Anda di halaman 1dari 17

Jesiel Luis Ternero

Trabalho monogrfico
Pintura: A providncia guia Cabral de Eliseu Visconti

Trabalho final da disciplina Histria da Arte no Brasil I. Professor: Tadeu Chiarelli

Escola de Comunicaes e Artes - USP 2013

Eliseu Visconti A providncia guia Cabral 1899 leo sobre tela 180 x 108 cm

Obra realizada para os 400 anos do Descobrimento do Brasil, pintada em 1899 na Frana e exposta pela primeira vez no Rio de Janeiro em 19011, o quadro A providncia guia Cabral uma pintura alegrica que mostra o navegador portugus Pedro lvares Cabral em seu caminho ao litoral brasileiro, guiado por uma mulher representando a personificao da Providncia Divina. Quadro de grandes dimenses (180 x 108 cm), foi pintado por Visconti em seu perodo parisiense como pensionista da Repblica, no incio de sua carreira artstica, sendo o primeiro bolsista da Escola Nacional de Belas Artes (ENBA)2. A obra caracteriza-se pela influncia de movimentos artsticos como o Simbolismo, Renascimento italiano e um colorido de forte influncia impressionista. Ao passarmos o olhar pela tela identificamos quatro figuras masculinas, alinhadas e posicionadas na parte inferior. A primeira, ao leme, o navegador Pedro lvares Cabral. Ao seu lado, em um plano mais ao fundo, aparece um rosto em
1

LEITE, Jos Roberto Teixeira. Dicionrio Crtico da Pintura no Brasil. Rio de Janeiro, Ed. Artlivre, 1988, 1 ed., p. 427.
2

SERAPHIM, Mirian Nogueira. No vero de Eliseu Visconti: obra pioneira que revela seu autor. Revista de Histria da Arte e Arqueologia (RHAA), Universidade Estadual de Campinas, n 7, p. 64, jan/jun 2007.

penumbra que representa um dos navegadores que acompanhavam Cabral, como Bartolomeu Dias ou Nicolau Coelho. Na sequncia, empunhando uma pena em posio de escrita, aparece Pero Vaz de Caminha, autor da primeira carta que relata oficialmente as terras brasileiras ao Rei de Portugal, Dom Manuel. Mais atrs, com as mos levantadas em posio de orao e em trajes franciscanos, aparece frei Henrique de Coimbra, celebrante da primeira missa no Brasil. Acima dos homens, como centro da alegoria, encontra-se a figura de uma mulher ruiva, cega, que repousa o indicador no centro da cabea do navegador e o guia: a personificao da Providncia Divina. O ambiente alegrico e as influncias do artista A pintura foi executada com pequenas pinceladas em tons alaranjados, azuis e violetas, com reas de sombras bem acentuadas: uma colorao que se sobrepe em tons e concede um efeito diludo e pulsante para a obra, como uma chama viva de cores. A pintura em si no possui uma luz ambiente, no se pode afirmar qual o perodo do dia ou qual a posio do foco de luz. No se trata aqui de um ambiente fsico, e sim de um lugar metafsico, sem tempo, imaterial, remetendo-nos a um mundo onrico. As figuras esto mergulhadas em uma dimenso decadentista3, quase melanclica, sentimento que tambm contamina suas expresses faciais. Essa dimenso expressiva aparece tambm em obras do mesmo perodo do artista, tais como: Sonho Mstico (1897, Museu de Belas Artes de Santiago do Chile), Giovent (1898, Museu Nacional de Belas Artes/Rio de Janeiro), Recompensa de So Sebastio (1898, MNBA/RJ) e Oradas (1899, MNBA/RJ).

O termo decadentismo descreve uma sensibilidade esttica que ocorre no fim do sculo XIX e se contrape ao realismo e ao naturalismo, acompanhada de uma inclinao esttica marcada pelo subjetivismo, pela descoberta do universo inconsciente e pelo gosto das dimenses misteriosas da existncia. (Trecho obtido em < http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_ verbete=4624 >. Acesso em 1 de dezembro de 2013.)

Sonho mstico 1897

Giovent 1898

Recompensa de So Sebastio 1898

Oradas 1899

Depreende-se que esse estilo de criar ambientes, em Visconti, tem suas razes no Simbolismo, estilo com o qual teve contato na Paris de fin-de-sicle e que influenciou grande parte de sua obra. Mas, tambm correto supormos que uma apreciao dos clssicos renascentistas italianos, em ressonncia com valores prrafaelistas, tambm inspirou o artista. Tal apreciao fica mais evidente nas obras Giovent e Oradas, que nos remetem s pinturas de Botticelli. A esse respeito, o autor Olvio Tavares de Arajo elucida:
Mas certo que Visconti nunca foi nem um impressionista, nem um divisionista em sentido estrito. Deste ltimo nunca adotou o cientificismo, o estudo minucioso dos fenmenos ticos, a justaposio sistemtica de cores primrias para gerar uma terceira segundo leis de

5 contraste, degradao e irradiao da luz. Assimilou livremente as linguagens correntes de sua poca e as usou como quis. Acrescentoulhes certo gosto pelo realismo e at um sabor clssico, como o que aparece em sua famosa obra-prima Giovent, de 1898. Pelo desenho e modelado ela lembra ningum menos que Botticelli assim como O Progresso est perto de Monet. Grande pintor heterodoxo, Visconti criou o seu estilo e se move na transio entre dois sculos fazendo arte de alta qualidade.4

Alm disso, apesar de o ambiente viscontiano das obras citadas possuir expresses tpicas do neoplatonismo5, sobretudo em sua luz, devemos lembrar que a obra de Visconti no apresenta outros paralelos renascentistas, como o estudo minucioso de fenmenos da natureza com o fim de compreender a materializao terrena do mundo das ideias e a crise do ser enquanto matria e sua luta para superla. Em relao a este ltimo, em Visconti, o que encontramos o oposto: a calma, a contemplao, o olhar distante e introspectivo permeiam as personagens do autor e tambm se confundem com o ambiente que as cercam. Sobre isso, a pesquisadora Mirian Nogueira Seraphim escreve:
O pintor brasileiro rapidamente absorveu o clima respirado na Paris da virada do sculo, mas seu temperamento, no dado a grandes angstias e conflitos existenciais, s lhe permitiria assumir um dos lados das contraposies reinantes naqueles anos [...]6

Vale apontar que, conforme evolui em sua obra, Visconti passa a substituir essa atmosfera por outra mais real, viva e colorida, influenciado pela prpria atmosfera mida carioca que passa a retratar. Podemos constatar essa mudana j na tela Antigo observatrio nacional, de 1903, com seu campo buclico e seu horizonte colorido. Esse perodo posterior de sua obra (de meados da dcada de 1900 at a dcada de 1940), cuja atmosfera contrasta com a de seu perodo inicial em que se
4

ARAJO, Olvio Tavares de. Pintura brasileira do sc. XX: trajetrias relevantes. Rio de Janeiro, editora 4 Estaes, 1998, p. 34.
5

Nesse sentido, o neoplatonismo na pintura reflete a viso do filsofo Plotino de que de que a esfera material estava mergulhada nas sombras, mas ainda assim acreditava que as formas naturais refletiam um pouco da Luz do Uno. Essa viso filosfica aparece em obras como as de Leonardo da Vinci, Rafael Sanzio e Michelangelo.
6

SERAPHIM, Mirian Nogueira. Um novo olhar sobre a obra de Eliseu Visconti. Fnix - Revista de Histria e Estudos Culturais, Universidade Federal de Uberlndia, vol. 3, ano III, n 3, ps. 6-7, jul/set 2006.

localiza a pintura tema deste texto, foi o mais aclamado, pois estava mais em sintonia com a construo ideolgica do movimento modernista brasileiro. O crtico Mrio Pedrosa, analisando a obra de Visconti, comenta no jornal Correio da Manh em 1950:
Elyseu Visconti veio ligar o passado ao futuro da histria de nossa pintura. Com ele, termina o hiato entre artistas de ontem, que chegam at Batista da Costa, e os modernos que atearam o fogo da revoluo. Nele o movimento moderno encontra o elo que faltava para prend-lo cadeia da tradio. Visconti tinha, no fundo, conscincia dessa misso. Sabia situar-se no plano da curva da histria.7

Antigo observatrio nacional 1903

Luz e submerso Analisando a pintura, percebemos que a luz da composio emana do peito da Providncia, e a nica parte da tela realmente iluminada. Mesmo a chama que ela carrega em sua mo no causa efeito luminoso; no h claridade na mo que a empunha. A chama ali parece apenas representar o smbolo do conhecimento, como a chama na lenda mitolgica de Prometeu, e a luz emana apenas da mulher, a Providncia Divina, um dos atributos de Deus. Apesar disso, a figura no toda feita de luz, as extremidades vo gradualmente ganhando sombra; os ps da Providncia j se apresentam to escuros que mal os distingue. forte nisso a simbologia dicotmica entre terra e cu, profano e divino. Os ps, que tocam o solo, no possuem luz. A luminosidade, mesmo na personificao divina, emana do peito, do corao. Cabral e sua tripulao se encontram em uma regio de sombras, no fosse a presena da Providncia Divina ali, estariam todos mergulhados na penumbra.
7

Pedrosa, Mrio. Visconti diante das modernas geraes. Correio da Manh, Rio de Janeiro, 1.1.1950. Apud CAVALCANTI, Ana. Histria da arte e fices num caderno de notas de Eliseu Visconti. ARTE & ENSAIOS Revista do PPGAV/EBA/UFRJ, Rio de Janeiro, n 21, p. 94, dez. 2010.

Ao fundo, o mar se apresenta calmo. Colorido com tons azuis e lilases, com a utilizao de verde esmeralda na construo dos tons, d a impresso de ser feito de pedras preciosas. Ele se mistura ao cu roxo e, por sua composio cromtica, parece ser um mar de outro plano, sem paralelo na nossa dimenso terrena. Os tons azullilases do mar foram concebidos para contrastar com o laranja-dourado com o qual construda a Providncia, seguindo as cores opostas do Disco de Newton. Um detalhe peculiar da obra foi o tratamento dado aos cabelos esvoaantes da Providncia. Apesar de parecer retratar um vento forte, esse vento s se manifesta nos cabelos, nas vestes e na tocha segurada pela figura feminina. Esse suposto vento no causa efeito fsico nas outras personagens. Tal efeito estilstico utilizado pelo pintor pode ser comparado aos modernos efeitos cinematogrficos de captura de movimento debaixo dgua (underwater motion capture). Curiosamente, esse efeito foi usado no filme hollywoodiano 3008 com um fim similar ao que o pintor quis em seu quadro. No filme, uma jovem a atriz Kelly Craig ruiva e com os seios desnudos, como a Providncia na pintura, faz parte de um orculo e realiza uma dana ritualstica para entrar em contato com os deuses que lhe revelaro uma mensagem9. O recurso estilstico utilizado pelo diretor Zack Snyder foi fazer a captura de movimento debaixo dgua, talvez pela aparncia de transcendentalismo que o efeito mostra. Encontramos a um paralelo na representao da Providncia: o efeito de movimentao das vestes apenas da figura feminina, flutuante no navio, leva-nos a sentir seu aspecto transcendental, um dos temas abordados pelo Simbolismo.

300. Direo: Zack Snyder. Estrelando: Gerald Butler and Lena Headey. Warner Bros. Pictures, 2007. DVD (117 min), color.
9

O trecho citado do filme pode ser assistido atualmente <http://www.youtube.com/watch?v=xJT-nS4t_gE>. Acesso em 15 de novembro de 2013.

no

link

A mulher do Orculo (Kelly Craig) desliza em transe e comea o processo de interpretar a vontade dos deuses. Warner Bros. Pictures

Nesse contexto, notam-se tambm as formas esverdeadas que aparecem na base da imagem. Essas formas, por possurem asas e bicos, lembram-nos pombos smbolo do Esprito Santo e da paz. Porm, Visconti pintou-as de um verde-musgo, distanciando-se do branco padro utilizado na representao mais comum deste smbolo. Fazendo assim, as formas tambm ganham um aspecto de nvoa densa, reforando ainda mais a esttica onrica da alegoria. Mas, por estarem localizadas apenas na base do quadro e por possurem contornos orgnicos, essas formas nos lembram tambm de plantas subaquticas, como algas. Soma-se a isso o j citado efeito aqutico aparente da figura da Providncia e podemos supor, como efeito geral, a sugesto de uma alegoria submersa em gua. Essa sugesto est de acordo tambm com o tema da obra, a vinda Cabral para o litoral brasileiro dominando os tortuosos mares que separavam o Reino de Portugal das terras de Pindorama. Ademais, as pernas da Providncia esto quase que totalmente encobertas por um pano alaranjado, cuja pintura com pequenas pinceladas de um alaranjado brilhante, remete-nos escama de algum peixe dourado ou mesmo imagem de uma sereia. Desta forma, Cabral, quando guiado pela Providncia Divina, se une a Deus e tambm ao mar; tudo converge para a descoberta das novas terras, que o pintor desejou enaltecer com a pintura. Podemos supor que o pintor tenha talvez planejado e desejado esse feito simblico de submerso em seu quadro se levarmos em conta o estudo de um caderno de notas de Visconti realizado pela professora Ana Cavalcanti (EBA/UFRJ). Em seu artigo, Cavalcanti nota que Visconti realizava diversas anotaes de modelos, seus endereos e atributos mais interessantes, e tambm tomava nota de vrias outras

obras como referncia para suas criaes futuras. Isso demonstra como o pintor empregava um esforo intelectual em suas criaes.
Essas anotaes se assemelham s de um diretor teatral, produtor cinematogrfico, fotgrafo ou qualquer profissional que necessite de elenco variado de atores ou modelos com que possa contar, de acordo com as demandas especficas de cada projeto. Esse um indcio da prtica do artista que opera no campo da montagem de cena ou da narrao de uma histria, ou seja, no campo da fico. Encontra-se nesse mesmo bloco outro procedimento de estudo. So esboos rpidos com as linhas de composio e comentrios sobre obras que Visconti viu numa viagem a Londres.10

As personagens e o toque A figura feminina do quadro a que nos chama mais ateno. Com um sorriso contido, parece fitar o horizonte (onde se localiza o Brasil), mas no possui olhos. Suas rbitas oculares negras reforam a mensagem de que a Divina Providncia onisciente, diferindo da iconografia catlica que, por vezes, representa a Divina Providncia como um olho o olho que tudo v. Levando em conta as estaturas, percebemos tambm que a figura feminina bem maior que as personagens sob seus ps. Ela tambm alongada, com um pescoo muito esticado, porm no to robusta como o padro clssico de representao de mulheres. A composio da figura, seu cabelo e roupa nos remete pintura Maria Madalena em Sainte-Baume, de Pierre Puvis de Chavannes, que pode ter sido uma das inspiraes de Vsiconti11. A leveza da face e da expresso de Providncia nos remete s faces femininas das obras de Eugne Carrire, como por exemplo, Mulher inclinada sobre uma mesa.

10

CAVALCANTI, Ana. Histria da arte e fices num caderno de notas de Eliseu Visconti. ARTE & ENSAIOS Revista do PPGAV/EBA/UFRJ, Rio de Janeiro, n 21, p. 96, dez. 2010. 11 LEITE, Jos Roberto Teixeira, 1988, p. 427.

10

Pierre Puvis de Chavannes Maria Madalena em Sainte-Baume 1869 leo sobre tela 52,5 x 36,5 cm

Eugne Carrire Mulher inclinada sobre uma mesa 1893 leo sobre tela 65 x 54 cm

Os seios desnudos da figura representam, de acordo com o padro clssico, uma imagem superior da mulher, igualando-a s deusas. Temos um exemplo dessa noo clssica em Eurpedes, na tragdia Hcuba, quando este representa a princesa Polyxena parcialmente nua nos momentos que precedem sua morte. Ele a descreve como expondo seus seios nus, nua e amvel como uma escultura de uma deusa12. Entretanto, a mulher pintada por Visconti aparece apenas com a metade de cima do corpo nua, fato que nos remete imediatamente famosa figura da Repblica Francesa
12

No original: exposing her naked breasts, bare and lovely like a sculptured goddess. Eurpedes. Hcuba. 560-61 (trad. W. Arrowsmith, Euripides III. New York 1968). Apud BONFANTE, Larissa. Nudity as a Costume in Classical Art. American Journal of Archaeology, Vol. 93, No. 4 (Oct., 1989), p. 547. Disponvel em: <http://www.jstor.org/stable/505328>. Acesso em 16 de novembro de 2013.

11

idealizada por Eugne Delacroix em sua pintura A Liberdade Guiando o Povo (1830). Essa pintura de Delacroix tambm inspirou a figura feminina representando a Repblica Portuguesa da famosa litografia colorida de 1910 de Cndido da Silva13, alusiva proclamao da repblica daquele pas.

Eugne Delacroix A Liberdade Guiando o Povo 1830 leo sobre tela 260 x 325 cm

Cndido da Silva (?) A proclamao da Repblica portuguesa. 1910 9,0 x 13,8 cm

Essas duas figuras, tanto a de Delacroix como a efgie da Repblica Portuguesa inspirada em Delacroix, guardam paralelos com a figura feminina de Visconti, no apenas nos seios desnudos, mas por ocuparem o centro da representao e por serem
13

A autoria atribuda a Cndido da Silva, porm no confirmada. Fonte: Casa Comum/Fundao Mrio Soares . Disponvel em: < http://casacomum.org/cc/visualizador?pasta=09022.002.007>. Acessado em 22 de novembro de 2013.

12

formalmente maiores, ganhando mais importncia. sabido que Visconti naturalizouse brasileiro por ocasio da Proclamao da Repblica Brasileira14, em 1889, e que o ano de produo do quadro A Providncia Guia Cabral, 1899, encontrava-se neste contexto histrico. Ento, podemos supor que estas imagens estavam dentro do interesse do artista e tenham influenciado, em alguma medida, seu modo de representao de figura feminina idealizada, superior. Outra representao personificada da Divina Providncia conhecida do afresco Alegoria da Divina Providncia e do Poder Barberini, de Pietro da Cortona, pintada no Palazzo Barberini de 1633 a 1639. No afresco, a Divina Providncia personificada por uma mulher completamente vestida com roupas amarelas e alaranjadas, tendo uma luz intensa atrs de sua cabea. A principal diferena da figurao de Pietro da Cortona e de Visconti est no nu da figura do segundo. Todavia, a obra de Cortona foi realizada no contexto da Contrarreforma, aps o Conclio de Trento, que proibiu figuras nuas em representaes sacras, o que talvez tenha guiado a sua deciso esttica.

Pietro da Cortona Alegoria da Divina Providncia e do Poder Barberini Afresco c. 1633-1639

Passando a anlise para a figura de Cabral, nota-se que na pintura ele est mesmerizado. Sua expresso, aptica, apenas contempla o longe, mostrando que est
14

SERAPHIM (RHAA, p. 64)

13

fadado ao seu destino. Os cabelos e barba do navegador vo se desfazendo nas pontas, so quase fluidos. Acerca da figura de Cabral, em 1901, Gonzaga Duque escreve uma crtica para a revista Kosmos e comenta duas telas de Visconti: Cabral guiado pela Providncia Divina e Ordeas. Sobre Cabral, na obra que tratamos aqui, ele escreve:
A figura eminente, Pedrlvares Cabral, representada, no seu tipo tradicional e nas suas vestes da poca, mas em o quanto do homem se faz necessrio glorificao a sua cabea em que reside a inteligncia, e o seu peito, sede convencionada para os sentimentos afetivos, em que, nesse herico mareante o amor da ptria se reanimava a cada latejar do corao.15

Outro fato interessante sobre a alegoria que a Providncia coloca o indicador da mo esquerda no centro da cabea de Cabral. O dedo atravessa e entra na cabea do portugus, penetrando-a, dando um aspecto espiritual ao toque. Olhando com ateno, percebe-se que o dedo da mulher se aproxima da localizao da glndula pineal na cabea de Cabral. Curioso notar que, atualmente, essa glndula tida por espiritualistas16 como o local de conexo com o espiritual. O artista contemporneo americano Alex Gray, que realiza pinturas com temas psicodlicos e espiritualistas, coloca essa glndula em evidncia em alguma de suas pinturas como uma fonte de inspirao supernatural, como pode ser visto em sua obra Painting. Entretanto, nada na obra de Visconti aponta que esse detalhe do toque foi intencional. Nenhuma de suas outras pinturas ou desenhos17 mostra algum indcio de ligao entre Visconti e o espiritualismo. Em uma procura por alguma referncia de pintura (dentre simbolistas, romnticos, pr-rafaelitas ou renascentistas) que talvez pudesse explicar a inspirao de Visconti para a construo desse toque peculiar tambm no logrou resultados.

15

Gonzaga Duque. Eliseu Visconti. Revista Kosmos. Rio de Janeiro, ano 2, julho de 1901. Disponvel em: <http://www.casaruibarbosa.gov.br/dados/DOC/literatura/gonzaga_duque/FCRB_GonzagaDuque_Elise u_Visconti.pdf>. Acesso em 17 de novembro de 2013.
16

Divaldo Franco, em entrevista para a Rede Globo em 2012, transcrita pelo jornal on-line da emissora, o G1, cita a relao tida por espiritualistas entre a glndula pineal e a mediunidade. Notcia pode ser vista e lida em: <http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2012/08/medium-divaldo-francocita-maias-e-fala-em-transicao-para-mundo-melhor.html>. Acesso em 17 de novembro de 2013.
17

Uma lista completa de trabalhos de Visconti pode ser vista no website do Projeto Eliseu Visconti: <http://www.eliseuvisconti.com.br/Catalogo/Principal/Default.aspx>. Acesso em 17 de novembro de 2013.

14

Alex Grey Painting 1998 leo sobre linho 76,2 cm x 101,6 cm

Origem da obra e gnero A origem desta obra foi, na verdade, um concurso lanado em 1899 pela Associao do Quarto Centenrio do Descobrimento do Brasil. Os candidatos deveriam enviar um esboo com o Descobrimento como tema, medindo 60 x 40 cm, at 20 de agosto daquele ano18. A composio vencedora seria realizada em tamanho maior e um prmio em dinheiro seria dado a seu autor. Doze esboos foram apresentados e Visconti usou Providncia como pseudnimo em sua participao. Embora no tendo ganhado o concurso, Visconti resolveu realizar assim mesmo uma obra de maiores dimenses, a que conhecemos hoje. conhecido tambm um esboo para essa obra, que se encontra na Embaixada do Brasil em Washington, que pelo seu tamanho (85 x 54 cm), acredita-se que no seja a obra enviada para o concurso, mas talvez um planejamento do quadro que realizaria.

18

SERAPHIM, Mirian Nogueira. [Com/Con]tradies na Histria da Art. XXXI Colquio do Comit Brasileiro de Histria da Arte, Universidade Estadual de Campinas, p. 411, outubro de 2011. Disponvel em: <http://www.cbha.art.br/coloquios/2011/anais/pdfs/anais2011.pdf>. Acesso 17 de novembro de 2013.

15

Eliseu Visconti Provvel esboo para a obra Providncia Guia Cabral. 1899 leo sobre tela 85 x 54 cm

Apesar de apresentar um fato histrico, a vinda de Pedro lvares Cabral e sua comitiva para o, ento, Descobrimento do Brasil, a tela de Visconti no guarda muitas semelhanas com o gnero pintura histrica. No o foco da representao de Visconti passar a objetividade do fato histrico, como acontece em pinturas histricas como as de Victor Meirelles e Pedro Amrico. Eliseu Visconti quis, ao contrrio, dar um ar simbolista, romntico, ao fato. Se compararmos essa pintura de Visconti com a Descoberta do Brasil [Desembarque de Pedro lvares Cabral em Porto Seguro em 1500] (1922), de Oscar Pereira da Silva, notamos que nesta ltima foram representadas todas as caravelas de Cabral, alm de um grande nmero de pessoas pertencentes tripulao e o estandarte do Reino Portugus, itens que no entraram na representao de Visconti. Alm disso, a pintura A Providncia guia Cabral, apesar de possuir propores relativamente grandes (180 x 108 cm) no possui as gigantescas propores nas quais as pinturas histricas eram feiras, como a citada pintura de Oscar da Silva que possui 190 330 cm.

16

Oscar Pereira da Silva Descoberta do Brasil [Desembarque de Pedro lvares Cabral em Porto Seguro em 1500] 1922 leo sobre tela 190 330 cm

Tambm, as pinturas histricas possuam um interesse especial do Estado, sendo muitas vezes encomendadas por este e, por serem vistas como de maior importncia, atribudas apenas a pintores que gozavam de certo renome. Eliseu Visconti, apesar das timas crticas, prmios e recomendaes, estava ainda no comeo de sua carreira quando pintou A Providncia guia Cabral e, a avaliar pelos estudos e outras pinturas realizadas no perodo, no inclinado pintura histrica. Consideraes finais Este trabalho teve por objetivo a anlise da obra A providncia guia Cabral , de Eliseu Visconti. A anlise principal se tentou mostrar que, ao planejar a tela, Visconti, inspirado pelo simbolismo, inseriu diversos pormenores que atribuem uma atmosfera transcendental cena e a coloca em ressonncia com a produo simbolista de Paris do fim do sculo XIX. Notamos tambm, que Eliseu empreendeu estudos srios durante seu perodo como pensionista da Repblica e trouxe para o Brasil uma densa gama de conhecimentos, que continuou por desenvolver no restante de sua carreira.

17

Bibliografia
ARAJO, Olvio Tavares de. Pintura brasileira do sc. XX: trajetrias relevantes. Rio de Janeiro: 4 Estaes, 1998. CAVALCANTI, Ana. Histria da arte e fices num caderno de notas de Eliseu Visconti. ARTE & E NSAIOS Revista do PPGAV/EBA/UFRJ, Rio de Janeiro, n 21, dez. 2010. EURPEDES. Hcuba. (trad. W. Arrowsmith, Euripides III. New York 1968). Apud BONFANTE, Larissa. Nudity as a Costume in Classical Art. American Journal of Archaeology, Vol. 93, No. 4 (Oct., 1989). Disponvel em: <http://www.jstor.org/stable/505328>. Acesso em 16 de novembro de 2013. GONZAGA DUQUE. Eliseu Visconti. Revista Kosmos. Rio de Janeiro, ano 2, julho de 1901. Disponvel em: <http://www.casaruibarbosa.gov.br/dados/DOC/literatura/gonzaga_duque/FCRB_GonzagaDu que_Eliseu_Visconti.pdf>. Acesso em 17 de novembro de 2013. LEITE, Jos Roberto Teixeira. Dicionrio Crtico da Pintura no Brasil. Rio de Janeiro, Ed. Artlivre, 1988, 1 ed. PEDROSA, Mrio. Visconti diante das modernas geraes. Correio da Manh, Rio de Janeiro, 1.1.1950. Apud CAVALCANTI, Ana. Histria da arte e fices num caderno de notas de Eliseu Visconti. ARTE & ENSAIOS Revista do PPGAV/EBA/UFRJ, Rio de Janeiro, n 21, dez. 2010. SERAPHIM, Mirian Nogueira. No vero de Eliseu Visconti: obra pioneira que revela seu autor. Revista de Histria da Arte e Arqueologia (RHAA), Universidade Estadual de Campinas, n 7, jan/jun 2007. _______________________. Um novo olhar sobre a obra de Eliseu Visconti. Fnix - Revista de Histria e Estudos Culturais, Universidade Federal de Uberlndia, vol. 3, ano III, n 3, jul/set 2006. _______________________. [Com/Con]tradies na Histria da Art. XXXI Colquio do Comit Brasileiro de Histria da Arte, Universidade Estadual de Campinas, outubro de 2011. Disponvel em: <http://www.cbha.art.br/coloquios/2011/anais/pdfs/anais2011.pdf>. Acesso 17 de novembro de 2013.

Anda mungkin juga menyukai