Anda di halaman 1dari 10

CALDEIRAS EM USINA DE ACAR E LCOOL

Caldeiras a vapor so equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob presso superior atmosfrica, utilizando qualquer fonte de energia, excetuando-se os refervedores e equipamentos similares utilizados em unidades de processo. A gerao de vapor e sem duvida, o setor que demanda mais ateno e preocupao dentro da usina. E a partir dele que e obtido o vapor para gerar energia eltrica, para aquecer e evaporar o caldo de cana em todos os processos, e ainda para movimentar as turbinas de acionamento da moenda. Em suma, e o corao da usina. O vapor, por ser gerado em altas presses, a partir de 21 Kgf/cm2, exige um rigoroso cuidado. A gerao de vapor e constituda basicamente de um equipamento, a caldeira. Nas usinas de acar e etanol o tipo de caldeira utilizada e a aquatubular, na qual a gua circula por dentro de tubos e os gases por fora destes (Figura 1). Este tipo de caldeira e caracterizada pela maior produo de vapor e maior rendimento trmico do que de outros tipos. Figura 1 - Foto de uma caldeira aquatubular.

O vapor produzido pelo aquecimento da gua. O combustvel utilizado para aquecimento o bagao de cana. Para descrever o funcionamento da caldeira, duas linhas sero seguidas: o caminho do combustvel e os gases gerados por este o caminho da gua, at se tornar vapor. O bagao que sai do ltimo terno de moenda e transportado para a caldeira, atravs de esteiras de borracha. Da esteira de borracha, o bagao passa para um distribuidor metlico, que distribui o bagao em todos os alimentadores de bagao da caldeira. Geralmente so seis dosadores, cada um deles acionados por um conjunto motor redutor e velocidade controlada por inversor de frequncia. Para ajudar na disperso do bagao, um ventilador chamado espargidor pneumtico, sopra o bagao dentro da caldeira. As Figuras 2 e 3 ilustram o caminho do bagao pelo dosador e a localizao de um conjunto de dosadores de bagao, respectivamente.

Figura 2 - Esquema de um dosador de bagao.

Figura 3 - Foto de um conjunto de dosadores de bagao.

O bagao dosado dentro da fornalha, onde ele queima em suspenso, ou seja, no fundo da fornalha chega apenas algumas cinzas do bagao. A fornalha, assim como as demais paredes da caldeira podem ser constitudas de tijolos refratrios internamente e tijolos comuns externamente, ou ainda placas refratarias, chapa expandida, l isolante e chapa lisa, ou tambm l de rocha e chapas de alumnio. A fornalha trabalha com temperaturas acima de 800C. Sob o fundo da fornalha e instalada uma grelha, geralmente basculante. Os elementos da grelha possuem furos suficientemente dimensionados para a passagem de ar externo, pr-aquecido, que mistura com o bagao e produz sua queima. A queima no interior da fornalha produz cinzas e fuligens que causam incrustaes nas reas de troca trmica da caldeira. Para evitar que isso acontea, uma limpeza e feita periodicamente com dispositivos distribudos ao longo da fornalha, chamados de sopradores de fuligem, que podem ser rotativos ou retrateis. Eles sopram vapor a alta presso dentro da fornalha, em locais estratgicos, para promover a limpeza dessas incrustaes. A Figura 4 mostra um soprador rotativo instalado na parte de cima de uma fornalha.

Figura 4 - Foto de um soprador de fuligem rotativo

O gs gerado pela queima do bagao na fornalha e conduzido para o preaquecedor de ar. Este se destina a fazer o aquecimento do ar de combusto, atravs da troca trmica entre o gs passando por dentro dos tubos e o ar por fora. O ar externo e insuflado pelos ventiladores de ar forcado e ventilador de turbulncia. A Figura 5 ilustra o caminho do ar e dos gases no pre-aquecedor de ar. Do pre-aquecedor de ar, os gases da fornalha passam pelo Economizador, que uma estrutura em forma de serpentina que efetua o aquecimento da gua de alimentao da caldeira aproveitando parte do calor dos gases resultantes da combusto. Pode ser instalado antes ou aps o pre-aquecedor de ar. Com a elevao da temperatura da gua, h reduo significativa de consumo de combustvel produzindo a mesma quantidade de vapor.

Figura 5 - Esquema de um pre-aquecedor de ar.

Aps o Economizador, existe o Lavador de Gases, que e um sistema fechado com jato de gua constante formando um spray em toda rea interna, deixando passar somente os gases e retendo a fuligem. A fuligem resultante dessa lavagem e depositada numa lagoa de sedimentao externa, prxima a caldeira. Finalmente, os exaustores conduzem os gases para a chamin. Estes tambm so responsveis por proporcionar presso negativa dentro da fornalha. Uma presso inadequada na fornalha pode ocasionar arraste de combustvel ou ate mesmo risco de

exploso. A chamin tem por objetivo conduzir os gases formados na combusto para a atmosfera. A Figura 6 resume o caminho feito pelos gases, no interior da caldeira. Figura 6 - Diagrama geral de circulao de gases.

Gerao de Vapor
A gua que alimenta a caldeira deve ser uma gua tratada. Para isso, utiliza-se gua proveniente da Estao de Tratamento de gua (ETA) ou gua condensada do prprio vapor que j foi utilizado no processo industrial. Antes de entrar na caldeira, a gua passa por um desaerador trmico, que e um reservatrio onde a gua tem sua temperatura elevada a 105oC, com o objetivo de eliminar oxignio contido na gua. Essa gua e aquecida com o vapor gerado pela prpria caldeira. Do desaerador, a gua e bombeada a alta presso, para dentro da caldeira, no Tubulo de Vapor.

O Tubulo de Vapor e um vaso de presso cuja principal funo e separar o vapor da gua . E um corpo cilndrico contendo em seu interior gua e vapor formado pela troca trmica entre os gases da combusto e a gua em circulao na caldeira. Este tubo possui conexes para visores de nvel de liquido interno, vlvulas de segurana, instrumentos de indicao e controle, alem de tubos de ligao com o superaquecedor de vapor. O tubulo de vapor e dotado de uma vlvula de segurana, que limita uma presso mais elevada do que a permitida pela especificao da caldeira. Esta vlvula mecnica. Outra medida de segurana e um indicador de nvel. Sua finalidade e permitir ao operador verificar o nvel de gua no tubulo de vapor, fator este indispensvel na segurana de operao da caldeira. Na Figura 7 e possvel ver a vlvula de segurana instalada sobre o tubulo e o indicador de nvel, instalado a esquerda do centro do tubulo. Figura 7 - Foto de um tubulo de vapor.

A gua liquida desce do Tubulao de Vapor para o Tubulao de gua, atravs dos tubos de descida, tambm chamados de tubos de circulao, ou downcomers, que so tubos traseiros do feixe tubular.

O Tubulao de gua (Figura 8) e o elemento de ligao dos tubos para possibilitar a circulao de gua na caldeira tem por funo acumular lama formada pela reao dos produtos qumicos com a gua da caldeira. Seu fundo possui um sistema de vlvulas para sua limpeza.

Figura 8 - Esquema de um tubulo de gua.

Do Tubulao de gua, o liquido sobe para o Tubulao de Vapor, atravs dos tubos de subida, tambm chamados de tubos geradores, ou risers, que so tubos dianteiros do feixe tubular, ascendentes, que conduzem a mistura gua e vapor saturado para o tubulo de vapor. Estes tubos so os que recebem maior quantidade de calor da fornalha e consequentemente e onde e gerado o vapor. Na Figura 9 possvel visualizar as partes integrantes do ciclo da gua dentro da caldeira.

Figura 9 - Esquema dos tubos geradores e de circulao.

O conjunto de tubos de subida e de descida forma a chamada Parede dgua (Figura 10), que revestem o interior da fornalha da caldeira, onde ocorre a troca trmica entre os gases da combusto e a gua liquida.

Figura 10 - Desenho em perspectiva do interior de uma fornalha, mostrando a Parede dgua.

O vapor gerado nos tubos de subida mais a gua liquida presente nestes tubos seguem para o Tubulao de Vapor. O vapor saturado sai do tubulo de vapor e entra no Superaquecedor. Este equipamento e destinado a aumentar a temperatura de vapor saturado que sai do tubulo de vapor, tornando este mais seco sem aumentar sua presso. constitudo de tubos em forma de serpentina onde o vapor circula internamente e os gases externamente, recebendo diretamente a radiao da fornalha. Do Superaquecedor, o vapor e distribudo, regulado por uma vlvula automtica, para uma tubulao de vapor, que se ramifica e distribui o vapor para os demais setores da usina. A gua liquida do Tubulo de Vapor desce para o Tubulao de gua, repetindo o ciclo.

Anda mungkin juga menyukai