Anda di halaman 1dari 84

Ficha Tcnica

Autores Jorge Falcato Simes, Arquitecto Cmara Municipal de Lisboa Renato Bispo, Designer ESAD Caldas da Rainha | Associao Projectar para Todos

Produo Isabel Cotrim Colaborao Peter Colwell, Tcnico de Mobilidade | Associao de Cegos e Amblopes de Portugal Design Grco Joo Pedro Rato Reviso de texto Alexandra Bertrand Pr-Impresso e Impresso CTP Produo ISBN 972-9445-33-8 ISBN (13 dgitos) 978-972-9445-33-0 Depsito Legal A fornecer pela Tipograa Tiragem 2500 exemplares

Jorge Falcato Simes, Renato Bispo Reservados os direitos de autor de acordo com a legislao em vigor

Nota Revisto em Maio de 2006 DESIGN INCLUSIVO Acessibilidade e Usabilidade em Produtos, Servios e Ambientes Manual de apoio s aces de formao do projecto Design Inclusivo Iniciativa EQUAL Edio da Diviso de Formao da Cmara Municipal de Lisboa, Lisboa, Setembro 2003

Edio Centro Portugus de Design, Maio de 2006, 2 Edio

ndice Prefcio 1. Design Inclusivo 2. Sentir a diferena 3. Decincia: modelos e conceitos 4. A participao dos utilizadores 5. Os sete princpios do Design Universal 6. Argumentos morais, econmicos e sociais 7. Legislao e normas de qualidade 8. Estratgias de implementao do Design Inclusivo 9. Sites de referncia 10. Bibliograa

05 07 19 25 35 41 45 49 59 65 77

05

Prefcio
O presente manual foi realizado para apoiar um conjunto de aces de formao para prossionais e estudantes das vrias reas de projecto. O seu principal objectivo foi o de apoiar os formandos, aps o momento de formao inicial, nos seus percursos individuais de aprendizagem, disponibilizando para isso um conjunto de contedos bsicos e uma lista de referncias bibliogrcas e on-line orientadas para as diferentes especialidades prossionais, desde o planeamento urbano, arquitectura e ao design.

Constatmos porm, que aps as aces de formao, o manual ganhou outra dimenso, tornando-se numa ferramenta de disseminao do design inclusivo, chegando a muitos prossionais e estudantes que no tinham estado presentes nas aces de formao. Pudemos ter indcios deste processo de divulgao ao irmos encontrando referncias ao manual em locais mais ou menos inesperados, desde o programa (provisrio) da disciplina de Design de Produto do 11 ano do ensino secundrio, em que o manual indicado como bibliograa a consultar, at aos contactos de colegas do outro lado do atlntico, que nos felicitaram pela produo de um manual em lngua portuguesa.

Esta apetncia pelo manual, por parte de grande nmero de prossionais que no s o utilizam como o divulgam junto dos seus pares, reforou a convico junto dos autores e dos parceiros do projecto Equal Design Inclusivo, da necessidade de promover a sua publicao, permitindo assim que chegue a cada vez mais pessoas interessadas no tema.
Lisboa, Maro de 2006 Os autores Jorge Falcato e Renato Bispo

07
1. Design Inclusivo
1.1. O conceito 1.2. Enquadramento

08

1. Design Inclusivo

1. Design Inclusivo
1.1. O conceito
Em diversos momentos da nossa vida, todos ns experimentamos diculdades nos espaos em que vivemos ou com os produtos que usamos. Estas diculdades resultam de situaes de inadaptao das caractersticas do meio construdo face s nossas necessidades. O Design Inclusivo por vezes confundido com o desenvolvimento de solues especcas para pessoas com decincia, mas este no , de todo, o seu objectivo. O envolvimento de pessoas com decincia encarado como uma forma de garantir a adequao para aqueles que, eventualmente, tero mais diculdades de utilizao, assegurando, desta forma, a usabilidade a uma faixa de populao mais alargada.

Os designers e arquitectos esto habituados a projectar para um mtico homem mdio que jovem, saudvel, de estatura mdia, que consegue sempre entender como funcionam os novos produtos, que no se cansa, que no se engana... mas que na verdade, no existe.

Desta forma, claro que os destinatrios de solues mais inclusivas, so todos os cidados e no apenas aqueles que apresentam maiores diculdades de interaco com o meio. Contudo, so estes, que se encontram em pior situao, que maiores benefcios sentiro pela sua implementao, passando a estar integrados em igualdade de direitos com todos os

Na verdade, todo o indivduo nico, e, como grupo, a espcie humana bastante diversa, quer em capacidades quer em conhecimentos.

outros.

No se trata apenas de uma poltica assente na solidariedade pelos direitos dos outros, mas de assegurar os nossos pr-

possvel conceber e produzir produtos, servios ou ambientes adequados a esta diversidade humana, incluindo crianas, adultos mais velhos, pessoas com decincia, pessoas doentes ou feridas, ou, simplesmente, pessoas colocadas em desvantagem pelas circunstncias. Esta abordagem designada Design Inclusivo.

prios direitos para o futuro, quer em situao excepcional de acidente, quer por motivos inevitveis de envelhecimento.

1.2. Enquadramento
1.2.1. Direitos humanos e igualdade de oportunidades
O Design Inclusivo tambm o reexo na prtica projectual, de uma prtica democrtica, de respeito pelos direitos humanos, e de defesa de condies de igualdade de oportunidades.

O Design Inclusivo pode assim ser denido como o desenvolvimento de produtos e de ambientes, que permitam a utilizao por pessoas de todas as capacidades. Tem como principal objectivo contribuir, atravs da construo do meio, para a no discriminao e incluso social de todas as pessoas.

DESIGN INCLUSIVO Acessibilidade e Usabilidade em Produtos, Servios e Ambientes

09

A maioria das barreiras que impedem o envolvimento de muitos cidados na vida democrtica, e limitam o exerccio pleno de uma cidadania activa, so projectadas e construdas pelos homens. por isso necessria uma nova atitude em que a dimenso social da prtica de projecto esteja sempre presente. necessrio que o projectista se interrogue sobre a adequao ao uso dos espaos ou produtos que est a projectar.

A Europa Ocidental est no topo da tabela quanto esperana de vida nascena. No perodo de 1960 a 1995, a esperana de vida mdia na Unio Europeia aumentou 8 anos para os homens e 7 anos para as mulheres1. Em 1999 quase um quinto da populao tinha mais de sessenta anos, no ano 2020, provavelmente uma em quatro pessoas pertencer a este grupo etrio. Neste perodo prev-se um aumento de cerca de 40% no nmero dos mais idosos. Ao mesmo tempo

E a interrogao fundamental, se se est a facilitar a vida ao maior nmero de pessoas possvel ou se, pelo contrrio, atravs do desenho se est a promover a excluso daqueles que no encaixam na norma.

que o grupo dos 15 aos 26 anos decrescer 16%.

As estatsticas mostram que se assistir a um envelhecimento da populao a nvel mundial, embora se registem diferenas regionais sobre a intensidade e o perodo em que se vericar

Importa ento ter um conhecimento o mais aprofundado possvel das caractersticas fsicas, sensoriais e cognitivas daqueles que no correspondem ao homem mdio.

o envelhecimento2.

1.2.2. Evoluo demogrca.


Nos pases industrializados assiste-se j h algumas dcadas a um crescimento exponencial da populao idosa, no entanto, as previses das Naes Unidas apontam para a generalizao desta realidade a nvel mundial.
1. Comisso das Comunidades Europeias UMA EUROPA PARA TODAS AS IDADES - Promover a prosperidade e a solidariedade entre as geraes COM(1999) 221 nal http://europa. eu.int/comm/employment_social/socprot/ageing/com99-221/com221_ pt.pdf 2. The Sex and Age Distribution of the World Populations: 1998 Revision, Volume II: Sex and Age medium variant projections - http://www.un.org/esa/ socdev/ageing/agewpop1.htm

A comparao entre os anos de 1999 e 2050, ilustradas nas guras seguintes, revelam um elevado aumento percentual da populao idosa a nvel mundial. Especial ateno deve ser dada aos pases em vias de desenvolvimento, as estimativas revelam que a a alterao demogrca ter lugar quatro vezes mais rapidamente do que na Europa Ocidental.

10

1. Design Inclusivo

Em Portugal, a esperana de vida nascena que em 1920 era de 35,8 e 40,0 anos, respectivamente para homens e mulheres, j era de 73,5 e 80,3 anos em 20013. Quanto taxa bruta de natalidade, assistimos a uma diminuio de 23,9 0/00 em 1960 para 10,9 0/00 em 20014.

o que, devido idade, vericar um desajustamento entre as suas capacidades e as que o meio envolvente, os produtos e os servios, tal como os conhecemos hoje, lhes exigir.

Embora os cuidados de sade evoluam tecnicamente e a esperana de vida em boas condies de sade possa aumen-

Em resultado da conjugao destes dois factores, vericamos um aumento exponencial do ndice de envelhecimento ,
5

tar nos pases desenvolvidos, no podemos esquecer que o processo de envelhecimento causa frequentemente uma deteriorao geral das capacidades fsicas, sensoriais e cognitivas, importantes para o cumprimento das mais diversas actividades do dia a dia.

constatando-se j no censo de 2001 a existncia de mais idosos do que jovens.

Em Lisboa, por exemplo, o ndice de envelhecimento na cidade (203,55) era j, em 2001, quase o dobro do nacional (103), havendo mesmo freguesias com ndices superiores a 400 .
6

Estas modicaes acentuam-se com a idade e so mais pronunciadas nos indivduos acima dos 75 anos.

As Naes Unidas prevem que no ano de 2050, em Portugal, 37 % da populao tenha 60 ou mais anos, tendo 27 % deste grupo populacional mais de 80 anos.

Podemos enunciar as seguintes caractersticas como prevalecentes nos idosos7: Problemas de viso, degradao da acuidade, viso central reduzida, e capacidade reduzida de percepo do meio;

Ser ento com uma populao envelhecida que temos de contar no futuro.

Reduo da mobilidade articular; Capacidade reduzida para detectar, localizar e diferenciar sons;

So vrios os problemas que teremos de enfrentar decorrentes deste fenmeno. Do ponto de vista econmico, por exemplo, a relao desproporcionada entre populao activa e inactiva pe em causa a sustentabilidade dos esquemas de segurana social e nanciamento da despesa pblica em geral, agravado pela necessidade de maiores investimentos em servios de apoio a idosos.

Tempo de ateno, memria e capacidades cognitivas limitados; Reduzida resistncia ao esforo; Reduzida tolerncia a temperaturas extremas e ambientes agressivos; Agilidade, equilbrio e estabilidade reduzidos; Reexos mais lentos Raciocnio, capacidade de deciso e autoconana dimi-

Mas teremos tambm uma grande percentagem da popula-

nudos.

DESIGN INCLUSIVO Acessibilidade e Usabilidade em Produtos, Servios e Ambientes

11

8. United Nations Population Division Department of Economic and Social Affairs Population ageing 1999 http://www.un.org/esa/population/publications/aging99/a99cht1.htm

3. INE, Anurios Estatsticos e Estatsticas Demogrcas 4. Idem 5. Nmero de pessoas acima dos 65 anos por cada 100 abaixo dos 15 anos 6. INE, Resultados Provisrios do Censos 2001 7. Designing Sidewalks and Trails for Access Part I of II: Review of Existing 9. United Nations Population Division Department of Economic and Social Affairs Population ageing 2050 http://www.un.org/esa/population/publications/aging99/a99cht1.htm Guidelines and Practices Federal Highway Administration - U.S. Department of Transportation - http://www. fhwa.dot.gov/environment/sidewalks/ index.htm

12

1. Design Inclusivo

DESIGN INCLUSIVO Acessibilidade e Usabilidade em Produtos, Servios e Ambientes

13

1.2.3. Populao com decincia


As pessoas com decincia so aquelas para quem a existncia de um meio ambiente inadequado se torna mais problemtico, pois se para a generalidade da populao esta inadequao causadora de incmodo e desconforto, ou factor de risco de acidentes, para este sector da populao , na maior parte das vezes, razo de excluso e impedimento participao social.

Na Europa haver cerca de 37 milhes de pessoas com decincia. Em Portugal difcil fazer uma quanticao e caracterizao da populao com decincia, visto haver informaes contraditrias resultantes do Projecto QUANTi e do Censo de 2001. Foram recolhidos dados junto de 47.020 famlias, residentes O Projecto QUANTi foi desenvolvido pelo Secretariado Nacional de Reabilitao, em cooperao com o INE e o Departamento de Estatstica do ex-Ministrio do Emprego e da Segurana Social, e decorreu entre Setembro de 1993 e Junho de 1995. O tratamento dos dados permitiu apurar, de acordo com os autores do estudo, o nmero total de pessoas com alguma incapacidade, conhecer a decincia que est na sua origem, apurar as causas das decincias, o sexo, a idade, o estado civil, o nvel de escolaridade, a situao socioprossional, a distribuio geogrca e a reabilitao frequentada. em 73.375 alojamentos do Continente e das Regies Autnomas da Madeira e dos Aores, num universo que abrangeu 142.112 indivduos.

De acordo com este estudo, existiriam, nessa altura, em Portugal, 905.488 pessoas com decincia, o que representa uma taxa nacional de 9,16%, valor prximo do que foi apurado atravs de estudos realizados em outros pases da Unio Europeia.

14

1. Design Inclusivo

Quanto distribuio pelos diversos tipos de decincia, teramos a seguinte situao:

Psquicas

Sensoriais

Fsicas

Mistas

Nenhuma especial

Nmero de pessoas % da populao nacional

127.289 1,29

219.311 2,22

571.625 5,78

25.352 0,26

42.289 0,43

Nota: Ver denio dos diversos tipos de decincia no captulo 3.2

No que diz respeito s incapacidades:

Viso

Cegueira

Audio

Surdez

Fala

Outras de comun.

TOTAL % da populao nacional

231.217 2,34

24.686 0,25

197.283 2,00

32.110 0,32

113.504 1,15

151.923 1,54

Cuidado pessoal

Locomoo

Tarefas dirias

Face a situaes

Comportamento

TOTAL % da populao nacional

450.732 0,46

358.462 3,63

58.468,3 0,59

208.200 2,11

282.156 2,85

Nota: Ver denio dos diversos tipos de incapacidades no captulo 3.2

E quanto s desvantagens (handicap):

Orientao

Independ. fsica

Mobilidade Capacidade ocupao

Integrao social 212.368 2,15

Independ. econm.

TOTAL % da populao nacional

182.575 1,85

241.047 2,44

263.021 2,66

591.983 5,99

355.707 3,60

Nota: Ver denio dos diversos tipos de incapacidades no captulo 3.2

DESIGN INCLUSIVO Acessibilidade e Usabilidade em Produtos, Servios e Ambientes

15

Outros dados disponveis, mais actuais, so os resultantes do Censo de 2001, executado pelo Instituto Nacional de Estatstica que, embora no possam ser comparados directamente com os do QUANTi, revelam uma disparidade muito grande com este estudo.

pessoas com decincia, como se caracteriza este sector da populao, que tipo de decincias encontramos, qual a distribuio geogrca, etc.

Embora o QUANTi seja baseado numa amostra e apresente resultados que levantam tambm algumas interrogaes,

Logo na quanticao global do nmero de pessoas com decincia, aponta para uma percentagem muito mais baixa, de 6,14% correspondente a 636 059 pessoas com decincia. Muito abaixo dos 10% estimados pela Organizao Mundial de Sade para pases com o grau de desenvolvimento de Portugal.

como, por exemplo, uma variao exagerada na taxa de decincia consoante a distribuio geogrca (4,84% no Distrito de Aveiro e 20,90 % no Distrito de Viana do Castelo) a metodologia utilizada, nomeadamente na recolha de dados, inquritos por questionrio realizados por inquiridores formados para o efeito, oferecer mais garantias, bem como mais informao, do que os dados do Censo 2001.

Dado no ter sido utilizada a classicao de decincias, incapacidades e desvantagens, da Organizao Mundial de Sade, torna-se difcil comparar os resultados a que se chegou, no entanto, as contradies so evidentes. Como referido no QUANTi, a taxa nacional de incidncia da decincia encontrada um valor prximo do que foi apurado atravs de estudos realizados em outros pases da Unio Europeia, ao contrrio do Censo 2001 que chega a O facto de o inqurito do Censo ser de preenchimento pelo prprio inquirido ou por um familiar, poder ter falseado os resultados, pois no ser fcil para alguns admitir a sua decincia ou mesmo, para outros, ter conscincia dela. No se explica facilmente as alteraes que se registam na proporcionalidade de incidncia dos vrios tipos de decincia, passando, por exemplo, a decincia visual a ter a maior incidncia. Ficamos ento sem uma noo segura sobre quantas so as Quaisquer que sejam os valores, 9,16% ou 6,14% da populao, eles correspondem a pessoas concretas, que em grande parte so vtimas de fenmenos de excluso que tm origem nos mais diversos factores, que podem ser sociais, culturais, econmicos, tcnicos, entre outros. valores muito abaixo da mdia europeia e da estimativa da OMS que aponta para 10% da populao.

Auditiva

Visual

Motora

Mental

Paralisia cerebral

Outra decincia

TOTAL % do total da populao

84.172 0,81

163.569 1,58

156.246 1,51

70.994 0,69

15.009 0,14

146.069 1,41

16

1. Design Inclusivo

A importncia do conceito utilizado para denir o que uma pessoa com decincia e a metodologia escolhida para fazer a recolha dessa informao fundamental, pois a escolha destes parmetros pode levar a resultados muito diferentes. Por exemplo, no Brasil, a percentagem de pessoas com decincia aumentou de 1,49%, no censo de 1991, para 14,5%, quando em 2001 se adoptou um conceito mais concordante com as recomendaes das Naes Unidas e de acordo com a Classicao Internacional de Funcionamento, Decincia e Sade da Organizao Mundial de Sade, de forma a garantir a comparabilidade internacional das estatsticas10.

condies que so limitadoras da actividade.

Transportar bagagem, empurrar um carrinho de beb, partir um brao ou uma perna, so outros exemplos de situaes que podem acontecer, e acontecem com frequncia a grande parte da populao, provocando na pessoa problemas de relao com o meio envolvente. Nestes casos, visto no serem situaes que persistam no tempo, h a tendncia para serem encaradas como incmodos passageiros.

Uma parte da populao que devemos destacar pela sua importncia, so as crianas. As diculdades que experimentam na relao com o meio no s dicultam a interaco como

1.2.4. A pessoa com mobilidade condicionada


No so s os idosos e as pessoas com decincia que tm a mobilidade condicionada.

so origem de grande parte da sinistralidade existente.

As crianas tm uma estatura que afecta o limite de alcance, o campo de viso, etc. mas encontramos outras diferenas, que so fundamentais, em comparao com os adultos, tais

Existem muitas outras pessoas para quem o meio edicado, os produtos e os servios, no so adequados.

como11:

Menos um tero de viso perifrica Podemos considerar que todas as pessoas, pelo menos em parte da sua vida, tero a mobilidade condicionada, porque so crianas, idosos, ou pais de lhos pequenos que, pelo menos durante um perodo de tempo, tero de ser apoiados na deslocao, o que lhes diculta a mobilidade. Menor preciso na avaliao de velocidades e distncias Diculdade em localizar a origem dos sons No conseguem ler ou compreender sinais de aviso Agem inesperada e imprevisivelmente Diculdade para entender situaes complexas

Tambm as doenas debilitantes afectam grande nmero de pessoas. Doenas cardacas como a arteriosclerose e a angina, doenas pulmonares como o ensema, problemas de circulao como a hipertenso ou doenas articulares como os diversos tipos de artrite, so alguns exemplos de

Estas caractersticas das crianas levam a que, por exemplo, o desenho da via pblica deva ser mais cuidado de forma a aumentar a segurana passiva.

Vimos, assim, que a dimenso da populao com mobilidade

DESIGN INCLUSIVO Acessibilidade e Usabilidade em Produtos, Servios e Ambientes

17

condicionada muito maior do que comum considerar-se e vai muito para alm do conjunto das pessoas com decincia e idosos. Na Europa, estima-se12 que corresponda 24,9% do total da populao, apontando-se para Portugal uma percentagem de 21,3%.

Mobilidade condicionada a condio de todas as pessoas que tm diculdade na interaco com meio ambiente o meio edicado, os produtos, equipamentos e servios dadas as exigncias que esse meio lhes coloca ao nvel da mobilidade, da orientao, da comunicao ou do acesso informao.

Se tivermos este entendimento do que uma pessoa com a mobilidade condicionada, teremos ento de considerar ainda outros grupos sociais que, pelas suas caractersticas, tm problemas de mobilidade.
10. Relatrio sobre a prevalncia de decincias, incapacidades e desvantagens Sistematizao dos estudos realizados em 21 cidades brasileiras, com a Metodologia de Entrevistas Domiciliares da Organizao Pan-Americana de Sade OPS ngela Teixeira e Ftima Oliveira - Sistematizao e anlise dos Dados 2004. 11. Designing Sidewalks and Trails for Access Part I of II: Review of Existing Guidelines and Practices Federal Highway Administration U.S. Department of Transportation http://www. fhwa.dot.gov/environment/sidewalks/ index.htm 12. Besson, R. (ed) 1995. Trends in technologies for disabled and elderly people. Consideram-se idosos neste estudo pessoas com 60 e mais anos. http://www.stakes./include/incc310. html

Numa altura de grandes movimentos populacionais ao nvel do continente europeu, e mesmo escala global, assistimos a importantes migraes que levam a que muitas pessoas, de um momento para o outro, comecem a trabalhar e a viver num pas desconhecido. Para muitas destas pessoas, o desconhecimento da lngua e as diferenas culturais tm como consequncia restries da mobilidade e de acesso a bens e servios que esto disponveis para a generalidade dos cidados. Esta realidade pode levar facilmente ao surgimento de situaes de excluso.

Podemos ainda considerar que a pobreza tambm gera problemas de limitao da mobilidade, pois a diculdade de interaco com o meio neste caso limitada pela impossibilidade de acesso a bens e servios.

19
2. Sentir a diferena
2.1. Role Playing de simulao de decincias

20

2. Sentir a diferena

2. Sentir a diferena
A percepo da diferena, quer seja de natureza fsica, mental ou cultural, associa-se habitualmente a um sentimento de incompreenso e, por vezes, de intolerncia que a transforma frequentemente em factor de excluso. A simulao da decincia no pode ser reproduzida na totalidade, essencialmente por dois factores. Por um lado, por no se conseguir simular o sentimento de excluso social provocado pela confrontao com os preconceitos dos outros, nem as reais implicaes de habitar ambientes inadeParadoxalmente a diversidade de caractersticas e capacidades humanas que dominante, quer entre indivduos, quer em diversos momentos da vida de cada indivduo. quados por perodos de tempo muito longos. Por outro lado, porque o tcnico que simula a decincia no passou pelo perodo de aprendizagem que a utilizao de uma tecnologia de apoio normalmente exige, no ter a mesma destreza na A constatao da diversidade humana enquanto situao normal, apresenta-se como uma estratgia ecaz na destruio de preconceitos. Por estes motivos, a simulao da decincia deve ser encarada, essencialmente, como uma ferramenta de sensibilizao A simulao de situaes de incapacidade, por parte das equipas de projecto, um exerccio essencialmente de sensibilizao para os problemas sentidos por aqueles que habitualmente tm de lidar com um mundo que no foi construdo medida das suas necessidades. Tendo em conta estas limitaes, podero ser realizadas simulaes13 que reproduzem, dentro do possvel, algumas Desta forma, a realizao de Role Playing, onde os tcnicos e responsveis so convidados a experimentar situaes tipo de decincia, apresenta resultados claros na compreenso dos impactos que as eventuais solues de projecto tm enquanto elementos promotores de acessibilidade e qualidade de vida. situaes comuns de incapacidade face utilizao de produtos e ambientes. ou de aproximao problemtica da acessibilidade, que no substitui a participao dos utentes, como a metodologia por excelncia para a deteco das suas necessidades. transposio de eventuais barreiras.

Contudo, existe um perigo neste tipo de metodologia, a experincia da decincia no pode ser simulada na sua totalidade. Efectuar um percurso de cadeira de rodas no a mesma coisa que ser paraplgico, como vendar os olhos no simula a experincia da cegueira na sua totalidade.

13. Simulaes apresentadas no captulo 2 Undersanding the Spectrum of Human Abilities em STORY, Molly, MUELLER, James, MACE, Ronald, The Universal Design File, NC State University, The Center for Universal Design, 1997

DESIGN INCLUSIVO Acessibilidade e Usabilidade em Produtos, Servios e Ambientes

21

Avalie a eccia de um projecto face a situaes de incapacidade cognitiva respondendo s seguintes questes: Este permanece to utilizvel e seguro se

o utilizar com os dois ouvidos tapados? eliminar os sons das letras c, ch, s, f e z?

Avalie a eccia de um projecto face a situaes de incapacidao estiver a usar pela primeira vez sem ajuda nem instrues? no souber ler? executar aces fora da ordem? tentar us-lo mais rpido ou mais devagar do que o previsto? zer um erro e quiser corrigi-lo ou comear de novo? estiver distrado ou for interrompido enquanto estiver a us-lo? tiver falta de flego? parar frequentemente para descansar? precisar de se apoiar em algo enquanto o estiver a utilizar? no se puder dobrar, curvar ou rodar ao nvel da cintura? apenas o puder usar estando sentado? Avalie a eccia de um projecto face a situaes de incapacidade visual, respondendo s seguintes questes: Este permanece to utilizvel e seguro se Avalie a eccia de um projecto face a situaes de incapa o olhar com pouca luz? o olhar com luz muito brilhante? o olhar bastante mais afastado ou prximo do que desejado? o pudesse ver apenas a preto e branco? o olhar atravs de um tubo? o olhar com um olho fechado? o olhar usando apenas a viso perifrica? Avalie a eccia de um projecto face a situaes de incapacidade da mo, respondendo s seguintes questes: o design Avalie a eccia de um projecto face a situaes de incapacidade auditiva e de fala, respondendo s seguintes questes: Este permanece to utilizvel e seguro se usar luvas de boxe? no puder repetir uma aco mais do que trs vezes por o utilizar num ambiente barulhento? o utilizar com um ouvido tapado? minuto? no puder dobrar ou rodar os seus pulsos? permanece to utilizvel e seguro se xar um peso de 3,5 Kg a cada pulso? prender os seus cotovelos junto ao corpo? usar apenas o brao no dominante? cidade dos membros superiores, respondendo s seguintes questes: o design permanece to utilizvel e seguro se no puder rodar a sua cabea? for sensvel ao p, gases, fumo ou qumicos? de relacionadas com as funes corporais, respondendo s seguintes questes: Este permanece to utilizvel e seguro se

22

2. Sentir a diferena

usar apenas uma mo? usar apenas o punho ou a mo no dominante? no puder exercer uma fora superior do seu dedo mindinho?

caractersticas enquanto grupo (idade, formao, situao prossional, etc.) ou objectivos especcos da aco.

Apresentamos ento o modelo desenvolvido para esta aco de formao, de forma a poder ser utilizado como base para

Avalie a eccia de um projecto face a situaes de incapacidade na mobilidade, respondendo seguintes questes: o design permanece to utilizvel e seguro se

eventual utilizao futura. Tendo em conta que no se trata de uma soluo aplicvel a todas a situaes, mas de um exemplo que deve ser entendido dentro do contexto para o qual foi formulado.

no puder ver a superfcie do solo? no puder levantar nenhum dos ps? usar dois sapatos diferentes (na altura e no grau de frico da sola)? usar uma bengala? usar muletas? usar uma cadeira de rodas? no se puder levantar a partir de uma posio sentada? Tamanho do grupo 10 grupos de 2 pessoas cada. Objectivos do Role Plaiyng Permitir aos participantes vivenciar diversos graus de capacidade, experimentando o impacto funcional e emocional da relao incapacitante com o ambiente.

Tempo exigido

2.1. Role Playing de simulao de decincias


Existem vrias formas de estruturar um Role Playing desta natureza, variando com o nmero de participantes, as suas

1 hora, dividida em dois perodos consecutivos de 30 minutos cada.

Caracterizao de incapacidade Paraplgico cadeira de rodas Acidentado perna esquerda muletas e tala Cegueira total bengala e venda Viso tubular culos e bengala Cataratas culos e bengala

DESIGN INCLUSIVO Acessibilidade e Usabilidade em Produtos, Servios e Ambientes

23

Viso perifrica culos e bengala Sem brao dominante brao preso ao corpo Limitao da mo luvas Me de criana de colo carrinho de bb e garrafo de 5L de gua Gravidez/obesidade pesos nas pernas e 2 mochilas

pacidade que lhe foi atribuda no interferisse nas actividades que realiza na sua vida quotidiana.

Registe de forma sistemtica as diculdades que encontra para fazer o que quer.

Organizao dos participantes Ambiente fsico Espaos interiores e exteriores, a denir conforme o local de formao, que devem incluir percursos de ligao entre espaos desnivelados, utilizao de equipamentos como multibancos ou telefones pblicos e acessibilidade a espaos especcos, como casas de banho ou cafetarias. Os grupos visitam, por ordem de preferncia, os vrios locais Processo Introduo ao jogo, com apresentao dos objectivos do exerccio e regras de funcionamento. No nal do primeiro perodo de 30 minutos, os participantes Regras Autonomia tem de efectuar as tarefas sem ajuda, de forma a no depender da presena ou da boa vontade de terceiros. Contudo, no corra riscos e pea ajuda se comprovadamente no conseguir ultrapassar a situao; No nal do exerccio, cada grupo entrega a cha de registo na sala do workshop. trocam de posio. do percurso, anotando na cha de registo as diculdades sentidas na circulao pelos diversos espaos. Diviso dos participantes em grupos de 2 elementos. Um elemento ser caracterizado e o outro ter a dupla funo de efectuar o registo e salvaguardar a segurana do colega de grupo, no o podendo ajudar na execuo de tarefas, salvo em caso de necessidade.

Seja voc mesmo Execute as tarefas da forma como normalmente as faria, se costuma entrar pela porta principal do edifcio, teste esta entrada em primeiro lugar. Se costuma transportar uma mala, leve-a consigo. Actue como se a inca-

25
3. Decincia: modelos e conceitos
3.1. Os modelos moral, mdico e social 3.2. Organizao Mundial de Sade

26

3. Decincia: modelos e conceitos

3. Decincia: modelos e conceitos


3.1. Os modelos moral, mdico e social
A forma como encarada a decincia tem evoludo ao longo dos tempos. Registaram-se enormes avanos desde o tempo em que, por exemplo Plato, na sua obra Repblica, se referia s pessoas com decincia, sugerindo que estes, numa repblica ideal, deveriam ser abandonados num local em que mais ningum se lembrasse deles. Modelo Mdico Este modelo vem associado ao desenvolvimento da medicina So diversos os modelos de anlise/denio do que a decincia. Resultantes da evoluo social e cientca, os vrios modelos podem coexistir temporalmente, mas haver sempre aquele que dominante em determinada poca e regio geogrca. Como muitas das decincias tm uma origem mdica, deveriam ser os mdicos a tomar conta desta populao, resumindo a questo da decincia a um problema tcnico da Embora se possam identicar mais modelos, dependendo das escolas de abordagem, iremos neste caso considerar a existncia de trs. Neste modelo, os problemas associados a uma decincia residiam no indivduo. Se o indivduo fosse curado, estes Modelo Moral ou Religioso Segundo este modelo, a decincia seria consequncia de um castigo divino. A pessoa ou a sua famlia teriam praticado actos que implicavam uma punio. As pessoas com decincia eram consideradas impuras e deveriam ser afastadas da sociedade. Signicava um estigma para toda a famlia e, naproblemas no existiriam. A sociedade no teria ento que se adaptar s necessidades destes indivduos visto eles estarem a aguardar a cura. O modelo mdico coloca a fonte do problema numa nica pessoa e conclui que as solues se encontram intervindo a nvel individual. medicina. moderna no sc. XIX e importncia do papel da medicina na sociedade da altura. turalmente, sentimentos de culpa da pessoa com decincia. Esta forma de interpretar a decincia tem como resultado o isolamento e a vergonha. propcia ao surgimento de atitudes de auto-excluso e uma baixa auto-estima. A excluso social evidente, com a agravante de ser socialmente aceite, ou mesmo considerada aconselhvel, e no meramente tolerada como nos dias de hoje.

DESIGN INCLUSIVO Acessibilidade e Usabilidade em Produtos, Servios e Ambientes

27

A pessoa com decincia era considerada uma pessoa doente. Como sabemos, as pessoas quando esto doentes so dispensadas das suas obrigaes sociais: ir escola, ao emprego, responsabilidades familiares, etc. Esta identicao de decincia com doena levou a que as polticas pblicas relacionadas com a problemtica da decincia tenham sido maioritariamente desenvolvidas no mbito dos sistemas de sade.

Em vez de querer transformar a todo o custo, as pessoas com decincia em pessoas normais, ou mant-las espera da cura, tal como no modelo mdico, dever ser a sociedade a adaptar-se s capacidades de todos.

O modelo social entende a decincia como uma consequncia das barreiras ambientais, sociais e das atitudes predominantes.

Deste modelo resultou a institucionalizao de muitas pessoas com decincia, que poderiam ter uma vida independente caso a sociedade promovesse alteraes, nomeadamente no meio edicado, que fossem ao encontro das necessidades destes indivduos. O resultado foi a excluso de muitos que poderiam ter uma participao social activa. A excluso social a consequncia lgica desta forma de ver a decincia. Distinguindo decincia, de incapacidade e de desvantagem, tal como veio a fazer a Organizao Mundial de Sade em 1980, e considerando a desvantagem como a condio social de prejuzo sofrido por um dado indivduo, (ver captulo seguinte) deu-se um primeiro passo para reconhecer a responsabilidade da sociedade nas diculdades de interaco da pessoa com decincia, com o meio. Modelo Social Em oposio ao modelo mdico, que desencoraja, ou impede mesmo, a participao das pessoas com decincia, surge o modelo social, resultado em grande parte da luta dos activistas pelos direitos das pessoas com decincia. A OMS j evoluiu, e em 2001 aprovada a Classicao Internacional do Funcionamento, Decincia e Sade que se Partindo do princpio de que as sociedades ao organizarem-se na base da assuno do que normal, inviabilizam a participao dos que no correspondem a esse esteretipo, os defensores do modelo social concluem que a sociedade dever reconhecer e celebrar as diferenas. aproxima ainda mais do modelo social, tomando em considerao os aspectos sociais da decincia, propondo um mecanismo para denir o impacto do meio ambiente, fsico e social no funcionamento das pessoas. A desvantagem (handicap) tem um carcter social. resultado da inadequao do meio face s capacidades da pessoa.

28

3. Decincia: modelos e conceitos

Com o modelo social surge o reconhecimento do direito diferena e participao social das pessoas com decincia. uma cultura de direitos e igualdade de oportunidades que se instala, em oposio ao assistencialismo e caridade que resultavam dos modelos anteriores.

e caractersticas do meio. Sendo desta forma claro que duas pessoas com a mesma decincia podem ter nveis completamente diferentes de funcionamento, variando com o ambiente em que esto inseridas.

Deste modelo depreende-se tambm a situao oposta, que Muitas das atitudes negativas face decincia, que ainda hoje persistem, tm por base os modelos moral e mdico pois, tal como j foi referido anteriormente, a coexistncia dos diversos modelos possvel, e em alguns sectores sociais, como por exemplo, em parte da classe mdica ou dos media, a predominncia do modelo social no efectiva, levando a que as atitudes negativas e os preconceitos face s pessoas com decincia, ainda perdurem. A partir desta abordagem, o Design Inclusivo deve ser encarado como uma necessidade social de todos os cidados e nveis de funcionamento idnticos no implicam condies de sade idnticas, ou seja, que a incapacidade para realizar uma determinada tarefa pode ser sentida por pessoas com caractersticas bastante diferentes englobando, nesse grupo, no apenas as pessoas com decincia, mas todos aqueles que, por algum motivo, no conseguem realizar a tarefa.

3.2. Organizao Mundial de Sade


A Organizao Mundial de Sade disponibiliza um conjunto de documentos normalizadores que visam a coordenao internacional das questes relacionadas com a sade.

no como uma questo relacionada apenas com os direitos de minorias.

Eliminado o carcter estigmatizante da decincia e claricada a questo de que as situaes de inadaptao ao meio dizem respeito a todos, torna-se possvel abordar a problemtica da acessibilidade de forma coordenada pelas diferentes especialidades, desde as que se ocupam das incapacidades humanas, tcnicos de reabilitao, mdicos, at s que se

Para a problemtica da decincia devemos destacar dois documentos essenciais para a denio de conceitos e nomenclaturas, a Classicao Internacional das Decincias, Incapacidades e Desvantagens e a Classicao Internacional de Funcionamento, Incapacidade e Sade.

encarregam de projectar e construir as cidades e objectos que utilizamos diariamente.

3.2.1 Classicao Internacional das Decincias, Incapacidades e Desvantagens


Publicada em 1980, a Classicao Internacional das Decincias, Incapacidades e Desvantagens conhecida internacionalmente por ICIDH, sigla da nomenclatura em Ingls Internatio-

Ambas as classicaes se enquadram num modelo social da decincia, onde esta encarada como uma situao de desajuste, por vezes existente, entre as capacidades humanas

DESIGN INCLUSIVO Acessibilidade e Usabilidade em Produtos, Servios e Ambientes

29

nal Classication of Impairments, Disabilities, and Handicaps.

Por seu lado, as fsicas incluem decincias ao nvel dos rgos internos, designadamente, decincia das funes car-

Desde ento tem sido utilizada, como elemento normalizador, para diversos ns, quer como ferramenta estatstica e de investigao, quer pela segurana social, por seguradoras, ou outras entidades que necessitem de classicar questes relacionadas com a sade. a principal referncia de conceitos e nomenclaturas em utilizao.

diovascular e respiratria, gastrointestinal, urinria e reprodutora ou outra anomalia dos rgos internos, ou de outras funes especcas como seja a mastigao, deglutio ou olfacto. So ainda includas as decincias musculo-esquelticas e estticas da regio da cabea e do tronco, bem como as decincias dos membros superiores ou inferiores.

A ICIDH estrutura-se em trs nveis: a classicao de decincias, de incapacidades e de desvantagens, sendo que a existncia de uma decincia pode originar uma situao de incapacidade para realizar uma determinada tarefa que, inserida num contexto, pode levar a uma situao de prejuzo para a pessoa em questo, colocando-a em desvantagem para com as demais.

As mistas, referem-se decincia cuja manifestao incide nos planos psquico, sensorial e fsico, incluindo a paralisia cerebral.

Sob a categoria nenhuma em especial, so includas as decincias geradoras de incapacidade no includas em nenhuma das categorias anteriores, designadamente incapacidades relacionadas com uma degenerao generalizada, das

3.2.1.1. Decincia Neste mbito, o conceito de Decincia representa qualquer perda ou alterao de uma estrutura ou de uma funo psicolgica, siolgica ou anatmica. Podendo estas perdas ou alteraes ser temporrias ou permanentes, representando a exteriorizao de um estado patolgico e, em princpio, reectindo perturbaes a nvel orgnico.

estruturas fsica, sensorial e cognitiva, associada a estados de envelhecimento avanado.

3.2.1.2. Incapacidade O segundo nvel de classicao assenta no conceito de Incapacidade, que consiste na restrio ou falta de capacidade para realizar uma actividade dentro dos limites considerados normais para um ser humano

Na ICIDH as decincias dividem-se em categorias, tais como psquicas, sensoriais, fsicas, mistas e nenhuma decincia em especial que se passam a explicar. As incapacidades dividem-se nas seguintes categorias: Incapacidade para ver ausncia ou reduo grave da viso, no resolvida com recurso a ajudas tcnicas ou dispositivos No grupo das decincias psquicas, foram includas as decincias intelectuais, a doena mental bem como as decincias das funes gnsticas e prxicas. Analogamente, nas sensoriais, incluem-se as decincias de viso, da audio e da fala. Esto aqui compreendidas as pessoas cegas ou que sofrem de incapacidade para executar tarefas visuais de conjunto, de compensao adequados.

30

3. Decincia: modelos e conceitos

ou que sofrem de uma ausncia ou reduo da capacidade para executar tarefas que requeiram acuidade visual adequada para ler, reconhecer rostos e escrever.

Incapacidade no cuidado pessoal ausncia ou reduo grave da capacidade para cuidar de si prprio no respeitante s actividades siolgicas bsicas, tais como a excreo, a alimentao, a higiene pessoal e o vestir. Inclui as pessoas

Incapacidade para ouvir ausncia ou reduo grave da capacidade auditiva. Aqui incluem-se as pessoas surdas (surdez total de ambos os ouvidos, irrecupervel pela utilizao de qualquer dispositivo da amplicao de som) ou com reduo da capacidade de receber mensagens verbais ou outras mensagens audveis.

com necessidade de ajuda de terceiros ou de algum mecanismo externo para realizar este tipo de actividades. Inclui, igualmente, as pessoas que sofrem de incapacidade, por exemplo, de tomarem banho sem apoio de pessoas ou outros auxiliares, de prepararem refeies, de se alimentarem sozinhas, de se arranjarem ou que manifestam perturbaes da funo excretora.

Incapacidade para falar ausncia de capacidade para articular palavras ou de produzir mensagens verbais audveis e de transmitir o seu signicado atravs da fala, incluindo gaguez grave. Incapacidade de locomoo ausncia ou reduo grave de realizao de actividades relacionadas com a deslocao, quer do prprio, quer de objectos. Inclui incapacidades de Outras incapacidades de comunicao como a ausncia ou reduo da capacidade para escrever ou para ler, para comunicar atravs de smbolos ou gestos, para codicar a linguagem em palavras escritas e para executar mensagens escritas ou smbolos grcos. Esta designao refere-se ainda ausncia ou reduo da capacidade de comunicao simblica ou de expresso e comunicao no-verbal, o que signica uma ausncia ou reduo da capacidade para compreender sinais ou smbolos grcos associados a cdigos convencionais, como, por exemplo, sinais de trnsito, pictogramas, mapas, diagramas simples e outras representaes esquemticas de objectos. As pessoas includas nesta categoria apresentam ainda ausncia ou reduo da capacidade de receber ou transmitir informao mediante gestos, expresses ou procedimentos similares. Incapacidade para realizar tarefas da vida diria incapacidades de manejar trincos e outros fechos, como puxadores de porta e uso de chaves, abrir e fechar portas, acender fsforos, usar torneiras, interruptores e tomadas de corrente, ou abrir janelas. Foram includas ainda pessoas com incapacidaambulao e incapacidades que restringem a locomoo (deslocao ou utilizao de transportes). So ainda categorizadas nesta incapacidade as pessoas que dependem da utilizao de cadeiras de rodas para se deslocarem, que tm incapacidade, por exemplo, ao nvel da marcha, de transpor desnveis de terreno, de subir escadas ou outra incapacidade de subir ou de correr, incapacidade de se deslocar quando deitado ou movimentar-se a partir da posio sentado, incapacidade de se deslocar e de utilizar transportes, ou incapacidade de levantar ou transportar objectos.

DESIGN INCLUSIVO Acessibilidade e Usabilidade em Produtos, Servios e Ambientes

31

de de usar o telefone, manejar dinheiro, dar corda a relgios de pulso e de parede, folhear um jornal, manipular objectos com os dedos, agarrar e empunhar objectos e mov-los, em imobilizar objectos segurando-os, e outras diculdades de coordenao. No foram includas pessoas com incapacidade para escrever.

incapacidades em registar e compreender as relaes entre os objectos e as pessoas, com perturbao geral da capacidade de aprender ou outras capacidades especcas para adquirir, tratar e reter novas informaes.

No plano da segurana pessoal incluem-se as pessoas com incapacidade para evitar acontecimentos que ponham em

Incapacidade face a situaes decorrem da dependncia e da resistncia fsica, a incapacidade face ao ambiente e a outras incapacidades face a situaes fsicas. Foram includas nesta categoria as pessoas com dependncia de qualquer mquina externa de suporte de vida, como pace-makers, aspiradores, ventiladores respiratrios e rins articiais (dilise) ou qualquer forma de aparelho electromecnico para a manuteno ou aumento dos potenciais de actividade.

perigo a sua integridade fsica, por exemplo, actos autoagressivos e condutas suicidas, outras condutas potencialmente perigosas para o prprio, como seja deixar o gs aberto ou o lume aceso, condutas de tipo irresponsvel como deitar fsforos acesos para o tapete, perder-se, vaguear, incapacidade para se proteger dos perigos que vm do exterior. Pessoas que se encontram em perigo em situaes especiais, como em viagem, nos transportes, empregos e tempos livres, incluindo desporto.

Foram ainda includas as pessoas com incapacidade de partilhar refeies, de manter uma posio (estar sentado ou de p), intolerncia ao esforo e outros aspectos da resistncia fsica. Finalmente, foram includas pessoas com incapacidade de resistncia ao frio e ao calor, de intolerncia luz solar, humidade ou grandes variaes de presso atmosfrica, iluminao intensa, intolerncia ao p e a outros alergnios, susceptibilidade exagerada a agentes qumicos, bem como incapacidade para acompanhar o ritmo e outros aspectos de presso de trabalho. Sob esta designao encontram-se igualmente as pessoas com dependncia de drogas ou lcool, bem como com incapacidade de participar nas actividades domsticas, como seja, tomar as refeies com a famlia, realizar tarefas domsticas, sair ou fazer visitas em conjunto, assim como as decises relacionadas com a vida domstica, por exemplo, decises respeitantes aos lhos ou gesto do dinheiro. Inclui, igualmente, a incapacidade em mostrar afecto, incapacidade no trabalho em cooperar com os outros, a manifesta falta de interesse em actividades de lazer, como seja, ver teIncapacidade no comportamento incapacidade no plano educacional, referente segurana pessoal ou s incapacidades de relacionamento no plano familiar e na actividade profissional. So includas nesta categoria pessoas com Finalmente, inclui as pessoas com uma conduta delinquente leviso, ouvir rdio, ler jornais ou livros, participar em jogos ou passatempos.

32

3. Decincia: modelos e conceitos

bem como com uma conduta pblica que envolve discusses onde esto patentes a ira, a arrogncia, uma irritabilidade acentuada de uma forma generalizada como superiores hierrquicos, colegas e vizinhos.

3.2.2. Classicao internacional de funcionamento, incapacidade e sade


A Classicao Internacional de Funcionamento, Incapacidade e Sade, conhecida internacionalmente como ICF,

3.2.1.3. Desvantagem O terceiro nvel de classicao, assenta no conceito de Desvantagem. Esta entendida como uma condio social de prejuzo sofrido por um dado indivduo, resultante de uma decincia ou de uma incapacidade, que limita ou impede o desempenho de uma actividade considerada normal para um ser humano, tendo em conta a idade, o sexo e os factores scio-culturais.

sigla proveniente das primeiras trs palavras da nomenclatura em ingls International Classication of Functioning, Disability and Health, est em vigor para uso internacional desde 22 de Maio de 2001 quando foi referendada pela 54 Assembleia Mundial de Sade.

A ICF a mais recente classicao realizada pela Organizao Mundial de Sade com a inteno de proporcionar uma estrutura e linguagem normalizada para aplicao em todos

Considera-se existir situao de desvantagem nas categorias de Orientao, Independncia fsica, Mobilidade, Ocupao, Integrao social e Independncia ou auto-sucincia econmica, sempre que a capacidade de interaco do indivduo com o meio se apresente diminuda ou ausente.

os assuntos relacionados com a sade.

Esta classicao uma reviso da Classicao Internacional de Decincias, Incapacidades e Desvantagens, apresentada no captulo anterior, editada em 1980, que tem vindo a ser amplamente utilizada como elemento normalizador.

Este nvel de classicao e as categorias que apresenta, pe a nfase na interaco com o meio, assumindo o modelo social da decincia e aumentando o alcance desta ferramenta muito para alm deste, passando a ser enquadradas nesta abordagem, no s as pessoas portadoras de alguma decincia, mas todas aquelas que se encontrem em situao de desvantagem independentemente da sua situao de sade. Ao contrrio da verso mais antiga, a ICF organiza a informao em apenas duas partes: 1 Funcionamento e Incapacidade e 2 Factores contextuais. Avana desta forma para a simplicao de um modelo onde a situao de conito entre os cidados e o meio ambiente no depende apenas do indivduo, mas tambm do meio em si.

DESIGN INCLUSIVO Acessibilidade e Usabilidade em Produtos, Servios e Ambientes

33

3.2.2.1. Funcionamento e Incapacidade A primeira parte da ICF compreende duas classicaes, uma para as Funes dos Sistemas e Estruturas do corpo humano e outra para as Actividades e Participao.

O qualicador de Desempenho, descreve a resposta do indivduo a situaes inseridas no seu ambiente de utilizao. uma apreciao que inclui os factores ambientais, fsicos ou sociais e que pode ser entendida como a experincia vivida pelas pessoas no contexto real em que de facto vivem.

O signicado de conceitos fundamentais como funo de sistema corporal, estrutura corporal ou decincia, permanecem semelhantes verso de 1980, j apresentados no captulo anterior. O qualicador de Capacidade, descreve a habilidade individual para executar uma determinada tarefa. Tem o objectivo de indicar o mais alto nvel provvel de funcionamento de um determinado indivduo, num determinado domnio, a um na classicao de Actividades e Participao que surgem algumas modicaes que avanam no sentido de encarar a incapacidade como um problema de interaco com o meio e no como uma condio absoluta que depende apenas do indivduo. Para determinar esta capacidade individual, so realizados testes em ambientes standardizados, de forma a anular os diferentes impactos que o ambiente pode ter na resposta inSe, por um lado, as categorias existentes em Actividades e Participao so sensivelmente as mesmas que j estavam contempladas nas categorias de Incapacidades da verso de 1980, o facto de serem agrupadas sob esta nova nomenclatura afasta-as do carcter estigmatizante associado palavra incapacidade e torna simultaneamente a classicao mais abrangente, pois lista capacidades humanas que todos temos em maior ou menor grau. o desfazamento entre o Desempenho e a Capacidade que reecte as diferenas existentes entre os ambientes standardizados e os reais e que proporciona informao sobre a qualidade do meio edicado, permitindo avaliar que ambientes facilitam ou dicultam a acessibilidade. Desta forma, para cada categoria ou domnio, como referenciado na ICF, so atribudos dois qualicadores: Desempenho e Capacidade. Se o constrangimento resultar unicamente de factores ambientais ou sociais, por motivos de discriminao, por exemdividual. Estes ambientes de teste so os mesmos para todas as pessoas, nos vrios pases, de forma a permitir comparaes internacionais. dado momento.

34

3. Decincia: modelos e conceitos

plo, podem ser detectados problemas de Desempenho, mesmo quando no existem problemas de Capacidade.

3.2.2.2. Factores Contextuais Os Factores Contextuais permitem classicar as possveis causas da existncia de diferenas entre a Capacidade e o Desempenho de um determinado indivduo numa dada situao, detectando se esta proveniente de Factores Ambientais ou Pessoais.

Consideram-se Factores Ambientais, os factores fsicos ou culturais, exteriores ao indivduo, mas que podem inuenciar positiva ou negativamente o seu desempenho na realizao de tarefas, pondo em causa a sua integrao como membro activo da sociedade.

Os Factores Ambientais so classicados como Individuais, se relacionados com o ambiente mais prximo do indivduo, como a sua casa ou o seu local de trabalho, ou como Societais, se relacionados com estruturas sociais, formais ou informais, como servios pblicos, redes de transportes, meios de comunicao, associaes culturais ou recreativas, entre outras.

Os Factores Pessoais consistem nas caractersticas individuais de cada cidado, e que no fazem parte da sua condio de sade, como o sexo, raa, idade, educao, orientao sexual, entre outros, mas que podem ter impactos no Desempenho.

Este modelo permite a deteco das causas dos problemas de Desempenho, quer sejam de natureza Ambiental ou Pessoal, permitindo, atravs dessa identicao, o desenvolvimento de estratgias para a construo de ambientes mais inclusivos ou para a implementao de polticas anti-discriminatrias.

35
4. A participao dos utilizadores
4.1. Metodologia

36

4. A participao dos utilizadores

4. A participao dos utilizadores


A participao dos utilizadores no processo de projecto, apresenta-se como a metodologia de eleio de praticamente todos os prossionais e investigadores ligados ao desenvolvimento de estratgias de implementao dos princpios do Design Inclusivo. O nvel de participao de utilizadores num projecto pode Para alm da participao pblica prevista para projectos, que, pela sua natureza, manifestamente inuenciam a vida das populaes e que por este motivo vem consagrados na lei a exigncia de perodos de discusso alargada, tambm a participao de utilizadores pode ser utilizada em processos de projecto com a nalidade de compilar informao que contribua para encontrar solues mais equilibradas. Propor nveis com grande autonomia de deciso, por parte de utilizadores mal informados ou pouco habituados a participar neste tipo de decises, pode originar processos inconclusivos, que, ao contrrio de promoverem a crescente mobilizao dos participantes, despoletam a reaco inversa Assim, para alm da questo do direito participao que assiste o cidado, existe tambm um fundamento qualitativo na utilizao desta metodologia, que assenta na constatao do facto de que os utilizadores tm frequentemente conscincia das suas diculdades de interaco com o meio. Muitas vezes necessria a utilizao de equipas multidisciplinares, com conhecimentos em psicologia ou animao Esta conscincia particularmente evidente em casos onde o conito entre os utilizadores e o meio envolvente se agrava, como, por exemplo, no confronto entre um utilizador em cadeira de rodas e um desnvel no pavimento ou entre um utilizador e um sistema de sinaltica numa lngua estrangeira desconhecida. Deve ser tida especial ateno para evitar processos que aparentam a existncia de participao mas que, na verdade, Desta forma, a participao de utilizadores no processo de no a alcanam, seja por incompetncia do facilitador, por de grupos, para conseguir promover a comunicao entre tcnicos, projectistas e utilizadores de forma equilibrada, garantindo a todos a possibilidade de exprimir a sua opinio livre de constrangimentos. originando sensaes de frustrao e de impotncia. No se podendo assumir que nveis mais elevados de participao sero sempre uma soluo melhor do que nveis mais baixos. variar com o tipo de projecto ou com o grau de conhecimento e autoconana dos participantes. projecto permite identicar situaes de utilizao relevantes para o projecto em estudo, tais como problemas detectados, rotinas, padres de comportamento ou pontos positivos em eventuais solues existentes.

DESIGN INCLUSIVO Acessibilidade e Usabilidade em Produtos, Servios e Ambientes

37

falta de tempo ou de recursos, ou, unicamente, por necessidade de legitimao de um projecto no apoiado na vontade de ouvir, de facto, as opinies dos utilizadores.

ao utilizador sobre todas as fases do projecto.

No sendo claramente um nvel onde o utilizador pode exprimir as suas opinies, prefervel elaborao de processos

Destes casos, de participao simulada, podemos destacar: a manipulao de depoimentos dos utilizadores, para transmitir as ideias da equipa de projecto, dando a entender que estas so as suas opinies; a utilizao da presena de utilizadores fazendo parecer que estes participaram no processo de deciso; ou situaes onde, por falta de tempo ou de informao, no possvel ter grande escolha sobre o projecto em causa.

de participao mais complexos, sem que existam competncias ou recursos para tal. Garante o crescimento de competncias de participao por parte dos utilizadores e solidica a relao de conana entre estes e a equipa de projecto.

Consultado O utilizador, para alm de informado quanto ao problema a resolver, auscultado, e a sua opinio tida em conta pela equipa de projecto no processo de deciso.

Podem-se denir quatro nveis de participao, que podero ser adoptados de acordo com as necessidades do projecto e as caractersticas do grupo de utilizadores a envolver. A responsabilidade das decises continua a ser exclusivamente da equipa tcnica, mas esta assenta nas opinies dos utilizadores. O utilizador deve ser sempre informado sobre Informado Nvel mais baixo de interaco entre a equipa de projecto e os utilizadores, que contudo a base fundamental para todos os outros. Sem acesso informao, no possvel existir participao. Envolvido O utilizador envolvido nas vrias fases de projecto, participando no processo de deciso de forma partilhada com a Neste nvel, o utilizador est informado das condicionantes e critrios que levaram s decises de projecto, tomando conscincia da globalidade do problema a resolver, para alm do seu ponto de vista pessoal. A responsabilidade das decises exclusivamente da equipa tcnica, mas dada informao muito importante que o utilizador participe em todas as equipa tcnica. No entanto, o processo dirigido pela equipa tcnica que decide quando que o utilizador tem poder para decidir. quais os motivos que levaram a que umas sugestes fossem consideradas em detrimento de outras.

38

4. A participao dos utilizadores

fases de projecto, mesmo naquelas em que no lhe permitido decidir, devendo ser informado das decises tomadas e dos critrios em que estas assentaram.

No caso de realizao de entrevistas, muito importante assegurar que o utilizador apenas se representa a si prprio e que no est a responder segundo lugares comuns que considera serem a norma para os utilizadores como ele. Se quisermos

Empowered O utilizador apresenta autonomia e competncia para despoletar o processo de projecto e decidir quando precisa do apoio da equipa tcnica, em processos de deciso liderados por si. As decises podem ser partilhadas ou delegadas na equipa tcnica, sendo esta deciso da responsabilidade dos participantes.

aceder a esse tipo de informao, j sistematizada, deveremos recorrer a outro tipo de estratgias, como por exemplo, consultar informao produzida por prossionais competentes, tais como ergonomistas, psiclogos, socilogos, etc.

A representatividade e dedignidade da informao necessria para a realizao de um projecto manifestamente inferior do que a requerida por um estudo cientco. Na con-

Se o projecto for uma iniciativa da equipa tcnica, esta dever passar o controlo do processo logo desde o incio para os utilizadores, assumindo o papel de moderadora ou de facilitadora.

cepo de projectos no necessitamos de considerar todos os factores existentes. Os melhoramentos podem, e devem ser introduzidos gradualmente em processos acompanhados por momentos de avaliao.

4.1. Metodologia
Deve ser tido em ateno o facto de que nem sempre possvel ao utilizador verbalizar as diculdades que sente na forma como utiliza um determinado espao ou produto. Por um lado, por carncia de nomenclatura prossional e por outro, por estes processos nem sempre partirem de atitudes conscientes.

Esta abordagem permite obter resultados mais rapidamente e com menos custos, requisitos habitualmente essenciais a um processo de projecto que assenta numa lgica de melhoramento contnuo que acompanha a evoluo da produo.

Para o projectista que utiliza este tipo de metodologia, existem, partida, duas situaes bastante distintas: o projecto ser utilizado apenas por um grupo restrito de pessoas, ou entrar no mercado e ser utilizado por um grupo mais alar-

DESIGN INCLUSIVO Acessibilidade e Usabilidade em Produtos, Servios e Ambientes

39

gado que podemos conseguir denir mas no sabemos exactamente quem so.

2 A observao de grupos tipo que sabemos serem utilizadores habituais ou potenciais do produto a ser desenvolvido, como o caso da observao de crianas se estivermos a pro-

No primeiro caso, torna-se bvio a escolha das pessoas a auscultar, sero aquelas que sabemos partida virem a ser os utilizadores.

jectar um brinquedo. Neste caso, deveremos ter em ateno a representao dos vrios grupos tipo envolvidos, mantendo o exemplo das crianas, eventualmente os pais ou os educadores podero dar tambm contributos importantes. Deve ser

No segundo caso a escolha dos utilizadores varia de acordo com a especicidade do projecto, sendo a escolha da amostra um momento crucial para a representatividade e imparcialidade dos resultados atingidos, podendo destacar-se algumas estratgias de seleco de utilizadores:

tida em ateno a diversidade dos utilizadores dentro destes grupos, procurando alcanar uma amostra representativa dos elementos a serem auscultados, como crianas de ascendncia cultural, capacidade fsicas ou econmicas diversicadas.

3 A observao de utilizadores com manifesta diculdade 1 A observao de especialistas para com eles detectar oportunidades de melhoramento para a maior parte dos utilizadores, como por exemplo, inquirir taxistas para melhorias num assento de automvel, ou carpinteiros para melhorar ferramentas de marcenaria, tendo sempre em conta que quando inquirimos prossionais, as suas necessidades podero no ser as mesmas do utilizador corrente. Isto torna-se bastante bvio se pensarmos em situaes de desportistas: por exemplo, as necessidades de um ciclista prossional, essencialmente de performance, em nada sero semelhantes s necessidades do cidado que passeia de bicicleta ao m de semana e que provavelmente privilegiar a facilidade de uso. Estas trs estratgias de escolha de utilizadores podero ser combinadas de acordo com as necessidades de informao do projectista e com a natureza do projecto. Tendo sempre em conta que no pretendem ser uma normalizao, nem excluir outras estratgias que se venham a considerar como apropriadas. em utilizar o tipo de produto que estamos a desenvolver, como o caso de observar pessoas com decincia, ou com pouca experincia na utilizao do produto em causa. Esta estratgia pode aumentar o grupo de eventuais consumidores e assenta no princpio de que se asseguramos a usabilidade e segurana para estes, estamos a assegurar usabilidade e segurana para todos.

41
5. Os sete princpios do Design Universal

42

5. Os sete princpios do Design Universal

5. Os sete princpios do Design Universal


Uma equipa do Centro para o Design Universal da Universidade Estadual da Carolina do Norte (EUA), como parte do seu projecto Estudos para Incrementar o Desenvolvimento do Design Universal, conduziu uma srie de avaliaes de produtos de consumo, espaos arquitectnicos e elementos de construo. Uso Equitativo til e vendvel a pessoas com diversas capacidades. Proporciona a mesma forma de utilizao a todos os utilizadores: idntica sempre que possvel; equivalente se necessrio. Evita segregar ou estigmatizar quaisquer utilizadores. Coloca igualmente ao alcance de todos os utilizadores a A equipa do Centro reuniu ento um grupo de trabalho composto por arquitectos, designers industriais, engenheiros e investigadores para elaborar um conjunto de princpios que pudesse conter a base de conhecimento existente sobre Design Universal. Flexibilidade no Uso Acomoda um vasto leque de preferncias e capacidades individuais. Estes princpios aplicam-se a todas as disciplinas de projecto (arquitectura, urbanismo e design) e a todas as pessoas. Podem ser aplicados para avaliar objectos ou ambientes existentes, guiar o processo de design, e educar designers e consumidores acerca das caractersticas que tornam os objectos e os ambientes mais usveis. Uso Simples e Intuitivo O uso de fcil compreenso, independentemente da expeO desao inerente abordagem proposta pelo Design Universal, deve ser entendido como uma inspirao para um bom projecto e no como um constrangimento, sendo a universalidade de utilizao um limite inatingvel, que ao ser perseguido, promove um processo de melhoramento continuado do mundo construdo. Para tal, a equipa do Centro para o Design Universal desenvolveu os Sete Principios do Design Universal14. rincia, do conhecimento, das capacidades lingusticas ou do actual nvel de concentrao do utilizador. Elimina complexidade desnecessria. coerente com as expectativas e a intuio do utilizador. Acomoda um amplo leque de capacidades lingusticas e nveis de instruo. Organiza a informao de forma coerente com a sua importncia. Permite escolher a forma de utilizao. Acomoda o acesso e o uso destro ou canhoto. Facilita a exactido e a preciso do utilizador. Garante adaptabilidade ao ritmo do utilizador. privacidade, proteco e segurana. Torna o produto apelativo a todos os utilizadores.

DESIGN INCLUSIVO Acessibilidade e Usabilidade em Produtos, Servios e Ambientes

43

Garante prontido e resposta efectivas durante e aps a execuo de tarefas.

um mnimo de fadiga. Permite ao utilizador manter uma posio neutral do corpo. Usa foras razoveis para operar.

Informao Perceptvel Comunica ecazmente, ao utilizador, a informao necessria, independentemente das suas capacidades sensoriais ou das condies ambientais. Usa diferentes modos (pictogrco, verbal, tctil) para apresentar de forma redundante informao essencial. Maximiza a legibilidade de informao essencial. Diferencia os elementos em formas que possam ser descritas (i.e., fazer com que seja fcil dar instrues ou orientaes). compatvel com a diversidade de tcnicas ou equipamentos utilizados por pessoas com limitaes sensoriais.

Minimiza operaes repetitivas. Minimiza esforo fsico continuado.

Tamanho e Espao para Aproximao e Uso So providenciados tamanho e espao apropriados para aproximao, alcance, manipulao e uso, independentemente do tamanho do corpo, postura ou mobilidade do utilizador. Providencia um campo de viso desimpedido para elementos importantes para qualquer utilizador sentado ou de p. Torna o alcance a todos os componentes confortvel para qualquer utilizador sentado ou de p. Acomoda variaes no tamanho da mo ou da sua capa-

Tolerncia ao Erro Minimiza riscos e consequncias adversas de aces acidentais ou no intencionais. Ordena os elementos de forma a minimizar riscos e erros: os elementos mais usados so mais acessveis, e os elementos perigosos so eliminados, isolados ou protegidos. Garante avisos de riscos e erros. Proporciona caractersticas de falha segura. Desencoraja a aco inconsciente em tarefas que requeiram vigilncia.

cidade de agarrar. Providencia espao adequado para o uso de ajudas tcnicas ou de assistncia pessoal.

14 The Center forUniversal Design (1997). The Principles of Universal Design, Version 2.0. Raleigh, NC: North Carolina State University.compilados por Bettye Rose Connell, Mike Jones, Ron Mace, Jim Mueller, Abir Mullick, Elaine Ostroff, Jon Sanford, Ed Steinfeld, Molly Story, & Gregg Vanderheiden

Baixo Esforo Fsico Pode ser usado de uma forma eciente e confortvel e com

45
6. Argumentos morais, econmicos 15 e sociais

46

6. Argumentos morais, econmicos e sociais

6. Argumentos morais, econmicos 15 e sociais


O argumento mais persuasivo para adoptar o Design Inclusivo, assenta no princpio tico que todos os indivduos tm o mesmo direito fundamental de aceder e utilizar com segurana e conforto o ambiente edicado, bem como os produtos e servios que nele esto integrados. O Design Inclusivo responde de uma forma mais directa s Para alm deste argumento fundamental, existem outros factores que apoiam o Design Inclusivo como uma estratgia de construo de mundo scio-economicamente mais sustentvel. Desenvolve uma viso de comunidade mais tolerante e habiArgumentos de Sustentabilidade Produtos, servios e ambientes inacessveis ou impossveis de usar por todos, provocam excluso social com os custos que da advm, como por exemplo, a canalizao de subsdios estatais para a implementao de solues alternativas pensadas posteriori, muitssimo mais onerosas, custos econmicos e sociais provenientes de acidentes provocados por solues inadequadas, programas de recuperao e reintegrao para pessoas excludas ou dependentes, etc. Uma comunidade assente nos princpios do Design Inclusivo Produtos, servios e ambientes inclusivos originam comunidades mais equilibradas, proporcionando mais suporte e qualidade de vida aos seus cidados, no s aqueles que mais apoio precisam da comunidade como os economicamente desenvolve com mais facilidade redes formais ou informais, apresenta menos problemas sociais e facilita a implementao de estratgias de desenvolvimento sustentvel. Permite s pessoas, independentemente de pertencerem a minorias ou da sua idade ou sexo, participarem na vida pblica, dando a sua opinio em questes que inuenciam a sua qualidade de vida. tuada a cooperar, quer entre os indivduos que a constituem, quer em problemas de carcter mais global, como a construo de infra-estruturas que vo servir vrias comunidades. necessidades sentidas e expressas pelas populaes, aproximando da comunidade a capacidade de deciso e reforando o seu sentido de responsabilidade. mais desfavorecidos, ou os sicamente mais dependentes, como as pessoas com decincia ou idosos, mas tambm a comunidade em geral, como os jovens adolescentes ou casais com lhos pequenos.

DESIGN INCLUSIVO Acessibilidade e Usabilidade em Produtos, Servios e Ambientes

47

Argumentos Econmicos Um servio, produto ou ambiente inclusivo aumenta o nmero de potenciais utilizadores.

Pensemos um pouco nas repercusses econmicas de no implementar solues inclusivas.

Se contabilizarmos os custos de publicidade negativa assoO Design Inclusivo pode ser encarado como uma oportunidade de expandir o mercado alvo, aumentando a margem de lucro e a reputao da instituio reduzindo, desta forma, os gastos de investimento em imagem e publicidade a longo termo. ciados a solues desadequadas, da criao de produtos e edifcios de menor qualidade que, em comparao com os outros existentes no mercado, desvalorizam e tornam-se mais difceis de vender, ou dos possveis trabalhos de reparao e de indemnizao, vemos que o investimento em solues inA implementao de solues inclusivas no acarreta necessariamente mais custos. Se realizadas de raiz, o seu custo pode ser apenas o do projecto, que j teria de existir de qualquer forma, sendo que fazer projectos inclusivos no necessriamente mais caro. Para alm disto, sendo as questes da acessibilidade e dos direito das pessoas com decincia, uma preocupao crescente das instituies nacionais e internacionais, esto disponveis vrios programas de apoio nanceiro que acabam Em caso de redesign de um produto ou de adaptao de um espao, se a soluo for implementada no momento certo, como no m de vida comercial de um produto, ou numa altura de necessidade de manuteno, os custos podero tambm ser nulos ou muito reduzidos. Argumentos ticos e Deontolgicos Um dos principais motivos pelos quais faz sentido a existncia de designers e arquitectos, porque so especialistas prepaNos casos em que de facto tenha de existir investimento para a implementao de solues inclusivas, estas podero ser economicamente compensadoras, se no a curto, pelo menos a mdio/longo prazo. O empenho na qualidade do resultado do seu trabalho um rados e empenhados em realizar a suas funes prossionais de forma mais competente do que qualquer outro. tambm por originar publicidade positiva para o produto ou edifcio, como exemplo de boas prticas. clusivas claramente amortizado ao longo do tempo.

48

6. Argumentos morais, econmicos e sociais

elemento fundamental para qualquer prossional. indiscutvel que na actividade de projecto, a forma como o utilizador se relaciona com o produto um critrio preponderante para a avaliao da qualidade do mesmo.

Podemos ainda considerar que o designer ou o arquitecto so pagos para, entre outras funes, garantir que as suas propostas so adequadas s pessoas que as vo utilizar em termos de segurana, conforto e eccia. Quando assim no , estamos perante comportamentos que podemos considerar de incompetncia ou negligncia. Argumentos Legais A evoluo da legislao num estado democrtico, tende a proteger de forma crescente os cidados mais desfavorecidos, regulando desta forma o princpio fundamental de igualdade entre todos os cidados.

Como apresentado no prximo captulo, existe legislao aplicvel no nosso pas, que muitas vezes, por falta de scalizao, no posta em prtica, mas que no deixa de existir. Apresenta-se como uma arma de defesa dos cidados, que apelando a ela podero recorrer para as autoridades competentes, vendo desta forma os seus direitos assegurados.

Para isto tambm contribui um movimento associativo de defesa de direitos cada vez mais bem preparado juridicamente e com capacidades econmicas para levar a cabo processos contra as instituies pblicas ou privadas responsveis pelo
15 Captulo baseado em: MORROW, Ruth, ed, Building and Sustaining a Learning Environment for Inclusive Design - Final Report of the Special Interest Group in Inclusive Design for Centre for Education in the Built Environment

no cumprimento da lei.

Desta forma, a existncia de leis, mesmo que aparentemente ignoradas por quem as deveria cumprir, uma ferramenta fundamental para a implementao das polticas de acessibilidade a curto/mdio prazo.

49
7. Legislao e normas de qualidade
7.1. Legislao 7.2. Normas de qualidade

50

7. Legislao e normas de qualidade

7. Legislao e normas de qualidade


7.1. Legislao
j vasta a lista de legislao e recomendaes existentes, quer a nvel nacional quer internacional. Neste captulo abordaremos alguns dos documentos mais importantes. O Programa considera como obrigao dos Estados, que as pessoas com decincia possam desfrutar de todos os serviDevido ao facto de a acessibilidade ter sido historicamente uma questo associada s pessoas com decincia, s comeando a ser feita uma abordagem mais abrangente nos anos oitenta, em que se reconhece as vantagens do Design Inclusivo para toda a populao, a legislao que alude acessibilidade e mobilidade dos cidados , na sua maioria, destinada populao com decincia. Em 1992, aps ter anteriormente tomado j vrias posies sobre o mesmo tema17, o Conselho da Europa aprova o documento Uma Poltica Coerente para a Reabilitao das Pessoas com Decincia18, que tem como objectivo estabelecer uma poltica geral a favor das pessoas com deAlis, as legislaes especcas sobre acessibilidade, ou so normas tcnicas integradas em legislao anti-discriminatria das pessoas com decincia, como acontece nos Estados Unidos da Amrica, ou referem-nas explicitamente como destinatrias. cincia, em que faz as seguintes recomendaes: 2.2. As disposies que regulamentam a construo de habitaes, edifcios pblicos, estabelecimentos tursticos e de lazer, instalaes desportivas e as utilizadas pelo pblico devero prever normas bsicas de acesso a todos estes edifcios e ao respectivo equipamento por parte das pessoas com A nvel internacional, a Assembleia Geral das Naes Unidas aprova o Programa Mundial de Aco Relativo s Pessoas Decientes16 em que convida, no pargrafo 114, os Estados Membros a ... adoptar uma poltica que garanta o acesso das pessoas decientes a todos os novos edifcios e reparties pblicas, a habitaes sociais e sistemas de transportes pblicos... e que deveriam ser adoptadas, medidas De igual modo, devem ser previstas medidas de adaptao das habitaes existentes e a concesso de apoio nanceiro. decincia, devendo o respeito por essas normas ser tomado em considerao para a concesso de subsdios, licenas de construo e dos projectos. os que se ofeream ao conjunto da comunidade, tal como a educao, a formao, o trabalho, o lazer e o desporto. que facilitassem o acesso aos edifcios, reparties, habitaes e transportes j existentes, sempre que tal seja possvel, nomeadamente aquando de obras de renovao.

DESIGN INCLUSIVO Acessibilidade e Usabilidade em Produtos, Servios e Ambientes

51

2.4. Devero, a nvel nacional, ser autorizadas normas fundamentais para supresso de todas as barreiras no meio ambiente. (...)

Em relao aos sistemas de transporte, refere-se que: Facilidades e servios de transporte adequados so essenciais para permitir s pessoas com decincia, uma maior independncia e melhores opes de vida.

Estas facilidades devem ser o mais exveis possvel para satisfazer as necessidades individuais. Os transportes pblicos, individuais e os sistemas de transporte organizados pela comunidade devero, no seu conjunto, contribuir para melhorar a mobilidade das pessoas com decincia.

3.1. As autoridades responsveis pelos transportes pblicos so convidadas a: reconhecer que todos tm direito de acesso ao transporte pblico; tornar possvel ou facilitar as deslocaes de passageiros com decincia, promovendo a sua integrao econmica e social, atravs da adaptao ou criao de meios de transporte pblico, incluindo infra-estruturas; (...)

16. Resoluo 37/52 de 3 de Dezembro de 1982 17. Resoluo AP(84) 3 (1) sobre uma poltica coerente para a reabilitao das pessoas com decincia Resoluo 54 [CM (85) 19] relativa ao transporte das pessoas com decincia Resoluo 63 Relativa ao transporte das pessoas com mobilidade reduzida 18. Recomendao R(92) 6 adoptada pelo Comit de Ministros em 9 de Abril de 1992

de realar que nestas recomendaes surjem j preocupaes relativas comunicao, ao considerar necessrio que os meios de comunicao (televiso, rdio, imprensa e tele-

52

7. Legislao e normas de qualidade

fones) sejam acessveis s pessoas com decincia, por forma a garantir a sua participao social.

r ser acessvel a pessoas com decincia e que os dispositivos sejam desenhados e dispostos de maneira adequada. Em relao segunda, destaca-se o facto de ser obrigatrio, nos

Esta preocupao tambm est presente nas Normas sobre a Igualdade de Oportunidades para as Pessoas com Decincia, adoptadas pelas Naes Unidas em 1993, em que pela primeira vez se coloca a questo da decincia em funo da relao da pessoa com o meio envolvente.

autocarros de passageiros da Classe I (transportes urbanos), entre outras disposies, a existncia de rampas, por forma a serem acessveis a utentes em cadeira de rodas.

Pela importncia de que se reveste, no podemos deixar de destacar a resoluo do Conselho da Europa21, tomada

Embora no seja de cumprimento obrigatrio, constitui em todo o caso um instrumento normativo a ter em conta.

em 2001, em que se aconselha a integrao do conceito de Design Universal nos programas de formao das prosses relacionadas com o meio edicado. Embora no tenha um

A sua funo garantir a todas as pessoas com decincia, na qualidade de membros das suas respectivas sociedades, os mesmos direitos e obrigaes que os restantes. Considera-se que residem na sociedade alguns obstculos que impedem que estas pessoas possam exercer os seus direitos e liberdades, dicultando a sua plena participao nas actividades das respectivas sociedades.

carcter vinculativo poder ser fundamental, numa altura em que se assiste reestruturao de muitos cursos superiores devido Declarao de Bolonha, para introduzir novos contedos curriculares que contribuam para promover prticas prossionais mais inclusivas.

A nvel nacional, a Lei de Bases da preveno e da Reabilitao e Integrao das Pessoas com Decincia, publicada em

No que diz respeito acessibilidade, destaca-se a norma n5 em que, por exemplo, se aconselham os Estados a estabelecer programas de aco para que o meio fsico seja acessvel e adoptar medidas para garantir o acesso informao e comunicao.

Maio de 1989, refere que: A equiparao de oportunidades impe que se eliminem todas as discriminaes em funo da decincia e que o ambiente fsico, os servios sociais e de sade, a educao e o trabalho, a vida cultural e social em geral se tornem acessveis a todos.;

Ainda a nvel internacional, de referir as Directivas Europeias relativas a ascensores19 e a veculos de transporte de passageiros .
20

O regime legal em matria de urbanismo e habitao deve ter como um dos seus objectivos facilitar s pessoas com decincia o acesso utilizao do meio edicado, incluindo os

Na primeira, menciona-se que a cabina dos ascensores deve-

espaos exteriores.;

DESIGN INCLUSIVO Acessibilidade e Usabilidade em Produtos, Servios e Ambientes

53

(...) a legislao deve ser revista e incluir obrigatoriamente medidas de eliminao das barreiras arquitectnicas.; O sector dos transportes deve adoptar medidas que garantam pessoa com decincia o acesso, circulao e utilizao da rede de transportes pblicos, sem prejuzo de outras medidas de apoio social.

No entanto, j em 1982 tinha sido aprovado o Decreto-Lei n 43/82 em que se previa uma srie alteraes e novas disposies ao que est prescrito no Regulamento Geral de Edicaes Urbanas.

Com este Decreto-Lei resolvia-se, no essencial, a acessibilidade aos edifcios com mais de trs pisos e ao r/c dos restantes, quer fossem pblicos ou privados. No entanto, aps quatro anos em que foi prorrogada a sua entrada em vigor, foi revogado pelo Decreto-Lei n 172-H/86 de 30 de Junho.

19. Directiva 95/16/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 29 de Junho de 1995, relativa aproximao das legislaes dos estados membros relativas a ascensores. 20. Directiva 2001/85/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 20 de Novembro de 2001, relativa a disposies especiais aplicveis aos veculos destinados ao transporte de passageiros com mais de oito lugares sentados alm do lugar do condutor e que altera as Directivas 70/156/CEE e 97/27/CE Jornal Ocial n L 042 de 13/02/2002 p. 0001 - 0102 21. ResAp 2001 (1) sobre a introduo dos prncpios do Design Universal nos programas de formao no conjunto das prosses relacionadas com o meio edicado. Adoptada pelo Comit de Ministros a 15 de Fevereiro de 2001.

Foi apontada, na altura, como razo da revogao o grande aumento do custo nal das construes, num momento em que a soluo da grave crise habitacional passa tambm pela reduo daqueles custos.

Dada a inexistncia de estudos sobre a quanticao dos custos da construo de edifcios e via pblica acessveis, levantase a questo dos fundamentos para esta tomada de deciso.

Referia-se ainda que numa atitude pragmtica e realista e no sentido de promover a eliminao progressiva daquelas barreiras, foram j aprovadas as recomendaes tcnicas que visam melhorar a acessibilidade daqueles decientes aos es-

54

7. Legislao e normas de qualidade

tabelecimentos que recebem pblico e que outras medidas estavam em estudo designadamente, no mbito da reviso do Regulamento Geral de Edicaes Urbanas, e tambm com o objectivo de criar incentivos construo de habitao adequada.

Passados 11 anos publicado o Decreto-Lei 123/97 de 22 de Maio que aprova as normas tcnicas destinadas a permitir a acessibilidade das pessoas com mobilidade condicionada, nomeadamente atravs da supresso das barreiras urbansticas e arquitectnicas nos edifcios pblicos, equipamentos colectivos e via pblica.

De facto, por Despacho Conjunto de 1 de Julho de 1996, so publicadas as Recomendaes tcnicas para a melhoria da acessibilidade dos decientes aos estabelecimentos que recebam pblico. As normas tcnicas aprovadas denem, no que respeita via pblica, o dimensionamento de passeios e vias de acesso, passagens de pees, de superfcie e desniveladas, rampas, escadas e dispositivos de elevao mecnica. Quanto Estas recomendaes constavam de uma srie de normas tcnicas que visavam a eliminao de barreiras arquitectnicas, e deveriam ser aplicadas a todas as novas instalaes da administrao central, regional e local, bem como a uma extensa lista de edifcios e estabelecimentos que recebem pblico. aos edifcios, caracterizam-se as rampas e escadas de acesso, entradas, ascensores, corredores e portas interiores, balces, telefones e instalaes sanitrias de utilizao pblica. So ainda consideradas normas relativas a algumas reas de interveno especca como, recintos e instalaes desportivas, escolares e de formao, salas de espectculos e outras A ineccia destas recomendaes, que se vericou posteriori, ter tido a ver com o facto da sua no obrigatoriedade, inerente ao facto de serem meras recomendaes e, em nossa opinio, tambm devido sua reduzida divulgao. Para alm da legislao j descrita, existem ainda alguns documentos legais sem a importncia ou abrangncia dos anEm relao inteno anunciada em 1986 de integrar na reviso do Regulamento Geral de Edicaes Urbanas algumas medidas respeitantes eliminao de barreiras arquitectnicas, dado o processo de reviso no se ter concludo at data, impossvel aferir da sua qualidade e extenso. Resoluo do Conselho de Ministros n 24/88, em que se enuncia que os servios e organismos da Administrao Pblica devem promover o atendimento personalizado de decientes motores e idosos, a eliminao de barreiras arquitectQuanto s medidas, tambm ento anunciadas, de criao de incentivos construo de habitaes acessveis, no h registo de qualquer texto legal nesse sentido. Decreto-Lei n 247/89, de 5 de Agosto onde, entre outras nicas ou instalao de equipamentos de elevao mecnica. teriores, que descrevemos sucintamente: instalaes para actividades scio-culturais e parques de estacionamento.

DESIGN INCLUSIVO Acessibilidade e Usabilidade em Produtos, Servios e Ambientes

55

medidas, se prev a existncia de subsdios para a adaptao de postos de trabalho e eliminao de barreiras arquitectnicas (Art. 31) e subsdios de acolhimento personalizado (Art.34).

Decreto-Lei 103-A/90, de 22 de Maro alterado pelo Dec. Lei 259/93, que estabelece o regime de benefcios scais aplicveis na aquisio de veculos automveis e cadeiras de rodas por decientes. Os decientes, com mais de 60% de incapa-

Despacho 122/90 da Secretaria de Estado da Cultura, em que se determina para todos os palcios e museus sob a tutela do Instituto do Patrimnio Cultural, a criao de condies necessrias de acesso e atendimento especco a decientes atravs da criao de infra-estruturas adequadas (...).

cidade, esto isentos do pagamento do Imposto Automvel na compra de um veculo automvel e do pagamento de emolumentos na importao de triciclos e cadeiras de rodas, com ou sem motor.

Despacho 10225/2003, de 22 de Maio, em que se prevem Decreto Regulamentar 10/2001 de 7 de Junho aprova o Regulamento das Condies Tcnicas e de Segurana dos Estdios que prev a utilizao por pessoas com decincia, denindo questes como parqueamento, condies para a sada e evacuao, localizao e caractersticas dos lugares reservados, sanitrios e vestirios/balnerios no caso dos estdios com pista de atletismo. verbas para comparticipaes no reembolsveis, tendo em vista a renovao e modernizao de frotas de transporte pblico, atribui verbas superiores no caso de aquisio de veculos acessveis.

No que diz respeito aos transportes: Portaria n 878/81, de 1 de Outubro em que se cria os painis de identicao para os veculos afectos ao servio de decientes.

7.2. Normas de qualidade


Para ns de produo industrial, a regulamentao associada defesa dos direitos das pessoas com decincia consagrada de forma diferente da utilizada para o meio edicado.

Decreto Regulamentar n 18/82, de 8 de Abril que altera alguns artigos do Regulamento de Transportes em Automveis, permitindo que os cegos viajem nos transportes pblicos acompanhados dos ces guia.

Por se tratar de um sector de domnio exclusivamente privado, regido pelas leis do mercado livre e por apresentar uma diversidade crescente de tipologias, a regulamentao de acessi-

Decreto-Lei 394-B/84, que aprova o cdigo do IVA, prevendo iseno relativa importao de veculos ligeiros de passageiros destinados a decientes.

bilidade ou de usabilidade em produtos no estabelecida por decreto, mas pela atribuio de certicaes de qualidade que prestigiam e credibilizam as empresas que as recebem.

56

7. Legislao e normas de qualidade

A entidade nacional que atribui estas certicaes o Instituto Portugus da Qualidade, de acordo com as normas portuguesas. Contudo, ainda no existem normas nacionais que contemplem as questes da usabilidade de produtos.

As primeiras cinco clusulas dizem respeito a: apresentao de objectivos, referncias, termos e denies, consideraes gerais e instrues de utilizao.

A clusula 6 sugere um processo que os responsveis por fuA nvel internacional, com relevncia para o nosso pas, est j editado um documento de orientao que defende as necessidades dos idosos e decientes. tura normalizao devero adoptar para garantir que as necessidades dos idosos e das pessoas com decincia estejam consagradas nas respectivas normas. Este processo assenta, essencialmente, na participao de utilizadores e peritos em Este documento pode ser encontrado sob duas nomenclaturas, com contedo idntico, ISO/IEC Guide 71:2001 da Organizao Internacional de Standardizao ou CEN/CENELEC Guide 6 do Comit Europeu para a Normalizao. vrios momentos da elaborao da norma, logo desde o incio at ao processo de reviso, terminando com a publicao da norma em formatos alternativos para que possa ser consultada por todos.

Para alm da caracterstica de documento de base para futura regulamentao, este guia contm j bastante informao de grande utilidade para professores, designers e produtores. De acordo com a poltica ISO, as sugestes apresentadas no pretendem ser restritivas mas antes facilitadoras do processo de projecto.

A clusula 7 apresenta um conjunto de tabelas onde so identicados factores de usabilidade para diferentes tipologias de produtos ou servios e quais as capacidades humanas afectadas por cada um destes factores.

Existem sete tabelas, dedicadas a: 1. Informao, rotulagem, instrues e sinais de aviso; 2. Embalagem, abertura, fecho,

Evidentemente, a informao disponibilizada de carcter geral, a usabilidade para pessoas com decincia identicada sem entrar em situaes especcas, sendo que est mais especicamente direccionada para produtos do que para servios.

distribuio e uso; 3. Materiais; 4. Instalao; 5. Interfaces, manipulao, controles e feedback; 6. Manuteno e armazenamento; 7. Ambientes construdos.

Devem ser utilizadas quando estiver a ser denida a normalizao de um determinado produto, de forma a serem identica-

Este guia composto por vrias partes ou clusulas, que passamos a apresentar de forma resumida:

dos os factores que inuenciam na sua utilizao. A partir desta base de trabalho, sero desenvolvidos processos de investiga-

DESIGN INCLUSIVO Acessibilidade e Usabilidade em Produtos, Servios e Ambientes

57

o mais aprofundada com a participao de utilizadores.

A clusula 8 apresenta descries de cada um dos factores de usabilidade apresentados nas tabelas, para que estes possam ser utilizados de forma constante e inequvoca.

A clusula 9 descreve as diferentes capacidades humanas, os efeitos do envelhecimento nessas capacidades, consideraes que podem contribuir para desenvolvimento de projecto de forma mais adequada e riscos de acidente associados a algumas solues consideradas a evitar.

A informao disponibilizada nesta clusula, no invalidando a auscultao dos utilizadores e peritos, representa j um conjunto relativamente alargado de consideraes para a realizao de projectos mais inclusivos.

ainda disponibilizada uma bibliograa de referncia que, no pretendendo ser exaustiva, apresenta-se muito til na investigao de informao mais especca e detalhada.

59
8. Estratgias de implementao do Design Inclusivo
8.1. Nas cidades 8.2. Nos produtos

60

8. Estratgias de implementao do Design Inclusivo

8. Estratgias de implementao do Design Inclusivo


8.1. Nas cidades
As cidades, na sua maioria, tm vindo a vericar uma degradao da qualidade do espao pblico. os arruamentos em funo da uidez do trfego automvel, em detrimento do dimensionamento dos passeios, chegando a pr em causa, muitas vezes, a possibilidade de arborizao. Os arruamentos perdem, assim, as suas caractersticas de locais de estadia para passarem a ser meras vias de circulao e Este espao, nito, sendo o territrio restante da implantao dos edifcios, era um local de socializao, estadia e convivialidade. No entanto, ao longo do tempo, tem vido a ser ocupado de uma forma predominante pelo automvel. Esta ocupao reecte-se a vrios nveis na qualidade de vida dos cidados. Chegamos a uma situao em que constatamos um cresA necessidade de regular o trfego implicou o surgimento de uma srie de equipamentos que vieram diminuir o espao disponvel, tais como, semforos, armrios tcnicos, sinalizao, parqumetros, passagens de pees elevadas, etc. Para evitar o estacionamento ilegal, inundam-se as cidades com pilaretes. At a publicidade (Mupis), que ocupa os passeios, orientada, por uma questo de rentabilidade, para ser vista pelos automobilistas em detrimento da qualidade dos percursos dos pees. Ser necessrio, para a sua sustentabilidade no futuro, a existncia de uma rede de percursos acessveis, sem descontinuiPor outro lado, dada a presso crescente, o congestionamento de trnsito leva a que os gestores das cidades planeiem dades, que permitam a deslocao a todos, em condies de independncia, conforto e segurana. Estas cidades no correspondem, dos pontos de vista fsico, informativo e comunicacional, s reais necessidades da sua populao. cente mal estar dos utentes das cidades e vericamos que j no so o espao do peo, e muito menos do peo com mobilidade condicionada. Outra consequncia desta ocupao a degradao ambiental das cidades, com elevados nveis de rudo e emisses de CO2, com as consequncias que se conhecem. trfego. So unicamente a passagem para qualquer destino.

DESIGN INCLUSIVO Acessibilidade e Usabilidade em Produtos, Servios e Ambientes

61

Ser tambm necessria a adaptao das condies de acessibilidade aos edifcios pblicos e de utilizao pblica, bem como a renovao da frota de transportes pblicos, material circulante e instalaes xas, para que possam ser utilizados por todos, independentemente das suas aptides fsicas ou sensoriais.

um dia para o outro. Mesmo que os recursos fossem innitos no se pode transformar uma cidade num imenso estaleiro de obras. A cidade tem de continuar a funcionar.

Outras condicionantes podem existir, como por exemplo, a morfologia mais ou menos propcia e as diferentes tipologias

Uma poltica de acessibilidade deve ser abrangente e estar presente ao nvel do planeamento e gesto urbana.

do tecido urbano. No com a mesma facilidade que em Lisboa, se adapta Alfama ou o Bairro de Alvalade.

Como vimos, necessrio, por exemplo, intervir profundamente nos esquemas de distribuio viria e desenvolver novas polticas de transporte, que passem pelo incentivo do transporte pblico em detrimento do privado.

necessrio conhecer bem a situao no terreno, oramentar e calendarizar as intervenes necessrias para um espao de tempo adequado dimenso da cidade e dos recursos existentes.

A promoo da acessibilidade no deve car apenas pela adaptao fsica da cidade. Alteraes de fundo ao nvel da poltica urbana, devem acompanhar esta interveno.

Para cidades pequenas no sero, porventura, necessrios instrumentos de planeamento e gesto muito sosticados. No entanto, nas cidades de grande dimenso, o volume de informao de tal ordem que ser necessrio recorrer a

A acessibilidade parte integrante de uma poltica mais geral de sustentabilidade econmica, social e ambiental das cidades.

sistemas informticos de gesto de informao.

Uma metodologia de interveno, j utilizada diversas vezes, H que reconhecer que a tarefa no fcil. As cidades levaram, por vezes sculos, a ser construdas, e s recentemente se constata a sua inadequao. No se adapta uma cidade de foi desenvolvida pelo Consorci de Recursos per a la Integraci de la Diversitat CRID o qual executou, entre outros, o Plano de Acessibilidade da Cidade de Barcelona.

62

8. Estratgias de implementao do Design Inclusivo

Esta metodologia baseia-se num levantamento rigoroso da situao existente, por forma a poder-se planear e executar obra faseadamente e em rede.

no territrio, necessidades das pessoas com mobilidade condicionada, etc.

de referir que este unicamente um instrumento de levanComo instrumento de anlise e gesto, prev-se a existncia de um Sistema de Informao Geogrca (SIG) que integra os dados recolhidos nas chas de levantamento da situao existente. tamento da situao, planeamento e gesto da acessibilidade. No evita a necessidade de realizao de projecto, que dever ser adequado situao concreta em que se vai intervir. Alis, uma das vantagens decorrentes de uma poltica de acessibilidade , no s tornar os espaos acessveis, mas Estas chas de levantamento permitem caracterizar a via pblica, bem como todos os elementos a localizados. Da largura dos passeios ao tipo de pavimento, da papeleira ao quiosque, todos so referenciados ao nmero de polcia, de modo a localiz-los, caracterizando-os segundo tm bom ou mau desenho e boa ou m implantao. Quanto aos projectos de adaptao, um dos parmetros considerados fundamentais, como vimos no captulo 4, se quisermos promover a inclusividade, a participao dos utentes. Temos ento todos os elementos localizados em planta atravs do Sistema de Informao Geogrca, sendo possvel saber, atravs de um cdigo de cores, quais tero de ser substitudos ou deslocados e, por exemplo, quais as passagens de pees que tero de ser rebaixadas Deve haver lugar investigao e experimentao de novas solues envolvendo os utentes. J muitas vezes foram O cruzamento da informao constante no SIG com uma base de dados de custos unitrios, permite quanticar o investimento necessrio a nvel global ou por troos. promovidas intervenes que se vericaram completamente desajustadas das necessidades. Um sistema de pavimentos tcteis para orientao de cegos, por exemplo, tem obrigatoriamente de ser testado e aferida a sua eccia por aqueles Este instrumento permite a denio de uma metodologia de interveno que ter de entrar em linha de conta com a anlise da cidade ao nvel dos eixos fundamentais de circulao pedonal e de transportes, caractersticas morfolgicas e tipolgicas do tecido urbano, distribuio dos equipamentos Por outro lado, h solues de acessibilidade, como o rebaixamento de passeios, que facilitam a vida de quem se desloca em cadeira de rodas mas, ao fazer desaparecer o a quem se destina. Dever ser prevista e incentivada a participao de pessoas com mobilidade condicionada ou das suas organizaes, por forma a que as solues encontradas sejam adequadas. tambm, aproveitando a oportunidade, poder proceder-se a uma requalicao urbana que vai para alm dos requisitos de acessibilidade.

DESIGN INCLUSIVO Acessibilidade e Usabilidade em Produtos, Servios e Ambientes

63

lancil, dicultam a vida aos cegos que deixam de ter uma delimitao clara entre o passeio e a faixa de rodagem. O envolvimento destes utentes indispensvel para conseguir solues que satisfaam as necessidades de ambos.

produto ou servio, representa a excluso de dinmicas sociais e a no integrao em igualdade de direitos.

Economicamente, o consumo tem tambm repercusses em todo o tecido empresarial do pas. Inseridas numa lgi-

Atravs da implementao do conceito e metodologia de interveno do Design Inclusivo ser possvel a construo de cidades mais amigveis para todos.

ca de globalizao, as empresas e instituies portuguesas dependem cada vez mais da implementao de polticas de qualidade para assegurar competitividade contra as suas homlogas estrangeiras.

Sero estas as cidades que asseguraro a incluso dos seus habitantes. Sero estas as cidades em que as actividades econmicas estaro facilitadas. Em que no sero necessrios tantos investimentos em equipamentos especiais. O conhecimento das necessidades e expectativas dos consumidores traduz-se na concepo de produtos mais adequados e numa maior estabilidade das empresas que os produzem.

Uma viso de curto prazo, de poupana no imediato, s trar custos acrescidos no futuro. No s custos econmicos, mas tambm custos sociais decorrentes da excluso de parte signicativa da populao.

Com o envelhecimento da populao, as caractersticas do mercado esto em transformao pelo aparecimento de um sector de consumidores bastante relevante pelo seu nmero, com caractersticas fsicas particulares, com mais tempo livre e maiores capacidades econmicas.

8.2. Nos produtos


Nas sociedades ditas desenvolvidas, o consumo de produtos e servios tem hoje mais do que nunca, uma importncia fundamental na vida de todos os cidados. atravs do consumo que as pessoas constroem a sua identidade, pelas roupas que compram, os livros que lem ou os restaurantes que frequentam.

Esta realidade foi rapidamente percebida por algumas reas de negcio, como os ginsios, que desenvolveram na ltima dcada vrias opes destinadas manuteno fsica das pessoas mais idosas, como actividades com menos impacto nas articulaes, com cargas de esforo mais reduzidas ou em horrios mais compatveis.

Na generalidade da produo industrial, e mais claramente no desenvolvimento de produtos tecnolgicos como telem-

O no acesso a estes bens de consumo representa mais do que simplesmente no poder desfrutar de um determinado

veis ou leitores de DVD, existe um claro desfasamento entre as propostas existentes no mercado e as expectativas de p-

64

8. Estratgias de implementao do Design Inclusivo

blicos mais idosos, que estando to predispostos como os mais jovens para aderir aos novos produtos, muitas vezes no o fazem por sentirem grandes diculdades de utilizao.

fazem, obrigam os produtores a acompanhar este grau de exigncia. Para isto, tambm as associaes de defesa dos consumidores tm um papel importante, incluindo nas suas recomendaes questes relacionadas com a acessibilidade

As empresas, ao tomarem conhecimento desta realidade, encontram uma oportunidade de negcio, que num mercado to competitivo como o de hoje, no pode ser de todo desprezada.

e usabilidade para todos.

As instituies pblicas podem tambm contribuir para a disseminao de uma produo mais inclusiva, aumentando o

Existem empresas internacionais que j abordaram esta oportunidade com grande sucesso, sendo um dos casos de estudo mais conhecidos a OXO, fabricante de utenslios de cozinha, que desenvolveu a linha Good Grips, com cabos largos e confortveis direccionado especicamente para idosos, pessoas com artrite ou outros problemas de preenso da mo.

seu grau de exigncia na aquisio de bens e servios, como por exemplo, com a escolha e colocao de mobilirio urbano ou parques infantis mais adequados s pessoas com mobilidade condicionada ou na utilizao de solues de comunicao mais inclusivas na divulgao dos seus eventos, etc.

Importa salientar que as instituies pblicas, responsveis A linha Good Grips, devido ao seu desenho de grande qualidade, associado a uma estratgia de diferenciar os seus produtos do aspecto tradicionalmente clnico das chamadas tecnologias de apoio a pessoas com mobilidade condicionada, tornou-se um produto de referncia escolhido por muitos consumidores com e sem limitaes da mo. Vivemos num mundo onde praticamente j no existem ambientes que no tenham sido produzidos ou controlados A concepo de produtos nesta lgica de Design Inclusivo, no s melhora a qualidade de vida de todos os consumidores, especialmente daqueles que apresentam mais diculdades de interaco com o meio, como coloca as empresas que a utilizam em situao de vantagem competitiva. pelo Homem, desde as reas orestais, s nossas cidades ou s nossas casas. Permanece a questo, se fomos ns que construmos o Habitat em que vivemos, porque razo continuamos a sentir insegurana, desconforto ou desorientao com tanta frequncia? por promover servios e infra-estruturas para toda a comunidade, deveriam ser exemplos a seguir pela forma rigorosa como desenvolvem ou acompanham os seus projectos, garantindo que estes so acessveis a toda a populao.

Os consumidores tm tambm um papel muito importante para a implementao de produtos mais seguros e ecazes para todos. Tornando-se mais exigentes nas escolhas que

Ser que os progressos tecnolgicos do sculo passado atingiram de facto os objectivos de qualidade de vida a que se propunham?

65
9. Sites de referncia

66

9. Sites de referncia

9. Sites de referncia
Os sites apresentados pretendem dar uma panormica geral sobre o conceito e aplicao prtica do Design Inclusivo. A listagem est dividida por reas temticas, no entanto, a pequena descrio apresentada para cada site no engloba todos os contedos a que o leitor ter acesso, mas facilitar uma primeira consulta sobre temas especcos.

Principais Centros de Recursos

Center for Universal Design Centro de investigao, informao e assistncia tcnica que promove o Design Universal na habitao, espao pblico e comercial, associado North Carolina State University.

Helen Hamlyn Research Centre Center for Inclusive Design Centro de investigao cuja preocupao a aproximao socialmente inclusiva ao design. Mantm ligao regular indstria e est associado ao Royal College of Art de Londres.

www.design.ncsu.edu/cud/ http://www.hhrc.rca.ac.uk/index.html European Institute for Design and Disability Site do European Institute for Design and Disability que promove a divulgao do Design-for-All. Revista Crisp & Clear. RSA Inclusive Design Toolkit Panormica geral de introduo ao Design Inclusivo complementada com exemplos, estratgias e modelos, mtodos e http://www.design-for-all.org/ ferramentas e uma extensa bibliograa.

European Concept for Accessibility Network Rede de peritos europeus em acessibilidade.

http://www.inclusivedesign.org.uk/index.php

IDEA Center at Buffalo http://www.eca.lu Centro associado Universidade de Buffalo, EUA, que tem por misso criar novos recursos para a prtica do Design UniAdaptive Environments Center Centro fundado em 1978 nos Estados Unidos da Amrica, muito activo na divulgao do conceito de Design Universal. http://www.ap.buffalo.edu/idea/Home/index.asp http://www.adaptiveenvironments.org/index.php versal atravs da investigao, desenvolvimento de produtos e a disseminao de informao.

DESIGN INCLUSIVO Acessibilidade e Usabilidade em Produtos, Servios e Ambientes

67

Progetto e Ricerca per la Disabilit e lUtenza Ampliata Site italiano do Hbgroup, conjunto de Arquitectos e Designers que defendem uma prtica da arquitectura e do design centrada no utente.

http://www.hbgroup.it/

The Foundation Kyoyo-Hin Fundao Kyoyo-Hin que apresenta o conceito japons de Design Universal. Design for All Publicao de divulgao do conceito Design for All produzida no mbito do projecto de investigao AAoutils Arhttp://kyoyohin.org/eng/index.html chitecture et Accessibilit Outils, nanciado pelo programa Leonardo da Vinci. Accessible.com.ar Site argentino sobre acessibilidade em geral. http://anlh.be/aaoutils/aaoutils/en/ch3/programmes/brochure/anglais.pdf http://www.accesible.com.ar/INDEX.HTM Design Inclusivo . net The Design Linc Site sobre Design, Acessibilidade e Recursos existentes nos EUA. De salientar, na categoria Design Tips, uma descrio exaustiva de solues de projecto para interiores e exteriores. http://www.designinclusivo.net Site portugus de divulgao do Design Inclusivo, dinamizado pelo Arquitecto Jorge Falcato e pelo Designer Renato Bispo.

http://www.designlinc.com/

Design Inclusivo . org Site portugus do projecto EQUAL Design Inclusivo, uma pa-

IAUD - International Association for Universal Design Organizao japonesa focada na implementao do Design Universal, constituda pelas maiores empresas nipnicas.

receria, iniciada em 2002, do Centro Portugus de Design, Faculdade de Arquitectura da UTL, Cmara Municipal de Lisboa e Associao de Cegos e Amblopes de Portugal.

http://www.iaud.net/en/

http://www.designinclusivo.org/

68

9. Sites de referncia

Ensino

Strategies for Teaching Universal Design Pgina do site do Adaptive Environments onde se pode consultar on-line o livro Strategies for Teaching Universal

Universal Design Education On-Line Site dedicado ao ensino do Design Universal que serve de suporte a professores e alunos. Contm descries de metodologias de ensino, programas, workshops, e outros materiais de apoio.

Design resultado do Universal Design Education Project (UDEP) que relata a experincia e estratgias usadas em 22 escolas no ensino do Design Universal.

http://www.adaptenv.org/universal/pdf/strategies1.pdf

http://www.udeducation.org/

Espao e Edifcios Pblicos


Inclusive Design Education Resource Site associado ao Helen Hamlyn Research Centre e ao Design Council em que se apresentam alguns casos de estudo. Entorno Accesible Site espanhol que aborda as questes da acessibilidade, nohttp://www.designcouncil.info/inclusivedesign/ meadamente legislao especca e orientaes para a realizao de Planos de Acessibilidade. Unlimited by Design Exposio itinerante, disponvel on-line, da responsabilidade do Rehabilitation Engineering and Research Center on Universal Design da Universidade de Buffalo EUA. Walkinginfo.org Pedestrian and Bicycle Information Center http://design6.ap.buffalo.edu/idea/ubdweb/page1.htm Site com muita informao e recursos sobre o trfego pedonal. http://www.accesible.es/index.htm

Teaching Universal Design Relatrio executado no mbito do projecto AAoutils Design for All que descreve diversos exemplos de ensino do Design Universal em escolas de Design e Arquitectura a nvel mundial.

http://www.walkinginfo.org/

Designing Sidewalks and Trails for Access Relatrio em dois volumes, produzido pela empresa Benecial Designs, Inc. para a Federal Highway Administration dos EUA, sobre a acessibilidade pedonal.

http://anlh.be/aaoutils/aaoutils/examples.PDF Ligao ao 1 volume: www.fhwa.dot.gov/environment/bikeped/access-1.htm Ligao ao 2 volume: www.fhwa.dot.gov/environment/sidewalk2/pdf.htm

DESIGN INCLUSIVO Acessibilidade e Usabilidade em Produtos, Servios e Ambientes

69

Libro Blanco del Plan de Accesibilidad Texto preparatrio do I Plano Nacional de Acessibilidade de Espanha em que se analisam as medidas necessrias para resolver os problemas e carncias relativos acessibilidades a todo o tipo de ambientes.

Detectable Warnings: Synthesis of U.S. and International Practice Documento que sintetiza o estado da arte no que diz respeito ao desenho, instalao e eccia dos pavimentos tcteis utilizados nos EUA e a nvel mundial.

http://www.ceapat.org/centro_doc/documento. jsp?idDoc=53

http://www.contextsensitivesolutions.org/content/reading/ dw_synthesis/resources/Detectable%20Warnings%20Synth esis/

LAccessibilit des tablissements Recevant du Public Et des Installations Ouvertes au Public France Guia Tcnico para a aplicao dos textos regulamentares 2004. How to Develop a Pedestrian Safety Action Plan Manual que trata da melhoria das condies de segurana do trfego pedonal atravs do desenho das vias e outras medidas de segurana que envolvem toda a comunidade. http://www2.logement.gouv.fr/publi/accessibilite/doc_pdf/ guideacces_etspublic.pdf http://www.walkinginfo.org/pp/howtoguide2006.pdf

I Plano Nacional de Acessibilidade 2004-2012 Espanha Plano nacional desenvolvido pelo Ministrio do Trabalho e Assuntos Sociais para promover a acessibilidade em Espanha Aprovado em Conselho de Ministros em 25 de Julho de 2003.

Universal Design New York 1 Livro de divulgao do Conceito de Design Universal executado pelo Center for Inclusive Design and Environmental Access, School of Architecture and Planning, University at Buffalo, The State University of New York, publicado em

http://www.seg-social.es/imserso/discapacidad/ipna2004_ 2012.pdf

2001 pela cidade de Nova Iorque.

http://www.ap.buffalo.edu/idea/udny/ La Accesibilidad Universal en los Municipios: gua para una poltica integral de promocin y gestin O objectivo deste guia desenvolver critrios e orientaes gerais para desenhar e elaborar uma Poltica Integral de Acessibilidade no Municpio Setembro 2005. Universal Design New York 2 Este manual, editado em 2003, complementa o que foi editado em 2001 fornecendo estratgias para a implementao do Design Universal, uma Check List para uso em projecto e exemplos de boas prticas. Mostra ainda a diferena entre http://www.ceapat.org/centro_doc/docs/chDoc85.pdf Design Universal e Acessibilidade.

http://www.nyc.gov/html/ddc/html/udny.html

70

9. Sites de referncia

Guidance on the Use of Tactile Paving Surfaces Manual com orientaes sobre a utilizao de pavimentos tcteis do Department for Transport do Reino Unido.

Smart Homes Tambm no site da Joseph Rowntree Foundation, rea sobre o funcionamento das casas inteligentes Domtica.

http://www.dft.gov.uk/stellent/groups/dft_mobility/documents/pdf/dft_mobility_pdf_503283.pdf

http://www.jrf.org.uk/housingandcare/smarthomes/

Fair Housing Act Design Manual Code of Practice on Access and Mobility Manual publicado em 1996 para apoiar os projectistas na implementao da legislao sobre acessibilidade a edifcios Conjunto de normas tcnicas que reectem boas prticas e a legislao existente no Reino Unido, relativas a edifcios, espao pblico e transportes. http://www.huduser.org/publications/destech/fairhousing.html de habitao, nos EUA.

http://www.accesscode.info/index.htm

Laccessibilit des btiments dhabitation collectifs neufs - France Guia Tcnico para a aplicao dos textos regulamentares

Habitao

2004.

http://www2.logement.gouv.fr/publi/accessibilite/doc_pdf/ AARP Universal Home Organizao de reformados dos E U A com sugestes para adaptao de edifcios de habitao de forma a torn-los mais seguros e confortveis para todas as idades. Apresenta uma Check List de avaliao de espaos residenciais. Guide to Kitchen Planning Informao tcnica de apoio realizao de projectos de cozinhas. guideacces_batiment.pdf

http://www.aarp.org/universalhome/

http://www.pressalitcare.com/NR/rdonlyres/8093275EC424-4741-995A-D57D56E2C31D/0/DesignGuide_Ki-

Lifetime Homes Site em que se divulga o conceito de casa para toda a vida, desenvolvido por um conjunto de peritos no mbito da Joseph Rowntree Foundation Lifetime Homes Group. Tambm tem informao sobre a legislao de acessibilidade na habitao no Reino Unido.

tchen_UK_mid.pdf

Aging in Place - Aging and the Impact of Interior Design Documento da American Society of Interior Designers sobre a habitao e o envelhecimento.

http://www.asid.org/NR/rdonlyres/9D800C25-D933-48D4http://www.jrf.org.uk/housingandcare/lifetimehomes 9933-05C84D054BF7/179/aging_in_place1.pdf

DESIGN INCLUSIVO Acessibilidade e Usabilidade em Produtos, Servios e Ambientes

71

Cultura e Lazer

Effective Color Contrast Designing for People with Partial Sight and Color Deciencies Pgina web do site da Lighthouse International, organizao

GAM - Grupo para a Acessibilidade nos Museus O GAM tem como objectivo melhorar o acesso aos museus a todo o pblico com necessidades especiais, disponibiliza informaes sobre o tema, divulga e promove actividades.

de cegos americana, com orientaes bsicas sobre o uso da cor.

http://www.lighthouse.org/color_contrast.htm

http://gam.pavconhecimento.pt/home/

Making Text Legible Designing for People with Partial Sight

The Association of Science-Technology Centers (ASTC) Organizao que congrega Centros e Museus da Cincia de 40 pases com informao sobre a acessibilidade nesse tipo de espaos.

Pgina web do site da Lighthouse International, organizao de cegos americana, com orientaes bsicas sobre legibilidade de texto.

http://www.lighthouse.org/print_leg.htm http://www.astc.org/resource/access/index.htm Acessibilidade.net Turismo Acessvel Manual do curso sobre turismo acessvel promovido pelo Real Patronato sobre Discapacidad de Espanha. Centro de Engenharia de Reabilitao em Tecnologias de Informao e Comunicao sedeado na Universidade de Trsos-Montes e Alto Douro, que disponibiliza informao que facilita o acesso ao computador, ao software e Internet a http://www.cedd.net/docs/cheros/200406220017_24_0.pdf pessoas com decincia.

http://www.acessibilidade.net/

Comunicao
Web Accessibility Initiative (WAI) Improving the Patient Experience Waynding Site dedicado orientao em ambientes hospitalares que sintetiza de forma clara os princpios da organizao de um sistema de sinaltica aplicvel a edifcios complexos.

Site do World Wide Web Consortium em cooperao com as principais companhias de harware e software mundiais que apresenta um conjunto de informao sobre acessibilidade internet. Especial refercia para as Guidelines e Checklists.

http://patientexperience.nhsestates.gov.uk/waynding/wf_ content/home/home.asp

http://www.w3.org/WAI/

72

9. Sites de referncia

WebXACT Site onde pode vericar a acessibilidade, qualidade e privacidade dos sites produzidos por si.

Departement for Transport Site do Departamento de Transportes do Reino Unido dedicado melhoria do acesso aos transportes das pessoas com decincia e ao conhecimento das suas necessidades quer

http://webxact.watchre.com/

como peo, utente de transporte pblico ou especial ou, ainda, como motorista.

Transportes

http://www.dft.gov.uk/stellent/groups/dft_about/documents/page/dft_mobility_redirects_page.hcsp

Transport and Ageing of the Population Texto do Group on Access and Inclusion da Conferncia Europeia de Ministros dos Transportes, sobre a identicao e compreenso das necessidades especiais da populao em envelhecimento, ao nvel dos transportes.

Disabled Persons Transport Advisory Committee, DPTAC Organizao que aconselha o governo do Reino Unido sobre o acesso das pessoas com decincia a todo o tipo de transportes. Inclui tambm uma seco sobre a acessibilidade no meio edicado.

http://www.cemt.org/pub/pubpdf/Ageing.pdf

http://www.dptac.gov.uk/

Legislation to Improve Access Texto do ano 2000 da Conferncia Europeia de Ministros dos Transportes com informao e compilao das prticas correntes em 27 pases, nomeadamente: Legislao geral que regula os direitos das pessoas com decincia. Leis e regulamentao relativa acessibilidade dos diversos modos de transporte e ambiente edicado Leis e regulamentao em preparao. CEN/CENELEC Guide 6 Site onde se pode fazer o download da norma CEN/CENELEC Guide 6, com os standards para o desenvolvimento de produtos que respondam s necessidade de pessoas idosas ou com decincia. Esta norma idntica ISO/IEC Guide 71.

Produtos

http://www.cemt.org/topics/handicaps/pdf/TPH0007rev1e.pdf

http://portal.etsi.org/hf/cen-cenelec_guide6.asp

ANEC Site da Associao Europeia para a Coordenao da Representao dos Consumidores na Normalizao.

www.anec.org

DESIGN INCLUSIVO Acessibilidade e Usabilidade em Produtos, Servios e Ambientes

73

Ricability Promovido pelo Research Institute for Consumer Affairs, organizao que se dedica anlise de produtos e servios do ponto de vista do consumidor idoso ou com decincia. Interessante a explicao das metodologias de anlise empregues.

Ergonomidesign Empresa Ergonomidesign liada em Estocolmo desde 1969, desenvolveu vrios objectos considerados como boas prticas de Design Inclusivo. O site apresenta o porteflio da empresa.

http://www.ergonomidesign.com/ergonomidesign.html http://www.ricability.org.uk/ Smart Design OXO International Site da empresa OXO. Explica a metodologia empregue no desenvolvimento do primeiro produto produzido, um descascador de batatas, considerado um exemplo de Design Inclusivo. Apresenta uma grande gama de produtos de consumo. Homecraft Rolyan http://www.oxo.com/home.html Empresa inglesa de ajudas tcnicas que apresenta uma categoria com o nome de Easier Living onde podem ser enZyliss Empresa sua de produtos de cozinha que apresenta na generalidade dos seus produtos a preocupao com os princpios do Design Inclusivo. http://www.homecraft-rolyan.com/ contrados, entre outros, produtos de mesa, cozinha, casa de banho. http://www.smartdesignusa.com/ Porteflio da empresa Smart Design que entre outros produtos desenvolveu a linha Goodgrips para a OXO.

http://www.zyliss.com/

Sammons Preston Rolyan Empresa americana de ajudas tcnicas com uma coleco

J. L. Mueller Inc. Site da empresa do designer industrial James Mueller que disponibiliza vrios exemplos de boas prticas de design industrial bem como links para recursos associados ao design universal de produtos.

semelhante ao Homecraft.

http://www.sammonspreston.com/

A Loja do Av Marca espanhola de ajudas tcnicas direccionadas para a ter-

http://home.earthlink.net/~jlminc/

ceira idade. Tem vrias lojas em Portugal.

http://www.alojadoavo.com/

74

9. Sites de referncia

ETAC Empresa sueca de ajudas tcnicas com produtos nas categorias de higiene, andarilhos, cadeiras de rodas e objectos de uso quotidiano.

Disc@pnet Acesso legislao de Espanha relacionada com a rea da decincia, nomeadamente a legislao nacional e autonmica sobre acessibilidade.

http://www.etac.com/

http://www.discapnet.es/Discapnet/Castellano/Legislacion/ default.htm

Legislao e normas tcnicas

Norma 9050 Norma brasileira, de 2004, relativa acessibilidade a edicaes, mobilirio, espaos e equipamentos urbanos.

Decreto-Lei n123/97 Legislao portuguesa que torna obrigatria a adopo de normas tcnicas bsicas de eliminao de barreiras arquitectnicas em edifcios pblicos, equipamentos colectivos e via pblica para melhoria da acessibilidade das pessoas com mobilidade condicionada. http://www.mj.gov.br/sedh/ct/corde/dpdh/corde/ABNT/ NBR9050-31052004.pdf

Decincia

http://www.snripd.pt/interior.aspx?idCat=20&IdLang=1 SNRIPD ADAAG - American with Disabilitys Act Accessibility Guidelines Legislao americana que regula a acessibilidade para espaos, servios e edifcios pblicos, transportes, comrcio e telecomunicaes. http://www.snripd.pt/ http://www.access-board.gov/adaag/html/adaag.htm ICF - International Classication of Functioning, DisabiAccs Libres Site francs, da Dlgation Ministrielle lAccessibilit. Informao sobre acessibilidade em Frana legislao, programas, ligaes para outros recursos em Frana. http://www3.who.int/icf/icftemplate.cfm http://www2.equipement.gouv.fr/accessibilite/index.htm lity and Health Classicao Internacional da Organizao Mundial de Sade, que normaliza conceitos como decincia ou Handicap. Site do Secretariado Nacional para a Reabilitao e Integrao das Pessoas com Decincia, no separador Guia de meios tem o contacto de praticamente todas as Associaes de Pessoas com Decincia de Portugal.

DESIGN INCLUSIVO Acessibilidade e Usabilidade em Produtos, Servios e Ambientes

75

Frum Europeu das Pessoas com Decincia Organizao representativa das pessoas com decincia ao nvel da Europa.

http://www.edf-feph.org/fr/welcome.htm

Royal National Institute of the Blind Organizao de cegos do Reino Unido. Destaca-se a seco Good Design com informao sobre legibilidade em materiais impressos, internet, etc.

http://www.rnib.org.uk

Tiresias Centro de recursos muito completo para pessoas que trabalham na rea das incapacidades visuais.

www.tiresias.org

Independent Living Institute Site dedicado a apoiar organizaes de pessoas com decincia que disponibiliza materiais de apoio, assistncia tcnica e informao relacionada com a igualdade de oportunidades e legislao.

http://www.independentliving.org/

77
10. Bibliograa

78

10. Bibliograa

10. Bibliograa
Accessible Environments: Toward Universal Design Autoria: Ronald L. Mace, Graeme J. Hardie, Jaine P. Place Edio: The Center for Universal Design, NC State University - Raleigh 1996 Building Sight A handbook of building and interior design solutions to include the needs of visually impaired people. Autoria: Peter Barker, Jon Barrick e Rod Wilson Edio: Royal national Institute for the Blind Reino Unido 1995 ISBN 1 85878 074 8 The Universal Design File - Designing for People of All Ages and Abilities Autoria: Molly Follette Story, James L. Mueller, Ronald L. Mace, Edio: The Center for Universal Design, NC State University - Raleigh 1998 The Design of Every Day Things Universal Design Handbook Autoria: Wolfgang F. E. Preiser e Elaine Ostrof Edio: McGraw-Hill USA 2001- ISBN 0-07-137605-4 Autoria: Donald Norman Edio: First Doubleday/Currency Edition - New York 1990 ISBN 0-385-26774-6 Things That Make Us Smart Autoria: Donald Norman Edio: Perseus Books - Cambridge, Massachusetts 1993 ISBN 0-201-62695-0

Inclusive Design: Design for the Whole Population Autoria: John Clarkson, Roger Coleman, Simeon Keats e Cherie Lebbon Edio: Springer-Verlag, London Maro de 2003 ISBN 1852337001

Universal Interiors by Design Autoria: Irma Dobkin e Mary Jo Peterson Edio: McGraw Hill - New York 1999 ISBN 0-07-017151-3

Construction Adapte aux Handicaps Autoria: Vrios

Handicap Physique et Construction Conception et ralisation: Espaces urbains, btiments publiques, habitations. Equipements et matriels adapts Autoria : Louis-Pierre Grosbois Edio: Le Moniteur Paris 1993 ISBN 2-281-11136-9

Edio e Distribuio: Centre Suisse pour la Construction Adapte aux Handicaps Neugasse 136 CH-8005 Zurique, Suia. Fax +01 272 54 45

Universal Design: Manual of Practical Guidance for Architects Autoria: Selwin Goldsmith Edio: Butterworth-Heinemann - 2001 ISBN: 075064785X

DESIGN INCLUSIVO Acessibilidade e Usabilidade em Produtos, Servios e Ambientes

79

Designing for the Disabled The new paradigm Autoria: Selwin Goldsmith Edio: Butterworth Architecture 1998 ISBN: 0750634421

Normas Tcnicas sobre Acessibilidade Decreto-Lei 123/97 Edio: Secretariado Nacional para a Reabilitao e Integrao de Pessoas com Decincia Lisboa 1998 ISBN 972-9301-29-8

Guida alla Progettazione Senza Barriere Metodi criteri e strumenti per laccessibilit dellambiente costruito Autoria: Michele di Sivo e Biagio Lentini Edio: Alinea Editrice Firenze 1989

CEN/CENELEC Guide 6- Guidelines for standards developers to address the needs of older persons and persons with disabilities Edio: CEN/CENLEC European Standards - 2002

ISO/IEC Guide 71:2001 Guidelines for standards developers Strategies for Teaching Universal Design Autoria: Polly Welch Edio: Adaptive Environments Boston, Massachusetts, EUA 1995 ISBN 0-944661-23-8 Resoluo ResAP(2001)1-On the introduction of the princiUniversal Design 17 Ways of Thinking and Teaching Autoria: Jon Christophersen Edio: Husbanken 2002 ISBN 82-90122-05-5 ples of universal design into the curricula of all occupations working on the built environment Edio: Committee of Ministers Council of Europe, 2001 to address the need of older persons and persons with disabilities Edio: ISO/IEC International Standards 2001

The Accessibility Check List An Evaluation System for Buildings and Outdoor Settings Autoria: Susan M. Goltsman, Timoty A. Gilbert e Steven D. Wohlford Edio: MIG Communications Berkeley, EUA 1993 ISBN 0-944661-26-2 (Volume 1) 0-944661-27-0 (Volume 2)

Inqurito Nacional s Incapacidades, Decincias e Desvantagens Edio: Secretariado Nacional para a Reabilitao e Integrao de Pessoas com Decincia Lisboa 1996 ISBN 972-9301-26-3

no cdigo de barras usar as barras e os nmeros a branco como os logos

Anda mungkin juga menyukai