Anda di halaman 1dari 8

SAIBA MAIS SOBRE AVALIAO

J sabendo pelo calendrio institucional quando ocorrero as provas, voc deve se preparar, estudando sempre medida que vai sendo apresentado aos contedos e prticas das disciplinas que voc cursa. Procure ter dvidas e lev-las para a sala de aula, presencial ou virtual, levantando seus questionamentos. Prximo poca da prova, reveja seus conhecimentos para mais uma vez question-los.

1. Dicas
Faa a sua prova com calma, realizando primeiro uma leitura geral do que ser avaliado e depois comece a responder, deixando as questes que voc considera ter dvidas, para o final. Se ficar muito tempo em determinadas questes, poder desperdiar o seu tempo, deixando de realizar outras em que voc domina o contedo. Esta uma recomendao. Aps a realizao da prova, procure rever o que escreveu, fazendo uma leitura de toda a prova antes de entreg-la. Outra recomendao prestar bastante ateno aos comentrios que o seu professor fizer sobre a prova j realizada, no momento em que voc conhecer os seus resultados. Este um momento importante para esclarecimentos das dvidas que ainda restarem, para voc apresentar seus argumentos e, finalmente, uma soluo poder ser alcanada por todos, efetivamente, fazendo acontecer o processo de aprendizagem.

2. Tipos de questo
importante tambm que voc conhea os vrios tipos de questes que uma prova pode apresentar. Assim, a voc ser dada a oportunidade de realizar diversos tipos de questes de prova, considerando principalmente que uma vez formado, no mundo do trabalho, voc poder ter necessidade de prestar concursos e se submeter a provas diversas. Dessa forma, conhecendo os diversos tipos de questes existentes e experimentando-as, ficar familiarizado com diferentes formatos das questes e s ter que se preocupar com os contedos e prticas envolvidos na avaliao.

2.1 Questes dissertativas Nas questes dissertativas (ou itens abertos, descritivos ou de resposta livre), voc ser estimulado a apresentar, como resposta, em um texto dissertativo, sua posio fundamentada a respeito de um determinado assunto. importante lembrar que, ao apresentar seu posicionamento, voc no pode responder com base apenas no que acha, mas sim utilizar argumentos que convenam, pois devero ser sustentados nas leituras que fez, no posicionamento de autores, no campo da teoria, na sua aplicao etc. Com esse tipo de questo voc ter oportunidade de mostrar sua capacidade de expresso, a organizao das suas ideias, sua capacidade de reflexo, interpretao e aplicao, suas concluses sobre determinado assunto etc. Essas questes tambm avaliam aspectos como clareza, coerncia, coeso, estratgias argumentativas, utilizao de vocabulrio adequado e correo gramatical do texto.

2.1.1 Recomendao Procure sempre responder, no deixando a resposta em branco, pois seu texto pode ser aproveitado em considerao ao raciocnio que desenvolveu, conseguindo um resultado parcial, mas valorizado. Se deixar a questo em branco, nada ser aproveitado. 2.1.2 Exemplos de questo dissertativa a) Prova de Formao Geral - Enade 2012 - Questo Discursiva 1 As vendas de automveis de passeio e de veculos comerciais leves alcanaram 340.706 unidades em junho de 2012, alta de 18,75% em relao a junho de 2011, e de 24,18%, em relao a maio de 2012, segundo informou, nesta tera-feira, a Federao Nacional de Distribuio de Veculos Automotores (Fenabrave). Segundo a entidade, este o melhor ms de junho da histria do setor automobilstico.
Disponvel em: <http://br.financas.yahoo.com>. Acesso em: 3 jul. 2012 (adaptado).

Na capital paulista, o trnsito lento se estendeu por 295 km s 19 h e superou a marca de 293 km, registrada no dia 10 de junho de 2009. Na cidade de So Paulo, registrou-se, na tarde desta sexta-feira, o maior congestionamento da histria, segundo a Companhia de

Engenharia de Trfego (CET). s 19 h, eram 295 km de trnsito lento nas vias monitoradas pela empresa. O ndice superou o registrado no dia 10 de junho de 2009, quando a CET anotou, s 19 h, 293 km de congestionamento.
Disponvel em: <http://noticias.terra.com.br>. Acesso em: 03 jul. 2012 (adaptado).

O governo brasileiro, diante da crise econmica mundial, decidiu estimular a venda de automveis e, para tal, reduziu o imposto sobre produtos industrializados (IPI). H, no entanto, paralelamente a essa deciso, a preocupao constante com o desenvolvimento sustentvel, por meio do qual se busca a promoo de crescimento econmico capaz de incorporar as dimenses socioambientais. Considerando que os textos acima tm carter unicamente motivador, redija um texto dissertativo sobre sistema de transporte urbano sustentvel, contemplando os seguintes aspectos: a) conceito de desenvolvimento sustentvel; (valor: 3,0 pontos) b) conflito entre o estmulo compra de veculos automotores e a promoo da sustentabilidade; (valor: 4,0 pontos) c) aes de fomento ao transporte urbano sustentvel no Brasil. (valor: 3,0 pontos) 2.1.3 Exemplos de questo de mltipla escolha Nas questes (ou itens) do tipo mltipla escolha, existentes em diferentes formatos, ser apresentada uma questo a ser analisada por voc para que escolha, entre as opes (alternativas) oferecidas, a nica resposta que responde corretamente ao enunciado. O enunciado das questes do tipo mltipla escolha inclui uma instruo clara e objetiva da tarefa a ser realizada. Poder ser expressa como pergunta ou frase a ser completada ou respondida pela alternativa correta. no enunciado que se determina o nvel de habilidade cognitiva que ser avaliado, desde a simples memorizao at nveis mais complexos como a capacidade de sntese.
(Fonte: Guia de Elaborao e Reviso de Itens ENADE 2011).

a) Complementao simples ou afirmao incompleta: consiste de enunciado redigido em forma de frase incompleta e a alternativa correta deve completar a frase.
Prova de Engenharia grupo IV Enade 2008 - Questo 25

25) A gua uma das poucas substncias que apresenta uma anomalia no diagrama PT (P presso, T temperatura) referente curva de equilbrio slido-lquido. A justificativa para essa anomalia que (A) (B) (C) (D) (E) a temperatura de ebulio da gua elevada. o valor da massa molar da gua muito baixo. o volume da fase lquida menor que o da fase slida a entalpia da fsae lquida menor que a da fase slida a entropia da fase lquida menor que a da fase slida.

b) Resposta nica: consiste de enunciado redigido em forma de pergunta e a alternativa correta deve responder a questo.
Prova de Engenharia grupo IV Enade 2008 - Questo 25

25) Considerando que a gua uma das poucas substncias que apresenta uma anomalia no diagrama PT (P presso, T temperatura) referente curva de equilbrio slidolquido, qual a justificativa para essa anomalia? (A) A temperatura de ebulio da gua elevada. (B) O valor da massa molar da gua muito baixo. (C) O volume da fase lquida menor que o da fase slida (D) A entalpia da fase lquida menor que a da fase slida (E) A entropia da fase lquida menor que a da fase slida.

c) Interpretao: formulado a partir de uma situao-estmulo que compe o enunciado. A situao-estmulo faz parte de um problema e a partir dela voc deve organizar as ideias, os dados ou informaes para resolv-lo. Sendo assim, voc deve usar as informaes contidas na situao-estmulo para resolver o item. So exemplos de situao-estmulo: texto, caso, tabela, quadro, diagrama, grfico, figura, mapa ou ilustrao que devem ser extrados de fontes fidedignas, com as devidas referncias. Prova de Pedagogia - Enade 2008 - Questo 26 26) A professora Ins, interessada em integrar matemtica e artes plsticas, props a seus alunos uma pesquisa da obra do artista plstico Piet Mondrian (1872-1944), que consistiu na observao dos quadros reproduzidos abaixo.

Composio com Vermelho, Azul e Amarelo 1930

Composio com Amarelo, Azul e Cinza - 1939

Disponvel em: HTTP://www.artcyclopedia.com/artists/mondrian_piet.html

A qual objetivo da educao matemtica para o ensino fundamental, presente nos PCN, atende a proposta da professora, de observao dos quadros de Mondrian? (A) Identificar formas geomtricas e reproduzi-las segundo categorias artsticas mimticas, a fim de apurar o gosto esttico. (B) Estabelecer conexes entre temas matemticos de diferentes campos e entre estes temas e conhecimentos de outras reas curriculares. (C) Descrever resultados com preciso e argumentar sobre suas conjecturas, estabelecendo relaes entre matemtica e linguagem oral. (D) Resolver situaes-problema para validar estratgias e resultados, identificando os ngulos obtuso, agudo e reto entre as formas geomtricas. (E) Apurar a percepo da forma e estimular a sua criao, por meio da cooperao, tendo em vista a soluo de problemas numricos propostos.

d) Resposta mltipla ou complementao mltipla ou mltipla escolha complexa: consiste de 3 ou 4 afirmaes, relacionadas com o tema explicitado no enunciado, e de uma chave de respostas, em que so apresentadas as alternativas de resposta propriamente ditas, sendo que em cada uma delas consta(m) qual(is) afirmao(es) entre as apresentadas (so) verdadeira(s) em relao proposta do item. Para responder a esse item, voc deve analisar as afirmaes em relao ao tema proposto no enunciado, se verdadeiras ou falsas, e identificar na chave de resposta aquela que corresponde ao resultado da anlise efetuada.

Prova de Formao Geral - Enade 2012 - Questo 02 2) O Cerrado, que ocupa mais de 20% do territrio nacional, o segundo maior bioma brasileiro, menor apenas que a Amaznia. Representa um dos hotspots para a conservao da biodiversidade mundial e considerado uma das mais importantes fronteiras agrcolas do planeta. Considerando a conservao da biodiversidade e a expanso da fronteira agrcola no Cerrado, avalie as afirmaes a seguir. I. O Cerrado apresenta taxas mais baixas de desmatamento e percentuais mais altos de reas protegidas que os demais biomas brasileiros. II. O uso do fogo , ainda hoje, uma das prticas de conservao do solo recomendveis para controle de pragas e estmulo rebrota de capim em reas de pastagens naturais ou artificiais do Cerrado. III. Explorao excessiva, reduo progressiva do habitat e presena de espcies invasoras esto entre os fatores que mais provocam o aumento da probabilidade de extino das populaes naturais do Cerrado. IV. Elevao da renda, diversificao das economias e o consequente aumento da oferta de produtos agrcolas e da melhoria social das comunidades envolvidas esto entre os benefcios associados expanso da agricultura no Cerrado. correto apenas o que se afirma em (A) I. (B) II. (C) I e III. (D) II e IV (E) III e IV. e) Assero-razo ou anlise de relaes: constitui-se de duas proposies ligadas pela palavra PORQUE, sendo a segunda a razo ou justificativa da primeira. Compe o item, ainda, uma chave de respostas, onde so apresentadas as alternativas de resposta propriamente ditas, e cada uma delas contm uma afirmao sobre a veracidade ou falsidade das proposies, e a relao de causalidade entre elas.

Prova de Comunicao Jornalismo - Enade 2012 - Questo 14 14) Quando as capacidades de memria e de transmisso aumentam, quando so inventadas novas interfaces com o corpo e o sistema cognitivo humano, quando se traduz o contedo das antigas mdias para o ciberespao, quando o digital comunica e coloca em um ciclo de retroalimentao processos fsicos, econmicos ou industriais anteriormente estanques, suas implicaes culturais e sociais devem ser reavaliadas sempre.
LEVY, P. Cibercultura. So Paulo: Editora 34, 2000, p. 25.

Considerando o contexto acima, avalie as seguintes asseres e a relao proposta entre elas. I. O comunicador social opera como mediador entre o excesso de contedos e a construo de informaes no ciberespao. PORQUE II. Com o desenvolvimento das tecnologias digitais e o aumento das informaes, nota-se crescente centralizao da produo e do consumo de contedos na Internet. Acerca dessas asseres, assinale a opo correta. (A) As asseres I e II so proposies verdadeiras, e a II uma justificativa da I. (B) As asseres I e II so proposies verdadeiras, mas a II no uma justificativa da I. (C) A assero I uma proposio verdadeira, e a II uma proposio falsa. (D) A assero I uma proposio falsa, e a II uma proposio verdadeira. (E) As asseres I e II so proposies falsas.

GABARITOS
Questo Questo Questo Questo 25 26 02 14 Gabarito Gabarito Gabarito Gabarito (C) (B) (E) (C)

Anda mungkin juga menyukai