Anda di halaman 1dari 14

RESOLUO N 1.

004, DE 27 DE JUNHO DE 2003


Aprova o Regulamento para a Conduo do Processo tico Disciplinar. O CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA Confea, no uso das atribuies que lhe confere a alnea "f" do art. 27 da Lei n 5.194, de 24 de dezembro de 1966, e Considerando o art. 72 da Lei n 5.194, de 1966, que estabelece as penalidades aplicveis aos profissionais que deixarem de cumprir disposies do Cdigo de tica Profissional; Considerando o Decreto-Lei n 3.688, de 3 de outubro de 1941, que instituiu a Lei das Contravenes Penais; Considerando a Lei n 5.869, de 11 de janeiro de 1973, que instituiu o Cdigo do Processo Civil; Considerando a Lei n 6.838, de 29 de outubro de 1980, que dispe sobre o prazo prescricional para a punibilidade de profissional liberal por falta sujeita a processo disciplinar; Considerando o inciso LV do art. 5 da Constituio da Repblica Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988, que assegura o direito ao contraditrio e ampla defesa aos litigantes; Considerando a Lei n 9.784, de 29 de janeiro de 1999, que regula o processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal; Considerando o disposto no Cdigo de tica Profissional, adotado pela Resoluo n 1.002, de 26 de novembro de 2002, RESOLVE: Art. 1 Aprovar o regulamento para a conduo do processo tico disciplinar, em anexo. Art. 2 Esta Resoluo entra em vigor na data de sua publicao. Art. 3 Fica revogada a Resoluo n 401, de 6 de outubro de 1995. Braslia, 27 de junho de 2003. Eng. Wilson Lang Presidente

Publicada no D.O.U de 21/07/2003 Seo 1, pg. 63/64

Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

LDR - Leis Decretos, Resolues

ANEXO DA RESOLUO N 1.004, DE 27 DE JUNHO DE 2003 REGULAMENTO PARA A CONDUO DO PROCESSO TICO DISCIPLINAR CAPTULO I DA FINALIDADE Art. 1 Este regulamento estabelece procedimentos para instaurao, instruo e julgamento dos processos administrativos e aplicao das penalidades relacionadas apurao de infrao ao Cdigo de tica Profissional da Engenharia, da Arquitetura, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia, adotado pela Resoluo n 1.002, de 26 de novembro de 2002. 1 Os procedimentos adotados neste regulamento tambm se aplicam aos casos previstos no art. 75 da Lei n 5.194, de 1966. 2 Os procedimentos estabelecidos aplicam-se aos profissionais da Engenharia, da Arquitetura, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia, em seus nveis superior e mdio, que transgredirem preceitos do Cdigo de tica Profissional, e sero executados pelos vrios rgos das instncias administrativas do Sistema Confea/Crea. Art. 2 A apurao e conduo de processo de infrao ao Cdigo de tica Profissional obedecer, dentre outros, aos princpios da legalidade, finalidade, motivao, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditrio, segurana jurdica, interesse pblico e eficincia. CAPTULO II DA COMISSO DE TICA PROFISSIONAL Art. 3 A Comisso de tica Profissional rgo auxiliar das cmaras especializadas, constituda de acordo com o regimento do Crea. 1 Recomenda-se observar na sua composio a presena de um representante de cada cmara especializada. 2 O Crea dever colocar disposio da Comisso de tica Profissional servidores com a incumbncia de apoiar as reunies, lavrando ata, termo de depoimento, atividade administrativa e assessoramento jurdico necessrios ao seu funcionamento. Art. 4 atribuio da Comisso de tica Profissional: I iniciar o processo tico ante notcia ou indcio de infrao; II - instruir processo de infrao ao Cdigo de tica Profissional, ouvindo testemunhas e partes, e realizando ou determinando a realizao de diligncias necessrias para apurar os fatos; e III emitir relatrio fundamentado a ser encaminhado cmara especializada competente para apreciao, o qual deve fazer parte do respectivo processo. Art. 5 A Comisso de tica Profissional, para atendimento ao disposto no inciso II e III do art. 4, dever:
Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia LDR - Leis Decretos, Resolues

I - apurar o fato mediante recebimento e anlise de denncias, tomada de depoimentos das partes e acolhimento das provas documentais e testemunhais relacionadas denncia visando instruir o processo; e II - verificar, apontar e relatar a existncia ou no de falta tica e de nulidade dos atos processuais. Art. 6 O coordenador da Comisso de tica Profissional designar um de seus membros como relator de cada processo. Pargrafo nico. O relator designado dever ser, preferencialmente, de modalidade profissional diferente daquela do denunciado. CAPTULO III DO INCIO DO PROCESSO Art. 7 O processo ser instaurado aps ser protocolado pelo setor competente do Crea em cuja jurisdio ocorreu a infrao, decorrente de denncia formulada por escrito e apresentada por: I instituies de ensino que ministrem cursos nas reas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea; II qualquer cidado, individual ou coletivamente, mediante requerimento fundamentado; III associaes ou entidades de classe, representativas da sociedade ou de profissionais fiscalizados pelo Sistema Confea/Crea; ou IV pessoas jurdicas titulares de interesses individuais ou coletivos. 1 O processo poder iniciar-se a partir de relatrio apresentado pelo setor de fiscalizao do Crea, aps a anlise da cmara especializada da modalidade do profissional, desde que seja verificado indcio da veracidade dos fatos. 2 A denncia somente ser recebida quando contiver o nome, assinatura e endereo do denunciante, nmero do CNPJ Cadastro Nacional de Pessoas Jurdicas, se pessoa jurdica, CPF Cadastro de Pessoas Fsicas, nmero do RG Registro Geral, se pessoa fsica, e estiver acompanhada de elementos ou indcios comprobatrios do fato alegado. Art. 8 Caber cmara especializada da modalidade do denunciado proceder a anlise preliminar da denncia, no prazo mximo de trinta dias, encaminhando cpia ao denunciado, para conhecimento e informando-lhe da remessa do processo Comisso de tica Profissional. Art. 9 Caber Comisso de tica Profissional proceder instruo do processo no prazo mximo de noventa dias, contados da data da sua instaurao. 1 Acatada a denncia, a Comisso de tica Profissional dar conhecimento ao denunciado da instaurao de processo disciplinar, juntando cpia da denncia, por meio de correspondncia encaminhada pelo correio com aviso de recebimento, ou outro meio legalmente admitido, cujo recibo de entrega ser anexado ao processo.
Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia LDR - Leis Decretos, Resolues

2 No acatada a denncia, o processo ser encaminhado cmara especializada da modalidade do profissional, que decidir quanto aos procedimentos a serem adotados. Art. 10. Duas ou mais pessoas podero demandar questo no mesmo processo. Pargrafo nico. A Comisso de tica Profissional, mediante justificativa, poder determinar a juntada de duas ou mais denncias contra um mesmo profissional, em razo da falta cometida ou fatos denunciados. Art. 11. O processo instaurado ser constitudo de tantos tomos quantos forem necessrios, contendo at duzentas folhas cada, numeradas ordenadamente e rubricadas por servidor credenciado do Crea, devidamente identificado pela sua matrcula. Pargrafo nico. Todos os atos e termos processuais - a denncia, a defesa e os recursos - sero feitos por escrito, utilizando-se o vernculo, com a data e o local de sua realizao e a assinatura do responsvel. Art. 12. Os processos de apurao de infrao ao Cdigo de tica Profissional correro em carter reservado. Pargrafo nico. Somente as partes envolvidas o denunciante e o denunciado e os advogados legalmente constitudos pelas partes tero acesso aos autos do processo, podendo manifestar-se quando intimadas. Art. 13. O processo ser duplicado quando houver pedido de vista ou recurso ao Confea, mantendo-se uma cpia na unidade ou Crea de origem. Art. 14. Os procedimentos relacionados ao processo devem realizar-se em dias teis, preferencialmente na sede do Crea responsvel pela sua conduo, cientificando-se o denunciado se outro for o local de realizao. CAPTULO IV DA INSTRUO DO PROCESSO Art. 15. As atividades de instruo, destinadas a apurar os fatos, consistem na tomada de depoimento do denunciante, do denunciado e suas respectivas testemunhas, obteno de todas as provas no proibidas em lei e na adoo de quaisquer diligncias que se faam necessrias para o esclarecimento da denncia. 1 O depoimento ser tomado verbalmente ou mediante questionrio, se requerido pela parte e autorizado pela Comisso de tica Profissional. 2 So inadmissveis no processo as provas obtidas por meios ilcitos. 3 A prova documental dever ser apresentada em original ou cpia autenticada em cartrio, ou ainda, cpia autenticada por servidor credenciado do Crea. 4 As reprodues fotogrficas sero aceitas como prova desde que acompanhadas dos respectivos negativos.

Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

LDR - Leis Decretos, Resolues

Art. 16. Cabe ao denunciado a prova dos fatos que tenha alegado em sua defesa, sem prejuzo do dever atribudo Comisso de tica Profissional para a instruo do processo. Art. 17. O denunciado poder, na fase de instruo e antes da tomada da deciso, juntar documentos e pareceres, bem como apresentar alegaes referentes denncia objeto do processo. Art. 18. No caso de tomada de depoimento ou quando for necessria a cincia do denunciado, a prestao de informaes ou a apresentao de provas propostas pelas partes, sero expedidas intimaes para esse fim, mencionando-se data, prazo, forma e condies para atendimento do requerido. 1 A intimao, assinada pelo coordenador da Comisso de tica Profissional, ser encaminhada pelo correio com aviso de recebimento, ou por outro meio legalmente admitido, cujo recibo de entrega ser anexado ao processo, registrando-se a data da juntada e a identificao do funcionrio responsvel pelo ato. 2 No sendo encontradas as partes, far-se- sua intimao por edital divulgado em publicao do Crea, ou em jornal de circulao na jurisdio, ou no dirio oficial do estado ou outro meio que amplie as possibilidades de conhecimento por parte do denunciado, em linguagem que no fira os preceitos constitucionais de inviolabilidade da sua intimidade, da honra, da vida privada e da imagem. 3 A intimao observar a antecedncia mnima de quinze dias quanto data de comparecimento. 4 O no atendimento da intimao no implica o reconhecimento da verdade dos fatos, nem a renncia a direito pelo denunciado. 5 O denunciado no poder argir nulidade da intimao se ela atingir os fins para os quais se destina. Art. 19. No caso de encontrarem-se as partes ou testemunhas em local distante da sede ou fora de jurisdio do Crea onde o processo foi instaurado, os depoimentos sero tomados pela Comisso de tica Profissional da jurisdio onde se encontram ou, por delegao, pelos inspetores da inspetoria mais prxima das suas residncias ou locais de trabalho. Pargrafo nico. A Comisso de tica Profissional da jurisdio onde o processo foi instaurado encaminhar questionrio e as peas processuais necessrias tomada dos depoimentos. Art. 20. As partes devero apresentar, at quinze dias antes da audincia de instruo, o rol de testemunhas. 1 O rol dever conter o nome completo, a qualificao, RG e endereo para correspondncia de cada testemunha. 2 As testemunhas sero intimadas a comparecer audincia por meio de correspondncia encaminhada pelo correio, com aviso de recebimento, ou por outro meio legalmente admitido, cujo recibo de entrega ser anexado ao processo.

Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

LDR - Leis Decretos, Resolues

3 No podero compor o rol de testemunhas das partes as pessoas incapazes, impedidas ou suspeitas. 4 A Comisso de tica Profissional poder, a seu critrio, ouvir outras testemunhas alm das arroladas. Art. 21. A testemunha falar sob palavra de honra, declarando seu nome, profisso, estado civil e residncia; se parente de alguma das partes e em que grau; quais suas relaes com quaisquer delas e seu interesse no caso, se houver; relatar o que souber, explicando sempre as razes da sua cincia. Art. 22. O depoimento ser prestado verbalmente, salvo no caso dos surdosmudos, que podero fazer uso de intrprete da Linguagem Brasileira de Sinais. Art. 23. Os depoimentos sero reduzidos a termo, assinados pelo depoente e pelos membros da Comisso de tica Profissional. Art. 24. vedado, a quem ainda no deps, assistir ao interrogatrio da outra parte. Art. 25. Durante a audincia de instruo a Comisso de tica Profissional ouvir em primeiro lugar o denunciante, em segundo o denunciado, e, em separado e sucessivamente, as testemunhas do denunciante e do denunciado. 1 Devero ser abertos os depoimentos indagando-se, tanto ao denunciante quanto ao denunciado, sobre seu nome, nmero do RG, naturalidade, grau de escolaridade e profisso, estado civil, idade, filiao, residncia e lugar onde exerce sua atividade e, na seqncia, sobre a razo e os motivos da denncia. 2 Ao denunciado ser esclarecido que o seu silncio poder trazer prejuzo prpria defesa. 3 Aps ter sido cientificado da denncia, mediante breve relato do coordenador da Comisso de tica Profissional, o denunciado ser interrogado sobre: I - onde estava ao tempo da infrao e se teve notcias desta; II - se conhece o denunciante e as testemunhas arroladas e o que alegam contra ele, bem como se conhece as provas apuradas; III - se verdadeira a imputao que lhe feita; IV se, no sendo verdadeira a imputao, tem algum motivo particular para atribu-la; e V - todos os demais fatos e pormenores que conduzam elucidao dos antecedentes e circunstncias da infrao. 4 Se o denunciado negar em todo ou em parte o que lhe foi imputado, dever apresentar as provas da verdade de suas declaraes.

Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

LDR - Leis Decretos, Resolues

5 As perguntas no respondidas e as razes que o denunciado invocar para no respond-las devero constar no termo da audincia. 6 Havendo comprometimento na elucidao dos fatos em decorrncia de contradio entre os depoimentos das partes, a Comisso de tica Profissional, a seu critrio, poder promover acareaes. 7 As partes podero fazer perguntas ao depoente, devendo dirigi-las ao coordenador da Comisso de tica Profissional, que aps deferi-la, questionar o depoente. 8 facultado s partes, requisitar que seja consignado em ata as perguntas indeferidas. Art. 26. A audincia de instruo una e contnua, sendo os interrogatrios efetuados num mesmo dia ou em datas aproximadas. Art. 27. A Comisso de tica Profissional elaborar relatrio contendo o nome das partes, sumrio sobre o fato imputado, a sua apurao, o registro das principais ocorrncias havidas no andamento do processo, os fundamentos de fato e de direito que nortearam a anlise do processo e a concluso, que ser submetido cmara especializada da modalidade do denunciado. 1 O relatrio ser submetido aprovao da Comisso de tica em pleno, na mesma sesso de sua leitura. 2 A Comisso de tica aprovar o relatrio por votao em maioria simples, estando presentes metade mais um de seus membros. 3 No caso de haver rejeio do relatrio, o coordenador designar novo relator para apresentar relatrio substitutivo, na mesma sesso. 4 Caso o relatrio manifeste-se pela culpa do denunciado, dever indicar a autoria, efetiva ocorrncia dos fatos e a capitulao da infrao no Cdigo de tica Profissional. 5 Caso o relatrio manifeste-se pela improcedncia da denncia, dever sugerir o arquivamento do processo. CAPTULO V DO JULGAMENTO DO PROCESSO NA CMARA ESPECIALIZADA Art. 28. O relatrio encaminhado pela Comisso de tica Profissional ser apreciado pela cmara especializada da modalidade do denunciado, que lavrar deciso sobre o assunto, anexando-a ao processo. 1 A deciso proferida pela cmara especializada e uma cpia do relatrio da Comisso de tica Profissional sero levados ao conhecimento das partes, por meio de correspondncia encaminhada pelo correio com aviso de recebimento, ou por outro meio legalmente admitido, cujo recibo de entrega ser anexado ao processo. 2 A deciso, se desfavorvel ao denunciado, informar as disposies legais e ticas infringidas e a penalidade correspondente.

Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

LDR - Leis Decretos, Resolues

3 Nos casos em que houver a impossibilidade de julgamento pela cmara especializada da modalidade do denunciado, as atribuies deste artigo sero exercidas pelo Plenrio do Crea. 4 No caso das partes se recusarem a receber o relatrio e a deciso da cmara especializada ou obstrurem o seu recebimento, o processo ter prosseguimento, nele constando a recusa ou obstruo. Art. 29. A cmara especializada dever julgar o denunciado no prazo de at noventa dias, contados da data do recebimento do processo. Art. 30. Ser concedido prazo de dez dias para que as partes, se quiserem, manifestem-se quanto ao teor do relatrio. 1 O prazo para manifestao das partes ser contado da data da juntada ao processo do aviso de recebimento ou do comprovante de entrega da deciso e do relatrio ou, encontrando-se em lugar incerto, da data da publicao da intimao. 2 Mediante justificativa, a juzo do coordenador da cmara especializada, o prazo para manifestao das partes poder ser prorrogado, no mximo, por mais dez dias. Art. 31. Apresentada a manifestao das partes, o coordenador da cmara especializada indicar um conselheiro para relatar o processo. Pargrafo nico. O relator indicado no poder ter participado da fase de instruo do processo como membro da Comisso de tica Profissional, nem ter sido o autor da denncia. Art. 32. A falta de manifestao das partes no prazo estabelecido no obstruir o seguimento do processo. Art. 33. O relato e apreciao do processo na cmara especializada obedecero s normas fixadas no regimento do Crea. Art. 34. Estando as partes presentes no julgamento, considerar-se-o intimadas desde logo da deciso, dando-lhes conhecimento, por escrito, do incio da contagem do prazo para recurso. Art. 35. Ausentes as partes no julgamento, sero intimadas da deciso da cmara especializada por meio de correspondncia encaminhada pelo correio com aviso de recebimento, ou por outro meio legalmente admitido, cujo recibo de entrega ser anexado ao processo. 1 Da intimao encaminhada s partes constar o prazo de sessenta dias para apresentao de recurso ao Plenrio do Crea. 2 No sendo encontradas as partes, far-se- sua intimao por edital divulgado em publicao do Crea, ou em jornal de circulao na jurisdio, ou no dirio oficial do estado ou outro meio que amplie as possibilidades de conhecimento por parte do denunciado, em linguagem que no fira os preceitos constitucionais de inviolabilidade da sua intimidade, da honra, da vida privada e da imagem.

Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

LDR - Leis Decretos, Resolues

Art. 36. Quando do trmite do processo na cmara especializada, o conselheiro relator poder, em carter excepcional, requerer diligncia visando complementar informaes julgadas relevantes para a elucidao dos fatos. CAPTULO VI DA APRESENTAO DO RECURSO AO PLENRIO DO CREA Art. 37. Da deciso proferida pela cmara especializada, as partes podero, dentro do prazo de sessenta dias, contados da data da juntada ao processo do aviso de recebimento ou do comprovante de entrega da intimao, interpor recurso que ter efeito suspensivo, para o Plenrio do Crea. Pargrafo nico. O teor do recurso apresentado ser dado a conhecer a outra parte, que ter prazo de quinze dias para manifestao. Art. 38. Recebido o recurso e manifestao da outra parte, o presidente do Crea designar conselheiro para relatar o processo em plenrio. Pargrafo nico. O relator indicado no poder ter participado da fase de instruo do processo como membro da Comisso de tica Profissional ou membro da cmara especializada que julgou o denunciado em primeira instncia, nem ter sido o autor da denncia. Art. 39. O processo, cuja infrao haja sido cometida por profissional no exerccio de emprego, funo ou cargo eletivo no Crea, no Confea ou na Mtua, ser remetido para reexame do plenrio do Crea qualquer que seja a deciso da cmara especializada e independentemente de recurso interposto por quaisquer das partes, em at trinta dias aps esgotado o prazo estabelecido no art. 37. CAPTULO VII DO JULGAMENTO DO PROCESSO NO PLENRIO DO CREA Art. 40. O processo ser apreciado pelo Plenrio do Crea, que lavrar deciso sobre o assunto, anexando-a ao processo. Art. 41. O Plenrio do Crea julgar o recurso no prazo de at noventa dias aps o seu recebimento. Art. 42. O relato e apreciao do processo pelo Plenrio do Crea obedecero s normas fixadas no regimento do Crea. Art. 43. Ausentes do julgamento, as partes sero intimadas da deciso do plenrio por meio de correspondncia encaminhada pelo correio com aviso de recebimento, ou por outro meio legalmente admitido, cujo recibo de entrega ser anexado ao processo. 1 Da intimao encaminhada s partes constar o prazo de sessenta dias para apresentao de recurso ao Plenrio do Confea. 2 No sendo encontradas as partes, extrato da intimao ser divulgado em publicao do Crea, ou em jornal de circulao na jurisdio, ou no dirio oficial do estado ou outro meio que amplie as possibilidades de conhecimento por parte do denunciado, em linguagem que
Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia LDR - Leis Decretos, Resolues

no fira os preceitos constitucionais de inviolabilidade da sua intimidade, da honra, da vida privada e da imagem. CAPTULO VIII DA APRESENTAO DO RECURSO AO PLENRIO DO CONFEA Art. 44. Da deciso proferida pelo Plenrio do Crea, as partes podero, dentro do prazo de sessenta dias, contados da data da juntada ao processo do aviso de recebimento ou do comprovante de entrega da intimao, interpor recurso que ter efeito suspensivo, para o Plenrio do Confea. Pargrafo nico. O teor do recurso apresentado ser dado a conhecer a outra parte, que ter prazo de quinze dias para manifestao. Art. 45. O Crea dever encaminhar o recurso ao Confea acompanhado do processo. Art. 46. Recebido o recurso no Confea, o processo ser submetido anlise do departamento competente e, em seguida, levado apreciao da comisso responsvel pela sua anlise. Art. 47. Pautado o assunto para anlise da comisso, a apreciao da matria seguir o rito previsto em seu regimento. Art. 48. A comisso, aps a apreciao da matria, emitir deliberao em conformidade com o estabelecido em regimento, que ser levada considerao do Plenrio do Confea. Art. 49. O processo, cuja infrao haja sido cometida por profissional no exerccio de emprego, funo ou cargo eletivo no Crea, no Confea ou na Mtua, ser remetido para reexame do plenrio do Confea, qualquer que seja a deciso do Crea de origem e independentemente de recurso interposto por quaisquer das partes, em at trinta dias aps esgotado o prazo estabelecido no art. 44. CAPTULO IX DO JULGAMENTO DO PROCESSO NO PLENRIO DO CONFEA Art. 50. O processo ser apreciado pelo Plenrio do Confea, que lavrar deciso sobre o assunto, anexando-a ao processo. Art. 51. O relato e apreciao do processo pelo Plenrio do Confea obedecero s normas fixadas no seu regimento. CAPTULO X DA APLICAO DAS PENALIDADES Art. 52. Aos profissionais que deixarem de cumprir disposies do Cdigo de tica Profissional sero aplicadas as penalidade previstas em lei. 1 A advertncia reservada ser anotada nos assentamentos do profissional e ter carter confidencial.
Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia LDR - Leis Decretos, Resolues

2 A censura pblica, anotada nos assentamentos do profissional, ser efetivada por meio de edital afixado no quadro de avisos nas inspetorias, na sede do Crea onde estiver inscrito o profissional, divulgao em publicao do Crea ou em jornal de circulao na jurisdio, ou no dirio oficial do estado ou outro meio, economicamente aceitvel, que amplie as possibilidades de conhecimento da sociedade. 3 O tempo de permanncia do edital divulgando a pena de censura pblica no quadro de avisos das inspetorias e da sede do Crea, ser fixado na deciso proferida pela instncia julgadora. Art. 53. A aplicao da penalidade prevista no art. 75 da Lei n 5.194, de 1966, seguir os procedimentos estabelecidos no 2 do art. 52. Art. 54. A pena ser aplicada aps o trnsito em julgado da deciso. Pargrafo nico. Entende-se como transitada em julgado, a deciso que no mais est sujeita a recurso. CAPTULO XI DO PEDIDO DE RECONSIDERAO Art. 55. Caber um nico pedido de reconsiderao de deciso em processo disciplinar, dirigido ao rgo julgador que proferiu a deciso transitada em julgado, pelas partes interessadas, instruda com cpia da deciso recorrida e as provas documentais comprobatrias dos fatos argidos. Pargrafo nico. A reconsiderao, no interesse do profissional penalizado, poder ser pedida por ele prprio ou por procurador devidamente habilitado, ou ainda, no caso de morte, pelo cnjuge, ascendente e descendente ou irmo. Art. 56. O pedido de reconsiderao ser admitido, depois de transitada em julgado a deciso, quando apresentados fatos novos ou circunstncias relevantes suscetveis de justificar a inadequao da sano aplicada. Art. 57. Julgado procedente o pedido de reconsiderao, o rgo julgador poder confirmar, modificar, anular ou revogar, total ou parcialmente, a deciso. Pargrafo nico. Da reviso do processo no poder resultar agravamento da pena. CAPITULO XII DA EXECUO DA DECISO Art. 58. Cumpre ao Crea da jurisdio do profissional penalizado, onde se iniciou o processo, a execuo das decises proferidas nos processos do Cdigo de tica Profissional. Pargrafo nico. No havendo recurso instncia superior, devido ao esgotamento do prazo para sua apresentao ou quando esgotadas as instncias recursais, a execuo da deciso ocorrer imediatamente, inclusive na hiptese de apresentao de pedido de reconsiderao.

Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

LDR - Leis Decretos, Resolues

CAPTULO XIII DA REVELIA Art. 59. Ser considerado revel o denunciado que: I - se opuser ao recebimento da intimao, expedida pela Comisso de tica Profissional, para apresentao de defesa; ou II se intimado, no apresentar defesa. Art. 60. A Declarao da revelia pela Comisso de tica Profissional no obstruir o prosseguimento do processo, garantindo-se o direito de ampla defesa nas fases subseqentes. Art. 61. Declarada a revelia, o denunciado ser intimado a cumprir os prazos dos atos processuais subseqentes, podendo intervir no processo em qualquer fase. CAPTULO XIV DA NULIDADE DOS ATOS PROCESSUAIS Art. 62. Nenhum ato ser declarado nulo se da nulidade no resultar prejuzo para as partes. Art. 63. Os atos do processo no dependem de forma determinada seno quando a lei expressamente a exigir, considerando-se vlidos os atos que, realizados de outro modo, alcanarem a finalidade sem prejuzo para as partes. Art. 64. A nulidade dos atos processuais ocorrer nos seguintes casos: I - por impedimento ou suspeio reconhecida de um membro da Comisso de tica Profissional, cmara especializada, Plenrio do Crea ou do Plenrio do Confea, quando da instruo ou quando do julgamento do processo; II - por ilegitimidade de parte; ou III - por falta de cumprimento de preceitos constitucionais ou disposies de leis. Art. 65. Nenhuma nulidade poder ser argida pela parte que lhe tenha dado causa ou para a qual tenha concorrido. Art. 66. As nulidades devero ser argidas em qualquer fase do processo, antes da deciso transitada em julgado, a requerimento das partes ou de ofcio. Art. 67. As nulidades considerar-se-o sanadas: I - se no forem argidas em tempo oportuno, de acordo com o disposto no art. 66 deste regulamento; ou II - se, praticado por outra forma, o ato tiver atingido seu fim. Art. 68. Os atos processuais, cuja nulidade no tiver sido sanada na forma do artigo anterior, sero repetidos ou retificados.
Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia LDR - Leis Decretos, Resolues

Pargrafo nico. A repetio ou retificao dos atos nulos ser efetuada em qualquer fase do processo. Art. 69. A nulidade de um ato, uma vez declarada, causar a nulidade dos atos que dele, diretamente, dependam ou sejam conseqncia. Art. 70. Dar-se- o aproveitamento dos atos praticados, desde que no resulte prejuzo ao denunciado. CAPTULO XV DA EXTINO E PRESCRIO Art. 71. A extino do processo ocorrer: I quando o rgo julgador proferir deciso definitiva; II quando a cmara especializada concluir pela ausncia de pressupostos de constituio e de desenvolvimento vlido e regular do processo; III quando a cmara especializada ou Plenrio do Crea ou Plenrio do Confea declararem a prescrio do ilcito que deu causa ao processo; ou IV quando o rgo julgador concluir por exaurida a finalidade do processo ou o objeto da deciso se tornar impossvel, intil ou prejudicado por fato superveniente. Pargrafo nico. Estes dispositivos no se aplicam aos casos referidos nos arts. 39 e 49. Art. 72. A punibilidade do profissional, por falta sujeita a processo disciplinar, prescreve em cinco anos, contados da verificao do fato respectivo. Art. 73. A intimao feita a qualquer tempo ao profissional faltoso interrompe o prazo prescricional de que trata o art. 72. Pargrafo nico. A intimao de que trata este artigo ensejar defesa escrita a partir de quando recomear a fluir novo prazo prescricional. Art. 74. Todo processo disciplinar que ficar paralisado por trs ou mais anos, pendente de despacho ou julgamento, ser arquivado por determinao da autoridade competente ou a requerimento da parte interessada. Art. 75. A autoridade que retardar ou deixar de praticar ato de ofcio que leve ao arquivamento do processo, responder a processo administrativo pelo seu ato. 1 Entende-se por autoridade o servidor ou agente pblico dotado de poder de deciso. 2 Se a autoridade for profissional vinculado ao Sistema Confea/Crea, estar sujeito a processo disciplinar.

Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

LDR - Leis Decretos, Resolues

CAPTULO XVI DAS DISPOSIES FINAIS Art. 76. Nenhuma penalidade ser aplicada ou mantida sem que tenha sido assegurado ao denunciado pleno direito de defesa. Art. 77. Se a infrao apurada constituir violao do Cdigo Penal ou da Lei das Contravenes Penais, o rgo julgador comunicar o fato autoridade competente. Pargrafo nico. A comunicao do fato autoridade competente no paralisa o processo administrativo. Art. 78. impedido de atuar em processo o conselheiro que: I tenha interesse direto ou indireto na matria; II tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante; III haja apresentado a denncia; ou IV seja cnjuge, companheiro ou tenha parentesco com as partes do processo at o terceiro grau. 1 O conselheiro que incorrer em impedimento deve comunicar o fato ao coordenador da Comisso de tica Profissional, cmara especializada ou plenrio, conforme o caso, abstendo-se de atuar. 2 A omisso do dever de comunicar o impedimento constitui falta grave, para efeitos disciplinares. Art. 79. Pode ser argida a suspeio de conselheiro que tenha amizade ntima ou inimizade notria com alguma das partes ou com os respectivos cnjuges, companheiros, parentes e afins at o terceiro grau. Art. 80. Os prazos comeam a correr a partir da data da juntada ao processo do aviso de recebimento ou do comprovante de entrega da intimao, excluindo-se da contagem o dia do comeo e incluindo-se o do vencimento. 1 considera-se prorrogado o prazo at o primeiro dia til seguinte, se o vencimento cair em dia em que no houver expediente no Crea ou este for encerrado antes da hora normal. 2 Os prazos expressos em dias contam-se de modo contnuo. Art. 81. Nos casos omissos aplicar-se-o, supletivamente ao presente regulamento, a legislao profissional vigente, as normas do direito administrativo, do processo civil brasileiro e os princpios gerais do Direito. Art. 82. Este regulamento aplica-se, exclusivamente, aos processos de infrao ao Cdigo de tica Profissional iniciados a partir da publicao desta Resoluo no Dirio Oficial da Unio.
Confea Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia LDR - Leis Decretos, Resolues

Anda mungkin juga menyukai