Anda di halaman 1dari 4

Uma das teorias relacionada a autonomia: lau representa uma teoria radical da autonomia do dever jurdico, para lau

uma vontade de uma pessoa no pode gerar dever em relao a outra pessoa. A circunstancia que uma pessoa queira que eu faa algo em relao a ela, no pode de forma alguma gerar a mim um dever em relao a ela. Tudo que eu terie o fato que a pessoa que fao.Mas isto no implica em forma alguma uma gerao de dever mesmo que a pessoa tenha meios, poder fora para me obrigar no sentido de forar eu agir dauqela maneira. Isso no implica um dever. Todos os deveres so autnomos(religioso, morais) derivaism necessariamenw de uma adeso de conscincia dependem da vontade do prprio sujeito. preciso de que no exerccio de sua liberdade o sujetio aceite o dever e o adote como dever a ser cumprido s neste momento teremos o verdadeira produo de um dever em relao a um sujeito. Dever so exigncia de um dever que o sujetio se autoimpe. No que diz respeito ao direito lau diz que o que nos encontramos expressos nas normas, so pura e simplesmente declaraes a respeito do que o estado exige das pessoas atravs das normas jurdicas. Esses enunciados normativoa so as declaraes das quias os estado impe suas exig~encias coativamente. Os sujetios podem saber atravs dos textos legais aquilo que o estado deseja que seja feito eas conseqncias legais.

Boa e justa: moralmente vlidfsa. Na medida que a adeso ocorrao sujetio converte a exig~enmcia do estado em um dever. Mesmo sem adeso a exig~encia permanece e a sano permanece, mas sem adeso no pode ser considerada um dever. A teoria pretendee edesmarcaarar que a circustancia que o legislador decide algo gera um dever moral para as pessoas devem cumprir. No h como gerar dever sem sem a adeso do sujetio.

Cada pessoa pode e deve apresentar/examinar a chegar as suas pprias definies e da converter a dever e no apenas exig~encia de poder.

No pq algo parece legal n]ao implicas que significa ao mesmo tempo que seja dever moral. No pq h Np diertio se torne dever moral, O incoveninete da tese de lau que ela semntica. Isso que se chama de dever jurerido pq no e a rigor um dever. Mas isto no muda nada a rigo. Lai diz as pessoas que as pessoas tem direito a criticar a ordem jutidica, cada pessoa pode valorar e criticar a ordem juidca. Mas isso no muda nada que as normas jurdicas nos impe a exig~encia e seno cumprimrimos iremos ser sancionados por isso. Quer ns chaarmos isso de devr ou n~]ao.

Teoria itermedirio outro autor: ele pensa como se produzem o dever jurideico em uma dmeocracia ns elegemos os nossos reprsentantes que por sua iro decidir que normas devem ser postas e mantidas em rigor dno ordenamento sde uma sociedade e eles fazem isso em nosso nome. So deveres em ltima instncia derivaraia da vonytade das prprias pessoas que esclheram aqueles representantes qpara decidirem em seu nome. Mas como eu partuicipo do sistemas eleitoral eu aceito o resultado mesmo que eu vote e meu candidato no aceite. Mas meu represnetante ser o que foi eleito. Sero osvitoriosos que venceram a eleio. Eu aceito a regra democrtica ento eu aceito que aqelea pesoas merepresenta. Dou uma carta branca para decidir por mim. Para raduch manadato uma autorizao uma carta brasnca.O eleito teria liberdade de deciri em nosso nome. Aquilo que ele estabelece de exig~encia das normasd que Le aprova junto com o paramento e vale para cada um dos sujeitos, mesmo para CAD um da sociedade, memso os que no votal,e cada sujeito esto ligados a se submeter as normas deveres, pois recoorem de cada um dos eleitores j que a socieddae se submete a mesma rtegra.A regra democrtica converteria de antemo qualquer normas ou exig~encias geradasd pelo processo legislativo em verdadeira normas que podem produxir verdadeiro deveres.

Critica o que se disse dela que a adeso de cosnciencioa som pode ser sobre um determiando contedo. No posso concordar ter adesso de eoncicencia sobre algo que o conted no cohceido. A cata branca no de converter de antemo que todoa legislao pode se tornar um dever moral.

Teoria: Nicolai. Ele inverte o sentimento que se costuma ter de dever: no pode haver dever heterenomoeno e devemn ser autnomos. Ee diz que um dever autnomo ttalemnete absurda. No tem utilidade estabelecer obrigatoriedade que o sujetio decidie fazer de maneira auontomoa. S existe dever para sujeito(teses auotnomoa) s quando o sujeit aceita agor daquela maniera, que iutilidae tem esse dever? Onde est a obrigatoridade? COncxlui ele que todos os deveres devem ser heternomoms em certo sentido. Dever autnomo absusrdo pq achgamos que bpm justo no pode ser considerado em nenhum sentido que um dever. No h utilidade se o inidividuo decide fazer se comnocrda. S existe dever pro sujeito quandoe El aceita agir daquele maneira. Decide agir daquela maneiras. Q utilidade tem esse dever/ Todos os deveres jurididocs religigoso tem que ser forosamente heteronome em algum sentido, tem que resultar nma vonmtade diferente do sujeito. Ao qualo sujeito por alguma razo se encontra submetido. O sujeito compelido a aceitar. Issos e compreende mais claramente nos devers morais de cataer religiosos. Aceitamos os imperativo. Aceitamos que se trata de uma vontade que se est submeidas. No ficamos julgando se estamos de caordo. SE ecsige no religigoso obedincia incndicinada. O suhetio deve acatar. Nos jurididocs. O sujeito, quando o nico que aceitamos o processo de produo dos devres. Nossa paticipao s maior em sistemas democrticos. Em algumas sociedade no temos essa participao e mesmo assim pretende obter a submisso das pessoas, consequenmtyemente os devres juridiicos todos os deveres so hetrenomenmos. Deccore de uma vonatde da sociedade ou dauqwlees que detem o poder na socieddae e que so capazse portaneto gerar ordenamemnto juiridoco que pretende que todos se submetam. A terroia noi enfrenta o cernce da questo em que consiste propriamente sesse dever se asociedadae impe e eu no aceito. Chamar deveres heterenomeno aquelas exigncias quais que forem que advem do estadfo atravs de emisso denjormas jutidcas, quais quer que sejam os contedos. As exigncia dos estado ameao da coao so deveresa. O dever de um sujeito estado se impe ao desejo de outro sujetio.

A crtica de Har a kelsem: kelsem confundi duas coissas que so fiferentes so situa diferentes. A situao que uma pesso forada a fazer algma coisa: so obrigadas.. A situao que um epessoas tem o dever de fazer uma coisa obrigao. Idia de dever aplicada por kelse diferente do que ns acreditamnso de devr. uma coisa que o decsumprimneto possa ter conseuqencias desfavorveis e por isso estimula as pessoas a cumprir seu dever. Outra coisa acreditar quye o dever isso. Harta desenvolve sua teoria: faz analogia o asslatante que aponta a arama ao caixa do banco: caixa forado a ntregar o direito mas no tem obrigao de entregar o dinheiro. A brigao koral e j uridica no foi considerado grave pois ele tem uma justificativa para no ter cumprido;. Ter obrigao no omnmesmo de ter obrigado. Obrigadoo no refelxo da coao e nem consite em rela com a moral. Em que consite o dever juiricopd. Harto desenvovle as teprias dasw regras sociaiis. Exysite varias regras sociais. Essa regras s existem na medida em que alguma medida so aceitas pelas osicedade em geral, geralmente aceitas em grupos dentro da scieddae. Se nos pegamos as regras moralidaded social elas variasm segunda regies urbana e rural. Mas ela existe apenas em que CAD um desses segmentos elas so aceitas. Enquanto as regras orem aceitas independentes de coao as pessoas se senitro obrigadas por que elas prprias e os grupos em geral a aaceitam as regras . pq existem regras aceitas tipo obrigado tiriao chapu enquantos e aceitam, que as peeoas reporvem quem nao siga a regra que a pessoa se sinta obrigada a explicar-lhes quando no segue a regra. So regras aceitas por um perido e depois podem deixar de ser aceitas. Se essasa regars deixarem de serem aceitas no haver mais obrigateoriredade no tem a vigncia.

Dever jurdico um tipo de regras coiaiassd. E tem alguma speculiaridade amai importante no que diz respeito ao dever no e apeclruada da coao e sim apeculiariadae do direito no precisa ser aceito de forma generalizada pela sociedade como um tudo como o direito tem instutviconlizad processos de aplicco inclcivove com recurso da coao para que existema normas juticos e que existam devere sjuriedicos basta que um grupo de pessoas encarregadas de palicar direitos aceitam sua aceitaplicao aplicando: juize tribunams. Das pessoas em gerla no precviso que uma mera aquiciencia paa ser devder juiridoico. A teremos que haver uma ordem jurico aceita consequemnte didsso devers que se espera cumpram e que recororoente quando descumprindo iro jusdificar inclusive a coao estatal. A coao s reforo. E clacr que o idela a ordem juridoc seja aveia por uma maior numero de seua sprate de os devers. Numa socieddae em apqenas a pessoas auiecenm passivamnente o risco de outoritarismo e abuso muito grande. Numa spcidade em as pessoas qaaquiecem passivamente as pessoas parecem um bando de olovelhasd...um anim La psssivo. As ovelhas podem parar no matodouro. Mas isto no signifdica s existem devers jurididocs se estive ruma pampla acietao sdod sociedade. Seos ogo encaregado da aplicao de direitos aceitarm e aplicarem e asa pessoas auiecerem h direito. O grau de aceitao do dever jurdico aquilo que ummautor com lau susteantava ser, o dever juricio um fenomoemonmo social. Se de um modo geral os encarregado aeitam aplicam e as pessoas aceitaty ou concordam, aad pessoa mesmo oq eu no concorda est submetido a um dever jutido. Mesmo que a spessoas dicododrda. Dever jurdico algo que decorrer de uma ceitao do grupo e particularmente dos que devem aplicar.

Teorias coativistas: kelsen: buscamn encontrar um fundamento totalmente digferenet do moral. No nega qunormalmenete os devres juridicoas consigam converter em deveres mnorair aceitos por unm aparcela significatica da sociedade. Pq o direito tende a rfeletir os direitosmorais da sociedade. No h uma necessraia cinkcidencia do direito e amoral, a obrigatorirdade do direito no pode depender da coincidncia da mora. Pq em termos abssolutos omnossivel pois no existe uma ncia moral aceita. O direito se pretende a sobrepor entre difreetys morais. O dieito vai estabelecer juidamenet o que permitido. No impor os valores morais, no, podem seguir suas convicesd,aquele que discorda poder estar praticando nehuma infrao oral mas um ilicioto. Moral sobre suas convivces.] so devers diferentes podem coinciddri moral e direito. Podem ter contedod diferentes. Temos que xplicar o dever jutidico diferente daquel relacionan ao valor moarl da conudta. Aeitar a separao de mora e direito. A obrigatoriredade do direito na noo da coao coercividade do direito. Kelsem diz ser juridicamente obrigado ter um dever jurididioc e estar numa situao para evitar uma coa~ao estatal eu tenho que praticar umacreta conduta. S dever sealgum no paga e aplicada uma sanoi. O dever juridioc na viso de kelsem a conduta que evita a coao estatal. A teoria de kelsem uma teoria que sustenta a heterenomia do dever jutidico. Pq dever jurididoc decororoer do estabeleceimento atravs do proceso de construo juridoca de certas exigncia que so impostas cativamente. Quer eu quera ou no com minha adesso de ocnisceeia ou no, a exigncia chaamada dever jurdica exigir. Difere de lau que . diz que a coa pode no incorrer um dever moral mas incorre no dever jurdico. Dever jurdico diferente do dever mora. Dever neinternero moral dever externo juriidico. Tese Hart herenomia do dever jurdico. Embora ele no se proucpe .

Hart dever jruidico obrifatrirdae de uma conduta em um cointexto de regars socialmente aceitas no mbitos das intitui~eos juricas. De tal fomra que a aceitao decissiva parq eu exista dever jurdico dessas isntuies sobre tudo da paliacao do direito. obrigatoridae de uma conduta num contexto de regras aceitas principlamente Mem uma instiutio de palicao de direito.

Classificao dos deveres jurdicos: Devers pblicos e deveres privados.

A quem ineteresa o cumprimento do mdever predominantes> se inetresa ao partyicular privado. Quando ineterssa as coiedade como um todo: publico.

Devers patrimoniais e devres no patrimoniais. Siginifica que so dever aptrimonaiis aqueles que garantesm uma vantagemn ou umbenefeciom patrimonial a aoutro.

Deverses positivos e deveres negativos: Positivos so aqueles que obrigama obrigatriredae de uma co e negativos so aqueles implicam a obrigatoriedae de uma omisso de no agir de uma determianda maneira. Genricos e especficos: genricos se definem de uma forma abstrata e especficos tem um contedo bemd etermianda que os devers genricos impiquem uma variao de condutas.

Anda mungkin juga menyukai