Anda di halaman 1dari 41

Captulo 1 | Meios para a Democracia

- Captulo 1 -

MEIOS PARA A DEMOCRACIA


Muito se fala sobre o papel dos meios de comunicao de massa como instrumentos para a garantia da Democracia e para o aperfeioamento das instituies tpicas do Estado de Direito. Mas ser mesmo que eles tm cumprido essa funo?
Para responder a essa pergunta, que norteia a presente publicao, preciso, em um primeiro momento, colocar em discusso as diversas concepes de democracia e suas interfaces com a mdia. isso o que se buscou construir neste captulo. Inicialmente, sero analisadas interpretaes de diferentes autores no que se refere democracia. Esse conceito, como se ver, adquiriu natureza e amplitude distintas e, por vezes, opostas, dependendo de quem o interpretou. A seguir, buscamos focalizar o debate nos meios de comunicao de massa e em sua relao com o cenrio democrtico, priorizando alguns de seus componentes mais imediatos como a discusso sobre as liberdades de expresso e de imprensa. Tal conexo diz respeito no apenas ao papel de fiscalizao que a mdia assume ou deveria assumir no contexto das democracias contemporneas, como tambm ao uso que dela buscam fazer distintos atores sociais, principalmente aqueles ligados ao espao poltico. A relao entre meios de comunicao e democracia, espera-se, acontece, tambm no mbito das empresas jornalsticas e no contedo de suas programaes e publicaes. Assim, ser analisado, neste e nos prximos captulos, como a discusso democrtica se reflete no material veiculado pela mdia.

22

Captulo 1 | Meios para a Democracia

oucas palavras no contexto poltico parecem ter tantos significados e representar tantos cenrios quanto democracia e suas derivaes (democrtico, democratizar etc.). Presente nos discursos de agentes das mais diversas posies ideolgicas, o conceito adquire contornos distintos a depender da linha de pensamento de quem o defende. importante assinalar, de incio, que a idia de uma sociedade democrtica nem sempre teve valor positivo. Na Grcia Antiga, havia quase um consenso contrrio democracia entre os pensadores polticos, fato sinalizado na obra de Plato. Assim como na Antiguidade, em outros momentos histricos os governos que eram legitimados, ao menos em tese, pela maioria da populao adulta continuaram sendo objeto de oposio das elites. Na Europa, at o final do sculo XIX, o sufrgio universal ento tido como smbolo mximo do triunfo da democracia1 chegou a ser entendido como uma ameaa s liberdades civis, em especial ao direito propriedade, que a tradio liberal acreditava ser a base de todos os outros direitos e liberdades. Na primeira metade do sculo XX, quem estivesse esquerda clamava pela ditadura do proletariado, enquanto a direita temia a incorporao das massas poltica e articulava a alternativa fascista. Entre esses dois extremos, experincias mais ou menos autoritrias ou democrticas, normalmente instveis, revezavam-se no Ocidente.

A pesquisa realizada pela ANDI com apoio da Fundao Ford aponta que 1,8% do material analisado enfoca temas que dizem respeito relao entre Mdia e Democracia tais como controle social dos meios, democratizao da comunicao e regulao. Adicionalmente, 9,7% dos textos mencionam a expresso democracia ainda que sem trazer, necessariamente, uma abordagem conceitual. No caso das revistas, uma nica publicao Carta Capital reuniu todos os textos que traziam como enfoque a discusso sobre a relao entre os meios de comunicao e o regime de democrtico de governo. J entre os jornais, apesar de no haver essa concentrao do debate em um nico veculo, o destaque ficou por conta do dirio carioca O Globo, responsvel por 1/5 dos textos. Vale destacar que o tema Mdia e Democracia compe 1,5% da cobertura dos jornais e 2,6% das revistas.

Primazia do modelo democrtico


Aps a Segunda Guerra Mundial, a idia de democracia passou a conduzir diferentes modelos de organizao poltica ao redor do mundo. Esse tipo de regime poltico alcanou tal grau de consenso ao menos no plano discursivo , que no seria exagerado dizer que ele venceu a batalha das idias ou, como defendido pelo cientista poltico norte-americano Francis Fukuyama, com a efetiva expanso das democracias em todo o mundo, teramos chegado, j na dcada de 1990, ao fim da histria. Nesse contexto, ser reconhecido como democrtico passou a ser uma preocupao de diferentes pases, mesmo que o adjetivo no se refletisse na realidade. Pelo rtulo de democracias populares passaram a ser intitulados os regimes comunistas, liderados pela Unio Sovitica, ao mesmo tempo em que os Estados Unidos apoiavam ditaduras em diversos continentes sob a alegao de uma necessria defesa da democracia. O coronel Muamar al-Gadafi referiu-se ao regime lbio como democracia islmica. J o general e presidente da Repblica Ernesto Geisel chegou a afirmar que o Brasil viveu, sob a gide do regime militar, uma democracia relativa. Os exemplos deixam claro como o conceito vem, ao longo dos ltimos anos, agregando valor a discursos muitas vezes contraditrios aos prprios princpios da democracia. Em face de tantas verses do termo, no h possibilidade no cenrio poltico contemporneo de no ser democrata tal posio seria, conforme j ressaltamos, suicida para qualquer ator poltico. Uma das possveis perguntas

1.Vale lembrar que, poca, o sufrgio universal era, na verdade, restrito. Estariam habilitados para votar apenas os homens alfabetizados, considerando-se limites especficos de idade.

23

Captulo 1 | Meios para a Democracia

a serem feitas diante dessa falta de rigor seria: de qual democracia estamos falando? Em paper preparado especialmente para esta pesquisa, o doutor em cincias sociais e professor da Universidade de Braslia (UnB) Luis Felipe Miguel resume esse impasse: Democracia um conceito em disputa. Com a vigncia do Estado Democrtico de Direito e, por conseguinte, com pleno funcionamento de instituies que lhe so caractersticas (como o caso do processo eleitoral), h uma ampla percepo de que a democracia est funcionando, e todo o restante se torna acessrio. Quando se entende a democracia como algo mais, preciso romper com essa viso minimalista da democracia, tanto no jornalismo, quanto nas cincias sociais.

Terceira onda

No livro A terceira onda, o cientista

Democracia na prtica
Independentemente das inmeras nuances que caracterizam esse debate as quais estaro sendo, em maior ou menor medida, apontadas nas prximas pginas , inegvel que os acontecimentos polticos, sociais, econmicos e culturais que tiveram lugar nos sculos XIX e XX, tanto no contexto interno das diferentes naes, como no seio da comunidade internacional, solidificaram a presena de regimes democrticos no mundo. Da mesma forma, passou a ganhar fora entre os pases o conjunto de elementos institucionais que caracterizam esses mesmos regimes, a despeito de todas as discordncias no campo conceitual e das disputas ideolgicas. Parmetros como a diviso de poderes, a afirmao de direitos civis entre eles a liberdade de imprensa e expresso e polticos, a realizao de eleies regulares, o fortalecimento dos mecanismos de controle (accountability) do prprio Estado e, para no sermos exaustivos, a garantia da atuao plena de algumas instituies no estatais, sendo a mdia talvez uma das mais centrais, acabaram por compor um conjunto de elementos bastante comum na constituio das democracias contemporneas, especialmente as ocidentais. Certamente, dada a distncia no desprezvel entre os anseios ideais dos pais da democracia (o que deveria ser) e as formas que esses regimes adquiriram na prtica (o que ), no cessaram e dificilmente cessaro as preocupaes com o aperfeioamento dos modelos existentes. No por outra razo, ao longo dos ltimos dois sculos, por exemplo, as mulheres passaram a votar, os mecanismos de controle sobre os governos se multiplicaram, os direitos foram ampliados e os sistemas de votao modificados fatos que apontam para o movimento contnuo de aprimoramento das formas democrticas de governo. Tal contexto no mostra-se diferente quando a mdia que est no centro desse debate. A importncia histrica da imprensa na consolidao das democracias ocidentais, assim como os contornos que o sistema miditico foi ganhando ao longo do tempo uma de suas caractersticas atuais a concentrao de poder nas mos de pouqussimas corporaes transnacionais de comunicao , surgem como foco recorrente dos estudos sobre o tema. No so poucos os tericos da democracia embora tenhamos ainda um nmero deles aqum do desejvel que passaram a manifestar a preocupao em entender a centralidade do papel desempenhado pela mdia no jogo democrtico.

poltico Samuel Huntington define o surgimento de um novo ambiente no qual a democracia expande sua presena. Identificando etapas especficas de crescimento da democracia ao longo da histria, o autor defende que a queda do regime salazarista em Portugal, no ano de 1974, marca o incio do terceiro grande ciclo de democratizao a terceira onda. Segundo Huntington, o movimento em direo democracia foi global, atingindo o sul da Europa, a Amrica Latina, a sia e o bloco sovitico. A ttulo de exemplo, em 1974 de dez naes sul-americanas, oito tinham governos considerados no-democrticos. J em 1990, nove destes pases escolhiam democraticamente seus governos.

Fim da histria
cientista poltico Francis Fukuyama defendeu, nos anos 1990, a tese de que a histria caracterizada pela luta entre regimes polticos defensores de distintas formas de organizao da sociedade como o socialismo e o comunismo teria chegado ao fim com a hegemonia do modelo democrtico. Ainda segundo Fukuyama, a constatao emprica de que as democracias no entram em guerra entre si seria uma comprovao da prevalncia de tais regimes, o que, dentre outros motivos, explicaria o modelo a ser inevitavelmente adotado pelas diferentes naes. Por certo, o Choque das Civilizaes para utilizarmos o termo cunhado pelo tambm cientista poltico norte-americano Samuel Huntington , evidenciado pelos acontecimentos posteriores aos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, veio a enfraquecer o argumento de Fukuyama.

24

Captulo 1 | Meios para a Democracia

De fato, em outros regimes polticos, acabam sendo altamente restritas as possibilidades comunicativas. Por outro lado, no h democracia sem comunicao, caracterstica que, hoje, est fortemente atrelada ao contexto das empresas de mdia. Diante de tal constatao, importante reconhecer que o desenvolvimento de um processo de reflexo sobre Polticas Pblicas de Comunicao implica compreender as interfaces desse debate com a discusso sobre a democracia precisamente as questo que iremos abordar no presente captulo.

A democracia segundo Norberto Bobbio


No livro Dicionrio de Poltica, publicado em 1983, os autores Norberto Bobbio, Nicola Matteucci e Gianfranco Pasquino buscam definies acerca de diversos conceitos ligados ao Estado. O prprio Bobbio foi o responsvel pelo verbete democracia, reconhecendo nele a confluncia de trs teorias: a) a teoria clssica, divulgada como teoria aristotlica, das trs formas de Governo, segundo a qual a Democracia, como governo do povo, de todos os cidados, ou seja, de todos aqueles que gozam dos direitos de cidadania, se distingue da monarquia, como Governo de um s, e da aristocracia, como governo de poucos; b) a teoria medieval, de origem romana, apoiada na soberania popular, na base da qual h a contraposio de uma concepo ascendente a uma concepo descendente da soberania conforme o poder supremo deriva do povo e se torna representativo ou deriva do prncipe e se transmite por delegao do superior para o inferior; c) a teoria moderna, conhecida como teoria de Maquiavel, nascida com o Estado moderno no contexto das grandes monarquias, segundo a qual as formas histricas de governo so essencialmente duas: a monarquia e a repblica [...] e o governo genuinamente popular era chamado, em vez de Democracia, de Repblica. Conclui Bobbio: O problema da democracia, das suas caractersticas, de sua importncia ou desimportncia , como se v, antigo. To antigo quanto a reflexo sobre as coisas da poltica, tendo sido reproposto e reformulado em todas as pocas.

TEORIA CONTEMPORNEA
Segundo o assinalado no quadro anterior por Norberto Bobbio e os demais organizadores do Dicionrio de Poltica, a construo e a problematizao da idia de democracia so to longevas quanto as formulaes sobre cidadania e poltica estruturadas pelos gregos. No entanto, conforme anuncia o ttulo desta seo, buscaremos enfocar nossa abordagem sobre tais conceitos s reflexes que foram desenvolvidas a partir do sculo XX. Tal reducionismo histrico tem uma razo de ser: exatamente nesse perodo que os meios de comunicao de massa passam a mostrar-se, inequivocamente, centrais para o debate democrtico. Um dos pontos de partida para o melhor entendimento da discusso contempornea sobre democracia pode ser o livro Capitalismo, socialismo e democracia, publicado em 1942 pelo economista austraco Joseph Schumpeter. Em trs breves 25

Captulo 1 | Meios para a Democracia

captulos, ele revisa diferentes concepes da teoria democrtica e uma de suas principais concluses acaba por apontar para uma contradio possivelmente existente nesse tipo de regime poltico: a suposta incapacidade das massas para o autogoverno e, mesmo, para o acompanhamento sistemtico dos governantes eleitos. Na opinio do economista, a percepo tradicional da democracia falha ao sugerir que as pessoas comuns esto interessadas nas questes pblicas. Ao contrrio, defende Schumpeter, o processo eleitoral ocorre, essencialmente, de maneira irracional, fruto da apatia e da desinformao. No incio da dcada de 1940, a viso do autor havia sido alimentada por uma pesquisa emprica do tambm austraco Paul Lazarsfeld e sua equipe. Depois de realizar entrevistas com eleitores de uma pequena cidade de Ohio, Estados Unidos, sobre a deciso de voto nas eleies presidenciais de 1940 que deram o terceiro mandato a Franklin D. Roosevelt , Lazarsfeld e seus colaboradores concluram que poucos cidados envolviam-se efetivamente com a poltica. A grande maioria dos votantes no conhecia suficientemente, nem pretendia conhecer, os programas dos candidatos ou os problemas nacionais para fazer uma escolha consciente. Em paralelo s concluses publicadas por Lazarsfeld, Schumpeter passa a imaginar outra doutrina da democracia, que seria emprica, realista e adequada situao dos pases ditos democrticos. Neles, os cidados ativos e o governo do povo so substitudos pelo processo eleitoral competitivo. Com isso, para o economista austraco, a democracia deve ser vista como um regime em que os governantes so escolhidos por meio da concorrncia pelos votos dos cidados. Contudo, ele conclui que a eleio tem um carter meramente ritual, j que no decidida por eleitores preocupados eles votam de forma aleatria e, por isso, ao votar, no esto indicando que tipo de governo, de leis ou de polticas almejam, pois no possuem preferncias em relao s questes pblicas. Em outras palavras, a obra de Schumpeter pavimenta definitivamente um entendimento formal ou procedimental da democracia, no mais fundamentado no alcance do bem comum rousseauniano, mas calcado em um mecanismo institucional de escolha de representantes. A partir da obra de Schumpeter, emergem vrias correntes tericas que se propem a discutir a democracia tomando como linha de base os referenciais por ele inaugurados. Para o cientista poltico italiano Giovanni Sartori, essas novas vises passam a estabelecer uma diviso entre as teorias prescritivas da democracia coloridas de utopia e, no limite, irrelevantes para o debate poltico efetivo e as empricas ou realistas, herdeiras de Schumpeter e que acreditam retratar o mundo tal como ele .

No desprezvel o percentual de textos (11,1%) que estabelecem uma relao entre a discusso acerca das comunicaes e o tema mais amplo das eleies, destaca o estudo Mdia e Polticas Pblicas de Comunicao. Entretanto, a maioria (50%) dos contedos analisados sobre essas questes est associada ao horrio eleitoral gratuito e um volume praticamente inexpressivo tem por objetivo discutir propostas dos candidatos para as Polticas Pblicas de Comunicao.

O bem comum

Segundo o economista austraco Joseph

Schumpeter, a filosofia da democracia do sculo XVIII altamente influenciada pelo pensador iluminista Jean-Jacques Rousseau sustentava que o objetivo ltimo dos regimes democrticos era constituir um sistema decisrio capaz de alcanar o bem comum. Este bem comum, segundo Schumpeter, consistia em algo indecifrvel, aprovado pela vontade comum ou vontade geral e correspondia, grosso modo, ao interesse, bem-estar ou felicidade comuns, tal como foi enunciado sculos antes pelo pelo prprio Rousseau. Para ele, esta chamada doutrina clssica da democracia, absolutamente falha, dentre outros motivos porque no existiria algo como o bem comum de todos: para diferentes indivduos e grupos, o bem comum provavelmente significar coisas muito diversas, destaca o pensador.

Soberania da vontade popular?


Ainda que as observaes de Schumpeter respaldem-se em dados empricos e anlises cotidianas, avalizar sua teoria, de forma ampla, aceitar a reduo da democracia a esse arranjo institucional, assim como o processo de naturalizao do comportamento mecnico dos cidados na poltica e a pretensa neutralidade de suas decises. O professor da UnB Luis Felipe Miguel reflete sobre essa contraposio:

26

Captulo 1 | Meios para a Democracia

Quando Schumpeter diz que a democracia isso, ele nega liminarmente a possibilidade de aproximao da democracia real com o ideal democrtico, seja pela ampliao da autonomia coletiva na vida cotidiana, seja por meio de instrumentos que qualificam os eleitores a uma melhor interlocuo com seus representantes, garantindo que as decises dos ltimos respondam com mais eficcia aos interesses dos primeiros. No entanto, possvel pensar que os desvios no comportamento do cidado comum em relao quilo que a teoria democrtica tradicional preconiza sua apatia, desinteresse e desinformao so efeito (e no causa) de uma estrutura poltica que desestimula a participao popular. Se minha participao carece de efetividade, se no posso intervir a no ser com um voto que se perde entre milhes de outros, ento lgico que meu investimento pessoal na atividade poltica ser pequeno, se no inexistente. De acordo com Schumpeter, assim como outros autores que compartilham das idias do austraco, o problema da ampliao da participao popular na poltica no est em questo, porque a ausncia dos cidados e cidads comuns um benefcio a ser preservado. Ele acredita que a atividade de governo demanda competncias prprias e deve ser de responsabilidade exclusiva dos que esto preparados para ela. A interferncia externa atrapalha. Assim, a democracia teria um valor puramente instrumental: ela serve para gerar um governo legtimo. Haveria um trade-off constatado tambm por outros cientistas polticos, como Giovanni Sartori, Samuel Huntington e Robert Dahl entre o aumento da participao popular e a eficincia da ao de governar. De maneira geral, mais participao redundaria em menos governabilidade. central ter em conta que esse entendimento da democracia como um mtodo de seleo de representantes legtimos em geral, por meio de eleies peridicas, livres e justas (com todas as ressalvas que estes conceitos necessitam) ainda compe o principal elemento da teoria democrtica contempornea. o que fica claro na breve ilustrao da teoria schumpeteriana que vimos anteriormente e tambm reforado por dois outros importantes pensadores do sculo passado: o j mencionado cientista poltico Robert Dahl e o economista Antony Downs. A despeito dos pontos-fracos que essa percepo dominante tenha, vale sublinhar que, mesmo a, como veremos, a mdia desempenha positiva ou negativamente um papel central. Compreender, portanto, os parmetros que constituem essas vises acerca da democracia passa a ser condio indispensvel para entender como os meios de comunicao interferem nesse processo.

Fator informao
Para o cientista poltico norte-americano Robert Dahl, uma das dificuldades que todos devem enfrentar que no existe uma teoria democrtica existem apenas teorias democrticas. Este um de seus principais alertas antes de apresentar um conjunto de consideraes acerca do significado da democracia em dois trabalhos bastante conhecidos: Um Prefcio Teoria Democrtica e, posteriormente, Poliarquia. Se na teoria construda por Schumpeter fica claramente de fora do debate a possibilidade de qualquer tipo de controle dos cidados sobre os seus lderes, para Dahl no que poderamos considerar um aprimoramento das teses schumpe27

Captulo 1 | Meios para a Democracia

terianas a prestao de contas ao eleitorado seria uma caracterstica central das eleies peridicas. Tal concepo, entretanto, acabaria por perder espao, mais tarde, em uma nova leitura de seu modelo, realizada no livro Poliarquia. Assim como Schumpeter, o pensador norte-americano tambm afirma que o processo inicial da vida democrtica segue sendo a disputa eleitoral. Ao refletir sobre essa questo, o autor insere uma outra discusso: a idia de que, para fazerem suas escolhas, todos os indivduos devem possuir informaes idnticas acerca das foras polticas que se apresentam para o pleito. E mesmo reconhecendo que a potencial existncia de um monoplio nos processos informativos acaba por ser um fator de limitao de seu modelo, Dahl insiste na existncia de uma simetria no acesso de todos informao como condio essencial. Alm disso, ainda que o prprio autor saliente a dificuldade em se atingir tal situao e em verificar-se objetivamente como ela foi alcanada , essa reflexo aparece em sua obra de maneira completamente abstrata e distante de suas implicaes prticas. Ou seja, no h meno acerca de como essa informao produzida, quem a produz ou como a opinio pblica (o eleitorado) se informa. Diante dessa lacuna, mesmo reconhecendo a relevncia central do problema da informao e da liberdade de expresso para a democracia, a teoria de Dahl acaba por no avanar na anlise de como a operacionalizao dessas condies pode ser alcanada. Aparentemente, o cientista poltico tende a assumir a tese de que por meio da livre concorrncia, como tambm assinalou Schumpeter ao comentar o papel da propaganda, garantir-se-ia um regime democrtico tal como concebido por ele. No h, em momento algum, a discusso sobre como os meios de comunicao podem interferir (positiva ou negativamente) nessa equalizao das informaes e na efetiva garantia da liberdade de expresso. Apenas se menciona que no pode existir monoplio na emisso da mensagem, sequer havendo uma referncia explcita mdia.

Poliarquia
m livro publicado originalmente em 1971, Robert A. Dahl apresenta o conceito de poliarquia, termo que viria a se incorporar no jargo da cincia poltica e exercer enorme influncia sobre as anlises posteriores. Por entender que os regimes existentes no mundo real encontram-se muito distantes de estarem plenamente democratizados, o autor opta por no os classificar como democracias, mas sim como poliarquias. As poliarquias podem ser pensadas ento como regimes relativamente (mas incompletamente) democratizados, ressalta Dahl. Para tanto, dois fatores fundamentais so considerados sobre tais formas de governo: 1) so regimes que foram substancialmente popularizados (elemento medido pela oportunidade de cidados adultos votarem em eleies) e 2) liberalizados (fator avaliado a partir do grau de oportunidades disponveis para a oposio poltica competir na disputa por apoio popular e cargos pblicos). Quanto mais presentes forem esses dois parmetros, mais prximas do ideal democrtico estaro as poliarquias.

Conceito de incerteza e relevncia dos meios


Contemporneo de Dahl, o economista norte-americano Anthony Downs tambm trouxe importantes contribuies para o pensamento sobre a democracia, entre as quais podemos ressaltar o detalhamento mais abrangente que construiu sobre o papel desempenhado pela informao nas democracias contemporneas. Mesmo reforando basicamente a mesma premissa analisada pelos tericos citados anteriormente ou seja, a centralidade e as condies do processo eleitoral , Downs acabou por agregar s reflexes sobre os sistemas polticos conceitos relacionados teoria da escolha racional formulada pelos pensadores da micro-economia. Nesse sentido, a discusso quanto ao conceito de incerteza defendido pelo autor ou seja, o nvel de confiana, razo, conhecimento contextual e informao dos cidados e cidads ao fazerem suas escolhas polticas pode nos levar, ainda que implicitamente, a uma argumentao quanto possvel influncia dos disseminadores de informao (incluindo a mdia) no processo poltico. Logo, a incerteza e a possibilidade de persuaso do eleitorado, por meio de diferentes graus de distribuio de informao, pode alterar os resultados do processo eleitoral e, portanto, do jogo democrtico. No entanto, ao contrrio de Dahl, Downs parece acreditar que isso no seja um problema, mas sim parte do sistema. 28

Captulo 1 | Meios para a Democracia

Em sua reflexo acerca dos sistemas de informao e dos custos que eles implicam, por exemplo, Downs apresenta anlises relevantes para o entendimento do papel dos meios de comunicao e da prpria informao para a democracia. Para o autor, um sistema racional de informaes exige que os meios de comunicao sejam plurais e, mais do que isso, que os contedos por eles distribudos tambm sejam diversificados. Alis, este seria um dos maiores problemas das democracias contemporneas, visto que h uma concentrao sem precedentes dos meios de comunicao de massa e, portanto, da mensagem que transmitida opinio pblica. Por fim, vale ressaltar que um elemento central perpassa a argumentao de Shumpeter, Dahl e Downs: a democracia vista como um mtodo de seleo de representantes, mais ou menos complexo a depender do autor. Ao mesmo tempo, a informao tratada a partir de uma perspectiva altamente abstrata e, logo, desvinculada dos pontos que dizem respeito sua produo, no mbito das sociedades contemporneas. Nesse sentido, nos influentes modelos de democracia cunhados por esses pensadores, a mdia ainda desempenha, se tanto, um mero papel coadjuvante.

Outros olhares
Na linha oposta a Schumpeter, diversos pensadores imaginam uma teoria da democracia que preserve seus valores originais: igualdade, participao e, sobretudo, autonomia coletiva, ou seja, o envolvimento de todos e todas na gerao das normas que regem a vida em comum. Tais propostas, via de regra, abarcam a ampliao dos espaos de participao na vida cotidiana e a expanso da democracia para alm do voto. Segundo classificao sugerida pelo cientista poltico noruegus Jon Elster, a concepo dominante da democracia seria a das teorias da escolha racional, que teria Schumpeter como um de seus mais significativos expoentes. Nesse modelo, como j discutimos anteriormente, o processo poltico instrumental, restringindo-se a uma forma de definio das escolhas individuais na esfera privada. Por essa tica, o exerccio da poltica se resumiria, portanto, a encontrar a melhor maneira de canalizar os diferentes interesses em jogo. Em oposio a essa linha de pensamento, haveria, ainda segundo Elster, duas grandes alternativas contestadoras: a democracia deliberativa e a democracia participacionista.

Democracia deliberativa
Para os defensores da corrente deliberativa como os pensadores Jrgen Habermas e Joshua Cohen , a democracia um processo de escolhas polticas que se d por meio da deliberao de todos aqueles que sero afetados por essas decises. As preferncias polticas dos indivduos, portanto, no seriam definidas privadamente, nem antecipadamente, mas sim por meio da interao ocorrida no mbito do espao pblico. Partindo dessa lgica, o conceito de democracia deliberativa toma como referncia um parmetro ideal a existncia de uma esfera pblica na qual se dariam a comunicao face-a-face e o livre debate entre iguais. 29

Captulo 1 | Meios para a Democracia

As crticas a esse modelo apontam, por um lado, para a impossibilidade prtica da existncia de tal forma de debate pblico em sociedades extensas e populosas como as contemporneas. Por outro, ainda que fosse realizvel, o modelo conteria nuances relacionadas s desigualdades existentes entre os diferentes atores participantes. O cientista poltico Luis Felipe Miguel aponta: Da mesma maneira que a igualdade formal nas eleies, proclamada pela mxima liberal um homem (ou uma mulher), um voto, no garante paridade de influncia poltica, o mero acesso de todos discusso insuficiente para neutralizar a maior capacidade que os poderosos tm de promoverem seus prprios interesses. Por fim, como lembra Elster, freqentemente o tipo de consenso defendido impossvel de ser atingido: mesmo assumindo-se um tempo ilimitado para a discusso, acordos unnimes e racionais no necessariamente sero alcanados. A despeito das crticas e limitaes desse modelo, a questo de fundo que ele coloca a importncia da deliberao de todos e todas para a tomada de decises no desprovida de relevncia; ao contrrio. Adicionalmente, ainda que os autores identificados com esse modelo tendam para nveis de abstrao tericos muito elevados, a interao dos meios de comunicao com tal forma de definir a democracia praticamente imediata. No possvel deliberar sem comunicar. Entretanto, como alcanar a cooperao de meios de comunicao privados para um tal processo deliberativo passa a ser parte do enigma no decifrado pelos defensores dessa proposta.

Democracia participativa
J para os participacionistas como a inglesa Carole Pateman e o canadense C. B. Macpherson , o modus operandi democrtico conta com a possibilidade de crescimento humano dos partcipes. Isto , a incluso de todos nos processos decisrios permitiria o desenvolvimento individual e, por conseguinte, coletivo. Os autores enfocam a baixa participao nos regimes eleitorais como um problema a ser enfrentado, sinalizando para a possibilidade de aprimoramento da representao por meio da qualificao poltica dos cidados comuns. Assim, como refora Elster, para os participacionistas a meta da poltica a transformao e educao de seus participantes. Ou seja, o processo poltico compreendido como um fim em si mesmo, pois acarretaria na formao cidad daqueles que dele tomam parte e no como um mtodo para alcanar outros objetivos. A democracia participacionista se insurge contra a rgida separao entre Estado e sociedade civil e defende a implantao de mecanismos democrticos nos espaos da vida cotidiana, notadamente bairros, escolas, locais de trabalho e famlias. Os participacionistas no contestam o fato de que a maioria das pessoas, na maior parte do tempo, so apticas, desinformadas e desinteressadas como pressupe Shumpeter , mas ressaltam que h condies em potencial de que todos exeram um papel ativo na discusso e gesto dos negcios pblicos. Segundo Carole Pateman:

30

Captulo 1 | Meios para a Democracia

Uma vez estabelecido o sistema participativo (e este um ponto da maior importncia), ele se torna auto-sustentvel porque as qualidades exigidas de cada cidado para que o sistema seja bem-sucedido so aquelas que o prprio processo de participao desenvolve e estimula; quanto mais o cidado participa, mais ele se torna capacitado para faz-lo. Ao contrrio dos defensores da democracia deliberativa, os participacionistas avanam rumo definio de um modelo institucional que seja efetivamente implementado. Contudo, so recorrentes as crticas que incidem sobre a dificuldade de aplicao de um sistema no qual as decises mais importantes seriam tomadas em pequenos fruns prximos aos cidados. Os processos de tomada de deciso em nvel local revelaram historicamente diversas dificuldades, como a influncia das relaes interpessoais, o poder dos definidores da agenda de discusses e a inibio na expresso das divergncias. A participao popular, no entanto, pode ser positiva, visto que amplia a igualdade poltica, tende a impedir a dominao de certos grupos sociais, fortalece o sentimento de cidadania, produz solidariedade e desenvolve, nos indivduos, competncias que eles aplicaro para alm da prpria poltica. Ela implica, principalmente, dar voz e poder s maiorias hoje alijadas exceto no momento eleitoral do processo poltico. Vale assinalar que tambm essa defesa dos participacionistas ainda que muitos deles no incluam uma viso particular do segmento miditico demanda compreender as maneiras de se garantir mecanismos de envolvimento e direito voz, considerando a atual configurao dos meios de comunicao. Como se pode imaginar, a comunicao comunitria e o os diferentes usos da Internet as mobilizaes contra a reunio da Organizao Mundial do Comrcio em 1999 e as novas formas de jornalismo cidado so alguns exemplos podem ser teis a esses propsitos, ainda que no suficientes para transformaes em larga escala.

Conceitos importantes no debate sobre a democracia, a deliberao e a participao ainda encontram pouco reflexo na discusso que os veculos brasileiros promovem sobre as Polticas de Comunicao. O estudo realizado pela ANDI com apoio da Fundao Ford aponta que 4,6% dos textos trazem meno a esses termos.

DILOGO RELEVANTE
Independentemente da definio que se adota para o conceito de democracia, um fator central no deve ser relegado: a relao entre os diferentes sistemas democrticos de governo e o papel dos meios de comunicao. Compreender as nuances dessa interface elemento central de nossas reflexes
Como vimos, muitas so as teorias e modelos que buscam explicar o que seja democracia e ser democrtico. O professor do departamento de Governo da London School of Economics, David Held, em seu livro Models of Democracy sugere a existncia de 12 diferentes modelos de democracia, os quais permitem que esse tema seja abordado de forma razoavelmente distinta e at mesmo antagnica, a depender da maneira de estruturao do conceito adotada. Por isso mesmo, nosso objetivo no tecer uma extensa reviso dos entendimentos antigos e novos acerca dessa discusso to importante para as sociedades humanas. Segundo o que relatamos, a apresentao de algumas das principais

31

Captulo 1 | Meios para a Democracia

perspectivas sobre a democracia tem por objetivo maior pavimentar caminho para estabelecer relaes entre esta idia e o papel dos meios de comunicao de massa. As sees anteriores j adiantaram um elemento central na percepo das relaes entre mdia e processo democrtico, ao menos quando estamos nos referindo s construes conceituais existentes: os tericos da democracia, no raro, ignoram ou remetem para um plano absolutamente lateral as correlaes entre este sistema e os meios de comunicao. Esta, em si, j uma constatao de elevada relevncia, quando levamos em conta que a ausncia de uma problematizao do tema pode redundar em subestim-lo ou, no limite, alij-lo dos espaos de debate acerca da questo mais ampla da democracia. A despeito da baixa presena da mdia como uma varivel relevante em muitos dos modelos de democracia analisados, o que estamos defendendo na presente publicao que as conexes entre esses dois elementos existem e, mais do que isso, no so laterais.

A fora dos novos meios


Foi principalmente com o fortalecimento da imprensa, a partir dos sculos XVIII e XIX, que a mdia comeou a ser observada ainda que no sistematicamente como protagonista do processo democrtico. Com o advento do rdio e da televiso, j em perodos mais recentes da histria, os meios de comunicao passaram a ter maior amplitude na anlise de diferentes estudiosos da democracia. Isso no significa, contudo, que reflexes sobre tais aspectos j no estivessem de alguma forma presentes nesse debate. A importncia da opinio pblica, da liberdade de expresso e, de maneira mais abrangente, das comunicaes to antiga quanto a prpria discusso acerca da democracia, ainda que nesses outros tempos a mdia no contasse com a mesma relevncia de hoje. O professor britnico David Held fala, por exemplo, de como a facilidade de circulao de notcias nas comunidades gregas clssicas contribuiu para a solidificao da democracia direta. Plato, em A Repblica, ressalta a importncia da opinio pblica. No entanto, podemos afirmar que o discurso que inaugura, como marco histrico, a defesa da liberdade de expresso e imprensa , como veremos adiante, a Areopagtica, publicado em 1644 por John Milton. significativo notar, portanto, que mesmo tendo sido objeto de ateno dos pensadores da poltica ao longo dos tempos, somente com a possibilidade da comunicao de massa que as sociedades passam a, efetivamente, considerar a influncia desse ator em sua organizao poltica, social e cultural. Como afirma uma parte significativa das teorias sobre a mdia, um Quarto Poder surge na equao tradicional de poderes e foras polticas. A liberdade de imprensa torna-se ento vital para a sustentabilidade da democracia como afirma o pensador Stuart Mill, no seu livro Sobre a Liberdade, este um assunto que no precisa mais ser discutido, pois j um dado, uma pr-condio. Assim, embora possa ser vista como um elemento abstrato das diferentes teorias sobre o modelo democrtico, a liberdade de expresso acaba por se materializar em seu beneficirio mais visvel: os meios de comunicao. Nesse sentido, as 32

Captulo 1 | Meios para a Democracia

diversas questes relativas ao tringulo democracia, liberdade de expresso e imprensa/mdia passam a se configurar como um dos principais focos da reflexo acerca da relao entre comunicao e os processos democrticos.

Viso instrumental
Apesar das claras deficincias existentes no debate intelectual e poltico sobre a relao entre os meios de comunicao e a democracia, essa uma tendncia que vem se transformando nos ltimos anos. Exemplo disso que importantes instituies de avaliao dos rumos de regimes democrticos no mundo j consideram hoje, em suas metodologias, o grau de pluralidade e liberdade dos meios de comunicao como uma das variveis para avaliar se determinada nao mais ou menos democrtica. Caminham nesta direo, organizaes como a Freedom House2 , adeptas de uma formulao de democracia que poderia ser considerada como uma expanso do conceito mnimo adotado pelos pensadores do mainstream. No campo do debate terico, um dos pensadores que avanou em relao s anlises construdas por estudiosos como Schumpeter, Dahl e Downs, foi o cientista poltico italiano, radicado nos Estados Unidos, Giovani Sartori. Ainda que acredite como seus antecessores que a competio natural do mercado por si s j seria suficiente para assegurar a manuteno do pluralismo de opinies e a liberdade de expresso nas democracias, Sartori o nico a explicitar o quanto os meios de comunicao so importantes na construo da opinio pblica, elemento que por sua vez fundamental na conduo do processo democrtico. Um problema inerente a essa corrente, no )ntanto, como ressalta o professor de cincia poltica da UnB, Luis Felipe Miguel, no artigo Um ponto cego nas teorias da democracia: os meios de comunicao, o tratamento da mdia quando ocorre como simples provedora de informao. No h a, segundo Miguel, uma anlise do sistema miditico como efetivo construtor de realidades. Da mesma forma, defensores dos modelos deliberativos e participacionistas descritos anteriormente tambm acabam por subestimar o peso dos meios de comunicao no contexto das democracias contemporneas. Para os defensores do modelo deliberativo, mais do que os meios de massa, a comunicao face-aface acaba sendo defendida como principal modo de acesso informao. J no caso dos que preconizam o conceito de uma democracia participativa, a acentuao do sentimento de comunidade e da educao pela participao acaba tambm por negligenciar a importncia de intermedirios, como os meios de comunicao e os prprios representantes polticos. As duas correntes revelam, portanto, lacunas no mesmo ponto: o de desconsiderarem um dado irrefutvel da realidade de que a mdia existe e por meio dela que uma parcela significativa da interao comunicativa das sociedades contemporneas acontece.

2. Organizao no governamental sediada nos Estados Unidos que h vrios anos elabora um ranking internacional, com todos os pases independentes do globo. Este ranking indica como est o grau de liberdade (democracia) nessas naes, classificando-as em livres, parcialmente livres e no-livres.

33

Captulo 1 | Meios para a Democracia

Estabelecendo as interconexes
H autores, entretanto, que dedicam especial ateno s relaes entre a mdia e a democracia. O professor de poltica da Universidade de Westminster, em Londres, John Keane, por exemplo, dedicou-se a escrever um livro com foco exclusivo no tema: Media and democracy. Para ele: O assunto da democracia e da mdia dever sempre permanecer em aberto e controverso. A luta por uma mdia democrtica um projeto em curso sem solues definitivas. Por sua vez, em seu livro Sobre a televiso, o socilogo francs Pierre Bourdieu utiliza fartos exemplos para analisar a partir da estrutura do processo de produo televisiva, dos mecanismos de mercado e das caractersticas dos jornalistas o perigo ao qual a mdia expe a vida poltica e a democracia. Um de seus argumentos centrais est relacionado ao que seria uma necessidade inerente consolidao de uma democracia efetiva: o espao conferido pela mdia aos diferentes atores sociais deveria ser equnime, o que hoje no se verifica. O cientista poltico Giovanni Sartori, j numa fase de crtica mais contundente, desenvolve a hiptese de que a exposio constante televiso e, portanto, a uma comunicao centralmente realizada por meio da imagem, poderia provocar e estaria, efetivamente, provocando uma transformao na prpria natureza do homo sapiens. Uma educao pela imagem televisiva diminuiria a capacidade de compreenso e, por conseguinte, de discusso de conceitos abstratos (como democracia), em muitos casos centrais atividade poltica. A essas argumentaes especficas somam-se outras possibilidades de interao dos meios de comunicao com a democracia: o grau de proximidade com os polticos profissionais, o poder de interferncia no processo eleitoral, a imprensa como garantidora da accountability dos governos e, tambm, como definidora da agenda pblica. Tais temas sero tratados de maneira mais aprofundada nas prximas sees do presente captulo. Por certo, um conjunto de outras discusses deriva do reconhecimento de que a comunicao social assume especial relevncia nos regimes democrticos. Assim, por exemplo, a garantia de uma mdia mais plural pela regulao da propriedade no setor objeto de discusso no Captulo 2 e as formas de assegurar a accountability da prpria mdia so debatidas no Captulo 3. Nesse sentido, no se deve ter a falsa impresso de que limitado o conjunto de autores e abordagens tericas que defendem as profundas relaes entre a mdia e a democracia. Como veremos nas prximas pginas e captulos, todos os estudiosos, pensadores, ativistas e instituies que sero mencionados partem, grosso modo, dessa premissa. Entretanto, o que se buscou sublinhar at o momento que parte significativa dos responsveis pela edificao da idia contempornea de democracia e mesmo os seus crticos acabam por colocar os meios de comunicao em segundo plano e, s vezes, em plano algum.

34

Captulo 1 | Meios para a Democracia

UM OLHAR SOBRE A COBERTURA: MDIA E DEMOCRACIA


As relaes entre mdia e democracia aspecto central para a compreenso das Polticas Pblicas de Comunicao receberam reduzido espao na cobertura dedicada pela imprensa escrita entre 2003 e 2005. Apenas 1,8% da amostra trouxe a abordagem dessas questes. Ao analisarmos esse pequeno volume de artigos, editoriais, colunas e matrias, possvel perceber uma maior preocupao dos veculos com a necessidade de democratizao dos meios de comunicao cerca de metade dos poucos textos que enfocaram a relao entre mdia e democracia aborda essa questo. A importncia dos meios para a democracia e as discusses em torno do controle social da mdia, conforme indica a tabela abaixo, tambm tiveram destaque. Vale chamar a ateno para o fato de que temas de fundamental relevncia para os debates na rea foram totalmente negligenciados: accountability e controle democrtico dos meios, instituies que atuam em defesa da democratizao da comunicao, pluralizao dos meios, pluralizao das vozes e regulao como risco democracia no tiveram uma nica meno. J a discusso sobre a necessidade de regulao como instrumento para garantia da democracia contou com um nico texto. Diante desse cenrio, vale relembrar o fato de que a centralidade da mdia no contexto dos regimes democrticos funciona como uma via de mo dupla: os meios podem contribuir seja para o avano, seja para o retrocesso do estado de direito. Da a necessidade de que a imprensa, conforme j ressaltamos, no se furte a incluir, no rol de suas preocupaes cotidianas, a discusso sobre aspectos relacionados ao prprio papel que desempenham no mbito das modernas democracias ocidentais tal como o faz em relao ao Estado, escola ou Igreja.

SOBRE MDIA E DEMOCRACIA, A DISCUSSO CENTRALMENTE TRAADA SE REFERE A* Democratizao dos meios de comunicao 42,9% Importncia dos meios de comunicao para a democracia 28,6% Controle social dos meios de comunicao 23,8% Necessidade de regulao dos meios para a garantia da democracia 4,8% Accountability dos meios de comunicao 0,0% Controle democrtico dos meios de comunicao 0,0% Instituies que atuam em defesa da democratizao dos meios de comunicao 0,0% Pluralizao dos meios de comunicao 0,0% Pluralizao das vozes nos meios de comunicao 0,0% Regulao dos meios como risco democracia 0,0%

Caractersticas editoriais
Essa escassa cobertura, restrita a 1,8% dos 1.184 textos analisados, a rigor foraria uma nica concluso acerca do tratamento dispensado ao tema mdia e democracia: a pauta totalmente ignorada, isto , no constitui foco de interesse para a imprensa. No obstante, investigar alguns dados internos a esse recorte temtico, com todas as ressalvas necessrias, 35

permite traar a seguinte especulao: supondo que o espao dedicado questo crescesse, porm mantendo o perfil que hoje possui, quais seriam os principais elementos levados em conta pela imprensa na construo desse debate? Tal exerccio permite reconhecer que, embora diminuta a cobertura das relaes entre mdia e demo-

Captulo 1 | Meios para a Democracia

cracia apresenta um perfil editorial bastante diferenciado do restante da amostra. Enquanto 75,6% do material analisado composto por reportagens os demais 24,4% so artigos, colunas, editoriais e entrevistas , os textos especficos sobre mdia e democracia trazem uma distribuio diferenciada: nada menos de 47,6% refere-se a contedo opinativo. Numa leitura mais aprofundada, possvel detectar que tal configurao editorial contribui para uma maior qualificao na abordagem do tema. Enquanto na amostra geral 76,1% dos textos no avanam alm de uma simples contextualizao do fato ou

questo em foco, no caso do material sobre mdia e democracia esse percentual reduz-se para 57,1%. Estes contedos tambm destoam das mdias gerais quanto principal perspectiva atribuda ao tema coberto. Na anlise global, 4,5% do material traz como destaque a tica da sociedade civil organizada e, em 17,2%, um enquadramento temtico-conceitual. J no recorte mdia e democracia, os percentuais sobem, respectivamente, para 28,6% e 38,1% dado que permite apontar uma maior participao de atores sociais no debate.

A LIBERDADE DE EXPRESSO E SEUS LIMITES


Como contraposio aos regimes autoritrios de diversos matizes, as primeiras experincias de democracia, ainda em Atenas, j se preocupavam com a liberdade de expresso dos indivduos, segundo apontado anteriormente. Entendiase, j naquele perodo, que o livre pensar e, mais do que isso, a manifestao dessas idias, no deveria ser cerceada. Essa compreenso encaixa-se no rol de condies fundamentais para a garantia de um regime que se diferenciava das monarquias, autocracias e oligarquias. Na democracia ateniense, todos os cidados da plis podiam debater e votar qualquer assunto de interesse geral: guerra e paz, impostos, cultos ou obras pblicas. A democracia grega promoveu o uso da palavra como fundamento da poltica. O ser poltico, o viver numa plis, significava que tudo era decidido mediante palavras e persuaso, e no atravs de fora ou violncia, afirmou a terica poltica Hannah Arendt. A prpria definio aristotlica do humano como ser vivo dotado de palavra expressa a importncia primordial do discurso na Grcia Antiga. No fim da Idade Mdia, a transmisso de informao e de contedos simblicos ampliou-se de modo estrondoso, revolucionando a organizao da vida cotidiana. Essa transformao foi possvel graas inveno da imprensa de tipos mveis, em meados do sculo XV. A mquina de Johann Gutenberg marcou uma nova era textos e livros puderam se espalhar e se multiplicar por toda a Europa. E no s livros: no sculo XVII, comearam a surgir os primeiros jornais regulares de notcias.
3. As discusses sobre liberdade de expresso e de imprensa aqui travadas foram retiradas, em grande medida, dos livros Mdia e Direitos Humanos, produzido em 2006 pela ANDI, Secretaria Especial dos Direitos Humanos e Unesco; e Classificao indicativa: construindo a cidadania na tela da tev, publicado tambm em 2006 pela ANDI e pela Secretaria Nacional de Justia / Ministrio da Justia, com apoio da Fundao Avina e da Save the Children Sucia.

36

Captulo 1 | Meios para a Democracia

Nesse contexto, um grande marco na afirmao da liberdade de expresso e imprensa se deu a partir do pensador ingls John Milton. Em discurso clebre, o poltico britnico sintetizou uma das defesas mais contundentes desse direito civil, que, depois, estaria presente, de forma semelhante, na Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado, instituda com a Revoluo Francesa: Dai-me a liberdade para saber, para falar e para discutir livremente, de acordo com a conscincia, acima de todas as liberdades. Com o aparecimento das primeiras publicaes peridicas, o debate sobre a liberdade de imprensa se amplia. Em meados do sculo XVIII, o pensador escocs David Hume defendia que uma imprensa livre poderia despertar o esprito do povo e refrear as ambies da Corte. Para ele, a tentativa de restringir a liberdade de imprensa impe custos to grandes e uma violao to descarada da liberdade, que seria o ltimo esforo de um governo desptico: A liberdade da Bretanha ter desaparecido inteiramente quando tais tentativas forem coroadas com xito. John Stuart Mill, importante pensador do sculo XIX, tambm ressaltou a relevncia da liberdade de imprensa para as sociedades, em manifestao que se tornaria famosa: de se esperar que tenha chegado o tempo em que no se faz necessria defesa alguma da liberdade de imprensa como uma das garantias contra os governos tirnicos e corruptos. Assim, a construo dos Estados liberais ainda que no necessariamente democrticos passou a estar intimamente conectada capacidade de assegurar os direitos civis, dentre os quais destacava-se a liberdade de expresso e tambm de religio. O pensador, adicionalmente, props um avano para a idia de tolerncia s posies polticas divergentes ao propor o combate opresso pela maioria, que pode impor uma tirania da opinio e do sentimento predominantes.

Areopagtica

Em 1644, o parlamentar ingls John

Milton profere diante do Parlamento da Inglaterra o primeiro discurso moderno acerca da liberdade de imprensa. O contedo, considerado obra seminal sobre o assunto, tem sido, segundo a introduo feita pelo poeta e diplomata Felipe Fortuna edio brasileira do livro, exaltado como o texto mais radical sobre a inutilidade da censura, a defesa apaixonada da circulao de todas as idias e a necessidade de tolerncia religiosa. O nome Aeropagtica uma referncia direta ao Arepago grego, j que o parlamentar se dirige a sua prpria assemblia.

Princpio bsico da democracia


Com a inveno dos sistemas eleitorais, alm de uma nova perspectiva para os problemas de escala da democracia direta, tambm se conseguiu trazer mais concretude ao debate acerca da liberdade de expresso e imprensa que, conforme vimos at aqui, eram abordados muito amplamente. Os regimes democrticos passaram, paulatinamente, a ser o sistema adotado pelos Estados liberais. Nesse contexto, a liberdade de expresso e de imprensa eram vistas como fundamentais para a garantia da democracia eleitoral (ou indireta). So vrias as funes da liberdade de expresso para a garantia de uma democracia indireta mais vigorosa. Uma delas permitir que o eleitor tenha acesso a informaes relevantes para tomar sua deciso sobre quem ocupar os postos de representao popular. Em outras palavras, a liberdade de expresso fundamental para que os conflitos polticos se apresentem ao eleitorado. Outra funo est relacionada com o fato de a imprensa ser vista como parte do sistema de freios e contrapesos inerente experincia democrtica como defendiam, em especial, os federalistas norte-americanos. Disto resulta que no h accountability (responsabilizao) efetiva por parte dos governantes eleitos sem liberdade de expresso e sem uma imprensa livre. Em outros ter37

Captulo 1 | Meios para a Democracia

mos, esse tipo de liberdade contribui para que um mau governo no consiga ser to mau assim. o chamado controle social dos governos pelas mos da imprensa (veja discusso sobre o papel de watchdog da mdia, na pgina 54). Um terceiro aspecto, conforme nos alerta o filsofo alemo Jrgen Habermas, que a construo de uma esfera pblica de discusses, elemento central para o aprimoramento da democracia, s possvel em um ambiente de liberdade de expresso e de imprensa. Ou seja, segundo esta perspectiva, teremos uma democracia to mais consolidada quanto mais freqentes, densos e plurais forem os debates acerca dos temas de interesse pblico.

Direito voz
Contudo, por mais que a liberdade de expresso seja crucial democracia, preciso questionar o que de fato representa esse conceito. A crena na censura estatal como a principal inimiga da liberdade de expresso natural ascenso da ordem liberal, exemplificada pela Areopagtica, de John Milton. A censura governamental nunca uma ameaa definitivamente vencida, mas, nas democracias liberais, ela encontra fortes empecilhos para se estabelecer seja eles dispositivos legais, seja a resistncia quase unnime da opinio pblica. Assim, se de um lado so necessrios mecanismos regulatrios para varrer a censura dos regimes constitucionais adotados pelas democracias contemporneas a fim exatamente de se garantir a liberdade de expresso e de imprensa , de outro, cada vez mais, torna-se evidente a necessidade de se estabelecer marcos legais que regulamentem o exerccio dessas liberdades. Isso significaria, em linhas gerais, a existncia de modelos regulatrios voltados para a atuao dos meios de comunicao de massa. Tais questes, no entanto, no so foco do presente captulo e sero aprofundadas na discusso sobre regulao apresentada ao longo dos Captulos 2 e 3 desta publicao. Por ora, cabe destacar que nos contextos em que o exerccio das liberdades de expresso e imprensa ocorre em um cenrio no qual prevalecem os meios de comunicao de massa, um dos potenciais problemas que podem surgir passa a ser a ausncia, no debate pblico, de uma maior diversidade de vozes. Isso porque diversos atores importantes terminam encontrando srias dificuldades em ganhar visibilidade nos espaos miditicos. Da mesma forma, o direito humano comunicao acaba se tornando restrito em funo da limitada pluralidade dos prprios meios limitao essa que, note-se bem, no deriva, necessariamente, de uma deciso poltica dos controladores das empresas de mdia, mas resultante de uma falha inerente do sistema. At o advento e amplo uso das tecnologias digitais, eram poucos, tecnicamente falando, os que poderiam operar uma mdia massiva. Tendo em mente esses limites, no se pode deixar de afirmar que, na democracia, a liberdade de expresso no pode ser entendida como mera 38

Captulo 1 | Meios para a Democracia

liberdade negativa (ningum me probe de falar); ela se fortalece apenas quando associada ao direito positivo de participao na esfera pblica, questo na qual a mdia ocupa um papel central. Segundo afirma a jornalista Bia Barbosa, do Coletivo Intervozes, no artigo Sociedade e comunicao democrticas, no basta contarmos com liberdade de expresso, nem com o acesso a uma vasta gama de fontes de informaes, preciso atuar contra as diferenas econmicas, sociais e polticas e, acrescentamos, tcnicas que fazem to poucos terem condies de serem produtores e difusores de informao. Desse modo, aumentar significativamente os plos de produo e difuso da informao, elevando a diversidade de discursos na esfera pblica, um importante caminho para a democratizao das comunicaes. A partir dessa perspectiva, portanto, fenmenos como a concentrao da capacidade de difundir informaes devem ser encarados como uma ameaa to importante liberdade de expresso quanto a censura governamental. A situao particularmente crtica no rdio e na televiso (leia mais sobre essa questo no Captulo 2). Diversos autores compartilham deste ponto de vista. Andr de Godoy Fernandes, em sua dissertao de mestrado Televiso no Brasil: a Constituio Federal de 1988 e o controle da programao televisiva, cita uma anlise do jurista Fbio Konder Comparato sobre a questo: nesses [meios], apenas os detentores das licenas para explorao dos canais de radiodifuso possuem plena liberdade de manifestao do pensamento e de opinies; os demais membros da coletividade, no. Resta-nos perguntar: ser que o cerceamento do direito de voz no uma forma muito mais agressiva de censura do que a regulao democrtica do contedo?

Os dados da pesquisa realizada pela ANDI e Fundao Ford demonstram que, a despeito da sua relevncia, a democratizao da comunicao ainda no consegue se tornar tema da pauta poltica. Em reunio para a anlise dos resultados do estudo, Luiz Egypto, editor do site Observatrio de Imprensa, afirma: O que me chama a ateno o descompromisso das empresas ao tratarem da desconcentrao da propriedade e do papel que elas exercem no contexto das liberdades e da democracia. No caso da radiodifuso, por exemplo, o fato de a atividade acontecer a partir de uma concesso pblica sujeita a normas constitucionais no apresentado como informao pela cobertura jornalstica. Faz-se necessrio colocar mais luz nessas questes, pois fundamental para a sociedade discutir polticas pblicas de comunicao.

Liberdade para poucos


Por um lado, pode-se dizer, como vimos acima, que a liberdade de expresso no Brasil hoje, grosso modo, a liberdade das empresas de comunicao. Ou seja, os nicos atores na sociedade brasileira que no tm impedimentos para expor seus interesses no horrio nobre so os proprietrios de empresas de radiodifuso e empresas de mdia em geral (leia mais sobre essa discusso no Captulo 2). Por outro lado, se um dos objetivos do controle da propriedade e do contedo dos meios de comunicao garantir que a sua funo primordial a consolidao do sistema democrtico se d da melhor forma imaginvel, a regulao desses meios pode e deve incluir instrumentos que permitam uma maior pluralidade de vozes. O que poderia ser assegurado por meio da desconcentrao da propriedade, da implementao do direito de antena (garantia a grupos sociais e polticos significativos do acesso aos meios de comunicao social, constituindo-se efetivamente em meio legtimo de representao pblica na mdia), do fortalecimento dos meios de comunicao comunitrios, da produo independente, da regionalizao dos contedos todas essas, exemplos de aes regulatrias que assegurariam tal pluralidade e, por conseguinte, uma liberdade de expresso mais ampla. Como afirma o filsofo Renato Janine Ribeiro no artigo O poder pblico ausente: a TV nas mos do mercado, no se trata de reduzir ou coibir a liberdade.

39

Captulo 1 | Meios para a Democracia

Trata-se, isto sim, de notar que tal liberdade exercida por poucos basicamente em funo do capital de que dispem e que ela constitui um dispositivo de controle destes poucos sobre o grande pblico.

Regulao democrtica
Em contraponto a esse acesso por poucos aos meios de informao, um controle democrtico do sistema de radiofuso incluiria, por exemplo, mecanismos de proteo dos direitos de minorias polticas (inclusive crianas e adolescentes) e, vale reiterar, de promoo da manifestao do maior nmero de vozes possvel. Tal desenho regulatrio traria desde aes efetivas por parte do Estado (regulamentos, sanes, aparatos institucionais) at a formao de grupos institucionalizados para atuar junto aos veculos de comunicao em iniciativas de advocacy. A Constituio Federal de 1988, porm, dbia no que se refere liberdade de expresso e possibilidade de democratizao da comunicao. De um lado, explicita a proibio a qualquer forma de restrio a esse tipo de liberdade; de outro, probe monoplios e oligoplios no setor, abrindo espao para o pluralismo. Sobre essa questo, necessrio ressaltar que monoplios e oligoplios, em tese, no representam automaticamente uma obstruo da liberdade de expresso. Contudo, podem contribuir para restringi-la, na medida em que dificultam o acesso de outros atores ao mercado da radiodifuso. Assim, a Constituio Federal avana pouco no que se refere a esse ponto, como fica claro no quadro abaixo.

A pesquisa coordenada pela ANDI revela que os movimentos que lutam pela democratizao das comunicaes tm encontrado dificuldade em tornar pblicas as suas reivindicaes. No Brasil, esse o caso, por exemplo, do Frum Nacional de Democratizao da Comunicao (FNDC) que, nas 1.184 matrias analisadas pelo estudo, aparece como protagonista apenas duas vezes ambas notas curtas em jornais de expresso local. Alm disso, citado nove vezes de maneira lateral. Vale assinalar que na maior parte dos casos o Frum aparece associado no discusso sobre a democratizao do acesso mdia (seu foco central de atuao), mas campanha contra a baixaria na televiso, iniciativa da qual integrante.

As determinaes da Constituio Federal de 1988


Art. 5 Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes: IX - livre a expresso da atividade intelectual, artstica, cientfica e de comunicao, independentemente de censura ou licena; X - so inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao; XIV - assegurado a todos o acesso informao e resguardado o sigilo da fonte, quando necessrio ao exerccio profissional; Art. 220. A manifestao do pensamento, a criao, a expresso e a informao, sob qualquer forma, processo ou veculo no sofrero qualquer restrio, observado o disposto nesta Constituio. 1 - Nenhuma lei conter dispositivo que possa constituir embarao plena liberdade de informao jornalstica em qualquer veculo de comunicao social, observado o disposto no art. 5, IV, V, X, XIII e XIV. 2 - vedada toda e qualquer censura de natureza poltica, ideolgica e artstica. 5 - Os meios de comunicao social no podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monoplio ou oligoplio. 6 - A publicao de veculo impresso de comunicao independe de licena de autoridade.

40

Captulo 1 | Meios para a Democracia

Alm disso, como aponta a jornalista Bia Barbosa, os principais artigos da Constituio Federal relativos Comunicao Social permanecem sem regulamentao entre eles, o que impediria o oligoplio dos meios de comunicao (artigo 220) e o que criaria exigncias mnimas de programao para as emissoras de rdio e televiso (artigo 221). A ausncia de regulamentao tambm atinge o artigo 223, que estabelece o princpio da complementaridade entre os sistemas pblico, privado e estatal na radiodifuso isso resulta, hoje, no fato de as emissoras de rdio e televiso serem majoritariamente controladas por empresas privadas.

Eugnia Fvero
Eugnia Augusta Fvero Procuradora da Repblica e atua na Procuradoria Regional dos Direitos do Cidado no Estado de So Paulo. Nesta entrevista, ela discute os caminhos para a populao lutar por seus direitos de comunicao. possvel citar casos em que as aes de cidados interferiram nos abusos da mdia, defendendo assim seus direitos de comunicao? Existem vrias situaes em que as denncias e reclamaes dos cidados, bem como a iniciativa do Ministrio Pblico e da prpria Secretaria Nacional de Justia, trouxeram algum resultado, normalmente relacionado ao horrio de veiculao de programas. Vale citar os casos que ficaram lembrados como o sushi do Fausto e a banheira do Gugu, alm de algumas novelas que no puderam ser exibidas antes de determinado horrio e de certos telejornais proibidos pela Justia de expor de forma vexatria a identidade e imagem de pessoas consideradas autoras de delitos. Um caso que se tornou emblemtico, pelo resultado rpido e pronto obtido junto Justia, foi a ao civil pblica proposta pelo Ministrio Pblico Federal em face do SBT, em razo de uma entrevista forjada com pessoas que se diziam integrantes do PCC. Nessa ao foi concedida liminar determinando a suspenso de uma das edies seguintes do programa, com carter inibitrio. Por que o debate sobre os direitos de comunicao das crianas e adolescentes ainda engatinha no Brasil? A nosso ver esse debate existe, mas no ganha espao na mdia porque ela prpria no tem interesse nisso. Ao contrrio, sempre se d muito espao s crticas a qualquer iniciativa que possa trazer algum resultado efetivo a esse debate. Como devemos encarar o risco de censura, quando se trabalha o processo de regulao do contedo televisivo? Este o argumento mais utilizado pelas organizaes para recusarem debater o assunto e concordamos que deve ser considerado, porque ningum quer de volta a censura. Ao Ministrio Pblico, por exemplo, cabe adotar as medidas necessrias contra qualquer ato de censura, porque ela constitucionalmente proibida. No entanto, no podemos esquecer que a Constituio no deu s emissoras liberdade total, pois, ao mesmo tempo em que ela garante no artigo 220 que a manifestao do pensamento, a criao, a expresso e a informao no sofrero qualquer restrio, acrescenta a frase observado o disposto nesta Constituio. E ela prpria prev como limites o direito de resposta, a inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra, da imagem das pessoas, a preferncia por finalidades educativas e o respeito aos valores ticos e sociais da pessoa e da famlia, tudo isso no artigo 221. Dessa maneira, a defesa de tais princpios constitucionais, atravs dos meios jurdicos cabveis, no implica em censura, porque censura e acesso Justia no se confundem. Se outro for o entendimento, a Constituio seria contraditria ao vedar a primeira e admitir o segundo. Para se trabalhar o processo de regulao do contedo televisivo, basta ento que ele fique restrito aos limites previstos na Constituio Federal, sempre com observncia do devido processo legal. Assim, no haver o menor risco de se voltar ao tempo dos empastelamentos das redaes.

41

Captulo 1 | Meios para a Democracia

Controle no censura
Da mesma forma que ocorre em relao ao controle da propriedade e da possibilidade de oligoplios no sentido de garantir maior diversidade de vozes h outro elemento que tambm carece de regulao: os contedos veiculados pelos meios. Aqui, recorrente a confuso entre controle e censura, apesar de fillogos como Antonio Houaiss definirem a palavra controle como sinnimo de regulao no por outro motivo, fala-se em controle social, controle constitucional, controle democrtico. At mesmo o vocbulo regulao associado ao estabelecimento de regras, leis, regimes institucionais que, se constitudos no bojo de um sistema democrtico, no poderiam ser vistos como autoritrios freqentemente associado censura no Brasil de hoje. Regulao democrtica ou regulao dentro dos princpios do Estado Democrtico de Direito so alguns dos pleonasmos utilizados para se deixar claro que o objetivo de determinada poltica regulatria no o estabelecimento de uma prtica de censura dos meios de comunicao. Essa linha de argumentao tambm defendida pelo professor de comunicao da USP e da Csper Lbero, Laurindo Leal Filho, na entrevista da prxima pgina. H, certamente, um componente poltico-ideolgico no uso desses conceitos. A censura da programao televisiva uma atitude, prpria dos regimes de exceo, que visa a impedir a livre circulao de contedos que possam atentar contra os interesses do grupo dominante. Em outras palavras, os regimes autoritrios no se valem do expediente da censura para a proteo ou promoo dos direitos humanos de quem quer que seja: a censura um instrumento de auto-proteo dos atores que a praticam. Nesse sentido, a regulao de contedos que possam contrariar os direitos de crianas, adolescentes, mulheres, grupos religiosos, classes econmicas menos favorecidas, pessoas com deficincia, dentre outras minorias polticas, no parece se encaixar no sentido atribudo palavra censura descrito acima. Decises governamentais e judiciais tomadas recentemente no Brasil provocaram alarme em diferentes setores quanto ameaa ao direito liberdade de expresso e, por complemento, de imprensa. Fatos de alcances e origens diversas foram, com maior ou menor grau de consenso, condenados sob um mesmo argumento: o de que contribuiriam para a restrio das liberdades de expresso e imprensa. Entre eles esto: a tentativa de expulso de um jornalista estrangeiro que havia escrito matria desagradvel ao presidente da Repblica; atitudes e normativas de distintos escales do governo federal para com a imprensa; a proposta de criao de um Conselho Federal de Jornalismo; o projeto de estruturao de uma Agncia Reguladora do Audiovisual; as restries judiciais a informaes jornalsticas que desabonavam cidados; assassinatos de jornalistas; e a prpria deciso de redefinio do modelo de Classificao Indicativa (veja mais sobre Regulao de Contedo no Captulo 3). Ao analisarmos cada um destes fatos, contudo, fica evidente que a utilizao de um mesmo argumento o da violao dos direitos liberdade de expresso e imprensa para condenar a todos eles s pode advir do desconhecimento, ou do uso desvirtuado, dos princpios que constituem tais direitos.

42

Captulo 1 | Meios para a Democracia

Laurindo Leal Filho


Laurindo Lalo Leal Filho professor da Universidade de So Paulo e da Fundao Csper Lbero. tambm autor de vrios livros, sendo o mais recente A TV sob controle A resposta da sociedade ao poder da televiso. a concentrao, os processos de concesses, a publicidade e a produo independente.

O fato dos meios impressos trabalharem num espao privado elimina a necessidade de serem monitorados socialmente?
De forma alguma. Precisaramos de rgos mais efetivos de acompanhamento. Mas os prprios veculos nunca estiveram dispostos a abrir este espao. E a o pas fica refm porque, embora atinjam uma populao relativamente pequena, eles produzem desdobramentos concretos nos outros meios, como o rdio. Mas, numa sociedade capitalista, o que falta e a o Estado deve agir uma concorrncia real. No Brasil h trs grandes jornais praticamente com a mesma linha editorial. As tentativas de esquerda no tiveram como se sustentar. A seria fundamental o apoio publicitrio pblico para a manuteno desses veculos.

Na sua opinio, entre os mecanismos de controle social dos meios de comunicao, quais so mais eficazes?
Antes preciso fazer uma diviso entre meios impressos e eletrnicos. Os impressos, embora prestem servio pblico, trafegam em canais privados, ento tm independncia. So regulados apenas pela Constituio e pelas leis. J a radiodifuso ocupa o espao pblico, atravs de concesses organizadas pelo Estado. A temos uma necessidade maior de controle social, para o qual no existem mecanismos institucionalizados. No contamos com nenhuma lei que d conta disso. Ento o que resta o Ministrio Pblico.

Por que a mdia no cobre suas prprias atividades?


H uma arrogncia muito grande nas famlias que controlam os meios; uma arrogncia de classe. Eles se julgam porta-vozes da sociedade e totalmente imunes a qualquer tipo de crtica sobre o trabalho que fazem, a ponto de nem precisarem falar sobre isso. Os meios de comunicao s admitem o confronto quando esto dialogando com outro veculo, no mesmo nvel, e no com o leitor ou com outros setores da sociedade.

As aes do MP se concentram em que rea?


So principalmente sobre o contedo. No h uma questo mais ampla de controle social. Se as concesses fossem outorgadas a partir de um projeto de canal, de linha e programao, o Ministrio das Comunicaes teria como acompanhar a execuo deste projeto. assim que funciona nos pases mais democrticos. um contrato; se no for cumprido, pode ser rescindido. No Brasil, se faz uma confuso neste debate entre controle social e censura.

No h autocrtica? Sobre as experincias de outros pases, o que tem se mostrado mais eficiente?
Na mdia impressa, o que existe a auto-regulao. Na eletrnica, so os conselhos e rgos reguladores. Praticamente todos os pases da Europa Ocidental tm um, que cumpre papel de intermedirio entre a sociedade e as concessoras e trata de questes como No. Se h, internamente. Exceo seja feita ao ombudsman da Folha de S. Paulo. Mas, mesmo assim, a crtica ali feita de forma limitada. Uma crtica mais consistente deveria ser feita por organismos externos. Mas onde vo repercutir o trabalho se os jornais no do espao? Por isso, a opo ter veculos alternativos grandes, que dem vazo

43

Captulo 1 | Meios para a Democracia

a uma pluralidade maior. A Internet acaba cumprindo esse papel, mas no suficiente porque continua restrita a poucas pessoas. J a televiso discute tudo, mas absolutamente insensvel e impermevel a qualquer tipo de anlise, enquanto a populao fica num lugar de telespectadora passiva. Com a concentrao, o problema mais srio. Por pertencerem a grandes corporaes, nem os jornais abrem espao para a crtica da tev. Isso um perigo para a democracia.

H caminhos para pressionar uma mudana?


O caminho a presso popular combinada com iniciativas polticas. O poder pblico pode abrir cami-

nhos para que a sociedade passe a ter uma viso mais crtica dos meios. Este o papel indutor de um Estado democrtico. Historicamente, chegamos a um quadro em que o capitalismo no resolve. Ao contrrio, o mercado tende a se atrofiar cada vez mais. Como a sociedade se informa pela tev, se impede que essas pautas sejam colocadas. Ento s h uma forma de conter o capital, que a ao do Estado. Mas podemos ter certeza: qualquer iniciativa neste sentido vai ter, como contrapartida da mdia, o argumento da censura e do cerceamento liberdade de imprensa. Essa a luta que se trava hoje na nossa sociedade.

UM OLHAR SOBRE A COBERTURA: QUESTES RELACIONADAS LIBERDADE DE EXPRESSO E CENSURA


A discusso acerca das inter-relaes entre mdia e democracia deve levar em considerao dois importantes conceitos: liberdade de expresso e censura. No perodo analisado, considervel a presena de tais conceitos na cobertura dedicada s questes comunicacionais: 14,9% dos textos mencionam o termo censura e 10,7% a liberdade de expresso ou de imprensa. Em 33,5% dos casos que citam censura ou em 46,46% dos que abordam liberdade de expresso os dois conceitos aparecem de forma integrada. Mesmo em outras pesquisas temticas coordenadas pela ANDI o espao que tais questes recebem no desprezvel. Em investigao sobre como a mdia cobre assuntos relacionados aos direitos humanos realizada em parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos e a Unesco , fica patente que os direitos com maior destaque nos jornais brasileiros, no ano de 2004, foram a liberdade de expresso e a de imprensa. Como teremos a oportunidade de apontar mais adiante, no mbito da pesquisa realizada pela 44 ANDI e Fundao Ford, a presena dos termos censura, liberdade de expresso e de imprensa nos textos analisados, em diversos casos, acabou por no oferecer uma viso mais abrangente dessas questes. Dentre os vrios direitos conectados idia mais ampla da comunicao, por exemplo, os direitos liberdade de expresso e liberdade de imprensa freqentemente utilizados de forma intercambivel, ainda que distintos so em muitos momentos mais mencionados do que os direitos informao ou do que o direito voz, por exemplo. Estes ltimos, a despeito de sua inegvel relevncia, esto praticamente ausentes da cobertura.

Captulo 1 | Meios para a Democracia

Presena interessada
Como destacado, debater censura e liberdade de expresso uma atitude de inegvel valor jornalstico e relevncia para a compreenso do papel e do contexto no qual se inserem os meios de comunicao de massa nas democracias contemporneas. Entretanto, no foi esse o comportamento da mdia escrita ao fazer a abordagem de temas vinculados s comunicaes. Focalizando a cobertura que utiliza os conceitos de liberdade de expresso ou de imprensa, possvel constatar que 60% do material tm como preocupao central alguma ameaa governamental a tais liberdades. indiscutvel, por certo, a grande importncia de uma cobertura com este perfil afinal, estamos no rol das chamadas democracias recentes. Por outro lado, atrai a ateno que apenas um texto ao longo de trs anos estabelea relaes entre a proteo do direito liberdade de expresso frente proteo de outros direitos fundamentais.

Alm disso, somente dois textos propem um debate histrico em torno da questo e trs outros apresentam o conceito de liberdade de expresso e de imprensa. Em uma cobertura com tais caractersticas, termina extremamente reduzida a possibilidade de se agendar um debate qualificado em torno do assunto. Assim, indevidamente minimizada sua importncia, alm do que, no raro, a cobertura acaba sofrendo de um enfoque ideolgico e enviesado. Situao semelhante ocorre com os contedos que mencionam a expresso censura. Em 42,1% do material analisado, o termo aparece como caracterstica ou conseqncia de determinada ao governamental. Questes importantes como o conceito de censura (trs textos) e o potencial desvirtuamento que a evocao do termo traz para algumas discusses regulatrias (tambm trs) ficaram praticamente ausentes do debate no trinio analisado. J a remisso a uma perspectiva histrica da censura 8% do material que utiliza a expresso no foi desprezvel.

DIREITOS OU LIBERDADES CENTRALMENTE MENCIONADOS PELO TEXTO Liberdade de expresso e de imprensa Direito de informao Direito do autor Liberdade de informao Direito a comunicao Direito a expresso Direito a voz No h meno 10,7% 1,7% 1,1% 0,5% 0,2% 0,2% 0,1% 85,6%

45

Captulo 1 | Meios para a Democracia

A MENO LIBERDADE DE EXPRESSO SE D,CENTRALMENTE, NO SEGUINTE CONTEXTO: Como ameaada por determinada ao governamental Como ameaada por determinada ao de outros atores Como conseqncia (fortalecimento) de determinada ao de outros atores Como ameaada por determinada ao da mdia Como conseqncia (fortalecimento) de determinada ao da mdia Como conseqncia (fortalecimento) de determinada ao governamental H uma discusso conceitual ao redor do tema H uma discusso histrica Vis--vis outros direitos fundamentais No foi possvel identificar
*Do total de textos, 10,7% trazem a idia de liberdade de expresso ou de imprensa.

59,1% 4,7% 4,7% 3,9% 3,1% 2,4% 2,4% 1,6% 0,8% 17,3%

QUANTO AO USO DO TERMO CENSURA, A REFERNCIA SE D, CENTRALMENTE, NO SEGUINTE CONTEXTO: Como caracterstica de determinada ao governamental Como conseqncia de determinada ao governamental H uma discusso histrica Contrrio censura Como caracterstica de determinada ao de outros atores Como caracterstica de determinada ao da mdia Como sendo evitada por determinada ao governamental Como sendo evitada por determinada ao da mdia A partir de sua utilizao equivocada em um determinado debate (ou seja, o termo evocado em situaes nos quais no cabe inseri-lo) Dentro da constatao de rejeio de determinados grupos (ou da populao) censura H uma discusso conceitual ao redor do tema Como conseqncia de determinada ao de outros atores Como sendo evitada por determinada ao de outros atores Favorvel censura Como conseqncia de determinada ao da mdia Dentro da constatao de apoio de determinados grupos (ou da populao) censura No foi possvel identificar
* Do total de textos, 14,9% se valem da expresso censura.

27,3% 14,8% 8,0% 6,3% 4,5% 4,0% 3,4% 2,8% 1,7% 1,7% 1,7% 1,1% 1,1% 1,1% 0,6% 0,6% 19,3%

46

Captulo 1 | Meios para a Democracia

Parmetros editoriais
O material jornalstico que abordou idias de liberdade de expresso e censura apresenta caractersticas gerais bastante similares. Concentra-se, por exemplo, em um foco bastante especfico: cerca de 70% desses textos se ocupam de questes de contedo. J a associao a outros aspectos relevantes como regulao ou mdia e democracia se deu em apenas 6% desse conjunto. A incluso dos dois conceitos na pauta tambm apresenta uma caracterstica em comum: a iniciativa da prpria imprensa. Os textos que mencionam tais termos foram, em percentual significativo, fruto de espaos que, via de regra, dependem da deter-

minao de postos de direo dentro do jornal. No que se refere censura, 31,3% do material analisado tm essa origem, nmero que cresce para 36,2% no caso da liberdade de expresso. Aparecem em segundo lugar, respectivamente, aes governamentais e eventos na rea (congressos, conferncias, prmios e outras aes). Vale a pena tambm observar quantitativamente como essa elevada porcentagem de textos vinculados iniciativa dos veculos reflete-se na tipologia do material jornalstico. Comparativamente a outros temas pesquisados pela ANDI, esses dois assuntos foram focalizados em maior volume pela via de artigos, colunas, editoriais e entrevistas: 40% dos casos, em mdia.

TIPO DE TEXTO JORNALSTICO

Tipo de texto
Matrias Artigos assinados Colunas ou notas de colunas assinadas Entrevistas Editoriais

Palavra-chave Censura Liberdade de Expresso


63,1% 13,1% 11,4% 7,4% 5,1% 58,3% 16,5% 7,1% 7,9% 10,2%

*Do total de textos, 14,9% mencionam censura e 10,7% liberdade de expresso ou de imprensa.

Fatos especficos e contextualizao


preciso destacar a tendncia dos jornais em associar os termos censura e liberdade de expresso a casos particulares ocorridos no perodo analisado. Assim, a censura esteve vinculada aos debates sobre o projeto de lei de criao do Conselho Federal de Jornalismo (13,6%), classificao indicativa (8,5%) e expulso do Pas do jornalista Larry Rother, do New York Times (6,3%). J a liberdade de expresso aparece nas discusses sobre o CFJ (28,3%), a Agncia Nacional do Cinema e do Audiovisual (Ancinav) (8,7%) e a expulso de Rother (7,9%). Os textos trouxeram fontes externas para corroborar sua argumentao: 50% dos que se valem da ex-

presso censura e 59% daqueles que mencionam a liberdade de expresso citam legislaes especficas. J 11,4% e 9,4%, respectivamente, apontam como fonte de informao principal um especialista ou tcnico. Ainda no que se refere s fontes, vale ressaltar que, no caso do material com a expresso censura, 10,8% das principais vozes ouvidas eram do Setor Privado, nmero que salta para 23,6% quando focalizamos os contedos com a idia de liberdade de expresso. E apesar das polmicas que envolvem os dois conceitos, cerca de 20% dos textos trazem opinies divergentes percentual elevado se consideramos a mdia geral da pesquisa, porm aqum do esperado para uma discusso com esses contornos.

47

Captulo 1 | Meios para a Democracia

DA COMUNICAO POLTICA
As diferentes vises tericas e conceituais que compem o debate sobre a democracia e, em especial, sobre suas relaes com a mdia, ganham contornos concretos no exerccio cotidiano da Poltica. o que passamos a debater nas prximas pginas
No cenrio poltico, principalmente em perodos eleitorais, a liberdade de expresso e de imprensa ganham maior relevo e sua ligao com a democracia torna-se ainda mais evidente. O discurso poltico no ocorre em um vcuo social. O seu valor est diretamente ligado ao papel desempenhado por quem o produz. Nesse sentido, um poltico com um amplo cabedal de votos, um lder sindical capaz de mobilizar milhares de trabalhadores e um empresrio com poder sobre investimentos de milhes de dlares tm, por exemplo, peso muito superior ao do cidado comum. A fora de seus discursos depende, porm, da capacidade de atingir a audincia, aspecto intimamente ligado ao nvel de ateno que os meios de comunicao iro lhes dedicar. Diante desse contexto, fica evidente que a mdia no um conjunto de canais passivos de transmisso de informao, mas sim um ambiente que exige um reposicionamento por parte dos agentes polticos forados a adaptar suas estratgias nova situao em que se desenrola a disputa pela audincia. O termo estratgias, aqui, no tem carter absoluto, ou seja, no significa a adequao automtica a um padro nico de comunicao; diz respeito, isso sim, aos movimentos que os agentes fazem, de acordo com suas trajetrias anteriores e das posies que pretendem alcanar, diante de um campo marcado por inovaes. Reconhecer esses e outros problemas no implica considerar inviabilizada a participao mais ampla da sociedade. Ao contrrio, o que se torna evidente a necessidade de buscar alternativas para que a diversidade de atores sociais seja assegurada, mesmo que o regime democrtico ainda esteja organizado segundo pressupostos mais conservadores, ou seja, de acordo com as teorias procedimentais da democracia citadas anteriormente. Nessa busca, a desvinculao entre as decises dos governantes e a vontade popular problema dos mais importantes. O principal mecanismo para garantir que os representantes levem em conta as preferncias da sociedade a realizao peridica de eleies. A votao o momento tanto da autorizao, quando o povo delega seu poder decisrio a um grupo menor de pessoas, quanto da accountability, quando a populao analisa a prestao de contas de seus representantes e d seu veredicto, premiando-os (ou a seu partido) com a reeleio ou punindo-os com a derrota. Em suma, pode-se dizer que o eleitor precisa estar provido de informaes precisas sobre quem so os candidatos, quem os apia, quais so as suas trajetrias e as suas propostas, qual foi o comportamento dos representantes eleitos no mandato anterior, assim como quais os desafios a serem enfrentados, as alternativas possveis e suas conseqncias.

48

Captulo 1 | Meios para a Democracia

Sem dispor de todas as informaes consideradas necessrias para a opo poltica, o indivduo passa a depender de instrumentos e instituies externos a ele para que possa, ao menos, embasar melhor sua escolha. Alm disso, depende de mecanismos para realizar a fiscalizao do cenrio poltico, fruto, em parte, das decises coletivas tomadas no processo eleitoral. Nesses pontos reside a importncia da mdia, questo que ser discutida a seguir.

Espao de mediao
Devido s caractersticas inerentes das sociedades contemporneas (impossibilidade de contato direto e constante entre eleitores e eleitos, volume exacerbado de informaes que necessitam ser sistematizadas e lidas para pblico mediano, por exemplo), a mdia ocupa um lugar central na comunicao e na relao pblica entre representantes, representados e grupos de interesse. Vale esclarecer que ao utilizarmos o termo mdia estamos nos referindo aos processos comunicativos que ocorrem no espao pblico e dirigem-se a uma pluralidade de receptores , sofrem algum tipo de intermediao tcnica, apresentam assimetria entre emissores e receptores e implicam distncia no espao e/ou tempo entre emisso e recepo. A mdia inclui, portanto, as emissoras de rdio e de tev (aberta ou paga), jornais, revistas, livros, softwares, cinema, home-video, out-doors, malas diretas e outras formas de propaganda, websites, entre outros. De forma esquemtica, possvel considerar a importncia poltica dos meios de comunicao de massa a partir de cinco aspectos: 1. A mdia a principal provedora de informaes para que os cidados se situem no mundo social. 2. Ela a principal difusora dos discursos dos candidatos liderana poltica. 3. Em conjunto, os dois primeiros aspectos geram um terceiro o fato de que boa parte da ao poltica se dirige mdia. 4. Os meios desempenham um papel significativo nas trocas comunicativas no seio da prpria elite poltica. 5. Por fim, a mdia, ao mesmo tempo em que interfere no processo de formulao da agenda pblica (teoria de agenda-setting) debatida no dia-a-dia, realiza a fiscalizao (ou deveria realizar) dos atores do cenrio poltico (funo de watchdog ou co de guarda).

A pesquisa conduzida pela ANDI aponta que somente trs dos 1.184 textos trazem uma discusso sobre um tema especialmente relevante para as sociedades contemporneas: o poder que os meios de comunicao exercem sobre o pblico. Por fim, vale ressaltar que todos esses textos enfocavam a realidade de outros pases publicadas pelo Dirio Catarinense, Estado de Minas e Folha de So Paulo, as matrias passavam ao largo das questes brasileiras.

O jornalismo como sistema perito


Em relao ao primeiro ponto, vale lembrar que, nas sociedades contemporneas, o provimento de informaes sobre o mundo funo de sistemas especficos, dentre os quais aqueles que constituem o jornalismo. Dito de forma sinttica, o trabalho jornalstico consiste em recolher informaes dispersas (por meio de reprteres), empacot-las em meios especficos (jornal, rdio, televiso e outros) e, enfim, distribuir o produto final a uma audincia diversificada. interessante trazer para esse debate a categoria de sistema perito (expert system) criada pelo socilogo ingls Anthony Giddens. Trata-se de um sistema marcado pela competncia tcnica especializada, do qual as pessoas em geral se servem, mas sem serem capazes de compreender seu funcionamento ou avaliar, 49

Captulo 1 | Meios para a Democracia

de antemo, sua eficcia. Assim, o sistema perito exige, da parte de seus clientes ou consumidores, a confiana em sua competncia especfica. o caso do jornalismo: sem credibilidade, as informaes providas pela mdia perdem relevncia. Quando se viaja em um avio, por exemplo, torna-se implcita a confiana dos passageiros nos saberes especializados de engenheiros e mecnicos. Essa confiana ampara-se em experincias anteriores ou de outras pessoas, que voaram e chegaram ao destino. Em se tratando de jornalismo, na maior parte das vezes, essa possibilidade de replicao de experincias pregressas no existe. A confiana em um determinado noticirio no se d pela vivncia, mas graas a noticirios concorrentes, que apresentam contedo similar. Diante de tal anlise, podemos dizer que a crena depositada na cobertura jornalstica pelo consumidor de informaes pode ser dividida em trs elementos. Primeiro, na escolha acertada, entre a infinidade de eventos que ocorrem a cada dia, de quais mereceriam ser alados condio de fatos jornalsticos. Depois, dentre os eventos eleitos, na correta formatao dos elementos a serem noticiados, considerados limites de tempo e de espao (framing). Por fim, a confiana na veracidade conceito que varia conforme o receptor da informao dos fatos relatados. A imprensa possui, assim, uma espcie de monoplio quanto seleo e configurao das notcias, que acabam sendo apresentadas como a realidade.

Impactos no discurso poltico


Os veculos de comunicao de massa, em especial os meios eletrnicos principalmente, a televiso , impem fortes transformaes s formas do discurso poltico, o que aponta para o segundo dos cinco tpicos mencionados anteriormente. Conhecedores da centralidade de tais meios na difuso das informaes, os agentes polticos adaptam suas aes, no raro, s demandas que passam a ser colocadas pela mdia. E no apenas os modos do discurso poltico so influenciados retrica, gestual, tom de voz, temticas, etc. , como tambm toda a estratgia poltica sofre transformaes. Isso faz com que os agentes polticos acabem incorporando novos critrios de ao e deciso, passando a medir o seu comportamento pblico em consonncia com a lgica jornalstica e, muitas vezes, do entretenimento , na expectativa de alcanar o impacto desejado. Cria-se, ento, uma performance miditica, cujos efeitos foram estudados pelo psiclogo e professor Alexander Todorov, da Universidade de Princeton. Em um trabalho realizado sobre esse tema em 2005, o especialista ressalta que, inconscientemente, as pessoas tendem a associar aspectos fsicos com traos de carter o que, claro, no se justifica na prtica: Decidimos rpido demais se uma pessoa tem as caractersticas que julgamos ser importantes como competncia e empatia mesmo sem termos trocado uma s palavra com ela. Nesse sentido, outras duas variveis derivam da ao dos meios de comunicao. Uma a velocidade na apresentao dos contedos. Qualquer aprofundamento da argumentao causa estranheza em um pblico acostumado com uma programao linear e pouco afeita a mudanas de linguagem. A outra a diluio do pblico, visto que o discurso atinge uma audincia heterognea e indeterminada. Fala-se para habitantes do campo e da cidade, de uma e de outra regio, mulheres e homens, jovens e velhos, ricos e pobres. 50

Captulo 1 | Meios para a Democracia

Influncia nas escolhas do pblico


A forte correlao entre a maneira pela qual os candidatos polticos se apresentam nos meios de comunicao e a credibilidade que lhes conferida pelo pblico tambm foi foco do estudo elaborado por Todorov. Na ocasio, o pesquisador desenvolveu testes nos quais um grupo de cidados deveria opinar sobre a competncia dos polticos levando em conta somente alguma imagem de cada um deles. O resultado aponta que mesmo as pessoas que tiveram mais tempo para dar sua opinio e repensar sobre elas agregando outros fatores para fazer escolhas mantiveram seu parecer inicial, o que leva a crer que as decises so tomadas mais pela imagem do que pela ponderao. Alm disso, a maioria dos polticos tidos como exemplares nessa avaliao correspondem aos que realmente foram eleitos. Diante de sinais como esses e compreendendo o papel dos meios de comunicao na contemporaneidade, os atores do cenrio poltico passam, portanto, a dirigir suas aes diretamente mdia terceiro aspecto dos tpicos citados acima. A manuteno e o desenvolvimento de uma carreira poltica se tornaram, em grande medida, uma questo de gesto da visibilidade. No faz sentido tentar aparecer a todo custo, mas importante manter o mximo de controle sobre o que deve se tornar visvel e de que forma e sobre aquilo que precisa permanecer oculto. Pode-se dizer, assim, que a difuso dos meios eletrnicos de comunicao transformou o funcionamento da poltica, em especial das democracias eleitorais. O cientista poltico francs Bernard Manin fala, esquematicamente, na passagem da democracia dos partidos para a democracia da audincia. A intermediao entre lderes e povo deixa de ter nos partidos seu canal principal eles passam a ser substitudos pelos meios de comunicao. De certa forma, portanto, os meios eletrnicos acabam por exigir a preponderncia dos lderes sobre os partidos ou quaisquer outros movimentos coletivos, j que esses ltimos s podem aparecer na mdia corporificados em seus porta-vozes. O entendimento dessa realidade deve conduzir, segundo Manin, a duas estratgias complementares: uma na verdade composta por vrias possibilidades seria tentar reverter radicalmente tal tendncia; a outra, estaria na criao de mecanismos capazes de equilibrar a disputa pelo poder, favorecendo um jogo mais equnime. Nesse contexto, sadas como o direito de antena (veja informaes sobre essa questo no Captulo 3) e uma variao dele, como o Horrio Eleitoral Gratuito, devem ser levadas em conta.

O fator educao
Uma percepo liberal dessa realidade indicaria que tal configurao da poltica e de outras facetas da vida social emolduradas tambm pela mdia pode ser altamente relativizada, ou seja, seus potenciais impactos negativos podem ser minimizados, a partir de um uso crtico dos meios de comunicao pelos cidados e cidads.

51

Captulo 1 | Meios para a Democracia

importante notar, neste ponto, uma caracterstica especfica do Brasil e de outros pases da Amrica Latina: a combinao entre a grande penetrao da mdia eletrnica de massa e a deficincia do sistema de educao. Nos pases ditos desenvolvidos, o alcance dos meios eletrnicos gigantesco, mas a escolaridade alta e o analfabetismo quase inexistente cenrio que, em tese, amplia a capacidade crtica da sociedade. Embora o panorama educacional no Brasil tenha apresentado melhorias significativas na ltima dcada houve queda substancial da taxa de analfabetismo e, ao mesmo tempo, aumento regular da escolaridade mdia e da freqncia escolar (taxa de escolarizao) h ainda muito a avanar. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) apontam a existncia, em 2004, de 15,7 milhes de analfabetos absolutos. Segundo a Sntese dos Indicadores Sociais do IBGE, naquele ano 24,4% da populao no possua sequer a 4 srie completa. Adicionalmente, supe-se que uma parcela bastante elevada de brasileiros alguns dados chegam a estimar 60% possa ser composta por analfabetos funcionais.

Ainda que diversos indicadores relativos educao, alm dos citados acima, tenham melhorado e que a Constituio Federal assegure o voto do analfabeto implicitamente reconhecendo que ele dispe da capacidade crtica necessria SOBRE O HORRIO ELEITORAL, A DISCUSSO CENTRALMENTE para participar do processo TRAADA SE REFERE A: eleitoral , no se pode miEstratgias polticas dos partidos, valendo-se do tempo no horrio eleitoral nimizar o efeito potencial Elementos de servio (anncio do incio do horrio eleitoral da mdia no Brasil. Face pelo TSE, por exemplo) ao cenrio marcado pelas deficincias educacionais, Decises e contestaes judiciais sobre o horrio eleitoral torna-se difcil que premisTempo destinado aos partidos sas presentes no argumento Financiamento e custo do horrio eleitoral liberal (no regular, deixar Regulamentao do horrio eleitoral a mdia como est) tais Extino do horrio eleitoral como o controle remoto a melhor regulao, Reformulao do horrio eleitoral busque fontes alternativas Importncia do horrio eleitoral para a democracia de informao, questione Iseno fiscal das emissoras em funo do horrio eleitoral as mensagens dos meios possam, de fato, serem * Do total de textos, 6% focalizaram o horrio eleitoral usadas no melhor interesse dos cidados e cidads.

O Horrio Eleitoral Gratuito para os partidos polticos uma das solues encontradas para tentar minimizar as diferenas de poder existentes entre os candidatos no acesso mdia. O assunto foi foco de um percentual no desprezvel de textos ao longo do perodo analisado (6%), segundo a pesquisa desenvolvida pela ANDI e Fundao Ford. Os resultados do estudo mostram, entretanto, que a imprensa pouco avanou rumo a uma cobertura menos burocrtica do assunto. Maior ateno foi dada a aspectos como tempo de exibio e estratgias dos partidos, enquanto a regulao do horrio, o financiamento dos programas ou a reformulao da legislao eleitoral ficaram praticamente ausentes. A importncia do horrio eleitoral para a democracia e a iseno fiscal concedida s emissoras a qual faz o horrio gratuito para os partidos, mas no para o contribuinte sequer foram mencionadas.

28,2% 21,1% 15,5% 12,7% 9,9% 9,9% 1,4% 1,4% 0,0% 0,0%

Retroalimentao
Outro ponto relevante nesse contexto, como apontado anteriormente, que os meios de comunicao so um instrumento de difuso de informaes no seio da prpria elite poltica. Os debates polticos so acompanhados pelo pblico, mas seu pleno significado muitas vezes s compreendido por aqueles que fazem parte do jogo. Para os lderes polticos, o debate por meio da mdia representa tambm um comprometimento pblico (com propostas, posies e barganhas), o que lhe d um sentido diferente em relao s discusses travadas a portas fechadas. 52

Captulo 1 | Meios para a Democracia

Em artigo publicado na Revista Brasileira de Histria, o cientista poltico Luis Felipe Miguel lembra que, atualmente, costuma-se imaginar a poltica como um jogo de bastidores, invisvel ao grande pblico, e a cena poltica como um grande palco, utilizado, de forma explcita, para distrair os espectadores. Essa distino, como lembra o autor, relativa em funo de pelo menos quatro motivos: 1. A passividade poltica da sociedade precisa ser produzida (em muitos casos pela prpria mdia, em outros por atores do meio poltico). 2. s vezes, a sociedade no se mantm passiva, irrompendo no cenrio e manifestando suas demandas em graus distintos. 3. A sociedade, em ltima anlise, decide quem exercer o poder em regimes democrticos. 4. O pblico no indiferente ao que ocorre nos bastidores. Em palestra que se tornou clssica nos meios polticos, o ex-presidente dos Estados Unidos Woodrow Wilson reconheceu essa relativizao. Ele lembra que, em um regime democrtico, bem mais difcil organizar a Administrao Pblica do que em uma monarquia, j que isso s pode ser feito mediante a instruo e a persuaso da opinio pblica canalizada, em tese, pelos meios de comunicao. E conclui: Onde a opinio pblica existe, ela deve governar. (...) Quem quiser promover uma mudana em conformidade com a Constituio deve primeiramente educar os cidados para que eles queiram a mudana. Da a relevncia de se compreender quem ou o qu contribui e como fundamentalmente para a formao da opinio pblica.

AGENDA PBLICA E FISCALIZAO


Duas potencialidades dos meios de comunicao, historicamente analisadas pelos cientistas sociais das mais diferentes reas, so de especial relevncia para o processo democrtico, especialmente quando estamos focalizando o desenvolvimento das polticas pblicas: sua capacidade de agendamento e de controle social dos atores polticos, especialmente aqueles encarregados de comandar as diferentes esferas do poder pblico. De Maxwell McCombs e Donald Shaw, em 1972, a John Kingdon, em 2003, diversos pensadores tm demonstrado que os meios de comunicao exercem enorme influncia na construo da agenda pblica. De acordo com o clebre aforismo de Bernard C. Cohen, a mdia may not be successful much of the time in telling people what to think, but it is stunningly successful in telling its readers what to think about4 . O pensamento resume a idia bsica acerca da capacidade da imprensa de interferir, a partir daquilo que ela publica e/ou omite, nos temas que estaro no topo da lista dos decisores. Com a rpida expanso das possveis reas de interferncia do Estado dilatao em muito relacionada com o reconhecimento de diferentes ordens de direitos
4 A mdia pode no ser bem sucedida, a maior parte do tempo, em fazer com que as pessoas pensem de determinado modo, mas ela extremamente bem sucedida em fazer com que o pblico pense sobre determinados assuntos.

53

Captulo 1 | Meios para a Democracia

aos cidados e s geraes futuras foi se tornando cada vez mais urgente a necessidade de definir prioridades entre as demandas que so cotidianamente colocadas na esfera pblica. Mesmo os mais desconfiados analistas do alcance proposto pelas teorias do agendamento ho de concordar que, se uma escolha necessria e se um ou mais critrios de eleio devem ser utilizados, a focalizao mais intensa da mdia em determinados temas colaborar para a incluso ou retirada de um assunto da pauta pblica. Alm disso, a freqncia com que a imprensa reporta determinados temas mais um dos elementos que contam na formatao das polticas pblicas. Apesar disso, importante ressaltar que essa no a nica condio a interferir nas decises polticas. Conforme j vimos, questes que, por exemplo, afetam constantemente e de forma direta a vida dos eleitores acabam por serem pouco influenciadas pelo volume de informaes trazido pelo noticirio: por mais que a mdia insista em no cobrir sade, os eleitores vo continuar demonstrando aos seus representantes que este um tema central em suas vidas.

Controle social
Por fim, toda poltica pblica, em regimes democrticos, supe que os atores por elas responsveis devem demonstrar algum grau de accountability. Entretanto, quo mais externos ao processo forem os atores responsveis por exercer esse controle, maior credibilidade ganhar a iniciativa. A imprensa, desde as discusses travadas pelos Federalistas para a constituio da democracia norte-americana, entendida como uma das principais instituies de controle social dos governos eleitos. Nesse sentido, o acompanhamento, no apenas do lanamento oficial de projetos, mas de sua continuidade, da idoneidade em sua execuo e de seus resultados ou deveria ser tarefa a ser conduzida com afinco pelos profissionais da notcia. Portanto, ao mesmo tempo em que participa da construo da agenda pblica, a mdia tem o dever de fiscalizar o Estado e a Administrao Pblica. De acordo com os jornalistas norte-americanos Bill Kovach e Tom Rosenstiel, a liberdade de imprensa d a esse ator, em tese, a natureza de voz independente, responsvel por monitorar a influncia de instituies com elevado diferencial de poder na esfera pblica. Esse papel foi chamado por diversos autores, dentre os quais o professor da London Metropolitan University, Mark Wheeler, de co de guarda do pblico (watchdog) metfora que indicaria o potencial da mdia em alertar a sociedade sobre equvocos, e tambm acertos, dos governos. Diante dessas constataes e aliando as funes de construo da agenda pblica e de fiscalizao, o especialista alemo Kunczik vai alm. Para ele, o jornalismo exerce o papel de grupo de presso legtimo no tocante aos processos de tomada de deciso coletiva, caracterstica ainda mais evidente em pases em desenvolvimento. Por seu peso no jogo poltico, as empresas do setor tornam-se capazes de forar determinada alternativa na agenda pblica ao abrir espao editorial presso da sociedade ou ao exercer tal presso a partir de seus prprios interesses.

54

Captulo 1 | Meios para a Democracia

REPRESENTAO EM CRISE
Ao mesmo tempo em que se defende uma maior participao popular nos processos polticos, importante notar que nos dias de hoje os cidados se sentem cada vez menos representados pelas instituies polticas, o que se expressa em crescente absteno eleitoral, eroso das lealdades partidrias e manifestaes de alheamento ou cinismo. Isso passou a ser chamado de crise da representao poltica democrtica e, certamente, no se restringe ao crculo mais evidente de poder, ou seja, o governo. Como reflexo dessa crise, tentativas de reforma do sistema eleitoral ou das regras que regem a vida partidria so insuficientes. Se a representao poltica na Era da Informao, para nos valermos da expresso cunhada por Manuel Castells, inclui mecanismos de identificao discursiva entre eleitores e candidatos ou seja, aqueles assimilam, utilizam e redefinem o que estes dizem por meio da mdia qualquer busca de uma representao aprimorada deve enfrentar a questo dos meios de comunicao. A mdia um espao privilegiado de disseminao das diferentes perspectivas e projetos dos grupos em conflito na sociedade, conforme assinalado ao longo deste captulo. Ou seja, os meios de comunicao ocupam uma funo central no cenrio poltico ao apresentar os distintos segmentos em disputa na esfera pblica, permitindo que o cidado em sua condio de decisor ltimo dos regimes democrticos tenha acesso aos valores, argumentos e fatos que definem as correntes polticas em competio e possa, assim, formar sua prpria opinio. Isso significa, ainda, fiscalizar o governo e a oposio, independentemente de quem ocupe seus postos centrais. Se isso verdade, quaisquer pretenses de aprimoramento dos regimes democrticos devem almejar como condio prvia a diversificao dos contedos veiculados pela mdia. A idia de pluralismo, nesse contexto, pressupe a disseminao das vises de mundo associadas s diferentes posies da sociedade, centrais fundamentao das opes polticas.

Conceito de pluralismo

Segundo o Dicionrio de Poltica, de

Norberto Bobbio, Nicola Matteucci e Gianfranco Pasquino, na poltica, historicamente o conceito de pluralismo se refere defesa de um modelo de sociedade composto por vrios grupos ou centros de poder, mesmo que em conflito entre si. Esses agrupamentos tm a funo de limitar, controlar e contrastar o centro do poder dominante, geralmente identificado com o Estado. Nas democracias modernas, a sociedade civil e as diversas formas de associativismo aparecem como importantes agentes na garantia de um cenrio poltico mais plural.

Perfil dos profissionais e lgica de mercado


Diferentes motivos podem ser apontados para a pouca diversidade de vozes e opinies registrada nos meios de comunicao, mas dois devem ser ressaltados: a origem social dos profissionais da mdia e a estrutura de propriedade das empresas. Quanto aos profissionais, tm a capacidade de conferir sua perspectiva sobre a sociedade uma visibilidade sem igual, fazendo com que seja percebida como a nica possvel. Isso no significa afirmar que os profissionais da mdia possuem as mesmas posies ideolgicas ou comungam sempre dos mesmos valores, o que evidentemente incorreto. Eles ocupam, contudo, uma posio semelhante no espao social, fruto de trajetrias similares, de padres comuns de socializao (nas universidades e nas empresas) e, em funo disso, terminam refletindo o mundo de forma equivalente.

55

Captulo 1 | Meios para a Democracia

J entre os grupos de comunicao, h uma similaridade evidente: so todas empresas, isto , com interesses prprios e bem definidos voltados para a manuteno de uma ordem capitalista. Por essa razo, as corporaes de mdia tendem, de maneira geral, a dar pouca visibilidade s posies que colocam em xeque a estrutura bsica do sistema, como o modo de produo e a diviso do trabalho. Da mesma forma, acabam dificultando o avano de demandas que incidam contra seus interesses pessoais (leia-se: de seus proprietrios) e, mais do que isso, formam grupos de presso para fazer valer suas vontades. Tais aes em defesa de seus interesses seriam mais do que legtimas e no deveriam causar espcie, no tivesse este ramo particular do Setor Privado, entre suas funes inerentes, exatamente a ampliao dos debates acerca dos modelos possveis de estruturao das sociedades. A ao desses grupos de presso os lobbies uma caracterstica tpica da democracia. Agindo de forma transparente ou velada, com apoio macio de congressistas ou no, os diferentes interesses organizados tentam fazer com que suas demandas sejam atendidas pelo Estado. No se deve esquecer, contudo, que a forma de ao desses grupos depende, em muitos cenrios, da existncia de marcos legais que explicitam claros limites o que ocorre nos Estados Unidos, por exemplo. Na inexistncia de legislao apropriada para esse fim, por outro lado, abre-se um vcuo para a ao pouco transparente e, logo, menos sujeita a controles externos (e legtimos), advinda do poderio econmico e de lobbies naturalmente dotados de maior fora no cenrio poltico.

A raposa e o galinheiro
Esse precisamente o caso da mdia no Brasil. Ainda que tenha entre suas responsabilidades explicitar as demandas da sociedade na esfera pblica e estimular o pluralismo, a imprensa opta, no raro, por priorizar os interesses empresariais do setor, resultado, como se discutir adiante, da ausncia de barreiras a essa prtica. Assim, nem explicita demandas, nem procede fiscalizao. Em entrevista ANDI, o secretrio-executivo do Ministrio das Comunicaes entre 2004 e 2005, Paulo Lustosa, chegou a argumentar: A sociedade organizada deveria pressionar os congressistas por meio de seus grupos de presso, os seus lobbies para acelerar a definio desses marcos regulatrios, capazes de estabelecer a operao de aspectos diversos, como infra-estrutura, monoplio, estmulo competio, acesso democrtico aos meios de comunicao, etc. O Congresso Nacional vai agir motivado pela sociedade. J os ministrios iro estimular no que diz respeito ao contedo.

Para alm das indubitveis assimetrias de poder entre a sociedade civil organizada e o lobby estruturado das empresas de comunicao o que dificulta, em muito, a exeqibilidade da proposta exposta pelo ex-secretrio , h uma questo de fundo intrinsecamente conectada ao fio condutor desta publicao: se verdade que a mdia propulsiona os principais debates pblicos e polticos, a ao da sociedade no sentido de exigir transformao na forma de organizao do sistema miditico fica extremamente limitada, pois o assunto, se depender da voz das empresas de comunicao, raramente estar na pauta. 56

Captulo 1 | Meios para a Democracia

Principalmente no que se refere radiodifuso, esse lobby evidente h dcadas, j tendo se contraposto, inclusive, ao prprio Presidente da Repblica, como expe o artigo abaixo.

O Cdigo Brasileiro de Telecomunicaes e a ao dos empresrios


Octavio Penna Pieranti* Paulo Emlio Matos Martins** A promulgao do Cdigo Brasileiro de Telecomunicaes (CBT), em 1962 assim como o cenrio de discusses pblicas que antecedeu sua aprovao , representa um captulo central na histria da radiodifuso brasileira. Fruto de uma longa negociao entre militares, especialistas, empresrios e parlamentares, o CBT atendia diretamente s reivindicaes dos radiodifusores e outros segmentos da rea de telecomunicao, que exigiam uma legislao mais condizente com a realidade do setor. No entanto, longe de defenderem um mecanismo que assegurasse a ampliao dos protagonistas em cena no negcio da radiodifuso, a principal preocupao dos empresrios era reforar antigos privilgios, garantindo o fortalecimento dos atores j envolvidos no promissor mercado de telecomunicaes. Um dos resultados da mobilizao em torno da aprovao do marco legal e do embate que se sucedeu entre os interesses do setor pblico e do privado foi o fortalecimento da organizao do empresariado, cuja atuao ocorria, at ento, de forma difusa e descentralizada. A fundao da Associao Brasileira de Emissoras de Rdio e de Televiso (Abert), em 27 de novembro de 1962, trouxe em sua gnese o desejo dos empresrios em evitar que o Estado tivesse a maior presena na regulao da radiodifuso brasileira, como defendia o ento presidente da Repblica, Joo Goulart. mudado. As emissoras de rdio j haviam se firmado como principais meios de comunicao, levando informaes aos pontos mais distantes do Pas. A televiso chegara ao Brasil, tendo se expandido e alcanado o interior. Da mesma forma, a telefonia tambm se encontrava em processo de desenvolvimento, mas ainda se deparava com obstculos face profuso dos diferentes sistemas adotados nos estados. Diante desse contexto e a partir da forte articulao dos diversos atores sociais ligados rea, foi protocolado no Senado Federal, em 1953, o Projeto de Lei n 36 posteriormente registrado na Cmara dos Deputados como Projeto de Lei n 3.549/57 que criava o Cdigo Brasileiro de Telecomunicaes. Lanado com a proposta de regulao dos servios de telecomunicaes do Pas (o que inclua a radiodifuso), o novo marco legal, no entanto, no era preciso em relao aos critrios para distribuio de concesses de emissoras de rdio e de televiso, nem em relao punio de eventuais infraes. No que se refere ao primeiro ponto, no estabelecia diretrizes claras para as concesses, deixando a cargo do Poder Executivo decidir quais seriam os beneficirios e por que seriam agraciados; em relao ao segundo, assim como ocorreu em marcos legais da mesma poca, fazia uso de termos subjetivos, tais como insuflar a rebeldia, fazer propaganda de processos de subverso e ofender a moral familiar, pblica ou os bons costumes os quais evidenciam servir de justificativa para eventuais punies. Tcnico em sua essncia, o CBT no estipulava limites rgidos para as diferentes formas de preenchimento das freqncias utilizadas pelos radiodifusores e restries ao nmero de emissoras comandadas por uma mesma entidade, por exemplo, s viriam a ser estipulados pelo decreto-lei n 236 de 1967.

Antigas reivindicaes
Em meados do sculo XX, o setor de radiodifuso ressentia-se de um marco legal que levasse em considerao as inovaes tecnolgicas implementadas pelos meios de comunicao no Brasil. Desde 1931, quando o governo de Getulio Vargas promulgou um primeiro decreto para tratar do rdio, muito havia

57

Captulo 1 | Meios para a Democracia

Os vetos ao CBT
Pouco mais de um ano e meio antes de ser derrubado por um golpe militar, o presidente da Repblica, Joo Goulart, voltou-se ao marco legal, que tramitava j h nove anos no Congresso Nacional. O exame resultou em 52 vetos, cujas caractersticas podem ser sintetizadas nas categorias estabelecidas na tabela abaixo.

J em relao segunda categoria, Fortalecimento do Presidente da Repblica, pode-se destacar o exemplo abaixo: Veto: Artigo 33 3

Texto: Os prazos de concesso e autorizao sero de 10 (dez) anos para o servio de radiodifuso sonora e de 15 (quinze) anos para o de televiso, podendo ser renovados por perodos sucessivos e iguais, se os concessionrios houverem cumprido todas as obrigaes VETOS DO PRESIDENTE DA REPBLICA legais e contratuais, mantido a mesma idoneidade JOO GOULART AO CBT tcnica, financeira e moral, e atendido o interesse pblico (art. 29 X). Categoria Nmero de Vetos Justificativa: O prazo deve obedecer ao interesse Competncias de ministrios e pblico, atendendo a razes de convenincia e 16 (30,77%) outros rgos de oportunidade, e no fixado a priori pela lei. Seria restringir em demasia a faculdade conceFortalecimento do Presidente da 13 (25,00%) Repblica dida ao Poder Pblico para atender a superiores razes de ordem pblica e de interesse nacional o Impreciso do texto do CBT 11 (21,15%) alongamento do prazo da concesso ou autorizaConflito com outros marcos legais 8 (15,38%) o, devendo ficar ao prudente arbtrio do poder concedente a fixao do prazo de que cogita o Outras 4 (7,70%) inciso vetado.

Total

52 (100%)

Fonte: Elaborao dos autores

A anlise do quadro revela que 55,77% dos vetos do Presidente da Repblica voltavam-se defesa (ou ampliao) das competncias da Administrao Pblica e, principalmente, do Poder Executivo no tocante s telecomunicaes e radiodifuso. Os vetos, nesses casos, opunham-se naturalmente aos interesses da iniciativa privada. Em relao aos constantes da primeira categoria, Competncias de ministrios e outros rgos, pode-se apontar o seguinte exemplo (a razo exposta pelo presidente Joo Goulart est precedida pelo texto final do Cdigo Brasileiro de Telecomunicaes): Veto: Pargrafo nico do artigo 53 Texto: Se a divulgao das notcias falsas houver resultado de erro de informao e for objeto de desmentido imediato, a nenhuma penalidade ficar sujeita a concessionria ou permissionria. Justificativa: A veracidade da informao deve ser objeto de exame antes da divulgao da notcia, no sendo justo que algum transmita uma informao falsa, com todos os danos que da podem decorrer, inclusive para a segurana pblica, sem sujeio a qualquer penalidade. A apreciao da boa ou m f da divulgao ficar a cargo da autoridade competente ou do Poder Judicirio, se for o caso. 58

A resposta do Congresso Nacional


No Congresso Nacional, a sesso de 27 de novembro de 1962, na qual seriam analisados os vetos de Joo Goulart ao CBT, foi iniciada com uma novidade. Na manh daquele dia, foi fundada a Associao Brasileira de Emissoras de Rdio e de Televiso (Abert). At aquele ano, os empresrios de mdia reuniamse em associaes estaduais e em um sindicato das empresas proprietrias de meios de comunicao de massa. A criao da Abert refletia uma mobilizao resultante dos prprios debates acerca do Cdigo e, posteriormente, em oposio aos vetos de Jango. Posicionavam-se, em conjunto, contrariamente ao fortalecimento da presena do Estado na radiodifuso brasileira. Entre os que se dedicaram formao de um grupo de presso contrrio aos vetos do presidente estavam personagens de destaque no cenrio poltico (ou que viriam a s-lo), radialistas e especialistas em radiodifuso. Nos dois ltimos grupos, encontravam-se, por exemplo, Jos de Almeida Castro, Mrio Ferraz Sampaio e Enas Machado de Assis (que, por sua vez, j participara das discusses no Congresso Nacional como especialista em radio-

Captulo 1 | Meios para a Democracia

difuso). Em relao ao primeiro grupo a lista extensa. Antnio Abelin j exercera mandato de vereador em Santa Maria, Rio Grande do Sul. Joo Calmon, representante dos Dirios Associados, logo voltaria a freqentar os mesmos corredores do Congresso Nacional, cenrio no qual, em fins de 1962, liderou o movimento dos empresrios: se elegeria deputado federal e, na dcada seguinte, senador da Repblica. Clvis Ramalhete se tornaria ministro do Supremo Tribunal Federal e Nagib Chede conquistaria vaga de deputado. A aprovao do Cdigo ocorreu em duas reunies do Congresso Nacional a segunda, em 28 de novembro, dia seguinte primeira. Nelas, cada um dos vetos de Joo Goulart foi derrubado, um a um, em votao nominal, o que sugere a despreocupao dos votantes com a possvel m-impresso que a sociedade e seus eleitores poderiam ter quanto a suas manifestaes.

Em sntese, a aposta de Jango em sua fora poltica no Parlamento havia sido claramente frustrada pela associao entre diversos parlamentares e grupos empresariais. Esses ltimos demonstraram forte capacidade de articulao na defesa de suas propostas, consolidando uma histrica predisposio para a defesa de privilgios coletivos. Passados quase 45 anos de sua promulgao, o Cdigo Brasileiro de Telecomunicaes continua vigente, ainda que vrios de seus artigos tenham sido revogados, dentre os quais os unicamente relativos s telecomunicaes, agora reguladas pela Lei Geral de Telecomunicaes de 1997. A manuteno do antigo cdigo em um cenrio muito diverso daquele existente poca de sua promulgao demonstra a resistncia dos interesses do empresariado e sua fora como grupo de presso afinal, nenhum governo conseguiu levar frente, desde ento, novas tentativas de regulao da radiodifuso.

* Pesquisador da Escola Brasileira de Administrao Pblica e de Empresas da Fundao Getulio Vargas (EBAPE/FGV) ** Professor Titular da Escola Brasileira de Administrao Pblica e de Empresas da Fundao Getulio Vargas (EBAPE/FGV)

UM OLHAR SOBRE A COBERTURA: INVESTIGANDO AS DIFERENTES RELAES ENTRE MDIA E POLTICA


Ao longo do presente captulo ficaram claras algumas das principais relaes entre mdia e poltica, especialmente em pases com caractersticas poltico-partidrias e histricas prximas s brasileiras. Nesse sentido, mesmo que adotemos uma definio minimalista de democracia aos moldes do que defendem Schumpeter ou Dahls, por exemplo , um equilbrio do cenrio de disputa eleitoral e de disputa mais ampla de poder requer relaes mais transparentes (e devidamente reguladas) entre o mundo da poltica partidria e o mundo das empresas de comunicao. Os resultados da pesquisa desenvolvida pela ANDI e Fundao Ford, demonstram que, de maneira geral, a imprensa negligencia esses temas. Dentre todo o conjunto de textos publicados no trinio analisado, 4,6% estabelecem relaes entre a mdia e a poltica, percentual que no pode ser considerado pouco significativo. Entretanto, cerca de 60% desse material discute as ingerncias da poltica na mdia e no o contrrio.

59

Captulo 1 | Meios para a Democracia

SOBRE MDIA E POLTICA, A DISCUSSO CENTRALMENTE TRAADA SE REFERE A*: Ingerncia da poltica na mdia Ingerncia da mdia na poltica Utilizao poltica dos meios de comunicao Relao de polticos com os meios de comunicao Propriedade de meios por polticos e/ou familiares Dificuldades de regulamentao dos meios pelo conflito de interesses existente entre o exerccio da poltica e a propriedade de meios por polticos * Do total de textos, 4,6% abordam as relaes entre a mdia e a poltica. 31,5% 25,9% 18,5% 13,0% 9,3% 1,9%

Tratamento editorial
Tal como na cobertura sobre mdia e democracia, encontramos algumas peculiaridades na ateno dedicada s interfaces entre mdia e poltica. Um primeiro elemento a chamar ateno o fato de que ao contrrio dos demais temas estas relaes foram, sobretudo, pauta de revistas, especialmente na Carta Capital (responsvel por 65,5% das matrias de semanrios que discutem as relaes entre mdia e poltica).

Outro elemento de destaque a maior contextualizao conferida ao assunto, quando comparada mdia geral: 44,5% dos textos trouxeram um debate pautado alm do contexto mnimo. Por fim, relevante sublinhar que o tema mdia e poltica apresenta a segunda maior proporo de textos com contedos que remetem a uma realidade estrangeira (29,2%) ocorrncia influenciada, em muito, pelo que acontecia na Itlia durante o trinio analisado (o ento primeiro-ministro do pas era um poderoso empresrio de meios de comunicao).

Formando imagens
A depender, portanto, do lobby praticado pelos empresrios e do foco de seus interesses, os meios de comunicao de massa podem se constituir em um dos principais impulsionadores das democracias contemporneas ou tambm em um dos principais pontos de estrangulamento. Como dizia, na dcada de 1920, o pensador conservador Walter Lippmann: ns agimos tendo em vista no a realidade que nos cerca, mas as imagens em nossas cabeas. A mdia a principal fonte para a produo de tais imagens e seu impacto sobre as opes polticas no pode, portanto, ser ignorado. A ateno no deve se restringir apenas ao jornalismo segmento da comunicao responsvel pelo provimento de informaes factuais sobre o mundo , cuja influncia nos processos polticos de curto prazo evidente. importante reconhecer que os outros produtos difundidos pela mdia, freqentemente englobados sob o rtulo de entretenimento, tambm possuem importncia poltica. Eles igualmente so vetores de vises de mundo e de valores que o pblico consome, contribuindo assim para moldar as formas pelas quais os indivduos se compreendem e se situam na sociedade.

60

Captulo 1 | Meios para a Democracia

Muitas das reflexes tericas acima construdas remetem mdia em geral, exatamente por entender que diferentes produtos como jornalismo e entretenimento compem este sistema de influncias (positivas e negativas) sobre os regimes democrticos. Entretanto, inegvel que em diversos momentos o debate concentrou-se no jornalismo: primeiro, porque esse um dos pblicos-alvos da presente publicao; segundo, porque em muitos casos discusses como a do agendamento podem ser transpostas para uma reflexo sobre entretenimento ( o caso da idia de merchandising social) e, por fim, porque o debate ao redor das questes mais gerais de contedo, especialmente as de entretenimento, ganha especial ateno no Captulo 3.

Autonomia do pblico
fundamental destacar aqui, tambm, a constatao de que os indivduos no so passivos e, por isso, podem interpretar de diversas maneiras as informaes que lhes so transmitidas. No entanto, devemos lembrar que a possibilidade de diferentes leituras no elimina os efeitos da seleo de informaes realizada pelos meios de comunicao. Ou seja, o pblico vai reinterpretar o contedo e aplicar a ele outros padres de decodificao, mas o fato de que o contedo um, e no outro, no pode ser considerado irrelevante para o resultado. No estamos defendendo, portanto, a existncia de dualismos primrios, como mdia onipotente/receptor impotente ou receptor onipotente/mdia impotente. A situao se agrava pela tendncia concentrao dos meios de comunicao e pela falta de regulao do contedo, temas que sero discutidos nos prximos captulos. Diante da evidente relevncia poltica da mdia e da grande concentrao existente neste mercado no Brasil, seria de se imaginar que a democratizao da comunicao fosse um ponto relevante da agenda poltica. Em geral, isso no ocorre. Na amostra das matrias analisadas para esta pesquisa, conforme vimos, no mais do que 7% do total relacionam, como temtica central, a mdia com os aspectos de democracia, poder e poltica.

Com a mdia no se discute


Vale aqui lembrar, ainda, a preocupao central do cientista poltico alemo Claus Offe: entender como o Estado capitalista agia em favor da burguesia. Isso por mais que seus dirigentes em geral no fossem burgueses, dependessem de um eleitorado no qual os burgueses eram uma nfima minoria e at tomassem decises que, no curto prazo, chegavam a contrariar as preferncias expressas pelos diferentes setores da burguesia. Em sntese, possvel dizer que uma das respostas para a questo de Offe reside no monoplio privado sobre as decises de investimento. Para existir, o Estado depende do recolhimento de impostos, sensvel s oscilaes da atividade econmica, que por sua vez determinada pelo nvel de investimento do Setor Privado. Mesmo que haja ausncia de qualquer conexo entre os governantes e o empresariado, na viso de estudioso alemo o Estado capitalista obrigado a introjetar os interesses da burguesia a fim de garantir um ambiente favorvel manuteno de nveis elevados de investimento produtivo. O professor da UnB Luis Felipe Miguel conclui:

61

Captulo 1 | Meios para a Democracia

Uma situao similar, mutatis mutandis, ocorre na relao dos polticos com os meios de comunicao de massa. No mundo contemporneo, a visibilidade pblica condio necessria para o sucesso de qualquer projeto poltico e ela depende fortemente do acesso mdia. Hostilizar os meios uma aposta de alto risco, sendo mais prudente incorporar seus interesses fundamentais e evitar mexer com eles. Uma vez no governo, opta-se, via de regra, por utilizar dos muitos recursos disponveis para obter uma cobertura simptica dos principais veculos, em vez de se tentar modificar o sistema de comunicao de massa. Verbas publicitrias estatais, concesses de canais, financiamento pblico para empresas e mesmo acesso informao so alguns dos instrumentos de barganha de que os governos dispem para negociar com a mdia. A tentativa de apoiar novos grupos, devotados ao governo, menos comum, j que mais passvel de crticas: esse foi o caso, por exemplo, da cadeia de jornais ltima Hora, do jornalista Samuel Wainer (beneficiado por emprstimos de bancos oficiais com juros baixos), lanada para dar sustentao a Getlio Vargas e que desencadeou uma campanha de oposio veemente por parte dos veculos dominantes. Assim, de um lado, o Estado impe ou, pelo menos, tem sua disposio mecanismos para impor um vis atuao dos meios de comunicao. De outro, esses no s participam ativamente do cenrio poltico, como tambm restringem debates relacionados estrutura do setor de mdia no Brasil. No centro dessa relao, est a democracia. Ao reconhecermos que a mdia correlaciona-se fortemente com a consolidao e com o desenvolvimento dos regimes democrticos, ainda que com problemas, regular sua estrutura e seu contedo passou a ser preocupao de todos os pases. Esses e outros pontos sero debatidos nas pginas a seguir.

62

Anda mungkin juga menyukai