Anda di halaman 1dari 6

ANEXO III

DIRETRIZES PARA O TRABALHO SOCIOAMBIENTAL

1 - OBJETO

Este Anexo define diretrizes para a implementao do trabalho socioambiental no mbito da execuo dos empreendimentos em saneamento bsico, realizados por intermdio dos programas e aes da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental. Nesse sentido, estas orientaes integram o conjunto de normativos que regulamentam a sistemtica de repasse de recursos pelo poder pblico federal para tais investimentos, seja de recursos do Oramento Geral da Unio ou de recursos onerosos. Essas diretrizes gerais no excluem a possibilidade de que sejam criadas instrues especficas para o desenvolvimento do trabalho socioambiental. As diretrizes constantes deste anexo buscam subsidiar: 1. O planejamento e a execuo do trabalho socioambiental integrante investimentos/empreendimentos custeados com recursos federais para saneamento bsico; dos

2. A atuao dos agentes financiadores na anlise tcnica dos pleitos e no monitoramento das aes socioambientais desenvolvidas. O trabalho socioambiental compreende um conjunto de aes educativas e de mobilizao social, planejadas e desenvolvidas pelo proponente em funo das obras contratadas, tendo como objetivo promover a sustentabilidade scio-econmica e ambiental do empreendimento, assim como qualificar e aperfeioar os investimentos em saneamento. Observadas as caractersticas do empreendimento e o perfil da populao beneficiria, as atividades desenvolvidas pelo trabalho socioambiental tm a funo de incentivar a gesto participativa por meio da criao de mecanismos capazes de viabilizar a participao da populao nos processos de deciso e manuteno dos bens/servios empreendidos para adequ-los realidade socioeconmica e cultural e s reais prioridades dos grupos sociais atendidos. As atividades a serem desenvolvidas abrangem iniciativas de educao ambiental voltadas para os componentes do saneamento bsico, observando abordagem interdisciplinar, bem como aes de carter scio-educativo direcionadas mobilizao social, organizao comunitria, gerao de trabalho e renda, sempre com a perspectiva de busca de sustentabilidade nas relaes estabelecidas entre as pessoas e o ambiente onde vivem. As aes de Educao Ambiental induzidas e apoiadas pelos Programas da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental devem observar as diretrizes e princpios da Poltica Nacional de Educao Ambiental - PNEA (instituda pela Lei n 9.795, de 27 de abril de 1999, e regulamentada pelo Decreto n 4.281, de 25 de junho de 2002), e do Programa Nacional de Educao Ambiental (ProNEA).

2 APLICABILIDADE

O desenvolvimento do trabalho socioambiental faz-se necessrio sempre que um empreendimento de saneamento provocar mudanas nas condies de vida da populao, assim como na relao e condies de acesso das pessoas aos servios de saneamento. Torna-se imprescindvel especialmente nas modalidades de saneamento bsico abaixo relacionadas, consideradas de alto impacto social e ambiental:

a) Elaborao ou reviso de planos municipais ou regionais de saneamento bsico para os empreendimentos de saneamento bsico; b) Desenvolvimento Institucional: quando as aes previstas interferirem ou provocarem mudana direta ou indireta no cotidiano dos usurios, no acesso e uso dos servios prestados ou depender do envolvimento da sociedade; cabendo, portanto, ao agente financeiro avaliar a necessidade de sua realizao ou ratificar a justificativa para sua inexigibilidade; c) Saneamento Integrado: em todas as iniciativas previstas. Modalidade em que, complementarmente, recomenda-se observar as diretrizes estabelecidas para o desenvolvimento do trabalho socioambiental contidas nos programas e aes da Secretaria Nacional de Habitao; d) Abastecimento de gua: nos projetos que envolvam as diversas etapas do sistema, quando provocarem mudana direta nas relaes dos usurios com os servios prestados. Necessariamente, quando ocorrer a implantao ou substituio de redes de distribuio, ligao domiciliar e intra-domiciliar e promovam o acesso e/ou mudanas no uso dos servios; e) Esgotamento Sanitrio: na implementao, substituio e recuperao de solues de tratamento, redes coletoras e demais componentes do sistema, quando provocarem mudana direta nas relaes dos usurios com os servios prestados. Em especial, nos projetos de sistemas condominiais, de ligaes ou instalaes domiciliares e intra-domiciliares e solues individuais de esgotamento sanitrio em localidades de baixa renda; f) Manejo de Resduos Slidos : nos projetos que envolvam erradicao de lixes, implantao/ampliao de sistema e/ou instalaes de apoio coleta seletiva, triagem, reciclagem, prestao de servios e urbanizao do entorno de instalaes de tratamento, destinao ou transbordo; g) Drenagem Urbana Sustentvel e Manejo de guas Pluviais: nos projetos que envolvam a implantao e ampliao de sistemas e intervenes que provoquem interferncias diretas nas condies de vida da populao; h) Outras situaes, conforme avaliao do agente financeiro. Havendo a necessidade de reassentamento/remanejamento/remoo de famlias para a efetivao dos empreendimentos, devem ser apresentadas aes para esse fim no projeto de trabalho socioambiental.
1

3 - DIRETRIZES PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO SOCIOAMBIENTAL

O trabalho socioambiental deve incorporar as atividades de educao ambiental na implementao das aes de saneamento, objetivando contribuir permanentemente para o exerccio do controle social, por meio do envolvimento efetivo da comunidade para a qual o servio ser prestado, desde o planejamento ao monitoramento e a avaliao, como forma de garantir sustentabilidade para a ao pblica, priorizando os objetivos relacionados modalidade da interveno. As atividades propostas devem buscar a articulao da ao educativa com as polticas pblicas correlatas, como os instrumentos de planejamento destacando-se: Plano Diretor Municipal, o Plano Municipal de Saneamento Bsico, o Plano de Recursos Hdricos ou de Bacia hidrogrfica e Planos de Desenvolvimento Regional, quando existentes. Devem, ainda, observar as recomendaes contidas nas resolues 25 e 34 do Conselho das Cidades sobre participao social no mbito das polticas para o desenvolvimento urbano, conforme estabelecido no Estatuto da Cidade. Nesse sentido, alguns aspectos considerados relevantes so apresentados como diretrizes orientadoras para o desenvolvimento dos trabalhos socioambientais: a) Incentivo e Valorizao do desenvolvimento e da utilizao de tecnologias sociais sustentveis em Saneamento Bsico As aes desenvolvidas por meio dos trabalhos socioambientais devem proporcionar a reflexo sobre a forma como a comunidade tem se relacionado com o saneamento, incluindo a discusso sobre a eficcia da metodologia e infra-estrutura utilizada de forma convencional. A identificao e a utilizao de alternativas tecnolgicas que levem em considerao o conhecimento popular e a aplicao de tcnicas simples, de baixo custo e impacto, e que podem ser mais apropriadas e eficientes

Quando envolver empreendimentos que contemplem aes junto a catadores de materiais reciclveis, o TSA deve prever iniciativas em parceria com a assistncia social, viabilizando incluso social e emancipao econmica.

frente realidade de uma dada localidade, deve estar presente na pauta dos grupos que atuam na implementao dos trabalhos socioambientais. b) nfase na escala local e gesto comunitria As aes propostas no desenvolvimento dos trabalhos socioambientais devem observar, em seu planejamento, a necessidade de construo coletiva de solues adequadas ao contexto em que est inserido, bem como a constituio e o fortalecimento de foros e espaos de tomadas de deciso local. Considera-se que a participao comunitria facilitada nesta escala, onde os laos territoriais, econmicos e culturais fortemente ligados s noes de identidade e pertencimento esto presentes e marcantes. c) Orientao pelas dimenses da sustentabilidade Para que o trabalho socioambiental contribua de fato para a sustentabilidade dos empreendimentos, fundamental considerar, em seu planejamento, as mltiplas dimenses envolvidas, sejam elas de natureza poltica, econmica, ambiental, tica, social, tecnolgica ou cultural, observando, ainda, o acmulo e aprendizados de experincias anteriores na conduo de processos semelhantes.

d) Respeito ao regionalismo e s culturas locais O perfil das atividades educativas desenvolvidas, bem
como os meios e instrumentos de comunicao utilizados, os materiais didticos, metodologias e estratgias a serem adotadas no desenvolvimento dos trabalhos socioambientais devem considerar as peculiaridades de cada contexto. Para isso, devem utilizar linguagem adequada, respeitar as tradies, costumes e valores locais e expressar a diversidade cultural presente na regio, proporcionando uma riqueza de olhares e percepes sobre a realidade que deve ser observada na conduo de todo o processo. e) Incentivo Participao Comunitria, Mobilizao Social e Educomunicao Buscando qualificar a operacionalizao dos empreendimentos, fundamental estimular os diversos atores sociais envolvidos para interagir de forma articulada e propositiva no desenvolvimento do trabalho socioambiental, desde o seu planejamento at sua implementao. Essa diretriz tem o intuito de fortalecer as bases associativas e os processos de construo coletiva da informao, utilizando-a de forma educadora nos meios e instrumentos de comunicao mais influentes e adequados ao contexto local. f) Controle social Para que o controle social dos empreendimentos em saneamento torne-se de fato atitude concreta, fundamental promover e apoiar a estruturao dos mecanismos de controle social existentes, conforme definio da Lei 11.445/07 - Lei Federal do Saneamento Bsico. Deve-se fomentar a construo de canais de comunicao e de dilogo entre a sociedade civil e o poder pblico local, com o intuito de assegurar sociedade informaes, representaes tcnicas e participao nos processos de formulao de polticas, assim como de planejamento e de avaliao relacionados aos servios pblicos de saneamento bsico. g) Articulao com organizaes pblicas e da sociedade civil : o trabalho socioambiental dever promover parcerias com organizaes pblicas e da sociedade civil para atendimento das necessidades das famlias beneficiadas, tendo em vista a possibilidade de potencializar e internalizar o desenvolvimento das atividades socioambientais nas comunidades beneficiadas, mesmo aps a concluso do empreendimento. Essa diretriz tem como objetivo proporcionar a sustentabilidade econmica e social das intervenes, ao reforar as atividades e estruturas existentes no municpio, de forma a contribuir para melhorar o acesso das famlias aos servios de educao, sade, esporte, lazer, cultura, assistncia social, segurana alimentar e segurana pblica. Os proponentes devem dar ampla publicidade s informaes tcnico-operacionais e oramentriofinanceiras dos contratos e aes de educao ambiental, previstas ou realizadas, na rea de abrangncia das comunidades beneficirias. Essas aes de educao ambiental e mobilizao social devem ser informadas, desde o planejamento, acompanhamento e avaliao das aes: Aos conselhos estaduais e municipais das cidades, de sade, de meio ambiente, de recursos hdricos e de educao, quando existirem, ou os rgos estaduais e municipais responsveis por essas polticas; s Comisses Interinstitucionais de Educao Ambiental nos Estados, geralmente sediadas nos ncleos de educao ambiental dos rgos ambientais estaduais; Aos Ncleos Estaduais e Municipais de Educao em Sade, quando existirem. Aos Comits de Bacias Hidrogrficas, quando existirem.

s organizaes pblicas e da sociedade civil, como Centros de Referncia da Assistncia Social (CRAS), Centros de Referncia Especializada em Assistncia Social (CREAS), Cooperativas, Secretarias

municipais e estaduais de Assistncia Social (ou congneres), escolas e universidades pblicas e privadas, Secretarias municipais e estaduais de Educao, fundaes e demais entidades ligadas ao desenvolvimento de atividades socioambientais, 4 INVESTIMENTO

O trabalho socioambiental deve ser parte integrante do valor do investimento, tendo como parmetro o percentual mnimo de 1,0 % daquele valor, apoiado com recursos de repasse. A ao deve fazer parte do Plano de Trabalho, do Quadro de Composio do Investimento - QCI e do cronograma fsico financeiro do Termo de Compromisso ou Contrato. Para as intervenes na modalidade de saneamento integrado, esse percentual mnimo de 2,5%. De acordo com o porte do investimento e com o impacto ambiental e social provocado pelo empreendimento na regio de abrangncia do projeto, esse percentual poder variar conforme a excepcionalidade justificada pelo proponente e comprovada pelo agente financeiro

5 EQUIPE TCNICA RESPONSVEL PELA EXECUO DO TRABALHO SOCIOAMBIENTAL

A equipe tcnica constituda com o desafio de desenvolver o trabalho socioambiental deve ser coordenada por profissionais com formao em Servio Social ou Cincias Sociais, e apresentar experincia comprovada em aes de desenvolvimento comunitrio. Casos de excepcionalizao devem ser analisados pelo agente operador e, em ltima instncia, pelo Ministrio das Cidades. Nos casos em que o ente proponente no disponha em seu quadro da capacidade tcnica instalada necessria para o desenvolvimento das aes demandadas, recomendvel a contratao de prestadores de servios temporrios para a execuo das atividades e/ou estabelecer parcerias com instituies, grupos e pessoas com atuao destacada e reconhecida experincia na temtica, guardada a observncia dos trmites legais vigentes. Diante da diversidade e complexidade de situaes a serem enfrentadas na implementao do trabalho socioambiental, cabe destacar a necessidade e os benefcios de se compor equipes multidisciplinares, com capacidade de atuao em diversas reas do conhecimento. A equipe constituda para realizar trabalho socioambiental deve procurar se reunir com a equipe tcnica responsvel pelos projetos de engenharia com o intuito de sintonizar as aes propostas e otimizar os recursos aplicados. Nos casos em que o proponente optar por terceirizar os servios, opo justificada por termo circunstanciado, a empresa dever ser contratada por meio de um convnio/contrato distinto do utilizado para a contratao das obras. A instituio ou empresa deve apresentar comprovada experincia e capacidade tcnica no desenvolvimento de Trabalhos Sociais junto a comunidades de baixa renda, no ficando dispensada da obrigatoriedade de ter em seu quadro um responsvel tcnico com formao profissional j mencionada para exercer a coordenao e acompanhamento dos trabalhos. 6 FASES PREVISTAS

Para que os objetivos do trabalho socioambiental sejam alcanados, deve ser elaborado um projeto especfico visando desenvolver um conjunto de atividades de carter informativo, educativo e de mobilizao social, compreendendo: a) Realizao de um mapeamento socioambiental de carter participativo, com proposta metodolgica definida para identificar as caractersticas da rea de abrangncia do projeto, a fim de levantar demandas e potencialidades locais e estabelecer parcerias, contendo: Panorama atual da dotao de infra-estrutura e acesso aos servios de saneamento; Perfil scio-econmico da localidade, que pode incluir informaes relativas capacidade de pagamento da populao a ser beneficiada com os servios;

Caractersticas e impactos ambientais identificados; Histrico de ocupao da rea em questo, destacando a densidade populacional;

Nvel de conhecimento da populao sobre o empreendimento a ser implantado, podendo incluir pesquisa de opinio da populao sobre os servios prestados; Levantamento das instituies que atuam com educao ambiental e mobilizao social na regio, incluindo as experincias e programas de educao ambiental e mobilizao social em desenvolvimento; Os conselhos, fruns e colegiados existentes, redes e segmentos sociais atuantes, meios de comunicao disponveis etc; Diagnstico situacional da estrutura de promoo da sade existente, e das doenas e agravos relacionados falta de saneamento, com o intuito de realizar o monitoramento pr e ps-interveno dos empreendimentos de saneamento e o seu impacto na sade pblica; Identificao dos equipamentos comunitrios e servios pblicos disponveis na localidade destacando o grau de atendimento demanda; Outras informaes julgadas necessrias pelo agente operador para anlise da viabilidade social do empreendimento. b) Planejamento do processo de mobilizao e participao da sociedade na conduo do trabalho socioambiental por meio do desenvolvimento de aes como: constituio ou fortalecimento dos conselhos existentes, reunies de planejamento comunitrio, palestras, assemblias, audincias pblicas, campanhas educativas e outras aes que elevem o nvel de conhecimento da populao beneficiada sobre a interveno a ser implementada e estimulem e sensibilizem as lideranas comunitrias e a populao em geral, para participar do planejamento e implementao do empreendimento. c) Estabelecimento e a formalizao de parcerias envolvendo poder pblico e sociedade civil para a realizao de aes integradas, visando fortalecer as potencialidades locais, promover a articulao e contribuir com a continuidade das aes implementadas no trabalho socioambiental; d) Elaborao de proposta de interveno socioambiental (aes prticas de educao ambiental e mobilizao social envolvendo a comunidade beneficiada) adequada realidade local e tendo como referncia os seguintes aspectos: Constituio e fortalecimento de grupos de atuao local que atuem no planejamento, acompanhamento e avaliao das intervenes promovidas e incorporem a importncia do controle social na resoluo dos problemas de saneamento e sade; Fortalecimento das instituies, foros e colegiados, municipais e/ou regionais com o intuito de promover a discusso qualificada acerca da temtica, e nos casos em que for pertinente, estimular a constituio de cmaras tcnicas de saneamento; Elaborao e confeco de material de apoio pedaggico e definio de estratgias participativas de comunicao com finalidade educadora, envolvendo a produo coletiva e a divulgao dos materiais elaborados, e outras demonstraes culturais sintonizadas, nos diversos meios de comunicao comunitrios e de massa existentes. O intuito deve ser informar de maneira didtica as caractersticas das obras a serem implantadas, seus objetivos e benefcios para a populao; bem como dos impactos das diversas etapas (cronograma) das obras, a fim de buscar solues de convivncia e tratamento para os problemas temporrios conseqentes da interveno junto aos moradores afetados. Necessidade de promover processos agentes/educadores ambientais e em sade; de formao/capacitao sustentveis , continuada resultantes de do

Incentivo ao desenvolvimento de tecnologias sociais compartilhamento dos saberes populares e conhecimentos tcnicos.

e) Monitoramento das aes em desenvolvimento com o intuito de verificar o alcance das metas propostas para o processo de mobilizao da comunidade e a participao da mesma nas intervenes 2 desencadeadas. Para esta fase deve ser previsto um conjunto de indicadores relacionados aos processos
2

A ttulo de exemplo: instituies parceiras envolvidas, atividades realizadas e n de participantes, ndice de satisfao dos participantes em relao s aes propostas, grupos de atuao local constitudos, iniciativas/atividades espontneas desencadeadas a partir do trabalho realizado, entre outros.

de educao ambiental, mobilizao e participao social, visando verificar a qualidade e a abrangncia das aes realizadas e a percepo dos beneficirios em relao s mudanas provocadas. O monitoramento oferece informaes para subsidiar a anlise dos resultados e impactos positivos das aes desenvolvidas e possvel readequao das aes futuras; f) Definio de mecanismos e procedimentos participativos para o exerccio do controle social na avaliao das aes de saneamento desenvolvidas; g) Definio de estratgias de continuidade do trabalho socioambiental para alm do cronograma de execuo do empreendimento, destacando as parcerias consolidadas, os grupos e instituies locais com atuao convergente e potencial para contribuir na continuidade, assim como os procedimentos a serem adotados no processo. fundamental verificar a possibilidade de ancoragem dos trabalhos desenvolvidos junto aos rgos parceiros com capacidade para estabelecer a continuidade necessria, e ainda, observar a existncia de outras polticas pblicas em desenvolvimento no municpio que possam, ao longo de sua implementao, contribuir para a permanncia dos processos iniciados. Essa estratgia pode prever o desenvolvimento e aplicao de um instrumento padronizado de coleta de informaes (como, por exemplo, um questionrio com perguntas objetivas e subjetivas, a ser aplicado em momentos distintos, antes e depois da interveno) para comparar a percepo da populao em relao aos servios prestados, bem como verificar os efeitos imediatos e de mdio prazo provocados na sua qualidade de vida.

De forma complementar, nos casos de empreendimentos para gesto dos resduos slidos que envolvam catadores; estes e seus familiares devem ser considerados parte integrante do projeto socioambiental. Junto a esse pblico deve ser priorizado o atendimento nas aes de assistncia social desenvolvidas no municpio de forma a garantir incluso social e emancipao econmica. As aes de assistncia ligadas ao projeto socioambiental podem incluir: a) O Mapeamento Socioambiental (Diagnstico) deve incluir o levantamento das informaes relacionadas existncia e s condies de catadores e familiares no lixo e nas ruas (quantidade de famlias, associaes ou cooperativas, trabalho infantil, materiais vendidos e onde so vendidos, intermedirios dentre outras).

b) formao e capacitao dos catadores levando em conta o gerenciamento dos resduos slidos, a
educao socioambiental, o mercado dos reciclveis, o cooperativismo, a higiene, as relaes humanas e a organizao para a prestao dos servios; c) programas de ressocializao de crianas e adolescentes envolvidas na catao de materiais, garantindo escola, creche, alternativas socioeducativas e de lazer. Deve-se analisar a possibilidade de incluir crianas e jovens em aes como Programa de Erradicao do Trabalho Infantil (PETI) e Projovem adolescente, etc.; e d) mobilizao envolvendo os catadores, ONGs, escolas, etc.; alm de outras aes que a realidade local demande para a efetiva participao cidad dos catadores e conseqente sustentabilidade do empreendimento. Tambm deve constar do projeto socioambiental a proposta para gesto do(s) galpo (es) de triagem objeto do contrato, garantindo participao dos catadores no planejamento e organizao da proposta.

NOTAS: Tecnologia Social entendida como produtos, tcnicas e/ou metodologias reaplicveis, desenvolvidas na interao com a comunidade e que representem efetivas solues de transformao social, segundo definio da Rede de Tecnologia Social (RTS). Processo no qual a comunicao trabalhada com o intuito de educar e no apenas transmitir contedos e informaes.

Anda mungkin juga menyukai