Anda di halaman 1dari 15

Centro Internacional de Semitica e Comunicao CISECO

II COLQUIO SEMITICA DAS MDIAS ISSN 2317-9147


Praia Hotel Albacora Japaratinga Alagoas 25 de setembro de 2013

O Fotodocumentarismo de Sebastio Salgado: uma abordagem analtica sobre a obra O Bero da Desigualdade Ana Carmem do Nascimento SILVA 1 Itamar de Morais NOBRE 2 Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN Resumo O estudo decorrente de um fragmento da atual pesquisa de mestrado, em fase final, que busca apresentar significados ideolgicos por meio da anlise sistemtica das imagens do Brasil na obra O Bero da desigualdade. Prope-se neste artigo, um prottipo metodolgico para interpretar estas fotografias. Apresenta-se possibilidades interpretativas baseadas na semitica peirciana. Utiliza-se, principalmente, a Teoria dos Interpretantes de Peirce na elaborao do percurso analtico, como tambm de questes tcnicas da linguagem fotogrfica e a teoria da imagem. Percebe-se que o signo (a foto, o texto) se transforma juntamente com o intrprete e vice-versa, havendo surpresas, compartilhamentos e frustraes durante e aps o percurso analtico. Palavras-chave: imagem fotogrfica; metodologia; semitica peirciana. Abstract The study is due to a fragment of the current master's research, in the final stage, which seeks to present ideological meanings through the systematic analysis of the images of work in O Bero da desigualdade. It is proposed in this paper, a prototype methodology to interpret these photographs. Presents possible interpretations based on peircean semiotic. It is used mainly the Peirce's Theory of Interpretants in the preparation of the analytical route, as well as technical issues of photographic language and image theory. It is noticed that the sign (photo, text) transforms coupled with the interpreter and vice versa, there being surprises, shares and frustrations during and after the analytical path. Keywords: photographic image; methodology; peircean semiotic.

Jornalista. Mestranda na linha de pesquisa Estudos da Mdia e Produo de Sentido do Programa de Ps-graduao Estudos de Mdia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Membro do Grupo de Pesquisa PRAGMA Pragmtica da Comunicao e da Mdia: teorias, linguagens, indstria cultural e cidadania. Integrante do Grupo de Estudos BOAVENTURA - CCHLA/UFRN, em convnio com a Universidade de Coimbra-Portugal. E-mail: anacarmemjornalismo@hotmail.com. 2 Docente e pesquisador do Departamento de Comunicao Social e do Programa de Ps-Graduao em Estudos da Mdia (PPgEM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Jornalista. Fotojornalista. Especialista em Antropologia. Mestre e Doutor em Cincias Sociais pelo Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais da UFRN. Pesquisador do Grupo de Pesquisa PRAGMA Pragmtica da Comunicao e da Mdia: teorias, linguagens, indstria cultural e cidadania. Integrante do Grupo de Estudos BOAVENTURA - CCHLA/UFRN, em convnio com a Universidade de CoimbraPortugal. Membro do Ncleo de Pesquisa: Fotografia, da INTERCOM Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao. Membro da REDE FOLKCOM Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicao. E-mail: itanobre@gmail.com. 1

Centro Internacional de Semitica e Comunicao CISECO

II COLQUIO SEMITICA DAS MDIAS ISSN 2317-9147


Praia Hotel Albacora Japaratinga Alagoas 25 de setembro de 2013

Introduo O registro fotogrfico constitudo de signos sociais, culturais, tcnicos e ideolgicos, que operam na disseminao de conhecimento. Chama-nos ateno a imagem fotodocumental, mediadora entre o leitor e a conjuntura que, sobretudo fora vivenciada pelo o fotgrafo. Na obra O Bero da Desigualdade (2009), cuja autoria de Sebastio Salgado e de Cristovam Buarque. O livro composto de 192 pginas, nas quais so expostas 76 imagens fotogrficas de 26 lugares do mundo, o Brasil est representado fotograficamente em oito dessas imagens: duas produzidas em 1990, quatro em 1996 e duas em 1998, nos seguintes locais: Movimento Trabalhadores Sem Terra (MST) na Bahia, a Zona do Cacau na Bahia e a Aldeia Macuxi de Maturuca em Roraima, no respectivamente. Estas imagens versam sobre a temtica da desigualdade educacional no mundo, apresentando a conjuntura socioeconmica em diversos pases. Compreendemos que estas fotografias so constitudas, alm da tcnica, da subjetividade do fotgrafo e servem como mediadoras de conhecimento a respeito de cenrios socioculturais especficos. com o olhar sobre estas fotografias feitas no Brasil que construmos um prottipo de emprego metodolgico, apresentando possibilidades interpretativas baseadas na semitica peirciana. Fundamentamos essa anlise, especificamente, na teoria dos interpretantes de Peirce, tendo em vista tambm, as questes tcnicas da linguagem fotogrfica e a teoria da imagem. Considerando que no fotodocumentarismo de Sebastio Salgado h o texto escrito complementando as imagens fator decisivo na construo de sentido , e tendo em vista os procedimentos tcnicos (linguagem fotogrfica e equipamentos) desta produo imagtica especfica, o assunto registrado situado em um tempo e espao determinado informado pela legenda e as concepes do prprio fotgrafo no que diz respeito sociedade e sua prtica fotodocumental. Quais significados ideolgicos estas fotografias nos apresentam? Sendo assim, nosso objetivo : propor um prottipo metodolgico para a interpretao das fotografias do Brasil, na obra O Bero da desigualdade, apresentando possibilidades interpretativas em busca de significados ideolgicos, baseando-nos na teoria dos interpretantes de Peirce.

1. A subjetividade
2

Centro Internacional de Semitica e Comunicao CISECO

II COLQUIO SEMITICA DAS MDIAS ISSN 2317-9147


Praia Hotel Albacora Japaratinga Alagoas 25 de setembro de 2013

Em entrevista Revista E, em maio do ano 2000, Sebastio Salgado expe a sua forma de trabalhar e com quais aspectos est relacionada.
possvel separar o observador Sebastio Salgado do profissional quando se est imerso em uma situao de extrema agudeza? De forma alguma. A fotografia profundamente subjetiva. (...) Na realidade, alm de se ter a impresso da situao ou do fenmeno que se fotografa, preciso fotografar com o seu traado, com a sua formao. Eu me refiro sua formao esttica - luz, enquadramento etc - e isso intrnseco pessoa. Porm, no momento em que aperta o boto, necessariamente voc registra sua forma. O fotgrafo vai para uma foto com tudo o que ele viveu na vida. Eu no digo que fotografe sua ideologia. Talvez fotografe o carter das suas ideias. A partir da, toda a integrao que voc fizer deixa de ser objetiva. Para fotografar, impossvel ficar completamente alheio emocionalmente ao que se fotografa. A ligao total, tanto no instante da foto como na experincia que se tira daquele momento e que se passa a carregar contigo. Objetividade na fotografia no existe. Quem diz o contrrio est mentindo. claro que a fotografia est inteiramente sujeita ao meu sentimento em relao s pessoas que fotografo. (REVISTA E, 2000)

Assim, o trabalho fotodocumental parte de escolhas, no intuito de revelar uma circunstncia que o fotgrafo atravs da imagem deixa de mostrar outras. O click faz um corte no fluxo, e este seguimento constitui uma escolha orientada por um pensamento, sendo assim apenas um fragmento de uma circunstncia. Estas selees sobre o contedo do quadro fotogrfico envolvem aspectos ideolgicos. A forma como o fotgrafo compreende o mundo, e as crenas que ele possui a respeito deste, esto conectadas aos signos estticos, sociais e culturais internos e externos as imagens. Martins (2008) complementa sobre a subjetividade na produo da imagem fotogrfica.

Como enriquecem as prprias concepes do fotgrafo e do documentarista, se tivermos em conta que a composio fotogrfica tambm uma construo imaginria, expresso e momento do ato de conhecer a sociedade com recursos e horizontes prprios e peculiares. Os chamados fotgrafos e documentaristas sociais so hoje produtores de conhecimento social, o que torna a fotografia e o documentrio, praticamente, um campo auxiliar das cincias sociais. (MARTINS, 2008, p. 11)

Enfatizamos que a anlise de aspectos ideolgicos presentes nas imagens ser sempre, com base no arcabouo ideolgico do intrprete. Um resultado analtico que, posteriormente, ser lido e refletido de forma ideolgica por outrem. Kossoy (2012) auxilia este entendimento, explicando:
3

Centro Internacional de Semitica e Comunicao CISECO

II COLQUIO SEMITICA DAS MDIAS ISSN 2317-9147


Praia Hotel Albacora Japaratinga Alagoas 25 de setembro de 2013

No esforo de interpretao das imagens fixas, acompanhadas ou no de textos, a leitura das mesmas se abre em leque para diferentes interpretaes a partir daquilo que o receptor projeta de si, em funo do seu repertrio cultura, de sua situao socioeconmica, de seus preconceitos, e sua ideologia, razo por que as imagens sempre permitiro uma leitura plural. (KOSSOY, 2012, p. 115)

Assim, este processo correspondente ao da produo do significado, que ad infinitum. Imagens fotogrficas contribuiro para a formao de imagens na mente do leitor, as quais esto conectadas a conceitos e significados, ou seja, a cultura deste indivduo. Destarte, algumas informaes visuais fotogrficas sero acrescentadas cultura do intrprete. Torna-se importante ressaltar que no estamos tratando de o leitor concordar com a proposta ideolgica e/ou esttica do trabalho fotodocumental, consideramos os possveis efeitos que a fotografia no papel de mediadora produz no sujeito, e que no podem ser controlados nem pelo fotgrafo nem pelo prprio intrprete, pois algo dependente apenas de aspectos biolgicos e culturais construdos historicamente. impossvel alcanarmos uma verdade absoluta, encontrar todos os significados de uma fotografia, por exemplo, natural compreendermos o mundo parcialmente. Acreditar que poderamos interpretar o mundo como ele realmente, descobrindo todas as verdades, uma grande pretenso. Somos capazes de interpretar o que deve ser sobre as coisas, pois temos uma tendncia a traar nossos entendimentos sobre aquilo que para ns real. 2. A teoria aplicada numa perspectiva metodolgica 2.1 Teoria A teoria dos interpretantes de Peirce, que um conjunto de conceitos que fazem uma verdadeira radiografia ou at uma microscopia de todos os passos atravs dos quais os processos interpretativos ocorrem (SANTAELLA, 2008a, p. 23). Esta teoria divide o interpretante em trs nveis principais: interpretante imediato; interpretante dinmico subdividido em emocional, energtico e lgico , e o interpretante final. A fotografia ao ser olhada provoca um efeito (interpretante). O interpretante imediato existe antes da existncia de qualquer intrprete, objetivamente (e no subjetivamente). Este efeito uma abstrao, uma possibilidade
4

Centro Internacional de Semitica e Comunicao CISECO

II COLQUIO SEMITICA DAS MDIAS ISSN 2317-9147


Praia Hotel Albacora Japaratinga Alagoas 25 de setembro de 2013

que no existe no plano concreto, sendo da ordem da Primeiridade. O interpretante imediato est interno ao signo, este que ainda no foi percebido pelo intrprete. Ou seja, antes mesmo de a fotografia passar a ser interpretada, ela contm um potencial para tal (interpretante imediato), logo, esse interpretante fica no nvel das possibilidades, apenas latente, espera de uma mente interpretadora que venha efetivar, no nvel logicamente subsequente, o do interpretante dinmico ou atual, algumas dessas possibilidades (SANTAELLA, 2008a, p. 38). O interpretante dinmico pertence categoria da Secundidade. O interpretante dinmico o efeito da mente interpretadora quando entra em contato com o signo, o efeito que o signo produz sobre uma cognio passando por trs nveis: emocional, energtico e lgico. o significado que certo intrprete apreende sobre o signo, sendo concretamente experimentado em cada ato de interpretao, dependendo, assim, do intrprete e da condio interpretativa.
O interpretante Dinmico qualquer interpretao que qualquer mente realmente faz do Signo. Este interpretante deriva seu carter da categoria didica, a categoria da ao [...] O significado de qualquer Signo sobre algum consiste no modo como esse algum reage ao Signo (8.315). (SANTAELLA, 2008b, p. 72-73)

O interpretante dinmico pode ser emocional, energtico ou lgico. Emocional quando provoca algum sentimento ou emoo. energtico quando corresponde a uma ao fsica ou mental (SANTAELLA, 2008a, p. 25) de reao ou associao. lgico quando interpretado atravs de uma regra interpretativa internalizada pelo intrprete (ibidem), neste interpretante o leitor da fotografia associa cognitivamente os signos que v com objetos por meio de uma conveno, por exemplo, a esttua do Cristo Redentor em uma foto, instantaneamente seria feita a relao simblica com o Estado do Rio de Janeiro e/ou com o Brasil. Alm desses trs efeitos pertencentes ao interpretante dinmico, Peirce inclui, a este nvel, o interpretante lgico ltimo, o qual no seria um signo, mas sim a mudana do hbito no processo interpretativo. Este interpretante leva em conta as informaes adquiridas durante o processo interpretativo e as regras internalizadas biologicamente e culturalmente (interpretante lgico). Peirce (CP) assevera:
It can be proved that the only mental effect that can be so produced and that is not a sign but is of a general application is a habit-change; meaning by a 5

Centro Internacional de Semitica e Comunicao CISECO

II COLQUIO SEMITICA DAS MDIAS ISSN 2317-9147


Praia Hotel Albacora Japaratinga Alagoas 25 de setembro de 2013

habit-change a modification of a person's tendencies toward action, resulting from previous experiences or from previous exertions of his will or acts, or from a complexus of both kinds of cause (CP 5.475-76)3

Essa mudana de hbito permite o desenvolvimento e, por conseguinte, o encontro do que deve ser sobre o signo (no interpretante final). O interpretante final representa a regularidade e se classifica como uma lei, pertencendo categoria da Terceiridade. O interpretante final sempre implica o interpretante dinmico e o interpretante imediato. Este efeito produzido pelo signo sobre o intrprete em condies que permitem ao signo praticar seu efeito absoluto, sendo o resultado interpretativo atingido por todo e qualquer intrprete, evidente se o signo receber a suficiente considerao, ou seja, caso o intrprete se proponha a se debruar reflexivamente sobre o signo.

O interpretante Normal, ou efeito que seria produzido na mente pelo Signo, depois de desenvolvimento suficiente do pensamento (8.343).(...) O interpretante Final no consiste no modo pelo qual qualquer mente realmente age, mas no modo pelo qual toda mente agiria. Isto , ele consiste numa verdade que poderia ser expressa numa proposio condicional deste tipo: Se tal e tal tivesse de acontecer a qualquer mente, este Signo determinaria esta mente a tal e tal conduta. Por conduta quero significar ao sob uma internao de autocontrole. Nenhum evento que ocorre em qualquer mente, nenhuma ao de qualquer mente pode constituir a verdade dessa proposio condicional (8.315). (SANTAELLA, 2008b, p. 73-74)

Este interpretante permite que qualquer cognio humana alcance um nico resultado interpretativo um limite pensvel, mas nunca inteiramente atingvel (SANTAELLA, 2008a, p. 26). Neste contexto, vale ressaltar que o interpretante no pode ser confundido com intrprete, este se refere ao sujeito que l a imagem, e aquele (interpretante) se refere ao efeito (reao) causado sobre o sujeito no instante no qual ele interpreta o signo (fotografia); logo, a mediao s ocorre com a existncia do interpretante. Entendemos ento, que por meio das imagens possvel representar,

Pode provar-se que o nico efeito mental, que pode ser assim produzido e que no um signo, mas de aplicao geral um mudana de hbito; entendendo por mudana de hbito uma modificao nas tendncias de uma pessoa para a ao, que resulta de exerccios prvios da vontade ou dos atos, ou de um complexo de ambas as coisas (CP 5.475-76). [Reproduo do trecho traduzido em Teoria Geral dos Signos de Santaella (2008b, p. 78)]
3

Centro Internacional de Semitica e Comunicao CISECO

II COLQUIO SEMITICA DAS MDIAS ISSN 2317-9147


Praia Hotel Albacora Japaratinga Alagoas 25 de setembro de 2013

incitar o pensamento, relacionando a significados em cadeia infinita crescente medida que se codifica (produz) ou decodifica (interpreta). 2.2 Percurso metodolgico

Consideramos relevante analisar a fotografia em complementao com os textos escritos (legenda e texto potico), pois estes textos constituintes da obra fotogrfica so significativos na produo de sentido destas imagens. Alguns fatores so vitais para a eficcia desse esquema interpretativo: o intrprete precisa ser capaz de perceber visualmente a fotografia e deve conhecer o cdigo alfabtico constitutivo do texto escrito que complementa a imagem. Outros fatores externos podem contribuir para uma interpretao mais elaborada como: familiaridade com os signos que compem a imagem, experincias anteriores que possibilitem maior nmero de relaes cognitivas no momento da leitura do texto imagtico e do texto escrito em complementao. Deste modo, dispomos em seguida nosso prottipo metodolgico com base na teoria do interpretantes de Peirce: Momento zero interpretante imediato (nvel primeiridade): incluem-se aqui os signos os quais nos propomos analisar (texto visual e escrito), portanto, so ainda representamens. A partir da percepo: ao perceber a fotografia, juntamente com seus textos complementares, so gerados efeitos mentais conceitos e imagens. Que em um primeiro instante sero denominados de interpretantes dinmicos: efeito da mente interpretadora quando entra em contato com o signo, o efeito que o signo produz uma cognio. o significado que certo intrprete apreende sobre o signo, sendo concretamente experimentado em cada ato de interpretao, dependendo, assim, do intrprete e da condio interpretativa. 1 momento analtico interpretantes dinmicos (nvel secundidade): sero considerados os signos em trs esferas: o Procedimentos tcnicos da produo das imagens: anlise geral para todas as fotos. o O assunto registrado no tempo/espao: anlise individual de cada imagem.

Centro Internacional de Semitica e Comunicao CISECO

II COLQUIO SEMITICA DAS MDIAS ISSN 2317-9147


Praia Hotel Albacora Japaratinga Alagoas 25 de setembro de 2013

o Concepes defendidas pelo fotgrafo e do escritor: aplicveis toda obra fotodocumental. 2 momento interpretantes dinmicos (nvel secundidade): para cada fotografia e seu respectivo texto, ser analisada a produo de sentido em duas relaes: o Texto potico foto: aqui, iniciamos a leitura da perspectiva interpretativa exposta por Buarque para a imagem o texto potico conduz nosso olhar. o Foto texto potico: aqui, iniciamos a leitura da imagem em seguida para o texto escrito nessa relao, empregamos nosso olhar subjetivo de intrprete sobre a foto e, em um segundo momento, efetuamos a leitura do texto do autor sobre a imagem. Momento final interpretante final (nvel terceiridade): alcanamos uma sntese interpretativa do aspecto ideolgico do referente4 de estudo o conjunto das fotografias do Brasil , que fora construdo por todos os momentos analticos anteriores. Para complementar o fechamento desse percurso de anlise, Peirce nos explica que o interpretante Final o resultado interpretativo ao qual todo intrprete est destinado a chegar se o Signo for suficientemente considerado [...] O interpretante Final aquilo para o qual o real tende (SS, p. 111). Pode ser entendido tambm, como interpretante Normal, ou efeito que seria produzido na mente pelo Signo, depois de desenvolvimento suficiente do pensamento (CP 8.343). A seguir, elaboramos um quadro onde esto montadas as pginas nas quais o Brasil representado em O Bero da Desigualdade.

O mesmo que: objeto de estudo. 8

Centro Internacional de Semitica e Comunicao CISECO

II COLQUIO SEMITICA DAS MDIAS ISSN 2317-9147


Praia Hotel Albacora Japaratinga Alagoas 25 de setembro de 2013

Imagem n. 1: Destaque para as fotografias do Brasil da forma como esto dispostas na obra.

Fonte: O BERO DA DESIGUALDADE (2009). 3. ed. Braslia: UNESCO, Instituto Sangari, p. 45; p. 60; p. 92; p. 97; p. 106; p. 120; p. 163; p. 179.

2.3 Um pouco do emprego da metodologia sobre o referente de pesquisa

Centro Internacional de Semitica e Comunicao CISECO

II COLQUIO SEMITICA DAS MDIAS ISSN 2317-9147


Praia Hotel Albacora Japaratinga Alagoas 25 de setembro de 2013

Neste subtpico expomos apenas uma pequena frao do que vem sendo aperfeioado e ser aplicado sobre todas as oito imagens e seus respectivos textos escritos do Brasil da obra. Momento zero: Esta fase comum todas as imagens constituintes do corpus analtico. De incio, destacamos a forma geomtrica correspondente ao quadro fotogrfico retangular na vertical ou horizontal, e a existncia de formas geomtricas internas referentes s imagens no interior do enquadramento fotogrfico. Destaca-se tambm o texto-legenda e o texto potico que atribuem outros significados a anlise imagtica. As fotografias trazem tona uma diversidade sgnica maior do que aquela explicitada apenas nos textos escritos. Santaella (2008a) afirma que ao falamos sobre o interpretante imediato [...] j estamos antecipando as concluses do interpretante dinmico, quer dizer, j estamos nos colocando na pele de um intrprete singular com sua interpretao particular. Isso inevitvel (p. 40). As experincias anteriores e no percurso da anlise imagtica determinam as reaes, e estas os significados do signo (fotografia). 1 momento analtico: Apoiados em Aumont (2008, p. 179), que considera trs nveis que intervm na produo de sentido da fotografia: o equipamento de que se dispe para realizar determinado ato, a tcnica de emprego desse equipamento e o discurso sobre a tcnica em geral e as consequncias que so tiradas em casos particulares. Tratamos nesta etapa dos procedimentos tcnicos da produo das imagens, onde podemos destacar que a poca em que a obra O Bero da Desigualdade foi elaborada, quando Sebastio Salgado ainda utilizava cmera analgica5, ou seja, com filmes. Tal fato influencia no modo de captura da imagem, pois alm do processo fsico-mecnico h o processo qumico na revelao da pelcula. Alm disso, ele produzia fotografia com a iluminao existente no prprio ambiente, o brasileiro no era (e ainda no ) adepto a

Salgado apenas comeou a utilizar cmera digital (Canon 1D Mark III) em meados de 2008 para a realizao de seu ltimo grande projeto, Gnesis. Antes disso o fotgrafo sempre teve preferncia pela cmera Leica. 10

Centro Internacional de Semitica e Comunicao CISECO

II COLQUIO SEMITICA DAS MDIAS ISSN 2317-9147


Praia Hotel Albacora Japaratinga Alagoas 25 de setembro de 2013

utilizao e flash6. Desta forma, as fotografias ganham um aspecto natural, porque a pele da pessoa fotografada no recebe interferncia de luz artificial. Outra caracterstica o preto e branco da fotografia, que contribui para o clima reflexivo das fotos. Em termos visuais, o preto e branco permite maior expresso na modulao do tom, na apresentao da textura, na modelagem e definio da forma (FREEMAN, 2012, p. 126). Nas imagens do fotgrafo brasileiro as linhas diagonais so muito presentes promovendo a formao de tringulos. De acordo com Tarnoczy Jr. (2010) o tringulo a figura mais simples a ter estabilidade (p. 100). Percebe-se ainda, que Sebastio Salgado prefere o enquadramento na horizontal, apenas duas fotografias, entre as oito, esto no formato vertical. As fotografias horizontais ocupam o espao da pgina do lado direto e esquerdo, j as verticais ocupam apenas um dos lados, isso mostra que as imagens na horizontal so maiores do que as verticais, oferecendo uma viso mais ampla do contexto ao leitor, enquanto as fotografias na vertical conseguem enfatizar mais um referente do que as na horizontal. Vejamos em seguida o assunto registrado no tempo/espao. Esta fase corresponde a informao fornecida pela legenda. Lanamos como exemplo a o textolegenda da primeira fotografia: Brasil Escola em um assentamento do MST (Movimento dos Sem-Terra), 1996 (SALGADO in BUARQUE e SALGADO, 2009, p. 44). Fazemos assim, relao do que dito na legenda, com aquilo que temos conhecimento sobre o Brasil, o MST, e o ano de 1996. Abordamos agora as concepes defendidas pelo fotgrafo e do escritor. Nesta etapa sero includas na anlise, questes subjetivas dos sujeitos produtores da obra. preciso ter em vista a histria de vida pessoal e profissional. As opinies expostas publicamente e registradas em jornais, revistas, documentos diversos. E as produes intelectuais de cada um deles. Esse arcabouo tem influncia direta sobre a produo de sentido. 2 momento analtico, Quando tratamos da primeira relao: texto potico foto, desta segunda fase,

procuramos na imagem aquilo que dito no texto potico, este que poder ou no provocar uma viso de tnel no intrprete; ou seja, por meio do texto o intrprete ser
6

H vrias declaraes de Sebastio Salgado afirmando no gostar de usar luz artificial e de at mesmo dizer no saber us-la, uma dessas afirmaes pode ser vista no endereo eletrnico da agncia Amazonas Images: http://www.amazonasimages.com/grands-travaux 11

Centro Internacional de Semitica e Comunicao CISECO

II COLQUIO SEMITICA DAS MDIAS ISSN 2317-9147


Praia Hotel Albacora Japaratinga Alagoas 25 de setembro de 2013

induzido a ver, possivelmente, aquilo que dito no texto potico, ou no, o intrprete poder sentir frustrao por no conseguir identificar (ou interpretar) a proposta do autor do texto. Mas, ressaltamos que o texto conduz apenas parcialmente o olhar sobre a imagem. Continuamos exemplificando com a primeira foto do Brasil no livro, que possui o seguinte texto potico: Oito mil anos depois da inveno dos sapatos, pequenos ps descalos so marcas vergonhosas do descaso da civilizao com as crianas. (BUARQUE in BUARQUE e SALGADO, 2009, p. 45), de maneira direta, nos faz lanar o olhar sobre os ps da menina. As caractersticas fsicas: pequenos e descalos enfatizam o aspecto indefeso e carente. Estas marcas para o autor so inadmissveis, levando em considerao que os sapatos so invenes to antigas do ser humano, e que, portanto, devem ser de comum acesso aps oito mil anos. Estas marcas vergonhosas desconstroem a qualidade de sociedade desenvolvida, visto que, mesmo antes de Cristo os sapatos j haviam sido inventados, mas foi um perodo em que apenas os nobres tinham protees nos ps, havia uma relao entre estar calado e ser abastado. Quando abordamos a segunda relao: foto texto potico, primeiro

percebemos que os objetos existentes na imagem, aps serem identificados pelo observador, geram o efeito da qualidade de sentimento do signo, o que denominamos como interpretante emocional (primeiro tipo de interpretante dinmico). Trata-se do fato de sentir visualmente a presena de signos no interior da fotografia. Posteriormente ao interpretante emocional, pode haver um esforo espontneo mental (imaginativo) do leitor em prol da traduo do signo em um conceito. Tal esforo enquadra-se como uma reao denominada de interpretante energtico. Este segundo interpretante (segunda subdiviso do interpretante dinmico) no pode ser considerado como o prprio significado do conceito intelectual a respeito de determinado signo, trata-se apenas do esforo cognitivo. Mas, quando ocorre o efeito de relacionar a imagem ao texto potico o que visto ao percorrer (visualmente) a fotografia com o que dito sobre , obtemos assim o interpretante lgico. Momento final interpretante final (nvel terceiridade) Este ltimo instante, diz respeito ao resultado argumentativo sobre a complexa relao entre todos estes aspectos anteriores. As crianas esto estudando em uma sala de aula, portanto, atuam no processo educacional. Raciocinando desta forma, sem
12

Centro Internacional de Semitica e Comunicao CISECO

II COLQUIO SEMITICA DAS MDIAS ISSN 2317-9147


Praia Hotel Albacora Japaratinga Alagoas 25 de setembro de 2013

atribuir qualquer adjetivo, as crianas esto sendo membros ativos da sociedade. Porm, as imagens nos permite refletir melhor sobre as condies nas quais elas esto estudando, pois quando estabelecemos relaes com a fotografia e o nosso arcabouo sgnico, comparando com o parmetro que construmos de uma estrutura digna de sala de aula. Interpretamos por meio das fotografias que h uma desigual distribuio de renda e limitao do acesso escola e o lazer. Ao passo que os abastados (e na sua maioria brancos) convivem em condies dignas, os pobres (e na sua maioria descendentes de negros ou ndios) esto limitados e condicionados a esfera dos dominados. Por fim, sobre a questo metodolgica, compreendemos a partir de Santaella (2008b) que:
(...) cada situao concreta da gerao do interpretante tem de ser examinada na sua singularidade. Entre a teoria, na sua abstrao, e a circunstncia real da aplicao da teoria sobre um fenmeno concreto, preciso haver a interveno heurstica do investigador no atendimento aos apelos que o prprio fenmeno gera em relao teoria. (SANTAELLA, 2008b, p. 86)

guisa de concluso Estas ltimas consideraes, no deixam de ser parte integrante do interpretante final, como tambm uma autoanlise no que diz respeito a estrutura metodolgica exposta. Atravs do emprego da semitica no percurso metodolgico, possvel demonstrar como ocorre a evoluo e as relaes de significados. Acreditamos que Sebastio Salgado por meio de suas fotografias, torna proeminente a discusso sobre problemticas sociais especficas, no sentido de reivindicar pela dignidade, como tambm pela democracia dos direitos humanos e sociais dos seres fotografados. Tendo em vista a sub-incluso7 social a qual estas pessoas so condicionadas. Entendemos que as fotografias, como as de Salgado, podem abrir um caminho para que o ator social perceba e reflita a respeito tanto sobre o contexto do qual participa como daquele que experimenta por meio da imagem. Tal fato influenciar nas formas de agir e, possivelmente, na construo de hbitos. certo, portanto, a existncia de uma

Falamos de sub-incluso no que diz respeito estrutura de classes em nossa sociedade, muitas pessoas esto includas em camadas abaixo daquelas onde se encontram indivduos abastados. Os termos excluso e desigualdade merecem uma discusso em outra oportunidade. 13

Centro Internacional de Semitica e Comunicao CISECO

II COLQUIO SEMITICA DAS MDIAS ISSN 2317-9147


Praia Hotel Albacora Japaratinga Alagoas 25 de setembro de 2013

construo ideolgica como alicerce na produo da imagem fotodocumental que incita a reflexo e o conhecimento. Logo, a anlise destas imagens por esta estrutura metodolgica contribui para uma percepo visual mais aguada. Compreendemos por meio das reflexes sobre o signo interpretante de Peirce que possvel traar um percurso analtico apresentando possibilidades interpretativas, no entanto, os interpretantes dinmicos podem variar de acordo com o intrprete e a complexidade destes tambm. O aspecto ideolgico se encontra na esfera do interpretante final se se considerar as fotografias do Brasil submetidas a uma anlise na qual esto includos os fatores presentes neste esquema. No processo de anlise podem emergir significados inesperados, e so estes que movem e animam o processo interpretativo. Notamos que o entendimento sobre a construo sgnica da ideologia pode ir mais alm dependendo dos aspectos investigados, do tempo e de quem investiga. A partir do conhecimento mediado pelo signo, provocada no sujeito a mudana de hbito no sentido de ao e ou de um pensamento que foi transformado. o que Peirce denomina de interpretante lgico ltimo.
Pode provar-se que o nico efeito mental, que pode ser assim produzido e que no um signo, mas de aplicao geral uma mudana de hbito; entendendo por mudana de hbito uma modificao nas tendncias de uma pessoa para a ao, que resulta de exerccios prvios da vontade ou dos atos, ou de um complexo de ambas as coisas (CP 5.475-76).8

Alm das surpresas e da mudana de hbito durante e aps o percurso interpretativo, importante ressaltar que no segundo momento de anlise, possvel ocorrer dois tipos de sentimentos com relao a mensagem visual e escrita: a frustrao ou o compartilhamento. A frustrao se d quando no h concordncia do leitor com a combinao do texto potico com a imagem, seja por uma leitura partindo do texto para foto, ou vice-versa. O compartilhamento ocorre quando existe concordncia de opinio do leitor com os autores. Todavia, a frustrao de uma primeira leitura, pode se transformar em compartilhamento em uma segunda leitura em um intervalo de tempo curto ou longo. Pois, no podemos descartar as influncias externas (culturais, sociais) e internas (biolgicas) sofridas pelo sujeito entre uma leitura e outra. Sendo assim, possvel
8

Reproduo do trecho traduzido em Santaella (2008b, p.78). 14

Centro Internacional de Semitica e Comunicao CISECO

II COLQUIO SEMITICA DAS MDIAS ISSN 2317-9147


Praia Hotel Albacora Japaratinga Alagoas 25 de setembro de 2013

afirmar transformaes na produo de sentido. O signo (a foto, o texto) se transforma juntamente com o intrprete e vice-versa.

Referncias bibliogrficas
AUMONT, J. A imagem. 13. ed. Campinas, SP: Papirus. 2008. BUARQUE, C.; SALGADO, S. O Bero da desigualdade. 3. ed. Braslia: UNESCO, Instituto Sangari. 2009. FREEMAN, M. O olho do fotgrafo: composio e design para fotografias digitais incrveis. Porto Alegre: Bookman. 2012. KOSSOY, B. Fotografia & Histria. 4. ed. rev. So Paulo: Ateli Editorial. 2012. MARTINS, J. S. Sociologia da fotografia e da imagem. So Paulo, Contexto. 2008. PEIRCE, C. S. Collected Papers of Charles Sanders Peirce. Ed. C. Hartshorne, P. Weiss e A. W. Burks. Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 1931-1958. 8 v. Citado como CP, seguido pelos nmeros do volume e do pargrafo respectivamente. SANTAELLA, L. Semitica aplicada. So Paulo: Cengage Learning. 2008a. ___________. Teoria geral dos Signos: como as imagens significam as coisas. So Paulo. Cengage Learning. 2008b. TARNOCZY J. E. Arte da composio. 2 ed. Florianpolis: Editora Photos. 2010.

Stios eletrnicos
Revista E, n 36, maio, 2000 ano 6, SESC SP. Entrevista Sebastio Salgado. Disponvel em: <http://www.sescsp.org.br/sesc/revistas/revistas_link.cfm?Edicao_Id=80&Artigo_ID=802&ID Categoria=976&reftype=2> Acesso em 12 set. 2013. Amazonas Images. Disponvel em: <http://www.amazonasimages.com> Acesso em 9 out. 2013.

15

Anda mungkin juga menyukai