Anda di halaman 1dari 28

A RESPONSABILIDADE CIVIL DO EMPREGADOR

PERANTE O TRABALHADOR MORALMENTE

ASSEDIADO ASSEDIADO

Diana Torneiro Gomes

N aluno: 340101072

1
DISSERTAO DE MESTRADO EM DIREITO PRIVADO Universidade Catlica Portuguesa

2
DISSERTAO DE MESTRADO EM DIREITO PRIVADO Universidade Catlica Portuguesa

ABREVIATURAS
A. AAVV Ac. Acs. Act AL Apud. Art. Arts. BMJ CC CEE CRP CT DN ed. IGT Km n Ob. cit. p. PE pp. proc. Prof. R. RAS RDS REOT RIDL Sr ss STC STJ STS, Cont.-Admvo. STSJ TRL TRP TS Vd. V.g. Vol. Autor Autores vrios Acrdo Acrdos Autoridade para as Condies do Trabalho Actualidad Laboral Citado por Artigo Artigos Boletim do Ministrio da Justia Cdigo Civil Comunidade Econmica Europeia Constituio da Repblica Portuguesa Cdigo do Trabalho Dirio de Notcias Edio Inspeco Geral do Trabalho Quilmetros Nmero Obra citada Pginas Parlamento Europeu Pginas Processo Professor Ru Aranzadi Social Revista de Derecho Social Revista Espaola de derecho del Trabajo Rivista Italiana di Diritto del Lavoro Senhora Seguintes Sentencia del Tribunal Constitucional Supremo Tribunal da Justia Sentencia del Tribunal Supremo (Sala de lo Contencioso-Administrativo) Sentencia del Tribunal Superior de Justicia (Sala de lo Contencioso-Administrativo) Tribunal da Relao de Lisboa Tribunal da Relao do Porto Tribunal Supremo Espanhol Vide, veja Verbi gratia Volume

3
DISSERTAO DE MESTRADO EM DIREITO PRIVADO Universidade Catlica Portuguesa

NDICE:

ABREVIATURAS p. 3 INTRODUO p. 5

I - A VIOLAO DE DIREITOS FUNDAMENTAIS DO TRABALHADOR ATRAVS DO ASSDIO MORAL

p. 6

II BREVE APRECIAO DO CONCEITO DE ASSDIO MORAL A) Breve Contexto Histrico B) Actualmente

p. 7 p. 7 p. 8

III A PRTICA DO ASSDIO MORAL

p. 11

IV RESPONSABILIDADE CIVIL DO EMPREGADOR A) Assdio Moral Vertical B) Assdio Moral Horizontal

p. 14 p. 14 p. 20

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

p. 25

REFERNCIAS JURISPRUDENCIAIS

p. 27

4
DISSERTAO DE MESTRADO EM DIREITO PRIVADO Universidade Catlica Portuguesa

INTRODUO

O trabalho no pode ser uma lei sem que seja um direito1

A ACT recebeu, nos ltimos trs anos, 913 queixas de assdio moral no trabalho, de acordo com as declaraes de Paulo Morgado Carvalho (Inspector Geral de Trabalho) imprensa; das 913 queixas apresentadas, resultou a instaurao de 206 autos, sendo que s no primeiro semestre de 2008 foram realizadas 151 aces de fiscalizao direccionadas para estes casos2. Estaremos perante uma nova realidade laboral cujos contornos potenciam o assdio moral, ou, por outro lado, estaremos perante uma realidade humana que no mais cala e consente no que se refere aos direitos fundamentais, designadamente em sede laboral? incontestvel que o fenmeno do assdio moral em sede laboral tem aumentado nos ltimos anos. Seja porque, por um lado, os trabalhadores esto mais sensibilizados e informados no que se refere aos direitos que lhes assistem e, por conseguinte, no se inibem de dar publicidade ao fenmeno, seja porque as entidades empregadoras sentem necessidade de, cada vez mais, utilizar meios de presso sobre os trabalhadores, seja, ainda e em particular, porque os media cada vez mais enfatizam e divulgam o fenmeno. Na realidade, o empregador que, por seu prprio acto ou omisso, praticar ou no obstar prtica de factos consubstanciadores de assdio moral sobre o(s) seu(s) trabalhador(es) est a menosprezar o seu patrimnio pois deste tipo de prticas sempre resultar, no mnimo, numa diminuio de produo por parte do trabalhador assediado3. Visando a ressarcibilidade do trabalhador assediado, o legislador veio prever expressamente no art. 29, n 3, CT (que remete para o art. 28 CT), o seu direito indemnizao por danos patrimoniais e no patrimoniais, conferindo, deste modo, o direito de indemnizao ao trabalhador alvo de assdio no discriminatrio. Pretendemos, com esta modesta dissertao, equacionar de que modo poder o empregador ser responsabilizado pelos danos resultantes do assdio moral sofrido pelo trabalhador.

Victor Hugo, Os Miserveis, VI, Editorial Minerva, Lisboa, 1965, p.125. Slvia Maia e Joana Bastos, in DN de 14/10/2008. 3 Quanto ao assdio moral/mobbing sobre a empresa [sic] acolhemos a posio de Marie-France Hirigoyen, que na palestra apresentada no I Seminrio Internacional de Assdio Moral no Trabalho, realizado na cidade de So Paulo, em 30 de Abril de 2002, considerou que o assdio moral um pssimo negciodiz Messias Carvalho, Revista TOC de Agosto de 2006, in www.ctoc.pt.
2

5
DISSERTAO DE MESTRADO EM DIREITO PRIVADO Universidade Catlica Portuguesa

I - A VIOLAO DE DIREITOS FUNDAMENTAIS DO TRABALHADOR ATRAVS DO ASSDIO MORAL

Perante uma questo to complexa como esta, h que atender no s multiplicidade de factores que compe o assdio em si, mas tambm a todos os ramos do direito que podem vir socorrer o direito laboral de modo a encontrar uma soluo vivel para o problema. Como ensina Menezes Cordeiro perante um problema a resolver, no se aplica apenas a norma primacialmente vocacionada para a soluo; todo o direito chamado a depor. Por isso, h que lidar com os diversos ramos do direito em termos articulados, com relevo para a Constituio a interpretao deve ser conforme com a Constituio 4. A CRP dispe, logo no seu art. 1 que Portugal uma Repblica soberana, baseada na dignidade da pessoa humana constituindo a dignidade humana um princpio fundamental a respeitar e zelar, tambm em sede laboral. Com efeito, o alvo de actos consubstanciadores de assdio moral ser precisamente este direito fundamental, constitucionalmente consagrado: a dignidade humana. Alguns autores questionam a vinculao das entidades privadas em relao aos direitos fundamentais, querela na qual no participamos por considerarmos ser inequvoca a submisso ao respeito pelos direitos fundamentais consagrados na CRP, independentemente do cariz da entidade em causa, quanto mais no seja tendo em conta o disposto no art. 18 CRP5. Atendendo posio clssica da teoria da eficcia directa dos direitos, liberdades e garantias constitucionalmente previstos parece que aos indivduos facultada a possibilidade de queles apelarem mesmo no mbito de relaes jurdicas com outros sujeitos privados6. Neste mesmo sentido, Mago Pacheco afirma que os direitos fundamentais aplicam-se no domnio do direito do trabalho e vinculam imediatamente os trabalhadores e empregador 7. No entanto, o bem jurdico afectado pelos actos assediantes no somente a dignidade humana; outros so os direitos fundamentais que, simultaneamente, so violados: a intimidade, a honra, a integridade fsica, a integridade moral, entre outros. Direitos estes reconhecidos expressamente no s na CRP, mas tambm, e no deixando espao a qualquer dvida, no CT (arts. 14 e ss)8.

Apud. Lus Gonalves da Silva, O cdigo do trabalho face Constituio, in AAVV, Cdigo do Trabalho Pareceres, Vol III, Ministrio da Segurana Social e do Trabalho, Lisboa, 2004, p.406. 5 A vinculao de entidades privadas, consagrada no art. 18./1, significa que os efeitos dos direitos fundamentais deixam de ser apenas efeitos verticais perante o Estado para passarem a ser efeitos horizontais perante entidades privadas (efeito externo dos direitos fundamentais), Gomes Canotilho, Direito Constitucional e Teoria da Constituio, 4 ed., Almedina, Coimbra, p.1244. 6 Sobre a vinculao das entidades privadas aos preceitos constitucionais relativos aos direitos, liberdades e garantias dos cidados vd Vieira de Andrade, Os Direitos Fundamentais na Constituio Portuguesa de 1976, Almedina, Coimbra, 1987, pp. 270-300; Gomes Canotilho, ob. cit. pp. 1242-1252. 7 O assdio Moral no Trabalho, o elo mais fraco, Almedina, Coimbra, 2007, p.36. O autor refora a sua posio com a tese de Benedita Ferreira da Silva Mac Crorie que tambm considera que os particulares se encontram imediatamente vinculados aos direitos, liberdades e garantias previstos na CRP. 8 Mago Pacheco, ob. cit. p. 39 refere que so inmeros os autores a considerarem que so vrios os direitos fundamentais afectados pelo assdio moral, nomeadamente: Beatriz Agra Viforcos; M Fernanda Lpez; M Jos Blanco Barea; Jaime

6
DISSERTAO DE MESTRADO EM DIREITO PRIVADO Universidade Catlica Portuguesa

Parece assim que, da prtica de actos consubstanciadores de assdio moral resultar ofensa no s a um direito fundamental em concreto, mas a um leque variado dos mesmos, que, na realidade, pode ser reconduzida violao de um direito fundamental que abarca todos os outros: a dignidade humana. Considerando, ento, a dignidade humana como o direito fundamental concretamente afectado pelo assdio moral, cabe agora explorar, sucintamente, o conceito em si mesmo.

II O CONCEITO DE ASSDIO MORAL

A) Breve contexto histrico O conceito de mobbing (assdio moral no nosso ordenamento jurdico) foi pela primeira vez utilizado nos anos 60 do anterior sculo pelo investigador Konrad Lorenz, referindo-se a um comportamento de grupo em ratos, sendo que, na dcada seguinte, Paul Heinemann alargou a amplitude do conceito a um grupo de crianas em idade escolar. Leymann, psiclogo alemo, com a publicao de Mobbing, a perseguio no trabalho incrementou a aplicao do conceito. Na realidade, o autor, aproveitando o avano do ordenamento jurdico sueco, que j previa na Lei de Proteco de Riscos Laborais uma definio de assdio moral, descreveu o fenmeno como o resultado de uma situao em que um indivduo ou um grupo de indivduos exerce violncia psicolgica extrema sobre outrem9. O citado autor conclua pela existncia de quatro grupos de aces em termos de assdio moral: manipulao da comunicao da vtima, manipulao da reputao da vtima, manipulao do trabalho da vtima e finalmente, manipulao das contrapartidas laborais. Regina Redinha10, no encalo de Leymann, distingue cinco grupos de comportamentos assediantes, separando os incidentes que so imediatamente lesivos da sade fsico-psquica dos outros. Isabel Parreira subdivide as condutas consubstanciadoras de assdio moral em quatro grupos que abrangem condutas que atentam contra as condies laborais e dignidade do trabalhador, provocam isolamento, consistem em violncias verbais e fsicas, ou at mesmo sexuais11.

Segals; Miguel ngel Garca Herrera; Gonzalo Maestro Buelga; Jos Luis Goi Sein; Pedro Romano Martinez; Regina Redinha. 9 Praticamente em simultneo, Marie-France Hirigoyen, psicloga francesa, publicou Le Harclement moral, la violence perverse au quotidien e introduziu o referido conceito em Frana, definindo o assdio moral como um comportamento qualquer, um gesto, uma palavra, uma atitude, que ofenda pela sua reiterao ou pela sua sistematizao a dignidade do trabalhador, colocando em causa o seu posto de trabalho ou minando o clima de trabalho, apud. Mago Pacheco, ob. cit., p. 73. 10 Assdio moral ou mobbing no trabalho, in Estudos em Homenagem ao Prof. Doutor Ral Ventura, vol II, 2003, p. 839. 11 Isabel Parreira, O assdio moral no trabalho, in V Congresso Nacional do Direito do Trabalho, Almedina, Coimbra, 2002, pp. 225-226.

7
DISSERTAO DE MESTRADO EM DIREITO PRIVADO Universidade Catlica Portuguesa

B) Actualmente A Lei 7/2009 ( de 12/02) veio aperfeioar o conceito de assdio previsto pelo antigo art. 24 do CT de 200312. De facto, com a introduo do art. 29 no actual CT o legislador alargou a aplicao da figura do assdio a actos no discriminatrios, conferindo ao trabalhador assediado o direito a indemnizao por danos patrimoniais e no patrimoniais que desses actos resultem. No art. 24, n1, CT (2003), o legislador conferia carcter discriminatrio ao assdio, enquanto actualmente a lei refere que se entende por assdio o comportamentos indesejados, nomeadamente o baseado em factor de discriminao (art. 29, n1, CT), deixando patente a possibilidade de nos depararmos com a prtica de assdio no discriminatrio (pode o empregador tratar igualmente mal, atravs inclusive da prtica de actos assediantes, todos os seus trabalhadores)13. Em 2000, a Directiva 2000/78/CE do Conselho (de 27/11)14 no seu art. 2, n 3 considerava o assdio como discriminao (remetendo para o disposto no n 1 do mesmo preceito) resultante de um comportamento indesejado com objectivo ou o efeito de violar a dignidade de uma pessoa e criar um ambiente de trabalho intimidativo, hostil, degradante, humilhante ou destabilizador. Mais tarde, o art. 2 da Directiva 76/207/CEE15, com a redaco da Directiva 2002/73/CE do PE e do Conselho (de 23/09) vem considerar como assdio a prtica de um comportamento indesejado, relacionado com o sexo de uma dada pessoa, com o objectivo ou o efeito de violar a dignidade da pessoa e de criar um ambiente intimidativo, hostil, degradante, humilhante ou ofensivo. Atendendo ao exposto, o conceito de assdio moral pode ser entendido como o conjunto de condutas que tenham como objectivo criar um ambiente de humilhao e/ou degradao para a vtima, no se exigindo a prtica reiterada das mesmas para que se possa falar em assdio. H que tomar em considerao a diversidade de comportamentos que podem compor o assdio moral e que, atendidos individualmente, podem (ou no) violar inmeros direitos, mas que, tomados no seu conjunto, apenas alcanam a condio de assdio moral quando pela sua reiterao e sistematicidade conformam um ambiente degradante, humilhante ou vexatrio para o sujeito assediado. Alguns autores sugerem que o fenmeno de assdio moral s se verificaria se a vtima no se mantivesse em silncio durante o alegado assdio, devendo queixar-se e protestar ao longo do mesmo. Consideram que seria contrrio boa f que, depois de um perodo longo temporal a ser alegadamente vtima do fenmeno sem obstar ao mesmo, viesse posteriormente invocar o assdio16. Tal posio merece da nossa parte o maior repdio, sob pena de dificilmente se considerarem como
Note-se que j anteriormente o assdio era tratado como violao do dever de ocupao efectiva, vd Glria Rebelo, Assdio moral e dignidade no trabalho, Pronturio de Direito do Trabalho, n 76, 77, 78, 2007, pp. 105-119. 13 Referindo-se utilizao do assdio como tcnica de gesto, nalgumas empresas, Jlio Gomes, Algumas Observaes sobre o Mobbing nas relaes de trabalho subordinado in Estudos Jurdicos em Homenagem ao Prof. Doutor Antnio Motta Veiga, Almedina, Coimbra, 2007, pp. 165-184. 14 Estabelece um quadro geral de igualdade de tratamento no emprego e na actividade profissional. 15 Relativa concretizao do princpio da igualdade de tratamento entre homens e mulheres no que se refere ao acesso ao emprego, formao e promoo profissionais e s condies de trabalho. 16 Neste sentido Roberta Nunin, Bossing: responsabilit contratuale e valorizzazione della clausola di buona fede, il commento, LG, 2005, p. 53, apud. Jlio Gomes, ob. cit., p. 176.
12

8
DISSERTAO DE MESTRADO EM DIREITO PRIVADO Universidade Catlica Portuguesa

existentes situaes de assdio moral laboral, porquanto poucas so as vtimas, seja qual for o contexto, que enfrentam um abusador e, simultaneamente, protestam directamente contra situaes violadoras dos seus direitos. Se muitas vezes no o fazem por receio de represlias (que em ltima instncia, em sede laboral, sempre ser o despedimento), por outro lado, o fenmeno pode inclusive passar-lhes despercebido at atingir situaes limite ou contornos por demais violadores da sua dignidade, no s como trabalhadores, mas tambm como seres humanos. , igualmente, repugnante a atribuio de qualquer relevncia, para efeitos de verificao de assdio moral, personalidade do indivduo em questo: a existncia ou no de uma situao de assdio moral tem de ser independente da capacidade de resilincia psicolgica de cada um, sob pena de corrermos o risco de, perante uma vtima de carcter assertivo e determinado, no se verificar o fenmeno apenas e somente porque esta no se deixou subjugar perante o abusador, ainda que os seus direitos fundamentais, designadamente a sua dignidade humana, tivessem sido afectados e violados. De facto, bem sabemos que o ser humano no igual, nem reage da mesma forma perante situaes idnticas, pois a capacidade de reaco/aco/resistncia varia de pessoa para pessoa, sendo certo que nos podemos deparar com vtimas que ultrapassam uma situao de assdio e a enfrentam, demonstrando enorme adaptao ao mesmo, enquanto outras h que no conseguem lidar com a mesma situao desenvolvendo inclusivamente traumas psicolgicos. Assim sendo, no parece vivel fazer depender a verificao de uma situao de assdio moral da capacidade de resilincia de cada vtima, podendo resultar tal associao em desfechos deveras dspares e injustos. Quanto questo da eventual necessidade de danos tpicos para que se considere existir assdio moral, parece que o fenmeno deve ser reconhecido mesmo na ausncia de danos, porquanto tal sempre estaria conectado com a maior/menor capacidade de resistncia de cada um (tese que, como j referimos, rejeitamos peremptoriamente), devendo sim ser tida em conta a violao, em abstracto, da dignidade humana e dos direitos fundamentais em geral, independentemente da verificao de qualquer dano em concreto. Ensina Jlio Gomes que o fenmeno do assdio moral assume trs facetas. Em primeiro lugar, caracteriza-se pela prtica de determinados comportamentos que isoladamente seriam lcitos ou cuja relevncia jurdica seria diminuta ou mesmo inexistente mas que, num determinado contexto, e quando praticados repetidamente ao longo de um perodo de tempo, adquirem importncia relevante. Neste sentido, Martina Benecke exemplifica que se um indivduo no saudar ou no responder saudao de um trabalhador, isoladamente, tal no acarreta qualquer consequncia, mas, se durante semanas/meses/anos no o fizer, tal poder acarretar consequncias muito distintas17. A jurisprudncia portuguesa (em 09/05/07) debruou-se sobre o mesmo aspecto, seguindo a mesma linha de raciocnio que a autora supra referida, seno vejamos: A deciso da R. (...) de atribuir ao A. como local de trabalho o gabinete do 6 piso e de lhe atribuir como tarefas a realizao dos estudos que formalmente se enquadram no descritivo funcional da categoria de assistente de direco, mas que, por o A. no possuir qualificaes acadmicas e profissionais para efectuar pelo menos parte dos mencionados estudos, no poderiam, em rigor, ser-lhe exigidas, precisamente daquelas medidas que isoladamente apreciadas at poderiam parecer lcitas ou pouco significativas, mas
17

Jlio Gomes, ob. cit., p. 166.

9
DISSERTAO DE MESTRADO EM DIREITO PRIVADO Universidade Catlica Portuguesa

inseridas no procedimento global que se arrastava havia meses, integra o assdio moral atravs do qual a R. visava levar o trabalhador a fazer cessar o contrato de trabalho18. No podemos esquecer que a relao de trabalho essencialmente relacional e que, na maior parte das vezes, a pessoa gere toda a sua vida em torno dessa relao, despendendo mais horas dirias no seu local de trabalho do que, muitas vezes, na sua prpria casa, pelo que, algumas condutas que primeira vista no seriam relevantes podem assumir graves contornos e violadores da dignidade humana, transformando a pessoa em verdadeira vtima no prprio local de trabalho19. Em segundo lugar, a durao dos referidos comportamentos assume importncia no despicienda. O psiquiatra Leymann entendia que o acto abusador deveria ser repetido pelo menos semanalmente e num espao de 6 meses20, parecendo deveras exagerada a exigncia de limites temporais como requisito para a verificao efectiva de actos abusivos passveis de caracterizao como assdio moral, at porque cada acto um acto e a gravidade do mesmo pode ser de tal grau que nem seja necessria uma reiterao num longo espao temporal para que se verifique o fenmeno. O legislador portugus, ao abster-se de introduzir qualquer indicador temporal na norma que versa sobre o assdio, parece tambm apoiar esta posio. Finalmente h que atender s consequncias dos comportamentos referidos, sejam elas sobre a condio fsica do indivduo, mas tambm, e ser o que sucede na maioria das vezes, sobre a condio psquica/psicolgica deste. Neste mbito, convm lembrar que o principal problema resultante do assdio moral a ressarcibilidade dos danos que provoca no trabalhador21. Ressalvamos ainda que de apoiar a desnecessidade de actuao com culpa por parte do assediante para que se possa determinar a existncia do fenmeno. De facto, e atendendo aos direitos violados numa situao de assdio moral, parece bastar a actuao em si, sendo de afastar o requisito da culpa para a imputao da conduta22.

Ac. TRL proc. 1254/2007-4. Nesta perspectiva Antonio Martn Valverde et alli (Derecho del Trabajo, Tecnos, Madrid, 2006, p.618), referindo que a primeira manifestao da dignidade e intimidade o direito honra, ambos reconhecidos, indubitavelmente, em sede laboral, lembra uma deciso do TC 223/1992, de 14/02, que se considera que, na poca actual, o trabalho o sector mais importante tanto para o homem como para a mulher em termos de realizao pessoal. 20 Definio acolhida pela Nota Tcnica de Preveno do Instituto Nacional da Segurana e Higiene no Trabalho Espanhol cf. Ferran Camas Roda, Un empuje a la proteccin completa del trabajador ante situaciones de acoso moral mediante la imposicin a la empresa del recargo de prestaciones, RAS, n 5, pp. 39-48. 21 Realando o principal problema levantado pelo assdio moral, que consiste, em nosso entender, nos especiais danos que provoca na pessoa do trabalhador, o que facto, e direito, que na ausncia de um regime especfico que regulamenta a figura, o trabalhador vitimado encontra srias limitaes ressarcibilidade dos resultados perversos do assdio no seu estado psico-fsico, emocional e psicolgico Isabel Parreira, ob. cit., p.238. 22 Neste mesmo sentido pronuncia-se o Ac. TRP de 07/07/08, Proc. 0812216: De qualquer forma e segundo se tem entendido, o preenchimento da figura do mobbing no exige uma actuao intencional, bastando que o comportamento tenha como efeito o resultado de, in casu, vexar ou humilhar para coagir o trabalhador a adoptar uma conduta no querida, por exemplo, despedir-se por sua iniciativa, mas contra a sua vontade, no fosse a presso exercida.
19

18

10
DISSERTAO DE MESTRADO EM DIREITO PRIVADO Universidade Catlica Portuguesa

III A PRTICA DO ASSDIO MORAL

Ainda que apenas se refira a prtica do assdio moral num contexto de vnculo laboral, h a possibilidade de o trabalhador ser vtima de um terceiro exterior ao vnculo laboral. Tal situao, aceite pela jurisprudncia francesa, designadamente pela Cour de Cassation em Ac. de 10/05/2001 no qual se considerou como existente assdio moral perpetrado pela esposa do gerente de um estabelecimento comercial (inexistindo qualquer vnculo laboral) que insultava e humilhava constantemente uma trabalhadora. Gauriau, em comentrio ao referido acrdo diz ainda que o comportamento da esposa do gerente foi similar a um incumprimento contratual por parte do gerente, atravs de interposta pessoa23. Perante uma situao de assdio moral sobre um indivduo inserido em contexto laboral, h que apurar e imputar responsabilidades, sejam do foro contra-ordenacional, civil ou penal. Isabel Parreira tentou inserir a figura na legislao laboral existente (art. 24 CT de 2003), tendo considerado complicado integrar o assdio moral no discriminatrio nesta previso (que remetia para o princpio da no discriminao) mas equacionou a hiptese de o inserir na previso do art. 18 CT24, tentando, luz das Directivas Comunitrias at ento existentes (n 76/207 CE, com redaco de 2002/73) enquadrar o fenmeno no nosso ordenamento jurdico. Com a introduo do art. 26 (em 2003), a legislao laboral abriu portas possibilidade de o empregador ser responsvel no s a nvel contra-ordenacional, mas tambm civilmente25. Assim, prevendo o legislador a ressarcibilidade da vtima de assdio no s por danos patrimoniais, mas tambm morais, ficou ultrapassado o problema colocado por Isabel Parreira que, visando o ressarcimento da vtima pelos danos no patrimoniais apontava no sentido de o empregador ser responsabilizado a ttulo extracontratual26. Actualmente parece j ser dominante na doutrina a admissibilidade do ressarcimento dos danos no patrimoniais no s em sede de responsabilidade extracontratual, mas tambm contratual27.

Gauriau, RDS, n 11, 2001, pp. 921-924. Nas palavras da autora (Isabel Parreira, ob. cit., pp. 148 e 149), e o assdio moral no discriminatrio, quando o comportamento indesejado no se baseia em nenhum factor discriminatrio, mas, pelo sei carcter continuado e insidioso, tem os mesmos efeitos hostis, almejando, em ltima anlise, afastar aquele trabalhador da empresa (mobbing). Perante os termos do art. 24 CT , parece difcil integrar esta ltima forma de assdio no mbito da tutela conferida pelo princpio da no discriminao, apesar da sua importncia e frequncia prtica, contudo, cr-se que, mesmo que a tutela por esta via no seja possvel, este tipo de assdio cabe no mbito da previso do 18 CT na medida em que constitui um atentado integridade fsica e moral do trabalhador ou candidato a emprego. 25 Neste sentido, Pedro Romano Martinez, Cdigo do Trabalho anotado, Almedina, Coimbra, 2006, p. 127, explica que: O preceito sob anotao no tem correspondncia no anterior ordenamento laboral. A consagrao expressa do direito a indemnizao por danos patrimoniais e no patrimoniais consubstancia um aspecto inovador, que h muito vinha sendo advogado por alguns sectores da doutrina e pela jurisprudncia comunitria. (...) Torna-se claro, agora, que a prtica de um comportamento discriminatrio gera no apenas responsabilidade contra-ordenacional (art. 642), mas tambm responsabilidade civil, nos termos gerais (v.g. artigos 483, 496 e 799 CC), 26 Isabel Parreira, ob. cit., p. 238. 27 Vd. Almeida Costa, Direito das Obrigaes, 9 ed., Almedina, Coimbra, 2004, p. 549; Bruno Ferreira, A problemtica da titularidade da indemnizao por danos no patrimoniais, Compilaes Doutrinais, Verbo Jurdico, Porto, 2008, p. 13, Galvo Telles, Direito das Obrigaes, 7 ed., Coimbra Editora, Coimbra, 1997, p. 378 e Menezes Leito, Direito das Obrigaes, II, 2 ed., Almedina, Coimbra, 2002, p. 248.
24

23

11
DISSERTAO DE MESTRADO EM DIREITO PRIVADO Universidade Catlica Portuguesa

O vnculo laboral , actualmente, um dos alicerces mais relevantes da sociedade civil, no restando dvidas quanto responsabilizao civil por parte do empregador nas situaes de assdio moral, seja por actos ou mesmo por omisses. Como explica Antonio Martn Valverde, h uma obrigao de absteno por parte do empregador (da prtica de actos violadores dos direitos dos trabalhadores), mas tambm existem deveres de vigilncia e controlo de modo a evitar a produo de actos assediantes por parte dos outros trabalhadores28. Assim, no pode o empregador eximir-se de qualquer responsabilidade perante o trabalhador assediado, respondendo no s se for ele o assediador mas tambm, e veremos em que termos, se o assediador for um outro trabalhador.29 A jurisprudncia francesa apresenta um leque variado de exemplos de tratamentos humilhantes30: a colocao de um aviso na caixa registadora, que podia ser lido por todos os clientes, dizendo: proibio Sr X de abrir a caixa; gestor de restaurante que trouxe cozinha, na presena de terceiros, sobremesas excessivamente cozinhadas, quando o cozinheiro se encontrava a desempenhar tarefas adstritas a duas pessoas; o empregador a ditar secretria a sua prpria nota de culpa. Por outro lado, o Cour dAppel de Toulouse, em Ac. de 24/02/2000, decidiu que tambm constitua assdio o facto de o empregador repetidamente advertir o trabalhador com chamadas de ateno muito vagas e andinas: no sabe reagir situao, mostra um desrespeito pelas funes que lhe so confiadas, demora imenso tempo a atender o telefone. Tambm a jurisprudncia espanhola no se remete ao silncio quanto a esta questo. Em sentena do STS, Cont.-Admvo de 23 de Julho de 2001, considerou-se como sendo assdio moral a contnua imputao de erros com a consequente abertura de processos disciplinares ao trabalhador, acompanhados da colocao deste em espao sem ventilao nem luz natural para trabalhar31. As habilidades do empregador so inmeras, variadas e repletas de imaginao. De facto, j Cdric Bouty32, no que respeita a um trabalhador bancrio (que exercia as funes de subdirector) vtima de assdio moral, conta que este, quando regressou de uma suspenso do contrato de trabalho por doena, viu ser-lhe atribudo um escritrio sito num vo de escada sem luz nem janelas, sendolhe ainda recusado o carro de servio, bem como um emprstimo bancrio. No bastando, o trabalhador ainda foi repreendido perante um cliente e verificou que a sua categoria profissional tinha sido alterada para uma inferior. Todos estes factos consubstanciam, no s actos que, primeira apreciao, sempre seriam desvalorizados, mas que, no seu conjunto, e atendendo sua finalidade persecutria, resultam em assdio moral ao trabalhador.

Antonio Valverde et alli., ob. cit., p. 621. Neste mesmo sentido, Isabel Parreira, ob. cit., p. 238, afirma: Numa outra perspectiva, a responsabilidade por esses danos, ou a pessoa contra a qual o trabalhador pode e deve invocar o respectivo ressarcimento, no ser apenas o assediador activo, superior hierrquico ou colega de trabalho, como todas as restantes entidades que se constituem cmplices daquele a partir do momento em que conhecem a situao e nada fazem para a evitar, podendo faz-lo. So os assediadores passivos ou por omisso, maxime, a entidade empregadora ou as outras chefias e os colegas do assediado; Ver ainda Antnio Garcia Pereira, Valores, tica e responsabilidade, 02/01/2008, Lcia Crespo, Jornal de Negcios, www.ver.pt. 30 Jlio Gomes, ob. cit., p. 174. 31 Antonio Valverde et alli., ob. cit., p. 622. 32 Harclement et droit commun de la responsabilit civile, RDS 2002, pp. 695 ss., comentando uma deciso da Cour dAppel dAix-en-Provence, de 18 de Dezembro de 2001, apud Jlio Gomes, ob. cit., p. 172.
29

28

12
DISSERTAO DE MESTRADO EM DIREITO PRIVADO Universidade Catlica Portuguesa

Paulatinamente, os inmeros exemplos de situaes de assdio moral no nosso pas tm sido conhecidos: o bancrio que passou de subgerente de uma agncia em Loul directamente para caixa de uma agncia na Quarteira e que, para alm disso, foi chamado pelo director-coordenador para ser repreendido e humilhado, apelidado de mau profissional, bem como alertado para a toma de medidas drsticas em relao sua pessoa que passaram pela sua despromoo, tudo apenas porque enviou um email de homenagem a dois colegas vtimas de acidente de viao33. O bancrio que, aps regressar de frias, encontrou o seu gabinete fechado sendo compelido a ficar sentado numa secretria vazia, sob o olhar dos colegas, durante inmeros dias sem absolutamente nada para fazer34. O caso do responsvel de imagem de uma empresa de metalomecnica de Oeiras cuja tarefa era de recolher notcias sobre o sector. Sucede que a entidade empregadora apenas lhe fornecia, para o desempenho das suas funes, revistas femininas35. As cinco trabalhadoras de uma corticeira que foram colocadas numa sala completamente vazia e que, no final, comearam a trazer de casa as tbuas de engomar e foram adiantando as suas tarefas domsticas...36. A trabalhadora cuja funo estava adstrita chefia de vendas e que passou a copiar mo a lista das farmcias das Pginas Amarelas37. As trabalhadoras de um estabelecimento comercial que, perante o inevitvel encerramento por falta de capacidade econmica, e como forma de incentivo ao despedimento por iniciativa das trabalhadoras, foram colocadas diariamente no armazm do estabelecimento, completamente vazio, com a ordem de proceder sua arrumao. A trabalhadora que, no apresentando os nveis de produo usuais, foi retirada da sua posio habitual e colocada numa mquina de costura estratgicamente montada para alm do corredor de passagem e em destaque em relao s colegas do mesmo sector38. O trabalhador da rea de vendas farmacuticas cuja antiguidade ascendia os 31 anos e que, por no aplaudir a nomeao de um novo chefe de equipa viu serem-lhe retiradas, paulatinamente, todas as regalias, nomeadamente: vendas de determinadas especialidades bem mais abrangentes do que as que lhe foram posteriormente adstritas, entrega de amostras e material promocional em nmero muito reduzido, falta de convocao do trabalhador para as reunies gerais, o computador que lhe tinha sido distribudo foi-lhe retirado, o cabaz de natal anualmente entregue tambm deixou de o ser39. A trabalhadora que, ao opor-se a rescindir contrato por mtuo acordo ou a, em alternativa, denunciar o mesmo por sua iniciativa, foi colocada numa secretria, sem qualquer tarefa para desempenhar, sendo ainda terminantemente proibida de se dirigir a qualquer colega, atender o telefone, usar computador, bem como atender clientes40. Os exemplos so mais do que muitos, desde a mais simples presso por parte de um ncleo ou at mesmo de um s colega, devido a uma qualquer divergncia irrelevante ou proveniente de incompatibilidades pessoais, at colocao do trabalhador em diferentes estabelecimentos comerciais, obrigando-o a deslocar-se cerca de 440 Km (220 Km em cada viagem) diariamente, com vista a venc-lo pelo cansao e a fazer com que ele denunciasse o contrato.

33 34

Cfr. http//sol.sapo.pt, publicado em 26/10/2006. Cfr. Jornal de Negcios de 22/05/2007. 35 Cfr. Viso n 832, 12/02/2009. 36 Viso, ult. ob. cit., n 832. 37 Cfr. ww.ver.pt. 38 Ac. TRP de 07/07/2008, proc 0812216. 39 Ac. TRP de 02/02/2009, proc. 0843819. 40 Ac. TRP de 03/10/2008, proc. 0716615.

13
DISSERTAO DE MESTRADO EM DIREITO PRIVADO Universidade Catlica Portuguesa

As situaes reproduzem-se diariamente mas queixas no crescem em proporo. O receio de represlias ganha terreno e impede o recurso ACT ou a outras entidades competentes. O aumento abismal do desemprego, o encerramento dirio de inmeras empresas, a elevada dificuldade em encontrar novos empregos, o declnio econmico provocam inrcia nas vtimas quanto apresentao de queixa sobre o assdio sofrido. H que aceitar como existentes as inmeras situaes de assdio moral e no deixar de tentar apurar responsabilidades, mais concretamente da responsabilidade que impende sobre o empregador.

IV RESPONSABILIDADE CIVIL DO EMPREGADOR

A) Assdio Moral Vertical No existem dvidas quanto necessidade de apuramento da responsabilidade do empregador quando este desempenha o papel de assediante neste drama que o assdio moral; dvidas h no que se refere ao tipo de responsabilidade pela qual ele h-de responder. Por um lado, no choca que o empregador seja responsabilizado ao abrigo da responsabilidade civil extracontratual, porquanto ele viola efectivamente o(s) direito(s) absoluto(s) do trabalhador; por outro, a questo pode ser remetida para a violao de obrigaes contratuais. As duas referidas formas de responsabilidade civil so distintas. Na contratual pressupe-se como existente um vnculo obrigacional que atribua ao lesado um direito prestao (resultante do incumprimento de obrigaes inerentes relao obrigacional). E em sede extracontratual, ocorre a violao de deveres gerais de absteno, omisso ou no ingerncia, correspondentes aos direitos absolutos41, no se verificando uma qualquer relao obrigacional42. O mesmo facto pode, todavia, originar os dois tipos de responsabilidade. Perante a prtica de assdio moral por parte do empregador esta possibilidade parece vivel. De facto, a prtica de actos assediantes resulta no s numa violao de direitos absolutos do trabalhador (v.g. sade fsica e psicolgica, dignidade), como tambm na violao de obrigaes contratuais inerentes relao laboral que vincula as partes43. Em concreto, para que se possa falar em assdio moral por parte do empregador sobre um trabalhador necessrio que existam actos praticados reiteradamente (ou no, na medida em que a legislao portuguesa no prev expressamente o factor reiterao) consubstanciadores do referido assdio e, para que haja esta repetio prolongada no tempo (ou ainda a prtica pontual dos mesmos actos), necessrio que tenha sido, previamente, estabelecido um lao que coloque as partes numa situao potenciadora de prtica de actos assediantes. A relao laboral, nos dias de hoje, mostra-se como uma verdadeira catapulta para a prtica de actos assediantes, surgindo estes discretos e
41 42

Antunes Varela, Das obrigaes em Geral, I, 9 ed., Almedina, Coimbra, 1996, p. 539. Menezes Leito, Direito das Obrigaes, I, 3 ed., Almedina, Coimbra, 2003, p. 288. 43 No sentido de o mesmo acto poder envolver responsabilidade contratual e extracontratual, vd. Antunes Varela, Obrigaes, I, ob. cit. p. 540.

14
DISSERTAO DE MESTRADO EM DIREITO PRIVADO Universidade Catlica Portuguesa

pontuais, podendo, contudo, atingir propores inimaginveis. No podemos deixar de considerar que este tipo de prticas, da perspectiva contratual, no correspondem ao princpio da boa f ao qual o cumprimento dos contratos est adstrito. Para alm do mais, ao trabalhador assediado prevista a possibilidade de resoluo do contrato de trabalho com justa causa quando: o empregador tenha comportamentos que ofendam a sua integridade fsica ou moral, liberdade, honra ou dignidade art. 394, n 2, f), CT tendo o legislador ainda previsto uma indemnizao devida ao trabalhador quando este resolver o contrato com fundamento num dos comportamentos previstos no art. 394, n 2, CT. Parece-nos que resolver o contrato no ser a soluo adequada situao em causa, pois na realidade a prtica de assdio moral visa, na larga maioria das vezes, precisamente esse fim. Por outro lado, a indemnizao a que o trabalhador ter direito no corresponder justa indemnizao devida (porque limitada em funo da retribuio do trabalhador), atendendo s circunstncias que originam a desvinculao contratual. Deve-se incentivar o trabalhador a manter-se no desempenho das suas funes e a intentar uma aco de responsabilidade civil pela prtica, por parte do empregador, de factos ilcitos. A imputao de responsabilidade civil contratual ao empregador, enquanto sujeito activo do fenmeno, funda-se, assim, no disposto no art. 798 CC, e tambm nos arts 18 CRP, 15 e 323 do CT e 762 CC. De facto, parece-nos que o empregador h-de responder luz deste expediente e no da responsabilidade extracontratual. Ainda que a violao de um direito fundamental se traduza, em ultima ratio, numa violao de um direito constitucional, a realidade que o vnculo contratual celebrado entre as partes no pode ser remetido para segundo plano ou colocado numa prateleira (em espera). O empregador bem sabe que celebrou um contrato com o seu trabalhador, o qual origina, necessariamente, obrigaes e direitos de parte a parte, obrigaes essas cujo incumprimento acarreta, inequivocamente, responsabilidades. J reza o n 2 do art. 762 CC que No cumprimento da obrigao, assim como no exerccio do direito correspondente, devem as partes proceder de boa f, no esquecendo o necessrio cumprimento pontual e integral do acordado. No obstante as obrigaes gerais a que est sujeito no cumprimento do contrato, no podemos esquecer que estamos perante um contrato laboral que acarreta deveres mais especficos, designadamente em matria de sade, higiene e segurana no local de trabalho e no desempenho deste. Assim, incumbe ao empregador providenciar no sentido de acautelar ao trabalhador tais condies, resultando do assdio moral no s a, j por demais referida, violao aos direitos absolutos do trabalhador, mas tambm violao das regras de higiene, segurana e sade a que est adstrito44. Ora, o empregador que no decurso do contrato celebrado resolva assediar o trabalhador (seja atribuindo tarefas a mais, a menos, dissonantes com as suas capacidades e formao, colocado numa secretria vazia sem nada para fazer, ou ainda ordenando-lhe que transcreva mo listas telefnicas, proibindo-o de ter qualquer tipo de contacto/comunicao com os colegas, retirando-lhe todos os
Neste sentido Ferran Camas Roda, ob. cit. pp., 39-48, fazendo referncia ao Critrio Tcnico 69/09 de La Direccin General de la Inspeccin de Trabajo y Seguridad Social sobre acoso y violencia en el trabajo.
44

15
DISSERTAO DE MESTRADO EM DIREITO PRIVADO Universidade Catlica Portuguesa

privilgios que, contratualmente ou a ttulo de usos, em tempos lhe tinha atribudo, seja ainda a ignora-lo) incorre, sem sombra de dvida, em incumprimento flagrante das suas obrigaes contratuais, nomeadamente a de cumprir a sua parte do contrato luz da boa-f. Ao regime da responsabilidade contratual aplicam-se as normas previstas noo CC (arts. 798 e ss.), exigindo-se o cumprimento de determinados requisitos para que esta se possa verificar: facto voluntrio (por regra, trata-se de uma omisso e no nosso caso ser ou a prtica de actos consubstanciadores de assdio moral ou a omisso de uma conduta que vise evitar esta prtica), ilicitude (que se traduz numa desconformidade entre aquilo que deveria ter sido feito e no foi), a culpa (que pode assumir-se como dolo ou negligncia), nexo de causalidade entre o facto sucedido e o dano provocado (ser o acto assediante do empregador e o assdio moral na pessoa do trabalhador) e o dano sofrido (o assdio moral). De acordo com o instituto da responsabilidade contratual, o nus da prova inverte-se, pelo que, e ao contrrio do previsto pelo art. 342, n 1, CC, incumbe ao devedor no caso, empregador provar que a falta de cumprimento da obrigao contratual no procedeu de culpa sua (art. 799 CC) e que os actos assediadores no passam de meros actos de organizao e direco que lhe so legtimos, ou, por outro lado, que a omisso quanto prtica de actos que impeam o assdio se deveu a uma total ignorncia quanto existncia dos mesmos. Com a aplicao deste regime, a questo da prova do assdio moral fica deveras facilitada e sobre o trabalhador no mais flutua a ameaa de se vir a deparar com a incapacidade de fazer prova do seu intento, ao contrrio do que sucedia com a demanda atravs da responsabilidade extracontratual. Na realidade, ainda que em mbito discriminatrio o legislador tenha previsto expressamente a inverso do nus da prova (art. 24 n 5 CT) tal no abranger as situaes de assdio no discriminatrio. De facto, alguma jurisprudncia nacional segue por este caminho. O TRL perante uma situao de flagrante assdio moral por parte do empregador, colocando o trabalhador a desempenhar tarefas para as quais ele no tinha as necessrias competncias, sem lhe fornecer os meios ou locais adequados para as desempenhar, entendeu que sendo tal actuao ilcita, bem como culposa (j que R. no ilidiu a culpa que se presume nos termos do art. 799, n1, CC), responde pelos danos causados a A.45, pelo que se depreende que a responsabilidade civil imputada ao empregador foi efectivamente de carcter contratual. Para alm da questo da prova, tremendamente relevante na situao em anlise (pois tem-se verificado que a barreira de mais difcil superao), h que salientar que, quanto ao prazo de prescrio, ainda que estejamos no mbito da responsabilidade contratual, no podemos aplicar o regime geral previsto no art. 309 CC (20 anos) porquanto o legislador previu expressamente um prazo de prescrio distinto para os crditos laborais (art. 337 CT), os que emergem do contrato de trabalho e da sua violao. Assim, estabelece o CT um ano de prazo prescricional (extintivo) a iniciar a sua contagem na data da ruptura da relao de dependncia entre o empregador e o trabalhador (independentemente da forma de extino do vnculo46). Como o prazo prescricional inicia a sua contagem apenas aps a cessao da relao laboral e como o trabalhador assediado, do nosso ponto
45

46

TRL 09/05/07, proc. 1254/2007-4. Neste sentido, Antnio Monteiro Fernandes, Direito do Trabalho, 13 ed., Almedina, Coimbra, 2007, p. 482 e Pedro Romano Martinez, Direito do Trabalho, 2 ed., Almedina, Coimbra, 2005 p. 770.

16
DISSERTAO DE MESTRADO EM DIREITO PRIVADO Universidade Catlica Portuguesa

de vista, no fica beneficiado se resolver o contrato (com justa causa), este prazo, ainda que diminuto, no colocar em causa o ressarcimento do trabalhador pelos danos sofridos com o assdio moral. Ainda em sede de responsabilidade contratual h que atender ao facto de a responsabilidade dos devedores (no caso, do empregado e, potencialmente, de outros colegas de trabalho, sob a perspectiva do assdio moral horizontal), no ser solidria, mas sim conjunta art. 513 CC, a contrario. No que refere indemnizao dos danos no patrimoniais (os de maior relevncia em casos de assdio moral, atrevemo-nos a dizer), acolhemos pacificamente o entendimento actual da ressarcibilidade tanto dos danos patrimoniais e no patrimoniais em ambas as responsabilidades. Ainda que alguns autores continuem a pronunciar-se no sentido da no ressarcibilidade dos danos no patrimoniais em sede contratual47, a maioria da doutrina e jurisprudncia tm assumido posio diversa, apoiando o ressarcimento dos danos morais mesmo em sede contratual48. Sublinhamos ainda o avano da legislao laboral portuguesa com o surgimento do art. 26 no antigo CT de 2003 (actual art. 28 CT j referido na presente exposio) referente indemnizao dos danos no patrimoniais resultantes de actos discriminatrios. De facto, o legislador no s previu a ressarcibilidade dos danos no patrimoniais, como veio alargar a aplicao desta previso legal ao assdio, no n 2 do art. 29 CT, demonstrando o interesse da questo, bem como a necessidade de intervir legislativamente numa tentativa de travar o fenmeno. Quis assim o legislador aplicar o preceito legal no s fase preliminar da formao do contrato laboral mas tambm sua execuo. No sentido por ns acima defendido, bem como no de que a responsabilidade civil a imputar ao empregador dever ser contratual, pronunciou-se Pedro Romano Martinez49. Atendendo presuno de contrato de trabalho prevista no art. 12 do actual CT e considerando que a questo da prova no que refere ao estabelecimento de lao contratual entre empregador e trabalhador est devidamente salvaguardada, no partilhamos os receios da doutrina espanhola que recorre ao expediente da responsabilidade extracontratual pelo facto desta no necessitar de prova quanto existncia de vnculo laboral entre as partes, ainda que esta mesma doutrina aceite que as questes da segurana e sade no trabalho constituam obrigaes contratuais50. Ainda assim, h jurisprudncia espanhola a admitir a possibilidade de se poderem cumular as aces de

Antunes Varela, Das obrigaes em geral, II, 7 ed., Almedina, Coimbra, p. 106. Neste sentido, Almeida Costa, ob. cit., p. 549; Bruno Ferreira, ob. cit., p. 13; Galvo Telles, ob. cit., p. 378; Menezes Leito, ob. cit., p. 248 e ainda, a ttulo meramente exemplificativo os Acs. do STJ: 25/06/2009 (proc. 08S4117), 08-05-02 (proc. 3662/02), 25.05.02 (proc. 1659/01), 05.06.02 (proc. 3724/01), 02-10-02 (proc.782/02), 09.10.02 (proc. 3661/01) e 27.11.02 (proc. 2423/02). 49 julga-se que est em jogo o regime da responsabilidade civil obrigacional (...) circunstncia que acarreta, nomeadamente, o regime da presuno da culpa (art. 799 do CC) e o da responsabilidade directa por facto de terceiro (art. 800 do CC); Pedro Romano Martinez et alli., Cdigo Trabalho anotado, ob. cit., p. 127. 50 Antnio Valverde et alli., ob. cit., p.637.
48

47

17
DISSERTAO DE MESTRADO EM DIREITO PRIVADO Universidade Catlica Portuguesa

responsabilidade, sendo certo que a extracontratual servir de complemento da contratual quanto ao ressarcimento do ofendido51. A jurisprudncia italiana tem decidido no sentido de considerar a responsabilidade civil emergente da prtica de assdio moral no trabalho como sendo contratual por estar em causa no s o cumprimento de um contrato entre as partes, mas tambm porque sobre o empregador recai a obrigao de defesa e preveno de segurana no trabalho, bem como de tutela da integridade fsica e moral do trabalhador52. De facto, Orsola Razzolini refere que a escolha da via contratual para ressarcimento dos danos no patrimoniais do trabalhador a mais favorvel para este, atendendo ao seu prazo de prescrio e ao regime da prova; considerando o sistema normativo italiano, a autora defende que o ressarcimento dos danos no patrimoniais pela via contratual respeita o previsto legalmente (quanto proteco da integridade fsica e moral) e enaltece a defesa, pela via contratual, de direitos de personalidade constitucionalmente consagrados53. Contudo, h tambm quem defenda, no ordenamento jurdico italiano, a possibilidade de, estando verificados todos os requisitos, se cumularem as responsabilidades (contratual e extracontratual)54. Bernaurd Gauriau55 opta pela imputao de responsabilidade contratual ao empregador, acrescentando que esta resultar, numa primeira fase, da violao da obrigao do empregador de prevenir riscos para a sade fsica e mental dos seus trabalhadores e, numa segunda fase, da inaco adequada para evitar a repetio da conduta. Assim, o autor defende que ao empregador incumbe a obrigao de prestar ateno s relaes entre os trabalhadores e at mesmo destes com terceiros, entrando paulatinamente j no mbito do assdio moral horizontal. Mago Pacheco defende a faculdade de o assediador poder optar entre demandar o empregador (quando os actos de assdio forem praticados por este) luz da responsabilidade civil contratual ou extracontratual, lembrando que, na primeira, a questo da ressarcibilidade dos danos no patrimoniais est j ultrapassada. O autor fundamenta a sua posio no facto de se verificar uma violao da integridade moral do trabalhador, o que se traduz num incumprimento contratual por parte do empregador. O autor vai mais longe, ao defender que o sujeito assediado beneficiar se demandar o empregador em sede contratual, pois neste mbito ser o devedor (no caso o assediador, ie, empregador) que ter de afastar a presuno de culpa que sobre ele incide. A aposta na responsabilizao contratual do empregador funda-se na tese da doutrina italiana que refere que o empregador ao assediar moralmente o trabalhador viola a sua integridade moral, consubstanciando,

Podem cumular-se aces de responsabilidade contratual e extracontratual se se verificarem os requisitos prprios de ambas, actuando a extracontratual como complemento da primeira para atingir o total ressarcimento das vtimas, vd. TS Civil 8 de Julio de 1996, Antnio Valverde et alli., ob. cit. p. 637. 52 Angela Cavallo, Il mobbing e il risarcimento del danno, Responsabilit Civile e Previdenza, n 9, 2006, pp. 14881501, em comentrio a algumas decises do tribunal italiano: Cass. civ., 6 Maro 2006, n 4774; Cass. civ., 25 Maio 2006, n 12445 e, ainda, Orsola Razzolina, Tutela contrattuale e danno non patrimoniale nel rapporto di lavoro, Responsabilit Civile e Previdenza, n 6, 2008, pp. 1430-1448. 53 Orsola Razzolina, ob. cit. pp. 1437 e 1447. 54 Neste sentido, Sabrina Bellumat numa anotao ao aresto da Cassazione de 17/04/2004 (disponvel em RIDL, ano XIV, 2005, p. 103); Martina Vincieri, Responsabilit contratualle o aquiliana, in I danni alla personna del lavoratore nella giurisprudenza, Cedam, Padova, 2004, p. 97. 55 o empregador que promova prticas de assdio quedar-se- obrigado a reparar os danos patrimoniais e no patrimoniais a que, culposamente der origem.Apud. Jlio Gomes, ob. cit., p. 176.

51

18
DISSERTAO DE MESTRADO EM DIREITO PRIVADO Universidade Catlica Portuguesa

tais actos, um incumprimento de obrigaes contratuais expressamente previstas pela legislao laboral portuguesa art. 15 CT. Incumbir, assim, ao empregador ilidir a presuno de culpa que sobre ele recai ou demonstrar que os alegados actos assediantes no o eram efectivamente, mas que se tratavam de um mero exerccio de poder do empregador no limitativo dos direitos fundamentais do assediado. Regina Redinha no tem dvidas em defender que, perante a prtica de actos assediadores, a responsabilidade emergente para o empregador sempre ser extracontratual, porquanto se funda numa violao clara de um direito subjectivo absoluto de outrem, acrescentando que sobre aquele incidir a obrigao de reparar todos os danos que originar56. Seguindo esta linha de pensamento, o TRP proferiu acrdo no qual considerou os danos no patrimoniais como sendo ressarcveis luz da responsabilidade civil extracontratual, desde que os factos resultassem de condutas ilcitas e verificando-se todos os pressupostos legalmente previstos57. Sucede que, e acompanhando esta linha de raciocnio, o nus da prova sempre incumbir ao trabalhador assediado 487, n 1, CC facto este que leva a autora Regina Redinha a defender a necessidade de uma alterao legislativa no sentido de proceder a uma inverso do nus da prova (similar ao previsto no art. 25 CT no que refere proibio de discriminao) de modo a combater a dificuldade em aceder a provas objectivas e consistentes que viabilizem a aco de responsabilidade civil contra o empregador. Incentivando, tambm, a inverso do nus da prova, surge Antnio Garcia Pereira, ao apontar as fragilidades inerentes prova testemunhal bem como ao lembrar que raras so as provas documentais susceptveis de recolha nas empresas infractoras58. Em 2002, e num contexto legislativo bem distinto do actual, Isabel Parreira defendia a responsabilidade aquiliana do empregador, ainda que temerosa no que se refere questo da prova. Contudo, ainda assim a autora preferiu optar por este tipo de responsabilidade, pois, data, entendiase que, em sede de responsabilidade contratual, os danos no patrimoniais no eram susceptveis de ressarcimento59. Para alm do mais, a autora apoiava-se nas previses do CC, nomeadamente nos arts. 483, 484, 486 e 496, referentes, respectivamente, responsabilidade civil extracontratual, violao do bom nome, omisses e ressarcibilidade dos danos no patrimoniais, para qualificar os comportamentos assediantes. Todavia, a legislao laboral evoluiu, estando, actualmente, prevista expressamente a indemnizao por danos no patrimoniais resultantes da prtica de acto discriminatrio art. 28 CT
Regina Redinha, ob. cit., pp. 833-847. Ac. TRP, 03/10/08, proc. 0716615: Da que as condutas ilcitas que surjam nesta rea apenas sejam ressarcveis no mbito da responsabilidade civil, verificados os pressupostos dos artigos 483 e seguintes do Cd. Civil. 58 Prope medidas legislativas como a inverso do nus da prova. raro as empresas deixarem rastos documentais. E, depois, recorre-se oralidade, s testemunhas. Lcia Crespo, ob. cit. 59 Neste sentido, por muito que a LCCT nos fornea a fundamentao da ilicitude dos comportamentos do assediador em termos contratuais, com a consequente presuno de culpa do agressor desde que provados os factos constitutivos do direito do trabalhador vitimado (as agresses de que foi objecto), o art. 496 CC, segundo jurisprudncia e doutrina maioritrias, impede o ressarcimento dos danos no patrimoniais no mbito da responsabilidade contratual, Isabel Parreira, ob cit., p. 238.
57 56

19
DISSERTAO DE MESTRADO EM DIREITO PRIVADO Universidade Catlica Portuguesa

cuja aplicao prtica de assdio tambm resulta de previso legal art. 29, n 3, CT e a doutrina aceita pacificamente o ressarcimento dos danos no patrimoniais no mbito de ambas as responsabilidades civis, mantendo-se a preocupao quanto ao regime de prova no caso do assediado intentar aco de responsabilidade civil extracontratual contra o empregador. Surgem j, no entanto, decises jurisprudenciais que contornam o problema de forma habilidosa. De facto, no seguimento de uma aplicao de coima pela IGT e no se conformando com a mesma, determinada entidade empregadora decidiu recorrer para o Tribunal de Trabalho e, ulteriormente, para a Relao do Porto que veio a considerar, entre outras coisas que no relevam in casu, que a aplicao da coima deveria ser mantida com base na presuno de culpa do empregador, pela omisso de actos impeditivos da prtica do assdio moral. O tribunal considerou que incumbia ao empregador provar que os actos eram justificados e no o inverso, ou seja, no era obrigao do ofendido provar que foi alvo de actos assediantes60.

B) Assdio Moral Horizontal Questo diferente a que surge no contexto do assdio moral fruto de actos praticados por colegas de trabalho. Sendo o assediado vtima dos colegas e no do empregador, imputar-se- a responsabilidade apenas ao colega assediante, ao empregador ou a ambos? Ser o empregador poupado somente pelo facto de no ter sido ele o actor principal na prtica de actos de assdio moral? Parece-nos, sem qualquer dvida, que no. A ligao laboral entre o empregador e o trabalhador assediado mais do que suficiente para que o primeiro seja responsvel civilmente pelo assdio moral padecido pelo trabalhador, ainda que praticado por colegas. De facto, tambm a doutrina espanhola tem entendido responsabilizar o empregador pela violao de direitos fundamentais dos seus trabalhadores (ainda que esta violao seja praticada por colegas e no directamente pelo empregador), remetendo para o regime da culpa in vigilando61. Pode, contudo, ser opo do trabalhador, por motivos vrios, pretender demandar somente o sujeito principal praticante de assdio colega e, neste caso, dever faz-lo atravs de aco de responsabilidade civil extracontratual (por factos ilcitos), porquanto nenhum vnculo obrigacional existe entre ambos, mas apenas um dever mtuo de respeito dos direitos absolutos de cada um62. O trabalhador assediado pelo colega pode, e com toda a legitimidade, pretender demandar o empregador, surgindo neste caso divergncias quanto ao tipo de responsabilidade de que deve lanar mo. Regina Redinha distingue entre o assdio praticado pelo colega trabalhador com o conhecimento do empregador (incorrendo este em responsabilidade por omisso dos deveres que so
Ac. TRP, Proc. 0812216, 07/07/2008: Por outro lado, o nus da prova acerca da materialidade do assdio moral encontra-se cumprido, pois basta a prova da base da presuno, sendo certo que a arguida no cumpriu o seu, atentos os factos no provados e acima elencado, pois impunha-se demonstrar que o seu comportamento era justificado. 61 Neste sentido, STC 74/2007, 16 Abril; STSJ Aragn, 30/06/2003; STSJ Catalua 9/01/2006, Diego Alonso lvarez, Indenizacin por lesin de derechos fundamentales en el mbito laboral I, AL, n 12, 2009, pp. 1496-1509. 62 No mesmo sentido que Mago Pacheco, ob. cit., p. 255.
60

20
DISSERTAO DE MESTRADO EM DIREITO PRIVADO Universidade Catlica Portuguesa

inerentes sua condio, luz do art. 486 CC) ou sem que este se tenha apercebido (respondendo objectivamente de acordo com o previsto no art. 500 CC), no colocando, em nenhuma circunstncia, a hiptese de afastamento da responsabilidade do empregador.63 De facto, para lanar mo da responsabilidade do comitente por actos do comissrio, tm que estar preenchidos determinados pressupostos: existncia de relao de dependncia nos termos da qual o comitente possa dar ordens ou instrues ao comissrio; o dano ser fruto de actos praticados no exerccio das funes confiadas ao comissrio; e sobre o comissrio recair a obrigao de indemnizar. O problema surge quanto ao preenchimento do segundo requisito mencionado, desde logo porque se no se recorrer a uma interpretao ampla do art. 500 CC sero afastadas a maior parte dos actos assediantes porquanto no se enquadram no exerccio das funes confiadas ao comissrio. Maria Graa Trigo considera a previso legal do 500, n 2, CC insuficiente para dirimir todas as situaes que vo surgindo, sob pena de imputar responsabilidade ao comitente por todo e qualquer facto praticado pelo comissrio, desde que produzido durante o exerccio das suas funes, retirando da previso legal um farol fundamental no que se refere distino entre acto danoso verificado no exerccio das funes e por ocasio das delas64. Apostando numa interpretao ampla da norma, Menezes Leito65 entende como suficiente a existncia de conexo entre o dano causado e a funo desempenhada pelo comissrio/trabalhador para que se considere que o acto foi praticado no exerccio das funes atribudas ao comissrio, sob pena de se desresponsabilizar o comitente quanto larga maioria de actos assediantes perpetrados pelo comissrio. O autor, contrariando a orientao mais restritiva quanto ao requisito em apreo, entende que mesmo que o comissrio aja com abuso de funes, o comitente incorre de igual modo em responsabilidade civil, porquanto aquele sempre estar a agir em proveito deste, sendo justo que quem beneficie da actividade exercida tambm responda pelos riscos inerentes mesma66. Mago Pacheco67, partindo da tese de Menezes Leito, defende que quanto a esta contenda, a melhor posio ser a adoptada no ordenamento jurdico francs que responsabiliza o comitente mesmo quando haja um aproveitamento, por parte do comissrio, das suas funes, para praticar o acto assediante. O autor acrescenta que esta ser a hiptese que melhor se coaduna com a funo social do direito pois, por um lado, faculta a imputao do ressarcimento dos danos sofridos e, por outro, a indemnizao torna-se encargo de quem, alegadamente, ter mais capacidade econmica, permitindo evitar que o assediado corra o risco de no ser ressarcido na integralidade. Para alm do mais, ao imputar a responsabilidade ao comitente quer o comissrio tenha cometido o acto assediante no

Regina Redinha, ob. cit., p. 844. Maria Graa Trigo, Responsabilidade civil do comitente (ou responsabilidade por facto de terceiro), in Comemoraes dos 35 anos do Cdigo Civil e dos 25 anos da Reforma de 1977, vol III, Coimbra Editora, Coimbra, pp. 153-169. 65 ... e no tem suporte legal, j que a lei apenas se refere causao de danos no exerccio da funo, no exigindo tambm que os danos sejam causados por causa desse exerccio Menezes Leito, Obrigaes, I, ob. cit., p. 368. 66 Menezes Leito, Obrigaes, I, ob. cit., p. 368. 67 Mago Pacheco, ob. cit., p. 269.
64

63

21
DISSERTAO DE MESTRADO EM DIREITO PRIVADO Universidade Catlica Portuguesa

desempenho das suas funes, quer se tenha aproveitado delas para o cometer, evitar-se-o solues distintas para casos similares, no se colocando em risco a certeza e a segurana do direito68. Assim, Mago Pacheco aps explorar a tese de Regina Redinha, e tentando encontrar solues para as dificuldades que surgem com o recurso ao regime da responsabilidade extracontratual como via para demandar o empregador, nomeadamente no que se refere ao pressuposto de o dano ter resultado do exerccio das funes confiadas ao comissrio (trabalhador assediante), conclui pelo desinteresse em invocar a responsabilidade do comitente prevista no art. 500 CC69. O autor ressalva, no entanto, a utilidade do disposto no art. 500 CC se se adoptar a posio de Menezes Leito, bem como a soluo perfilhada pela jurisprudncia francesa. Em sentido contrrio, Rita Garcia Pereira70, no encalo da sentena do Tribunal Superior Italiano (que reconhece a obrigao do empregador de exercer controlo e vigilncia sobre os trabalhadores), atribui ao empregador a responsabilidade quanto preservao dos direitos de personalidade dos seus trabalhadores, responsabilidade esta independente da sua eventual culpa. Segue a autora rumo ao preceituado pelo art. 800 CC, imputando a responsabilidade ao empregador por actos praticados pelos seus trabalhadores, quando o sejam em seu benefcio. De facto, no mbito da responsabilidade contratual tambm existe responsabilidade objectiva (em que se prescinde da existncia de culpa por parte do devedor), domnio do relevante art. 800 CC. A este preceito aplicam-se os mesmos princpios inerentes ao disposto no art. 500 CC quanto responsabilidade extracontratual do comitente por actos praticados pelo comissrio (igualmente objectiva). Considera-se que a actuao do trabalhador foi como que praticada pelo empregador, imputandolhe a responsabilidade pelos actos praticados por aquele, bem como a obrigao de fazer face aos danos ocorridos71. Contudo, o devedor s responder perante o credor se ao auxiliar (trabalhador assediante) for imputvel o facto que originou a responsabilidade, ou se, caso no lhe seja imputvel o facto assediante, na escolha deste (do trabalhador), o devedor tiver sido negligente72. A responsabilidade, luz do art. 800 CC, do empregador perante actos praticados pelos seus trabalhadores no depende da existncia de uma relao de comisso (tal como exigida no art. 500 CC) entre o empregador (devedor) e o trabalhador assediante (representante legal/auxiliar), sendo suficiente a existncia de uma relao legal (no caso o vnculo laboral) ou ainda a utilizao deste para cumprir a prestao a que estava adsrtrito, facilitanto, deste modo, a responsabilizao do empregador. Pressupe-se, ainda, a violao (por parte do trabalhador assediante) do vnculo obrigacional a que o empregador estava adstrito para com o trabalhador assediado73.

Mago Pacheco, ob. cit., p. 270. Em sntese, em nosso entendimento, o sujeito passivo de assdio moral no trabalho no ter qualquer interesse em invocar esta figura da responsabilidade do comitente prevista no art. 500, do CC., Mago Pacheco, ob. cit., p. 270. 70 Rita Garcia Pereira, Mobbing ou Assdio Moral no trabalho, Coimbra Editora, Coimbra, 2009, p. 225. 71 Neste sentido, Menezes Leito, Obrigaes, II, ob. cit., p. 251. 72 Neste sentido, Antunes Varela e Pires de Lima, Cdigo Civil anotado, II, 3 ed., Coimbra Editora, Coimbra, 1986, pp. 57 e 58. 73 Neste sentido, Menezes Leito, Obrigaes, II, ob. cit., p. 253.
69

68

22
DISSERTAO DE MESTRADO EM DIREITO PRIVADO Universidade Catlica Portuguesa

Parece ser de admitir que o devedor responda no s pelos danos resultantes da prestao principal, mas tambm pelos resultantes da violao de deveres acessrios74. A utilizao de trabalhadores no afasta a responsabilidade do devedor/empregador, respondendo este como se tivesse sido ele mesmo a causar os danos. O nico responsvel a ser demandado contratualmente ser o empregador (devedor) de acordo com este regime. Podendo ainda esta responsabilidade ser convencionalmente excluda ou limitada (art. 800, n 2, CC). Esta previso no deve ser confundida com a excluso de responsabilidade do devedor por actos praticados pelos seus auxiliares ou at mesmo pelos seus prprios actos, sendo que tais convenes padecem de nulidade art. 809 CC75. Atente-se que a excluso e/ou limitao permitida pelo n 2 do art. 800 depende do acordo prvio das partes e no pode abranger actos consubstanciadores de violao de deveres conferidos pelas normas de ordem pblica. Encontram-se assim salvaguardados os direitos vida, integridade fsica ou psicolgica do credor, diz Menezes Leito76, e o direito dignidade do trabalhador, dizemos ns. Assim, no pode este expediente ser utilizado para afastar qualquer responsabilidade do empregador por actos moralmente assediantes praticados por um seu trabalhador em relao a outro. Quanto ao trabalhador que praticou o assdio moral sobre o colega, ao contrrio do que sucede com o instituto da responsabilidade objectiva do comitente, in casu, empregador (atravs da qual responder solidariamente pelos danos causados), -lhe imputada uma responsabilidade conjunta art. 513 CC, a contrario. Coloca-se, finalmente, a questo da possvel demanda processual conjunta (empregador e trabalhador assediante), entendendo Rita Garcia Pereira que o trabalhador assediado no tem de, obrigatoriamente, caso intente aco de responsabilidade civil contra o colega, demandar tambm o empregador, considerando que a situao no se enquadra no previsto no art. 28 CPC77. No sentido de considerar que a interveno deve ser conjunta (do empregador e trabalhador assediantes, como partes processuais passivas), no s para evitar pronncias contraditrias, mas tambm para se poderem ajuizar em conjunto todas as circunstncias relativas situao em concreto, pronunciou-se o Supremo Tribunal espanhol.78.

Neste sentido, Menezes Leito, Obrigaes, II, ob. cit., p. 253. Sobre esta matria, Pinto Monteiro entende que a clusula do n 2 do art. 800 CC apenas se aplica a terceiros (colaboradores) que no auxiliares directos do devedor, vd. Clusulas Limitativas e de excluso de responsabilidade civil, Almedina, Coimbra, 1985, p. 291. 76 Menezes Leito, Obrigaes, II, ob. cit., p. 254. 77 Neste sentido Rita Garcia Pereira, ob. cit., p. 227. 78 Sentena do TS, de 30/01/2008, em REOT, n 141, 2009, pp. 181-198.
75

74

23
DISSERTAO DE MESTRADO EM DIREITO PRIVADO Universidade Catlica Portuguesa

guisa de concluso:

Perante uma situao de assdio moral, o trabalhador em nada beneficia se lanar mo, somente, da possibilidade que o CT prev de resolver o contrato com justa causa, porquanto a indemnizao a aplicar nunca corresponder justa indemnizao devida, atendendo violao de direitos absolutos do trabalhador. Perante um empregador que assedie moralmente o trabalhador, este, com vista ao ressarcimento dos danos no patrimoniais sofridos, pode intentar aco por responsabilidade civil fundada numa violao do cumprimento de obrigaes contratuais. Incumbe ao empregador afastar a presuno de culpa que sobre ele incide quanto prtica de actos assediantes, ou seja, este deve demonstrar que os actos praticados, ao invs de consubstanciarem assdio moral, inserem-se nos trmites ordinrios da relao laboral entre as partes. Atendendo dinmica laboral, actualmente raramente composta, apenas, por empregador/trabalhador, e prevendo a possibilidade de o trabalhador assediado o ser por outro trabalhador, este h-de ser responsabilizado extracontratualmente, porquanto entre os colegas de trabalho nenhum vnculo laboral existe, to somente um dever mtuo de respeito pelos direitos (absolutos) de cada um. Contudo, no se julgue que o empregador sair inclume da situao, pois o trabalhador assediado pode intentar aco de responsabilidade civil por actos dos seus trabalhadores art. 800 CC vendo, deste modo, ressarcidos todos os danos no patrimoniais sofridos com o assdio moral praticado pelo colega de trabalho.

_______ // _______

Grande a dignidade do trabalho pois honra o trabalhador79

79

Talmude Babilnico, Textos Judaicos.

24
DISSERTAO DE MESTRADO EM DIREITO PRIVADO Universidade Catlica Portuguesa

REFERNCIAS BILBIOGRFICAS:

larez Alonso, Diego, Indenizacin por lesin de derechos fundamentales en el mbito laboral,I, Actualidad Laboral, n12, 2009, 1496-1509. Andrade, Vieira de, Os Direitos Fundamentais na Constituio Portuguesa de 1976, Almedina, Coimbra, 1987. Brito, Pedro Madeira de; Dray, Guilherme; Monteiro, Lus Miguel; Martinez, Pedro Romano; Silva, Luis Gonalves; Vasconcelos, Joana, Cdigo do Trabalho Anotado, Almedina, Coimbra, 2006. Camas Roda, Ferran, Un empuje a la proteccin completa del trabajador ante situaciones de acoso moral mediante la imposicin a la empresa del recargo de prestaciones, Aranzadi Social, n 5, 39-48. Canotilho, Gomes, Direito Constitucional e teoria da Constituio, 4 ed. Almedina, Coimbra. Carvalho, Messias, Assdio Moral/Mobbing, in Revista Toc de Agosto 2006. Cavallo, Angela, Il mobbing e il risarcimento del danno, Responsabilit Civile e Previdenza, n 9, 2006, 1488-1501. Costa, Mrio Jlio de Almeida, Direito das Obrigaes, 9 ed., Almedina, Coimbra, 2004. Fernandes, Antnio Monteiro, Direito do Trabalho, 13 ed., Almedina, Coimbra, 2007. Ferreira, Bruno Bom, A problemtica da titularidade da indemnizao por danos no patrimoniais, Compilaes Doutrinais, Verbo Jurdico, Porto, 2008. Gauriau, Bernard, Lemployeur doit rpondre des agissements des personnes qui exercent, de fait ou de droit, une autorit sur les salaris. Recherche dun fondement juridique, Droit Social n 11, 2001, 921-924 Gomes, Jlio, Algumas Observaes sobre o Mobbing nas Relaes de Trabalho Subordinado, in Estudos Jurdicos em Homenagem ao Prof. Antnio Mota Veiga, Almedina, Coimbra, 2007, 165-184. Leito, Menezes, Direito das Obrigaes, I, 3 ed., Almedina, Coimbra, 2003. -------------------- Direito das Obrigaes, II, 2 ed., Almedina, Coimbra, 2002. 25
DISSERTAO DE MESTRADO EM DIREITO PRIVADO Universidade Catlica Portuguesa

Lima, Pires de; Varela, Antunes, Cdigo Civil Anotado, Coimbra Editora, Coimbra, 1987. Martin Valverde, Antonio; Murcia, Joaquin Garcia; Rodriguez-Saudo Gutirrez, Fermn, Derecho del Trabajo, Tecnos, Madrid, 2006. Martinez, Pedro Romano, Direito do Trabalho, 2 ed., Almedina, Coimbra, 2005. Monteiro, Pinto, Clusulas Limitativas e de excluso de responsabilidade civil, Almedina, Coimbra, 1985. Pacheco, Mago Graciano de Rocha, O Assdio Moral no Trabalho, Almedina, Coimbra, 2007. Parreira, Isabel Ribeiro, Assdio Moral no Trabalho, in V Congresso Nacional do Direito do Trabalho, Almedina, Coimbra, 2002, 225-226. Pereira, Rita Garcia, Mobbing ou Assdio Moral no Trabalho, Coimbra Editora, Coimbra, 2009. Razzolina, Orsola, Tutela contrattuale e danno non patrimoniale nel rapporto di lavoro, Responsabilit Civile e Previdenza, n 6, 2008, 1430-1448. Rebelo, Glria, Assdio moral e dignidade no trabalho, in Pronturio de Direito do Trabalho, ns 76, 77, 78, Janeiro-Dezembro 2007, 105-119. Redinha, Maria Regina Gomes, Assdio Moral ou mobbing no trabalho, in Estudos em homenagem ao Prof. Doutor Ral Ventura, Vol II, Coimbra Editora, Coimbra, 2003. Silva, Lus Gonalves da, Cdigo do Trabalho, pareceres vol III in O Cdigo do Trabalho face Constituio, Ministrio da Segurana Social e do Trabalho, Lisboa, 2004, 401-484. Telles, Galvo, Direito das Obrigaes, Coimbra Editora, 7 ed., Coimbra, 1997. Trigo, Maria Graa, Responsabilidade civil do comitente (ou responsabilidade por facto de terceiro), in Comemoraes dos 35 anos do Cdigo Civil e dos 25 anos da Reforma de 1977, vol III, Coimbra Editora, Coimbra, 2007, pp. 153-169. Vincieri, Martina, Responsabilit contratualle o aquiliana,, in I danni alla personna del lavoratore nella giurisprudenza, Cedam, 2004. Varela, Antunes, Das Obrigaes em Geral, Vol I, 9 ed., Almedina, Coimbra, 1996. --------------------- Das obrigaes em Geral, Vol. II, 7 ed., Almedina, Coimbra, 1997. 26
DISSERTAO DE MESTRADO EM DIREITO PRIVADO Universidade Catlica Portuguesa

REFERNCIAS JURISPRUDNCIAIS:

- todos os acrdos referidos podem ser consultados em www.dgsi.pt -

Ac. Supremo Tribunal de Justia de 25/06/2009, proc n 08S4117 Ac. Supremo Tribunal de Justia de 27/11/2002, proc n 2423/02 Ac. Supremo Tribunal de Justia de 09/10/2002, proc n 3661/01 Ac. Supremo Tribunal de Justia de 02/10/2002, proc n 782/02 Ac. Supremo Tribunal de Justia de 05/06/2002, proc n 3724/01 Ac. Supremo Tribunal de Justia de 25/05/2002, proc n 1659/01 Ac. Supremo Tribunal de Justia de 08/05/2002, proc n 3662/02 Ac. Tribunal da Relao do Porto de 02/02/09, proc n 0843819 Ac. Tribunal da Relao do Porto de 07/07/08, proc n 0812216 Ac. Tribunal da Relao do Porto de 03/10/08, proc n 0716615 Ac. Tribunal da Relao de Lisboa de 09/05/07, proc n 1254/2007-4

27
DISSERTAO DE MESTRADO EM DIREITO PRIVADO Universidade Catlica Portuguesa

28
DISSERTAO DE MESTRADO EM DIREITO PRIVADO Universidade Catlica Portuguesa

Anda mungkin juga menyukai