Anda di halaman 1dari 9

Corao:LeiturasSelecionadas

The Heart: Selected Readings


TranslatedbyHeinerFruehauf,Ph.D. TraduzidoporPauloHenriquePereiraGonalves www.medicinachinesaclassica.org

Do Clssico Taoista, Contemplaes dos Mestres de Huainan (Huainanzi), ca. 110 AC.: O corao o governante dos cinco rgos. Comanda o movimento das quatro extremidades, circula o qi e o sangue, permeia os reinos do material e imaterial, e est em sintonia com os portes de cada ao. Por isso, pretender governar o fluxo da energia na terra sem possuir um corao seria como querer afinar tambores sem ouvidos, ou ler sem olhos. Do Clssico Taoista Guanzi, anterior a 200 AC. O corao o imperador do corpo humano. Seus subordinados se encarregam dos 9 orificios e suas funes co-relacionadas. Enquanto o corao permanecer correto, os nove orifcios funcionaro apropriadamente. Se os desejos do corao se tornarem abundantes, no entanto, os olhos perdero seu sentido para as cores, e os ouvidos para o som. Por isso dito: Mantenha seu corao vazio esta a arte do corao pela qual os orifcios podero ser dominados. Desvios acima levaro a disfuno abaixo. No atice seu corao como um cavalo, ou se tornar exausto. No eleve seu corao como um pssaro, ou ir ferir suas asas. Nunca mova freneticamente as coisas de um lugar ao outro, apenas para ver o que acontece. Fazendo isso, ir tir-las de seu lugar exato. Sendo calmo e paciente, as coisas viro at voc por conta prpria. O Dao no nunca est longe, e ainda assim dificil de se alcanar. Est dentro de cada um, e ainda assim pode ser dificil de se ver. Se ficamos livres de desejo, o shen entrar em sua casa. Se nos livrarmos das impurezas, o shen permanecer conosco. Seres humanos buscam inteligencia e sabedoria, mas dificilmente buscamos compreender suas origens. Inteligencia, inteligencia mesmo que pule sobre um oceano, ela no ficar sentada esperando por voc! Aquele que a busca sempre ficar daquele que no possui desejos. O sbio no busca nada, e por conta disso alcana o estado de compreenso do vcuo [sabedoria suprema, afastada de conceitos fixos]. Li Ting, Cartilha de Medicina (Yixue Rumen) , 1575: O corao o mestre do corpo e imperador dos rgos. Existe um corao estrutural feito de sangue e carne: possui o format de um lotus fechado e se situa abaixo dos pulmes e acima do fgado. E existe um corao luminoso do esprito shen o qual gera qi e sangue e portanto a raz da vida. a fonte de todas as partes corporais e funes, e ainda assim no se manifesta por meio de coisas mundanas. Assim que deseja defin-lo e dizer aqui est, ele j foi; sempre que voc esquecer dele, no entanto, ele estar mais prximo de voc do que nunca. por isso que se chama de esprito do vcuo. Apesar de sua natureza ardilosa, shen comanda todas as partes e aes de nosso corpo. Forma material e shen luminoso devem ento ser vistos como um par interdependente, e devemos entender que enfermidades do corao estrutural so sempre

causadas por emoes desequilibradas como depresso, ansiedade, obsesso, ou tristeza, as quais abrem caminhos pelos quais patgenos nocivos podem adentrar.

Li Yuheng, Desembrulhando a Esteira com Palavras Iluminadoras (Tuipeng Wuyu) , Ming dynasty, 1570: O antigo livro das definies [Neijing] refere-se ao corao como o governante do corpo humano, o assento da conscincia e inteligncia. Se desejamos nutrir este elemento crucial em nossa prtica diria, ento nossas vidas sero longas, saudveis e seguras. Se a viso do governante se torna distrada e incerta, no entanto, o caminho se tornar congestionado, e danos severos ao corpo material sero o resultado. Se levarmos uma vida centrada em pensamentos e aes que nos distraiam, consequencias danosas sero o resultado. O sbio considera seu corpo como a um pas: o corao o governante, e o jing e o qi so os cidados. Se o corao no abusa de sua posio superior, permanence centrado nos assuntos essenciais, o jing ir florescer e o qi ser estvel, intrusos sero afastados, o dantian permanecer repleto de tesouros, e cada parte do corpo ser iluminada e integra. Shen Jin'ao, Compndio sobre Honrar a Vida do Dr. Shen (Shen Shi Zunsheng Shu) , 1773: Todos os 12 canais obedecem s ordens do corao. O corao, portanto, o governante dos rgos. Sua posio o sul, sua estao o vero, e sua natureza o fogo. O corao portanto representa o princpio referido como o fogo imperial do corpo (jun huo). Sua relao com os demais rgos hierrquica; no s os 12 canais harmonizam seu respectivo qi [funes] de acordo com as ordens do corao, mas oferecem todo seu jing [essncia material] como um tributo para se nutrir o corao. O corao, portanto, a raiz da vida, o assento do shen, o mestre do corao, o comandante dos vasos. Esta posio elevada se deve onipresena do shen: shen reside no qi, e o qi reside no jing. Apenas o jing do corao sempre abundante, permitindo que despache subordinados para os outros quatro zang Apenas o qi do corao sempre abundante, permitindo que ele absorva o jing do corpo dentro dos seis fu. Estas so as principais funes do corao. O corao est conectado aos rins. O clssico [Neijing] afirma: O corao reside nos vasos. Governa os vasos do rim, no atravs de uma posio de controle no ciclo de dominncia [onde na verdade os rins controlam o corao], mas simplesmente por ser o mestre de todos os rgos. Antes que o fogo do corao possa se unir harmoniosamente com a gua dos rins, no entanto, a gua dos rins deve ser suficiente. Caso contrrio o corao ir se inflamar sem controle, e todas as possiveis enfermidades do corao e dos rins se originar. Devido a esta inter-dependncia entre corao e rins, existem duas formas de se nutrir e proteger o corao: primeiramente, h o mtodo de se nutrir o qi do corao diretamente, ou seja, por meio de seu prprio canal. Isto significa: no sobrecarregue a

si mesmos com pensamentos depressives, no fique ansioso quanto a eventos futures que podem nunca acontecer, no se prenda a coisas que j esto no passado todas essas emoes dissipam o brilho do shen. Se esforarmos demais nosso corao, afetaremos seu qi. Caso acontea, o jing do corao tambm ser danificado, e o shen, consequentemente, perder sua morada.
SedermosumaolhadanodoutrinasdeConfcionodeseje,nolute,nosejainflexvel,no sejaegostaeseualunoMenciusnoserhipcrita,noesperecoisas,noforcecoisas, veremosqueaartedenutrirocoraojhaviasidototalmentecompreendidaduranteos temposantigosdeConfcioeMncio.Mesmoqueambososmestresnotenhamditomuito sobremedicina,elescomcertezaentendiamcomonutrirocorao.

Em Segundo lugar, existe a opo de alimentar o corao ao se nutrir o jing por meio dos rins. Isto significa: moderar sua vida sexual e no perseguir mulheres, caso contrrio seu fogo ministerial (xiang huo) ir se inflamar e se tornar instvel. Se no houver a proteo dos rins, o jing dos rins ser ferido. Se o jing dos rins ferido, ento seu qi tambm ser. A gua, ento, ser incapaz de controlar o fogo, o yin ser incapaz de ancorar o yang, e o qi patolgico da gua ir cobrir o fogo. Isto exatamente o que Mestre Xiangchuan quis dizer ao citar: jing pode gerar qi, e qi pode gerar shen; no h nada mais incrivel que um corpo sadio replete de ying[jing] e we[qi]! Um praticante buscando nutrir a vida deve primeiro de tudo entesourar seu jing. Se o jing replete, haver qi abundante; se qi abudante, haver shen abundante; e se shen abundante, o corpo ser forte. Finalmente, se o corpo forte, no h doena. O mdico Zhu Danxi (1282-1358), escreveu uma vez: O rim responsvel por abarcar e armazenar, o figado responsvel por harmonizar o fluxo. Ambos possuem o fogo ministerial, e em sua ponta superior, se ligam ao corao. O imperador do corao
Oimperadordocoraorepresentaofogoumavezdespertado,eleseinflama.Seofogo imperialdocoraoseinflamaofogoministerialtambminflamaeojingnaturalmentese extravia.Issonosmostraquejingapoiadopelorimeativadospelofgado,equeaperdade jinggeralmenteiniciadapelocorao.Seumadessasredesperdeoseuequilbrio,asoutras partesseroafetadas,tambm."OqueXiangchuaneDanxiexpressamtolucidamenteaqui representaoavisocoletivaqueosantigosmestresdanutriodocoraotmditodesde temposimemoriais.Emsuma,seocoraononutridocorretamente,eleiradoecer;seo rimnodevidamentealimentado,ocoraotambmiradoecer.

O corao, ainda, dito como o encarregado do sangue; e sangue jing. Sob circunstncias normais, h um excesso natural do qi do corao, mas quando jing ferido e o sangue se perde, o corao ir se tornar deficiente. Se o sangue pleno, portanto, shen ser brilhante, porm se o sangue se torna exaurido nossa fora de vontade se tornar fraca e confusa. Qualquer situao de excesso de fogo no corpo envolve uma deficincia de fogo; e a deficincia de fogo, em contra partida, diminui as funes benficas do fogo.
entoqueestesexcessosinternoseascondiesdedeficinciadocoraopossuem semelhanascomosdesequilibriosexternoscomoestagnaodefogooufogopatognicoque saturaaatmosferadurantecertaspocasdociclocsmicodesessentaanos?Defato,tantoos desequilibriosinternosquantoexternosdessanaturezadevemsercontrabalanceadas contendoojingparasustentaroqi,enutrindooyinparasolidificaroshen.

O Sistema do Corao
1. O Corao contm o Shen
O termo shen, frequentemente traduzido hoje em dia como espirito, abrange um dos conceitos mais complexos da medicina tradicional chinesa. No Neijing, shen mencionado cerca de 240 vezes. Tradicionalmente, o termo se refere ao mecanismo de mudana, o mistrio da transformao sbita e profunda, e a expresso na face de uma pessoa; particularmente os olhos. Quando aplicado ao corpo humano, o termo descreve a parte principal do que seria chamado de vitalidade fisica, atividade mental, e esprito. Trs funes principais so atribuidas a shen: 1. Atividade mental (conscincia) como manifestao do movimento central, embora oculto, do shen. O caracter antigo mostra uma afinidade muito grande com a Ursa Maior, a qual os chineses viam como o centro do universo. Shen, portanto, seria como o corao de toda a atividade fisica e mental, assim como a Ursa aparece como eixo central para as estrelas. Como o Neijing diz: O corao o imperador dos cinco zang e dos seis fu...; se o corao inflama, ento todos sairo da linha. Ocorao,atravsdachamadoshenqueabriganointerior,,
portanto,comoumalanternaresponsvelporiluminaromundoexterior;elevisto comofontedosprocessosdepensamento.Qualquerpensamentoouidia,avontade derealizlo,ofocomental,planejamentoeintelignciapodemassimser consideradosmanifestaesdeShen;

2. As sete reaes emocionais (alegria, raiva, tristeza, pesar, medo, apreenso, preocupao) e sua expresso involuntria (expresso facial, movimentos corporais, gestos, suspiros, lamento, risada, soluo) so manifestaes do shen; e 3. O efeito de controle e regulao do corao sobre as propriedades mentais e fsicas so classificadas como os cinco modos de operao (wushen) : hun, po, yi, zhi e shen (este sendo posteriormente o mesmo termo). Cada um dos modos atribudo a um dos cinco rgos: hun se refere a auto-conscincia e ao auto-controle; associado ao fgado; po se refere aos instintos corporais mais bsicos; se associa com o pulmo; yi se refere capacidade de pensar e lembrar; associado ao bao; zhi se refere memria; associado ao rim; shen se refere funo de processar toda informao sensorial e intuitiva e supervisionar a reao do corpo/mente a elas; associado ao corao. Quando se tenta compreender os aspectos centrais da medicina chinesa, extremamente importante que se entenda o efeito dominante do shen immaterial sobre a estrutura fisica do corpo. Se shen forte, uma das definies lidas no Neijing , o corpo ser forte; se perdemos shen, o corpo ir perecer. Assim como a Ursa no cu parece regular o movimento do sol (yang) e lua (yin), shen comanda o movimento bsico do yin (sangue) e yang (qi) corporal.

Pode ser ditto que shen opera alm do reino da forma fsica; sempredepende,noentanto, dofornecimentocontnuodoqimaisdensoemenosrefinadoejingqueconstituemabase materialdocorpo.Ainterrelaoaseguinte:ofuncionamentodoshendependedeambos osjingqiprepsnatal,enquantoomovimentoeatransformaodojingeqifsico,porsua vez,socontroladasporshen.
Osangueumtipode"jing"esteltimosendoumtermoquesempreserefereasubstncias densaserefinadasdocorpoquecompemaessnciayinfundamentaldocorpo(medula ssea,oesperma,fluidosvaginais,sangue,saliva,etc.)Osangueconsideradocomoum elementoparticularmenteimportantedabasematerialparaaatividadeshen.Almdisso,os vasossanguneossoumaextensoimportantedocorao.NostermosdoNeijing:"Aredede coraoincluiosvasossanguneoseosvasossanguneossoamoradadoshen."Extensa perdadesanguetemumefeitodevastador:apessoaacometidaestarsemsheninconsciente.

2. O Corao Governa os Vasos Sanguneos


Enquanto o corao estiver em movimento, o sangue circula atravs dos vasos; e enquanto isso ocorre, a pessoa est viva. Os vasos sanguneos constituem um dos aspectos estruturais do corao. De um ponto de vista evolutivo, o corao fisico na verdade uma elaborao local dos vasos sanguneos. Em um embrio humano, sua rede primitive de vasos sanguneos aparece primeiro. Posteriormente que algumas partes dessa rede se modificam de forma que se constitua o corao fsico. Atravs de uma perspectiva chinesa, o sangue produzido primariamente por meio do processo de extrair a essncia dos alimentos no aquecedor mdio. O Neijing afirma: O aquecedor medio est localizado logo abaixo do aquecedor superior e est intimamente ligado ao estmago. responsvel por estrair o qi dos alimentos, descartar os residues, assimilar os fluidos vitais, transform-los no prprio jing do corpo, e ento transportar o produto final para os pulmes, e posteriormente ser transformado em sangue que nutrir o corpo todo; no h substncia dentro do corpo que seja mais preciosa que essa. Em outras palavras, os fluidos e o qi nutritivo derivados da comida adentram os vasos sanguneos onde posteriormente sero transformados e refinados. Este processo normalmente referido como tornar [os fluidos] vermelhos[sangue]. Outros rgos envolvidos no processo de produo do sangue so os rins (transformando jing em sangue) e o bao/estmago (produzem a essncia dos alimentos). O fgado regula o fluxo de sangue e o armazena e considerado outro rgo principal relacionado ao sangue. O corao circula o sangue. O sangue se move pelo corpo em um circuito aberto, fornecendo a base material para todos os aspectos da atividade mental e todos os rgos, assim como sua camada corporal relacionada (pele, msculos, tendes e ossos). Nos termos do Neijing: se o fgado suprido com sangue, podemos ver; se os ps so supridos de sangue, podemos andar; se as mos so supridas de sangue, podemos segurar. A ao de bombeamento por trs deste ciclo central da vida que fornece o movimento governado pelo corao.

3. O Corao se reflete na face


Se a qualidade do sangue do corao pura, a mirade de vasos que compem o rosto sero bem supridos, e a pessoa se apresentar com uma compleio rosada e brilhante. Medicina chinesa, por conta disso, encarrega a face como um espelho das condies do corao. Novamente, o Neijing diz: se o qi do shaoyin da mo se torna obstrudo, os vasos sanguneos iro cessar sua funo. Se os vasos cessam, o sangue no se move. Se o sangue no se move, a pele e os plos corporais no sero nutridos. Assim, a face se tornar acinzentada e o sangue ir perecer. O mtodo de observao dos quatro mtodos de diagnostic se refere primariamente observao da face. Visto que tanto as condies do sangue e do shen se refletem ali, a face pode dizer muito sobre o estado geral do fsico e emocional de uma pessoa. O medico superior do Neijing tambm chamado shen (porm com um character diferente) portanto sabe da condio do paciente apenas de olhar sua face.

4. Transpirao o fluido do Corao


No geral, pode ser dito que a ocorrncia da transpirao controlada pela abertura dos poros que so regulados pelo wei qi. A produo do suor, no entanto, se encontra na capacidade de destilar fluidos do sangue por meio de uma transformao em vapor. Como pode ser visto no Neijing: Uma pessoa que perdeu grande quantidade de sangue no transpira, e uma que perdeu grande quantidade de suor no possui mais sangue.
Compostoporummaterialtransformadodosangue,suor,portanto,consideradocomouma substnciamuitopreciosanatradiochinesa,emborasejageralmenteignoradoou simplesmenteconsideradoumaparteincmodadavida,nasculturasocidentais.Mdicos orientaisnormalmenteabanamacabeaquandoouvemsobreosrituaisdesadeocidental queimplicaasecreofrequenteeintencionaldesuor,comosaunassemanaisouintenso exercciodirio.Poroutrolado,podeseargumentarqueaspessoasquevivemnassociedades industriaistendematerumadietamaisricadoqueaquelasquevivememsociedadesrurais tradicionais,paraeles,afaltadetranspiraopodelevaraoacumulo.

5. O Corao faz par com o Intestino Delgado


Os rgos, classificados como zang e fu , so pareados. Enquanto os zang servem como residncia (o shen reside no corao) e transportadores principais (o corao move o sangue), os fu servem apenas como central de transferncia, armazenando temporariamente e eliminando em seguida. O corao se liga ao intestino delgado, conectados por meio dos vasos luo. O intestino delgado recebe restos de alimentos parcialmente digeridos do estmago e procedem com o processo de digesto separando em puro e impuro. O puro re-enviado ao bao, responsvel por transport-lo aos cinco rgos onde poder ser armazenado. Os liquidos retirados so enviados bexiga, a qual armazena e elimina o excesso. Os materiais slidos so enviados ao intestino grosso para serem eliminados. Alguns casos de cistite (particularmente se acompanhada de urina escura ou vermelha) so tratados limpando o calor do corao: este calor transferido do zang para o fu, e ento levado at a bexiga.

6. O Corao se abre na Lngua


Um ramo interno do canal do corao se conecta com a lingua. O neijing diz: o qi do corao se comunica com a lingua. Se o corao est em harmonia, a lingua poder distinguir os cinco sabores essenciais. A cor do corpo da lingua reflete a condio do sangue do corao. Uma lingua muito vermelha ou escarlate, por exemplo, normalmente indica a presena de calor txico no sangue. Em um estado mais grave, o calor txico pode afetar o shen e levar a perda de conscincia (como no caso de encefalite ou outras enfermidades febris). Uma lingua plida normalmente indica deficincia de sangue. To importante quanto no contexto da relao corao-lingua, o Segundo significado do termo chins xin (corao), a saber, centro. Na terminologia mdica chinesa, xin com frequencia se refere ou ao menos implica o estmago, visto que a regio epigstrica constitui o centro estrutural do tronco. Sabemos que enfermidades do corao estrutural com frequencia se manifestam como sintomas de dor estomacal. Vice versa, problemas de estmago, como lceras, podem tanto ser causadas e exacerbadas por sintomas mentais que dentro da medicina chinesa seriam classificados como desordens do corao. No diagnostico clinico, o corpo da lingual serve como um indicador das condies dos rgos (especialmente a circulao entre eles), enquanto a saburra da lngua serve como um indicativo da situao do sistema digestivo. Mdicos inicialmente buscam informaes a respeito da condio do corao na ponta da lingua, onde desequilibrios dos rgos do aquecedor superior, corao e pulmo, podem se refletir.

7. O Pericrido a Tela Protetora do Corao


O pericrdio ou protetor do corao ditto como uma camada protetora envolvendo o corao. Assim como o imperador rodeado por um grande nmero de intermedirios, o pericrdio forma uma rede de pequenas passagens ao redor do corao pelas quais tanto o qi quanto o sangue do corao passam para alcanar todas as regies do corpo. O pericrdio categorizado como um rgo separado, mas ainda assim, como ultima linha de defesa do corao contra patgenos, fica clara que uma parte integral da rede do corao. O Neijing enfatiza: "se falamos sobre patgenos adentrando o corao, sempre estaremos dizendo que os patgenos atravesseram o pericrdio. Se os patgenos de fato avanaram at a parte mais interna, onde toda as funes mentais e fsicas so armazenadas e coordenadas, o resultado seria como se rebeldes adentrassem a sala do trono no palacio imperial: o pas ir falir.

Anda mungkin juga menyukai