Anda di halaman 1dari 14

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE CINCIA E TECNOLOGIA FUNDAO DE APOIO ESCOLA TCNICA

PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS PARA INGRESSO NO CURSO TCNICO DE NVEL MDIO NA FORMA SUBSEQENTE - TCNICO EM MECNICA EDITAL 2012.1 A Fundao de Apoio Escola Tcnica Faetec, torna pblico que estar aberto, no Municpio de Itagua, Estado do Rio de Janeiro, Concurso Pblico, nos termos da legislao pertinente e normas estabelecidas neste Edital, para provimento de vagas, no 1 semestre de 2012, no Curso Tcnico de Nvel Mdio na forma Subseqente - Tcnico em Mecnica - do eixo tecnolgico de Controle e Processos Industriais, com base no convnio celebrado entre a Faetec e Nuclebrs Equipamentos Pesados S/A - Nuclep, com fbrica na Av. General Euclydes de Oliveira Figueiredo, 200 - Itagua - RJ, CNPJ- 42.515.882/0003-30, oferecido somente a quem j tenha concludo integralmente o Ensino Mdio, mediante as seguintes condies: 1 DAS DISPOSIES PRELIMINARES 1.1 A realizao do processo seletivo ficar sob a responsabilidade da Fundao Dom Cintra. 1.1.1 Os candidatos devero utilizar a pgina eletrnica da Faetec www.faetec.rj.gov.br ou entrar em contato pelo telefone 4063-6396 da Fundao Dom Cintra para consultas relativas ao concurso. 1.2 O processo seletivo destina-se ao ingresso de candidatos para ocuparem vagas com a seguinte forma de organizao: 1.2.1 Subseqente ao ensino mdio, oferecido somente a quem j tenha concludo integralmente o ensino mdio ou esteja concluindo em dezembro de 2011, esclarecendo-se que essa opo proporcionar ao candidato realizar a educao profissional tcnica de nvel mdio, ou seja, somente o curso tcnico na Faetec. 1.2.2 O Curso ser ministrado pela Faetec Unidade de Ensino Avanada da Escola Tcnica Estadual Repblica, autorizada para este fim, nas dependncias do Centro de Treinamento Tcnico da Nuclep, localizado no Municpio de Itagua-RJ. 1.2.3 A durao do curso ser de quatro semestres letivos, com aulas de segunda a sexta-feira, das 17 horas e 30 minutos s 21 horas e 30 minutos. 1.3 A transferncia de unidade de ensino ou curso no ser concedida. 1.4. Ao trmino do curso tcnico em mecnica, o aluno aprovado, de acordo com o sistema de avaliao da Faetec, poder ser contratado como Tcnico da Nuclep em conformidade com o Plano de Cargos, Carreiras e Remunerao PCCR vigente poca, respeitando-se a ordem de classificao obtida no curso e desde que as seguintes condies sejam preenchidas simultaneamente: 1.4.1 - O aluno tenha realizado na prpria Nuclep o estgio supervisionado previsto na matriz curricular do curso. O nmero de vagas e os critrios para a realizao do estgio supervisionado na Nuclep sero definidos pela prpria Empresa e a Faetec; 1.4.2 - O aluno tenha sido considerado aprovado no estgio supervisionado realizado na Nuclep, de acordo com o sistema de avaliao da Faetec;

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE CINCIA E TECNOLOGIA FUNDAO DE APOIO ESCOLA TCNICA
1.4.3 - O aluno tenha obtido, ao concluir o curso, mdia final igual ou superior a 7,0 (sete). A mdia final do curso resultar da mdia aritmtica das mdias semestrais entre todos os componentes curriculares da matriz curricular; 1.4.4 - O aluno seja aprovado nos exames mdicos admissionais realizados pela NUCLEP, especficos a sua rea de atuao; 1.4.5- No haja restrio de vaga no Quadro de Pessoal da Nuclep; 1.4.6- No haja impedimento legal ou decorrente de determinaes governamentais. 1.5 Sero reservadas 5% (cinco por cento) das vagas destinadas do curso aos candidatos com deficincia, que atendam s determinaes estabelecidas pelo Decreto n 3298/1999 em seu artigo 4. 1.5.1 Os candidatos com deficincia devero entregar o laudo mdico original, atestando o tipo e o grau ou nvel de deficincia, com expressa referncia ao cdigo correspondente da Classificao Internacional de Doena CID ou Classificao Internacional de Funcionalidade (CIF), com validade de at seis meses, na Diviso de Diversidade e Incluso Educacional Divin, na Rua Clarimundo de Melo, 847 Quintino/ RJ CEP 21.311-281, no horrio de 09:00h s 17:00h ou postar para o mesmo endereo, no perodo previsto no calendrio (Anexo I). 1.5.2 No sero consideradas como deficincia as disfunes visuais e auditivas passveis de correo simples pelo uso de lentes ou aparelhos especficos. 1.5.3 Cabe ao candidato com deficincia acompanhar a divulgao do resultado da verificao do laudo mdico, conforme calendrio (Anexo I) do presente Edital. 1.5.4 O no encaminhamento do laudo mdico com CID ou CIF, no prazo estabelecido no Edital, implicar a participao e classificao no processo seletivo nas mesmas condies dos demais candidatos, no admitindo-se recurso ou contestao sobre o resultado final. 1.5.5 O candidato com deficincia que, no ato da inscrio, no declarar essa condio, no poder interpor recursos em favor de sua classificao. 1.5.6 Os candidatos que necessitarem de condies especficas para realizar a prova (ledor, prova ampliada, intrprete de libras, auxlio para transcrio, sala de fcil acesso,etc.) devero inform-la(s) no local apropriado do requerimento de inscrio. 1.6 No ser concedida iseno de componentes curriculares aos candidatos concorrentes vaga deste processo seletivo, que apresentarem diploma de concluso do nvel superior.

2 DA INSCRIO 2.1. Perodo de inscrio ser delimitado no calendrio (Anexo I). 2.2 As inscries sero realizadas integralmente por meio da internet pela pgina eletrnica www.faetec.rj.gov.br. Com o intuito de facilitar o acesso dos candidatos internet, a Faetec disponibilizar plos digitais (Faetec Digital) que, no perodo de inscrio, funcionaro nos dias teis de 10h s 17h. 2.3 No sero aceitas inscries condicionais ou fora das normas estabelecidas no presente Edital. 2.4 A inscrio poder ser efetuada pelo candidato ou por seu representante legal, na forma da legislao civil. 2.4.1 Ser aplicado, de preenchimento obrigatrio, questionrio socioeconmico.

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE CINCIA E TECNOLOGIA FUNDAO DE APOIO ESCOLA TCNICA
2.5 O candidato que solicitar iseno de taxa, dever aguardar o resultado de sua solicitao, atendendo ao calendrio (Anexo I), para efetivar sua inscrio. 2.6 O candidato dever acessar a pgina eletrnica da Faetec www.faetec.rj.gov.br, por meio da internet, ler todo o Edital, verificar as vagas do curso Tcnico em Mecnica, sua forma de organizao e o endereo da Unidade de Ensino. 2.7 Efetuar todos os procedimentos necessrios para a inscrio e imprimir o boleto bancrio no valor de R$ 38,00 (trinta e oito reais), efetuando o pagamento em qualquer agncia bancria at a data do vencimento. 2.7.1 A inscrio s ser confirmada aps o pagamento da taxa de inscrio. 2.7.2 A taxa de inscrio no ser devolvida em nenhuma hiptese e s ter validade para o presente processo seletivo. 2.8 A Faetec no se responsabilizar pelos requerimentos de inscrio no processados por motivos de ordem tcnica que impossibilitem a transmisso dos dados, principalmente, no ltimo dia de inscrio. 2.9 Havendo mais de um requerimento de inscrio, para um mesmo candidato, ser considerado somente o de data mais recente, ou se for o caso, o de horrio mais recente. 2.10 Para efetivao da inscrio far-se- necessrio o pagamento do boleto bancrio gerado pela inscrio mais recente. 2.11 A inscrio para o preenchimento de vagas contidas neste Edital implicar na aceitao irrestrita das condies estabelecidas pela Faetec, no cabendo ao candidato qualquer recurso quanto s normas do presente Edital.

3 DA CONFIRMAO DE INSCRIO

3.1 O candidato dever acessar a pgina eletrnica www.faetec.rj.gov.br, no prazo estabelecido no calendrio (Anexo I), para verificao dos dados informados no requerimento de inscrio. 3.1.1 Havendo necessidade de alterao de dados fornecidos pelo candidato no que se refere especificamente aos dados pessoais, dever o candidato solicitar empresa organizadora do concurso, pelo endereo eletrnico concurso@domcintra.org.br informando n de inscrio, CPF e os dados que devem ser corrigidos, no prazo estabelecido no calendrio (Anexo I). 3.1.2 Encerrando-se o prazo destinado a correes, as informaes contidas no requerimento de inscrio, sero de inteira responsabilidade do candidato e, para que possa produzir todos os efeitos a que se destinam, devero obedecer estritamente s normas deste Edital. 3.2 O candidato ou seu representante legal ter acesso ao Carto de Confirmao CCI, pela pgina eletrnica www.faetec.rj.gov.br, de acordo com o perodo estabelecido no calendrio (Anexo I). Este documento no ser enviado para o endereo do candidato.

4 DAS INSTRUES PARA O PEDIDO DE ISENO DE TAXA DE INSCRIO 4.1 A iseno de taxa de inscrio um benefcio concedido aos que comprovarem insuficincia de recursos financeiros para este pagamento, mediante o atendimento aos critrios estabelecidos, observandose as condies contidas no presente Edital.

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE CINCIA E TECNOLOGIA FUNDAO DE APOIO ESCOLA TCNICA
4.2 Ser concedida a iseno de pagamento de taxa de inscrio ao candidato que comprovar por meio de documentao a renda mensal familiar igual ou inferior a R$ 960,00 (novecentos e sessenta reais), obtida a partir do somatrio da renda bruta mensal familiar daqueles residentes no mesmo endereo do candidato. 4.2.1 O Requerimento de Iseno da taxa de inscrio dever ser acessado na pgina eletrnica www.faetec.rj.gov.br, preenchido e impresso, no perodo estabelecido no calendrio (Anexo I). 4.2.2 O candidato que tiver o pedido da taxa de inscrio do processo seletivo aceito, estar automaticamente inscrito, devendo acessar o seu Carto de Confirmao de Inscrio (CCI) e imprimi-lo por meio da pgina eletrnica www.faetec.rj.gov.br, na data estabelecida no calendrio (Anexo I). 4.2.3 O candidato que tiver o pedido de iseno de taxa de inscrio para o processo seletivo negado, dever acessar a pgina eletrnica www.faetec.rj.gov.br, na data estabelecida no calendrio (Anexo I), efetuar todos os procedimentos necessrios para a inscrio, imprimir o boleto bancrio no valor R4 38,00 (trinta e oito reais), conforme procedimentos deste Edital. 4.3 Ao Requerimento preenchido devero ser anexadas cpias de toda a documentao comprobatria de TODAS as pessoas que moram na mesma casa e das situaes descritas no requerimento de inscrio, sendo considerada vlida, para efeito de identificao, a documentao especificada no item 4.4. 4.4 DA DOCUMENTAO COMPROBATRIA PARA SOLICITAO DE ISENO DE PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIO: a. certificado ou histrico escolar ou original da declarao de concluso do ensino mdio ou equivalente. Para aqueles que esto cursando o ltimo ano do ensino mdio, declarao de previso de concluso do mesmo; documento de identidade, dentro da validade, com foto e assinatura para os maiores de 18 anos e certido de nascimento para os menores de 18 anos; certido de casamento dos pais ou do candidato se for casado; em caso de falecimento dos pais, certido de bito; em caso de separao, certido com averbao ou declarando de prprio punho de um dos pais; carteiras de trabalho (cpias das pginas referentes identificao e aos contratos de trabalho) das pessoas empregadas, das desempregadas, das que nunca trabalharam e dos trabalhadores da economia informal. As cpias das carteiras devero ser identificadas com o nome da pessoa a que pertencem; em caso de desemprego recente, apresentar resciso do contrato de trabalho; contracheque ou recibo de pr-labore de pagamento de servios prestados ou declarao do empregador para as pessoas que trabalham no mercado formal; declarao de prprio punho informando os rendimentos de trabalho autnomo (mercado informal) com carn do INSS, em caso de contribuio; comprovante de rendimento fornecido pelo INSS referente aposentadoria, ao auxlio-doena ou penso. Na falta destes, extrato bancrio atualizado e identificado referente ao benefcio recebido; comprovantes das seguintes despesas: pagamento do financiamento ou do aluguel da casa, conta de energia eltrica e conta do telefone fixo com valor e endereo.

b. c. d. e. f.

g. h. i. j.

4.4.1 Podero ser entregues comprovantes de outras despesas como: plano de sade, condomnio, IPTU, mensalidade escolar, conta de telefone celular bem como outros documentos que comprovem a situao econmico-financeira relatada no formulrio. 4.4.2 No caso da INEXISTNCIA de qualquer dos documentos relacionados acima, dever ser anexada JUSTIFICATIVA, por escrito, informando o motivo de no ter sido enviada tal documentao.

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE CINCIA E TECNOLOGIA FUNDAO DE APOIO ESCOLA TCNICA
4.4.3 A entrega do requerimento preenchido pelo candidato ou seu representante legal, com os documentos especficos que comprovem a solicitao de iseno de pagamento da taxa de inscrio, dever ser realizada, somente via SEDEX, para a Caixa Postal 68561 CEP 21941-972 RJ at a data limite conforme calendrio (Anexo I). 4.5 O requerente no dever anexar nenhum documento original, considerando que os documentos anexados ao requerimento no sero devolvidos. No sero aceitos protocolos de quaisquer documentos. 4.6 Somente sero analisados os requerimentos de iseno de inscrio entregues no perodo definido no calendrio (Anexo I) e que estejam com a documentao exigida anexada. 4.7 O preenchimento do requerimento de iseno de taxa de inscrio ser de inteira responsabilidade do candidato ou responsvel e, em nenhuma hiptese, sero admitidas alteraes aps a entrega. O preenchimento dever ser feito integralmente pela internet. 4.8 A concesso da iseno de taxa de inscrio ser determinada em funo da anlise das informaes contidas no requerimento e da documentao apresentada pelo candidato ou representante legal. 4.9 A documentao encaminhada pelo candidato ou representante legal ser analisada por uma comisso da empresa organizadora responsvel pelo processo seletivo, que emitir parecer sobre a situao de cada candidato quanto ao pedido de taxa de iseno. 4.10 O resultado do pedido de iseno de taxa de inscrio ser divulgado na pgina eletrnica www.faetec.rj.gov.br, conforme calendrio (Anexo I). 4.11 A solicitao de iseno de taxa de inscrio implicar a aceitao irrestrita das condies estabelecidas pela Faetec, no cabendo ao candidato qualquer recurso quanto s normas contidas neste Edital. 4.12 Componentes da mesma famlia que residam no mesmo domiclio e venham a solicitar iseno do pagamento da taxa devem enviar individualmente os documentos necessrios e informar no formulrio de solicitao nome e grau de parentesco do outro solicitante.

5 DA PROVA OBJETIVA 5.1. A prova objetiva, de carter eliminatrio e classificatrio, ter durao de 4 (quatro) horas, incluindo a marcao do Carto Resposta e ser composta de duas partes, assim caracterizadas: 5.1.1 Parte I Lngua Portuguesa (24 questes) a) Estruturada sobre o foco da leitura, ter como objetivo fundamental avaliar a capacidade de leitura, compreenso e interpretao de textos de linguagem verbal e visual, essenciais a todas as reas e aos contedos adquiridos durante o processo de escolarizao. b) Sero avaliadas, dentre outras, as seguintes habilidades: compreenso, anlise e interpretao de textos, identificao de tema e tese de um texto, distino entre fato e opinio acerca do fato, inferncia, identificao de informaes explcitas, inferncia de informaes implcitas, estabelecimento de relaes entre partes de um texto e reconhecimento de diferentes formas de tratar a informao sobre o dado tema ou temas. 5.1.2 Parte II Matemtica (24 questes) a) Estruturada sob o foco da resoluo de problemas, ter como objetivo fundamental avaliar a capacidade do candidato em observar, estabelecer relaes, utilizar diferentes linguagens, argumentar, validar

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE CINCIA E TECNOLOGIA FUNDAO DE APOIO ESCOLA TCNICA
processos, raciocinar de forma intuitiva, indutiva, dedutiva; realizar estimativa e desenvolver estratgias de resoluo de problemas, essenciais a todas as reas e contedos adquiridos durante o processo de escolarizao. 5.2 Todas as questes tero 5 (cinco) alternativas e 1 (uma) nica opo correta, valendo 1(um) ponto cada questo, no total de 48 (quarenta e oito) pontos, sendo considerado reprovado o candidato que: a) obtiver nota 0 (zero) em qualquer uma das duas partes da prova; b) obtiver menos de 15 (quinze) pontos no somatrio das duas partes da prova objetiva.

6 DA PARTICIPAO NAS PROVAS 6.1 Nenhum candidato far a prova fora do dia, horrio e local indicados no Carto de Confirmao de Inscrio (CCI). 6.2 No dia da realizao das provas, o candidato dever apresentar-se ao local da prova indicado no Carto de Confirmao de Inscrio (CCI), munido de documento oficial de identificao (original com foto), caneta esferogrfica preta ou azul, e com antecedncia mnima de uma hora do horrio do incio da prova. 6.3 O candidato poder somente retirar-se da sala aps 60 (sessenta) minutos decorridos do comeo da aplicao da prova. Os trs ltimos candidatos devero permanecer na sala, sendo liberados somente quando todos tiverem concludo ou tenha sido dado por encerrado o tempo de provas. 6.4 O candidato que no observar o disposto no item 6.3, insistindo em sair do local de aplicao das provas, dever assinar termo desistindo do Processo Seletivo e caso se negue, dever ser lavrado Termo de Ocorrncia, testemunhado por 2 (dois) outros candidatos, pelos fiscais e pelo executor local. 6.5 dever do candidato ler as instrues constantes da folha de respostas, como tambm do caderno de questes das provas objetivas e ainda verificar se recebeu o caderno de questes correspondente seleo para a qual concorre, no se aceitando reclamaes posteriores. 6.6 O candidato dever assinalar na folha de respostas, somente uma das opes. 6.7 Na correo da folha de respostas ser atribuda a nota 0 (zero) questo: a) com mais de uma opo assinalada; b) sem opo assinalada; c) com emenda ou rasura. 6.8 Ser excludo do processo seletivo o candidato que: a) faltar ou chegar aps o perodo de tolerncia ao local de provas; b) durante as provas, for surpreendido em comunicao com outros candidatos verbalmente, por escrito ou de qualquer outra forma; c) utilizar meios fraudulentos para obter aprovao prpria ou de terceiros; d) fornecer ou utilizar, em qualquer documento, informaes falsas ou inexatas, a qualquer poca, mesmo aps a matrcula; e) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido ou descorts para com quaisquer dos fiscais, seus auxiliares ou autoridades;

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE CINCIA E TECNOLOGIA FUNDAO DE APOIO ESCOLA TCNICA
f) afastar-se do local de provas sem o acompanhamento do fiscal antes de t-las concludo; g) deixar de assinar a lista de presena e o respectivo carto de respostas nos locais apropriados; h) ausentar-se da sala portando o carto de respostas; i) descumprir as instrues contidas no verso do caderno de questes; j) praticar atos contra as normas contidas neste Edital; k) usar de quaisquer instrumentos de medio ou meios de comunicao na realizao da prova e enquanto o candidato permanecer nas dependncias do local; l) solicitar a ida ao banheiro e for surpreendido portando, mesmo que desligado, aparelho celular, ser automaticamente eliminado do processo seletivo; m) permanecer com o telefone celular ligado durante a aplicao da prova. 6.9 O gabarito da prova ser divulgado no dia estabelecido no calendrio (Anexo I), estando disponvel no endereo eletrnico www.faetec.rj.gov.br.

7 DOS RECURSOS

7.1 O candidato que desejar interpor recurso, poder recorrer por meio de requerimento, em formulrio prprio, disponvel no endereo eletrnico www.faetec.rj.gov.br, nos dias estabelecidos no calendrio (Anexo I). 7.2 O recurso dever sempre ser individual e preenchido pelo requerente. Deve constar de: nome do candidato, nmero de inscrio, municpio e unidade de ensino, curso, forma de organizao, turno ao qual concorre e o motivo do recurso. 7.3 O recebimento do recurso, em se tratando de provas objetivas, ocorrer nos dias estabelecidos no calendrio (Anexo I), devendo conter os dados citados no item 7.2. As questes contra as quais deseja recorrer devem ser apresentadas em folhas separadas, com a indicao devidamente fundamentada para qual o candidato julga-se prejudicado. 7.4 Ser indeferido preliminarmente o recurso que no estiver fundamentado ou for interposto fora do prazo e deixar de atender o estabelecido nos subitens 7.2 e 7.3. 7.5 A banca examinadora da empresa, organizadora do presente processo seletivo, constitui ltima instncia para os recursos, sendo soberana em suas decises, motivo pelo qual no sero aceitos recursos adicionais ou reclamaes posteriores divulgao final da classificao. 7.6 Aps o julgamento dos recursos interpostos, o ponto correspondente s questes, porventura anuladas, ser atribudo a todos os candidatos, indistintamente, validando-se o resultado com a divulgao da listagem geral.

8 DO RESULTADO FINAL E CLASSIFICAO

8.1 Na classificao final constaro os candidatos aprovados, em ordem decrescente de pontuao (soma dos pontos obtidos nas duas partes da prova objetiva).

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE CINCIA E TECNOLOGIA FUNDAO DE APOIO ESCOLA TCNICA
8.2 No resultado final constaro os candidatos aprovados e classificados nas vagas por unidade de ensino, curso e turno, de acordo com a classificao final, sendo feito em duas listagens: a) na primeira listagem os candidatos aprovados e classificados dentro das vagas para ampla concorrncia; b) na segunda listagem os candidatos aprovados e classificados dentro das vagas para pessoas com deficincia comprovada por laudo mdico conforme Edital no subitem 1.3.1. 8.2.1 A classificao do candidato corresponder a sua posio no resultado final, estritamente dentro das vagas para o curso de Tcnico em Mecnica, no cabendo recurso ou abertura de processo solicitando aproveitamento da classificao obtida para outro Curso/Unidade de Ensino. 8.2.2 O candidato com deficincia que, no resultado final, obtiver classificao dentro do nmero de vagas oferecidas para ampla concorrncia, ser convocado para assumir esta vaga independentemente de estar inscrito no concurso como cotista. 8.2.3 Os candidatos com deficincia e que no atenderem ao item 8.2.2 do Edital, sero classificados separadamente obedecidas as mesmas regras de classificao. 8.3 Na falta de candidatos com deficincia ou no caso de reprovao destes, a eles reservadas sero preenchidas pelos candidatos aprovados sem reservas de cotas (ampla concorrncia), conforme a pontuao obtida em relao opo escolhida, obedecendo-se rigorosamente ordem de classificao na classificao final. 8.4 Em caso de igualdade de pontos na classificao final sero adotados, sucessivamente, os seguintes critrios de desempate: a) maior nmero de pontos nas questes de Lngua Portuguesa; b) maior nmero de pontos nas questes de Matemtica; c) idade dos candidatos, da maior para o menor. 8.5 Ser considerado reprovado e eliminado do processo seletivo, o candidato que: a) obtiver nota 0(zero) em qualquer uma das partes da prova objetiva; b) obtiver menos de 15(quinze) pontos no somatrio das duas partes da prova objetiva; c) faltar prova do processo seletivo, conforme calendrio (Anexo I). 8.6 Preenchidas todas as vagas, o candidato cujo nmero total de pontos for igual ao do ocupante da ltima vaga preenchida por critrios de desempate, no ter direito matrcula.

9 DA DIVULGAO DE RESULTADOS 9.1 Os resultados oficiais do processo seletivo para preenchimento das vagas do 1 (primeiro) semestre de 2012 sero divulgados na pgina eletrnica www.faetec.rj.gov.br, nas datas previstas no calendrio (Anexo I). 9.2 A Nuclep e a Faetec no se responsabilizam por instituies que divulguem ou repassem informaes aos candidatos. 9.3 A empresa organizadora compromete-se em divulgar, conjuntamente com a Faetec, os resultados do presente processo seletivo, sendo de inteira responsabilidade do candidato manter-se informado sobre os resultados oficiais da aprovao, classificao, reclassificao e listagem de reprovados ou faltosos, por

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE CINCIA E TECNOLOGIA FUNDAO DE APOIO ESCOLA TCNICA
meio da pgina eletrnica www.faetec.rj.gov.br. O no acompanhamento por parte do candidato acarretar na perda da vaga e na eliminao do candidato do presente processo de seleo, no cabendo recursos ou processos administrativos com esse fim. 9.4. A Nuclep providenciar a publicao da listagem dos aprovados e classificados no Dirio Oficial da Unio, referente ao presente Edital. A publicao valer como homologao do concurso para fins de matrcula no curso.

10 DA MATRCULA

10.1 O candidato dever realizar a matrcula no perodo estabelecido no Calendrio (Anexo I) no horrio de 16h s 20h, na unidade de ensino para a qual foi aprovado e classificado. 10.2 Para se matricular, o candidato dever apresentar ficha de matrcula preenchida, original e cpia dos documentos exigidos. 10.2.1 Somente ser matriculado no Curso de Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio Subseqente ao Ensino Mdio Tcnico em Mecnica - o candidato aprovado e classificado no processo seletivo, com ensino mdio ou equivalente, integralmente concludo, perdendo o direito vaga o candidato que no apresentar no ato da matrcula prova desta escolaridade. 10.3 O candidato ou seu representante legal ter acesso ficha de matrcula para imprimir na pgina eletrnica www.faetec.rj.gov.vr, devendo entreg-la preenchida na unidade de ensino para qual est aprovado e classificado na vaga, juntamente com original e cpia dos seguintes documentos: a. certido de nascimento ou certido de casamento; b. documento de identidade; c. CPF- Cadastro de Pessoa Fsica para maiores de 18 anos; d. 03 (trs) retratos 3 x 4 recentes; e. histrico escolar do ensino mdio; f. certificado do ensino mdio (antigo 2 grau), cpia da publicao no DOERJ Dirio Oficial do Estado do Rio de Janeiro (alunos concluintes no RJ, aps 1984); ou g. certido de concluso de ensino mdio expedida pela Secretaria Estadual de Educao SEEDUC (Exame Nacional do Ensino Mdio ENEM); h. ttulo de eleitor, para os candidatos maiores de 18 (dezoito) anos com comprovante da ltima quitao eleitoral; i. certificado de reservista, para os candidatos do sexo masculino, maiores de 18 (dezoito) anos; j. comprovante de residncia; k. para candidatos com deficincia devero apresentar laudo mdico original com validade de no mximo seis meses, de acordo com o item 1.5.1 deste Edital. 10.3.1 Na educao profissional tcnica de nvel mdio subseqente ao ensino mdio, sob pena inclusive de seu cancelamento, ser aceita, extraordinariamente, a declarao de concluso do ensino mdio no ato da matrcula, entretanto, condicionando-se um prazo para apresentao do histrico escolar, de no mximo

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE CINCIA E TECNOLOGIA FUNDAO DE APOIO ESCOLA TCNICA
de 30 (trinta) dias, e o certificado do ensino mdio no prazo de 180 (cento e oitenta) dias, a contar da data da matrcula para o 1(primeiro) semestre do ano de 2012. 10.4 No ato da entrega dos documentos, a cpia ser autenticada pelo funcionrio da unidade de ensino que efetivou a matricula. 10.5 Ser permitida a matrcula por procurao, devendo o procurador apresentar o referido documento outorgado por instrumento particular e com firma reconhecida em cartrio ou na impossibilidade de reconhecimento de firma, apresentar junto com a procurao cpia da carteira de identidade do candidato aprovado, alm de todos os documentos exigidos no item 10.3. A procurao ficar retida na secretaria da unidade de ensino, no ato da matrcula. 10.6 O candidato aprovado e classificado ser eliminado da seleo, perdendo automaticamente o direito vaga e sendo substitudo pelo candidato na ordem imediata da classificao, quando o prprio ou seu representante legal no apresentar a documentao necessria ou no comparecer a data estabelecida no calendrio (Anexo I).

11 DA RECLASSIFICAO

11.1 Ocorrendo desistncia, indeferimento da matrcula ou expanso de vagas declaradas pela direo da unidade de ensino, a Faetec poder reclassificar os candidatos aprovados, respeitando-se, rigorosamente, ordem de classificao obtida. 11.2 As reclassificaes e respectivas matrculas sero divulgadas na pgina eletrnica da Faetec www.faetec.rj.gov.br, devendo ser acessada por meio da internet, de acordo com o calendrio (Anexo I).
11.3 O perodo de reclassificao ocorrer at o incio do perodo letivo, de acordo com o calendrio (Anexo I).

12 DA CONTRATAO COMO TCNICO DA NUCLEP 12.1 Ao final do curso tcnico em mecnica, a Nuclep providenciar a publicao do resultado final do curso no Dirio Oficial da Unio. A publicao valer como homologao do Concurso para este fim especfico, desde que atendidos em sua totalidade do item 1.4 e seus subitens. 12.2 A partir da data de homologao, o resultado final do curso ter a validade de 2 (dois) anos. Este prazo poder ser prorrogado por igual perodo, desde que haja o manifesto interesse da Nuclep. 12.3 Para fins de desempate no resultado final dos indicados ao quadro da Nuclep sero adotados, sucessivamente, os seguintes critrios: a. Maior mdia aritmtica obtida entre as mdias semestrais dos componentes curriculares de Produo Mecnica I, II, III e IV; b. Maior mdia aritmtica obtida entre as mdias semestrais dos componentes curriculares de Desenho Mecnico I e II; c. Maior mdia aritmtica semestral obtida no componente curricular de Projetos; d. Maior mdia aritmtica semestral obtida no componente curricular de Planejamento e Controle da Produo.

10

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE CINCIA E TECNOLOGIA FUNDAO DE APOIO ESCOLA TCNICA

13 DAS INFORMAES COMPLEMENTARES 13.1. Se o nmero de candidatos, aprovados e classificados, no curso for inferior a 15 (quinze), a abertura da turma estar condicionada a anlise e pronunciamento da Faetec. 13.1.1 A Faetec reserva-se o direito de cancelar o processo seletivo, ou ainda anular a oferta de vagas para a turma cujo nmero de inscritos seja inferior a 15 (quinze) candidatos. 13.2 A Nuclep e a Faetec divulgaro, sempre que necessrio, editais, normas complementares e avisos oficiais sobre o presente processo seletivo. 13.3 Em hiptese alguma haver 2(segunda) chamada em quaisquer das provas do presente Edital. 13.4 Cabem aos interessados em concorrer a uma vaga na rede de ensino Faetec, ler o Edital em sua integralidade, acompanhar todas as informaes sobre convocaes para provas, resultados de recursos, listas de aprovados, reclassificaes, bem como sobre todas as etapas de matrcula, acompanhando por meio da pgina eletrnica www.faetec.rj.gov.br. 13.5 Ser de responsabilidade do candidato a conseqncia decorrentes da no atualizao do seu endereo ou ainda telefone. 13.6 O presente Edital tem validade apenas para o 1 (primeiro) semestre de 2012. 13.7 prerrogativa da Nuclep/Faetec a ampliao da oferta de vagas, mediante envio de documento assinado pela Direo da unidade de ensino. 13.8 Os casos omissos sero avaliados pela comisso organizadora da seleo e encaminhados para deliberao da Faetec. 13.9 Para dirimir todas as questes oriundas do presente Edital competente o foro da cidade do Rio de Janeiro.

Rio de Janeiro, 19 de Outubro de 2011. Celso Pansera Presidente da Faetec

ANEXO l Calendrio para o Curso Tcnico de Nvel Mdio na forma Subseqente - Tcnico em Mecnica - Nuclep)

11

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE CINCIA E TECNOLOGIA FUNDAO DE APOIO ESCOLA TCNICA

EVENTOS

DATAS

LOCAL/HORRIOS Pela internet www.faetec.rj.gov.br Inclusive finais de semana. Plos Faetec Digital somente dias teis das 10h s 17h. Requerimento na internet e entrega da documentao nos correios via Caixa Postal 68561 CEP 21941-972 RJ, devidamente registrada. Na Divin (Diviso de Diversidade e Incluso Educacional) Rua Clarimundo de Melo, 847, Quintino/RJ- CEP 21.311-281 Requerimento na internet e entrega da documentao nos correios via Caixa Postal 68561 CEP 21941-972 RJ, devidamente registrada. Na Divin (Diviso de Diversidade e Incluso Educacional) Rua Clarimundo de Melo, 847, Quintino/RJ CEP 21.311-281 Pela internet www.faetec.rj.gov.br Enviar email para o endereo eletrnico concurso@domcintra.org.br Pela internet www.faetec.rj.gov.br 13:00 h as 17:00h (Chegar com 1h de antecedncia) Pela internet www.faetec.rj.gov.br Pela internet www.faetec.rj.gov.br

Perodo de inscrio

21/10/2011 a 09/11/2011

Pedidos de iseno do pagamento da taxa de inscrio

21/10/2011 a 26/10/2011

Candidatos com deficincia: Perodo para entrega do laudo mdico para verificao do CID/CIF pela Divin.

21/10/2011 a 27/10/2011

ltimo dia de postagem do requerimento de iseno e da documentao comprobatria.

27/10/2011

ltimo dia de postagem do laudo mdico.

27/10/2011

Resultado do pedido de iseno da taxa de inscrio e laudo mdico. Perodo de correo dos dados informados no requerimento de inscrio junto empresa organizadora Divulgao: Dos locais onde sero realizadas as provas; e Do CCI (Carto de Confirmao da Inscrio) para impresso. Provas Objetivas Divulgao do gabarito oficial da prova objetiva Recebimento de Recursos do gabarito das provas objetivas

07/11/2011 14/11/2011 a 18/11/2011

A partir de 12/12/2011

18/12/2011 19/12/2011 20/12/2011 e 21/12/2011

Divulgao: Do resultado dos recursos (GABARITO) das provas objetivas; e Da listagem geral dos candidatos com a respectiva pontuao nas provas objetivas. Divulgao: Da classificao final;e

03/01/2012

Pela internet www.faetec.rj.gov.br a partir das 14h.

19/01/2012

Pela internet www.faetec.rj.gov.br

12

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE CINCIA E TECNOLOGIA FUNDAO DE APOIO ESCOLA TCNICA
Do resultado final. 23/01/2012 a 27/01/2012 De 16h s 20h na unidade de ensino Pela internet www.faetec.rj.gov.br De 16h s 20h na unidade de ensino

Perodo de matrcula dos candidatos aprovados e classificados. Obs. Imprimir ficha de matrcula. Divulgao da 1 reclassificao

02/02/2012 06/02/2012 e 07/02/2012

Matrcula dos candidatos da 1 reclassificao

13

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE CINCIA E TECNOLOGIA FUNDAO DE APOIO ESCOLA TCNICA
ANEXO lI DO QUADRO DE VAGAS CURSOS DE EDUCAO PROFISSIONAL Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio Subseqente ao Ensino Mdio Tcnico em Mecnica

Unidade de Ensino Endereo/Municpio

Curso Tcnico

Turno

Total

Noturno Escola Tcnica Estadual Republica/ Unidade Avanada Nuclep (Centro de Treinamento Tcnico da Nuclep) Nuclebrs Equipamentos Pesados S/A - Nuclep, Av. General Euclydes de Oliveira Figueiredo, 200 - Itagua RJ, no Municpio de Itagua TOTAL GERAL SR Mecnica 28 02 30 PD 30

Vagas: PD = Pessoa Deficiente SR = Sem Reserva

14

Anda mungkin juga menyukai