Anda di halaman 1dari 6

1

Max Weber 1) O que sociologia para Weber? uma cincia que pretende compreender interpretativamente a ao social e assim explic-la em seu curso em seus efeitos. Para Weber a sociedade se forma a partir da ao e das relaes recprocas estabelecidos pelos agentes sociais. Para o autor, a sociedade e eminentemente heterognea e que no h uma ao compreendida por todos. Obs: o mtodo individualizante procura dirigir sua ateno para caracteres qualitativos e singulares da realidade. J o mtodo generalizante busca pesquisar a origem de um fenmeno. Um exemplo: a origem do capitalismo moderno.

2) relao social uma ao em que os indivduos orientam as suas aes em relao a outros indivduos. Isto significa que na relao recproca entre os indivduos dotada de sentido que a sociologia tem o seu ponto de partida para construir o seu objeto de estudo. A pesquisa sociolgica em Weber consiste em desvelar qual o sentido ou significado da ao. -- Para explicar e compreender uma infinita constelao das relaes humanas, Weber usa o mtodo dos tipos de aes. -- Ao racional para fins: uso dos meios para obter certos fins (ao tcnica e instrumental). -- Ao racional em relao a valores: fao uso dessa ao pautado em meus valores, no procurando atingir certos fins mais adequados... -- Ao tradicional: o indivduo age baseado no costume j arraigado. -- Ao afetiva: o indivduo age no calor das emoes (pouco espao para reflexo).

3) Mtodo A) Compreender explorar a conexo de sentido Explicar buscar a causa da ao e qual foi o seu motivo

Uma formulao de um problema est vinculada a um contexto social especfico, isto , o cientista social e guiado pelo interesse dentro de um contexto social. O cientista social se mobiliza por questes de seu tempo. 3.1) Mtodo 1. O mundo social uma pluralidade de causas, por isto, devo basear em acontecimentos antecedentes para formular o problema. 2. O cientista deve escolher algo que o interessa para pesquisar, Weber diz que isto um aspecto subjetivo da cincia. Observao importante: os aspectos subjetivos do pesquisador no uma totalidade. Outros aspectos influenciam na problemtica do objeto de pesquisa. Nesse sentido, a questo pessoal est envolta e influenciada por vrios aspectos para escolher um objeto de estudo.

4) 0Tipo Ideal A- O cientista social faz uso de conceitos genricos abstratos para tentar compreender os aspectos empricos; B- Uma acentuao unilateral do ponto de vista; C- Exagera nas caractersticas; D- O tipo ideal est atrelado questo feita pelo cientista. Obs: 1.) h uma contradio entre valor e fato. Nesse sentido, o tipo ideal vem resolver a contradio entre valor e fato; 2.) a observao contrafatual uma ferramenta para elaborar o tipo ideal; 3.) o tipo ideal e o experimento do contra-fatual (atentar para os exemplos dados em sala de aula por Miriam) e 4.) no mtodo de cunho weberiano, no se pode fazer cincia sem o uso tipo ideal.

Outra questo importante para dar continuidade no prosseguimento da pesquisa e sobre a questo da adequao causal e adequao de sentido. Para Weber necessrio transformar adequao de causal para adequao de sentido (devemos correlacionar essas duas causas). Um exemplo dessa correlao e o livro A tica Protestante... 5) Resumo: objetividade das cincias sociais. Observao importante: objetividade acontece quando se pergunta qual o evento histrico que mais marcou um grupo social. O que neutralidade axiolgica? E quando o pesquisador investiga sem emitir nenhum juzo de valor. Nenhuma pesquisa em sua concluso deve ser julgada se certo ou errado, deve expor aquilo que de fato. 1. A realidade (Cultura para weber um fluxo inesgotvel de valores, para ele, no um campo de consensos e de acordos normativos as quais todos concordam, mas um espao de disputa, lutas e de emulaes que tm um carter exemplar e podem servir como orientao perante o mundo). 2. Nessas constelaes de ideias valores, o cientista deve fazer um recorte para pesquisar algo que lhe objeto do seu interesse (que est vinculado e discutido ao seu contexto histrico e social em que este vive). 3. O tipo ideal no um tipo mdio, este construdo a partir de um problema especfico criar um tipo ideal sempre em cima de uma situao. A questo da modernidade Para Weber, a modernidade fruto de um longo e distinto processo histrico- social de racionalizao. Conseqncias: a razo Ocidental trouxe ao homem a capacidade de dominar o mundo, atravs da tcnica e da cincia, no entanto, trouxe conseqncias negativas: perda de espao e de sentido (esta concluso filosfica est no fim do livro A tica Protestante...). Porque a tcnica e a cincia produzem no indivduo perda de sentido e de liberdade? Porque, quando a sociedade era dominada pelas ideias de

valores da religio, esta tinha como caracterstica modelar modos de pensar, agir e dava explicaes sobre valores ltimos da vida (como explicar a vida aps a morte, certos acontecimentos felizes, dramticos etc.). O papel da cincia na modernidade se limita apenas a mostrar e explicar aquilo que de fato (sem julgamento de valor e sem explicao existencial). 6) A tica Protestante... Weber investiga sobre as origens do capitalismo moderno- relao entre determinada religio e o moderno sistema econmico capitalista. Quais so os processos de racionalizao que vai desdobrar no Ocidente. O que capitalismo para Weber? uma ao econmica que busca maximizar o lucro. Desse modo, o capitalismo no exclusivo do Ocidente, sempre existiu em outros contextos histricos. Na tica, Weber pergunta quem foram os atores que impulsionaram o processo de racionalizao do Ocidente? O capitalismo impulsionado pelo esprito- lucro como dever moral. O esprito do capitalismo se configura em um conjunto de disposies que supera o tradicionalismo. Observao: possvel encontrar formas capitalistas sem o esprito, como o capitalismo tradicional, que tem como caracterstica reproduzir as aes de geraes anteriores. Reforando o que j foi apresentado: na tica..., Weber busca adequao causal, que uma correlao vinculada regularidade, um exemplo: as estatsticas comprovam que os protestantes tm propenso a ter sucesso econmico mais do que os catlicos. Adequao de sentido est ligada no motivo. Na pesquisa, Weber diz que devemos relacionar a adequao causal com adequao de sentido ou vice-versa. A gnese do capitalismo moderno est enraizada na tica... Relao entre a tica do protestantismo asctico ou puritano e a conduta capitalista.

O esprito do capitalismo tem como modelo a disposio para trabalhar de forma vocacional para o ganho legtimo e racional, que diferente da forma do capitalismo, que um sistema econmico de uma empresa capitalista. Desencantamento do mundo tem como forma a desmagificao da religio, isto , a luta da religio contra a magia ou a eliminao da magia como meio de salvao, que nesse sentido, tem como conseqncia - uma religio racionalizada (exemplo do protestantismo asctico ou puritano). Secularizao implica abandono, reduo, subtrao do status religioso. A religio na modernidade no mais uma esfera que domina e que acopla outras esferas (poltica, econmica, artstica etc.). Desse modo, a religio entra em disputa com estas esferas. Resumindo: secularizao e explicada sob a gide da separao entre Igreja e Estado. 7) Resumo sobre tipos de dominao em Weber A questo da pergunta , porque os homens obedecem? Obedecem porque reconhecem a legitimidade de quem comandam, de quem emitem ordens. Dominao tradicional legitimidade assentada na tradio, os homens obedecem em virtude que aquilo que a est legtimo, sagrado e o que deve ser (sempre existiu e sempre foi assim). Os homens obedecem em virtude de acreditar que sempre foi assim que o poder se organizou. Os homens acreditam que qualquer ruptura desse meio de dominao produzir a desordem. Tipos de dominao tradicional: o patriarcalismo, prncipes, reis e no Brasil o coronelismo (as relaes sociais esto pautadas na pessoalidade, compadrio etc.). Dominao carismtica (significa dom) os homens acreditam que aquele que chefia aquele que tem um dom, um carisma e que, portanto, vai levar a concepo dos objetivos dessa coletividade. Os homens acreditam que aquele que d ordem tem um dom especial. Dominao carismtica aos olhos de Weber rompe com o cotidiano. S o lder carismtico possui qualidade, capacidade de romper com o cotidiano, com a rotina, com a monotonia (relao social pautada no extra-cotidiano e puramente pessoal). Exemplos de lideres carismticos: Jesus Cristo e Napoleo Bonaparte.

Dominao Legal, racional Os indivduos obedecem no no costume, no a considerar que o detentor do poder tem dons excepcionais. Os Indivduos obedecem em virtude na crena na lei, na fora da lei estatuda. Nesse sentido, essa dominao e a que mais se aproxima da impessoalidade (ou o modelo de relao social e impessoal), isto , no se obedecem s pessoas, obedecem-se ao agente qualificado daquele cargo.

Anda mungkin juga menyukai