equipe de Obreiros

Anpolis, janeiro Gois 8 a 27 de

Estudos Bblicos Indutivos | Segunda-feira, 9 de janeiro

Preparando o caminho
Natan de Castro Texto base: Lucas 1:5-25 1. [O] Quem eram Zacarias e Isabel? Como Lucas os descreve? (v. 5-7) 2. [I] A Bblia afirma que ningum justo (Ec 7:20; Rm 3:10). Em que sentido, ento, Zacarias e Isabel eram justos?
Havia muitos sacerdotes, mas somente um Templo. *...+ Oferecer incenso era considerado um grande privilgio. Um sacerdote no podia oferecer incenso mais de uma vez na sua vida inteira (Mishna, Tamid 5:2), e alguns sacerdotes nunca receberam esse privilgio. Destarte, a ocasio em que Zacarias ofereceu o incenso foi o momento mais importante da sua vida inteira (Leon L. Morris, p. 66)

3. [O] O que aconteceu no santurio do Senhor quando Zacarias estava oferecendo incenso? (v. 8-12) 4. [I] O anjo disse a Zacarias que a orao dele tinha sido ouvida. Qual era a orao de Zacarias? (v.13) 5. [O] O que o anjo disse a Zacarias a respeito do menino que ia nascer (v. 14-17)? Compare com Malaquias 3:1-2 e 4:5-6. 6. [O] Qual foi a reao de Zacarias ao anncio de Gabriel? Quais foram as conseqncias? (v. 18-22) 7. [I] Por que Isabel ficou 5 meses sem sair de casa depois de engravidar? Se ela se sentia humilhada perante o povo por ser estril, por que no saiu contando pra todo mundo que estava grvida? 8. [A] Zacarias e Isabel eram justos aos olhos de Deus( v. 6) e Joo Batista seria grande aos olhos de Deus (v. 15). Qual o conceito de grandeza em nossa sociedade? E o que ser grande aos olhos do Senhor? Qual tipo de grandeza ns temos buscado? 9. [A] Parte do ministrio de Joo Batista seria fazer voltar os coraes dos pais aos filhos e dos filhos aos pais (Ml 4:6 e Lc 1:17). Como voc tem se relacionado com seus pais e/ou filhos? De que forma sua vida em famlia pode ser um instrumento na misso de preparao do caminho pra que Jesus alcance os coraes de seus colegas na universidade? 10. [A] Termine este EBI orando em duplas pelas famlias uns dos outros.

Anpolis, Gois 8 a 27 de janeiro

Estudos Bblicos Indutivos | Tera-feira, 10 de janeiro

Vendo e anunciando as Boas Novas


Natan de Castro Texto base: Lucas 2:1-20 1. [O] Que informaes lhe chamam a ateno nos versculos 1 a 3? 2. [I] Por que Jos foi com Maria para Belm (v. 4-6)? Qual a relao desta viagem com Miquias 5:2? 3. [I] No versculo 7 lemos que Maria deu luz o seu primognito. O que voc entende por essa expresso? Leia tambm Marcos 6:3.
Maria e Jos moravam em Nazar da Galilia, a cento e trinta quilmetros de Belm pelo caminho mais curto e cento e quarenta quilmetros pelo caminho mais comum, ao longo do rio Jordo. Deus assegurou que um decreto emitido em Roma obrigaria um homem desconhecido e sua esposa grvida a viajarem at Belm, para que Jesus nascesse onde Deus havia dito que nasceria. Csar, em Roma, achava que o recenseamento era ideia sua, mas era Deus interferindo na histria da humanidade para cumprir sua prpria palavra. O imperador achava que era ele que estava no controle, mas no era. (Douglas Connelly, p. 45-46)

4. [A] Como costumamos encarar as circunstncias difceis ou obrigaes desagradveis que nos so impostas? De que forma o episdio do recenseamento nos ensina sobre a soberania de Deus? Como podemos enxergar os eventos que envolvem nossa vida a partir da tica de um Deus que dirige a histria? 5. [O] O que aconteceu entre os pastores nas colinas de Belm? (v. 8-14)
O evangelho (boas novas) que o anjo anunciou aos pastores foi uma pessoa (Cristo) e no um conceito (salvao). As pistas (envolto em panos e deitado numa manjedoura) despertaram a curiosidade dos pastores para que fossem ao local e vissem o menino Jesus.

6. [A] O que essa histria nos ensina sobre evangelizao? Temos falado de uma pessoa ou de um conceito aos nossos colegas de faculdade? Temos convidado nossos colegas para verem o Messias ou pedimos que memorizem o plano da salvao e repitam uma orao de entrega? 7. [A] O cntico da multido de anjos (v.14) pede que Deus seja glorificado e que haja paz entre os homens. Nossa vida acadmica tem produzido glria pra Deus e pacificao entre os homens? Estamos na faculdade com o objetivo de amarmos a Deus e ao prximo ou desejamos apenas glria e paz (segurana financeira, conforto, etc.) para ns mesmos? Para refletir: No versculo 17 vemos que os pastores saram contanto a todos sobre o menino, mas antes disso eles foram v-lo. Portanto, eles contaram o que viram. Aprendemos aqui que precisamos ver (conhecer pessoalmente) Jesus antes de falarmos dele s pessoas. Sabemos que a tarefa missionria inclui falar de Jesus, mas a grande pergunta : Temos visto o Menino do qual falamos? Ore agora a Deus pedindo pra que nesses dias de IPL possamos ver Jesus (na Palavra e na comunho) e que nossa misso de anunci-lo seja uma conseqncia desse encontro com Ele!

10

Anpolis, janeiro Gois 8 a 27 de

Estudos Bblicos Indutivos | Quarta-feira, 11 de janeiro

O arrependimento que visvel


Natan de Castro Texto base: Lucas 3:1-20
A narrativa de Lucas dos cap. 1 e 2 havia deixado ambos, o rapaz Joo e o menino Jesus, como segue: um no deserto, o outro em Nazar. Lucas se despedira de ambos com a constatao de que tanto um como o outro cresciam e se fortaleciam(Lc 1.80; 2.40; 2.52). Depois que Joo Batista viveu trinta anos no anonimato, ele se apresentou publicamente. (Fritz Rienecker, p. 79)

1. [O] Em qual contexto o ministrio de Joo Batista se iniciou? Em que consistia seu ministrio? (v. 1-3) 2. [O] Como Lucas e Isaas descrevem o ministrio de Joo Batista? (v. 4-6 e Isaas 40:3-5) 3. [I] O que significa preparar o caminho para o Senhor e fazer veredas retas para ele? Em que sentido Joo Batista fez isso por Jesus? 4. [O e I] Qual era o tom e o teor da mensagem de Joo? O que ele quis dizer com a metfora do machado posto raiz das rvores? (v. 7-9) 5. [O] De que maneiras prticas Joo ensinou a multido, os publicanos e os soldados a mostrarem os frutos do arrependimento? (v. 10-14) 6. [O] O que Joo disse ao povo diante da suposio de que ele fosse o Messias? (v. 15-18) 7. [A] Joo foi preso e, posteriormente morto, por denunciar os pecados de Herodes (v. 19-20). Quais riscos ns corremos hoje ao denunciarmos pecados individuais e sociais? Qual sua reao ao ver injustias na faculdade (colegas colando e professores picaretas, por exemplo)?
Praticamente todas as instrues que Joo deu s pessoas, a fim de mostrarem que realmente estavam arrependidas, diziam respeito forma como elas deveriam lidar com suas posses: a multido deveria repartir tnicas e comida com os necessitados; os publicanos no deveriam roubar fazendo caixa dois ao coletar os impostos; e os soldados no deveriam exigir propinas, mas contentar-se com seus salrios.

8. [A] Pensemos em como temos lidado com nossas posses: a) Nossas tnicas (roupas e calados): Quantas peas de roupa voc tem? Quantos pares de sapato/tnis? Joo disse que quem tivesse duas deveria dar uma a quem no tivesse nada. Como podemos obedecer a esse ensinamento quando voltarmos pra casa ou mesmo aqui, durante o IPL? Nossa comida: Quantas refeies fazemos por dia? Quanto gastamos com alimentao? Como podemos reduzir nosso alimento (jejum) a fim de alimentar outros? (Leia Isaas 58:5-12) Nosso salrio/bolsa/mesada: O que nos faz desejar uma renda maior? Queremos ter mais pra repartir mais ou pra consumir mais? Como podemos aprender a nos contentar com o salrio (ou bolsa/mesada) que recebemos?

b)

c)

Anpolis, Gois 8 a 27 de janeiro

11

Estudos Bblicos Indutivos | Quinta-feira, 12 de janeiro

Quando Ele chama...


Nilsa Oliveira Texto base: Lc: 5.1-11 Bom dia, pessoal! Pra comear, vamos gastar um tempo agradecendo pela noite de descanso que tivemos. Hoje vamos estudar sobre um momento importante no ministrio de Jesus e seus discpulos: o chamado! Calma, no tem nada a ver com aquele filme, mas quando Ele chama, melhor responder! (RS.) Agora vamos para a leitura? Olhando em volta: 1. [O] Onde estava Jesus e o que ele estava fazendo?
#Nota: Lucas o nico evangelista que se refere ao grande lago da Galilia, que fica a 220m abaixo do nvel do mar e mede 21km de comprimento por 12 km de largura, chamando-o de forma, tecnicamente correta, de lago. Os demais escritores o chamam de o mar da Galilia, e Joo por duas vezes o denomina de mar de Tiberades (Jo 6.1; 21.1)

2. [O] Que ordem Jesus deu a Simo Pedro? Qual a reao/resposta de Simo Pedro a Jesus?
#Nota: a palavra Mestre, em grego transliterado: epistata, s aparece em Lucas, e significa: aquele que tem o direito de mandar

3. [O e I] O que aconteceu quando jogaram as redes na gua? Veja tambm em Joo 21.6-11, outra pesca que poderia ter sido frustrada. O que h em comum nas duas situaes?
Pense bem:

4. [I] No versculo 8 Simo Pedro diz a Jesus ajoelhado: Senhor, afasta-se de mim, pois sou um pecador . Por que ele reage assim ao invs de querer simplesmente toc-lo, pois ele estava diante do Messias?
O chamado: No tenhas medo; a partir deste momento tu sers um pescador de vidas humanas. (King James) #Nota: digno de nota o fato de Jesus haver escolhido seus discpulos entre homens que estavam dedicados a um trabalho rduo, no entre lderes religiosos preguiosos e desocupados. (KJ)

5. [A] Pedro foi convocado a servir a Cristo aps duas pescas milagrosas. Primeiro para o discipulado e mais tarde, para o apostolado (Jo 21.1-18), quando uma vez mais se achava indigno para o ministrio. Como estes textos refletem na sua vida e compromisso com o Mestre? 6. [A] Jesus j conhecia esses homens aos quais agora faz uma convocao formal (Jo 1.40-42; 2.1-2). Os originais e outras passagens do a entender que eles no abandonaram tudo de forma transloucada e irresponsvel, mas sim que renunciaram a seus lucros especialmente os dessa ltima pescaria e entregaram a administrao da empresa a Zebedeu, pai de Joo e Tiago, ou a outros membros da famlia (Mt 4.18-22). E voc, como e o que tem renunciado para seguir a Jesus? Para encerrar, gastem um tempo orando uns pelos outros, por tudo que aprenderam juntos e compartilharam durante esse tempo de estudo!

12

Anpolis, janeiro Gois 8 a 27 de

Estudos Bblicos Indutivos | Sexta-feira, 13 de janeiro

Um gentio revela sua f em Jesus


Nilsa Oliveira Texto base: Lc: 7.1-10, Mt 8.1-13 Bom dia pessoal, hora de comear a investigao! Hoje vamos conversar sobre um homem muito honrado e sobre a sua f inabalvel. Voc se v nessas palavras? Olhem os textos acima, que tal a gente gastar um tempo fazendo essas leituras? Por favor, fiquem atentos e leiam em verses diferentes, se possvel. Vamos l, ento? Olhando em volta: 1. [O] O que Jesus estava fazendo, para onde foi em seguida e com quem se encontrou no caminho? 2. [O e I] Qual foi o pedido feito a Jesus e por que Ele deveria consider-lo, atend-lo?
#Nota: um centurio era um oficial militar romano, em geral, responsvel por um grupamento igual ou superior a 100 soldados. O NT cita alguns centuries notveis, como esse homem de f apresentado aqui (veja: Atos 10.2; 23.17-18 e 27.43). Embora gentio, os lderes judeus admiravam sua honradez, cooperao e sensibilidade (VS. 5-6) Pense bem:

3. [ O e I ] No meio do caminho Jesus recebe uma notcia. Que notcia essa e o que ela revela sobre o corao da pessoa que a enviou? 4. [ O e I ] No versculo 7 a f do centurio revelada como uma f pura, que no precisa da presena fsica de Jesus nem, muito menos, de outros elementos, mas apenas da sua palavra. Jesus mostra seu lado humano ao ficar admirado (surpreso) com a f e com a compreenso que aquele homem demonstrou ter a cerca de seu poder e autoridade divina. Isso nos lembra de outro homem, Cornlio em Atos 10.1-2, o que eles tm em comum? 5. [ O e I ] A tradio rabnica considerava o judasmo como uma garantia herdada e absoluta da entrada no Reino de Deus e por isso tambm se dizia: filhos de Deus (Is 41.8). Embora os judeus sejam de fato o povo escolhido, Jesus est comemorando a entrada dos gentios (todos os que no so judeus) no Reino do Pai, como verdadeiros filhos. Como podemos relacionar isso nos textos Mt 8.12, At 10.10-17 e 10.34-36? Gaste um tempo olhando para voc: 6. [A] Pensando no que aprendemos hoje sobre f e corao puro diante de Deus, e a exemplo da certeza absoluta do carter imutvel de Jesus, compartilhe com os seus amigos sobre como a f pura do centurio reflete na sua f! Para encerrar, gastem um tempo orando uns pelos outros, por tudo que aprenderam juntos e compartilharam durante esse tempo de estudo!

Anpolis, Gois 8 a 27 de janeiro

13

Estudos Bblicos Indutivos | Sbado, 14 de janeiro

Um certo semeador, sua semente e as terras nas quais elas caem


Aline Cavalcanti Texto base: Lucas 8: 1-18 Jesus continua seu ministrio itinerante na Galilia, Judia e arredores, proclamando as boas novas do Reino de Deus. Semelhante, mas no idntico, aos relatos de Mateus e Marcos, Lucas nos conduz conversa de Jesus com seus seguidores a respeito de um certo semeador, sua semente e as terras nas quais elas caem. 1. [O] No livro de Lucas, uma das nfases dadas pelo autor, o papel das mulheres no ministrio e na narrativa evanglica. Nos versculos de 1 a 3 h um exemplo dessa situao. Comente quem so essas mulheres, quais so suas histrias e qual a importncia delas revelada nessa narrativa. 2. [O] Essa uma parbola muito conhecida. Na tentativa de nos achegarmos a ela de uma maneira diferente, preencha o quadro abaixo para termos um panorama geral: Semente: Semeador: Onde a semente cai? Situao 1 (v.5) Situao 2 (v.6) Situao 3 (v.7) Situao 4 (v.8) 1 Explicao sobre o que acontece (v.5) 2 Explicao sobre o que acontece (v.12)

(v.6)

(v.13)

(v.7)

(v.14)

(v.8)

(v.15)

3. [I, A] Pense na figura do semeador: um semeador saiu a semear sua semente... (v.5). Enquanto ele ia fazendo o que estava designado a ser feito, as sementes iam caindo em terrenos diversos. No h relato desse semeador fazendo qualquer coisa a no ser semear e continuar semeando. Pensando em seu dia-a-dia como cristo na universidade e no trabalho do seu GB, como a postura do semeador poderia servir como exemplo para voc (lembrando que a semente a palavra de Deus)? 4. [A] Pense em amigos que voc teve a oportunidade de apresentar o Evangelho durante essa sua jornada na universidade. Agora, anote o nome de trs pessoas que se encaixariam nas seguintes questes: a) Algum que at ouviu atentamente a Palavra, mas no creu e continuou do mesmo jeito:

14

Anpolis, janeiro Gois 8 a 27 de

b)

Algum que ouviu, curtiu, at frequentou algumas reunies ou te acompanhou a uma reunio da igreja, mas, por algum motivo, se afastou da f to rapidamente quanto se aproximou dela: Algum que ouviu, mas, por causa de uma espcie de seduo promovida por curtir a vida, aproveitar a faculdade, querer enriquecer a qualquer custo, etc, no tem sido capaz de dar frutos bons por serem sufocados por essas coisas: Oraremos por essas pessoas no fim de nosso estudo.

c)

d)

5. [I, A] No versculo 15 h uma explicao do que parece ser o ideal que acontea quando uma pessoa tem contato com o Evangelho. Converse um pouco sobre isso e se auto avalie. 6. [I] Os versculos 16, 17 e 18 parecem estar soltos nesse texto, sem qualquer conexo com o que foi dito anteriormente. Conecte os versos 16 e 17 com o v.10. Como parece ser resolvido o problema para que vendo, no vejam... com no h coisa oculta que no haja de manifestar-se...? 7. [I] Continuamos com o n no verso 18. Pense nesse versculo e relacione-o com as seguintes sentenas: Deus proporcionar mais verdade ainda quele que apropriar-se ao que j teve ocasio de ouvir e para ouvir os mistrios de Deus mister uma mente sincera e receptiva, porquanto, na ausncia da mesma, esses mistrios se perdem e contribuem para a perdio eterna dos que no acolhem. 8. (Pergunta adicional) Brian McLaren, no livro A mensagem secreta de Jesus, faz a seguinte afirmao: ...as parbolas tm a capacidade de ir alm de meramente informar seus ouvintes; tm tambm o poder de ajudar a transform-los em pessoas interativas, interdependentes, humildes, desejosas de aprender mais, de ser perseverantes.... (p.67). Quando observarmos o encaminhamento da parbola que acabamos de estudar, voc consegue concordar com McLaren? Esse um texto marcado por desafios de interpretao e aplicao. H, certamente, em voc, alguns motivos de orao brotando por causa desse texto. Coloque alguns deles nesse momento de orao e no se esquea de colocar diante de Deus as pessoas que voc elencou na pergunta quatro.

Anpolis, Gois 8 a 27 de janeiro

15

Estudos Bblicos Indutivos | Segunda-feira, 16 de janeiro

Uma dose a mais de amor


Aline Cavalcanti Texto base: EBI Lucas 10:25-37 1. [Introd] Vamos comear esse momento com uma brincadeirinha: com o objetivo de nos fazer lembrar a passagem, leia-a em voz alta. Agora, o estudante mais velho do grupo vai reproduzir essa histria como se estivesse contando para um amigo que nunca a ouviu! Lembre-se de manter a riqueza de detalhes que esto contidas no texto 2. [O,I] Uma pessoa muito instruda nos costumes judaicos resolve fazer perguntas para Jesus. H, no texto, indcios sobre quais eram as intenes desse homem? Podemos dizer que as perguntas que ele fez so fruto de um interesse genuno pelo ensino de Jesus? (v. 25, 27, 29 e 37) 3. [I] A pergunta: que farei para herdar a vida eterna? parece ser uma forma bem usada para abordar Jesus (Lc. 18:18, Mt. 19:16, Mc. 10:17). Jesus reage de forma diferente nos casos. O que justifica a forma como Jesus agiu dessa vez (v.25-28)? 4. [O,I] Repare nos elementos da parbola (personagens, atitudes...). No que essa histria poderia provocar o perito na Lei? 5. [A] Essa parbola expe como antagnicos os comportamentos de um sacerdote e um levita, e o comportamento de um samaritano com relao ao socorro a uma pessoa em situao de vulnerabilidade. Pense eu seu dia-a-dia. Quais seriam os motivos que fariam voc se comportar semelhantemente ao sacerdote e ao levita? 6. [O,I] Vamos pensar agora no samaritano (membro de um povo que, historicamente, era desprezado pelos judeus por causa de sua raa, reputado por eles como um hertico religioso, um pago, um brbaro...):

O que ele estava fazendo? (v.33) O que aconteceu com seus sentimentos quando viu o homem que precisava de ajuda? (v.33) O que ele fez? (v.34) O que aconteceu com seus afazeres? Houve alguma mudana de plano por parte do samaritano? (v.35) Alm de socorrer, ele providenciou alguma forma do homem se recuperar totalmente? (v.36) Cite uma palavra que defina o tipo de amor que esse samaritano teve para com o necessitado.

16

Anpolis, janeiro Gois 8 a 27 de

7. [A] O samaritano, ao socorrer o homem necessitado, no estava cumprindo qualquer tipo de dever, fez de modo altamente voluntrio. Conversem sobre como anda o amor de vocs pelas pessoas dentro da universidade. Como est essa relao medocre dever X voluntariedade extravagante? 8. [O,A] O texto escolhido termina com a continuao do dilogo de Jesus com o perito na Lei. O que dito (v.36-37) e no que esse dilogo te constrange e te encoraja? Dediquem um tempo em orao pedindo a Deus que nos ensine a amar ao prximo de forma to extravagante e abundante quanto o samaritano da parbola amou o homem necessitado.

Anpolis, Gois 8 a 27 de janeiro

17

Estudos Bblicos Indutivos | Tera-feira, 17 de janeiro

Pra no dizer que Ele no falou das flores


Aline Cavalcanti Texto base: Lucas 12:13-34 1. [O] Essa uma passagem comprida. Observe, rapidamente, com seu grupo, quais so os principais blocos desse texto e nomeie-os. 2. [O,I] Um homem se levanta fazendo uma petio a Jesus (v.13). Se lermos sem cuidado a resposta de Cristo (v.14), chegamos at a pensar que ele foi bem grosseiro. Trazendo tona a afirmao do verso 15, qual o diagnstico que Jesus faz acerca das verdadeiras intenes desse homem? 3. [O] No verso 15, Jesus denuncia a avareza (que pode ser entendida como ganncia; insaciabilidade; cobia; estima e amor desordenado aos bens). Qual a instruo de Cristo acerca da atitude correta diante desse mal e qual a justificativa dessa atitude? 4. [I] Leia os versos de 16 a 19. Em seguida leia Eclesiastes 3:13. At a parece haver problema na atitude desse homem rico descrito na parbola? Agora, volte a Lucas para ler os versos 20 e 21. O que esses versculos acrescentam para sua compreenso da situao do homem rico? 5. [I] Qual a semelhana entre o rapaz do verso 13 e o rico insensato? 6. [O,I] Leia do v.22 ao v.34. Qual ligao esse texto tem com a parte anterior de nossa passagem? 7. [O] Ainda nos versos de 22 a 34, h um banquete sobre o que devemos saber acerca de nossa atitude diante das inquietaes da vida e tambm acerca da forma como Deus tem cuidado daqueles que lhe pertencem. Elenque com seu grupo de EBI quais so essas verdades. 8. [A] O verso 29 termina com no vos entregueis a inquietaes. Quais tm sido seus desafios pessoais nessa rea? 9. [A] O verso 33 muito intrigante. Poderamos problematiz-lo e passar horas debatendo sobre ele. Mas, nesse momento, sugiro que voc pense no contraste que h entre investir em tesouros terrenos versus investir em tesouros no reino de Deus. Como essa luta tem sido expressa na sua vida? 10. [I] Qual a ligao que h entre os versos 15, 21 e 34? 11. (Pergunta adicional) O ttulo desse EBI foi inspirado no nome de uma msica famosa de Geraldo Vandr, Pra no dizer que no falei das flores, cujo refro :
Vem, vamos embora Que esperar no saber Quem sabe faz a hora No espera acontecer

Compare a ideologia contida nesse refro com o ensinamento de Cristo sobre como deve ser, baseada na passagem estudada, nossa postura diante da vida.

18

Anpolis, janeiro Gois 8 a 27 de

Estudos Bblicos Indutivos | Quarta-feira, 18 de janeiro

No quero escutar!
Luiz Felippe Schmitt No podemos entender o final do captulo 16 de Lucas sem ler o comeo. Jesus trata inicialmente da Parbola do Administrador Infiel concluindo que as riquezas deste mundo podem servir aos anseios humanos ou divinos. No existe uma opo intermediria. Ou utilizamos os recursos financeiros para adorar a Deus ou para no adorar a Deus. O corao adltero dos judeus corrompidos pelo amor ao dinheiro desprezava os ensinamentos da lei, dos profetas e por ltimo o anncio do Reino de Deus atravs de Joo Batista. A parbola do Rico e Lzaro uma concluso do capitulo 16. um desfeche de onde Jesus queria chegar com seus ensinamentos! Uma palavra forte e contundente. A parbola no trata especificamente de riqueza e pobreza como uma condio para ser salvo. Ou seja, ela no probe que algum enriquea e muito menos incentiva que sejamos pobres a tal ponto do mendigo. Ela trata de questes mais internas do corao humano e da devoo judaica da poca. Ela tambm relevante para hoje, pois o estilo de vida moderno em relao ao Deus verdadeiro muito parecido com o estilo de vida dos fariseus em relao a Deus. A parbola tambm no est tratando literalmente de uma doutrina de como sero exatamente as coisas depois da morte. Ela traz alguns princpios que no podem contradizer o resto da Bblia, como por exemplo: existir um lugar de tormento para quem no for salvo pela f e um lugar de consolo para quem for salvo pela mesma f, e que aps a morte o ser humano no poder escolher mais seu destino. Leia a parbola em Lucas 16. 19-31 Dicionrio: Regalar Sentir grande prazer; alegrar-se. Seio de Abrao hspede de honra e comunho na casa de Abrao, que simbolicamente representa o cu. Inferno No Novo Testamento o lugar de habitao final dos condenados punio eterna, no juzo final. Moiss e os Profetas Pode ser uma referncia que equivale a todo o Antigo Testamento, a Palavra de Deus. Obs.: Os judeus associavam a riqueza como beno de Deus; isso era muito forte para eles. 1. [O] O que ela fala a respeito do homem rico quanto ao seu estilo de vida? O que ela fala sobre Lzaro? 2. [O] Aps a morte de ambos, para onde eles vo? Como a situao se inverte na vida dos dois? 3. [I] Como o versculo 26 refora a ideia que a nossa vida ps-morte ter uma condio imutvel? [A] Essa percepo lhe alerta para algo? 4. Depois de sentir na pele o que estar em tormento, o homem rico, pensa em seus familiares, em como livr-los de alguma forma do inferno, do sofrimento. [I] Que caminho ele escolhe para isso? 5. A reposta de Abrao muito clara! Ela evidencia uma verdade que acontecer mais tarde sobre ressuscitar algum dos mortos! [I] O que faltou de verdade para que os judeus se arrependessem?

Anpolis, Gois 8 a 27 de janeiro

19

6. Pensemos agora nos estilos de vida e adorao. [A] Qual a diferena em ter recursos financeiros e adorar a Deus e ter recursos financeiros e servir ao dinheiro como um deus? [A] Se o homem rico adorasse a Deus voc acha que mudaria alguma coisa em relao ao mendigo que morava em sua porta? 7. Pense na evangelizao: as pessoas de hoje no procuram escutar a palavra de Deus, em geral querem adapt-la ou rejeit-la. [A] O que voc est verdadeiramente fazendo para que mais pessoas ouam e entendam o evangelho e que elas saibam que suas escolhas para depois da morte precisam ser decididas nesta vida?

Eixinho O monumental Aprendendo a Ouvir I

20

Anpolis, janeiro Gois 8 a 27 de

Estudos Bblicos Indutivos | Quinta-feira, 19 de janeiro

Como voc se v?
Luiz Felippe Schmitt A questo da justificao bem interessante! Quando estamos justos diante de Deus? A estria de hoje trata de dois olhares de si mesmo. Bem diferentes! Ns podemos ter o hbito de vez por outra fazer comparaes de nossa espiritualidade, seja com um irmo em Cristo, seja com uma pessoa que no crente. Nossa avaliao depende muito de como vemos as coisas. Que esse estudo ajude a compreendermos como olhamos para ns em relao a Deus e aos outros! Leia a parbola em Lucas 18. 9-14 Dicionrio: Propcio Favorvel, favorecedor; que protege ou auxilia. Pecador Todos os seres humanos so, uma condio, uma perverso moral inata que conduz ao erro. Publicano Cobradores de impostos, muitos destes do baixo escalo, eram judeus. 1. [I] Do que a parbola trata? (Verso 9) 2. [O] Por que foram ao templo? Como orava o fariseu? Quais palavras ele utilizou? 3. [I] O fariseu orava sinceramente?
Era costume da poca chegar no templo a qualquer hora e fazer a orao em p! O fariseu era considerado um exemplo de religiosidade, algum que era disciplinado em estudar, em procurar obedecer a Lei (Lei dada a Moiss), e muitas vezes iam alm dela. Como diz Lowerence O. Richard: Jejuo duas vezes por semana e dou os dzimos de tudo quanto possuo . A lei do Antigo Testamento estabelecia apenas um dia por ano no qual o judeu piedoso deveria jejuar o dia da expiao (Lv 16.29). O fariseu foi muito alm daquilo que era exigido, e jejuava duas vezes por semana! Semelhantemente, a lei do AT ordenava que os dzimos fossem pagos pelos donos de terras, qualquer que fosse a produo de sua terra. O fariseu dava o dzimo daquilo que comprava, para no se arriscar a comer um alimento do qual o dzimo de Deus no havia sido pago.

4. [I] Como era a autoconfiana do publicano? [O] Ele chegou a entrar no templo? [I] Voc acha que o fariseu falou a verdade na sua orao a respeito do publicano?
Lowerence O. Richard segue: importante lembrar que o publicano era considerado pela sociedade como um todo, da mesma forma que era visto pelo fariseu uma companhia que s era adequada aos trapaceiros, vigaristas e adlteros. interessante observar que os cobradores de impostos judeus no tinham direitos civis; eles no podiam sequer testificar perante um tribunal rabnico.

5. [O] Como a orao do publicano? O que ele falava? Como ela contrasta com a orao do fariseu? 6. [O] Qual foi o veredito de Jesus em relao aos dois personagens dessa parbola? [O] D para imaginar como entender isso para os judeus-fariseus deve ter sido difcil? [I] Que princpio de vida Cristo est trazendo no final dessa parbola? 7. [A] Que atitudes suas se assemelham com a dos fariseus quando voc procura a Deus? [A] Em que medida voc est se enxergando no grau da sua espiritualidade?

Anpolis, Gois 8 a 27 de janeiro

21

8. [A] Na verdade, como Deus quer que cheguemos a Ele em orao? Como voc pretende orar a Deus daqui para frente?
Lowerence O. Richard: O problema que os outros seres humanos no so padro de comparao pelo qual Deus mede a justia de algum. Voc e eu, com 5 cm de altura na rgua da moralidade, podemos parecer muito superiores aos outros que medem apenas meio ou 1 cm na estatura moral. Mas se to somente olhssemos para Deus, perceberamos que comparados com sua infinita estatura moral, o melhor dentre ns est infinitamente aqum do Senhor.

Dilbert Sucesso

22

Anpolis, janeiro Gois 8 a 27 de

Estudos Bblicos Indutivos | Sexta-feira, 20 de janeiro

Imagine se essa energia fosse usada para o bem!


Luiz Felippe Schmitt Ser hbil algo importante nesta parbola. Jesus sabiamente utiliza a estria de um administrador ladro que tenta dar a volta por cima antes de ser demitido pelos seus atos corruptos. Sua atitude foi at elogiada, no a da corrupo, mas a de criar uma previdncia para seu futuro. Essa parbola Jesus est contando aos seus discpulos, porm os fariseus tambm a escutavam atentamente. Jesus traz algumas lies com sua fala, ele ensina sobre projeto de vida, investimento a longo prazo, prudncia, servio, lealdade, mordomia e devoo. Vamos ver como Jesus ensina tudo isso e que lies podemos trazer para nossas vidas! Leia a parbola em Lucas 16. 1-15 Dicionrio: Fariseu Membro de uma seita judaica surgida no sc. II a. C., que se caracteriza pela observncia exageradamente rigorosa das prescries da lei escrita, mas que, nos Evangelhos, acusado de hipocrisia e excessivo formalismo. Cados Vaso de barro para guardar vinho, azeite e outras bebidas. Coros Antiga medida hebraica, equivale a um tonel. Atilado sagaz, esperto, perspicaz. 1. [O] Qual pecado veio a tona descoberto pelo homem rico em relao ao seu funcionrio (o administrador)? Qual foi o dilema ou crise que assolou o administrador? 2. Percebe-se uma determinao do administrador no versculo 4 (Leia). [O] Qual soluo ele traz para seu problema? [I] Voc acha que ele agiu com sabedoria? Por qu? 3. Jesus faz uma afirmao difcil para seus discpulos no verso 8. [I] Como voc interpreta essa afirmao, voc concorda com Cristo? 4. Riquezas de origem inqua o dinheiro, que se torna uma divindade em oposio a Deus, pode ser usado tambm na causa do Reino de Deus. [O] Que recomendao Jesus est fazendo para o uso do dinheiro no verso 9 e como seria isso na prtica? [A] Mostre exemplos, se puder! 5. Ainda sobre investimentos financeiros, olhamos para o mundo e percebemos quanto dinheiro gasto com coisas temporais, quanta energia foi mal direcionada, ou melhor dizendo, direcionada com os propsitos finais errados! Agora, olhe para sua vida e compare-a com a de um grande investidor mundano. [A] Ele empenha toda sua energia no seu crescimento monetrio aqui na terra; falta em voc algo como cristo para chegar a essa mesma garra e motivao em investir nas coisas eternas ou no? Explique se puder! 6. [I] O que Jesus quer dizer com quem for fiel no pouco ser fiel no muito? 7. [I] Por que no d para servir a Deus e as riquezas ao mesmo tempo?

Anpolis, Gois 8 a 27 de janeiro

23

8. [I] Que caractersticas do corao humano voc percebe na parte final desse texto? 9. [A] De fato, voc tem servido a Deus ou ao dinheiro? Qual dos dois tem sido seu Senhor? Recruta Zero Motivao

24

Anpolis, janeiro Gois 8 a 27 de

Exposies Bblicas
Domingo, 8 de janeiro

Evangelho de Lucas: a Verdade para uma cultura pluralista


Reinaldo Percinoto Jr. Texto: Lucas 1:1-4 Lucas, um historiador

Lucas, um telogo da salvao

Um no-judeu no meio do Novo Testamento

Boas notcias para pessoas reais, com necessidades reais

Salvao integral!

Iniciando o seu relato 05 estgios racionais (1:1-4)

1. fatos que se cumpriram entre ns 2. transmitidos... por testemunhas oculares 3. investiguei tudo cuidadosamente, desde o comeo 4. um relato ordenado 5. para que *lendo+ tenhas a certeza das coisas que te foram ensinadas

E agora, Jos?

Anpolis, Gois 8 a 27 de janeiro

25

Exposies Bblicas | Segunda-feira, 9 de janeiro

O cumprimento da promessa I: o anncio e as cantorias!


Giovanna Amaral Texto: Lucas 1:26-80 A) Cumprindo o que havia sido prometido! 1. Sobre Jesus: Aquele que ferir a Serpente: Gn 3.15 / A Beno das Naes: Gn 12.3 / Grande e Poderoso: Sl 101, 118.22 / O Rei Eterno: Dn 7.13 e 14 / O Intercessor: Is 53.12 / Nascido em Belm, o Eterno: Mq 5.2 2. Joo: Profeta do Altssimo: Is 40.3 B) O Anncio 1. Lugar inesperado: Nazar, na Galilia / Pessoa inesperada: Uma jovem possivelmente pobre e ainda sem experincia como me ou cuidadora de um lar. Sua grandeza est na submisso ao Senhor. 2. A mensagem de Gabriel:
Alegre-se favorecida (agraciada) / Voc conceber pelo ES/ O menino se chamar Filho do Altssimo / Deus dar o trono de seu pai Davi/ Ele reinar para sempre sobre a casa de Jac / Isabel, milagrosamente, est em sexto ms de gestao

C) Maria, a serva fiel 1. Maria conhecia a Lei e os profetas e temia seu Senhor (o anjo refere-se Davi e Jac). Sua questo ao anjo uma dvida sincera e no uma teimosia (Bem aventurados os que no viram e creram) 2. Maria compreende seu papel na histria maior e no se prende a seus desejos egostas ou percepo temporal. Obedincia e humildade so virtudes dos servos. 3. A compreenso de Maria sobre a ao redentora de Deus na humanidade. O papel de Maria (ou sua misso) ceder o seu ventre e junto a Jos, o cuidado familiar. D) Cantorias Os trs cantos usam da linguagem tpica de adorao do A.T. A contemplao da grandeza de Deus e seus feitos, elevam alma a adorao, ao esprito de assombro, ao sincero deslumbramento!
Isabel (Amor): Um breve canto, receptivo, humilde e amoroso A me do meu Senhor Maria (F): O Magnificat, exaltando a bondade e a misericrdia do Senhor Lembrou-se da sua misericrdia para com Abrao Zacarias (Esperana): O Benedictus, canto de ao de Graas, proftico (sobre Joo e sobre Jesus) e cheio de esperana (...) nos visitar o sol nascente, para brilhar sobre aqueles que esto vivendo nas trevas (...)
Anpolis, janeiro Gois 8 a 27 de

26

Exposies Bblicas | Tera-feira, 10 de janeiro

O cumprimento da promessa II: o incio do Reino sem fim!


Giovanna Amaral Texto: Lucas 2:21-52 A) Cumprindo a Lei de Moiss 1. A circunciso, a purificao de Maria, o resgate do primognito (Ex 13.1) 2. O Deus que se autolimita, voluntariamente, desde o incio: Cristo, perfeito e puro, cumprindo a Lei que revela o pecado da humanidade. (referncia da humildade de Cristo em Gl 3.10 a 13 / Gl 4.4) B) As profecias: 1. A profecia (tambm um canto) de Simeo: Luz aos gentios e Glria Israel. 2. Porm Simeo introduz um discurso nada agradvel! Ele traz ms notcias: Cristo trar contradio em Israel; e algo desagradvel acontecer com Maria: uma grande espada atravessar sua alma. (referncias: impossvel a neutralidade sobre o ministrio de Cristo - Lc 11.23 e sobre Maria Jo. 19 : 25 a 27). A profetiza Ana: Uma mulher piedosa, que cr no Messias beb. C) O Jesus menino 1. A angstia de Maria e Jos: uma repreenso e uma no compreenso! a. O corao entesourado de Maria! 2. As primeiras palavras registradas de Cristo: Por que vocs estavam me procurando? No sabiam que eu devia estar na casa de meu Pai? 3. To novo e to seguro de si! ...mas, obediente! Cristo O homem perfeito, em um profundo e perfeito relacionamento com o Pai. Os desejos de Cristo so os mesmo do que os do Pai. D) Crescendo... 1. Duas referncias sobre crescimento, sabedoria, graa diante de Deus e os homens. Semelhana com Samuel 2. 100 % homem, 100% Deus (referncia Hb. 4.15) BIBLIOGRAFIA
HENDRIKSEN, William. Comentrio do Novo Testamento: Lucas, Volume 1. Editora Cultura Crist. So Paulo, 2003; CHAMPLIN, Russell Norman. O novo testamento interpretado versculo por versculo, Volume 2: Lucas, Joo. Editora Milenium. So Paulo, 1985; MORRIS, Leon L. Lucas: Introduo e comentrio. Srie Cultura Bblica. Vida Nova. So Paulo, 1983; STEUERNAGEL, Valdir. Fazendo Teologia de Olho na Maria. Editora Encontro. Curitiba, 2003; FRESTON, Paul. Nem Monge, Nem Executivo: Jesus, um modelo de Espiritualidade. Editora Ultimato, 2011;

Anpolis, Gois 8 a 27 de janeiro

27

Exposies Bblicas | Quarta-feira, 11 de janeiro

O perigo dos caminhos alternativos


Reinaldo Percinoto Jr. Texto: Lucas 3:21 4:15 1. Introduo

2. O batismo (vv.21,22)

3. A genealogia (vv.23-37)

4. A tentao (4:1-15)

No deserto... Quarenta dias... Jejuando... A primeira possibilidade de descaminho (vv.3,4) A segunda possibilidade... (vv.5-8) A terceira... (vv.9-12)

5. E agora, Jos?

28

Anpolis, janeiro Gois 8 a 27 de

Exposies Bblicas | Quinta-feira, 12 de janeiro

O mapa para uma vida autntica!


Reinaldo Percinoto Jr. Texto: Lucas 6:17-49 1. Introduo (vv.17-19)

2. Revelando um vazio de valores (vv.20-26) Desejem o que o mundo despreza! (vv.20-23) Rejeitem o que o mundo admira! (vv. 24-26)

3. Amar se aprende amando* (vv. 27-35) [ttulo de livro de Carlos Drumond de Andrade] Agap: amor at mesmo aos indignos (v.27a) Amor expresso em atos e palavras (vv. 27B,28) Amor: atitude que refreia a vingana e a avareza (vv.29,30) A regra de ouro (v.31) A natureza da atitude amorosa: trs ilustraes (vv.32-34) Tal Pai, tal filho... (v.35)

4. Julgando sem julgar (vv.36-45) Olhar para o alto ajuda a enxergar dos lados! (vv.36-38) Discernimento, humildade e integridade: condies do zelo (vv.39-42) Cultivando um bom tesouro (vv.43-45)

5. Fundamentos (vv.46-49) Necessidade da prtica (v.46) O terreno era o mesmo... mas a maneira de construir... (vv.47-49)

6. E agora, Jos?

Anpolis, Gois 8 a 27 de janeiro

29

Exposies Bblicas | Sexta-feira, 13 de janeiro

O dia em que um juiz virou ru!


Reinaldo Percinoto Jr. Texto: Lucas 7:36-50 1. Introduo (o fariseu, Jesus e a mulher) v. 36

2. Uma mulher derrama seu amor (em ao) vv.37,38

3. Um dilogo (Simo julga erradamente) vv.39,40

4. Uma parbola vv.41,42a

5. Um dilogo (Simo julga corretamente) vv.42b,43

6. Uma mulher derrama seu amor (em retrospecto) vv.44-48

7. Concluso (os fariseus, Jesus e a mulher) vv.49,50

8. E agora Jos?

30

Anpolis, janeiro Gois 8 a 27 de

Exposies Bblicas | Sbado, 14 de janeiro

Sobre discpulos, raposas, funerais e arados


Reinaldo Percinoto Jr. Texto: Lucas 8:19 9:62 1. Introduo

2. Um novo agrupamento de milagres, mas agora com uma diferena (8:22-56) sem grandes multides o tempo de partida se aproxima

3. O discipulado (9:1-36) Uma nova fase no ministrio de Jesus Quem, pois, este...? - uma sequencia de respostas Uma sequencia extra: messiado =>> cruz!

4. Jesus e os discpulos (vv. 37-50) Quatro incidentes curtos: falta de f, lentido, orgulho, intolerncia Concluso da seo galilia. Ainda h muito para aprender.

5. Mais lies acerca do discipulado (vv. 51-62) 5.a) A rejeio samaritana (vv. 51-56) 5.b) A raposa, o funeral e o arado (vv. 57-62) rica estrutura literria (04 pontos de comparao)

Quem quer ser um... rejeitado? (vv.57,58)

O funeral das normas culturais (vv.59,60)

Quem ara no pra! (vv.61,62)

6. E eu, o que fao com esses nmeros?

Anpolis, Gois 8 a 27 de janeiro

31

Exposies Bblicas | Segunda-feira, 16 de janeiro

Um exemplo a ser seguido


Nilsa Oliveira Texto: Lucas 11:1-13 # Alm das oraes de Jesus que aparecem nos outros evangelhos, Lucas registra mais sete vezes em que Jesus orou: Quando foi batizado (3.21) Depois das curas que fazia (5.16) Antes de escolher os doze apstolos (6.12) Antes da confisso de Pedro em Cesaria de Filipe (9.18) No momento em que foi transfigurado (9.29) Antes de ensinar a orao modelo (11.1) E na Cruz (23.34-35)

# O ensino de Jesus sobre orao (11.1-4)


O Pai Nosso que aparece nos vs. 2b-4 mais curto do que o Pai Nosso que aparece em Mt 6.9-13; so cinco pedidos em Lucas; sete pedidos em Mateus. Isto por si s j mostra que, mas do que uma frmula fixa, o Pai Nosso um modelo de orao. Orar Pai Nosso equivale a conhecer a trs Pessoas da Trindade, pois apenas nela e por meio dela essa orao possvel. Orar Pai Nosso entrar em um novo relacionamento com o Deus, enraizado em seu ser interno, que nos d acesso sua mente, algo que jamais ocorreria de outra forma. (Gerald Bray, Teu o Reino).

# A parbola do amigo insistente (11.5-8) e o ensino de Jesus a cerca da perseverana na orao (11.9-13)
Lucas o evangelho da orao e nos revela o apelo de Jesus para que sejamos ousados e perseverantes na orao (vs. 5-8), nos oferecendo total garantia de que Deus atende s nossas splicas (vs. 9-13). O argumento que se ns que estamos sob a influncia do pecado universal (13.1-9), ainda assim, somos amorosos para com os nossos filhos, quanto mais o pai da humanidade fica feliz em presentear seus filhos com os dons espirituais, sendo o primeiro e maior deles o dom da salvao (1Co.12-13). Todo crente em Jesus tem o esprito Santo (At 1.8, Gl 5.22), mas quando pedimos que esprito santo dirija as nossas vidas, abrimos a alma para a sua maravilhosa e completa ao (Ef. 4.30 com 1Ts. 5.19). (King James, Edio de Estudo)

32

Anpolis, janeiro Gois 8 a 27 de

Exposies Bblicas | Tera-feira, 17 de janeiro

O Reino de Deus
Nilsa Oliveira Texto: Lucas 13:18-30 # A semente de mostarda e o fermento (18-21)
Estas duas comparaes ensinam que o Reino de Deus comea pequeno, at de forma invisvel, mas depois, com o tempo, se torna poderoso e eficaz (At 1.6-8; 8.12; 19.8; 20.25; 28.23-31). Tanto nas plantaes quanto na cozinha (onde a alimentao preparada), como no mundo e nas almas humanas, a implantao e o desenvolvimento da nova natureza do reino no podem permanecer ocultos ou tmidos. No original, a expresso grega trs satos significa uma grande quantidade de farinha (pouco mais de 10 kilos). A mesma quantidade usada por Sara em Gn 18.6. No primeiro sculo da Igreja, a ignorncia dos pagos (gentios) em relao ao Reino de Deus em Cristo era quase total. Entretanto, com o passar dos sculos, o Cristianismo se tornou a maior das religies da terra. (King James, Edio de Estudo).

# Estreita a porta do Reino (22-30)


No verso 22 comea uma seo que vai at 16.13, com o objetivo de responder a duas questes especiais, que muito preocupavam os telogos da poca de Jesus e de hoje: Quem entrar no Reino de Deus? e sero muitos ou poucos os que tero esse acesso privilegiado?. Apesar das multides que vinham procura de curas e outras bnos, Jesus no claro sobre o nmero de salvos, mas adverte que muitos tentariam buscar a salvao (entrar no Reino) depois de ser tarde demais (portas fechadas). O verdadeiro salvo no necessariamente o religioso e bem instrudo, mas sim aquela pessoa que, arrependida de sua condio mundana e pecadora, sente o desejo inesgotvel de, em Cristo, lutar (concentrar toda fora e ateno), pois a porta estreita e no permite que passemos carregando nosso Eu ou o mundo. (King James, Edio de Estudo).

Anpolis, Gois 8 a 27 de janeiro

33

Exposies Bblicas | Quarta-feira, 18 de janeiro

Humildade e Hospitalidade
Nilsa Oliveira Texto: Lucas 14:7-24 # Os humildes sero exaltados (7-14)
Verso 7: Jesus j antevia as discusses insensatas por posies e poder na comunidade dos cristos e recomenda que o servo entregue esse assunto ao Pai e aguarde sua promoo em paz, servio e humildade. Verso 9: Jesus no est falando apenas de boas maneiras, mas da vida espiritual, na qual a humildade o primeiro requisito para a exaltao, especialmente no juzo final. Verso 11: Deus no honrar seus filhos segundo a prtica mundana de exaltar aos que tem influncia nesta vida, mas conforme o testemunho de Cristo que se doou completamente, revelando uma atitude de total abnegao (Fp 2.6 de acordo com Tg 2.2-4). Verso 14: Todas as nossas intenes e aes tm sua recompensa. Por isso, o cristo sbio aquele que age de maneira a agradar a Deus e obter a sua aprovao na ressurreio dos justos. Os justos so os que forem justificados por Deus por causa do sacrifcio expiatrio de Jesus Cristo e que tiverem comprovado sua f mediante as suas aes na terra (Mt 25.34-40).

# A parbola do grande banquete (15-24)


Verso 15: Era comum aos estudiosos das escrituras associarem o reino futuro de Deus a um grande banquete (13.29; Is 25.6; Mt 8.11; 25.1-10; 26.29; Ap 19.9). Jesus aproveita a manifestao deste homem para adverti-los, em forma de parbola, sobre o fato de que nem todos entrariam no Reino de Deus. Verso 20: Os homens deram uma srie de desculpas falsas, uma vez que ningum compra terras e propriedade sem ver, ou boi de arados sem experiment-los. Nem mesmo a rigidez das cerimnias matrimoniais dos antigos judeus privaria o jovem marido de levar sua esposa ao banquete e atender ao convite do seu Senhor. Verso 24: A parbola do maravilhoso banquete (grande ceia) nos ensina: Deus convida a humanidade para entrar em seu Reino e cear com Ele e seus amigos. Obviamente no h desculpas para no aceitar tal honra, e qualquer recusa ser entendida como uma afronta. O evangelho ministrado de graa e tudo j est preparado para o grande evento. Os homens procuram eximir-se da responsabilidade de atender ao convite do Senhor, pois preferem cuidar de suas prioridades terrenas a fazer parte do Reino (Jo 3.3-5); preferem trabalhar, ganhar, comprar e vender seus bens temporais a receber o Reino eterno de graa (Ef 2.8-9); preferem seus relacionamentos no mundo, como o casamento, s bodas do cu. Assim que a Casa estiver com sua lotao preenchida, vir o fim dos sculos e a completa implantao do Reino de Deus (Rm 11.25). (King James, Edio de Estudo).

34

Anpolis, janeiro Gois 8 a 27 de

Exposies Bblicas | Quinta-feira, 19 de janeiro

Perdidos e achados
Phil Rout Texto: Lucas 15 Introduo

Contexto: Jesus a caminho de Jerusalm e a cruz (9:51, 18:31ss, etc) Seu ministrio traz diviso (12:51) Sbado na casa de um fariseu. Em pauta: Um grande banquete (14:7-24) Qual o preo de seguir a Jesus? (14:25ss) Estrutura de Lucas 15: Dois grupos de ouvintes (v1-2) Uma parbola (v3ss) que atinge ambos A Ovelha e a Moeda: A alegria na terra pelo reencontro do que estava perdido A alegria no cu pelo arrependimento de um pecador Os Filhos: Um filho rebelde se arrepende (v11-20) Um pai compassivo derrama graa (v20-24) Um filho escravo se ira (v25-31) Rebelde! Voc pode ser um filho!

Escravo! Voc pode ser um filho!

Anpolis, Gois 8 a 27 de janeiro

35

Exposies Bblicas | Sexta-feira, 20 de janeiro

A terceira via da f salvadora


Phil Rout Texto: Lucas 17 Introduo: Como se parece a f salvadora?

Contexto: Captulos 16-18: Os dois grupos rebeldes e escravos em foco O lugar de Lucas 17 dentro dessa estrutura Crer nas palavras de Jesus de importncia crucial, por causa do juzo que vem vindo A f que salva conduz o crente por um novo caminho

Lucas 17:1-19 atitudes condizentes com a verdadeira f em Jesus Tratar o pecado com seriedade

Tratar o pecador com misericrdia

Tratar o servio como um dever

Tratar o Senhor como nossa Salvao

angstia, orao e esperana

Concluso: Cada ouvinte tem dois pecados para se arrepender. Quais so os seus?

preciso agir!

36

Anpolis, janeiro Gois 8 a 27 de

Exposies Bblicas | Segunda-feira, 23 de janeiro

Os 36 grupos de parte prtica de Jesus


Natan de Castro Texto: Lucas 10:1-24 (v. 1) Em duplas preparando o caminho para o Senhor

(v. 2) Recursos escassos e demanda crescente

(v. 3-4) Cordeiros entre lobos

(v. 5-9) Anunciando o Reino quando bem recebidos

(v. 10-12) Anunciando o Reino quando mal recebidos

(v. 13-16) Ai se eu te pego... Corazim, Betsaida e Cafarnaum

(v. 17) O retorno alegre da parte prtica

(v. 18-20) Cuidado com a alegria visvel!

(v. 21-22) Jesus ora em ao de graas

(v. 23-24) Olhos e ouvidos privilegiados

Aplicao

Anpolis, Gois 8 a 27 de janeiro

37

Exposies Bblicas | Quinta-feira, 26 de janeiro

A parbola dos lavradores maus


Natan de Castro Texto: Lucas 20:9-19 Intro 1: Esboo de Lucas (1:1-4) Prefcio (1:5 2:52) As narrativas da infncia (3:1 4:13) Joo Batista e a preparao para o ministrio de Jesus (4:14 9:50) Jesus na Galilia (9:51 19:44) Viagem da Galilia para Jerusalm (19:45 21:38) Jesus em Jerusalm (22:1 23:56) A Paixo (24:1-53) A Ressurreio e Ascenso

Intro 2: Esboo de Jesus em Jerusalm (19:45-48) Jesus chuta o pau da barraca no Templo (20:1-8) Os religiosos questionam a autoridade de Jesus (20:9-19) A Parbola dos lavradores maus (20:20-26) 1 cilada: O pagamento do imposto a Csar (20:27-40) 2 cilada: O conto da viva negra que matou 7 maridos (20:41-44) O xeque-mate de Jesus: O Cristo Senhor de Davi! (20:45-47) Verso zipada do discurso de Jesus contra os religiosos (verso completa em Mt 23) (21:1-4) A oferta da viva pobre (21:5-38) O discurso escatolgico de Jesus

Intro 3: A parbola dos lavradores maus a) Jesus contou uma parbola contra os religiosos; b) Ns somos os religiosos!!! (v. 9) Plantar, arrendar e se ausentar (v. 10-12) Hostilidade contra os servos (v. 13) O envio do filho amado (v. 14-15a) O filho amado assassinado (v. 15b-16) Consequncias para os lavradores e para a vinha (v. 17-18) pau, pedra, o fim do caminho (v. 19) Um assassinato suicida

Aplicao

38

Anpolis, janeiro Gois 8 a 27 de

Exposies Bblicas | Sexta-feira, 27 de janeiro

O dia em que a morte morreu!


Natan de Castro Texto base: Lucas 24:1-53 As primeiras testemunhas da ressurreio (v. 1-8) Procurando entre os mortos Aquele que vive (v. 9-12) Mulheres loucas ou homens cticos?

Encontrando Jesus na estrada (v. 13-16) De volta pra casa (v. 17-19a) Sobre o que que ocs to proziano? (v. 19b-21) A Cristologia de Cleopas (v. 22-24) O testemunho duvidoso das mulheres (v. 25-27) Aula de Cristologia do Antigo Testamento (v. 28-29) O drible de Jesus (v. 30-32) Mesa: Lugar onde muito mais que po partilhado (v. 33-35) De volta pra Jerusalm

Jesus chega pro jantar (v. 36 e 40) O cupom fiscal da paz (v. 37-39 e 41-43) Jesus no Gasparzinho (v. 44-45) Aula de Cristologia do Antigo Testamento II (v. 46-49) Vocs so testemunhas destas coisas

A ascenso (v. 50-51) A despedida (v. 52-53) Jerusalm: Lugar de adorao e tentao

Aplicao

BIBLIOGRAFIA COMENTADA: BAILEY, Kenneth. As parbolas de Lucas. Vida Nova. So Paulo, 1995; Este livro resultado da imerso do autor nas culturas do Oriente Mdio. Bailey passou mais de 20 anos mergulhado nas lnguas e costumes dos camponeses do Lbano, Egito, Sria, Iraque e Palestina. Neste livro ele expe com muita propriedade exegtica as parbolas da narrativa da Viagem (Lucas 9:51 a 19:48) e prope aplicaes contemporneas a cada uma delas;

Anpolis, Gois 8 a 27 de janeiro

39

CHAMPLIN, Russell Norman. O novo testamento interpretado versculo por versculo, Volume 2: Lucas, Joo. Editora Hagnos. So Paulo, 2002; Esta obra bem completa e apresenta uma linguagem bem acadmica. O autor comenta o texto bblico versculo por versculo aps traduzi-los do grego. uma obra mais para consulta do que pra leitura seqencial. Observa e interpreta bem, mas aplica pouco. CONNELLY, Douglas. Maria: Um modelo bblico de espiritualidade. Editora Ultimato: Viosa; Editorial Press: So Paulo; 2002 O autor protestante e faz uma exposio sobre as narrativas em que Maria aparece nos Evangelhos. O livro de fcil leitura e tira a poeira das tradies da igreja que nos confundem em relao ao natal. No diviniza Maria, mas a apresenta como um bom modelo de espiritualidade a ser seguido por todos os cristos. KISTEMAKER, Simon. As Parbolas de Jesus. Editora Cultura Crist. So Paulo, 1992; Expe 40 parbolas de Jesus de maneira sucinta e prtica. Excelente pra elaborao de sermes e EBIs, pois explica as parbolas propondo aplicaes contemporneas; MORRIS, Leon L. Lucas: Introduo e comentrio. Srie Cultura Bblica. Vida Nova. So Paulo, 1983; Este comentrio de Lucas, como todos os desta srie, bem conciso. Nele o autor vai direto ao ponto e no se perde em explicaes minuciosas de detalhes. Tem uma viso bem ortodoxa do texto bblico, mas consegue ser pastoral e prtico. Excelente pra preparao de sermes ou EBIs quando no se tem muito tempo pra consultar muitas obras de apoio; PETERSON, Eugene H. A linguagem de Deus. Mundo Cristo. So Paulo, 2011; Excelente livro do Peterson! Por ser poeta e pastor, consegue vasculhar a riqueza da linguagem utilizada por Jesus em suas histrias e oraes. Na primeira parte do livro (Jesus em suas histrias) o autor reflete sobre as parbolas da narrativa da viagem (Lucas 9:51 a 19:48). Na segunda parte faz o mesmo com as seis oraes de Jesus registrada nos evangelhos; RIENECKER, Fritz. Evangelho de Lucas: Comentrio Esperana. Editora Evanglica Esperana. Curitiba, 2005; Comentrio bblico bem completo. O autor alemo e traz uma excelente contribuio pra ns, latinos, que somos viciados em autores norte americanos; STORNIOLO, Ivo. Como ler o Evangelho de Lucas: Os pobres constroem a nova Histria. Paulus. So Paulo, 1992; Esta srie foi elaborada para as CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) da igreja catlica com o objetivo auxiliar os leigos a dirigirem estudos bblicos nas casas. A leitura fcil, traz uma boa introduo aos livros bblicos e cada captulo termina com perguntas para discusso (como os EBIs). Os autores so catlicos e advogam a teologia da libertao (O Evangelho traz libertao mais social, poltica e econmica que espiritual). Os evanglicos brasileiros, em geral, enfatizam mais a salvao espiritual e escapista (justificao pela f pra ir morar no cu depois que morrer). Ler os autores desta srie sempre me ajuda a manter um equilbrio nesse pndulo e buscar a prtica da misso integral.

40

Anpolis, janeiro Gois 8 a 27 de

Palestras
Pura humanidade!
Jos Miranda Filho Projeto de uma vida a dois: Sonhos o Como so formados o Escapismos e medos o Esperanas (reais X escapistas) Procura o Pr-requisitos Projetos em comum Compatibilidades Ter condies de receber o amor que temos para dar o Dificuldades Impacincia Hormnios Presso social (o ET) Sustento Adaptao dos projetos (harmonizao dos planos) Auto sabotagem Objetivos (Foco) o Reino de Deus o Construo de uma famlia crist (o que uma famlia crist) o Companhia na caminhada Esperana e vontade de Deus o Perseverana o Sujeio soberania de Deus o Confiana em Deus que quer o melhor para ns o Aceitar o no representa tanta f como receber o sim Sexualidade: O natural O projeto de Deus; Domando um poder (sexo, dinheiro e poder); A espera como parte da formao Administrando esse poder para a harmonia O doar-se (negar-se) O problema da "pluralidade sexual" na viso crist de famlia (apetites sobrepondo as alianas e o domnio prprio porque os apetites no podem nos submeter) misericrdia X tolerncia secular o pecado da igreja Tendo paz e liberdade

Anpolis, Gois 8 a 27 de janeiro

41

Liberdade, Lei e Sexualidade Contexto Grandes mudanas no mundo (turbilho desmoralizao do profetismo cientfico) Surpresa das religies (a sede humana no saciada pelo secularismo) Conceito hedonista de amor (entre os cristos liberais) Queda (escolha em quem confiar obedincia em quem cremos) Verdade truncada = mentira Hedonismo (anti comunitrio) Cavalos (dinheiro, sexo e poder) Precisam ser domados antes de montados (no domados eles te derrubam) Disciplinas (diferentes conforme a maturidade de cada um) Somos todos pecadores (aos ps da cruz?) Liberdade X Escravido (Glatas 6) pessoas x coisas/prazeres fins e meios A lei (a de Deus e a natural) inevitvel na sua ausncia surge a lei do mais forte (que lei) Leis sobre a prtica do sexo Pecado e Amor 1. Deus e o prximo 10 mandamentos 2. Temor obedincia amor 3. Aquele que tem os meus mandamentos... 4. Pedro, tu me amas? Faa isso... 5. O que liberdade? 6. O que mandamento razovel? Ns Relacionamentos necessidade de validao Egocentrismo natural desde a infncia Qual a base sobre a qual montamos nossos relacionamentos? Onde quero chegar nos meus relacionamentos? Que projetos tenho para construir junto com algum? Que valores sustentam meus sonhos?

A Redeno O Reino de Deus Justia... Caractersticas da lei do amor

42

Anpolis, janeiro Gois 8 a 27 de

Palestras

Envolvendo-se com a Universidade e com os Universitrios


Alberto Carlos Guimares Castro Diniz adiniz@unb.br No documento da IFES Living Stones temos que uma de nossas prioridades como movimento envolver-nos com a universidade (engaging no documento ingls e conectarse na traduo para o espanhol). Queremos nessas duas palestras discutir as formas e implicaes desse envolvimento, considerando que antes de nos enviar aos confins da terra, Jesus nos envia para Jerusalm e Samaria. A universidade a nossa Jerusalm ou a nossa Samaria. A universidade o local onde passamos a maior parte de nosso tempo durante os anos que l estudamos. Ela concentra a maior parte de nossas preocupaes, exige nosso tempo e consome nossas energias. Nela tambm estamos construindo nossa identidade (profissional e tambm pessoal). Precisamos ento refletir sobre esses anos que passamos na universidade de forma que eles sejam significativos para nossas vidas e para o Reino de Deus. A vida pblica de Jesus Cristo durou apenas trs anos (menos que um curso de graduao clssico) mas afetou profundamente a histria de toda a humanidade. A marca do ministrio de Jesus foi que ele se envolveu com pessoas de forma profunda e dedicada. Ele foi ao encontro dos anseios das pessoas. Ele discutiu ideias, desafiou paradigmas, condenou falsas doutrinas, preocupou-se em libertar as pessoas de ideias erradas e da ignorncia. Fez isso com muita sabedoria e demonstrando ser hbil no uso da palavra e possuidor de uma didtica impressionante.

1. Envolvimento com a Universidade (13/01/2012)

1.1.Caractersticas da Universidade Brasileira atual: No campo das ideias: o pragmatismo X reflexo crtica; o tecnicismo X cincia; o pseudo-cincia e contedo miditico; o religio e f na universidade. No campo poltico: o falta der quadros no movimento poltico => oportunidade para o cristo (chamado e companheiro); o tica Crist X tica do movimento poltico universitrio; o poltica do movimento estudantil (DCEs e semelhantes) e poltica dos universitrios

1.2. Riscos e enganos no envolvimento com a universidade a responsabilidade do cristo na academia (crescimento numrico, diferenciao pelo evangelho, testemunho coerente); motivao (discernimento da vocao e excelncia acadmica); lidando com o sucesso, vaidade e orgulho (soberba)

Anpolis, Gois 8 a 27 de janeiro

43

2. Envolvimento com os Universitrios e as Universitrias (14/01/2012) 2.1. Algum precisa prantear sobre a situao dos jovens universitrios brasileiros. a) reconhecimento da situao. Um olhar cristo sobre o universitrio. Papel da ABU (brao da Igreja);

b) Viso estratgica X estratgia do Reino;

c) Militncia nas vrias esferas;

2.2. Envolvendo-se com pessoas a) desenvolvendo relaes de amizade;

b) identificando carncias escondidas e necessidades sufocadas (indo alm do que se v);

c) superando preconceitos;

d) ser um canal de beno e libertao;

e) viso de longo prazo;

2.3 Problemas e riscos a) reconhea-se um pecador fraco e incapaz (para que a fora de Cristo se aperfeioe na tua fraqueza);

b) o preo do discipulado, o preo do discipulador (lidando com a nota cinco);

c) a necessidade do discipulado (a velha receita)

44

Anpolis, janeiro Gois 8 a 27 de

3. Sugestes de leitura ps-IPL Ponha isto na cabea Arquivo universitrio, MPC, 1a ed. 1999
Um livro perfeito para quem chega na universidade e para quem quer ser relevante na vida de quem chegou. Se para o calouro cristo esse livro ajuda no reconhecimento de rea, para o cristo que quer se envolver com pessoas, evangelizar e discipular, o livro d excelentes dicas. Editado pela MPC apresenta captulos escritos por ABUenses e todo na linha da Misso Integral. Alguns Tpicos: Vida equilibrada e produtiva na universidade, discipulado, mentalidade contempornea, militncia poltica, esoterismo e Os desafios da comunidade evanglica universitria.

Evangelismo Natural, Rebecca Manley Pippert, Editora Mundo Cristo, 1999, ISBN: 8573251972
Este o livro mais contextualizado sobre o tema que j foi traduzido para o portugus. Geralmente os livros sobre evangelismo trazem uma abordagem mais racional (apresentao conceitual do plano de salvao + mtodos de proclamao verbal). Neste, no entanto, a autora refora a primazia dos relacionamentos no apenas como meio para a evangelizao, mas como parte dela: "Aprendi com a experincia o que a Escritura ensina em I Tessalonicenses 2:8: para compartilhar o Evangelho devemos compartilhar nossas prprias vidas, nosso ser. Se no entendermos que Cristo nos libertou para que fssemos autnticos, veremos a evangelizao como um projeto e no como um estilo de vida. Tenderemos a ver os no-cristos mais como objetos de nossos esforos evangelsticos do que como pessoas de verdade." (p. 31) (Por Natan Borges)

Educao e Justia na Amrica Latina, Alexandre Brasil (Org.), ABU Editora, 2005
Uma abordagem crist sobre Educao e Justia na Amrica Latina. Compila artigos em portugus e espanhol de professores e pesquisadores cristos preocupados em servir a comunidade crist com suas competncias acadmicas e testemunhar como cristo em suas atividades profissionais na academia. Sou f da parte final do artigo do Ramachandra.

Fbrica de Missionrios, Rubem Amorese, Editora Ultimato, 2008, ISBN: 978-85-7779-025-8


Rubem trabalha de uma forma muito boa a questo de que tambm somos chamados para ser missionrios em Jerusalm e Samaria (famlia, universidade, emprego, nossa cidade). til para o ministrio na universidade.

Como viveremos?, Francis Schaeffer, Editora Cultura Crist, 2003, ISBN: 85-86886-71-8 (traduo Gabriele Greggersen) Apesar de escrito em 1976, continua relevante e atual para quem quer tratar com
seriedade e profundidade questes ticas e filosficas de nossa poca. Um excelente ferramenta para embasar discusses mais profundas na universidade sobre a f e a moral crists. Contra-capa do livro: Este livro no tem a pretenso de apresentar uma cronologia completa da cultura ocidental. A simples possibilidade de uma obra assim escrita questionvel. Mas este livro faz uma anlise de momentos histricos importantes que contriburam para a formao dos dias atuais e o pensamento daqueles que os geraram. Este estudo feito com a esperana de que seja lanada luz sobre as caractersticas principais de nossa poca e que solues possam ser encontradas para a mirade de problemas que enfrentamos.

Morte na Cidade, Francis Schaeffer, Editora Cultura Crist, 2003, ISBN: 85-86886-79-3
Na mesma linha do anterior, s que menor. Forte e desafiador. Muito Bblico. Vale a pena ler. Schaeffer trata de temas como: a solido e significncia do homem e a persistncia da justia e da compaixo de Deus. O captulo sobre falando ao homem sem Bblia muito instrutivo. Um extrato do primeiro pargrafo do livro: Ns vivemos em um mundo ps-cristo. Como devemos olhar para esse mundo ps-cristo e nos comportar como cristos nele? E Ele escreveu isso em 1969!

Igreja? T Fora!, Ricardo Agreste, Editora SOCEP, 2007, ISBN: 978-85-98486-31-4


Indicao do Pr. Ricardo Barbosa. Na atualidade, podemos identificar o crescente interesse das pessoas pelo assunto "espiritualidade". As pessoas se mostram interessadas em conhecerem mais acerca dos princpios de Deus e da vida e ensinamentos de Jesus. No entanto, quando o assunto "igreja" a histria muda drasticamente. Ao ler e refletir sobre as ideias apresentadas, voc se sentir desafiado a repensar a igreja e a rever sua postura como discpulo de Jesus diante de Sua comunidade em misso no mundo.I

Anpolis, Gois 8 a 27 de janeiro

45

O Chamado, Os Guinness, Editora Cultura Crist, 2001, ISBN 85-86886-30-0


Os Guinnes considera que secundaristas, universitrios, jovens profissionais e pessoas de meia-idade, todos enfentam a questo do sentido e propsito da vida. Ele trata do assunto de forma profunda e racional, mas tambm Bblica e devocional. Ele trata das questes do mundo ps-moderno e dos princpios bblicos na definio de chamado. Uma leitura gostosa e desafiadora. Inspira bons momentos de orao e meditao. Tenha pacincia com as histrias que ele gosta de contar para ilustrar cada captulo.

That Hideous Strength (Aquela Fora Medonha trad. Silva Horta), C. S. Lewis , Europa Amrica, v. 1 e 2.
Uma forma diferente de tratar da questo do cristo no mundo acadmico e cientfico, das lutas ticas e morais enfrentadas pelo cristo nesse meio. Fico e alegorias no melhor estilo de Lewis. Se voc tem alguma experincia na participao em rgos colegiados da universidade vai v-los claramente na parte quatro do captulo primeiro. Interessante tambm para discutir questes de submisso, relacionamentos familiares e vida profissional. A Martins Fontes j relanou os dois primeiros: Alm do planeta silencioso e Perelandra, acho que este terceiro sai em 2012.

A Abolio do Homem, C.S.Lewis, Martins Fontes, 1a edio, 2005, 102 p.


Primeira edio em portugus de um clssico de C.S. Lewis. Lewis desenvolve uma argumentao muito lgica e coerente sobre a moralidade, o desenvolvimento cientfico o progresso e como essas coisas desumanizaram o homem. O terceiro captulo sensacional. No primeiro capitulo Lewis ilustra o problema que vai tratar com um caso especifico da literatura inglesa (tenha pacincia). No segundo captulo ele apresenta o principio de Lei Moral (que depois ele ilustra em parbola-fico no livro Aquela Fora Medonha da trilogia csmica). No terceiro captulo a gente se regala com a lucidez lgica e a argumentao de C. S. Lewis. Um bom caminho para criar pontes no mundo acadmico e uma leitura prazerosa e desafiadora.

4. Indo alm: Criando pontes a partir de uma reflexo sobre a ruptura do conhecimento com a verdade. Pontos para aprofundamento no meio acadmico e no cuidado com o jovem de hoje
s vezes queremos dizer tudo, aproveitar ao mximo a oportunidade, mas creio que isso no est nas nossas mos, no somos imprescindveis e os nicos a terem compreenso do assunto e situao. Por isso sugiro nesse anexo alguns pontos que precisam ser trabalhados (refletidos e aprofundados) se queremos ser relevantes e significativos para a nossa gerao na universidade.

So muitos os autores que identificam a ruptura da humanidade com a verdade, ou a realidade como muitos dizem. Normalmente eles apontam o incio do sculo XX, como a marca onde essa ruptura atingiu a sociedade de forma mais prtica e generalizada. Segundo alguns autores isso se iniciou na filosofia ainda no sculo XVII e foi aos poucos ganhando espao entre os pensadores, at se instalar sutilmente entre toda a sociedade ocidental. No sou socilogo ou filsofo, nem consigo avaliar corretamente se essa ideia correta, mas concordo com essa viso e compartilho abaixo algumas referencias para aqueles que quiserem desenvolver mais o assunto. Considerando que o tema do IPL a verdade e que, como cristos, cremos que a verdade liberta e salva e, ainda mais, que a Verdade uma pessoa, Jesus Cristo, a ruptura com a realidade (como dizem) uma ruptura com a verdade e pode levar, em diferentes medidas, a uma ruptura com Cristo e toda a plenitude da Vida que Ele nos d. Considerando nossa misso de sermos instrumentos de Cristo na promoo da verdadeira vida, salvao e libertao, creio que entender como essa ruptura com a realidade se d pode nos ajudar muito no ministrio na escola e na universidade, lugar principal onde essas ideias se desenvolvem e onde passamos uma boa parte do tempo convivendo com pessoas que foram transformadas por essas ideias e encontram-se longe da Verdade. Em termos gerais e filosficos, Scott Randall Paine, estudando a obra de G.K. Chesterton, demonstra em Chesterton e o Universo (Editora da UnB, 2008), como que a filosofia ocidental moderna trocou a realidade do mundo (compreendida pelo senso comum) por uma subjetividade, que valorizando o interior, se desconecta da verdade, se perdendo em um emaranhado de construes lgicas que

46

Anpolis, janeiro Gois 8 a 27 de

acabou criando algumas das confuses e transtornos to caractersticos contemporneo.

do homem

John Polkinghorne, em Explorando a Realidade o entrelaamento de cincia e religio (Edies Loyola, 2008), vai alm e mostra como a ruptura com a realidade atingiu s cincias de forma geral. Segundo ele, mais recentemente, a ala radical do ps-modernismo sugeriu que, em vez da verdade sobre a realidade, devemos nos conformar com um conjunto de opinies que expressem pontos de vistas pessoais ou sociais. Ele desenvolve, mostrando como isso atingiu certa ala das cincias fsicas, onde modelos bem construdos no precisam guardar relao com a realidade. A extrapolao desse conceito leva a um distanciamento da verdade em outras reas do conhecimento como a psicologia e a sociologia. Concordo com ele, pois visvel (e outros autores afirmam o mesmo) que a adoo do mtodo cientfico como ferramenta de trabalho generalizada para se fazer cincia em detrimento do mtodo histrico (no generalista) transformou todas as outras reas do conhecimento. Buscam-se verdades gerais, mas que influenciadas pelo subjetivismo, se distanciam da realidade do indivduo. Essa ruptura com a verdade leva tambm a uma ruptura com a tica (ainda mais se pressionada pelo produtivismo dos nossos dias. Veja Os Alquimistas - Revista Piaui n. 60, SET/2011). Esse distanciamento da verdade/realidade se manifesta em vrias reas do conhecimento e das atividades humanas. Um exemplo que hoje nos atinge diretamente e mostra o tamanho do problema da falta de verdade/realidade est na financeirizao da economia, onde as bolsas tomaram o lugar da indstria, o especulativo o lugar do produtivo, o virtual o lugar do real (concreto). Um exemplo de ruptura com a verdade na economia e que afeta todo o mundo globalizado est na suspenso dos acordos de Bretton Woods, mas especificamente na no indexao das moedas ao ouro. Esse um exemplo que o Miranda gosta de dar e pode comentar melhor do que eu, mas pelo que eu entendo, no momento em que as economias deixaram de indexar suas moedas (virtual) a uma reserva de ouro (real) abriu-se espao para a a especulao e a formao das bolhas. Hoje em um mundo governado pela iluso estruturada dos mercados, vivemos e construmos as polticas de nossa sociedade em cima de conceitos e padres desconectados da realidade. Outro ponto que precisa ser melhor trabalho na interpretao da situao social mundial que vivemos hoje, decorrente da crise dos mercados financeiros, como ela realmente afeta os jovens. A mdia (internacional e nacional) tem subestimado os movimentos de protesto, desqualificando o carter dos mesmos, como se fossem manifestaes de jovens irresponsveis e mimados contra causas sem sentido. Devemos ser cuidadosos em no repetir apenas o discurso dos outros. Por trs das manifestaes na Inglaterra existe, segundo Ignacio Ramonet, um quadro de devastao social legado pelo neoliberalismo, onde pela primeira vez em um sculo, as novas geraes tm um nvel de vida inferior ao de seus pais (Le Monde Diplomatique Brasil, SET/2011). Temos na anlise crtica e aprofundada da influencia da ruptura com a verdade sob o desenvolvimento do pensamento ocidental (filosfico e cientfico) e a repercusso disso na sociedade contempornea, nas relaes sociais e na tica, excelentes oportunidades de criar pontes que levem nossos colegas a um confronto consigo mesmos e suas cosmovises e a chance de apresentarmos a Verdade, que Cristo. Termino citando um exemplo na literatura. Roubo dois versos de Alberto Caieiro (o Fernando Pessoa que se opunha aos filsofos): O Universo no uma ideia minha. A minha ideia do Universo que uma ideia minha. Seja o que for que esteja no centro do Mundo, Deu-me o mundo exterior por exemplo de Realidade.

Anpolis, Gois 8 a 27 de janeiro

47

Palestras

Caminhos e descaminhos da Misso Integral (1969 a 2012)


Sarah Nigri
Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocs devem amarse uns aos outros. Com isso, todos sabero que vocs so meus discpulos, se vocs se amarem uns aos outros. Jesus Joo 13:34-25

A misso vai muito alm das palavras: tem a ver com a qualidade de vida ela se demonstra na vida que restaura o propsito original de Deus para a relao do ser humano com o Criador, com o prximo e com a criao. (Ren Padilla O que Misso Integral?)

O desenvolvimento da Misso Integral na Amrica Latina


Fins da dcada de 60: o Transformaes polticas e sociais em todo mundo, contexto de Guerra Fria, regimes ditatoriais na Amrica Latina, movimentos independentistas na frica e na sia, etc. Como responder aos desafios dos novos tempos? Onde est Deus em meio a tudo isso?
*...+ a f tem de se articular de tal forma que responda aos novos desafios e interrogaes que surgem da situao do mundo contemporneo. [...] Cada gerao de cristos tem a grande tarefa de proclamar o evangelho dentro de seu prprio contexto socioeconmico, poltico e cultural. (Ren Padilha O que Misso Integral)

48

Anpolis, janeiro Gois 8 a 27 de

Em busca de uma teologia contextualizada e latino-americana

Congresso Latino-Americano de Evangelizao CLADE I 1969 o Realizado em Bogot, Colmbia, com o tema: Ao em Cristo para um continente em crise. De acordo com Luiz Longuini Neto, o CLADE I:
Rejeitou a influncia e a manipulao dos missionrios norte-americanos pelo menos uma massiva, gritante e vergonhosa influncia afirmando que havia uma identidade evanglica mas, tambm, uma identidade que lutava por sua autoctonia. Tomou conscincia da profunda crise que pela qual passava a Amrica Latina nas esferas do social, poltico, econmico e religioso. (Longuini O novo rosto da misso)

1970 Nascimento da Fraternidade Teolgica Latino-Americana


Em linhas gerais, a FTL tem desenvolvido um trabalho de reflexo teolgica que abarca os campos da misso, da pastoral e a preocupao, sempre presente, com a contextualizao. (Longuini O novo rosto da misso)

I Congresso Lausanne de Evagelizao Mundial Suia, 1974


Se algo ficou claro em Lausanne I que tanto a ao social como a evangelizao so aspectos essenciais da misso da igreja; que a proclamao do evangelho inseparvel da manifestao concreta do amor de Deus. (Ren Padilla O que Misso Integral?) Lausanne I foi um verdadeiro marco histrico para o movimento evanglico porque marcou a recuperao de um conceito integral da misso crist." (Ren Padilla O que Misso Integral?)

Anpolis, Gois 8 a 27 de janeiro

49

Responsabilidade social crist

Afirmamos que Deus o Criador e o Juiz de todos os homens. Portanto, devemos partilhar o seu interesse pela justia e pela conciliao em toda a sociedade humana, e pela libertao dos homens de todo tipo de opresso. Porque a humanidade foi feita imagem de Deus, toda pessoa, sem distino de raa, religio, cor, cultura, classe social, sexo ou idade possui uma dignidade intrnseca em razo da qual deve ser respeitada e servida, e no explorada. Aqui tambm nos arrependemos de nossa negligncia e de termos algumas vezes considerado a evangelizao e a atividade social mutuamente exclusivas. Embora a reconciliao com o homem no seja reconciliao com Deus, nem a ao social evangelizao, nem a libertao poltica salvao, afirmamos que a evangelizao e o envolvimento sociopoltico so ambos parte do nosso dever cristo. Pois ambos so necessrias expresses de nossas doutrinas acerca de Deus e do homem, de nosso amor por nosso prximo e de nossa obedincia a Jesus Cristo. A mensagem da salvao implica tambm uma mensagem de juzo sobre toda forma de alienao, de opresso e de discriminao, e no devemos ter medo de denunciar o mal e a injustia onde quer que existam. Quando as pessoas recebem Cristo, nascem de novo em seu reino e devem procurar no s evidenciar, mas tambm divulgar a retido do reino em meio a um mundo injusto. A salvao que alegamos possuir deve estar nos transformando na totalidade de nossas responsabilidades pessoais e sociais. A f sem obras morta. (Extrado do Pacto de Lausanne, 1974)

Manila (1989) e Cidade do Cabo (2010): incertezas e possibilidades


H ainda muitos que querem reduzir a misso da igreja a uma evangelizao entendida como a comunicao oral do evangelho. [...] O evangelho se comunica no somente pelo que se diz, mas tambm pelo que se faz. Assim como a f que no se demonstra com feitos uma coisa morta, as palavras que no se ratificam com as aes so vazias. (Ren Padilla O que Misso Integral?)

50

Anpolis, janeiro Gois 8 a 27 de

Congressos e instituies evangelicais


Mundiais - 1966 Wheaton, Congresso sobre Misso Mundial - 1966 Berlim, Congresso Mundial de Evangelizao - 1974 Lausanne, Congresso Internacional de Evangelizao Mundial Pacto de Lausanne - 1980 Pattaya, Consulta sobre Evangelizao Mundial - 1983 Wheaton, Conferncia Internacional sobre natureza e misso da igreja - 1983 Amsterd, Conferncia Internacional de evangelistas itinerantes -1989 Manilla, Filipinas, II Congresso Internacional de evangelizao mundial - 2010 Cidade do Cabo, frica do Sul, III Congresso Internacional de Evangelizao Mundial Latino-americanos - 1962 Clase Consulta Latino-Americana sobre Evangelizao - 1969 CLADE I, Bogot - 1970 Constituio da FTL, Cochabamba - 1979 CLADE II, Lima - 1992 CLADE III, Quito - 2000 CLADE IV, Quito - 2012 CLADE V, San Jos - 2006 Congresso Missionrio ABUB, Misso 2006, Viosa - 2003 II Congresso Brasileiro de Evangelizao, Belo Horizonte Nacionais - 1976 Congresso Missionrio ABUB, em Curitiba 1983 Congresso Brasileiro de Evangelizao, Belo Horizonte - 1988 Congresso Nordestino de Evangelizao

C o n g r e ss o s

I n st i t ui e s

- Aliana Evanglica Mundial AEM - Associao Evangelstica Billy Graham - Viso Mundial - Comunidade Internacional dos Estudantes Evanglicos (CIEE)

- Associao Nacional de Evangelicais ANE - Comit Evangelical para a Amrica Latina CEAL - Misso Latino-Americana MLA - Seminrio Bblico LatinoAmericano SBL - Fraternidade Teolgica Latino-Americana FTL

- Fraternidade Teolgica Latino-Americana FTL - Aliana Bblica Universitria do Brasil ABUB - Sociedade de Estudantes de Teologia Evanglica SETE - Corpo de Psiclogos e Psiquiatras Cristos CPPC - Viso Nacional de Evangelizao VINDE - Viso Mundial - Associao Evanglica Brasileira AEVB

Anpolis, Gois 8 a 27 de janeiro

51

Silncio Reflexivo
Orientaes: o que esse tal de Silncio Reflexivo?
O Silncio Reflexivo um espao na grade do IPL que tem por objetivo nos auxiliar na digesto do que temos ouvido e aprendido durante o encontro. um momento para silenciar, rever anotaes, aprofundar conceitos, orar, assumir compromissos e, acima de tudo, ouvir a voz suave de Deus nos falando. Gostaramos de dar algumas sugestes para que voc aproveite bem esse tempo: Utilize os primeiros minutos apenas para silenciar-se. Em seguida leia o material e suas anotaes com ateno, escrevendo suas percepes e oraes.

Colocamos alguns textos e perguntas para ajud-lo. No tenha pressa! Isso no vestibular! Se for apenas ler e responder, no gastar nem 15 minutos. O objetivo meditar, refletir e ouvir. Bom encontro! Equipe de obreiros

52

Anpolis, janeiro Gois 8 a 27 de

Silncio Reflexivo | Segunda-feira, 9 de Janeiro

Descobrindo quem voc


Bruno Barreto

O grande desafio espiritual descobrir, com o passar do tempo, que o amor limitado, condicional e temporal que recebemos dos pais, cnjuges, filhos, professores, colegas e amigos, um reflexo do amor ilimitado, incondicional e eterno de Deus. Henri Nouwen

Nosso relacionamento com o outro se baseia na troca ou no capital. Ns s investimos em algo seguro, que nos trar algum retorno Tais Machado

Ao lermos a Bblia, chegamos a concluso de que o que precisamos no primariamente informao, algo que nos diga coisas acerca de Deus e de ns mesmos, mas de formao, que nos modele em nosso verdadeiro ser. Eugene Peterson

1. Com quais expectativas voc inicia seu IPL? Registre e ore por essas expectativas, desejos e possveis ansiedades. 2. O que mais te chamou a ateno na introduo e na primeira exposio do livro de Lucas? 3. Como voc recebeu a primeira palestra sobre Pura Humanidade? O que vem sua mente ao pensar sobre este tema? 4. Registre sua primeira orao no IPL 2012.

Anpolis, Gois 8 a 27 de janeiro

53

Silncio Reflexivo | Tera-feira, 10 de Janeiro

A criana interior
Bruno Barreto

Podemos transformar lugares hostis e barulhentos em pequenos momentos de orao e aes de graa. Um assento de nibus, uma parada no trnsito, um intervalo entre reunies, uma pausa no meio do dia. Quando aprendemos a criar esses espaos vazios, lugares que precisam ser preenchidos pela presena de Deus, ns os transformamos em lugares tranquilos Ricardo Barbosa de Souza

Exigimos tudo dos outros e ficamos zangados quando eles no nos possibilitam ter a vida que sonhamos. Mas os outros podem at se esforar em realizar nossos desejos. Nunca conseguiro. Pois nossos desejos so imensos, incomensurveis. Neles que nos abrigamos, fugindo da realidade deste mundo. A sociedade, a Igreja, a famlia, a empresa, so como grandes mes, das quais sempre esperamos tudo. E so culpadas quando nos sentimos insatisfeitos. Nem percebemos como essa postura nos remete postura de uma criana insatisfeita, que tambm no sabe o que quer. Ela s sabe que no quer aquilo que lhe oferecem. a negao de se compatibilizar com a realidade. Queremos sempre mais. Essa criana temperamental no sabe o que quer realmente. Est sempre insatisfeita. imatura. Anselm Grun

1. O que te inquietou nessa 1a. oficina que escolheu? 2. Quais so seus maiores desafios em praticar a mordomia crist? Quais reas de sua vida precisam ser confrontadas com este conceito? 3. Qual o impacto do nascimento de Jesus em sua vida? 4. Como voc se relaciona com a infncia de Jesus? Que aspectos desta parte da vida de Jesus te remetem a sua prpria infncia? 5. Ao encerrar o tema Pura Humanidade, o que fica de aprendizado para voc sobre esta temtica?

54

Anpolis, janeiro Gois 8 a 27 de

Silncio Reflexivo | Quarta-feira, 11 de Janeiro

A Verdade vem tona...


Fernando Costa

A orao no consiste em voc tentar comover a Deus. Orar, entre outras coisas ser envolvido nos caminhos e nas atividades de Deus. Ele dirige os negcios do universo, e ele o convida a participar desse domnio atravs da orao (John White A Luta. p. 25) Entrar no deserto de aflio encontrar a estrada da liberdade em relao s nossas perverses. Isso possvel por meio de trs passos: contrio, confisso e satisfao; o processo que chamamos de arrependimento (James Houston Meu legado espiritual, p. 149) Escrito est que nem s de po viver o homem, mas de toda a palavra de Deus (Lc 4.4). O homem foi concebido para duvidar de si mesmo, mas no duvidar da verdade, e isso foi exatamente invertido (G.K. Chesterton Ortodoxia, p. 54) O verdadeiro discipulado imitao de Cristo. Um seguidor de Cristo, diferente de um simples admirador, realmente imita Cristo.*...+ este o ensinamento explcito do Novo Testamento (S. Kierkegaard)

1. Quanto orao, voc concorda com John White?

2. Que verdades esto vindo tona sobre voc durante o EBI e as exposies?

3. Como foram seus dois dias de oficina? O que aprendeu?

4. Que lies voc pde tirar da palestra Caminhos da misso integral?

5. O que voc achou interessante na primeira noite sobre pontos de contato?

Anpolis, Gois 8 a 27 de janeiro

55

Silncio Reflexivo | Quinta-feira, 12 de Janeiro

Pedro, Tiago e Joo no barquinho


Fernando Costa

E levando os barcos para terra, deixaram tudo e o seguiram (Lc 5.11)

O Evangelho desmascara os dolos da vida pblica e pessoal, e subverte os poderes cados por meio da fraqueza da cruz (Cl 2.15), dirigindo-se a indivduos, mas tambm a todas suas atividades, seja na vida familiar, nas artes, cincia ou tecnologia, empresas ou governos (A mensagem da Misso, p. 29)

O que a maioria das pessoas precisa no mais conhecimento da f, mas determinao espiritual para pr em prtica o que j conhece, no importando as conseqncias. A verdade uma questo de vida ou morte por ela morremos, por ela vivemos (James Houston Meu legado espiritual, p. 19)

Quanto maior nossa segurana em Cristo, mais decididos estaremos a fazer o que a verdade nos chama a fazer. Nossa singularidade e nosso crescimento em santidade andam juntos. Todavia, quanto menos percepo tivermos de nossa identidade singular em Cristo, mais indecisos, transigentes e vazios seremos, e mais aceitaremos o consenso popular. Ficaremos satisfeitos na multido, fazendo o que os outros fazem e nos comportando dentro das normas da moralidade convencional (James Houston Meu legado espiritual, p. 21)

O teste de toda felicidade a gratido (G.K. Chesterton Ortodoxia, p. 91)

Eu no vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento (Jesus Cristo)

1. O que chamou sua ateno na noite passada? E nesta manh (EBI, exposio, palestra sobre juventudes brasileiras)?

2.

Lembre-se da primeira vez que ouviu o chamado de Jesus. Este chamado ainda significativo para voc?

3. O que voc tem aprendido com as conversas dirias com outros irmos de f?

4. Sua maior dificuldade tem sido conhecer ou pr em prtica o que j sabe (Caso haja)?

5. Quais expectativas seu grupo de PP tem vivido?

56

Anpolis, janeiro Gois 8 a 27 de

Silncio Reflexivo | Sexta-feira, 13 de Janeiro

Silenciar confiar, ter f...


Lia do Valle

A prtica do silncio evitada porque atravs dele que os fantasmas da alma, os medos e angstias que vivem nos esconderijos do corao, surgem com todo o seu poder e terror. Mas atravs do silncio que encontramos o poder de Deus que faz sucumbir os fantasmas e medos e que renova em ns a alegria da paz e comunho ntima com o Senhor. Ricardo Barbosa de Sousa E disse-lhe a ela: Os teus pecados te so perdoados. E os que estavam mesa comearam a dizer entre si: Quem este, que at perdoa pecados? E disse mulher: A tua f te salvou; vai-te em paz. Lucas 7:48-50 A f a resposta do homem iniciativa de Deus. John White Enquanto Jesus ainda estava falando, chegou algum da casa de Jairo, o dirigente da sinagoga, e disse: "Sua filha morreu. No incomode mais o Mestre". Lucas 8:49 Tal capacidade de no deixar de obedecer quando tudo parece estar dando errado, que define uma f perseverante. John White

1. Como tem sido o trabalho de preparao para a parte prtica? Sobre quais questes voc precisa orar especificamente?

2. O que te chamou a ateno na palestra de ontem a noite? Quais projetos de engenharia voc tem percebido em voc? Que tal apresent-las a Deus em orao?

3. O que te marcou na exposio bblica de hoje? Por qu?

4. De que forma a palestra de hoje te ajudou a repensar sua experincia missionria no contexto universitrio?

Anpolis, Gois 8 a 27 de janeiro

57

Silncio Reflexivo | Sbado, 14 de Janeiro

no silncio que Deus nos chama a servir...


Lia do Valle
A voz que nos chama Amados ir dar-nos palavras para abenoar outros e revelar-lhes que eles no so menos abenoados do que ns. Henri Nouwen

Jesus lhe disse: "Deixe que os mortos sepultem os seus prprios mortos; voc, porm, v e proclame o Reino de Deus". Lucas 9:60

Voc uma ponte para o Deus Eterno no lugar onde ele o colocou. Todo o poder da eternidade pode passar por voc, atingindo as pessoas ao seu redor. Tudo o que voc tem a fazer obedecer a Deus. John White

Deus revela a plenitude do amor divino na comunidade. A proclamao das boas-novas encontra sua principal fonte na comunidade. [...] No podemos mais separar a vida espiritual da vida em comunidade, o pertencer a Deus do pertencer um ao outro e o ver a Cristo do ver um ao outro Nele. Henri Nouwen

1. Como foi o encerramento dos momentos sobre a engenharia da Verdade? O que mais te marcou? Que atitudes voc tomar nessa rea de sua vida a partir do que aprendeu nessa semana?

2. Como voc tem percebido Cristo nesses dias ao estudar o Evangelho de Lucas?

3. O que voc destacaria de importante no que ouviu na palestra de hoje? Por qu?

4. Completamos uma semana de IPL hoje. 1/3 do encontro j se foi. Como voc avalia sua caminhada at aqui? Se o IPL acabasse hoje, o que levaria de lio pra casa?

5. Escreva uma orao registrando sua gratido por essa semana e suas expectativas para o restante do IPL.

58

Anpolis, janeiro Gois 8 a 27 de

Silncio Reflexivo | Segunda-feira, 16 de Janeiro

Contemplar para agir


Pablo Gomes
Respondeu o Senhor: Marta! Marta! Voc est preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma necessria. Maria escolheu a boa parte, e esta no lhe ser tirada. (Jesus, conforme Lucas 10.41-42)

Ora somos como Maria, desejosos de desfrutar da intimidade do Senhor e de permanecer a seus ps. Ora somos como Marta, agitados e envolvidos no ativismo frentico, insatisfeitos e irritadios. Entretanto, em vez de polarizar as duas irms, podemos reconcili-las. A disposio de Marta para o trabalho louvvel, pois algum deve fazer o jantar; e Maria, por sua vez, no pode ficar para sempre aos ps de Jesus. H tempo de orar e tempo para sair luta no trabalho e no ministrio. H tempo de meditao e tempo de ao. Reconciliar as duas irms no corao significa trabalhar como Marta, mas com o afeto de Maria. (Osmar Ludovico)

J vi gente que andava to ocupada em espalhar o cristianismo, que jamais dedicou um s pensamento a Cristo. (C. S. Lewis)

*...+ quem no adora, fica literalmente desnorteado. A adorao fixa o nosso norte; reordena a nossa vida. Na comunho com o Pai, tudo afetado. No uma atividade isolada do resto da vida (...). uma atividade integrada totalidade da vida, cujos efeitos se fazem sentir em cada canto da existncia. (Paul Freston)

Todos ns preferimos no ver. Porque encarar a misria do prximo o primeiro ato de amor ao prximo. (...) Quem fecha os olhos tambm acaba ficando de braos cruzados. (Helmut Thielicke)

Procurando o bem para os nossos semelhantes encontramos o nosso. (Plato)

1. O que o sarau cultural lhe permitiu aprender quanto relao evangelho e cultura? Que motivos, proporcionados por esse momento, voc teria para agradecer a Deus? 2. Faa uma reflexo sobre o dia de descanso desfrutado ontem. Registre um pouco como foi esse dia. Na sua rotina, quais so as dificuldades que voc encontra para fazer do dia de descanso um dia de real descanso no Senhor? 3. O que mais lhe chamou a ateno no EBI e na Exposio Bblica de hoje?

4. Como voc tem vivido e experimentado os momentos de orao individual e comunitria? H algo que voc tem aprendido neles para colocar em prtica quando voc voltar para casa?

Anpolis, Gois 8 a 27 de janeiro

59

Silncio Reflexivo | Tera-feira, 17 de Janeiro

Aprendendo a ouvir
Pablo Gomes

Aplicai os ouvidos para ouvir minha voz, sede atentos para escutar minha palavra! (Isaas 28.23)

Ns vivemos de fato em um mundo faminto de solido, silncio e privacidade, e, ao mesmo tempo, faminto de meditao e amizade verdadeira. (C. S. Lewis)

Quem ouve *a Deus+ devotadamente, *O+ ama intensamente; quem conhece *a Deus+ profundamente, [O] ama apaixonadamente. (Ricardo Barbosa de Sousa).

Quem responde antes de ouvir, comete insensatez e passa vergonha. (Provrbios 18.13)

O fato de Deus agir vagarosamente e por meios naturais, para muitos um desapontamento, quase uma traio. (J. I. Packer)

A instabilidade espiritual caracteriza-se pela nossa inquietao e incapacidade de perceber a presena de Deus em ns. Para muitos, Deus est presente em algum outro lugar: em alguma reunio abenoada, num culto quente ou numa viglia poderosa. So pessoas que vivem sempre correndo atrs de algum lugar onde imaginam que Deus esteja, ou, na linguagem mais popular, onde a bno est. Tornamo-nos incapazes de olhar para dentro e encontr-lo l, onde ele escolheu habitar. (Ricardo Barbosa de Sousa)

Por que Deus nos fala tanto em retiros e acampamentos, mas raramente no dia-a-dia? ele quem deixa de falar, ou ns que deixamos de ouvir?. (Paul Freston)

Escutar uma experincia transformadora. testemunhar a existncia. (Miguel Perosa).

As Escrituras afirmam que somos o templo ou a morada do Esprito Santo. O templo o local de encontro, onde o homem se v diante de Deus. Dentro de ns, na intimidade da alma, est o Deus vivo e verdadeiro, que se faz acessvel por meio de seu amor pelos homens. (Osmar Ludovico)

1. Como foi a primeira parte da oficina que voc participou ontem? Esse primeiro momento lhe trouxe motivos de louvor e/ou orao? Se sim, registre-os 2. Como foi a noite ABUB? O que pde aprender e como voc se sentiu ao ouvir um pouco mais sobre o movimento estudantil em todo o Brasil? 3. Que mudanas de atitude, pensamento e/ou carter voc percebe que precisa tomar a partir do que foi trabalhado no EBI e/ou na exposio do Evangelho de Lucas hoje?

60

Anpolis, janeiro Gois 8 a 27 de

Silncio Reflexivo | Quarta-feira, 18 de Janeiro

Ouvir uma opo


Morgana Boostel

Aquele que tem ouvidos para ouvir, oua. (Jesus Mateus 14.35b)

Uma santificao pessoal que queira desconsiderar *o+ afastamento publicamente visvel da igreja em relao ao mundo confunde os desejos piedosos da carne religiosa com a santificao da igreja conquistada na morte de Cristo pelo selo de Deus. (Dietrich Bonhoeffer)

Nossa obedincia crist exige um modelo de estilo de vida simples, mesmo sem levar em considerao as necessidades dos outros. Entretanto, o fato de 800 milhes de pessoas estarem na pobreza mais absoluta e 10 mil morrerem de fome todo dia, torna invivel qualquer outro estilo de vida. (John Stott)

Quando os cristos se importam uns com os outros, e com os pobres, Jesus Cristo se torna mais visivelmente atraente. (John Stott)

A espiritualidade vivida e encarnada por Jesus de Nazar foi sempre uma espiritualidade comprometida com a vida e com todo o propsito divino em salvar o homem do pecado e de todas as suas consequncias; jamais poderia ser classificada dentre de esteretipos determinados pelas tradies humanas, pois nunca sofreu qualquer tipo de alterao, tendo sido uma espiritualidade comprometida com a historia e com os desafios do seu tempo. (Ricardo Barbosa)

A opo pelo poder uma opo maligna. (Ricardo Barbosa)

Os sbios tomam a atitude dos mestres e ficam fechados a luz de Deus. Os simples seguem a atitude dos discpulos, que esto por aprender. (Jos Comblin)

Precisamos orar para participar da misso, e a misso nos leva de volta para a orao. (Ricardo Barbosa)

1. Olhando sinceramente para dentro de si, qual o seu estilo de vida? Tenho optado pela busca do poder ou pela vida simples? Escreva uma orao de confisso.

2. Ontem finalizamos o segundo bloco de oficinas. Tem algo que tenho sido desafiado a mudar nas minhas atitudes e prticas? E o que mais lhe marcou nesta manh (EBI, exposio, palestra)? Liste e ore sobre isso! 3. J estamos quase chegando ao dia esperado e preparado de envio para a parte prtica. Tente pensar nas situaes de injustia que poder encontrar no lugar onde estar e se coloque diante de Deus como instrumento de transformao.

Anpolis, Gois 8 a 27 de janeiro

61

Silncio Reflexivo | Quinta-feira, 19 de Janeiro

Em Cristo
Morgana Boostel
Jesus pediu a seus ouvintes no a perfeio consumada, mas um movimento para a perfeio. (Jos Comblin)

Quem somos ns? Somos pecadores a quem Deus transformou em filhos amados. (Osmar Ludovico)

Em Cristo o amor do Pai se revela de forma concreta, habitando entre ns. Deixa de ser abstrato, subjetivo e desencarnado para se tornar real, presente, encarnado. (Osmar Ludovico)

A palavra de Deus nos afirma que o grande mandamento amar a Deus, ao prximo e a si (Lc 10.27), isso significa construir laos profundos de amizade e intimidade com Deus, com o prximo e consigo. Toda a lei e toda a profecia se submetem ao chamado maior do amor. Assim, priorizar os relacionamentos no uma opo, mas o centro do evangelho. (Osmar Ludovico)

Estar em Cristo estar relacionado com ele de forma madura e orgnica. Nesse sentido, ser maduro ter um relacionamento maduro com Cristo, no qual o adoramos, confiamos nele, o amamos e lhe obedecemos. (John Stott)

Devoo , portanto, a disciplina da orao, da meditao bblica exercitadas no contexto do recolhimento e da solitude. No h uma receita universal para isso pelo contrario, cada pessoa pode encontrar seu ritmo, sua periodicidade, sua intensidade para a prtica da intimidade com Deus.

A devoo a escola onde aprendemos a aquietar nossa alma, saindo da agitao da tagarelice, do ativismo, das ambies, da insatisfao e das preocupaes para nos relacionarmos, pela ao do Esprito Santo, com o Pai de Jesus Cristo que nos perdoa, aceita, apazigua, alegra e enche de santo temor. (Osmar Ludovico)

E atravs da orao que entramos na comunho com o Pai, pela mediao do Filho, no poder do Esprito Santo. Ela abre o caminho para a nossa compreenso de misso. No oramos para que Deus faa a nossa vontade, mas para que faamos a sua. (Ricardo Barbosa)

1. Voc e seu grupo de parte prtica tm passado muitos momentos juntos, e os prximos dias sero de convivncia intensa. O que voc tem aprendido nessa convivncia? Ela tem sido fcil ou difcil?

2. Voc definiria seu relacionamento com Deus como maduro? Qual sua maior dificuldade no caminho da maturidade? O que esses dias de IPL tem te falado sobre o processo de transformao da prtica devocional?

3. O que mais lhe desafiou nas palestras sobre discipulado e relevncia no mundo de hoje? Ore pela orientao das suas prioridades.

62

Anpolis, janeiro Gois 8 a 27 de

Silncio Reflexivo | Sexta-feira, 20 de Janeiro

Reflexes sobre o Reino de Deus


Morgana Boostel

Algumas pessoas podem se esquecer de que Deus ama os inimigos e de que eles na verdade so os seus prximos, mas aqueles com uma compreenso do Reino de Deus no conseguem perder isso de vista. Brian D. McLaren

Nossa maquiagem no interessa pra Deus, ele sempre olha o corao. Ricardo Barbosa de Sousa

Nos sentimos cansados porque no sabemos parar, somos constantemente levados pela pressa dos outros, pela agenda dos que pensam que a vida medida pelo acumulo de bens ou compromissos que possuem. As vezes chegamos a pensar que separarmos o mundo no funcionara; nossa correria e agitao nos leva a pensar que a ordem do mundo depende de nossa agenda; no cremos mais num Criador. (Ricardo Barbosa)

Compreender o evangelho vive-lo de novo, reinvent-lo a cada situao que surge, receb-lo como resposta a uma interrogao da vida no presente. (Jos Comblin)

1. O que aprendeu hoje no EBI e na exposio bblica? De que forma sua meditao na Palavra tem te conduzido orao?

2. Hoje o ltimo Silncio Reflexivo no programa do IPL. De que forma esse momento contribuiu para o seu aproveitamento do IPL? Pretende continuar esse exerccio depois do IPL?

3. Hoje ser o envio das equipes de parte prtica. Sobre quais motivos voc gostaria de orar especificamente em relao aos prximos dias?

Anpolis, Gois 8 a 27 de janeiro

63

Oficinas
Vivendo a mordomia do tempo
Lia do Valle PARTE I O tempo no para (Cazuza)
Disparo contra o sol Sou forte, sou por acaso Minha metralhadora cheia de mgoas Eu sou um cara Cansado de correr Na direo contrria Sem pdio de chegada ou beijo de namorada Eu sou mais um cara Mas se voc achar Que eu t derrotado Saiba que ainda esto rolando os dados Porque o tempo, o tempo no para Dias sim, dias no Eu vou sobrevivendo sem um arranho Da caridade de quem me detesta A tua piscina t cheia de ratos Tuas ideias no correspondem aos fatos O tempo no para Eu vejo o futuro repetir o passado Eu vejo um museu de grandes novidades O tempo no para No para, no, no para Eu no tenho data pra comemorar s vezes os meus dias so de par em par Procurando agulha num palheiro Nas noites de frio melhor nem nascer Nas de calor, se escolhe: matar ou morrer E assim nos tornamos brasileiros Te chamam de ladro, de bicha, maconheiro Transformam o pas inteiro num puteiro Pois assim se ganha mais dinheiro A tua piscina t cheia de ratos Tuas ideias no correspondem aos fatos O tempo no para Eu vejo o futuro repetir o passado Eu vejo um museu de grandes novidades O tempo no para No para, no, no para Dias sim, dias no Eu vou sobrevivendo sem um arranho Da caridade de quem me detesta A tua piscina t cheia de ratos Tuas ideias no correspondem aos fatos O tempo no para Eu vejo o futuro repetir o passado Eu vejo um museu de grandes novidades O tempo no para No para, no, no para

Conceitos: Mordomia: s.f. Funo do mordomo; mordomado. / Benefcio concedido pelo Estado a altos funcionrios, constante de morada, alimentao e servios gerais. Mordomo: s.m. Chefe dos criados de uma grande casa. / Administrador dos bens de um estabelecimento. / Aquele que trata dos negcios de uma irmandade ou confraria e administra seus bens. / Administrador dos interesses internos de um palcio.

64

Anpolis, janeiro Gois 8 a 27 de

Tempo: s.m. Medida de durao dos fenmenos. / Durao limitada: empregar bem o tempo. / Momento fixado: chegar a seu tempo. / Prazo: d-me tempo para pagar-lhe. / Tempo disponvel: no tenho tempo. / poca, relativamente a certas circunstncias, ao estado das coisas, aos costumes, s opinies: no meu tempo, era diferente! / Estao: o tempo da vindima. / Estado da atmosfera: tempo mido. / Msica Diviso do compasso: compasso de dois, de quatro tempos. / Gramtica. Modificao da forma do verbo, para exprimir relao de tempo (passado, presente, futuro) com o momento em que se fala ou com o momento indicado pelo verbo principal. // Ter tempo, no estar apressado. // Ganhar tempo, contemporizar. // Mau tempo, tempestade, chuva. // Passar o tempo a, empreg-lo em. // Perder seu tempo, aplicar-se a coisas inteis ou sem resultado. // Astronomia. Tempo civil, tempo mdio adiantado de 12 horas: o tempo civil conta-se de zero a 24 horas a partir da meia-noite, com mudana de data meia-noite.

Pare, leia, pense, reflita e comente:


Nosso domnio (sobre as coisas que Deus criou) necessita ser equilibrado atravs da mordomia. Deus permanece como proprietrio de tudo (I Crnicas 29:11; Salmos 24:1); nossa posse portanto arrendada e no de uma propriedade livre com iseno de penses, nus e vnculos (O. Field). Um dia teremos de dar contas a Ele pela maneira como usamos os dons que nos foram concedidos (Mateus 25:26 ss; Lucas 12:42) Bruce Milne

Ao contrrio do sistema consumista em que vivemos hoje, a Bblia nos fala que tudo vem de Deus e tudo dele, ou seja, ns no somos donos de nada. A terra no nossa e tudo o que ela produz tambm no nosso, porem Deus nos d uma ordem: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos cus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra., portanto temos que cumprir esta ordem. Uma rpida volta pela Bblia sobre Mordomia: 1. Deus Criador e dono de tudo e de todos: Do Universo: Gnesis 1:1 e 14:22; I Crnicas 29:13-14; Salmos 24:1, 50:10-12 e 121:1-2; Do homem: Gnesis 1.27, 2.7 e 2:22, Isaas 42:5, Atos 14:15-17, 17:22-28, I Corntios 6:19-20, Apocalipse 5:9. Da Criao de Deus: Gnesis 1.28 e 2.15, Salmos 8.6-9.
Teu, SENHOR, o poder, a grandeza, a honra, a vitria e a majestade; porque teu tudo quanto h nos cus e na terra; teu, SENHOR, o reino, e tu te exaltaste por chefe sobre todos. I Crnicas 29:11 Ao SENHOR pertence terra e tudo o que nela se contm, o mundo e os que nele habitam. Salmos 24:1

2. O homem o mordomo:

O que isso tem a ver com minha vida como cristo?

Anpolis, Gois 8 a 27 de janeiro

65

A ordem deixada por Deus Deus nos criou e nos deu autoridade sobre todas as coisas com o objetivo de sermos seu mordomo, para que todo o ser humano tivesse o privilegio e o dever de cuidar e gerenciar daquilo que Ele criou. Este o papel que Deus d ao homem, para que com sua inteligncia e sabedoria saiba da melhor maneira gerenciar tudo isso que Ele criou. Ser que isso que o ser humano tem feito? H alguma justificativa para a poluio e a extrao desvairada, sem respeito com o meio ambiente, que temos visto hoje? Como cristos somos mordomos de Cristo
Nosso corpo, portanto, foi criado por Deus como instrumento adequado para representar de forma fsica a nossa natureza humana, criada semelhana da prpria natureza divina. De fato, quase tudo o que fazemos se faz por meio do uso do corpo fsico: o pensamento, os juzos morais, a orao e o louvor, as demonstraes de amor e preocupao uns pelos outros tudo fazemos pelo uso do corpo fsico que Deus nos deu. Wayne Grudem

Nosso desafio : Mordomia do Meio Ambiente: Gn 1 : 26-30; Gn 2:15 Mordomia do corpo: Sl 139:13-16; I Co 6:12, 19-20 Mordomia da mente (inteligncia e sabedoria): Pv 1:7; Pv 2:1-8 Mordomia dos bens materiais: Mt 6: 19-21, 24; I Tm 6: 17-19; Tg 1:9-11 Mordomia do tempo: Ec 3: 1-8; Mt 6:19-21

Resumindo tudo isso em: Quando usamos bem o nosso tempo conseguirmos ser bons mordomos de Cristo! O desafio maior : Sermos bons mordomos do nosso tempo!

PARTE II
Nada caracteriza melhor a vida moderna do que o lamento: - Se eu tivesse tempo.... R. E. Neale Vivemos em constante tenso entre o urgente e o importante. O problema que muitas tarefas importantes no precisam ser feitas hoje nem mesmo nesta semana. Horas adicionais para orao e estudo da Palavra, uma visita a um amigo querido, a leitura de um livro importante: atividades que geralmente podem esperar um pouco mais. Porm, freqentemente as tarefas urgentes, apesar de menos importantes, pedem resposta imediata e devoram nosso tempo. Demandas sem fim nos pressionam a cada nova hora que surge. (Charles E. Hummel)

Avaliao O nosso desafio agora avaliar como est nossa vida em relao mordomia do tempo. Se o tempo est nos servindo ou se ns estamos servindo ao tempo.

66

Anpolis, janeiro Gois 8 a 27 de

Perguntas importantes Em que fase da vida eu estou? Quais so minhas prioridades? Como tenho vivido as prioridades e o urgente? O que prioridade? O que urgente? O que ser Mordomo de Cristo em relao a Mordomia do Tempo? Qual o tempo do meu dia, da minha semana, do ms, da minha vida que tenho dedicado a Cristo? Uau!!! Por que tantas perguntas assim? Calma, vamos colocar tudo no papel para as coisas se organizarem e assim avaliaremos como anda o tempo que temos gastado em nossa vida. Na ponta do Lpis
O maior perigo que voc corre deixar as coisas urgentes impedirem as importantes de acontecerem.

Quadro das prioridades; Quadro dos Objetivos de Crescimento; Cronograma do Dia; Cronograma do Ms; Cronograma do Ano; Cronograma da Vida.
Quando colocamos a nossa agenda, o nosso tempo, os nossos sonhos, os nossos planos a servio do Senhor, podemos gozar da liberdade que Ele nos oferece, pois assim assumimos um lugar de servos que O amam no exerccio de cidados do Reino.

Bibliografia: http://www.dicionariodoaurelio.com/ http://www.chamada.com.br/biblia/ http://www.bibliaonline.com.br/ http://letras.terra.com.br/cazuza/45005/ MILNE, Bruce.Estudando as Doutrinas da Bblia? ABU Editora Ultimato. So Paulo, 2005 GRUDEM, Wayne. Teologia Sistemtica: Atual e Exaustiva. Editora Vida Nova.So Paulo, 1999. HUMMEL, Charles E. Livres da Tirania da Urgncia. Editora Ultimato.Viosa-MG, 2011.

Anpolis, Gois 8 a 27 de janeiro

67

Oficinas

Mentoria e discipulado de estudantes Levando o discipulado a srio


Fernando Costa A vocao: Quem escolhe a quem? Sobre o processo de escolha o livro de Atos apresenta inmeros fatores: 2 - Deus escolhendo; 4.20 - A escolha de proclamar o Evangelho; 6. 3 - A escolha dos Diconos; 9.15; Rm 1.1 - Paulo foi escolhido; 10.47 - A escolha de Pedro; 13.2 - Uma escolha especfica. Viso do presente x Viso do passado e do futuro* A caminhada
Quem deixa tudo tambm amparado pelos que j deixaram tudo.

Pensar o discipulado como um processo; No desprezar os pequenos comeos: passos curtos, constantes e na mesma direo fazem uma longa caminhada; Perceber quem est caminhando conosco e se caminha para o mesmo lugar.

O tipo de liderana (Mentoria / Discipulado)


O discipulado cristo no uma lista de regras, mas uma postura bsica na vida Paul Freston

O modelo de liderana a partir do convvio com juventudes 1. Perspectiva de vida: a) A sade espiritual um resultado direto do tempo em que passamos com Deus; b) Tempo a ss com Deus nos ajuda a parecer com Jesus; c) Viver na perspectiva (da vida) de Deus acalma nosso corao e nos ajuda a estabelecer prioridades. 2. Chamados integridade a) A necessidade de fundamentos slidos; Liderana servidora o modelo o do nazareno Jesus Parceiros de responsabilidade > o processo de prestar contas. b) Viver responsavelmente. A grande motivao para mantermos uma vida ntegra surge de um sentimento de gratido. O ascetismo o esforo de levar o discipulado a srio c) Confiabilidade: refletir a fidelidade de Deus

68

Anpolis, janeiro Gois 8 a 27 de

A estrutura do Discipulado A famlia do Discpulo/Discipulador; A mentoria a partir da literatura; Organizaes e possibilidades; A cooperao na perspectiva do Reino de Deus;

*Viso do presente x Viso do passado e do futuro O exerccio

1. Perceba quantas pessoas tornaram-se seus discipuladores durante o processo de crescimento. Escreva o nome de cada uma delas.

2. Lembre-se de quantas pessoas voc ensinou/compartilhou/orou e, por favor, tambm escreva o nome de algumas.

3. Como voc tem se envolvido no discipulado de pessoas (individualmente e/ou com o auxlio de grupos) ?

4. Como o movimento missionrio estudantil tem possibilitado o desenvolvimento de seu chamado liderana?

Indicaes: O discpulo radical John R.W. Stott. Ultimato, 2010. Integridad: liderando bajo la mirada de Dios. Jonathan Lamb. Certeza Unida, 2010 Vena a fadiga espiritual. Paul Borthwick. ABU Editora, 1998. Meu legado espiritual. James Houston. MC, 2006. A vocao espiritual do pastor . Eugene Peterson. Textus, 2006.

Anpolis, Gois 8 a 27 de janeiro

69

Oficinas

Evangelismo pessoal e apologtica crist


Baseado no livro Evangelismo Natural (Rebecca Pippert)
Luiz Felippe Schmitt

1. Quanto evangelizao pessoal


Quais so algumas dificuldades que temos em nos dispormos a evangelizar as pessoas? Quais seriam alguns dos meus possveis impedimentos pessoais? Ofender as pessoas? Ferir sua dignidade como ser humano? Devo ser sensvel com as pessoas e esquecer o evangelismo ou devo esmag-las e deixar para l sua dignidade como ser humano? Medo de como a pessoa vai reagir ou medo do que ela vai pensar de mim? Na Experincia de Rebecca a forte preocupao com as reaes das pessoas fazia ela se calar. Ela tinha a preocupao de parecer uma pessoa esquisita assim que falasse uma nica palavra sobre Cristo. Parecia que evangelizar era algo que requeria insensibilidade e uma capacidade de despejar um esquema memorizado do Evangelho, sem respirar, a qualquer estranho que encontrasse.
Nunca me ocorreu que o bom senso e minha compreenso de no-crist quanto forma de se relacionar agradavelmente com as pessoas pudesse ser to valiosas. Quando eu no era crist, sabia, por exemplo, quanto ficava ofendida quando algum queira empurrar religio para mim, sem ao menos saber quem eu era e no que cria. Hoje vejo que era uma reao apropriada, pois realmente tinha de me sentir ofendida por ser tratada por um projeto evangelstico de algum, em vez de ser vista como uma pessoa.

Mesmo quando Rebecca se tornou crist, pensava que deveria bloquear suas concepes e seu bom senso para que fosse espiritual e evangelizar era algo muito espiritual para ela. O resultado disso que ela se esquivava de testemunhar sua f o mximo que podia.
Mas, todas as vezes que a culpa se tornava grande demais de suportar, pegava o primeiro nocristo que via diante de mim, castigava-o com um monlogo sem pausas e ia embora pensando: Ufa! Uau! Consegui! Estamos na primavera e espero que a culpa no volte at o inverno(e meus amigos no-cristos esperavam o mesmo!).

Mas, algo surgia dentro dela de modo paradoxal.


Sabia que, a no ser que realmente me importasse com meus amigos cticos, eles nunca se interessariam pelo evangelho. Sempre fiquei muito impressionada com a forma pela qual Jesus demonstrava compaixo s pessoas com as quais se relacionava. Queria fazer o mesmo, apesar de no ter me ocorrido que isso tinha muito que ver com evangelismo. Ento comecei a procurar pessoas e me importar com aqueles que Deus havia colocado ao meu redor, Mas ainda sim me sentia culpada por no mostrar um esquema do Evangelho a todos os no-cristos que encontrava.

No fundo do seu corao duas coisas estavam impedindo o seu testemunho: uma era a preocupao com a reao das pessoas e a outra que ela imaginava que, se no entregasse o pacote inteiro, de uma vez s, no estaria evangelizando. Sua orao nesse sentido consistiu-se em trs pedidos: Para que Deus tocasse a vida dos estudantes, para que Ele a ensinasse evangelizar e a libertasse dos seus temores. 70
Anpolis, janeiro Gois 8 a 27 de

Nessa poca Rebecca fortaleceu grandes laos de amizade com uma missionria da IFES chamada Ruth Siemens e ela desafiou Rebecca a comear um estudo bblico com seus amigos no-cristos. Em seu livro, Evangelismo Natural, Rebecca conta algumas de suas experincias na evangelizao de seus colegas. Trazendo algumas de suas lies. Para ela um problema com o nosso evangelismo no a falta de informao que no sabemos sermos ns mesmos. Esquecemo-nos de que somos chamados a sermos testemunhas do que vimos e conhecemos, no daquilo que no sabemos. O ponto chave a autenticidade e a obedincia, no um doutorado em teologia. Aprofundando ela diz: Nossa inabilidade com no-cristos reflete nossa inabilidade em lidar com nossa prpria humanidade. Pelo fato de no sabermos o que sermos humanos(ou espirituais, neste aspecto), lutamos para nos relacionar natural e humanamente com o mundo. Por exemplo: muitos de ns evitamos evangelizar as pessoas porque achamos que podemos ofend-las. Mas quantas vezes j dissemos a um no-cristo que esse o verdadeiro motivo de nossa hesitao? Cabe aqui um exemplo pessoal que ilustra isso: Um dia Rebecca conversando com uma amiga, chegaram pergunta: cramos ou no em Deus? A conversa vinha tranqila e informal. Ela comeava a falar de Jesus e sua amiga parecia interessada. Mas, a partir do momento que ela se entusiasmava em falar de Jesus, sua amiga parecia distanciar-se.
Continuei falando sobre Jesus, para saber o que ia acontecer. No entanto, apesar de minha boca continuar se movendo, tive a plena conscincia de que a estava perturbando. Ento, l estava eu, tentando uma conversa particular comigo mesma, tentando imaginar como parar, enquanto era capaz de ouvir a mim mesma falando sobre Cristo. De repente percebi como era ridculo tudo aquilo.

O dilogo prosseguiu com Rebecca:


- Olhe, sinto-me muito mal com isso tudo. Eu estou bastante entusiasmada com Deus e com que ele fez em minha vida. Mas fico brava quando pessoas empurram religio para cima de mim. Se voc achar que estou indo longe demais, por favor, me diga, certo? Ela olhou para mim com total descrena. - No acredito que voc esteja dizendo isso. Quer dizer, eu no posso crer que voc esteja falando honestamente! respondeu ela. - Por qu? perguntei-lhe. - Bem, eu nunca soube que os cristos tinham conscincia de que ns odiamos ser um ouvinte de um monlogo ambulante respondeu ela( o que foi demais para minhas habilidades evangelsticas). - Veja disse eu-, a maioria dos cristos que conheo enfrenta grandes dificuldades em compartilhar sua f exatamente porque tem receio de estar ofendendo algum. - Mas contanto que deixe claro s pessoas que voc tem conscincia de quem so elas, pode dizer-lhes qualquer coisa! respondeu ela imediatamente. Diga aos cristos que fui eu quem disse isso. Sua reao foi perspicaz. Eu lhe contara que odiava ser o projeto evangelstico de algum. E era isso que ela estava dizendo, que percebera que tnhamos uma coisa importante em comum: eu no queria despejar o evangelho e ela no queria ser o balde. Essa uma reao natural, uma reao humana e uma reao compartilhada. O que a surpreendeu foi o fato de eu ser humana tambm, e no um super discpulo cujos ps nunca tocam o cho. Mas, eu tambm me ofendo com tticas similares. Assim, nas bases de nossos fortes laos humanos, senti-me livre para comunicar minha f.
Anpolis, Gois 8 a 27 de janeiro

71

Um impedimento de testemunharmos nossa f o temor as pessoas e isso limita nossas aes. No caso o temor a Deus que nos liberta dos outros temores.
Eu as estava servindo por me sentir temerosa diante do que as pessoas pensariam de mim, e o tiro saa pela culatra. Quando comecei a temer e respeitar a Deus com intensidade e, ento, servilo, senti uma nova liberdade para compartilhar minha f, quer ganhasse o concurso de Miss popularidade ou no. No me sentia chamada a ser ofensiva, apenas um pouco mais audaciosa. E a ironia era que, uma vez que eu no tentava agrad-los, mas a Deus, as pessoas ouviam e queriam saber mais.

Ajuda-nos a libertarmos dos temores, perceber que o evangelho no meu, embora ele se entrelace com a minha personalidade. Rebecca continua:
Deus no estava pedindo para que eu me firmasse nas minhas prprias idias e emoes, mas na pessoa e no trabalho de Jesus Cristo. Se algum se sentia culpado por ser ofensivo, este algum era Jesus e no eu. Era idia dele e no minha que o nico caminho para Deus era ele. Perceber isso me libertou da covardia ao ser acusada de mesquinha. Eu poderia responder assim: Eu sei e no interessante que Jesus tenha dito tantas coisas mesquinhas? No seria intrigante estudar sua palavra e descobrir porque ele fez declaraes egostas?

Muitos de ns, por receio de machucar ou ofender algum ou qualquer outro temor acabamos por ficar calados no anncio do evangelho. O que precisamos sermos um pouco mais audaciosos! Audcia Impulso de nimo para cometimentos arrojados ou difceis, ousadia, valor, intrepidez, petulncia, atrevimento! Mas, a evangelizao pode ser algo Natural? Ser que falar de Deus no pode ser parte natural e integrada de nossa conversa sobre filmes, aulas, trabalho, provas, namoro etc.? Fazer as pessoas entrarem na minha vida ajudar a elas olharem como ser um cristo.
O paradoxo que constantemente vivencio que quando permito que as pessoas entrem em minha vida para verem quem eu sou, com toda a dor, os problemas e os sucessos elas dizem que vem Deus. quando oculto as coisas (ironicamente pensando na reputao de Deus) e tento aparentar que tudo est no lugar, sem problemas elas vem Rebecca. Aprendi com a experincia da escritura em I tessalonicenses 2:8 para compartilhar o Evangelho devemos compartilhar nossas prprias vidas, nosso ser. Se no entendermos que Cristo nos libertou para que fssemos autnticos, veremos a evangelizao como um projeto e no como um estilo de vida. Tenderemos a ver os no-cristos mais como objetos de nossos esforos evangelsticos do que como pessoas de verdade. Evangelismo no algo que voc apenas faz - l fora e volta para dentro de sua vida normal. Evangelismo implica levar pessoas a srio, passear por sua ilha de preocupaes e necessidades e ento compartilhar Cristo como Senhor, no contexto das situaes dirias da vida.

72

Anpolis, janeiro Gois 8 a 27 de

2. Desenvolvendo Habilidades Conversacionais


Quais seriam os possveis impedimentos dos no cristos a f crist? Existem princpios que poderiam nos ajudar na maneira que expomos nossa f? Existem modelos de conversao que nos ajudam a transmitir nossa mensagem? Afinal, qual de fato a mensagem do Evangelho?

2.1 A forma que comunicamos to importante quanto aquilo que comunicamos.


Na verdade, as duas coisas no podem ser separadas. Nosso estilo e nossa atitude mostram contedo da mesma forma que nossas palavras. Sugerir as possveis defesas que um no-cristo pode ter. Expondo e no impondo nossa f Ficando Calmos Livrando-se da Conversa de Crente Fazendo algumas perguntas Ajudando as pessoas a ver falhas em seus prprios sistemas de crenas.

Quando ajudamos as pessoas a clarear suas idias, normalmente elas se surpreendem pela falta de embasamento para suas crenas e pelo quo vulnerveis elas parecem. neste ponto que podemos levar as pessoas a avaliar suas idias de uma forma lgica de modo que concluam por elas mesmas que suas idias no so adequadas. Precisamos levantar questes que lidem com a fonte de autoridade. Em outras palavras, porque crem naquilo que dizem crer. Uma coisa verdadeira porque parece certa ou porque lhe ensinaram assim ou porque crem que se parece com alguma coisa cientfica.

2.2 Mostrando as Razes da Nossa F!


Sinceridade no quer dizer o caminho certo. A F algo para mente e corao. Quais evidncias justificam nossa f em Cristo? 1. Evidncias Histricas 2. Evidncias Filosficas a. A Natureza Bsica do Mundo b. Moralidade c. Natureza Humana d. O problema fundamental do mundo e como lidar com ele 3. Evidncias Pessoais

Anpolis, Gois 8 a 27 de janeiro

73

2.3 Desenvolvendo Habilidades Conversacionais


Modelo A: Investigar, estimular, contar Investigar quem a pessoa . Estimular Despertar a curiosidade para o evangelho. Contar Mas, antes compreender a mensagem.

1. A natureza de Deus: seu propsito 2. A natureza humana: nosso dilema 3. Jesus Cristo: nossa soluo 4. O que fazer nossa reao

Modelo B: Crculos Concntricos Conversas podem ser comparadas a cebolas. medida que vamos tirando as camadas superiores, vamos entrando nos nveis mais profundos da mente de uma pessoa.

. Modelo C: Relaes, crenas, epistemologia Relaes Qual a situao de uma pessoa em relao a um denominador comum(escola, nmero de filhos, reas de interesse, etc.). Crenas Todos tm crenas em relao a assuntos como poltica, amor, sentido da vida, Deus e assim por diante. Epistemologia perguntando a fundo. Por exemplo: Por que voc acha que a experincia de nascer de novo no legtima?
Mas eu vos digo a verdade: convm-vos que eu v, porque, se eu no for, o Consolador no vir para vs outros; se, porm, eu for, eu vo-lo enviarei. Quando ele vier, convencer o mundo do pecado, da justia e do juzo: do pecado, porque no crem em mim; da justia, porque eu vou para o pai e no me vereis mais; do juzo, porque o prncipe deste mundo j est julgado. Joo 16. 7-11

74

Anpolis, janeiro Gois 8 a 27 de

Oficinas

Como transformar seu EBI numa exposio bblica


Natan de Castro (natan@abub.org.br)

Perguntas iniciais 1) O que pregar? Voc acha que a pregao importante? Por qu? 2) Voc j teve a oportunidade de pregar alguma vez? Como foi? Sondando as motivaes
possvel se aproximar da Bblia com toda sinceridade, respondendo ao desafio intelectual que ela faz, pela orientao moral que oferece ou pela edificao espiritual que promove sem tratar de modo algum com um Deus pessoal e revelador que tem desgnios pessoais a seu respeito. [...] nem todos que se interessam pela Bblia e at se entusiasmam com ela querem se envolver com Deus. (Eugene Peterson, Maravilhosa Bblia, p. 45-46, grifos meus).

Vejamos os motivos apontados por Paulo, Pedro, Tiago e Joo pra estudarmos a Bblia: Paulo (II Timteo 3:16-17):__________________________________________________________ Pedro (II Pedro 1:19):_______________________________________________________________ Tiago (Tiago 1:25):_________________________________________________________________ Joo (Joo 20:30-31):_______________________________________________________________ Os trs tipos de pregao Textual: A sua forma segue as partes de um texto curto (1 a 3 versculos) usando as sentenas do versculo como as divises principais do sermo.
Exemplo 1: Esdras 7:10: Ttulo: O bom mestre da lei 1) Estude a Lei do Senhor; 2) Pratique a Lei do Senhor; 3) Ensine a Lei do Senhor; Exemplo 2: I Timteo 4:12: Ttulo: O lder exemplar 1) Seja um exemplo na palavra; 2) Seja um exemplo no procedimento; 3) Seja um exemplo no amor; 4) Seja um exemplo na f; 5) Seja um exemplo na pureza;

Pontos positivos: a) Ideal pra pregaes curtas em ocasies especiais (aniversrios, por exemplo); b) Fcil de ser desenvolvido; c) Fcil de ser lembrado pelos ouvintes; Pontos negativos: a) Nem todas as passagens se prestam a esse tipo de tratamento sem parecerem foradas; b) Corre-se o risco de interpretar o texto fora do seu contexto, ignorando assim a inteno do autor bblico;

Anpolis, Gois 8 a 27 de janeiro

75

Tpica (ou temtica): A sua forma resulta de um assunto escolhido pelo pregador. Utilizam-se vrios textos de forma que sirvam ao tema que se deseja expor.
Exemplo 1: Tema: Vida no Esprito 1) Precisamos ser batizados com o Esprito (I Co 12:13); 2) Precisamos negar a carne p/ viver no Esprito (Gl 5:16); 3) Precisamos ser cheios do Esprito (Ef 5:18); Exemplo 2: Tema: Milagre de Cura 1) Jesus sempre quer curar (Mc 1:41); 2) Jesus mesmo hoje (Hb 13:8); 3) Voc precisa de f pra ser curado (Mc 6:5-6);

Pontos positivos: a) Permite ensinar os ouvintes sobre um tema especfico sem necessariamente se prender a uma seqncia; b) Mostra que a Bblia ensina em vrias partes o tema escolhido; c) Valoriza a criatividade do pregador; Pontos negativos: a) Tende a no valorizar o texto bsico; b) Dificulta a reteno da mensagem por fazer o ouvinte abrir a Bblia em vrios lugares diferentes durante a pregao; c) A Bblia ser serva e no senhora do pregador; d) Corre-se o risco de impor opinies pessoais aos textos utilizados por no analis-los em seus contextos originais; Infelizmente a pregao tpica a mais utilizada hoje em dia, pois permite ao pregador dizer o que quiser utilizando textos bblicos. O exemplo 2 citado acima totalmente anti-bblico: 1) Jesus quis curar o leproso em Marcos 1:41, mas se escondeu muitas vezes da multido e se recusou a atender seus pedidos de milagres (Mc 1:36-38; Mc 9:30-31, Mt 12:38-39); 2) Jesus o mesmo hoje, mas dentro da perspectiva do autor de Hebreus (sumo sacerdote perfeito); 3) Jesus cura independente de se ter f (Jo 5:7-9); Expositiva: aquela que explica a Bblia dentro de uma unidade expositiva (percope ou pargrafo) seguindo a prpria estrutura do texto e respeitando a inteno original do autor. Aps a explicao de cada subdiviso do texto o pregador aplica o ensino aos seus ouvintes. desse tipo de pregao que trataremos nesta oficina. Pontos positivos: a) A Bblia senhora do pregador (ele expe e no impe); b) Facilita a reteno do ensino por se concentrar em um nico texto; c) Fornece um excelente modelo de estudo bblico para o ouvinte; d) Obriga o pregador a expor temas no prediletos ao pregar livros inteiros; e) Ensina a Palavra no contexto em que o Esprito Santo escolheu ao inspirar os escritores bblicos; Pontos negativos: a) Exige esforo e muito tempo de preparao; b) Torna os ouvintes mais exigentes e crticos quando a pregao ruim; OBS: A meu ver, esses pontos negativos so positivos por fazer os pregadores vencerem a preguia e prevenir os ouvintes de ensino bblico adulterado. Na verdade, ainda no achei pontos negativos na pregao expositiva! Como preparar um sermo expositivo Fase 1: Estudo pessoal (igual para o EBI e para a Exposio) Reconhecendo abismos e construindo pontes:
... todos ns lemos a Bblia de maneira diferente. Nossos culos tm lentes culturais. [...] quando ns vamos ler a Bblia chegamos com nossa prpria agenda, nossos preconceitos, indagaes, preocupaes, interesses e convices; e, a menos que sejamos extremamente cautelosos, acabamos impondo-os ao texto bblico. (John Stott, Oua o Esprito, Oua o Mundo, p. 210)

1. Abismo Geogrfico: os eventos que a Bblia descreve ocorreram h milhares de quilmetros 76


Anpolis, janeiro Gois 8 a 27 de

do Brasil; 2. Abismo Temporal: o ltimo livro bblico, Apocalipse, foi escrito a mais de 1.900 anos; 3. Abismo Lingstico: nenhum livro da Bblia foi escrito em portugus; 4. Abismo Circunstancial: os eventos bblicos ocorreram em circunstncias especficas da vida de seus interlocutores; 5. Abismo Cultural: os personagens bblicos tinham prticas e costumes diferentes dos nossos. Precisamos de trs elementos bsicos para construir uma ponte: dois pilares que sustentam uma via. Da mesma forma, h trs etapas necessrias para se realizar um bom estudo bblico: Observao, Interpretao e Aplicao (OIA). Observao: O pilar do l e ento 1. Olhe: A forma literria (narrativa, discursiva, potica, parbola, etc.); A estrutura (as divises principais do texto); O contexto (histrico, textual imediato, textual amplo); As chaves gramaticais (verbos, pronomes, preposies, conjunes, etc.) 2. Pergunte: faa 6 perguntas ao texto: Quem? Onde? Quando? O qu? Como? Por qu? 3. Anote: repeties de palavras, comparao de idias, contrastes (coisas ou idias opostas), etc. Interpretao: A via Ocupe-se com 3 questes bsicas: 1. Qual o assunto (tema) principal do texto? 2. Por que o autor bblico tratou desse tema? 3. Como ele estruturou seu texto? Ao fazer a Observao, naturalmente voc caminhar para a Interpretao. Essas etapas so muito interligadas. Lembre-se de utilizar recursos bibliogrficos (dicionrios, bblias de estudo, bblias em outras verses e, por ltimo, comentrios bblicos). Ao interpretar busque:
A) O significado natural (literal); B) O significado original. (contexto histrico); C) O significado coerente (contexto textual imediato e textual amplo);

Aplicao: O pilar do aqui e agora Conduzir as pessoas Bblia significa mostrar que a Bblia responde s suas perguntas. Os ticos h muito organizaram as perguntas morais feitas pelas pessoas em quatro categorias. As pessoas fazem essas quatro perguntas essenciais, e a Bblia as responde:

Anpolis, Gois 8 a 27 de janeiro

77

1. O que devo fazer? Ou seja, qual o meu dever? [fazer] 2. Quem eu devo ser? Ou seja, como posso tornar-me a pessoa ou obter o carter que me permite fazer o que certo? [ser] 3. A que causas devemos dedicar a energia de nossa vida? Ou seja, que objetivos devemos buscar? [ir] 4. Como distinguir entre a verdade e o erro? Ou seja, como obter discernimento? *saber+ (Dan Doriani, A Verdade na Prtica, p. 115-116). Aps meditar nos pontos principais do texto, busque especificamente: A) Algo para crer; B) Algum motivo de louvor; C) Algo para pedir a Deus; D) Algo para corrigir (quais atitudes individuais ou coletivas devem ser tomadas? Que falhas devem ser confessadas?).

Fase 2: Estruturando o sermo expositivo Do OIAI ao EIA A segunda fase na preparao de um EBI montar um roteiro de perguntas que leve os participantes do estudo a percorrerem o mesmo caminho que percorremos em nosso estudo pessoal (fase 1). Por isso, as perguntas precisam ser de Observao, Interpretao e Aplicao (OIA). Geralmente, para fins didticos, adicionamos ao EBI algum elemento que ilustre o ensino (tirinha, letra de msica, citao, etc.). Assim, um EBI composto basicamente por Observao, Interpretao, Aplicao e Ilustrao (OIAI). Ao fazermos um sermo expositivo, no entanto, precisamos percorrer a fase 1 (OIA) no por perguntas, mas em nosso discurso. muito importante tambm acrescentarmos a Ilustrao (I) na exposio, pois isso facilitar a compreenso do ouvinte do sermo. Os elementos bsicos de uma exposio so: Explicao do que observamos e interpretamos (OI=E), Ilustrao do que aprendemos (I), e Aplicao do ensino na vida dos ouvintes (A). Assim, OIAI se transforma em EIA. No EBI: Observao Interpretao Aplicao Ilustrao Na exposio: Explicao Ilustrao Aplicao

OBS: O elemento Ilustrao no indispensvel nem no EBI, nem na exposio. Podemos utiliz-lo ou no dependendo da parte do texto a ser discutida (no caso do EBI) ou explicada (no caso da exposio). Nesta apostila do IPL 2012 temos alguns exemplos de EBI e Exposio Bblica.

78

Anpolis, janeiro Gois 8 a 27 de

Sugesto de divises e propores em um sermo expositivo de 30 minutos Componentes do Sermo Saudao e anncio do texto Leitura do texto Orao inicial Introduo do sermo (contexto histrico e/ou sistemtico); Ponto 1: EIA Ponto 2: EIA Ponto 3: EIA Comentrios de improviso Concluso do sermo Orao final Total: Durao aproximada 1 minuto 2 minutos 1 minuto 3 minutos 6 minutos 6 minutos 6 minutos 2 minutos 2 minutos 1 minuto 30 minutos N de pginas 1/3 1 1/3 1 2 2 2 1 1 1/3 11

Exerccio: Elabore o esboo de um sermo expositivo a partir de Marcos 10:46-52

Fase 3: Pregando seu Sermo Os trs elementos de retrica (Logos, Pathos e Ethos) Na retrica clssica trs elementos compem cada mensagem persuasiva: Logos o contedo verbal da mensagem incluindo sua arte e lgica. Pathos os traos emotivos da mensagem incluindo a paixo, fervor e sentimento, que o orador transmite e os ouvintes experimentam. Ethos o carter percebido do orador; determinado mais significativamente pelo interesse expresso pelo bem-estar dos ouvintes. Aristteles acreditava que o ethos era o componente mais poderoso da persuaso. (Bryan Chapell, Pregao Cristocntrica, p. 26). Quando pregamos, nos colocamos como mediadores entre a Bblia e nossos ouvintes. Embora a mensagem seja mais importante que o mensageiro, o carter do mensageiro interfere diretamente na recepo da mensagem por parte do ouvinte. Portanto, existe o seguinte caminho entre a Bblia e o ouvinte: BBLIA Ethos (Quem somos) Pathos (Como pregamos) Logos OUVINTE (O que pregamos)

O exemplo de Paulo em Tessalnica: Porque o nosso evangelho no chegou a vocs somente em palavra *logos], mas tambm em poder, no Esprito Santo e em plena convico [pathos]. Vocs sabem como procedemos [ethos] entre vocs, em seu favor. (I Tessalonicenses 1:5) O exemplo de Esdras em Jerusalm: Pois Esdras tinha decidido dedicar-se a estudar [OIA] a Lei do Senhor e a pratic-la [ethos], e a ensinar [pathos + logos] os seus decretos e mandamentos e decretos aos israelitas. (Esdras 7:10)

Anpolis, Gois 8 a 27 de janeiro

79

Exerccio: Identifique o elemento ethos nos seguintes textos bblicos: I Tessalonicenses 2:7-12:_______________________________________________________ II Tessalonicenses 3:7-10:_______________________________________________________ I Timteo 4:11-16:_____________________________________________________________ II Timteo 2:15-16:_____________________________________________________________ Tito 2:7-8:____________________________________________________________________ Tiago 3:13:___________________________________________________________________

BIBLIOGRAFIA/LEITURAS RECOMENDADAS: ATIENCIA, Jorge. Jess, Modelo de Predicador. Editorial Lampara. San Pedro, Bolvia. 2007. CHAPELL, Bryan. Pregao Cristocntrica. Cultura Crist. So Paulo. 2007. DORIANI, Dan. A Verdade na Prtica. Cultura Crist. So Paulo. 2007. FEE Gordon e STUART Douglas. Entendes o que ls?. Vida Nova. 1997. PETERSON, Eugene. Maravilhosa Bblia. Mundo Cristo. So Paulo. 2008. SILVA, Hlio de Oliveira. Apostila: Curso Bsico de Exposio Bblica. Seminrio Presbiteriano Brasil Central. Goinia. 2010. STOTT, John. A Bblia: o livro para hoje. ABU Editora. So Paulo. 1993. ___________. Oua o Esprito, Oua o Mundo. ABU Editora. So Paulo. 1998. ___________. O Perfil do Pregador. Editora Sepal. 1999. VAN DER MEER, Antonia Leonora. O Estudo Bblico Indutivo. ABU Editora. So Paulo. 2003. YANCEY, Philip. A Bblia que Jesus Lia. Editora Vida. So Paulo.

80

Anpolis, janeiro Gois 8 a 27 de

Oficinas

Minha histria pessoal: entendendo e praticando a orao


Por: Ivanilsa de Oliveira (nilsa@abub.org.br) O propsito desse exerccio ajudar a identificar como voc entende a sua orao, que influncias tm moldado e formado sua percepo e prticas de orao e o lugar que ela ocupa na sua vida. Descreva como a sua prtica de orao hoje, no descreva um modelo do que deveria ser ou o que voc gostaria que fosse. Seja honesto (a), no julgue sua vida de orao como boa ou m, nem a compare com os seus ideais. Lembre-se que Deus nos encontra onde estamos, em nossa realidade humana, e Ele nos tira de onde estamos e nos aproxima Dele. O que eu entendo sobre Orao: Como defino a orao? Com quais diferentes tipos de orao estou familiarizado? Que livros, comunidades ou pessoas tm formado meu entendimento sobre a orao?

Minha histria de Orao: Quais foram os conceitos ou entendimento inicial que tive sobre orao e sua importncia? De que maneiras tm crescido ou tem mudando o meu entendimento sobre a orao? Pense na sua Igreja, ministrio ou em um grupo de colegas cristos. Como se ensina e pratica a orao?

Minha prtica de Orao: Como pratico a orao em: Minha vida pessoal? Meu ministrio?

O que me motiva e o que me ajuda a orar? (pensar em fatores internos e externos) Quais so minhas lutas (dificuldades) com a orao? E o que me impede de orar? (pensar em fatores internos e externos) Como me sinto a respeito da minha vida de orao?

Anpolis, Gois 8 a 27 de janeiro

81

Disciplinas espirituais - Interiores Meditao . 1. A meditao crist, numa definio simples, a capacidade de ouvir a voz de Deus e obedecer sua Palavra. (Foster, Celebrao, p. 47) 2. Testemunho Bblico: O Deus que fala tambm deseja ser ouvido: Ado e Eva: comunho e ruptura (Gn 1-3) Moiss: o vnculo da vida pela Palavra (Dt 6.4-9; 32.44-47) Josu: vivendo pela Palavra (Js 1.6-9) Davi: ansiando pela Palavra (Sl 1; 119) ou Sl 63.6 , 119.78 Cristo: ouvindo e vivendo a voz do Pai (Jo 14.10; Jo 15.1-8; Lc 10.38-42). Paulo: a herana da Palavra a Timteo (1Tm 4.11-16; 2Tm 3.14-17) 3. Preparao 4. Formas Meditao nas Escrituras: ouvindo a voz de Deus Alerta: limite o seu foco e planeje bem (p.ex. Guia Devocional, Devocionrio, Grade anual de leitura) Tempo: separe uma parte do dia para a meditao regular. Local: encontre um lugar silencioso e livre de interrupes. Postura: a mais confortvel e que distraia menos.

Orao 1. Definio e equvocos Orao , numa definio simples, a capacidade de responder voz de Deus de acordo com a Sua Palavra. 2. Testemunho bblico O testemunho dos personagens bblicos e do registro bblico (p.ex. Moiss, Josu, Samuel, Davi, Salomo, Daniel; Salmos; Atos dos Apstolos).

82

Anpolis, janeiro Gois 8 a 27 de

O testemunho de Cristo: Do hbito e da prioridade da orao (Mc 1.35; 6.46; [Lc 9.28]; 11.15-17; 14.32-38). Do contedo da orao dos discpulos (Pai Nosso Mt 6.9-13) Da persistncia na orao (Mt 7.7-11)

O testemunho de Paulo (e dos apstolos) A. No sabemos orar... (Tg 4.3; Rm 8.26-27) B. Mas o Esprito nos assiste em nossa fraqueza! (Rm 8.26-27) C. Orao uma luta que envolve (cf. Ef 6.18): Dependncia do Esprito Santo (Orem no Esprito...). Constncia (... em todas as ocasies...). Variedade (... com toda orao e splica...). Persistncia / perseverana (... perseverem na orao...). Intercesso (... por todos os santos.).

A prtica da orao: 1. Lista(s) de orao (p.ex. Famlia / Trabalho / Igreja / Vizinhana): possvel comear com uma ficha que caiba na carteira; 2. Local e hora: sossego e tranqilidade, mas no em excesso; 3. Postura: condizente com a sua devoo; 4. Preparao: seja prtico (p.ex. caf); 5. Durao: seja freqente e fervoroso / comece devagar (15 minutos por dia). Orao disciplina. Disciplina significa criar limites ao redor do nosso encontro com Deus. Nossos horrios e locais no podem estar to cheios a ponto de no haver como conciliar um encontro. Ento preciso esforar-se arduamente para afirmar que este o momento de estar com Deus, goste ou no, tenha vontade ou no, esteja satisfeito ou no. Voc retorna ao lugar de solitude com Deus. Henri Nowen. Jejum 1. Definio e equvocos Jejum a absteno voluntria de comida a fim de auxiliar a prtica da meditao e da orao. a experincia do jejum mais um banquete com a palavra *e a presena+ de Deus que a abstinncia de comida. (Foster, Celebrao, pg. 93); tambm uma disciplina que restaura equilbrio em nossa vida.

Anpolis, Gois 8 a 27 de janeiro

83

2. Testemunho bblico Pluralidade de exemplos bblicos: Dia da Expiao (Lv 23.27);

Moiss (Dt 9.9); Elias (1Rs 19.8); convocao nacional (Jl 2.15,16; 2Cr 20.1-4); Daniel (Dn 1, 10); Ester (Es 4.16); Esdras (Ed 8.21-23); Jesus (Mt 4.1-11); Paulo (At 9.9; 13.1-2); O ensino de Cristo: A restaurao do jejum correto (Mt 6.16-18) A prescrio do jejum (Mt 9.14-17; 6.16-18). 3. Prtica 1. Progresso: 1 refeio, 1 alimento ou alguma coisa (televiso, facebook, caf, chocolate, vdeo game, etc.) que voc acha que no viveria sem, at horas e dias. 2. Conjugue com meditao e orao. Estudo 1. Definio O estudo cristo a prtica de uma dieta mental sadia e equilibrada a fim de se alcanar uma vida mais parecida com a de Cristo. Voc o que voc come, mas tambm Voc o que voc pensa!. Neil Postman (1981): crianas de 6 a 18 anos passam 15 -16 mil horas na frente da TV e 13 mil horas na escola; at os 20 anos de idade, assistem 1 milho de comerciais (1 mil por semana!); o que nos afeta no s o contedo, mas o prprio hbito de assistir TV! (Hughes, Disciplinas, p.66) muito difcil para qualquer cristo que passa a maior parte do tempo vendo televiso ter uma mente puramente crist... [Voc] nunca poder ter uma mente crist sem ler as Escrituras, porque voc no pode ser profundamente influenciado pelo que no conhece. (Hughes, p.67, 69). O apostolo Joo definiu Vida eterna como conhecimento de Deus (Joo 17.3)

2. Testemunho bblico A Palavra como fonte do nosso entendimento (Sl 1, 19.7-11, 119.97-100). Cristo nossa fonte de entendimento e sabedoria (Lc 2.40-52; Mt 4.1-11; Mt 22.37-40; Cl 2.23). O desafio de ser renovado em nosso entendimento (Rm 12.1-2; Fp 4.8; 2Tm 3.14-17).

84

Anpolis, janeiro Gois 8 a 27 de

3. Prtica Aplicando-se leitura da Palavra prolongada e sistemtica: Desafio: ler a Bblia toda em um ano; estudar um livro da Bblia de cada vez (dicas: Bblia de estudo ou dicionrio bblico); Dica de leitura: Tremper Longman, Como ler a Bblia com o corao e a mente (Cultura Crist). Aplicando-se leitura dos clssicos cristos (sabedoria crist antiga): A. Biografias (p.ex. Livro dos Mrtires). B. Fico (p.ex. O Peregrino, As Crnicas de Nrnia). C. Devocionais (p.ex. A Imitao de Cristo). D. Teologia (p.ex. Cristianismo Puro e Simples). Aplicando-se a outras leituras e outros estudos: Literatura secular, rdio, msica, documentrios, cinema, teatro, natureza, etc. Aplicando-se ao estudo pessoal, coletivo (familiar) e rotineiro: Quanto mais cedo voc comear, mais fcil se tornar!

Orando com Jesus Pai Nosso Orar "Pai Nosso preconiza, em primeiro lugar, a confisso de que Jesus tem o direito de orar a Deus dessa maneira porque Deus seu Pai natural, ao passo que, em relao a ns, trata-se de um privilgio do qual graciosamente nos foi permitida a participao. Isso se d por termos sido unidos a Cristo pelo poder do Esprito Santo, o que mais nos capacita a orar de forma legtima e eficaz - legtima por termos sido adotados por Cristo; efetiva, pois graas adoo de Deus, derramou-nos o Esprito Santo no corao. Orar "Pai Nosso" equivale a conhecer a trs pessoas da trindade, pois apenas nela e por meio dela essa orao possvel. Que ests no cu - O Deus que adoramos o Ser absoluto, diante do qual inexiste algum maior. Por essa razo, sua exclusividade no nos foi transmitida pelas palavras "deus" ou "senhor", mas pelo grande ttulo "Todo - Poderoso", verso das palavras hebraica (El shaddai) e grega (Pantokrator). No mundo antigo havia muitos deuses e senhores; no entanto, poderia existir apenas um Todo - Poderoso. Nessa palavra simples sero resumidas sua soberania, seu poder e carter mpar - todas as caractersticas que precisamos recordar para santificar-lhe o nome.

Anpolis, Gois 8 a 27 de janeiro

85

Santificado seja o Vosso nome no uma orao por mudana ou melhoria em Deus, e sim em ns. Na orao para que seu nome seja colocado parte para receber a honra especial devida, tambm oramos por ns mesmos, pedindo que sejamos feitos dignos portadores dele, testemunhas genunas do amor que o transformou em sacrifcio para que pudssemos ser purificados de nossos pecados e capacitados a estar nos lugares celestiais com ele. Que ele nos conceda a graa de santificarmos seu nome em nossa existncia e, desse modo, cumpramos a prece que Jesus nos ensinou a orar. Venha a ns o Vosso Reino Celebramos e buscamos o seu Reino em nossas vidas e na vida de outras pessoas. A vinda de Seu Reino significa, primeiramente, a vida e os recursos de Seu Reino para ns. A qual nos dada por Jesus, atravs do Esprito Santo. Seja feita a Vossa vontade A vinda do Reino de Deus se realiza quando a sua vontade, no a nossa, feita em nossa vida. E quando tomo conscincia da vontade de Deus, me torno ciente de que no a estou cumprindo. Perceber isso significa ter a plena conscincia de que sem a ajuda divina nada posso fazer, mesmo desejando. A nica soluo o arrependimento e a submisso sua vontade, algo que o Esprito Santo torna possvel ao agir em nosso corao. Assim na terra como no cu Recebemos e buscamos a Sua vontade em ns e nos outros. Submetemos-nos a Ele e pedimos sua graa e poder. A vontade do Pai quer dizer a bondade e generosidade de seu corao ante toda a sua criao. o caminho da vida, como disse Paulo, a vontade de Deus boa, perfeita e agradvel. O Po nosso de cada dia, d-nos hoje Dependemos de Deus para todas as nossas necessidades humanas. Pedimos a Deus por nossas necessidades cotidianas por que, como Pai, Ele tem se dedicado a cuidar de ns e nos dar o que necessitamos; como faz um bom pai que ama a seus filhos. D-nos o po e satisfaz nossas necessidades em diferentes formas. Atravs da terra frtil e do trabalho, bem como atravs da generosidade daqueles que cuidam e nos ajudam. Perdoa as nossas dvidas Confessamos nossos pecados e pedimos que nos restaure. Quando pedimos o seu perdo, o que realmente estamos pedindo? Deixemos que as palavras de Davi nos ensinem: Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e mais brando do que a neve serei. Faze-me ouvir de novo jbilo e alegria, e os ossos que esmagastes exultaro. Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniqidades. Cria em mim um corao puro, Deus, e renova em mim um esprito estvel. No me expulses da tua presena, nem tires de mim o teu Santo Esprito. Devolve-me a alegria de tua salvao e sustenta-me com um esprito pronto a obedecer . Salmo 51: 7 - 12 Assim como perdoamos aos nossos devedores Perdoamos e colocamos a outros em liberdade. O pedir e receber o poder de Deus implica tambm permitir que esse perdo preencha nossos coraes e flua de ns, perdoando aqueles que nos tem magoado.

86

Anpolis, janeiro Gois 8 a 27 de

No nos deixe cair em tentao Submetemos nossas vidas a sua sbia direo. Tentaes so aquelas coisas que despertam em ns o desejo de agir mal e pecar contra Deus, contra ns mesmo e contra os outros. Ainda que as tentaes possam estar fora de ns, suas razes esto dentro de ns. A Bblia nos recorda (Tiago 1: 13 - 15) que no podemos salvar a ns mesmos. Reconhecemos que devemos ser guiados por nosso Pai, pois estando s sucumbiremos ao poder da tentao. Mas livra-nos do mal - Pedimos a Deus que nos livre do mal dentro e fora de ns. O mal no s est dentro de ns, como tambm existe fora de ns, em sistemas e em outros. A fonte deste mal Satans, que nos ataca direta e indiretamente. Paulo nos chama ateno (Ef 6: 10 - 13) que no podemos derrotar ou nos sobre por ao mal por ns mesmo, seno que levantemos nossas debilidades a Deus, que o nosso refugio e libertador. Pois Teu o Reino, o poder e a Glria, para sempre O reconhecimento de que o Reino, o poder e a glria pertencem somente a Ele. O Reino de Deus no mudar. Seu poder e sua glria sero to visveis como o so agora, na vida de homens e mulheres que mudaram e que tomaram sua cruz e seguiram a Jesus. Amm! - Sim, nosso Senhor, isso te pedimos!

Bibliografia: Bblia Sagrada, Nova Verso Internacional, NVI Editora Vida: So Paulo, 2003 Douglas e Marylin Stewart, Apostila Orao, EFO Venezuela, 2009. Gerald Bray, Teu o Reino. Publicaes Shedd, 2009. Matheus Iglesias, Apostila Discipulado, CF Rio de Janeiro, 2009. Richard Foster, Celebrao das Disciplinas. Editora Vida: So Paulo, 2009.

Anpolis, Gois 8 a 27 de janeiro

87

Construindo pontes: engenharia da Verdade


Reinaldo Percinoto Jr
Trechos do livro Apologtica crist no sculo XXI: cincia e arte com integridade, de Alister McGrath, publicado pela Editora Vida, em 2008. O ttulo original do livro, em ingls, Bridge-building.

O que apologtica crist? Em seu sentido primordial, uma apologia da f crist , uma apresentao e defesa de suas reivindicaes de verdade e importncia no grande mercado das ideias. ()O objetivo da apologtica consiste em conferir integridade e profundidade intelectuais evangelizao, assegurando assim que a f permanea arraigada na mente e no corao. A f crist no lida apenas com sentimentos ou emoes; lida com crenas. Crer em Jesus Cristo no significa apenas am-lo, ador-lo ou confiar-se ele. crer em certas coisas bem definidas a seu respeito, as quais fundamentam e justificam esse amor, adorao e confiana nele. A crena em Deus acha-se inseparavelmente associada a crenas sobre Deus. (pgina 09) O objetivo principal da apologtica crist criar um clima intelectual e imaginativo que conduza ao nascimento e ao cultivo da f em toda a sua plenitude e riqueza. No entanto, como isso deve ser feito? A apologtica tradicional sempre se apoiou no elogio 2 racionalidade das declaraes crists quanto verdade . Ela sempre se lanou firmemente em meio s grandes disputas intelectuais que cada poca tem apresentado como obstculos f em Deus, tais como o enigma do sofrimento humano ou as dificuldades encontradas para provar a real existncia de Deus. () A apologtica tradicional tem um histrico honrado dentro da tradio crist. Ela tem servido bem igreja ao longo dos sculos e continuar a servi-la no futuro. Todavia, nem tudo est bem. A apologtica tradicional parece muitas vezes radicada em um mundo moribundo, um mundo em que as reivindicaes de verdade do cristianismo eram testadas, sobretudo nas salas de seminrio de 3 velhas universidades, onde a racionalidade era vista como critrio mximo de justificao . Acreditava-se que as estratgias apologticas no dependiam de tempo ou lugar . (pgina 10) nesse ponto que se torna possvel discernir uma sria debilidade em determinados raciocnios apologticos. Frequentemente, tais raciocnios parecem depender do senso comum ou da tradio filosfica ocidental, negligenciando os recursos filosficos sua disposio. Para citar apenas um exemplo, o imenso potencial teolgico das doutrinas crists da criao e da redeno foi muito pouco explorado, resultando em um empobrecimento qualitativo da apologtica crist, tanto na substncia quanto na forma. () A idia de ponto de contato, rigorosamente fundamentada nas doutrinas da criao e da redeno, revela a importncia da questo. (pgina 11) A situao de fato mudou. O foro de discusses mudou radicalmente. Hoje, elas j no ocorrem no mbito das universidades e dos livros-texto. no mercado das ideias, e no nas salas de seminrio das universidades, que o cristianismo deve pelejar por sua vida. O estdio de televiso, a imprensa nacional, a lanchonete das universidades e o shopping center local constituem os novos palcos de debates nos quais as declaraes de verdade por parte do cristianismo so julgadas e testadas. O cristianismo deve se distinguir por sua relevncia para a vida, e no apenas por sua racionalidade
Anpolis, janeiro Gois 8 a 27 de

88

intrnseca. Muito embora as grandes questes globais, como, por exemplo, o sofrimento, continuem na ordem do dia nessa nova gerao, uma srie de problemas locais exige respostas. As questes locais nos obrigam a desenvolver uma apologtica de sabor local, pois s assim o cristianismo continuar a ser uma opo viva para toda e qualquer localidade. (pgina 12) Acima de tudo, devemos nos conscientizar de que a apologtica mais do que um louvor atratividade cerebral oferecida pelo cristianismo. A apologtica clssica sempre tratou o cristianismo simplesmente como um conjunto de ideias, defrontando-se com uma srie de barreiras intelectuais que podem ser neutralizadas ou at mesmo sobrepujadas, por meio de argumentos aos quais no devem faltar sensatez. Quase sempre, a apologtica tradicional buscou tecer elogios ao cristianismo 4 sem nunca questionar por que tanta gente no crist . incuo enaltecer o apelo que tem a f crist, se isso no se fizer acompanhar de um srio esforo para descobrir por que tanta gente a considera to pouco atraente. Existe uma relutncia em ouvir aqueles que se acham fora da comunidade da f, para entender (ouvindo deles) por que no se juntam a ns. Aqueles que ainda no descobriram o cristianismo e os que o rejeitam, inconsciente ou deliberadamente, geralmente o fazem por motivos que escapam totalmente teia de interesses da apologtica tradicional. preciso identificar tais razes, bem como os expedientes a elas associados, para que possa desafi-las. Que razes seriam essas? A Histria sempre conspira contra o cristianismo ao apontar para ligaes passadas inaceitveis entre a igreja crist e situaes de opresso poltica ou social. A cultura sempre joga seu peso contra o evangelho, deixando implcito que ser cristo no algo que se possa considerar aceitvel. Ser cristo consiste, quase sempre, em aceitar um conjunto de valores que se opem ao da cultura dominante. Por conseguinte, os cristos se veem tachados de alienados, outsiders culturais, gente que no pertence ao mesmo ambiente de seus companheiros. Isso pode resultar na formao de uma contracultura crist. Em certo sentido, presses desse tipo no so de natureza intelectual. No se trata de argumentos no sentido de questes justificadas racionalmente em sua contraposio f crist. Tais presses existem de fato. Elas afetam as pessoas, moldam sua atitude em relao f e instilam nelas 5 preconceitos . So parte de uma matriz mais ampla de argumentos, atitudes e valores, os quais, coletivamente, produzem um clima cumulativo hostil f. Deixar de consider-las ou de avali-las resultar em uma apologtica truncada, incapaz de satisfazer a seriedade que o desafio atual f nos coloca. Portanto, temos de aceit-lo em toda a sua plenitude. Um desafio exige uma defesa, uma apologia. (pg.13,14) A apologtica um recurso, a cabe ao apologista fazer as relaes com a vida das pessoas, de carne e osso, do mundo atual. Sem essa ponte, as teorias no passam de teorias, nada so alm de idias abstratas suspensas no ar sem nenhuma fundamentao na realidade da vida. () Feitas as contas, conclumos que a apologtica no tem que ver com a vitria de alguma argumentao sobre outra; seu objetivo conquistar pessoas. O apologista eficaz aquele que ouve antes de falar e que despende todo o esforo necessrio para vincular os recursos de tradio apologtica crist tanto s necessidades do indivduo quanto sua capacidade de lidar com argumentos e imagens. A arte da apologtica eficaz trabalhosa, uma vez que exige a um s tempo o domnio da tradio crist, a capacidade de ouvir sem preconceitos e a disposio de fazer o esforo necessrio para expressar idias nesse nvel, e tudo isso de tal forma que o pblico possa se beneficiar dele. trabalho rduo, mas os resultados justificam o investimento nesse tipo de rigor intelectual e preocupao pastoral. (pag. 15,16) O ttulo deste livro evoca uma imagem que, por sua vez, nos oferece uma chave do mtodo aqui utilizado. 'Construindo pontes implica a existncia de uma lacuna, de um abismo entre os dois lados de uma garganta. Estes ficaro permanentemente isolados, a menos que a lacuna seja interligada por

Anpolis, Gois 8 a 27 de janeiro

89

uma ponte. A apologtica crist eficaz aquela que tem como objetivo localizar os pontos onde se d a separao entre o evangelho e os indivduos e as comunidades do mundo todo, e que identifica os melhores pontos para a construo de pontes, para que o contato seja estabelecido. A natureza e a localizao dessas lacunas variam de cultura para cultura e de um indivduo para outro, assim como as localizaes e os tipos das pontes a serem construdas. O apologista cristo descobrir, encantado, que Deus j lanou os fundamentos dessas pontes no mundo e no corao humano; nossa responsabilidade consiste em construir sobre esses fundamentos, fazendo as ligaes necessrias. O ponto de contato um desses tais fundamentos. (pgina 19) O primeiro grande insight encontrado pelo leitor das Escrituras que Deus criou o mundo. Seria alguma surpresa, portanto, se essa criao carregasse um testemunho dele? Ou que o ponto alto da sua criao, o ser humano, trouxesse consigo a marca de sua natureza? E que essa marca tivesse um valor considervel como ponto de partida para a apologtica?(...) () No deve, portanto, constituir motivo de espanto o fato de que podemos discernir sinais de transcendncia (Peter Berger) na vida humana. Se j existe algum ponto de contato, a apologtica no precisa estabelecer os fundamentos do conhecimento cristo de Deus; ela pode se valer do ponto de partida dado por Deus no mbito da prpria natureza da ordem criada. O testemunho de Deus em sua criao pode agir como uma espcie de gatilho, estimulando as pessoas a formularem perguntas sobre o significado da vida ou sobre a realidade de Deus. Esses pontos de contato no esto ali por acaso. Eles existem para serem usados. Por meio da graa de Deus, a criao capaz de apontar para seu criador. Pela generosa graa divina, foi-nos deixada uma memria latente de Deus capaz de nos quebrantar para, ento, nos religar a ele em toda sua plenitude. Embora exista uma ruptura entre o ideal e o emprico, entre o reino da criao decada e o da redimida, a memria dessa conexo permanece viva, juntamente com a insinuao de sua restaurao por meio da salvao. (pgina 20) Antes de seguirmos adiante, devemos esclarecer um srio equvoco em relao natureza e funo desses pontos de contato. Os pontos de contato no so, em si mesmos, meios adequados para atrair pessoas s Reino de Deus; eles so pontos de partida para esse objetivo. Tampouco so adequados em si mesmos para atrair as pessoas especificamente f crist. Podem, quando muito, apontar para a existncia de um ser supremo criados e benevolente. A ligao com o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo (1 Pedro 1:3) algo ainda por fazer. (pgina 21) De certa forma, os pontos de contato criam um clima de receptividade ao tesmo, incluindo o cristianismo. Contudo, no so suficientes. Cabe ao apologista mostrar que o evangelho cristo coerente com esses pontos, que ele capaz de explic-los e, mais do que isso. De proporcionar tudo o que prometem, transformando esses indcios em realidade. Ponto de contato um ponto de apoio dado por Deus para a auto revelao divina. um catalisador, mas no um substituto da revelao divina. (pgs. 21 e 22) De que modo, ento, o pecado do homem se encaixa nisso? A doutrina crist da redeno afirma que a natureza humana, como a vemos e entendemos hoje, no a natureza humana que Deus planejou. Isso nos obriga a demarcar uma linha divisria muito clara entre a natureza humana original e a decada, entre o ideal e o real, o prottipo e o que hoje existe. A imagem de Deus em ns acha-se desfigurada, mas no destruda. Continuamos a ser criaturas de Deus, mesmo em nossa condio decada. Fomos criados para a presena de Deus; contudo, por causa do nosso pecado, sua presena tornou-se como que um sonho.

90

Anpolis, janeiro Gois 8 a 27 de

() A reside a essncia da dialtica entre a doutrina da criao e a da doutrina da redeno, sobre as quais repousa a apologtica crist eficaz: existe uma relao com Deus, que foi rompida, e uma espera por Deus em nosso interior ainda insatisfeita. A criao estabelece uma potencialidade frustrada pelo pecado; contudo, a mgoa e a dor dessa frustrao persistem em nossa experincia. precisamente essa percepo de insatisfao que est por trs da ideia de um ponto de contato. () A conscincia dessa percepo de vazio ressoa por toda a cultura secular. () Grande parte das pessoas reconhece que falta algo em sua vida, mesmo que no saiba que nome dar a essa coisa. E talvez se sinta incapaz de fazer algo a respeito. Todavia, o evangelho cristo capaz de interpretar essa nsia, esse sentimento de insatisfao como uma conscincia da ausncia de Deus, e assim preparar o caminho para sua reparao. No momento em que nos damos conta de nossa finitude, que nos falta algo, comeamos a nos perguntar se esse vazio espiritual pode ser preenchido de algum modo. () As doutrinas da criao e da redeno combinam-se e interpretam esse sentimento de insatisfao e falta de realizao como perda da comunho com Deus, que pode ser restaurada. (pginas 22, 23 e 24) O ponto de contato, portanto, a percepo ou a conscincia da presena passada de Deus e a atual debilidade dessa presena, suficiente para nos comover a ponto de nos sentirmos desejosos de recobr-la em sua totalidade, por meio da graa divina. como uma alavanca, um estmulo, um aperitivo daquilo que est por vir, revelando-nos tambm a insuficincia e a pobreza daquilo que agora possumos. (pgina 24) A criao como uma placa de sinalizao, que no aponta para si mesma, mas sim para uma direo ou sentido; no caso, para o seu Criador. Essa placa chama nossa ateno, porque trata de algo que podemos ver e sentir. Se no formos alm da placa no poste, devotando a ela nossa adorao, e no quilo para o que ela aponta, sucumbiremos religio da natureza; mas, se seguirmos na direo indicada pela placa, chegaremos ao conhecimento verdadeiro do Deus vivo, anunciado na criao e manifesto em sua substncia plena e gloriosa na Bblia e em Jesus Cristo. (pgina 25) 'O verdadeiro conhecimento de Deus' (Calvino) s pode ser decorrncia da revelao; Deus, contudo, por sua misericrdia, providenciou antecipaes e pistas de tal conhecimento salvador no mundo. O conhecimento natural de Deus realiza plenamente seu propsito no momento em que sugere tanto a necessidade quanto a possibilidade de um conhecimento mais completo de Deus do que aquele insinuado pela ordem natural. Tal conhecimento, porm, trai a si mesmo quando se deixa perceber como um conhecimento completo em si mesmo. (pgina 31)
1

O termo grego usado nesse sentido em 1 Pedro 3.15. O apstolo convida aqui seus leitores a apresentar uma defesa racional da esperana em tm em cristo.
2

V. o excelente estudo de R. C. Sproul, John Gerstner e Arthur Lindsey, Classical Apologetics: a rational defense on the christian faith and a critique os presupositional apologetics (Grand Rapids: Zondervan, 1984). Apologtica ali definida como defesa racional da religio crist (v. p. 13 e 16)
3

H alguns comentrios importantes sobre as limitaes da racionalidade em Francis Chaeffer, Triology (Leicester: Inter-Varsity Press, 1990), p. 123-5.
4 5

Uma exceo notvel If is a God, Why are there atheists?, de R. C. Sproul (Minneapolis/; Bethany, 1974).

Uma pesquisa recente entre estudantes mostrou que as duas principais razes para rejeio do cristianismos so: os cristos so hipcritas e os cristos so muito exclusivistas. Nenhuma dessas duas razes de origem acadmica ou intelectual. Robert M. Kachur, Why Im not a Christian, HIS (February, 1986), p.7-10.

Anpolis, Gois 8 a 27 de janeiro

91

Orientaes para a parte prtica


Antes de ir
Escolham um(a) coordenador(a) para o grupo, um(a) tesoureiro(a) e um(a) redator(a). Sobre o coordenador: no quem manda, mas quem procura facilitar, ajudar, servir. o responsvel pelo grupo. Cabe a ele(a) zelar pelo grupo, pelo bom andamento das atividades e apoiar os outros membros da equipe em suas necessidades. Sobre o redator: cabe a essa pessoa registrar o que acontecer durante a parte prtica. Poder se basear nos dirios pessoais de cada integrante do grupo e nas reunies de avaliao dirias. A partir dessas anotaes elaborar, com a ajuda do restante da equipe, o relatrio final a ser entregue. J o tesoureiro deve elaborar o oramento do grupo, se responsabilizar pelo movimento de caixa (entradas e sadas) e elaborar o relatrio de prestao de contas. Vocs devem entrar em contato com as pessoas responsveis pela igreja ou local onde estaro na parte prtica. Coletem todas as informaes que julgarem necessrias alm daquelas que j esto na ficha do seu grupo: nmero de pessoas esperadas na(s) reunio(es) e atividades, perfil desses participantes (so lderes?, idade?, quantos universitrios?, secundaristas?, profissionais?, conhecem a ABU?), tempo que tero, como ser a acomodao e alimentao; conduo para ir e voltar, expectativas das pessoas responsveis quanto maneira pela qual vocs podem servir melhor, Dividam as responsabilidades quanto aos estudos e/ou atividades a serem realizadas. Cada um deve preparar um esboo do estudo ou da parte do programa em que responsvel e depois apresentar ao grupo para sugestes e feedback. Dica: um estudo ou programa pode ser elaborado e ministrado por duas ou trs pessoas, o que dinamiza a reunio/atividade e facilita a assimilao. Quanto ao contedo dos estudos e atividades que dirigiro, vocs devem se aproveitar de sua experincia anterior em seu grupo. Tambm podem utilizar contedo trabalhado durante o IPL, desde que com o cuidado de adapt-lo ao novo pblico alvo. Uma boa dose de criatividade (dinmicas interativas, participativas; encenaes) e um compartilhar que inclui as experincias que voc e seu grupo tm vivido na faculdade tambm iro ajudar. Na ltima reunio antes de ir para o local da parte prtica cada um deve escrever suas expectativas: o que espera aprender, que dons procurar desenvolver, medos, ansiedades,... . Compartilhem no grupo e intercedam uns pelos outros.

92

Anpolis, janeiro Gois 8 a 27 de

Durante a parte prtica


A primeira coisa a fazer se apresentar liderana da igreja ou projeto. Apresentem o que vocs iro fazer e coloquem-se disposio para ajudar no que for preciso. Demonstrem que esto ali para servir. Procurem enturmar-se, gastem tempo com as pessoas, sejam amigos e bons ouvidos. Todo dia, antes de dormir, faam anotaes sobre o dia: como foi, suas impresses, a programao, conversas significativas, perspectivas,... . Faam uma reunio diria de avaliao. Descubram o melhor horrio dentro de sua programao e no deixem de faz-la. Usem os seus dirios pessoais nesse momento de compartilhar. O(a) redator(a) deve estar atento em suas anotaes nessa reunio. Procurem desenvolver o saudvel exerccio de dar e receber feedback. Afirmar o que precisa ser afirmado, encorajar a mudana naquilo que precisa ser aperfeioado. Aproveitem esse tempo para interceder: uns pelos outros, pelas pessoas com quem vocs esto travando contato e pelos outros grupos da parte prtica. Esbanjem as suas capacidades de adaptao e improvisao quando forem necessrias: se o pblico-alvo for muito maior ou menor do que o esperado, se o perfil dos participantes for diferente do imaginado, algum estudo ou atividade extra requeridos ou qualquer outra situao inesperada. O planejamento prvio no uma camisa-de-fora. Usem e abusem do seu potencial. No deixem de anotar os endereos e outras informaes relevantes (onde estuda,...), principalmente daqueles que se mostrarem interessados em comear um grupo ou participar de um j existente. Passem para eles: nome e endereo dos contatos na regio (assessores, liderana regional) e as datas e locais dos prximos eventos regionais de treinamento. Na ltima reunio de avaliao do grupo, ou quando retornarem (no momento s sei que foi assim...), retomem aquela folha onde escreveram suas expectativas. O que foi atingido? O que foi frustrante e por qu? O que aprenderam? O que foi novo e abenoador? Diante dessa experincia, o que colocam como alvo para aprender e/ou amadurecer daqui em diante? Livros da ABU Ed. so bons e baratos, alm de fazerem parte de nosso ministrio de forma bastante estratgica. Escolham algum da equipe para ficar responsvel pela literatura. Mas lembrem-se toda divulgao ser bem-vinda. Usem bem essa ferramenta. Estejam atentos ao local e cultura de onde estiveram hospedados. Percebam detalhes como vestimentas, vocabulrio, hbitos e costumes. Mostrem total disposio e empenhem-se em colaborar sempre. Por exemplo, no deixem que seus hospedeiros faam tudo enquanto vocs apenas assistem. Deixem tudo em ordem e faam com aquele esprito de excelncia! No se esqueam de expressarem sua gratido a seus hospedeiros. Sejam criativos, usem talentos manuais, e/ou comprem uma lembrancinha para aqueles que lhes acolheram.

Anpolis, Gois 8 a 27 de janeiro

93

Depois
No dia 24, no momento preparao, preparem uma apresentao das experincias que o grupo teve aos demais participantes do IPL (inclua testemunhos pessoais, esquetes,...). Mas, ateno, o tempo curto, portanto, apesar da euforia em repartir um bocado do que viveram, certifiquem-se de que no iro ultrapassar o tempo determinado. O(a) redator(a) deve, com a ajuda do grupo, elaborar um relatrio final a ser entregue coordenao do IPL (ipl2012@abub.org.br), providenciando cpias para cada integrante do grupo. A data limite para a entrega deste relatrio o dia 25 de fevereiro. Correspondam-se com as pessoas com quem tiveram mais contato durante a parte prtica. Lembrem-se dos lderes em potencial. No se esqueam de passar esses contatos para os lderes da regio.

94

Anpolis, janeiro Gois 8 a 27 de

Avaliaes
Avaliao Pessoal
Voc precisar verificar: A grade horria do IPL Todos os materiais e suas anotaes O seu caderno de notas e seu dirio

Faa agora um breve inventrio do seguinte: 1. Conversas significativas (Quais foram? Sobre o que conversaram? Por que foram significativas?) 2. Exemplos e modelos (Que pessoas ou coisas lhe impressionaram? Por qu?) 3. Sonhos que teve (Teve algum sonho interessante? O que o impressionou?) 4. Perguntas perturbadoras (Algumas das perguntas que ouviu em conversas ou estudos o perturbaram? Por qu?) 5. Dificuldades que enfrentou (Falta de pontualidade? Indisciplina? Falta de concentrao? Por que as teve? Como as enfrentou?) Leia em sua apostila/dirio quais eram suas expectativas no incio do IPL. O que voc esperava aconteceu? O que mudou? Que perspectiva adicional o Senhor lhe deu? Numa folha separada, anotar tudo que chama a sua ateno/que sente que Deus est falando ao seu corao. No deixe nada de fora! Passe um tempo refletindo sobre sua lista e orando. Identifique at 5 itens da lista que mais se destacaram durante suas reflexes e oraes. Responda s seguintes questes: 6. O que Deus est dizendo a mim? 7. Ele est chamando a minha ateno, por meio de qual principio bblico? 8. Como eu deveria responder/obedecer? 9. Quais passos prticos vou tomar, daqui pra frente, para que eu obedea a Deus, naquilo que Ele falou? Depois disso, avalie se esses passos prticos que voc escreveu se adequam a esses critrios: a. So mensurveis? (No adianta decidir que vai orar mais se no definir quanto, quando e como) b. So significativos? (Tem de ser pessoal para voc. Algo que toca no seu corao, que sabe que faria uma diferena. Evite decidir algo que no cr que faria diferena!)

Anpolis, Gois 8 a 27 de janeiro

95

c. So atingveis? (No adianta decidir que vai ler a Bblia por 4 horas por dia. Voc faria por um dia, talvez dois e depois desistiria. muito melhor, tomar um passo curto e pequeno, e depois tomar outro, e outro, do que tomar um passo muito grande e cair!) 10. Sentar com uma outra pessoa, e compartilhar seus planos e orar, um pelo outro. 11. Quando voc voltar, procure alguma pessoa com quem voc possa compartilhar seus planos e a quem voc possa pedir que ore por voc e que o(a) acompanhe. Dicas prticas para a continuidade desse processo de formao: Escolha 2 datas nesse ano para estar a ss e avaliar sua vida, estudos e ministrio. Anote-as e reserve-as em sua agenda. Faa isso agora. Quais so os livros da Bblia que penso em estudar nesse ano? Em quais reas/temas percebo que devo me aprofundar nesse ano?

96

Anpolis, janeiro Gois 8 a 27 de

Avaliao da Parte Prtica


D sua nota seguindo o parmetro: (1) Ruim (2) Satisfatrio (3) Bom (4) Muito bom (5) Excelente

Tpico A preparao antes de ir

Nota

Por qu?

A organizao

As atividades realizadas

O relacionamento entre a equipe e a igreja ou entidade servida

Os relacionamentos entre os membros da equipe

A contribuio ao IPL

Anpolis, Gois 8 a 27 de janeiro

97

Avaliao do evento
D sua nota seguindo o parmetro: (1) Ruim (2) Satisfatrio (3) Bom (4) Muito bom (5) Excelente

Tpico Impresso geral do local (foi apropriado para um IPL?) Louvor e Orao

Nota

Por qu?

Grade Horria

Os Quartos

A Comida

Informaes recebidas antes do IPL Como foi a experincia do Silncio Reflexivo? O que voc achou das boasvindas da parte prtica? Apostila do IPL

Comentrios: OFICINA (Dar nota de 1 a 5) Nome da oficina : Contedo Didtica Relevncia

Nome da oficina:

98

Anpolis, janeiro

Gois 8 a 27 de

PALESTRAS e tudo o mais (notas de 1 a 5) Pura Humanidade! Misso Integral Juventudes Brasileiras Conectar-se com a Universidade Construindo pontes:engenharia da Verdade Quem quer ser um m... mordomo Culto de abertura do IPL Momento de orao - manhs a EBI's 1 semana a EBI's 2 semana Sarau cultural Movimentos do Movimento - ABUB Refletindo sobre a experincia Ecos do Movimento Discipulado e relevncia no mundo de hoje Comentrios:

Contedo

Didtica

Material

Relevncia

EXPOSIES (Notas de 1 a 5) Giovanna Amaral Natan de Castro Nilsa Oliveira Phil Rout Reinaldo Percinoto Jr. Comentrios:

Contedo

Relevncia

Como voc resumiria o IPL em uma frase?

Anpolis, Gois 8 a 27 de janeiro

99

O que mais te impactou no IPL?

O que poderia ter sido melhor no IPL?

Outros comentrios (que no teve chance de comentar at agora!)

100

Anpolis, janeiro Gois 8 a 27 de

Levantamento de perfil universitrio


Anexo palestra de Alberto Diniz
1- Geral Sexo: ( ) Feminino ( ) Masculino Idade: ___ anos Tempo no curso: __ anos Curso: ________________________ Regio: ___________________ estuda em escola: pblica ( ) escola privada ( ) Tempo na ABU __ anos

Cidade: ___________________ curso noturno ( )

curso diurno ( )

Fez o ensino mdio em: escola pblica ( ) mora: com os pais ( ) famlia: crist ( ) sozinho ( ) no crist ( )

escola privada ( )

escola confessional evanglica ( ) em repblica s de cristos ( )

em repblica com no cristos ( )

tempo de converso: ____ anos

2- Atividades Acadmicas Participa ou j participou de : (indique quando positivo o nmero de semestres) Iniciao Cientfica ( ) Empresa Junior ( )
o

Iniciao Pedaggica ( ) grupo de pesquisa ( )

atividade de extenso ( ) equipes de competio ( )

PET ( ) monitoria ( )

projetos de frias ( ) (n de vezes) J exerceu ou exerce atividade de : representante de rgo colegiado ( )

Outra: _____________________________________________

representante de turma ( )

outra representao ( )

membro de centro (ou diretrio) acadmico de curso ( )

membro de diretrio central ( )

Outra atividade no movimento estudantil: _____________________________________________ Est satisfeito com o curso? sim ( ) no ( ) Pretende fazer mestrado? sim ( ) no ( )

3- Atividades na Igreja nome da Igreja local: _________________________________________________ participa de : grupo de jovens da igreja ( ) grupo de louvor na igreja ( ) grupo de ensino na igreja ( ) cargos na igreja: ________________________________________________________

4- Trabalho No trabalha ( ) um perodo ( ) Trabalha apenas durante as frias ( ) dois perodos ( ) finais de semana ( ) em horrios vagos entre as aulas ( )

Durante o perodo de aulas trabalha:

Anpolis, Gois 8 a 27 de janeiro

101

Anda mungkin juga menyukai