Anda di halaman 1dari 1

Tenha mais praticidade, bem-estar e segurana com o gs natural canalizado.

Confira as normas de segurana e consulte sempre que tiver alguma dvida.


Volume mnimo do ambiente
O volume mnimo para ambientes onde existem equipamentos a gs de 6 m.

n Deve haver uma rea total mnima de ventilao de 800 cm2. n Caso voc feche a rea de servio com esquadria, mantenha uma bscula fixa aberta, para proporcionar a ventilao permanente do ambiente.

3.  Sada dos produtos da combusto dos aquecedores e boilers com exausto natural.
n Estes equipamentos necessitam de uma chamin para conduo dos produtos da combusto ao exterior. n Deve ser instalado um terminal externo, tipo T, que evita o retorno dos produtos da combusto ao interior do ambiente. n O trecho mnimo vertical deve ser de 35 cm. E o trecho horizontal no deve ter declividade e possuir comprimento mximo de 2 m. n No devem existir emendas ou encaixes no percurso das chamins individuais, de forma a evitar o escapamento dos gases.

Manuteno da tubulao de gs

Todos os elementos de uma instalao por onde o gs passa tubulaes, aparelhos a gs, unies e conexes devem estar em boas condies de conservao. n No utilize as tubulaes de gs como suporte de outros objetos. n As instalaes de gs devem estar 20 cm afastadas de instalaes de outras naturezas. n As instalaes no devem passar por locais sem ventilao. n No coloque materiais inflamveis ou corrosivos perto das tubulaes. n Feche o registro de gs aps a utilizao dos aparelhos. n Feche a vlvula do medidor de gs caso se ausente de sua residncia por vrios dias.

1. Cabine de medidores
n Ventilao permanente deve ser equivalente a, no mnimo, 1/10 da rea do piso. n A cabine deve estar em local de fcil acesso. n Caso tenha iluminao artificial, as luminrias devem ser prova de exploso. n No deve ser usada como local de depsito. n O interruptor deve ser instalado do lado de fora da cabine. n As instalaes dentro de abrigos devem estar identificadas por uma plaqueta metlica contendo o nmero do apartamento/unidade.

4.  Manuteno de Equipamentos.
n Quando a combusto correta, a chama no oscila, silenciosa e de cor azulada. n Uma chama oscilante de cor amarelada ou azul clara indcio de m combusto, que pode ser causada pela falta de conservao do aparelho. Neste caso, contate os servios autorizados do fabricante ou uma empresa especializada.

5. Conexes de equipamentos
n A instalao deve ser em tubo flexvel metlico, conforme a norma NBR 14177. n A instalao deve possuir um registro de gs em local de fcil acesso e ventilado. n Para evitar deteriorao, que pode causar escapamento de gs, o tubo flexvel no deve estar em contato com superfcies quentes ou com produtos qumicos, e as conexes devem estar em boas condies e sem escapamentos.

2.  Ventilao dos ambientes onde h aparelhos a gs


n fundamental que estes locais tenham ventilao permanente, pois no processo de combusto o gs consome tanto o oxignio do ambiente como libera gases provenientes de sua combusto. n Janelas ou basculantes devem ser fixos abertos e livres de obstculos que impeam a renovao do ar no ambiente. n preciso deixar uma rea superior aberta, acima de 1,5m do piso, com no mnimo 600 cm. n Deve haver ventilao inferior, atravs de um corte de 3 cm na porta ou instalao de veneziana com rea mnima de 200 cm, abaixo de 0,80m do piso.

Vistoria peridica das instalaes e equipamentos a gs


No mnimo a cada 2 anos, deve ser feita uma vistoria das instalaes e equipamentos a gs, por meio de uma empresa instaladora especializada ou de um servio tcnico. Caso seja detectado algum defeito na vistoria, prudente que este seja reparado imediatamente. No espere os problemas acontecerem. Previna, faa a vistoria peridica de sua instalao e de seus equipamentos a gs, como aquecedor, fogo etc.

Anda mungkin juga menyukai