Anda di halaman 1dari 4

Dom Casmurro Resumo do livro: O autor conta a vida de um garoto no final do Sculo Passado, brilhantemente narrado em 1 pessoa, deixando

a dvida se estes acontecimentos aconteceram ou no na vida do autor. No comeo ele conta porque foi apelidado de Dom Casmurro, o (Casmurro) porque o povo achava ele um homem calado e metido consigo. E (DOM) veio por ironia para atribuir-lhe o brilho da nobreza. O pai dele estava numa antiga fazenda em Itagua e o Bentinho (Dom Casmurro) onde acabava de nascer, quando o seu pai estava mal de sade e na obra do acaso apareceu um mdico homeopata chamado Jos Dias e o curou e no quis receber remunerao e ento o pai de Bentinho props que Jos Dias ficasse ali vivendo com eles, com um pequeno ordenado. Ele foi embora mais dizendo que voltava dali alguns meses, voltou em 2 semanas e aceitou viver na casa tendo a serventia de mdico da casa. O pai dele foi eleito deputado e foram para o Rio de Janeiro com a famlia, Jos Dias veio tambm tendo o seu quarto no fundo da chcara. Seu pai voltou a ficar doente com uma febre alta, nisso Jos Dias confessou-se que no era mdico, mais a medicina homeopata o agradava e era um cincia em crescimento. Seu pai logo depois acabou morrendo. Mesmo assim a me de Bentinho pediu para Jos Dias que ficasse. Sua Me que se chamava. Da conta a histria que depois de perder seu primeiro filho Dona Glria fez uma promessa que se o nascesse um filho, ela faria um padre em agradecimento Deus. Capitu, que era sua vizinha, e bentinho, ainda novos brincavam de fazer missa dividindo a hstia, etc. Ele comeou a gostar de Capitu sem ela saber. Ele descobriu que ela tambm gostava dele quando leu no muro o nome "Bento e Capitolina" rabiscados com um prego. Bentinho por varias razes prometia que ia rezar mil Padre-Nossos e mil AveMarias como promessa. E os desejos se realizavam e as promessa se acumulavam, no cumprindo nenhumas. Ele faz tudo o que a me, at cocheiro de nibus ele seria, menos padre mesmo sendo uma carreira bonita no era para ele essa vocao. Bentinho comeou a se encontrar nas escondidas com Capitu correndo at o perigo de serem vistos juntos se beijando.

Sua me j estava decidia que Bentinho iria entrar no seminrio com o padre Cabral e que ele iria ver a famlia aos sbados e aos feriados. Ento estava decidido ele iria para o seminrio no primeiro ou no segundo ms do ano que vem, que s faltava 3 meses para ir para o seminrio. Capitu ficou triste de saber que ele iria e ficou com medo que acaba-se o amor entre eles. Ainda faltava um tempo, para ele se despedir para ir embora e eles j faziam juramento um para o outro que quando ele voltar iriam se casar e por qualquer motivo de doena ou alguma coisa desse tipo ele voltaria a qualquer hora. Bentinho tentou junto com Capitu varias idias mirabolantes para fugir do seminrio at pedir ao Imperador para falar para a me dele esquecer da Idia. Mais nunca deu certo. Falou com Jos Dias para convencer sua me, de poucos em poucos. Isso alegrou Jos Dias que viajaria com Bentinho para a Europa para estudar nas melhores escolas do mundo. Mais foi tudo em vo, ele teve que ir logo para o seminrio. Meses depois foi para o seminrio de S. Jos. O padre Cabral falou que se dentro de dois anos ele no tiver vocao para isso poder escolher outra coisa. Todo mundo que estava de acordo com que ele fosse para o seminrio agradeceu ao padre em ter convencido Bentinho, e que qualquer problema estava a disposio. Bentinho foi para o seminrio mas com ressentimento de arrependimento. Ele s estava pensando em sair de l. Mais se passou alguns meses e ele queria que escapar de l antes de completar o prazo do Padre Cabral. Estava louco para ir para casa at que arranjou um sbado que desse para ele ir at casa. Capitu estava mesmo apaixonada por Bentinho e seus planos era esperar ele sair do seminrio para se casar. Bentinho estava preocupado porque foram buscar ele no seminrio e ele logo pensou que seria alguma coisa de ruim e no deu outra sua me ficou doente estava por um fio entre a vida e a morte, e para Bentinho isso era pssimo porque era sua me, mas por outro lado era bom que com a morte da me ele sairia do seminrio, mais iria ficar cheio de remorso. Mas at ai correu tudo bem sua me acabou melhorando. Bentinho conheceu Escobar, um amigo que encontrou no seminrio e era o nico que ele podia contar seus segredos, fora Capitu que estava apaixonada por ele mais estava longe dele. Bentinho no agentava mais ficar no seminrio ele teria que sair dali de qualquer jeito estava lhe tornando impossvel ficar s pensando em Capitu e as coisas que pudera fazer l fora.

Bentinho foi para casa e perguntou aonde que estava Capitu e sua me falou que ela tinha ido dormir na casa de Sinhzinha Sancha Gurgel que sua amiga e mora na rua dos Invlidos. A Prima Justina insinuou que ela foi para l para namorar, deixando Bentinho louco de cime. Viu que Capitu estava demorando Bentinho esperou dar onze horas e correu para rua dos Invlidos. L quando chegou viu o velho Gurgel preocupado com o estado de sade de sua filha Sancha. Entrando viu Capitu cuidando da febre de Sancha. O velho Gurgel at comentou como Capitu parecia com sua falecida mulher e como ela ainda seria uma boa me. Vendo que Capitu no estava flertando com outros garotos, Bentinho ficou mais sossegado. Assim foi passando o tempo, com interminveis semanas no seminrio e com fins-de-semana de descanso em casa. Escobar foi at a casa de Bentinho algumas vezes. Teve uma hora que Bentinho no agentou conversou com Capitu sobre fugir do seminrio. Com idias de mandar Jos Dias at o papa para cancelar a promessa. Mais Capitu acabou com essa idia. E mandou pensar bem antes de cometer qualquer loucura. Ento Bentinho foi pedir a opinio de Escobar sobre a idia do papa. Ento Escobar teve a grande idia que conseguiu tirar Bentinho do seminrio. A Idia que Escobar teve foi levar a promessa ao p da letra "Se Tiver um filho, farei um padre", na promessa diz que "far um padre", no especificando que seria seu filho. Esse argumento serviu para Dona Glria, que pegou um rfo para ordena-lo padre. Assim depois de um tempo ambos sairam do seminrio. O livro pula a poca que no houve nada de importante e vai para logo depois quando houve o casamento de Bentinho + Capitu e Escobar + Sancha Gurgel. O tempo passou todos relativamente felizes, Bentinho se formou em Direito e Escobar estava no ramo do comrcio. Tempo depois Escobar teve uma filha que chamou de Capitu. Depois de muitas tentativas falhadas, Capitu e Bentinho, no conseguiram ter um filho. Capitu at chamou Escobar para acertar as contas para que se logo tivessem o filho j teriam tudo pronto. Meses depois conseguiram finalmente ter um filho que respectivamente o chamaram de Ezequiel que era o primeiro nome de Escobar, como se fosse uma homenagem trocada. Depois disso com lao de unio das famlias, at planejavam uma viajem para a Europa, com as duas famlias.

Mais no dia seguinte em una trgica manh, Bentinho sentou-se na sua sala para estudar os processos que usaria no seu trabalho notou a fotografia de Escobar que tinha em casa e notou um estranha semelhana entre Escobar e seu filho, mais foi interrompido quando um escravo bateu na porta e que deu a notcia que Escobar teria morrido afogado na praia. Assim Bentinho esqueceu sua desconfiana e foi ver o corpo na praia. Logo ocorreu o enterro, Bentinho fez at um discurso sobre o morto to bom que queriam publica-lo. Mais sua dvida continuava sobre a semelhana entre o falecido e seu filho. O tempo passou e sua desconfiana foi aumentando. Depois de fazer alguns clculos de tempo, teve quase certeza daqueles encontros de Escobar e Capitu quando eles tinham que fazer aquelas contas. E tambm porque as semelhanas tambm estavam aumentando. O sentimento de Traio era horrvel e Bentinho at tentou se suicidar, mais notou que apesar de Ezequiel poderia se um filho bastardo, lembrou que havia ainda o sentimento amoroso entre pai e filho. Isso fez Bentinho esquecer da tentativa de suicdio e partir para uma separao amigvel com Capitu. Viajou com sua famlia para a Sua, voltando depois, deixando os l para que o filho tivesse boa educao. Assim depois de um bom tempo Capitu l morreu e Ezequiel voltou para contar as novidades para o pai. Assim Ezequiel voltou j grande e formado em arqueologia, agora idntico a Escobar. Contou que sua me foi enterrada na Sua e que ele j estava de partida para o Oriente Mdio para fazer um estudo sobre as pirmides. Algum tempo depois recebeu a notcia que Ezequiel morrera l de febre tifide e foi enterrado em terreno sagrado. Acabando a, o autor enfatiza a idia que seu conto no passo de uma Histria de Subrbio. Coisas que acontecem todo dia, que faz parte do cotidiano da humanidade.

Anda mungkin juga menyukai