Anda di halaman 1dari 4

UNIVERSIDADE TECNOLGICA FEDERAL DO PARAN VILMAR HOFFMANN JUNIOR JULIANA DIAS

PSICOLOGIA GERAL APRENDIZAGEM

FRANCISCO BELTRO PR MAIO/2013

Aprendizagem

A aprendizagem inicia-se com a capacidade de identificao de objetos, smbolos e sons e prossegue, imediatamente, com o desenvolvimento da linguagem.
Segundo Pollack (1997): Pelo menos alguns dos genes humanos que participam da criao da linguagem devem ser ativos na formao e no funcionamento de um pequeno setor do crebro humano batizado em homenagem ao cientista Paul Broca; as estruturas dessa regio esto intimamente relacionadas capacidade de falar e compreender um idioma, e prximas de estruturas responsveis pelos movimentos repetitivos de braos e dedos. (Pg. 155)

Esse mecanismo citado pelo autor se refere a capacidade de comunicao, falada ou gestual, mas se for causada alguma leso nesse mecanismo pode ser afetado um ou ambos os modos de comunicao. Como o desenvolvimento da linguagem esta diretamente relacionado a aprendizagem, qualquer interrupo no processo de desenvolvimento da linguagem afetara o desenvolvimento da aprendizagem. A compreenso e interiorizao da cultura em que cada um est inserido o pressuposto fundamental da aprendizagem. todas as funes psicolgicas superiores so geradas na cultura da nossa aprendizagem e respondem no s a um desenho gentico, mas principalmente a um desenho cultural. Tudo que captamos e aprendemos se relaciona automaticamente com a cultura em que o indivduo vive. Mas a aprendizagem um processo nico de cada individuo assim a forma com que o individuo aprende nica. Contudo todos possuem modos gerais de aprendizagem, que a base de trabalho das Escolas e Academias. Com a evoluo das espcies animais, percebe-se que, medida que h um evoluo , mais complexas vo se tornando as experincias dos indivduos com o meio onde esto inseridos, sendo exclusivamente do ser humano as capacidades de simbolizao e conceituao (a aprendizagem propriamente dita). O processo de aprendizagem se divide em 5 nveis.

SENSAO o nvel mais primitivo do comportamento, a partir das sensaes que o indivduo pode perceber o mundo que o cerca, esse mecanismo ativado a partir dos cinco sentidos, cada sentido desenvolve-se de acordo com a idade mental de cada indivduo, bem como sua estrutura cerebral.

PERCEPO Constitui-se na tomada de conscincia relativa a sensaes em progresso (interpretao do estmulo e preparao de resposta). A eficincia da percepo depende de que o aparato neurolgico seja capaz de converter, adequadamente, as sensaes em impulsos eltricos. Apesar de ser um comportamento neurologicamente superior sensao, do ponto de vista psicolgico , ainda, extremamente rudimentar. No entanto, baseado na percepo que o indivduo ir formar imagens. FORMAO DE IMAGENS Refere-se a sensaes ou informaes j recebidas e percebidas (interpretadas). Est relacionada aos processos de memria j que corresponde a um registro de aspectos das experincias vividas, ainda que a elas no se associem palavras, as imagens formadas. No so apenas imagens visuais. SIMBOLIZAO Habilidade descrita como exclusiva da espcie humana e que corresponde capacidade de representar uma experincia de forma verbal ou no verbal. As simbolizaes no verbais verificam-se atravs de smbolos visuais ou auditivos, em manifestaes artsticas, musicais, religiosas e patriticas. Incluem-se nesta categoria as capacidades de avaliar e recordar situaes, emitindo julgamentos do tipo: perto longe grande pequeno alto baixo cheio vazio depressa devagar, etc. As simbolizaes verbais esto relacionadas a palavras. O ser humano apresenta trs sistemas verbais: falado, escrito e lido. CONCEITUAO Complexo processo mental que envolve capacidades de abstrao, classificao e categorizao. preciso observar que conceituar e abstrair no so sinnimos. A abstrao contrape-se concretizao, pressupondo um maior grau de distanciamento em relao a uma circunstncia observvel. Ainda assim, a experincia abstrada pode ser e em algum momento certamente foi observada. No entanto para conceituar, tambm necessrio classificar e categorizar.

Fontes: Aprendizagem -Por Ricardo Normando Ferreira de Paula http://www.infoescola.com/educacao/aprendizagem/ SOARES, Dulce Consuelo R. O Crebro x Aprendizagem. Disponvel em http://www.profala.com/arteducesp67.htm FERREIRO, E.; TEBEROSKY, Ana. Psicognese da lngua escrita. Buenos Aires. Art Md: 1979 FERNNDEZ, A. A Inteligncia Aprisionada abordagem psicopedaggica clnica da criana e sua famlia. Porto Alegre. Art Med, 1991. PIAGET, Jean. Biologia e Conhecimento. 2 Ed. Vozes : Petrpolis, 1970. POLLACK, Robert. Signos da vida. A linguagem e os significados do ADN. Rio de Janeiro: Rocco, 1997. VYGOTSKY, L. A Formao Social da Mente; [organizadores Michael Cole... [et all; traduo Jos Cipolla Neto, Lus Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche] 5 edio So Paulo: Martins Fontes, 1978.

Anda mungkin juga menyukai