Anda di halaman 1dari 12

PROTEO VEGETAL DE TALUDES DE ATERRO: O CASO DA PLATAFORMA DA FERROVIA TRANSNORDESTINA, CEAR, BRASIL

RESUMO A implantao de grandes obras lineares no nordeste brasileiro, como os projetos: Integrao da Bacia do Rio So Francisco s Bacias do Nordeste Setentrional e da Ferrovia Transnordestina com maiores extenses em reas onde predomina o bioma Caatinga, desafia os empreendedores e construtoras para a recuperao de reas degradadas, principalmente na proteo vegetal dos taludes de corte e aterro, inexistindo trabalhos nesta rea no semirido brasileiro. Este trabalho apresenta o resultado da proteo vegetal em um talude de aterro da Ferrovia Transnordestina no municpio de Misso Velha, Cear, Brasil. Foram plantadas gramneas e leguminosas herbceas anteriormente observadas na regio onde o plantio foi realizado, com o objetivo de verificar quais espcies utilizadas conseguiriam sobreviver e se estabelecer nas condies de temperatura elevada e de deficincia hdrica comuns no semirido nordestino, a fim de serem utilizadas nas demais reas do projeto da Ferrovia Transnordestina e em outros projetos de recuperao de reas degradadas na Caatinga. Embora a constante invaso de animais na rea no incio do crescimento das plantas, concluiu-se que a proteo vegetal de taludes de aterro vivel com espcies j adaptadas regio desde que restrita a pastagem. Foi possvel verificar tambm que existem gramneas e leguminosas bem adaptadas s condies do semirido. PALAVRAS-CHAVE: Recuperao de reas Degradadas; Proteo Vegetal; Taludes de Aterro; Semirido; Caatinga.

NaturalResources,Aquidab,v.2, n.2,Mar,Abr,Mai,Jun,Jul,Ago 2012. ISSN22379290 SEO:Artigos TEMA:SistemasAgroflorestais


DOI:10.6008/ESS22379290.2012.002.0001


RenatoAssisCarvalho
UniversidadePaulista,Brasil http://lattes.cnpq.br/4637782833086227 renato.carvalho@tetraplan.com.br

SilviaMachadodeCastro
UniversidadeFederaldoRiodeJaneiro, Brasil http://lattes.cnpq.br/5891540801491878 smachado2009@gmail.com

JosimarRibeirodeAlmeida

VEGETAL PROTECTION OF LANDFILL SLOPE: THE CASE OF THE PLATFORM RAILWAY TRANSNORDESTINA, CEAR, BRAZIL
ABSTRACT The implementation of large linear works in northeastern Brazil, as the projects: Integration of So Francisco River Basin Watershed of the Northern and Northeastern Railroad Transnordestina with major extensions in areas where the predominant biome Caatinga, challenges entrepreneurs and builders to recover degraded areas, especially in the protection of vegetation cut and fill slopes, not existing work in this area in the Brazilian semiarid. This paper presents the results of plant protection in a slope of the landfill Transnordestina Railway in the town of Old Mission, Cear, Brazil. Were planted grasses and herbaceous legumes previously observed in the region where planting was conducted in order to ascertain which species could survive and be used to establish the conditions of high temperature and water stress common in semiarid northeast, in order to be used in other Railroad project areas Transnordestina and other projects of rehabilitation of degraded areas in the Caatinga. Although the constant invasion of animals in the area in early plant growth, it was concluded that protection vegetable slope of a landfill is possible with species already adapted to the region from which restricted to pasture. It was also verified that there are grasses and legumes are well adapted to semiarid conditions. KEYWORDS: Recovery of Degraded Areas; Plant Protection; Landfill Slopes; Semiarid; Caatinga.

UniversidadeFederaldoRiodeJaneiro, Brasil http://lattes.cnpq.br/3215586187698472 jralmeida@usp.br

ManoelGoncalvesRodrigues
UniversidadeFederaldoRiodeJaneiro, Brasil http://lattes.cnpq.br/5940113046592928 manoel.grodrigues@gmail.com


Recebido:25/03/2012 Aprovado:16/08/2012
Avaliadoanonimamenteemprocessodeparescegas.

Referenciarassim:

CARVALHO,R.A.;CASTRO,S.M.;ALMEIDA, J.R.;RODRIGUES,M.G..Proteovegetal detaludesdeaterro:ocasodaplataforma daFerroviaTransnordestina,Cear,Brasil. NaturalResources,Aquidab,v.2,n.2,p.6 17,2012.

NaturalResources(ISSN22379290)umapublicaofrutodeumaparceriaentrea EscolaSuperiordeSustentabilidade(ESS)eaFundaoMamferosAquticos(FMA) RuaDr.JosRollembergLeite,120,BairroBugio,CEP49050050,Aquidab,Sergipe,Brasil Site:www.arvore.org.brContato:contato@arvore.org.brTelefone(79)99798991

Proteovegetaldetaludesdeaterro:ocasodaplataformadaFerroviaTransnordestina,Cear,Brasil

INTRODUO

A construo de estradas, de usinas hidreltricas e de subestaes e outras obras exigem movimentao de terras, o que pode resultar em taludes que esto sujeitos s intempries e s oscilaes de temperatura e umidade, proporcionando dificuldades para o estabelecimento de cobertura vegetal, comprometendo, assim, a completa recuperao ambiental do local afetado. A proteo vegetal ou revestimento vegetal de taludes de aterro tem a funo de minimizar e estabilizar os processos erosivos garantindo assim a estabilidade das estruturas instaladas alm de amenizar o aspecto visual negativo causado pela atividade de terraplenagem. A crescente presso da sociedade para que as empresas pblicas e privadas, que desenvolvem atividades impactantes, levaram as instituies de pesquisa a desenvolverem tecnologias e produtos para atender a esta demanda na rea ambiental, objetivando o cumprimento das exigncias legais ambientais vigentes no pas. O presente trabalho objetiva apresentar uma alternativa para revegetao de taludes no semi-rido nordestino que promova a necessria proteo do solo mesmo em face da deficincia hdrica existente na regio, servindo de referncia para outras obras a serem realizadas na regio.

REVISO

Primeiramente, deve-se destacar a importncia da Avaliao de Impactos Ambientais AIA, atravs da elaborao de Estudo de Impacto Ambiental EIA e respectivo Relatrio de Impacto Ambiental - RIMA (CONAMA, 1986; ALMEIDA & BASTOS, 1994) para obras desse tipo. Segundo Almeida & Soares (2008), para qualquer caso em que haja avaliao de impacto, o estudo deve girar em torno de quatro pontos: (1) identificao de causa e efeito; (2) clculo de previso dos efeitos e magnitude dos indicadores de impacto; (3) interpretao dos efeitos ambientais; e (4) previso dos efeitos ambientais. Em vista disso, o presente trabalho considera o impacto fsico causado em taludes de aterro, cujos fatores ambientais - ar, gua e solo - so fundamentais para um projeto de recuperao da rea degradada. Taludes so superfcies inclinadas de macios terrosos, rochosos ou mistos (solo e rocha), originados de processos geolgicos e geomorfolgicos diversos, que podem sofrer intervenes como cortes, desmatamentos e introduo de cargas (BRADD, 2001). Os principais tipos de taludes so os naturais e os artificiais, subdivididos em taludes de corte e de aterro. O primeiro formado naturalmente pela natureza, pela ao geolgica ou pela ao da chuva, sol e vento; o outro surge pela ao antrpica. O corpo do talude estudado pelos gelogos e engenheiros, que nele identificam o tipo de material (argila, silte, areia, rocha, etc.) e suas respectivas propriedades (coeso e plasticidade), sendo estas caractersticas que definiro a inclinao de um talude natural. Vale ressaltar que terrenos rochosos suportam bem os taludes (COUTO, 2009).

NaturalResourcesv.2n.2Mar,Abr,Mai,Jun,Jul,Ago2012

P g i n a |7

CARVALHO,R.A.;CASTRO,S.M.;ALMEIDA,J.R.;RODRIGUES,M.G.

Os solos, que podem ser classificados em minerais ou orgnicos, so corpos naturais constitudos por partes slidas, lquidas e gasosas que ocupam as extenses continentais do nosso planeta (EMBRAPA, 2006, p. 31). Segundo Santos (2005), importa para a conteno de taludes de aterro somente os estudos dos solos minerais. Com a Constituio de 1988 e a Poltica Nacional do Meio Ambiente - PNMA (Lei 6.938/81), a legislao ambiental brasileira, fortalecida pelas posies e tendncias globais, destaca a questo ambiental e o direito de todos por um meio ambiente ecologicamente equilibrado. A recuperao de reas degradadas um dos princpios da PNMA, que visa assegurar ao pas um desenvolvimento sustentvel (Op. Cit., 1981, Art. 2, Inciso VIII). No setor rodovirio brasileiro, passa a ser obrigatrio incorporar relevncias ambientais, como a definio de um programa ambiental para promover a reduo, mitigao e compensao de impactos ambientais negativos em toda rea de abrangncia do processo construtivo ou de operao da rodovia (DNIT, 2006). Ademais, os aspectos de natureza econmica levam empreendedores de obras em geral a incorporarem em seus custos aes de proteo de taludes de aterro (Op. Cit., 2006). Vrios processos podem provocar a instabilidade de taludes e encostas, dentre eles os movimentos de massa, a eroso, a degradao superficial e o alvio das tenses (VIRGILI, 2000). A minerao e a abertura de estradas so as principais atividades responsveis pela degradao da paisagem. Clima e temperatura tambm aumentam a instabilidade dos taludes.

Escorregamentos, movimentos de massa e a perda de solo por eroso reduz o potencial natural de revegetao, desvalorizando terras e sua produtividade. O servio de terraplenagem demanda escavao e deposio de grandes volumes de material terroso, sendo esta a fase de maior risco de instabilizao dos taludes. Para minimizar impactos decorrentes dessa atividade, urge conhecer as caractersticas do terreno, o sistema de drenagem de guas pluviais das estradas de acesso e tipos de traado. A proteo dos taludes de corte ou de aterro, atravs da revegetao e alocao de dispositivos de drenagem e conteno, deve ocorrer preventivamente, a fim de proteger as instalaes e preservar o terreno. O quadro 1 apresenta medidas que podem mitigar impactos gerados pelo corte de talude.

Quadro 1: Medidas mitigadoras de impactos gerados pelo corte de talude.


Medidas Reabilitao Mudana de geometria atravs de retaludamentos, drenagem e proteo superficial, e estruturas de conteno envolvendo muros de arrimo (*). Reconformao do talude de aterro atravs da formao de uma pequena cabeceira de drenagem em anfiteatro com dois pequenos taludes de aterro e a constituio de uma zona de deposio. Combinao dos taludes com aterros compactados, funcionando como uma carga estabilizadora na base da encosta. Proteo Bioengenharia (**) Menor uso de maquinrio, com maior uso de mo de obra resultando em: menor custo final, menor movimentao de terra, perturbao durante os servios, e maior retorno social. Autores TERZAGHI, 1950 COUTO, 2009

CUNHA, 2000

COUTO, 2008

NaturalResourcesv.2n.2Mar,Abr,Mai,Jun,Jul,Ago2012

P g i n a |8

Proteovegetaldetaludesdeaterro:ocasodaplataformadaFerroviaTransnordestina,Cear,Brasil Uso de materiais naturais e locais tais como: madeira, pedra, compostos orgnicos, resultando em reduo dos custos de transporte e gerao de benefcios locais. Revegetao Razes e seus resduos retardam a ao da gua e elica, mantendo a porosidade e a permeabilidade do solo, reduzindo riscos de eroso e movimento de massa. A transpirao das plantas reduz a umidade do solo, evitando saturao e escorrimento superficial. Uso de geogrelha (***), na qual a vegetao plantada se entrelaa formando um tapete reforado e homogneo, proporcionando um aumento da resistncia das camadas superficiais. Uso de biomanta (****), material constitudo por fibras vegetais longas, colmos de capim inteiro que formam uma trama resistente que deve ser fixada ao solo corretamente, evitando focos erosivos devido ao escoamento de gua. COUTO, 2008

GOMES & SILVIA, 2002; GRAY & LEISER, 1989. GRAY & LEISER, 1989. VIDAL, 1994.

GONALVES, 2008

(*) Como modernas tcnicas de conteno podem-se citar: tirantes protendidos que conseguem segurar barrancos com mais de 15 metros de altura - estacas de concreto armado, terra armada e aterros reforados. (**) Conjunto de tcnicas desenvolvidas pelo governo norteamericano desde 1940, inicialmente para proteo de lagos e conservao de margens de rios (COELHO, 2009), que se ope engenharia convencional. (***) Tela plstica de polietileno de alta densidade extrudada, cuja funo estabelecer uma interao mecnica entre os estoles, razes da grama e o solo (VIDAL, 1994). (****) um Biotxtil translcido, flexvel e espesso constitudo por fibras vegetais longas, colmos de capim inteiro , dispostas paralelamente, desidratadas, entrelaadas por meio de costura industrial longitudinal com fios degradveis de polipropileno, formando uma trama resistente e enrolado em bobinas e amarradas por fitilho plstico.

A proteo dos taludes de aterro no semirido nordestino, regio com poucos recursos hdricos, requer anlise criteriosa. Sabe-se que so dados tratamentos diferenciados para taludes de montante e de jusante: o primeiro est sujeito ao vento, ao choque de ondas e ao direta da chuva; o segundo sujeita-se apenas s guas das chuvas e ao vento. Para os taludes de jusante, indica-se a plantao de espcie de capim mais adaptada regio, que sndalo (Vetiveria Zizanioides) (HITCHCOCK, 1950), o qual evita eroso devido incidncia direta da chuva nessa superfcie. Barreto (2006) destaca tambm: (i) a proteo com seixo rolado ou pedra de mo com espessura de trinta centmetros, para proteger da ao do sol e consequente ressecamente da superfcie; (ii) a drenagem do coroamento, onde devem ser dados caimentos laterais para os taludes; e (iii) sadas para as descidas que guiaro as guas at o p dos taludes ou superfcie dgua.

METODOLOGIA

A metodologia para atingir o objetivo proposto baseou-se em pesquisa de campo e de laboratrio, com uso de materiais e instrumentos para coleta e registro de informaes detalhadas sobre a paisagem local, como tambm amostras para anlise qumica.

Material

Diversos materiais e instrumentos foram utilizados para a realizao do presente trabalho, desde o computador, como um importante instrumento para pesquisa, GPS, mquina Figuragrfica digital e instrumentos e insumos para a implementao do trabalho no campo. Os

NaturalResourcesv.2n.2Mar,Abr,Mai,Jun,Jul,Ago2012

P g i n a |9

CARVALHO,R.A.;CASTRO,S.M.;ALMEIDA,J.R.;RODRIGUES,M.G.

principais insumos e materiais utilizados durante o trabalho no campo esto descritos e quantificados a seguir.

rea Estudada

Estudou-se a rea situada na Bacia Hidrogrfica do rio Jaguaribe, na Sub-Bacia do Salgado, ao Sul do Estado do Cear, regio Nordeste do pas. Sua rea de drenagem de 12.865 km2, correspondente a 8,25% de seu territrio. O rio Salgado o principal, com extenso de 308 km. Essa rea da sub-bacia abrange 23 municpios e conta com aproximadamente 650 audes. So gerenciados e monitorados pela Companhia de Gesto dos Recursos Hdricos COGERH apenas 13 reservatrios, sendo sete federais, quatro estaduais e dois municipais (CEDEC/CE, 2010). Analisou-se o talude de um aterro da plataforma da Ferrovia Transnordestina, situado ao lado direito do aterro entre as estacas 17.483 a 17.575, cujos pontos apresentam as seguintes coordenadas UTM: Estaca 17.483(E1) 24 M 0490893 e 9201946 e Estaca 17.575(E2) 24 M 0489901 e 9203490. O clima do tipo semirido quente caracterizado por escassez de chuvas, distribuio irregular, baixa nebulosidade, forte insolao, ndices elevados de evaporao e temperaturas mdias elevadas (cerca de 27oC). A umidade relativa do ar normalmente baixa, e as poucas chuvas - de 250 mm a 750 mm por ano - concentram-se num espao curto de tempo, provocando enchentes torrenciais. Mesmo durante a poca das chuvas (Novembro a Abril), sua distribuio irregular deixando de ocorrer durante alguns anos e provocando secas. A vegetao caracterstica desse tipo de clima a xerfila (caatinga). Esse tipo de clima predomina no interior da Regio Nordeste, norte de Sergipe, oeste de Alagoas, Pernambuco, Paraba, Rio Grande do Norte, Cear, Piau, e centro, noroeste, norte e nordeste da Bahia (CNPF/EMBRAPA). No Municpio de Misso Velha, a precipitao mdia de 987,3 mm/ano com temperaturas mdias de 24C a 26C e perodo chuvoso de Janeiro a Abril. (IPECE, 2006).

Pesquisa de Campo

Para a pesquisa de campo, os instrumentos utilizados foram: computador, GPS, mquina Figuragrfica digital e outros insumos. Seleo dos materiais necessrios para o plantio das espcies vegetais e da revegetao herbcea dos taludes de aterro so: fertilizantes, calcrios e sementes de gramneas e leguminosas. O adubo qumico NPK utilizado constitudo de (nitrognio, fsforo e potssio) em funo da anlise qumica e fsica do solo, bem como os nutrientes que completam a adubao necessria (enxofre, boro, etc.). Os fertilizantes utilizados foram o calcrio dolomtico -, usado

NaturalResourcesv.2n.2Mar,Abr,Mai,Jun,Jul,Ago2012

P g i n a |10

Proteovegetaldetaludesdeaterro:ocasodaplataformadaFerroviaTransnordestina,Cear,Brasil

para correo da acidez do solo e disponibilizar CA e Mg para as plantas - e as espcies vegetais. Quanto s espcies vegetais, foi usada uma mistura (Mix) de sementes de espcies vegetais de gramneas e leguminosas herbceas na forma de sementes e mudas atendendo aos seguintes pr-requisitos:Rapidez no crescimento; Elevado poder germinativo; Boa cobertura; Rusticidade; Facilidade de obteno de semente; e Adaptabilidade edafo-climtica. As espcies e quantidades na mistura esto indicadas na tabela 1.

Tabela 1: Espcies e quantidades de sementes.


Nome cientfico Nome vulgar Gramneas Andropogon gayanos Brachiaria decumbens Urochloa mosambicensis Brachiaria brizantha Capim Andropogon Capim Braquiaria Capim Corrente Braquiaro Leguminosas Calopognio Feijo de Porco Soja Perene Feijo Guandu 45 15 28 2 35 50 25 25 % no Mix Valor cultural VC

Calopogonium mucunoides Canavalia ensiformis Neonotonia wightii Cajanus cajan

2 4 2 2

70 50 50 50

No campo, foram coletadas amostras numa extenso de 1.840m, entre as estacas 17.483 a 17.575, sendo retiradas amostras simples de solo em 32 pontos diferentes formando duas amostras compostas, posteriormente enviadas ao Laboratrio da Faculdade de Tecnologia CENTEC de Limoeiro do Norte. As amostras foram coletadas no ms de dezembro de 2007, quando o solo estava seco e o clima quente e havia meses que no chovia na regio. As anlises qumicas descritas abaixo seguiram a metodologia descrita no Manual de mtodos e anlise de solo (EMBRAPA, 1997). As amostras foram analisadas nos laboratrios da Faculdade de Tecnologia CENTEC Limoeiro do Norte, CE. Foram realizadas as seguintes anlises: Qumica - pH em gua; Al3+; H+ + Al3+; Ca2+; Mg2+, K+, Na+; carbono orgnico e matria orgnica (MO); P assimilvel; sais solveis (Ca2+; Mg2+; K+; Na+); capacidade de troca de ctions a pH 7,0 (CTC), soma de bases (SB), percentagem de saturao por bases (V), percentagem de saturao por alumnio (m) e percentagem de sdio trocvel (PST).

Anlises Qumicas

A seguir, as anlises qumicas realizadas:


1) pH em gua e KCl. Para a determinao do pH (1:2,5), adicionou-se gua ou KCl no solo em suspenso homogeneizada, para fazer a leitura utilizou-se o peagmetro de bancada. 2) Carbono orgnico. A amostra de solo foi triturada em gral, peneirado, adicionando soluo de dicromato de potssio 0,4 N e titulado com sulfato ferroso amoniacal 0,1 N.

NaturalResourcesv.2n.2Mar,Abr,Mai,Jun,Jul,Ago2012

P g i n a |11

CARVALHO,R.A.;CASTRO,S.M.;ALMEIDA,J.R.;RODRIGUES,M.G.

3) Clcio, magnsio, alumnio e acidez potencial. Os ctions trocveis, Ca2+, Mg2+, Al3+ a acidez potencial (H+Al) foi extrado com soluo tamponada a pH 7,0 de acetato de clcio. Ca2+ e Mg2+ foram extrados com KCl 1 mol L-1 e determinados por complexometria e o Al3+ foi extrado com soluo de KCl 1 mol L-1 e determinado por titulao. 4) Acidez do solo. A extrao da acidez trocvel foi feita pelo mtodo do KCl N e titulado com NaOH 0,1 N. 5) Sais solveis. O teor de ctions no solo foi obtido no fotmetro de chamas sendo necessrios a curva padro de calibrao e o coeficiente de correlao. O Na+ e o K+ foram obtidos por leitura direta, o Ca2+ e o Mg2+ foram obtidos por diluio (gua + cloreto de estrncio). 6) Fsforo assimilvel, sdio e potssio trocveis. A preparao das amostras para do fsforo assimilvel foram obtidas por colorimetria em presena de cido ascrbico, aps extrao com soluo de Mehlich-1 e a leitura foi feita no Figuracolormetro. O K+ e Na+ foram extrados por meio do extrator Mehlich-1 e sua determinao foi feita em fotmetro de chama.

A partir desses dados, foram determinados: soma de bases (SB), hidrognio, matria orgnica (MO), capacidade de troca de ctions (CTC), percentagem saturao por bases (V) e percentagem de saturao por alumnio (m).

Resultado das Anlises Qumicas

Esta seo apresenta os resultados das anlises qumicas dos elementos apresentados na tabela 2.
Tabela 2: Anlise qumica do solo.
Elemento pH em gua P (mg.dm-3) K (mmol.dm-3) Ca (mmol.dm-3) Mg (mmol.dm-3) Na (mmol.dm-3 ) Al (mmol.dm-3) H + Al (mmol.dm-3) SB (mmol.dm-3) CTC (mmol.dm-3) V(%) PST ( % ) m(%) CE ( dS/m ) Valores 5,6 5 2,8 15,0 20,0 4,7 3,5 24,8 42,5 67,3 63 7 8 0,38 Elemento Carbono ( g/kg ) Mat. Org. ( g/kg ) Valores 2,16 3,72

Plantio: O plantio foi misto utilizando-se mudas e sementes e foi realizado no ms de maro de 2008 conforme os passos descritos abaixo.

Calagem: A calagem foi realizada em toda a rea a ser plantada antes do plantio, utilizando-se 100g/m de calcreo dolomtico com 70% de PRNT que foram jogados manualmente. A PRNT foi

NaturalResourcesv.2n.2Mar,Abr,Mai,Jun,Jul,Ago2012

P g i n a |12

Proteovegetaldetaludesdeaterro:ocasodaplataformadaFerroviaTransnordestina,Cear,Brasil

baixa por no ter se encontrado outro calcreo com PRNT mais elevada.

Preparo do solo: Aps a calagem foram abertas as covas para o plantio das mudas e feita a corrugao para lanamento das sementes.

Adubao de plantio: A adubao foi realizada utilizando-se 50g/m do adubo 06.24.12 que foi jogado a lano sobre toda a rea.

Plantio de mudas: Foram utilizadas mudas de capim andropogon retiradas de reas prximas ao talude revegetado plantadas em covas de 0,10m de profundidade abertas com o canto da enxada num espaamento de 0,60m X 0,60.

Semeadura: Foram utilizados 20g/m do mix de sementes apresentado na Tabela 1, que foram distribudas manualmente sobre a rea. Adubao de cobertura: Para a adubao de cobertura foram utilizados 20g/m2 do fertilizante NPK 10.10.10, em 02 repasses, sendo o primeiro 20 dias aps o plantio e o segundo 20 dias depois.

RESULTADOS

Revegetao durante o perodo de chuvas

Com as chuvas que ocorreram durante o plantio e 03 meses aps, a vegetao se desenvolveu muito bem, promovendo uma rpida cobertura e protegendo a superfcie do talude contra o impacto direto da chuva sobre o solo. As Figuras abaixo mostram a sequncia do plantio.

Figura 01: Calagem da rea de plantio.

Figura 02: rea aps a calagem.

NaturalResourcesv.2n.2Mar,Abr,Mai,Jun,Jul,Ago2012

P g i n a |13

CARVALHO,R.A.;CASTRO,S.M.;ALMEIDA,J.R.;RODRIGUES,M.G.

Figura 03: Plantio de andropogon.

Figura 04: Preparo da rea para semeadura.

Figura 05: Lanamento das sementes.

Figura 06: rea aps o plantio.

Figura 07: Incio da germinao.

Figura 08: Desenvolvimento das plantas.

Figura 09: Desenvolvimento das plantas.

Figura 10: Vegetao cobrindo o solo.

NaturalResourcesv.2n.2Mar,Abr,Mai,Jun,Jul,Ago2012

P g i n a |14

Proteovegetaldetaludesdeaterro:ocasodaplataformadaFerroviaTransnordestina,Cear,Brasil

Figura 11: Vegetao cobrindo o solo.

Figura 12: rea trs meses aps o plantio.

As espcies que mais se sobressaram das gramneas e leguminosas foram: (i) gramneas, que so a Andropogon (Andropogon gayanos) e o capim braquiaria (Brachiaria decumbens; e (ii) leguminosas, que so o feijo-de-porco (Canavalia ensiformis) e o feijo guandu (Cajanus cajan). O braquiaro (Brachiaria brizantha) germinou bem, mas no conseguiu se estabelecer. No foi verificada a presena do capim corrente (Urochloa mosambicensis), acredita-se que seja devido lentido na sua germinao e a alta competio com as demais espcies. As leguminosas calopognio (Calopogonium mucunoides) e soja perene (Neonotonia wightii) no foram identificadas por no conseguirem se estabelecer no talude.

Revegetao aps o perodo das chuvas

Devido ao bom desenvolvimento da vegetao plantada no talude contrastando com a realidade local - baixa oferta e baixa qualidade de forragem nas propriedades lindeiras, a rea atraiu os animais e serviu de pastagem para os bovinos e eqinos. Apesar das inmeras solicitaes aos moradores para manterem seus animais em suas propriedades e fora do talude e, tambm, da colocao de um vigia durante o dia, o problema no foi resolvido e durante a noite os animais entravam na rea causando danos a vegetao. O pastejo pelos animais na rea antes do enraizamento e da frutificao das plantas, somado ao perodo de seca que se seguiu no permitiu uma avaliao do comportamento das espcies escolhidas para o plantio num ciclo anual ficando o trabalho prejudicado. Figuras 13 e 14.

Figura 13: Equino pastejando na rea.


NaturalResourcesv.2n.2Mar,Abr,Mai,Jun,Jul,Ago2012

Figura 14: Bovinos pastejando na rea plantada.


P g i n a |15

CARVALHO,R.A.;CASTRO,S.M.;ALMEIDA,J.R.;RODRIGUES,M.G.

CONSIDERAES FINAIS

Nas condies adversas, principalmente pela constante invaso de animais na rea no incio do desenvolvimento das plantas, pde-se concluir que a proteo vegetal de taludes de aterro vivel com espcies j adaptadas a regio desde que no se permita a entrada de animais nas reas. De forma preliminar foi possvel verificar que existem gramneas e leguminosas bem adaptadas as condies do semi-rido. Para a recuperao das reas degradadas no semi-rido nordestino, recomenda-se o plantio das gramneas Andropogon gayanos (capim Andropogon) e Brachiaria decumbens (capim braquiaria) e as leguminosas Canavalia ensiformis (feijo de porco) e Cajanus cajan (feijo guandu). Como ocorreu a invaso de animais na rea plantada antes de 01 ano aps o plantio so prematuras as concluses definitivas, recomenda-se que mais trabalhos sejam realizados nesta mesma linha, envolvendo, alm de maior tempo para observaes e anlises, uma maior diversidade de espcies.

REFERNCIAS
ALMEIDA, J. R.; BASTOS, A. C. S.. Mtodos para anlise e gesto ambiental: avaliao de impactos ambientais. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE CINCIAS AMBIENTAIS, 3. Anais. Rio de Janeiro: UFRJ, 1994. p.1064-1079. ALMEIDA, J. R.; SOARES, P. S. M.. Anlisis y evaluaciones de impactos ambientales. Rio de Janeiro: CETEM/MCT, 2008. BARRETO, L. C.. A influncia dos aspectos ambientais na revegetao dos taludes de aterro. 3 ed. So Paulo: Atlas, 2006. BRADD, A. G.. Como proteger os taludes de aterro?. 4 ed. So Paulo: Melhoramentos, 2001. BRASIL. Constituio Federal. Braslia: D.O.U., 05 Out 1988. BRASIL. Lei 6.938 de 31 de Agosto de 1981. Poltica Nacional de Meio Ambiente - PNMA. 1981. CEDEC-CE. Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Cear. Sub-Bacia do rio Salgado. Disponvel: http://www.defesacivil.ce.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=499&Itemid=172. Acesso: 2010. CNPF. Centro Nacional de Pesquisa de Florestas. EMBRAPA. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria. Clima. Disponvel: http://www.cnpf.embrapa.br/pesquisa/efb/clima.htm. Acesso: Out 2011. COELHO, A. T.. Avaliao dos efeitos de recobrimento vegetativo nos taludes de aterro. 3 ed. So Paulo: Abril, 2009. CONAMA. Conselho Nacional do Meio Ambiente. Estudo de Impacto Ambiental EIA; Relatrio de Impacto Ambiental RIMA. Resoluo n 001, de 23 de Janeiro de 1986. COUTO, F.. Como estabilizar as encostas?. 3 ed. So Paulo: Atual, 2008. COUTO, F.. Taludes de corte e de aterro. 3 ed. So Paulo: Atual, 2009.

NaturalResourcesv.2n.2Mar,Abr,Mai,Jun,Jul,Ago2012

P g i n a |16

Proteovegetaldetaludesdeaterro:ocasodaplataformadaFerroviaTransnordestina,Cear,Brasil

EMBRAPA. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria. Manual de mtodo e anlise do solo. 2 ed. Rio de Janeiro: Centro Nacional de Pesquisa de Solos, 1997. GOMES, A. M.; SILVA, A. C.. Reabilitao da cobertura vegetal de rea degradada por emprstimo de materiais. Disponvel: www.cemacufla.com.br/trabalhospdf/trabalhos%voluntarios/Protc%2092.pdf. Acesso: 2002. GONALVES, W.. Tcnicas de bioengenharia para taludes no Brasil. 4 ed. So Paulo: Atlas, 2008. GRAY, D. H.; LEISER, A. T.. Biotechnical slope protection and erosion control. Malabar: Krieger Pub. Co., 1989. HITCHCOCK, A. S.. Manual of the grasses of the United States. Washington, D.C. 1950. IPECE-CE. Instituto de Pesquisa e Estratgia Econmica do Estado do Cear. Municpio de Misso Velha. Disponvel: www.ipece.ce.gov.br. Acesso: 2010. SANTOS, R. D.. Manual e descrio de coleta do solo no campo. 4 ed. Rio Grande do Norte: tica, 2005. TERZAGHI, K.. Mecanismos de escorregamentos de terra. 2 ed. So Paulo: Atlas, 1950. VIDAL, L. M.. Os efeitos da vegetao na estabilizao dos taludes de aterro. 3 ed. So Paulo: Melhoramentos, 1994. VIRGILI, M. P.. Classificando os taludes. 2 ed. Rio de Janeiro: Fluminense, 2000.

NaturalResourcesv.2n.2Mar,Abr,Mai,Jun,Jul,Ago2012

P g i n a |17

Anda mungkin juga menyukai