Anda di halaman 1dari 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA ENGENHARIA MECNICA DEM0402 - LABORATORIO DE USINAGEM

JARLYSON CSAR SILVA PEREIRA PEDRO HENRIQUE GONALVES AVILA

RELATRIO PARCIAL DA FABRICAO DE UM APOIO PARA MICRMETRO

NATAL, NOVEMBRO DE 2013.

Resumo
A maior parte de todos os produtos industrializados em alguma de suas etapas de produo sofre algum processo de usinagem. Tendo em vista a importncia desse processo de fabricao na obteno de produtos, o presente trabalho fez a utilizao da usinagem para fabricar uma morsa de pequenas dimenses aplicando as operaes de usinagem aprendidas na aula e relatando todas as etapas para obteno das peas para o equipamento.

Introduo

A morsa um equipamento usado para fixao. Ela consiste em dois mordentes sendo um fixo e outro mvel, que se deslocam aproximando-se um do outro, por meio de parafuso e porca, para segurar ou apertar peas e componentes a serem trabalhados. Um exemplo de morsa est na figura 1.

Figura 1. Morsa de bancada Menegotti.

O funcionamento da morsa ocorre quando a mordente mvel se deslocar por meio de parafuso e porca. O aperto dado atravs do manpulo localizado no extremo do parafuso. Os tamanhos das morsas so de acordo com a largura dos mordentes, como mostra a seguinte tabela.

Figura 2. Nmeros demonstrativos dos tamanhos de morsas suas respectivas larguras de mordentes e abertura mxima.

Objetivos (Falta apresentar os objetivos do trabalho como vai ser efetuado tais objetivos) Ferramentas
Para o desenvolvimento da morsa para micrmetro foi utilizado s ferramentas do Laboratrio de Usinagem do Ncleo de Tecnologia localizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A fabricao da morsa foi por meio de tcnicas de usinagem, por meio da remoo de material (cavaco), na qual foi utilizado um torno mecnico, uma fresadora, uma furadeira de topo, uma serra de fita e um esmeril. Torno Mecnico Usado para fazer as peas por revoluo.

FOTO TORNO Fresadora Usada para fazer os rasgos.

FOTO FRESADORA Serra de Fita Usada para serrar os tarugos. FOTO SERRA Esmeril Usado para afiar as ferramentas, principalmente os bits do torno devido ao desgaste. Tambm foi utilizado para correes dimensionais dos mordentes inferior e superior da morsa.

FOTO ESMERIL Furadeira de Topo FAZER.

Tambm foram usados outros equipamentos como: lima, paqumetro, desandador, lixa, porta-cossinete, cossinete, morsa, jogos de macho, arco de serra, martelo esquadro, riscador e puno.

Projeto e materiais utilizados


No inicio da disciplina nos foi fornecido um modelo que usamos como base para fabricao da morsa. A partir desse modelo tiramos as medidas das peas utilizando um paqumetro. Uma vez com as medidas, fizemos um desenho dos componentes no AutoCad que utilizamos durante toda a disciplina. Todos os materiais utilizados na fabricao dos componentes foram obtidos no almoxarifado do Laboratrio de Manufatura.

Fabricao
O produto composto por 10 peas, a seguir ser detalhada a fabricao de cada um dos componentes.

Base

A base da morsa tem como funo o apoio do componente. Para fabricao da base foi utilizado um tarugo de ao SAE 1020 de aproximadamente 60 mm de dimetro. O tarugo foi serrado na serra de fita em um tamanho ideal para o inicio da usinagem. O pedao serrado foi fixado na castanha do torno mecnico onde, aps os devidos ajustes de alinhamento e centralizao, foi faceado utilizando-se pequenos avanos e pequena rotao (250 rpm), sendo essa rotao o padro utilizado para retirada de material em todas as peas. Esse procedimento foi feito em ambas as faces at se obter uma superfcie regular e alcanar as dimenses desejadas.

Aps o faceamento inicial foi feito o desbaste da pea at se obter o dimetro de projeto, sendo utilizado uma rotao de 250 rpm para retirada de material e, no ultimo passe, uma rotao de 690 rpm para melhor acabamento. Depois de se obter o dimetro necessrio, foi feito um novo faceamento para obteno das dimenses de projeto, sendo as rotaes as mesmas utilizadas para desbaste. No ultimo passe foi utilizada uma rotao maior (690 rpm) para melhor acabamento. (VERIFICAR ROTAES NO TORNO) Para se evitar cantos vivos, foi realizado um chanfro na borda posicionando o bits no torno a 45. Uma vez com as dimenses desejadas, foi feita a rosca interna da base. Primeiramente foi feito um furo no centro da base com a devida profundidade, para isso foi utilizada uma broca de 11 mm e o procedimento foi realizado no torno. Com o furo feito, a pea foi retidada do torno e fixada numa morsa. Foram utilizados dois macho M12 e um desandador, sendo um macho para ajuste e outro para obteno da rosca final. As figuras abaixo mostram os machos e o desandador utilizados para se fazer a rosca e a base fabricada.

FOTO MACHO E DESANDADOR USADOS PARA FAZER ROSCA FOTO BASE

Haste

A haste tem como funo a ligao entre a base e os mordentes da morsa. Essa pea unida base atravs de uma rosca e sua parte superior deve possibilitar a rotao do mordente inferior. Para fabricao da haste foi utilizado um tarugo de ao SAE 1020 de aproximadamente 25 mm de dimetro. O tarugo foi fixado a uma morsa de bancada e serrado em um comprimento de aproximadamente 80 mm utilizando-se arco de serra. Esse pedao foi fixado ao torno e foi faceado e desbastado at se obter as dimenses de projeto. A parte inferior foi desbastada at 12 mm de dimetro para que fosse feito uma rosca M12 nesta seo. Para fazer a rosca, outro torno foi utilizado, com auxlio de um dos tcnicos do laboratrio. O procedimento utilizado nessa pea segue o mesmo padro usado na base, com rotao de 250 rpm para retirada de material e 690 rpm no ultimo passe para melhor acabamento.

Aps isso foi feito um rasgo na parte superior da haste utilizando a fresadora e foram feitos os furos utilizando a furadeira de bancada. (TERMINAR A PARTE DOS FUROS). FOTO HASTE Mordentes superior e inferior

Os mordentes funcionam como fixadores. Para sua fabricao foi utilizado uma cantoneira de ao SAE 1020 que foi serrada na serra de fita para obteno de um comprimento prximo ao de projeto e posteriormente foi fixada numa morsa de bancada e continuamente serrada utilizando-se arco de serra at se obter uma forma prxima a forma final desejada. Aps isso foram feitas correes dimensionais utilizando o esmeril e por fim foi utilizado uma lima para acabamento. (TERMINAR A PARTE DA SOLDA COM O DISCO DO MORDENTE INFERIOR) FOTO MORDENTES

Espaador

O espaador tem como funo a separao da porca recartilhada do mordente superior. Para sua fabricao foi utilizado um tarugo de ao SAE 1020 de aproximadamente 12 mm de dimetro. Por ser um componente muito pequeno, o tarugo utilizado foi inicialmente fixado a uma morsa de bancada e serrado num comprimento bastante superior ao comprimento final desejado para que fosse facilmente fixado ao torno. Uma vez serrada a pea foi fixada ao torno, faceada em apenas um lado e devidamente desbastada at se obter o dimetro final. Aps isso foi feito um furo de 5 mm de dimetro. Posteriormente a pea foi retirada do torno e novamente fixada morsa onde foi serrada para destacamento da parte trabalhada. Por fim, foi novamente fixada ao torno para faceamento do lado serrado. Esse procedimento foi prefervel por se tratar de uma pea pequena.

FOTO ESPAADOR

Eixo de fixao

O eixo de fixao tem como funo a unio dos mordentes superior e inferior, assim como seu ajuste de distncia. Para sua fabricao foi utilizado um tarugo de ao SAE 1020 de aproximadamente 8 mm que foi fixado a uma morsa de bancada e serrado num comprimento bom para posterior usinagem. Aps isso a pea foi fixada ao torno e devidamente faceada em ambos os lados e desbastada at se obter as dimenses desejadas. Em seguida, o eixo foi fixado a uma morsa de bancada onde foram utilizados cossinetes M5 e M6 para se fazer as roscas nas partes de menor e maior seo respectivamente.

FOTO EIXO

Parafuso e porca recartilhados

O parafuso recartilhado tem como funo a regulagem do ngulo de trabalho e a porca tem como funo rotacionar o fuso de fixao da morsa, possibilitando regular a distncia entre os mordentes da morsa. A fabricao desses componentes foi feita em conjunto pois ambos possuem o mesmo dimetro e so recartilhados. Para a fabricao desses componentes foi utilizado um tarugo de aproximadamente 20 mm de dimetro que foi fixado a uma morsa de bancada e serrado em um comprimento bastante superior ao comprimento final. Isso foi necessrio para que fosse feito recartilhamento. A pea destacada foi fixada ao torno onde foi faceada e desbastada at se obter o dimetro desejado, aps isso foi feito recartilhamento por um tcnico do laboratrio usando outro torno. Uma vez recartilhado, serramos a pea para separao do parafuso da porca. Em seguida, fixamos as peas ao torno para faceamento das superfcies serradas e desbaste para obteno das dimenses finais, bem como fizemos o furo na porca utilizando uma broca de 4,5 mm. Por fim, foram feitas as roscas, primeiramente as roscas externas no parafuso com os cossinetes M6 e M5 e em seguida a rosca interna na porca com um jogo de macho M5 apoiado no desandador.

Pinos (FAZER)

Referncias

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fresadora http://pt.wikipedia.org/wiki/Morsa_(ferramenta) http://pt.scribd.com/doc/57699845/13/Morsa-de-Bancada http://www.menegotti.ind.br/pt/MENMAQ/Produtos/Ferramentas/Morsa-de-BancadaN2-N3-N4-N5-N6-N8-N10 http://pt.wikipedia.org/wiki/Torno_mec%C3%A2nico

Anda mungkin juga menyukai