Anda di halaman 1dari 6

Ficha de Informaes de Segurana do Produto Qumico

CP 3000
1 IDENTIFICAO DO PRODUTO E DA EMPRESA
Nome do produto: CP 3000 Nome da empresa: Lima & Pergher Indstria Comrcio e Representaes Ltda. Endere o: Avenida Airton Borges da i!va" #$0 % &istrito Ind'stria! C!dade: ()er!*ndia + ,Te"e#one: .3$/ 3010+2300 Fa$: .3$/ 3010+2323 E%ma!": start4'imica5start4'imica.com.)r DIAMANTE DE &OMME' 0 6 Insigni7icante 3 6 8raco 0 6 ,oderado 3 6 A!to $ 6 9:tremo A'( % A!ca!ino ACID % ;cido COR % Corrosivo O)I + <:idante

5 * ACID 4

* IDENTIFICAO DE PERI+OS
Per!,os ma!s Importantes: Pode ca'sar 4'eimad'ras graves na pe!e" o!hos e m'cosas. Po!'i rios e corpos d=>g'a a!terando o p?. A7eta a 7!ora e a 7a'na 4'e tiver contato com o >cido. E#e!tos do Produto: e em contato direto com os o!hos" ca'sar> 4'eimad'ras srias at a perda da vis@o. E#e!tos Ad-ersos . Sa/de &umana: < contato com a pe!e ca'sa 4'eimad'ras" podendo !evar a dermatites. < contato pro!ongado do >cido !eva ao dano vis'a! at a perda da vis@o. e ingerido" pode ca'sar 4'eimad'ras nas m'cosas da )oca e no sistema digestivo. E#e!tos Am0!enta!s: A7eta rios e c'rsos d=>g'a" a!terando o p? da >g'a. Pode contaminar o so!o. <s vapores podem a7etar temporariamente a 4'a!idade do ar. Per!,os F1s!2os e 3u1m!2os: Reage com metais comoA 7erro" a!'mBnio" Cinco" magnsio" entre o'tros" 7ormando hidrogDnio" 4'e mist'rado com o ar" poder> ca'sar e:p!os@o e des!ocamento do ar em caso de igni@o em condies especB7icas.

Revis@oE 00F3G0#33 % AHA

P>gina 3 de 2

Ficha de Informaes de Segurana do Produto Qumico

Per!,os Espe21#!2os: Rea@o vio!enta no contato com >!ca!is concentrados e metais a!ca!inos" e a!ca!inos terrosos. Pr!n2!pa!s S!ntomas: 9:posies pro!ongadas podem ca'sar desco!ora@o dos dentes. < contato com os o!hos ca'sa irrita@o. < contato com a pe!e ca'sa irrita@o" podendo destr'ir os tecidos. A ingest@o ca'sa danos no sistema digestivo.

CP 3000

4 COMPOSIO E INFORMA6ES SO7RE OS IN+REDIENTES


Preparado: CP 3000 Nature8a 9u1m!2a: aneante % &esincr'stante ;cido Compos! :o: Prod'to a )ase de >cido c!orBdrico" ini)idores de corros@o e veBc'!o. In,red!entes ou !mpure8as 9ue 2ontr!0uem para o per!,o: Nome 3u1m!2o ; em Peso N/mero CAS ;cido C!orBdrico 32"0 % 3G"I #2$#+03+0

< MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS


Ina"a :o: Remover a pessoa para 'm am)iente venti!ado e mantD+!a a4'ecida. e ho'ver di7ic'!dade na respira@o" administrar o:igDnio. e a pessoa so7rer parada respiratJria" ap!icar respira@o arti7icia!. Contato 2om os O"=os: Lavar imediata e contin'amente os o!hos com >g'a corrente por 3I min'tos no mBnimo. &'rante a !avagem" manter as p>!pe)ras )em a)ertas para garantir a irriga@o dos o!hos e dos tecidos oc'!ares. Providenciar socorro mdico imediatamente. Contato 2om a Pe"e: Remover as ro'pas e ca!ados contaminados e co!ocar a pessoa so) o ch'veiro de emergDncia o' o'tra 7onte de >g'a !impa a)'ndante. Providenciar socorro mdico imediatamente. In,est:o: < >cido 'm prod'to corrosivo. e ingerido" n@o se deve provocar vKmito. 8aCer a di!'i@o imediatamente" 7ornecendo L pessoa grandes 4'antidades de >g'a. e ocorrer vKmito espont*neo" 7ornecer >g'a adiciona! e mantenha a vBtima em !oca! com ar 7resco. Providenciar socorro mdico imediatamente. Med!das de Pr!me!ros So2orros: Remover a pessoa da >rea contaminada. Retirar as ro'pas e ca!ados contaminados. 9ncaminhar a pessoa para atendimento mdico. A >es 9ue De-em ser E-!tadas: 8ornecer !eite o' o'tro prod'to a 7im de ne'tra!iCar o >cido" ap!icar pomadas o' co!Brios sem orienta@o mdica.

? MEDIDAS DE COM7ATE A INC@NDIOS


Me!os de e$t!n :o: Pode+se 'sar 4'a!4'er meio para e:tin@o do 7ogo .>g'a" pJ seco" esp'ma e diJ:ido de car)ono C<0/. Me!os de e$t!n :o n:o apropr!ados: H@o ap!ic>ve!. Per!,os espe21#!2osE H@o h> risco especB7ico.

Revis@oE 00F3G0#33 % AHA

P>gina 0 de 2

Ficha de Informaes de Segurana do Produto Qumico

Prote :o aos 2om0atentes: (ti!iCar e4'ipamento de prote@o respiratJria e ro'pas ade4'adas para o com)ate a incDndios.

CP 3000

A MEDIDAS DE CONTRO'E PARA DERRAMAMENTO OU BACAMENTO


Pre2au >es pessoa!s: (sar e4'ipamentos de prote@o individ'a! .9PI/. Remo :o de Fontes de I,n! :o: H@o ap!ic>ve!. Contro"e de poe!ra: H@o ap!ic>ve! por se tratar de 'm prod'to !B4'ido. Pre-en :o da !na"a :o e do 2ontato 2om a pe"e: (sar e4'ipamentos de prote@o individ'a! .9PI/. Pre2au >es ao me!o am0!ente: 9stancar vaCamento. 9vitar 4'e o prod'to penetre em c'rsos dM>g'a. Lavar os resBd'os com >g'a em a)'nd*ncia. H@o descartar o materia! em esgotos e em hidrovias. H@o permitir 4'e atinNa a cana!iCa@o" >g'as s'per7iciais e s')terr*neas" para assim evitar contamina@o ao meio am)iente. MDtodo para "!mpe8a: Reco!her o prod'to 'ti!iCando 'm materia! a)sorvente e co!ocando+o em 'm recipiente ade4'ado" devidamente rot'!ado e compatBve! com a 4'antidade. Lavar a)'ndantemente o !oca! com >g'a tomando c'idado para conter e descartar ade4'adamente a >g'a de !avagem. < prod'to dever> ser disposto em >rea ade4'ada de acordo com a Legis!a@o Am)ienta! vigente.

E MANUSEIO E ARMACENAMENTO
Manuse!o: Med!das tD2n!2as: Pre2au >es para manuse!o se,uro: (ti!iCar os 94'ipamentos de Prote@o Individ'a! .9PI/. 9vitar o contato com os o!hos e com a pe!e. H@o comer e nem )e)er d'rante o man'seio do prod'to. Or!enta >es para manuse!o se,uro: Ler e seg'ir as instr'es da em)a!agem e man'sear o prod'to sempre com aten@o. Arma8enamento: Med!das tD2n!2as apropr!adas: ,anter o prod'to em s'a em)a!agem origina!" )em 7echada e eti4'etada ade4'adamente" de modo 4'e o 's'>rio identi7i4'e o risco 4'e o prod'to propicie. Cond! >es de arma8enamento ade9uadas: Conserve o prod'to 7ora do a!cance de crianas e animais domsticos. ArmaCenado em !oca! seco" )em areNado e ao a)rigo de !'C. Proteger contra possBveis contaminaes. Produtos e mater!a!s !n2ompat1-e!s: Prod'tos L )ase de amKnia e prod'tos c!orados .;-(A AHIO;RIA/. Mater!a!s se,uros para em0a"a,ens re2omendadas: 9m)a!agem p!>stica.

Revis@oE 00F3G0#33 % AHA

P>gina 3 de 2

Ficha de Informaes de Segurana do Produto Qumico

CP 3000
F CONTRO'E DE E)POSIO E PROTEO INDIBIDUA'
E9u!pamento de prote :o !nd!-!dua": Oodo dispositivo de 'so individ'a!" de 7a)rica@o naciona! o' estrangeira" destinado a proteger a sade e a integridade 7Bsica do tra)a!hador .9PI/" !'vas" Jc'!os de prote@o" etc. Prote :o Resp!ratGr!a: H@o ap!ic>ve!. Prote :o das m:os: L'vas de )orracha. Prote :o dos o"=os: Pc'!os de prote@o. Prote :o da pe"e e do 2orpo: Aventa! imperme>ve! e )otas de )orracha.

H PROPRIEDADES FISICO%3UIMICAS
Estado F1s!2o: LB4'ido. Cor: Inco!or a !evemente amare!ado Odor: Irritante Con2entra :o do J2!do C"or1dr!2o K;L pMpN: 32"0 % 3G"I Temperatura Espe21#!2a: H@o ap!ic>ve!. Ponto de Fu",or: H@o in7!am>ve!. '!m!te de E$p"os!-!dade: H@o ap!ic>ve!. So"u0!"!dade: Prod'to so!ve! em >g'a.

15 ESTA7I'IDADE E REATIBIDADE
Cond! >es espe21#!2as: Insta0!"!dade: Prod'to est>ve! em condies normais de armaCenamento. Rea >es Per!,osas: Reage com prod'tos L )ase de amKnia e prod'tos c!oradosA !i)erando gases tJ:icos. Cond! >es a e-!tar: H@o ap!ic>ve!. Produtos per!,osos da de2ompos! :o: H@o ap!ic>ve!.

11 INFORMA6ES TO)ICO'O+ICAS
In#orma >es de a2ordo 2om as d!#erentes -!as de e$pos! :o: To$!dade a,uda: H@o disponBve!. E#e!tos "o2a!s: H@o disponBve!.

Revis@oE 00F3G0#33 % AHA

P>gina $ de 2

Ficha de Informaes de Segurana do Produto Qumico

CP 3000
1* INFORMA6ES ECO'O+ICAS
E#e!tos am0!enta!s 2omportamentos e !mpa2tos do produto: Prod'to )iodegrad>ve!A n@o )ioac'm'!ativo e so!ve! em >g'a. &ever> ser descartado apJs 'm pr+tratamento" em !oca! a'toriCado pe!o Prg@o Am)ienta! de acordo com a Legis!a@o Am)ienta! vigente. &evem+se prevenir derrames em am)ientes terrestres o' a4'>ticos. Conter o !B4'ido em di4'es" com terra o' areia prevenindo descargas em cJrregos" esgotos" )'eiros o' c'rsos dM>g'a. E2oto$!dade: H@o ap!ic>ve!.

14 CONSIDERA6ES SO7RE O TRATAMENTO E DISPOSIO


MDtodos de tratamento e d!spos! :o: 9ste prod'to e se' recipiente n@o dever@o ser Nogados em !i:o com'm. &ever@o ser dispostos em >rea ade4'ada de acordo com a Legis!a@o Am)ienta! vigente. Produto: &isposi@o de acordo com as reg'!amentaes !ocais e nacionais. Restos de produtos: Oratar em con7ormidade com as reg'!amentaes !ocais e nacionais. Em0a"a,em usada: A em)a!agem n@o deve ser re'ti!iCada e s'a disposi@o deve estar de acordo com todas as reg'!amentaes !ocais e nacionais.

1< INFOMA6ES SO7RE TRANSPORTE


Re,u"amenta >es na2!ona!s e !nterna2!ona!s: Prod'to n@o en4'adrado na Reso!'@o nQ $00F0$ so)re transporte de prod'tos perigosos. N/mero da ONU: H@o ap!ic>ve!. C"asse de r!s2o: H@o ap!ic>ve!. N/mero de r!s2o: H@o ap!ic>ve!.

1? RE+U'AMENTA6ES
<s veBc'!os destinados ao transporte de prod'tos perigosos" )em como os tan4'es e em)a!agens dos prod'tos devem estar de acordo com as e:igDncias !egais" com as normas da Associa@o Brasi!eira de Hormas Ocnicas .ABHO/ e com os reg'!amentos tcnicos de Instit'to Haciona! de ,etro!ogia" Horma!iCa@o e R'a!idade Ind'stria! .IH,9OR</. Ha a'sDncia destes" devem estar de acordo com o'tras normas e cJdigos de 'so consagrado.

1A OUTRAS INFORMA6ES
In7ormaes so)re riscos e seg'rana con7orme escritas no rJt'!oE C<H 9RS9 8<RA &< ALCAHC9 &9 CRIAHTA 9 AHI,AI &<,U OIC< . H@o ingerir. 9vite a ina!a@o o' aspira@o" contato com os o!hos e contato com a pe!e. 9m caso de contato com os o!hos" !ave imediatamente com >g'a em a)'nd*ncia. 9m caso de contato com a pe!e" !ave imediatamente com >g'a em a)'nd*ncia. 9m caso de ingest@o" n@o provo4'e vKmito e cons'!te imediatamente o Centro de Into:icaes o' o mdico !evando o rJt'!o do prod'to. C9AO<V + Centro de AssistDncia Oo:ico!Jgica 0$ horas + 0G00 03$G330.

Revis@oE 00F3G0#33 % AHA

P>gina I de 2

Ficha de Informaes de Segurana do Produto Qumico

AO9HTW<E HW< ,I O(RAR C<, PR<&(O< CL<RA&< .;-(A AHIO;RIA/. HW< APLICAR 9, A,BI9HO9 O<OAL,9HO9 89C?A&< . HW< ( AR 9, (P9R8XCI9 ,9O;LICA " ,;R,<R9 " -RAHIO< 9 P<RC9LAHAO< . I,P<ROAHO9E (se !'vas d'rante o man'seio do prod'to e s'as di!'ies. Caso necess>rio o' tenha dvidas contatar com tart R'Bmica o' no siteE YYY.start4'imica.com.)r In7ormaes adicionais s@o disponBveis por so!icita@o 7orma!iCada. As !n#orma >es desta FISP3 representam os dados atua!s e re#"etem 2om e$at!d:o o nosso me"=or 2on=e2!mento para o manuse!o apropr!ado deste produto so0re 2ond! >es norma!s e de a2ordo 2om a ap"!2a :o espe21#!2a na em0a"a,emP 3ua"9uer outro uso do produto 9ue en-o"-a o uso 2om outro produto ou outros pro2essos D responsa0!"!dade do usuQr!oP Os usuQr!os de-em 2ons!derar estes dados apenas 2omo 2omp"emento a outras !n#orma >es 2o"etadas por e"esP De-em tomar de2!s>es prGpr!as re#erentes . ade9ua :o e a0ran,Rn2!a das !n#orma >esL "e-ando em 2ons!dera :o todas as #ontes poss1-e!sL a #!m de asse,urar a 2orreta ut!"!8a :o e e"!m!na :o desses mater!a!s . se,uran a e . sa/de de seus #un2!onQr!os e 2"!entes e a prote :o ao me!o am0!enteL o0ser-ando a "e,!s"a :o e a re,u"amenta :o -!,entesP

CP 3000

Revis@oE 00F3G0#33 % AHA

P>gina 2 de 2

Anda mungkin juga menyukai