Anda di halaman 1dari 124

As Clulas Constituem os Seres Vivos Os seres vivos diferem da matria bruta porque so constitudos de clulas.

Os vrus so seres que no possuem clulas, mas so capazes de se reproduzir e sofrer alteraes no seu material gentico. Esse um dos motivos pelos quais ainda se discute se eles so ou no seres vivos. A clula a menor parte dos seres vivos com forma e funo definidas . Por essa razo, afirmamos que a clula a unidade estrutural dos seres vivos. A clula - isolada ou junto com outras clulas - forma todo o ser vivo ou parte dele. Alm disso, ela tem todo o "material" necessrio para realizar as funes de um ser vivo, como nutrio, produo de energia e reproduo. Cada clula do nosso corpo tem uma funo especfica. Mas todas desempenham uma atividade "comunitria", trabalhando de maneira integrada com as demais clulas do corpo. como se o nosso organismo fosse uma imensa sociedade de clulas, que cooperam umas com as outras, dividindo o trabalho entre si. Juntas, elas garantem a execuo das inmeras tarefas responsveis pela manuteno da vida. As clulas que formam o organismo da maioria dos seres vivos apresentam uma membrana envolvendo o seu ncleo, por isso, so chamadas de clulas eucariotas. A clula eucariota constituda de membrana celular, citoplasma e ncleo.

Nestas figuras voc pode comparar uma clula humana (animal) com uma clula vegetal. A clula vegetal possui parede celular e pode conter cloroplastos, duas estruturas que a clula animal no tem. Por outro lado, a clula vegetal no possui centrolos e geralmente no possui lisossomos, duas estruturas existentes em uma clula animal.

A membrana plasmtica A membrana plasmtica uma pelcula muito fina, delicada e elstica, que envolve o contedo da clula. Mais do que um simples envoltrio, essa membrana tem participao marcante na vida celular, regulando a passagem e a troca de substancias entre a clula e o meio em que ela se encontra. Muitas substncias entram e saem das clulas de forma passiva. Isso significa que tais substncias se deslocam livremente, sem que a clula precise gastar energia. o caso do gs oxignio e do gs carbnico, por exemplo. Outras substncias entram e saem das clulas de forma ativa. Nesse caso, a clula gasta energia para promover o transporte delas atravs da membrana plasmtica. Nesse transporte h participao de substncias

especiais, chamadas enzimas transportadoras. Nossas clulas nervosas, por exemplo, absorvem ons de potssio e eliminam ons de sdio por transporte ativo. Observe a membrana plasmtica. Ela formada por duas camadas de lipdios e por protenas de formas diferentes entre as duas camadas de lipdios. Dizemos, assim, que a membrana plasmtica tem permeabilidade seletiva, isto , capacidade de selecionar as substncias que entram ou saem de acordo com as necessidades da clula.

O citoplasma O citoplasma , geralmente, a maior opo da clula. Compreende o material presente na regio entre a membrana plasmtica e o ncleo. Ele constitudo por um material semifluido, gelatinoso chamado hialoplasma. No hialoplasma ficam imersas as organelas celulares, estruturas que desempenham funes vitais diversas, como digesto, respirao, excreo e circulao. A substncia mais abundante no hialoplasma a gua. Vamos, ento, estudar algumas das mais importantes organelas encontradas em nossas clulas: mitocndrias, ribossomos, retculo endoplasmtico, complexo de Golgi, lisossomos e centrolos. As mitocndrias e a produo de energia. As mitocndrias so organelas membranosas (envolvidas por membrana) e que tm a forma de basto. Elas so responsveis pela respirao celular, fenmeno que permite clula obter a energia qumica contida nos alimentos absorvidos. A energia assim obtida poder ento ser empregada no desempenho de atividades celulares diversas. Um dos "combustveis" mais comuns que as clulas utilizam na respirao celular o aucar glicose. Aps a "queima" da glicose, com participao do gs oxignio, a clula obtm energia e produz resduos, representados pelo gs carbnico e pela gua. O gs carbnico passa para o sangue e eliminado para o meio externo. A equao abaixo resume o processo da respirao celular:

glicose + gs oxignio ---> gs carbnico + gua + energia

Organelas Celulares Os ribossomos e a produo de protenas As clulas produzem diversas substncias necessrias ao organismo. Entre essas substncias destacam-se as protenas. Os ribossomos so organelas no membranosas, responsveis pela produo (sntese) de protenas nas clulas. Eles tanto aparecem isolados no citoplasma, como aderidos ao retculo endoplasmtico.

O retculo endoplasmtico e a distribuio de substncias Essa organela constituda por um sistema de canais e bolsas achatadas. Apresenta vrias funes, dentre as quais facilitar o transporte e a distribuio de substncias no interior da clula.

As membranas do retculo endoplasmtico podem ou no conter ribossomos aderidos em sua superfcie externa. A presena dos ribossomos confere membrana do retculo endoplasmtico uma aparncia granulosa; na ausncia dos ribossomos, a membrana exibe um aspecto liso ou no-granulosos.

Organelas Celulares O complexo de golgi e o armazenamento das protenas

a organela celular que armazena parte das protenas produzidas numa clula, entre outras funes. Essas protenas podero ento ser usadas posteriormente pelo organismo.

Os lisossomos e a digesto celular So organelas que contm substncias necessrias digesto celular. Quando a clula engloba uma partcula alimentar que precisa ser digerida, os lisossomos se dirigem at ela e liberam o suco digestrio que contm.

Fagocitose e pinocitose Imagine um glbulo branco do nosso corpo diante de uma bactria invasora que ele ir destruir. A bactria grande demais para simplesmente atravessar a membrana plasmtica do glbulo. Nesse caso, a membrana plasmtica emite expanses que

vo envolvendo a bactria. Essas expanses acabam se fundindo e a bactria finalmente englobada e carregada para o interior da clula. A esse fenmeno de englobamento de partculas d-se o nome de fagocitose. Caso a clula englobe uma partcula lquida, o fenmeno chamado pinocitose e, nesse caso, no se forma as expanses tpicas da fagocitose.

Saiba mais sobre fagocitose e pinocitose

Os centrolos e a diviso celular Os centrolos so estruturas cilndricas formadas por microtbulos (tubos microscpicos). Essas organelas participam da diviso celular, "orientando" o deslocamento dos cromossomos durante esse processo. Geralmente cada clula apresenta um par de centrolos dispostos perpendicularmente.

O ncleo da clula O botnico escocs Robert Brown (1773 - 1858) verificou que as clulas possuam um corpsculo geralmente arredondado, que ele chamos de ncleo (do grego nux: 'semente'). Ele imaginou que o ncleo era uma espcie de "semente" da clula.

O ncleo a maior estrutura da clula animal e abriga os cromossomos. Cada cromossomo contm vrios genes, o material gentico que comanda as atividades celulares. Por isso, dizemos que o ncleo o portador dos fatores hereditrios (transmitidos de pais para filhos) e o regulador das atividades metablicas da clula. o "centro vital" da clula. Envoltrio nucler - a membrana que envolve o contedo do ncleo, ela dotada de numerosos poros, que permitem a troca de substncias entre o ncleo e o citoplasma. De maneira geral, quanto mais intensa a atividade celular, maior o nmero de poros na carioteca. Nucleoplasma - o material gelatinoso que preenche o espao interno do ncleo. Nuclolo - Corpsculo arredondado e na membranoso que se acha imerso na cariolinfa. Cada filamento contm inmeros genes. Numa clula em diviso, os longos e finos filamentos de cromatina tornam-se mais curtos e mais grossos: passam, ento, a ser chamados cromossomos. Os cromossomos so responsveis pela transmisso dos caracteres hereditrios.

A Diviso Celular Os cromossomos so responsveis pela transmisso dos caracteres hereditrios, ou seja, dos caracteres que so transmitidos de pais para filhos. Os tipos de cromossomos, assim como o nmero deles, variam de uma espcie para a outra. As clulas do corpo de um chimpanz, por exemplo, possuem 48 cromossomos, as do corpo humano, 46 cromossomos, as do co, 78 cromossomos e as do feijo 22. Note que no h relao entre esse nmero e o grau evolutivo das espcies.

Os 23 pares de cromossomos humanos. Os cromossomos so formados basicamente por dois tipos de substncias qumicas: protenas e cidos nuclicos. O cido nuclico encontrado nos cromossomos o cido desoxirribonuclico o DNA. O DNA a substncia qumica que forma o gene. Cada gene possui um cdigo especfico, uma espcie de instruo qumica que pode controlar determinada caracterstica do indivduo, como a cor da pele, o tipo de cabelo, a altura, etc. Cada cromossomo abriga inmeros genes, dispostos em ordem linear ao longo de filamentos. Atualmente, estima-se que em cada clula humana existam de 20 mil a 25 mil genes. Os cromossomos diferem entre si quanto forma, ao tamanho e ao nmero de genes que contm.

Clulas haplides e diplides Para que as clulas exeram a sua funo no corpo dos animais, elas devem conter todos os cromossomos, isto dois cromossomos de cada tipo: so as clulas diplides. Com exceo das clulas de reproduo (gametas), todas as demais clulas do nosso corpo so diplides. Porm, algumas clulas possuem em seu ncleo apenas um cromossomo de cada tipo. So as clulas haplides. Os gametas humanos espermatozides e vulos so haplides. Portanto os gametas so clulas que no exercem nenhuma funo at encontrarem o gameta do outro sexo e completarem a sua carga gentica. Nos seres humanos, tanto o espermatozide como o vulo possuem 23 tipos diferentes de cromossomos, isto , apenas um cromossomo para cada tipo. Diz-se ento que nos gametas humanos n= 23 (n o nmero de cromossomos diferentes). As demais clulas humanas possuem dois cromossomos de cada tipo. Essas clulas possuem 46 cromossomos (23 pares) no ncleo e so representadas por 2n = 46. Nas clulas diplides do nosso corpo, os cromossomos podem, ento, ser agrupados dois a dois. Os dois cromossomos de cada par so do mesmo tipo, por possurem a mesma forma, o mesmo tamanho e o mesmo nmero de genes. Em cada par, um de origem materna e outro, de origem paterna.

Tipos de diviso celular As clulas so originadas a partir de outras clulas que se dividem. A diviso celular comandada pelo ncleo da clula. Ocorrem no nosso corpo dois tipos de diviso celular: amitose e a meiose. Antes de uma clula se dividir, formando duas novas clulas, os cromossomos se duplicam no ncleo. Formam-se dois novos ncleos cada um com 46 cromossomos. A clula ento divide o seu citoplasma em dois com cada parte contendo um ncleo com 46 cromossomos no ncleo. Esse tipo de diviso celular, em que uma clula origina duas clulas-filhas com o mesmo nmero de cromossomos existentes na clula me, chamado de mitose. Portanto, a mitose garante que cada uma das clulas-filhas receba um conjunto complementar de informaes genticas. A mitose permite o crescimento do indivduo, a substituio de clulas que morrem por outras novas e a regenerao de partes lesadas do organismo. Mas como se formam os espermatozides e os vulos, que tm somente 23 cromossomos no ncleo, diferentemente das demais clulas do nosso corpo?

Na formao de espermatozides e de vulos ocorre outro tipo de diviso celular: a meiose. Nesse caso, os cromossomos tambm se duplicam no ncleo da clula-me (diplide), que vai se dividir e formar gametas (clulas-filhas, haplides). Mas, em vez de o ncleo se dividir uma s vez, possibilitando a formao de duas novas clulas-filhas, na meiose o ncleo se divide duas vezes. Na primeira diviso, originam-se dois novos ncleos; na segunda, cada um dos dois novos ncleos se divide, formando-se no total quatro novos ncleos. O processo resulta em quatro clulas-filhas, cada uma com 23 cromossomos.

Nveis de Organizao do Corpo Humano No nosso corpo, existem muitos tipos de clulas, com diferentes formas e funes. As clulas esto organizadas em grupos, que trabalhando de maneira integrada, desempenham, juntos, uma determinada funo. Esses grupos de clulas so os tecidos. Os tecidos do corpo humano podem ser classificados em quatro grupos principais: tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso.

Tecido epitelial As clulas do tecido epitelial ficam muito prximas umas das outras e quase no h substncias preenchendo espao entre elas. Esse tipo de tecido tem como principal funo revestir e proteger o corpo. Forma a epiderme, a camada mais externa da pele, e internamente, reveste rgos como a boca e o estmago. O tecido epitelial tambm forma as glndulas estruturas compostas de uma ou mais clulas que fabricam, no nosso corpo, certos tipos de substncias como hormnios, sucos digestivos, lgrima e suor.

Tecido conjuntivo As clulas do tecido conjuntivo so afastadas umas das outras, e o espao entre elas preenchido pela substncia intercelular. A principal funo do tecido conjuntivo unir e sustentar os rgos do corpo. Esse tipo de tecido apresenta diversos grupos celulares que possuem caractersticas prprias. Por essa razo, ele subdividido em outros tipos de tecidos. So eles: tecido adiposo, tecido cartilaginoso, tecido sseo, tecido sanguneo.

O tecido adiposo formado por adipcitos, isto , clulas que armazenam gordura. Esse tecido encontra-se abaixo da pele, formando o panculo adiposo, e

tambm est disposto em volta de alguns rgos. As funes desse tecido so: fornecer energia para o corpo; atuar como isolante trmico,diminuindo a perda de calor do corpo para o ambiente; oferecer proteo contra choques mecnicos (pancadas, por exemplo).

Imagem de microscpio ptico de tecido adiposo. Note que as linhas so as delimitaes das clulas e os pontos roxos so os ncleos dos adipcitos. A parte clara, parecendo um espao vazio, a parte da clula composta de gordura.

Tecido conjuntivo Tecido cartilaginoso forma as cartilagens do nariz, da orelha, da traquia e est presente nas articulaes da maioria dos ossos. um tecido resistente, mas flexvel.

Nariz e orelha so formados por cartilagem.

Clulas cartilagneas vista ao microscpio ptico. O tecido sseo forma os ossos. A sua rigidez (dureza) deve-se impregnao de sais de clcio na substncia intercelular.

O esqueleto humano uma estrutura articulada, formada por 206 ossos. Apesar de os ossos serem rgidos, o esqueleto flexvel, permitindo amplos movimentos ao corpo graas a ao muscular. O tecido sangneo constitui o sangue, tecido lquido. formado por diferentes tipos de clulas como: os glbulos vermelhos ou hemcias, que transportam oxignio; os glbulos brancos ou leuccitos, que atuam na defesa do corpo contra microrganismos invasores;

fragmentos (pedaos) de clulas, como o caso das plaquetas, que atuam na coagulao do sangue.

A substncia intercelular do tecido sanguneo o plasma, constitudo principalmente por gua, responsvel pelo transporte de nutrientes e de outras substncias para todas as clulas.

Componentes do sangue visto em microscpio eletrnico. As clulas vermelhas so os glbulos vermelhos e a branca o glbulo branco. Tecido muscular As clulas do tecido muscular so denominadas fibras musculares e possuem a capacidade de se contrair e alongar. A essa propriedade chamamos contratilidade. Essas clulas tm o formato alongado e promovem a contrao muscular, o que permite os diversos movimentos do corpo. O tecido muscular pode ser de trs tipos: tecido muscular liso, tecido muscular estriado esquelticoe tecido muscular estriado cardaco.

Tipos de tecidos musculares. Os pontos roxos so os ncleos das clulas musculares. O tecido muscular liso apresenta uma contrao lenta e involuntria, ou seja, no depende da vontade do indivduo. Forma a musculatura dos rgos internos, como a bexiga, estmago, intestino e vasos sangneos. O tecido muscular estriado esqueltico apresenta uma contrao rpida e voluntria. Est ligado aos ossos e atua na movimentao do corpo.

Observe os inmeros msculos que formam o nosso corpo.

Tecido nervoso As clulas do tecido nervoso so denominadas neurnios, que so capazes de receber estmulos e conduzir a informao para outras clulas atravs do impulso nervoso. Os neurnios tm forma estrelada e so clulas especializadas. Alm deles, o tecido nervoso tambm apresenta outros tipos de clulas, como as clulas da glia, cuja funo nutrir, sustentar e proteger os neurnios. O tecido encontrado nos rgos do sistema nervoso como o crebro e a medula espinhal.

rgos Os tecidos tambm se agrupam em nosso organismo. Um agrupamento de tecidos que interagem forma um rgo. O estmago, por exemplo, um rgo do corpo humano. Nele podemos reconhecer presena do tecido epitelial e do muscular, entre outros.

Esquema mostrando os diversos rgos do nosso corpo.

Sistemas Vrios rgos interagem no corpo humano, desempenhando determinada funo no organismo. Esse conjunto de rgos associados forma um sistema. O sistema digestrio humano, por exemplo, atua no processo de aproveitamento dos alimentos ingeridos. Esse sistema formado pela boca, faringe, esfago, estmago, intestino delgado e intestino grosso. Alm desses rgos, o sistema digestrio humano compreende glndulas anexas, como as glndulas salivares, o pncreas e o fgado. Os sistemas funcionam de maneira integrada, e essa integrao fundamental para manter a sade do organismo como um todo e, consequentemente, a vida.

Esquema do sistema respiratrio.

Resumindo No nosso corpo possvel identificar diferentes nveis de organizao que atuam nos processos vitais. Podemos resumir essa organizao por meio do seguinte esquema:

Clulas -------> tecidos -------> rgos -------> sistemas -------> organismo

O Sistema Genital Mudanas no corpo A descoberta do sexo acontece com a descoberta do corpo. Moas e rapazes costumam acompanhar atentamente as mudanas que ocorrem nos seus rgos sexuais externos. Essas mudanas so provocadas pela ao de hormnios. As caractersticas sexuais primrias, visveis nos rgos genitais, so determinadas geneticamente e esto presentes desde o nascimento, tanto no homem como na mulher.

O corpo masculino As principais modificaes visveis no corpo masculino ao longo da adolescncia esto descritas abaixo.

Os testculos (dentro do saco escrotal) crescem primeiro e, pouco tempo depois, o pnis. Na puberdade, os plos surgem em diversos locais: no rosto, nas axilas, no peito e nas reas prximas aos testculos. A voz tambm sofre mudanas. Esse conjunto de caractersticas que se definem na puberdade, em conseqncia da ao hormonal, recebe o nome de caractersticas sexuais secundrias. Estas, porm, no obedecem a padres rgidos. Adolescentes de mesma idade podem apresentar diferenas significativas em relao estatura do corpo, quantidade de plos, tamanho do pnis, timbre de voz etc. O grupo tnico a que pertence o indivduo, a herana gentica, hbitos alimentares, problemas de sade, dentre outros fatores, so responsveis por essas diferenas. Assim, colegas de mesma idade que a sua podem ser mais altos ou mais baixos que voc ou terem a voz mais ou menos grave que a sua, por exemplo. Isto no deve preocup-lo. As pessoas so diferentes e apresentam ritmos desiguais de desenvolvimento do corpo. importante gostar de voc, aprendendo a cuidar e valorizar o seu prprio corpo.

Veja as principais modificaes visveis no corpo masculino, ao longo do tempo. Os rapazes possuem uma pequena quantidade de hormnios sexuais femininos, as garotas, uma pequena quantidade de hormnios sexuais masculinos. Na puberdade, s vezes, um pequeno desequilbrio na quantidade desses hormnios pode provocar um ligeiro crescimento das mamas nos rapazes ou plos em excesso nas garotas. Em geral, isso desaparece com o tempo, mas, se persistir, o mais aconselhvel procurar orientao mdica. Na regio genital, encontramos o pnis e o saco escrotal. Pnis e a Ejaculao O pnis um rgo de forma cilndrica e constitudo principalmente por tecido ertil, ou seja, que tem capacidade de se erguer. Com a excitao sexual, esse tecido e banhado e preenchido por maior quantidade de sangue, o que torna o pnis ereto e rgido. Na ponta do pnis, h a glande (a cabea), que pode estar coberta pelo prepcio. Na glande, h o orifcio da uretra, canal que no corpo masculino se comunica tanto com o sistema urinrio quanto com o sistema reprodutor. O tamanho do pnis varia entre os homens e no tem relao biolgica com fertilidade e nem com potncia sexual.

Quando o homem estimulado, como ocorre numa relao sexual, culmina com o esperma sendo lanado para fora do corpo masculino sob a forma de jatos. Esse fenmeno chama-se ejaculao. O esperma ejaculado atravs da uretra, por onde a urina tambm eliminada. Durante uma ejaculao normal so expelidos de 2 a 4 mililitros de esperma; cada mililitro contm aproximadamente 100 milhes de espermatozides.

Saco escrotal Os espermatozides, gameta sexual masculino, so produzidos nos testculos. Os testculos ficam no saco escrotal, que tem aparncia flcida e um pouco enrugada. importante eles se localizarem fora do abdome, pois os espermatozides so produzidos em uma temperatura mais baixa do que a do restante do corpo. Nos dias frios ou durante um banho frio, o saco escrotal se encolhe, favorecendo o aquecimento dos testculos. O uso de cueca apertada pode causar infertilidade temporria, decorrente do aquecimento excessivo que provoca nos testculos.

Testculos

Os testculos so glndulas sexuais masculinas. So formadas por tubos finos e enovelados, chamados tbulos seminferos. Diferentemente do que ocorre com as garotas, que j nascem com estoque de gametas (vulos) prontos no corpo, na puberdade, sob ao dos hormnios, que se inicia no corpo masculino a produo de gametas (os espermatozides) nos testculos. A produo de espermatozides comea na puberdade, por volta dos 12 ou 13 anos de idade e vai at o fim da vida. Cada espermatozide formado basicamente de trs partes: cabea, colo e cauda com flagelo. Os testculos produzem tambm o hormnio sexual masculino, chamado testosterona. O hormnio testosterona estimula o aparecimento das caractersticas sexuais secundrias masculinas: plos no rosto e no restante do corpo, modificaes na voz etc.

Epiddimos

Os espermatozides que acabam de ser formados ficam armazenados no epiddimo, um outro enovelado de tbulos localizados sobre os testculos. Os epiddimos so dois rgos formados por tubos enovelados, cada um localizado junto a um testculo. Reveja o esquema do sistema genital masculino e observe a localizao dos epiddimos. Os espermatozides podem ficar armazenados nesses tubos por aproximadamente uma a trs semanas, at que a maturao seja completada. Isso aumenta a sua mobilidade. Os espermatozides passam do epiddimo para um tubo com parede muscular chamado ducto deferente. De cada epiddimo parte um ducto deferente. Posteriormente e sob a bexiga urinria, cada ducto deferente se une ao canal da glndula seminal do mesmo lado e forma um tubo nico, chamadoducto ejaculatrio. Os ductos ejaculatrios lanam os espermatozides num outro canal a uretra. A uretra um tubo que se inicia na bexiga urinria, percorre o interior do pnis e se abre no meio externo.

Glndulas Seminais e Prstata As glndulas seminais so duas glndulas em forma de bolsa. Elas produzem um lquido denso quenutre os espermatozides e aumenta a sua mobilidade. A prstata uma glndula produtora de um lquido de aspecto leitoso. Esse lquido leitoso eneutraliza a acidez de restos de urina na uretra e, numa relao sexual, a acidez natural da vagina, protegendo assim os espermatozides. Em sua viagem at a uretra, os espermatozides recebem os lquidos produzidos pelas glndulas seminais e pela prstata. Ao passar pela uretra, os espermatozides recebem tambm um lquido lubrificante produzidos pelas glndulas bulbouretrais. Ao conjunto formado pelos espermatozides e os lquidos produzidos pelas glndulas seminais, pela prstata e pelas glndulas bulbouretrais d-se o nome de esperma ou smen. O corpo feminino Observe a figura abaixo que mostra a passagem da adolescente para a mulher adulta. Algumas das mudanas dessa passagem so o aumento dos seios e o aparecimento de plos pubianos e plos nas axilas. Essas so algumas das caractersticas sexuais secundrias femininas. Antes de falarmos do interior do corpo feminino, vamos conversar sobre a parte externa, por meio da qual a mulher recebe estmulos e se relaciona com o meio ambiente. Para a mulher, conhecer o prprio corpo fundamental para ajudar a mant-lo saudvel. O ginecologista(mdico especializado em rgos reprodutores femininos) pode esclarecer dvidas caso seja notado alguma alterao que cause estranheza.

Monte de Vnus ou pbis a rea triangular acima da vulva e na qual aparecem plos, a partir da puberdade.

Vulva Nessa regio, esto os pequenos e grandes lbios, que so dobras de pele muito sensveis. Entre os pequenos lbios, h o clitris, pequenina estrutura do tamanho aproximado de uma ervilha e, que em geral, provoca grandes sensaes de prazer, quando estimulado.

Abertura da vagina A abertura da vagina leva aos rgos sexuais internos. Essa abertura parcialmente bloqueada, na maioria das garotas virgens, por uma fina membrana chamada hmen, que, geralmente, rompido na primeira relao sexual com a penetrao do pnis. O hmen tem uma abertura por onde ocorre a sada do sangue menstrual.

Uretra O orifcio da uretra por onde sai a urina; no conduz a nenhum rgo sexual interno. nus O nus o orifcio por onde saem as fezes; a sada da tubo digestrio. Tambm no tem ligao com rgos sexuais internos. Perneo Entre o nus e a vulva, na entrada da vagina, existe uma regio chamada perneo. No homem, o perneo localiza-se entre o saco escrotal e o nus. Na hora do parto, muitas vezes necessrio fazer um pequeno corte no perneo, para que a cabea do beb no lacere (corte) os msculos dessa regio. Isso importante para proteger a me, pois leses extensas no perneo faro com que ela, no futuro, possa sofrer de queda de bexiga e perda da capacidade de controlar a reteno da urina. Aps o nascimento do beb, o mdico faz a sutura (d pontos com linha e agulha cirrgica) do perneo. O procedimento feito com anestesia local.

O corpo feminino por dentro Vagina o canal que liga a vulva at o tero.

tero um rgo oco, constitudo por tecido muscular, com grande elasticidade, que tem forma e tamanho semelhantes aos de uma pra. Em caso de gravidez, o tero est preparado para alojar o embrio at o nascimento.

Ovrios Os ovrios so as glndulas sexuais femininas, nas quais, desde o nascimento da menina ficam armazenados aproximadamente 400 mil gametas femininos. Essas clulas sexuais so chamadas vulos. Elas contm a metade do material gentico necessrio ao desenvolvimento de um beb. Os vulos que existem nos ovrios das meninas so imaturos. Os hormnios sexuais so responsveis pelo amadurecimento e pela liberao desses vulos.

Tubas uterinas So dois tubos delgados que ligam os ovrios ao tero. Revestindo esses tubos internamente, existem clulas com clios que favorecem o deslocamento do vulo at a cavidade uterina.

Os seios O desenvolvimento dos seios ocorre na puberdade e nem sempre acontece de forma idntica, s vezes, um seio ligeiramente maior do que o outro. O tamanho do seio varia de uma mulher para outra. Do mesmo modo que acontece com o nariz, com as mos ou com os ps, que no so de tamanho igual em todas as pessoas, nem mesmo no caso de irmos.

O seio formado por um tecido gorduroso e por pequenas glndulas chamadas glndulas mamrias. Essas glndulas so ligadas ao mamilo (bico) por canais, atravs dos quais o leite passa durante a amamentao. O mamilo, em geral, muito sensvel ao toque. O desenvolvimento dos seios e de outras formas do corpo das meninas, como a cintura mais fina , os quadris arredondados, depende de quando e quanto hormnio sexual produzido pelo corpo dela, ou seja, pelos ovrios. Algumas meninas comeam a produzir mais hormnios sexuais mais cedo do que outras. Por isso, alm de ficarem menstruadas primeiro, determinadas garotas desenvolvem o corpo de mulher mais precocemente que outras. Outro fator importante a considerar a hereditariedade, os traos fsicos herdados dos pais, avs etc. Numa famlia na qual as mulheres possuem seios pouco desenvolvidos, bem provvel que as meninas venham a ter, tambm, seios pequenos. Ningum melhor do que o mdico para dizer se o desenvolvimento dos

seios e dos demais sinais de maturao do corpo est de acordo com o previsto para a idade da garota.

A importncia da placenta A placenta formada por tecidos do embrio e do tero materno e tpica do organismo dos animais mamferos. A placenta se liga ao embrio pelo cordo umbilical, que possui vasos por onde circulam o sangue com o oxignio e os nutrientes (os quais vo da me para o feto), e o gs carbnico e os restos dos nutrientes noutilizados (estes vo do feto para a me). A gestante que fuma ou que faz uso do lcool ou outras drogas, inclusive certos remdios, pode ter a placenta pequena, comprometendo o desenvolvimento do feto. Durante toda a gravidez, o feto cresce e fica protegido dentro do tero materno. O umbigo marca o lugar por onde a criana esteve ligada sua me atravs do cordo umbilical. Nas doze primeiras semanas formada a maioria dos rgos, entre eles o corao, os pulmes e os rins. No restante do perodo

de gestao, ocorre o crescimento e o fortalecimento do feto, tornando-o apto vida no ambiente externo ao tero. Em geral, so necessrios nove meses (cerca de 40 semanas), para que o beb esteja pronto para nascer.

O parto Depois de aproximadamente nove meses cerca de 40 semanas aps o ato da fecundao, o feto j se desenvolveu e est pronto para viver no ambiente externo ao tero materno, que no tem mais condies de mant-lo e proteg-lo. Est na hora de nascer. De modo geral, a hora do parto cercada de muita expectativa, ansiedade e at medo, o que acarreta numa grande excitao da gestante principalmente daquela que est dando luz o seu primeiro filho. Durante a gravidez, a gestante deve fazer o acompanhamento pr-natal em postos de sade, hospitais etc. O ginecologista/ obstetra dar orientaes corretas que ajudaro a acompanhar e perceber os sinais que precedem a hora do parto, o nascimento do beb (contraes regulares do tero, rompimento da bolsa dgua, muco ou pequena quantidade de sangue expelida pela vagina, etc.). O mdico tambm informar qual o tipo de parto melhor indicado para a gestante.

Parto "normal" ou "natural" O trabalho de parto geralmente inicia quando o desenvolvimento do feto est completo. Determinados hormnios da me estimulam o tero a se contrair, at expulsar o beb. Essas contraes provocam a dilatao do colo do tero. O colo do tero, ou colo uterino, a parte do tero que se comunica com a vagina. A sua posio no fundo do canal vaginal. No momento do parto, essa poro que dilata, dando passagem ao feto nascer. Por isso a vagina tambm chamada de canal de parto. Na maioria dos casos, nas ltimas semanas de gestao o beb se vira, colocando a cabea na parte mais larga da plvis da me. A cabea se apresenta, assim, em primeiro lugar, o que facilita o parto.

Cesariana A cesariana um procedimento cirrgico com anestesia, em que se faz uma inciso (corte) horizontal, na barriga da me, alguns centmetros abaixo do umbigo. Por meio dele, retiram-se o beb e a placenta. A cesariana indicada especialmente quando o beb no est em posio favorvel; quando ele est sofrendo; quando no h dilatao do colo do tero; se a me est correndo o risco; se hipertensa. Como os demais tipos de cirurgia, no deve ser uma prtica indiscriminada, feita sem necessidade ou orientao mdica.

O sistema digestrio humano Para viver, crescer e manter o nosso organismo, precisamos consumir alimentos. Mas o que acontece com os alimentos que ingerimos? Como os nutrientes dos alimentos, chegam s clulas do nosso corpo? Para permanecer vivos, renovar continuamente as clulas, desenvolver o nosso corpo e manter as atividades vitais, necessitamos de alimentos, pois so eles que fornecem energia para o nosso corpo. Estrutura do sistema digestrio Aps uma refeio, os nutrientes presentes nos alimentos devem chegar s clulas. No entanto, a maioria deles no as atinge diretamente. Precisam ser transformadas para ento, nutrir o nosso corpo. Isto porque as clulas s conseguem absorver nutrientes simples e esse processo desimplificao recebe o nome de digesto. As enzimas digestrias O nosso corpo produz vrios tipos de enzimas digestrias. Cada tipo de enzima capaz de digerir somente determinada espcie de molcula presente nos alimentos. Assim, as amilases ao as enzimas que atuam somente sobre o amido; as proteases agem sobre as protenas; aslpases sobre os lipdios, e assim por diante. H substncias que nenhuma enzima humana capaz de digerir. Uma delas a celulose, que participa da formao da parede das clulas vegetais. Como a celulose uma molcula grande demais para ser absorvida e no digerida, ela eliminada com as fezes. Tubo digestrio O tubo digestrio composto pelos seguintes rgos: boca, faringe, esfago, estmago,

intestino delgado e intestino grosso.

Boca A boca a primeira estrutura do sistema digestrio. Experimente abrir a sua boca. A abertura que se forma entre o lbio superior e o inferior se chama fenda bucal. Ela serve de comunicao do tubo digestrio com o meio externo; por ela que entram os alimentos. O cu da boca tambm chamado de vu palatino ou palato duro. Mais para o fundo est a campainha ou vula palatina. O arco dental superior e o arco dental inferior so as estruturas em forma de arco em que os dentes esto dispostos e fixos. O assoalho da boca ocupado pela lngua. Ela contribui para a mistura dos alimentos com a saliva, mantm o alimento junto aos dentes, empurra o alimento para a faringe, limpa os dentes e o rgo importante da fala. A lngua apresenta ainda as papilas linguais, estruturas responsveis pela gustao.

Anexas boca esto trs pares de glndulas salivares, que so rgos produtores de saliva. A saliva contm uma enzima do tipo amilase, chamada ptialina, que age sobre o amido e o transforma em maltose, uma variedade de acar formada pela unio de duas molculas de glicose.

Dentes

Os dentes cortam, prendem e trituram os alimentos. Em um ser humano adulto, existem32 dentes, dezesseis em cada arco dental, assim distribudos: Quatro incisivos localizados na frente, dois do lado esquerdo e dois do lado direito -, que cortam os alimentos; Dois caninos tambm chamados de presas, um de cada lado -, que perfuram os alimentos; Quatro pr-molares dois de cada lado -, que trituram os alimentos; Seis molares trs de cada lado -, que tambm trituram os alimentos; destes, o terceiro ou ltimo molar (o dente do siso) pode nunca vir a nascer.

O dente , basicamente, formado de trs partes: Raiz parte do dente presa aos ossos da face (maxilas e mandbulas); Coroa a parte branca visvel do dente; Colo a parte localizada entre a raiz e a coroa.

Se voc pudesse cortar um dente verticalmente ao meio, veria o seguinte: Polpa do dente substncia mole e vermelha, formada por tecido conjuntivo; rica em nervos e vasos sanguneos; Dentina ou marfim substancia dura e sensvel; contm sais de clcio e envolve a polpa do dente; Esmalte formado por sais de clcio, envolve a dentina na regio da coroa; na raiz a dentina revestida pelo cemento. O esmalte a substncia que faz do dente uma das partes mais duras do nosso corpo. a parte do corpo com maior grau de mineralizao (concentrao de sais minerais). Ao longo do tempo ele pode ser corrodo por cidos que se formam na boca. Escovar os dentes aps cada refeio , portanto, uma maneira de proteg-los. O beb, ao nascer, no possui dentes. Mas eles esto em desenvolvimento, internamente nos ossos. Por volta dos seis meses, os dentes comeam a apontar, rompendo a gengiva. Primeiro surgem os incisivos, depois os caninos e, por fim os molares.

Forma-se assim a primeira dentio ou dentio de leite. Ela estar completa em torno dos cinco anos de idade e compreende vinte dentes: oito incisivos, quatro caninos e oito molares. No h pr-molares. Mas essa dentio no permanente. Os dentes permanentes vo se desenvolvendo internamente, na estrutura ssea. Por volta dos sete anos, os primeiros dentes de leite comeam a cair, dando lugar aos permanentes. Assim, pouco a pouco, a dentio permanente vai se formando. Possumos ento duas denties: a decdua (de leite), que comea a cair por volta dos sete anos de idade; a permanente, que se completa por volta dos vinte anos de idade. Carie Dental A atividade fermentativa de microorganismos, decompondo resduos alimentares que ficam retidos nos espaos entre os dentes, produz substncias cidas. Em contato com o dente essas substncias provocam corroso na superfcie causando a crie. No incio da crie, formam-se brechas microscpicas na superfcie do dente, por onde microorganismos se infiltram e atacam a dentina. Com o tempo, essas brechas do lugar a cavidades visveis a olho nu. Para evitar a crie dental, preciso tomar os seguintes cuidados: Escovar os dentes todos os dias, logo aps as refeies e noite ao deitar. Os dentes devem ser escovados com movimentos suaves, circulares e verticais da escova Passar o fio dental ou fita para retirar os resduos que ficam entre os dentes e que no foram retirados com a escovao. Ir periodicamente ao dentista fazer uma reviso e limpeza mais completa nos dentes, alm da aplicao do flor ou outro tratamento determinado pelo dentista.

Quando tratadas logo de incio as cries so faces de remover.

Da boca para o estmago Deglutio Aps a mastigao e a salivao, forma-se o que chamamos de bolo alimentar, que deglutido. Aps o ato de engolir, o bolo alimentar passa pela faringe e chega ao esfago. Faringe A faringe um rgo cavitrio alongado em forma de funil, situado logo a ps a boca. Ela se comunica com a boca, com as cavidades nasais, com a laringe e com o esfago. Quando o alimento chega faringe, os msculos de sua parede se contraem e empurram o alimento para o esfago. Quando o alimento chega faringe, os msculos de sua parede se contraem e empurram o alimento para o esfago. Na regio entre a boca e a faringe encontram-se as tonsilas palatinas (amdalas) direita e esquerda. So rgos de defesa do corpo.

Esfago O esfago um rgo em forma de tubo, com paredes flexveis e que mede aproximadamente 25 centmetros de comprimento. Em sua parede superior, ele se comunica com a faringe; em sua parte inferior, comunica-se com o estmago. Por meio de movimentos peristlticos, o esfago empurra o alimento para o estmago.

Movimentos peristlticos A deglutio um movimento voluntrio, isto , executamos conscientemente o ato de engolir. A partir da, os movimentos peristlticos conduzem o bolo alimentar pelo tubo digestrio. Esses movimentos so involuntrios, isto , independem da nossa vontade. So contraes dos msculos situados no esfago, no estmago e nos intestinos, onde so mais intensos. Alm de empurrar o alimento ao longo do tubo digestrio, promovem a sua mistura. Os movimentos peristlticos participam dadigesto mecnica, fazendo com que o bolo alimentar seja empurrado do esfago para o estmago. Uma vlvula, a crdia, regula essa passagem do alimento. Vlva: diminutivo de vlvula, uma estrutura mecnica e biolgica que possibilita regular ou interromper a passagem de uma substncia de um local para outro. Um bom exemplo o esfncter, vlvula que regula a passagem das fezes pelo nus.

Digesto no estmago No estmago, os movimentos peristlticos misturam o bolo alimentar ao suco gstrico, produzido pelas glndulas da mucosa. Esse suco contm cido clordrico, que mantm a acidez estomacal, dando condio favorvel ao trabalho das enzimas do estmago. A pepsina, a principal enzima do estmago, atua na transformao das protenas, intensificando a digesto qumica, que continuar no intestino. O suco alimentar resultante da digesto gstrica denominada quimo; por isso, a digesto gstrica tambm denominada quimificao. Atravs de outra vlvula o piloro -, regulada a passagem do quimo para o intestino.

Digesto no intestino delgado No intestino delgado, ocorre a maior parte da digesto dos nutrientes, bem como a sua absoro, ou seja, a assimilao das substncias nutritivas. No duodeno, so lanadas as secrees do fgado e do pncreas. Nessa primeira poro do intestino delgado, realizada principalmente, a digesto qumica com a ao conjunta da bile, do suco pancretico e do suco entrico ou intestinal atuando sobre o quimo. Na digesto qumica, h a ao dessas secrees: Bile secreo do fgado armazena na vescula biliar. Ela lanada no

duodeno atravs de um canal e no contm enzimas digestivas; mas os sais biliares separam as gorduras em partculas microscpicas, funcionando de modo semelhante a um detergente. Isso facilita a ao das enzimas pancreticas sobre os lipdios. Suco pancretico produzido pelo pncreas. Possui vrias enzimas que atuam n digesto das protenas, dos carboidratos e dos lipdios. Suco entrico produzido pela mucosa intestinal. Possui enzimas que atuam na transformao, entre outras substncias, das protenas e dos carboidratos.

Ao trmino do processo digestrio no intestino delgado, o conjunto de substncias resultantes forma um lquido viscoso de cor branca denominado quilo. A digesto continua no jejuno e no leo.

O destino dos alimentos O quilo, produto da digesto, composto pelos nutrientes transformados em molculas muito pequenas, mais as vitaminas e sais minerais. As substncias que formam o quilo podem ser absorvidas pelo organismo, isto , atravessam as clulas do intestino, por meio das vilosidades do intestino delgado.

Com isso, ocorre a passagem das substncias nutritivas para os capilares sanguneos ocorre a absoro dos nutrientes. O que no absorvido, parte da gua e massa alimentar, formada principalmente pelas fibras, passa para o intestino grosso.

Intestino grosso Aps a digesto no intestino delgado, o que resta do quilo chega ao intestino grosso. Este absorve a gua e os sais minerais ainda presentes nos resduos alimentares, levando-os, ento, para a circulao sangunea. Algumas bactrias intestinais fermentam e assim decompem resduos de alimentos e produzem vitaminas (a vitamina K e algumas vitaminas do complexo B), que so aproveitadas pelo organismo. Nessas atividades, as bactrias produzem gases parte deles absorvida pelas paredes intestinais e outra eliminada pelo nus. O material que no foi digerido, as fibras, por exemplo, forma as fezes que so acumuladas no reto e, posteriormente, empurradas por movimentos musculares ou peristlticos para fora do nus. quando sentimos vontade de defecar, ou seja, eliminar as fezes. Concludas todas as etapas da digesto, os nutrientes que chegam circulao sangnea so distribudos a todas as clulas, e assim so utilizados pelo organismo.

O caminho do alimento O quadro a baixo serve para fixar as etapas de digesto. Analise-o atentamente e procure identificar e cada um dos seus elementos as etapas aprendidas da digesto.

Enzima digestria

Local de produo

Substnciaalvo

Ao

ptialina

glndulas salivares estmago intestino delgado intestino delgado

amido

Decompe amido em maltoses Decompe protenas em fragmentos menores Decompe a sacarose em glicose e frutose. Decompe a lactose em glicose e galactose.

pepsina sacarase

protenas sacarose

lactase

lactose

lipase

pncreas

lipdios

Decompes lipdios em cidos graxos e gliceris. Decompe protenas em fragmentos menores Decompe amido em maltoses Decompe maltose em glicoses livres Decompe os fragmentos prticos em aminocidos.

tripsina amilase pancretica maltase peptidase

pncreas pncreas intestino delgado intestino delgado

protenas amido maltoses fragmentos de protenas

Alimentos Os alimentos fornecem substncias diversas que constituem a matria-prima para a construo das clulas. As clulas produzidas permitem o crescimento, o desenvolvimento e a manuteno do organismo pela reposio das clulas que morrem. Os alimentos atuam tambm como combustveis em nosso organismo: algumas molculas presentes nos alimentos so queimadas durante a respirao celular e fornecem energia necessria para a atividade dos rgos.

O que os alimentos contm? Os alimentos que ingerimos geralmente so formados por uma mistura de substncias. Entre elas, destacam-se a gua, os sais minerais, as protenas os carboidratos, os lipdios e as vitaminas. Todas essas substncias so necessrias para a manuteno da vida. A gua A gua a substncia mais abundante na constituio dos seres vivos. O corpo humano adulto composto aproximadamente 65% de gua. Essa substncia entra na composio das clulas e, consequentemente, dos tecidos, rgos e sistemas. Tambm a principal substncia de materiais intercelulares, como o plasma sanguneo. Diariamente eliminamos gua com a urina, as fezes, o suor e tambm sob a forma de vapor pela respirao. A quantidade de gua perdida por um ser humano pode variar de acordo com certas condies. Essa perda em mdia, de: 1000 a 1500 gramas de urina; 100 gramas pelas fezes; 500 gramas pelo suor; 400 gramas pela expirao.

Compensamos a perda de gua, bebendo-a diretamente ou ingerindo-a com os alimentos. Leite, sucos, frutas e verduras so alimentos que contm uma quantidade relativamente grande de gua.

Carboidratos Tambm conhecido como glicdios, os carboidratos so alimentos que em geral tm funo energtica no organismo, isto , atuam como combustveis, fornecendo a energia necessria s atividades das clulas. As principais fontes de carboidratos so o acar (doces, hortalias e leite), os cereais e os gros, portanto, so encontrados nas frutas, mel, sucrilhos, aveia, granola, arroz, feijo, milho, pipoca, farinhas, pes, bolos e demais massas. Existem vrios tipos de carboidratos: a glicose, a frutose, a sacarose, a lactose, o amido entre outros. A glicose e a frutose, encontradas no mel e em diversas frutas, so molculas relativamente pequenas e podem ser absorvidas com facilidade no intestino. A sacarose, extrada da cana-de-acar e da beterraba, formada pela juno de dois carboidratos menores: a glicose e a frutose. A lactose encontrada no leite e formada pela juno de dois carboidratos menores: a glicose e a galactose.

O amido uma molcula bem grande, formada pela unio de centenas de molculas de glicose. a reserva natural energtica das plantas e no doce. Encontra-se armazenado em grandes quantidades em certas razes (mandioca), certos caules (batata) e em gros diversos (trigo, milho e feijo). Portanto quando comemos doces e massas estamos ingerindo diferentes tipos de carboidratos.

A absoro dos carboidratos bastante rpida, sendo que a energia colocada disposio do corpo imediatamente aps a ingesto. Mas, da mesma forma, suas reservas esgotam-se em aproximadamente meio dia aps a ltima refeio. Teoricamente, poderamos viver perfeitamente sem eles, extraindo a energia necessria das gorduras e protenas. Porm, tanto pelo paladar, como pela facilidade de absoro, mais da metade da dieta de todos ns composta de carboidratos. E como os carboidratos geram energia? Em primeiro lugar, eles devem ser convertidos em glicose, no fgado, para, posteriormente, serem transformados em energia pelas clulas. A diferena entre acares e amidos que os primeiros so mais simples e, portanto, absorvidos mais rapidamente pelo organismo. O ideal dar preferncia aos amidos, j que os alimentos ricos em acar podem provocar uma secreo inadequada de insulina, que um hormnio encarregado de estimular a captao de glicose nas clulas. Outro bom conselho, segundo os especialistas, evitar os carboidratos refinados, como o acar e o arroz branco. No processo de refinamento, grande porcentagem de fibras e nutrientes removida do alimento. por isso que os integrais tm maior valor nutritivo.

Alis, cada grama de carboidrato fornece 4 kcal. Por isso, para quem quer emagrecer, a melhor maneira de reduzir calorias cortar doces e refrigerantes, que so produtos ricos em carboidratos, mas que no tm nenhum outro nutriente.

Protenas Outra categoria de alimentos indispensvel ao ser humano so as protenas, principal componente da massa celular. A elas cabe a parte mais ativa na constituio do corpo, tendo papel fundamental na formao no crescimento, regenerao e substituio de diferentes tecidos, principalmente dos msculos. As protenas so grandes molculas formadas pela unio de molculas menores, chamados aminocidos. Quando ingerimos protenas elas so digeridas em nosso tubo digestrio. Os aminocidos que os formam se separam e so absorvidos no intestino. Depois passam para o sangue e so distribudos para as clulas do organismo. No interior das clulas, os aminocidos so reagrupados e uma nova protena formada de acordo com a programao de determinado gene. Cada tipo de protena que produzimos tem a sua montagem determinada por certo tipo de gene. Grande parte das protenas que produzimos em nossas clulas tem funo plstica ou construtora, isto , participa da construo de nossos tecidos. As protenas podem tambm ter a funo reguladora no organismo.

o caso das enzimas, protenas especiais que regulam as diversas reaes qumicas que ocorrem no nosso corpo. Elas podem ser encontradas em vegetais, cereais, legumes e carnes, mas as protenas dos vegetais so chamadas incompletas, porque no contm todos os aminocidos necessrios ao organismo. Por isso, as protenas de origem animal so as mais recomendadas e esto nas carnes, ovos, leite e seus derivados.

O ser humano precisa ingerir, em mdia, 30 a 50g de protenas por dia, o que corresponde a um bife de aproximadamente 150g. Mas e os vegetarianos ortodoxos aqueles que no comem nenhum alimento de origem animal? Em geral, so pessoas saudveis, no so? Como eles conseguem suprir suas necessidades de protenas? Isso possvel atravs da combinao de uma grande variedade de alimentos. Os aminocidos ausentes em alguns esto presentes em outros. Isso quer dizer que a carne deve ser evitada? Bem, no necessariamente. Alm das protenas completas, a carne tambm rica em gorduras (lipdios). Apesar de serem as vils da obesidade e dos riscos cardacos, elas tambm so indispensveis na alimentao diria. O que os especialistas recomendam que se opte pela carne magra. Os Lipdios Os lipdios mais conhecidos so representados pelos leos e pelas gorduras e tm, basicamente, funo energtica, da mesma forma que os carboidratos. As molculas de leo e gordura so formadas pela unio de duas molculas menores, o cido graxo e o glicerol. Os lipdios tambm tm funo estrutural, eles participam da constituio das membranas celulares. So exemplos de alimentos ricos em lipdios: leite integral, ovos, castanha de caju, coco, azeite ecarne com gordura. A gordura animal rica em colesterol que, em excesso, causa srios danos ao organismo. No entanto, na quantidade adequada, a gordura produz, no organismo, cidos graxos e glicerol, que desempenham diversas funes e reaes qumicas importantes. Algumas vitaminas, por exemplo, s so absorvidas quando encontram gordura. Concentrada sob a pele, a camada adiposa nos protege contra o frio e os choques. Alm disso, a gordura que se acumula no organismo funciona como uma reserva energtica. Quando passamos muitas horas sem comer e esgotam-se os carboidratos, o metabolismo passa a queimar esta gordura para que os rgos continuem funcionando.

por isso que os nutricionistas recomendam que faamos pequenas refeies a cada trs horas, em mdia porque quando a falta de carboidratos muito freqente, o crebro entende que precisa reforar seus estoques de energia e ordena ao corpo que acumule cada vez mais a gordura das refeies. Esse acmulo d origem aos chamados pneuzinhos (gordura localizada). Com o tempo, essa gordura pode acumular-se nas veias e artrias, levando a graves problemas cardacos.

Ento, ateno: as gorduras so indispensveis ao organismo , mas devem ser ingeridas em quantidades mnimas, pois cada 100g de gordura fornece duas vezes mais energia que 100g de protenas ou carboidratos. Para evitar o excesso, o melhor optar pelas carnes magras e leite desnatado, que contm quantidades reduzidas de gordura. Peixes e aves podem ser consumidos em maior quantidade, pois contm tipos de gordura mais saudveis. Sem contar que so fontes de outros nutrientes, como o peixe, que rico em vitaminas do complexo B e vrios minerais. Vitaminas As vitaminas so substncias que o organismo no tem condies de produzir e, por isso, precisam fazer parte da dieta alimentar. Suas principais fontes so as frutas, verduras e legumes, mas elas tambm so encontradas na carne, no leite, nos ovos e cereais. As vitaminas desempenham diversas funes no desenvolvimento e no metabolismo orgnico. No entanto, no so usadas nem como energia, nem como material de reposio celular. Funcionam como aditivos so indispensveis ao mecanismo de produo de energia e outros, mas em quantidades pequenas. A falta delas, porm, pode causar vrias doenas, como o raquitismo (enfraquecimento dos ossos pela falta da vitamina D) ou o escorbuto (falta de vitamina C), que matou tripulaes inteiras at dois sculos atrs, quando os marinheiros enfrentavam viagens longas comendo apenas pes e conservas. A Cincia conhece aproximadamente uma dzia de vitaminas, sendo que as principais so designadas por letras. Essas vitaminas podem ser encontradas em muitos alimentos, especialmente os de origem vegetal. Vitamina A A cenoura, por exemplo, rica em betacaroteno, substncia a partir da qual o organismo produz retinol, uma forma ativa de vitamina A. A vitamina A importante no crescimento, pois forma ossos e dentes, melhora a pele e o cabelo, protege os aparelhos respiratrio, digestivo e urinrio e tambm

importante para a viso. Outras fontes de vitamina A: leite integral, queijo, manteiga, gema de ovo, pimento, mamo, abbora e verduras em geral.

Vitaminas do complexo B Formam um conjunto de vitaminas que tm, entre si, propriedades semelhantes. A banana contm vitamina B6, que produz energia a partir dos nutrientes, ajuda a formar hemcias (glbulos vermelhos do sangue) e anticorpos, til para os sistemas nervoso e digestivo e boa para a pele. Outras fontes de vitaminas do complexo B: cereais integrais, leguminosas (feijo, soja, gro-de-bico, lentilha, ervilha etc.), alho, cebola, midos (moela, corao etc.), peixes, crustceos, ovos e leite. A vitamina B12, por exemplo, participa da formao de material gentico nas clulas, essencial formao de novas clulas, como hemcias e leuccitos. A vitamina B12, s encontrada em alimentos de origem animal. Os vegetarianos precisam, portanto, de suplementao desta vitamina. As carnes magras, aves e peixes contm niacina, que ajuda a produzir energia a partir das gorduras e carboidratos e auxilia tambm o sistema nervoso e o aparelho digestivo, e vitamina B1, que ajuda na produo de energia, principalmente a necessria aos nervos e msculos, inclusive o corao.

Fontes de vitamina B1

Fontes de vitamina B12

Fontes de vitamina B2

Fontes de vitamina B3

Vitamina C Tomate, laranja, acerola, limo e goiaba so ricos em vitamina C. O ideal comer esses alimentos crus. A vitamina C preserva ossos, dentes, gengivas e vasos sangneos, aumenta a absoro de ferro, ajuda o sistema imunolgico e aumenta a cicatrizao. A falta de vitamina C pode causar alguns distrbios, tais como: anemia, inflamao das mucosas, enfraquecimento dos vasos capilares sangneos, podendo ocorrer sangramento em diversas partes do corpo. Todos esses so sintomas de uma doena que denominada escorbuto. Outras fontes de vitamina C: abacaxi, caju, mamo,manga, couveflor e espinafre.

Vitamina D As vitaminas tambm esto presentes nos alimentos de origem animal, como leite e ovos so ricos em vitamina D (sintetizada pelo prprio organismo, mas que depende do sol para se tornar vitamina D). Esta vitamina fundamental no fortalecimento dos ossos e dentes e ajuda na coagulao do sangue.

Vitamina K Entre os alimentos fontes de vitamina K, podemos citar: fgado, leo de fgado de bacalhau, frutas e verduras como acelga, repolho, couve e alface. Tambm contm vitamina E, que retarda o envelhecimento das clulas e contribui para a formao de novas hemcias, impedindo sua destruio no sangue. As verduras e legumes so ricos em vrios tipos de vitaminas, mas especialmente o cido flico, que uma das vitaminas do complexo B. Ele colabora na produo de material gentico dentro das clulas e mantm saudvel o sistema nervoso. As verduras, assim como queijos, ovos e leite, tambm so ricas em vitamina B2 ou riboflavina. A riboflavina estimula a liberao de energia dos nutrientes, ajuda na produo de hormnios e mantm saudveis as mucosas

Sais minerais Os sais minerais so nutrientes que fornecem o sdio, o potssio, o clcio e o ferro. Ao contrrio do que muitos acreditam, a gua que bebemos no absolutamente pura. Ela contm pequenas quantidades de sais minerais dissolvidos. Estes sais tambm precisam ser repostos continuamente. por isso que a desidratao pode matar a carncia aguda de minerais prejudica o metabolismo, como a carncia de potssio, que pode causar paralisia muscular, inclusive da musculatura cardaca. Zinco, magnsio, cobre e selnio difcil imaginar que algum possa com-los, no ? Mas a verdade que, ao fazermos uma refeio balanceada, ingerimos esses minerais e alguns outros, como ferro, clcio, sdio, potssio, iodo e flor. Eles desempenham um importante papel no controle do metabolismo ou na manuteno da funo de tecidos orgnicos. O clcio e o flor, por exemplo, formam e mantm ossos e dentes. O clcio ainda ajuda na coagulao do sangue e participa das contraes musculares. Estes dois minerais podem ser encontrados no peixe. Leite e derivados, alm de ervilhas secas, verduras, feijes e castanhas tambm so ricos em clcio. Funes parecidas tem o magnsio. Tambm forma e mantm ossos e dentes e controla a transmisso dos impulsos nervosos e as contraes musculares. E Ele ainda ativa reaes qumicas que produzem energia na clula. Alimentos ricos em magnsio incluem castanhas, soja, leite, peixes, verduras, cereais e po. O cobre (quem diria?) controla a atividade enzimtica que estimula a formao dos tecidos conectivos e dos pigmentos que protegem a pele. Se voc tem o hbito de comer feijo, ervilhas, castanhas, uvas, cereais e po integral, est ingerindo o cobre necessrio para o seu organismo. Quem pratica esporte j ouviu dizer que comer banana evita cibras. A verdade que a banana muito rica em potssio, mineral que ajuda nos impulsos nervosos e contraes musculares, alm de manter normal o ritmo cardaco e o equilbrio hdrico os organismo. O sdio, presente em quase todos os alimentos, tambm possui as mesmas funes do potssio. Encontrado em pequenas quantidades em vrios tipos de alimentos, o zinco auxilia na cicatrizao, conserva a pele e o cabelo, e controla as atividades de vrias enzimas. J o selnio diminui os riscos de alguns tipos de cncer e protege as clulas dos danos causados por substncias oxidantes. encontrado em carnes, peixes e vegetais. A quantidade de selnio nos vegetais depende do teor deste mineral no solo. Por fim, o ferro, encontrado nas carnes, peixes, fgado, gema, cereais e feijes, contribui com a produo de enzimas que estimulam o metabolismo.

Tambm forma a hemoglobina e a mioglobina, que levam oxignio para as hemcias e para as clulas musculares. Mas para que haja melhor aproveitamento do ferro, necessrio ingeri-lo com alimentos ricos em vitamina C. Ateno!! Foi-se o tempo, no entanto, em que as pessoas colhiam a alface na horta e comiam em seguida. Ou quando carregavam um canivete no bolso para descascar a laranja recm-colhida no p. Hoje, o alimento demora vrios dias para chegar s nossas mesas, sendo transportado e armazenado durante dias. Nesse perodo, h uma perda nutricional considervel. Imaginemos, ento, os produtos industrializados, que so processados e adicionados de conservantes, acidulantes e outros antes. Por isso, o ideal abolir os enlatados e preferir os alimentos naturais e crus. Se formos cozinhar, devemos usar pouca gua. As vitaminas so substncias frgeis e podem ser facilmente destrudas pelo calor ou pela exposio ao ar.

Cuidados com os alimentos Uma alimentao saudvel deve fornecer ao organismo, em quantidades necessrias, carboidratos, lipdios, protenas, vitaminas, sais minerais e gua. Alm dessa recomendao geral, necessrio ter cuidado com a dieta. Dieta Para uma dieta saudvel recomenda-se: Consumir vegetais, frutas, verduras e legumes da estao (temporada), porque so geralmente mais frescos, alm de mais baratos; escolher alimentos variados para garantir uma dieta equilibrada em nutrientes, vitaminas, gua e sais minerais; dar preferncia a produtos naturais, ou seja, no industrializados; quando no for possvel evitar o consumo de alimentos industrializados, ingerir em pequena quantidade e no repeti-los por dias seguidos.

Clique aqui para ampliar

Higiene A higiene uma recomendao bsica quando se trata dos cuidados com alimentos. A gua destinada para beber e preparar os alimentos precisa ser filtrada, retirando, assim, possveis resduos e verificando se ela procedente de estao de tratamento. Caso no seja, deve ser tambm fervida, pois a simples refrigerao da gua no elimina os resduos e os microorganismos que possivelmente possam existir. necessrio lavar muito bem antes de ingerir as frutas e verduras, pois elas podem trazer consigo microorganismos, ovos de vermes parasitas ou resduos de agrotxicos. O cozimento elimina as possveis larvas de parasitas causadoras de doenas que as carnes podem conter, como por exemplo, as larvas de da tnia. Por isso, preciso evitar o consumo de carnes mal cozidas ou mal passadas. A palavra pasteurizado deve ser verificada sempre na embalagem do leite, pois, preferencialmente, o recomendado. Qualquer outro tipo deve ser fervido antes do consumo. importante lavar com sabo e gua corrente os utenslios usados para preparar e servir os alimentos: panelas, pratos, talheres, copos etc. Tambm deve ser adquirido o hbito, antes das refeies, de lavar as mos com sabo para evitar doenas graves como a clera e as verminoses. Alm dos cuidados citados e da higiene, so recomendaes importantes para a alimentao saudvel: mastigar bem os alimentos, evitar comida muito condimentada (muito sal, pimenta etc.), no comer em excesso e fazer as refeies em horrios regulares.

Conservao dos alimentos importante adquirir o hbito de verificar o estado de conservao dos alimentos. Caso algum alimento no se apresente em bom estado, no deve ser consumido. Por exemplo, as indicaes para se saber se o peixe (fresco ou congelado) est em bom estado para consumo so: guelras (brnquias) vermelhas, olhos brilhantes e escamas firmes. Todo o tipo de carne em bom estado de conservao aparenta colorao natural e consistncia firme. Antes de consumirmos alimentos industrializados, devemos ficar atentos quanto: s embalagens (latas) no estarem enferrujadas, estufadas e nem amassadas; ao alimento estar no prazo de validade.

Caso contrrio corre-se o risco de consumir alimento estragado, e a

ingesto de conservas estragadas pode provocar intoxicaes graves e doenas (at fatais), como disenteria ebotulismo.

Como os alimentos se estragam Os microorganismos presentes no ambiente, por exemplo no ar, se multiplicam quando h umidade e temperatura favorveis. Essas condies podem ser encontradas em um alimento. Por exemplo: pela rachadura de uma fruta, se d a ao de microorganismos que atuam na decomposio; assim, a fruta se estraga. Quando h necessidade de conservar os alimentos, necessrio mant-los em ambientes que ofeream condies desfavorveis aos microorganismos. Os processos mais usuais de conservao se baseiam em alterar as condies de temperatura e umidade utilizando a desidratao, mantendo o alimento no isolamento em embalagem a vcuo; congelando, entre outros processos.

Tcnicas de conservao de alimentos Existem vrias tcnicas de conservao de alimentos para que eles no se estraguem, no percam o seu valor nutritivo, nem sofram nenhum tipo de alterao. As principais so: fervura, resfriamento/congelamento e desidratao. Fervura Os alimentos cozidos se conservam por mais tempo que os crus, pois a fervura mata os microrganismos contidos no alimento. A conservao pelo calor elevado muito utilizada pelas indstrias, por exemplo, a pasteurizao.

Resfriamento e congelamento Para resfriar os alimentos normalmente utilizado o refrigerador ou a geladeira, onde os alimentos so submetidos baixas temperaturas, porm superior a 0 C. Esse processo conserva-os por poucos dias, variando o prazo de um alimento para o outro. O congelamento ocorre em temperatura abaixo de 0 C. No congelador ou freezer, os alimentos so submetidos, comumente, entre -10 C e -30 C. Os congelados, em virtude da diferena de temperatura, se conservam por mais tempo que os alimentos apenas resfriados. As baixas temperaturas apresentam condies ambientais desfavorveis. Isso dificulta o desenvolvimento dos microorganismos responsveis pela decomposio, ou seja, pelo apodrecimento dos alimentos.

Processos tradicionais de desidratao Apesar de haver atualmente tecnologias avanadas empregadas para conservao dos alimentos, citaremos alguns processos tradicionais que podem tanto ser realizados em grande escala industrial, quanto em pequenas produes artesanais. So eles: defumao, salgamento e isolamento. A defumao , comumente, utilizada na conservao de peixes, carnes e lingias. Nesse processo seca-se o alimento usando fumaa. O salgamento a forma mais simples de conservar carnes de boi, porco e peixe. Uma alternativa salg-la e coloc-la para secar ao sol. O bacalhau e a carne-seca ou charque, muito conhecidos na nossa culinria, so conservados desse modo.

O isolamento outra forma de conservar os alimentos. Essa tcnica consiste em manter os alimentos na embalagem a vcuo, de onde se retira o ar. Isso contribui para a conservao dos alimentos por um longo tempo, pois os microorganismos no sobrevivem falta de oxignio, que necessrio vida de muitos deles. Os frascos hermeticamente fechados tambm ajudam na conservao da comida.

Aditivos e outras tcnicas de conservao Na indstria alimentcia, ainda muito comum o uso de aditivos, que so substncias adicionadas aos alimentos para conservar, adoar, realar o sabor, a cor e o aroma. Os corantes, por exemplo, so muito utilizados em doces e refrigerantes.

A energia dos alimentos

Para suprir as necessidades de nutrientes do nosso organismo, ou seja, para ficarmos bem alimentados, basta comer o suficiente. No devemos exagerar. Quando o organismo obtm mais energia do que gasta, seu peso aumenta. A obesidade geralmente consequncia de um excesso de energia no organismo em relao ao gasto. O excesso de carboidratos, por exemplo, convertido em gordura e armazenado em clulas que forma o tecido adiposo. A atividade muscular a principal forma de gastar energia. Metade da energia gasta por uma pessoa corresponde sua atividade muscular. Mas essa produo varia conforme as atividades realizadas por cada pessoa. Num operrio da construo civil, por exemplo, aproximadamente de sua energia so gastos dessa forma. Se voc observar o corpo de um atleta que pratica esporte regularmente, perceber como a atividade muscular contribui para reduzir a quantidade de gordura no organismo.

Calorias: medindo a energia dos alimentos Os alimentos, como carboidratos, lipdios e protenas, possuem energia. E essa energia pode ser medida. A unidade de medida da energia contida nos alimentos a caloria (cal). Uma caloria a quantidade de calor necessria para aumentar em um grau Celsius (1C) a temperatura de uma grama de gua. Como a caloria uma unidade muito pequena, mais fcil medir a quantidade de energia dos alimentos em quilocalorias (Kcal): uma quilocaloria (1Kcal) igual a mil calorias (1000 cal). Observe alguns exemplos de alimentos e suas respectivas quantidades aproximadas de energia: Alimento Caf com acar Suco de abacaxi natural Costeleta de porco Quantidade 1 xcara de 50 ml 1 copo de 240 ml 2 unidades Calorias 33 100 483

(100g) Hamburger bovina Salsinha Biscoito Recheado chocolate Biscoito integral de trigo Banana Batata Leite integral ovo 1 unidade (56g) 1 unidade (40g) 1 unidade 1 unidade (15g) 1 unidade (65g) 100g 1 copo 1 unidade 116 120 72 28 55 83 166 77

A quantidade de calorias necessrias a uma pessoa depende da sua idade, seu sexo, de seu peso e de sua atividade fsica. Veja alguns exemplos: Energia necessria (valores aproximados em Kcal/dia) 950 3100 3200 2300

Fases da vida

Bib em fase de amamentao Mulher em fase de amamentao Adolescente do sexo masculino Adolescente do sexo feminino

Veja agora a quantidade de calorias gastas em algumas atividades do cotidiano por 1hora: Energia gasta (valores aproximados em Kcal/dia) 126 70 60 315 560 560 400

Atividades Assistir aula Assistir TV Dormir (8h) Danar Correr Nadar devagar Andar de bicicleta

Pelos exemplos, verificamos que at dormir gastamos energia, pois, nesse perodo, as funes do corpo continuam ocorrendo.

Portanto, escolher adequadamente os alimentos uma tarefa importante. Cada pessoa deve procurar saber qual a quantidade e a qualidade dos alimentos de que necessita. Muitas vezes podemos conseguir essa informao em postos de sade, com nutricionistas ou mdicos.

A respirao A respirao ocorre dia e noite, sem parar. Ns podemos sobreviver determinado tempo sem alimentao, mas no conseguimos ficar sem respirar por mais de alguns poucos minutos. Voc sabe que todos os seres vivos precisam de energia para viver e que essa energia obtida dos alimentos. O nosso organismo obtm energia dos alimentos pelo processo da respirao celular, realizada nas mitocndrias, com a participao do gs oxignio obtido no ambiente. A glicose um os principais combustveis utilizados pelas clulas vivas na respirao. Observe o que ocorre nas nossas clulas: Glicose + gs oxignio ----> gs carbnico + gua + energia esse tipo de fenmeno que ocorre sem parar no interior das clulas viva, liberando a energia que garante a atividade dos nossos rgos por meio do trabalho das clulas. A respirao pode ser entendida sob dois aspectos: O mecanismo por meio da qual a energia qumica contida nos alimentos extrada nas mitocndrias e usada para manter o organismo em atividades, esse mecanismo a respirao celular; O conjunto de processos de troca do organismo com o ambiente externo que permite a obteno de gs oxignio e a eliminao do gs carbnico.

Estudaremos a respirao segundo esse ltimo aspecto. Veremos, portanto, como o gs oxignio absorvido do ar atmosfrico e chega s nossas clulas; e como o gs carbnico produzido durante a respirao celular eliminado do organismo.

O sistema respiratrio O sistema respiratrio humano formado pelos seguintes rgos, em seqncia: nariz, faringe, laringe,traquia, brnquios e pulmes.

Na respirao ocorrem dois tipos de movimento: a inspirao e a expirao de ar. Na inspirao, o ar atmosfrico penetra pelo nariz e chega aos pulmes; na expirao, o ar presente nos pulmes eliminado para o ambiente externo. O ar entra em nosso corpo por duas cavidades existentes no nariz: as cavidades nasais direita e esquerda. Elas so separadas completamente por uma estrutura chamada septo nasal; comunicam-se com o exterior pelas aberturas denominadas narinas e com a faringe pelos canos. As cavidades nasais so revestidas internamente pela mucosa nasal. Essa mucosa contm um conjunto de plos junto as narinas e fabrica uma secreo viscosa chamada muco. Os plos e o muco atuam como filtros capazes de reter microorganismos e partculas slidas diversas que penetram no nariz com o ar. Por isso, devemos inspirar pelo nariz e no pela boca: o ar inspirado pelo nariz chega aos pulmes mais limpo do que o ar inspirado pela boca. Alm de filtrado, o ar tambm adequadamenteaquecido e umidificado no nariz.

rgos do sistema respiratrio Faringe: um canal comum aos sistemas digestrio e respiratrio e comunica-se com a boca e com as fossas nasais. O ar inspirado pelas narinas ou pela boca passa necessariamente pela faringe, antes de atingir a laringe. Laringe: um tubo sustentado por peas de cartilagem articuladas, situado na parte superior do pescoo, em continuao faringe. O pomo-de-ado, salincia que aparece no pescoo, faz parte de uma das peas cartilaginosas da laringe. A entrada da laringe chama-se glote. Acima dela existe uma espcie de lingeta de cartilagem denominada epiglote, que funciona como vlvula. Quando nos alimentamos, a laringe sobe e sua entrada fechada pela epiglote. Isso impede que o alimento ingerido penetre nas vias respiratrias. O epitlio que reveste a laringe apresenta pregas, as cordas vocais, capazes de produzir sons durante a passagem de ar.

Traquia: um tubo de aproximadamente 1,5 cm de dimetro por 1012 centmetros de comprimento, cujas paredes so reforadas por anis cartilaginosos. Bifurcase na sua regio inferior, originando os brnquios, que penetram nos pulmes. Seu epitlio de revestimento mucociliar adere partculas de poeira e bactrias presentes em suspenso no ar inalado, que so posteriormente varridas para fora (graas ao movimento dos clios) e engolidas ou expelidas. Pulmes: Os pulmes humanos so rgos esponjosos, com aproximadamente 25 cm de comprimento, sendo envolvidos por uma membrana serosa denominada pleura. Nos pulmes os brnquios ramificam-se profusamente, dando origem a tubos cada vez mais finos, os bronquolos. O conjunto altamente ramificado de bronquolos a rvore brnquica ou rvore respiratria. Cada bronquolo termina em pequenas bolsas formadas por clulas epiteliais achatadas (tecido epitelial pavimentoso) recobertas por capilares sangneos, denominadas alvolos pulmonares.

Diafragma: A base de cada pulmo apia-se no diafragma, rgo msculomembranoso que separa o trax do abdmen, presente apenas em mamferos,

promovendo, juntamente com os msculos intercostais, os movimentos respiratrios. Localizado logo acima do estmago, o nervo frnico controla os movimentos do diafragma

O trabalho dos alvolos pulmonares Os alvolos so estruturas elsticas, formadas por uma membrana bem fina e envolvida por uma rede de vasos capilares sanguneos. Existem milhes de alvolos em cada pulmo. em cada um deles que ocorrem as trocas gasosas entre o pulmo e o sangue. Nos alvolos ocorre uma difuso dos gases por diferena de concentrao e, consequentemente, da presso dos gases. O sangue que chega aos alvolos absorve o gs oxignio inspirado da atmosfera. Ao mesmo tempo, o sangue elimina gs carbnico no interior dos alvolos; esse gs ento expelido do corpo por meio da expirao.

Os movimentos respiratrios Na inspirao, o diafragma e os msculos intercostais se contraem. Ao se contrair, o diafragma desce e a cavidade torcica aumenta de volume verticalmente. Quando os msculos intercostais contraem, eles levam as costelas e o volume da cavidade torcica aumenta horizontalmente. Com o aumento do volume do trax, a presso do ar no interior da cavidade torcica e dos pulmes diminui. Ento, a presso do ar atmosfrico torna-se maior que a presso do ar interno, e o ar atmosfrico penetra no corpo indo at os alvolos pulmonares: a inspirao. Num segundo movimento, o diafragma e os msculos intercostais relaxam, diminuindo o volume da cavidade torcica. Ento, a presso do ar interno (no interior dos pulmes) aumenta, tornando-se maior que a presso atmosfrica. Assim, o ar sai do corpo para o ambiente externo: a expirao. Nos alvolos pulmonares, o gs oxignio, presente no ar inspirado, passa para o sangue que ento distribudo pelas hemcias a todas as clulas vivas do

organismo. Ao mesmo tempo, as clulas vivas liberam gs carbnico no sangue. Nos pulmes, o gs carbnico passa do sangue para o interior dos alvolos e eliminado para o ambiente externo por meio da expirao.

A regulao da respirao As pessoas conseguem ficar alguns segundos sem respirar. Tambm possvel respirar mais rpido ou mais devagar. Nessas situaes, a respirao controlada voluntariamente, isto , conforme a vontade da pessoa, e a atividade do diafragma e dos msculos intercostais regulada por uma regio do crebro da pessoa. Entretanto, quando uma pessoa no est pensando na re spirao ou quando est dormindo, por exemplo, a atividade do diafragma e dos msculos intercostais regulada por um rgo do sistema nervoso chamado bulbo, situado um pouco abaixo do crebro. Esse controle involuntrio, independe da nossa vontade. O bulbo apresenta um grupo de neurnios que controla o ritmo respiratrio. Uma pessoa no pode prender a respirao, alm de algum tempo, mesmo que queira. Parando de respirar, o gs carbnico deixa de ser eliminado pelo sangue da pessoa para o ambiente externo. A concentrao desse gs aumenta no sangue e, ao atingir determinado nvel, o bulbo volta a comandar a respirao, regulando a atividade de contrao e relaxamento do diafragma e dos msculos intercostais. A pessoa ento reinicia a respirao, mesmo que no queira.

A sade humana e o sistema respiratrio Como vimos, o oxignio contido no ar atmosfrico chega ao interior do nosso corpo pelo sistema respiratrio. Com o ar, alm do oxignio podem ser absorvidas outras substncias, partculas de poeira, fuligem, e at seres vivos microscpicos, como os vrus e as bactrias, capazes de causar danos nossa sade. Algumas impurezas so filtradas m diversos rgos do sistema respiratrio, mas outras conseguem passar at os pulmes, provocando doenas. As doenas mais comuns que atingem o sistema respiratrio podem ser de natureza infecciosa ou alrgica.

Doenas infecciosas Gripe e resfriado A gripe uma doena bastante comum e infecciosa, causada pelo vrus Influenza, descoberto em 1933. Existem relatos da gripe desde o sculo V a.C, no tempo de Hipcrates. Da em diante foram feitos vrios relatos descrevendo a morte de milhes de pessoas em conseqncia da gripe. Essas epidemias eram vistas no passado, como uma conseqncia da influncia dos astros, da surgiu o nome do vrus: Influenza. J ocorreram algumas srias epidemias de gripe ao longo da histria, como a gripe espanhola, asitica e a de Hong Kong. Baseando-se nos resultados das trs maiores pandemias da histria, soma-se mais de 1,5 milhes de pessoas mortas e um prejuzo de 32 bilhes de dlares. De fato, hoje em dia a gripe no uma doena preocupante, visto que a doena evolui, na generalidade, de forma benigna, sem necessidade de grandes medidas teraputicas, alm de existir vacina para sua preveno.

A doena altamente contagiosa, sua transmisso se d atravs das partculas da saliva de uma pessoa infectada, expelidas atravs da respirao, da fala, da tosse e dos espirros. Alm disso, o perodo de incubao da gripe em mdia de 2 dias. Os sintomas da doena so: mal-estar, febre elevada (38-39C), arrepios, dores musculares, dor de cabea, corrimento nasal, entupimento nasal. A gripe pode se tornar grave, principalmente para as pessoas idosas, gestantes ou debilitadas por doenas crnicas. A gripe normalmente acaba de forma natural, resultado da capacidade imunolgica de cada indivduo. recomendvel descansar bastante e se alimentar bem; beber muito lquido, como sumos de frutas ou gua; umedecer os ambientes na medida do possvel; usar lenos ao tossir ou espirrar para evitar a contaminao de outras pessoas e procurar orientao mdica.

Bronquite Bronquite a inflamao dos brnquios que ocorre quando seus minsculos clios param de eliminar o muco presente nas vias respiratrias. Esse acmulo de secreo faz com que os brnquios fiquem permanentemente inflamados e contrados. A bronquite pode ser aguda ou crnica. A diferena consiste na durao e agravamento das crises, que so mais curtas (uma ou duas semanas) na bronquite aguda, enquanto, na crnica, no desaparecem e pioram pela manh. A bronquite aguda causada geralmente por vrus, embora, em alguns casos, possa ser uma infeco bacteriana. O cigarro o principal responsvel pelo agravamento da doena. Poeiras, poluentes ambientais e qumicos tambm pioram o quadro. A bronquite crnica instala-se como extenso da bronquite aguda e pode ser provocada unicamente pela fumaa do cigarro. Por isso, conhecida por tosse dos fumantes, por ser rara entre no-fumantes. Tanto na forma aguda quanto na crnica, a tosse o principal sintoma da bronquite. Tosse seca ou produtiva podem ser manifestaes da bronquite aguda. Na crnica, porm, a tosse sempre produtiva e a expectorao, espessa. Falta de ar e chiado so outros sintomas da doena.

Doenas alrgicas Rinite Rinite um termo mdico que descreve a irritao e inflamao crnica ou aguda da mucosa nasal. uma doena que pode ser causada tanto por vrus como por bactrias, embora seja manifestada com mais freqncia em decorrncia de alergia, ou por reaes ao p, fumaa e outros agentes ambientais. A inflamao decorrente da rinite resulta na produo excessiva de muco o que ocasiona o escorrimento nasal, sintoma mais tpico da rinite, entupimento e coceira. A rinite alrgica, que a forma mais comum de rinite, causada geralmente por alrgenos presentes no ar, como o plen, caro e a prpria descamao da pele de animais, mas tambm pode ser provocada devido a reao alrgica coceira, produtos qumicos, cigarros e remdios.

Asma

A asma uma inflamao crnica dos brnquios. Ocorre inchao dos bronquolos e grande produo de catarro. O estreitamento e as contraes excessivas dos brnquios dificultam a passagem do ar. A crise respiratria se manifesta periodicamente. Alm da alergia a diversas substncias, as causas dessa doena tambm poder ser fatores emocionais, exerccios fsicos intensos, entre outras. Os sintomas da asma so: dificuldade respiratria, mas os remdios devem ser prescritos por um mdico.

Reaes do organismo Que tosse!

Quando impurezas se alojam na garganta ou na traquia, preciso limp-las. A glote, pequena abertura no topo da laringe, se fecha, retendo o ar nos pulmes, o que aumenta a presso no seu interior. Quando a glote se abre repentinamente, o ar sai com muita fora e velocidade, levando junto muco e sujeiras. Isso tosse.

Atchim!!!

Situao semelhante ocorre no nariz. Impurezas e outros agentes causam irritao no nariz ou na boca. A garganta se fecha, retendo o ar nos pulmes, o que aumenta a presso no seu interior. Quando o ar vol ta, sai explodindo limpando as vias respiratrias, ou seja, ele passa arrancando as partculas irritantes. o espirro.

Uaaaaaaaa!!!

Quando uma pessoa boceja inmeras vezes, sabemos que ela est cansada, sonolenta, aborrecida ou desatenta. a reao do crebro avisando que as suas clulas precisam de mais oxignio para produzir mais energia e, assim, continuar as suas atividades. Ao bocejarmos, inspiramos bastante ar, enviando ao organismo uma carga extra de oxignio. Sistema circulatrio O corao e os vasos sanguneos e o sangue formam o sistema cardiovascular ou circulatrio. A circulao do sangue permite o transporte e a distribuio de nutrientes, gs oxignio e hormnios para as clulas de vrios rgos. O sangue tambm transporta resduos do metabolismo para que possam ser eliminados do corpo.

O corao O corao de uma pessoa tem o tamanho aproximado de sua mo fechada, e bombeia o sangue para todo o corpo, sem parar; localiza-se no interior da cavidade torcica, entre os dois pulmes. O pice (ponta do corao) est voltado para baixo, para a esquerda e para frente. O peso mdio do corao de aproximadamente 300 gramas, variando com o tamanho e o sexo da pessoa. Observe o esquema do corao humano, existem quatro cavidades: trio direito e trio esquerdo, em sua parte superior; Ventrculo direito e ventrculo esquerdo, em sua parte inferior.

O sangue que entra no trio direito passa para o ventrculo direito e o sangue que entra no trio esquerdo passa para o ventrculo esquerdo. Um trio no se comunica com o outro trio, assim como um ventrculo no se comunica com o outro ventrculo. O sangue passa do trio direito para o ventrculo direito atravs da valva atrioventricular direita; e passa do trio esquerdo para o ventrculo esquerdo atravs da valva atrioventricular esquerda.

O corao humano um rgo cavitrio (que apresenta cavidade), basicamente constitudo por trs camadas: Pericrdio a membrana que reveste externamente o corao, como um saco. Esta membrana propicia uma superfcie lisa e escorregadia ao corao, facilitando seu movimento ininterrupto; Endocrdio uma membrana que reveste a superfcie interna das cavidades do corao; Miocrdio o msculo responsvel pelas contraes vigorosas e involuntrias do corao; situa-se entre o pericrdio e o endocrdio.

Quando, por algum motivo, as artrias coronrias ramificaes da aorta no conseguem irrigar corretamente o miocrdio, pode ocorrer a morte (necrose) de clulas musculares, o que caracteriza o infarto do miocrdio. Existem trs tipos bsicos de vasos sanguneos em nosso corpo: artrias, veias e capilares. Artrias As artrias so vasos de paredes relativamente espessa e muscular, que transporta sangue do corao para os diversos tecidos do corpo. A maioria das artrias transporta sangue oxigenado (rico em gs oxignio), mas as artrias pulmonares transportam sangue no oxigenado (pobre em gs oxignio) do corao at os pulmes. A aorta a artria mais calibrosa (de maior dimetro) do corpo humano.

Veias As veias so vasos de paredes relativamente fina, que transportam sangue dos diversos tecidos do corpo para o corao. A maioria das veias transporta sangue no oxigenado, mas as veias pulmonares transportam sangue oxigenado dos pulmes para o corao. As veias cavas superior e inferior so as mais calibrosas do corpo humano.

No esquema abaixo voc pode ver o caminho percorrido pelo sangue em nosso corpo. Observe-o e acompanhe a explicao. O sangue oxigenado bombeado pelo ventrculo esquerdo do corao para o interior da aorta. Essa artria distribui o sangue oxigenado para todo o corpo, atravs de inmeras ramificaes, como a artria coronria, a artria cartida e a artria braquial. Nos tecidos, o sangue libera gs oxignio e absorve gs carbnico. O sangue no oxigenado e rico em gs carbnico transportado por veias diversas, que acabam desembocando naveia cava superior e na veia cava inferior. Essas veias levam ento o sangue no oxigenado at o

trio direito. Deste, o sangue no oxigenado passa para o ventrculo direito e da transportado at os pulmes pelas artrias pulmonares. Nos pulmes, o sangue libera o gs carbnico e absorve o gs oxignio captado do ambiente pelo sistema respiratrio. Esse fenmeno, em que o sangue oxigenado, chamasehematose. Ento, o sangue oxigenado retorna ao trio esquerdo do corao, transportado pelas veias pulmonares. Do trio esquerdo, o sangue oxigenado passa para o ventrculo esquerdo e da impulsionado para o interior da aorta, reiniciando o circuito. Num circuito completo pelo corpo, o sangue passa duas vezes pelo corao humano. Nesse circuito so reconhecidos dois tipos de circulao: a pequena circulao e a grande circulao. Pequena circulao- Tambm chamada circulao pulmonar, compreende o trajeto do sangue desde o ventrculo direito at o trio esquerdo. Nessa circulao, o sangue passa pelos pulmes, onde oxigenado. Grande circulao- Tambm chamada de circulao sistmica, compreende o trajeto do sangue desde o ventrculo esquerdo at o trio direito; nessa circulao, o sangue oxigenado fornece gs oxignio os diversos tecidos do corpo, alm de trazer ao corao o sangue no oxigenado dos tecidos.

Pelo que foi descrito, e para facilitar a compreenso: A aorta transporta sangue oxigenado do ventrculo esquerdo do corao para os diversos tecidos do corpo; as veias cavas (superior e inferior) transportam sangue no oxigenado dos tecidos do corpo para o trio direito do corao; as artrias pulmonares transportam sangue no oxigenado do ventrculo direito do corao at os pulmes; as veias pulmonares transportam sangue oxigenado dos pulmes at o trio esquerdo do corao.

Observe que, pelo lado direito do nosso corao, s passa sangue no oxigenado e, pelo lado esquerdo, s passa sangue oxigenado. No ocorre, portanto, mistura de sangue oxigenado com o no oxigenado. A separao completa entre esses dois tipos de sangue contribui para a manuteno de uma temperatura constante no nosso organismo. Sendo os tecidos irrigados por sangue oxigenado, no misturado com sangue no oxigenado, nossas clulas recebem uma quantidade suficiente de gs oxignio, para queimar uma quantidade de alimentos capaz de fornecer o calor necessrio para manter mais ou menos constante a temperatura do corpo. Faa frio, faa calor, nossa temperatura interna permanece, em condies normais, em torno de 36,5 C. Vasos capilares Os vasos capilares muito finos (so microscpicos) e permeveis esto presentes nos tecidos do corpo humano, cedendo nutrientes, gs oxignio e hormnios s clulas. Alm disso, recolhem gs carbnico e resduos do metabolismo celular. H capilares arteriais e capilares venosos. As artrias se ramificam sucessivamente, formando vasos de calibres menores chamados arterolas. Estas continuam se ramificando e formam os capilares arteriais. Os capilares venosos, espalhados pelo nosso corpo, juntam-se at formar vnulas. As vnulas vo se unificando at formar as veias. Assim, o sangue circula em nosso organismo por um sistema fechado de vasos, pela continuidade dos capilares venosos e arteriais nos tecidos. Como o corao funciona Trabalhando como uma espcie de bomba, o corao se contrai e se dilata. Encostando a orelha no peito de um colega, por exemplo, voc dever ouvir facilmente as batidas do corao. A contrao da musculatura do corao chamada sstole, o relaxamento chamado distole. Primeiro ocorre a sstole dos trios: o sangue passa para os ventrculos. Em seguida, ocorre a sstole dos ventrculos: o sangue impelido para as artrias pulmonares e para a aorta. Aps a sstole, ocorre a distole da musculatura cardaca nos trios e nos ventrculos: os trios se enchem de sangue e o processo da sstole recomea.

Medindo a presso arterial

Alternando-se ordenadamente, a sstole e adistole so responsveis pelo fluxo de sangue dentro dos vasos sanguneos. A presso arterial que se mede a presso exercida pelo sangue sobre as paredes da aorta aps ser lanado pelo ventrculo esquerdo. Ela diferente na sstole e na distole ventricular. A presso arterial mxima corresponde ao momento em que o ventrculo esquerdo bombeia sangue para dentro da aorta e esta se distende. J a presso arterial mnima a que se verifica no final da distole do ventrculo esquerdo. A presso arterial mxima corresponde a 120 mm de mercrio, enquanto a presso arterial mnima corresponde a 80 mm de mercrio. Estes so os valores normais para a populao. Da falar-se em 120 por 80 ou 12 por 8 para a presso normal. Por meio de um aparelho chamado esfigmomanmetro, a presso arterial pode ser medida pelo mdico ou profissional habilitado. O valor da presso arterial um dado importante na avaliao das condies de sade do sistema cardiovascular.

Sangue Voc j sabe que o sangue transporta nutrientes, gases respiratrios, hormnios e resduos do metabolismo. Embora o sangue parea um lquido vermelho completamente homogneo, ao microscpio ptico podemos observar que ele constitudo basicamente de: plasma, glbulos vermelhos, glbulos brancos e plaquetas. O plasma a poro lquida do sangue, contm gua (mais de 90%), protenas e sais minerais diversos, glicose e vitaminas, entre outras substncias. Os glbulos vermelhos Os glbulos vermelhos so tambm denominados eritrcitos ou hemcias. Veja novamente o aspecto dessas clulas na foto ao lado.

As hemcias so as mais numerosas clulas sanguneas. No ser humano, existem cerca de 5 milhes delas por milmetro cbito de sangue. Elas so produzidas na medula ssea vermelha dos ossos. No possuem ncleo e apresentam a forma de disco cncavo em ambos os lados. A forma discide e a concavidade em ambos os lados garantem uma superfcie relativamente grande para a captao e a distribuio de gs oxignio. A cor vermelha das hemcias se deve presena do pigmento hemoglobina. O gs oxignio se combina com a hemoglobina, formando a oxiemoglobina. Nos tecidos, essa combinao desfeita e o gs oxignio passa para o interior das clulas. Assim, as hemcias promovem o transporte e a distribuio de gs oxignio para todas as partes do corpo. As hemcias duram cerca de 90 a 120 dias. Aps esse perodo elas envelhecem e morrem e na prpria medula ssea so repostas.

Os glbulos brancos Os glbulos brancos ou leuccitos so as clulas de defesa do organismo que destroem os agentes estranhos, por exemplo, as bactrias, os vrus e as substncias txicas que atacam o nosso organismo e causam infeces ou outras doenas. Leuccito uma palavra composta, de origem grega, que significa clula branca: leuco significa branco e cito, clula. Os leuccitos constituem o principal agente do sistema de defesa do nosso organismo, denominado tambm de sistema imunolgico. No sangue, h de vrios tipos, de diferentes formatos, tamanhos e formas de ncleo. Eles so: neutrfilos, moncitos, basfilos, eusinfilos, linfcitos.

Os leuccitos so maiores que as hemcias, no entanto a quantidade deles no sangue bem menor. Quando o organismo atacado por vrus ou bactrias, o nmero de leuccitos aumenta significativamente. Atuam na defesa do organismo de dois modos: Fagocitose nesse processo, as clulas sanguneas de defesa englobam, digerem e destroem os microrganismos invasores. Fagocitose uma palavra composta de origem grega, formada por fago, que significa comer, digerir, e cito clula. Produo de anticorpos os anticorpos, protenas especiais, neutralizam a ao das substncias txicas produzidas pelos seres invasores ou presentes em alimentos e substncias diversas.

O pus que geralmente se acumula no local de um machucado formado pelo conjunto de leuccitos, de microrganismos mortos, e tambm o lquido que sai dos capilares nos pontos infectados, provocando inchao.

Microscopia eletrnica mostrando as hemcias (em vermelho) e um glbulo branco (em branco). O tempo de vida dos leuccitos ou glbulos brancos varia. Em perodo de intensa atuao em defesa do organismo, duram horas e at dias.

Anticorpos, vacinas e soros As vacinas so produtos constitudos por microorganismos mortos ou atenuados (enfraquecidos) ou, ainda, por toxinas produzidas por esses microorganismos inativadas em laboratrio. Assim, as vacinas contm antgenos incapazes de provocar a doena, mas capazes de induzir o nosso organismo a produzir anticorpos, Dessa forma, se o indivduo, depois de vacinado, entrar em contato com esses microrganismos, o corpo j ter anticorpos suficientes para sua defesa. importante que todas as crianas sejam vacinadas segundo recomendaes mdicas. Nos postos de sade so aplicadas vacinas contra muitas doenas, como a tuberculose, o ttano, a difteria, a coqueluche, o sarampo e a paralisia infantil. necessrio que os pais levem seus filhos para tomarem as vacinas na poca certa. Quando tomadas adequadamente, as vacinas imunizam a pessoa contra s doenas as quais se destinam.

Entretanto, o corpo de uma pessoa pode ser invadido por um microorganismo contra o qual ainda no est protegido. Suponha que a ao desse microorganismo seja rpida e devastadora e que a pessoa no tenha tempo hbil para produzir anticorpos. Nesse caso, preciso que a pessoa receba o soro teraputico, que j contm os anticorpos necessrios inativao dos antgenos. A cincia moderna dispe de soros teraputicos contra a ao de toxinas produzidas por certos microorganismos (exemplo: soro antitetnico, que combate o ttano, doena causada por um tipo de bactria), e tambm contra toxinas presentes no veneno de certos animais, como cobras peonhentas (soro antiofdico). Assim, enquanto as vacinas contm antgenos e induzem o organismo a produzir anticorpos, os soros j contm anticorpos prontos. As vacinas, graas s clulas de memria, que podem garantir uma imunidade duradoura; os soros curam a doena, proporcionando uma proteo rpida, mas temporria.

As plaquetas As plaquetas so fragmentos celulares bem menores que as clulas sanguneas, ou seja, menores que as hemcias e os leuccitos. As plaquetas atuam na coagulao do sangue. Quando h um ferimento com rompimento do vaso sanguneo, ocorre uma srie de eventos que impedem a perda de sangue. A coagulao ou formao de cogulo, que faz parte desse processo, se d quando filamentos de uma protena do plasma transformada, formam uma espcie de rede e impedem a passagem do sangue. O cogulo evita hemorragia, isto , a perda de sangue que pode ocorrer na superfcie do corpo por exemplo, na pele do brao ou da mo ou nos rgos internos, como estmago e intestino. medida

que o vaso sanguneo vai se cicatrizando, o cogulo seca e reabsorvido pelo organismo.

Os grupos sanguneos O fornecimento seguro de sangue de um doador para um receptor requer o conhecimento dos grupos sanguneos. Estudaremos dois sistemas de classificao de grupos sanguneos na espcie humana: os sistemas ABO e Rh. Nos seres humanos existem os seguintes tipos bsicos de sangue em relao aos sistema ABO: grupo A, grupo B, grupo AB e grupo O. Cada pessoa pertence a um desses grupos sanguneos. Nas hemcias humanas podem existir dois tipos de protenas: o aglutinognio A e o aglutinognio B. De acordo com a presena ou no dessas hemcias, o sangue assim classificado: Grupo Grupo Grupo Grupo A possui somente o aglutinognio A; B possui somente o aglutinognio B; AB possui somente o aglutinognio A e B; O no possui aglutinognios.

No plasma sanguneo humano podem existir duas protenas, chamadas aglutininas: aglutinina anti-A eaglutinina anti-B.

Se uma pessoa possui aglutinognio A, no pode ter aglutinina anti-A, da mesma maneira, se possui aglutinognio B, no pode ter aglutinina antiB. Caso contrrio, ocorrem reaes que provocam a aglutinao ou o agrupamento de hemcias, o que pode entupir vasos sanguneos e comprometer a circulao do sangue no organismo. Esse processo pode levar a pessoa morte. Na tabela abaixo voc pode verificar o tipo de aglutinognio e o tipo de aglutinina existentes em cada grupo sanguneo:

Grupo Aglutinognio Aglutinina sanguneo A B AB O A B AeB No possui anti-B anti-A No possui anti-A e anti-B

A existncia de uma substncia denominada fator Rh no sangue outro critrio de classificao sangunea. Diz-se, ento, que quem possui essa substncia no sangue Rh positivo; quem no a possui Rh negativo. O fator Rh tem esse nome por ter sido identificado pela primeira vez no sangue de um macaco Rhesus. A transfuso de sangue consiste em transferir o sangue de uma pessoa doadora para outra receptora. Geralmente realizada quando algum perde muito sangue num acidente, numa cirurgia ou devido a certas doenas. Nas transfuses de sangue deve-se saber se h ou no compatibilidade entre o sangue do doador e o do receptor. Se no houver essa compatibilidade, ocorre aglutinao das hemcias que comeam a se dissolver (hemlise). Em relao ao sistema ABO, o sangue doado no deve conter aglutinognios A; se o sangue do receptor apresentar aglutininas anti-B, o sangue doado no pode conter aglutinognios B.

Em geral os indivduos Rh negativos (Rh-) no possui aglutininas anti-Rh. No entanto, se receberem sangue Rh positivo (Rh+), passam a produzir aglutininas anti-Rh. Como a produo dessas aglutininas ocorre de forma relativamente lenta, na primeira transfuso de sangue de um doador Rh+ para um receptor Rh-, geralmente no h grandes problemas. Mas, numa segunda transfuso, dever haver considervel aglutinao das hemcias doadas. As aglutininas anti-Rh produzidas dessa vez, somadas as produzidas anteriormente, podem ser suficientes para produzir grande aglutinao nas hemcias doadas, prejudicando os organismos.

O sistema linftico

Alm do sistema cardiovascular (circulatrio) para a circulao do sangue, o corpo humano possui outro sistema de fluxo de lquido: o sistema linftico. O sistema linftico compreende o conjunto formado pela linfa, pelos vasos linfticose rgos como os linfonodos, o bao, otimo e as tonsilas palatinas. A linfa um lquido claro, ligeiramente amarelado, que flui lentamente em nosso corpo atravs dos vasos linfticos. Parte do plasma sanguneo extravasa continuamente dos vasos capilares, formando um material lquido entre as clulas dos diversos tecidos do organismo o lquido intercelular ou intersticial. Uma parte desse lquido intercelular retorna aos capilares sanguneos, carregando gs carbnico e resduos diversos. Outra parte a linfa recolhida pelos capilares linfticos. Os capilares linfticos transportam a linfa at vasos de maior calibre,

chamados vasos linfticos. Esses vasos semelhantes s veias, por sua vez, desembocam em grandes veias, onde a linfa liberada, misturando-se com o sangue. Ao longo do seu trajeto, os vasos linfticos passam pelo interior de pequenos rgos globulares, chamados linfonodos. Os vasos linfticos passam ainda por certos rgos, como as tonsilas palatinas (amdalas) e o bao. O sistema linftico no possui um rgo equivalente ao corao. A linfa, portanto, no bombeada como no caso do sangue. Mesmo assim se desloca, pois as contraes musculares comprimem os vasos linfticos, provocando o fluxo da linfa. Os vasos linfticos possuem vlvulas que impedem o refluxo (retorno) da linfa em seu interior: assim, ela circula pelo vaso linftico num nico sentido. O sistema linftico auxilia o sistema cardiovascular na remoo de resduos, na coleta e na distribuio de cidos graxos e

gliceris absorvidos no intestino delgado e contribui para a defesa do organismo, produzindo certos leuccitos, como os linfcitos.

Sistema Urinrio O que no assimilado pelo organismo O que o organismo no assimila, isto , os materiais inteis ou prejudiciais ao seu funcionamento, deve ser eliminado. Observe, durante 24 horas, tudo o que o seu corpo elimina - os resduos certamente constaro:fezes, urina, suor...

Os materiais desnecessrios ao funcionamento do seu corpo e por ele expelidos so iguais? -No. H gua, substncias slidas (nas fezes) etc. Nossas clulas produzem muitos resduos que devem ser eliminados (excretados) do organismo. Esses resduos so chamados excretas. Os resduos formados a partir das reaes qumicas que ocorrem no interior das clulas podem ser eliminados atravs: do sistema respiratrio (gs carbnico) da pele (suor) do sistema urinrio (urina)

A pele e o sistema urinrio encarregam-se de eliminar de nosso organismo os resduos das atividades das clulas e tambm as substncias que esto em excesso no sangue, expelindo-os sob forma de suor (pela pele) e de urina (pelo sistema urinrio). O sistema respiratrio encarrega-se de eliminar de nosso organismo o gs carbnico. No confunda fezes com excretas! As fezes so formadas principalmente pelo restos de alimentos no digeridos; os excretas so produtos das atividades das clulas e tambm substncias que esto em excesso no sangue.

Suor O suor um lquido produzido pelasglndulas sudorparas, que se encontram na pele. Existem cerca de dois milhes de glndulas sudorparas espalhadas por nosso corpo; grande parte delas localiza-se na fronte, nas axilas, na palma das mos e na planta dos ps. O suor contm principalmente gua, alm de outras substncias, comouria, cido rico e cloreto de sdio(o sal de cozinha). As substncias contidas no suor so retiradas do sangue pelas glndulas sudorparas. Atravs de canal excretor - o duto sudorparo elas chegam at a superfcie da pele, saindo pelos poros. Eliminando o suor, a atividade das glndulas sudorparas contribui para amanuteno da temperatura do corpo. O homem um animal homeotrmico, isto , mantm a temperatura do corpo praticamente constante, ao redor de 36,5C. Quando praticamos algum exerccio fsico (futebol, corrida, levantamento de objetos pesados, etc.), a grande atividade muscular produz muito calor e a temperatura do corpo tende a aumentar, ento eliminamos suor; a gua contida no suor se evapora na pele, provocando uma reduo na temperatura do ar que a circunda. Isso favorece as perdas de calor do corpo para o ambiente, fato que contribui para a manuteno da temperatura do nosso corpo.

Urina A urina composta de aproximadamente 95% de gua. Os principais excretas da urina humana so: a uria, o cloreto de sdio e o cido rico.

O sistema urinrio A eliminao da urina feita atravs do sistema urinrio. Os rgos que compe o sistema urinrio so osrins e as vias urinrias. As vias urinrias compreendem o ureter, a bexiga e a uretra. Os nossos tecidos, que recebem do sangue as substncias nutritivas, ao sangue abandonam aqueles compostos qumicos txicos que neles se formam como resultado do complexo fenmeno da nutrio. Tais substncias so danosas e devem ser eliminadas para no intoxicar o organismo e pr a vida em perigo. A maior parte desses produtos eliminada por trabalho do aparelho urinrio; somente uma parte mnima eliminada pelas glndulas sudorparas mediante o suor. O aparelho urinrio tem a tarefa de separar do sangue as substncias nocivas e de elimin-las sob a forma de urina. Compe-se ele dos rins, que filtram o sangue e so os verdadeiros rgos ativos no trabalho de seleo das substncias de rejeio; dos bacinetes renais com os respectivos ureteres, que conduzem a urina at a bexiga; da bexiga, que o reservatrio da urina; da uretra, canal mediante o qual a urina conduzida para fora. Juntamente com as substncias de rejeio, o aparelho urinrio filtra e elimina tambm gua. A eliminao de gua necessria seja porque as substncias de rejeio esto dissolvidas no plasma, que constitudo, na sua maior parte, de gua, seja porque tambm a quantidade de gua presente no sangue e nos tecidos deve ser mantida

constante.

A gua entra na composio de todos os tecidos e da substncia intercelular (que enche os espaos entre as clulas): ela o constituinte universal de todos os "humores" do organismo e tem a tarefa essencial de servir de "solvente" de todas as substncias fisiologicamente ativas. A gua entra no organismo com os alimentos e as bebidas; em parte se forma no prprio organismo por efeito das reaes qumicas que a tm lugar. Depois de ter realizado as suas importantes funes, a gua deve ser eliminada: como antes tinha servido de veculo s substncias nutritivas, agora serve de veculo s substncias de rejeio. Como ocorre a excreo O nosso sangue contm muitas substncias de que no necessitamos e algumas podem mesmo ser perigosas - gua em excesso, sais minerais, clulas mortas ou alteradas e resduos das atividades celulares. Por isso tm de ser eliminadas.

Como constitudo o sistema urinrio? Os componentes do sistema urinrio so: dois rins, dois ureteres, a bexiga urinria e a uretra. Os rins so os principais rgos do sistema urinrio. Situados na cavidade abdominal, na regio lombar, um de cada lado da coluna vertebral e rodeados por um tecido gorduroso, os rins so rgos em forma de feijo, de cor vermelha escura. Tm o tamanho de um ovo de galinha, medindo cerca de 11 cm de comprimento e 6 cm de largura. Pesam entre 115 e 155 gramas nas mulheres e entre 125 e 170 gramas nos homens. O lado cncavo est voltado para a coluna vertebral e por esse lado que entram e saem os vasos sanguneos, do qual a artria renal e a veia renal so os mais importantes.

Os rins extraem os produtos residuais do sangue atravs de milhes de pequenos filtros, denominadas nfrons, que so a unidade funcional dos rins. Cada nfron apresenta duas partes principais: a cpsula glomerular (ou cpsula de Bowman) e os tbulos renais. Nas figuras os tbulos renais so identificados como tbulo contorcido proximal, ala nfrica (ala de Henle) e tbulo contorcido distal. No interior da cpsula glomerular penetra uma arterola (ramificao da artria renal) que se ramifica, formando um

emaranhado de capilares chamado glomrulo renal. A cpsula glomerular continua no tbulo contorcido proximal, que se prolonga em uma ala em forma de U chamada ala nfrica.

Dessa ala segue um outro tbulo contorcido, o distal. O conjunto desses tbulos forma os tbulos renais. A urina se forma nos nfrons basicamente em duas etapas: a filtrao glomerular e a reabsoro renal. na cpsula glomerular que ocorre a filtrao glomerular, que consiste no extravasamento de parte do plasma sanguneo do glomrulo renal para a cpsula glomerular. O lquido extravasado chamado filtrado. Esse filtrado contm substncias teis ao organismo, como gua, glicose, vitaminas, aminocidos e sais minerais diversos. Mas contm tambm substncias txicas ou inteis ao organismo, como a uria e o cido rico. Da cpsula glomerular, o filtrado passa para os tbulos renais. O processo em que h o retorno ao sangue das substncias teis ao organismo presentes no filtrado chamado reabsoro renal e ocorre nos tbulos renais. Essas substncias teis que retornam ao sangue so retiradas do filtro pelas clulas dos tbulos renais. Da passam para os vasos capilares sanguneos que envolvem esses tbulos. Dos nfrons, os resduos recolhidos so enviados atravs dos ureteres para a bexiga. Os ureteres so dois tubos musculosos e elsticos, que saem um de cada um dos rins e vo dar bexiga. A bexiga um saco musculado, muito elstico, com um comprimento aproximado de 30 cm, onde a urina (resduos filtrados) acumulada. Este reservatrio est ligado a um canal - a uretra - que se abre no exterior pelo meato urinrio, e a sua base est rodeada pelo esfncter uretral, que pode permanecer fechado e resistir vontade de urinar. Vlvulas existentes entre os ureteres e a bexiga impedem o retrocesso da urina.

Mas o que a urina? A urina um lquido transparente, amarelado, formado nos rins e que transporta produtos residuais do metabolismo at ao exterior do organismo. Ela constituda por 95% por gua, na qual a uria, toxinas e sais minerais, como o cloro, o magnsio, o potssio, o sdio, o clcio, entre outros (que formam os restantes 5%), esto dissolvidos. Tambm pode conter substncias comuns, utilizadas freqentemente pelo organismo, mas que se podem encontrar em excesso, pelo que o corpo tem de se ver livre delas. Os nfrons esto sempre funcionando? Sim, a sua atividade contnua e permanente. Mais de 1000 litros de sangue passam atravs dos rins diariamente, o que significa que eles filtram todo o sangue do nosso organismo vrias vezes por dia (porque no nosso corpo existem apenas 5 litros de sangue). Num perodo de 24 horas os nfrons produzem cerca 180 litros de urina, mas em mdia, cada pessoa s excreta cerca de 1,5 litros por dia.

Ento, para onde que vo os restantes litros de urina que os rins produzem? verdade que se forma uma muito maior quantidade de urina do que a que realmente expulsa, ou seja, nem tudo o que sai da corrente sangunea vai parar ao exterior do corpo. Se os rins diariamente produzem 180 litros de urina, mas apenas so responsveis pela excreo de 1,5 litros, isto significa que 178,5 litros tm um destino diferente. Quando o sangue filtrado, muitas coisas que passam para os rins fazem falta no organismo. Por isso existem mecanismos para que esses produtos no se percam. o mecanismo designado por reabsoro, que permite que grande parte da gua que sai do sangue (cerca de 99%) no chegue a integrar a urina. que no te esqueas que 70% do nosso corpo gua e para que possamos viver, assim tem de continuar. Se excretssemos todos os litros de urina que se formam, imagina a quantidade de gua que no teramos de beber todos os dias para no morrermos desidratados. uma questo de conservao do contedo hdrico do corpo. Mas para alm da gua, com outras substncias acontece exatamente o mesmo. Determinados sais desempenham papis muito importantes no funcionamento do organismo e a sua sada poderia colocar em risco a sade. Alm disto, seria um desperdcio estar a expulsar substncias que ainda podem ter utilidade. Deste modo o organismo controla as quantidades das substncias que saem e que ficam.

Os rins formam sempre a mesma quantidade de urina? No, pois a quantidade de urina produzida depende do tipo de regime alimentar e obviamente da quantidade de gua ingerida. Se ingerirmos alimentos muito salgados, como batatas fritas, ocorre um aumento do nvel de sal no sangue. Este aumento faz com que a reabsoro de sal (que acontece normalmente para impedir que este se perca) diminua e por isso a quantidade de sal na urina vai aumentar. Se verificar uma diminuio da quantidade de sal no sangue, o organismo responde com um aumento da capacidade de reabsoro e mais sal volta e entrar na corrente sangunea. E isto acontece para muitas outras substncias. Quando as suas quantidades aumentam no sangue, o organismo possui mecanismos para impedir que elas fiquem no corpo e assim aumenta a sua quantidade na urina. Pelo contrrio, se as suas quantidades descerem, a intensidade da reabsoro das substncias em questo aumenta, para que maiores quantidades sejam mantidas no organismo.

rgos dos sentidos Voc j reparou quantas coisas diferentes nosso corpo capaz de fazer? Podemos perceber o ambiente vendo, ouvindo, cheirando, apalpando, sentindo sabores. Recebemos informaes sobre o meio que nos cerca. Ao process-las em nosso crebro, ns as interpretamos, seja como sinais de perigo, sensaes agradveis ou desagradveis, etc. Depois dessa interpretao, respondemos aos estmulos do ambiente, interagindo com ele. Nossos corpos podem fazer diversas coisas que uma mquina no capaz. Como voc sabe o que est acontecendo ao seu redor? Recebemos informaes sobre o ambiente atravs dos cinco sentidos: viso, audio, paladar, olfato e tato.

A viso

A energia luminosa (luz) chega aos nossos olhos trazendo informaes do que existe ao nosso redor. Nossos olhos conseguem transformar o estmulo luminoso em uma outra forma de energia (potencial de ao) capaz de ser transmitida at o nosso crebro. Esse ltimo responsvel pela criao de uma imagem a partir das informaes retiradas do meio. O olho revestido por trs membranas: esclera, coride e retina. A esclera a camada mais externa, o que chamamos de branco do olho. A parte anterior da esclera constituda pela crnea, que uma membrana curva e transparente por onde passa a luz. Alm da crnea, h a coride essa membrana intermediria apresenta muitos vasos sanguneos que nutrem as clulas oculares. Na parte anterior da coride, sob a crnea, encontra-se a ris, que a parte colorida do olho. No centro da iria, h uma abertura, a pupila, por onde a luz entra no olho. A cor da ris depende da quantidade de melanina (substncia tambm responsvel pela cor da pele) que a pessoa possui. A quantidade de pigmento hereditria, ou seja, determinada pelos genes. Observe seus olhos em um espelho. Voc ver uma "bolinha" bem preta no centro da regio colorida. a pupila. Mas, o que a pupila? Nada mais do que um orifcio que deixa passar a luz. Voc j saiu de um local escuro e entrou em outro ambiente bem claro? O que aconteceu? Provavelmente, voc ficou ofuscado, isto , deixou de enxergar por alguns segundos. A regio colorida de seus olhos conhecida como ris. Trata-se de uma delicada musculatura que faz sua pupila ficar grande ou pequena, de acordo com a quantidade de luz que ela recebe. Quando a quantidade de luz pequena, preciso aumentar esse orifcio para captar a maior quantidade possvel de energia luminosa. J quando a luminosidade grande, a ris diminui a pupila, tornando menor a entrada de luz, para seus olhos no receberem tanta "informao" ficando incapazes de transmiti-las ao crebro.

Partes internas do olho As estruturas transparentes, existentes no interior do olho, permitem que a luz atravesse o globo ocular e chegue at a retina, que sensvel ao estmulo da luz. Essas estruturas so: o cristalino, a crnea, o humor aquoso e o humor vtreo.

- cristalino: lente biconvexa coberta por uma membrana transparente. Situa-se atrs da pupila e e orienta a passagem da luz at a retina. Tambm divide o interior do olho em dois compartimentos contendo fluidos ligeiramente diferentes: (1) a cmara anterior, preenchida pelo humor aquoso e (2) a cmara posterior, preenchida pelo humor vtreo. Pode ficar mais delgado ou mais espesso, porque preso ao msculo ciliar, que pode torn-lo mais delgado ou mais curvo. Essas mudanas de forma ocorrem para desviar os raios luminosos na direo da mancha amarela. O cristalino fica mais espesso para a viso de objetos prximos e, mais delgado para a viso de objetos mais distantes, permitindo que nossos olhos ajustem o foco para diferentes distncias visuais. A essa propriedade do cristalino d-se o nome de acomodao visual. Com o envelhecimento, o cristalino pode perder a transparncia normal, tornando-se opaco, ao que chamamos catarata. - crnea: poro transparente da tnica externa (esclertica); circular no seu contorno e de espessura uniforme.

Sua superfcie lubrificada pela lgrima, secretada pelas glndulas lacrimais e drenada para a cavidade nasal atravs de um orifcio existente no canto interno do olho. - humor aquoso: fluido aquoso que se situa entre a crnea e o cristalino, preenchendo a cmara anterior do olho. - humor vtreo: fluido mais viscoso e gelatinoso que se situa entre o cristalino e a retina, preenchendo a cmara posterior do olho. Sua presso mantm o globo ocular esfrico. Estruturas de proteo dos olhos O globo ocular apresenta, ainda, anexos: as plpebras, os clios, as sobrancelhas ou superclios, asglndulas lacrimais e os msculos oculares. As plpebras so duas dobras de pele revestidas internamente por uma membrana chamada conjuntiva. Servem para proteger os olhos e espalhar sobre eles o lquido que conhecemos como lgrima. Os cliosou pestanas impedem a entrada de poeira e de excesso de luz nos olhos, e as sobrancelhas impedem que o suor da testa entre neles. As glndulas lacrimais produzem lgrimas continuamente. Esse lquido, espalhado pelos movimentos das plpebras, lava e lubrifica o olho. Quando choramos, o excesso de lquido desce pelo canal lacrimal e despejado nas fossas nasais, em direo ao exterior do nariz.

Mecanismo da viso Os raios de luz refletidos do objeto entram nos nossos olhos, atravessam as estruturas oculares - a crnea, a pupila, os humores, o cristalino e chegam ao fundo do olho, at a retina, onde existem clulas sensveis a luz. A imagem transformada em impulsos nervosos, enviada a travs do nervo ptico ao crebro. No crebro as informaes (cor, forma, tamanho e posio) so interpretadas fazendo com que a imagem do objeto em foco seja vista na posio correta. Sade visual Todo mundo tem algum na famlia ou pelo menos conhece algum que usa culos. Geralmente pensamos logo nos nossos avs, pois a maioria dos idosos tem dificuldade para enxergar. Mas ao contrrio do que se pensa, os problemas de viso ocorrem na infncia e adolescncia. Pesquisas revelam que 1 em cada 5 crianas

em idade escolar sofre de problemas de viso. Uma criana no tem como comparar se est enxergando bem ou no e dificilmente vai se queixar, o que pode trazer srios problemas para o aprendizado e a sade. Os sintomas podem ser: Dificuldade de leitura: Quando voc l um livro, preste ateno se precisa aproxim-lo dos olhos ou se necessrio afast-lo. Observe se as letras ficam meio embaadas, como se tivesse uma nuvem de fumaa sobre seus olhos. Piscamento: Observe se voc pisca muitas vezes ao focalizar algum objeto ou durante a leitura. Sensibilidade exagerada luz: Em ambientes claros a pessoa no consegue abrir os olhos totalmente, que em seguida comeam a lacrimejar. Terol Frequnte: uma inflamao geralmente localizada nas plpebras, como se fosse uma espinha grande, deixando a regio avermelhada e inchada. Dores de Cabea: Geralmente durante ou aps a leitura ou ao assistir televiso. Tonteiras: Tambm so frequntes durante a leitura.

Se voc tem algum desses sintomas deve consultar um oftalmologista que ir fazer alguns exames para confirmar se voc tem ou no problemas de viso. Se for confirmado, capaz de voc escutar uns nomes bem esquisitos como miopia, hipermetropia e astigmatismo. Mas no precisa se assustar. Esses so os nomes especficos para cada problema. Quer conhecer? Ento, confira abaixo: Miopia - Dificuldade de enxergar de longe Hipermetropia - Dificuldade de enxergar de perto Astigmatismo - A imagem fica desfocada, meio embaada devido a uma alterao na Crnea (camada transparente sobre a parte colorida).

Depois disso, certamente voc dever usar culos. E nem pensar em ficar chateado e achar que voc o nico, pelo contrrio, os culos vo te fazer enxergar tudo, bem direitinho. Seja de longe ou de perto. E alm do mais, hoje em dia, existem culos com armaes bem modernas. Podem ser coloridos, redondos ou quadrados, grandes ou pequenos. Existem at alguns em que as armaes so to fininhas que ficam quase imperceptveis. s escolher um que voc se sinta bem ou fazer uma coleo. J pensou que legal usar um culos diferente todo dia? Ento, nada de ficar com medo de ir ao mdico fazer o exame. Voc ver a vida com outros olhos.

Doenas dos olhos Conjuntivite Conjuntivite a inflamao da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das plpebras. Em geral, ataca os dois olhos, pode durar de uma semana a 15 dias e no costuma deixar sequelas. A

combinao de vrios sintomas pode estar presente na conjuntivite como: coceira, olhos avermelhados e lacrimejando em excesso, viso embaada e sensvel claridade, inchao das plpebras, e ainda pode ocorrer tambm dor de cabea, mal-estar geral e inflamao nos gnglios. As principais causas da conjuntivite so: Contaminao do olho com bactrias ou vrus.Os dois tipos de infeco so contagiosos. As virais so as que mais freqentemente causam epidemias. Irritao qumica outra causa de conjuntivite. Os causadores podem ser a poluio do ar, sabonetes, spray, maquiagens, cloro, produtos de limpeza, etc. Alguns indivduos apresentam conjuntivite alrgica(sazo nal), devido a alergia a polens.

A conjuntivite pode ser transmitida atravs do contado direto com secrees oculares de uma pessoa infectada transmitidos principalmente pelas mos, por toalhas, cosmticos ou indiretamente por meio de instrumentos, superfcies ou solues contaminadas. muito comum a contaminao dentro do meio familiar, isto , o contato direto e indireto de um indivduo infectado com outro da mesma famlia.

O glaucoma decorrente do acmulo de humor aquoso, resultando do aumento de presso dentro dos olhos.O nervo ptico a parte do olho que carrega a informao visual at o crebro. formado por mais de um milho de clulas nervosas. Quando se eleva a presso no olho, as clulas nervosas tornam-se comprimidas, o que as danifica, e eventualmente at causa sua morte. A morte destas clulas resulta em perda visual permanente. O diagnstico e o tratamento precoces do glaucoma podem prevenir esta situao. Catarata Ocorre, com mais frequncia em pessoas com mais de 50 anos. A catarata prejudica a viso porque o cristalino perde parte da sua transparncia. O tratamento geralmente cirrgico.

Tracoma uma inflamao que afeta a crnea e a conjuntiva. Essa doena causada por vrus. O tracoma uma doena contagiosa que se propaga de modo semelhante da conjuntivite, por meio das mos e de objetos

contaminados. Os sintomas so fotofobia (grande sensibilidade luz), dor e lacrimejamento.

Avitaminose A Isto , a falta de vitamina A no organismo, prejudica a recepo dos estmulos luminosos pelos sensores oculares. Essa deficincia vitamnica pode levar cegueira noturna e xeroftalmia (secura da crnea, que tambm pode levar a perda de viso).

Cuidados com os olhos Como vimos, os olhos tm estruturas prprias de proteo. Mas, mesmo assim, devemos ter alguns cuidados especiais com os olhos, consultando sempre o mdico: No usar culos sem receita mdica. No usar colrio sem recomendao mdica. Em caso de cisco, lavar o olho com cuidado, sem esfreg-lo. Procurar ler e escrever em lugar adequadamente iluminado. Ao assistir televiso e ao ler ou escrever, manter a distncia adequada. Da televiso, manter no mnimo 1,5 metros da tela. O livro ou o caderno devem estar a uma distncia de 30 cm dos olhos. Para usar o computador, posicionar-se entre 45 cm a 70 cm do monitor. A tela deve ter a sua altura regulada um pouco abaixo da altura dos olhos. Nunca olhar diretamente para o Sol, pois isso pode causar srios danos aos olhos. Evitar olhar diretamente para fonte intensa de luminosidade, farol de carro, por exemplo.

Audio Nossos ouvidos tambm nos ajudam a perceber o que est ocorrendo a nossa volta. Alm de perceberem os sons, eles tambm nos do informaes sobre a posio de nossos corpos, sendo parcialmente responsveis por nosso equilbrio. O pavilho auditivo (orelha externa) concentra e capta o som para podermos ouvir os sons da natureza, diferenciar os sons vindos do mar do som vindo de um automvel, os sons fortes e fracos, graves e agudos. Por possuirmos duas orelhas, uma de cada lado da cabea, conseguimos localizar a que distncia se encontra o emissor do som. Percebemos a diferena da chegada do som nas duas diferentes orelhas. Desse modo, podemos calcular a que distncia encontra-se o emissor. Nossas orelhas captam e concentram as vibraes do ar, ou melhor, as ondas sonoras, que passam para a parte interna do nosso aparelho auditivo, as orelhas mdias, onde a vibrao do ar faz vibrar nossos tmpanos - as membranas que separam as orelhas externas das mdias.

Essa vibrao, por sua vez, ser transmitida para trs ossculos, o martelo, a bigorna e o estribo. Atravs desses ossos, o som passa a se propagar em um meio slido, sendo assim transmitido mais rapidamente. Assim, a vibrao chega janela oval - cerca de vinte vezes menor que o tmpano - concentrando-se nessa regio e amplificando o som. Da orelha interna, partem os impulsos nervosos. Nosso aparelho auditivo consegue ampliar o som cerca de cento e oitenta vezes at o estmulo chegar ao nervo acstico, o qual levar a informao ao crebro. Quando movemos a cabea, movimentamos tambm os lquidos existentes nos canais semicirculares e no vestbulo da orelha interna. esse movimento que gera os estmulos que do informaes sobre os movimentos que nosso corpo est efetuando no espao e sobre a posio da cabea, transmitindo-nos com isso a noo de equilbrio.

A orelha e o equilbrio A orelha mais conhecida como o rgo do sentido da audio, mas ela tambm ajuda a manter o equilbrio a orientao postural e o senso de direo. Dentro da orelha interna, h um equipamento de percepo de equilbrio: os canais semicirculares, tambm chamados de labirinto que so preenchidos por lquido. Essas estruturas no participam do processo de audio. Quando movimentamos a cabea, o lquido se desloca dentro dos canais. O deslocamento desse lquido estimula nervos especficos, que enviam ao crebro informao sobre a posio do nosso corpo em relao ao ambiente. O nosso crebro interpreta a mensagem e comanda os msculos que atuam na manuteno do equilbrio do corpo.

Cuidados com os rgos auditivos Para este equipamento funcionar direitinho, cuide bem dele! O ouvido est sujo? Limpeza nele! Mas ATENO: nada de cotonete! Se no voc pode fazer o maior estrago no seu ouvido! Pea uma ajudinha a um adulto, para ele mostrar como voc deve fazer: s usar a prpria toalha e limpar apenas a parte de fora, na frente e atrs. Pode deixar que o mdico cuida da parte de dentro! Praia e piscina so uma delcia, e mergulhar melhor ainda. Mas cuidado: tente no deixar entrar gua no ouvido e seque-o depois que sair, virando a cabea de lado e fazendo uma leve presso. Mas se voc um grande mergulhador e no consegue ficar parado, pea a um adulto para lev-lo ao mdico; ele pode receitar um tampo feito sob medida para voc. Ouvido tambm "gasta", sabia? Se voc no cuidar bem do seu, pode ficar sem escutar direito... por isso, cuidado ao ouvir msica no walkman: o som muito alto faz mal aos delicados rgos auditivos, e pode at provocar dor de cabea e zumbido no ouvido. O melhor mesmo evitar os fones, ou ouvir baixinho. Se voc j viajou para regies de serra ou andou de avio, deve ter tido a sensao de ficar "surdo", no ? Isto acontece por causa da mudana de presso do ar: Para no incomodar muito, quando isto acontecer, voc pode engolir saliva vrias vezes, ou abrir bem a boca. Em uma viagem longa, legal chupar uma bala ou mascar chiclete. No estranhe se seu ouvido ficar "estalando"!

Poluio sonora Dizemos que h poluio sonora quando os rudos incomodam por serem altos demais para o nosso sistema auditivo. A audio humana, em nveis normais, capta sons a partir de 10 ou 15 decibis. At cerca de 80 a 90 decibis, os sons so inofensivos audio humana. Acima dessa medida, podem provocar dores de cabea, irritabilidade e insnia e, sobretudo, diminuio da capacidade auditiva.

Segundo a OMS, o volume sonoro nas cidades no deve ultrapassar 70 decibis, para evitar a poluio sonora. Olfato Podemos adivinhar o que est no forno apenas pelo cheiro que sentimos no ar da cozinha. Esse o sentido do olfato. Partculas sadas dos alimentos, de lquidos, de flores, etc. chegam ao nosso nariz e se dissolvem no tecido que reveste a regio interna do teto da cavidade nasal, a mucosa olfatria. Ali a informao transformada, para ser conduzida, atravs do nervo olfatrio, at o crebro, onde ser decodificada.

A capacidade do nosso olfato significativa. Podemos distinguir milhares de odores diferentes e identificar substncias que tm cheiro forte, mesmo quando muito diludas. Em relao ao sentido do olfato de outros animais, o nosso no pode ser considerado um dos mais desenvolvidos. O cachorro, por exemplo, tem o olfato muito mais apurado.

Paladar Mesmo com os olhos vendados e o nariz tapado, somos capazes de identificar um alimento que colocado dentro de nossa boca. Esse sentido o paladar. Partculas se desprendem do alimento e se dissolvem na nossa boca, onde a informao transformada para ser conduzida at o crebro, que vai decodific-la. Os seres

humanos distinguem as sensaes de doce, salgado, azedo e amargo atravs das papilas gustativas, situadas nas diferentes regies da lngua.

Para sentirmos os diferentes sabores, os grupamentos atmicos dos alimentos so dissolvidos pela gua existente em nossa boca e estimulam nossos receptores gustativos existentes nas papilas.

Atuao do olfato em conjunto com o paladar Quando mastigamos uma goiaba, tambm sentimos o cheiro que ela exala. Isso ocorre porque as partculas da substncia que compe a fruta a essncia so captadas pelo sentido olfativo. O fato que podemos detectar pelo olfato a essncia da fruta nos possibilita identificar o sabor da goiaba. pelo olfato que identificamos os sabores especficos, por exemplo, da pra e da goiaba, mesmo ambas sendo doces. Quando ficamos gripados, podemos constatar a atuao conjunta do olfato e do paladar. Um dos sintomas da gripe ou do resfriado a produo de muito muco pelo nariz. Isso dificulta a circulao de ar (que carrega as partculas das substncias) pela cavidade nasal. O ar no chega as clulas olfativas, prejudicando a percepo dos cheiros. Nessas ocasies temos a percepo de que os alimentos, at os mais saborosos, perderam o gosto.

Tato J a nossa pele nos permite perceber a textura dos diferentes materiais, assim como a temperatura dos objetos, pelas diferenas de presso, captando as variaes da energia trmica e ainda as sensaes de dor. Podemos sentir a suavidade do revestimento externo de um pssego, o calor do corpo de uma criana que seguramos no colo e a maciez da pele de um corpo que acariciamos. Sem essas informaes, nossas sensaes de prazer seriam diminudas, poderamos nos queimar ou nos machucaramos com frequncia. Essa forma de percepo do mundo conhecida como tato. Os receptores do tato percebem as diferenas de presso (receptores de presso), traduzem informaes recebidas pelo contato com diferentes substncias qumicas, percebem tambm a transferncia de energia trmica que ocorre de um corpo para outro (receptores de calor).

Lendo com as pontas dos dedos Os deficientes visuais podem ler textos, algarismos, notas musicais etc. e tambm redigir os seus prprios textos pelo sistema braile. O alfabeto desse sistema constitudo de pequenos pontos salientes em uma folha de papel. A leitura feita por leve presso da ponta dos dedos sobre os pontos para a percepo de sua posio e nmero. A escrita realizada por perfurao do papel por um instrumento apropriado. Isso possvel grande concentrao de receptores sensveis s presses na ponta dos dedos. O sistema braile utilizado internacionalmente e em todos os idiomas. Ele permite a representao de letras e de diversos outros sinais.

Nossos sentidos nos informam, de vrias maneiras, sobre o que est acontecendo a nossa volta. Podemos ver e ouvir, cheirar e sentir sabores. Podemos sentir a textura e a temperatura das coisas que tocamos. Nossos sentidos so impressionados pela matria e a energia e, assim, nosso organismo entra em contato com o meio ambiente. No entanto, nossos rgos dos sentidos so limitados, percebem apenas uma determinada quantidade de comprimentos de ondas luminosas, sonoras, etc. Do mesmo modo, nosso corpo suporta somente uma determinada quantidade de presso. Mas o homem passou a criar instrumentos para ampliar a sua percepo do mundo, podendo enxergar objetos cada vez menores e maiores, compreender e identificar ultra-sons e infra-sons. Com a possibilidade de um novo olhar, o homem foi encontrando novos problemas, levantando novas hipteses, chegando a novas concluses e conhecendo novas realidades.

Sistema Nervoso Na nossa relao com o mundo, o tempo inteiro somos estimulados e respondemos aos elementos do ambiente. A cada estmulo externo (como o cheiro de um alimento ou o som de uma buzina) e mesmo interno (como dor ou sensao de fome), o organismo reage, ou seja, de certo modo responde a essas perguntas: De onde vem o estmulo? Como meu corpo reage a esse estmulo? Isto me far bem ou mal? J tive essa sensao antes? Esse processo ocorre no sistema nervoso central de maneira to instantnea que a nossa conscincia no tem como identificar todas as suas etapas, nem os milhares de estmulos que o corpo recebe a todo instante. Para compreender melhor como percebemos os estmulos externos e como respondemos a eles, fundamental reconhecer o sistema que forma a rede de comunicao do corpo. Por que precisamos de um sistema nervoso?

Seu crebro o rgo mais importante de seu corpo. Ele controla tudo o que voc faz, seus movimentos, seus pensamentos e sua memria. Muitas vezes ele no age diretamente, mas pode controlar pequenas quantidades de substncias qumicas do sangue, que, por sua vez, tm um forte efeito sobre outra parte do corpo. Embora parea muito simples, o crebro imensamente complicado. E uma massa de tecido esbranquiado, bastante mole ao tato, que ocupa cerca de metade do volume da cabea. Fica posicionado no alto da cabea, acima dos olhos e dos ouvidos, estendendo para trs e para a parte inferior da cabea. Quase to importante quanto o crebro o restante do sistema nervoso. A medula espinhal estende-se do crebro para baixo, ao longo da coluna, O crebro e a medula espinhal formam o sistema nervoso central. Ao longo do comprimento da medula espinhal saem nervos semelhantes a fios que se dividem e se ligam com quase todas as partes do corpo. Os nervos transportam mensagens dos rgos dos sentidos para o crebro, e tambm instrues do crebro para outras partes do corpo. O crebro funciona como uma rede telefnica complicada, mas muito compacta, com um complexo fluxo de mensagens que chegam, so selecionadas e depois dirigidas a seu destino apropriado.

As membranas protetoras do crebro Por ser um rgo to importante, o crebro precisa de boa proteo contra acidentes. Ficando em p, o ser humano mantm o crebro e a cabea afastados

de choques e batidas. Mesmo assim, necessria uma proteo muito confivel. Por isso o crebro fica alojado no crnio, uma dura caixa ssea. Embora de paredes finas, o crnio muito resistente devido a sua forma arredondada. Uma das formas mais fortes que se conhece uma bola rgida. Um ovo, por exemplo, extremamente resistente, considerando-se como fina sua casca. Assim, o mole e delicado crebro protegido contra danos externos diretos pelo resistente crnio. Entretanto, mesmo sendo o crnio rgido e forte, um abalo violento poderia balanar o crebro e causar-lhe danos. preciso, ento, maior proteo, que dada por trs membranas, denominadas meninges, que recobrem completamente o crebro. A membrana mais externa chamada de dura-mter, que fornece uma boa proteo e apoio devidos a sua constituio forte e coricea.

Junto ao crebro h uma outra membrana, denominada pia-mter, muito mais fina, que acompanha cada depresso e cada elevao da superfcie do crebro. Entre essas duas membranas h uma terceira, de constituio esponjosa, a aracnide. Os espaos desta membrana so preenchidos por um liquido no qual flutua todo o crebro, fornecendo a camada protetora final. H ainda grandes espaos dentro do crebro, que tambm so preenchidos com o mesmo liquido da aracnide, de modo que o delicado tecido do crebro no se deforma quando movemos nossa cabea. A medula espinhal A medula espinhal uma extenso do crebro, estendendo-se da base do crnio at logo abaixo das costelas. E uma haste de tecido cerebral, com um pequeno canal passando atravs de todo seu comprimento. Toda a medula coberta por membranas, tal como o crebro, e tambm banhada por dentro e por fora com o mesmo lquido protetor do crebro. Como o crebro, a medula espinhal precisa de proteo. Enquanto o crebro est seguramente encerrado em um crnio rgido, a medula espinhal est cercada por um conjunto de ossos chamados vrtebras. Estes formam a coluna vertebral, que capaz de flexionar-se quando nos dobramos ou movemos. Ao mesmo tempo, a coluna vertebral tem que ser forte o suficiente para suportar o peso do corpo e dar proteo segura coluna espinhal. Poderia parecer que flexibilidade, fora e proteo de seu frgil contedo no poderiam ser obtidos pela coluna vertebral, mas sua construo engenhosa toma tudo isso possvel.

A coluna vertebral constituda por mais de duas dzias de vrtebras em forma de anel. A medula espinhal passa atravs do buraco existente no centro de cada uma das vrtebras, e completamente protegida pelos arcos sseos. As protuberncias sseas das vrtebras articulam-se de maneira que cada vrtebra pode mover-se apenas um pouco, para no apertar ou machucar a medula espinhal. Entre cada par de vrtebras h pequenas aberturas atravs das quais os nervos podem passar, ramificando-se a partir da prpria medula espinhal. A complicada estrutura da coluna mantida unida por flexveis cordes de ligamento e por msculos poderosos.

A estrutura do encfalo O encfalo se parece com uma noz grande, de cor rosa clara. Sua superfcie profundamente enrugada e cheia de dobras, e sua parte superior est quase dividida em duas partes por um sulco muito profundo. Essa superfcie enrugada ocupa a maior parte do encfalo e chamada de crebro. Na maioria dos animais o crebro bem pequeno, mas no homem ele cresceu tanto que cobre todo o resto do encfalo.

O crebro, junto com outras partes do encfalo, cresce do tronco cerebral, que uma expanso no topo da medula espinhal. Um pouco mais abaixo do tronco cerebral est o cerebelo, com apenas 1/8 do tamanho do crebro, mas bastante semelhante em sua aparncia exterior. E at mesmo mais enrugado, e est colocado diretamente na parte de trs da cabea. O tlamo e o hipotlamo, outras partes menores do encfalo, tambm crescem do tronco cerebral, sendo completamente cobertos pela massa do crebro. Uma srie de grandes espaos, ou ventrculos, atravessam toda a estrutura do crebro, e so preenchidos com lquido.

O tronco cerebral O tronco cerebral, onde se localiza o bulbo, algumas vezes chamado de a parte mais velha do crebro, porque a principal parte do crebro na maioria dos animais primitivos. Controla a maior parte das funes importantes do corpo, e o sistema de sustentao da vida. Se o tronco cerebral no for prejudicado, realmente possvel o corpo permanecer vivo por algum tempo, mesmo depois que o resto do crebro tenha sido destrudo. O tronco cerebral atua junto com a medula espinhal para controlar as funes vitais, como o batimento regular do corao, a presso sangunea e a respirao. Mas a funo mais importante do tronco cerebral controlar a conscincia, desligando as atividades do crebro quando dormimos e ligando quando acordamos. Mesmo quando dormimos o tronco cerebral controla e confere nossas atividades vitais, mantendo o corpo funcionando.

O tronco cerebral trabalha como um computador, continuamente conferindo e controlando as informaes que entram no crebro atravs do sistema nervoso; em seguida ele age em cima dessa informao liberando as mensagens para que o sistema nervoso controle o corpo inteiro. No tomamos conscincia de todas essas atividades; podemos apenas notar seus efeitos. O tronco cerebral controla funes, como a respirao, automaticamente.

Cerebelo Se localiza abaixo do crebro. Coordena, com o crebro, os movimentos do corpo. responsvel pelo equilbrio do corpo, pois est ligado a alguns canais da orelha interna. Alm disso, mantm o tnus muscular, isto , regula o grau de contrao muscular dos msculos em repouso. Como as mensagens passam pelos neurnios Um sinal carregado por um neurnio pode parecer com uma corrente eltrica sendo carregada atravs de um fio, mas na realidade bem diferente. Uma minscula carga eltrica produzida, mas o movimento do sinal ao longo de um axnio mais semelhante queima de um estopim de plvora. O sinal move-se com uma velocidade entre 1,5 metros e 90 metros por segundo. O axnio um tubo fino cheio de substncias qumicas dissolvidas em gua. Muitos tm a parte exterior coberta com uma camada de material gorduroso, como um isolamento eltrico. A passagem de um sinal ao longo do axnio envolve o movimento de ons, ou minsculas partculas eletricamente carregadas de dois elementos metlicos: sdio e potssio. Normalmente h mais potssio do lado de dentro de um axnio e mais sdio do lado de fora. Quando passa um sinal, a membrana que cobre o axnio se altera, permitindo aos ons escoarem atravs dela, causando uma mudana sbita nas propriedades eltricas nesse ponto. Essas mudanas oscilam ao longo do axnio como uma onda.

Quando o sinal alcana a sinapse, ele deve cruzar um pequeno intervalo para alcanar o prximo neurnio. Minsculas bolhas nas ramificaes da extremidade dos axnios contm substncias qumicas, chamadas transmissores. Estas so liberadas quando atingidas pelos sinais e ento atravessam o intervalo da sinapse. Quando contatam os dendritos da clula seguinte, do incio ao movimento do sdio e do potssio, transmitindo o sinal. Agora o primeiro neurnio volta ao estado de descanso normal, esperando por outro sinal. Os transmissores qumicos que carregam um sinal atravs do intervalo da sinapse podem ser de dois tipos diferentes. Alguns so chamados de substncias qumicas excitadoras. Estas so as substncias que passam a mensagem para o prximo neurnio, que em seguida, comea as mudanas eltricas que daro origem a sinais a serem produzidos e passados ao longo do axnio. Os outros transmissores so chamados de substncias qumicas inibidoras. Sua funo evitar que um sinal seja produzido em outro neurnio.

Milhares de neurnios esto em contato com os outros atravs de sinapse, e muitos estaro produzindo sinais excitadores ou inibidores, O neurnio no produzir nenhum sinal a menos que receba mais mensagens excitadoras ("liga") do que inibidoras ("desliga").Um sinal de um ou dois neurnios no suficiente para acionar um outro - ele deve receber vrios sinais de uma vez. Isto significa que quaisquer sinais ocasionais de milhares de neurnios ao redor no causaro uma mensagem falsa a ser passada. E quase como o princpio da votao, onde o neurnio precisa dos "votos" de uma srie de outros neurnios antes de ser capaz de emitir um sinal.

Rotas atravs do sistema nervoso A atividade eltrica dos neurnios no tem lugar apenas no crebro. Os nervos espalham-se pelo corpo todo desde o alto da cabea at a ponta dos dedos dos ps. So feixes de axnios, ou fibras nervosas, dividindo-se e tomando-se mais finos quanto mais afastados esto do crebro ou da medula espinhal. Os corpos das clulas dos neurnios esto agrupados na massa cinzenta, na superfcie do crebro, na massa cinzenta similar, na parte interna da medula espinhal, e em pequenos ndulos chamados gnglios, perto da coluna vertebral. As mensagens dos rgos dos sentidos, situados nos olhos, nariz, ouvidos e boca, dos rgos do tato, espalhados por toda a superfcie do corpo, e at mesmo em alguns rgos internos, chegam ao crebro atravs do sistema nervoso. Os neurnios que carregam essas mensagens para o crebro so chamados neurnios sensoriais. Outros sinais passam do crebro e da medula espinhal de volta para todo o corpo, sendo carregados pelos chamados neurnios motores.

Os sinais passam ao longo de todo o sistema muito rapidamente, mas no to depressa quanto em um circuito eltrico normal. Leva um certo tempo para os sinais serem carregados atravs da sinapse pelas substncias qumicas transmissoras. Por esta razo os axnios dos nervos so imensamente compridos de maneira que a mensagem possa ser levada to rpido quanto possvel, sem ser retardada por sinapses desnecessrias.

A rede neurnica difcil perceber como podem ser complicadas as conexes das clulas nervosas. Os terminais das ramificaes de um axnio no apenas tocam a clula mais prxima mas podem tambm estar em contato com outras 50.000 clulas ou mais. Sabemos que as mensagens passam de um neurnio para o seguinte na rede de clulas e que sinais repetidos geralmente passam pelo mesmo caminho. Se queremos dizer a palavra "crebro", as instrues para a fala vm do crebro e passam ao longo de uma srie de caminhos especiais. Se queremos dizer "crebro" em voz mais baixa ou mais alta os msculos da caixa da voz (laringe) devem ser instrudos para se moverem de maneiras diferentes; ento, as mensagens devem passar por caminhos diferentes. O crebro pode selecionar diferentes conjuntos de caminhos para obter resultados semelhantes. Por causa dessa habilidade, as pessoas podem, muitas vezes, sobrepujar danos cerebrais, aprendendo a usar partes diferentes do crebro para duplicar as funes das partes prejudicadas. Isso importante para ns, porque, ao contrrio de outras clulas do corpo, as clulas do crebro no podem crescer ou regenerar-se depois do nosso nascimento. Clulas cerebrais esto morrendo a cada

minuto, mas temos as remanescentes tomando o seu lugar e geralmente no notamos qualquer efeito prejudicial.

Os reflexos O controle cerebral essencial para muitas de nossas funes, mas em algumas situaes necessrio que o corpo reaja muito rapidamente, na verdade, sem esperar instrues. Essas reaes de emergncia so chamadas reflexos. Afastar o dedo de uma picada de alfinete uma reao muito comum para evitar ferimentos. Isso acontece rapidamente, antes mesmo que possamos perceber o que houve. um reflexo.

Mini rgos sensoriais da pele chamados receptores, registram a picada do alfinete e imediatamente passam os sinais para os nervos que correm pelo brao em direo medula espinhal. Os sinais so ento transmitidos para outras fibras nervosas (neurnios) que os carregam para a massa cinzenta dentro da medula espinhal. Na medula, os sinais saem em duas direes. Alguns contatam fibras nervosas que os conduzem diretamente de volta aos msculos do brao. Eles fazem os msculos do brao reagirem violentamente, afastando a mo para longe da picada do alfinete. Enquanto isso, os outros sinais originais ainda esto sendo levados ao crebro, atravs da medula espinhal. Uma frao de segundo mais tarde percebemos que fomos picados. E di. O crebro instrui agora a cabea e os olhos para se moverem e observarem o ferimento. Algumas vezes temos que levar uma picada quando recebemos uma vacina, por exemplo. Contudo, sabemos disso com antecedncia, e, embora a picada da agulha acione um reflexo, o crebro manda uma mensagem inibidora pela medula espinhal. Ento o reflexo contido antes de ser completado e o brao, portanto, no se afasta da picada.

O sistema nervoso perifrico

O Sistema Nervoso Perifrico constitudo pelos nervos e gnglios nervosos e sua funo conectar o sistema nervoso central s diversas partes do corpo humano.

Nervos e gnglios nervosos Nervos so feixes de fibras nervosas envoltas por uma capa de tecido conjuntivo. Nos nervos h vasos sanguneos, responsveis pela nutrio das fibras nervosas. As fibras presentes nos nervos podem ser tanto dendritos como axnios que conduzem, respectivamente, impulsos nervosos das diversas regies do corpo ao sistema nervoso central e vice-versa. Gnglios nervosos so aglomerados de corpos celulares de neurnios localizados fora do sistema nervoso central. Os gnglios aparecem como pequenas dilataes em certos nervos.

Nervos sensitivos, motores e mistos Nervos sensitivos so os que contm somente fibras sensitivas, que conduzem impulsos dos rgos sensitivos para o sistema nervoso central. Nervos motores so os que contm somente fibras motoras, que conduzem impulsos do sistema nervoso central at os rgos efetuadores (msculos ou glndulas). Nervos mistos contm tanto fibras sensitivas quanto motoras.

O sistema nervoso autnomo Algumas das atividades do sistema nervoso, como o pensamento e o controle dos movimentos, so muito bvias para ns. Mas o sistema nervoso tambm est trabalhando, sem que o percebamos, no controle dos rgos internos. Esta a responsabilidade de uma parte especial do sistema nervoso chamada sistema nervoso autnomo, que regula a circulao sangunea, a digesto, a respirao, os rgos reprodutores e a eliminao dos resduos do organismo. Tambm controla glndulas importantes que tm efeitos poderosos sobre o corpo. O sistema nervoso autnomo trabalha independentemente da maior parte do crebro e suas clulas esto agrupadas em gnglios prximos da coluna vertebral. Ele opera inteiramente por reflexos e, embora o tronco cerebral tambm esteja envolvido em suas atividades, no temos conscincia disso.

Esse sistema est dividido em duas partes, o sistema nervoso simptico e parassimptico, que trabalham um em oposio ao outro. Um dos sistemas estimulam um rgo, uma glndula, por exemplo, fazendo-a trabalhar bastante, o outro sistema faz cessar esse trabalho. Primeiro um comea; depois o outro, e o resultado que o rgo mantido trabalhando no nvel correto. O trabalho do sistema nervoso simptico pode ser observado quando estamos bravos ou assustados; sua ao faz o corao bater mais rpido e a respirao tornar-se mais profunda. As pupilas dos olhos dilatam-se e nos tornamos plidos medida que o sangue drenado da pele para alimentar os msculos de que podemos precisar para uma reao qualquer. Isso tudo acontece porque o sistema simptico foi, acionado, fazendo o corpo ficar pronto para uma emergncia.

As funes do crtex Os msculos dos nossos rgos internos trabalham automaticamente, mas a maioria dos nossos msculos trabalham apenas quando queremos mov-los. Estes so os msculos voluntrios. Os movimentos voluntrios, como caminhar, mover os braos ou usar os dedos, so diretamente controlados pelo crebro. Uma estreita faixa de crtex que atravessa o topo de nosso crebro, chamado de crtex motor, est em ligao direta com os nossos movimentos. O crtex motor recolhe informaes de outras partes do crebro, incluindo os sinais dos rgos dos sentidos. Quando a deciso de mover um msculo ou uma srie de msculos tomada, o crtex transmite suas instrues para a parte apropriada do corpo. Partes diferentes do crtex motor tm funes especiais, cada uma controlando os movimentos de certas partes do corpo. Partes importantes e complexas, tais como mos e lbios, requerem um controle muito cuidadoso e os muitos neurnios necessrios para esse trabalho ocupam grandes reas do crtex. Partes menos complicadas precisam de menos controle e, portanto, h reas menores de crtex

destinadas a elas. Da mesma maneira que o movimento controlado pelo crtex motor, partes especiais do crtex sensorial so responsveis pelo tato. Outras partes cuidam da viso, da audio e de todos os outros sentidos.

Onde ocorre o pensamento O movimento e os sentidos ocupam apenas duas estreitas faixas transversais do crtex cerebral. O resto do crtex no tem funes to facilmente reconhecveis. Contm as reas de associao, e onde, provavelmente, ocorre o pensamento. Por "pensamento", queremos dizer o exame e a interpretao do enorme nmero de sinais que chegam ao crebro, e a deciso de qualquer ao a ser efetuada - ou, s vezes, a deciso de no agir. Algumas funes, entre elas a fala, esto espalhadas pelo crtex em pequenas reas. A fala tambm controlada por vrias reas diferentes do crebro, alm de uma parte do crtex. A maneira pela qual as reas de associao trabalham ainda no bem compreendida. Algumas vezes grandes partes do crebro podem ser afetadas, por doena ou por acidente, sem provocar muitos problemas; por outro lado, danos em pequenas partes podem originar graves distrbios. Na realidade, a maneira pela qual o crebro funciona muito mais complicada do que parece primeira vista. Partes muito grandes do crebro parecem no ter nenhuma finalidade aparente, mas, como os neurnios esto de tal maneira interligados, acredita-se que todas as partes do crebro tm alguma funo. Talvez parte dessa "reserva" cerebral comece a ser usada para substituir os neurnios que vo morrendo medida que envelhecemos.

Sistema Endcrino O que define a hora de o beber nascer? O que determina que a me produza leite para alimentar o seu beb? O que indica que as pessoas no so mais crianas e se tornam adultos sexualmente maduros com caractersticas de machos e fmeas? O que coordena e integra as funes e as atividades do corpo? Todas as funes e atividades do nosso corpo so coordenadas e integradas pelo sistema nervoso e pelo sistema endcrino (hormonal). O sistema endcrino composto de vrias glndulas que se situam em diferentes pontos do nosso corpo. Glndulas so estruturas que produzem substncias que tem determinada funo no nosso corpo.

As glndulas endcrinas e as suas funes As glndulas endcrinas produzem e lanam no sangue substncias reguladoras denominadas hormnios estes, ao serem lanados no sangue, percorrem o corpo at chegar aos rgos-alvo sobre os quais atuam.

Hipfise A hipfise pode ser considerada a glndula-mestre do nosso corpo. Ela produz vrios hormnios e muitos deles estimulam o funcionamento de outras glndulas, com a tireide, as supra-renais e as glndulas-sexuais (ovrios e testculos). O hormnio do crescimento um dos hormnios produzidos pela hipfise. O funcionamento do corpo depende do equilbrio hormonal. O excesso, por exemplo, de produo do hormnio de crescimento causa uma doena chamada gigantismo (crescimento exagerado) e a falta dele provoca o nanismo, ou seja, a falta de crescimento do corpo.

Outro hormnio presente no corpo humano e tambm produzido pela hipfise o antidurtico (ADH). Essa substncia permite ao corpo economizar gua na excreo (formao de urina).

Tireide

A tireide produz a tiroxina, hormnio que controla a velocidade de metabolismo do corpo. Se ocorrer hipertireoidismo, isto , funcionamento exagerado da tireide, todo o metabolismo fica acelerado: o corao bate mais rapidamente, a temperatura do corpo fica mais alta que o normal; a pessoa emagrece porque gasta mais energia. Esse quadro favorece o desenvolvimento de doenas cardacas e vasculares, pois o sangue passa a circular com maior presso. Pode ocorrer o bcio, ou seja, um papo causado pelo crescimento exagerado da tireide. Tambm pode aparecer a exoftalmia, isto , os olhos ficam saltados.

Se a tireide trabalha menos ou produz menor quantidade de tiroxina que o normal, ocorre ohipotireoidismo, e o organismo tambm se altera: o metabolismo se torna mais lento, algumas regies do corpo ficam inchadas, o corao bate mais vagarosamente, o sangue circula mais

lentamente, a pessoa gasta menos energia, tornando-se mais propensa obesidade, as respostas fsicas e mentais tornam-se mais lentas. Aqui, tambm pode ocorre o bcio. Quando o hipotireoidismo ocorre na infncia, pode provocar um retardamento fsico e mental. Um das possveis causas dessa doena a falta (ou insuficincia) de iodo na alimentao, j que o iodo um elemento presente na composio da tiroxina. Na maioria dos pases assim como no Brasil, existem leis que obrigam os fabricantes de sal de cozinha a adicionar iodo nesse produto. Com tal medida, garante-se que a maioria das pessoas consuma diariamente a quantidade necessria de iodo.

Paratireides As paratireides so quatro glndulas localizadas em volta da tireide. Elas produzem o paratormnio, hormnio que regula a quantidade de clcio e fsforo no sangue.

Supra-renais As supra-renais, duas glndulas que se situam acima dos rins, produzem adrenalina, tambm conhecida como hormnio das situaes de emergncia. A adrenalina prepara o corpo para a ao, ou seja, em termos biolgicos, para atacar ou fugir.

Os principais efeitos da adrenalina no organismo so: Taquicardia (o corao dispara e impulsiona mais sangue para os braos e pernas, dando-nos capacidade de correr mais ou de nos exaltar mais em uma situao tensa, como uma briga); Aumento da frequncia respiratria e da taxa de glicose no sangue (isso permite que as clulas produzam mais energia);

Contrao dos vasos sanguneos da pele (o organismo envia mais sangue para os msculos esquelticos) por essa razo, ficamos plidos de susto e tambm gelados de medo!

Pncreas O pncreas produz dois hormnios importantes na regulao da taxa de glicose (acar) no sangue: a insulina e o glucagon. A insulina facilita a entrada da glicose nas clulas (onde ela ser utilizada para a produo de energia) e o armazenamento no fgado, na forma de glicognio. Ela retira o excesso de glicose do sangue, mandando-o para dentro das clulas ou do fgado. Isso ocorre, logo aps as refeies, quando a taxa de acar sobe no sangue. A falta ou a baixa produo de insulina provoca o diabetes, doena caracterizada pelo excesso de glicose no sangue (hiperglicemia).

J o glucagon funciona de maneira oposta insulina. Quando o organismo fica muitas horas sem se alimentar, a taxa de acar no sangue cai muito e a pessoa pode ter hipoglicemia, que d a sensao de fraqueza, tontura, podendo at desmaiar. Quando ocorre a hipoglicemia o pncreas produz o glucagon, que age no fgado, estimulando-o a quebrar o glicognio em molculas de glicose. A glicose , ento enviada para o sangue, normalizando a taxa de acar. Alm de hormnios, o pncreas produz tambm o suco pancretico, que lanado no intestino delgado e desempenha um papel muito importante no processo digestivo.

Glndulas sexuais As glndulas sexuais so os ovrios (femininos) e os testculos (masculinos). Os ovrios e os testculos so estimulados por hormnios produzidos pela hipfise. Enquanto os ovrios produzem estrognio e progesterona, os testculos produzem testosterona. O mecanismo de feedback A regulao hormonal obedece a um equilbrio dinmico que se estabelece por meio da retroalimentao ou do feedback, ou seja, do mecanismo atravs do qual o efeito controla a causa. Quando a taxa de um determinado hormnio no sangue est alta, a glndula que produz esse hormnio inibida e pra de produzi-lo. Da mesma maneira, quando a tava est abaixo do nvel normal, a glndula recebe estmulo para produzir esse hormnio. Graas retroalimentao, o funcionamento ajustado s necessidades do organismo e, assim, um hormnio no produzido em quantidade excessiva, no havendo desperdcio de energia.

Sistema Esqueltico Pense na quantidade de movimentos que voc realiza todos os dias, desde a hora em que acorda at o momento em que vai dormir novamente. Voc levanta da cama, escova os dentes, leva os alimentos do caf da manh at boca, mastiga, vai escola, volta, faz ginstica, corre, usa as mos para segurar algum objeto, passeia, espirra, boceja, empurra e puxa objetos, ensaia passos de dana ao ouvir msica, joga basquete, pratica qualquer outro esporte...

Funo do esqueleto O esqueleto humano adulto constitudo por cerca de 200 ossos. O esqueleto sustenta o corpo, protege rgos diversos e est associado a muitos dos movimentos que executamos. O ser humano e os outros animais vertebrados se locomovem das mais diversas formas e para os mais diversos fins. O esqueleto sseo, alm de sustentao corporal, apresenta trs importantes funes: Reservas de sais minerais, principalmente de clcio e fsforo, que so fundamentais para o funcionamento das clulas e devem estar presentes no sangue. Quando o nvel de clcio diminui no sangue, sais de clcio so mobilizados dos ossos para suprir a deficincia. Determinados ossos ainda possuem medula amarela (ou tutano). Essa medula constituda principalmente por clulas adiposas, que acumulam gorduras como material de reserva. No interior de

alguns ossos (como o crnio, coluna, bacia, esterno, costelas e as cabeas dos ossos do brao e coxa), h cavidades preenchidas por um tecido macio, a medula ssea vermelha, onde so produzidas as clulas do sangue: hemcias, leuccitos e plaquetas.

Crescimento sseo H um esqueleto cartilaginoso durante a vida embrionria, o qual ser quase totalmente substitudo por um esqueleto sseo. o que se denomina ossificao endocondral (do grego endos, dentro, echondros, cartilagem).

Os ossos comeam a se formar a partir do segundo ms da vida intra-uterina. Ao nascer, a criana j apresenta um esqueleto bastante ossificado, mas as extremidades de diversos ossos ainda mantm regies cartilaginosas que permitem o crescimento. Entre os 18 e 20 anos, essas regies cartilaginosas se ossificam e o crescimento cessa. Nos adultos, h cartilagens em locais onde a

flexibilidade importante (na ponta do nariz, orelha, laringe, parede da traquia e extremidades dos ossos que se articulam).

Ossos longos Observe o esquema a seguir, que mostra a estrutura de um osso longo. Podemos perceber que esse osso apresenta: Epfises as extremidades do osso, recobertas por cartilagem; Peristeo a membrana fibrosa que reveste externamente o osso; Difise a poro do osso situada entre as epfises e envolvida pelo peristeo. Canal sseo o canal onde se encontra a medula ssea. Os ossos so rgos formados por vrios tipos de tecido. O peristeo, por exemplo, uma membrana fibrosa de tecido conjuntivo. A medula ssea vermelha tambm formada por um tipo de tecido conjuntivo e pode ser encontrada nas costelas e nas vrtebras; ela produz clulas do sangue. Na difise de ossos longos como o fmur, encontra-se a medula ssea amarela, que armazena gorduras, o tutano. Mas o tecido sseo que confere a rigidez caracterstica dos ossos. Nele se encontram clulas como os ostecitos. Entre as clulas, existe a matriz ssea, que representa o material intercelular, constituda, basicamente, de sais de clcio e de fsforo, alm de protenas chamadas colgeno. Os sais de clcio e as protenas do tipo colgeno so responsveis pela rigidez do tecido sseo.

Forma dos ossos Quanto forma, os ossos podem ser longos, curtos e chatos. Os ossos longos apresentam o comprimento maior que a largura e a espessura. Exemplos: o fmur (o osso da coxa), o mero (o osso do brao) e a tbia (um dos ossos da perna). Os ossos curtos apresentam comprimento, largura e espessura quase iguais. Exemplos: a patela, popularmente chamada de rtula (osso do joelho)., os ossos do carpo (alguns dos ossos da mo) e do tarso (alguns dos ossos do p). Os ossos chatos so finos e achatados. Exemplos: a escpula, osso situado na regio do ombro, as costelas e os ossos do crnio.

Juntas e Articulaes Juntas o local onde dois ossos se tocam. Algumas so fixas (ex.: crnio), onde os ossos esto firmemente unidos entre si. Em outras juntas (ex.: articulaes), os ossos so mveis, permitindo ao esqueleto realizar movimentos. H vrios tipos de articulaes:

Tipo "bola-e-soquete" - Nos ombros, possibilitando movimentos giratrios dos braos.

Tipo "dobradia" - Nos joelhos e cotovelos, permitindo dobrar.

Articulao Os ossos de uma articulao tm de deslizar um sobre o outro suavemente e sem atrito, ou se gastariam. Os ossos de uma articulao so mantidos em seus devidos lugares por meio de cordes resistentes, constitudos por tecido conjuntivo fibroso: os ligamentos, que esto firmemente aderidos s membranas que revestem os ossos.

Diviso do esqueleto O esqueleto humano pode ser dividido em trs partes principais: Cabea

O crnio uma estrutura ssea que protege o crebro e forma a face. Ele formado por 22 ossos separados, o que permite seu crescimento e a manuteno da sua forma. Esses ossos se encontram ao longo de linhas chamadas suturas, que podem ser vistas no crnio de um beb ou de uma pessoa jovem, mas que desaparecem gradualmente por volta dos 30 anos.

A maioria dos ossos cranianos formam pares, um do lado direito e o outro do lado esquerdo. Para tornar o crnio mais forte, alguns desses pares, como os dos ossos frontais, occipitais e esfenides, fundem-se num osso nico. Os pares de ossos cranianos mais importantes so os parietais, temporais, maxilares, zigomticos, nasais e palatinos. Os ossos cranianos so finos mas, devido a seu formato curvo, so muito fortes em relao a seu peso - como ocorre com a casca de um ovo ou o capacete de um motociclista.

Tronco Formado pela coluna vertebral, pelas costelas e pelo osso esterno. O tronco e a cabea formam o esqueleto axial.

Coluna Vertebral Ou espinha dorsal, constituda por 33 ossos (as vrtebras). A sobreposio dos orifcios presentes nas vrtebras forma um tubo interno ao longo da coluna vertebral, onde se localiza a medula nervosa.

Costela e Osso Esterno A costela e o osso esterno protegem o corao, os pulmes e os principais vasos sanguneos. A musculatura da caixa torcica responsvel, juntamente ao diafragma, pelos movimentos respiratrios. A caixa torcica formada pelas

costelas, que so ossos achatados e curvos que se unem dorsalmente coluna vertebral e ventralmente ao esterno. A maioria das pessoas possui 12 pares de costelas. Algumas tm uma extra (mais comum em homens do que mulheres). Os dois ltimos pares de costelas so ligados coluna vertebral, no se ligam ao esterno (as costelas flutuantes).

Membros Superiores e Inferiores Os ossos dos membros superiores e inferiores ligam-se ao esqueleto axial por meio das cinturas articulares. Membros Superiores Composto por brao, antebrao, pulso e mo. O brao s tem um osso: o mero, que um osso do membro superior. O antebrao composto por dois ossos: o rdioque um osso longo e que forma com o cbito(ulna) o esqueleto do antebrao. O cbito tambm um osso longo que se localiza na parte interna do antebrao. A mo composta pelos seguintes ossos: ossos do carpo, ossos do metacarpo e os ossos do dedo. Os ossos do carpo (constituda por oito ossos dispostos em duas fileiras), so uma poro do esqueleto que se localiza entre o antebrao e a mo. O metacarpo a poro de ossos que se localiza entre o carpo e os dedos. Membros Inferiores So maiores e mais compactos, adaptados para sustentar o peso do corpo e para caminhar e correr. Composto por coxa, perna, tornozelo e p. A coxa s tem um osso o fmur - que se articula com a bacia pela cavidade catilide. O fmur tem volumosa

cabea arredondada, presa a difise por uma poro estreitada - o colo anatmico. A extremidade inferior do fmur apresenta para diante uma poro articular - a trclea - que trs dois cndilos separados pela chanfradura intercondiliana. O fmur o maior de todos os ossos do esqueleto. A perna e composta por dois ossos: a tbia e afbula (pernio). A tbia o osso mais interno e a fbula o osso situado ao lado da tbia. Os dedos so prolongamentos articulados que terminam nos ps. O p composto pelos ossostarso, metatarso e os ossos dos dedos. O metatarso a parte do p situada entre o tarso e os dedos. O tarso a poro de ossos posterior do esqueleto do p.

Cintura Plvica Ou bacia, conecta os membros inferiores ao tronco. Podem distinguir o homem da mulher. Nas mulheres mais larga, o que representa adaptao ao parto.

Cuidados com o esqueleto e as articulaes Todos nos devemos adotar certas medidas para evitar problemas nos ossos e nas articulaes. Veja algumas delas: Mantenha sempre uma postura correta ao andar, sentar-se ou ficar de p. Ao sentar, mantenha toda a extenso das costas apoiada na cadeira ou no sof. Evite carregar muito peso ou transportar objetos pesados apenas de uma lado do corpo. Isso vale para quando estiver levando, por exemplo, uma mochila cheia de cadernos e livros. Alimente-se corretamente, procurando manter seu peso dentro dos limites adequados; o excesso de peso pode acarretar vrios problemas, como sobrecarga na coluna vertebral.

Cuidado com pancadas, quedas ou movimentos bruscos: voc pode fraturar os ossos ou sofrer deslocamentos nas articulaes. Pratique exerccios fsicos regularmente, sempre com a orientao de especialistas.

Os devidos cuidados com a postura podem evitar as seguintes deformaes da coluna: Lordose- o aumento anormal da curva lombar levando a uma acentuao da lordose lombar normal (hiperlordose). Os msculos abdominais fracos e um abdome protuberante so fatores de risco. Caracteristicamente, a dor nas costas em pessoas com aumento da lordose lombar ocorre durante as atividades que envolvem a extenso da coluna lombar, tal como o ficar em p por muito tempo (que tende a acentuar a lordose). A flexo do tronco usualmente alivia a dor, de modo que a pessoa frequentemente prefere sentar ou deitar.

Cifose - definida como um aumento anormal da concavidade posterior da coluna vertebral, sendo as causas mais importantes dessa deformidade, a m postura e o condicionamento fsico insuficiente. Doenas como espondilite anquilosante e a osteoporose senil tambm ocasionam esse tipo de deformidade. Escoliose - a curvatura lateral da coluna vertebral, podendo ser estrutural ou no estrutural. A progresso da curvatura na escoliose depende, em grande parte, da idade que ela inicia e da magnitude do ngulo da curvatura durante o perodo de crescimento na adolescncia, perodo este onde a progresso do aumento da curvatura ocorre numa velocidade maior. O tratamento fisioterpico usando alongamentos e respirao so essenciais para a melhora do quadro. O sistema muscular O sistema muscular formado pelo conjunto de msculos do nosso corpo. Existem cerca de 600 msculos no corpo humano; juntos eles representam de 40 a 50% do peso total de uma pessoa. Os msculos so capazes de se contrair e de se relaxar, gerando movimentos que nos permitem andar, correr, saltar, nadar, escrever, impulsionar o alimento ao longo do tubo digestrio, promover a circulao do sangue no organismo, urinar, defecar, piscar os olhos, rir, respirar... A nossa capacidade de locomoo depende da ao conjunta de ossos, articulaes e msculo, sob a regulao do sistema nervoso.

Tipos de msculos No corpo humano, existem msculos grandes, como os da coxa, e msculos pequenos, como certos msculos da face. Eles podem ser arredondados (os orbiculares dos olhos, por exemplo); planos (os do crnio, entre outros); ou fusiformes (como os do brao).

Mas, de maneira geral, podemos reconhecer trs tipos de msculo no corpo humano: Msculo no estriado (msculo liso); Msculo estriado esqueltico; Msculo estriado cardaco.

Os msculos no estriados tm contrao lenta e involuntria, isto , os movimentos por eles gerados ocorrem independentemente da nossa vontade.

Esses msculos so responsveis, por exemplo, pela ereo dos plos na pele (arrepio) e pelos movimentos de rgos como o esfago, o estmago, o intestino, as veias e as artrias, ou seja, msculos associados aos movimentos peristlticos e ao fluxo de sangue no organismo. Os msculos estriados esquelticos fixam-se aos ossos geralmente por meio de cordes fibrosos, chamados tendes. Possuem contrao vigorosa e voluntria, isto , seus movimentos obedecem a nossa vontade. Exemplos: os msculos das pernas, dos ps, dos braos e das mos. O msculo estriado cardaco o miocrdio, o msculo do corao, que promove os batimentos cardacos. Sua contrao vigorosa e involuntria.

O trabalho muscular Uma das principais propriedades dos msculos a capacidade de se contrair; a contratilidade; ela que torna possveis os movimentos. No caso dos msculos estriados esquelticos, os ossos atuam como alavancas e permitem a efetivao do movimento. s vezes, o movimento possvel graas ao trabalho antagnico de dois msculos. Por exemplo: quando voc dobra um brao, o bceps braquial se contrai, diminui no comprimento e aumenta na espessura. Ao mesmo tempo, o trceps braquial relaxa. Ao esticar o brao, a situao se inverte: o bceps braquial relaxa, voltando ao tamanho normal, e o trceps braquial se contrai. A fadiga muscular

Quando uma pessoa realiza um esforo muscular muito intenso, comum ela ficar cansada e sentir dores na regio muscular mais solicitada. a fadiga muscular, que ocorre por causa do acmulo de cido ltico no msculo. Em situao de intensa atividade muscular, os msculos estriados esquelticos necessitam de muita energia. Essa energia obtida pela queima de alimento com o uso de gs oxignio. Mas, nesse caso, parte da energia necessria para a atividade muscular obtida tambm por um tipo de fermentao, um mecanismo de queima de alimento sem utilizao gs oxignio. A fermentao que ocorre no msculo chamada fermentao lctica, pois gera cido lctico como produto final. Aps um perodo de repouso, o cido lctico presente no msculo da pessoa queimado, e as dores musculares desaparecem.

Msculos e fibras Ao observar um pedao de carne crua, percebemos que ela formada por inmeros fios paralelos e presos uns aos outros por tecido conjuntivo (parte branca e pelanca). Depois do cozimento, o tecido conjuntivo se altera e j no prende to bem esses fios. Assim, fica fcil desfiar a carne. Os fios observados so feixes de fibras musculares. Cada fibra muscular ou micito uma clula longa e fina, com muitos ncleos e com o citoplasma ocupado por filamentos microscpicos chamados miofibrilas. As miofibrilas permitem a contrao muscular e, portanto, nossos movimentos. Os msculos estriados so as vezes chamados de msculos vermelhos, por causa de uma protena chamada de mioglobina. Essa protena uma espcie de parente da hemoglobina das hemcias: tem um quarto do tamanho dela, vermelha e capaz de se combinar com o gs oxignio. A mioglobina funciona como um reservatrio do gs oxignio para as atividades musculares. Nos mamferos aquticos, a mioglobina particularmente abundante. o caso de animais como as focas, as baleias, os lees-marinhos e os golfinhos. Se comparados com mamferos terrestres, esses animais aquticos possuem mais glbulos vermelhos e alvolos pulmonares mais desenvolvidos e em maior nmero. E,

nos msculos, a grande presena de mioglobina garante um notvel armazenamento de gs oxignio.

Tudo isso contribui para que possam mergulhar e permanecer submersos na gua por perodos relativamente longos.

Anda mungkin juga menyukai