Anda di halaman 1dari 11

De acordo com o comando a que cada um dos itens de 1 a 120 se refira, marque, na folha de respostas, para cada item:

o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Para as devidas marcaes, use a folha de rascunho e, posteriormente, a folha de respostas, que o nico documento vlido para a correo das suas provas. Nos itens que avaliam Noes de Informtica, a menos que seja explicitamente informado o contrrio, considere que todos os programas mencionados esto em configurao-padro, em portugus, que o mouse est configurado para pessoas destras e que expresses como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o boto esquerdo do mouse. Considere tambm que no h restries de proteo, de funcionamento e de uso em relao aos programas, arquivos, diretrios e equipamentos mencionados.

CONHECIMENTOS BSICOS
1

10

13

16

No se pode negar que o advento dos regimes liberais em 1989-90, em todos os grandes Estados da Amrica do Sul, criou uma iluso de modernidade. Por que iluso de modernidade? Porque o Brasil e seus vizinhos provocaram, com as novas orientaes da conduo poltica, dois efeitos perversos. Primeiro, a modernidade no agregou ao mundo do bem-estar a populao pobre; ao contrrio, em pases que no conheciam graves desigualdades, como a Argentina e o Uruguai, a desigualdade floresceu, aproximando-os de Brasil e Venezuela. Segundo, porque a modernidade, ao invs de aumentar a riqueza bruta dessas naes, induziu enormes transferncias para fora com o movimento de capitais externos que sugavam a renda regional. A partir de 1995, a iluso comeou a desfazer-se e a dura vida real transformou sonhos em pesadelos.
Amado L. Cervo. Sob o domnio do pensamento nico. In: UnB Revista, ano III, n. 7 (com adaptaes).

10

13

16

Na verdade, a integrao da economia mundial apontada pelas naes ricas e seus prepostos como alternativa nica vem produzindo, de um lado, a globalizao da pobreza e, de outro, uma acumulao de capitais jamais vista na histria, o que permite aos grandes grupos empresariais e financeiros atuar em escala mundial, maximizando oportunidades e lucros. O discurso pretende impor essa idia como caminho nico para o desenvolvimento das naes, sejam elas ricas ou pobres. Na prtica hoje mais do que ontem , o mercado uma via de mo nica: livre para os pases ricos e pleno de barreiras e restries s naes emergentes. Os nmeros comprovam isso. Segundo estimativas da Associao Brasileira de Comrcio Exterior, as barreiras impostas aos produtos brasileiros reduziram nossas exportaes em cerca de US$ 20 bilhes nos ltimos quatro anos.
A farsa neoliberal: o Brasil perde duas dcadas no pesadelo da globalizao. InfoAndes, maio/2000 (com adaptaes).

Com base no texto acima, julgue os itens subseqentes. A argumentao do texto mostra que podem no ser apenas as naes ricas que apontam a integrao da economia mundial ( R .1) como alternativa nica para o desenvolvimento de naes. Provoca-se incoerncia textual e perde-se a noo de continuidade da ao ao se substituir a expresso verbal vem produzindo (R.3) por tem produzido.

Julgue os itens que se seguem, a respeito do texto acima.


O emprego do pronome se, nas linhas 1 e 16, marca a formalidade da linguagem utilizada e indica, nas duas ocorrncias, que o sujeito da orao indeterminado, impessoal. Preservam-se a coerncia textual e a correo gramatical com a substituio do termo o advento (R.1), por as vindas ou por as chegadas. Subentende-se pela argumentao do texto que os vizinhos (R.5) so pases sul-americanos. A organizao dos argumentos no texto mostra que os dois efeitos perversos (R.6) so desenvolvidos nos pargrafos seguintes e que o pargrafo conclusivo retoma a idia de iluso de modernidade (R.3). Na linha 8, a preposio em de uso opcional, motivo por que a sua retirada no prejudica a coerncia e a correo gramatical do texto. A flexo de plural no pronome tono em aproximando-os (R.10) justifica-se pelo plural em pases (R.8). No perodo em que ocorre, o conectivo ao invs de (R.12) estabelece relaes semnticas de concesso e de restrio, e pode ser substitudo por apesar de, sem prejuzo para a coerncia e a correo gramatical do texto.


 

Duas maneiras de marcar a oposio de idias no texto so expressas por de um lado (R.3) e de outro (R.4); e por O discurso (R.8) e Na prtica (R.10). Provoca-se erro gramatical com a substituio do trecho histria, o que permite (R.5) por histria; isso permite. A substituio dos travesses que isolam a expresso hoje mais do que ontem (R.10) por parnteses mantm a coerncia textual e o respeito s regras de pontuao da norma culta. O termo que sucede o sinal de dois-pontos na linha 11 tem a funo de introduzir uma enumerao de elementos caracterizadores de mercado (R.10), que justificam porque este considerado via de mo nica (R.11). Na linha 15, a forma verbal reduziram, responsvel pelo emprego da preposio em, admite, alternativamente, o emprego da preposio a, sem que as relaes semnticas e a coerncia do texto sejam alteradas.

 

UnB / CESPE MJ / DGP / DPF / Concurso Pblico Aplicao: 20/6/2004 Cargo 8: Engenheiro Civil

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

H trs situaes inditas na presente conjuntura mundial. Primeiro, os Estados Unidos da Amrica nunca travaram uma guerra no seu territrio, nunca foram alvo de

ataques, se levarmos em conta que o Hava um territrio extracontinental e com poucas caractersticas norteamericanas. O corao do pas foi atingido. O segundo fato

indito a guerra contra o terror. Na verdade no h uma guerra no sentido substantivo da palavra. Ela adjetiva, quer dizer, est acontecendo: h um longo conflito, no uma longa

10

guerra. Terceiro, indita a conduo do conflito. Do final de setembro aos primeiros dias de outubro, ficou muito claro que estamos assistindo a algo absolutamente novo e

13

fantstico: o surgimento de uma entidade governante anglosax. No mais o governo norte-americano que faz a guerra: so os governos britnico e norte-americano.
Francisco Carlos T. da Silva. O mundo mudou? Cincia Hoje, nov./2003 (com adaptaes).

Considerando a figura acima, que contm uma janela do Word 2002 com um documento em processo de edio, julgue os itens a seguir.


Considerando que exista uma impressora devidamente configurada e conectada ao computador no qual o Word 2002 est sendo executado, para imprimir apenas o texto mostrado do documento, suficiente selecionar o referido texto e, em seguida, clicar o boto .

Com relao ao texto acima, julgue os seguintes itens.




Subentende-se da argumentao do texto que o Hava j foi alvo de ataques.

A palavra guerra (R.7) est associada a um sentido substantivo de longo conflito (R.9) e a um sentido adjetivo, que deixa subentender um curto conflito.



Caso se deseje associar uma tecla de atalho a uma expresso, ou smbolo, usada com freqncia, possvel faz-lo por meio de funcionalidades disponveis na janela Personalizar, acessada no menu
.

A flexo de singular na forma verbal ficou (R.11) exigncia das regras de concordncia com final (R.10).



Sabendo que o computador no qual o Word 2002 est sendo executado est conectado em uma intranet, caso se deseje acessar pastas contendo documentos no formato .doc compartilhadas em outros computadores dessa rede, possvel faz-lo por meio da janela disponibilizada ao se clicar o boto .

O referente do pronome algo (R.12) vem explicitado no trecho o surgimento de uma entidade governante anglosax (R.13-14).

Preservam-se as relaes semnticas do texto e sua correo gramatical ao se substituir o sinal de dois-pontos na linha 13 por vrgula seguida do termo que .



Considere o seguinte procedimento: clicar a opo Cabealho


e rodap no menu

; clicar a opo Data e hora no menu

; na janela decorrente dessa ao, selecionar um dos formatos de data e hora disponveis; clicar OK; fechar a opo Cabealho e rodap. Aps a realizao desse procedimento, a data e a hora aparecero no cabealho do documento, no estilo escolhido.

Textualmente, o advrbio mais (R.14) est empregado com o valor de ainda, pelo qual poderia ser substitudo, sem que houvesse alterao do sentido e da correo do texto.

UnB / CESPE MJ / DGP / DPF / Concurso Pblico Aplicao: 20/6/2004 Cargo 8: Engenheiro Civil

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Com relao a computadores do tipo PC, julgue os itens a seguir.




Tipicamente, a quantidade de memria RAM instalada nesse tipo de computador varia entre 40 gigabytes e 80 gigabytes.

A porta USB permite a comunicao serial entre o computador e diversos tipos de perifricos.

A figura acima mostra parte da rea de trabalho do Windows XP, na qual observa-se uma janela do Excel 2002, que contm uma planilha em edio. Com relao a essa figura, ao Windows XP e ao Excel 2002, julgue os itens seguintes.


Com o intuito de obter informaes acerca de drogas apreendidas pelo Departamento de Polcia Federal (DPF) nos ltimos anos no Brasil, um policial federal acessou o stio do DPF

Para se abrir uma janela do Windows Explorer, suficiente

clicar o cone clicando-se o cone




. O mesmo resultado pode ser obtido na barra de tarefas. , ser exibido um menu

http://www.dpf.gov.br e, aps algumas operaes nesse stio, obteve a pgina web mostrada na janela do Internet Explorer 6 (IE6) ilustrada acima. Sabendo que a pesquisa na Internet descrita foi realizada a partir de um computador do tipo PC, julgue os

Ao se clicar o boto

itens seguintes, tendo como referncia a figura ilustrada.




com diversas opes, entre as quais a que permite abrir a janela Meu computador. Por meio dessa janela, possvel a efetivao de diversas tarefas, entre elas, a formatao de disquetes de 3".


Na guia Segurana da janela Opes da Internet, acessvel por meio de menu , possvel que o policial

configure o IE6 para operar no modo IP secreto. Nesse modo de operao, nenhuma informao acerca do IP do computador do policial estar disponvel para os stios cujas pginas so visitadas durante uma sesso de uso do IE6.


Ao final da seguinte seqncia de aes, aparecero nas clulas E6 e F4, respectivamente, os nmeros 190 e 180: clicar a clula E6; digitar =B$6+$C6 e, em seguida, teclar

; clicar novamente a clula E6; clicar


clula F4; clicar


Como a pgina web mostrada contm elementos notextuais, correto concluir que a referida pgina no foi desenvolvida em HTML, mas sim em XML, tecnologia que permite que informaes na forma de grficos e figuras possam ser inseridas em pginas web.

; clicar a

Para se calcular a mdia aritmtica dos contedos das clulas


B3, C3

e D3 e pr o resultado na clula E5, suficiente




realizar a seguinte seqncia de aes: clicar a clula E5; digitar =B3+C3+D3/3 e, em seguida, teclar

Caso o boto

seja clicado, ser ativado o software

antivrus de computador previamente configurado no IE6.

UnB / CESPE MJ / DGP / DPF / Concurso Pblico Aplicao: 20/6/2004 Cargo 8: Engenheiro Civil

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

O presidente Luiz Incio Lula da Silva fez uma visita oficial de cinco dias China. A comitiva presidencial incluiu ministros, governadores, congressistas, dirigentes de estatais e mais de 400 empresrios. Em pronunciamento nao, por cadeia de rdio e televiso, o presidente destacou a relevncia que atribui misso para o pas e para seu governo. Alm de reunio de trabalho com o presidente Hu Jintao, quando foram assinados vrios acordos bilaterais em Pequim, Lula cumpriu agenda bastante densa, que inclui encerramento do seminrio Brasil-China: comrcio e investimentos. Perspectivas para o sculo XXI, palestras e inauguraes. Em Xangai, o presidente participou da Conferncia do Banco Mundial sobre Combate Considerando a janela do Outlook Express 6 ilustrada na figura acima, julgue os itens que se seguem. Pobreza, teve encontro com o primeiro ministro Wen Jiabao e encerrou o seminrio Brasil-China: uma parceria de sucesso.
Lytton Leite Guimares. China e Brasil. To bom assim? In:



Ao se clicar o boto

e, em seguida, o boto

Jornal da Comunidade, 29/5 a 4/6/2004, p. A3 (com adaptaes).

ser dado incio a um processo de envio da mensagem de correio eletrnico que est sendo editada com o indicativo de mensagem de alta prioridade. Com esse indicativo, quando a mensagem for recebida pelos contatos associados a contato1@provedor1.gov.br e a contato2@provedor2.org, eles tero a indicao de que a mensagem considerada pelo remetente como de alta prioridade para ser lida. Esse modo de envio no altera necessariamente a velocidade de transmisso da mensagem, nem parmetros relacionados segurana.
  

Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando aspectos relevantes do cenrio mundial contemporneo e da poltica externa atualmente empreendida pelo Brasil, julgue os itens subseqentes. A visita do presidente Lula China inscreve-se em um quadro mais amplo da diplomacia econmica brasileira, assinalado pela busca de parcerias com pases emergentes e(ou) de estgio de desenvolvimento semelhante ao do Brasil. H quem afirme que uma aproximao entre Brasil, Rssia, ndia e China possibilidade concreta para um futuro

Quando a mensagem de correio eletrnico for enviada aos seus destinatrios, apenas aquele associado a contato3@provedor3.net receber, alm da mensagem, um arquivo anexado no formato bmp. Os destinatrios associados a contato1@provedor1.gov.br e a


prximo e corresponderia ao fortalecimento desses pases ante as economias mais poderosas do planeta, como os Estados Unidos da Amrica (EUA) e a Unio Europia. Normalmente, a assinatura de contratos e aes voltadas para o incremento das relaes comerciais no fazem parte da agenda de chefes de Estado e de governo em suas misses

contato2@provedor2.org, quando receberem a mensagem, no podero identificar que a mesma foi tambm enviada ao destinatrio associado contato3@provedor3.net.

internacionais, sendo essas ocasies propcias, quase que exclusivamente, ao debate dos grandes temas polticos mundiais.

UnB / CESPE MJ / DGP / DPF / Concurso Pblico Aplicao: 20/6/2004 Cargo 8: Engenheiro Civil

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Aparentemente vitoriosa, a viagem de Lula China no rendeu o dividendo poltico mais esperado pelo Palcio do Planalto, ou seja, o apoio de Pequim pretenso brasileira de ter assento permanente no Conselho de Segurana das Naes Unidas.

Em seis meses, a Arbia Saudita sofreu quatro atentados terroristas. Todos parecem visar o mesmo fim. O mais recente atingiu um condomnio de luxo de funcionrios de empresas ocidentais. O saldo: 29 mortos de vrias nacionalidades, mais de 25 feridos e pnico generalizado. Foi o segundo assalto contra uma base petrolfera do pas em menos de um ms. O governo de Riad tem revelado fraqueza para lidar com o terror. Tornou-se,

Ao proceder simultaneamente abertura poltica e econmica, praticamente afastando a hegemonia do Partido

por isso, alvo fcil das agresses da rede Al-Qaeda e seguidores.


Correio Braziliense, 1./6/2004, p. 16 (com adaptaes).

Comunista na conduo do Estado e propiciando iniciativa privada a direo da economia, a China transformou-se radicalmente e ostenta, hoje, uma das mais altas taxas mundiais de crescimento econmico.


Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando o tema por ele abordado, julgue os itens a seguir.


Os sucessivos ataques terroristas Arbia Saudita parecem ter objetivo bem definido, qual seja, o de enfraquecer o Estado que bero do Islamismo e maior produtor mundial

Primeiro governante brasileiro a visitar a China, Lula conseguiu feito indito na histria das relaes entre os dois pases: a assinatura de convnio para a cooperao na rea espacial, algo impensvel at agora.


de petrleo, ainda hoje matria-prima essencial para a economia contempornea. A Al-Qaeda, que assumiu os atentados contra a Arbia Saudita, a organizao terrorista comandada por Osama bin Laden que, provavelmente por estratgia, no atua fora



Produtos agrcolas, como a soja, e siderrgicos esto entre as prioridades de importao chinesa junto ao Brasil.

dos limites geogrficos do Oriente Mdio, talvez para enfraquecer os governos rabes aliados do Ocidente.




O tamanho da comitiva brasileira, especialmente no que tange quantidade de empresrios, demonstra haver uma preocupao por parte do pas de se inserir na atual economia mundial globalizada de forma competitiva, ampliando mercados e o volume de suas transaes.


Alm de ter apoiado a invaso do Iraque, a Arbia Saudita fiel aliada dos EUA no Oriente Mdio ofereceu seu territrio para servir de base norte-americana quando do ataque ao pas de Saddam Hussein. A instabilidade no Oriente Mdio, aliada a outros fatores, como o aumento da demanda, exerce importante papel para a especulao em torno do preo do barril de petrleo nos mercados mundiais, fato que acontece com relativa



O combate pobreza, que o texto menciona, constitui tema prioritrio na atual agenda governamental brasileira, tanto interna quanto externamente. Assim, ele se mostra recorrente nas reunies de cpula das quais participa o presidente Lula.

freqncia e que se repete, uma vez mais, nos ltimos meses do primeiro semestre de 2004.




A escolha da sede da conferncia promovida pelo Banco Mundial para tratar do combate pobreza no poderia ser mais simblica: Xangai , ao lado de Hong Kong, a rea mais miservel da China, onde a economia de mercado encontra mais dificuldade para se instalar.

A ao terrorista no Oriente Mdio torna-se ainda mais incompreensvel quando se sabe que a poltica

norte-americana do presidente George W. Bush para a regio amenizou o drama palestino-israelense e se manifesta aberta a toda e qualquer negociao de paz para essa parte tradicionalmente explosiva do mundo.

UnB / CESPE MJ / DGP / DPF / Concurso Pblico Aplicao: 20/6/2004 Cargo 8: Engenheiro Civil

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
O dimensionamento e a execuo de uma estrutura de concreto devem atender a requisitos que garantam a sua segurana e durabilidade. Com relao a esse tema, julgue os itens subseqentes.


Julgue os itens que se seguem, relativos anlise estrutural de peas feitas de materiais homogneos submetidas aos carregamentos indicados.


No que se refere qualidade do concreto de cobrimento de armaduras, na falta de ensaios comprobatrios de desempenho da durabilidade da estrutura frente ao tipo e ao nvel de agressividade previsto em projeto, a relao gua/cimento a ser utilizada na confeco do concreto diminui com o aumento da classe de agressividade. Na falta de dados mais confiveis, estima-se o valor do mdulo de deformao tangente inicial cordal a 30% da resistncia compresso do concreto na idade de 28 dias em funo da sua resistncia caracterstica compresso. O coeficiente de fluncia e a deformao especfica de retrao de concretos plsticos e de cimento portland comum s dependem da umidade ambiente. O ao utilizado para armadura passiva de estruturas de concreto armado deve ser classificado por norma com valor caracterstico da resistncia de escoamento nas categorias CA-25, CA-50 e CA-60. Para efeito de projeto de estruturas de concreto armado, na falta de dados especficos, pode-se considerar o mdulo de elasticidade do ao igual a 160 GPa para fios e cordoalhas.

Dependendo dos valores dos carregamentos P e q (no-nulos) atuantes na pea ilustrada na figura abaixo, engastada no ponto A e com peso desprezvel, a tenso cisalhante na seo transversal no engaste ser nula.



A q









As atividades de construo e a utilizao de equipamentos em canteiros de obras devem ser realizadas de forma eficiente e segura, obedecendo s normas vigentes relativas segurana do trabalho. Com relao a esse tema, julgue os seguintes itens.
 

A figura a seguir apresenta corretamente o diagrama de esforos cortantes de uma viga contnua, submetida a um carregamento uniformemente distribudo, com intensidade constante ao longo de todo o seu comprimento.

Os elevadores de caamba devem ser utilizados somente para transporte de operrios da obra. No caso da utilizao de bate-estacas para a execuo das fundaes da obra, quando este no estiver em operao, o pilo deve permanecer em repouso a uma altura de pelo menos 4 m acima do nvel do terreno. Os acessos verticais ao andaime fachadeiro devem ser feitos em escada incorporada sua prpria estrutura ou por meio de torre de acesso. A instalao de proteo contra queda de trabalhadores e projeo de materiais ao longo da periferia da edificao s deve ser realizada a partir do incio dos servios necessrios concretagem da 4. laje da edificao. No que se refere a equipamentos de proteo individual, a utilizao do cinto de segurana do tipo pra-quedista s obrigatria em atividades a mais de 4 m de altura do piso, nas quais haja risco de queda do trabalhador.

rtula



Para as colunas prismticas idnticas A e B representadas na figura abaixo, carregadas axialmente, a carga necessria para provocar a flambagem da coluna B menor que a carga necessria para provocar a flambagem da coluna A.

Considerando as estruturas de madeira, julgue os itens a seguir.


  

As teras de telhados tpicos esto sujeitas flexo oblqua. Em estruturas de madeira, beros so peas utilizadas na ligao de colunas comprimidas. As peas de estruturas de madeira no podem ser submetidas a trao excntrica, mesmo quando devidamente dimensionadas.

UnB / CESPE MJ / DGP / DPF / Concurso Pblico Aplicao: 20/6/2004 Cargo 8: Engenheiro Civil

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.



Abaixo, a figura II pode representar esquematicamente o diagrama de momentos fletores no prtico plano apresentado na figura I, com momento de inrcia constante ao longo de toda a sua extenso e submetido carga concentrada Q e ao carregamento uniformemente distribudo q.
q Q +
Figura I Figura II

Julgue os itens a seguir, relativos ao Estatuto da Cidade (Lei n. 10.257/2001).




O Estatuto da Cidade estabelece normas de ordem pblica e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurana e do bem-estar dos cidados, bem como do equilbrio ambiental.


+

O Estatuto da Cidade estabelece diretrizes para a ordenao e o controle do uso do solo, de forma a evitar, por exemplo, a reteno especulativa de imvel urbano, que resulte na sua subutilizao ou no-utilizao.

Com relao a revestimentos e argamassas em construes civis, julgue os itens subseqentes.




Segundo o Estatuto da Cidade, compete ao municpio instituir diretrizes para o desenvolvimento urbano, inclusive no tocante habitao, ao saneamento bsico e aos transportes.

Em condies tpicas, a colocao de ladrilhos em mosaico s pode ser iniciada aps a cura do emboo, o que demanda cerca de 6 dias. Na eventualidade de ser necessria a estruturao do emboo em paramentos verticais, pode-se utilizar tela de fibra de vidro. A areia a ser utilizada na confeco de chapisco do tipo fina, com dimetro de gros que passem na peneira de 2,4 mm e sejam retidos na peneira de 0,6 mm. O reboco hidrfugo aquele que, devido a propriedades especiais, adere diretamente sobre superfcies de concreto ou de alvenaria. As vesculas em argamassas podem ser causadas pela presena de concrees ferruginosas na areia utilizada na sua confeco.

Com relao Lei n. 8.666/1993, julgue os itens subseqentes.


Subordinam-se referida lei somente as autarquias e as fundaes pblicas.

Em igualdade de condies, no caso de empate em uma licitao, ser dada preferncia empresa com maior nmero de empregados.

No que concerne a essa lei, o seguro-garantia o seguro que garante o fiel cumprimento das obrigaes assumidas por empresas em licitaes e contratos.



Obras e servios no podem ser executados no regime de execuo direta, ou seja, realizados pelos prprios rgos e entidades da administrao.

As estruturas de ao utilizadas em edifcios devem ser dimensionadas e construdas de forma a apresentarem segurana e durabilidade. Com relao a tais estruturas, julgue os itens seguintes.


O concreto utilizado em obras civis deve atender a requisitos que garantam propriedades e desempenho adequados, bem como ser submetido a controle de qualidade. A respeito de concretos, julgue os seguintes itens.


Com referncia ao acabamento de bases de pilares e placas de base em estruturas de ao, a face inferior das placas de base que forem grauteadas para garantir pleno contato com o concreto da fundao no necessita de aplainamento. O alinhamento horizontal de barras ligadas a pilares considerado aceitvel se qualquer erro de alinhamento for resultante somente da variao de alinhamento do pilar dentro dos limites admissveis. Quando for previsto que um carregamento ser aplicado menos de 20.000 vezes durante a vida til de uma estrutura de ao, no ser necessrio fazer verificao fadiga, embora outras condies de segurana da estrutura devam ser observadas. Em barras de ao prismticas sujeitas compresso provocada por cargas agindo segundo o eixo que passa pelos centros de gravidade das sees transversais, o limite do ndice de esbeltez no pode ser superior a 120.

O concreto considerado como tendo consistncia plstica quando o abatimento no ensaio slump se situa entre 100 mm e 150 mm.



O consumo de cimento, por metro cbico de concreto adensado, diminui com o aumento da relao gua/cimento utilizada.



A Lei de Abrams associa a resistncia compresso axial do concreto de uma determinada idade relao gua/cimento.

No adensamento do concreto na obra, a vibrao aplicada diretamente armadura aumenta a eficincia do processo e o grau de adensamento do concreto. Os sulfatos so substncias que podem comprometer a durabilidade do concreto.



UnB / CESPE MJ / DGP / DPF / Concurso Pblico Aplicao: 20/6/2004 Cargo 8: Engenheiro Civil

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

q b

Julgue os itens a seguir, relativos impermeabilizao de edificaes. Os mstiques base de asfalto e alcatro so mais aderentes s superfcies e impermeabilizam juntas de dilatao por mais tempo que os de silicone. Existem tintas de PVA que formam pelcula emborrachada e que podem ser utilizadas em servios de impermeabilizao. A figura a seguir representa a forma mais simples e eficiente de impermeabilizar a regio de contato da parede com o piso de um terrao de uma edificao mediante a utilizao de camada de membrana asfltica.

colcho drenante

Acerca da situao da estrutura de conteno apresentada na figura acima, julgue os itens que se seguem. O mtodo de Rankine pode ser utilizado para o clculo do empuxo de terra sobre a estrutura de arrimo, utilizando-se um ngulo de atrito entre o solo contido e a face interna do muro igual a do ngulo de atrito interno do solo. Mantendo-se a dimenso b e o ngulo constantes e aumentando-se o valor de , com # 90o, aumenta-se a possibilidade de tombamento do muro. A sobrecarga distribuda com intensidade q favorece a ruptura do solo contido pelo muro no estado passivo.  Para " = 90, caso o solo contido sature-se devido infiltrao contnua de gua da chuva pela sua superfcie e se estabelea uma rede de fluxo em regime permanente, a presso na gua nos poros do solo contido prximo face interna do muro ser nula.  Quanto maior a coeso do solo contido pelo muro, menor o empuxo de terra atuante sobre ele.

e

camada de impermeabilizao

 Painis de mantas de PVC utilizadas em servios de

impermeabilizao podem ser soldados com a utilizao de calor e presso.  A figura abaixo esquematiza a forma mais eficiente de se impermeabilizar a regio de um ralo em um terrao de uma edificao com uma membrana. Deve-se ter o cuidado de se fechar as frestas entre o ralo, o piso e a membrana nessa operao.
camadas de impermeabilizao

b c

No que se refere a sistemas de preveno e combate a incndios, julgue os itens seguintes.


 Deve existir um espao livre de pelo menos 1,0 m abaixo e

A figura acima representa esquematicamente um sistema ascendente, sem circulao, de aquecimento central de gua de um edifcio. Nessa figura, esto representados alguns componentes do sistema de aquecimento, incluindo caldeira, vlvula de segurana contra presso, caixa de gua fria, vlvula de renteno e ventosa. Com base na disposio desses elementos na figura, correto afirmar que o componente indicado pela letra
 

a a caldeira. b uma vlvula de segurana contra presso.  c a caixa de gua fria.  d uma vlvula de reteno. e uma ventosa.
UnB / CESPE MJ / DGP / DPF / Concurso Pblico Aplicao: 20/6/2004 Cargo 8: Engenheiro Civil

ao redor dos pontos de sada dos chuveiros automticos (sprinklers), a fim de assegurar a disperso eficaz da gua.  Os extintores de incndio no devem ser localizados nas paredes de escadas.  Em uma rea de 250 m2, com risco mdio de incndio e classe de ocupao B, segundo o Instituto de Resseguros do Brasil (IRB), a ser protegida por uma unidade extintora, a distncia mxima recomendada para o alcance do extintor pelo operador de 16 m.  Os hidrantes devem ser distribudos na edificao de forma que qualquer ponto da rea a ser protegida possa ser alcanado por um jato dgua, considerando-se mangueiras de, no mximo, 30 m de comprimento.

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

A madeira um dos materiais mais utilizados na construo civil. Com relao utilizao desse material como formas em edificaes, julgue os itens subseqentes.

O pinho e a peroba so tipos de madeiras comumente utilizadas na confeco de pontaletes. As chapas de Madeirit Form, com 12 mm de espessura, podem ser utilizadas em formas para concreto de edificaes comuns, podendo, em condies normais de uso, ser reutilizadas, no mximo, at 30 vezes. No ato da desforma de grandes marquises, recomendvel retirar primeiramente as escoras mais prximas do apoio, como forma de minimizar ou evitar possvel fissuramento da marquise. Julgue os itens que se seguem, relativos a fundaes de edificaes.
Na instalao de um elemento de fundao do tipo caixo,

A
60 w

pode-se usar ou no ar comprimido, e sua base pode ser alargada ou no.  Na cravao de uma estaca, a nega a parcela elstica do deslocamento mximo de uma seo da estaca, decorrente da aplicao de um golpe do pilo.  Uma sapata cuja rea de contato com o terreno seja quadrada e uma outra cuja rea de contato com o terreno seja circular apresentam a mesma capacidade de carga, se as reas de contato forem iguais.

A figura acima representa trechos de uma instalao eltrica residencial. Com base nas especificaes mostradas na figura, conclui-se que o componente da instalao indicado pela letra

 A um trecho do circuito que contm neutro, fase e retorno.  B um ponto de luz fluorescente.

C um interruptor de uma seo.

areia compacta uniforme

As instalaes de esgoto so de fundamental importncia em obras civis. A respeito desse assunto, julgue os seguintes itens.

Em uma instalao predial de esgoto, a ligao entre a coluna de ventilao e um ramal de ventilao horizontal deve ser feita abaixo do eixo da tubulao do ramal.

Julgue os itens subseqentes, considerando as sapatas, com bases circulares ilustradas na figura acima.
 Os recalques das duas sapatas representadas na figura sero

iguais, se as presses transmitidas ao terreno por ambas forem iguais.  Com relao s sapatas mostradas na figura, pelo fato de as mesmas estarem assentes em um solo uniforme, as suas capacidades de carga independem das suas profundidades de assentamento.

 O tubo operculado uma pea de inspeo provida de

abertura com tampa removvel.

UnB / CESPE MJ / DGP / DPF / Concurso Pblico Aplicao: 20/6/2004 Cargo 8: Engenheiro Civil

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Universidade de Braslia (UnB)

C ARGO 6: CONT ADOR


51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85

EC CC E ECC E EC E CE EC CE C E C C CE CCE EC CC E E CE
86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120

CC EC EC E E E E E E EE E E CC EC C E E C E ECCC EC EC E E
CARGO 7: E NFERMEIRO
51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85

CC CE E E EC C ECC CC C E CC E E C C E E E EE EC EE C E CE
86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120

E E CE EC EC C ECC CC C E CC C E E C E E E CE CC CE C E E E
CARGO 8: E NGENHEIRO CIVIL
51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85

C EEC EEEC EEC E EE EC CEC EE C CC C ECC E EEC EEC


86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120

C E CE C ECC CC EC CE C E CE CC E C CE E CE E E EC EC EC
C ARGO 9: ENGENHEIRO DE A ERONAVES
51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85

E E EC CCCC C ECC EC EC EC C E C C E E CCE CC EC EC E E


86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120

CC CC ECC E ECC E CC CC CE EC C E E E C ECCC EC CC CE


C ARGO 10: E NGENHEIRO DE T ELECOMUNICAES
51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85

EC CC ECC E C EC E CE E E CC E E E E E C CCC E E CE C E E E
86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120

C E E E E ECC CC EC CC E E CE EC E E CE C ECC E EC E E CE
C ARGO 11: E NGENHEIRO ELETRICISTA
51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85

C E EC C E E E C + C E EC E E CC CC E C E C E EC E E CE C E EC
86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120

C E EC E ECC E E EC EC C E EE CC E C CE C EC E E CC E E CE
CARGO 12: ENGENHEIRO M ECNICO
51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85

C E CC C E E E C E EC CE C E CC C E C E CC C EC E E CE EC CC
86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120

C E CE CCCC CC E E EE CC CE CC E E CC C EE C E CC EC E E
CARGO 13: ESTATSTICO
51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85

E E EC ECCC EC EC EE EC CC E
86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98

E + CE CCC EC CC E E E E

99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120

EC E E EC E E ECCC EC CC + C C E E C CE E CE EC EE E E CC
C ARGO 14: FARMACUTICO
51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85

C E CE EC E E C E E E CC E E CC E E E C CC E CE CC EC CC EC
86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120

C E EC CC E E C E EC EE CC CE E E C C E C CCE C E EC EC EC

Anda mungkin juga menyukai