Anda di halaman 1dari 3

atemtica

E SUAS TECNOLOGIAS

Ficha de Estudo Tema

38

Atuando no dia a dia da sociedade


Tpico de estudo
Soluo de situaes-problemas, avaliao de propostas de interveno na realidade.

Entendendo a competncia
Competncia 2 (Utilizar o conhecimento geomtrico para realizar a leitura e a representao da realidade e agir sobre ela). Refere-se capacidade de reconhecer as guras planas e espaciais, com suas respectivas propriedades, em situaes do cotidiano.

Desvendando a habilidade
Habilidade 8 (Resolver situao-problema que envolva conhecimentos geomtricos de espao e forma). Caracteriza-se por resolver problemas de geometria (plana e espacial) que envolvam conhecimentos de clculos de reas, volumes, relaes mtricas entre outros.

Situaes-problema e conceitos bsicos


Eis algumas caractersticas da Bola Adidas Jabulani Oficial da Copa do Mundo de 2010: PESO 440 gramas CIRCUNFERNCIA 69 centmetros DIMETRO O dimetro da bola medido em 16 lugares diferentes e depois disso a mdia calculada. A diferena entre o maior e o menor dimetro deve estar dentro dos limites mais rigorosos:
Catherine Ivill/AMA/Corbis/Latinstock

Padro aprovado pela FIFA: diferena mxima de 1,5% Jabulani: diferena mxima de 1,0%

Curso Pr-ENEM

Matemtica

Um carpinteiro foi contratado para construir uma caixa de madeira cujo formato de um prisma triangular regular com tampa (Figura 1), na qual trs Jabulanis sero acondicionadas, para presentear uma certa delegao esportiva. As bolas se tangenciaro duas a duas e cada uma delas tangenciar duas faces laterais da caixa, alm do fundo e da tampa (Figura 2 vista superior). Desprezando a espessura da madeira, vamos calcular o valor aproximado, para a medida do lado do tringulo que servir de fundo da caixa.

Figura 1

Figura 2

Um prisma regular, quando for um prisma reto (aresta lateral perpendicular a aresta da base) cuja base um polgono regular. No nosso caso, sendo um prisma triangular regular, o tringulo da figura 2 equiltero.

tg 30o

r 3 Axr 3 x 3

lado () 2x 2r 2r 3 2r,

Como a circunferncia mede 69 cm, temos : 2/r 69, adotando / 3 A 2r 3 69 A 2r 23 logo, 2r 3 2r 23 (1,7) 23 39,1 23 62,1 cm

PRISMA

V = Sbase h Stotal = 2 Sbase + Slateral

Curso Pr-ENEM

Matemtica

PIRMIDE

1 V = Sbase h 3 Stotal = Sbase + Slateral

CONE
1 Sbase h 3 Stotal = Sbase + Slateral = / r2 + / r g

V=

Voc costuma comer brigadeiro? Gabriel e Marina so fanticos por brigadeiros (bolinhas de chocolates). Costumam, alm de delici-los, comparar seus dimetros. Tipo de Brigadeiro pequeno mdio grande Dimetro (em cm) 2 3 4

Gabriel comeu apenas um brigadeiro grande e Marina comeu exatamente cinco pequenos. Quem comeu mais, Gabriel ou Marina ? Vamos relacionar os volumes dos brigadeiros: Volume do pequeno v Volume do grande V 8 V 8v Gabriel comeu 1 grande 8 pequenos Marina comeu 5 pequenos Portanto, Gabriel comeu 3 pequenos a mais que Marina, 3v/5v 0,6 60% a mais do que ela.

ESFERA

S = 4/R2 V 4 /R3 3

Curso Pr-ENEM

Matemtica

Anda mungkin juga menyukai