Anda di halaman 1dari 3

III Congresso Brasileiro de Oceanografia CBO2010 Rio Grande (RS), 17 a 21 de maio de 2010

CARACTERIZAO OCEANOGRFICA DA REGIO SUL DA LAGOA DA CONCEIO (SC, BRASIL) E SUA RELAO COM O PROCESSO DE EUTROFIZAO
Dreyer, J. P.1; Gonalves Neto, A. H. M.1; Nascimento, L. V.1; Puhl, P. R.1; Bhering, .1; Ritter, F.1; Silva, R.1; Bexiga, G.1; Pereira, B.1; Miranda, J.1; Souza, M.1; Oliveira J. G.1; Schmitt, P.1; Amorin F.1; Oliveira, J. L. C.1; Fonseca, A.2
1 2

Curso de Oceanografia da Universidade Federal de Santa Catarina.. Centro de Filosofia e Cincias Humanas, Departamento de Geocincias, UFSC. Caixa Postal 5065, CEP 88040-970. afonseca@cfh.ufsc.br

RESUMO
As guas e os sedimentos de reas rasas e de reas profundas da regio Sul da Lagoa da Conceio foram amostradas em setembro de 2009. A temperatura, salinidade, radiao fotossinteticamente ativa, a concentrao de oxignio dissolvido, de nutrientes inorgnicos dissolvidos, de pigmentos fitoplanctnicos e de material em suspenso e a produo primria na coluna dgua e o teor de matria orgnica no sedimento foram utilizados como descritores do sistema. Observou-se que as guas rasas e superficiais so influnciadas pelos processos fsicos (turbulncia, aquecimento, insolao) e biogeoqumicos (difuso de oxignio dissolvido) que ocorrem na interface atmosfera-gua. Enquanto que as guas de fundo respondem aos processos biogeoqumicos da interface gua-sedimento (mineralizao). A produo primria do sistema limitada por fsforo, indicando e eficincia de remoo deste elemento do sistema em relao ao do nitrognio N. A forma reduzida de N prevalesceu na regio sul, em concentraes que indicam o processo de eutrofizao do sistema.
Palavras chave: nutrientes, urbanizao, metabolismo, interface sedimento-gua.

INTRODUO
Ecossistemas sofrem diversas aes do ambiente, aes fsicas, qumicas, biolgicas e antrpicas. So sistemas que possuem relativa estabilidade atravs do tempo, possuindo vias de entrada de matria e energia, como a luz solar, os elementos minerais, elementos atmosfricos e fludos (como ar e gua). A sada de energia tem como vias a dissipao do calor, gases, compostos hmicos entre outros. A reciclagem dessa energia ocorre atravs de processos denominados como ciclos biogeoqumicos. Nos ecossistemas costeiros, como as lagunas, a interface terra-mar bastante dinmica, havendo troca de materiais pelas descargas fluviais, pelas gua do mar adjacente e pelos efluentes domsticos. A entrada no meio ambiente desses efluentes urbanos geralmente no so controlados nem fiscalizados, introduzindo no meio natural grandes concentraes de matria orgnica e nutrientes, como o ortofosfato, que desencadeia processos de eutrofizao em ambientes com boa disponibilidade de nutrientes nitrogenados (AMINOT & CHAUSSEPIED, 1983). A Lagoa da Conceio vem sofrendo grandes modificaes ambientais, sendo a abertura definitiva do Canal da Barra (1985) e a urbanizao excessiva e crescente, as mais importantes e influentes sobre o sistema (FONSECA, 2006; FONTES E ABREU, 2008). A regio Sul da Lagoa da Conceio uma rea de grande urbanizao (possui 72% de sua bacia hidrogrfica urbanizada), com menor influncia marinha e menor profundidade. O objetivo desse trabalho foi avaliar as caractersticas fsicas, fsico-qumicas, qumicas e biolgica da coluna dgua da regio Sul da Lagoa da Conceio e relacion-las a urbanizao local.

MATERIAIS E MTODOS
A regio Sul da Lagoa da Conceio (2734S 4834W) foi diferenciada em rea rasa (com profundidade < 2 m) e em rea profunda (com profundidade > 2 m) e as guas destas reas foram amostradas no dia 26 de setembro de 2009. Em cada rea foram estabelecidos 2 pontos amostrais. A gua de sub-superfcie e de fundo de cada ponto amostral foi amostrada com garrafa de Van Dorn de fechamento horizontal. A salinidade e a temperatura e a concentrao do oxignio dissolvido foram medidos in situ com o uso do termosalinmetro YSI 33 SCT e oxmetro Metler Toledo MO128 calibrado pelo mtodo de Winkler, respectivamente.

AOCEANO Associao Brasileira de Oceanografia

03883

III Congresso Brasileiro de Oceanografia CBO2010 Rio Grande (RS), 17 a 21 de maio de 2010

A radiao fotossintticamente ativa RFA foi avaliada ao longo da coluna dgua por um radimetro da marca Li-COR. Em um dos pontos da rea profunda, o metabolismo da gua de fundo da laguna foi determinado por experimento de produo primria estimada pelo mtodo do oxignio dissolvido (Winkler, Grasshoff et al., 1983). As amostras de gua foram mantidas em caixa trmica sob o abrigo da luz at o laboratrio, onde foram filtradas, armazenadas e analisadas para a quantificar a concentrao dos nutrientes inorgnicos dissolvidos, dos pigmentos fotossistetizantes e do material particulado em suspenso seguindo as recomendaes de Grasshoff et al., 1983. Em cada ponto amostral, o sedimento superficial foi coletado com auxlio de um pegador de fundo do tipo petit ponar para avaliar o teor de matria orgnica de acordo com Suguiu (1971). Os dados proveniente das guas da rea rasa (R, n=2), das guas superficiais da rea profunda (S, n=2) e das guas de fundo da rea pronfunda (F, n=2) foram aplicados a anlise dos componentes principais.

RESULTADOS E DISCUSSO
A temperatura variou de 19,9 a 20,9 C e a salinidade de 19 a 20, indicando a homogeneidade fsica da coluna dgua da regio sul da laguna. Contudo, observou-se uma heterogeneidade qumica ao longo da rea estudada.
Tabela 1: Concentrao de oxignio dissolvido (mg.L-1), ortofosfato (M), N-amoniacal(M), Nitrato(M), clorofila a (g.L-1) e feofitina a (g.L-1) nos diferentes pontos amostrais da regio sul da Lagoa da Conceio.

Pontos Oxignio P-PO4 amostrais (mg.L-1) (M) S 12,6 0,12 S 11,9 0,14 R 13,1 0,15 R 12,6 0,16 F 11,2 0,14 F 10,5 0,15

N-NH4 (M) 1,33 11,72 1,96 1,59 1,43 4,94

N-NO3+2 (M) 0,99 2,12 0,86 0,91 0,63 1,29

Clor.a (g.L-1) 1,15 2,96 1,47 3,01 1,49 3,35

Feo. a (g.L-1) 28,54 38,90 23,31 14,49 33,26 45,21

A anlise de PCA indica uma distino entre as guas de fundo da rea profunda e as guas da rea rasa e as superficiais da rea profunda. Para estas convergem as concentraes de oxignio dissolvido, temperatura e radiao. Para as guas de fundo convergem as concentraes de nutrientes nitrogenados, silicato, pigmentos fitoplanctnicos e matria orgnica no sedimento. Verifica-se nesta anlise, que o ortofosfato no apresenta variaes entre os pontos amostrais. Estes resultados podem indicar que as guas rasas e superficiais so influnciadas pelos processos fsicos (turbulncia, aquecimento, insolao) e biogeoqumicos (difuso de oxignio dissolvido) que ocorrem na interface atmosfera-gua. Enquanto que as guas de fundo respondem aos processos biogeoqumicos da interface guasedimento. A mineralizao da matria orgnica observada no sedimento da rea profunda favorece, de forma significativa, o consumo de oxignio, a liberao de nutrientes e o acmulo de material em suspenso, incluindo clulas fitoplanctnicas em decomposio, j que a concentrao de feofitina a foi uma casa decimal maior do que a de clorofila a. Os dados de produo primria apresentaram um valor negativo e indicam que a produo possui um valor menor ao da respirao, em um balano geral, o sistema se apresentou como heterotrfico, onde a degradao da matria orgnica foi mais intensa do que a sua sntese.

Figura 1: PCA indicando cada elemento analisado em relao ao ponto amostral.

AOCEANO Associao Brasileira de Oceanografia

03884

III Congresso Brasileiro de Oceanografia CBO2010 Rio Grande (RS), 17 a 21 de maio de 2010

O ortofosfato em altas concentraes indica fontes antrpicas e desencadeia processos de eutrofizao quando esto relacionadas aos ambientes com disponibilidade de nutrientes nitrogenados. No presente trabalho, as concentraes de ortofosfato encontradas foram baixas, semelhantes aos dados obtidos nos trabalhos de FONSECA et al. (2002) e KNOPPERS (1994). A razo NP, abaixo de 10, indicou a limitao de fsforo para a produo primria fitoplanctnica. Esta limitao observada por outros autores na referida laguna a partir da dcada de 90, indicando a eficincia de remoo de P do sistema em relao ao nitrognio. As concentraes de N-amoniacal em guas costeiras no poludas e no oceano, geralmente so inferiores a 1,0 M (AMINOT & CHAUSSEPIED, 1983). Em meios anxicos e em ambientes prximos a efluentes urbanos, as concentraes so elevadas, sendo esse parmetro um bom traador de contaminao urbana. Em comparao aos estudos realizados anteriormente, as concentraes de N-amoniacal na Lagoa tem aumentado nos ltimos 19 anos, sendo esta forma reduzida de N a predominante no sistema.

CONCLUSES
O sistema homogneo em relao s variveis fsicas analisadas: salinidade e temperatura, no tendo ocorrido a presena de diferentes massas de gua. Quanto s variveis qumicas e biolgicas, pode-se afirmar que houve estratificao da coluna dgua. Nas maiores profundidades foi constatada a presena de uma camada nefelide, a qual sofre constante mineralizao, liberando nutrientes nessa poro, como ortofosfato, alm da diminuio dos nveis de oxignio. As concentraes de feofitina a e clorofila a tambm indicaram diferenas entre as guas superficiais e de fundo, estando concentrada nestas a clorofila degradada e nas primeiras, clorofila ativa, ou seja, os organismos fotossintetizantes vivos. Alteraes na dinmica natural da laguna esto ocorrendo devido atividade antrpica, principalmente pela entrada de nutrientes e matria orgnica, cujos processos sofridos no corpo aquoso favorecem a eutrofizao do sistema.

REFERNCIAS
AMINOT, A.; CHAUSSEPIED, Manuel ds analyses chimiques en milieu marin. Brest: CNEXO. 1983. 395 p. FONSECA, A.; BRAGA, E. S.; EICHLER, B. B. Distribuio espacial dos nutrientes dissolvidos e pigmentos fotossintetizantes no sistema pelgico da Lagoa da Conceio; Santa Catarina, Brasil. (setembro 2000). Atlntica, 24 (2): 15-29. 2002. GRASSHOFF, K.M.; EHRHARDT, K.; KREMLING, K. Methods of seawater analysis. 2. Ed. Basel: Verlag Chemie. 1983. 419 p. apud LANA, P. C. da et al. Avaliao ambiental de esturios brasileiros : diretrizes metodolgicas. 2006. 156p. KNOPPER, B. Aquatic primary production in coastal lagoons. In: KJERFVE, B (ed.). Coastal lagoon processes. Elsevier Oceanography Series, 60. Elsevier Science Publishers, Amsterdan, 1994. Cap. 9:243-286. STAL, LJ, SB BEHRENS, M VILLBRANDT, S Van BERGEIJK & F KRUYNING. 1996. The biogeochemistry of two eutrophic marine lagoon and its effects on microphytobenthic communities. Hydrobiologia, 329: 185-198. PEREIRA, M. L. M. Estudo da dinmica das guas do Canal da Barra, Barra da Lagoa Florianpolis, SC. Dissertao de Mestrado em Geografia, Departamento de Geocincias CFH. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis, 2004. 142 p.

AOCEANO Associao Brasileira de Oceanografia

03885

Anda mungkin juga menyukai