Anda di halaman 1dari 2

FICHAMENTO N1 Aluna: Aline Bezerra Vitaliano Diferentes concepes da infncia e adolescncia: a importncia da historicidade para sua construo o que

ser criana? O que vem a ser a adolescncia? Para Scliar (1995), aquela idia to difundida da infncia como um tempo de felicidade no pode ser garantida para todos. O mesmo parece fazer Calligaris (2000,p. 9), ao refletir sobre a adolescncia: a adolescncia torna-se mtica quando compreendida como um dado natural, prescrevendo normas de funcionamento e regras de expresso. Discutindo a Infncia A infncia, nessa perspectiva, deve ser compreendida como um modo particular de se pensar a criana, e no um estado universal, vivida por todos do mesmo modo. Mais uma vez, nos deparamos com a multiplicidade e a urgncia de, uma ver por todas, desvincularmos a concepo de criana e de infncia de uma ideia pr-concebida, seja ela qual for. Etimologicamente, a palavra infncia vem do latim, infantia, e refere-se ao indivduo que ainda no capaz de falar. Essa incapacidade, atribuda primeira infncia, estende-se at os sete anos, que representaria a idade da razo. Percebe-se, no entanto, que a idade cronolgica no suficiente para caracterizar a infncia. o que Khulmann Jr. (1998, p. 16) afirma categoricamente: Infncia tem um significado genrico e, como qualquer outra fase da vida, esse significado funo das transformaes sociais: toda sociedade tem seus sistemas de classes de idade e a cada uma delas associado um sistema de status e de papel. Philippe Aris (1978), famoso historiador francs, afirmou que a infncia foi uma inveno da modernidade, constituindo-se numa categoria social construda recentemente na histria da humanidade. Para ele, a emergncia do sentimento de infncia, como uma conscincia da particularidade infantil, decorrente de um longo processo histrico, no sendo uma herana natural. A criana passou de um lugar sem importncia a ser o centro da famlia. Cohn (2005) ressalta o trabalho de Aris, j que, na opinio desta antroploga, importante partirmos da compreenso histrica da infncia, uma vez que contemporaneamente, os direitos da criana e a prpria idia de menoridade, no podem ser entendidos seno a partir dessa formao de um sentimento e de uma concepo de infncia (p.22). Heywood (2004) mostra, no seu trabalho, que havia uma infncia presente na Idade Mdia, mesmo que a sociedade no tivesse tempo para a criana. Ao mesmo tempo apresenta a tese de que a Igreja j se preocupava com a educao de crianas, colocadas ao servio do monastrio. As diferentes concepes existentes sobre a criana na contemporaneidade ocidental, portanto, so peas imprescindveis para comporem um quadro geral sobre a infncia atual e necessitam serem conhecidas e compreendidas dentro do contexto no qual foram produzidas. Tais saberes, de diferentes disciplinas e origens tericas, deve ser convidado ao dilogo, produzindo frutos que podem ser ricos e oferecerem novos e variados elementos para ajudarem na compreenso da infncia na ps-modernidade.

Discutindo a adolescncia Assim como a infncia, a adolescncia tambm compreendida hoje como uma categoria histrica, que recebe significaes e significados que esto longe de serem essencialistas. como afirma Pitombeira (2005): a naturalizao da adolescncia e sua homogeneizao s podem ser analisadas luz da prpria sociedade. Assim, as caractersticas naturais da adolescncia somente podem ser compreendidas quando inseridas na histria que a geraram. Mas no foi sempre deste modo que se falou da adolescncia. Adolescncia, perodo da vida humana entre a puberdade e a adultcie, vem do latim adolescentia, adolescer. comumente associada puberdade, palavra derivada do latim pubertas-atis, referindo-se ao conjunto de transformaes fisiolgicas ligadas maturao sexual, que traduzem a passagem progressiva da infncia adolescncia. Esta perspectiva prioriza o aspecto fisiolgico, quando consideramos que ele no suficiente para se pensar o que seja a adolescncia. Segundo Ozella (2003, p. 20), " necessrio superar as vises naturalizantes presentes na Psicologia e entender a adolescncia como um processo de construo sob condies histrico-culturais especficas". Isso significa pensar que a adolescncia deve ser vista e compreendida como uma categoria construda socialmente, a partir das necessidades sociais e econmicas dos grupos sociais, que lhe constituem como pessoas, enquanto so constitudas por elas. Assim, mais possvel falar de adolescentes que tenham um nome, pertenam a um grupo cultural e tenham uma vida vivida concretamente, do que de uma adolescncia de uma forma mais abrangente. Adolescncia, portanto, deve ser pensada para alm da idade cronolgica, da puberdade e transformaes fsicas que ela acarreta, dos ritos de passagem, ou de elementos determinados aprioristicamente ou de modo natural. A adolescncia deve ser pensada como uma categoria que se constri, se exercita e se re-constri dentro de uma histria e tempo especficos.

Anda mungkin juga menyukai