Anda di halaman 1dari 44

D I S C I P L I N AO N L I N E

T E O R I AD AC O N T A B I L I D A D E

A U L A SD E1a1 5

C U R S O

C I N C I A SC O N T B E I S

D I R E T O R I AD EE D U C A O AD I S T N C I A

FORMATAO teste1

Edio, Produo Editorial e Projeto Grfico Diretoria de Educao a Distncia proibida a duplicao ou reproduo deste material, ou parte do mesmo, sob qualquer meio, sem autorizao expressa da Universidade Estcio de S.

ndice
Dicas para o Seu Estudo On-line Introduo Estrutura e Funcionamento Unidade 1 A Histria da Contabilidade
Aula 1: Os princpios da Contabilidade e a Revoluo Industrial

03 04 05 06 06 10 13 15 15 16 18 19 19 22 24 26 26 28 29 32 33 36
1/43

Aula 2: As Escolas Europia e Americana Aula 3: O futuro da Contabilidade Unidade 2 Os princpios fundamentais de Contabilidade Aula 4: Os princpios fundamentais Aula 5: Postulados ambientais Aula 6: Anlise Comparativa CFC e CVM Unidade 3 O ativo e sua mensurao Aula 7: Conceito e Avaliao dos Ativos Aula 8: Custos de Reposio Aula 9: Os Ativos Intangveis e Avaliaes Unidade 4 O Passivo e sua Avaliao Aula 10: Conceito de Passivo Aula 11: A avaliao do passivo Aula 12: A avaliao do passivo e a Resoluo 732/92 do CFC Unidade 5 Receitas, Despesas, Perdas e Ganhos e suas Mensuraes Aula 13: Conceitos e mensuraes de receitas, despesas, perdas e ganhos Unidade 6 Aspectos sobre Escriturao Contbil

Aula 14: As principais teorias da escola Europia Aula 15: O pragmatismo da Escola Norte-Americana Consideraes finais

36 39 43

2/43

DICAS PARA O SEU ESTUDO ON-LINE: Presena A sua presena contabilizada pela realizao das atividades de autocorreo e no pelo nmero de horas acessadas. Assim, sua participao verificada de forma qualitativa e no quantitativa. Frum Participe do frum! Nele voc vai debater e trocar informaes e conhecimento com seus colegas e professor sobre assuntos das aulas. Alm disso, l que o professor far revises para as AVs e dar dicas de estudo! Agendamento de Prova O agendamento da avaliao feito no Campus Virtual. Assim que a ferramenta estiver disponvel, todos os alunos sero avisados. Portanto, no deixe para a ltima hora! Voc pode agendar sua prova at trs dias antes do incio das avaliaes das disciplinas online. Professor On-line Tem alguma dvida? No entendeu aquele conceito complicado? Envie um e-mail pela Central de Mensagens para o seu professor. Ele estar presente para lhe responder e esclarecer sua questo. Agenda Sua disciplina on-line possui uma agenda com a programao de todas as atividades ms a ms. Voc pode no saber o que fazer hoje, mas sua agenda sabe! Consulte-a. Biblioteca No confunda Biblioteca Virtual com a Biblioteca da Disciplina On-line! Enquanto a primeira fica no Campus Virtual e utilizada por algumas disciplinas presenciais, a segunda exclusiva de sua disciplina on-line. Na Biblioteca da Disciplina On-line voc ir encontrar vrios textos complementares, arquivos em mp3 e tambm a apostila da disciplina. Trabalhos Consulte sempre a ferramenta Trabalhos a Concluir. Nela voc dever enviar anexados seus exerccios e deixar seus comentrios no campo Observaes. Os trabalhos so muito importantes para a fixao do seu aprendizado e so complementares sua avaliao. Atendimento Para mais informaes e esclarecimento, entre em contato com nossa Central de Atendimento pelo tel.: (21) 3231-0000 ou pelo nosso Fale Conosco, disponvel em http://www.estacio.br/fale.asp.

3/43

Curso: Cincias Contbeis Disciplina: Teoria da Contabilidade

INTRODUO Ol! Bem-vindo(a) disciplina Teoria da Contabilidade! Ao longo da histria, a Contabilidade vem utilizando os mais diversos meios e ferramentas para registrar os fatos econmicos que afetam o patrimnio das entidades, sejam elas individuais ou coletivas. Diversos so os desafios que se antepem aos acadmicos e profissionais contbeis quanto mensurao dos Ativos e diversas foram as Eras pelas quais a economia foi influenciada: a Era Agrcola, a Era Industrial e, hoje, a Era do Conhecimento. Em cada um desses perodos, as foras motrizes da economia foram sofrendo alteraes, alternando-se entre Terra, Capital e Trabalho, nas Eras Agrcola e Industrial. Nessa nova Era que vivenciamos, surge um novo recurso como fora motriz da economia que o Conhecimento aliado Tecnologia de Informao, que permitiu a quebra de barreiras fsicas, tornando a economia um mercado nico. Em verdade, esses desafios tm sido pesquisados atualmente pelo autor em diversos segmentos: presenciais, ausenciais e/ou atravs de atividades sncronas e assncronas. A disciplina est estruturada em seis unidades: Unidade 1 A Histria da Contabilidade Unidade 2 Os Princpios Fundamentais de Contabilidade Unidade 3 O Ativo e sua Mensurao Unidade 4 O Passivo e sua Avaliao Unidade 5 Receitas, Despesas, Perdas e Ganhos e Suas Mensuraes Unidade 6 Aspectos sobre Escriturao Contbil

4/43

Estrutura e Funcionamento

5/43

Unidade 1
A Histria da Contabilidade
Nesta unidade voc conhecer um pouco da histria da contabilidade em seu processo evolutivo.

Aula 1
Os princpios da Contabilidade e a Revoluo Industrial

Ao longo da histria, a Contabilidade vem utilizando os mais diversos meios e ferramentas para registrar os fatos econmicos que afetam o Patrimnio das entidades, sejam elas individuais ou coletivas. Diversos so os desafios que se antepem aos acadmicos e profissionais contbeis quanto mensurao dos Ativos e diversas foram as Eras pelas quais a economia foi influenciada: a Era Agrcola, a Era Industrial e hoje a Era do Conhecimento.

Em cada um desses perodos, as foras motrizes da economia foram sofrendo alteraes, alternando-se entre Terra, Capital e Trabalho, nas Eras Agrcola e Industrial. Nessa nova Era que vivenciamos, surge um novo recurso como fora motriz da economia que o Conhecimento aliado Tecnologia de Informao, que permitiu a quebra de barreiras fsicas, tornando a economia um mercado nico. Em verdade, esses desafios tm sido pesquisados atualmente pelo autor em diversos segmentos: presenciais, ausenciais e/ou atravs de atividades sncronas e assncronas.

6/43

O desafio de mensurao que enfrentamos hoje conhecido como Capital Intelectual, fator que influencia o valor de mercado das entidades em relao ao seu valor contbil, muito aqum do que a realidade nos mostra.

O Capital Intelectual aliado ao Goodwill, entre outros Ativos Intangveis, no um fato novo que se apresenta Contabilidade. A busca de mensurao desses intangveis pelos acadmicos e profissionais contbeis constante, sempre no sentido de buscar paradigmas de mensurao e evidenciao dos mesmos, ferramentas que so usadas no suporte ao processo de tomada de deciso. sempre importante procurar demonstrar que o Conhecimento agrega valor s entidades, alm das dificuldades de sua mensurao, porm, destacando que existem modelos que esto sendo aplicados e que, num futuro muito prximo, sero passveis de reconhecimento e comporo as Demonstraes Contbeis tradicionais. Leia o artigo http://www.estacio.br/graduacao/administracao/artigos/GOODWILL.pdf para entender um pouco mais sobre goodwill. At bem pouco tempo, era simples e fcil aceitar a mxima to bem delineada por alguns doutrinadores e estudiosos, de que: Todos os sistemas, no mundo fsico e no social, podem ser objeto da contabilidade. A identificao das espcies de sistemas conveniente para se fixarem as normas da respectiva aplicao. O patrimnio individualizado um sistema bem definido, tendo servido de objeto nico para a contabilidade. Ele se enquadra no mundo social, porque na sociedade que tem suas origens, e esta fixa as normas de existncia daquele.

Assim, todos os patrimnios, variados por suas finalidades, constituem o grande grupo da economia particular. Seguindo as premissas citadas, podemos concluir que os sistemas se definem no meio em que tm sua origem e se desenvolvem, classificados que so pelos componentes homogneos e heterogneos que os influenciam, como o Sistema de Informaes Contbeis.

7/43

Simples, quando consideramos que o objeto da Contabilidade o Patrimnio e sua finalidade, conforme define Lima (2005), ser a de: Assegurar o controle do patrimnio administrado e fornecer informaes sobre a composio e as variaes patrimoniais, bem como o resultado das atividades econmicas desenvolvidas pela entidade para alcanar seus fins. http://www.grupoempresarial.adm.br/contab_geral/prof_lima.htm No existe, ento, contestao quanto finalidade da Contabilidade, que a de registrar e demonstrar as variaes no Sistema Patrimonial no qual existem bens e direitos delineados e representados na parte do Ativo, em contrapartida parte do Passivo, representada pelas obrigaes com os credores, e o Patrimnio Lquido, que representa o remanescente, ou seja, a parte que a entidade tem empenhada com os scios ou acionistas. O ativo ser o conjunto de componentes composto de elementos concorrentes finalidade do sistema, ou seja, a soma de foras motrizes com direo aos fins que explicam a existncia do conjunto (...). Talvez de uma maneira instintiva, visto que a Terra, o Capital e o Trabalho eram as foras motrizes da economia, Duria (1949:7) j nos brindava com uma afirmao que a evoluo dos tempos est mostrando ser verdadeira: Os chamados bens incorpreos ou imateriais no se entendem como bens em si, mas como potenciais ou bens futuros. Os crditos, que se adicionam ao ativo, so bens esperados; os direitos ou as possibilidades de incorporar bens a dado patrimnio acrescem artificiosamente o volume deste, se considerarmos o patrimnio universal da humanidade. O que se pode considerar como patrimnio universal da humanidade seno o Conhecimento? Admitir o Conhecimento como recurso econmico impe novos paradigmas na forma de valorizar o ser humano e na forma de valorizar uma organizao, pois gera benefcios intangveis que alteram seu patrimnio. a gesto desse Conhecimento e o que hoje se denomina Capital Intelectual, ou seja, uma combinao de ativos intangveis, que trazem benefcios qualitativos s entidades, frutos das mudanas nas reas da Tecnologia da Informao e das Telecomunicaes, inimaginveis na poca em que alguns historiadores perpetuaram algumas das informaes pesquisadas que a Contabilidade tem como desafio demonstrar e mensurar, atravs de suas demonstraes tradicionais ou como complemento das mesmas, visto os impedimentos legais e fiscais existentes. A Contabilidade, atravs da ingerncia de seus profissionais e acadmicos, deve procurar e definir esses paradigmas de mensurao e suas potencialidades, pois sua finalidade a de prover seus usurios de informaes teis, claras e precisas. A Revoluo Industrial Ao estudarmos com mais profundidade os aspectos da formao contbil, percebemos que seus alicerces foram estruturados em trs grandes eras, distintas entre si, em que mudanas significativas ocorreram, inclusive para a Contabilidade e seus mtodos de registros e informaes.

8/43

Era Agrcola Perodo em que a terra era a base da economia (descentralizada) e cada comunidade produzia a maioria de suas necessidades. A energia era a muscular humana e animal , trabalhando no campo, e toda a produo era artesanal. Os estoques de matrias primas eram limitados e os meios de comunicao e de transportes eram quase inexistentes. A nfase contbil era o das partidas simples, e nesse perodo, com a necessidade de se registrar os fatos econmicos administrativos, criou-se a arte da escriturao. Somente em 1494, surgiu uma regra para equacionar o problema da no-aceitao de nmeros negativos pelos matemticos da poca, que os consideravam absurdos e fictcios. Este fato s se tornaria difundido nos sculos futuros, perdurando at os dias de hoje. o que podemos classificar de fase emprica da Contabilidade. Considerada pelos historiadores compreendida desde o Homem Primitivo at a Publicao do Tractatus de Pacioli, autor da obra Summa de Arithmetica, Geometria, ProportionietProportionalita, em que se encontra o Tractatus de ComputisetScripturis, que nos apresenta o mtodo das partidas dobradas. Era Industrial poca atribuda solidificao da Teoria Geral da Contabilidade. O principal marco nessa Era, sem dvida alguma, foi a Revoluo Industrial, em que a economia passou a ser movida pela maquinofatura como fator propulsor da produo e ficou patente a separao entre produtor e consumidor (Mercado). As fontes energticas no-renovveis so bases da Economia e so bem mais desenvolvidos os meios de comunicao e de transporte (telgrafo, telefone, ferrovias, transporte areo). Surgem os trabalhadores qualificados com alta especializao. Observamos que, a partir desta poca, firma-se com mais evidenciao o mtodo das partidas dobradas, o custo histrico como base de valor e a elaborao de relatrios contbeis. o que podemos classificar como fase cientfica da Contabilidade. Era do Conhecimento Alguns estudiosos do o nome de Tempo de Informatizao Contbil, gerando um instrumento no Processo de Gesto. Percebe-se que as empresas prestam contas aos usurios de forma mais aberta e com relatrios mais acessveis de compreenso. a atual em que vivemos: comeou nos anos 50 do sculo XX e caracteriza-se como a Era da Informao. Base da Economia Globalizada, em que os meios de comunicao e de transportes aproximam os consumidores dos meios de produo. Pelas facilidades apresentadas, os estoques tornam-se virtuais e a produo torna-se personalizada. O trabalhador um generalista, pois agrega conhecimento ao processo produtivo. A Contabilidade firma-se como sistema de informao direcionado ao usurio, como instrumento auxiliar no processo de gesto. Procura mensurar o Conhecimento agregado ao Patrimnio das entidades, que se conceituou como Capital Intelectual. A Contabilidade, com sua cultura e tecnologia, atravs da compilao dos dados, evidencia e quantifica valores gerados das atividades produtivas das entidades, fornecendo informaes sobre a composio e as variaes patrimoniais. Fato imutvel at o incio da terceira fase acima descrita, visto que a partir da, devemos tentar mensurar e demonstrar, o intangvel que se denomina Capital Intelectual1. Aps discorremos os aspectos relevantes da evoluo da contabilidade at atingirmos o momento atual, chega-se ao momento de enfocar alguns procedimentos utilizados nesta cincia. Sugesto de leitura sobre o tema Capital Intelectual: http://www.grupoempresarial.adm.br/download/uploads/Capital%20Intelectual_M9_AR.p df
9/43

Antes de passar para a prxima aula realize uma reflexo sobre a dificuldade de medio do capital humano nos ativos das empresas como um bem intangvel.
1

Alvin Tofler, em A Terceira Onda (1980), usa a metfora das ondas para explicar as grandes mudanas ocorridas em nossa civilizao. Atividade para ser realizada no ambiente on-line: Participe do Frum de Discusso Apresentao da Disciplina. , nos tpicos Ambientao, Integrao do grupo e

http://pt.wikipedia.org/wiki/Contabilidade#Hist.C3.B3ria http://www.grupoempresarial.adm.br/download/uploads/Capital%20Intelectual_M9_AR.p df TOFFLER, Alvin. A terceira onda. 26 ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.

Aula 2
As Escolas Europia e Americana

10/43

11/43

Observe o quadro a seguir e conhea algumas razes sobre a queda da Escola Europia especialmente a italiana e algumas razes sobre a ascenso da Escola NorteAmericana:

12/43

Atividade para ser realizada no ambiente on-line: Participe do Frum de Discusso Apresentao da Disciplina. , nos tpicos Ambientao, Integrao do grupo e

Para conhecer mais sobre este assunto, leia estas indicaes bibliogrficas: AZAMBUJA, Darc. Introduo cincia poltica. So Paulo: Globo, 1967. p. 89-104. BASTOS, Celso Ribeiro. Curso de teoria do Estado e cincia poltica. So Paulo: Saraiva, 1995. p. 1-5. MALUF, Sahid. Teoria geral do Estado. So Paulo: Saraiva, 1999. p. 53-57. MARION, Jos Carlos. Preparando-se para a profisso do futuro. Disponvel em: http://www.marion.pro.br/portal/modules/wfdownloads/viewcat.php?list=R. Acesso em: 03 abril 2007. MENEZES, Aderson de. Teoria geral do Estado. Rio de Janeiro: Forense, 1998. p. 76-104. ZANLUCA, Jlio Csar. Histria da contabilidade. Disponvel em: www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/historia.htm. Acesso em: 03 abril 2007. ZIMMERMANN, Augusto. Curso de direito constitucional. 4. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2006. p.13-25.

Aula 3
O Futuro da Contabilidade

Hoje, qualquer apresentao sobre contabilidade inicia sempre abordando as novas configuraes que esto acontecendo nas organizaes e a necessidade do profissional que atua na rea se adaptar aos processos de mudana para que seja possvel fazer alteraes de rumo na vida das organizaes. Leia a citao: O olhar para o futuro constri os passos do presente. Essa frase muito boa poderia fazer parte do nosso dia-a-dia e nos transfere para a Era da Tecnologia, em que as novidades vo acontecendo numa rapidez inenarrvel.

13/43

Antes do aparecimento da informtica, os processos manuais foram substitudos pelos mtodos mecanizados, que de certa forma, trouxeram maior dinamismo aos profissionais. Depois, com o surgimento do software, os meios mecanizados se tornaram obsoletos e foram prontamente descartados. Os colaboradores deram lugar aos computadores e as demonstraes contbeis foram elaboradas em tempo aceitvel.

Nada se no mudarmos viso que os usurios possuem da contabilidade. As mudanas ocorridas nos meios utilizados para realizarmos as nossas tarefas, na ordem manual, mecanizado e depois com os computadores, nos possibilitaram fazer o que sempre fizemos, contudo a cada estgio de forma mais rpida ou gil. A tecnologia por si s no se encarregar de promover as mudanas necessrias que nos possibilitaro encontrar ambiente mais favorvel a uma melhor participao, simplesmente pelo fatos de estarmos sendo mais geis em nossas tarefas. O que ele nos trouxe foi um ganho de escala e de certa forma podemos escolher o tempo de transmisso das informaes, ou seja, decises podem ser tomadas em tempo hoje em qualquer lugar do mundo em que a organizao esteja inserida pelo fluxo de informaes ser mais rpido.

http://www.estacio.br/graduacao/cienciascontabeis/resenhas/historia.asp Acesso em: 03 abril 2007. LIMA, Arievaldo Alves de. A evoluo histrica da contabilidade. Disponvel em: http://www.grupoempresarial.adm.br/download/uploads/A%20Evolucao%20Historica%2 0da%20Contabilidade_M4_AR.pdf Acesso em: 03 abril 2007.
14/43

LIMA, Arievaldo Alves de. O problema a velocidade. Disponvel em: http://www.grupoempresarial.adm.br/download/uploads/O%20Problema%20e%20a%20 Velocidade_M9_AR.pdf Acesso em: 03 abril 2007. MARION, Jos Carlos. Preparando-se para a profisso do futuro. Disponvel em: http://www.marion.pro.br/portal/modules/wfdownloads/viewcat.php?list= Acesso em: 03 abril 2007.

Unidade 2
Os princpios fundamentais de Contabilidade
Nesta unidade voc conhecer como so aplicados os princpios legais na aceitao da escriturao dos fatos ocorridos na empresa.

Aula 4
Os princpios fundamentais

Atividades para serem realizadas no ambiente on-line: Acesse a Biblioteca da Disciplina indicados para leitura: , seo Material de Aula, e leia os textos

1. Princpios fundamentais da contabilidade Resoluo n750/93 CFC. 2. Pronunciamento do IBRACON sobre os Princpios Fundamentais de Contabilidade. , no tpico sobre os princpios fundamentais de Participe do Frum de Discusso contabilidade e o pronunciamento do IBRACON.

15/43

Aula 5
Postulados Ambientais

Os conceitos bsicos referem-se aos objetivos da contabilidade. McCullers & Schroeder explicam que estes conceitos se relacionam com a contabilidade financeira como um todo e servem de base para outros princpios. Veja outras definies:

16/43

A entidade deve ser entendida como um ente dissociado dos indivduos ou grupos que detm o seu controle. Sob esta tica, o conceito de entidade contbil define a rea de interesse de organizao, seus atributos e objetivos no contexto global da economia. Dentro de uma viso mais abrangente, atendendo s necessidades administrativas internas, pode-se subdividi-la em departamentos ou subsistemas distintos da unidade central, para efeitos de avaliao de desempenho. O postulado da continuidade est calcado na premissa de que a entidade operar por um longo perodo (indefinidamente), sendo que este aspecto deve ser considerado na tomada de decises. Caso alguma ocorrncia demonstre uma possvel quebra da continuidade da entidade, esta dever ser observada nos relatrios contbeis. Contextualiza LIMA (A Histria da Contabilidade, 2001): o postulado um principio no demonstrado de qualquer argumento ou teoria, ou seja, ele existe por si prprio. Como exemplo, cito o caso da dzima peridica em matemtica. Ela existe como observao, mas no se sabe sua origem ou se consegue provar e demonstrar um argumento sobre a mesma. Voltando rea contbil, dizemos que os postulados ambientais da contabilidade (entidade contbil e continuidade das empresas) so axiomas por serem uma verdade evidente por si s, tendo assim a relao direta de postulado com axioma. Lembre-se de que os postulados ambientais2 da contabilidade enunciam as condies do sistema que a contabilidade est envolta (sociais, econmicas, e institucionais).

http://www.grupoempresarial.adm.br/docs/nocoes.pdf. Acesso em: 03 abril 2007. IUDCIBUS, Srgio de. Teoria da contabilidade. 5. ed. So Paulo: Atlas, 1999. LIMA, Arievaldo Alves de. Contabilidade geral. 1. ed. Rio de janeiro: Editora Rio, 2005. Disponvel em: http://www.grupoempresarial.adm.br. Acesso em: 03 abril 2007. ____________________. Contabilidade bsica. Rio de janeiro: VCD produzido por Levitas Estdio. 2005. http://www.cfc.org.br/conteudo.aspx?codMenu=6. Acesso em: 03 abril 2007.
2

Na verdade, sob nossa tica, os postulados ambientais enunciam, solenemente, condies sociais, econmicas e institucionais dentro das quais a Contabilidade atua, escapam ao restrito domnio da Contabilidade, para inserir-se no mais amplo feudo da Sociologia Comercial e do Direito, bem como da Economia e outras cincias. Para um melhor aprimoramento leia a Deliberao CVM n 29, de 05 de fevereiro de 1086 e visite a home page a seguir: http://www.geocities.com/univix/descontinuidade.htm

17/43

Aula 6
Anlise Comparativa CFC e CVM

Anlise Comparativa entre os Princpios Fundamentais emanados do CFC e CVM No mundo moderno, cada vez mais concorrido e corrido, a contabilidade uma das ferramentas mais importantes para se alcanar o sucesso empresarial. Como cincia, ela surgiu na Inglaterra, no sculo XVIII, durante a Revoluo Industrial, quando houve um desmembramento da contabilidade geral em contabilidade de custos, financeira e gerencial. De l para c, o enfoque contbil ganhou notoriedade. O custo passou a ser enfocado com o valor ideal da venda do produto, atravs das suas vrias interfaces com a produo, como custo fixo, custo varivel, padro de oportunidade, etc. No Brasil, ela chegou no ps-guerra, em 1945, importada dos Estados Unidos. At hoje, no entanto, a contabilidade brasileira ainda no conseguiu atingir o patamar da Amrica do Norte, Alemanha e Itlia, no que se refere excelncia contbil. Isso se v claramente na emisso dos demonstrativos financeiros e na leitura dos bens, direitos e obrigaes circulantes e no-circulantes. De acordo com o professor de Contabilidade e Finanas, Arievaldo Alves de Lima (2005), a contabilidade brasileira sofre com a falta de padronizao dos princpios fundamentais da contabilidade - uma vez que as normas brasileiras so diferentes das de pases como EUA e Alemanha - e com a legislao fiscal inadequada e injusta para as pessoas jurdicas. Antes, porm, de compararmos nossos princpios e nossas normas contbeis com as de outros pases, deveramos primeiramente tentar uniformiz-los aqui mesmo no Brasil. Em nosso pas, no adotada essa uniformidade de critrios de contabilizao dos atos e fatos administrativos para publicao das Demonstraes Financeiras. O Conselho Federal de Contabilidade, na tentativa de unificar os Princpios Fundamentais de Contabilidade em nvel nacional, editou a Resoluo n 750, de dezembro de 1993, elencando os seguintes Princpios Fundamentais: I - O da Entidade. II - O da Continuidade. III - O da Oportunidade. IV - O do Registro pelo Valor Original. V - O da Atualizao Monetria. VI - O da Competncia. VII - O da Prudncia.

18/43

Esses mesmos princpios so referendados pela Comisso de Valores Mobilirios atravs de Deliberao Normativa onde referenda, tambm, o pronunciamento do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil Este documento conjunto foi preparado pelo Instituto Brasileiro de Pesquisas Contbeis Atuariais e Financeiras (IPECAFI), contemplando as seguintes linhas de procedimento: Delimitam-se os objetivos de Contabilidade; delineiam-se os cenrios contbeis, separam-se os princpios fundamentais em trs subcategorias ou hierarquias: Postulados Ambientais da Contabilidade. Princpios Contbeis. Convenes Contbeis.

Atividade para ser realizada no ambiente on-line: , no tpico sobre a comparao dos princpios Participe do Frum de Discusso fundamentais de contabilidade no olhar do CFC e as linhas de procedimento traadas pelo Ibracon e pela CVM.

http://www.cfc.org.br/ http://www.cvm.gov.br/ http://www.ibracon.com.br/

Unidade 3
O Ativo e sua Mensurao
Nesta unidade sero apresentados os aspectos de evidenciao do Ativo.

Aula 7
Conceito e Avaliao dos Ativos

19/43

to importante o estudo do ativo que poderamos dizer que o captulo fundamental da Contabilidade, porque sua definio e avaliao esto ligadas multiplicidade de relacionamentos contbeis que envolvem receitas e despesas. LIMA (2005): Conjunto de bens e direitos disposio de uma entidade. Ver este enfoque com cautela, tendo em vista que os bens e direitos so os componentes do ativo e no a sua definio. Esse conceito superficial e genrico no contempla as principais caractersticas relativas ao termo, haja vista a definio de recursos e a sua relao com as expectativas de benefcios econmicos e futuros. Acesse o link indicado e leia a composio do Balano Patrimonial, na qual podero ser estudadas a transformao dos bens e direitos e/ou as aplicaes feitas pelos administradores. http://www.grupoempresarial.adm.br/download/uploads/Composicao%20do%20Balanco %20Patrimonial_M4_AR.pdf A separao entre a teoria contbil e a prtica contbil exige um estudo acurado para evitar generalizaes. Separar os princpios gerais da cincia do seu contedo prtico, abstraindo os detalhes e salientando o que possa ter de geral, neste ramo do conhecimento, somente ser possvel e aceito atravs de discusses. Segundo LIMA (2005), o ativo de uma empresa representado pela parte positiva do patrimnio, composta de bens e direitos, denominada de patrimnio bruto. Ao se falar em ativo, temos como primeiro objetivo identificar o conjunto das aplicaes em bens e direitos providenciados pelos administradores com os recursos recebidos dos proprietrios e de terceiros. Sua estrutura vem retratar todos os registros dos fatos ocorridos no exerccio social, normalmente de janeiro a dezembro de cada ano. Podemos, ainda, dividi-lo em dois blocos que chamaremos de circulantes e no-circulantes. Outro ponto a ser enfatizado diz respeito aos critrios de reconhecimento dos ativos que, segundo HENDRIKSEN e BREDA (1999), devem ser reconhecidos sempre que preencherem os seguintes requisitos: seja relevante; seja mensurvel; o seu valor seja preciso.

Considerando-se as definies, caractersticas comuns e demais consideraes enunciadas, pode-se definir ativo como: Recursos controlados pela empresa, capazes de gerar fluxos futuros de caixa. Uma vez definido o ativo, a questo seguinte como mensur-lo, uma vez que isso implica no processo de designao de montantes quantitativos monetrios aos objetos que esto sendo mensurados. Essa uma das atribuies bsicas da informao contbil no que tange a exatido com que o dado apresentado, devendo ser o mais prximo da realidade. Os atributos bsicos da mensurao so: objetividade; confiabilidade; oportunidade;
20/43

preciso; exatido; acurcia.

Alm disso, importante destacar que existem diversos padres de mensurao e no somente o monetrio, a exemplo do comprimento, da rea, do volume, da massa, da temperatura, das unidades fsicas, etc. CUSTOS HISTRICOS o modelo tradicional de base de valor utilizado pela Contabilidade. Trata-se de um conceito esttico de avaliao que no considera os efeitos da verificao nos nveis de preos e representa o esforo financeiro efetuado no momento da aquisio ou produo correspondendo ao preo combinado entre comprador e vencedor. CUSTOS HISTRICOS CORRIGIDOS Trata-se de um modelo tradicional de mensurao de ativos que considera a variao geral de preos do perodo.

Tambm Price-Level Accounting, trata-se de um mtodo de mensurao na qual o custo histrico o objeto de correo, quer por coeficiente da variao do ndice geral de preos, a exemplo do IGPM*, quer seja pela A adoo do custo histrico na avaliao dos variao de ouro ndice mais especfico. ativos atende aos princpios fundamentais * ndice Geral de Preos no Mercado medido de contabilidade no que diz respeito aos pela FGV Fundao Getlio Vargas. conceitos do custo original.

HENDRIKSEN, Eldon S.; BREDA, Michael F. V. Teoria da contabilidade. Traduo de Antonio Zoratto Sanvicente. 5. ed. So Paulo: Atlas, 1999. LIMA, Arievaldo Alves de. Contabilidade geral. 1. ed. Rio de janeiro: Editora Rio, 2005. ______________________. Verso digital disponvel em: http://www.grupoempresarial.adm.br Acesso em: 03 abril 2007. ______________________. Contabilidade bsica. Rio de janeiro: VCD produzido por Levitas Estdio. 2005. LIMA, Arievaldo Alves de. Composio do ativo de uma empresa: transformando os bens e direitos e/ou as aplicaes feitas pelos administradores. Disponvel em: http://www.grupoempresarial.adm.br/download/uploads/Composicao%20do%20Balanco %20Patrimonial_M4_AR.pdf. Acesso em: 03 abril 2007.

21/43

Aula 8
Custos de Reposio

Chamados tambm de custos correntes, os custos de reposio representam o modelo de mensurao de ativos que considera a variao do valor de reposio do ativo. Na definio de EDWARDS e BELL (1961), representa o Custo Corrente de aquisio dos inputs que a firma utilizou para produzir o elemento do ativo. MARTINS (1972) substitui o verbo produzir por possuir, a seguir: o custo corrente de aquisio dos inputs que a firma utilizou para possuir o elemento do ativo; quando a empresa fabricou o ativo, o seu custo corrente a soma dos custos correntes dos fatores que entraram na produo; quando a empresa comprou o ativo. o custo corrente de adquiri-lo. O progresso tecnolgico um fator que dificulta a avaliao, pois quando a taxa de mudana tecnolgica acentuada em determinado segmento, torna-se difcil a tarefa de reproduzir valores correntes dos ativos assim definidos, pois estes j se diferenciam sensivelmente dos antigos quanto s caractersticas tcnicas e de produtividade. Observar uma situao em que os novos ativos prestam servios equivalentes aos antigos pode-se obter aproximaes atravs destes. Custos de reposio corrigidos o modelo de mensurao de ativos que considera a variao do valor de reposio do ativo, conjugado com a variao de preos, ou seja, contabilmente ocorre a correo do valor de mercado at a data em que a empresa desejar apresentar o ativo corrigido. Para alguns pesquisadores, a exemplo de LUDCIBUS (2004), o mais completo conceito de avaliao, na maioria dos casos, e deveria ser adotado para a avaliao geral do ativo, pois combina as vantagens do custo corrente com as do custo histrico corrigido3.
3

Ao comparar-se custo corrente e custo corrente corrigido, verifica-se o surgimento de um elemento denominado ganho ou perda dos itens monetrios, que nada mais do que o reconhecimento dos efeitos inflacionrios sobre as dvidas e crditos da empresa no perodo considerado.

22/43

Cabe, ainda, acrescentar o entendimento de valores de sada. Justificados como modelos de mensurao de ativos a valores de sada, se referem ao preo de troca do ativo no mercado, ou ainda, o valor que o mercado pagaria pelo ativo, neste caso, chamado de valor de realizao. O preo de troca o valor pelo qual os ativos podem ser vendidos ou trocados, quando deixarem a entidade, supondo-se que a empresa opera em um mercado organizado. J o preo de mercado pode ser considerado uma estimativa bem prxima do preo real de venda em um curto prazo. Observar que os preos correntes de venda ou valor lquido realizvel se referem diferena entre a venda e o custo da realizao. Atividade para ser realizada no ambiente on-line: Participe do Frum de Discusso , no tpico sobre a AV1.

EDWARDS, Edgard O.; BELL, Philip W. The theory and measurement of business income. California: University of California, 1961. HENDRICKSEN, Eldon S.; BREDA, Michael F. V. Teoria da contabilidade. Traduo de Antonio Zoratto Sanvicente. 5. ed. So Paulo: Atlas, 1999. IUDCIBUS, Srgio de. Teoria da contabilidade. So Paul: Atlas, 2004. ___________________; MARTINS, Eliseu. Manual de contabilidade das sociedades por aes. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2005. Para conhecer terminologias ligadas Contabilidade e Finanas acesse o link http://www.grupoempresarial.adm.br e, em seguida, clique em Sala de Aula Virtual e depois em Glossrio .

23/43

Aula 9
Os Ativos Intangveis e Avaliaes

Tratamento contbil dos ativos intangveis no Brasil Os ativos intangveis no Brasil so, geralmente, considerados como ativos diferidos que, no inciso V do artigo 179 da lei societria, so definidos como "as aplicaes de recursos que contribuiro para a formao do resultado de mais de um exerccio social (...)". O pronunciamento NPC n VII do IBRACON estabelece a condio para a ativao desses gastos, geralmente direitos vinculados ao destino da entidade, e a sua recuperabilidade, ou seja, o seu vnculo com receitas a serem obtidas em perodos futuros. Caso isso no seja possvel, o referido pronunciamento (no item b do pargrafo 2) determina que "os montantes ativados devero ser imediatamente amortizados na sua totalidade". O pronunciamento internacional IAS 38 define um ativo intangvel como: "um ativo no monetrio identificvel sem substncia fsica, mantido para uso na produo do fornecimento de bens ou servios, para ser alugado a terceiros, ou para fins administrativos". Condiciona essa definio definio geral de ativos, ou seja: a) um ativo controlado por uma empresa como resultado de eventos passados; b) do qual espera-se que sejam gerados benefcios econmicos futuros para a entidade. Para o reconhecimento e contabilizao de um ativo intangvel, o IAS 38 condiciona a exigncia de preencher a definio de um ativo intangvel (citado anteriormente) e a possibilidade de estimar o custo desse ativo com segurana. Alm disso, a entidade deve avaliar a probabilidade da gerao de benefcios econmicos futuros por esses ativos "que representem a melhor estimativa da administrao em relao ao conjunto de condies econmicas que existiro durante a vida til do ativo". Observa-se que, em essncia, tanto as normas brasileiras quanto as internacionais reconhecem o ativo diferido, desde que seja provvel a gerao de receitas incrementais futuras decorrentes da existncia desses ativos.

24/43

Essa, entretanto, no a posio dos pronunciamentos americanos que, no SFAS n 2 Accounting for Research and Development Costs , determinam que os gastos com pesquisa e desenvolvimento P& D sejam apropriados ao resultado como despesa, o que obriga as empresas brasileiras listadas nas bolsas americanas a evidenciar essa divergncia. No caso de uma empresa em fase pr-operacional, no existiriam dvidas em afirmar que, na ausncia de indicao de perda de substncia econmica do respectivo projeto e mantida as premissas do plano de negcios que levou a companhia aberta a inici-lo, tais despesas poderiam, ou melhor, deveriam ser ativadas.

BRASIL. Lei 6.404/76. Lei das Sociedades por Aes. Braslia, 1976. EDWARDS, Edgard O.; BELL, Philip W. The theory and measurement of business income. California: University of California, 1961. HENDRICKSEN, Eldon S.; BREDA, Michael F. V. Teoria da contabilidade. Traduo de Antonio Zoratto Sanvicente. 5. ed. So Paulo: Atlas, 1999. IASC International Accounting Standards Standards 2001. Gr-Bretanha, 2001. Committee. International Accounting

_________________________________________ IAS 22 - Business combination. Emitido em 1983 e revisado em julho de 1998. IUDCIBUS, Srgio de. Teoria da contabilidade. So Paulo: Atlas, 2004. __________________; MARTINS, Eliseu. Manual de contabilidade das sociedades por aes. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2005. LIMA, Arievaldo Alves de. Contabilidade geral. 1. ed. Rio de janeiro: Editora Rio, 2005. Tambm na verso digital na home http://www.grupoempresarial.adm.br http://www.cfc.org.br/conteudo.aspx?codMenu=6 Ofcio Circular/CVM/SNC/SEP N 01/2005. Para conhecer terminologias ligadas Contabilidade e Finanas acesse o link http://www.grupoempresarial.adm.br e, em seguida, clique em Sala de Aula Virtual e depois em Glossrio .

25/43

Unidade 4
O Passivo e sua Avaliao
Nesta unidade sero apresentados os aspectos de evidenciao do Passivo.

Aula 10
Conceito de Passivo

Os passivos resultam geralmente das transaes que permitem as entidades obterem recursos. Outros passivos podemse originar de transferncias no recprocas, a exemplo da distribuio de dividendos aos proprietrios da entidade ou das fianas dos ativos s sociedades beneficentes. Segundo o AAA - American Accounting Associaion, os interesses dos credores so reclamos contra a entidade e derivam de atividades passadas ou eventos que, usualmente, requerem, para sua satisfao, o gasto de recursos corporativos. V-se, entretanto, na literatura de MARTINS (2004), que a definio de passivo consta como sendo o resultado econmico a ser sacrificado no futuro em funo de dvida e/ou obrigaes contradas. LIMA (2005), discorre em suas pesquisas que o passivo representado por um grupo de contas que representam os valores das dvidas e obrigaes a serem pagas pela empresa a curto prazo, ou seja, em at um ano. Afirma, ainda, que existem outras contas de obrigao, tambm representando os valores das dvidas e obrigaes a serem pagas pela empresa, s que a longo prazo, ou seja, a vencer aps um ano. Observar que no Balano Patrimonial essas contas sero distribudas em dois grandes grupos, segundo a Lei das Sociedades por Aes 6404/76:
26/43

PC - Passivo Circulante. PELP - Passivo Exigvel a Longo Prazo. Nessa mesma linha, o FASB4 o define no pargrafo 35 do SFAC5 como sendo sacrifcios futuros provveis de benefcios econmicos resultantes de obrigaes presentes de uma entidade no sentido de transferir ativos ou servios para outras entidades no futuro em conseqncia de transaes e eventos passados. Antes de passar para a prxima aula, pesquise as referncias sugeridas e reflita sobre o contedo.

Acesse o link indicado e leia a composio do Balano Patrimonial onde poder ser estudada a transformao das obrigaes com terceiros e com os proprietrios. http://www.grupoempresarial.adm.br/download/uploads/Composicao%20do%20Balanco %20Patrimonial_M4_AR.pdf LIMA, Arievaldo Alves de. Contabilidade geral. Rio de Janeiro: Editora Rio, 2005. Para conhecer terminologias ligadas Contabilidade e Finanas acesse o link http://www.grupoempresarial.adm.br e, em seguida, clique em Sala de Aula Virtual e depois em Glossrio .

4 5

Accounting for Preacquisitions contingencies of Purchased Enterprises. Financial Accounting Standards Board.
27/43

Aula 11
A Avaliao do Passivo

Geralmente, o momento de reconhecimento de um passivo bem definido, j que ele decorre de um contrato, o qual especifica a data do vencimento, o valor e demais condies contratadas. Todavia, alguns contratos podem depender de acontecimentos futuros e incertos, que por sua vez levam incerteza quanto s vantagens ou prejuzos. Nestes casos, a obrigao existe embora o seu valor seja apenas estimado.

De acordo com o SFAC 5, o reconhecimento de um passivo6 ocorre quando o item: Corresponde definio de passivo; mensurvel; relevante; preciso.

Segundo Lima (2002):

Dessa forma, as principais questes relacionadas avaliao do passivo so as seguintes: O reconhecimento do passivo depende do reconhecimento da contrapartida da transao; O valor da exigibilidade deve ser determinado em funo do valor atual dos montantes a serem pagos no futuro; Passivos contingentes devem ser reconhecidos mesmo sem a certeza de sua ocorrncia, a exemplo das provises para garantia.

Observar que, segundo o Fasb, os critrios de reconhecimento de passivo so similares aos do ativo.
28/43

Finalmente, o passivo deve permanecer registrado at que ocorra a extino da dvida, o que normalmente acontece pelo pagamento da obrigao. Contudo, o pagamento no a nica forma de extino de uma obrigao, existem outras a exemplo de: Novao, Dao em pagamento, Compensao, Transao, Confuso e Remisso.

IUDCIBUS, Srgio de. Teoria da contabilidade. So Paulo: Atlas, 2004. _________________; MARTINS, Eliseu. Manual de contabilidade das sociedades por aes. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2004. LIMA, Arievaldo Alves de. Contabilidade geral. 1. ed. Rio de janeiro: Editora Rio, 2005. ____________________. (verso digital em http://www.grupoempresarial.adm.br) __________________________. Composio do passivo de uma empresa: transformando as obrigaes e/ou as origens entregues ou confiadas por terceiros aos administradores. Disponvel em: http://www.grupoempresarial.adm.br/download/uploads/Composicao%20do%20Balanco %20Patrimonial_M4_AR.pdf Para conhecer terminologias ligadas Contabilidade e Finanas acesse o link http://www.grupoempresarial.adm.br e, em seguida, clique em Sala de Aula Virtual e depois em Glossrio .

Aula 12
A Avaliao do passivo e a Resoluo 732/92 do CFC

As disposies gerais mencionadas no diploma legal das Normas Brasileiras de Contabilidade do CFC estabelecem as regras de avaliao dos componentes do patrimnio de uma entidade com continuidade prevista nas suas atividades. Faz parte

29/43

destas regras o olhar contbil para as evidenciaes descritas nos relatrios oficiais. Vamos enumerar alguns desses pressupostos: Os componentes do patrimnio so avaliados em moeda corrente nacional. Os componentes do patrimnio em moeda estrangeira so convertidos ao valor da moeda corrente nacional, taxa de cmbio da data da avaliao. As parcelas dos encargos financeiros prefixados no incorridos so registradas separadamente e demonstradas como valores redutores das contas ou do grupo de contas que lhes deram origem. Os componentes do patrimnio com clusula de atualizao monetria ps-fixada so atualizados at a data da avaliao. Valor de mercado o preo vista praticado, deduzido das despesas de realizao e da margem de lucro. As avaliaes feitas pelo valor de mercado devem ter como base transao mais recente, cotao em bolsa e outras evidncias disponveis e confiveis. Valor presente aquele que expressa o montante ajustado em funo do tempo a transcorrer entre as datas da operao e do vencimento, de crdito ou obrigao de financiamento, ou de outra transao usual da entidade, mediante deduo dos encargos financeiros respectivos, com base na taxa contratada ou na taxa mdia de encargos financeiros, praticada no mercado. Quando, concretamente, a lei dispuser diferentemente desta norma, o profissional deve observar a ordem legal, em seu trabalho.

A Resoluo 732/92 do CFC, no que se refere avaliao do Passivo, descreve os seguintes pontos relevantes para nosso estudo: As obrigaes e os encargos, conhecidos ou calculveis, so computados pelo valor atualizado at a data da avaliao. Os passivos contingentes, decorrentes de obrigaes trabalhistas, previdencirias, fiscais, contratuais, operacionais e de pleitos administrativos e judiciais, so provisionados pelo seu valor estimado. As obrigaes em moeda estrangeira so convertidas ao valor da moeda corrente nacional, taxa de cmbio da data da avaliao. As obrigaes de financiamento contradas a valor prefixado so ajustadas ao valor presente. As demais obrigaes com valor nominalmente fixado, e com prazo para pagamento, so ajustadas ao valor presente.

Lima (2005) define o passivo como "sinnimo de exigibilidades". Acrescenta, ainda, como ressalva, que:

30/43

O pesquisador, cita, tambm, que nesse grupo as obrigaes exigveis que sero liquidadas com prazo superior a um ano, devem ser classificadas no exigvel de longo prazo. O problema principal do passivo no reside em sua avaliao, mas em quando reconhec-lo e registr-lo. A natureza e o timing de reconhecimento do passivo recaem, usualmente, na natureza de itens monetrios fixos; s vezes, existe clausula de correo monetria ou variao cambial; de qualquer forma, so sempre expressos em moeda corrente na data dos balanos. Uma diferenciao poderia ser constituda pelas receitas recebidas antecipadamente, as quais nem sempre so itens monetrios. Hatfield (1927), assim definiu exigibilidades:

Esta uma viso ntida de teoria da propriedade, como podemos notar. J a teoria dos fundos poderia interpretar os passivos de forma diferente, como reservas ou restries aos ativos, derivantes de consideraes legais, eqitativas, econmicas ou gerenciais. Por outro lado, a viso da teoria da entidade outra, isto , considera as exigibilidades como reclamos contra entidade ou, mais especificamente, contra os ativos da entidade. Entretanto, a entidade continua sendo vista como organismo com vida prpria. Nem mesmo o patrimnio lquido pertence aos proprietrios, na continuidade, mas entidade. Na Unidade 4, foram lidos os textos das aulas 10 O conceito de Passivo, 11 A avaliao do Passivo e 12 A avaliao do passivo e a Resoluo 732/92 do CFC. Voc precisa, ainda, fazer uma breve incurso nas referncias sugeridas pelo professor, fichando os elementos mais relevantes, a fim de aumentar seu conhecimento.
31/43

Atividade para ser realizada no ambiente on-line: , no tpico sobre a composio dos passivos e sua Participe do Frum de Discusso avaliao legal. Lembre-se de que preciso um olhar coerente do contador sobre o uso dos grupos de obrigaes constantes dos relatrios oficiais elaborados pela Contabilidade e que sero alvo dos mltiplos usurios nas anlises para tomada de deciso.

IUDCIBUS, Srgio de. Teoria da contabilidade. So Paulo: Atlas, 2004. _________________; MARTINS, Eliseu. Manual de contabilidade das sociedades por aes. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2004. LIMA, Arievaldo Alves de. Contabilidade geral. 1. ed. Rio de janeiro: Editora Rio, 2005. (tambm na verso digital em http://www.grupoempresarial.adm.br) __________________________.Composio do passivo de uma empresa: transformando as obrigaes e/ou as origens entregues ou confiadas por terceiros aos administradores. Disponvel em: http://www.grupoempresarial.adm.br/download/uploads/Composicao%20do%20Balanco %20Patrimonial_M4_AR.pdf Para conhecer terminologias ligadas Contabilidade http://www.grupoempresarial.adm.br/glossarios.htm e Finanas acesse o link

Unidade 5
Receitas, Despesas, Perdas de Ganhos e suas Mensuraes
Nesta unidade sero apresentados os aspectos de evidenciao das contas de resultados.

32/43

Aula 13
Conceitos e mensuraes de receitas, despesas, perdas e ganhos

Ao iniciar este mdulo, estamos na verdade enriquecendo nosso estudo sobre um assunto fundamental na aplicao da Contabilidade sobre os aspectos modificativos do patrimnio liquido da entidade. De acordo com Lima (2005), em sua obra Contabilidade Geral, a representao grfica que resulta a modificao na situao liquida advm do reconhecimento contbil de uma conta de resultado. Aduz, ainda, quando se trata de uma receita, h um aumento no capital dos proprietrios, em caso anlogo quando se trata de um gasto onde haja a escriturao de custo ou despesa realizada, h uma reduo no capital dos proprietrios7. Ao abordarmos a natureza e definio de uma receita, torna-se difcil uma apreciao deste assunto, pois as definies de receita tm-se fixado, via de regra, mais nos aspectos de quando reconhec-la e em que montante do que na caracterizao de sua natureza. Assim, algumas definies usualmente encontradas de receitas se referem ao seu efeito sobre o patrimnio ou ativo lquido, e outras fazem referncias expressas entrega de bens e servios ao cliente.
7

Observar que neste estudo das contas de receitas, despesas, perdas e ganhos, para um entendimento mais completo da aula deve-se recorrer aos Princpios Fundamentais de Contabilidade, mais especificamente ao princpio da competncia ou realizao, assunto discutido na Unidade 2. Iudicibus (2004) tem a seguinte acepo:

O Comit de Conceitos Contbeis e Standards AAA, assim define8 receita: Uma definio tida como uma das melhores pelo consenso da maioria dos estudiosos e pesquisadores da teoria da Contabilidade, pois caracteriza o que essencialmente a receita e d margem a uma ampla gama de formas pelas quais pode ser reconhecida, colocando bem o fato de que o mercado dever validar o esforo desenvolvido pela empresa, atribuindo um valor de troca produo de bens e servios e quela descrita por Sprouse e Moonitz:

33/43

Vamos agora definir as despesas. De acordo com SFAC, representam sadas ou outros gastos de ativos ou, ainda, obrigaes incorridas. Acrescenta Lima (2005):

Sprouse e Moonitz (1962) citam de forma inconteste em seus trabalhos que despesas representam a diminuio de ativos lquidos como resultado da utilizao de servios econmicos na criao de receitas ou na imposio de taxa do governo. Discursar sobre a mensurao das despesas induz seguinte premissa: despesas representam sadas de caixa atuais ou esperadas provenientes das atividades principais da entidade. Elas geralmente so reconhecidas quando um ativo consumido nas operaes principais da entidade ou quando j no existe a expectativa de que o ativo produza benefcios futuros. A mensurao do consumo de ativo realizada a partir dos seguintes princpios universais de mensurao: Relao de causa e efeito, a exemplo dos custos das mercadorias vendidas. Alocao racional e sistemtica, a exemplo da depreciao de ativos fixos. Alocao racional e sistemtica, a exemplo da amortizao de intangveis. Alocao racional e sistemtica, a exemplo da apropriao de despesas de seguros. Imediato reconhecimento, a exemplo das demais despesas que so registradas quando incorridas.

Observar que a qualidade desta definio reside em sua conciso.

34/43

Segundo o SFAC, perdas so redues de ativos lquidos, originadas de transaes perifricas ou incidentais de uma entidade e de outras transaes, eventos ou circunstncias que afetam a entidade, exceto as que resultam de despesas ou distribuies para acionistas. Ao mensurar as perdas como redues de patrimnio liquido, estamos focando aquelas provenientes de transaes e eventos econmicos, exceto as que geraram despesas ou distribuio aos proprietrios. Quando se fala em ganhos, a mensurao acontece com os aumentos nas contas dos proprietrios provenientes de transaes e eventos econmicos, exceto os que geraram receitas ou investimentos dos proprietrios9. Atividade para ser realizada no ambiente on-line: , no tpico sobre conceitos e mensuraes de Participe do Frum de Discusso receitas, despesas, perdas e ganhos e suas conseqncias no resultado da empresa.

Para aprofundar seu conhecimento, consulte: IUDCIBUS , Srgio de. Teoria da contabilidade. So Paulo: Atlas, 2004. _________________; MARTINS, Eliseu. Manual de contabilidade das sociedades por aes. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2004. LIMA, Arievaldo Alves de. Contabilidade geral. 1. ed. Rio de janeiro: Editora Rio, 2005 (Tambm na verso digital no site http://www.grupoempresarial.adm.br) SPROUSE, Robert T.; MOONITZ, Maurice. A tentative set of broad accounting principies for business enterprises . New York: AICPA, 1962.

Observar que ambas resultam de atividades perifricas da entidade, a exemplo da venda de veculos e mquinas usadas, ou de eventos econmicos no controlados pela administrao, a exemplo de ganhos com valores mobilirios, ou ainda de transaes no recprocas, a exemplo de furtos e decises judiciais.
35/43

Unidade 6
Aspectos sobre Escriturao Contbil
Nesta unidade voc conhecer como registrados nos livros legais da entidade. os fatos administrativos so

Aula 14
As principais teorias da escola Europia

O movimento gnosiolgico ostentado nos quatro ltimos sculos pela contabilidade sempre emitiu um carter comum concernente essncia do seu objeto: o patrimnio das clulas sociais. A policromia de contedo cultural produzida pelas diversas doutrinas apresentaria pouca benesse na ostentao da essncia contbil, quando se coteja todo este mosaico com a proposta emitida pelo patrimonialismo de Vincenzo Masi. Em verdade, o patrimonialismo foi a doutrina responsvel por enaltecer a contabilidade, defendendo o seu mtodo, objeto, partes, finalidade e tarefas. Aquilo que Aristteles (384-322) seria para a filosofia, Einstein (1879-1955) para a fsica e Comte (17981857) para a sociologia, Masi seria para a contabilidade, devido ao seu vigor intelectual que produziu um efeito prolfico. O neopatrimonialismo contbil , portanto, este efeito prolfico criado por Antonio Lopes de S, para aperfeioar as idias patrimonialistas e garantir o futuro da contabilidade na filosofia do conhecimento10. O estudo das principais teorias das contas na escola Europia, segundo Lima (2003), deve abordar inicialmente a Teoria Personalista, onde as contas representam pessoas que se relacionam com a entidade em termos de dbito e crdito. Como exemplo vejamos o caso de uma empresa que teve seu capital subscrito e integralizado pelos scios. No momento de integralizao, a pessoa capital, representando os scios, concedeu um crdito entidade. Esta por sua vez entregou os recursos recebidos pessoa caixa. Desta forma, a pessoa capital ficou credora enquanto a pessoa caixa ficou devedora da entidade. Esta escola classifica as contas em:

36/43

10

O autor alerta que, por este motivo, o neopatrimonialismo representa realmente o ponto central de um progresso de nossa gnose, constituindo-se a verdadeira evoluo masiana. As contas dos proprietrios compreendem todas as rubricas do patrimnio lquido e suas variaes como as receitas e despesas. As contas dos agentes consignatrios compreendem as rubricas representativas de bens corpreos. As contas dos agentes correspondentes compreendem aquelas rubricas que representam direitos ou obrigaes. Para a escola da Teoria Materialista, todavia, a relao entre as contas e a entidade uma relao material e no pessoal. De sorte que a conta s deve existir enquanto existir tambm o elemento material por ela representado. Por isso as contas so classificadas em dois grupos, a saber: Contas Integrais, conceituadas como aquelas representativas de bens, direitos e obrigaes. Contas Diferenciais so as que integram o patrimnio lquido, alm das receitas e despesas.

Segundo a teoria patrimonialista a contabilidade tem como finalidade controlar o patrimnio e apurar o resultado das entidades. Portanto, esta escola classifica as contas em: Contas Patrimoniais so aquelas que representam o ativo e o passivo da entidade. Desta forma so contas patrimoniais aquelas que indicam a existncia de bens, direitos, obrigaes e o patrimnio lquido da entidade, formado pelo capital social, as reservas e os lucros ou prejuzos acumulados. Contas de Resultados compreendem as receitas e as despesas do perodo, que devem ser encerradas no final do exerccio para que se apure o seu resultado. Este resultado, lucro ou prejuzo, ser incorporado ao patrimnio atravs da conta de Lucros ou Prejuzos Acumulados11.

Segundo Lima (2005), as contas conceituam-se como representaes grficas dos dbitos e crditos ocasionados pelos registros no patrimnio da entidade. Podemos entender, tambm, como o ttulo que identifica um componente do patrimnio da empresa ou, ainda, como um termo tcnico utilizado pela contabilidade para registrar as ocorrncias que envolvem o patrimnio, as receitas e as despesas. Adiante, em suas obras Contabilidade Bsica (na verso DVD) e Contabilidade Geral (na verso livro, coleo resumido), Lima descreve a funo, o funcionamento e o seu planejamento, citando com bastante nfase os elementos vinculados s contas:
11

Ttulo: o nome que identifica a sua representao e alocao no patrimnio; Dbito: Representa a forma de entrada dos dados no patrimnio por meio das contas; Crdito: Representa a forma de sada dos dados no patrimnio por meio das contas; Histrico: Significa a narrativa do fato que a contabilidade est informando;

Observar com cuidado esta conceituao, visto que a conta surgida da apurao de resultados entre as receitas, despesas, custos e perdas realizadas uma conta patrimonial. Na prtica, verifica-se que o patrimnio lquido composto de trs nicas
37/43

contas patrimoniais, citamos o Capital Social, as Reservas e os Resultados. Para mais informaes, consulte o texto Mtodo das Partidas Dobradas disponvel em http://www.grupoempresarial.adm.br/download/uploads/Metodo%20das%20partidas%2 0dobradas%20-%20evidenciacoes_M4_AR.pdf Saldo ou valor: Representa o aspecto quantitativo que foi registrado. O saldo ser devedor quando a soma dos dbitos registrados numa conta for maior que os crditos. Lima (2005) contextualizou de forma bastante abrangente nos seus papis de trabalho publicados, a respeito da classificao das contas, quanto ao entendimento na citao e planejamento: as contas podem ser ainda classificadas como Redutoras, quando ficam do lado oposto de sua natureza, ou seja, uma conta credora aparecer no ativo ou uma conta devedora aparecer no passivo. So utilizadas a partir das convenes contbeis, com a finalidade de melhorar a apresentao do grupo da mesma famlia, com valor mais real para sua anlise. Ver Plano de Contas na verso digital de seu livro Contabilidade Geral ou nos links disponibilizados no Saiba Mais sobre Ativo, Passivo, Despesas e Receitas. Lima (2005) complementa o entendimento dos alunos nas aulas presenciais e/ou quando da pesquisa nos trabalhos acadmicos quanto classificao das contas segundo as escolas ou teorias apresentadas, chamando a ateno principalmente para a Conta Capital, chamada de: Conta dos Proprietrios, segundo a teoria personalista; Conta Diferencial, segundo a teoria materialista; Conta Patrimonial, de acordo com a teoria patrimonialista.

Para aprofundar seu conhecimento, consulte: ARISTTELES. Tpicos; Dos argumentos sofsticos. Seleo de textos de Jos Amrico Motta Pessanha; tradues de Leonel Vallandro e Gerd Bornheim da verso em ingls de W. A. Pickard - Coleo: Os pensadores. So Paulo: Abril Cultural, 1978. IUDCIBUS , Srgio de. Teoria da contabilidade. 5. ed. So Paulo: Atlas, 1999. LIMA, Arievaldo Alves de. Contabilidade geral. 1. ed. Rio de janeiro: Editora Rio, 2005. (Tambm na verso digital no site http://www.grupoempresarial.adm.br) MASI, Vincenzo. Os fenmenos patrimoniais como objeto da contabilidade. Revista Paulista de Contabilidade. So Paulo: SCSP, n. 423, 1968. NETTO, Antonio Delfim. Estudos avanados. Disponvel em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010340142001000300027&script=sci_arttext&tlng=pt S, Antonio Lopes de. Histria geral e das doutrinas da contabilidade. So Paulo: Atlas, 1997. __________________. Princpios fundamentais de contabilidade. So Paulo: Atlas, 2000.
38/43

__________________. Bases das escolas europia e norte-americana, perante a cultura contbil e a proposta neopatrimonialista. Revista de Contabilidade do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, n. 111, fev. 2003, p. 29-39. __________________. www.lopesdesa.com.br Clula social e contabilidade. Disponvel em

http://www.grupoempresarial.adm.br/docs/plano%20de%20contas%20ADM.pdf http://www.grupoempresarial.adm.br/download/uploads/Plano%20de%20Contas%20Ati vo_M9_PC.pdf http://www.grupoempresarial.adm.br/download/uploads/Plano%20de%20Contas%20Pas sivo_M9_PC.pdf http://www.grupoempresarial.adm.br/download/uploads/Plano%20de%20Contas%20De spesas_M9_PC.pdf http://www.grupoempresarial.adm.br/download/uploads/Plano%20de%20Contas%20Rec eitas_M9_PC.pdf

Aula 15
O pragmatismo da Escola Norte-Americana

A Amrica do Norte est na liderana mundial da evoluo histrica da Contabilidade desde o incio do sculo XX, aproximadamente 1920, quando se iniciou a predominncia norte-americana, tambm auxiliada pelo poderio econmico e poltico, influenciado pela ao das subsidirias que se estabeleceram em vrios pases, inclusive na Europa. Ressalte-se, contudo, que ao poderio poltico e econmico foram juntadas grandes doses de esforo. Nomes como Hatfield, Littleton, Paton, Sprouse, Moonitz, Anthony, Horngren e outros merecem, hoje, estar no mesmo nvel, em termos de contribuio disciplina, dos de Cerboni, Marchi, Besta, Masi e outros estudiosos da Escola Italiana, alm, claro, de ilustres autores brasileiros que citados ao longo deste trabalho foram enriquecedores do cabedal de conhecimentos dos praticantes da Contabilidade em toda sua plenitude12. indiscutvel que o surgimento das gigantescas corporations foi o marco do pragmatismo americano, mas um outro acontecimento aliado ao nascedouro dessas entidades foi o formidvel desenvolvimento do mercado de capitais, cujo resultado econmico e

39/43

financeiro constituiu em campo frtil para o avano das teorias e prticas contbeis norte-americanas.
12

No fundo, a predominncia desta ou daquela escola, nesta ou naquela poca, nada mais do que a conseqncia natural do grau de integrao entre as teorias esposadas e as prticas empresariais, as instituies econmicas e sociais. Diferenas quanto abordagem da Contabilidade e preferncias pessoais no devem deslustrar uma anlise imparcial da contribuio dada por autores de todos os pases nossa disciplina. A grande conseqncia dessa evoluo da Contabilidade nos Estados Unidos apia-se, portanto, em um slido embasamento, o grande avano e o refinamento das instituies econmicas e sociais. A criao do rgo American Institute of Certified Public Accountants - AICPA no ano de 1930, quando se tornou mais ativo, tem uma importncia decisiva no desenvolvimento da contabilidade e dos princpios contbeis. O desenvolvimento da teoria e prtica contbil americana est baseado no trabalho de equipe. A premissa muitas vezes levianamente abraada por alguns autores brasileiros a de que as obras de autores norte-americanos so fracas do ponto de vista terico. Vejamos dois pressupostos dos mais relevantes apontados como defeitos por alguns professores pesquisadores no Brasil: Pouca importncia atribuda sistematizao dos planos de contas13, pelo menos nos livros-texto; Apresentao dos tpicos dos livros de forma no ordenada, dificultando distinguir, s vezes, os de maior importncia.

As firmas de auditoria de origem anglo-americana foram a mais antiga influncia no sentido da americanizao do entendimento das normas e dos procedimentos de contabilidade, mas como ponto negativo percebia-se que poucas empresas brasileiras possuam manual de procedimento de auditoria, dificultando um melhor trabalho de equipe por parte dos brasileiros. A influncia americana culminou, a partir da revoluo brasileira de 1964, com uma modificao substancial no ensino de Contabilidade no Brasil, quando trouxe pela primeira vez o mtodo didtico norte-americano para nossas academias. A Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade da USP foi a escola pioneira, com surgimento do livro de Contabilidade Introdutria em 1971, servindo de paradigma ainda nos dias atuais14. Como foi discutido em todo o curso, percebe-se que a Contabilidade no se resume apenas em arte ou cincia, mas tem todo seu arcabouo no conjunto sistematizado de conhecimentos ordenados que visam o controle do patrimnio de uma entidade, registrando os fatos administrativos nos livros legais e gerando os relatrios para anlise econmico-financeira dos administradores e tomada de deciso dos mltiplos usurios15.
13

Conceito mais amplo poder ser lido na obra de Lima (2005): um conjunto de contas, diretrizes e normas que disciplinam as tarefas do setor de Contabilidade, objetivando a uniformizao dos registros. Exemplo de modelo prtico, aplicado nas grandes organizaes, de acordo com a legislao do Imposto de Renda e da Lei 6.404/76, pode ser visto no site do autor: http://www.grupoempresarial.adm.br/contab_geral/prof_lima.htm
40/43

14

Nos dias de hoje, sculo XXI, nas faculdades italianas situadas no norte do pas, muitos dos textos sobre contabilidade apresentam forte influncia norte-americana; alm disso, as principais empresas contratam na base da experincia contbil de inspirao norteamericana. 15 Lima (2005), conceituao extrada da dissertao do Programa de Mestrado, intitulada A Contabilidade como Fonte de Informaes da Administrao dos Negcios da Empresa Fundamentos Conceituais dos Relatrios Contbeis, defendida em 1998, na Universidade Estcio de S. notrio que a humanidade passou por diversas mudanas ao longo dos tempos, tanto na forma de relacionamento com o prximo quanto na maneira como guardava e registrava seus bens, direitos e obrigaes. A denominao da globalizao tem fundamental importncia na revoluo ocorrida com a informao contbil e nos seus diversos sistemas de controle e administrao. Os estudiosos conhecem a histria do marco da Revoluo Industrial16 no sculo XVIII, quando a Contabilidade precisou ser segregada em financeira, custos e gerencial, cada uma com seu objetivo especfico e todas simultaneamente focadas holisticamente no patrimnio da empresa17. Como cincia, ela surgiu na Inglaterra, no sculo XVIII, durante a Revoluo Industrial, quando houve um desmembramento da contabilidade geral em contabilidade de custos, financeira e gerencial. De l para c, o enfoque contbil ganhou notoriedade. O custo passou a ser enfocado como valor ideal dos gastos para fabricar o produto atravs das suas vrias interfaces com a produo, como custo fixo, custo varivel, padro de oportunidade etc. No Brasil, a Contabilidade chegou ao ps-guerra, em 1945, importada dos Estados Unidos e estudada pioneiramente na Fundao lvares Penteado e na Universidade de So Paulo, primeiras escolas de graduao de Contabilidade. At hoje, no entanto, a Contabilidade brasileira ainda no conseguiu atingir o patamar da Contabilidade da Amrica do Norte, Alemanha e Itlia, no que se refere excelncia contbil. Isso se v claramente na emisso dos demonstrativos financeiros e na leitura dos bens, direitos e obrigaes circulantes e no circulantes. No seu primeiro livro de contabilidade geral, Lima (2005)18, como mais conhecido, procurou narrar esta cincia no padro americano, procurando padronizar os princpios fundamentais da Contabilidade - uma vez que as normas brasileiras so diferentes das de pases como EUA e Alemanha - e com a legislao fiscal inadequada e injusta para as pessoas jurdicas. Aqui fica um desafio para voc, aluno de Cincias Contbeis, neste final de estudo colaborativo da disciplina Teoria da Contabilidade: em verdade, s se cria focos de metodologia realmente cientfica se houver muito trabalho e pesquisa. Todos ns temos os pr-requisitos para transformar a profisso em algo deveras importante. preciso, inicialmente, organizar talentos e recursos. Seja qual for o seu sonho, comece. Ousadia tem genialidade, poder e magia. No pare de estudar, pesquise sempre, discuta e divulgue suas idias, faa a diferena!
16

At ento conhecida como era mercantilista, tendo em vista no haver uma cincia que buscasse o entendimento da formao dos gastos para produzir diferentemente dos gastos para comercializar.

41/43

17

No mundo moderno, cada vez mais concorrido e corrido, a Contabilidade uma das ferramentas mais importantes para se alcanar o sucesso empresarial. 18 O autor espera que o aluno se interesse por entender, ou ver, uma boa contabilidade, utilizando as normas profissionais com qualidade e sem vcios. Que exera a capacidade de pensar e pesquisar, a fim de desenvolver a excelncia no trabalho e tambm, porque no, na vida pessoal.

IUDCIBUS , Srgio de. Teoria da contabilidade. 5. ed. So Paulo: Atlas, 1999. LIMA, Arievaldo Alves de. Contabilidade geral. 1. ed. Rio de janeiro: Editora Rio, 2005. ____________________. Textos resumidos de contabilidade. http://www.grupoempresarial.adm.br ____________________. A contabilidade como fonte de informaes da administrao da empresa. Dissertao de Mestrado, Universidade Estcio de S, 1998. MASI, Vincenzo. Os fenmenos patrimoniais como objeto da contabilidade. Revista Paulista de Contabilidade. So Paulo: SCSP, n. 423, 1968. S, Antonio Lopes de. Histria geral e das doutrinas da contabilidade. So Paulo: Atlas, 1997. __________________. Princpios fundamentais de contabilidade. So Paulo: Atlas, 2000. __________________. Bases das escolas europia e norte-americana, perante a cultura contbil e a proposta neopatrimonialista. Revista de Contabilidade do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, n. 111, fev. 2003, p. 29-39. __________________. www.lopesdesa.com.br Clula social e contabilidade. Disponvel em

SPROUSE, Robert T.; MOONITZ, Maurice. A tentative set of broad accounting principies for business enterprises . New York: AICPA, 1962.

42/43

Consideraes Finais
Parabns! Voc terminou sua disciplina on-line. Aprender no mundo virtual gratificante! Em primeiro lugar, seria muito importante voc lembrar da caminhada realizada! E, quem sabe, voc no se entretenha com aquele contedo mais apreciado ou descubra questes novas que fugiram sua percepo? Para finalizar, responda ao questionrio de avaliao da disciplina e sua auto-avaliao. Lembre-se de que suas respostas so muito importantes para todos ns professores que realizam a tutoria, professores que estruturaram a disciplina, profissionais responsveis pelo layout e acessibilidade da mesma. Somente com sua opinio sincera, poderemos melhorar cada vez mais nosso atendimento queles que so nossa meta mais importante no ato de educar os alunos! Perceba que, ao avaliar esta disciplina, voc est colaborando com um processo que cada vez mais necessrio e inevitvel em nossa sociedade a incluso digital. Desde j, agradecemos sua participao. IMPORTANTSSIMO: Muito obrigado pela sua companhia! Com certeza, todos ns crescemos um pouco mais ao longo do estudo desta disciplina: crescemos como estudantes, crescemos como professores; mas, principalmente, crescemos como pessoas! E isso muito bom, no ?

43/43

Anda mungkin juga menyukai