Anda di halaman 1dari 5

PARTE II | O RUGIDO DO LEO DO NORTE | A CONSTRUO DA SOCIEDADE

|59

V A CONSTRUO DA SOCIEDADE
RAZES
DA SOCIEDADE

reas j densamente povoadas quando do incio da expanso martima europia (...); zonas de povoamento e colonizao europia, onde se estruturam economias complementares ao capitalismo mercantil europeu, fornecedoras, sobretudo, de produtos tropicais e metal nobre (a Amrica , por excelncia, o teatro da ao colonizadora europia durante o primeiro sistema colonial); e, finalmente, a frica, fornecedora de fora de trabalho escravizada (...).
Novais, 1986, p. 33.

Para o fidalgo, todo comrcio cheira a judasmo.


Cervantes, em Dom Quixote

O Pernambuco colonial, como bvio, pertenceu ao segundo grupo, onde predominaram os europeus de etnia branca. Principalmente portugueses, mas no s estes. Tratou-se de uma sociedade moldada pela lgica simplista e monopolista do Sistema Colonial. Eficiente para a acumulao de capital, porm terrvel para o sistema social. E, mesmo que os traos culturais europeus tenham prevalecido, devemos levar em conta que no poderia ser uma pequena Europa ou uma Nova Lusitnia, como sonhara Duarte Coelho, pelo simples fato de que a base monopolista da plantation escravocrata no o permitiria. Era outra sociedade que se estava construindo.
O comrcio colonial permitiu, na realidade, uma ampla acumulao de riquezas, mas, em compensao, no estimulou a organizao do trabalho, maneira especificamente ocidental, de vez que se apoiava em princpio espoliativo, e no em clculo de rentabilidade baseado nas possibilidades do mercado.
Weber, 1980, p. 137.

ernambuco tem intrpretes de sua sociedade que at transcendem, vrios deles, as fronteiras desta prpria

sociedade em termos de renome e reconhecimento nacional e internacional: Gilberto Freyre, Jos Antnio Gonsalves de Mello, Oliveira Lima, Pereira da Costa, Armando Souto Maior, Flvio Guerra, Amaro Quintas, Evaldo Cabral de Mello, Vamireh Chacon, Manuel Correia de Andrade, Paulo Cavalcanti, Socorro Ferraz, Jos Luiz Menezes, Nilo Pereira e muitos outros. De todos, poderse-ia dizer que demonstram, cada qual, sua viso de conjunto para a realidade pernambucana. Ou dizer de cada um o que Fernando de Mello Freyre disse de forma to feliz sobre Pereira da Costa: A verdade que se pode dizer de Pereira da Costa, parodiando Terncio, que nada de Pernambuco lhe foi estranho (Freyre, 1999, p. 18). A identidade sociocultural pernambucana foi forjada, inicialmente, ainda no perodo colonial. Transformaes muito importantes, como as novas levas de imigrantes, a urbanizao e o xodo rural, ocorreram nessas ltimas dezoito dcadas aps a Independncia, mas a base colonial ainda marca, e muito, a vida cotidiana dos pernambucanos. Foram quase trs sculos sob o Sistema Colonial e quase quatro sculos vivendo numa economia baseada na coero do trabalho escravo. um passado marcante, de onde se podem tirar informaes preciosas para o fazer empreendedor dos nossos dias. Essa origem pode e deve agora ser encarada com o desprendimento que o sculo XXI e a Nova Economia exigem. Os novos tempos demandam um novo saber sobre a Histria de Pernambuco. Fernando Novais, um dos mais importantes especialistas no tema da colonizao, demonstra que ela ocorreu em trs quadros diversos:

Talvez a posio de Weber seja radical para a realidade pernambucana, pois sabe-se da planificao produtiva desta capitania nos primeiros tempos, mas o que interessa na citao o destaque para o diferencial entre a colnia e sua metrpole: a base organizativa do trabalho. Alm disso, os olhos da elite local eram olhos fidalgos ou pretensamente fidalgos: estavam naturalmente voltados para os privilgios nobilirquicos. Sempre que puderam, os fidalgos buscaram os necessrios prestgios das honras da corte, que podiam ir desde um ttulo de familiar do Tribunal do Santo Ofcio da Inquisio (espcie de espio no remunerado) a um alto ttulo ou cargo na Corte. E era uma poca boa para isso: o fidalgo, assim feito por obras e merecimentos como o prprio Duarte Coelho, que servira ao Imprio como soldado, obtendo distines tinha novos concorrentes: os feitos pelo poder do dinheiro. Eduardo DOliveira Frana vaticinou a esse respeito:

60|

PARTE II | O RUGIDO DO LEO DO NORTE | A CONSTRUO DA SOCIEDADE

Para os fidalgos, a situao parecia ainda pior, porque, em lugar do valor e das obras, outro critrio para recompensas se insinuava em seu desprestgio: o dinheiro. Escrevendo em 1642, o autor da Arte de Reynar denunciava o mal: outro gnero de nobreza tem o tempo introduzido, ou a cobia dos homens inventado, que s tem por nobre o que rico (...). Sim, os homens enriquecidos no trfico ou na administrao colonial vinham pleitear distines, cercados de deferncias e afagos, enquanto os fidalgos de nascimento vegetavam impotentes. As honras compradas no tinham valor, e juntar dinheiro por meios pouco honestos, para hav-las, era um dano. Verdade, porm, que essa gente, explorando a venalidade de corte, ia se sobrepondo aos discretos e orgulhosos descendentes da fidalguia de antanho.
Frana, 1997, p. 195.

valores antigos da fidalguia e a obteno de um meio para ascender na sociedade portuguesa. Num antagonismo tal que nos leva a conjeturar se teria existido um tipo social que era uma espcie de fidalgo capitalista, com as devidas ressalvas em relao ao empreendedor asctico protestante analisado e tipificado por Weber (2004). O apego aos valores dos fidalgos levaria a Espanha, mais tarde, ao atraso e perda de espao e poder na Europa para... os holandeses, dentre outros povos que a suplantaram. Cervantes havia resumido bem este dilema em Dom Quixote: para o fidalgo, todo comrcio cheira a judasmo (in Mchoulan, 1992, p. 65).

Os valores e princpios da fidalguia colonial eram, portanto, centrados nos ganhos financeiros e de capital. No era, veja-se bem, uma burguesia nascente com conscincia disso. Mesmo assim, isso fez a diferena onde esse esprito paracapitalista teve quem o coordenasse e soubesse tirar o melhor dele. Era um capitalismo envergonhado e com sentimento de culpa, pois a velha fidalguia portuguesa detestava sujar as mos com a aventura da empresa colonial. Tal diviso na sociedade cortes portuguesa explica o mercantilismo portugus e a primazia deste povo na Expanso Comercial Colonial. Por uma curiosa ironia da histria, os fidalgos (ou os pretendentes fidalguia) descapitalizados de Portugal foram buscar emprstimos vultosos entre os banqueiros dos Pases Baixos e cercanias. Estes, sim, j cultivavam o esprito e os valores do capitalismo moderno nascente e tinham como objetivo ttico a criao de uma rede mercantil-financeira capaz de dar horizontes aos projetos de empreendimento de uma classe empresarial que no poderia ficar restrita s suas terras pequenas, muitas das quais tomadas ao mar por aterros e diques. Foi a essa nova elite capitalista que acorreram os colonizadores portugueses para financiar o empreendimento aucareiro. Num livro muito interessante, chamado Dinheiro & Liberdade: Amsterdam no tempo de Spinoza, Henry Mchoulan (1992) definiu o empresrio holands com a linguagem do tempo presente (sculo XVII): Assim, o mercador de Amsterdam contribui para uma nova viso do mundo, que no pra de surpreender os contemporneos. Tece, ele, uma imensa rede, que rene e estimula as energias (Mchoulan, 1992, p. 63). O fidalgo portugus, que foi para Pernambuco como empreendedor era um homem dual, tendo de viver entre os

SOCIEDADE

DE CLS OU DE

EMPREENDEDORES?

ssa diviso de valores explica a dependncia ideolgica da elite colonial pernambucana em relao aos valores da

Corte. A muitos parece hoje estranho que a mesma elite empreendedora fosse partcipe da ao inquisitorial (excetuados os cristos-novos, que no eram poucos) e to demandante das benesses da Coroa. Essa contradio apenas aparente, pois o seu empreendedorismo no nasceu de uma ruptura com o antigo conjunto de valores, mas da necessidade dialtica de encontrar meios de ascenso social nas brechas desse mesmo conjunto valorativo hegemnico poca. Afinal, se no se nascera um fidalgo rico com rendas imemoriais, tinha-se de inebriar a Corte com a prata ou com o ouro branco dos novos empreendimentos. Era um caminho para obter prestgio e poder, mas carregava em si as contradies que fariam a velha sociedade ruir sculos mais tarde. A felicidade de Pernambuco foi ter vivido de pronto, logo no primeiro sculo de sua histria, dois episdios que incrementaram os empreendimentos planificados: a administrao de Duarte Coelho com seus familiares e, mais tarde, o comando do Conde de Nassau sobre os holandeses invasores. Mesmo em obras mais descritivas e narrativas que conceituais, essa dualidade entre fidalguia e empreendimento foi vista como uma singularidade. Sobre o perodo final do primeiro sculo, Flvio Guerra, recordando o argumento de Oliveira Lima, percebeu que:

PARTE II | O RUGIDO DO LEO DO NORTE | A CONSTRUO DA SOCIEDADE

|61

Assim, j ia aos poucos se definindo uma personalidade colonial. Mesmo aqueles que haviam chegado do Reino como degredados, ou de l fugindo apavorados com medo da Inquisio, iam, nas novas terras, como disse Oliveira Lima, deixando-se absorver pela ao desptica do solo, criando razes e ficando presos s suas fbricas de acar, em que haviam empenhado todos os seus capitais salvos da ptria longnqua, ou conseguidos atravs de altos emprstimos, pois cada engenho pronto para entrar em funcionamento, incluindo a escravaria negra, ia pela casa dos 10 mil cruzados. Caracterizavase, destarte, uma populao pernambucana j em embrio.
Guerra, 1984, p. 39.

O esquema tenta sintetizar o funcionamento bsico da sociedade pernambucana at o incio da Repblica. Seu lcus era a unidade territorial e psicossocial bsica de Pernambuco: o engenho de cana. Em cada engenho, capitaneada por um senhor, desenvolviase uma famlia clnica de nobreza autodeclarada que satelitizava outras famlias de protegidos (a classe mdia incipiente do engenho que cuidava das tarefas intermedirias, como gerenciamento, comrcio e aquelas de profisses liberais...) e reinava soberana sobre a populao geral, o povo, na

Pernambuco surgia nesse misto de empreendimentos, emprstimos vultosos, vinda de desterrados por motivos religiosos, alguns fidalgos e outros desejosos de s-lo e muitos escravos, ndios (no incio) e negros. O resultado seria uma sociedade com camadas sociais dominantes por carter hereditrio no critrio da parentela. Ou seja, castas formadas por parentesco e etnia. Em torno de cada casta familiar, um grupo de famlias-satlites. Com o passar do tempo, constituiu-se uma sociedade baseada em unidades fortes, autoritria e patriarcal, mas organicamente dividida, onde cada famlia, como uma espcie de cl, passou a ter os seus representantes institucionais e polticos, influentes, mas com dificuldade de defender algo mais que sua base. Da a enigmtica frase de Capiba: O pernambucano uma espcie de gente muito orgulhosa, mas no defende sua terra, seus costumes nem sua histria.

expresso consagrada pela imprensa, ou os moradores do andar de baixo, na irnica expresso do jornalista Elio Gaspari. A estrutura clnica, entretanto, no era absoluta em termos de valores de convvio social. De um lado, uma certa frouxido nos costumes morais, to bem captada e analisada por Gilberto Freyre (1999). De outro, a presso racionalizadora da dvida financeira feita com um dos pases mais dinmicos do capitalismo moderno de ento: a Holanda, fortemente influenciada pelo calvinismo e, ao mesmo tempo, solo livre para tantas culturas e gentes das mais diversas origens e crenas, inclusive judeus. Regio ainda perifrica rica Pennsula Ibrica, a Holanda estaria frente de portugueses e espanhis cem anos depois. Esse convvio distante dos pernambucanos com um dos plos mais vibrantes da economia de mercado nascente se tornaria vivncia diria, mesmo que ambgua, aps a invaso holandesa.

REALIDADE DA ESCRAVIDO

nquanto marca principal definidora das bases sobre as quais se davam as relaes sociais em Pernambuco, a escravido

chegou cedo e para ficar por sculos. Para viabilizar a nova atividade econmica que comeava a desenvolver-se em maior escala (afinal, depois da colonizao do vale do Beberibe, vieram, em seqncia, as colonizaes dos vales do Capibaribe, de Jaboato, de Ipojuca, de Serinham, do Una, do Munda, do Manguaba...), Duarte Coelho (que fora guarda-costas do Atlntico e conhecia a dinmica do processo escravista na Europa) solicitou ao rei de Portugal que autorizasse a importao de alguns negros para Pernambuco, inaugurando, assim, a escravido negra no Brasil.

62|

PARTE II | O RUGIDO DO LEO DO NORTE | A CONSTRUO DA SOCIEDADE

Diferentemente do ndio americano, o negro africano j havia chegado idade dos metais e praticava uma agricultura mais sofisticada, empregando os vencidos como mo-de-obra escrava.

O Brasil tem o corpo na Amrica e a alma na frica... Sem Angola no h negros. E sem negros no h Pernambuco.
Padre Antonio Vieira

Depois dessa primeira importao, o sucesso da iniciativa foi tanto que o trfico de escravos negros viria a transformar-se num negcio dos mais rendosos do perodo colonial. Adquiridos a comerciantes negros de outras etnias (que pertenciam a naes africanas diferentes e falavam lnguas diferentes) por preos baixos (s vezes trocados por fumo ou cachaa), nos portos litorneos africanos controlados pelos portugueses, os negros cativos eram transportados a custos mnimos, como animais, em navios negreiros. Estatsticas da poca do conta de que a perda no transporte equivalia a 30%. Aqui, eram vendidos a altos preos, na maioria das vezes a prazo e sob juros exorbitantes. O negcio era to bom e to necessrio economia colonial que os prprios holandeses, que em sua terra no praticavam o escravagismo e at o condenavam , ao invadirem Pernambuco, no s passaram a adot-lo, como estimularam o trfico, conquistando os portos exportadores (So Jorge da Mina, So Tom, Angola). O objetivo da conquista era o de garantir o suprimento de mo-de-obra negra produo do acar. Alm do trabalho na lavoura e na fabricao do acar e da cachaa, os escravos, sobretudo as mulheres, eram utilizados, estrito e lato senso, no trabalho domstico da casa grande. Sendo a escrava considerada propriedade do senhor de engenho, ele julgava-se no direito de dispor dos seus servios quando e da forma que achasse conveniente. Na sociedade patriarcal, o dono da terra se achava, tambm, no direito de no guardar fidelidade esposa. Gilberto Freyre chega a falar de donjuanismo portugus. A prtica das relaes sexuais entre patro e escrava era no s considerada normal quanto estimulada como uma forma simples de ampliar o povoamento do novo territrio. Pesquisas recentes feitas pelo geneticista mineiro Srgio Pena do conta de que 80% da nossa constituio gentica, por parte de me, de origem ndia ou negra. A prtica das relaes e da miscigenao era to disseminada e considerada natural que eram comuns quadras populares do tipo:

PARTE II | O RUGIDO DO LEO DO NORTE | A CONSTRUO DA SOCIEDADE

|63

A branca para casar A negra para trabalhar A mulata para namorar.

da maneira mais aproximada realidade que o Pas apresenta hoje. Para ele, o Brasil foi palco de uma desidentificao cultural, imposta a mestios que se desabilitavam dos grupos a que inicialmente pertenciam. O no-branco, no-negro e no-ndio todos possveis, at mesmo num s indivduo foram formando a maioria do nosso povo ao passar dos sculos coloniais. Essa gente o grande desafio de integrao social da Nao Brasil.

At a crendice popular da poca aliava a convenincia com o sadismo, prprio de quem se julga com poderes de vida e morte sobre os outros: era comum o hbito de fazer com que os jovens senhorzinhos, quando atacados por doenas venreas, descarregassem a doena numa jovem negra virgem para se curar... Em face desse quadro de dominao ferrenha, no de se estranhar a ocorrncia de revoltas e levantes, tanto de ndios, no incio, quanto de negros, a partir do final do sculo XVI. Se h alguma coisa de se estranhar que tenham sido to poucos, pelo menos os oficialmente registrados! O mais famoso desses levantes foi o chamado Quilombo dos Palmares (sul de Pernambuco, a partir do Cabo de Santo Agostinho, at o norte de Alagoas e Garanhuns, a oeste), que se fez clebre pela resistncia empreendida e pela bravura e liderana do seu rei, GangaZumba. Zumbi dos Palmares, lder de uma resistncia tenaz, smbolo dessa histria de horror e libertao. A organizao social dos quilombos era uma mistura das tradies africanas com as da zona rural da colnia. Por ocuparem zonas de floresta, praticavam a colheita e a agricultura bsica de subsistncia, inclusive da maconha, que j era utilizada largamente na regio, estimulada pelos senhores de engenho, sobretudo na entressafra, quando era menos intenso o ritmo de trabalho. Contra o quilombo (que era, na realidade, uma confederao de aldeias negras, os chamados mocambos), organizaram-se expedies patrocinadas por vrios governos e chegou-se, mesmo, a arregimentar o clebre bandeirante paulista Domingos Jorge Velho. Velho era conhecido por sua rudeza incomum, mesmo numa colnia to rude: dizia-se que nem portugus falava, precisando andar com intrprete a tiracolo. E ainda devotava dio aos ndios e negros. Todavia, o quilombo sobreviveu por mais de um sculo e s veio a ser considerado extinto no final do sculo XVII, deixando o exemplo, que foi seguido por diversos levantes semelhantes, inclusive revoltas no propriamente negras mas inspiradas pelo mesmo esprito meio anrquico e popular (a Cabanagem, no Par; a Balaiada, no Maranho; a Guerra dos Cabanos, em Pernambuco e Alagoas). Dentre os que analisaram a formao da sociedade brasileira, foi Darcy Ribeiro (1997) que considerou a questo da identidade

Simultaneamente, ia surgir, no Nordeste aucareiro, uma nova formao de brasileiros. Compostos originalmente de mamelucos ou brasilndios, gerados pela mestiagem de europeus com ndios, logo se desdobrou pela presena precoce e cada vez mais macia de escravos africanos. Inclusive umas contadas mulheres que passaram a gerar mulatos e mulatas que j nasciam protobrasileiros por carncia, uma vez que no eram assimilveis aos ndios, aos europeus e aos africanos e aos seus mestios.
Ribeiro, 1997, p. 96.

Anda mungkin juga menyukai