Anda di halaman 1dari 157

1

TERAPUTICA ESPRITA PARA A DROGADIO E O ALCOOLISMO

P. Janet
Luiz Guilherme Marques (mdium)

No cabe a ns medir a dor alheia. (Chico Xavier) Podemos dizer que o txico um irmo mais inteligente da cachaa, no? Atravs do lcool, por geraes e geraes, temos perdido muita gente. Os espritos consideram, e ns tambm acreditamos, que essa fascinao pelo txico a necessidade de amor que a criana e o jovem sentem naturalmente no seu prprio desenvolvimento. (Chico Xavier) Espritas, amai-vos e instru-vos. (Allan Kardec) O jovem que se abandona ao txico habitualmente pode estar com mesadas muito grandes, mas est sem o carinho e sem o calor paterno ou materno. Isso muito srio na vida de quem est comeando a existir nesse mundo. s vezes a privao do dinheiro e a doao de trabalho digno que vai construir uma existncia feliz. (Chico Xavier)

NDICE Introduo 1 Drogas e alcolicos 1.1 Irmo mais inteligente 1.1.1 Tendncia dependncia qumica 1.1.1.1 Encarnaes passadas 1.1.1.2 Encarnao atual 1.2 No recebimento de carinho e calor paterno ou materno 1.2.1 Pais e mes materialmente ausentes 1.2.2 Pais e mes espiritualmente ausentes 1.2.3 Pais e mes que no orientam seus filhos 1.2.4 Ausncia de trabalho digno 1.2.4.1 Ociosidade 1.2.4.1 Obsesso 1.3 Riqueza 1.4 Pobreza 2 Soluo 2.1 Dar e receber Amor Universal 2.2 Evangelizao 2.3 Exercer trabalho digno 2.4 Exercer atividades filantrpicas 3 Os defeitos morais 3.1 Orgulho 3.2 Egosmo 3.3 Vaidade 4 As virtudes 4.1 Humildade 4.2 Desapego 4.3 Simplicidade 5 Orao do recuperando 6 A evoluo de Enriette Notas

INTRODUO Nosso propsito de, verdadeiramente, sem nenhuma mscara de hipocrisia ou falso moralismo, apresentar s pessoas que se reconhecem dependentes das drogas e das bebidas alcolicas, bem como seus parentes e pessoas que com elas convivem, as observaes que nos parecem mais teis, como proposta de tratamento para esse problema. Dito isto, de incio, devemos reconhecer que tais dependncias normalmente provm do passado do Esprito, que ainda vive atrelado a essas conjunturas e no se cura em uma nica encarnao, normalmente reduzindo-se atravs de muitas jornadas terrenas, tal como acontece com as demais limitaes de natureza moral, como o orgulho, o egosmo e a vaidade, que vo perdendo sua fora sobre cada Esprito medida que eles evoluem, o que se processa em muitas encarnaes seguidas e no apenas em uma s: por isso, os que encaram a vida como resumvel a uma nica encarnao, tm razo em afirmar que esses dependentes so incurveis, uma vez que, realmente, at o final daquela encarnao, podem haver recadas. Tal afirmativa no deve, todavia, levar ningum desesperana nem revolta, pois a evoluo de cada Esprito infinita e ningum sai da condio de Esprito primitivo e passa de mediano em uma nica encarnao, nem de mediano a evoludo e de evoludo a Puro. No estamos querendo desconsolar ningum, mas apenas apresentar a realidade da evoluo dos Espritos, os quais no foram criados como seres humanos, ao contrrio do que afirmou Moiss, na Gnese, pois utilizou uma linguagem simblica, mas como seres mais primitivos que os vrus e as bactrias e viemos evoluindo, passando pelos Reinos inferiores da Natureza, e, atualmente, vivenciamos a fase humana, mas nos tornaremos Espritos Puros, como Jesus, O qual disse: Vs podeis tudo que Eu fao e muito mais ainda. Nesta Introduo queremos citar o exemplo de Scrates, o qual, apesar de ser um dos Espritos mais evoludos que

encarnou na Terra, tinha um ponto fraco, que era o gosto pela bebida. Seno, vejamos o que Montaigne afirma no seu livro Ensaios: E, no entanto, se, por um dever de cortesia, precisava erguer um copo, era no exrcito quem melhor bebia. Alguns podem estranhar o fato de um Esprito to evoludo manter um elo com um dos vcios mais devastadores, no entanto, tal a verdade verdadeira. Esses, ento, se assustaro ao saber que Mohandas Gandhi, mesmo com toda a sinceridade que o caracterizava, como outro eminente discpulo e missionrio de Jesus, que vivenciou a no violncia, certa feita, ao ser acariciado de forma inconveniente por uma senhora, que visava seduzi-lo, deferiu-lhe uma tapa no rosto. Sabemos que, de todos os Espritos que passaram pela Terra, somente Jesus percorreu uma trajetria retilnea. Assim, no devemos ser extremistas quanto aos Seus discpulos mais eminentes: nem, por um lado, reduzirmos a considerao que temos por eles, nem, por outro lado, cobrar deles a perfeio que eles prprios afirmam no ter ainda alcanado, pois, apesar de serem Espritos muito adiantados, no se enquadram ainda na categoria de Espritos Puros. Assim, reconhecendo que todo est evoluindo e cada um ainda apresenta certas limitaes prejudiciais, igualemo-nos todos no Amor Universal, ou seja, na considerao de uns pelos outros, e melhoremo-nos, ao mesmo tempo, ajudandonos uns aos outros, porm, sem julgamentos, pois assim Jesus afirmou: Eu a ningum julgo.. A hipocrisia um dos piores defeitos que possamos adotar, pois, com ela, visamos enganar os outros. Retiremos qualquer mscara do rosto e olhemos a ns mesmos, direto, no espelho da prpria conscincia e, assim, se nos reconhecemos atrelados a uma dessas duas dependncias, comecemos por afirmar perante ns prprios, e os que puderem nos ajudar que somos realmente dependentes: tratase da confisso, de que fala o apstolo Tiago. Se, porm, somos mais corajosos ainda, afirmemos essa situao perante

todos, acontea o que acontecer em nvel de julgamento dos outros. Depois disso, ento, j estaremos preparados para iniciarmos a trajetria da cura, que, como em tudo o mais, seguir um caminho acidentado, com altos e baixos, curvas e retas, tempestades e bonanas, at, algum dia, estarmos totalmente livres da dependncia. A f em Deus que dar foras s nossas pernas para a caminhada: A tua f te curou.; a certeza na evoluo nos far confiantes na vitria: Sede perfeitos, como vosso Pai, que est nos cus, Perfeito.; a presena de amigos sinceros significar inestimvel apoio: Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis.; e as boas obras que realizarmos em favor dos outros sero a condio zine que non para nos transformarmos no homem novo: O Amor cobre a multido dos pecados. Que Deus, nosso Pai, e Jesus, nosso Divino Pastor, nos abenoem a todos.

1 DROGAS E ALCOLICOS [1] [2] Temos de esclarecer os prezados Leitores que, quando nos referimos s drogas, temos em mente apenas aquelas que detm um tropismo malfico e no os produtos utilizados pela Medicina para tratamento de doenas do sistema nervoso. Pode-se dizer que, desde o incio da civilizao, a humanidade tem utilizado determinados produtos caracterizveis como drogas, dentre as quais inclumos os alcolicos, sendo que Chico Xavier igualou os dois produtos, que chamou de irmos. A procura pelas drogas e pelos alcolicos sempre foi muito grande, devido ao primitivismo espiritual da maioria dos habitantes do nosso planeta. Os efeitos danosos para a sade fsica e psquica dos dependentes so inquestionveis, como se sabe, sendo grande o nmero dos que, todos os dias, no mundo inteiro, desencarnam por causa dessa situao e, no mundo espiritual, costumam continuar sofrendo dessa dependncia.

1.2 IRMO MAIS INTELIGENTE Os estudiosos do tema podero querer questionar a afirmao de Chico Xavier de que as drogas so os irmos mais inteligentes da cachaa, mas preferimos aderir ao modo de pensar do grande missionrio de Jesus. Assim, analisemos: por que irmos mais inteligentes? Porque existe muita pesquisa sobre as drogas, que, a cada dia, ficam mais fortes nos seus efeitos, enquanto que os alcolicos continuam sendo os mesmos, desde pocas muito antigas, mantendo seus princpios ativos bsicos. Atualmente h drogas que, conforme seja o nvel de resistncia dos usurios, levam-nos desencarnao em pouqussimo tempo. Por isso, verificamos que Chico Xavier tinha razo ao utilizar aquela expresso. H cientistas encarnados e h outros desencarnados que se dedicam elaborao de drogas cada vez mais ativas sobre o sistema nervoso.

1.2.4 TENDNCIA DEPENDNCIA QUMICA A tendncia que certas pessoas apresentam para a dependncia qumica se deve, no hereditariedade dos seus ancestrais, mas sim ao seu prprio passado espiritual, pois, nesse ponto, cada um herda apenas de si mesmo, havendo filhos de pais dependentes qumicos que nenhuma tendncia tm para essa dependncia, sendo que, no mximo, herdam um organismo deficitrio em certos setores, sobretudo no sistema nervoso. Os dependentes qumicos costumam ser Espritos que vm utilizando essas substncias em muitas encarnaes, a ponto de terem enraizado no prprio perspirito os prejuzos que elas causam. Que ningum acuse seus ancestrais pelo fato de ser dependente qumico, pois vale aqui a Lio de Jesus: A cada um segundo suas obras.

10

1.2.4.1 ENCARNAES PASSADAS Sendo, como , a dependncia qumica o resultado danoso proveniente de muitas encarnaes, por isso mesmo sua cura no normalmente conseguida em uma nica encarnao, mas no curso de muitas vidas sucessivas de esforo para algum mudar a estrutura do seu prprio perspirito, onde se encontram as matrizes desse mal. Somos o resultado do que fomos ontem e seremos amanh o resultado do que somos hoje. A iniciativa do processo de libertao deve comear aqui e agora, para que, gradativamente, a libertao seja alcanada. Todavia, como temos dito, a cura demanda, normalmente, um prazo mais longo, englobando vrias encarnaes.

11

1.1.1.2 ENCARNAO ATUAL Quem dependente logo manifesta esse quadro doentio, identificvel facilmente, tal como acontece com os demais vcios e os defeitos morais. O mais importante, nesses casos, o prprio dependente reconhecer que o , sem o que nada se pode fazer em seu favor. O conselho do apstolo Tiago se aplica a este tipo de situao: Confessai vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sareis. Tanto a confisso da culpa (dependncia) quanto a orao (pedido de ajuda) so imprescindveis para a cura: entendamos bem esta informao. A confisso significa o reconhecimento do prprio dependente, que o primeiro passo, e a orao deve ser interpretada como a prece propriamente dita, pedindo socorro, bem como a procura de tratamento, atravs de profissionais especializados, bem como dos parentes, amigos e grupos de apoio.

12

1.2 NO RECEBIMENTO DE CARINHO E CALOR PATERNO OU MATERNO Chico Xavier no quis dizer que sempre que algum no receba dos seus pais e mes o carinho que lhes devido passe a ser, necessariamente, um dependente qumico, pois tal situao ocorreu igualmente com ele, que, durante um determinado tempo, na infncia, alm de no ter o carinho da me, que tinha desencarnado, no era objeto de grande afeio por parte do pai, sendo, alm disso, verdadeiramente, torturado pela madrinha e, nem por isso, passou depois a ser dependente qumico. Chico Xavier quis alertar os pais e mes para a importncia de dedicarem afeto aos seus filhos, quando eles, trazendo de vidas passadas, o vcio a que nos referimos, podem reincidir, devido ao estado psquico negativo, que, no sendo contrabalanado por uma sintonia de elevado nvel de positividade, pode contribuir para a utilizao do recurso nocivo das drogas. Nesse caso, os pais e mes acabam sendo corresponsveis pela dependncia qumica dos filhos ou filhas. O Amor cobre a multido dos pecados: disse Jesus. evidente que o Divino Mestre quis significar que o Amor que eu sentir cobrir a multido dos meus pecados, mas o Amor que os pais e mes sentirem ajudar seus filhos e filhas atravs do exemplo, alm de neutralizarem, em parte, sua sintonia negativa de dependentes qumicos, mesmo sem neutraliz-la totalmente.

13

1.2.1 PAIS E MES MATERIALMENTE AUSENTES A pior ausncia fsica aquela em que os filhos e filhas percebem que se deve ao desinteresse dos pais e mes por eles, pois, quando h um motivo justificvel, a tendncia os filhos e filhas aceitarem, com mais naturalidade a no presena diria dos seus pais e mes. O que di o descaso, o sentimento explcito ou implcito de abandono, o que faz as pessoas menos evoludas se inclinarem para a sintonia negativa com outros depressivos, viciosos ou, de qualquer forma, simpatizantes do Mal.

14

1.2.2 PAIS E MES ESPIRITUALMENTE AUSENTES A troca de energia psquica no necessita propriamente do toque material nem da presena fsica, pois se efetiva pelo pensamento, que se irradia entre os seres que se amam: assim, mesmo distantes geograficamente, alimentam-se reciprocamente, enquanto que, no havendo Amor, essa troca fludica ocorre em pequena escala, podendo ser at nociva, se h animosidade. Entendamos as coisas com a lgica das informaes de que a humanidade encarnada dispe sobre os assuntos relacionados com o mentalismo. Pais e mes que odeiam seus filhos e filhas ou lhes so indiferentes podem causar-lhes maiores males se esto fisicamente presentes do que estando distantes.

15

1.2.3 PAIS E MES QUE NO ORIENTAM SEUS FILHOS A melhor orientao dada atravs do exemplo e no das palavras e, pior ainda, atravs de castigos e castrao psicolgica, que revoltam ou deprimem. Infelizmente, devido ao baixo nvel de elevao intelectomoral da maior parte da humanidade terrena, muitos pais e mes no tm condies de bem orientar seus filhos e filhas, pois eles prprios vivem incorretamente, atrelados a vcios ou defeitos morais acentuados. Orientar mostrar como se deve viver de acordo com a Lei de Deus, que Jesus resumiu no Amor a Deus sobre todas as coisas e ao prximo como a si mesmo.

16

1.2.4 AUSNCIA DE TRABALHO DIGNO H o trabalho digno, que se reveste de verdadeira integridade moral, e o trabalho indigno, representado por uma srie de atividades de moralidade questionvel. Tambm de se considerar que h um nmero significativo de pessoas que ganham o po de cada dia de forma moralmente condenvel, mesmo quando exercem profisses normalmente decentes. O que importa, no caso, a honestidade com que cada um trabalha. Esta observao vale tanto para os pais e mes, que do maus exemplos, quanto para os prprios dependentes, quando vivem desonestamente, pois o Mal atrai o Mal, enquanto que o Bem atrai o Bem. H quem queira livrar os filhos e filhas da dependncia qumica, mas seja desonesto no exerccio do prprio sustento e da famlia, o que muito dificulta a cura. Tambm h dependentes qumicos que no primam pela honestidade no prprio trabalho, o que tambm dificulta a cura. Somos uma s pea, um monobloco, que se movimenta, em ltima instncia, em funo do Bem ou do Mal. Por isso Jesus disse: No se pode Amar a Deus e a Mamom. Algum querer a cura de outrem ministrando-lhe maus exemplos ou o prprio dependente vivendo desonestamente tudo isso se apresenta como uma forma de querer enganar a prpria conscincia. Com razo Jesus afirmou: Seja o vosso dizer sim sim, no no. O Mal o Mal e o Bem o Bem: no devemos fingir que no sabemos isso. A questo do merecimento para a cura clara: ou se merece ou no se merece, pela f, que se complementa pelas obras.

17

1.2.4.1 OCIOSIDADE Se no se deve interpretar de forma absoluta o ditado que afirma que: A ociosidade a me de todos os vcios certo que a ociosidade provoca danos de monta no psiquismo de quem a escolha como forma de vida. Trabalhar imprescindvel por uma srie de razes, alm de usufruir a satisfao de prover ao prprio sustento de forma a dar sua contribuio pessoal para o bem estar e o progresso da coletividade. O salrio que mais devemos fazer questo de receber o exerccio do prprio trabalho, independente de ser bem ou mal remunerado. Transcrevemos, a seguir, duas mensagens do livro Luz em Gotas, psicografado pelo ento encarnado irmo Gilberto, membro da nossa equipe de trabalhadores da ltima hora, atualmente vivendo conosco no mundo espiritual: O Trabalho (um amigo) O trabalho um dos principais educadores do carter do ser humano, porque produz a disciplina, obedincia, conscincia, ateno, aplicao e a perseverana, dando ao homem habilidade na sua profisso. A aptido natural e a inteligncia so necessrias para que o homem dirija os negcios da sua vida comum. O trabalho lei natural da Vida, o princpio que impele o homem individualmente e, em termos coletivos, as naes. A maior parte dos homens acha-se obrigada pelo trabalho manual. Mas, ao trabalhar com o crebro ou com os braos, todos devem dar sua cota de servio construo comum do edifcio social. O trabalho pode ser considerado como fardo ou castigo. Mas, para o trabalhador, pode ser interpretado como uma honra e glria. Sem ele, nada se pode realizar de construtivo. E tudo que grande no homem prove do

18

trabalho. A civilizao que desfrutamos o seu resultado em milnios de acumulao operativa. Se o trabalho fosse abolido, a humanidade receberia um golpe mortal. A ociosidade ri o corao e o consome, assim como a ferrugem desgasta o ferro. A indolncia degrada, nunca d bom resultado, sempre intil, melanclica e miservel. A preguia veneno do corpo e da alma. O homem ocioso intil, e qualquer que seja a extenso cronolgica da sua vida, ele simplesmente vegeta. A vida de um homem medida pelo seu trabalho til. Os primeiros mestres do Cristianismo tambm ensinaram, exemplificando o valor do trabalho. Dizia Paulo, o Apstolo: Aquele que no quiser trabalhar, tambm no comer. E ele mesmo glorificou-se de ter sobrevivido pelo seu prprio trabalho, sem ter sido peso a ningum. So Bonifcio, ao desembarcar na Bretanha, trazia consigo um volume do Evangelho e sua rgua de carpinteiro. E Lutero, no meio de suas mltiplas ocupaes, ganhava a vida cultivando jardins, edificando e consertando relgios. Ele dizia: Enquanto houver nesta cidade um homem que no trabalhe ou uma mulher preguiosa, haver gente sofrendo frio e fome. O hbito de uma ocupao til tanto para o homem quanto para a mulher uma condio essencial de felicidade e bem estar. S trabalho a ocupao que seja til, e o bom emprego do tempo um dos maiores segredos da felicidade. O Trabalho (Lavoisier) No deveis deixar que a vossa existncia transcorra atravs de uma luta acirrada e, por vezes, feroz no terreno simplesmente utilitarista. No convm

19

que sejais exclusivamente formigas. Deveis ter, porm, alguma coisa das cigarras. Dessa forma, aprendereis a viver de acordo com a Natureza e, portanto, de acordo com as Leis Divinas. A formiga ensina a perseverana, a ordem e o mtodo, enfrentando e vencendo as escabrosidades do carreiro; e a cigarra mostra a vs o processo de amenizar as asperezas, e faz provaes e vicissitudes inerentes vossa condio atual. O trabalho no castigo; beno. Ele deve, por isso mesmo, ser executado com prazer. E o meio de conseguirdes trabalhar prazerosamente eliminar, o quanto possvel, o cunho egostico de que ele se reveste no mundo onde viveis. O objetivo do trabalho no est, como se imagina, unicamente no lucro econmico que proporciona. Alm desse aspecto mercantilista, h um outro que no pode passar despercebido por todos os que visam prpria paz de conscincia: refiro-me sua finalidade essencial, ao seu motivo elevado, que promover, acorooar a evoluo, despertando os poderes do esprito. Tal , em realidade, a razo superior do trabalho. Portanto, quem trabalha sempre se enriquece. O Esprito de Verdade em belssima passagem de A Grande Sntese assim se manifesta acerca do magno assunto: A vossa mentalidade utilitria tem feito do trabalho um condenao, num tormento insacivel de possesso. A lei do mais forte, que vigora no mundo econmico, fez do trabalho uma forma de luta e uma tentativa de furto ou extorso. O trabalho pode ser considerado como uma dor. Mas, ela justa e est no seu posto certo como uma alavanca da Evoluo; exprime nas suas formas atuais,

20

a no mundo, exatamente o que mereceis e o que sois evolutivamente falando. Todos os males de que padeceis individual e coletivamente so devidos a vossa impotncia para fazer o melhor, e a vossa imperfeio social. Mais do que uma necessidade econmica, o trabalho uma necessidade moral. E o conceito de trabalho econmico deve ser substitudo pelo de trabalho funo-social. Direi mais, trabalho funo biolgico-construtora. O trabalho tem a funo de criar novos membros exteriores (como, por exemplo, a mquina), expresses do psiquismo e a funo de fixao pela repetio constante dos indivduos dentro do esquema social. Procurai entender o trabalho como instrumento de construo eterna, cujo fruto tambm individual sob a forma de aptides adquiridas para sempre e no como acumulao de vantagens materiais, imediatas e transitrias. Na figueira infecunda e, por isso mesmo, castigada prefigurou o Cristo a ociosidade e o parasitismo, quer considerados individualmente, quer relacionados a classes sociais inteiras, que consumem sem produzir. Sabe-se que a cada um dado segundo as prprias obras. Assim, o trabalho deve ser exercitado como verdadeira beno e graa divinas.

21

1.2.4.2 - OBSESSO Uma pessoa que seja dependente qumico est, realmente, vivendo debaixo de uma obsesso, seja mdium ostensivo ou no. Por isso, transcrevemos abaixo o que consta sobre esse tema em O Livro dos Mdiuns, traduzido e anotado por Jos Herculano Pires. Os prezados leitores, por favor, atentem para os esclarecimentos do Codificador e, se lhes disserem respeito, apliquem-nos a si prprios e, em caso contrrio, auxiliem outrem, a fim de se livrarem de processos obsessivos, que acometem quem quer que se desvie de uma vida consagrada ao auto aperfeioamento moral. Devido relevncia do tema, ao invs de mencionarmos as lies de Allan Kardec como uma das Notas, prefetimos apresenta-las como um tpico deste estudo, a fim de sejam lidas, ou melhor, estudadas pelos prezados leitores: 237. No nmero das dificuldades que a prtica do Espiritismo apresenta necessrio colocar a da obsesso em primeira linha. Trata-se do domnio que alguns Espritos podem adquirir sobre certas pessoas. So sempre os Espritos inferiores que procuram dominar, pois os bons no exercem nenhum constrangimento. Os bons aconselham, combatem a influncia dos maus, e se no os escutam preferem retirar-se. Os maus, pelo contrrio, agarram-se aos que conseguem prender. Se chegarem a dominar algum, identifica-se com o Esprito da vtima e a conduzem como se faz com uma criana. A obsesso apresenta caracterstica diversas que precisamos distinguir com preciso, resultantes do grau do constrangimento e da natureza dos efeitos que este produz. A palavra obsesso portanto um termo genrico pelo qual se designa o conjunto desses fenmenos, cujas principais variedades so: a obsesso simples, a fascinao e a subjugao.

22

238. A obsesso simples verifica-se quando um Esprito malfazejo se impe a um mdium, intromete-se contra a sua vontade nas comunicaes que ele recebe, o impede de se comunicar com outros Espritos e substitui os que so evocados. No se est obsedado pelos simples fato de ser enganado por um Esprito mentiroso, pois o melhor mdium est sujeito a isso, sobretudo no incio, quando ainda lhe falta a experincia necessria, como entre ns as pessoas mais honestas podem ser enganadas por trapaceiros. Pode-se, pois, ser enganado sem estar obsedado. A obsesso consiste na tenacidade de um Esprito do qual no se consegue desembaraar. Na obsesso simples o mdium sabe perfeitamente que est lidando com um Esprito mistificador, que no se disfara e nem mesmo dissimula de maneira alguma as suas ms intenes e o seu desejo de contrariar. O mdium reconhece facilmente a mistificao, e como se mantm vigilante raramente enganado. Assim, esta forma de obsesso apenas desagradvel e s tem o inconveniente de dificultar as comunicaes com os Espritos srios ou com os de nossa afeio. Podemos incluir nesta categoria os casos de obsesso fsica, que consistem nas manifestaes barulhentas e obstinadas de certos Espritos que espontaneamente produzem pancadas e outros rudos. Quanto a este fenmeno, remetemos o leitor ao captulo Das manifestaes fsicas espontneas, n 82. 239. A fascinao tem conseqncias muito mais graves. Trata-se de uma iluso criada diretamente pelo Esprito no pensamento do mdium e que paralisa de certa maneira a sua capacidade de julgar as

23

comunicaes. O mdium fascinado no se considera enganado. O Esprito consegue inspirar-lhe uma confiana cega, impedindo-o de ver a mistificao e de compreender o absurdo do que escreve, mesmo quando este salta aos olhos de todos. A iluso pode chegar a ponto de lev-lo a considerar sublime a linguagem mais ridcula. Enganam-se os que pensam que esse tipo de obsesso s pode atingir as pessoas simples, ignorantes e desprovidas de senso. Os homens mais atilados, mais instrudos e inteligentes noutro sentido, no esto mais livres dessa iluso, o que prova tratar-se de uma aberrao produzida por uma causa estranha, cuja influncia os subjuga. Dissemos que as consequncias da fascinao so muito mais graves. Com efeito, graas a essa iluso que lhe consequente o Esprito dirige a sua vtima como se faz a um cego, podendo lev-lo a aceitar as doutrinas mais absurdas e as teorias mais falsas como sendo as nicas expresses da verdade. Alm disso, pode arrast-lo a aes ridculas, comprometedoras e at mesmo bastante perigosas.(1) Compreende-se facilmente toda a diferena entre obsesso simples e a fascinao. Compreende-se tambm que os Espritos provocadores de ambas devem ser diferentes quanto ao carter. Na primeira, o Esprito que se apega ao mdium apenas um importuno pela sua insistncia, do qual ele procura livrar-se. Na segunda, muito diferente, pois para chegar a tais fins o Esprito deve ser esperto, ardiloso e profundamente hipcrita. Porque ele s pode enganar e se impor usando mscara e uma falsa aparncia de virtude. As grandes palavras como caridade, humildade e amor a Deus servem-lhe de carta de fiana. Mas atravs

24

de tudo isso deixa passar os sinais de sua inferioridade, que s o fascinado no percebe; e por isso mesmo ele teme, mais do que tudo, as pessoas que veem as coisas com clareza. Sua ttica quase sempre a de inspirar ao seu intrprete afastamento de quem quer que possa abrirlhe os olhos. Evitando, por esse meio, qualquer contradio, est certo de ter sempre razo. 240. A subjugao um envolvimento que produz a paralisao da vontade da vtima, fazendo-a agir malgrado seu. Esta se encontra, numa palavra, sob um verdadeiro jugo. A subjugao pode ser moral ou corprea. No primeiro caso, o subjugado levado a tomar decises frequentemente absurdas e comprometedoras que, por uma espcie de iluso considera sensatas: uma espcie de fascinao. No segundo caso, o Esprito age sobre os rgos materiais, provocando movimentos involuntrios. No mdium escrevente produz uma necessidade incessante de escrever, mesmo nos momentos mais inoportunos. Vimos subjugados que, na falta de caneta ou lpis, fingiam escrever com o dedo, onde quer que se encontre, mesmo nas ruas, escrevendo em portas e paredes. A subjugao corprea vai s vezes mais longe, podendo levar a vtima aos atos mais ridculos. Conhecemos um homem que, no sendo jovem nem belo, dominado por uma obsesso dessa natureza, foi constrangido por uma fora irresistvel a cair de joelhos diante de uma jovem que no lhe interessava e pedi-la em casamento. De outras vezes sentia nas costas e nas curvas das pernas uma forte presso que obrigava, apesar de sua resistncia, a ajoelhar-se e beijar a terra nos lugares pblicos, diante da multido. Para os seus conhecidos

25

passava por louco(2), mas estamos convencidos de que absolutamente no o era, pois tinha plena conscincia do ridculo que praticava contra a prpria vontade e sofria com isso horrivelmente. 241. Dava-se antigamente o nome de possesso ao domnio exercido pelos maus Espritos, quando a sua influncia chegava a produzir a aberrao das faculdades humanas. A possesso corresponderia, para ns, subjugao. Se no adotamos esse termo, por dois motivos: primeiro, por implicar a crena na existncia de seres criados para o mal e perpetuamente votados ao mal, quando s existem seres mais ou menos imperfeitos e todos eles suscetveis de se melhorarem; segundo, por implicar tambm a ideia de tomada do corpo por um Esprito estranho, numa espcie de coabitao, quando s existe constrangimento. A palavra subjugao exprime perfeitamente a ideia. Assim, para ns, no existem possessos, no sentido vulgar do termo, mas apenas obsedados, subjugados e fascinados.(3) 242. A obsesso, como dissemos, um dos maiores escolhos da mediunidade. tambm um dos mais frequentes. Assim, nunca sero demais as providncias para combat-la. Mesmo porque, alm dos prejuzos pessoais que dela resultam, constitui um obstculo absoluto pureza a veracidade das comunicaes. A obsesso, em qualquer dos seus graus, sendo sempre o resultado de um constrangimento, e no podendo jamais esse constrangimento ser exercido por um Esprito bom, segue-se que toda comunicao dada por um mdium obsedado de origem suspeita e no merece nenhuma confiana. Se, por vezes, se encontrar nela algo de bom, necessrio restringir-se a isso e rejeitar tudo o que apresentar o menor motivo de dvida.

26

243. Reconhece-se a obsesso pelas seguintes caractersticas: 1) Insistncia de um Esprito em comunicar-se queria ou no o mdium, pela escrita, pela audio, pela tiptologia etc., opondo-se a que outros Espritos o faam. 2) Iluso que, no obstante a inteligncia do mdium, o impede de reconhecer a falsidade e o ridculo das comunicaes recebidas. 3) Crena na infalibilidade e na identidade absoluta dos Espritos que se comunicam e que, sob nomes respeitveis e venerados, dizem falsidades ou absurdos. 4) Aceitao pelo mdium dos elogios que lhe fazem os Espritos que se comunicam por seu intermdio. 5) Disposio para se afastar das pessoas que podem esclarec-lo. 6) Levar a mal a crtica das comunicaes que recebe. 7) Necessidade incessante e inoportuna de escrever. 8) Qualquer forma de constrangimento fsico, dominando-lhe vontade e forando-o a agir ou falar sem querer. 9) Rudos e transtornos em redor do mdium, causados por ele ou tendo-o por alvo. 244. Em face do perigo da obsesso, ocorre perguntar se no inconveniente ser mdium, se no essa

27

faculdade que a provoca, enfim, se no isso uma prova da inconvenincia das comunicaes espritas. Nossa resposta fcil e pedimos que a meditem cuidadosamente. No tendo sido os mdiuns nem os espritas que criaram os Espritos, mas sim os Espritos que deram origem aos espritas e aos mdiuns, e sendo os Espritos simplesmente as almas dos homens, evidente que sempre exerceram sua influncia benfica ou perniciosa sobre a Humanidade. A faculdade medinica para eles apenas um meio de se comunicarem, e na falta dessa faculdade eles se comunicam por mil outras maneiras mais ou menos ocultas. Seria errneo, pois, acreditar que os Espritos s exercem sua influncia atravs das comunicaes escritas ou verbais. Essa influncia permanente e os que no se preocupam com os Espritos, ou nem mesmo creem na sua existncia, esto expostos a ela como os outros, e at mais do que os outros, por no disporem de meios de defesa. pela mediunidade que o Esprito se d a conhecer. Se ele for mau, sempre se trai, por mais hipcrita que seja. Pode-se dizer, portanto, que a mediunidade permite ao homem ver o seu inimigo face a face, se assim se pode dizer, e combat-lo com suas prprias armas. Sem essa faculdade ele age na sombra, e contando com a invisibilidade pode fazer e faz realmente muito mal.(4) A quantos atos no o homem impelido, para sua desgraa, e que seriam evitados se ele tivesse um meio de se esclarecer. Os incrdulos no supem dizer uma verdade quando afirmam de um homem que se obstina no erro. o seu mau gnio que o impele a perder-se. assim que o conhecimento do Espiritismo, longe de facilitar o domnio dos maus Espritos, deve ter como resultado, num tempo mais ou menos prximo, quando se achar divulgado, destruir esse domnio, dando a cada um

28

os meios de se manter vigilante contra as suas sugestes. E aquele que ento sucumbir s poder queixar-se de si mesmo. Regra geral: quem quer que receba ms comunicaes espritas, escritas ou verbais, est sob m influncia; essa influncia se exerce sobre ele, quer escreva ou no, isto , seja ou no mdium, creia ou no creia. A escrita oferece-lhe um meio de assegurar da natureza dos Espritos em ao e de os combater, se forem maus, os que se consegue com maior xito quando se chega a conhecer os motivos da sua atividade. Se a sua cegueira bastante para no lhe permitir a compreenso, outros podero lhe abrir os olhos. Em resumo: o perigo no est no Espiritismo, desde que este pode, pelo contrrio, servir-nos de controle e preservar-nos do risco incessante a que nos expomos sem saber. Ele est na orgulhosa propenso de certos mdiuns a se considerarem muito levianamente instrumentos exclusivos dos Espritos superiores, e na espcie de fascinao que no lhes permite compreender as tolices de que so intrpretes. Mas mesmo os que no so mdiuns podem se deixar envolver. Faamos uma comparao. Um homem tem um inimigo secreto que ele no conhece e que espalha contra ele, s ocultas, a calnia e tudo o que a mais negra maldade possa engendrar. V a sua fortuna se perder, os amigos se afastarem, perturbar-se a sua tranquilidade interior. No podendo descobrir a mo que o fere, no pode se defender e acaba vencido. Mas um dia o inimigo secreto lhe escreve e se trai, apesar da sua astcia. Eis descoberto o inimigo que ele agora pode fazer calar e com isso se reabilitar. Esse o papel dos maus Espritos, que o Espiritismo nos d a possibilidade de descobrir e anular.

29

245. Os motivos da obsesso variam segundo o carter do Esprito. s vezes a prtica de uma vingana contra pessoa que o magoou na sua vida ou numa existncia anterior. Frequentemente apenas o desejo de fazer o mal, pois como sofre, deseja fazer os outros sofrerem, sentido uma espcie de prazer em atorment-los e humilh-los. A impacincia das vtimas tambm influi, porque ele v atingido o seu objetivo, enquanto a pacincia acaba por cans-lo. Ao se irritar, mostrando-se zangado, a vtima faz precisamente o que ele quer. Esses Espritos agem s vezes pelo dio que lhes desperta a inveja do bem, e por isso que lanam a sua maldade sobre criaturas honestas. Um deles se apegou como verdadeira tinha(5) a uma boa famlia nossa conhecida, que no teve alis, a satisfao de enganar. Interrogado sobre o motivo do ataque a essa boa gente, ao invs de apegar-se a homens da sua espcie, respondeu: Esses no me do inveja. Outros so levados por simples covardia, aproveitando-se da fraqueza moral de certas pessoas, que sabem incapazes de lhes oferecer resistncia. Um destes, que subjugava um rapaz de inteligncia muito curta, respondeu-nos sobre o motivo da sua escolha: Tenho muita necessidade de atormentar algum: uma pessoa capaz me repeliria; apego-me a um idiota que no pode resistir. 246. H Espritos obsessores sem maldade, que so at mesmo bons, mas dominados pelo orgulho do falso saber: tm suas ideias, seus sistemas sobre as Cincias, a Economia Social, a Moral, a Religio, a Filosofia. Querem impor a sua opinio e para isso procuram mdiuns suficientemente crdulos para aceitlas de olhos fechados, fascinando-os para impedir

30

qualquer discernimento do verdadeiro e do falso. So os mais perigosos porque no vacilam em sofismar e podem impor as mais ridculas utopias. Conhecendo o prestgio dos nomes famosos no tm escrpulo em enfeitar-se com eles e nem mesmo recuam ante o sacrilgio de se dizerem Jesus, a Virgem Maria ou um santo venerado.(6) Procuram fascinar por uma linguagem empolada, mais pretensiosa do que profunda, cheia de termos tcnicos e enfeitada de palavras grandiosas, como Caridade e Moral. Evitam os maus conselhos, porque sabem que seriam repelidos, de maneira que os enganados os defendem sempre, afirmando: Bem vs que nada dizem de mau. Mas a moral para eles apenas um passaporte, o de que menos cuidam. O que desejam antes de mais nada dominar e impor as suas ideias, por mais absurdas que sejam.(7) 247. Os Espritos sistemticos so quase sempre escrevinhadores. por isso que procuram os mdiuns que escrevem com facilidade, tratando de faz-los seus instrumentos dceis e sobretudo entusiastas, por meio da fascinao. Esses Espritos so geralmente verbosos, muito prolixos, procurando compensar pela quantidade a falta de qualidade. Gostam de ditar aos seus intrpretes volumosos escritos, indigestos e muitas vezes pouco inteligveis, que trazem felizmente como contraveneno a impossibilidade material de ser lidos pelas massas. Os Espritos realmente superiores so sbrios nas palavras, dizem muita coisa em poucas linhas, de maneira que essa fecundidade prodigiosa deve ser sempre considerada suspeita. Nunca ser demais a prudncia, quando se tratar da publicao de semelhantes escritos. As utopias e as excentricidades, que so neles frequentemente

31

abundantes e chocam o bom senso, provocam impresso muito desagradvel nas pessoas que se iniciam, dandolhes uma ideia falsa do Espiritismo, sem contar ainda que servem de armas aos adversrios para ridiculariz-lo. Entre essas publicaes h as que, sem serem ms e sem provirem de uma obsesso, podem ser consideradas como imprudentes, intempestivas e inbeis.(8) 248. Acontece com muita frequncia que um mdium s pode comunicar-se com um Esprito que se ligou a ele e responde pelos que so evocados. Nem sempre se trata de obsesso, porque isso pode decorrer de uma falta de flexibilidade do mdium e de uma afinidade especial de sua parte com este ou aquele Esprito. A obsesso propriamente dita s existe quando o Esprito se impe e afasta voluntariamente o outro, o que jamais feito por um Esprito bom. Geralmente, o Esprito que se apossa do mdium para domin-lo no suporta o exame crtico das suas comunicaes. Quando v que elas no so aceitas, mas submetidas discusso, no deixa o mdium mas lhe sugere o pensamento de se afastar, e muitas vezes mesmo lhe ordena que se afaste. Todo mdium que se aborrece com as crticas das suas comunicaes faz-se eco do Esprito que o domina, e esse Esprito no pode ser bom, desde que lhe inspira o pensamento ilgico de recusar o exame. O isolamento do mdium sempre prejudicial para ele, que fica sem a possibilidade de controle de suas comunicaes. Ele deve no somente esclarecer-se atravs de terceiros, mas tambm estudar todos os gneros de comunicaes, para aprender a compar-las. Limitando-se s que recebe, por melhores que lhe paream, fica exposto a enganar-se quanto ao seu valor, devendo-se ainda considerar que ele no pode conhecer

32

tudo e que elas giram sempre num mesmo crculo de ideias. (Ver no nmero 192: Mdiuns exclusivos) 249. Os meios de combater a obsesso variam, segundo as caractersticas de que ela se reveste. No existe um perigo real para todo mdium que esteja bem convencido de lidar com um Esprito mentiroso, como acontece na obsesso simples. Esta no ser para ele mais do que um fato desagradvel. Mas precisamente por lhe ser desagradvel, o Esprito tem mais uma razo para insistir em aborrec-lo. Duas medidas essenciais devem ser tomadas pelo mdium nesse caso: provar ao Esprito que no foi enganado por ele e que ser impossvel deixar-se enganar; segundo, cansar-lhe a pacincia, mostrando-se mais paciente do que ele. Quando se convencer de que perde o seu tempo, acabar por se retirar, como o fazem o importuno a quem no se escuta. Mas isso nem sempre suficiente e pode demorar bastante, porque existem os teimosos, para os quais os meses e os anos pouco significam. O mdium deve, alm disso, apelar fervorosamente ao seu bom anjo e aos bons Espritos que lhe so simpticos, suplicando-lhes assistncia. No tocante ao Esprito obsessor, por mau que ele seja, necessrio trat-lo com serenidade mas ao mesmo tempo com benevolncia, vencendo-o pelo bom procedimento, orando por ele. Se for realmente um Esprito perverso, a princpio se divertir com isso, mas submetido com perseverana a um processo de moralizao, acabar por emendar-se. uma converso que se empreende, tarefas muitas vezes penosas, ingratas, mas cujo mrito est na prpria dificuldade, e que uma vez bem realizada traz sempre a satisfao de se haver cumprido um dever de caridade, e frequentemente a de haver reconduzido ao bom caminho uma alma perdida.(9)

33

tambm conveniente interromper as comunicaes escritas quando se reconhece que procedem de um Esprito mau, que nada quer ouvir, para no se lhe dar o prazer de ser ouvido. Em certos casos, pode mesmo ser til deixar de escrever por algum tempo, regulando-se isso de acordo com as circunstncias. Mas se o mdium escrevente pode evitar essas conversaes abstendo-se de escrever, no se d o mesmo com o mdium audiente, que o Esprito obsessor persegue s vezes a todo instante com seu palavreado grosseiro e obsceno, e que no tem nem mesmo o recurso de fechar os ouvidos. De resto, devemos reconhecer que certas pessoas se divertem com a linguagem trivial dessa espcie de Espritos, que os encorajam e provocam ao rir das suas tolices, ao invs de lhes impor silncio e orient-los moralmente. Nossos conselhos no podem aplicar-se a esses que desejam afogar-se. 250. S h, portanto, aborrecimento e no perigo para todo mdium que no se deixa enganar, de vez que ele no pode ser confundido. Exatamente o contrrio se verifica na fascinao, porque ento o domnio do Esprito sobre a vtima no tem limites. A nica coisa a fazer convenc-la de que foi enganada e reverter a sua obsesso ao grau de obsesso simples. Mas isso nem sempre fcil, se no for algumas vezes impossveis. O ascendente do Esprito sobre o fascinado tal que o torna surdo a todo raciocnio. Pode mesmo chegar a ponto de faz-lo duvidar do acerto da Cincia, quando o Esprito comete alguma grossa heresia cientfica. Como j dissemos, o fascinado recebe geralmente muito mal os conselhos. A crtica o aborrece, irrita e faz embirrar com as pessoas que no participam da sua admirao. Suspeitar do seu obsessor quase uma

34

profanao, e isso o que o Esprito deseja, que se ponham de joelhos ante as suas palavras. Um desses Espritos exercia extraordinria fascinao sobre pessoa nossa conhecida. Evocamo-lo e aps algumas fanfarrices, vendo que no podia lograrnos quanto sua identidade, acabou confessando que tomara um nome falso. Perguntamos porque abusava tanto daquela pessoa, e ele respondeu com estas palavras que revelam nitidamente o carter dessa espcie de Espritos: Eu procurava um homem que pudesse manejar, encontrei-o e ficarei com ele. Mas se o esclarecermos ele o expulsar. o que veremos! Como no h pior cego do que o que no quer ver, quando se reconhece a inutilidade de todas as tentativas para abrir os olhos do fascinado o melhor que se tem a fazer deix-lo com as suas iluses. No se pode curar um doente que se obstina na doena e nela se compraz.(10) 251. A subjugao corprea tira quase sempre ao obsedado as energias necessrias para dominar o mau Esprito. por isso necessria interveno de uma terceira pessoa, agindo por meio do magnetismo ou pela fora da sua prpria vontade. Na falta do concurso do obsedado, essa pessoa deve conseguir ascendente sobre o Esprito. Mas como essa ascendncia s pode ser moral, s pode ser exercida por uma pessoa moralmente superior ao Esprito, e seu poder ser tanto maior quanto o for a sua superioridade moral, porque ento se impe ao Esprito, que se v obrigado a inclinar-se ante ela. Era por isso que Jesus possua tamanho poder de expulsar os que ento se chamavam demnios, ou seja, os maus Espritos obsessores.

35

S podemos dar aqui alguns conselhos gerais, porque no h nenhum processo material, nenhuma frmula, sobretudo, nem qualquer palavra sacramental que tenham o poder de expulsar os Espritos obsessores. O que falta em geral ao obsedado fora fludica suficiente. Nesse caso a ao magntica de um bom magnetizador pode dar-lhe uma ajuda eficiente. Alm disso, sempre bom obter, por um mdium de confiana, os conselhos de um Esprito superior ou do seu anjo da guarda.(11) 252. As imperfeies morais do obsedado so frequentemente um obstculo sua libertao. Eis um notvel exemplo, que pode servir para a instruo de todos. Desde alguns anos que vrias irms vinham sendo vtimas de atos estranhos de depredao. Suas roupas eram continuamente espalhadas por todos os cantos da casa e at mesmo pelo telhado. Eram rasgadas, cortadas e crivadas de furos, por mais cuidados que tivessem em guard-las sob chaves. Essas senhoras, isoladas numa pequena cidade provinciana, jamais tinham ouvido falar de Espiritismo. A primeira ideia que tiveram foi, naturalmente, a de estarem sendo vtimas de brincadeiras de mau gosto. Mas a persistncia dos fatos e as precaues que tomavam afastaram essa ideia. S muito tempo depois, graas a algumas indicaes, achou que devia dirigir-se a ns, procurando saber causa desses transtornos e os meios, se possvel, de lhes dar um fim. A causa estava bem clara, mas o remdio era mais difcil. O Esprito que assim se manifestava era evidentemente malfazejo. Mostrou-se, na evocao, de grande

36

perversidade e inacessvel aos bons sentimentos. A prece, porm, parecia exercer sobre ele uma boa influncia. Mas aps algum tempo de descanso, as depredaes recomearam. Eis a respeito o conselho dado por um Esprito superior: O que essas senhoras tm de melhor a fazer rogar aos seus Espritos protetores que no as abandonem. E eu no tenho melhor conselho a lhes dar do que o de mergulharem na prpria conscincia para se confessarem consigo mesmas, examinando se praticaram sempre o amor ao prximo e a caridade. No me refiro caridade que d e distribui, mas caridade da lngua. Porque infelizmente elas no sabem cont-la, e por outro lado no justificam, por seus atos piedosos, o desejo de se livrarem de quem as atormenta. Gostam bastante de falar mal do prximo e o Esprito que as obseda tira a sua desforra, porque em vida foi para elas um bode expiratrio. Basta-lhes sondar a memria para logo descobrirem com quem esto lidando. Entretanto, se chegarem a melhor, seus anjos da guarda voltaro para elas e sua presena ser suficiente para afastar o Esprito mau, que se apegou sobretudo a uma delas porque o seu anjo da guarda teve de afastar-se, diante dos seus atos repreensveis ou dos seus maus pensamentos. O que elas precisam de fazer preces fervorosas pelos que sofrem, e acima de tudo praticar as virtudes que Deus recomenda a cada um, segundo a sua condio. observao de que essas palavras nos pareciam um pouco severas, e que talvez se devesse abrand-las para a transmitir o Esprito acrescentou:

37

Eu tenho a dizer isso que disse e como disse, porque as pessoas em causa acostumou-se a pensar que no fazem nenhum mal pela lngua, quando na verdade o fazem e muito. Eis porque necessrio chocar-lhes o esprito de maneira que isso lhes sirva de sria advertncia. Disso resulta um ensinamento de grande alcance, o de que as imperfeies morais do acesso aos Espritos obsessores, e de que o meio mais seguro de livrar-se deles atrair os bons pela prtica do bem. Os Espritos bons so naturalmente mais poderosos que os maus e basta a sua vontade para os afastar, mas assistem apenas aqueles que os ajudam, por meio dos esforos que fazem para melhorarem. Do contrrio se afastam e deixam o campo livre para os maus Espritos, que se transformam assim em instrumentos de punio, pois os bons os deixam agir com esse fim. 253. Mas necessrio evitar atribuir ao direta dos Espritos todas as nossas contrariedades, que em geral so consequncia da nossa prpria incria ou imprevidncia. Certo dia um lavrador nos mandou escrever que h doze anos todas as desgraas caam sobre os seus animais. Ora morriam as vacas e deixavam de dar leite, ora morriam os cavalos, os carneiros ou os porcos. Fez muitas novenas que no remediaram o mal, o mesmo se dando com as missas que mandou rezar e com os exorcismos que mandou fazer. Acreditou, ento, segundo as supersties do campo, que haviam feito algum mal para os seus animais. Julgando-nos sem dvida com maior poder de conjurar que o padre da sua aldeia, pediu-nos um conselho. Eis a resposta que obtivemos:

38

A mortandade ou as doenas dos animais desse homem provm dos seus currais infectados, que ele no manda limpar porque isso custa. 254. Encerraremos este captulo com as respostas dos Espritos a algumas perguntas, vindo em apoio do que dissemos: 1. Por que certos mdiuns no podem livrar-se de Espritos maus que a eles se ligam, e como os Espritos bons que eles chamam no tm fora suficiente para afastar os outros e comunicar-se por seu intermdio? No falta poder ao Esprito bom. o mdium que quase sempre no est em condies de auxili-lo. Sua natureza mais adequada a outras relaes, seu fluido se identifica mais com um Esprito do que com outro. isso o que d tamanha fora aos que querem engan-lo. 2. Parece-nos, entretanto, que h pessoas bastante meritrias, de moralidade irrepreensvel, e no obstante impedidas de comunicar-se com os Espritos bons. No uma prova. E quem te pode dizer que no trazem o corao um tanto manchado de mal? Que o orgulho no controla um pouco essa aparncia de bondade? Essas provas revelam ao obsedado a sua fraqueza e devem inclin-lo para a humildade. H algum na Terra que se possa dizer perfeito? Aquele mesmo que tem todas as aparncias da virtude pode ter ainda muitos defeitos ocultos, um velho fermento de imperfeio. Assim, por exemplo, dizes daquele que no pratica o mal, que leal nas suas relaes sociais: um homem bom digno! Mas sabes se essas qualidades no esto manchadas pelo orgulho? Se no h nele um fundo

39

de egosmo? Se ele no avarento, invejoso, rancoroso, maledicente e muitas outras coisas que no percebes, porque as tuas relaes com ele no te deram motivo a descobri-las? O meio mais poderoso de combater a influncia dos Espritos maus aproximar-se o mais possvel da natureza dos bons. 3. A obsesso que impede um mdium de receber as comunicaes que deseja sempre um sinal de indignidade de sua parte? Eu no disse que se trata de um sinal de indignidade, mas que pode haver obstculos a certas comunicaes. Ele deve empenhar-se em vencer os obstculos, que esto nele mesmo. Sem isso, suas preces e suas splicas nada faro. No basta a um doente dizer ao mdico: D-me a sade, quero passar bem. O mdico nada pode, se o doente no faz o necessrio. 4. A privao de comunicar-se com certos Espritos seria uma espcie de punio? Em certos casos pode ser uma verdadeira punio, como a possibilidade de comunicar-se com eles uma recompensa que deves procurar merecer. (Ver Pedra e suspenso da mediunidade, n 220). 5. No se pode tambm combater a influncia dos maus Espritos orientando-os moralmente? Sim, mas o que no se faz e no se pode deixar de fazer. Porque frequentemente uma tarefa que foi dada e que devias cumprir caridosa e religiosamente. Por meio de bons conselhos pode-se lev-los ao arrependimento e apressar-lhes o adiantamento.

40

5. a . Como pode um homem ter mais influncia, nesse caso, do que os prprios Espritos? Os Espritos perversos se aproximam mais dos homens, que procuram atormentar, do que dos Espritos, pois destes se afastam o mais possvel. Nessa aproximao aos humanos, quando encontram quem os tenta moralizar, a princpio no lhe do ouvidos e at riem-se dele, mas depois, se este soube prend-los, acabam por sentir-se tocados. Os Espritos elevados s podem falar-lhes em nome de Deus, e isso os apavora. O homem no tem, evidente, mais poder que os Espritos superiores, mas a sua linguagem mais acessvel natureza inferior, e vendo a influncia que podem exercer os Espritos inferiores, compreende melhor a solidariedade existente entre o Cu a Terra. Alm disso, o ascendente que o homem pode ter sobre os Espritos est na razo de sua superioridade moral. Ele no domina os Espritos superiores, nem mesmo os que, sem serem superiores, so bons e benevolentes. Mas pode dominar os Espritos que lhe forem moralmente inferiores. (Ver n 279). 6. A subjugao corprea, desenvolvimento, poderia levar loucura? em seu

Sim, a uma espcie de loucura cuja causa desconhecida do mundo, mas que no tem relao com a loucura ordinria. Entre os que so tratados como loucos h muitos que so apenas subjugados. Necessitariam de um tratamento moral, enquanto os tornam loucos verdadeiros com os tratamentos corporais. Quando os mdicos conhecerem bem o Espiritismo, sabero fazer essa distino e curaro maior nmero de doentes do que o fazem com as duchas. (Ver n 221).(12)

41

7. O que se deve pensar dos que, vendo algum perigo no Espiritismo, julgam que o meio de evit-lo seria proibir as comunicaes espritas? Se eles podem proibir a certas pessoas de se comunicarem com os Espritos, no podem impedir as comunicaes espontneas a essas mesmas pessoas, pois no podem suprimir os Espritos nem impedir que exeram a sua influncia oculta. Essa atitude se assemelha das crianas que fecham os olhos e pensam que a gente no as v. Seria loucura, s porque os imprudentes podem cometer abusos, querer suprimir uma coisa que proporciona grandes vantagens O meio de prevenir os inconvenientes , pelo contrrio, fazer que a conheam a fundo.(13) (1) A fascinao mais comum do que se pensa. No meio esprita ela se manifesta de maneira ardilosa atravs de uma avalanche de livros comprometedores, tanto psicografados como sugeridos a escritores vaidosos, ou por meio de envolvimento de pregadores e dirigentes de instituies que se consideram devidamente assistidos para criticarem a Doutrina e reformularem os seus princpios. (N. do T.) (2) Manias trejeitos, esgares, tiques nervosos e estados permanente de irritao provm em gral de subjugaes corpreas. Conta-se por milhares os casos de cura obtida em sesses espritas. Os mdicos espritas, hoje numerosos, geralmente conhecem essa causa e encaminham os clientes a trabalhos apropriados. Os mdicos no espritas continuam a dar de ombros e a rir do que no conhecem, como faziam os seus colegas do tempo de Pasteur a respeito das infeces. (N. do T.)

42

(3) A terminologia esprita como se v, especfica e perfeitamente ajustada aos novos conceitos decorrentes das pesquisas medinicas. Alguns confrades costumam substituir essa terminologia por outra derivada das Cincias contemporneas. No vemos razo para isso nos quadros doutrinrios. Cada Cincia possui a sua linguagem prpria, e a Cincia Esprita se encontra bem aparelhada nesse sentido. Por outro lado, os conceitos espritas nem sempre encontram expresso adequada na terminologia cientfica atual. (N. do T.)

(4) Perguntam algumas pessoas como Deus deixou a Humanidade tanto tempo sem recursos diante desse inimigo invisvel. Mas a verdade que a mediunidade sempre existiu e que as suas manifestaes vm de todos os tempos, como Kardec j explicou. Assim como sempre houve meios empricos de combater os micrbios, mesmo quando no eram conhecidos, houve-os tambm de controlar a influncia dos Espritos, desde os tempos primitivos. O Espiritismo veio oferecer os meios racionais e portanto cientficos de que a Humanidade necessitava. (N. do T.) (5) Micose antigamente muito difundida. Em francs se usa para designar pessoas ms. Em portugus aplicamos ao Diabo: o Tinhoso. (N. do T.) (6) Muitas pessoas aceitam com facilidade as comunicaes assinadas por Jesus, Maria, Joo, Paulo e outras figuras exponenciais da Religio e da Histria, esquecidas das advertncias doutrinrias. Mensagens com assinaturas dessa espcie so sempre suspeitas, pois Espritos que habitualmente se comunicam conosco so, pela prpria lei de afinidade, mais prximos de ns. (N. do T.)

43

(7) O argumento citado hoje frequentemente usado pelos defensores de obras psicogrficas dotadas de todas as caractersticas mencionadas acima. Claro que o mistificador tem de misturar joio e trigo, pois do contrrio ningum o aceitaria. (N. do T.) (8) Muito comum este fato, que vem ocorrendo com espantosa intensidade no Brasil, em virtude da propagao da prtica esprita sem o desenvolvimento paralelo do conhecimento doutrinrio. Por toda parte aparecem publicaes inoportunas, desviando a ateno do pblico dos problemas fundamentais do Espiritismo, excitando a imaginao e o orgulho de mdiuns incultos que, ainda em desenvolvimento, se deixam empolgar pela vaidade pessoal, dando ateno aos elogios de companheiros menos avisados e sendo envolvidos por Espritos pseudo-sbios, sistemticos, imaginosos. Todo cuidado pouco nesse terreno. (N. do T.) (9) As instrues dadas neste item devem ser bem examinadas pelo leitor, pois ao mesmo tempo em que apresentam uma tcnica de afastamento dos obsessores, mostram que tudo depende da vontade e persistncia do mdium. Psiquiatras, psiclogos e parapsiclogos endossariam hoje essas instrues, se quiserem dar-se ao trabalho de examin-las, embora com restries interveno de um Esprito. Trata-se do caso de obsesso simples, em que o paciente no se apresenta subjugado. A converso Se assemelha bastante aos processos de sublimao psicanaltica, ao caminho da cura de Jung, busca a ressonncia de Kunkel e assim por diante. E a verdade que esse mtodo tem dado resultados plenamente satisfatrios, o que mostra no ser prejudicial presena do Esprito obsessor no tratamento. Nos casos mais graves essa presena, como

44

veremos, no pode ser esquecida, sob pena de no se obter a cura. (N. do T.) (10) Estes casos so conhecidos de todos os clnicos como irrecuperveis. Trata-se de ligaes profundas entre o encarnado e o desencarnado, restando-nos orar por ambos, o que sempre til. (N. do T.) (11) A ao magntica hoje reconhecida e utilizada pela Cincia com outro rtulo: Hipnotismo. O conceito de fora fludica cientificamente rejeitado, mas os Espritos o sustentam e nada at hoje provou o contrrio, apesar das hipteses em curso. (N. do T.) (12) Existe uma teoria psiquitrica esprita que ressalta claramente deste livro. A falta de sua formulao precisa, e a rejeio do Espiritismo grosso modo pelos psiquiatras e cientistas preconceituosos so responsveis pelo atraso da Medicina nesse campo e pelos sofrimentos inenarrveis de milhares de vtimas. O mdico Bezerra de Menezes, em A Loucura Sob Novo Prisma; o mdico Igncio Ferreira (Sanatrio Esprita de Uberaba), com Novos Rudos Medicina; e o mdico Karl Wikland, da Faculdade de Medicina de Chicago (EUA), com Trinta Anos Entre os Mortos, provam, entre outros, a importncia do tratamento psiquitrico esprita. A parapsicologia favorece, atualmente, a compreenso do problema, pelo menos em termos anmicos. Vejam-se os livros de Jean Ehrenwald J. Eisenbud, A. Ellis e outros a respeito das influncias parapsquicas nas doenas mentais. (N. do T.) (13) Em seu livro O Novo Mundo da Mente (publicado em portugus como O Novo Mundo do Esprito, o prof. Joseph Banks Rhine declara: Da coleo existente na Universidade de Duke, de mais de trs mil casos de

45

ocorrncias psi espontneas, selecionou-se uma centena de casos que sugerem a ao de certo agente espiritual, com muito maior fora que qualquer outra explicao. A prof Louisa Rhine, em seu livro Os Canais Ocultos da Mente, esclarece melhor esse problema. O prof. Jan Ehrenwald prope em seu livro j citado o aprofundamento das pesquisas sobre infiltraes telepticas nas sesses psico analticas alis j verificadas e referidas pelo prprio Freud), e cita vrios casos de sua experincia clnica, mencionando estudos de M. Ullman, Paderson-Krag, J Merloo, G. Booth, Hans Bender, H. J. Urbain e outros a respeito. A influncia esprita, como vemos neste livro, da mesma natureza e j est sendo admitida pelos parapsiclogos como necessria para explicao de muitos casos, pois oferece a nica explicao possvel. Os prprios cientistas j esto compreendendo, portanto que preciso conhecer a fundo o problema colocado pelo Espiritismo. (N. do T.)

46

1.3 - RIQUEZA Nem a riqueza nem a pobreza facilitam a ecloso da drogadio ou do alcoolismo na vida de um Esprito encarnado, pois, como dito, essa tendncia j vem, normalmente, de encarnaes passadas. Todavia, j se falou, com razo, que os Espritos que tiveram a oportunidade de instruir-se mais na Cultura do mundo terreno tm mais condies de viver acima da realidade que os cerca. Se, portanto, alm de cultos materialmente falando, tiverem tido a oportunidade da riqueza e forem inclinados drogadio, existem maiores possibilidades ainda de se perderem pelos desvos dessa dependncia, uma vez que acreditaro estar acima das leis terrenas, da marginalizao social e que no h barreiras que os impeam de satisfazer seus mnimos desejos. Aqui cabe, evidentemente que sem nenhuma interpretao literal, mas com o bom senso que sempre se deve adotar, a afirmao de Jesus: mais fcil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino dos Cus. Por isso veem-se muitos intelectuais, muitos deles que so bafejados pela fortuna material, serem dominados pela dependncia qumica. A simples intelectualidade, voltada para as coisas e interesses materiais, no suficiente para fazer com que algum supere seus vcios e defeitos morais, pois necessrio que o Esprito j tenha adquirido um senso diferente, que pode ser chamado de senso moral ou, melhor dizendo, senso espiritual. E a riqueza uma das provas mais difceis para o Esprito, uma vez que lhe d poder.

47

1.4 - POBREZA A pobreza, se por um lado, costuma obrigar o Esprito encarnado a trabalhar muito para garantir o prprio sustento material, o que til para resguardar-se de muitas quedas morais, por outro lado, costuma coloca-lo em contato com muitas mazelas, encontrveis nos meios mais pobres: no final das contas, tudo depende da ndole de cada homem e cada mulher, pois suas opes morais so escolhidas livremente. Ningum se torna bom ou mau, ajuizado ou estroina por conta da influncia alheia, mas por seu prprio livre arbtrio, salvo excees muito especiais e, assim mesmo, por determinado tempo. importante ningum debitar suas dificuldades morais conta alheia, pois essa mentalidade desculpista no resolve o problema, mas sim cada um atender ao conselho do apstolo Tiago, assumindo as prprias culpas, confessando-as e passando, em seguida, fase da reparao: assim evoluir realmente, ao invs de estar repetindo os mesmos erros.

48

2 SOLUO No pretendemos, de forma alguma, retirar o mrito de todas as iniciativas que visam fazer o Bem, pois todas elas so abenoadas por Deus, mas importante sempre irmos raiz dos problemas, que est sempre no Esprito imortal e no no corpo, quando se trata de dependncia qumica. Sem considerarmos a existncia do Esprito e sua evoluo atravs das encarnaes, estaremos correndo o risco de enxergarmos no ser humano encarnado apenas a ponta do iceberg, enquanto que h uma quantidade formidvel de gelo submersa, mas que faz parte daquele monobloco: assim o ser humano encarnado, ou seja, o resultado de toda a sua trajetria evolutiva, desde sua criao por Deus. Sua biografia no pode ser, impunemente, ignorada. A terapia da regresso de memria nem sempre aconselhvel, mas, se ocorrem revelaes confiveis sobre vidas passadas, elas devem ser levadas em conta, e, se no ocorrem, h um meio infalvel de cada um saber exatamente quem espiritualmente falando: analisando suas boas e suas ms inclinaes, poder calcular como era anteriormente e, quanto aos vcios e defeitos morais, deve investir na sua superao, e, quanto s virtudes, desenvolv-las. Aqui cabe a frase de Allan Kardec: Reconhece-se o verdadeiro esprita pela sua reforma moral e pelo esforo que empreende em domar suas ms inclinaes. Da mesma forma, reconhece-se a pessoa bem intencionada pelo esforo que emprega em domar suas ms tendncias e aperfeioar suas virtudes.

49

2.1 DAR E RECEBER AMOR UNIVERSAL Como sempre dissemos neste estudo, no tratamento para a cura dos vcios da drogadio e do alcoolismo, algum passar a utilizar medicamentos ou submeter-se psicoterapia tradicional, a qual no considera a existncia do Esprito e suas encarnaes anteriores, porque o vcio continuar latente, com a possibilidade de ecloso a qualquer momento, portanto, simplesmente, em outras palavras, considerando o paciente como a ponta do iceberg, mas sem levar em conta a enorme massa de gelo submersa, invisvel aos olhos de quem v da superfcie martima. A mudana ntima, tal como Allan Kardec afirmou quanto aos verdadeiros espritas, que vai significar a melhor teraputica, ou melhor, a nica verdadeiramente definitiva, mesmo que v representar o trabalho continuado de sucessivas reencarnaes, pois algum somente se cura de vcios e defeitos morais na sucesso das muitas jornadas reencarnatrias e no atravs de tratamentos falsamente miraculosos. A evoluo de cada Esprito lenta, superando condicionamentos negativos sedimentados no curso dos sculos por outros mais saudveis: no h como mudar-se num passe de mgica. Todo tratamento que se proponha a ser miraculoso enganador e irreal. A auto reforma moral a base de toda arrancada evolutiva, da surgindo a cura dos vcios e defeitos morais. Alis, os vcios so simples manifestaes dos defeitos morais. No so como uma roupa que se tira do corpo e substitui por outra, mas so partes do prprio corpo, que no podem ser arrancadas, mas aperfeioadas: esta uma comparao que fazemos para mostrar que os defeitos morais e os vcios devem ser tratados como manifestaes do Esprito ainda no de todo aperfeioado moralmente. Sem essa compreenso, todo tratamento incompleto, ilusrio e fantasioso. Pensemos nisso e invistamos na forma segura da auto superao, contando com o apoio das demais

50

teraputicas, que sempre ajudam, mas no so, por si ss, suficientes. O Amor Universal representa a sntese de toda a auto reforma moral, pois nos faz cumprir, em prol das demais criaturas, os nossos deveres impostos pela Lei Divina. Quando Jesus falou: O Amor cobre a multido dos pecados. Quis significar que o Amor que faz o Esprito evoluir.

51

2.2 - EVANGELIZAO Do livro Auto Amor a procura da perfeio relativa, ditado ao mdium por um dos membros da nossa equipe espiritual, extramos o estudo sobre a Auto evangelizao: A Boa Nova, trazida por Jesus, to universal que Mohandas Gandhi, que durante toda sua encarnao foi hindusta, apesar de aberto a todas as correntes religiosas, afirmou que, se todos os escritos religiosos se apagassem da Terra e somente sobrevivesse o Sermo da Montanha, a Religio estaria preservada. Realmente, o Evangelho, no seu sentido espiritual, e no na literalidade das expresses humanas utilizadas pelos seus prprios redatores encarnados e pelas tradues nem sempre corretas ou isentas, representa a Verdade, ou seja, a Lei Divina na sua expresso mxima para a compreenso humana. O prprio Divino Mestre prometeu enviar o Consolador, em poca prpria, para esclarecer os pontos obscuros, trazer novos esclarecimentos e reviver o que tivesse sido esquecido, o que ocorreu com o advento da Doutrina Esprita, consistente sobretudo nas revelaes feitas pelos Espritos Superiores, atravs de mdiuns missionrios. Pelo fato destes ltimos terem, pelas prprias limitaes do corpo de carne, dificuldades muito grandes de acesso ao mundo espiritual, poucos missionrios encarnados conseguiriam informar-se de maneira suficiente para esclarecer os encarnados, fazendo-se necessrio que a Verdade viesse do mundo espiritual para c pela via medinica, nica realmente em condies de atingir maior grau de fidelidade. Allan Kardec foi, dos encarnados, quem mais estava em condies de reunir aquelas informaes e organizlas, sob a superviso deles, em um corpo doutrinrio apto a satisfazer tanto a razo quanto o corao. Assim surgiu na Terra, no mundo material, a Doutrina Esprita, sob os

52

trs aspectos de Filosofia e Cincia, na Frana, depois ganhando contornos de Religio, ao ser transplantada para o Brasil, conforme determinao de Jesus, narrados esses fatos no livro do Esprito Humberto de Campos, denominado Brasil, Corao do Mundo, Ptria do Evangelho. A misso evangelizadora, na Doutrina Esprita, parece ter sido dada principalmente ao Esprito Emmanuel, cuja dedicao e senso de organizao foram responsveis pelo reconhecimento do Espiritismo como corrente religiosa, contando atualmente com milhes de adeptos. Hoje em dia quase nem se fala mais em Espiritismo como Cincia ou Filosofia, mas sim como Religio, no Brasil, pois, j considerados provados seus postulados pelas pessoas de boa f e boa vontade, quase ningum mais se preocupa em provar a existncia do Esprito e outras realidades do incio do Espiritismo da poca de Kardec. Para ns, o que importa nossa auto evangelizao, ou seja, nossa autorreforma moral. Emmanuel, graas mediunidade sublimada de Francisco Cndido Xavier, realizou o trabalho da evangelizao no Brasil, no que pertine rea abrangida pela Doutrina Esprita. Discpulo reconhecido de Paulo de Tarso, o grande divulgador do Cristianismo entre os gentios, Emmanuel nos aclarou o Evangelho principalmente partindo dos escritos daquele apstolo, por ele comentado em diversas obras de estudo, que revelam o significado mais profundo dos ensinos contidos nas suas famosas epstolas. Auto evangelizar-se deve ser a meta principal de cada esprita, segundo exemplo do prprio Emmanuel, que transformou-se de homem do mundo em verdadeiro apstolo de Jesus. Vencendo todos os defeitos morais que

53

detectou em si prprio, pela autoanlise sincera e aprofundada, adquiriu as virtudes da humildade, desapego e simplicidade. Para quem acredita que os Espritos Superiores so empertigados como os nossos homens e mulheres do mundo, vai aqui um exemplo que bem demonstrar o contrrio. Certa vez indagaram de Francisco Cndido Xavier como Emmanuel se apresentava perante Ismael, o Guia Espiritual do Brasil, e o mdium missionrio respondeu simplesmente: - De joelhos! A a demonstrao clara de que essas Entidades primam pela humildade e as outras virtudes. Conhecer a Doutrina de Jesus, para os espritas, representa estudar, de forma organizada e metdica, nos grupos de estudo das Casas Espritas, as obras da Codificao e, em seguida, as obras complementares, ou sejam, as psicografadas por Francisco Cndido Xavier, Divaldo Pereira Franco, Yvonne do Amaral Pereira, Jos Raul Teixeira e alguns outros, alm de Lon Denis e demais renomados e conceituados autores encarnados. Querer conhecer o Espiritismo simplesmente atravs dos romances pode-se comparar a pretender tornar-se mdico lendo apenas relatos clnicos sem enfrentar os maudos tratados tericos, necessrios para uma viso organizada das disciplinas como Anatomia, Fisiologia e as demais. Os romances de Emmanuel, Andr Luiz, Manoel Philomeno de Miranda e Victor Hugo, por exemplo, ao mesmo tempo que relatam histrias interessantes, nos levam a reflexes evangelizadoras, mas no dispensam o estudo da Codificao Kardequiana, sem a qual, comparativamente, nunca passaremos de balconistas de farmcia que receitam remdios sem conhecimento da cincia mdica... Espiritismo Doutrina que exige estudo para seu conhecimento, sendo que, por exemplo, o Evangelho to profundo que uma encarnao a ele dedicada poder nos

54

trazer algumas noes elementares do seu conhecimento, mas somente no mundo espiritual conheceremos a chave de vrios detalhes intrincados, de maior complexidade, que dependem de respostas somente acessveis aos Espritos Superiores, que j realizaram a autorreforma moral. No basta conhecer os textos dos evangelistas de memria, sem auto reformar-se, para compreender a essncia da Mensagem de Jesus. Somente quem se auto reformou moralmente se pode considerar evangelizado, realmente.

55

2.3 - EXERCER TRABALHO DIGNO Viver ociosamente uma das piores opes de vida que algum pode escolher, pois o trabalho fonte de Felicidade, se, naturalmente, se reveste do ideal de servir. H muitas pessoas que trabalham simplesmente para garantir o po de cada dia, quando, na verdade, a melhor recompensa que ele pode proporcionar a satisfao de ser til. Feliz de quem j alcanou esse nvel de compreenso. A recompensa do salrio faz parte da realidade terrena, pois ningum consegue viver sem o alimento, a moradia e outras realidades do mundo dos encarnados. Sabe-se que no mundo espiritual tambm se trabalha, apenas que as regras so outras, pautadas no idealismo e no na cata de salrio e, muito menos, da riqueza. Qualquer pessoa que se reconhea dependente das drogas ou dos alcolicos deve procurar, alis, como todo mundo, um trabalho digno, do qual v custear suas prprias despesas, alm do carter educativo de que se reveste. A ociosidade no deve nos encontrar na caminhada terrena, sob pena de acrescentarmos problemas aos que j temos pela decorrncia natural da nossa primariedade na escala evolutiva: bastam as dificuldades naturais da prpria encarnao e no devemos nunca aument-las, inclusive, atravs do vazio das horas de repouso sem trabalho. Como dito, alm da nossa ocupao dever ser digna de chamar-se trabalho, devemos exerc-la com honestidade e idealismo, pois, em caso contrrio, a tornaremos indigna.

56

2.4 - EXERCER ATIVIDADES FILANTRPICAS Na atualidade terrena, relativamente poucas pessoas se dedicam s atividades filantrpicas, porque entendem que os governos que devem se encarregar de fazer o Bem s pessoas. Todavia, se os governantes tm seus deveres junto ao povo, cada um de ns no fica isento de dar sua quota de contribuio. Trabalhar, servir, realizar sem nenhuma expectativa de receber salrio ou recompensa para o Bem realizado apangio das pessoas realmente idealistas, portanto, candidatas verdadeira Felicidade. Os dependentes qumicos que realizam atividades filantrpicas vo reduzindo sua fragilidade medida que se fortalecem no Bem: da Jesus ter afirmado: O Amor cobre a multido dos pecados. Ningum precisa fazer mais do que lhe permitem suas condies pessoais, valendo muito mais a intensidade da contribuio do que o tempo gasto no servio voluntrio. Aqui se pode enquadrar a regra da remunerao aos trabalhadores da ltima hora, cujo salrio, que a Paz da conscincia, se d no pela sua durao temporal, mas pela densidade do Amor empregado. Quem faz o Bem a contragosto, mecanicamente, como quem se desincumbe de uma tarefa desagradvel, acaba perdendo o melhor da tarefa, que a felicidade de exerc-la. Nenhuma recompensa h mais gratificante do que a felicidade de servir, ao maior nmero possvel de pessoas, como asseverava Montaigne quando ainda encarnado. O voluntariado uma fonte de bnos, que, graas a Deus, ganha, a cada dia, mais adeptos no mundo inteiro.

57

3 OS DEFEITOS MORAIS Os defeitos morais so a causa de todos os males, acarretando os vcios e os desvios de vrias naturezas. Infelizmente, a maioria das pessoas no se prope a investir na superao dos seus defeitos morais, que demanda renunciar a muitos hbitos enraizados de muitos milnios, que elas preferem manter, mesmo custa de sofrimentos fsicos e morais. Afinal, desapegar-se dos interesses materiais e investir em um novo estilo de vida parece uma verdadeira perda para a maioria dessas pessoas, que, basicamente, enxergam a vida material como compensadora, enquanto que, duvidando da continuidade da vida aps a desencarnao, no pretendem trabalhar em favor da sua prpria evoluo espiritual. muito difcil para ns convencermos essas pessoas a enxergar da forma que aqui propomos, pois a Natureza no d saltos e uma rvore no d frutos antes da sua maturidade como tal. Os notveis exemplos de mudana para melhor, realizados por Paulo de Tarso, Maria de Magdala e Zaqueu, so casos de Espritos muito evoludos, portanto, em condies de compreender as grandes verdades do Esprito imortal. Quando se trata de Espritos medianos ou primitivos a dificuldade de realizar a mudana espiritual muito maior, pois no tm a maturidade do senso moral, preferindo apegar-se ao que seus cinco sentidos percebem. Por isso difcil arrancar algum das garras dos vcios. Um vcio no como uma infeco, que se pode curar com a ingesto de um antibitico, mas sim mais um sinal de atraso espiritual em um Esprito que se caracteriza por vrios outros pontos fracos, mas cuja raiz est nos defeitos morais do orgulho, egosmo e vaidade, ou seja, os vcios so apenas exteriorizaes de um mal muito maior, sendo apenas seus efeitos, cujas causas devem ser tratadas. Cuidar dos efeitos, sem aprofundar o tratamento das causas, no resolve.

58

O que, no geral, se tem feito cuidar dos efeitos, sem aprofundar o estudo e o tratamento das causas. Somente a auto reforma moral proporciona a cura, assim mesmo a longo prazo. As pessoas querem resultados imediatos, como se se tratasse de uma infeco comum, que, como dito, um simples antibitico consegue sanar. A doena est nas entranhas do psiquismo, causada pelo estilo de pensar, sentir e agir equivocado do Esprito. Sem essa noo, todo tratamento no passa de paliativo, ilusrio. Jesus afirmou: Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertar. Eis a uma das facetas da Verdade. Basta informar-se e partir para a auto cura, naturalmente que com a ajuda de profissionais da rea e outras formas de ajuda, que explicitamos neste resumido estudo. Todavia, a principal questo a ser tratada a vontade sincera do Esprito de evoluir espiritualmente: sem esse fator determinante no h como algum livrar-se dos vcios da drogadio e do alcoolismo.

59

3.1 ORGULHO Transcrevemos abaixo o que j consta de outro estudo, at para aproveitar o material exposto por outro membro da nossa equipe espiritual, constante do livro De Saulo a Paulo de Tarso o salto qualitativo: O orgulho representa uma viso distorcida da nossa prpria individualidade. Somos seres em evoluo, membros de uma hierarquia onde h um nmero infinito de seres mais e outros menos evoludos que ns. Podemos muito aprender com uns e outros e podemos muito ensinar tambm. Fomos feitos para conviver em harmonia com todos, pois vigora na Natureza o sistema da colaborao. Julgar-se feito de essncia mais apurada ignorar as prprias Leis Divinas, uma vez que Deus no ama mais um filho que outro. A posio que ocupamos na sociedade representa mera diferenciao no tipo de trabalho que nos foi destinado na presente encarnao, isso sem contar que ora nascemos com misses socialmente destacadas ora com atribuies pouco valorizadas: tudo isso faz parte do nosso aprendizado. Tambm de se considerar que o que vale no o posto, mas a forma como desempenhamos nosso trabalho, com ou sem a ideia de Amor Universal. A autoanlise permanente nos ajuda a no nos orgulharmos dos destaques que venhamos a receber nem nos revoltarmos com as aparentes humilhaes que venhamos a sofrer. Paulo de Tarso, depois de experimentar o prestgio e o poder como Saulo, passou sob chuvas de humilhaes no cumprimento da sua gloriosa misso de

60

Universalizador do Cristianismo. Todavia, tendo consolidado em seu ntimo a virtude da humildade, encarou aqueles reveses como necessrios ao prprio progresso espiritual. Ningum consegue evoluir sem adquirir a humildade, que no significa andar andrajoso e sem higiene, mas sim saber da posio de simples colaborador no universo de servidores do mundo material e do mundo espiritual: somos meras engrenagens de ua mquina imensa, no sendo ningum insubstituvel nem indispensvel. Nem por isso deixaremos de dar nossa contribuio, grande ou pequena. Madre Teresa de Calcut dizia que sua atuao no passava de uma gota no oceano, mas sem isso o oceano seria mais pobre.

61

3.2 EGOSMO Sobre o egosmo, nosso colega de trabalho afirmou: O egosmo representa todo excesso na concesso de vantagens a si prprio. normal que cada um invista em seu prprio desenvolvimento, mas se torna doentia a preocupao exagerada com sua pessoa. A educao que muitos pais e mes do aos prprios filhos voltada para o egosmo, centralizando-se nos interesses da famlia e esquecendo-se de ensinar-lhes, pela exemplificao mais do que pela palavra, que fazemos parte da Grande Famlia Universal, formada por toda a humanidade. A estria de Romeu e Julieta aponta a triste rivalidade entre duas famlias, que, somente com a morte trgica de seus respectivos filhos, romperam o crculo vicioso do dio recproco. O egosmo representa a prevalncia do instinto animal sobre a prpria inteligncia, pois, enquanto esta ltima mostra as vantagens da cooperao entre os seres, o primeiro instiga ao exclusivismo e s disputas irracionais. O esprito Andr Luiz afirma que quando cada um entender que vale a pena ser bom, vai ser bom at por interesse, mostrando que a Fraternidade gera amizades sinceras e retorno compensador, enquanto que o egosmo s produz disputas inteis e produz as desavenas mais encarniadas. A violncia e a guerra so frutos, respectivamente, do egosmo individual e coletivo. O intercmbio entre os povos aos poucos vai amainando o egosmo, demonstrando que as trocas so

62

necessrias entre eles. A globalizao induz amizade entre as naes e os cidados dos diferentes pases. O prprio esporte ajuda a unir a humanidade, tendo comeado sua misso gloriosa nas Olimpadas da Grcia antiga, quando as cidades-estados participantes interrompiam at as guerras no perodo daquelas importantes e educativas atividades esportivas. Se cada um desse de si o que sabe ou pode realizar e recebesse aquilo de que necessita, a realidade humana seria totalmente diferente. Caminhamos nesse sentido, sendo exemplo nobilssimo o trabalho voluntrio, que aumenta a cada dia, multiplicando-se o nmero de voluntrios e o de entidades filantrpicas e ONGs. Saulo no manifestava qualquer tendncia para o egosmo, sendo que, por isso, ficou facilitada sua vida aps a converso ao estilo do homem novo, dividindo prazerosamente com todos seus poucos bens e seus grandes conhecimentos e generosidade. Vencer o prprio egosmo comea pelo desapego a uma srie de vantagens materiais e cresce atravs da renncia a outras tantas coisas, que funcionam peso no nosso voo rumo ao Infinito. Devemos fazer como o baloneiro que vai desprendendo os sacos de areia amarrados ao balo para poder distanciar-se do solo e voar cada vez mais alto.

63

3.3 VAIDADE Sobre a vaidade ele disse: O desejo de evidncia retira o mrito de muitas realizaes. Quem procura o destaque atravs das obras sociais j recebeu seu galardo e nada tem a receber da Justia Divina. O desinteresse verdadeiro compe o perfil psicolgico do homem novo, enquanto que o homem velho realizar boas obras com o fito de projetar o prprio nome e ser homenageado pelos seus contemporneos. A vaidade sutil e se esconde atrs das mscaras do falso idealismo. Quanta gente vive em funo da vaidade e sofre quando no recebe o reconhecimento que julga merecer! Saulo no pecou pela vaidade, pois nunca pretendeu receber elogios e benefcios outros que no a aprovao da sua conscincia. Mesmo quando enveredou pelo caminho da intransigncia e da violncia no estava movido pela vaidade, mas sim pelo orgulho, como dito linhas atrs. Paulo de Tarso, o homem novo, era simples, desataviado, despretensioso, amigo da forma de viver sem formalidades desnecessrias. Assim tambm deve ser o homem novo de hoje, acessvel, cordial, afvel e de trato fcil em relao a todas as pessoas, sem preocupao em querer uma projeo desnecessria em funo do trabalho idealista que realiza. Sabe que os elogios em nada lhe ajudaro o progresso moral.

64

A vaidade um defeito moral grave, que deve ser detectado e substitudo pela virtude oposta, que a simplicidade. Os homens e mulheres realmente superiores so simples, como se veem em exemplos nobres de ontem e de hoje. Os vaidosos assemelham-se aos paves, que chamam para si o ridculo e a inveja de outros vaidosos menos bem sucedidos. A vaidade a que nos referimos aqui nada tem a ver com a preocupao feminina de bem apresentar-se e enfeitar-se, mas sim apontamos apenas a vaidade-defeito moral.

65

4 AS VIRTUDES Podemos resumir as virtudes em trs, apesar de outros enumerarem outras tantas, que acreditamos ser meros desdobramentos dessas trs. Continuaremos na linhas das transcries do mencionado livro, a fim de evitarmos esforo desnecessrio, que em nada beneficiaria os prprios prezados leitores.

66

4.1 HUMILDADE Afirmou sobre a virtude da humildade o que se segue: A humildade no significa subservincia, mas sim o reconhecimento da nossa posio de meras engrenagens na imensa mquina do mundo, onde cada pea , ao mesmo tempo, importante, mas substituvel. Os Espritos realmente evoludos so humildes, pois reconhecem que h outros muito mais evoludos que eles e verificam que os menos evoludos tambm so importantes no contexto geral. O Esprito Emmanuel se apresenta ajoelhado diante do nobre Ismael. Francisco Cndido Xavier sempre se reconheceu mero verme perto da Personalidade Amorosa de Jesus. E assim por diante. So exemplos de homens novos. Quando algum se apresenta cheio de empfia, j fica patenteado o homem velho, necessitado do Encontro Divino na sua particular estrada de Damasco. O homem novo no se preocupa em ser valorizado exteriormente, pois sabe que seus mritos ou demritos so um assunto entre ele e Deus, atravs da prpria conscincia. O prestgio ou desprezo exteriores no alteram essa realidade.

67

4.2 DESAPEGO [3] A respeito do desapego disse: H bens materiais essenciais nossa sobrevivncia e h outros que so, simplesmente, acessrios. No entanto, essa valorao varia de pessoa para pessoa de acordo com seu nvel intelecto-moral. Isso evidente, dispensando maiores comentrios. Compensa ao homem novo desapegar-se dos acessrios na maior quantidade possvel, para manter consigo apenas os essenciais. O apego s coisas materiais e a qualquer coisa que dificulte a caminhada evolutiva prejudicial. Afinal, o objetivo maior da encarnao o nosso desenvolvimento intelecto-moral: o que no ajuda nessa empreitada, por si s, j se torna um peso que carregaremos, gerando um esforo intil. A hora da partida para o mundo espiritual desconhecida por ns. Se formos alcanados em situao interior desfavorvel, estaremos levando para a nova realidade pendncias mais ou menos graves, que tero de ser resolvidas. Nas reunies medinicas aparecem inmeros Espritos que sequer tomaram conhecimento de que j esto no mundo espiritual; muitos continuam apegados ao patrimnio material que tiveram; outros reclamam tratamento especial pelo nvel social que ocuparam; outros continuam na perseguio a pretensos adversrios; outros no se conformam em deixar a convivncia com os entes queridos que continuam encarnados etc. etc. As religies, apesar de todo seu esforo, no entraram no ntimo mais profundo das pessoas,

68

principalmente no que pertine continuao da vida aps o decesso corporal. Grande nmero desses adeptos descr da prpria existncia da alma, acreditando que s existe o corpo e tudo acaba com a morte. Somente a Doutrina Esprita fornece informes mais detalhados sobre a existncia do Esprito e a realidade da vida no mundo espiritual. Poucos so os recm-desencarnados que se do conta da nova realidade e sentem-se desnorteados, requisitando ajuda nas reunies medinicas. Enquanto no mudar o quadro de desinformao quanto realidade do mundo espiritual, os centros espritas continuaro a ser um destacado pronto-socorro para recebimento e orientao das pessoas que viveram apegadas s coisas do mundo. O Esprito Andr Luiz, informa, atravs da mediunidade de Francisco Cndido Xavier, que a maioria das pessoas que desencarna vai para o umbral. Esse fato ocorre justamente pelo apego que essas pessoas mantm pela materialidade, o que inviabiliza seu acesso a regies melhores do mundo invisvel. A necessidade do desapego questo sria e no deve ter sua soluo adiada. Jesus afirmava que no tinha uma pedra onde recostar a cabea, demonstrando seu desapego absoluto. No estamos nesse nvel, evidentemente. Paulo de Tarso desapegou-se de quase tudo: at de muitas coisas essenciais vida da maioria das pessoas. O homem novo deve atentar para a diferena entre coisas essenciais e acessrias.

69

4.3 SIMPLICIDADE Disse sobre a simplicidade: A simplicidade a virtude oposta vaidade. A ideia de simplicidade merece algumas consideraes esclarecedoras. Algum que ocupe elevada posio social no pode descuidar-se do cumprimento de algumas regras de etiqueta. Todavia, nem por isso, deixar de ser simples se, no seu ntimo, uma pessoa desprovida de vaidade. No o exterior que deve ser analisado, mas a ndole de cada um. Dom Pedro II era um homem de extrema simplicidade, mesmo ocupando o trono do Brasil durante seu profcuo reinado. Uma pessoa do povo, vivendo em grande carncia material, pode no ser dotada da virtude da simplicidade. O homem novo sabe como se conduzir, optando pela simplicidade em todos os momentos de sua vida, com isso dando um belo exemplo a muitos, que procuram uma evidncia que raia pelo risvel e pelo ridculo. Paulo de Tarso foi simples em todas as suas atitudes, despretensioso e sem inteno alguma de ganhar projeo, mas considerando-se apenas feliz de trabalhar como mais um divulgador da Boa Nova, honrando e destacando seu Divino Mestre.

70

5 - ORAO DO RECUPERANDO Deus, nosso Criador, que nos Ama Infinitamente, mantendo nossa vida atravs do Seu Pensamento e Seu Desejo de que continuemos a existir e evoluir; Jesus, Sublime Governador do nosso planeta, que, em Nome de Deus, se encarregou de nos encaminhar na nossa trajetria evolutiva desde que passamos a habitar este planeta, que nos acolhe como nossa residncia desde tempos imemoriais; Espritos Superiores, que nos ensinam, em Nome de Deus e de Jesus, desde as primeiras lies, transmitidas nas antigas civilizaes da ndia, China, Egito, Grcia e Roma, at as mais recentes informaes, transmitidas em todos os pontos do globo, no sentido do nosso desenvolvimento intelectual e moral; Na qualidade de Espritos iniciantes na compreenso das Leis Divinas, que Jesus resumiu, h dois milnios, no Amor a Deus sobre todas as coisas e ao prximo como a ns mesmos, ajudem-nos a praticar essa Regra Mxima da Felicidade e da Paz. Que nossos dias seguem dedicados vivncia desse projeto de vida, que nos libertar dos defeitos morais do orgulho, egosmo e vaidade, e, consequentemente, dos vcios, inclusive o da dependncia de substncias nocivas nossa sade fsica e psquica. Sabemos que essa dependncia se deve ao hbito nocivo que viemos mantendo atravs dos tempos, por causa do desinteresse nosso em enfrentar nossos defeitos morais e preferirmos entregar-nos ao comodismo na irracionalidade, que acaba nos retardando o progresso intelectual e moral, pois que um depende do outro. Que a cada vez que nos sentirmos desanimar nessa batalha interior, possamos nos lembrar daqueles a quem podemos servir e ajudar e recebamos a energia vital e o entusiasmo necessrios a nos levantarmos e irmos luta do dia a dia na procura da realizao do Bem.

71

No permitam que desfaleamos no desnimo nem desacreditemos de que somos filhos de Deus e que Ele nos reservou a perfeio relativa, que conquistaremos dando um passo adiante todos os dias. Sabemos que as reencarnaes so oportunidades diversificadas de aprendizado e, por mais duras que sejam as condies exteriores ou interiores em que vivemos, so sempre aulas que Deus ministra a cada um de ns, a fim de nos tornarmos Espritos Perfeitos, como Jesus e outros at Maiores que Ele. No permitam, por caridade, que nos esqueamos destas verdades e abenoem-nos sempre. Assim seja.

72

6 A EVOLUO DE ENRIETTE Cada Esprito evolui dentro do espao reservado ao seu livre arbtrio, ou seja, seu direito de escolher os prprios rumos, todavia, quando estamos nas fases iniciais da evoluo, no se trata de uma rea muito ampla, uma vez que somente os Espritos Superiores usufruem de grande liberdade, justamente porque a utilizaro no Bem. Pouco adiantar estudarmos as questes da drogadio e do alcoolismo apenas teorizando: importante os prezados leitores verem um caso real, no de um Esprito ligado a ela, mas cuja trajetria, mutatis mutandis, pode servir de referencial para quem pretende conhecer como se processa a evoluo intelecto-moral, sempre orientada por Espritos mais evoludos do que os seus pupilos. Todos os Espritos evoluem, normalmente, deixando para trs todos os seus vcios e defeitos morais e adquirindo as virtudes. Quanto drogadio e ao alcoolismo, a tendncia serem superados medida que o Esprito que se lhe faz adepto vai se iluminando com a luz da compreenso espiritual. Todavia, melhor do que teorizarmos tomarmos conhecimento deste caso verdico, que engloba o perodo que vai, praticamente, do sculo XVI at a atualidade deste incio do sculo XXI. Vejamos, ento, esta trajetria, contada pela prpria Enriette, que poder servir de esclarecimento para cada um, sendo que no deve cobrar demais de si prprio, pretendendo subir a escada da evoluo aos saltos, o que impossvel, nem, por outro lado, justificando erros inescusveis, que lhe prejudicam a sade fsica e espiritual. INTRODUO Vocs, queridos leitores, podem estar se perguntando o porqu de eu ter escrito estas pginas. Primeiro, quero explicar que no tenho a inteno de assumir ar professoral: esprito que ainda traz cicatrizes morais, altamente endividado, com uma ficha enorme de crimes, porm, atualmente trabalhador da ltima hora,

73

iniciei minha escalada ascendente na escura senzala, a partir da me conscientizando do valor do Bem. Antes rebelde, criminosa, comecei a subida infinita no corpo de escrava, numa fazenda de caf, no interior do Brasil. Tinha, ento, por me uma mulher carinhosa (Joana), um amigo incondicional (Johnatan), um grande Amor (Joseph), algum muito querida (Liz) e uma antiga benfeitora (Gertrude). Tive por grande benfeitor um desafeto (Richard), que, com seu chicote zunindo nas minhas costas descuidadas e orgulhosas, ensinou-me a ser mais humilde e a me calar nos momentos oportunos. A religio simples mas sincera, trazida da frica pelos meus ancestrais, foi aos poucos me consolando o corao ferido e carente. Pode-se concluir, sem fanatismo, que a religiosidade, seja ela sob qualquer colorao, sempre ajuda a evoluo espiritual, pois leva o esprito f em Deus: assim aconteceu tambm no presente caso: depois de muitas encarnaes sem o blsamo da f religiosa, foi vislumbrada a luz da crena em Deus e, assim, comeou a evoluo mais acelerada quanto ao aspecto moral. O esprito j era desenvolvido na inteligncia, mas faltava-lhe a outra asa: a da espiritualidade. Atualmente, aqueles que me acompanham h sculos encarnaram, com diferena de poucos anos uns dos outros, alguns sob a forma de afetos e outros de desafetos, todos que foram sendo identificados por mim ao longo da encarnao como amores, companheiros ou perseguidores. Essas constataes foram confirmadas, gradativamente, pelo meu Orientador Espiritual. Aprendi que, sempre que prejudicamos algum, assumimos o compromisso da reparao a ele prprio ou a outrem, em nome dele, para tranquilizao da nossa conscincia; por t-los feito chorar, teremos de derramar muitas lgrimas, at nosso corao estar completamente pacificado; se lhes tiramos a vida, teremos de d-la de

74

volta, vindo como frutos do nosso ventre ou do corao; se fomos causadores da sua queda ou partcipes da sua derrocada moral, retornaremos para os ajudarmos a subir os degraus infinitos da evoluo, mesmo quando nossos joelhos estiverem cansados e feridos. Tambm aprendi que recebemos doce refrigrio quando enxugamos prantos, e, ento, ganhamos uma multido de amigos, que, por sua vez, enxugaro as nossas lgrimas. Agradeo a Deus, Pai de Infinita Bondade, por ter estabelecido Leis justas; a Jesus, Divino Amigo, Modelo e Guia, pela Companhia incessante em todas as vezes que eu O buscava pelo conduto da prece; a Joana, Mol, Gertrude, Robert, Johnatan, Joseph, Richard, Paul, Newton, Charles e s meninas Gil, Bel, Marie, Roli, Juni, Joice, Cristine e Liz, que sempre ficaram prximas de mim nesta ltima encarnao, comprovando, mais uma vez, que renascemos milhares de vezes. Os nomes de todos os companheiros e o meu, evidente, foram substitudos, para no gerar constrangimento a ningum e, tambm, para que os personagens desta histria, se e quando a lerem, no sejam prejudicados com sua identificao e, para facilitar a compreenso dos leitores, os nomes foram mantidos desde o primeiro captulo. Temos certeza de que todos concluiro pela imortalidade da alma, sua evoluo atravs das sucessivas reencarnaes e a justia das Leis Divinas. Enriette CAPTULO I FRANA 1600 A 1650 O sol mal nascia quando Joana acorda, espreguia cansada e as pajens vm colocar-lhe as roupas para a festa que se daria ao final da tarde: seriam anunciados o seu noivado e o de sua irm, ou melhor, meia-irm, Gertrude.

75

As duas olham melancolicamente pelas enormes janelas de seus quartos, desejando que tudo aquilo acabasse logo. Estamos em 1620, na Frana, e as meninas contam quinze e dezessete anos, respectivamente, tendo sido prometidas, desde o nascimento, a dois irmos: Charles e Johannes. Mal conheciam os noivos, pois s haviam se encontrado uma vez quando ainda eram crianas. Joana estava irritada e alvoroada, trajava lindo vestido azul, esvoaante, com uma fita de veludo amarrada na cintura e outra no cabelo. Os lindos cabelos ruivos, com cacheados largos, caindo-lhe at o meio das costas. Era segura de si, agitada e falante. No estava apaixonada pelo noivo, mas a ideia de casas no a desagradava totalmente, pois sair de casa era o seu objetivo. No gostava do pai, por ele ter trazido para a convivncia daquela famlia a bastarda Gertrude. Sua meia-irm era de origem germnica. O noivo prometido tambm. Conhecia o noivo da irm desde a infncia e se amavam como irmos. Quanto a Gertrude era alta, elegante, de cabelos ruivos bem cacheados, trazendo-os sempre soltos, chegando cintura. Era introvertida, pouco inteligente, tinha paixo pelas Artes em geral, mas aptido lhe faltava. Ambas estavam nervosas e irritadas, pois sabiam que a dana principal deveria ser com seus respectivos prometidos. Joana tinha tido aulas com refinado professor, que lhe ensinara os passos de elaborada dana vienense. Ensaiava incansavelmente, pois queria brilhar nos seus quinze anos. No era bela como a irm, mas muito simptica, alegre e inteligente, mas ciumenta e possessiva. Irritava-se com facilidade e detestava a meia-

76

irm. Invejava seu porte e sua beleza de nobre de sangue, que ela era, por parte de pai. Gertrude trazia uma carta escondida na manga, a qual apresentaria no momento certo. A bela jovem olha melancolicamente pela janela e se lembra de uma menina de doze anos que conhecera h trs anos: mestia, cabelos e olhos negros, que danava na praa principal, ao ritmo do banjo de seu irmo mais novo e vigiada pelo olhar felino de sua me. Enriette, a jovenzinha danarina, era suave no seu girar, rodopiando levemente na ponta dos ps descalos e delicados. As mos pareciam duas asas de borboleta, que ela imitava no seu voar calmo e alegre. Amava esses seres belos e multicoloridos, de asas transparentes e se dizia ser uma delas. Gertrude, quando a viu pela primeira vez, estacou no meio da praa, hipnotizada pela mestia de olhos negros, pele morena, leve como uma pluma. Queria saber danar como ela, voar bem alto, tirar os ps do cho e ir at as nuvens. Pensou: - Como podia uma frgil criana saber danar assim? Quanto tempo tinha ficado ali a olh-la, no saberia dizer! Esperou o trmino da apresentao, aproximou-se e convidou-a a ir morar no seu castelo. Contava Gertrude, ento, quatorze anos. Sua pele clara contrastava com a da menina morena, mida, dotada de poucos atrativos fsicos. Enriette muda-se sozinha para o castelo e as duas jovens passam a ser amigas inseparveis. Durante o dia a menina danarina fazia o servio de polir a prataria do castelo e, na calada da noite, ensinava Gertrude a danar. Os enormes cabelos da jovem condessa roavam o rosto da menina e aquele cheiro lhe inebriava os sentidos, pois o perfume era agradvel, cheirando a jasmim.

77

Enriette amava aquele cheiro e trabalhava incansavelmente de dia para poder danar nos braos da amiga noite. Foram trs anos de aprendizado, risos e a alegria das duas meninas. Gertrude volta ao presente entristecida com a lembrana, sente falta da amiga, cuja me, ela prpria e o irmo tinham ido embora para onde pudessem ganhar mais dinheiro com o talento de Enriette. Na verdade, tinham recebido em doao uma pequena herdade, no sul do pas, da generosidade da jovem condessa e para l se mudaram na calada da noite, para no sentirem o peso do gesto ingrato, o qual mudaria o rumo das suas vida. Gertrude se sentiu trada com o gesto inesperado e, da para frente, se tornou amargurada e desconfiada. Logo se aproxima o momento do grande baile e as duas irms so chamadas ao salo, onde cada uma far sua apresentao de dana. Joana danou divinamente nos braos do noivo, e, apesar de no sentirem amor um pelo outro, sabem que as duas fortunas juntas os faro imensamente ricos. Os convidados aplaudem, deliciados com a pea, e aguardam a vez de Gertrude se apresentar. Ela adentra o salo, com um vestido vermelho, ao som de afinado violino cigano, e dana um nmero solitrio, sem o noivo. Dana com graa e leveza, encarnando uma prateada borboleta, deixando todos com o ar preso nos pulmes, encantados. Graciosa, leve, sustenta-se sobre os ps, girando os braos quais asas, elegante. Olha o horizonte, que se desenha por trs das enormes janelas que do para o jardim, lembrando a menina mestia, sua doce amiga Enriette e duas lgrimas rolam dos seus belos olhos. Longe dali, j com algumas gramas de ouro no alforje, Enriette, sua me e o irmo Joseph se

78

encaminham para a propriedade rural, um chal florido, cercado de jardins, to cheirosos quanto os cabelos de Gertrude. Instada pela me, Mol, a pequena Enriette, j com quinze anos, comea uma vida dissoluta, usando seus dons artsticos para enriquecer. As duas escolheram o trabalho infeliz de captao de meninas mal sadas da infncia para uma vida de noitadas interminveis de desalinho moral, enquanto trabalhariam duro durante o dia. As meninas, instrudas por Enriette, extorquem dos clientes o mximo que podem e do tudo empresria do Mal, a qual, a essa altura, j tinha expulsado Mol e Joseph de sua casa, pois queria enriquecer sem concorrentes. Naquela casa de desvios morais, agora frequentada por homens e mulheres dissolutos, mas ricos, as meninas terminam seus dias envelhecidas precocemente, pelo excesso de trabalho e quase nenhum repouso. Impedidas de conviverem com seus familiares, passam anos presas a Enriette, que as escraviza impiedosamente. Sufocam no peito seus amores, seus sonhos dourados e, crianasmulheres, envelhecem prematuramente, num mar de noites insones, esgotadas pelas orgias e pelos dias trabalhosos. Enriette livra-se facilmente daqueles frgeis fardos humanos, quando passam a lhe render pouco, dificultando-a de enriquecer mais rapidamente. Expulsaas da casa e, normalmente, pelos costumes cruis da falsa moral da poca, no podendo mais voltar ao lar paterno, acabam seus dias mendigando pelas ruas. Facilmente substituveis, as meninas so escolhidas a cada dia entre as mais jovens, at que um dia a me de uma pequena, de apenas seis anos, entrega a Enriette a filha Liz, que filha bastarda de um nobre conhecido na regio, porque sua me preferiu ficar livre da menina, por ser parecida demais com as outras irms, filhas dele.

79

Liz bela, mida, com o rosto enfeitado por grandes e melanclicos olhos, e faz Enriette sentir enorme atrao por ela, que a separou das outras, tornando-se objeto de desejo da infeliz empresria do Amor desvirtuado. Enriette ensina menina tudo de melhor que conhece: cultura, Artes, guardando-a somente para si, como um pequeno tesouro, que cresce em beleza e vio. Longe da vida de noitadas, a menina se torna fino cristal no meio do barro imundo. Diferente das outras, a encarnao da nobreza que traz no sangue. medida que cresce, Liz percebe o ambiente negativo onde foi colocada e se revolta. Sempre mantida sob vigilncia dos escravos de Enriette, tem seus movimentos acompanhados dia e noite, pois a protetora tem medo de perder sua joia mais preciosa. Mesmo sendo usada frequentemente pela sua dona, a menina recebe educao refinada e vive separada de todos. No se apresenta em pblico e no vai ao salo noite para atender os clientes do comrcio infeliz. Enriette tinha contratado professores particulares para ensinarem sua joia toda sorte de regras de etiqueta que uma moa refinada deveria receber. Liz se torna uma jovem instruda, mas tem os olhos azuis profundamente tristes, parecendo um oceano calmo na superfcie, todavia, na verdade, escondendo em sua profundidade ondas de revolta e inconformao. Arquiteta um plano infeliz, que arruinar sua vida de esprito imortal, destinado por Deus perfeio, como Jesus aconselhou: Sede perfeitos, como vosso pai, que est nos Cus, perfeito: antecipa sua desencarnao, para ficar livre da protetora, sem saber que aquela logo partiria da vida terrena, pelos caminhos da morte natural e lhe deixaria, como herana, toda a fortuna, que amealhara manchando a conscincia.

80

***** Reflitamos sobre alguns aspecto morais da histria verdadeira que narramos: Enriette era um esprito irrequieto, inteligente, dotado de expressiva bagagem intelectual, acumulada no curso da sua evoluo, todavia sem a necessria evoluo moral para agradecer o benefcio que tinha recebido de Gertrude, que muito a amava. Usada para o Mal, desde cedo, pela me, Mol, no percebeu as bnos do Pai Celestial, que carreou para ela o benefcio do trabalho digno e preferiu uma profisso negativa, desencaminhando-se e prejudicando a moralidade de outras pessoas, que ela poderia ter ajudado a evoluir pela Cultura e o trabalho digno. Viu na nova amiga, a frgil menina, uma fonte de riqueza e, ao invs de redimir-se pelo Amor maternal, usou de todos os recursos enred-la e desfrutar de sua beleza e atrativos. No meio de tantos desvarios e ms intenes, nasceulhe na mente a ideia de abandonar a me e o irmo prpria sorte, sabendo que, naquela poca desumana, uma mulher de 35 anos, no teria como sobreviver sozinha, ainda mais tendo de sustentar um filho. Enriette, ambiciosa e sem preocupaes ticas, escravizou moralmente meninas, sem nenhuma piedade pelos seus sofrimentos morais, mas, por outro lado, ensinou-lhes uma profisso, o que lhes serviria nas encarnaes futuras, preparando-as para terem uma profisso digna, na Dana e outras Artes nobres. Verificamos, por esta histria real, que todas as nossas aquisies ficam armazenadas em nosso psiquismo e servem de base para, nas posteriores encarnaes, aflorarem como aptides naturais, pois Deus transforma o Mal em Bem, mesmo que Seus filhos no o percebam, se olham uma nica encarnao, e no

81

o conjunto delas, todas contribuindo para a evoluo de cada esprito, criado para o Bem e a felicidade. Enriette, sem saber por que, se enterneceu vista da pequena Liz, menina frgil, abandonada pela me, todavia, que passou a ser tratada com imenso carinho por ela, recebendo cuidados diferenciados, o que fez com que a protetora lavrasse alguns pontos na prpria evoluo. Pela primeira vez tinha amado algum e lhe deu, de corao, o que jamais tinha dado a pessoa nenhuma: seu corao. Devido ao seu Amor verdadeiro, no conseguiu conformar-se com a ausncia presencial da menina, a quem tanto amava, e, dominada pela tristeza, acaba aos poucos provocando o encurtamento da prpria encarnao. Alis, sua sade j estava, at ento, muito prejudicada pelo estilo de vida que escolhera, pois a conscincia responde aos estmulos do Bem ou do Mal que escolhemos. Quanto a Liz, longe de ser grata mo amiga que a tinha recebido, mesmo com as falhas morais que via na protetora, para esquecer suas infelicidades, viciou-se na inalao de substncias txicas, provocando, primeiro prejuzos ao prprio crebro e o organismo em geral, e, depois, cometendo o suicdio. Aquele gesto de revolta lhe seria cobrado anos depois, quando da prxima encarnao. Deveria encaminhar-se para o Bem, mesmo naquele ambiente intoxicado pelo Mal, inclusive tentando orientar a protetora, que, mesmo carente de moralidade, poderia ser recuperada pelo Amor que lhe dedicava do fundo da alma, pois quem Ama de verdade aceita as indues moralizadoras do ser amado. Quanto aos casamentos arranjados eram muito comuns naquela poca, em que meninas nobres eram entregues a maridos ricos, muitas vezes inescrupulosos, o que amargava suas vidas desde quando recm sadas da infncia. Infelizmente, at hoje, muitos casamentos

82

acontecem sob o foco dos interesses materiais e no motivados pela afinidade dos espritos. Joana casou-se por mero interesse, diferente de Gertrude, que nutria pelo noivo um Amor de irm. O esprito s comea a evoluir mais rapidamente quando sente cansao da vida equivocada que levou at ento, sendo que assim aconteceu tambm quando Enriette conheceu a menina Liz, esta que relembrou instintivamente, para ela, o Amor do sculo anterior, quando tinham marido e mulher e tinham sido muito felizes em Paris. No momento exato em que a viu, passou a sentir indefinvel bem estar, querendo sempre sua companhia e a inteno nobre de lhe dar seu corao. Enriette, no final, parte da vida terrena muito triste, doente e s, na solido de seu quarto dourado, sem ningum para afagar-lhe a cabea cheia de interrogaes, que somente a prtica do Bem incondicional teriam resposta. Todavia, algum progresso tinha realizado, tanto na inteligncia quanto nos benefcios, no muitos, que tinha proporcionado a vrias pessoas. As boas obras sempre so computadas em favor de quem as realiza: assim Deus determina! ***** CAPTULO II IRLANDA 1700 A 1750 Estamos numa pequena vila, prxima a abismos escarpados junto ao mar, onde seu rugir furioso ouvido por todo lugar e bate nas pedras como se quisesse quebr-las. A casa baixa, de um andar s, encostada na montanha, protegida do vento inclemente, que parece querer carregar as pessoas. Nossos jovens personagens so casados e apaixonados: ele advogado, estudioso, trabalhador,

83

pouco afeito religiosidade; ela instruda, inteligente, muito afeita as Artes, e, igualmente, pouco ligada f em Deus. Newton e Enriette se amam e levam uma vida calma e tranquila, mas ela guarda no seu corao um segredo, o qual dar, futuramente, incio a uma tragdia. Ela poetisa clssica, porm, naquela comunidade conservadora, machista, seu talento no reconhecido. Ento, sem achar justo renunciar ao talento que lhe enriquece a inteligncia, ela contrata um homem letrado, amigo do casal, Richard, para assinar seus poemas, cheios de sensibilidade e sonhos de felicidade. Newton, na confiana sincera no Amor que julga merecer da jovem esposa, no desconfia do que ela carrega no ntimo do corao e, assim, nas viagens que tinha de realizar pelos condados prximos, ele se ausentava periodicamente do ambiente conjugal, deixando-a s. Os anos se passam, os poemas se tornam famosos e Richard fica com o mrito de t-los escrito, enquanto Enriette dever auferir os lucros dos livros, mas, no podendo tomar posse do que lhe cabe moralmente, deposita sucessivas quantias em um banco do condado prximo, ocasies em que trata conhecimento com o banqueiro Paul. Tendo de ir, com certa frequncia, ao banco, desperta uma paixo arrebatadora no banqueiro, o qual a chantageia para que ceda aos seus caprichos de homem, dizendo-lhe que revelar seu segredo ao marido. Receosa de perder sua fonte de renda, cede aos caprichos de Paul, iniciando-se, a partir dali, um romance, que no ficaria escondido por muito tempo. Sem tomar as devidas cautelas, engravida de Paul e, assim, vem ao mundo o pequeno Joseph, petiz inteligente, msico nato, muito apegado me. Pouco tempo depois nasce Liz, menina frgil, arredia e triste, que vivencia interminveis crises de choro

84

e, j mais crescida, passa dias seguidos trancada no quarto. Enriette uma fonte inesgotvel de poemas, trovas e romances, enquanto que Richard continua assinando suas obras, das quais ela guarda com carinho um exemplar de cada uma em sua biblioteca particular, sendo que, alis, um dos poucos direitos autorizados s mulheres, vedada a leitura de livros cientficos. A aparente calma da famlia, todavia, abalada quando Newton adoece e fica alguns dias hospitalizado, deixando Enriette sozinha em casa com os filhos e esta, displicentemente, inicia um relacionamento amoroso com Richard. Aproveitando a ausncia do marido, que comea a prolongar-se, e, para usufruir de maior liberdade, interna os filhos numa escola especializada na educao dos filhos da nobreza. Passa a poetisa, esposa e me, ento, a vivenciar a infidelidade conjugal, nas pessoas dos seus dois amantes, revezando-se entre a paixo pelo banqueiro e amor por Richard. Apaixonada, procura olvidar completamente que ainda casada com Newton, por quem passa a sentir uma acentuada animosidade. J de volta ao ninho domstico, a amante se queixa a Paul sobre a pessoa do marido, que j se transformara, para ela, em tropeo para sua vida de infidelidades. O amante, com as reclamaes constantes contra o esposo trado, passa a alimentar o desejo de elimin-lo de qualquer jeito. medida que os filhos crescem, igualmente aumenta no marido de Enriette a suspeita quanto conduta da esposa, porque visvel a nenhuma semelhana fsica com aqueles que ele julga serem seus filhos. O pequeno Joseph nada tem do pai, pois seu porte atltico, elegante, os cabelos negros, olhos grandes e

85

castanhos o diferenciam muito de Newton, que mido e magro. A desconfiana quanto esposa s aumenta com o tempo, porque se mostra sempre irritadia, nervosa, muito diferente da doce Enriette com quem se casou. Desconfia de Richard, mas nada sabe quanto a Paul, que, alis, ele nem conhece. Certo dia, folheando os livros de poesia assinados por Richard, sai da desconfiana para um mordaz cime contra o amigo da famlia. Arquiteta, ento, sozinho, no seu ntimo cheio de angstia, um meio de descobrir se aquelas crianas eram realmente seus filhos ou no: anuncia esposa uma viagem, que, na verdade, no realiza e fica espreita, acompanhando, sigilosamente, os passos da esposa, a qual, sem de nada desconfiar e feliz, pela ausncia do marido, anuncia aos amantes, separadamente, a viagem do esposo e a distncia dos filhos. Alternam-se os dois amantes, um sem saber do outro, com ela, distrada e contente, passando cleres as semanas. Certo dia, Paul, apaixonado e estando a servio no mesmo condado da amada, resolve fazer-lhe uma surpresa e chega sem avisar, encontrando-a nos braos de Richard, sorridente, muito diferente do humor de quando estava com ele. Ali mesmo, Richard e Enriette sucumbem diante da arma que Paul descarregada neles e foge em seguida. Newton, alarmado, entra na casa e, vista dos corpos da esposa e de Richard, resolve dar fim quela encarnao, se atirando das escarpas prximas do mar, desaparecendo nas guas furiosas. ***** Continuemos nossas reflexes sobre a evoluo da nossa personagem:

86

Enriette tinha reencarnado com a programao de reencontrar Newton, com quem deveria ser feliz, cumprindo seus deveres de esposa e me, todavia, a aparente quietude dos primeiros anos significavam apenas uma poca de preparao moral para ela solidificar seu idealismo como esposa e me, quando foi posta prova ao reencontrar Paul e Richard, pois que ambos tinham sido compartcipes de seus equvocos morais em encarnaes anteriores, voltando todos ao cenrio terrestre para evolurem intelectual e moralmente. As misses de esposa e me so das mais importantes que um esprito pode trazer para a encarnao. Felizes as que cumprem bem esse mandato, pois evoluem muito em poucos anos, resgatando faltas passadas atravs das renncias e dos desvelos em prol dos entes queridos do seu corao. Enriette no cumpriu a contento essas tarefas, mas no falhou totalmente, pois poderia ter praticado dois abortos, mas no o fez. Infelizmente, no cuidou dos filhos, como devia, passando a ter de ressarcir esse dano moral no futuro: no foi uma me ideal. Ao aceitar a posio de amante de Paul e Richard comprometeu-se moralmente, gerando contra si o compromisso de ter de sublimar essas afeies nas vidas posteriores. Pode-se dizer que a evoluo nessa encarnao foi reduzida na rea moral, mas houve grande progresso intelectual, preparando-se para, no futuro, expressar-se no Bem atravs da palavra escrita, sobretudo, da Arte Potica, que tanto bem faz ao esprito: tornou-se, realmente, uma poetisa, que ainda muito iria contribuir para o progresso alheio atravs das palavras bem torneadas e consoladoras.

87

Verifica-se que ningum estaciona, mesmo que, aos olhos alheios, parece que nenhum progresso houve para o esprito, criado por Deus para alcanar a perfeio. ***** CAPTULO III IRLANDA 1750 1800 Henri (Enriette) se apronta, pois logo dar incio a mais uma aula na Universidade onde leciona. inverno, l pelos idos de 1760. Ele d aulas de Literatura, muito conceituado e homenageado pelos colegas e alunos. Homem inteligente, poeta nato, mas nada afeito religiosidade. Bebedor contumaz, passa longas horas com alunos e colegas, desperdiando precioso tempo e prejudicando a prpria sade. Irrequieto, temperamental, irascvel e dominador. Decidiu por no se casar, no para ser casto, mas para no ter de assumir compromisso com ningum. Escreve poemas at altas horas da noite, sem se preocupar com a pouca claridade, arruinando, assim, a viso. Na Universidade conhecido dos alunos ligados bomia e vida dissoluta. Participa de interminveis festas com colegas e alunos sem se preocupar com eventuais consequncias de ordem moral. Tem um amigo inseparvel, no das orgias universitrias, mas um inteligente rapaz, que o professor adotou como a um filho: Charles. Somente ele conseguia desviar Henri das suas noitadas, momentos em que lhe ensinava amoravelmente sobre a grandiosa Literatura Inglesa. O aprendiz parecia um arquivo ambulante, pois aprendia mais rpido que muitos alunos de Henri. Trabalhava durante o dia como entregador de mensagens, um assemelhado aos carteiros atuais. Morava no fundo de um casebre, um local mal cheiroso e pouco iluminado, mas gostava de ler, estudar e desenhava como com muito talento. Henri o tinha como amigo e lhe proporcionava um certo conforto material, ajudando-o o

88

mais que podia. O mestre, por levar vida desregrada, sobrava-lhe pouco dinheiro, mas, mesmo assim, ajudava seu protegido. A Universidade respirava austeridade, na sua construo medieval de tijolos escurecidos pela umidade do ar e seu ptio era todo gramado, com a grama cortada bem rente, rvores frondosas, quase sem canteiros de flores. O cu sempre nublado, de ar grosso e pesado, completava o ambiente soturno, segundo a maioria, mas Henri amava aquela atmosfera. Aquele ar de pouco sol, nevoento e fechado era semelhante ao seu corao. Era de pouca conversa, morava s, estava h muito tempo longe da famlia, com quem no se dava muito bem. Gostava de escrever no escritrio de sua casa, perto da janela, ouvindo o ronco do mar ao longe, batendo nas rochas. Sentia-se exausto e solitrio. Trabalhava sem paixo, escrevia compulsivamente e bebia muito. Henri tinha trs amigos que se amavam como irmos: Johnatan (professor de Medicina), John (professor de Msica) e Louis (Mol). Louis (Mol, me de Enriette) dividia com Henri a paixo pelas Letras e os dois guardavam muitos segredos. Estavam sempre a cochichar pelos corredores. Louis era profundo conhecedor da Lngua Inglesa. Irrequieto, falante, alegre, saltitante, parecia um pssaro. Mido, de cabelos ruivos e encaracolados. Diferente de Henri, que era alto, cabelos loiros, quase brancos, pele clara, olhos azuis profundos e tristes. Estavam sempre juntos e algo se escondia atrs daquela dupla, que andava pela noite, depois que todos dormiam. O que escondiam e para onde iam, frequentemente, altas horas da noite? Qual paixo os movia, alm das Letras, da Msica e dos poemas? Certa vez, cismarento Henri chama o amigo Louis e saem ambos madrugada a dentro, num dia

89

particularmente chuvoso e frio e saem falando quase aos cochichos e entram na carruagem que os esperava. Chegam a periferia do lugar onde moravam e vo a local bem conhecido deles onde duas jovens os esperam. Elas falam nervosas, gesticulam desesperadas, tentado se fazerem entendidas, em seus dialetos, pouco inteligveis para ambos. Eles as acalmam e so colocadas na carruagem e o cocheiro, que j havia chegado antes, como combinado, as deixa em conhecido hospcio em outra cidade, onde o que falassem no seria levado em conta, como era costume na poca. A verdade que Henri e Louis haviam prometido casamento a elas, caso cederem aos seus caprichos masculinos. Henri e Louis estavam comprometidos com duas irms, filhas de um colega muito conceituado da Universidade e que no perdoaria aquele deslize. Desfizeram-se das jovens humildes com facilidade, apesar de as amarem e casaram-se com as jovens que no amavam. Foi assim que Henri, j cismado e amargurado assume um casamento sem amor, tornando-se infeliz, afundando mais e mais no alcoolismo e terminando seus dias doente e s. ***** Continuando nossas reflexes, verificamos que Enriette tinha voltado sua to amada Irlanda, agora na personalidade masculina de Henri, junto a alguns espritos que lhe eram caros ao corao, vivendo homem culto, de poucos amigos, amante das Letras, mas descompromissado com a religiosidade, o que o fez entregar-se ao alcoolismo e devassido. Todavia, como sempre acontece, h sempre um progresso, mesmo nas encarnaes aparentemente inteis, pois mais se consolidou a intelectualidade naquele esprito, fazendo dele um ser inteligente,

90

preparado para o despertamento moral, que ocorreria por fora do tdio, que se instalara no seu corao sequioso de paz: o terreno estava pronto para receber a semente da f religiosa. Os equvocos morais cometidos seriam reparados no futuro, como veremos nos captulos seguintes. Aquele esprito necessitou nascer em corpo masculino para aprender sobre o respeito que se deve ter sexualidade, sendo, alis, o que acontece com todos os filhos de Deus, que nascem como homem e como mulher, de acordo com o aprendizado ou tarefa a realizar em determinada vida. preciso que as pessoas entendam essa realidade, a fim de no estigmatizarem aqueles ou aquelas que no se apresentam conforme os padres nem sempre humanitrios da sociedade terrena. ***** CAPTULO IV SCULO XIX REFELEXES NO MUNDO ESPIRITUAL Voltando Ptria Espiritual, Enriette se v perdida em imenso lamaal. Blasfema, grita e chora. Fica por duas dcadas a se debater no af de sair dali, ser novamente rica, livre, usar suas joias e ttulos de nobreza. V, atravs do complexo de culpa, os pequenos rostos a fazerem-lhe caretas, escuta as meninas chorando e chamando por suas mes, saudosas do lar. Ento ela chora: choro convulso, de raiva, no comeo; depois de tristeza e, no final, de arrependimento. Grita por socorro e, mais uma vez, blasfema contra a Divindade. Cansada de chorar, ajoelha-se na lama, e, j em farrapos, ergue os braos e ora, chorando baixinho e as lgrimas vo caindo pelas suas vestes imundas, lavandoas como por encanto. V frouxa luz se aproximando e pequeno squito se faz visvel. Trazem uma lanterna na mo e uma echarpe transparente, translcida e vaporosa.

91

Colocam-na nos seus ombros e ela adormece: sono pesado aps sculos de lutas e erros. Aos poucos, acorda num cmodo simples, sem mveis, com pequena janela, alta, por onde entra tnue claridade. Tenta erguer-se, mas no o consegue. Ao final de cada dia vem visita-la um homem negro, alto, atltico, de olhos negros e doces. Nada fala. Faz-lhe compressas no peito e no abdmen com gaze finssima, branca, que, ao tocar-lhe o corpo, escurece. Faz isso vrias vezes ao longo de muitos dias, at que, em um determinado dia, aquele material difano no mais escurece. Dessa vez, dirige-lhe a palavra e explicalhe o que tinha realizado e o significado daquele tratamento espiritual. Transfere-a para um cmodo mais amplo, com janelas grandes e baixas, em frente a um extenso jardim, onde consegue passeia pela primeira vez. Sentam-se ambos num pequeno banco pintado de branco, rodeado de grades azuis. Ela se lembra de sua casa na Irlanda, a delicadeza de seus jardim e chora: choro de arrependimento e saudade. Ele explica-lhe a necessidade de voltar a novo corpo, mas, desta vez, em pas iniciante, selvagem, para aprender o valor da humildade e do trabalho. Tudo, nesse pas, era movido a braos escravos, de negros em dbito com a Providncia Divina, necessitados de limpar a lama que cobria seus corpos espirituais. Nascer numa senzala escura, com a presena contnua de espritos endividados, como ela, para aprenderem as virtudes, atravs do trabalho incessante, desumano, sem descanso. Ela aprender o valor do Amor materno, sendo que, para tanto, sua mezinha lhe ser doce alento, assim como dois amigos, que ter ao seu lado para a consolarem e lhe dar apoio.

92

Ele, Johnatan, renascer um pouco antes para a esperar e ser seu amparo, como escravo tambm, mas j evoludo nas coisas do esprito, pois ser como um pai espiritual daquelas almas. Ir ensin-la, no dia a dia, a rezar e agradecer a Deus as bnos que Ele concede a todos, indistintamente. Ela ser uma negra forte, saudvel, porte de princesa e ndole difcil de se dobrar. Ela chora novamente com medo de falhar na encarnao, mas ele lhe promete uma ajuda extra para no cair em tentao: ser na figura de um feroz auxiliar na tarefa educadora: Richard, jovem feitor, seu antigo amigo da Irlanda, que, com seu chicote, amansar seus esprito rebelde. Richard, que no lhe perdoou o que julgava ser uma traio, pois que tambm era traidor, uma vez que desrespeitou o lar do amigo, agora ser o remdio amargo, que ela teria de tomar para se curar. Ele no lhe dar um minuto sequer se paz, o que, para ela, ser de enorme valia, pois aprender a humildade, a pacincia, o autodomnio e outras virtudes que ainda no tinha conseguido adquirir at ento. O Mentor abraa-a amorosamente e ela adormece em seus braos, vindo a acordar no pequeno corpo negro, numa senzala, no interior do Brasil. ***** Aqui comeou o maior desenvolvimento moral daquele esprito at ento vinculado ao intelecto sem Amor. Seu Mentor Espiritual prometeu reencarnar pouco antes dela, a fim de servir-lhe de guia, principalmente pelo exemplo de honestidade, humildade e religiosidade. A partir daquele momento, com a alma despertada para os bons propsitos, estava aberto o caminho da evoluo moral.

93

Assim costuma acontecer com quase todos os espritos vinculados a este mundo de provas e expiaes, sendo Jesus o nico que descreveu sua trajetria evolutiva sem erros. Louvado seja o Divino Governador da Terra, Nosso Senhor Jesus Cristo! ***** CAPTULO V INTERIOR DO BRASIL FAZENDA DE CAF SEGUNDA METADE DO SCULO XIX Aps noite chuvosa, cheia de raios e tempestade impiedosa, vem ao mundo a pequena Enriette, robusta mestia, choro alto, que, logo ao nascer, separada da me, que trabalha na lavoura. Passa o dia entregue aos cuidados das crianas maiores, que cuidam dela como podem. Desde cedo, revela seu temperamento forte, inteligente, aprende tudo muito rpido. Sua beleza logo notada pelos outros escravos e os brancos senhores da fazenda. Ter a beleza contra si mesma, pois odiada pelas outras escravas, tem de suportar os olhos de desejo dos homens brancos e negros e as senhoras a odeiam, por conta do seu porte elegante, misto dos traos finos do pai branco com riscos fortes da me negra. Ainda criana, seu jeito fino, elegante e a fala mansa a levam casa grande, onde deveria servir s sinhazinhas Liz e Gertrudes. Joana, sua me, no aprova a escolha da filha para o servio da casa, pois adivinha que algo ruim poder acontecer. Foi escolhida pela senhora, pois Enriette qualificada para poder ficar disposio das patronhas nas suas pequenas exigncias de meninas ricas e acostumadas a serem servidas pelas negras da senzala.

94

A idade delas prxima, pois Gertrudes tem quinze anos e Liz dezesseis. So meninas bonitas, finas, muito ricas, mas perdiam para Enriette em beleza e inteligncia. A escrava altiva a princpio se revolta ao contato com as mil facilidades e o conforto disposio das meninas e deseja que aquilo tudo fosse dela tambm. Faz um esforo hercleo para no se desesperar, mas logo pensa que um pouco de comodidade seria bem vinda. Ali teria cama, com lenis simples, mas limpos, assim como roupas mais decentes, que eram constantemente trocadas. Enriette nada sente por Gertrude, que lhe passa quase despercebida, diferente da pequena Liz, em seu corpo claro e mido. Sua alma se rejubila ao contato da querida menina, numa reminiscncia inconsciente da Frana do sculo XVII. Liz quieta, fica horas presa no quarto, fala pouco, tem crises de choro quando v a escrava, causando enorme constrangimento aos pais da menina, que comeam a achar que a escrava lhe teria feito algum mal. Os negros eram tidos como feiticeiros e s alguns senhores sabiam ou faziam algum esforo para compreend-los em sua religio, to diferente da deles, com todos seus rituais, cnticos e incensos. Os pais das meninas, assim, acharam que talvez a escrava tivesse feito algum feitio contra a menina Liz, pois esta adoecia ao contato constante de Enriette, a qual acabou sendo reconduzida senzala, o que aumentou a revolta em seu jovem corao. A escrava foi tida como demonaca pelos prprios outros escravos, que presenciavam as crises nervosas da menina plida e triste, que se tornava, ento, mais arredia, medrosa, colrica, quase histrica. Ficou mais triste depois de afastada do seu maior tesouro, aquela que conseguia amansar sua rebeldia. Por ela poderia se tornar mais doce, calma e aceitaria qualquer coisa, contanto que pudesse ficar perto de Liz.

95

Depois de acostumada ao luxo da casa grande, em que, apesar de escrava, tinha seu quarto privativo, ter de voltar ao duro e sujo cho da senzala era demais para ela! Chora muito e teme enlouquecer. Aquele, decididamente, no deveria ser o seu mundo. Onde estaria seu doce mundo, cuja falta sente e dorme porque quer acordar daquele pesadelo e voltar para a sua casa. O trabalho duro na lavoura, machuca suas delicadas mos e seu corao di. noite no consegue dormir, tamanha a revolta que lhe corri as fibras da alma. A me, carinhosa, apesar de tambm cansada, lhe afaga a cabea e faz o que pode para consol-la. Aos 18 anos conhece Richard, jovem feitor da senzala, seu novo algoz. Ele se apaixona por Enriette, mas ela o repudia ferozmente, o que lhe ferir profundamente o corao, tornando os dias dela quase insuportveis. Ele passa a atorment-la, pois se sente rejeitado e trocado por Joseph, escravo da mesma senzala que ela. Ela humilha Richard, o que o torna mais irascvel e violento, chicoteando-a constantemente. Denuncia-a aos senhores, mente, inventa histrias sobre Enriette, aumentando mais a ira deles, por acharem que tinham uma feiticeira entre seus escravos, e deram poderes plenos ao feitor sobre a presa desejada. Nasce, ento, no corao de Richard o desejo de possui-la e se enfurece ao descobrir que ela j se entregara a Joseph, que ela ama. Enorme furor se apossa do corao do feitor, por se sentir ludibriado pela sua presa. Longe de tentar cativar-lhe o corao solitrio, faz dos prximos anos de vida da escrava um verdadeiro tormento. Traz outros capatazes e feitores de outras senzalas para possurem-na, e, assim, ela traz muitos

96

espritos reencarnao, todos separados dela logo ao nascer. Enriette se desespera, pois no lhe dado o direito nem de tocar nas crianas, o que para ela se torna um tormento. Passa longas horas chorando, sozinha, agora separada dos outros. Nesse meio tempo conhece Johnatan, escravo como ela, de olhar doce, calmo, pai espiritual de todos, que consegue dar a ela momentos de quase paz. Ensina-lhe a religio de seus ancestrais e apazigua seu corao. Profundo conhecedor das ervas medicinais, ele ensina a ela seu preparo e utilidades e transmite-lhe tudo quanto sabe sobre as beberagens, banhos e compressas, dando-lhe fugidios momentos de paz. Sua alma, antes revoltada, se torna mais tranquila, mesmo quando lhe desencarnam a me e a doce Liz. S no se revolta mais por causa da presena amiga de Johnatan, que a cobre de mimos. Richard se cansa da sua teimosia e se afasta, deixando-a sozinha, agora sem Johnatan tambm, que levado dali, por no render como deveria. Nos dois ltimos anos de vida, se torna mais calada, j no trabalha na lavoura, fica a preparar as ervas do pai espiritual e, ao final, volta ao Mundo Maior com alguns pontos positivos a seu favor, pois conseguiu se superar. ***** Enriette tinha comeado a evoluir moralmente, aprendendo importantes virtudes, como a humildade, a pacincia, mas, sobretudo, a religiosidade, atravs da qual passou a enxergar os valores do esprito em vez de apenas considerar seus interesses materiais. A presena do Mentor Espiritual durante grande parte da sua encarnao foi primordial para seu desenvolvimento.

97

Tambm de se notar que comeou a aprender um outro ramo do Conhecimento: a Cincia da Sade, que desenvolveria na encarnao seguinte, aumentando, inclusive, seu cabedal intelectual. Verifica-se que, mesmo quando um esprito passa por uma encarnao onde parece nada ter desenvolvido intelectualmente, mesmo ali aprende muita coisa, at mesmo iniciando seu desenvolvimento em uma rea nova: foi o que aconteceu com ela. Os castigos fsicos, as humilhaes, os abusos sexuais que sofreu, tudo isso representou progresso, pois teve a oportunidade, quanto a esses ltimos, de redimir-se quanto maternidade desprezada e outros equvocos morais semelhantes. Foi uma encarnao altamente proveitosa para ela e para aqueles que a ajudaram e os que tentaram fazer-lhe mal, pois todo Mal se converte em Bem. O Amor que passou a nutrir pelos miserveis, pelos abandonados, pelos negros e por todos os infelizes comeou ali, sob a orientao do Mentor encarnado e da me, mostrando que ningum est desamparado na sua escalada evolutiva. ***** CAPTULO VI ALEMANHA 1 METADE DO SCULO XX A neve cai pesada, a tempestade ameaa derrubar as janelas da casa, onde a famlia de classe mdia acompanha o noticirio do final da 1 Grande Guerra. Enriette, ainda criana, falava que seria enfermeira, profisso pouco usual Alemanha. Era melanclica, solitria, gostava de danar e cantar, mas, como membro da classe mdia, seria difcil de concretizar esses sonhos. Tinha pais carinhosos e irmos que a amavam. Trabalhava numa padaria prxima da sua casa e era querida pelos patres por ser muito responsvel.

98

Ela era irrequieta, estava sempre a procurar por algo que no sabia bem o que era, pois sentia que algo lhe faltava. Seu olhar era distante e parecia estar a buscar algo no horizonte, causando preocupao famlia. O que lhe faltava? Sentia dor? No era. No sabia o que, mas precisava fazer algo. Enriette ficava longas horas a cismar, olhando pela janela do quarto, no sto, de onde via todo o vilarejo onde morava. Ficava pensativa, na busca de algo que lhe trouxesse paz e curasse a dor interior, que a torturava, qual se fossem punhais afiados a lhe rasgarem a carne. Por mais que seus pais fizessem, ela continuava calada, sozinha e quase no tinha amigos. Manteve o firme propsito de se tornar enfermeira. Em 1939, para desespero de sua famlia, foi para o front, pois sentia que ali estava a resposta para suas perguntas interminveis. Como ainda no fizera 25 anos, pode ir como enfermeira, com um grupo de moas e, em l chegando, sentiu a dimenso do que so o abandono, a solido, o medo e o desconsolo que algum pode sentir. Todo aquele conhecimento acumulado na senzala e, depois, no Mundo Espiritual, vieram tona e ento Enriette desabrocha e trabalha muito. A menina franzina, triste, amargurada d lugar a mulher forte, me de todos aqueles meninos tornados homens fora. Estava seguindo o exemplo do escravo pai de todos. Seu passado de crimes, todas as pessoas que maltratou se materializavam naqueles rostos dilacerados. Parecia v-los a pedir-lhe amparo e socorro. Cada curativo que fazia, cada bandagem que envolvia uma ferida: tudo era como se curasse a si

99

prpria. Tratava a todos com carinho, curando aos poucos a prpria conscincia. Rev, em esprito, os inmeros crimes que cometera e se sente quase feliz, porque agora tudo parece ter lgica, as peas se encaixam como um enorme quebra-cabeas. Numa noite, em que, por raros momentos, descansava, senta-se do lado de fora da barraca dos feridos e olha o cu. Tem o mpeto de se ajoelhar ali mesmo e agradecer a Deus, porque, pela primeira vez, por irnico que possa parecer, sente paz. Sua alma est leve em um lugar onde todos choram e blasfemam. O cu estava salpicado de estrelas, j no nevava mais e parecia que elas lhe beijavam o rosto. Estava com esses pensamentos calmos, quando v chegar jovem um soldado de uns vinte anos de idade, alto, de cabelos muito loiros e curtos, de olhos de um azul profundo, parecendo duas estrelas cadas do cu. Sente uma onde de sentimentos fortes, uma certeza inexplicvel de que o conhecia. Onde o vira antes? Ser que era do vilarejo dela, por isso a sensao de conhec-lo? Era Joseph, que voltava para dar a ela a certeza de que vivemos mais de uma vez. Era seu irmo caula da Frana do sculo XVII, seu filho na Irlanda no sculo XVIII, seu grande amor na senzala no Brasil do sculo XIX. L estava ele com seu sorriso nico, o carinho infinito por ela, amigos que se vm e se unem em esprito, sem se tocarem, sem necessidade de se falarem. Ela era alta, cabelos claros e cacheados, mos longas e finas, geis e firmes, silhueta magra. Sorriram um para o outro, de uma alegria infinita, de quem no se v h milnios ou que nunca esteve separado. Toda noite ele vinha conversar com ela, olhavam as estrelas e sentiam-se quase felizes, se no estivessem em meio a uma guerra.

100

Era o presente de Deus para ela, mostrando-lhe que, se fazemos o melhor, somos agraciados com a presena de amigos queridos, que nos adoam a vida, mesmo que estejamos em meio a uma floresta de espinhos. Numa dessas noites, em 1940, escuta-se um forte zumbido no ar e sem que ningum tivesse tempo sequer de pensar, uma bomba cai prxima dos dois, que partem de volta para a Vida Maior, com a promessa de que se reencontrariam. Enriette tinha retornado Europa, que tanto ama, respirando de novo aqueles ares que lhe fazem enorme bem. quieta, melanclica, nasce numa famlia simples e amorosa, mas seu corao sofre e ela suspira longamente e procura algo no horizonte. Quando vai para a Guerra, sente-se feliz porque pode curar suas prprias feridas, doce quando trata os doentes e agonizantes. Encontra o jovem mdico de nome Robert, que lhe fala ao corao solitrio. Os dois se encontraro novamente, no Brasil, na prxima encarnao. Ela resgata muitos crimes, sendo a me daqueles soldados tristes e solitrios. Retorna ao mundo espiritual j com muitos de seus crimes resgatados, todavia, necessitando conviver com alguns desafetos, que voltar a encontrar na prxima encarnao. Alm das vitrias espirituais, visveis e palpveis, adquiriu nova competncia intelectual na Cincia da Enfermagem, que desenvolveria no futuro, em outras vidas ou ento iniciaria seus estudos em outras reas do Conhecimento. No h como pensar-se tristemente sobre os acontecimentos humanos, pois todos eles so permitidos

101

por Deus para a evoluo das Suas criaturas: no cai uma folha de uma rvore sem a Vontade de Deus. E: nascer, morrer, renascer novamente e progredir sempre: Tal a Lei. ***** CAPTULO VII BRASIL 2 METADE DO SCULO XX Renasce Enriette no interior do Brasil ao lado daqueles que a amam e tambm dos desafetos que no conseguiu diluir. Sabemos que o nico objetivo das reencarnaes o progresso do esprito imortal, que chega e parte milhares de vezes, deixando e carregando consigo, no atual estgio evolutivo, pedras pontiagudas ao lado de ptalas de rosa. Assim aconteceu tambm com esta trabalhadora da ltima hora. Durante os cinquenta anos que viveu pela ltima vez na Terra, teve vida simples, casou aos 18 anos com um homem honesto, carpinteiro de profisso e trouxeram ao mundo sete filhos. Ela no teve chance de estudar e praticar tudo que aprendeu em suas vidas passadas. Moravam numa casa cercada de jardim, pois ela amava as flores, que lhe lembravam sua Irlanda querida. No estava prxima ao mar, como desejava, mas o cheiro misturado das flores lhe davam enorme paz e tranquilidade. Ela e o marido fundaram e mantiveram um pequeno Centro Esprita na periferia da cidade, onde assistiam mes e os filhos. O carinho com essas pessoas foi aos poucos curando as feridas que ainda trazia na alma. Enriette ainda tinha um longo caminho a percorrer, mesmo porque sua folha corrida era muito extensa . Ainda teria que ir e voltar muitas vezes, pois a evoluo infinita, mas, entremeado com as pedras que jogou no caminho alheio, ao longo das reencarnaes, semeou tambm vrias rvores frutferas e roseiras perfumosas.

102

As ptalas lhe lembrariam a Infinita Bondade de Deus, lhe recordando que ao filho prdigo reservado um banquete, quando ele se cansa dos prprios equvocos e resolve voltas Casa Paterna. ***** Agora tornara-se uma trabalhadora da ltima hora no sentido mais nobilitante da palavra, pois, trabalhando na Seara Esprita, junto com seu marido, j tinha consolidado o propsito de servir no Bem, renunciando vaidade intelectual e aos interesses puramente materiais para dedicar-se a fazer o melhor possvel em favor das pessoas que lhe cruzaram o caminho, principalmente os miserveis, marginalizados, carentes de todos os tipos.

103

NOTAS [1] Apesar de no partilharmos de todas as colocaes da Cincia materialista, vale a pena, para os prezados leitores, saber o que ela, na pessoa dos seus profitentes mais destacados, concluiu at o presente momento. Em uma poca posterior, quando passar a levar em conta a existncia do Esprito, ou seja, que os seres humanos so Espritos, suas concluses devero, em muitos casos, ser totalmente diferentes. Feitas estas consideraes necessrias, passemos transcrio da nota constante do seguinte endereo da Internet: http://pt.wikipedia.org/wiki/Droga#cite_note-4
Conceito

Droga toda e qualquer substncia, natural ou sinttica que, uma vez introduzida no organismo, modifica suas funes. As drogas naturais so obtidas atravs de determinadas plantas, de animais e de alguns minerais - a cafena (do caf), a nicotina (presente no tabaco), o pio (na papoula) e o THC ou tetraidrocanabinol (da Cannabis). As drogas sintticas so fabricadas em laboratrio, exigindo para isso tcnicas especiais. O termo droga, presta-se a vrias interpretaes, mas ao senso comum uma substncia proibida, de uso ilegal e nocivo ao indivduo, modificando-lhe as funes, as sensaes, o humor e o comportamento. No Brasil, a legislao define como droga "as substncias ou produtos capazes de causar dependncia, assim especificados em lei ou relacionados em listas atualizadas periodicamente pelo Poder Executivo da Unio" segundo o pargrafo nico do art. 1. da Lei n. 11.343, de 23 de agosto de 2006 (Lei de Drogas). Institui o Sistema Nacional de Polticas Pblicas sobre Drogas -

104

Sisnad; prescreve medidas para preveno do uso indevido, ateno e reinsero social de usurios e dependentes de drogas; estabelece normas para represso produo no autorizada e ao trfico ilcito de drogas; define crimes e d outras providncias. Isto significa dizer que as normas penais que tratam do usurio, do dependente e do traficante so consideradas normas penais em branco. Atualmente, no pas, so consideradas drogas todos os produtos e substncias listados na Portaria n. SVS/MS 344/98 do Ministrio da Sade. Tipos de drogas O termo "droga" envolve os analgsicos, estimulantes, alucingenos, tranquilizantes e barbitricos, alm do lcool e substncias volteis. As psicotrpicas so as drogas que tem tropismo e afetam o Sistema Nervoso Central, modificando as atividades psquicas e o comportamento. Quanto ao efeito Quanto ao tipo de efeito no sistema nervoso podem ser classificadas como:

Depressora (psicodislpticas)- diminuem a atividade do sistema nervoso atuando em receptores (neurotransmissores) especficos. Exemplos: lcool, barbitricos, diluentes, quetamina, cloreto de etila ou lana perfume, clorofrmio, pio, morfina, herona, e inalantes em geral (cola de sapateiro, etc.).

Psicodistrpticas ou psicodislpticas (drogas perturbadoras/modificadoras) tm por caracterstica principal a despersonalizao ou modificao da percepo (da o termo alucingeno para sua designao) em maior ou menor grau.

105

Exemplos: Algumas espcies de cogumelos, LSD, maconha, MDMA ou ecstasy e o DMT.

Psicolpticas ou estimulantes - produzem aumento da atividade pulmonar (ao adrenrgica), diminuem a fadiga, aumentam a percepo ficando os demais sentidos ativados. Exemplos: cocana, crack, cafena, teobromina (presentes em chocolates), GHB, metanfetamina, anfetaminas (bolinha, arrebite) etc. Essas drogas podem ser absorvidas de vrias formas: por injeo, por inalao, via oral ou injeo intravenosa. Quanto forma de produo Quanto forma de produo classificam-se como:

Naturais - aquelas que so extradas de plantas Exemplo: tabaco, cannabis, pio.

Semissintticas - so produzidas atravs de modificaes em drogas naturais. Exemplo: crack, cocana, herona.

Sintticas - so produzidos atravs de componentes ativos no encontrados na natureza. Exemplo: anfetamina, anabolizante, queratina. Tipos de usurios de drogas comum distinguir o abuso de drogas (dependncia) do seu consumo experimental, ou j em fase de risco de dependncia. Esta classificao refere-se quantidade e periodicidade em que ela usada. Os usurios podem ser classificados, segundo CID 10 rev., em:

experimentador

106

usurio ocasional habitual dependente Outra classificao se refere ao uso das drogas em desvio de seu uso habitual, como por exemplo o uso de cola, gasolina, benzina, ter, dentre outras substncias qumicas, para provocar um estado de euforia ou torpor. Efeitos Sob o efeito de determinadas drogas, o indivduo parece ver alm do comum em objetos, em gestos ou at mesmo no vazio, da a utilizao de termos como despersonalizao, alucinao ou sintomas paranoicos e psicticos na descrio do seu comportamento. Sob o efeito de drogas, algumas pessoas tendem a parecer mais introspectivas ou mais extrovertidas e agressivas, a depender do tipo de substncia consumida, assim como do contexto de utilizao e dos prprios traos de personalidade individual. A dependncia de drogas est relacionada tanto ao prazer produzido, usualmente designado como euforia, sensao de bem estar, estimulao ou entorpecimento (analgesia), como compreenso deformada de seus efeitos nocivos (txicos) ao organismo, alm dos mecanismos qumicos ou crise de abstinncia induzidos pela ausncia da substncia aps um perodo de uso continuado. Ademais, ao adquirir drogas no mercado negro, o indivduo se expe a outros riscos - agresso, roubo, consumo involuntrio de outras substncias nocivas misturadas s drogas, violncia policial e priso. Sobre a "fuga da realidade", expresso usada para descrever a sensao de prazer derivada do uso de certas drogas, Sigmund Freud (1856-1939) escreveu, 1930:

107

O servio prestado pelos veculos intoxicantes na luta pela felicidade e no afastamento da desgraa to altamente apreciado como um benefcio, que tanto indivduos quanto povos lhes concederam um lugar permanente na economia de sua libido. Devemos a tais veculos no s a produo imediata de prazer, mas tambm um grau altamente desejado de independncia do mundo externo, pois sabe-se que, com o auxlio desse amortecedor de preocupaes, possvel, em qualquer ocasio, afastar-se da presso da realidade e encontrar refgio num mundo prprio, com melhores condies de sensibilidade. Sabe-se igualmente que exatamente essa propriedade dos intoxicantes que determina o seu perigo e a sua capacidade de causar danos. So responsveis, em certas circunstncias, pelo desperdcio de uma grande quota de energia que poderia ser empregada para o aperfeioamento do destino humano. [2] Da mesma forma que dissemos na nota anterior, apesar de no partilharmos de todas as colocaes da Cincia materialista, vale a pena, para os prezados leitores, saber o que ela, na pessoa dos seus profitentes mais destacados, concluiu at o presente momento. Em uma poca posterior, quando passar a levar em conta a existncia do Esprito, ou seja, que os seres humanos so Espritos, suas concluses devero, em muitos casos, ser totalmente diferentes. Feitas estas consideraes necessrias, passemos transcrio da nota constante do seguinte endereo da Internet: http://pt.wikipedia.org/wiki/Alcoolismo O alcoolismo geralmente definido como o consumo consistente e excessivo e/ou preocupao com bebidas alcolicas ao ponto que este comportamento interfira com a vida pessoal, familiar, social ou profissional da pessoa e pode potencialmente resultar em condies (doenas) psicolgicas e fisiolgicas, assim como, por fim, na morte. um dos problemas mundiais de uso de drogas que mais

108

trazem custos. Com exceo do tabagismo, o alcoolismo mais custoso para os pases do que todos os problemas de consumo de droga combinados. Caractersticas Alm dos prejuzos na vida acadmica, profissional, social e familiar o abuso de lcool por tempo prolongado pode causar cncer na cavidade oral, esfago, faringe, fgado e/ou vescula biliar; hepatite, cirrose, gastrite, lcera, danos cerebrais, desnutrio, problemas cardacos, problemas de presso arterial, alm de transtornos psicolgicos. Durante a gestao, causa m formao fetal. Apesar do abuso do lcool ser um pr-requisito para o que definido como alcoolismo, o seu mecanismo biolgico ainda incerto. Para a maioria das pessoas, o consumo de lcool gera pouco ou nenhum risco de se tornar um vcio. Outros fatores geralmente contribuem para que o uso de lcool se transforme em alcoolismo. Esses fatores podem incluir o ambiente social e cultura, a sade psicolgica e a predisposio gentica. Terminologia Muitos termos so aplicados para se referir a uma pessoa alcolica e ao alcoolismo. Existe muita controvrsia a esse respeito, entretanto consenso que: 1. O alcoolismo pode levar a morte. 2. 'Alcoolismo' uma doena, um transtorno psicolgico srio, que precisa de tratamento multiprofissional. 3. O alcolico pode apresentar prejuzos relacionados com o uso de lcool em todas as reas da vida (Prejuzos fsicos, mentais, morais, profissionais,sociais, entre outros).

109

4. O alcolico perde a capacidade de controlar uma quantidade de bebida que ingere, uma vez que vence uma ingesto. Abuso, uso pesado, vcio e dependncia so todos rtulos comuns usados para descrever os hbitos de consumo, mas o real significado dessas palavras muito podem variar, dependendo do contexto em que so usadas. Mesmo dentro da rea de sade especializada, uma definio pode variar entre as reas de especializao. Muitas vezes a poltica e a religio ainda confundem o problema e agravam uma ambiguidade. Uso refere-se ao simples uso de uma substncia. Uma pessoa que bebe qualquer bebida alcolica est usando lcool. Desvio, problemas com uso e uso pesado so termos que sugerem que o consumo de lcool tem causado problemas psicolgicos, fsicos, sociais, ou seja, prejuzos ao bebedor. Os danos sociais e morais so altamente subjetivos e, portanto, diferem de indivduo para indivduo, o que dificulta a identificao desses usurios. A expresso abuso de substncias tem uma variedade de significados possveis. No campo da sade mental, o uso do DSM-IV por psiclogos e psiquiatras traz uma definio especfica, que envolvem um conjunto de circunstncias da vida que acontecem por causa do uso da substncia. No direito, o abuso freqentemente usado para se referir ao uso ilegal de qualquer substncia. Dentro do vasto campo da medicina, o abuso, por vezes, refere-se ao uso de medicamentos prescritos em excesso da dose prescrita ou a utilizao de um medicamento que exige prescrio mdica sem receita. Dentro da religio, o abuso pode se referir a qualquer uso de uma substncia considerada inadequada. O termo algumas vezes evitado por profissionais pela variabilidade em sua definio.

110

A dependncia simultnea tolerncia, ou seja, necessidade de doses cada vez maiores para obter o mesmo efeito. A dependncia ser tanto mais intensa quanto mais intenso for o grau de tolerncia ao lcool. O diagnstico de dependncia de lcool no necessariamente indica uma presena de dependncia fsica, ela pode ser apenas psicolgica e estar associada com influncia de amigos e famlia ou com poucas habilidades sociais. Dependncia est associada a dificuldade em resistir a uma substncia. A definio precisa de vcio debatida, mas em geral se refere a qualquer condio que faz uma pessoa continuar a demonstrar comportamentos nocivos mesmo sofrendo prejuzos sociais, profissionais e pessoais. Pode ser causado por dependncia fsica e psicolgica. Remisso , segundo a Associao Psiquitrica Americana, uma condio em que os sintomas fsicos e mentais do alcoolismo no esto mais evidentes. A remisso pode ser parcial, quando breve, ou persistente, quando dura mais de um ano. Outros (principalmente Alcolicos Annimos) usam o termo recuperao para o usam descrever aqueles que cessaram completamente o consumo de lcool. Diagnstico Um diagnstico de dependncia pelo CID-10 pode ser feito somente se trs ou mais dos seguintes requisitos tenham sido experimentados ou exibidos em algum momento durante um perodo de 12 meses:

Um forte desejo ou senso de compulso para consumir a substncia; Dificuldades em controlar o comportamento de consumir a substncia em termos de seu incio, trmino ou nveis de consumo;

111

Um estado de abstinncia fisiolgico quando o uso da substncia cessou ou foi reduzido, como evidenciado pela sndrome de abstinncia caracterstica para a substncia ou o uso da mesma substncia (ou de uma intimamente relacionada) com a inteno de aliviar ou evitar sintomas de abstinncia; Evidncia de tolerncia, de tal forma que doses crescentes da substncia psicoativa so requeridas para alcanar efeitos originalmente produzidos por doses mais baixas; Abandono progressivo de prazeres ou interesses alternativos em favor da substncia psicoativa, aumento da quantidade de tempo necessrio para obter ou tomar a substncia ou para se recuperar de seus efeitos; Persistncia no uso da substncia, a despeito de evidncia clara de conseqncias manifestamente nocivas, tais como dano ao fgado por consumo excessivo de bebidas alcolicas, estados de humor depressivos consequentes a perodos de consumo excessivo da substncia ou comprometimento do funcionamento cognitivo relacionado droga; deve-se fazer esforos para determinar se o usurio estava realmente (ou se poderia esperar que estivesse) consciente da natureza e extenso do dano.

Efeitos fisiolgicos do alcoolismo O consumo excessivo de lcool leva a uma degradao do etanol em etanal pelo fgado, fato que consome NAD+ formando NADH. Na segunda reao para a formao de acetato tambm h consumo de NAD+ e formao de NADH, dessa forma o ciclo de Krebs (dependente de NAD+) diminudo pela falta de NAD+, aumentando portanto o metabolismo anaerbico das clulas, o que ir produzir mais cido ltico no organismo. Esse excesso de cido ltico no organismo compete com a excreo de

112

urato contribuindo para o aumento de cido rico no sangue, o qual ir precitar em articulaes gerando uma doena conhecida como gota. O conjunto de efeitos fisiolgicos sentidos aps excessivo consumo de lcool conhecido como veisalgia, popularmente chamada de "ressaca". [...] Prevalncia No Brasil os ndices variam muito entre as diversas regies, mas os estudos indicam que a mdia nacional est em torno de 3 a 6% da populao, sendo cerca de 5 vezes mais comum em homens. Tanto em Salvador quanto em Ribeiro Preto a mdia foi de 6,2%, sendo de 11% entre os homens e de 1,5% entre as mulheres. A proporo de indivduos maiores de 13 anos que consumem lcool no Brasil est em torno de 52%, o que bastante inferior ao relatado em diversos pases: 90% nos EUA, 87% na Austrlia, 83% no Canad e 75% no Equador. O ndice brasileiro semelhante ao ndice da Colmbia e Mxico (51%). O nvel de alcoolismo muito menor que a mdia americana (10-12%) e europeia (5 a 20%).[5] A maior proporo de consumidores de lcool e de alcoolistas entre homens de 30 e 49 anos. Associao com cigarro Entre alcoolistas, 67% tambm so fumantes. Os alcoolistas tendem a iniciar-se no consumo tabgico mais cedo, fumam durante mais tempo, fumam um maior nmero de cigarros por ms e apresentam fluxo expiratrio mais baixo do que os abstmios. Tratamentos Os tratamentos para o alcoolismo so bastante variados porque existem mltiplas perspectivas para essa condio.

113

Aqueles que possuem um alcoolismo que se aproxima de uma condio mdica ou doena so recomendados a se tratar de modo diferentes dos que se aproximam desta condio como uma escolha social. No se deve confundir o tratamento do alcoolismo com o tratamento apenas da sndrome de abstinncia. O tratamento do alcoolismo complexo, multiprofissional e longo dependendo da persistncia do paciente e sua rede social de apoio para o processo de cura. A maioria dos tratamentos busca ajudar as pessoas a diminuir o consumo de lcool, seguido por um treinamento de vida ou suporte social de modo que ajude a pessoa a resistir ao retorno do uso de lcool. Como o alcoolismo envolve mltiplos fatores que incentivam a pessoa a continuar a beber, todos estes fatores devem ser suprimidos para que se previnam com sucesso os casos de recadas. Um exemplo para este tipo de tratamento a desintoxicao seguida por uma combinao de terapia de suporte, atendimento em grupos de auto-ajuda, etc. A maioria dos tratamentos geralmente preferem uma abstinncia de tolerncia zero; entretanto, alguns preferem uma abordagem de reduo de consumo progessiva. A efetividade dos tratamentos para o alcoolismo varia amplamente. Quando considerada a eficcia das opes de tratamento, deve-se considerar a taxa de sucesso daquelas pessoas que entraram no programa, no somente aqueles que o completaram. Como o trmino do programa a qualificao para o sucesso, o sucesso entre as pessoas que completam um programa geralmente perto de 100%. Tambm importante se considerar no somente a taxa daqueles que atingiram os objetivos do tratamento, mas tambm a taxa daqueles que tiveram recadas. Os resultados tambm devem ser comparados

114

com a taxa aproximada de 5% de pessoas que abandonam os programas por conta prpria. A desintoxicao trata os efeitos fsicos do uso prolongado do lcool, mas na verdade no trata o alcoolismo. Aps a desintoxicao estiver completa, as recadas so propensas de ocorrer se no houver um tratamento subseqente. A desintoxicao pode ou no ser necessria dependendo da idade, estado de sade e histrico de ingesto de lcool da pessoa. Por exemplo, um homem jovem que quando consome lcool o faz em quantidades excessivas em um curto perodo de tempo, e busca tratamento uma semana aps seu ltimo uso de lcool, pode no precisar de desintoxicao antes de iniciar o tratamento para o alcoolismo. Psicoterapia Aps a desintoxicao, diversas formas de terapia em grupo ou psicoterapia podem ser usadas para lidar com os aspectos psicolgicos subconscientes que so relacionados doena do alcoolismo, assim como proporcionar a aquisio de habilidades de preveno s recadas como assertividade e tcnicas de relaxamento mais saudveis. O aconselhamento em grupo atravs de ajuda mtua um dos meios mais comuns de ajudar os alcolicos a manter a sobriedades. Muitas organizaes j foram formadas para proporcionar esse servio, como os Alcolicos Annimos. A terapia cognitivo comportamental feita individualmente, mas pode convidar familiares e amigos para participar caso o paciente aceite, e tem como objetivos:

Desenvolver aprendizagem e prtica de novos comportamentos substitutos para o comportamento de

115

beber atravs de treinamento de habilidades intrapessoais (auto-identificao) e interpessoais (sociais);

Ensinar estratgias de enfrentamento que podem ser usadas para lidar com situaes de alto risco (internas e externas) que poderiam levar ao comportamento adictivo;

Estabelecer estratgias gerais de mudanas no estilo de vida que ajudem o paciente a atingir seus objetivos acadmicos, profissionais, sociais e familiares de forma mais eficiente; Desenvolver estratgias que favoream a manuteno do processo de mudana nos hbitos produzidos pelo tratamento. Psiclogos cognitivos comportamentais tambm fazem planos emergenciais para uma variedade de situaes de estresse que podem surgir de maneira inesperada e planejam com o paciente estratgias para resolv-las. Durante a terapia comum que outros transtornos como fobia social, depresso maior, transtorno bipolar, hiperatividade, transtorno de personalidade limtrofe, transtorno de ansiedade generalizada, anorexia nervosa ou outro transtorno de humor, ansiedade ou alimentar sejam identificados como a causa do alcoolismo. Racionamento e moderao Os programas de racionamento e moderao do uso do lcool no foram uma abstinncia completa. Apesar de a maioria dos alcolicos serem incapazes de limitar o seu consumo atravs destes programas, alguns passam a beber moderadamente. Muitas pessoas se recuperam do alcoolismo. Um estudo realizado em 2002 nos Estados Unidos mostrou que 17,7% das pessoas que tinham sido diagnosticadas como dependentes do lcool a mais de um

116

ano (anteriormente pesquisa) retornaram ao consumo de baixo risco de lcool. Medicamentos Embora no sejam necessrios para o tratamento do alcoolismo, diversas medicaes podem ser prescritas como parte do tratamento. Algumas podem facilitar a transio para a sobriedade, enquanto outras podem causar dificuldades fsicas quando do uso do lcool. Na maioria dos casos, o efeito desejado fazer com que o alcolatra se abstenha da bebida.

O dissulfiram previne a eliminao de acetaldedo, um composto qumico que o corpo produz quando quebra o etanol. o acetaldedo que causa os diversos sintomas da "ressaca" aps o uso do lcool. O efeito geral do medicamento um grande desconforto quando o lcool ingerido: uma "ressaca" desconfortvel extremamente rpida e de longa durao. Isso desencoraja o alcoolista a beber quantidades significativas de lcool enquanto ele est tomando o medicamento. O consumo excessivo de lcool associado com o dissulfiram pode causar doenas severas e at a morte. A naltrexona um antagonista competitivo para os receptores opiides, bloqueando efetivamente a habilidade do corpo em usar as endorfinas e opiceos. Ele tambm parece agir na ao da neurotransmisso do glutamato. A naltrexona usada em duas formas muito diferentes de tratamento. O primeiro tratamento usa a naltrexona para diminuir os desejos pelo lcool e encorajar a abstinncia. O outro tratamento, chamado extino farmacolgica, combina a naltrexona com o hbito normal de ingesto de lcool de forma para reverter o condicionamento das endorfinas que causam o vcio ao lcool. A naltrexona apresentada em duas formas. A naltrexona oral uma plula que deve ser

117

tomada diariamente para ser eficiente. Vivitrol uma formulao que injetada nas ndegas uma vez ao ms.

Acredita-se que o Acamprosato (tambm conhecido como Campral) estabiliza o equilbrio qumico do crebro prejudicado pelo alcoolismo. O FDA aprovou esta droga em 2004, dizendo "Embora seu mecanismo de ao no seja perfeitamente compreendido, acredita-se que o Campral atue nas vias qumicas do crebro relacionadas ao abuso do etanol. O Campral mostrou-se efetivo em manter a abstinncia por um curto perodo de tempo.[13]" Embora seja efetivo sozinho, comumente ministrado com outros medicamentos como a naltroxetona com grande sucesso. Oxibato de sdio o sal de sdio do cido gamahidroxibutrico (GHB). Ele usado para a abstinncia aguda do lcool e para a desintoxicao a mdio e longo prazo. Essa droga melhora a neutrotransmisso do GABA e diminui os nveis de glutamato. Baclofeno tem mostrado em estudos em animais e em pequenos estudos em humanos que melhora a desintoxicao. Esta droga atua como um agonista do receptor GABA B e isto pode ser benfico. Extino farmacolgica A extino farmacolgica o uso de antagonistas opiides como a naltrexona combinados com o hbito normal de ingesto de lcool para eliminar o desejo intenso pelo lcool. Essa tcnica obteve sucesso na Finlndia Pensilvnia, e Flrida, e s vezes citada como o Mtodo Sinclair. Terapia nutricional O tratamento preventivo das complicaes do lcool incluem o uso a longo-prazo de multivitaminas alm de vitaminas especficas como B12 e folato.

118

Apesar da terapia nutricional no ser um tratamento propriamente para o alcoolismo, ela trata as dificuldades que podem surgir anos aps o uso intenso de lcool. Muitos dependentes de lcool tem a sndrome da resistncia insulina, um distrbio metablico no qual a dificuldade do corpo em processar acares causa um suprimento desequilibrado na corrente sangunea. Apesar do distrbio poder ser diminudo com uma dieta hipoglicmica, ele pode afetar o comportamento e as emoes, efeitos colaterais que freqentemente so observados entre os lcool-dependentes em tratamento. Os aspectos metablicos desta dependncia so freqentemente negligenciados, gerando resultados ruins para os tratamentos. Prognstico Sem acompanhamento profissional aproximadamente 90% dos alcolatras voltam a beber nos 4 anos seguintes a interrupo. A principal causa de recada apontada pelos usurios so emoes negativas (35%), presso social(20%), brigas (16%), incapacidade de resistir ao desejo (11%) e teste de auto-controle (9%). Esses dados ressaltam a importncia de acompanhamento psicolgico prolongado e persistente em qualquer abuso de substncias. O fato de serem diagnosticados outros transtornos psicolgicos associados ao uso do lcool nesse caso sinal de bom prognstico, pois o tratamento desses transtornos costumam resolver a raiz do alcoolismo e fatores que manteriam o consumo. Outro fator de bom prognstico quando amigos e familiares tambm param de beber e oferecer bebidas ou j no tinham o hbito de beber. Quanto maior o apoio de amigos e familiares, melhores as chances de cura definitiva.

119

[3] A irm Tereza ditou, atravs do mdium, um estudo muito interessante e profundo intituado Desapego de tudo e apego a Deus, que vale a pena ser conhecido pelos nossos irm os e irms que esto lutando para se descincular da dependncia da drogadio e do alcoolismo, sem contar as demais pessoas. Transcrevemos uma parte do texto, em que mantivemos a forma original para facilitar sua leitura: INTRODUO Quando o Esprito alcana o grau de compreenso de que um ser imaterial e que suas encarnaes visam apenas seu progresso intelecto-moral e nada mais que isso - sendo passageiras as construes no mundo material, tanto assim que das civilizaes do passado, no mximo, restaram alguns poucos vestgios, como se fossem material de demolio, reaproveitado em realizaes novas, pois, por outro lado, tambm na Natureza, nada se perde, nada se cria, tudo se transforma ento, apesar de continuar cumprindo suas obrigaes como cidado, profissional e pai ou me, passa a priorizar seus investimentos espirituais, preparando-se para a vida no mundo espiritual, que nossa ptria definitiva. Para tanto, o desapego uma virtude imprescindvel, devido sua abrangncia, como veremos neste estudo, no se restringindo mera doao de alguns bens materiais que j esto gastos pelo uso, que passamos s mos dos momentaneamente mais necessitados que ns mesmos. Normalmente, quem pratica essa caridade incompleta est simplesmente repetindo indefinidamente, sem se decidir pelo passo seguinte, o primeiro degrau da virtude do desapego, que vai ao infinito, tendo Jesus como Modelo,

120

mantendo-se esses principiantes do desapego, na verdade, ligados pelo corao aos bens materiais, renunciando a algumas coisas suprfluas ainda a contragosto, pagando, perante Deus, o tributo da escravido mental da observao criteriosa de Jesus: Onde estiver teu tesouro a estar o teu corao. O corao desses estar em sobressalto pelo medo das perdas e em pnico pelas efetivas aparentes perdas que Deus determinar na sua vida, inclusive com a desencarnao compulsria, que a todos aguarda inmeras vezes durante a trajetria dos Espritos. O desapego deve ser interpretado de forma muito mais ampla que a relacionada a coisas, como os queridos irmos podem depreender, j de incio, sendo que, na sua forma ampla, praticado por poucos, cuja compreenso j amadureceu, enquanto que a maioria retrata o estgio atual de cristianizao apenas iniciante da humanidade do nosso orbe, caracterizado pelo descompasso entre a teoria da religiosidade formal e a prtica cotidiana das Leis Divinas, ficando os primeiros restritos ao cumprimento de uma obrigao incmoda aconselhada pelas correntes religiosas em geral. Desapegar-se foi uma das Lies mais importantes que Jesus procurou incutir na mente e no corao dos Espritos ligados Terra, porm, at o momento, alcanaram-se resultados comparveis construo da base de um grande edifcio, mas a incompreenso ainda muito grande, principalmente entre os encarnados, que aferram-se s posses e interesses materiais, s pessoas a quem se ligam em simbiose extenuante e a quem costumam querer tiranizar afetivamente, alm de

121

outros itens abrangentes, que iremos abordar neste estudo. Grande parte dos Espritos encarnados sofre pelos bens, interesses e pessoas que gostariam de ter sua disposio, demonstrando incompreenso quanto aos objetivos primordiais da Vida, enquanto que h Espritos que esto no plano espiritual saudosos das objetividades puramente materiais, sendo-lhes recomendado, por isso, reencarnar com a brevidade possvel, pois no se adaptam ao mundo verdadeiro, em que nada importa a no ser as virtudes e conquistas do Esprito. O presente estudo representa o trabalho conjugado entre o aprendizado pessoal do mdium - sob nossa orientao e de outros Espritos que por ele se interessam, o qual necessita realizar seu desenvolvimento espiritual, para melhor servir Causa de Jesus, para a qual recebeu a bno da reencarnao - tanto quanto o nosso, do lado espiritual, procurando levar aos que habitam presentemente o mundo material as informaes que os prepararo para viver melhor a ascenso moral mesmo durante a encarnao: so duas realidades que se interpenetram, como deve acontecer em benefcio geral, antecipando a realidade do mundo de regenerao, s cujas portas se encontra a humanidade terrestre, quando no havero mais barreiras entre encarnados e desencarnados, mas sim o intercmbio permanente e consciente entre as duas faixas vibratrias, a exemplo do que acontece a no mundo material entre pessoas que se comunicam pelos modernos recursos da telefonia, internet e outros.

122

Fazemos, aqui, remisso a alguns ensinamentos de Lao Ts, no que diz respeito ao apego a Deus, numa homenagem aos esforos daquele Esprito de grande elevao, os quais remontam velha China, mas que se resumem, no conjunto da sua pregao, ao Amor a Deus sobre todas as coisas e ao prximo como a si mesmo, afirmado com outras expresses, o que, infelizmente, no foi compreendido por muitos dos seus seguidores, at hoje, que se apegaram a rituais e exterioridades inteis para a evoluo espiritual, como, alis, acontece com muitas Lies nobilitantes das vrias correntes religiosas e filosficas, cuja misso de iluminar o caminho da humanidade, sobretudo, a encarnada. Este estudo deveria ser do interesse de todos, mas sabemos que poucos esto dispostos a ouvir algum falar em desapego, pois uma das virtudes mais difceis de consolidar-se nos Espritos. O smbolo desenhado neste livro mostra a estrela, que o Esprito, ascendendo em direo ao Olho, que Deus, o que se concretiza com a diminuio do peso perispiritual, pelo desapego, fazendo-se mais leve, at no ter peso algum, e, nessa fase, estando em condies de vivenciar a felicidade, a paz da conscincia, a serenidade, o Nirvana, no da inatividade, mas da prtica do Amor Universal. Que Jesus nos abenoe nesta tarefa de tentar contribuir com os nossos irmos para passarem a investir mais consciente e intensamente no desapego no seu sentido mais amplo, e, em contrapartida, se apegando ao Pai Celestial, que deve constituir-se na

123

meta de Amor mais importante, como ensinaram Jesus, Lao Ts e outros missionrios, cada um na sua poca e no contexto humano prprios, segundo criteriosa programao do Sbio Governador da Terra. 1 A VIRTUDE DO DESAPEGO O egosmo uma das chagas da humanidade, sendo-lhe a virtude oposta correspondente o desapego, que significa a capacidade de renunciar a tudo que no seja realmente essencial, no se restringindo aos bens materiais, mas tambm a qualquer outro tipo de benefcio. O nvel de desapego de cada Esprito revela sua estatura espiritual, podendo-se considerar como referencial mximo Jesus, que no-lo ensinou quando disse: No tenho uma pedra onde descansar a cabea. Por ter cincia de que o mundo espiritual nossa verdadeira ptria, sendo a vida terrena mera passagem temporria necessria, principalmente para quem ainda se encontra nos degraus inferiores da evoluo moral, os Espritos Superiores no se apegam s coisas e interesses materiais. Assim, quem pretende evoluir moralmente necessita desapegar-se, o mximo que conseguir, de tudo que no possa carregar para o mundo espiritual, ou seja, o que no sejam suas prprias aquisies intelecto-morais. Tudo o mais, inclusive o corpo fsico, como se sabe, fica para trs na passagem para a ptria verdadeira. Exemplifiquemos, para melhor compreenso, por que compensa desapegarmo-nos desde j. O Esprito Andr Luiz descreve a cidade espiritual de Nosso Lar e as regras que ali vigoram, podendo-se entender que regulamentos semelhantes se aplicam s demais urbes espirituais de igual categoria.

124

Ali cada habitante ou famlia pode possuir apenas um imvel para a prpria moradia, no havendo a mnima possibilidade de algum, mesmo os dirigentes, monopolizarem a rea imobiliria e, muito menos, explorarem a necessidade dos demais. Quanto ao salrio, idntico, em tese, para todos, seja um trabalhador braal, seja o governador da cidade. As necessidades bsicas so atendidas sem distino do nvel evolutivo, no havendo ningum colocado margem da assistncia que a Caridade recomenda. Considerando esses fatores, ainda mais depois da enorme divulgao que o filme Nosso Lar deu a esses aspectos e outros da vida no mundo espiritual, no se concebe como muitos de ns ainda vivamos apegados de forma obsessiva aos ganhos materiais, ao poder temporal e a inmeras questes que nada acrescentam evoluo intelecto-moral. necessrio atentarmos para o que fazemos dos bens que chegam s nossas mos, principalmente se lhes estamos dando uma destinao til aos nossos irmos em humanidade. Em caso contrrio, acordemos para a realidade que nos aguarda, porque podemos ser chamados, a qualquer momento, a prestar contas dos talentos que recebemos, na certa quando assumimos o compromisso de realizarmos o Bem. Quem vive apegado aos bens e interesses terrenos revela, mesmo que afirme o contrrio, pouca certeza quanto vida espiritual, pois, em caso contrrio, no tergiversaria em renunciar a muitas coisas do mundo pelas riquezas espirituais, que se traduzem, basicamente, nas conquistas interiores da inteligncia e da moralidade. O tempo urge e no h como adiarmos mais a reflexo sobre o quanto j nos desapegamos de tudo que

125

nos mantm atrelados ao passado primitivista, que nos jungia at ao prprio corpo em estado de putrefao, aps a morte. A conscincia age automaticamente, apesar do Amor Divino nos conceder sempre novas chances de refazimento moral. 1.1 DESAPEGO DOS BENS MATERIAIS Pedimos licena aos prezados confrades para refletirmos juntos sobre o dinheiro na vida de alguns personagens do Cristianismo e na nossa prpria vida. Zaqueu, que viveu muitos anos apegado s riquezas, acumuladas por meios que sua conscincia condenou to logo caiu em si, depois de dialogar com Jesus, abandonou tudo que tinha amealhado e foi viver do prprio trabalho como professor e servidor braal, conforme lhe foram surgindo as oportunidades, assim, gradativamente, redimindo-se e seguindo adiante na escalada evolutiva, at transformar-se no missionrio do Cristo Bezerra de Menezes. Maria de Magdala, vtima da prpria luxria e do apego aos bens materiais, deixou tudo para trs e seguiu Jesus, aps receber dEle Sua Bno, passando a dedicar-se ao amparo aos leprosos do corpo e da alma, subindo, nas sucessivas reencarnaes, pelos degraus da evoluo at chegar a Madre Teresa de Calcut, a Grande Me dos que nunca tiveram me que os acalentasse. Paulo de Tarso, que nasceu em famlia rica e auferia polpudos salrios no malsinado trabalho de perseguidor cruel dos adeptos do Cristo, depois que O encontrou s portas de Damasco, renunciou ao poder material e fonte de renda da Maldade, passando a manter-se com o trabalho de manufatureiro de tendas, progredindo tico-moralmente pelo futuro afora at o

126

estgio espiritual do sadu Sundar Singh, pregando o Evangelho de Jesus entre os tibetanos, na sua ltima encarnao, no sculo XX. E ns, como temos garantido nossa sobrevivncia material? Podemos realmente olhar-nos no espelho da prpria conscincia e sentirmos a tranquilidade do dinheiro ganho com honestidade e com desapego ou ele nos queima as mos e teremos de devolv-lo comunidade ou s pessoas, atravs das doaes espontneas ou escoar por entre nossos dedos com os gastos mdicos e medicamentos, tentando, em alguns casos, curas impossveis? O desapego aos bens materiais uma das virtudes mais difceis para os seres humanos da atualidade, fascinados que ainda vivem pelo consumismo e pelo desejo de mais gozarem de facilidades que cheguem ao ponto de no precisarem sequer exercer algum trabalho... No h como amarmos a Deus e a Mamom ao mesmo tempo, j advertia Jesus, ensinando-nos o desapego aos bens materiais, os quais devem cingir-se ao necessrio, enquanto habitamos um corpo de carne, pois na vida espiritual, de nada careceremos a no ser da prpria conscincia em harmonia com as Leis Divinas. Pensemos no papel que o dinheiro tem representado na nossa vida! Quando temos uma situao financeiramente confortvel na posio de encarnados, isso significa que pedimos a Deus a oportunidade de servir na Causa da Fraternidade, proporcionando benefcios para nossos

127

irmos e no o resultado puro e simples dos nossos mritos, como se Deus recompensasse Seus filhos com a fortuna material: trata-se de um compromisso que prometemos cumprir, para nossa prpria evoluo. Ningum precisa de tantos bens para viver, sendo Jesus o Modelo mais significativo tambm nesse aspecto, pois nada tinha de Seu em termos materiais, mas tinha todos os poderes do Esprito, onde reside a verdadeira potncia, onde est concentrado o foco do interesse dos seres evoludos e no no nmero de propriedades, ttulos, renome na sociedade, prestgio de famlia e outras realidades temporrias. O aprendiz do Evangelho, dentro do possvel, deve guardar para seu uso, apenas o indispensvel para bem cumprir suas tarefas, passando a outras mos, mais necessitadas no momento, tudo que lhe seja dispensvel, at como exerccio de desapego. Em caso contrrio, seu corao estar preso aos bens que as traas roem e os ladres desenterram e roubam. 1.2 DESAPEGO DOS INTERESSES MATERIAIS O ideal de realizar grandes feitos natural e louvvel. Todavia, o desapego ao poder virtude que poucos alcanaram. A maioria, alis, no faz empenho algum em adquirir essa virtude e s se desliga do poder contra sua vontade... Um louvvel exemplo foi dado por Lcio Quinto Cincinato (www.sobiografias.hpg.ig.com.br/LuciusQu.html): [ou Lucius Quinctius Cincinnatus] (519 - 438 a. C.) Guerreiro romano de trajetria parcialmente lendria. Homem simples chegou a cnsul e ditador e, depois de salvar a cidade, tornou-se um dos personagens mais

128

importantes da histria de Roma. A repblica romana atravessava ento momentos difceis por causa de um iminente ataque de volscos e quos, duas tribos tradicionalmente inimigas dos latinos. Um destacamento romano comandado por Mincio (458 a. C.) enfrentou os quos no monte lgido, mas ficou acuado num desfiladeiro. Diante da desesperada situao dos sitiados e da prpria cidade, os cnsules decidiram recorrer a Cincinato, experiente general que comprovara sua habilidade militar em confrontos anteriores com os volscos. O oficial que procurou Cincinato para entregar a nomeao encontrou-o lavrando a terra. Com dificuldade, conseguiu convenc-lo a aceitar o cargo de ditador, ttulo que lhe outorgava, em carter provisrio, poder absoluto. No comando de um poderoso exrcito, ele foi ao encontro do inimigo e o venceu, segundo a lenda, em apenas um dia. De posse de vultoso butim, regressou a Roma, renunciou ao cargo e voltou vida simples de lavrador. Temos que Cincinato: a) no procurou o poder e sim foi convidado para exerc-lo; b) foi-lhe outorgado poder absoluto, mas no consta que tenha agido de forma indevida contra algum ou em benefcio prprio; c) cumprida sua misso, renunciou ao poder. Numa poca em que grandes disputas ocorrem pelos postos de comando; em que abusos dos mais graves so praticados por muitos que exercem o poder; em que tudo se faz para continuar em situao de evidncia - fica parecendo surrealista o idealismo de um Cincinato. Mas, o antdoto para essa fria desenfreada pelo poder est na compreenso de que somente o povo detm o poder. Em caso contrrio, acreditando cada um que o

129

exerccio do poder significa a recompensa aos bem dotados, seres superiores que merecem dirigir os destinos dos menos aquinhoados, estaremos utilizandoo, mesmo que minimamente, com desvio ou excesso de poder. Pensando de forma incorreta e em desacordo com as luzes atuais de valorizao do povo, quando chegar a poca de deixar o poder, estaro desarvorados, como quem perde um patrimnio pessoal... Os benefcios terrenos servem apenas enquanto o Esprito est vestido com um corpo de carne, para ter as condies de sustentar-se com a dignidade do trabalho til e honesto. Todavia, h um limite para se obedecer, a partir do qual se ingressa na faixa do suprfluo, do desnecessrio, do perigoso para a prpria serenidade do Esprito. Se algum nasce com a tarefa do exerccio do poder, deve exerc-lo para o bem comum, como Pedro II, o grande e humilde servidor do povo brasileiro; se a tarefa na rea financeira, como Henri Ford ou Bill Gates, que sejam criados postos de trabalho, mas no uma vida dedicada usura; se a fora o intelecto, como Einstein e Albert Sabin, que seja empregado em favor da tica e no da imoralidade, da violncia e da competio desenfreada. Cada um tem de prestar contas a Deus dos recursos que dEle recebeu, como na parbola dos talentos. 1.3 DESAPEGO DOS OUTROS ESPRITOS Transcrevemos aqui uma reflexo do livro Luz em Gotas, psicografado pelo irmo, ento encarnado,

130

Gilberto Pontes de Andrade, intitulada Para que servem os Amigos: Quando o homem pretende ser querido pelos demais, passa a adotar a gentileza e a doura como formas de conduta. Porm, logo que se apropria da confiana dos seus pares, passa a adotar uma atitude inversa, ignorando as mais comezinhas normas de Fraternidade. Isso tem sido uma realidade no cenrio humano. E no acrediteis que os deslizes, relacionados s regras da gentileza, devam ser atribudos ao modus vivendi atual das coletividades humanas. Pois, embora seja razovel asseverar que no h mais tempo para as pequeninas normas de etiqueta, devemos saber que uma palavra de amizade, uma expresso delicada, um gesto de meiguice, um sorriso ou um aceno cordial sempre encontram guarida, mesmo naqueles que paream indiferentes s boas maneiras. O gesto amvel o passo para sedimentar uma amizade nascente e, tambm, para apagar uma suspeita infundada, uma informao infeliz uma inspirao negativa. No aguardeis, porm, que os outros tomem a iniciativa de serem gentis para convosco: a iniciativa deve ser vossa. Sejam os vossos hbitos de culto da gentileza um modo de equilbrio, que deveis impor a vs mesmos como disciplina de auto burilamento da vontade e do comportamento. E, agindo assim, estareis preparados para viver nas Colnias Espirituais para onde transferireis, mais tarde, vossa residncia, em cujo ambiente preponderam o respeito e a cordialidade, a gentileza e o afeto. Como ningum tem a obrigao de vos amar, antes deveis amar os outros.

131

Respeitai nos speros, nos ingratos e nos frios do vosso caminho criaturas infelizes, a quem deveis maior cota de gentileza, pois isso tambm Caridade. E deveis agir assim, principalmente, em vosso prprio lar e em relao aos vossos parentes. Para a vitria sobre vs mesmos, imprescindvel ser vos submeterdes a eficiente programa de ao nesse sentido, que no pode ser negligenciado. So necessrias autoanlise, trabalho sincero, prece constante e sadia convivncia com os mais infelizes. Recordai que a vida fsica breve, por mais longa parea. A oportunidade abenoada que vos chega no casual: aproveitai-a, gerando simpatia e fazendo o bem, porque o vosso objetivo agora o aprimoramento espiritual. Dignificai a vossa F, traduzindo-a em servios aos vossos semelhantes como a fonte que se confia ao prprio curso, guardando a Bondade por destino. Grandes e pequenas ocorrncias desfavorveis sobreviro, induzindo-vos a declarar, no mundo ntimo, a revoluo da revolta incontida, qual se devsseis quebrar, em crise de ira, a escada que a Vida vos destinou escalada para o Mais Alto. Entretanto, quando ainda tenhais de comprar o vosso equilbrio a preo de lgrimas, deveis suportar o tributo da conquista que realizareis na direo da vossa elevao. No claro caminho que vos foi reservado, encontrareis o lamento, as injrias e as injustias daqueles que acreditaram na elevao sem trabalho e, por isso mesmo, viram-se esbulhados pela prpria rebeldia, na vala do desencanto. E encontrareis, tambm, os que transformaram a prpria liberdade em

132

passaporte para a Demolio, angustiados na descrena que geraram para si mesmos. Prossegui sem esmorecer, auxiliando e construindo, e sereis, por vossa F, o alento dos que choram, a Esperana dos tristes, o raio do sol para os que atravessam a longa noite da penria, o apoio dos amargurados, abnegao que no teme estender o brao providencial aos cados e o blsamo dos que tombaram e se feriram no caminho. Seja a vossa F a armadura e o crisol. Com ela defender-vos-eis das arremetidas da Sombra e purificar-vos-eis atravs da lealdade ao Bem Eterno, marcada, quase sempre, pelo fogo do sofrimento. Seja a vossa F, enfim, o guia para o ingresso na Suprema Redeno, mas, para semelhante vitria, exige-se vossa disposio para abenoar incessantemente e servir sem esmorecer. Que as bnos de Jesus iluminem os vossos caminhos e solidifiquem o vosso Esprito nos trabalhos de cada dia. Todavia, at quanto aos amigos devemos ser desapegados, para no dificultar sua liberdade de escolha, seu crescimento intelectual e moral, em outras palavras, sua evoluo e sua felicidade, querendo submet-los, mesmo que suavemente, s nossas vontades e critrios de interpretar e viver a Verdade. Muitas vezes, sob o manto e a aparncia de Amar, na verdade, estamos coarctando os voos dos nossos afetos mais caros e sinceros. Devemos aprender o desapego quanto a eles, libertando-os e nos libertando, pois somente o Amor do Pai Criador e Sustentador da Vida detm a Perfeio Absoluta e leva sempre ao Bem, sem jaas.

133

Amar e ser Amado o ideal de todos os Espritos, mas devemos Amar com desapego, Amar libertando, Amar com respeito individualidade dos outros. 1.4 DESAPEGO DO CORPO ALHEIO A viso materialista principalmente de grande parte dos Espritos encarnados faz cobiar o corpo alheio, como objetivo de satisfao egostica, muitas vezes sob o pretexto de Amar, mas, na verdade, sendo a inteno secreta a de utilizar maliciosamente os implementos orgnicos, colocados por Deus sob o comando do outro, para fins educativos. Principalmente no relacionamento afetivo a nvel de convivncia ntima, costuma-se desvirtuar o Amor, tentando explorar a afetividade alheia atravs do abuso sobre o corpo do ser que se diz Amar. A falta de verdadeiro respeito dignidade do outro, que tambm filho de Deus, que leva muitos casais ao rompimento, porque tanto fizeram um contra a honradez do outro, que, no final de algum tempo, o Amor e a admirao iniciais se contaminam com as mgoas e o ressentimento provocados pelos atentados morais que um cometeu contra o outro. Emmanuel afirma: H Espritos que se Amam profundamente e nunca se tocaram. As necessidades corporais devem ser colocadas sob o controle tico, para que no se convertam em fonte de desapontamento e decepo, quando no de crimes. Os implementos orgnicos representam sagrado material que Deus concede aos Seus filhos para evolurem e nunca para de comprometerem com o Mal.

134

O limite entre o justo e o injusto, o conveniente e o desarrazoado deve ser estabelecido por cada um, atentando para o alerta de Paulo de Tarso: Tudo me permitido, mas nem tudo me convm. As unies entre pessoas que se dizem Amar deve ser muito mais de almas que de corpos, embasadas na proposta de trabalho no Bem, para que sejam gratificantes e duradouras, fonte inesgotvel de felicidade, quando escudadas no desapego um em relao ao outro, no seu sentido mais elevado, e no apego a Deus. Trata-se de um aprendizado de muitas encarnaes, que somente se perfectibiliza quando o Esprito j est purificado pela dedicao ao Bem, passando a merecer a luz interior, que passa a iluminar seu exterior como j clareou todos os refolhos do seu psiquismo. importante comear a investir nessa conquista espiritual, para ser feliz desde agora, e no aguardar algum dia no futuro para comear a respeitar a dignidade de quem est ao nosso lado para evoluirmos juntos, pelo tempo que a Justia Divina autorizar, pois, do Amor restrito devemos aprender o Amor Universal, como quer nosso Pai. 1.5 DESAPEGO DA PRPRIA INTELIGNCIA A inteligncia uma conquista de cada Esprito, inegavelmente, todavia, se h o mrito individual, resultado do esforo persistente em aperfeioar-se, temos de considerar dois fatores nessa situao: a programao amorosa e dedicada dos Orientadores Espirituais, que colocam cada Esprito no contexto

135

exato para mais evoluir, tanto quanto a contribuio de todos os demais seres no crescimento intelectual de cada um. Com razo Ralph Waldo Emerson afirmou, em outras palavras, que somos o resultado feliz da humanidade inteira, pois ningum deve arrogar-se o mrito da sua intelectualidade somente a si prprio. Os Espritos Superiores j aprenderam a gratido a Deus e a todos os seus irmos em humanidade, vivendo em constante harmonia com eles, praticando a gentileza e a doura, ao lado da caridade e da fraternidade, agindo com igualdade e respeitando a liberdade de todos. Desapegar-se das prprias conquistas intelectuais aprender a humildade, pois h muitos que se perdem nos desvos do orgulho pelos ttulos intelectuais que adquiriram e, com isso, cortam o elo da intuio, que s beneficia aqueles que nada pretendem alm de servir a Deus e humanidade. Quem se faz orgulhoso pelo seu cabedal intelectual passa a viver a horizontalidade dos conhecimentos do mundo, mas no aprende a Cincia Divina, que s revelada aos pobres de esprito, quer dizer, aos realmente humildes. As aquisies culturais terrenas so fragmentrias, pois a Cultura dos encarnados materialista na sua generalidade, e, mesmo as informaes mais avanadas em termos de espiritualidade repassada aos encarnados, so parciais, limitadas, pois que a Verdade, no seu significado mais profundo, vive na ptria espiritual, acessvel aos Espritos desvestidos do corpo fsico e gozando da

136

plenitude das suas conquistas evolutivas de muitas encarnaes, as quais eles conhecem e valorizam. Desapegar-se da vaidade intelectual imprescindvel para apegar-se a Deus, cuja Luz somente penetra profunda e integralmente em quem no traz em si a couraa vibracional do apego aos interesses mundanos. H quem se envaideceu tanto da prpria acumulao cultural que se castigou com a perda da memria, sendo que alguns casos so verificveis entre os encarnados, vtimas da falta de humildade. Quem se humilha ser exaltado, e quem se exalta ser humilhado, assim afirmou Jesus. O desapego aparente superioridade, por causa da cultura, deve fazer parte do esforo dirio de cada candidato a aprendiz do Evangelho de Jesus. 1.6 DESAPEGO DOS INTERESSES ALHEIOS importante regozijarmo-nos com as conquistas salutares dos nossos irmos em humanidade, mas devemos sempre nos colocar, nesses casos, na posio de meros coadjuvantes, parceiros com atuao meramente auxiliadora, mas deixando que eles assumam a responsabilidade pelo prprio progresso, sem o que ficaro eternamente dependentes e frgeis. A evoluo individual, mesmo que muito amemos nossos afetos mais caros ao corao. Eles que tm de palmilhar a escalada da prpria evoluo: compete-nos acompanhar-lhes os passos, ao seu lado, mas no sua frente, como o guia do corredor cego, que no pode

137

arrast-lo para a frente, mas apenas avis-lo sobre algum perigo do percurso. Os objetivos so individuais tanto quanto os louros. Cada um est sozinho consigo prprio, quer dizer, com a prpria conscincia, portanto, com Deus. A estrada evolutiva uma vasta e ampla avenida, onde todos seguimos adiante, rumo a Deus, todavia, o que se passa no corao e na mente de cada caminhante somente ele prprio sabe e responde por suas preferncias e escolhas. Participar da vida dos nossos afetos ou daqueles que ainda no conseguimos conquistar de lei, mas como companheiros de algum tempo, segundo o Planejamento Divino, que, em ltima instncia, programou o Amor entre todos os seres e no apenas entre poucos irmos, isolados dos demais. Se nossa inteno ajudar a evoluo alheia, nunca, por outro lado, devemos invejar suas conquistas justas ou injustas, pois, na verdade, somente Deus sabe por que cada um deve deter nas prprias mos determinados benefcios. Nosso presente significa apenas um espao de tempo, diminuto, da nossa viagem para o futuro, tanto quanto acontece com os demais Espritos. Aquilo que a Justia divina nos confiou diferente do que entregou aos demais, cada um devendo olhar apenas para o seu prprio pronturio de deveres a cumprir e no julgar o trabalho alheio, nem nele tentar interferir. Podemos comparar situao dos trabalhadores da Vinha, referidos na parbola dos trabalhadores da ltima hora, porque no devemos questionar o salrio que cada um venha a receber, uma

138

vez que somente o Pai sabe quanto cada um deve ganhar. Que nossos olhos sejam bons, no cobiando o salrio de ningum, mas contentando-nos com o nosso, como Jesus ensinou, Ele prprio no tendo uma pedra onde assentar a cabea. 1.7 DESAPEGO DO PASSADO Ao reencarnar, cada Esprito submetido a um processo hipntico realizado por especialistas nas cincias psquicas, com a finalidade de adequar-se-lhe o patrimnio mnemnico s necessidades do reincio, que dever transcorrer, assim, com maiores chances de sucesso. Na verdade, sem esse esquecimento temporrio, seria invivel a reabilitao da maioria dos encarnados, que teriam presentes na memria atual seus erros praticados contra os outros e contra si prprios, alm das injustias reais ou supostas que teriam sofrido. Andr Luiz afirma que quase ningum suportaria uma vida longa demais na atual realidade terrena, de planeta de provas e expiaes, em que preponderam os defeitos morais, porque as lembranas amargas sobrepujariam as cariciosas. Yvonne do Amaral Pereira afirmava que tinha o triste privilgio de recordar-se de vrias encarnaes anteriores. Todavia, sua situao era especialssima, porque as lembranas eram necessrias para o sucesso do trabalho doutrinrio que lhe competia, inclusive na elaborao dos seus livros. H pessoas que gostariam de ter acesso ao prprio passado remoto, o que, todavia, pode lhes prejudicar a

139

atuao na atual encarnao, pois, olhando para trs, correm o risco de se perturbarem. O presente que importa e os orientalistas tm razo quando aconselham a valorizao do aqui e agora. Existe quem conserva com excesso de apego papis, objetos, relquias e outras lembranas nem sempre convenientes para eles prprios, bem como para eventuais desencarnados que tm a ver com aqueles pertences. Imagine-se a angstia dos personagens histricos com a idolatria de admiradores fanatizados; dos que foram canonizados como santos sem merecimento; dos que criaram em seu redor da sua pessoa uma aura de superioridade ou negatividade, que pode influenciar indefinidamente as personalidades desequilibradas... H casos de parentes desencarnados que no conseguem se equilibrar pela emisso mental descontrolada dos encarnados saudosos, vtimas da inconformao ou da revolta... O passado simplesmente passou e no deve ser perenizado, conforme lio da Me de Jesus a Francisco Cndido Xavier ao lhe enviar por Bezerra de Menezes uma frase aparentemente simples, mas de imensa profundidade e digna de reflexo permanente: Isso tambm passa. O pensamento desequilibrado pode atingir seu alvo; a saudade doentia pode desestruturar aquele que precisa de paz; os objetos impregnam-se com o magnetismo de quem os possuiu e quer esquecer o passado para se reformar moralmente. Recomear sempre em bases mais saudveis e elevadas: esse o caminho, desvinculando-se do que prejudique a paz e a reforma moral. O apego ao

140

passado prejudicial, tanto que as reencarnaes significam recomeos. Somente os Espritos Superiores tm condies de suportar as lembranas de um perodo muito largo de sua existncia. Os encarnados que guardam uma tendncia ao saudosismo deveriam rever sua forma de pensar, para no estagnarem enquanto tudo chama para a renovao e o crescimento intelectual e moral. 1.8 SUPERAO DAS POSTURAS INCONVENIENTES de grande utilidade cada um analisar suas posturas para verificar se no esto sendo categorizadas pelos outros como inconvenientes. Francisco Cndido Xavier, por exemplo, era frequentemente importunado por um conhecido que, sempre que o via, achava que o alegraria lhe contando anedotas picantes... Quantos adoram falar o tempo todo do prprio sucesso e outros das suas infelicidades reais ou imaginrias! Outros utilizam um vocabulrio chocante a cada passo da conversao, a qual se torna torturante... Outros ainda alugam por horas a fio os ouvidos alheios na narrativa de episdios deprimentes. H quem fale e no deixe oportunidade de ningum falar... A falta de respeito individualidade alheia, privacidade dos outros, ao direito de cada um pensar como lhe apraz, tudo isso representam inconvenincias que devem ser evitadas, sob pena de se criarem indisposies em todos os ambientes e em relao s pessoas em geral. Quantas vezes se veem personalidades pblicas dizendo despautrios quando poderiam estar

141

contribuindo para o equilbrio, a paz, a harmonia e o bem-estar geral, infelizmente inclusive no prprio meio religioso, criando situaes lamentveis! As inconvenincias so o retrato do desalinho interior, enquanto que as posturas equilibradas falam em favor de quem as adota. Jesus nunca foi inconveniente, sendo o Modelo que devemos adotar sempre, dentro das nossas possibilidades. 2 APEGO A DEUS No foi por acaso que Jesus colocou em primeiro lugar o Amor a Deus, acima de todas as coisas, valores e pessoas, pois, se, realmente, invertermos essa sequncia de prioridades, estaremos errando, com graves consequncias para nossa prpria vida. Os Espritos menos evoludos tm dificuldade em entender o Pai, justamente porque aprenderam a enxergar apenas com os olhos materiais e no sabem ainda utilizar o pensamento, pelo qual se conhece o Pai e se relaciona com Ele. Para muitos Deus uma abstrao e h quem Lhe negue a prpria existncia, apesar de no haver base racional para acreditar que o Universo, regido por Leis perfeitas, tenha surgido do Acaso e que a Vida seja mero acidente da Natureza. Lao Ts canta um poema de Amor ao Pai Celestial, homenageando-O e ensinando s geraes que o sucederam a fazer o mesmo. Jesus nos ensinou o Pai Nosso, que o mais importante legado que a humanidade recebeu, acima

142

mesmo do Sermo da Montanha, porque diz respeito a Deus e no s Suas criaturas. Apegar-se a Deus significa cumprir-Lhe os Mandamentos, que podem resumir-se no Amor a Ele, a ns prprios, no sentido de evoluirmos, e ao prximo, englobando todos os seres, do mais primitivo ao mais evoludo. Devemos ensinar nossos irmos em humanidade tambm a reverenciar a Deus, orando em Seu louvor e agradecendo-Lhe a beno da vida e no apenas exporLhe um rosrio de pedidos, muitos at injustos. O azul do cu, o brilho das estrelas, a claridade do luar, a beleza das paisagens naturais, a sade do corpo, a inteligncia, os afetos mais puros, os sofrimentos fsicos e morais, tudo so bnos de Deus, para nossa evoluo, pelo que devemos agradecer. Deus quer que sejamos irmos de verdade uns dos outros e no adversrios: por Amor a Ele aprendamos essa Lio, que a recompensa ser a felicidade. O apego a Deus no implica em excluirmos nossos irmos, mas abra-los, pelo pensamento, se possvel, abarcando a humanidade toda: isso apego a Deus, que Ele quer que aprendamos. Aqueles que ainda no adquiram a humildade no conseguem orar a Deus como quem se dirige confiantemente ao Pai Celestial e, por mais que tentem encarar com naturalidade esse relacionamento, seu orgulho os impede de acercarem-se do Criador com o Amor e que Ele quer dos Seus filhos, entregando-se de corpo e alma a quem nos Ama Infinitamente. Os prepotentes veem nessa entrega uma humilhao, que

143

no se permitem e pagam caro com os sofrimentos que carreiam para si prprios com sua impenitncia. A ignorncia dos tempos mosaicos, por exemplo, fez com que se tivesse no Pai um Senhor Rude e Severo, quase igual a Jpiter, que oscilava entre a bondade e a maldade, como um ser humano impaciente, inconstante e cioso de poder. Somente com Jesus vimos mais claramente Deus como Pai Amoroso, apesar das afirmaes consoladoras de um Lao Ts sobre Tao, Senhor do Universo. No h Amor mais completo e puro que o do Pai, que grande parte da humanidade da Terra, infelizmente, ainda no tem condies de compreender, justamente porque lhe faltam as virtudes, nica porta aberta para ingressarmos na faixa mental da Superioridade e Felicidade dos que procuraram, em primeiro lugar, o Reino de Deus e Sua Justia. Essa porta somente se abre para quem se desapegou de tudo que incompatvel com as Leis Divinas. Felizes dos que j tm Deus no corao e na mente, porque podem repetir, mesmo que em escala infinitamente menor: Eu estou no Pai e o Pai est em Mim. Isso representa apego a Deus, que Jesus, Lao Ts, Francisco de Assis, Scrates e alguns outros fizeram por merecer. 2.1 O TAO TE CHING Neste ponto, transcrevemos o texto intitulado O Tao Te Ching na Viso Esprita, que representa o encantamento diante da presena de Deus, reconhecida pelo missionrio de Jesus naqueles tempos recuados da evoluo da humanidade:

144

INTRODUO Colhemos o texto do seguinte endereo da Internet: http://pt.wikisource.org/wiki/Tao_Te_Ching, todavia nele introduzimos algumas correes, pois a digitao e a prpria gramtica so ingratas, alm de que mudamos o estilo para a prosa e selecionamos apenas os excertos referentes a Tao, que, acreditamos, tenha sido a expresso utilizada com o principal significado de Deus, porm, no antropomrfico, mas Imaterial, Invisvel, Perfeito, Infinito, a quem se deve Amar acima de todas as coisas. No concordamos com a afirmao de alguns de que se trata de uma doutrina pantesta, como podemos deduzir pelas suas expresses sobre Tao. Quando fala em Tao do homem presume-se que seja por simples pobreza vocabular daqueles tempos remotos, em que o nmero de palavras era reduzido, principalmente para expressar as realidades imateriais. Jesus, como se sabe, nunca deixou de enviar Seus emissrios a todos os povos, para ensinar-lhes a Verdade, ou seja, as Leis Divinas. Lao Ts foi um dos missionrios que o Divino Governador da Terra determinou que encarnasse na velha China, a fim de instruir o povo sobre a Verdade. O que se nota que o texto um misto de ensinamentos que se podem resumir no Amor a Deus sobre todas as coisas e ao prximo como a ns mesmos. Alis, essa a essncia de quase todas as correntes religiosas. ----------------------------------------------------------------------Em seguida a cada trecho do livro de Lao Ts, colocado em itlico, estaro nossos breves comentrios: O Tao sobre o qual se pode discorrer no o eterno Tao; o Nome que pode ser dito no o eterno Nome; o no-ser

145

nomeia a origem do cu e da terra. O ser nomeia a me das dez-mil-coisas. Por isto, no no-ser contempla-se o deslumbramento; no ser contempla-se sua delimitao. Ambos, o mesmo com nomes diversos, o mesmo diz-se mistrio. Mistrio dos mistrios, portal de todo deslumbramento. Deus Infinito e sobre Ele no h palavras do vocabulrio humano adequadas para descrev-lO, justamente por estar acima de qualquer concepo humana. Por isso Jesus chamou-O simplesmente de Pai, considerando que no haveria melhor expresso para nos informar sobre Ele, pois, comparando-o com os pais terrenos, que reproduzem corpos, o Pai Celestial o Criador dos Espritos, ou seja, de tudo o que existe. Deus um no-ser, que tudo criou, diferente do nosso ser, que modifica o que j existe. Grande foi o esforo de Lao Ts procurar dar a noo de que Deus Esprito, ao contrrio do Deus antropomrfico da maioria das correntes religiosas da poca. Utilizou, por falta de termos melhores, as expresses: Eterno, Nome, No-Ser, Mistrio e Deslumbramento. O Tao um vaso vazio cujo uso nunca transborda. Abismo! Parece o ancestral das dez-mil-coisas, abranda o cume, desfaz o emaranhado, modera o brilho, une o p. Profundo! Parece existir: eu no sei de quem filho, parece ser o anterior ao Ancestral. Abarca o Universo. Profundidade Infinita. Criador de tudo que existe. Detm o Poder Absoluto. o Incriado. O bem supremo como a gua. A gua beneficia as dezmil-coisas sem conflito, habita os lugares que os homens abominam: por isto aproxima-se do Tao.

146

Para aproximar-se conscientemente de Deus, que o Bem Supremo, preciso ser como a gua, que faz o Bem a tudo e a todos, indistintamente. Aqui est uma das afirmaes do Amor ao prximo. Ao concluir a obra deve-se afastar-se: este o Tao do cu. Apesar de filhos de Deus, a Obra pertence a Ele, que nos honra com a oportunidade de trabalhar na Sua Vinha, mas devemos ter conscincia de que somente nosso prprio interior nos pertence e no o que ultrapassa os limites de ns mesmos. O desapego uma das virtudes, reflexo da noo de que nada nos pertence. Assim Jesus afirmou: Eu no tenho uma pedra onde assentar a cabea. Olhamos e no vemos: esse se chama J; escutamos e no ouvimos: esse se chama H; tocamos e no sentimos: esse se chama V: estes trs no podem ser decompostos, entrelaados constituem um. Seu alto no luminoso, seu baixo no escuro, contnuo... no se pode nomear: retorna ao no-ser. Isto chamado: forma sem-forma, imagem da no-coisa; isto chamado: claro-escuro. Ao encontr-lo no se v rosto, ao segui-lo no se v as costas. Voltando ao caminho antigo poderemos reger o presente e conhecer a origem da antiguidade. Isto : o fio condutor do Tao. Na antiguidade os que atuavam o Tao estavam sutilmente penetrados no mstico, to profundamente que eram irreconhecveis e, por serem irreconhecveis, fora-se a descrever seu aspecto exterior. No h como descrever o Indescritvel e, somente pela viso espiritual, Ele perceptvel. Os missionrios que antecederam Lao Ts estavam sintonizados com Jesus, Representante de Deus para os habitantes da Terra, sendo que tais missionrios, por sua elevao

147

intelecto-moral, estavam muito acima da humanidade terrena. Quem guarda o Tao no deseja o muito e, por no buscar o muito, pode renovar-se. Quem pensa, sente e age segundo as Leis Divinas tem tudo que importante para sua evoluo intelectomoral. Por isso Jesus afirmou: Procurai, em primeiro lugar, o Reino de Deus e Sua Justia e tudo o mais vos ser dado por acrscimo. Ao haver o cu h o Tao. Ao haver o Tao h durao. O Cu a representao da perfeio relativa, resultado da evoluo intelecto-moral, conforme as Leis Divinas. A continuidade da evoluo vai em direo ao infinito. Quando o grande Tao se retrai, surgem o amor humano e a justia. Quando a sabedoria e a crtica prosperam surgem as grandes mentiras. Quando os laos familiares se rompem surgem o dever filial e paternal. Quando as naes esto em desordem surgem os funcionrios leais. Deus concede o livre-arbtrio aos seres que j alcanaram a razo, ou seja, a inteligncia, na fase humana. Assim, uns optam pelo Bem e outros pelo Mal. O contedo da grande virtude provm inteiramente do Tao. O Tao gera todas as coisas de modo to ofuscante que obscurece. Obscuras e ofuscantes so suas imagens. Ofuscantes e obscuras, nele esto as coisas. Tenebrosa e insondvel, nele est a semente. E esta semente a verdade e no seu interior est a autenticidade. Da antiguidade at hoje temos de usar nomes para se examinar todas as coisas, mas como sei como surgem todas as coisas? - Justamente por sua semente.

148

Deus plantou na intimidade de cada ser a conscincia, a qual orienta sua evoluo rumo perfeio relativa. Portanto, quem segue o Tao um com o Tao, quem segue a virtude um com a Virtude, quem segue a perdio um com a perdio. Quem se une ao Tao, o Tao o acolhe alegremente. Quem se une virtude, a virtude o acolhe alegremente. Quem se une perdio, a perdio o acolhe alegremente. Onde h pouca f no se encontra f. Ao colocar-se na ponta dos ps no se obtm firmeza. Com as pernas abertas no se pode andar. Quem aparece no pode brilhar. Quem se afirma no pode figurar. Quem se gloria no ter mritos. Quem se enaltece no pode perdurar. Para o Tao ele soa suprfluo, parasita, coisas que todos abominam. Por isto, quem est no Tao nelas no cai. H uma coisa indefinida, mas perfeita, que existe antes do Cu e da Terra. Silenciosa e separada, fica sozinha e imutvel: tudo permeia, mas nada pe em risco. Pode ser chamada de Me sob o cu. No sei seu nome: escrevo Tao; forado a nomear, chamo de Grande. Grande significa alm, alm significa longe, longe significa retorno. Por isto, o Tao grande, o Cu grande, a Terra grande, o Homem grande. No Universo h quatro grandes: o Homem um dos quatro. O Homem segue a terra, a Terra segue o cu, o Cu segue o Tao, o Tao segue a si mesmo. Jesus, que atingiu elevadssimo grau de perfeio relativa, como Esprito Puro, afirmou: Eu e o Pai somos Um, informando-nos sobre Sua sintonia com Deus. Tambm disse: A cada um segundo as suas obras e Vs sois deuses; vs podeis fazer tudo que eu fao e muito mais ainda. Como visto, os antigos chineses tiveram acesso Verdade, atravs de

149

missionrios imemoriais.

que

afirmaram,

desde

tempos

Coisas que necessitam de reforo constante logo envelhecem: isto chamado sem Tao. Sem Tao logo no h Tao atuante. Armas no so instrumentos de boasorte: so coisas que todos odeiam. Portanto, quem est no Tao com elas no se ocupa. A no-violncia estava, assim, aconselhada h milhares de anos, pois a Paz de Deus, como consequncia do Amor ao prximo. Tao... o intocvel e inominvel, embora muito pequeno, o mundo no o pode controlar. Por que Deus pequeno? Por que, pelo estado de ignorncia da maioria dos Espritos, no recebe deles o reconhecimento que deveria ter, todavia, o mundo no o pode controlar, mas Ele quem controla tudo. Uma similaridade do Tao no mundo: os riachos das montanhas e guas dos vales indo para o rio e o mar. A gua, desde seu surgimento na superfcie, passando ao regato e, depois, aos rios, sempre encontra um caminho para chegar ao oceano, e, nesse trajeto, fertiliza as terras por onde passa: assim Deus, que a tudo e a todos sustenta com Seu Pensamento de Amor Paterno e no h quem ou o que no Lhe receba a influncia fecundante. O grande Tao transbordante: est direita, est esquerda. As dez-mil-coisas provm dele e ele no as rejeita. Realiza a obra e no as chama de propriedade. Ele veste e alimenta as dez-mil-coisas e no se assenhora

150

delas. No tem desejos e por isto pequeno, mas, como tudo depende dele, chamamos grande. Deus preenche o Universo, por Ele criado. D as potencialidades evolutivas a cada ser e a cada um sustenta com Seu Pensamento de Amor Paterno. Seu nico objetivo a Felicidade dos Seus filhos e filhas. pequeno, inexistente at, para quem no O reconhece como Pai, mas, na verdade, a Origem de tudo. Msica e iguarias fazem o peregrino estagnar, mas o Tao surge da boca sem som e sem sabor. Olha-se e nada se v, ouve-se e nada se escuta, usa-se e nunca se esgota. Para comprimir deve deixar expandir, para enfraquecer deve deixar fortalecer, para destruir deve deixar desabrochar, para retirar deve dar: isto chamado conhecer o invisvel. Os Espritos encarnados, muitas vezes, se deixam enganar pelo apego s coisas e interesses materiais, esquecendo-se de que so Espritos em cumprimento de tarefas programadas no mundo espiritual, que visam sua prpria evoluo intelecto-moral. O mundo espiritual a verdadeira ptria do Esprito e a realidade que l encontramos costuma ser quase o oposto da material, sendo seus nicos valores as virtudes. O Tao eterno no-fazer e nada fica por fazer. Se reis e prncipes o preservarem, as dez-mil-coisas por si se transformam. A fora do Esprito est no pensamento e, assim, os Espritos Superiores, mesmo quando encarnados, atuam muito mais atravs das suas vibraes mentais do que na azfama diria, no corre-corre atrs das

151

realizaes materiais. Mais importante que mudar a realidade exterior mudar o interior das pessoas, para tanto primeiro mudando a prpria. Portanto, perdendo-se o Tao, eis a virtude; perdendo-se a virtude, eis o amor humano; perdendo-se o amor humano, eis a justia; perdendo-se a justia, eis a moralidade. A moralidade reduz a f e a fidelidade, sendo a origem de toda desordem. O saber prematuro mera aparncia do Tao e o comeo de toda loucura. Por isto, o homem maduro atm-se ao real e no aparncia; atmse ao palpvel e no ao impalpvel; afasta o ali e agarra o aqui. Aqui tambm se aplica a Lio de Jesus: Procurai, em primeiro lugar, o Reino de Deus e Sua Justia e tudo o mais vos ser dado por acrscimo. As realizaes sem Deus so como construir a casa sobre a areia. O retorno o movimento do Tao, suavidade a operao do Tao. Sob o cu as dez-mil-coisas nascem do ser e o ser nasce do no-ser. Quando uma pessoa superior escuta o Tao, ela pratica zelosamente. Quando uma pessoa mediana escuta o Tao, ela o segue alguns momentos e em outros no segue. Quando uma pessoa inferior escuta o Tao, ela ri s gargalhadas. Se no rir alto, ento no o Tao. Por isto existem as sentenas: O Tao claro parece escuro. O Tao progressivo parece retrgrado. O Tao plano parece escabroso. A Virtude suprema parece um vale. A Virtude firme parece vazia. A Virtude slida parece vacilante. O grande quadrado no tem cantos. O grande talento no termina cedo. A grande msica no se ouve. A grande imagem no tem definio. O Tao se oculta no sem-nome e s o Tao pode bem atuar, dando a si mesmo. O Tao gera o um, o um gera o dois, o

152

dois gera o trs, o trs gera as dez-mil-coisas. As dez-mil-coisas tem atrs de si escurido, sua frente elas abraam a luz e o vazio lhes d a harmonia. Deus o Criador, outorgando s Suas criaturas o poder de atuar no Universo. Os Espritos Superiores pensam, sentem a agem conforme as Leis de Deus; os medianos oscilam entre o Bem e o Mal; os rebeldes s Leis Divinas riem dessas Leis, desacreditando do prprio Pai. Quando o Tao reina sob o cu, usamos corcis para puxar esterco. Quando o Tao no reina sob o cu, cavalos de batalha procriam nos pastos verdes. Quando as criaturas so obedientes s Leis Divinas, tudo harmonia. Em caso contrrio, multiplicam-se as rivalidades. Saber bastar-se no que basta o bastante. Sem sair de casa conhece-se o mundo. Sem olhar pela janela v-se o Tao do cu. Quanto mais longe se vai menos se conhece. Por isto, o homem santo no viaja e conhece, no olha e sabe, no age e realiza. No estudo a cada dia se cresce mais, no Tao a cada dia se decresce mais e decresce, decresce, at chegar-se no-ao. Na no-ao nada deixa de agir. A fora do Esprito est no pensamento e quanto mais se sintoniza com as Leis Divinas mais se adquire fora mental. O Tao d vida, a virtude cultiva, o ambiente molda, as influncias desenvolvem. Por isto as dez-mil-coisas honram o Tao e dignificam a virtude. O Tao honrado e

153

a virtude dignificada: isto no se ordena, mas vem espontaneamente. A evoluo intelecto-moral de cada Esprito se processa naturalmente, cada um a seu tempo. Deus concede a vida; devemos aprender, cultivar e ensinar as virtudes; o meio onde vivemos propicia o aprendizado; as boas influncias auxiliam. Todas as circunstncias, positivas e negativas so planejadas por Deus como impulsionadoras da evoluo intelectomoral. O Tao d vida, a virtude cultiva e o crescimento se aprimora e a proteo amadurece e a manuteno se renova. O mundo tem uma origem, que se pode chamar Me do mundo. Deus o Criador, mas pode ser chamado de Pai ou de Me. Se eu tivesse o conhecimento de como agir de acordo com o grande Tao justamente temeria a atividade. O grande Tao plano, mas o povo prefere atalhos onde a corte rgida, mas os campos enchem-se de ervas daninhas e celeiros ficam vazios. Novamente se fala na potncia mental. A desconsiderao das criaturas pelas Leis Divinas as faz cair nas garras dos Espritos encarnados e desencarnados voltados para o Mal. Isto se chama ostentar rapina; no, mas isto no o Tao. Isto se diz semTao e, quando sem-Tao, no h Tao.

154

O Mal no criao de Deus, mas sim consequncia da m aplicao do livre-arbtrio pelos seres rebeldes s Leis de Deus. Fechar as entradas, trancar as portas, abrandar o cume, desfazer o emaranhado, moderar a luz, reunir o p: isto se chama unio misteriosa com o Tao. Quem evolui intelecto-moralmente adquire cada vez maior poder mental, resultado da gradativa unio consciente com Deus. Raiz profunda, fundamento slido, o Tao da existncia eterna e da viso perptua. A evoluo intelecto-moral concede poderes inimaginveis aos Espritos que a conquistam. Quando o mundo governado pelo Tao, os mortos no se passam por espritos. Quando os encarnados compreendem as Leis Divinas, os desencarnados so encarados com naturalidade, pois tanto uns quanto outros so Espritos, apenas que vivendo em contextos diversos, mas interligados pelo pensamento. O Tao o refgio das dez-mil-coisas, tesouro dos bons, refgio dos no-bons. Deus ampara todas as Suas criaturas, sejam boas ou no-boas, bem como prov s suas necessidades evolutivas. Mas empunhar o cetro de jade e desfilar em um cortejo festivo no se iguala a assentar e adentrar no Tao. E qual

155

a razo dos antigos apreciarem o Tao? No por que se diz: "Quem pede recebe, quem errou evita a perverso?" Por isto o Tao o bem mais precioso do mundo: agir o no-agir, ocupar o no-ocupar, saborear o no-saborear, engrandecer o pequeno, retribuir rancor em virtude, planejar o difcil quando ainda fcil, fazer o grande do que pequeno. Conhecer as Leis Divinas e pratic-las a mais importante realizao da vida humana e esse estilo de vida proporciona todos os poderes e benefcios teis evoluo dos Espritos. Na antiguidade os que bem atuavam no Tao no buscavam a iluminao do povo, mas sim a sua simplicidade. A instruo simplesmente enriquece o crebro de informaes, mas as virtudes proporcionam a evoluo moral, que mais vale que a primeira. Assim Emmanuel falou: Aquele que Ama est frente do que simplesmente sabe. Sob o cu todos dizem que meu Tao grande e, por isto, anormal. Por ser grande, parece anormal; porque, se fosse normal, h muito teria ficado pequeno. Deus Infinito em todos os aspectos, por isso sendo rejeitado pelos orgulhosos, que no admitem nada nem ningum que lhes seja superior. O Tao do cu: sem lutar, hbil em vencer; sem falar, hbil em responder; sem sinalizar, vm por si; passo-apasso, hbil em planejar.

156

Deus est acima de todas as Suas criaturas e detm todas as faculdades. O Tao do cu, como lembra o armar de um arco! O Poder de Deus Infinito. O Tao do Cu tira do mais e completa o menos. O Tao do homem o contrrio: tira do menos para dar ao mais. Mas quem tem a mais para dar ao mundo? S o possuidor do Tao. Jesus disse: Quem se humilhar ser exaltado e quem se exaltar ser humilhado.: assim a Pedagogia Divina ensina Suas criaturas sobre a Igualdade. Enquanto isso, o egosmo humano costuma expoliar os que pouco ou nada tm. Todavia, somente tem muito, em termos espirituais, os Espritos Superiores, os quais do muito de si aos que lhes esto abaixo na escala evolutiva, auxiliando-os na evoluo intelecto-moral. O Tao do cu no tem sentimentos, mas sempre est com o homem bom. Deus no distingue entre Seus filhos e filhas uns dos outros, sejam bons ou no-bons, mas recompensa os primeiros para mostrar aos outros que vale a pena serem bons. O Tao do cu beneficia sem prejudicar, o Tao do homem santo age sem lutar. Deus somente beneficia, mesmo quando parece castigar. Os Espritos Superiores nunca castigam a ningum. Alis, na parbola do trigo e do joio, Jesus afirmou, em outras palavras, que somente Deus

157

separaria o joio do trigo. Tambm disse: Eu a ningum julgo. e No Julgueis para que no sejais julgados, pois, com a mesma medida com que medirdes, sereis medidos.

Anda mungkin juga menyukai