Anda di halaman 1dari 14

AVATARES DA INSTNCIA CRTICA: SUPEREU ENTRE O ISSO E O PRINCPIO DE MORTE1

Maria Vilela Pinto Nakasu

Resumo: Se a clssica definio do supereu como resultado do complexo de dipo, apresentado em O ego e o id (Freud, 1923/1989), tem uma longa histria, o que poderia ser dito sobre a definio segundo a qual o supereu o herdeiro do isso e sub-rogado das pulses de morte? Como harmonizar as duas teorias que definem o supereu como o herdeiro do complexo de dipo e herdeiro do isso? Por meio de uma anlise cuidadosa de trs passagens de O eu e o isso (Freud, 1923/1989), argumenta-se que o conceito de agresso capital para caracterizar o vnculo entre o supereu e as pulses de morte. As pulses de morte no apenas determinam o carter imperativo do supereu, a sua tendncia para atacar o eu, mas so igualmente responsveis pelas variantes deste ataque presso, crtica, punio e destruio. Alm disso, a ampliao da teoria da identificao, sua associao com o processo de desfuso pulsional e a hiptese do carter originrio dos investimentos de objeto no isso permitem a Freud unir, no supereu, um aspecto legislativo, decorrente de sua herana edipiana ao aspecto pulsional mortfero. Palavras-chave: Freud (Sigmund). Metapsicologia. Supereu. Pulso de morte. Agressividade.

Monstro reduzido a um supereu, supereu que realiza sua crueldade total (Deleuze, 1967/2009)
1 Este trabalho rene os resultados preliminares da pesquisa em nvel de ps-doutoramento O Estatuto Metapsicolgico da Concepo Freudiana de Superego, em andamento no Instituto de Psicologia da USP. Alm disso, ele foi apresentado no 3 Encontro Anual da Sociedade Internacional de Psicanlise e Filosofia (3rd Annual Meeting of the International Society of Psychoanalysis and Philosophy), realizado em novembro de 2010, na USP, So Paulo.
PSICOLOGIA USP, So Paulo, 2012, 23(3), 467-480.

467

A definio do supereu como herdeiro do complexo de dipo nos remete diretamente s concepes de narcisismo, de ideal do eu e de identificao, concepes que tiveram como pano de fundo a reformulao da noo de eu e os impasses, no interior da primeira teoria das pulses, acarretados pela introduo da libido narcsica . Se a clssica definio do supereu como herdeiro do complexo de dipo, anunciada em O eu e o isso (Freud, 1923/1989), tem uma longa histria, o que poderamos dizer da outra definio de supereu, tambm de 1923, segundo a qual ele considerado herdeiro do isso e sub-rogado das pulses de morte? As bases conceituais utilizadas por Freud para unir o supereu ao isso e s pulses de morte nos conduz dcada de 1920, introduo da segunda teoria das pulses e da segunda tpica. No entanto, sabemos que a histria dos conceitos freudianos no segue um movimento de ruptura total nem de continuidade ininterrupta. Como sugere Monzani (1989), a chamada reviravolta dos anos 20 no introduz conceitos absolutamente novos, mas rearticula conceitos em funo de novas descobertas clnicas e do surgimento explcito de uma tese fundamental at ento subterrnea na articulao da teoria: a tendncia evacuao total qual a pulso de morte conduziria, constatada desde as observaes iniciais de Freud do Projeto de psicologia (1923/1989) e dos Estudos sobre a histeria (1893-1995/1989).2 Contudo, se por um lado possvel acompanhar uma finalidade essencialmente morturia no primado da teoria freudiana os vestgios do Princpio do Nirvana e da tendncia primitiva inrcia , por outro lado, a explicitao e a articulao do dualismo pulsional em pulses de vida e pulses de morte implicaram inmeras mudanas no interior da metapsicologia. A nova dualidade pulsional considerada por Freud em Alm do princpio do prazer (1920/1989) um mito, pois o mito incorpora no seu mago alguma coisa que tem validade universal. A esse respeito, Giacia (2010) comenta:
Assim, a metapsicologia ousa recorrer ao mito porque, ao faz-lo satisfaz uma condio incontornvel que, uma vez suprida, fornece o elo terico faltante e permite derivar geneticamente a origem de toda pulso de uma necessidade de restaurao de um estgio anterior de coisas. (p. 85)

Autores de orientao diferenciadas como Laplanche, Fenichel e Derrida,3 ao examinarem a problemtica das pulses de morte se perguntaram sobre a diferena entre princpio e pulso, identificando, a partir da expresso pulses de morte , certa estranheza, certo paradoxo na unio destes dois termos. O termo pulso esteve sempre associado
2 3 Se h um pessimismo em Freud preciso reconhecer, ento, que este percorre toda a obra, porque o tema da morte tambm a percorre do incio ao fim (Monzani, 1989, p. 219). Monzani (1989) examina a fundo estas posies a partir de Problematiques IV, de Laplanche (1980), Teoria Psicoanaltica das Neurosis, de Fenichel (1966) e Speculer: sur Freud, de Derrida (1980).
MARIA VILELA PINTO NAKASU

468

AVATARES DA INSTNCIA CRTICA: SUPEREU ENTRE O ISSO E O PRINCPIO DE MORTE

sexualidade, vida. E por que agora ele vem associado morte, ao retorno a um estgio anterior do desenvolvimento? Se a pulso de morte o irrepresentvel, por excelncia, se ela o mais pulsional da pulso, ela escapa conscincia e ao inconsciente. A este impulso em estado bruto, sem alvo nem objetos fixos, que est alm do psquico, parece se coadunar melhor o termo princpio de morte ao invs de pulses de morte ,e aqui legitimaremos a expresso cunhada por Laplanche (1980). Zaltzman (1987) distingue, em Uma vontade de morte , quatro caractersticas do funcionamento das pulses de morte que, a seu ver, constituem quatro razes essenciais que tornam esta referncia de to difcil utilizao. So elas: a ausncia presumida de um modo de representao direta que aparece como prpria das pulses de morte; a ausncia de um apoio ou ancoragem corporal destas pulses, comparvel ao apoio das pulses sexuais; a no historicidade das pulses de morte e, por fim, o fato de as pulses serem anobjetais. Para a autora, a atividade das pulses de morte se torna tangvel em trs circunstncias. Primeiro como pulso anarquista , quando ela entra em ao como uma ltima e radical defesa contra as condies de vida fsica e psquica muito precrias, pela mobilizao dos ltimos recursos da psique, sua vontade de morte, contra uma situao de ameaa de destruio que deteriora gravemente o capital narcsico indispensvel vida.4 Em segundo lugar, a pulso de morte se mostra como recurso defensivo e tentativa de resoluo de um investimento libidinal intolervel de dor e de contradio, como teoriza Aulagnier (1975), ao aproximar a psicognese das psicoses s complexas funes de Thanatos. Finalmente, as pulses de morte se tornam tangveis quando exercem sua finalidade de desligamento, sua funo desobjetalizante, favorecida por um estado de desaparecimento dos laos objetais, uma queda dos ideais do eu. Neste ltimo caso incluiramos a melancolia e a severidade supereuoica no rol de fenmenos que expressam suas aes. Zaltzman (1987) critica o postulado freudiano, segundo ela incondicionalmente adotado por Green (1988), de que o conceito de agressividade como princpio e incio da vida psquica seria insuficiente para dar conta do conflito original, fundamental e primeiro, engendrado pelas pulses de morte. Ela concorda com o fato de que o contedo do funcionamento originrio da agressividade mais claro se comparado ao contedo do conceito de pulso de morte. Porm, segundo ela, a agressividade na metapsicologia freudiana e kleiniana possui uma evoluo, atravessa estados, atinge um pice, se pacifica, possui uma histria, repete na transferncia as condies inconscientes de sua reatualizao. A atividade das pulses de morte, diferentemente,no possui histria; no possui evoluo; ela no possui etapas; ela no reage a conflitos especfi4 Zaltzman (1998) aprofunda esta ideia em Da cura psicanaltica, ao analisar, dentre outros universos, o universo dos campos de concentrao.
PSICOLOGIA USP, So Paulo, 2012, 23(3), 467-480.

469

cos, apesar de que os momentos em que sua atividade se torna dominante podem ser reportados a circunstncias precisas (Zaltzman, 1987, p. 92). Zaltzman parece negligenciar o fato de que na primeira teoria das pulses que a agressividade aparece ligada s pulses de autoconservao, a antiga pulso de dominao e, nesse sentido, ela porta alvos, gradaes, etc. Em segundo lugar, lembremos que a formulao propriamente dita do conceito de pulso de morte ir finalmente conferir um lugar de cidadania agressividade, alis, desde o incio das investigaes clnicas de Freud identificada no sentimento de ambivalncia e, desde Totem e tabu (1913/1989), super realada pela hiptese filogentica. Mas no se trata, aqui, de debater a crtica de Zaltzman em relao ao conceito de agressividade para dar conta do conflito engendrado pelas pulses de morte, mesmo porque, a nosso ver, a autora traz contribuies inditas no mbito desta discusso. Trata-se, porm, de sustentar que o conceito de agressividade parece dar conta de algo que reside na questo central de nosso trabalho, isto , a relao entre princpio de morte e supereu. A ns, o que interessa apontar as novidades aportadas pelo princpio de morte e o seu correlato, o isso, para a gnese e o funcionamento do supereu. A introduo destas concepes parece ter promovido um rearranjo e uma ampliao da concepo de supereu nos seguintes termos: a raiz inconsciente da antiga conscincia moral foi mais bem delineada; os efeitos negativos sobre o eu da introjeo das imagos parentais pelo supereu foram esclarecidos; o potencial agressivo do supereu adquiriu maior nfase, e o quadro conceitual a partir do qual Freud justifica seu aspecto mortfero se tornou mais claro e preciso. Quais so, afinal, os impactos sobre a concepo de supereu acarretados pela introduo das pulses de morte e da noo de isso? Como Freud ir harmonizar a proposio do supereu como a instncia legisladora e paterna o supereu herdeiro do complexo de dipo com aquela que diz que o supereu possui uma raiz pulsional e depende do maquinrio das pulses de morte o supereu como herdeiro do isso e sub-rogado das pulses de morte?5 Escolheremos trs passagens de O eu e o isso (Freud, 1923/1989) a nosso ver cruciais para ensaiar algumas respostas a estas questes.

I A desfuso pulsional na gnese do supereu


Ao descrever o papel do isso e sua relao com o eu, Freud esclarece, em O eu e o isso (Freud, 1923/1989), a origem e o trnsito da energia
5 Albertn (2003), em As Vozes do Supereu na Clnica Psicanaltica e no Mal-estar na Civilizao, diz o seguinte da unio das duas teses que definem o supereu como herdeiro do dipo e como herdeiro do isso: No entanto, tambm encontramos aqui em O ego e o id sua formulao mais paradoxal: ...o supereu herdeiro do isso, mas tambm herdeiro do complexo de dipo.... Concluso paradoxal (p. 105).
MARIA VILELA PINTO NAKASU

470

AVATARES DA INSTNCIA CRTICA: SUPEREU ENTRE O ISSO E O PRINCPIO DE MORTE

sublimada, liberada aps as identificaes e a partir da qual o supereu se formar.6 O ponto de partida da energia pulsional que mais tarde ser acolhida pelo supereu encontra-se no isso. Como o isso guiado pelo princpio do prazer, ele se defende das sensaes de desprazer geradas pelo aumento da excitao de vrias formas: ou satisfaz as pulses sexuais diretas ou o eu vem em seu auxlio para se apoderar da libido sexualizada, sublimando-a. Esse apoderamento do eu pela libido, e a transposio de libido ertica em libido narcisista, participa do processo de formao do eu. Pois, ao acolher ou se apoderar da libido dos investimentos de objetos abandonados do isso, o eu promove, por meio da identificao, a dessexualizao das metas sexuais. Por sua vez, o supereu portar justamente os primeiros investimentos de objeto do isso que o eu transformou, via identificao.7 Se o supereu considerado herdeiro do isso no seno pelo fato de ele herdar seus primeiros investimentos de objeto. Porm, o supereu opera igualmente como uma formao reativa diante das escolhas objetais do isso. Seu vnculo com o eu no se esgota na advertncia: Assim, (como o pai) deves ser , seno, compreende tambm a proibio: Assim, (como o pai) no lcito ser, isto , no pode fazer tudo que ele faz; muitas coisas so reservadas a ele (Freud, 1923/1989, p. 32). Nota-se, porm, que se em O eu e o isso (Freud, 1923/1989) Freud analisa a fundo o vnculo entre o eu e o isso e o vnculo entre o eu e o supereu, isso no evidente quando se trata da relao entre supereu e isso. Com exceo das teses o supereu herdeiro do isso e o supereu uma formao reativa dos investimentos do isso destacaramos apenas uma outra tese, que associa o isso ao inconsciente do supereu. Freud dir que no sentimento de culpa inconsciente presente na histeria, na neurose obsessiva e na delinquncia o supereu afirma seus ntimos vnculos com o isso inconsciente. Considerado uma espcie de inconsciente primitivo e originrio, o isso descrito como esse caldeiro que fervilhante, agitado, aberto no seu extremo s influncias somticas, que as recebe e as dirige no sentido da descarga (Monzani, 1989, p. 267). Logo, se o sentimento inconsciente de culpa testemunha a proximidade entre supereu e isso no seno pelo fato de o isso representar o inconsciente, tal como aparece na primeira tpica. Em outros termos, se o isso est liga6 Freud descreve o supereu como sinnimo de ideal de eu, da seguinte maneira: Em outros textos apontei os motivos que me moveram a estabelecer um grau {Stufe; tambm estdio} no interior do ego, uma diferenciao dentro dele, que h de se chamar ideal-ego ou superego (Freud, 1923/1989, p. 30). Na discusso deste texto, optaremos pela expresso supereu, j que h um grande debate no campo da psicanlise sobre a distino supereu-ideal do eu. Para Nakasu (2007), em O eu e o isso (1923/1989) Freud retoma a teoria da identificao desenvolvida em Psicologia das massas e anlise do ego (1921) de que a identificao constitui a primeira forma de ligao afetiva com outra pessoa. A dissoluo do dipo coincidiria, assim, com o reforo da identificao primria pela secundria e com a identificao em sua forma dupla: negativa por rivalidade e positiva por imitao.
PSICOLOGIA USP, So Paulo, 2012, 23(3), 467-480.

471

do ao supereu nestes casos somente e na medida em que ele produz a inconscincia da culpabilidade. Ao se apoderar da libido dos investimentos de objetos resignados do isso, o eu sublima as metas sexuais e favorece a desfuso pulsional; torna-se, por isso, incapaz de ligar o componente destrutivo das pulses. Este componente destrutivo das pulses liberado como inclinao agresso e destruio. E aqui chegamos primeira passagem de O eu e o isso (Freud, 1923/1989) que gostaramos de destacar: Ser desta desfuso justamente de onde o ideal extrai todo o trao severo e cruel do imperioso dever-ser (Freud, 1923/1989, p. 54). A desfuso pulsional incrementa, pois, o componente destrutivo pulsional. O eu se coloca a servio das pulses de morte porque protagoniza o jogo de identificaes. Por sua vez, se o supereu a parte do eu modificada por estas mesmas identificaes, toda destruio liberada via identificao ser empregada no seu carter imperativo. A consequncia da desfuso das pulses , portanto, a liberao das pulses de agresso no supereu. Freud aproxima pela primeira vez o supereu das pulses de morte. O supereu aparece como um alvo privilegiado destas pulses, liberadas no processo de identificao. Se desde os primeiros escritos de Freud o eu sempre considerado o bode expiatrio da conscincia moral, esta grande inquilina do territrio euoico, em O eu e o isso (Freud, 1923/1989) a relao se repete, mas aqui a conscincia moral muda de nome, se torna supereu, e definitivamente separada dos domnios do eu. sobre o eu que toda destruio continuar recaindo; o incremento da agressividade supereuoica, resultado da desfuso pulsional, se voltar, portanto, diretamente ao eu. Dentre as novidades aportadas pelo texto de 1923 ao supereu esta talvez seja, a nosso ver, a mais relevante. A arquitetura terica para dar conta desta aproximao supereu-pulses de morte depende da formulao do declnio do complexo de dipo, da introduo da noo de isso, sua participao na formao do eu, e da elaborao da teoria da identificao a partir do pressuposto da fuso e desfuso pulsional. Talvez o termo alvo no seja o mais adequado para designar o parentesco entre o supereu e as pulses de morte. Longe de ser objeto das pulses de morte, no sentido que se atribui aos objetos das pulses sexuais, o supereu parece ser, antes, uma formao psquica que desde o seu nascimento opera com a energia mortfera. A pulso de morte ativa o aspecto demonaco do supereu, e este, como instncia psquica, se torna um lugar de circulao e expresso da energia destrutiva, energia a qual Zaltzman (2007) associa ideia de mal. Para a autora, o mal permearia todas as instncias da personalidade. E no seu derradeiro livro, O esprito do mal, ela diz:
Resistentes tambm ao movimento que visa expulsar do campo psicanaltico a noo de mal as instncias da personalidade que so o eu ideal, o ideal do

472

AVATARES DA INSTNCIA CRTICA: SUPEREU ENTRE O ISSO E O PRINCPIO DE MORTE

MARIA VILELA PINTO NAKASU

eu, o supereu e o enigmtico sentimento de culpabilidade inconsciente, forte adversrio do tratamento analtico, constituem todas referncias que no podemos dissociar da ideia de mal. (Zaltzman, 2007, p. 33)

O mal aparece igualmente nos dois alvos das pulses de morte: no mundo externo, quando a pulso de morte desviada como agresso ou destruio, e no mundo interno, quando a pulso de morte trabalha silenciosa no interior do organismo, sem obstculos, podendo conduzi-lo morte.8 Freud assume, entretanto, outro destino das pulses de morte, o caso em que elas no podem ser exteriorizadas. Tal obstculo exteriorizao, enigmtico, ser elucidado sete anos depois em O mal-estar na civilizao (Freud, 1930/1989), onde compreenderemos que so as exigncias propriamente culturais que obrigam a renncia da destrutividade e sua consequente liberao sobre o supereu em forma de sentimento de culpa inconsciente. Na passagem a seguir vemos delineada uma espcie de balano energtico mortfero, que regularia a intensidade da crtica do supereu frente ao eu. De acordo com esse balano, o aumento e a diminuio da severidade do supereu seria diretamente proporcional ao grau de limitao ou sujeio das pulses de morte. E aqui chegamos ao segundo ponto de nossa reflexo e segunda passagem do texto freudiano para ns crucial.

II Sujeio das pulses de morte e incremento da agressividade supereuoica


Na ltima seo de O eu e o isso , Freud (1923/1989) comenta:
assustador que o ser humano, quanto mais limita sua agresso para fora, tanto mais severo e por isso mais agressivo se torna em seu ideal do eu... Quanto mais o ser humano sujeita sua agresso, mais aumentar a inclinao do seu ideal a agredir o seu eu. como um descentramento [deslocamento], uma volta para o eu. (p. 65)

O preo pago pelo eu, pela sujeio da agressividade, o aumento da intensidade dos aoites que ele levar do supereu. Se a exteriorizao da agresso pode gerar efeitos nefastos no domnio dos laos sociais, sua sujeio acarreta efeitos no menos extraordinrios no interior da economia psquica do sujeito. Aqui, mais uma vez, Freud reconhece um vnculo estreito entre supereu e princpio de morte, em particular, entre a severidade supereuoica e o princpio de morte. O supereu aparece, mais
8 O terceiro alvo sua mescla com componentes erticos, que neutraliza o potencial destrutivo da pulso de morte. Lembrando que em 1924 Freud ir falar em masoquismo ergeno.
PSICOLOGIA USP, So Paulo, 2012, 23(3), 467-480.

473

uma vez, como o depositrio da destruio pulsional, e o encarregado de atuar o dio oriundo desta classe de pulses. Tudo se passa como se a sujeio da agressividade implicasse diretamente uma exacerbao da funo crtica do supereu, que passa a funcionar em um compasso desordenado e sdico em relao ao eu. Talvez possamos sugerir uma sequncia de imagens para ilustrar o vnculo supereu-pulso de morte; sequncia que, no entanto, apenas ilustrativa e no representa fielmente o vnculo supereu-isso. Supomos uma estrutura que contm gua: ao subir o volume de gua, antes mesmo de ela escoar para fora, um dique impede seu transbordamento. O excedente de gua bloqueado depositado sobre uma subestrutura dentro da estrutura-me , que por sua vez abriga j uma certa quantidade de gua. O nvel de gua da subestrutura , assim, elevado. A gua representaria as pulses de morte, a estrutura-me o isso, a subestrutura o supereu, e a elevao do nvel de gua na subestrutura corresponderia intensificao da funo crtica do supereu. A sujeio da agressividade recairia, portanto, sobre o supereu, sobre sua inclinao a agredir o eu, podendo lev-lo ao total abandono de si. Mas preciso discriminar graus distintos em que a pulso de morte opera no supereu. Em sua forma regular e normal, a pulso de morte concede a ele via desfuso pulsional e identificao seu trao imperativo, isto , o dever-ser que ele impe ao eu. Em sua forma patolgica, e aqui tomaremos como paradigmtico o quadro da melancolia, a pulso de morte encharca o supereu de destruio e intensifica seu lado imperativo; a simples crtica supereuoica nos neurticos pode, se muito intensa, se tornar castigo de morte na melancolia. Assim como em Introduo ao narcisismo (1914/1989) Freud convoca o delrio de ser notado dos paranoicos para teorizar o ideal do eu como uma instncia crtica e observadora no interior do eu, em O ego e o id (Freud, 1923/1989) Freud convocar a melancolia para elucidar os estrondosos efeitos sobre o eu do encontro entre supereu e pulses de morte.

III - O supereu na melancolia: a morte em estado bruto


Chegamos ao terceiro e ltimo ponto de nossa anlise, a terceira e ltima citao de Freud que gostaramos de comentar: Na melancolia o supereu converte-se em uma espcie de cultura pura das pulses de morte (Freud, 1923/1989, p. 66). E, mais adiante, lemos: O que agora impera no supereu como uma cultura pura das pulses de morte (Freud, 1923/1989, p. 55). Muitos foram os mal-entendidos que esta passagem deixou entrever. Longe de ser a cultura pura das pulses de morte, como insistem alguns analistas ps-freudianos, o supereu se parece,

474

AVATARES DA INSTNCIA CRTICA: SUPEREU ENTRE O ISSO E O PRINCPIO DE MORTE

MARIA VILELA PINTO NAKASU

assemelha-se pulso de morte em estado puro. As expresses espcie ou como no podem ser negligenciadas.9 Interessa-nos, porm, assinalar que a analogia, a comparao, com a cultura pura das pulses de morte no gratuita, mas revela outro aspecto da ntima relao entre supereu e pulses de morte. Na melancolia, o sujeito no morre a sua maneira, como acontece quando Eros intervm. Ele , antes, conduzido morte. A funo desobjetalizante e de desligamento da pulso de morte pode atingir e atacar no apenas os objetos, mas todos os seus substitutos; neste caso, o eu. A identificao do eu com o objeto perdido como que duplica a carga destrutiva do supereu descarregada sobre o eu. A substituio de amor por dio em relao ao objeto perdido, mais precisamente, reforada pela quota de pulso de morte liberada na identificao do eu com o objeto. O resultado disso que o supereu persegue seus propsitos aniquiladores, podendo castigar o eu at a morte.10 justamente a fria imisericordiosa do supereu contra o eu o ponto de convergncia entre o supereu do melanclico e as pulses de morte em estado bruto, dissociadas de qualquer ligao com as pulses sexuais. Na melancolia, o supereu protagonizaria, assim, o princpio de morte junto ao eu, esta fora bruta que conduziria o sujeito de volta ao estado inanimado, estado de a-tenso total. Ao imprimir a morte no eu, o supereu concretizaria a tendncia inerente s pulses de morte, nos oferecendo uma mostra de atuao desta classe de pulso, alis, isenta de qualquer expresso direta, como lembra Zaltzman (1987): A pulso de morte a grande muda. Ela no possui um modo de representao psquica prprio (p. 89). Dessa maneira, os castigos supereuoicos que podem conduzir o eu morte revelam a tendncia destruio e ao retorno ao inorgnico presente no aspecto mais primitivo e originrio das pulses. Por isso o supereu daria mostras do aspecto inapreensvel das pulses em estado bruto, colocando em evidncia, enfim, o estado mais irrepresentvel das pulses de morte: sua cultura pura.

Consideraes finais
Os ntimos vnculos entre ambos que procuramos destacar nesta trajetria pelo texto freudiano podem ser resumidos da seguinte maneira:
9 Em outra passagem do texto, Freud recorre expresso como se para precisar o exacerbado dio que recai sobre o eu do melanclico. Ele diz: como se o supereu tivesse se apoderado de todo sadismo disponvel no indivduo (Freud, 1923/1989, p. 56).

10 Luto e melancolia (Freud, 1917/1989) desenvolve algumas das teses de Totem e tabu e Introduo ao narcisismo, permitindo um avano no processo de elaborao das relaes entre eu e objeto. Este estudo conduz Freud concluso segundo a qual o eu pode se identificar com um objeto de amor perdido e introjet-lo.
PSICOLOGIA USP, So Paulo, 2012, 23(3), 467-480.

475

- - - -

A desfuso pulsional acolhida pelo supereu como inclinao agresso, participa da gnese da instncia crtica; O supereu um alvo privilegiado das pulses de morte na medida em que o saldo mortfero da sujeio de tais pulses resulta no incremento da sua agressividade; As pulses de morte contribuem para a brutal crueldade do supereu em relao ao eu do melanclico ao ser liberada como agresso no processo de identificao do eu com o objeto perdido; O supereu protagoniza o princpio de morte, nos fornece indcios do irrepresentvel da cultura pura das pulses de morte.

Com exceo do quinto e ltimo aspecto da unio supereu-pulso de morte os demais traos identificados por ns carregam o sinal da agressividade. O que a pulso de morte envia ao supereu e, portanto, o que ele assimila dela no outra coisa que a inclinao agresso presente no trao regular do seu modo de funcionamento e nos episdios nos quais esta inclinao agresso intensificada. O supereu absorve como agresso toda parcela da pulso de morte impedida de ser exteriorizada. A pulso de morte no apenas colabora para moldar e formar o carter imperativo do supereu, sua tendncia a agredir o eu, e as variantes desta agresso presso, crtica, castigo, destruio como tambm responsvel pela modulao deste carter imperativo, fortalecendo-o, intensificando-o, em um crescente sem limite, ou melhor, em um crescente que pode conduzir ao limite mximo da vida, morte. Finalmente, o isso e as pulses de morte ajudam Freud a esclarecer os efeitos sobre o eu da misteriosa introjeo das imagos parentais: os efeitos de agresso sobre o eu.11 A ampliao da teoria da identificao, sua associao ao processo de desfuso pulsional e a suposio de originrios investimentos de objeto no isso permite a Freud unir, no supereu, um aspecto legislador, oriundo de sua herana edipiana, ao aspecto pulsional que ele carrega como herdeiro do isso. Assim, alm de introduzir uma nova explicao para a gnese do supereu e para sua funo crtica, O eu e o isso (Freud, 1923/1989) justifica a frgil posio ocupada pelo eu face s insinuaes e ataques supereuoicos. O texto explicita, enfim, os meios de que dispe o supereu para dissolver o eu, este servo, que tem que agradar aos seus senhores. Dentre os vizinhos do eu o isso, e o mundo externo o supereu talvez seja o mais influente no territrio euoico, j que ele captura o eu com seu amor lembramos que o eu precisa ser
11 Em Introduo ao narcisismo (Freud, 1914/1989) o ideal do eu incorpora enigmaticamente as influncias do meio. Nove anos depois, em O eu e o isso (1923/1989), este mesmo ideal incorpora os traos das instncias parentais, e junto, o dio dos pais.
MARIA VILELA PINTO NAKASU

476

AVATARES DA INSTNCIA CRTICA: SUPEREU ENTRE O ISSO E O PRINCPIO DE MORTE

amado pelo supereu e ao mesmo tempo o supereu dissolve o eu com seu dio, como um produto custico que queima, cauteriza e carboniza.

Avatars of the critical instance: the supereu between the id and the principle of death Abstract: If the classical definition of the supereu as deriving from the Oedipus complex, presented in The ego and the id (Freud,1923/1989), has a long history, what could be said about the other definition of the supereu according to which it is heir of the id and sub-rogate to the death drives? How to harmonize the union of the two thesis that define the supereu as heir to Oedipus and heir to the id? Through careful analysis of three exerts extracted from The ego and the id (Freud, 1923/1989) we argue that the concept of aggressiveness seems capable of dealing with the relation between the supereu and the death drives. The death drive not only cooperates to conform the imperative character of the supereu, its tendency to attack the ego, but is responsible for the variants of this attack pressure, criticism, punishment, destruction. Furthermore, the extension of the theory of identification, its association with the process of drive disfusion, and the assumption of originating investments of object in the id allows Freud to unite, in the supereu, a legislative aspect, arising from its oedipal heritage, to the drive aspect. Keywords: Freud (Sigmund). Metapsychology. Superego. Death drive. Agressivity.

Avatars de linstance critique: le surmoi entre le a et le principe de la mort Rsum: Si la dfinition classique du surmoi comme dcoulant du complexe ddipe, prsent dans Le moi et le a (Freud, 1923/1989), a une longue histoire, ce qui pourrait tre dit au sujet de la dfinition selon la quel le surmoi est lhritier du a et sous-rogate des pulsions de mort? Comment harmoniser lunion des deux thses qui dfinissent le surmoi - comme lhritier ddipe et hritier du a? Grce une analyse minutieuse de trois passages extraits du Le moi et le a (Freud, 1923/1989), nous soutenons que le concept de lagressivit semble capable de traiter la relation entre le surmoi et des pulsions de mort. La pulsion de mort non seulement coopre au caractre impratif du surmoi, sa tendance attaquer lego, mais il est responsable pour les variantes de cette attaque - la pression, la critique, la punition, la destruction. En outre, lextension de la thorie de lidentification, son association avec le processus de disfusion pulsionnell, et lhypothse du caractre originaire des investissements dobjet dans le a permet Freud dunir, dans le surmoi, un aspect lgislatif, dcoulant de son patrimoine dipien, laspect meurtrier. Mots-cls: Freud (Sigmund). Mtapsychologie. Surmoi. Pulsion de Mort. Agressivit.
PSICOLOGIA USP, So Paulo, 2012, 23(3), 467-480.

477

Avatares de la instancia crtica: supery entre el ello y el principio de muerte Resumen: Si la definicin clsica del supery como derivado del complexo de Edipo, como se inform en El yo y el ello (Freud, 1923/1989), tiene una larga historia, lo qu podra decirse acerca de la definicin segn la cual el supery es el heredero de las pulsiones de muerte? Cmo armonizar la unin de dos teoras que definen el supery como el heredero del complejo de Edipo y el heredero del ello? A travs de un cuidadoso anlisis de tres pasajes de El yo y el ello (Freud, 1923/1989), se argumenta que el concepto de agresin parece capaz de manejar la relacin entre el supery y pulsin de muerte. La pulsin de muerte no slo coopera con la naturaleza severa del supery, su tendencia a atacar el yo, pero es la responsable por las variantes de este ataque la presin, la crtica, el castigo, la destruccin. Adems, la extensin de la teora de la identificacin, su asociacin con el proceso de disfusin pulsional y la hiptesis del carcter originario de investimentos del objeto en el ello permite a Freud unir en el supery un aspecto legislador, que surge de su herencia de Edipo al aspecto pulsional mortfero. Palabras clave: Freud (Sigmund). Metapsicologa. Supery. Pulsin de muerte. Agresividad.

Referncias
Albertn, M. G. (2003). As vozes do supereu na clnica psicanaltica e no mal-estar na cultura (S. Chebli, trad.). So Paulo: Cultura. Aulagnier, P. (1975). La violence de linterpretation. Paris: PUF. Deleuze, G. (2009). Sacher Masoch: o frio e o cruel (Jorge Bastos, trad.). Rio de Janeiro: Zahar. (Trabalho original publicado em 1967) Freud, S. (1989). Proyecto de psicologia. In S. Freud, Obras completas (J. L. Etcheverry, trad., 2a ed., Vol. 1, pp. 193-234). Buenos Aires: Amorrortu. (Trabalho original publicado em 1923) Freud, S. (1989). Estudios sobre la histeria. In S. Freud, Obras completas (J. L. Etcheverry, trad., 2a ed., Vol. 2). Buenos Aires: Amorrortu. (Trabalho original publicado em 1893-1995) Freud, S. (1989). Ttem y tab. In S. Freud, Obras completas (J. L. Etcheverry, trad., 2a ed., Vol. 13, pp. 39-105). Buenos Aires: Amorrortu. (Trabalho original publicado em 1913)

478

AVATARES DA INSTNCIA CRTICA: SUPEREU ENTRE O ISSO E O PRINCPIO DE MORTE

MARIA VILELA PINTO NAKASU

Freud, S. (1989). Ms all del princpio de placer. In S. Freud, Obras completas (J. L. Etcheverry, trad., 2a ed., Vol. 18, pp. 60-120). Buenos Aires: Amorrortu. (Trabalho original publicado em 1920) Freud, S. (1989). El problema econmico del masoquismo. In S. Freud, Obras completas (J. L. Etcheverry, trad.,2a ed., Vol. 19, pp. 161-176). Buenos Aires: Amorrortu. (Trabalho original publicado em 1924) Freud, S. (1989). El malestar en la cultura. In S. Freud, Obras completas (J. L. Etcheverry, trad., 2a ed., Vol. 21, pp. 79-137). Buenos Aires: Amorrortu. (Trabalho original publicado em 1930[1929]) Freud, S. (2010). Ensaios de metapsicologia. Introduo ao narcisismo. In S. Freud, Obras completas (P. C. Souza, trad., Vol. 12, pp. 13-40). So Paulo: Companhia das Letras. (Trabalho original publicado em 1914) Freud, S. (2010). Ensaios de metapsicologia. Luto e melancolia. In S. Freud, Obras completas (P. C. Souza, trad., Vol. 12, pp. 187-210). So Paulo: Companhia das Letras. (Trabalho original publicado em 1917) Giacia O. (2010). Alm do princpio do prazer: um dualismo incontornvel. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira. Green, A. (1988). Narcisismo de vida, narcisismo de morte (C. Berliner, trad.). So Paulo: Escuta. Laplanche, J. (1980). Problematiques IV: Linconscient et le a. Paris: PUF. Monzani, L. R. (1989). Freud, o movimento de um pensamento. Campinas, SP: Unicamp. Nakasu, M. V. P. (2007). Sublimao, pulso de morte, supereu: o papel das teses freudianas sobre a cultura na elaborao das concepes metapsicolgicas. Tese de doutorado, Universidade Federal de So Carlos, So Carlos, SP. Zaltzman, N. (1987). Une volont de mort. Topique Revue Freudienne, (100), 85-102. Zaltzman, N. (1998). De la guerison psychanalitique. Paris: PUF. Zaltzman, N. (2007). Lesprit du mal. Paris: ditions de lOlivier.

PSICOLOGIA USP, So Paulo, 2012, 23(3), 467-480.

479

Maria Vilela Pinto Nakasu, ps-doutoranda em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de So Paulo (USP). Bolsista FAPESP. Endereo para correspondncia: Rua Cotox, 130, apto. 31. Pompeia. CEP 05021-000. So Paulo, SP. Brasil. Endereo eletrnico: marianakasu@hotmail.com.

Recebido: 06/04/2011 Aceito: 15/03/2012

480

AVATARES DA INSTNCIA CRTICA: SUPEREU ENTRE O ISSO E O PRINCPIO DE MORTE

MARIA VILELA PINTO NAKASU

Anda mungkin juga menyukai