Anda di halaman 1dari 23

CENTRO UNIVERSITRIO JORGE AMADO ENGENHARIA DE PETRLEO E GS 9 SEMESTRE

AGAMENON HEMERLY FERNANDO TOURINHO FLVIO CUNES JORGE JACINTO HEITOR MARCOS PEDRO HENRIQUE ALMEIDA VICENTE CORREIA

Ferramentas de perfilagem a poo revestido e canhoneios

Salvador-BA Novembro de 2013

CENTRO UNIVERSITRIO JORGE AMADO ENGENHARIA DE PETRLEO E GS

AGAMENON HEMERLY FERNANDO TOURINHO FLVIO CUNES JORGE JACINTO HEITOR MARCOS PEDRO HENRIQUE ALMEIDA VICENTE CORREIA

Ferramentas de perfilagem a poo revestido e canhoneios


Estudos apresentados como requisito parcial para a aprovao na disciplina Potencial Petrolfero das Bacias Brasileiras no Centro Universitrio Jorge Amado. Professor: Raul Cesar Mello dos Santos.

Salvador-BA Novembro de 2013

SUMRIO

1. INTRODUO............................................................................................................ 2. ASPECTOS TERICOS............................................................................................. 2.1 AVALIAO DA CIMENTAO............................................................................... 2.1.1 ADERNCIA DA CIMENTAO........................................................................... 2.1.2 PERFIS SNICOS................................................................................................. 5. IMPLANTAO DE UM SISTEMA DE GESTO DA QUALIDADE ......................... 6. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS............................................................................

4 5 9 12 13 15

1. INTRODUO Acho que deveria fazer uma introduo geral!

2. ASPECTOS TERICOS 2.1 AVALIAO DA CIMENTAO

A avaliao de cimentao ocorre aps a instalao dos equipamentos de segurana e o posterior condicionamento do revestimento de produo/liner. Avaliar a cimentao consiste em checar se os inmeros objetivos propostos para esta operao foram alcanados. Nas cimentaes primrias, a pasta posicionada no espao anular entre a parede do poo e o revestimento descido em cada fase de perfurao tem vrios objetivos alm de suportar o peso dos tubos. Por exemplo, no revestimento condutor, o objetivo impedir a circulao de fluidos de perfurao e uma possvel corroso de aos. No de superfcie, o cimento visa proteger horizontes superficiais de gua e suportar equipamentos e colunas a serem descidos posteriormente. No revestimento intermedirio, o objetivo isolar/proteger formaes instveis geologicamente, portadoras de fluidos corrosivos, com presso anormal e/ou com perda de circulao. No revestimento de produo, o objetivo principal do cimento promover a vedao hidrulica eficiente e permanente entre os diversos intervalos produtores, impedindo a migrao de fluidos.

A existncia de uma efetiva vedao hidrulica entre intervalos produtores de fundamental importncia tcnica e econmica, e condiciona o sucesso de etapas subsequentes. A intercomunicao de fluidos por detrs do

revestimento pode causar a produo de fluidos indesejveis, testes de produo e de avaliao incorretos, prejuzo no controle dos reservatrios e operaes de estimulao mal sucedidas, com possibilidades inclusive de perda do poo. Portanto, a deciso de corrigir ou no a cimentao primria de grande importncia e deve ser tomada com a mxima segurana possvel.

Ao longo da vida produtiva dos poos, o cimento tambm pode ser utilizado para tamponar canhoneados, reparar furos e vazamentos no revestimento,

isolar zonas produtoras, combater perda de circulao e efetuar operaes de abandono do poo.

Existem diversos mtodos para a avaliao da qualidade de uma cimentao. Dentre os principais, encontram-se os testes hidrulicos, os testes de presso com diferencial positivo ou negativo, os perfis de temperatura, os traadores radioativos e os perfis snicos e ultra-snicos. A escolha do mtodo de avaliao depende dos objetivos de cada trabalho.

2.1.1 ADERNCIA DO CIMENTO

O principal objetivo da cimentao primria fornecer um bom isolamento hidrulico entre as diversas zonas permeveis, impedindo a movimentao de fluidos, seja lquido ou gs, pelo espao anular formado entre o revestimento e a formao.

Tipos de aderncia

Os principais tipos de aderncia so: Aderncia Mecnica (Shear Bond Strength): definida como sendo a razo entre a fora requerida para iniciar o deslocamento de um tubo cimentado e a rea lateral de contato.Geralmente expressa em psi e traduz o grau de adeso entre o cimento e o revestimento. Aderncia Hidrulica (Hydraulic Bond): definida como a presso de lquido que, aplicada na interface revestimento/cimento ou formao/cimento, provoca vazamento. expressa em psi e corresponde a aderncia que impede a migrao de fluidos.

Fatores que influenciam a aderncia do cimento

Os principais fatores relacionados s falhas de aderncia nas interfaces entre revestimento, cimento e formao, so:

Rugosidade da parede externa do tubo: A aderncia mecnica e hidrulica grandemente afetada em funo do tipo de acabamento ou rugosidade da parede externa do revestimento. Quanto maior a rugosidade, maior a aderncia. Filme de lama e canalizaes na interface: A correta remoo da lama de perfurao apontada como o fator mais importante para se evitar o fluxo de fluidos entre os diferentes horizontes permeveis. Tipo de fluido no anular: A aderncia sofre alterao em funo do tipo de fluido que molha a superfcie do tubo.

2.1.2 PERFIS SNICOS

A perfilagem snica a poo revestido tem como objetivos principais: inferir a existncia ou no de intercomunicaes entre os intervalos de interesse, analisar o grau de isolamento entre as zonas de gs, leo e gua, e verificar a aderncia do cimento ao revestimento e formao.

A ferramenta usada na obteno do perfil snico, CBL/VDL, composta basicamente por um transmissor, dois receptores acsticos com transdutores, um cabo condutor e um aparelho de medio (unidade de processamento). Os receptores ficam localizados normalmente um a 3 ps e outro a 5 ps do transmissor. O conjunto tambm requer um nmero adequado de

centralizadores de forma que a seo que contm o transmissor e receptores permanea perfeitamente centralizada no revestimento durante a perfilagem.

O transmissor recebe pelo cabo condutor a energia eltrica e a converte em energia mecnica, emitindo repetidamente pulsos curtos de energia acstica (10 a 60 pulsos por segundo) com durao de cerca de 50 microsegundos cada. A freqncia de cada pulso de 20 KHz para ferramentas de grandes dimetros (acima de 3) ou de 30 KHz para ferramentas de dimetros menores (abaixo de 2). A grande maioria do sinal acstico chega ao receptor em cerca de 2000 microsegundos.

CBL: Cement Bond Logging

O Perfil de Aderncia do Cimento (Cement Bond Log) o registro contnuo da amplitude, em mV, do primeiro sinal que chega ao receptor distante 3 ps do transmissor, sendo geralmente este sinal aquele que viaja pelo revestimento. A interpretao deste perfil baseia-se nesta premissa, a de que o sinal do revestimento chegar antes de qualquer outro. (Em revestimentos livres isto ser sempre verdade. Em intervalos bem cimentados, a depender das propriedades acsticas da formao e da espessura de cimento do anular, isto pode no acontecer).

Considerando que os primeiros ciclos so provenientes do revestimento e que a intensidade do sinal funo do material presente no anular, o registro da amplitude do primeiro ciclo permite uma avaliao da qualidade da cimentao. Como citado anteriormente, altos valores de amplitude correspondem ausncia de cimento ou de aderncia na interface, enquanto baixos valores correspondem presena de cimento no anular. A variao da amplitude ir indicar a qualidade da aderncia, e isto ocorre da seguinte forma: Amplitude atenuada: < que 10mV, indica boa aderncia cimento-revestimento. Amplitude alta: > que 10mV, indica m aderncia.

Este perfil conhecido como o que efetua o controle de aderncia entre cimento e revestimento. As variaes de amplitude indicam mudanas na resistncia do cimento compresso, no dimetro e espessura do revestimento, na percentagem da circunferncia cimentada. Por ltimo, cabe ressaltar que este perfil sensvel a presena de microanular.

VDL: Variable Density Logging

O Perfil de Densidade Varivel (Variable Density Log) um registro contnuo de trem de ondas, na forma de traos de luminosidade varivel, que chega ao receptor distante 5 ps do transmissor. O perfil avalia a qualidade da cimentao investigando a aderncia do cimento ao revestimento, mas principalmente, do cimento formao.

H duas formas tradicionais de se apresentar o registro completo do trem de ondas que chega ao receptor. A primeira delas discreta, sendo registrado no perfil o sinal acstico como este aparece no osciloscpio, na forma de assinatura de onda, com espaamento entre as assinaturas de onda de 2 a 4 ps. Entretanto, a forma de apresentao mais utilizada pelas companhias atravs do perfil de densidade varivel (VDL), tambm chamado de microsismograma. Atravs do painel eletrnico e da unidade de raios catdicos existentes na superfcie, os sinais exibidos no osciloscpio so convertidos em faixas de luz com intensidade luminosa varivel em funo da magnitude de sua amplitude.

O VDL a melhor apresentao quando se quer determinar a presena de microanular e permite tambm uma melhor viso global do poo, sendo fundamental para se interpretar a boa aderncia entre cimento-formao (ausncia do efeito chevron, ausncia de sinal de revestimento, presena de sinal de formao) ou se h revestimento livre (faixas paralelas retas, claras e escuras).

O pulso sonoro emitido faz vibrar o meio fluido no qual o transmissor est imerso, criando uma frente de onda aproximadamente esfrica que se propaga em todas as direes. Quando encontra o revestimento, a energia acstica refratada segundo a Lei de Snell, tomando diferentes caminhos at chegar ao receptor. Uma parcela desta energia se propaga segundo um ngulo de incidncia crtico, viajando pelo revestimento. Outra parcela refletida e se propaga diretamente pelo fluido no interior do poo, e parte refratada para o anular (cimento) e formao.

Revestimento Cimentado

Em revestimentos bem cimentados, os sinais provenientes do revestimento tm baixas amplitudes e praticamente no aparecem no perfil VDL.

Quando h aderncia entre o cimento, revestimento e formao, a energia acstica se propaga pela formao como ondas longitudinais e transversais, sendo registradas na forma de faixas sinuosas devido heterogeneidade do meio.

As ondas longitudinais so mais velozes e chegam primeiro; as ondas transversais tm maiores amplitudes e, por serem muito atenuadas ao atravessar espaos preenchidos com lquidos ou gs, sua deteco um atestado de integridade e aderncia do cimento. Em perfis CBL, o sinal de baixa amplitude indica a ocorrncia da boa cimentao.

Resumo para interpretao

Revestimento livre

1. CBL: Altas amplitudes e tempo de trnsito constante. Nas luvas do revestimento, a amplitude decresce e o TT aumenta. 2. VDL: Fortes sinais do revestimento e das luvas (efeito chevron).

Boa aderncia entre revestimento, cimento e formao

1. CBL: Baixas amplitudes, com possibilidade de alongamentos e saltos de ciclo no TT. Formaes rpidas podem causar alteraes na amplitude, TT e no VDL. 2. VDL: Fortes sinais da formao e sinais fracos do revestimento.

Boa aderncia entre revestimento e cimento/Aderncia ruim entre cimento e formao/Formao lenta

1. CBL: Baixas leituras de amplitude. 2. VDL: Sinais fracos do revestimento.

Formao Rpida

1. CBL: Amplitudes altas e instveis.

2.1.3 PERFIL ULTRA-SNICO

Princpio de funcionamento

A CET a ferramenta utilizada na obteno do perfil ultrassnico CEL (Cement Evaluation Log). Oito transdutores so dispostos helicoidalmente em diferentes azimutes, de tal forma que cada um avalie 45 da circunferncia. Um nono transdutor com distncia conhecida de um refletor posicionado logo abaixo do centralizador inferior e mede a velocidade acstica no fluido do poo.

3. CANHONEIO

O requisito mnimo para que possa haver algum sucesso na completao de um poo o estabelecimento de uma comunicao limpa e efetiva entre o poo e a formao.

Dentre as tcnicas para a perfurao desse canal de comunicao poo / formao, a mais comumente utilizada conhecida como canhoneio, gun perforation ou jet perforation1. Ela se refere perfurao do revestimento, do cimento e da formao atravs de cargas explosivas.

Processo

O processo convencional de canhoneio baseado fundamentalmente no emprego de cargas explosivas montadas em srie em um suporte metlico e introduzidas em uma pea tubular (tambm conhecida como canho), responsvel pelo isolamento entre o explosivo e o poo.

O canho ento descido no poo, tensionado por um cabo eltrico, que por sua vez conduz um pulso acionador das cargas.

Vantagens

Dentre as vantagens oferecidas pelo mtodo de canhoneio, destacamse: Capacidade de viabilizar a produo de fluido de formaes em poos que encontram-se j revestidos, agregando mais estabilidade completao; Seletividade na produo, devido aos diversos nveis da formao onde ocorrem os disparos do canho (mais detalhado a seguir).

Classificao

Quanto ao sistema de classificao do canhoneio, este se d em funo da presso exercida junto formao. O processo pode ser caracterizado como Overbalance, Underbalance ou ainda Extreme Overbalance.

3.1 OVERBALANCE

O mtodo de Overbalance baseia-se numa presso positiva do poo em relao formao, exercida pelo fluido presente no poo (fluido de completao).

Devido a esse diferencial de presso, logo aps o canhoneio ocorre uma invaso do fluido de completao dentro da rea canhoneada, contaminando as imediaes do poo. Isto representa perigo para a completao, pois caso haja uma incompatibilidade entre o fluido e as argilas da formao, ento pode-

se provocar um dano tal que s seja possvel a descontaminao atravs de tratamento qumico especfico, o que acarretaria mais gastos com o poo.

Alm disso, outro problema que ocorre no processo de Overbalance a compactao dos detritos da exploso nos poros da formao. O fluxo que se inicia aps o disparo acaba por empurrar os resduos dos explosivos, do cimento e do revestimento, assim como outras partculas existentes na lama ou no fluido de completao, em direo aos poros da formao. Este fenmeno chamado tamponamento, e vem a dificultar o fluxo de fluido da formao em direo ao poo, implicando em queda de produtividade.

O Overbalance lana mo das vlvulas de fechamento de emergncia do poo (BOP) durante o canhoneio, o que possibilita que os disparos ocorram antes que a completao do poo esteja totalmente finalizada (os fluxos dos fluidos so controlados de acordo com as sees do poo.

3.2 UNDERBALANCE

O mtodo de Underbalance, como o prprio nome j sugere, tem como mecanismo principal o inverso do Overbalance. Isto significa que agora a presso exercida no sentido da formao para o poo.

Este mtodo busca solucionar as deficincias apresentadas pelo Overbalance. O diferencial contrrio de presso passa a ser, neste novo caso, favorvel limpeza dos detritos do canhoneio imediatamente aps a exploso, prevenindo assim o tamponamento. Outra vantagem que, se o fluxo tende a ser da formao para o poo, ento tambm no deve haver contaminao da formao pelo fluido do poo.

Para o canhoneio por Underbalance necessrio que o poo seja totalmente completado antes de se iniciar o processo, visto que a presso negativa no poo em relao formao indica que logo que os disparos ocorram, o poo dar incio produo do fluido da formao. Esta capacidade

de incio imediato da produo uma das principais vantagens do Underbalance.

O Underbalance mais seguro que o Overbalance no sentido de que o poo no fica exposto em momento algum, levando-se em conta que as maiores incidncias de blow outs ocorrem durante as operaes de completao.

Em muitos casos, a tcnica de Underbalance considerada a mais adequada para a completao, entretanto no se pode generalizar tal adequao. Apesar de bastante conhecida, esta tcnica no pode ser tida como totalmente dominada. Inmeros problemas j foram constatados, envolvendo deformao nos revestimentos, instabilidade e colapso dos furos canhoneados com conseqente produo de areia.

Portanto deve-se estudar cautelosamente os impactos deste tipo de canhoneio na formao.

Em geral o Underbalance prefervel ao Overbalance, devido limpeza dos detritos da exploso, o que desobstrui as vias para escoamento do fluido da formao. Porm, algumas pesquisas indicam que, para reservatrios de gs altamente pressurizados, o canhoneio com Overbalance pode obter melhores resultados que aquele com Underbalance.

3.3 EXTREME OVERBALANCE (EOB)

Este mtodo uma variao do primeiro apresentado (Overbalance), e se baseia numa altssima presso no sentido do poo para a formao.

Os principais objetivos do EOB so basicamente limpar os tneis dos canhoneados dos resduos slidos ou depositados, resultantes do disparo das cargas, e criar fraturas de pequena penetrao e alta condutividade que ultrapassem a regio danificada pelo fluido de perfurao e pelo prprio canhoneio, ampliando o raio de drenagem do poo.

Para a efetivao dessas metas, dois processos so combinados: O grande excesso de presso e a ao do fluxo de fluido e gs pelos canhoneados, no momento do disparo das cargas, asseguram a completa remoo de quaisquer resduos que possam bloquear a entrada dos canhoneados, forando-os para o fundo dos tneis (estudos mostram que apenas a poro intermediria do tnel de canhoneio est apta a contribuir com o fluxo de fluidos, no caso do canhoneio convencional); A alta presso no poo, resulta em ruptura abrupta da formao, criando fraturas radiais, de pequena penetrao, a partir do tnel canhoneado, cuja extenso ultrapassa a zona danificada pelo fluido de perfurao e pelo prprio canhoneio do poo. A elevada presso no EOB produzida por aplicao direta na cabea do poo (como se pode observar na figura a seguir). Os fluidos utilizados no poo so o fluido de completao e N2 (gs).

Num exemplo prtico, um poo canhoneado com 7000 psi de Overbalance (8000 psi no fundo do poo). Um mtodo de utilizao do EOP (Extreme Overbalance Perforation) consiste em pressurizar a coluna de completao com nitrognio, deixando um pequeno volume de fluido acima do intervalo a ser canhoneado. No momento em que ocorre o disparo das cargas e a abertura dos tneis (em cerca de 40 a 60 microssegundos), o lquido pressurizado, empurrado pelo gs e o prprio gs, fluem pelos canhoneados em alta velocidade, forando os resduos que se encontram nos tneis, a se deslocarem para o fundo.

A alta presso de Overbalance gerada pela expanso do nitrognio, tambm suficiente para causar o fraturamento abrupto da formao (em cerca de 1 a 5 milissegundos), criando pequenas fraturas que iro se estender por poucos ps a partir de cada canhoneado e ultrapassar as reas com dano.

O volume de gs pressurizado tambm mantm a alta presso por um tempo relativamente longo, de maneira uniforme, sobre todos os canhoneados. Como resultados desse processo tem-se uma eficincia de quase 100% do

canhoneio, com a maioria dos canhoneados aptos a contribuir para o fluxo de hidrocarbonetos.

Com o emprego do EOP obtiveram-se resultados surpreendentes, que aparentemente superam as dificuldades encontradas no uso das tcnicas convencionais. Apesar dessa tcnica estar se difundindo rapidamente, a experincia das companhias operadoras e de servio nesse tipo de completao ainda pequena. Poucas operaes foram realizadas, e por isso os resultados ainda so bastante discutveis.

3.4 Tipos de Canhoneio

Como reflexo de constantes pesquisas e inovaes na busca por melhora de produtividade, diferentes tipos de canhoneio foram surgindo ao longo do tempo, dentre os quais: Convencional; Through Tubing; TCP (Tubing-conveyed Perforation); Outros (Tubing Puncher, Jet Cutter...).

O sistema de Through Tubing consiste no canhoneio do revestimento em um intervalo abaixo da extremidade da coluna, com o uso de cargas unidirecionais, e necessita que a coluna seja gabaritada para dar suporte estrutura (packer e subs). Esse tipo de canhoneio foi inicialmente desenvolvido para atender ao processo de Underbalance. Infelizmente alguns problemas puderam ser observados, tais como baixa performance, problemas mecnicos e

operacionais, quantidade excessiva de resduos decorrentes das cargas usadas, e diferencial de presso limitado pelos equipamentos de controle e segurana do poo e pelo fato do canho ser suspenso por um cabo.

J o TCP - Tubing-conveyed Perforation, apresentado pela primeira vez em 1972, acopla um canho de grande dimetro (at 7) e um obturador (packer actuated vent assembly) coluna de produo, que por sua vez descida no poo totalmente equipada e instalada no cabeal com a rvore de natal. Ele tambm fora desenvolvido para atender ao Underbalance.

O canho pode ser disparado de forma hidrulica (atravs de presso na cabea do poo), eltrica (com um conector a cabo) ou mecnica. Neste ltimo caso o acionamento se d com o lanamento de uma barra de impacto no interior da coluna (vide figura a seguir). Aps o disparo o canho desconectado e abandonado temporariamente no fundo do poo, enquanto se processa a produo do fluido da formao (como se pode perceber pela figura a seguir, o packer isola hermeticamente o poo enquanto a liberao do canho possibilita o fluxo do fluido de produo rumo superfcie). Uma vez aberto o packer, torna-se possvel conectar de novo o canho e traz-lo de volta superfcie.

Vantagens do TCP:

Otimizao do diferencial negativo de presso entre os fluidos da formao e do poo, aumentando a quantidade de orifcios desobstrudos em condies de fluir; Otimizao do afastamento entre o canho e o revestimento devido ao uso de dimetro adequado do canho para um dado revestimento, obtendo-se assim mxima eficincia tanto em penetrao quanto em dimetro de orifcio; Aumento na densidade das perfuraes: possibilidade de se disparar at 12 tiros por p em revestimentos de 7 com canhes de 5 e at 6 tiros por p em revestimentos de 5 com canhes de 3 3/8; Maior segurana no canhoneio devido coluna estar no fundo com o packer assentado e o equipamento de superfcie testado; Menor tempo de sonda gasto no canhoneio, principalmente no caso de intervalos extensos quando a operao realizada em uma nica descida; Reduo do custo de completao no que se refere ao fluido de amortecimento, principalmente em poos com presses anormalmente altas onde o mesmo se torna oneroso com a utilizao, nos casos mais crticos, de material importado; Possibilidade de se evitar futuras estimulaes, principalmente em reservatrios sensveis ao dano pela invaso de fluido; Menor risco do canho topar, principalmente em poos direcionais.

Desvantagens do TCP:

Maior custo do que os canhoneios convencionais; Necessidade de se manobrar com a coluna de produo no caso de falha ou de se checar o mecanismo de disparo do canho; Necessidade do canho permanecer no fundo at uma prxima interveno no poo caso o mesmo entre em produo aps o canhoneio.

Os intervalos a serem perfurados e completados so escolhidos a partir dos perfis corridos a poo aberto, sendo que para efetuar o canhoneio, se faz necessrio ter um perfil para correlao que funciona a poo aberto e revestido. Geralmente se usa um perfil de raios gama (GR) que apresenta a

medida da radioatividade natural das formaes e em rochas sedimentares d uma idia do teor de folhetos.

Juntamente com o GR se corre um perfil localizador de luvas conhecido como CCL (Casing Collar Locator), que tem a profundidade amarrada ao GR e, portanto, relacionada ao perfil bsico.

O conjunto GR / CCL conhecido como perfil de controle de canhoneio ou PDCL (Perforation Depth Control Log), e a vantagem de se dispor do mesmo no se necessitar de correr um GR nos canhoneios futuros, bastando apenas acoplar um CCL aos canhes e efetuar a correlao pelas luvas. Durante a avaliao da cimentao devese correr o perfil GR / CCL juntamente com um perfil snico conhecido como CBL / VDL.

A profundidade das luvas deve ser ajustada correlacionando-se o GR / CCL com o perfil GR corrido a poo aberto no perodo da perfurao. Todas as medidas de profundidade posteriores vo se referir a este perfil GR / CCL (sendo o CCL mais barato que o GR). Antes de posicionar o canho para disparo, preciso que se correlacione a profundidade do CCL do canho como CCL corrido no perfil CBL / VDL. A utilizao destes perfis simples e as possibilidades de erros no controle de profundidade so remotas. No entanto, se isto vier a acontecer, ficam comprometidas todas as operaes subsequentes que dependem basicamente de avaliaes de produtividade do intervalo perfurado.

Cargas Explosivas

Os mtodos pioneiros de canhoneio utilizavam como carga balas de munio (gun perforation); com o advento da tecnologia empregada, surgiu o canhoneio jato com cargas moldadas (jet perforation), de maior penetrao e menor risco de destruio da formao. Alguns problemas no uso destes dois tipos de carga podem ser aqui apresentados:

Cargas bala A penetrao decresce quando a resistncia penetrao do revestimento e da formao aumentam; Ocorre esmagamento e compactao dos gros de areia ao redor do tnel; A matriz da formao acaba sendo obstruda (plugueamento) com partculas finas de areia quebrada e slidos do fluido de perfurao.

Cargas jato Os tneis sofrem plugueamento, sendo preenchidos por uma cenoura, formada por resduos slidos da detonao do explosivo, restos do metal do liner e outras partculas existentes na lama ou fluido no poo quando do momento do disparo; Sofre plugueamento tambm a matriz da formao com partculas finas de resduos da detonao, partculas finas de areia quebrada e fluido de perfurao; Ocorre um esmagamento e compactao dos gros de areia ao redor do tnel e plugueamento do tnel com areia da formao. Uma carga moldada para canhoneio jato constituda por um invlucro externo, uma carga principal de alto explosivo, uma carga iniciadora e um liner.

O invlucro externo um vaso de conteno projetado para suportar as foras de detonao da carga durante a formao do jato. Este invlucro tambm importante na preveno de interferncias com as cargas adjacentes, ao longo da seqncia de disparos. Pode ser fabricado com ao, zinco ou alumnio (tambm pode-se utilizar cermicas ou vidro), a preciso nas tolerncias de projeto e fabricao so parmetros importantes na performance de disparo.

A carga principal de explosivo deve ser compatvel com a temperatura da operao. O explosivo prensado mecanicamente no interior do invlucro externo pelo cone metlico. Quanto mais homognea a distribuio da mistura de explosivos sob o cone metlico e uniforme sua espessura, melhor a formao do jato e maior a penetrao.

O iniciador realiza a ligao entre o cordo detonante e a carga principal de explosivo. geralmente composto do mesmo material explosivo da carga principal, mas com maior sensibilidade devido ao menor tamanho da partcula.

O liner, revestimento cnico metlico, ou ainda simplesmente cone, colapsado sob a fora de detonao da carga principal, contribuindo assim para a formao do jato.

Inicialmente os liners eram fabricados de metal slido. Estas cargas produziam com sucesso, jatos de alta densidade, mas tendendo a tampar o tnel canhoneado com grande quantidade de resduos (formao de slug). Nas cargas mais modernas os liners so fabricados com uma mistura de metais pulverizados, que produzem jatos com densidade suficiente para uma grande penetrao na formao, com uma razovel reduo na quantidade de resduos. Liners de metal pulverizado so utilizados na maioria das cargas, exceto nas do tipo big hole (BH).

Neste tipo de carga a profundidade de penetrao menos importante do que o dimetro de entrada e os liners slidos so utilizados, por produzirem furos com dimetros maiores em revestimentos e cimento.

Os indesejveis problemas da formao do slug podem ser minimizados pelo uso de tcnicas do canhoneio Underbalance ou lavagem dos canhoneados. Os materiais que comumente compe os liners podem ser cobre, zinco, tungstnio, estanho e chumbo.

necessrio frisar que quanto maior a penetrao, maior a produtividade do poo, sendo que a penetrao depende diretamente da consolidao da formao.

Eficincia de Canhoneio

As tcnicas e equipamentos empregados na completao de poos tm como objetivo principal maximizar a produtividade dos mesmos, reduzindo ao mnimo as restries ao fluxo entre o reservatrio e o poo.

Diversos fatores durante a fase de perfurao e completao contribuem para que haja restrio ao fluxo, sendo alguns relacionados ao canhoneio e s condies em que o mesmo foi efetuado. H trs conjuntos de parmetros que devem ser controlados a fim de maximizar a vazo de um poo: limpeza dos orifcios; fatores geomtricos do canhoneio; efeito de pelcula (skin effect).

Referncias Bibliogrficas
Disponvel em: Cement Bond Log (CBL) Logging Services Halliburton www.halliburton.com/public/lp/.../h/h00244.pdf. Acesso em 03 novembro 2013.

Disponvel

em:

Completacao

de

poos

de

petrleo

Scribd

pt.scribd.com/doc/116464686/completacao-de-pocos-de-petroleo. Acesso em 04 novembro 2013.

Anda mungkin juga menyukai