Anda di halaman 1dari 15

T

rinta anos depois: o uso do economs nos

ca dernos de economia dos jornais impr essos 1 cadernos impressos

Krita Cristina Francisco 2

Resumo: A linguagem especializada continua a aparecer nas


pginas dos jornais dirios, em especial, nos cadernos de economia. O economs, como foi chamada essa linguagem nos anos 1970, pelo jornalista Carlos Lacerda, ainda hoje est presente, com siglas, nmeros e termos tcnicos nas matrias de economia em jornais de todo o pas, comprometendo diversas caractersticas da linguagem jornalstica e dificultando a compreenso por parte do leitor.

Palavras chave: economs, linguagem especializada, jornal impresso, leitor.

Abstract: The specialized language continues to show up in the


daily newspapers pages, specially in the economics ones. The economs, as this special language was named in the early 1970s, by the journalist Carlos Lacerda, is still present , with acronyms, numbers e technical terms in the economics articles of newspapers of all the country, endangering several features of the journalist language and making the readers understanding more difficult.

Keywords: Economs, specialized language, print newspaper, reader.

1 O presente estudo parte da pesquisa para obteno do ttulo de mestre em Cincia da Informao pela Universidade de Braslia. 2 Mestre em Cincia da Informao pela Universidade de Braslia, com pesquisas na rea de Linguagem Jornalstica e Radiojornalismo. Especialista em Imagem e Som e Traduo. J atuou em jornal impresso, TVs e assessoria de imprensa.

oduo 1 Intr Introduo


Para a retrica tradicional e clssica a imprensa tem o carter de informar, de tornar os indivduos conhecedores dos fatos e do mundo, em suma, de trazer acontecimentos da esfera pblica em todos os nveis para a casa das pessoas. A imprensa seria o retrato condensado do mundo em pginas de jornal, de maneira reflexiva, como um espelho dos fatos da sociedade. No entanto, Marcondes Filho (1993) lembra que esta era uma viso ingnua do jornalismo, j que ele nem mesmo agora nem na sua origem foi qualquer coisa parecida com esta reproduo fiel de mundos. Jornalismo , ao contrrio, essencialmente seleo, ordenao, atribuio ou negao de importncia de acontecimentos dos mais diversos[...] (Marcondes Filho, 1993: 126-127). A transformao de um fato ou acontecimento em notcia jornalstica um processo que precisa passar por algum que rena os fatos, dentro de uma determinada ordem, definida segundo critrios, sejam esses de tempo ou de relevncia. Esse algum, no caso, o jornalista. Gomis (1991: 36) pontua que o jornalismo um fenmeno de interpretao, mais exatamente um mtodo para interpretar periodicamente a realidade. A notcia seria interpretao por ser resultado de um processo de produo, fruto de um processo produtivo que possui regras prprias de coleta, pesquisa, seleo, verificao, redao, edio e divulgao. O processamento mental da informao pelo reprter inclui a percepo do que dito ou do que acontece e a sua insero em um contexto (o social) e, alm desse, toda informao guardada na memria e a produo de nova mensagem, que ser levada ao pblico a partir de uma estimativa sobre o tipo de informao que esse pblico precisa ou a qual queira receber (Lage, 2004: 22-23). O jornalista funcionaria, deste modo, como intermedirio entre o fato ou a fonte de informao e o leitor. De acordo com Martins Filho (1998), o jornalista escreve para todos os tipos de leitores e todos, sem exceo, tm o direito de entender qualquer texto, seja ele poltico, econmico ou internacional. Perdas ou distores podem ocorrer durante esse processo de interveno jornalstica de acordo com Kientz (1973: 85-86). Um desses processos o tratamento da informao em funo da inteligibilidade nele a interveno jornalstica acontece por meio da utilizao de tcnicas que possibilitem a compreenso da notcia pela mdia dos leitores. O fato condensado em torno de algumas palavras-chave, mas muitos elementos podem ser incorporados para aumentar a redundncia, como repeties e explicaes, que sem trazer nada de novo, auxiliam o leitor numa melhor compreenso da mensagem. Tanto no jornalismo escrito como no rdio e na TV a narrativa final que define a qualidade da informao, a personalidade pblica do jornalista, seu padro tico e profissional. Kucinski (1996: 167) lembra que o bom jornalista procura ter uma boa narrativa, ser um bom contador de histrias:
A intencionalidade do jornalista pode ou no ser compartilhada pelos leitores. O texto tambm a base de um dilogo com o leitor, e por isso o jornalista deve deixar que ele tire suas prprias concluses. Deve ser claro no uso dos cdigos de linguagem, em especial vernculo (Kucinski,1996: 167).

2 O te xto jornalstico texto


O material jornalstico caracteriza-se por sua atualidade, universalidade, periodicidade, que a durabilidade limitada, e difuso. Uma das caractersticas da

linguagem jornalstica a coerncia. Esta se caracteriza pela veiculao de sentidos por meio da articulao de elementos subjacentes a superfcie textual que constituem essa configurao capaz de veicular sentidos. Lustosa (1996: 81) salienta que o texto da notcia deve ter quatro elementos essenciais para ser considerado um bom texto: a objetividade, a conciso, a preciso e a clareza. Com relao clareza o autor afirma que o jornalista s deve falar sobre o que sabe, caso contrrio acaba dizendo tolices. A simplicidade e a clareza so duas exigncias fundamentais da linguagem jornalstica. Com a simplicidade objetiva-se o alinhamento dos fatos uns a seguir aos outros e no da integrao uns nos outros. J com a clareza procura-se conduzir o leitor a compreenso dos fatos sem tropear nas palavras. Segundo Letria & Goulo, uma linguagem clara significa a utilizao de palavras e construes de frases acessveis a pessoas de diferentes nveis culturais. S assim os jornais conseguiro penetrar ampla e profundamente entre as populaes(Letria & Goulo, 1986: 93). Na viso de Kucinski (1996) a clareza de raciocnio importante para se chegar clareza da linguagem. As idias tm de estar claras para que o texto seja claro. Existe uma ao, um sujeito e algumas conseqncias. A localizao da natureza exata dessa ao leva a escolha do verbo que a descreve de forma mais expressiva:
Para cada ao um verbo especfico, para cada verbo, uma ao. Da mesma forma, devese usar uma frase para cada afirmao. E evitar mais de uma afirmao para cada frase. Deve-se usar um pargrafo para cada raciocnio completo e evitar mais de um raciocnio completo por pargrafo (Kucinski, 1996: 170).

Isso porque todo ato social que implique em transmisso de informao um processo seletivo. Transmite-se, divulga-se, faz-se publicidade dos fatos, das teorias das vises de mundo, das crenas que interessam, conscientemente ou no (Marcondes Filho, 1993 : 134-135).
A informao torna-se, portanto, matria-prima fundamental e o jornalista um tradutor de discursos, j que cada especialidade tem jargo prprio e desenvolve seu prprio esquema de pensamento (compare-se a fala de um diplomata com a de um militar ou a de um assistente social com a de um economista)( Lage, 2004: 22- 23).

De acordo com Martins Filho (1998), o texto jornalstico deve ser claro, preciso, conciso e objetivo, pois no justo exigir que o leitor faa complicados exerccios mentais para compreender o texto:
O estilo jornalstico um meio-termo entre a linguagem literria e a falada. Por isso evite tanto a retrica e o hermetismo como a gria, o jargo e o coloquialismo. Com palavras conhecidas de todos possvel escrever de maneira original e criativa e produzir frases elegantes, variadas e alinhavadas.

Dispense as palavras e formas empoladas e rebuscadas, que tentam transmitir ao leitor a idia de erudio. O noticirio no tem lugar para termos assim. Matins Filho (1998) lembra ainda que alguns termos podem ser familiares ao jornalista, mas no ao leitor. Por isso, seja explcito nas notcias e no deixe nada subentendido. S recorra aos termos tcnicos absolutamente indispensveis e nesse caso coloque o seu significado entre parnteses( Martins Filho, 1998).

3AT erminologia 2 Terminologia


Na viso de Cabr (1993, p.82), a palavra Terminologia designa trs conceitos diferentes: a)o conjunto de princpios e bases conceituais que regem o estudo dos termos; b) o conjunto de diretrizes que se utilizam no trabalho terminolgico; c) o conjunto de termos de uma determinada rea de especialidade. A primeira se refere disciplina, a segunda metodologia e a terceira ao conjunto de termos de cada temtica especfica. Assim, a Terminologia o estudo e o campo de atividade que se preocupa com a coleta, descrio, processamento e apresentao de termos, isto , itens lexicais que pertencem a reas especializadas de uso de uma ou mais lnguas (Sager, 1990). Os termos, como as palavras do lxico geral, so unidades sgnicas distintivas e significativas ao mesmo tempo, que se apresentam de forma natural no discurso especializado. Possuem uma vertente sistemtica (formal, semntica e funcional), toda vez que so unidades de um cdigo estabelecido, e manifestam assim mesmo outra vertente pragmtica, posto que so unidades usadas na comunicao especializada para designar os objetos de uma realidade preexistente (Cabr, 1993). Segundo Medeiros (1984), os termos so diferenciados das palavras da linguagem comum por caractersticas especficas e por sua ligao a uma determinada rea de conhecimento. Na linguagem especializada, a identificao do significado do termo feita por meio do contexto em que est inserido, o que reduz, por sua vez, o risco de ambigidade. A diferenciao entre Terminologia e linguagem comum pode, deste modo, ser feita por cinco fatores pragmticos: a funo bsica que se propem; a temtica de que tratam; os usurios; as situaes comunicativas; os tipos de discurso.

4 A lingua gem especializa da linguagem especializada


Para se falar em Terminologia, deve-se falar de linguagens especializadas. Isso porque a Terminologia trabalha e desenvolve mtodos e princpios aplicveis anlise dessas linguagens. Enquanto na linguagem comum tem-se um conjunto de regras, unidades e restries que fazem parte do conhecimento da maioria das pessoas, na linguagem especializada faz-se referncia aos subcdigos, grande parte derivados da linguagem comum, caracterizados por algumas peculiaridades especiais, prprias de determinada rea do conhecimento (MEDEIROS, 1984). Apesar de restritas a comunicao entre especialistas e estudiosos de determinada rea e com o intuito de descrever a estrutura conceitual do campo a que se referem, as linguagens especializadas seriam, ento, parte derivadas da linguagem comum. As linguagens especializadas apresentam caractersticas que as distinguem de outros tipos de linguagem, como maior preciso entre termo e conceito 3 , fundamentais para a exatido e eficcia da comunicao cientfica. Faulstich (2004) denomina a linguagem especializada de vocabulrio tcnico. Vocabulrio tcnico aquele em que os termos identificam uma atividade especfica. Assim sendo, reconhece-se que um texto pertence a uma determinada rea -

3 A palavra Terminologia, a o representar a cincia que estuda os termos, de acordo com Cabr(1993), deve ser grafada em maisculo. 4 Na definio de Dahlberg (1978), o conceito a compilao de enunciados verdadeiros sobre determinado objeto, fixada por um signo lingstico, uma unidade do conhecimento sobre um item de referncia representado por uma forma verbal.

grupo profissional - pela significao que os vocbulos possuem ou adquirem nele. O conjunto de tais vocbulos constitui a linguagem tcnica ou especial (Faulstich, 2004: 48). Nas linguagens especializadas, por se tratar de reas tcnico-cientficas, existe a predominncia do uso da linguagem escrita e conseqentemente, de grficos, figuras e ilustraes que representam visualmente o contedo dos textos. Siglas, frmulas e outros smbolos tambm so empregados com o objetivo de elucidar ou sintetizar um termo. Esses artifcios funcionam como suportes da mensagem. As formas de texto utilizadas nas cincias experimentais e aplicadas se diferenciam das formas de texto utilizadas pelas cincias especulativas geralmente discursivas, apresentadas sob formas de ensaio. As regras morfolgicas e grafemticas so relevantes nas linguagens especializadas. Nelas so empregadas razes gregas e latinas, por meio da prefixao, sufixao ou derivao para a formao dos termos da rea, especialmente nas lnguas que no Ocidente, participam da tradio cultural greco-latina (Sager, 1990: 148). A linguagem tcnica ou especial caracteriza-se por introduzir inovaes e apropriar-se de modo peculiar de outros termos da linguagem, comum ou geral. As modificaes que um grupo scio-profissional introduzem na lngua so chamadas de jargo (Faulstich, 2004: 48). No parecer de Letria & Goulo, a linguagem tcnica no seria adequada ao jornalismo:
Os jornais no se destinam a setores de opinio especializados e familiarizados com designaes e mecanismos mais complexos. Um jornalista confrontado com a necessidade de fazer um trabalho tcnico deve fazer todas as diligncias para compreender aspectos fundamentais do assunto, a fim de os explicar depois em linguagem comum (Letria & Goulo, 1986: 95).

5 Jornalismo econmico o incio


No fim dos anos 50 e incio dos anos 60 que surgem as primeiras caractersticas da imprensa atual. Um perodo em que o pas vivenciava o Golpe de 64 e o controle da imprensa, regulados pelos Atos Institucionais e pela nova Lei de Imprensa. Devido ao extremo controle exercido pelos militares e com a ausncia de atividade poltica, o jornalismo poltico vai se definhando. Reprteres, colunistas e cronistas se vem obrigados a mudar de rea de cobertura, so desviados de suas funes dentro da prpria empresa ou simplesmente demitidos. E 1968 o ano em que o jornalismo poltico praticamente desaparece da imprensa nacional devido a censura. Nesse mesmo perodo, a dvida externa aumenta e com a poltica paralisada, aumentam os financiamentos disponveis para o Brasil. Criam-se mecanismos de incentivos entrada da moeda estrangeira no Pas, com o intuito de acelerar o crescimento econmico. Na dcada de 1970, os meios de comunicao e as atividades culturais eram vigiados pela polcia. Tudo o que desagradava ao governo era severamente censurado. O regime militar no admitia crticas, nem ao menos oposio pacfica. O quadro poltico acabou por destinar vrias pginas dos jornais a assuntos econmicos e a excluso de praticamente todas as informaes sobre questes poltico-partidrias ou de temas relacionados com os conflitos sociais. Nos anos 1970 os jornais passaram a dar destaque ao noticirio econmico, no s porque as notcias sobre poltica sofriam forte censura, mas tambm porque a economia tornou-se um dos temas centrais do regime militar.

Foi nessa poca que nasceu o jornalismo econmico como conhecemos hoje. At os anos 70, o noticirio econmico era essencialmente financeiro ou comercial, voltado para informaes prticas: cotao da bolsa, informaes sobre o cmbio, entrada e sada de navios, preos e produo de produtos agrcolas. Quando outros temas apareciam, no vinham acompanhados de anlise, pois no existia um grupo de jornalistas especializados em assuntos econmicos nas redaes. No existia uma cobertura regular do desempenho das empresas, nem dos diversos setores da economia (ABREU, 2002: 21).

Com a restrio aos assuntos polticos e com as variaes no mercado financeiro, os cadernos de economia ganharam espao. O jornalista passou a se especializar ainda mais, a fim de poder traduzir a linguagem dos tecnocratas e, com isso, ampliou-se o espao destinado aos assuntos econmicos (Lustosa, 1996: 1 1 1). As editorias de economia foram tambm usadas como instrumento de divulgao da poltica econmica do regime militar. Era importante para o governo daquela poca que a imprensa divulgasse as conquistas e os avanos econmicos, na medida em que a economia se tornou a moeda de legitimao poltica para os militares. Houve uma grande expanso dentro dos rgos oficiais de assessorias de relaes pblicas, encarregadas de divulgar as obras e os investimentos realizados pelo governo federal e pelos governos estaduais.

6 Os primr dios do economs primrdios


Nos primeiros anos de 1970, segundo Dines (1996: 72) os jornalistas que cobriam a rea econmica tiveram que enfrentar as barreiras da falta de conhecimento especializado em economia. As informaes da rea econmica eram obtidas junto aos tecnocratas que utilizavam uma linguagem conceitual de difcil compreenso para o pblico leitor, e muitas vezes os jornalistas reproduziam as informaes tal como lhes eram transmitidas, sem decodificao, com apenas algumas adaptaes para a linguagem comum. A nova linguagem, formada por jarges econmicos, siglas e termos em ingls que passou a integrar o cotidiano do noticirio recebeu a designao de economs, expresso cunhada por Carlos Lacerda. O jornalista de economia Aloysio Biondi (1974:15) escreveu com relao linguagem econmica quando indagado sobre uma matria econmica, publicada num dos veculos da Editora Abril:
A minha concluso (...) foi a de que os jornais tinham passado anos procurando profissionais que escrevessem em linguagem inteligvel, mas que , de alguns anos para c, o ideal passou a ser o profissional que no escrevesse em linguagem que todos entendessem (Biondi, 1974:15).

Para Biondi um dos males do jornalista econmico do fim da dcada de 60 e incio dos anos 70 foi identificar-se demasiado com os porta-vozes, ser recebido e desfrutar do privilgio de obter para si as informaes: Para ele, mas no para o leitor, para coletividade, para a opinio pblica(1974:20). nesse momento que, segundo o autor, surgem expresses em voga: novos patamares, medidas para agilizar o mercado, que em suma, no dizem nada porque no interessa dizer nada. A ritualizao da linguagem do jornalismo de economia acionada ainda por uma srie de palavras novas ou antigas com sentido novo, recriadas, expressando aes transformadoras da realidade scio-econmica. So os neologismos que contm um elevado grau de abstrao, mas que do um colorido caracterstico

todo particular e um movimento especfico ao texto jornalstico (Quinto, 1987: 105). Biondi (1974) relata que a linguagem do jornalismo econmico era uma linguagem que refletia muito mais interesses que no eram do grande pblico to pouco os da coletividade. Desde os tempos de Delfim Neto, nos anos 70, os jornalistas da rea econmica consideravam a macroeconomia como fundamental a vida do brasileiro.

7 Cobertur a econmica a tual Cobertura atual


Do final da dcada de 1970 at os dias atuais, o jornalismo econmico sofreu alteraes, mas que no foram marcantes ou que apontassem para um diferencial considervel nas caractersticas das matrias. Para Marcondes Filho (1993: 105) a prtica jornalstica torna-se neste novo momento, a da imprensa minimalista. A economia no trabalhada do ponto-devista de sua relao com o Estado, com a sociedade maior, da perspectiva das tendncias e rumos, enquanto organicidade do sistema. As matrias desta editoria so produzidas apenas com vistas a darem informaes aos leitores sobre investimentos ou prticas de sobrevivncia na selva econmica. De acordo com Kucinski (1996: 181) o pblico referencial da informao econmica deve ser a populao em geral, mesmo que seu pblico funcional, e por isso o estilo do texto, seja especfico. A economia e as polticas econmicas devem ser julgadas pelo critrio do interesse pblico. E, ao mesmo tempo, um reprter s conquista a confiana de quem lhe fornece informaes quando seu trabalho, uma vez publicado, um atestado de competncia- no contm erros de informao , fiel aos fatos apurados e no so esquentados, escrito com objetividade, clareza, simplicidade e trata de assuntos relevantes para o pas e a sociedade (Caldas, 2003: 50). Para Amaral (1987):
Na imprensa brasileira reina tambm a desigualdade. Pequena parte da informao atual, bem feita, digerida e entregue ao pblico sem a mcula da repetio. Pondervel parte, porm , repetio pura e simples da notcia e da anlise anteriormente processadas pelo grande pequenos setores empresariais, com ajuda dos servios de relaes pblicas e divulgao .

Para Lustosa (1996: 131) os fatos econmicos sempre indicam situaes que afetam a vida das pessoas, pois divulgam fenmenos ou medidas governamentais relacionadas com bens ou ganhos de uma parcela pondervel de pessoas. A notcia no jornalismo econmico est caracterizada pelo uso de dezenas de palavras que pouco ou nada significam para o pblico leitor e que por isso tornam tambm a leitura do texto de economia excessivamente hermtica e elitista (Quinto, 1987: 102).

8 Lingua gem do Jornalismo Econmico Linguagem


A linguagem constitutiva de quem a formula, envolve todo o processo de estruturao do saber e do conhecimento de cada um e de cada coletivo, de acordo com Kucinski (1996:168). Os economistas apenas aparentemente usam a linguagem comum. No jornalismo dedicado a economia, um dos principais problemas de linguagem est no fato de ele se dirigir a pelo menos dois pblicos bem diferenciados, que se comunicam por cdigos prprios: de um lado, especialistas,

grandes empresrios e profissionais do mercado; de outro, o grande pblico e os pequenos empresrios. O grande pblico e os pequenos empresrios sentem-se permanentemente agredidos pela linguagem tcnica inevitavelmente usada no jornalismo econmico (Kucinski, 1996: 167-168). Lustosa (1996: 131) complementa que o hermetismo do texto causa uma grande dificuldade de compreenso das matrias sobre economia pelos comuns mortais. Esse um o principal problema enfrentado pelo redator da editoria de economia. A utilizao excessiva de nmeros no esforo de traduzir os fenmenos divulgados fez a emenda sair pior que o soneto. Novamente Kucinski (1996: 1 68) detalha que se o jornalista est se dirigindo ao grande pblico, no pode adotar essa linguagem, que no ser entendida.
Tambm seu referencial no o mesmo do economista, e sim o dos interesses gerais da populao. Alm de acessvel, o tratamento da informao deve ser crtico. O desafio do jornalista est em reportar e analisar, transmitir opinies de economistas e governo, sem usar linguagem que as pessoas comuns no entendam, e sem violar os conceitos criados pela linguagem do economista (Kucinski,1996: 168).

Enfim, a linguagem tcnica elitiza a informao prestada pelo jornalista de economia que, apesar disso, insiste em us-la (Quinto, 1987: 108). Basile (2002: 121) ressalta que se for preciso comunicar algo, deve-se fazlo da maneira mais direta possvel, com a maior simplicidade, para que o pblico que precisa de sua comunicao o compreenda. Em jornalismo econmico o texto com freqncia, seno for bem tratado, fica muito burocrtico. Em conseqncia, fundamental que o bom profissional se esforce para tornar o assunto agradvel e inteligvel.

9P or que o economs? Por


Mesmo aps mais de trinta anos da identificao do fenmeno chamado economs, ou seja, da linguagem tcnica ou especializada sendo utilizada como comum, por que ele ainda continua acontecendo? Jornalistas, editores, pensadores do jornalismo, cada um tem uma explicao para esse fato. Na viso de Sarcinelli (1997), a reportagem de economia passou a concentrar seu foco em apenas um segmento da sociedade: a classe empresarial e seus representantes. As equipes de reportagem esto posicionadas junto ao poder poltico e econmico, vendo o pas e sua realidade econmica e social apenas pelo ngulo do poder, ignorando a parcela mais significativa da sociedade: trabalhadores, aposentados, donas-de-casa, estudantes, micro-empresrios e funcionrios pblicos. Para Biondi (1974:20), na medida em que as sees de economia se esqueceram de que estavam escrevendo para o pblico, para a coletividade, elas verificaram que no era necessrio e, s vezes, nem muito conveniente traduzir muito claramente os temas em debates. Na observao feita por Setti (2005) os prprios jornalistas que criticavam essa linguagem tcnica fizeram-na migrar para suas matrias. Primeiro, como declaraes entre aspas e muitas vezes desacompanhadas de maiores explicaes. Depois, como parte integrante do prprio texto dos jornalistas. O fato que, para no poucos jornalistas, lanar mo do jargo acaba sendo uma espcie de passaporte para uma suposta seriedade, um atestado de estar por dentro. Grande parte dos jornalistas e dos recm-formados j chegavam s redaes, mal sados das faculdades, tendo como dogma de f que a simplicidade, num texto, era um defeito quando, pelo contrrio, ela talvez seja a suprema meta a alcanar(Setti, 2005).

Um outro problema apresentado, s que ao contrrio deste primeiro, o jornalista responsvel pelas matrias de economia, que peca pelo excesso de conhecimento e pela incapacidade de traduzir seu tpico ao nvel do leitor. Quanto maior o conhecimento em determinado assunto, maior a tendncia de simplificar, ou por meio do uso de termos tcnicos ou pela prpria omisso de explicao ou detalhes.
Alguns dos nossos melhores comentaristas econmicos empregam com freqncia palavras como drawback, crdito stand-by, uma srie de coisas que obriga o leitor leigo a pensar duas vezes, quando no a perguntar ao amigo mais prximo, se h, a significao de tais expresses(Amaral, 1987).

Para Amaral (1987) os bons redatores de economia no divergem sobre um ponto: a notcia econmica, tanto quanto a cientfica, carece de interpretao imediata. Uma portaria ministerial a respeito de importao de produtos manufaturados, por exemplo, pouco ou quase nenhum valor tem para o homem da rua se no vier acompanhada de uma explicao fcil. Na viso de alguns jornalistas e editores, o economs ainda tem espao nas matrias de economia por falta de preparo. Adriana Wilner, editora da revista Pequenas Empresas & Grandes Negcios, concorda que, de maneira geral, na cobertura de economia, e mais acentuadamente em finanas, h to-somente a transmisso de informaes, sem qualquer questionamento. Para ela, por preguia, falta de preparo do reprter ou mesmo falta de planejamento dos veculos, no feita a reflexo crtica, o embate de idias. A editora critica ainda o tom declaratrio das pginas de economia da imprensa brasileira .O ministro disse isso, o presidente do Banco Central disse aquilo...O problema que no se traduz o que eles quiseram dizer. Os jornalistas repetem como papagaios o que lhes dito 5 . Sobre a preguia jornalstica, Kucinski (1996: 170) tem seu parecer:
Deve ser evitada a linguagem burocrtica, de contedo irrelevantes ou acessrios. [...] a linguagem burocrtica sintetiza quase todos os defeitos do fazer jornalstico brasileiro: o desprezo pelo leitor, o descuido com a informao, a preguia jornalstica, a despolitizao da informao (Kucinski, 1996: 170).

5 Adriana Wilner. Entrevista a alunos da Faculdade Csper Lbero, disponvel no endereo: http://www.facasper.com.br/jo/ reportagens.php?tb_jo+&id_noticias=330 6 Denise Neumann. Entrevista a alunos da Faculdade Csper Lbero, disponvel no endereo: http://www.facasper.com.br/jo/ reportagens.php?tb_jo+&id_noticias=330 7 Qualquer pessoa que possa prestar informaes fidedignas a um jornalista para fins de noticirio. Definio de ERBOLATO, Mrio (1985). Dicionrio de Propaganda e Jornalismo. Campinas: Papirus Editora.

Quinto (1987:109) pontua que muitos jornalistas simplesmente absorvem as categorias da linguagem econmica, mas no sabem exatamente como traduzila para o leitor comum. Denise Neumann, do dirio Valor Econmico compartilha da mesma opinio: Quando a matria tem muito economs porque o jornalista no entendeu o que o entrevistado falou 6 . Outra tentativa de explicao para o uso do jargo nos cadernos de economia seria a de que o jornalista escreve basicamente para a fonte 7 e no para o leitor. Setti (2005) afirma que muitas vezes, mesmo que de maneira inconsciente, o jornalista se utiliza de uma linguagem empolada e sente-se satisfeito ao receber um elogio de um economista. Deste modo, o emprego dos termos tcnicos demonstra conhecimento, autoridade e poder. Amaral (1987) cita o seguinte comentrio de Robert Salmon, presidente e diretor-geral do jornal francs France-Soir:
A qualidade da informao continua ainda desigual: informaes pouco digeridas ou mal digeridas, informaes pouco controladas, informaes comumente influenciadas por trabalho de anlise j efetuado pela imprensa especializada ou publicaes profissionais. A tal ponto que a liberdade de informao econmica pode ser, muitas vezes, discutida.

As informaes destinadas aos consumidores no lhes so adaptadas. O grande pblico, o dos jornais dirios, continua, ainda mal informado sobre os complexos problemas que lhe chegam ao conhecimento por intermdio das notcias distribudas pelos organismos oficiais e por aquelas fornecidas diretamente pelas indstrias.

Na viso de Sarcinelli (1997)a concentrao de notcias empresariais no noticirio econmico dos jornais brasileiros presentes em matrias sobre as taxas cambiais, importaes e exportaes, supervit entre outros - afasta o jornalismo econmico do papel de promotor do bem-estar social. A limitao dos temas e forma nebulosa como so tratados pela maioria dos jornalistas econmicos desestimula o debate social, na medida em que a realidade omitida ou empregada de forma to distante da realidade de milhes de leitores brasileiros, de classe baixa e mdia. Alguns autores, no entanto, pontuam que a grande dificuldade para redigir uma notcia econmica causada pela impossibilidade de se encontrar termos coloquiais para substituir as expresses tcnicas:
Em verdade no se pode apenas acusar o redator de economia de dificultar a interpretao ou decodificao. O que ocorre, excludos os exageros, a impossibilidade efetiva de substituir muitas vezes as expresses tcnicas das notcias econmicas por expresses coloquiais (Lustosa, 1996:133).

As matrias de economia deixam de ser interesse da grande maioria da populao que, sequer conhece a realidade e a razo dos nmeros e termos expressos nos cadernos. Essa considerao com a sociedade deveria ser fundamentada no esprito do jornalista desde a sua formao:
A abertura para o todo, conceito defendido pelo filsofo Josef Pieper, em seu ensaio sobre o papel da universidade - onde lembra que o esprito de uma instituio desta natureza deve ser o de reunir todos os valores, tudo o que cerca o homem, e no seccionar a realidade -, serve como uma luva para o jornalismo econmico, dentro do que deveria ser o seu verdadeiro papel: espelhar a realidade, para que a sociedade, vendo a si mesma, busque as mudanas que se fazem necessrias para promover o bem estar de toda a populao (Sarcinelli, 1997).

10 Anlise da coleta de termos


A coleta de termos foi realizada por um perodo de sessenta dias, nos cadernos de economia de dois jornais dirios de Mato Grosso do Sul, O Estado e Correio do Estado. As palavras foram identificadas como sendo termos tcnicos da rea de economia quando constavam no Glossrio de Termos Econmicos do Banco Central. Ao todo foram identificados 177 termos da rea econmica, muitos com emprego recorrente, como o termo Selic, que contabilizou 35 ocorrncias. Alguns termos se repetiram com maior freqncia, em especial, siglas e acrnimos. A quantidade de termos em ingls e termos tcnicos sem traduo ou explicao, tambm chamaram a ateno.

1 1T ermos em ingls Termos


Os termos em ingls apareceram com freqncia. Apesar de muitos fazerem parte da linguagem especializada em economia, poderiam ser substitudos por sinnimos. Alguns exemplos: royalties, commodities, spreads, hedge funds, blue

chips, default, delivery, e-bit, dumping, high yield, joint venture, swap, market share, traveller check, treasuries, tag along. Os termos em ingls alcanaram as pginas dos jornais onde permanecem at hoje- a partir da dcada de 1970 graas aos economistas e responsveis pelos setores econmicos:
A linguagem importada, que funciona como um cdigo internacional da sociedade capitalista contempornea ser absorvida, em primeiro lugar, pelos tcnicos brasileiros que a introduzem em seus relatrios. Em seguida, atravs dos porta-vozes oficiais- os tecnocratas- ganha as pginas dos jornais e se legitima (Quinto, 1987: 103).

Para Kucinski (1996: 169), dada a complexidade das situaes de economia, a clareza s pode ser alcanada se o jornalista entender o fenmeno econmico que se prope reportar ou analisar. Caso contrrio, muito improvvel que a narrativa seja clara. O recurso dos jornalistas que no entendem bem o tema de que esto tratando o de se protegerem com as palavras difceis do jargo dos economistas e com expresses do ingls. Outros termos especficos da rea econmica foram usados , tais como: supervit, dficit, Risco Brasil, ativos, cmbio flutuante, C-bond, Dieese, emisso de bnus, fuga de capitais, Nasdaq , papis, sem vis, volatilidade, dessazonalizado, fundo de penso, antidumping, Embi , bnus, cmbio, cmbio controlado, cmbio fixo, colcho de liquidez, dividendos, emisso de ttulos, fludos de penso, fluxo cambial, front externo, fundos de renda fixa, Ibovespa, ndice dessazonalizado , Dow Jones, inflao acumulada, inflao projetada , papis brasileiros, papis de taxa fixas, papis ordinrios, pauta fiscal, preos administrados, preos livres, preos mdios, risco pas, saldo acumulado, saldo de balana, ttulo, ttulo da dvida, valor adicionado, valor agregado, valor de face. Alm disso, diversos homgrafos como cmbio, cmbio controlado, cmbio fixo, supervit, supervit acumulado, supervit comercial, supervit nominal, supervit primrio taxa bsica, taxa bsica de juros, taxa projetada, taxa Selic, entre outras.

12 Siglas e indica dor es indicador dores


O uso de siglas tornou-se tambm uma prtica corriqueira nos textos noticiosos do jornalismo de economia a partir dos anos 60. Desde ento, elas tm se multiplicado por todos os setores de economia, atingindo principalmente o texto jornalstico. Na rea econmica existem centenas de siglas de uso corrente que vo desde nome das instituies at de indicadores oficiais. Outra caracterstica marcante dos textos de economia dos jornais so os nmeros ou percentuais fechados em quadros ou tabelas que aparecem at mesmo nos ttulos e nas primeiras pginas dos jornais. Quinto (1987: 108) ressalta que o leitor submetido a uma srie de indicadores, como grficos e tabelas cuja composio deve ser aceita, apesar de que isso, muitas vezes, pode comprometer a verdade. De acordo com as regras de redao jornalstica, siglas e palavras em ingls, assim como termos tcnicos devem ser explicados ou substitudos por sinnimos mais simples ou mais conhecidos. Algumas das siglas e dos acrnimos coletados durante o perodo analisado e com a seguinte frequncia de ocorrncia: Selic (35), Copom (34), IPCA (25), PIB (23), IGP-M (1 1), Cofins (10), CSLL(8), FED (8), IGP-DI (8), ICMS (7), IPA (6), PIS (6), INCC (3), IPC (3), FCO (2), FGTS (2), CNI (2), BIRD (1), CMNI (1), FMI (1), IPCS (2), IPI (2), IOF (1), IPEA (1), IPV (1), IRF (1), VBP, VGBL.

Segundo Quinto (1987: 108) apesar dos grficos e tabelas serem usados com o objetivo de ilustrar os textos, quando os dados se apresentam hermticos, a falta de costume do pblico de recorrer a eles para melhor compreenso da notcia ajuda a tornar mais confuso e menos atrativo o texto do jornalismo de economia. Isso porque embora disseminados por todos os jornais, poucos so os que sabem usar estes recursos com a devida clareza. Lustosa (1996: 132) explica que pelas dificuldades de se relatar os fenmenos econmicos em um bom texto jornalstico, os indicadores econmicos- como cotaes do dlar, renda da poupana, valor do salrio mnimo, entre outroacabaram ganhando um espao especial, aparecendo obrigatoriamente em todos os grandes jornais. Se formos chatos, burocrticos, hermticos, os leitores simplesmente passaro ao largo dos nossos textos. Se, ao invs disso, formos rpidos, descritivos, atentos, competentes, emotivos e apaixonados em nosso texto, as pessoas certamente se voltaro para ns e o tipo de jornalismo que praticamos(Basile, 2002: 1 13).

13 Concluso
A presente pesquisa teve como objetivo como verificar se o economs, emprego de termos tcnicos nas matrias de economia, continuavam a ocorrer, em especial, nos dois jornais mais importantes da capital de Mato Grosso do Sul: Correio do Estado e O Estado. Para tanto foi realizada uma compilao de sessenta edies de cada um dos jornais, de onde foram extrados os termos tcnicos- identificados como jargo por constarem no Glossrio do Banco Central, especfico para assuntos econmicos. Por meio da anlise pode-se perceber que os termos tcnicos aparecem com freqncia considervel nas matrias. Por meio da Terminologia, objetivou-se identificar a diferena entre termos e o lxico comum, assim como a linguagem especializada e a linguagem comum. O jornalismo utiliza-se da linguagem comum, embora tenha sido observado o emprego da linguagem especializada, prpria dos experts da rea econmica. As maiores ocorrncias foram as siglas e os termos em ingls, sem traduo ou explicao de seu significado. A explicao do significado ou o que o termo representa um recurso do jornalismo para facilitar o entendimento por parte do leitor. O problema que nem sempre a simples definio da sigla basta para elucidar o termo. Os termos tcnicos foram observados com maior freqncia principalmente em matrias que dizem respeito ao mercado financeiro- que envolvem temas como o movimento das bolsas de valores, cmbio, variaes do dlar e tambm nas matrias que envolvem tributos e inflao. Essas matrias, em sua maioria, so provenientes das agncias de notcias como a Folha Press e a Agncia Estado com as quais os jornais tm convnio. Mediante o pagamento de um determinado valor mensal, os jornais tm o direito de usufruir de textos e fotos produzidos pelas agncias e vendidos para os jornais de todo o Pas. Sendo assim, o material de economia utilizado nos jornais analisados proveniente das agncias tem em sua maioria um enfoque nacional, como temas como movimento do mercado financeiro, variao de ndices tributrios e de moedas. No se pode desconsiderar as matrias regionais que tambm apresentam muitas siglas e termos- um nmero menor que os tipos de matrias mencionadas acima- em temas relacionados a economia local, como a comercializao de soja, gado, a questo do gs natural, os tributos da economia domstica, entre outros.

Independente da matria econmica que apresentava o termo tcnico ser de mbito regional ou nacional, o que se pde constatar que os jornais, que so direcionados a diversos tipos de leitores, com uma linguagem simples e comum, apresentam-se recheados de termos tcnicos, inteligveis em grande parte, somente aos experts. As editorias de economia esto repletas de siglas, nmeros, ndices e termos desconhecidos da maioria da populao, o que pode explicar o desinteresse de grande pblico pelas notcias econmicas dos jornais impressos.

14 Re f erncias bibliogrficas Ref

ABREU, Alzira Alves de (2002). A modernizao da imprensa (1970-2000). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. AMARAL, Luiz (1987). Tcnica de jornal e peridico. 4. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro. ARNTZ, Reiner/PICHT, Heribert (1995). Introduccin a la terminologa. Madrid: Fundacin Germn Snchez Ruiprez. BASILE, Sidnei (2002). Elementos jornalismo econmico. Rio de Janeiro: Campus. BETING, Joelmir( 1973). Na prtica a teoria outra - os fatos e as verses da economia. So Paulo: IMPRES. BIONDI, Aloysio (1974). A linguagem na reportagem econmica. Seminrio de Tcnica de Jornalismo, 1. Rio de Janeiro: ABI,1974 (Coleo Comunicao Hoje). CABR, M.Teresa (1993). La terminologa. Barcelona: Editorial Antrtida. _______________(1993). La terminologia hoy: concepciones, tendncias y aplicaciones. Revista Cincia da Informao. Braslia, v.24, n.3, p.289-298. CALDAS, Suely(2003). Jornalismo Econmico. So Paulo: Contexto. DAHLBERG, I.(1978). Teoria do conceito. Revista Cincia da Informao. Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 101-107. DIJK, Teun A. Van(1988). Texto y contexto . Madrid: Catedra Editora. ________________(1996). La Noticia como discurso. Madrid: Paidos Editora. DINES, Alberto (1996). O papel do jornal: uma releitura. So Paulo: Summus Editorial. FAIRCLOUGH, Norman (1995). Media Discourse . New York: Edward Arnold. FAULSTICH, Enilde L de J (2004). Como ler, entender e redigir um texto. Petrpolis: Editora Vozes. Glossrio de termos do Banco Central do Brasil. http://www.bacen.gov.br/ ?GLOSSARIO. Acessado em 20 de janeiro de 2006. GMEZ, Maria Nlida Gonzalez de (1996). Comentrios ao artigo Hacia um nuevo paradigma em Bibliotecologia . Revista Transinformao, v.8, n.3, p.4456, set/dez. GOMIS, Lorenzo (1991). Teora del periodismo; cmo se forma el presente. Barcelona: Ediciones Paids. KIENTZ, Albert (1973). Comunicao de massa Anlise de Contedo. Rio de Janeiro: Livraria Eldorado Tijuca. KOTSCHO, Ricardo (2000). Prtica da reportagem. 4. ed. So Paulo: tica. KUCINSKI, Bernardo (1996). Jornalismo Econmico. So Paulo: EDUSP .

LAGE, Nilson (2004). A reportagem: Teoria e Tcnica de entrevista e pesquisa jornalstica. 4 edio. Rio de Janeiro: Record. LETRIA, Jos J. & GOULO, Jos (1986). Noes de Jornalismo. 2 ed. Lisboa: Livros Horizonte. LUSTOSA, Elcias (1996). O texto da notcia. Braslia: Editora UnB. MARCONDES FILHO, Ciro (2002). A saga dos ces perdidos. Srie Comunicao e Jornalismo. 2 edio. So Paulo: Hacker Editores. _________________________ (1993). Jornalismo fin-de-sicle. 1 ed. So Paulo: Scritta. MARTINS FILHO, Eduardo Lopes (1998). Manual de redao e estilo de O Estado de So Paulo. 3. ed. So Paulo: Moderna. MAURICIO, Patrcia (2003). O personagem econmico: um contraponto emocional linguagem racional do jornalismo. Revista ALCEU- vol.4- n.7- p.991 14-jul./dez. MEDEIROS, M. B. B (1984). Levantamento e anlise da terminologia brasileira em Cincia da Informao . Braslia, UnB. Dissertao de Mestrado. MEDINA, Cremilda (1982). Profisso jornalista: responsabilidade social. Rio de Janeiro, Forense Universitria. NASSIF, Lus (2001). Crise Econmica ou crise no jornalismo econmico? In: Seminrio de Comunicao Banco do Brasil. Braslia.p.97-108. PEDROSO, Rosa Nvea. Consideraes sobre produo, discurso e anlise em jornalismo. http://www.saladeprensa.org/art601.htm. Abril 2005, Ao VI, Vol. 3. Acessado em 16 de julho de 2005. PIMENTEL, Fernanda (2005). Jornalismo Econmico. In: 1000 PerguntasJornalismo, Rio de Janeiro: Editora Rio. QUINTO, Ayle-Salassie Filgueiras (1974). O jornalismo econmico no Brasil depois de 1964. Rio de Janeiro: Agir. RONDEAU, Guy (1984). Introduction la Terminologie. Deuxime dition. Paris: Gaetan Morin. SAGER, Juan (1990). A practical course in Terminology Processing . Amsterdam/ Philadelphia. SARCINELLI, Jos Antonio (1997). Jornalismo Econmico. A seduo do poder. Mirandum - Estudos e Seminrios. ANO I No. 3 Set-Dez . SETTI, Ricardo A. O jornalismo poltico exclui o grande pb lico. http:// www.unb.br/ceam/nemp/artigo6.htm. Acessado em 17 de julho de 2005. SILVA, Jaqueline de Paiva e (2002). A Broadcast, o mercado financeiro e a cobertura de economia da grande imprensa. Braslia: UnB, 2002. Dissertao (Mestrado em Comunicao), Programa de Ps-graduao em Comunicao, Universidade de Braslia.

Anda mungkin juga menyukai