Anda di halaman 1dari 13

Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza-Cardoso

Como Fazer um Jornal no Microsoft Word

2013-2014
O Contedo da apresentao apenas foi reformulado

Como Fazer um Jornal no Microsoft Word


Criar um jornal ou circular pode ser um projeto gratificante, alm de ter vrios usos. Pode ser criado para informar a famlia das novidades, partilhadas e realizadas na escola, etc. O Microsoft Word oferece ferramentas para criar facilmente circulares e jornais

bsicos.

Mtodo 1 de 2: Construindo o Modelo


1.
Crie um novo documento no Word. Ao abrir o menu do Word e clicar em "Novo", tem a opo de criar um documento em branco ou escolher um modelo. Se voc quiser usar um modelo j pronto de jornal, v a seo "Boletins" no menu de modelos. Voc pode escolher de uma variedade de designs que podem ser

baixados diretamente da Microsoft. Esses modelos normalmente incluem


instrues de como mudar o texto e imagens. Se quer fazer seu prprio modelo, clique na opo "Documento em Branco" no

menu "Novo". Isso ir criar uma pgina em branco.

Mtodo 1 de 2: Construindo o Modelo


2.
Ajuste o tamanho da pgina. Se quer criar uma pgina com tamanho de boletim, pode deixar as configuraes como esto. Se quiser fazer uma pgina do tamanho de um jornal padro, necessita ajustar as configuraes de pgina: 1. Passo: - Selecione o menu esquema de pgina no seu novo documento. - Clique na opo "Margens", depois clique em "Margens personalizadas" - Clique no menu Papel na janela que surge. - No menu Tamanho do Papel, escolha "Tamanho Personalizado". Digite 50 para a largura e 30 para a altura. - Clique "Ignorar" quando o Word o avisar que as margens esto fora da rea de impresso..

Mtodo 1 de 2: Construindo o Modelo


3.
Faa o cabealho. D um clique duplo na parte do cabealho do documento, localizada acima da margem superior. Isso abrir o menu Ferramentas de Cabealho e Rodap. Aqui pode inserir automaticamente data e nmeros de pgina, e ajustar seu alinhamento. Os jornais normalmente tm um cabealho diferente na primeira pgina. O nome e a data tm mais destaque na pgina inicial. Para fazer um cabealho diferente para a pgina inicial, para isso: Marque ma caixa Primeira Pgina Diferente no menu de Opes \ferramentas. Para ajustar fontes e estilos no cabealho, escolha o menu Pgina Inicial enquanto estiver a editar. Pode mudar a fonte, tamanho, alinhamento e estilo. Podem construir seu cabealho de jornal em um programa de design grfico e collo no documento do Word para ficar na sua primeira pgina

Mtodo 2 de 2: Construindo o Modelo

1. Defina colunas para o contedo -

O Word pode criar colunas

automaticamente que iro formatar o contedo que voc adicionar. Aqui tem vrias opes no momento de adicionar colunas ao seu documento. - Para aceder s ferramentas de Colunas, clique no Menu Esquema de Pgina\Boto Colunas\Mais Colunas - Clique no nmero de colunas que voc quer aplicar no documento e indique se quer uma linha a dividir as colunas.

Mtodo 2 de 2: Construindo o Modelo

2.
Insira as suas imagens. Para adicionar imagens ao seu jornal, clique no Menu Base\Inserir.
Selecione a imagem que voc quer usar e clique em Inserir. O Word ir colocar a imagem onde o cursor estiver. O Menu Formatao vai abrir-se.
- Pode mover a imagem clicando nela e arrastando-a pelo documento. Use os pontos dos cantos da imagem para redimension-la com o rato. - Pode ajustar a imagem de forma a que o texto fique disposto em volta da imagem clicando no boto Quebra de Texto Automtica na seo Organizar.

Mtodo 2 de 2: Construindo o Modelo


3.
Adicione legendas s imagens. O Word ir permitir que voc ponha uma legenda a qualquer ficheiro que insere num documento.
- Clique com o boto direito na imagem e escolha "Inserir Legenda..." no menu. Voc pode digitar o texto para a sua legenda na janela que se abre.- Marque a caixa "Excluir rtulo da legenda" para que o Word no ponha um rtulo genrico na frente da legenda. - Pode ajustar a fonte e tamanho da legenda selecionando Pgina Inicial enquanto edita o texto.

Mtodo 2 de 2: Construindo o Modelo


4.
- Adicione barras laterais. Use a ferramenta Caixa de Texto para inserir barras laterais, citaes e outras partes de texto ao documento. Clique em Inserir e

selecione o boto Caixa de Texto. O Word ir oferecer uma variedade de


estilos para escolha. - Tambm pode desenhar a sua prpria Caixa de Texto clicando no boto "Desenhar caixa de Texto" na parte de baixo do menu.

Observao: Pode mover e redimensionar caixas de texto assim como se faz com imagens.

Mtodo 2 de 2: Construindo o 5. Modelo


- Ajuste as fontes e estilos. Depois de colocar algum contedo no jornal,
v vendo as fontes para encontrar uma que permita uma leitura fcil. Voc pode adicionar um pouco de classe no nome do jornal com uma

boa seleo de fontes.


- Experimente diferentes tamanhos para as noticias at encontrar um equilbrio entre tamanho e visibilidade. - Certifique-se de que seus estilos de design se aplicam uniformemente no documento.

Observaes: O contedo de cada uma das notcias, devem ter sempre as mesmas formataes. Ex. O mesmo tipo de letra, estilo, espaamento entre linhas

Mtodo 2 de 2: Construindo o Modelo


6.
Decida as cores a aplicar: Os Jornais tradicionais evitam usam cores demais, tanto por questo de efeitos dramticos quanto por razes econmicas. A impresso a cores bem mais cara que a impresso em preto-e-branco. Decida que elementos do documento precisam de cor (ou se no necessrio).Se voc for distribuir o jornal digitalmente, tente usar sempre imagens coloridas. No entanto, evite fontes coloridas e logotipos com muitas cores.

Mtodo 2 de 2: Construindo o Modelo


7.
Prepare a impresso para os dois lados. Para que o trabalho final parea um jornal, ele deve ser impresso dos dois lados do papel. Confira as propriedades da impressora na caixa de dilogo "Imprimir" para ver se o equipamento tem a funo de imprimir frente e verso.

Mtodo 2 de 2: Construindo o Modelo

8.
Faa a edio final. A reviso final vai ajudar a encontrar erros de ortografia e pontuao, assim como problemas de design que voc queira mudar antes de mandar para a impresso. Assim como quem faz jornais em programas mais complicados, voc deve ter bastante ateno na edio final, pois a qualidade da edio contribui bastante para o produto final.

Anda mungkin juga menyukai