Anda di halaman 1dari 44

A natureza no muda

O mundo pinta naturezas mortas, sucumbem os bosques naturais, derretem os plos, o ar torna-se irrespirvel e a gua imprestvel, plasticam-se as ores e a comida, e o cu e a terra cam completamente loucos. E, enquanto tudo isto acontece, um pas latino-americano, o Equador, est discutindo uma nova Constituio. E nessa Constituio abre-se a possibilidade de reconhecer, pela primeira vez na histria universal, os direitos da natureza. A natureza tem muito a dizer, e j vai sendo hora de que ns, seus lhos, paremos de nos ngir de surdos. E talvez at Deus escute o chamado que soa saindo deste pas andino, e acrescente o dcimo primeiro mandamento, que ele esqueceu nas instrues que nos deu l do monte Sinai: Amars a natureza, da qual fazes parte .

Trecho do texto de Eduardo Galeano, publicado no semanrio Brecha (http://www.brecha.com.uy), Uruguay, fazendo referncia a discusso da nova Constituio no Equador.

Apresentao
elaborao desta cartilha resultado das experincias em Sistemas Agroorestais que o CETAP vem realizando juntamente com as famlias agricultoras ecologistas e suas organizaes na regio Norte do Rio Grande do Sul. Esta cartilha apresenta resultados e reexes do desao que se propuseram, o CETAP e as famlias, de avanar no trabalho com agroecologia, atravs da implantao de SAFs Sistemas Agroorestais, valorizao e reconhecimento do potencial das espcies vegetais nativas, em meio a um contexto de degradao social, ambiental e cultural na regio, onde a agricultura convencional cada vez mais se impe na busca do lucro imediato. O trabalho se d a partir de reas experimentais de manejo agroorestal, algumas j bem consolidadas, e no trabalho de valorizao das espcies vegetais nativas e crioulas (estudos, experimentao, processamento...) nas microrregies Altos da Serra, Alto Uruguai, Encosta da Serra e Planalto, que vem mostrando que possvel fazer agricultura sem degradar o ambiente, que a produo de alimentos pode e deve respeitar os ciclos da natureza contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental. Esta cartilha, bem como o trabalho do CETAP com agrooresta nos ltimos anos, tm sido apoiados pelo PDA - Programa Demonstrativo, do Ministrio do Meio Ambiente. Boa leitura!
5

O CETAP

CETAP uma organizao da sociedade civil criada em 1986. Constitui-se como entidade sem ns lucrativos, declarada de Utilidade Pblica e com Fins Filantrpicos.

A misso do CETAP contribuir para a armao da agricultura familiar e suas organizaes, particularmente atuando na construo da agricultura sustentvel com base em princpios agroecolgicos. Para cumprir sua misso, o CETAP atua conforme uma estratgia baseada em trs pilares: formao, acompanhamento a grupos e assessoria. Sua equipe de trabalho, composta por prossionais das cincias sociais, agrrias e da educao, orienta as aes por uma viso sistmica nas unidades de produo e pelo conjunto de aspectos (econmicos, sociais, culturais e ambientais) que compem a realidade rural, buscando que as famlias agricultoras sejam sujeitas de seu prprio desenvolvimento. Em termos concretos, a ao do CETAP busca: a viabilizao da agricultura familiar atravs do uso de tecnologias ecolgicas e de menor custo econmico, que preservem a sade das pessoas e o meio ambiente; a organizao e gesto das unidades de produo; a interveno na cadeia produtiva (produo, agroindustrializao e comercializao de produtos); o estmulo e acompanhamento a iniciativas em cooperao, buscando maior ecincia econmica e fomentando a solidariedade entre as famlias agricultoras e destas com as famlias urbanas.

No que se refere a temtica de Sistemas Agroorestais e valorizao dos produtos a partir das espcies vegetais nativas, o CETAP vem h oito anos implementando aes para o desenvolvimento desta temtica. Neste sentido as atividades estimulam o desenvolvimento de Sistemas Agroorestais - SAFs junto as famlias agricultoras, buscando avanar e qualicar os manejos agroecolgicos dos sistemas de produo, bem como a ampliao dos trabalho de resgate da biodiversidade local, promovendo o aproveitamento para o auto-abastecimento e para a comercializao in natura de frutas semidomesticadas e nativas da Mata de Araucrias e seus subprodutos, alm 6 dos demais produtos cultivados nas SAFs.

Introduo
s comunidades tradicionais1 que viviam no Brasil antes da chegada dos colonizadores, sempre tiveram uma relao muito prxima com os ecossistemas locais, respeitando, convivendo e evoluindo junto com as diferentes expresses de vida no ambiente. Esta relao de respeito permitiu que homem e ambiente vivessem, produzissem, se reproduzissem e co-evolussem ao longo do tempo. Os povos que habitavam o sul do Brasil h 500 anos faziam uso das orestas de forma a mante-la sempre produtiva de maneira a atender suas necessidades como comunidades. Duas espcies vegetais servem de exemplo para ilustrar a importncia da manuteno da oresta para a tambm manuteno dos moradores das orestas. O pinho, fruto/semente da Araucria (Araucaria angustifolia) era e ainda utilizado por estas comunidades para alimentao, rico em protena, em condies normais bastante produtivo e frutica no incio da estao fria, sendo um importante alimento. A erva-mate (Ilex paraguariensis), planta que tem suas folhas e pequenos ramos utilizados para fazer o mate, bebida estimulante e fonte de vitaminas e minerais. O mate ou chimarro uma bebida tradicional do sul do Brasil e do sul da Amrica Latina, hbito que os colonizadores aprenderam com os ndios. Alm destas poderamos citar uma srie de outras espcies utilizadas como alimento, medicamento, bras, utenslios. Aqui bom lembrar do potencial das orestas tambm no que se refere a produo de protena animal sendo estes, mamferos, aves, peixes. Porm, com a retirada da oresta esta riqueza e fartura se perde. Com a chegada dos portugueses e subseqente dos colonizadores ao Brasil, at os dias de hoje, as orestas e os ecossistemas naturais no foram reconhecidos na sua importncia e potencial. A viso dos recm chegados, era e
1- Referncia aos ndios, amerndios, que viviam no Brasil e na Amrica, antes da chegada dos portugueses e espanhis.

ainda , fragmentada, conforme o interesse de cada um. esta viso fragmentada do ambiente em que vivemos que est fazendo com que as orestas e outros ecossistemas naturais sejam destrudos para serem utilizados apenas como uma forma de recursos rpidos e posteriormente dar incio a um determinado ciclo de produo-explorao. Grande parte da formao vegetal do sul do Brasil, a Floresta de Araucrias um ecossistema que faz parte do grande bioma Mata Atlntica, que no Brasil originalmente cobria uma rea de mais de 1 milho de Km. A Mata Atlntica um dos mais importantes repositrios de diversidade biolgica do pas e do planeta. tambm o bioma mais ameaado, com menos de 9% de rea remanescente. Antigamente, a Mata de Araucrias, estendia-se do sul dos estados de Minas Gerais e So Paulo at o sul do Rio Grande do Sul, avanando pelo extremo Nordeste da Argentina. Sua extenso era 100.000 Km2. Na sombra dos pinheiros, cresciam muitas outras espcies, como o cedro, a imbuia, a canela, a gameleira, e o angico e uma rica diversidade de animais. Mas este ecossistema est praticamente extinto e com ele, diversas espcies de roedores, inmeras aves e insetos que se alimentavam do

Figura 1: Mata Atlntica, domnio e remanescentes

pinho, tambm esto ameaados de extino, pois durante 150 anos, a Mata de Araucria alimentou a indstria madeireira do Sul, que a empregava na construo de casas e no fabrico de mveis. A qualidade da madeira, leve e sem falhas, fez com que a araucria fosse intensamente explorada, principalmente a partir do sculo

Figura 2: Floresta de Araucria

XX. Calcula-se que entre 1930 e 1990, cerca de 100 milhes de pinheiros tenham sido derrubados. Nas dcadas de 1950 a 1960, a madeira de araucria gurou no topo da lista das exportaes brasileiras. Aps a explorao da madeira a oresta deu espao a produo extensiva de gros, a soja, o trigo, o milho e outras monoculturas anuais transformaram 9

Figura 3: rea de ocorrncia natural e atual da Floresta de Araucria no Brasil.

denitivamente o que era uma vasta oresta contnua tornou-se numa paisagem altamente fragmentada onde pequenas manchas de oresta sobrevivem numa matriz de monoculturas, pastos, estradas e cidades. O senso comum coloca as matas como limitantes para o progresso / desenvolvimento e que as orestas como um todo bem como suas espcies recebem pouca ou nenhuma ateno, desta forma criando um distanciamento entre a conservao das orestas e estas tambm como um espao de vida de pessoas e de gerao de alimento e renda. A populao seja ela rural ou urbana ainda no 10

despertou para necessidade de manter e manejar a biodiversidade nativa e pelo seu potencial, seja este ambiental, cultural e econmico. Portanto, chegada a hora de comear a criar uma idia de que possvel cuidar das orestas e desenvolver formas sustentveis de gerao de emprego e renda a partir do manejo agroorestal e do aproveitamento do potencial de produo de alimentos, artesanatos, bras, remdios, a partir das espcies nativas das nossas orestas.

11

Os sistemas agroorestais
Reaprendendo a se relacionar com o ambiente.
Os seres humanos reservam para si o centro da ao e relegam a natureza menos que o papel de cenrio, constituindo apenas o papel de fundo esttico e perene, sem nenhuma importncia no desenrolar dos fatos sociais colocados no primeiro plano . (Ricardo Ferreira Ribeiro, Florestas Ans do Serto, o Cerrado na Histria de Minas Gerais).

omo dito na introduo est a viso que trouxe o colonizador para estas terras. Dominao e controle dos ecossistemas naturais, que eram vistos como ambientes selvagens .

Inicialmente a explorao/extrao a partir da derrubada da oresta em seguida a prtica de agricultura a qual no se preocupou com as dinmicas dos ambientes naturais, isto por que o sentimento que orientava esta prtica era o sentimento da necessidade de dominar os sistemas selvagens. Hoje ainda continuamos esta luta em busca de obter o controle total dos processos naturais. Esta luta travada contra a dinmica de funcionamento da vida que faz com que o homem esteja sempre inventado coisas (tecnologias) que buscam esta dominao e gradativamente vo transformando a agricultura num processo de produo industrial.

O resultado disto tudo so solos cada vez mais esgotados, a gua contaminada, reduo drstica da biodiversidade, em outras palavras a vida vai diminuindo . As pessoas (indgenas, caboclos) que conviviam historicamente nestes ambientes e seus conhecimentos tambm foram vistos como selvagens e portanto como as orestas e campos pouco contribuam para o desenvolvimento e por isso tambm precisavam ser dominados, sendo assim, tanto os conhecimentos e as praticas agrcolas dos povos tradicionais como as orestas no foram no passado 12 e tampouco nos dias de hoje reconhecidos.

A proposta da agroecologia atravs do trabalho com Sistemas Agroorestais (SAFs) vem contribuir para uma mudana de comportamento em relao as orestas e seus potenciais, bem como com os conhecimentos tradicionais dos Povos da Floresta . Entende-se que plenamente possvel Figura 4: Imagem da derrubada e queimada da oresta realizar a atividade agropecuria de uma forma que compatibilize o cuidado com o meio ambiente e a produo de alimentos e gerao de renda para as famlias agricultoras.

S iremos conseguir desenvolver uma agricultura de base ecolgica quando reconhecermos a importncia das orestas e a sabedoria dos povos da oresta .

Conhecendo a nossa casa


A oresta para atingir o estgio de clmax, onde as plantas e os animais tornamse auto-sucientes demora vrios anos e passa por vrias fases de desenvolvimento. Em cada fase as espcies de fauna e ora tem sua funo particular na formao da oresta. 13

O que seria da gralha azul sem o pinho, e o que seria dos pinheiros sem a gralha?
As espcies vegetais se desenvolveram de tal forma a adaptarem-se s diferentes situaes nos diversos ecossistemas terrestres, a aproveitarem e transformarem o que oferece o ecossistema nos seus diferentes extratos e dimenses, isto , a luz do sol, as guas das chuvas, a umidade, os resduos, os frutos, as folhas, desde os extratos mais altos at as camadas mais profundas do solo. Para atingir esta estabilidade e um bom aproveitamento e ciclagem de energias (gua, luz, nutrientes, solo) a oresta (plantas e animais) vai evoluindo gradativamente, este processo que parece ser to simples, mas entendido e respeitado por poucos, to fantstico que nada mais nada menos o processo de otimizao da vida. As primeiras espcies que aparecem numa rea abandonada so chamadas de pioneiras. Na maioria so gramneas grosseiras e ervas rasteiras que so capazes de crescerem em solos cansados. Estas por sua vez cobrem o solo protegendo o mesmo e com suas razes exploram a camada supercial do solo e desta forma criando condies para que outras plantas possam surgir e se desenvolver. Surgem, ento, as plantas herbceas e posteriormente as arbustivas e as arvoretas, sucessivamente umas criando condies para as que esto por vir. Desta forma vai se formando a oresta primria, as capoeiras. A medida que o extrato vegetal cresce acima do solo, as razes vo penetrando nas diferentes camadas do solo, conforme ilustra a gura 5, abaixo. Este processo permite que a oresta aproveite melhor os nutrientes distribudos nos diferentes

Nossa ao na agricultura deve ser de enriquecer o solo para favorecer a sucesso das espcies, e no de querer deixar tudo limpo, solos sem vegetao so solos imprprios para a agricultra.
14

pers do solo. Mas no s isso, razes em diferentes profundidades tambm criam condies favorveis para o desenvolvimento de diversos tipos de microorganismos, a penetrao e reteno da gua das chuvas e a entrada de ar.

Figura 5: Desenvolvimento de uma oresta

Em outras palavras este complexo que se desenvolve tanto na parte area da oresta quanto na parte de baixo do solo que cria as condies ideais de um ambiente equilibrado e sustentvel. E isto tudo possvel por que o elemento central para o funcionamento to complexo e eciente das orestas est baseado no elemento da diversidade/biodiversidade tanto de plantas como de animais , 15

onde cada um destes seres desempenham funes complementares uns aos outros e desta forma sendo cada um indispensvel para o bem viver do outro, embora muitas vezes isto parea uma relao de competio aos nossos olhos, mas quando olhamos com olhos da oresta percebese muito mais relaes de cooperao do que de competio. Esta diversidade tambm a responsvel por um melhor aproveitamento da energia do sol, da gua da chuva e dos nutrientes do solo.

Figura 6: Estgio inicial de uma agrooresta

Em resumo poderamos dizer que uma oresta apresenta as seguintes caractersticas: Existem rvores de vrios tamanhos, formando assim uma cobertura vegetal densa e contnua. Tem uma grande diversidade de espcies e variedades. Existe uma camada grossa de matria orgnica composta por materiais em diferentes fases de decomposio cobrindo totalmente o solo. No solo e na camada de matria orgnica existe uma diversidade grande de micro organismos trabalhando para converter esta matria orgnica (folhas, galhos, razes) em nutrientes disponveis para as plantas. As razes das rvores e outras plantas penetram em diferentes profundidades no solo.

Estas so caractersticas fundamentais que temos que buscar em nossas agroorestas!

16

Princpios que orientam o manejo de SAF


ntes de mais nada o primeiro aspecto que precisa ser entendido a nossa relao com aTerra (solo, gua, plantas, animais), no mais de dominao , mas sim uma relao de interao, onde as aes que temos devem servir para otimizar a vida e buscar restabelecer o equilbrio dinmico dos agroecossistemas. Em essncia os SAFs so:

uma tentativa de imitar a natureza, onde diversas espcies vivem consorciadas, necessitando uma das outras para o seu pleno desenvolvimento. As espcies cultivadas nos SAFs so plantadas em consrcios com outras semelhantes quelas que normalmente ocorreriam na natureza. De acordo com os processos naturais, as associaes de plantas sucedem-se uma s outras num processo dinmico e contnuo, chamado de sucesso natural de espcies... (Ernest Gtsch, O renascer da agricultura).
O manejo em reas de SAFs baseiase fundamentalmente no princpio da sucesso vegetal das espcies, por tanto isto um processo contnuo. A sucesso natural a mola propulsora da vida no planeta.

Nas reas de SAFs esta sucesso se d atravs de consrcios, onde cada espcie contribui para o aprimoramento de sua condio e dos demais componentes deste consrcio. 17

O ser humano atravs de sua inteligncia deveria agir de forma a contribuir e respeitar as dinmicas do ambiente onde vive, ter um comportamento no qual suas aes otimizem a gerao de mais vida e no ao contrrio, achando que pode viver sozinho, pois ningum resiste morte da Natureza .

O sucesso na implantao dos SAFs depender do conhecimento do ecossistema local onde se ir trabalhar. A introduo de espcies cultivadas ao sistema dever respeitar a dinmica da sucesso vegetal local, interagindo com as espcies nativas que devem ser escolhidas de maneira a fazer parte dos diferentes estgios da sucesso vegetal. Conhecendo-se e respeitando-se a sucesso vegetal ganha-se muito em qualidade e equilbrio do sistema. Podemos citar algunas vantagens: A diversidade de plantas de diferentes ciclos e tamanhos contribuem para a reciclagem de nutrientes do solo para a superfcie e vice-versa. As folhas e frutos que caem, o resultado das podas aportam matria orgnica ao solo, juntamente com isto as razes que esto em diferentes profundidades absorvendo nutrientes. Nos SAFs as guas da chuva inltram no solo, pois este encontra-se em condies de absorver, isto , o solo no est compactado, tem porosidade. Alm de inltrar, o solo com boa estrutura tem capacidade de manter a gua por mais tempo. O escorrimento supercial das guas mnimo, no havendo risco de formao de sulcos e eroso. A diversidade de plantas atrai os animais silvestres, quanto mais alimento houver mais animais iro aparecer Figura 7: Imagens dos estgios de sucesso nos SAFs, aumentando Fonte: Mochila do Educador Agroorestal , Projeto Arboreto, a biodiversidade do
Parque Zoobotnico, Universidade Federal do Acre - UFAC

18

ecossistema. A diversidade de espcies vegetais e animais tambm contribui para a estabilidade, assim h maior capacidade de autocontrole de insetos e plantas oportunistas no ambiente.

A horta agroorestal
O desao de uma horta agroorestal est em conseguir demonstrar que possvel continuar produzindo hortalias e ir introduzindo na horta cultivos bianuais e perenes de forma a constituir um consrcio de espcies de diferentes estratos, imitando a sucesso vegetal que ocorre nas orestas. Considera-se um desao porque as hortalias geralmente so plantas exigentes, com algumas caractersticas particulares: exigncia em fertilidade do solo (em quantidade e qualidade), isto , so plantas de rpido crescimento que necessitam de uma quantidade considervel de nutrientes prontamente disponveis; o solo deve ter boa estrutura, deve ser poroso, fofo e com boa capacidade de armazenagem de gua, mas sem encharcamentos; so plantas que sofrem com a ao do vento; crescem rpido, tm o ciclo de vida curto, isto , no consrcio tem a funo de criadoras de plantas de ciclo de vida mais longo, inclusive rvores. As hortas, via de regra, esto localizadas nas melhores reas da propriedade, onde os solos so bem tratados com bom aporte de matria orgnica. Assim, se o solo apresentar um bom nvel de fertilidade e tiver boa estrutura, basta afof-lo para iniciar os cultivos. Se o solo estiver compactado e apresentar baixa fertilidade, necessrio prepar-lo antes de iniciar os cultivos, agregando matria orgnica. Portanto a utilizao de espcies anuais entre os consrcios para a produo de biomassa, como o milho, a mucuna, a crotalaria, feijo de porco, entre outros, so fundamentais para assegurar a melhoria da qualidade (qumica e fsica) do solo. As famlias agricultores que tem adotado tais praticas tem obtido bons resultados. O arranjo proposto pode ser observado nas fotos que seguem, onde encontram19

se faixas de cultivo de brcolis, faixas de milho, faixas de bananeiras, linhas de cebola, enm, tm-se uma horta em consrcio, com espcies de diferentes tamanhos e funes. Nas faixas de cultivo foram implantadas as mudas das espcies arbreas frutferas nativas e/ou crioulas, guabiroba, ara, pitanga e goiaba serrana. Os efeitos desta unio podem ser observados desde o incio do manejo. As hortalias de porte mais baixo so beneciadas pelo sombreamento das plantas mais altas especialmente no vero. H um melhor aproveitamento da rea, diversos cultivos so feitos num mesmo espao, otimizando o uso tanto da superfcie quanto da parte subsupercial do solo. Diferentes plantas exploram diferentes pores do solo, assim as plantas com razes mais profundas puxam os nutrientes que esto em maiores profundidades disponibilizando estes para os cultivos de razes menos profundas. A diversidade de cultivos se desenvolvendo no mesmo espao traz um equilbrio ao ambiente, amenizando os ataques de insetos e doenas, muito comuns nos cultivos de hortalias. Um SAF horta agroorestal pode ser manejado a m de produzir hortalias por um longo tempo, a medida que as plantas do estrato mais alto (especialmente as adubadeiras) vo

20

Figura 8: Horta agroorestal

crescendo, podas devem ser feitas para aportar matria orgnica ao solo e tambm possibilitar maior entrada de luz para que as hortalias, mais baixas continuem se desenvolvendo. Entretanto, este SAF pode ser conduzido de forma que as hortalias e espcies de porte mais baixo vo desaparecendo do consrcio, dando lugar s plantas mais altas, assim aps alguns anos de cultivo teremos um SAF produzindo frutas e outros produtos. As hortalias, neste caso, sero produzidas em outra rea, iniciando-se um novo SAF horta agroorestal. Este consorcio onde diferentes espcies cumprindo diferentes papeis tambm contribuem fundamentalmente para um maior equilibro ecolgico do sistema e para isto plantas como ores e frutferas que atraiam animais (pssaros insetos) so fundamentais serem cultivadas em nossa horta agroorestal.

Faixas Agroorestais
A inteno que temos com a proposta de trabalho com SAFs como ja dito anteriormente e de contribuir na agroecologizao dos sistemas de produo, qualicando desta forma as tcnicas de manejo agroecologico dos agroecossistemas. Visto disto e que em muitas das situaes as praticas agroorestais vo sendo adotadas aos poucos dentro dos sistemas de cultivos das famlias agricultoras. Uma destas formas que vem sendo desenvolvidas so as Faixas Agroorestais . Estas faixas so implantadas dentro das reas de cultivos anuais (milho, mandioca, batata doce, feijo..) e nas hortas e constitui-se basicamente em uma faixa de 3 a 5 metros de largura onde se cultiva uma grande diversidade de espcies especialmente bianuais e arbreas, onde as mesmas desempenham diferentes funes (ambientais maior equilbrio ecolgico ao sistema, produo de lenha, ervas medicinais, frutas, espcies adubadeiras, ores para abelhas..). Estas faixas agroorestais so intercaladas com faixas de 10 a 15 metros de cultivos anuais (milho, mandioca, batata, feijo..). Esta tem sido uma pratica que consideramos A Terra tem o Suciente ser uma forma de iniciarmos um processo para a Necessidade de de transio para um sistema agroorestal todos, mas no para a mais complexo e que em muitos casos ganncia de uns poucos . tanto para os tcnicos quanto para as Guandhi famlias agricultoras este sistema mais 21

simples porem no de menos importncia contribui num primeiro momento para ir se familiarizando com a proposta dos SAFs. Contudo desenvolver sistemas de produo Anlogos ao ecossistema local, neste caso das orestas e um desao grande que devemos estar empenhados nas nossas aes cotidianas em busca de uma agricultura de base ecolgica. Como podemos ver existem inmeros formatos de manejo agroorestal a ser adotados e outros tantos para serem desenvolvidos e este e o grande potencial da proposta agroecologica, de se adaptar as distintas realidades sociais, culturais, econmicas e ambientais de cada local/regio. A concepo que nos orienta, independente do arranjo de manejo que adotarmos, a de incorporar as dinmicas de funcionamento da oresta em nosso sistema de cultivos. Isto pressupe: aumentar a diversidade de espcies (animais e/ou vegetais) manejadas e espontneas dentro das reas de cultivo; aproveitar de maneira mais eciente a energia do sol; melhorar o aproveitamento da gua; ampliar a ecincia no aproveitamento e ciclagem de nutrientes do solo e otimizar a mo de obra, isto tudo somado resulta em um sistema de produo mais resistente do ponto de vista ecolgico e econmico (de economia Gesto da Casa).

22

Figura 9: Sistemas agroorestais em faixas

Princpios metodolgicos para o sucesso na implantao de SAFs

m todos os trabalhos que o CETAP realiza o cuidado com a metodologia adotada essencial. Ao longo da trajetria de atuao com agricultura ecolgica junto s famlias observamos que a metodologia, as discusses, so passos importantes para o sucesso do trabalho. As famlias, os grupos de agricultores e tcnicos tm que entender o que e por que esto fazendo determinadas atividades. Para o sucesso na implantao dos SAFs, alm do conhecimento da dinmica do ecossistema local necessrio ,considerar alguns elementos que iremos tratar a seguir.

O projeto futuro da famlia


Os SAFs so sistemas produtivos e portanto devem atender s demandas das famlias agricultoras, portanto primordial considerar o projeto que a famlia tm para o futuro de sua propriedade, o que gostaria de produzir, o espao a ser manejado, qual o destino que ser dado aos produtos ali produzidos (venda in natura, processamento, comercializao, consumo, alimentao animal...). preciso provocar a imaginao, fazer com que a famlia imagine a rea de SAFs depois de alguns anos. Esta discusso deve envolver
Figura 10: Reunio de planejamento

23

todas as pessoas que compem a famlia (crianas, jovens, homens e mulheres). O manejo agroorestal bastante diversicado, diferentemente do que acontece quando tm-se um cultivo homogneo, onde uma ou duas pessoas fazem todo o manejo, em muitos casos usando mquinas e insumos. Os SAFs devem envolver toda a famlia nas decises, pois se apenas uma pessoa decidir as demais certamente no iro trabalhar na agrooresta, com a mesma satisfao como se tivessem participado das decises. Juntamente com isto e importante a mo-deobra existente na famlia e avaliar a capacidade que esta ter para fazer o manejo do SAF . Da mesma forma, decide-se qual o tamanho da rea e complexidade (diversidade de espcies) a ser trabalhada.

Conhecimento de manejo
importante que as pessoas que vo trabalhar neste espao tenham entendimento bsico sobre alguns princpios de manejo agroorestal. Para isso se faz necessrio atividades de intercmbios, visitas, ocinas, cursos com as famlias e grupos para que possam conhecer experincias de manejo agroorestal e valorizao das espcies nativas. Isto tudo contribui Figura 11: Curso de manejo agroorestal signicativamente para melhor entender a sucesso vegetal, como o ecossistema local funciona , quais as dinmicas de uma oresta, importncia da biodiversidade nativa (fauna e ora), valorizao da agrobiodiversidade, possveis potenciais das espcies nativas e/ou crioulas, o que fundamental para quem vai estar trabalhando com SAF`s.

Planejamento do SAFs
Os SAFs devem ser produtivos desde os primeiros meses de sua implantao. 24 Para tanto os mesmos devem ser planejados de uma forma que em todas as suas

fases de desenvolvimento bem como nas diferentes pocas do ano tenha algum produto para ser colhido, garantindo o abastecimento da famlia e quando possvel a gerao de renda a partir da comercializao. A estratgia para que isto se torne possvel planejar o consrcio de espcies de forma a ter plantas de ciclo anual e bianual junto com espcies perenes desde o incio da implantao do SAFs.

Nossas espcies pioneiras na agrooresta: feijo de porco, milho, feijes de corda, ervilhas, mandioca, morangas e abboras, mucuna an, crotalrias, cosmos, trigo mourisco, tremoo, mamona, guandu, timb, bracatinga, bananeira,l cene, urucum.

As espcies de ciclo anual e bianual cumprem um papel muito importante, porque alm de proporcionarem retorno a curto prazo, so espcies fundamentais, pois contribuem de diferentes formas fornecendo sombra, melhorando as condies fsicas e qumicas do solo, mantendo a umidade e assim gerando boas condies para o desenvolvimento das espcies de extrato secundrio e primrio (espcies arbustivas e arbreas). Em outras palavras poderamos dizer que elas so as espcies pioneiras na sucesso vegetal da nossa agrooresta, portanto alm de

Figura 12: Produtos comercializados em feiras

25

produzirem alimento j nos primeiros meses elas ajudam a nossa agrooresta a evoluir. Nossas espcies pioneiras na agrooresta: feijo de porco, milho, feijes de corda, ervilhas, mandioca, morangas e abboras, mucuna an, crotalrias, cosmos, trigo mourisco, tremoo, mamona, guandu, timb, bracatinga, bananeira,l cene, urucum. Estas espcies anuais e bianuais Figura 13: Espcie para adubao verde devem ter mltiplos usos, isto serem produtoras de alimentos para as pessoas e os animais e melhoradoras das condies do solo. Os consrcios de forma simultnea e numa seqncia temporal com um maior nmero de espcies possveis, garante como dito anteriormente um maior uxo de caixa e uma reduo nos riscos atravs de uma maior estabilidade produtiva e diversicao da renda, alm de um maior equilbrio ambiental, algo fundamental para a agroecologia.

Sementes crioulas
Atualmente e muito comum as famlias agricultoras comprarem sementes no mercado, devido as facilidades proporcionadas pelo modelo convencional de agricultura, com isto muitos agricultores deixaram de guardar sementes para os plantios subseqentes, isto esta ocasionando uma grande reduo no numero de variedades e espcies crioulas historicamente cultivadas. Entre tanto os SAFs, tem por sua vez um potencial grande de produo de sementes crioulas, especialmente nos primeiros anos de manejo. Nas experincias com SAFs desenvolvidas pelo CETAP , as reas de SAFs foram e esto sendo utilizadas para potencializar o trabalho com resgate, melhoramento e reproduo das variedades crioulas e em especial das espcies e variedades conhecidas como melhoradoras do solo (Adubaes verdes) espcies que so essenciais para a evoluo do sistema

26

como um todo. O trabalho j de longos anos realizado sobre as variedades crioulas e mais recentemente associado juntamente com o trabalho de SAFs tem proporcionado um aumento signicativo no numero de espcies resgatadas e conseqentemente sendo manejadas pelas famlias agricultoras. Alem disto para as famlias envolvidas com a proposta da Agrooresta fundamental que disponham de sementes prprias e de baixo custo, uma vez que neste trabalho sempre utilizamos muitas sementes seja em quantidade seja em diversidade na hora de fazer os plantios.

Figura 14: Coquetel de sementes crioulas

Diversidade
A diversidade num SAF muito importante para a formao dos consrcios, para garantir produtos para a alimentao da famlia e dos animais, para ter-se plantas adubadoras/melhoradoras do solo. Quanto maior a diversidade de espcies (anuais, bianuais e perenes) houver dentro do sistema, tenha ele o formato que tiver, mais eciente ele ser em diferentes aspectos (ambientais, econmicos, socioculturais). Este um dos principio bsicos que nunca deve ser esquecido, deve haver sempre a preocupao em manejar (plantada ou no) o maior nmero possvel de espcies, conforme as condies da rea, bem como de mo de obra e recursos da famlia.

A chave para a auto-regulao do sistema reside na biodiversidade e na no-simultaneidade de eventos, queremos dizer que quanto mais um pomar se assemelhar a uma oresta, mais ecincia podemos esperar dele . (VIVAN, Jorge Luiz, Pomar e oresta, Ip 1993).
27

Mutires
A participao das famlias e a valorizao dos conhecimentos locais so os princpios metodolgicos centrais que devem orientar os trabalhos de agrooresta. Para tanto uma das atividades que esta sendo utilizada so os mutires, proporcionando asim: Troca de experincia entre as familias agricultoras e tcnicos, por tanto uma forma coletiva de intercambio e gerao de conhecimentos, diminuindo os riscos de errar na forma de conduzir o manejo. Os manejos e principios uma vez realizados conjuntamente cada familia posteriormente tem condio de implementar os mesmos em suas casas e por tanto dando um maior potencial de replicabilidade a proposta de trabalho com SAFs.

28

Figura 15: Mutires

Produtos da oresta e das agroorestas


s espcies vegetais nativas do sul do Brasil e principalmente as da Mata de Araucria, so pouco conhecidas e valorizadas pelo mercado . Pouco se sabe das diferentes formas que estas podem ser aproveitadas. As frutas so apenas um exemplo, h uma srie de outras espcies que podem ser aproveitadas para madeira, lenha, usos medicinais e condimentares, como o caso de alguns cips e arbustos. O CETAP vem trabalhando com SAFs h 8 anos, no incio tnhamos em mente implantar reas experimentais de manejo agroorestal, algo que foi muito importante do ponto de vista de gerar aprendizados tanto tcnicos quanto metodolgicos, porm percebamos limites, em especial, a falta de interesse por parte das famlias agricultoras e se poderia dizer do conjunto da sociedade pelas espcies nativas e crioulas. Esta falta de interesse se dava especialmente pelo pouco conhecimento sobre as espcies e pela desconsiderao histrica que as mesmas tiveram. Junto com o pouco conhecimento de uso e potencial tambm se soma o pouco conhecimento de manejo agroorestal destas espcies da Mata de Araucria. Com esta percepo que nos damos conta
Figura 16: Espcies vegetais nativas

29

da necessidade de que juntamente com os trabalhos de implantao de reas experimentais de SAFs, necessitvamos realizar um trabalho mais sistemtico sobre a valorizao do potencial e a gerao de conhecimento (manejo e usos) das espcies crioulas do sul do Brasil e das espcies nativas da Mata de Araucria. Sabamos que o desao seria grande , uma vez que as pessoas praticamente s consomem produtos industrializados como refrigerantes, em alguns casos sucos, mas de espcies exticas ou de espcies nativas de outros ecossistemas brasileiros. Tnhamos a dois grandes objetivos a serem alcanados, sendo um deles a gerao de conhecimento sobre formas de aproveitamento e usos destas espcies e outro de sensibilizar as pessoas sobre a possibilidade de consumo e gerao de renda a partir das espcies nativas e neste caso especialmente das frutas. Para darmos incio a este trabalho de valorizao das espcies vegetais crioulas e nativas especialmente as frutas, realizamos a escolha das espcies focos dos SAFs ou com um bom potencial tanto do ponto de vista de manejo, na composio dos consrcios, produo, beneciamento e de comercializao. Para ento chegarmos hoje no que chamamos as espcies foco do trabalho. Assim, foram realizados levantamentos atravs de listas onde as famlias agricultoras ecologistas, opinaram sobre as espcies que no seu entendimento tem maior potencial nos diferentes aspectos. Tambm foram realizadas entrevistas com o pblico urbano consumidor das feiras ecolgicas. Para enriquecer tal lista tambm foram realizadas pesquisas bibliogrcas. Com estas informaes elaborou-se uma lista bsica contendo um grande nmero de espcies que por diferentes motivos conforme o ponto de vista de cada pessoa foram escolhidas. A lista passou por uma segunda avaliao, onde as famlias e grupos de agricultores agoecologistas, juntamente com a equipe tcnica do CETAP e outras organizaes parceiras elegeram as espcies denominadas Espcies foco do trabalho com SAF`s. Esta escolha se deu em momentos coletivos como reunio dos grupos, ocinas de aproveitamento das espcies nativas e tambm em pequenas reunies familiares. A partir disto elaborou-se a lista nal com as espcies nativas e crioulas de maior potencial e interesse a serem trabalhadas seja nas reas de SAF`s seja com o objetivo de desenvolver produtos (sucos, doces, 30 polpas.) para consumo familiar e comercializao. A lista encontra-se em anexo.

A partir da lista das espcies Foco planejou-se e realizou-se diversas atividades com o objetivo de gerar conhecimento (processamento, desenvolvimento de produtos, tcnicas de colheita e armazenamento) no que se refere ao aproveitamento deste grande potencial de nossas orestas e quintais.

As ocinas
Com o propsito de desenvolver tecnologias de processamento e comercializao de frutas nativas e crioulas pela agricultura familiar e em condies compatveis com esta, foram realizadas algumas ocinas de processamento junto a grupos e comunidades que o CETAP trabalha. Alm disto, considerou-se que o envolvimento das famlias agricultoras nas atividades prticas possibilitaria o despertar para a valorizao das espcies nativas e para os potenciais destas. As ocinas tambm proporcionaram momentos para que de forma conjunta realizssemos a prova dos produtos desenvolvidos, avaliando se estes apresentam potencial para consumo e comercializao. Alm das ocinas junto s famlias e grupos, a equipe tcnica do CETAP realiza freqentemente pequenas ocinas internas, onde so testados e elaborados novos produtos. Mas o principal objetivo deste trabalho mais interno da equipe de melhorar e aperfeioar, os produtos j desenvolvidos inicialmente nas ocinas. Isto por que as ocinas so espaos onde o princpio metodolgico deixar uir a criatividade e isto tem sido muito importante para no nos limitar-mos. Desta forma, importantes descobertas foram feitas, que em muitos casos nem imaginvamos. Porm, se faz necessrio dar continuidade as descobertas para obtermos um produto com bom potencial de consumo e mercado. A partir disto, at o momento, vrias espcies e conseqentemente seus
Figura 17: Ocina de Agroindustrializao

31

produtos vem demonstrando um bom potencial. Portanto queremos partilhar estes Saberes e Sabores com todos que tambm acreditam no potencial de nossas orestas e dos Alimentos da Floresta. Durante este trabalho tambm fomos identicando, aplicando e desenvolvendo mtodos que julgamos serem importantes para que tenhamos bons produtos, porm estes processos descritos seguir ainda esto em constante aperfeioamento. Coleta de frutos: Alguns frutos apresentam maior diculdade de colheita, como o caso da guabiroba, ara, jabuticaba, frutas estas que so muito frgeis se carem no cho diretamente. Para este tipo de frutas, est sendo utilizado um pano ou lona, Figura 18: Coleta de Guabiroba o qual colocado abaixo da copa das rvores, cando suspenso por pessoas ou por uma pequena estrutura de madeira, evitando que as frutas caiam no solo, o que causaria uma maior diculdade de coleta e tambm machuacaria as frutas. Esta uma forma que funciona relativamente bem, e pode ser utilizada para a grande maioria das frutas, porm, no momento estamos desenvolvendo outros mtodos e equipamentos de coleta das frutas com o propsito de tornar a atividade mais prtica e eciente. Aps a colheita importante lavar as frutas em gua limpa. Para esta atividade o procedimento adotado o seguinte: em um tanque ou caixa dgua, coloca-se as frutas em uma proporo de aproximadamente 10l de gua para cada 3Kg de frutas, desta forma porporcionamos uma maior ecincia na lavagem das frutas; com as prprias mos, mexer as futas dentro da gua e depois deixar parado por uns 5 minutos para que as frutas se depositem no fundo da caixa ou tanque, proporcionando assim a separao das frutas de pequenos gravetos, folhas e outros resduos orgnicos que emergem, facilitando a retirada dos mesmos. 32

Feito isto, coloca-se as frutas em um recipiente (peneira, ciaxa de verduras, etc.) para escorrer bem a gua e com uma mangueira, passa-se um ltimo jato de gua. Deixar escorrer por 10 minutos e as frutas esto prontas para serem processadas/ industrializadas, ento vamos em frente. Despolpa: Para cada tipo de fruta necessrio cuidados especcos, portanto isto exige procedimentos distintos para cada caso, mas de modo geral podemos descrever o que segue. Existem diversas formas de fazer isto, porm a experincia por ns vivida, demonstrou que o melhor jeito atravs do uso de despolpadeira. a despolpadeira um equipamento eltrico simples e de fcil manuseio. Porm temos que lembrar que existem vrios modelos, entre estes alguns que apresentam caractersticas mais apropriadas para trabalhar com estes tipos de frutas e outros modelos menos apropriados, mas o certo que todos precisam de adaptaes, sejam estas em maior ou menor grau conforme modelo da despolpadeira. Para algumas frutas se faz necessrio um pr cozimento da fruta de aproximadamente cinco minutos de fervura, antes de fazer a despolpa, isto para evitar entre outros fatores a alterao da cor da polpa. Mas lembramos que isto somente necessrio em alguns casos bem especcos. Fabricao de produtos: Realizada adespolpa da frutas, como o prprio nome diz, iremos obter a polpa das frutas, a qual a base para a fabricao de uma

Figura 19: Produtos das espcies nativas

33

grande diversidade de produtos como, chimias, sucos, sorvetes, muses, bolos, pudins, etc.., conforme a criatividade de cada um. As polpas das frutas podem ser utilizadas de diferentes formas e no momento que nos for mais oportuno. Se quisermos desenvolver produtos a partir das polpas logo aps o processamento da mesma, plenamente possvel, porm, as vezes se faz necessrio armazenar as polpas para utilizao posterior conforme a demanda , seja do mercado consumidor, seja de consumo familiar, utilizando para processamento dos produtos, ou a prpria comercializao da polpa em feiras, onde os consumidores compram a mesma, levando para suas casas, para fazer sucos e sobremesas. Armazenamento: Das diferentes formas j testadas, a que vem sendo adotada para o armazenamento das polpas o congelamento em freezer ou cmaras frias. Para isto o processo muito simples. Conforme vai se fazendo a despolpa das frutas, de maneira simultnea, vai se colocando as mesmas em embalagens plsticas (saquinhos de aproximadamente 500 gr.) e em seguida coloca-se para congelar. Aqui bom lembrar que a grande maioria das polpas no pode car muito tempo sem ser congelada, por que as mesmas oxidam muito fcil, o que as deixa com aparncia escura. O melhor ter algumas pessoas realizando a despolpa e outras j empacotando e guardando, este procedimento permite posteriormente obter produtos de boa qualidade. Feito isto iremos ter guardado a matria prima para desenvolver Figura 20: Polpa de frutas embalada nossos produtos e depois se deliciar com os e congelada em sacos plsticos sabores da oresta. Em alguns casos pode-se 34 efetuar o congelamento das frutas para posterior processamento.

Os desaos para o trabalho com SAFs

Como descrito por vrias vezes ao longo desta cartilha fazer agricultura respeitando os ecossistemas e suas dinmicas vai alm de tcnicas e prticas, uma mudana de pensamento, mudana no modo como ns, seres humanos, no colocamos em relao a natureza, fazendo parte do ambiente que nos rodeia, o que no fcil e nem acontece de uma hora para outra. Avaliamos que h desaos de diferentes ordens a serem superados. Metodolgicos: Os mtodos de trabalho em SAFs so bastante distintos da agricultura convencional, assim o manejo tcnico-produtivo, na forma de cultivar e planejar os cultivos em uma determinada rea no pode ser apenas para uma safra, o planejamento deve ser a longo prazo, levando-se em conta os consrcios que sero estabelecidos e o que se pretende ter em alguns anos naquela rea. Tambm preciso uma mudana de comportamento das famlias agricultoras e dos tcnicos, na forma de ver a rea, imaginando a complexidade de uma oresta e como transpor esta complexidade para a rea de SAF . Este um grande desao, mas acreditamos que com o aprendizado em conjunto de tcnicos e famlias possvel mudar atitudes e hbitos em relao a forma de fazer agricultura. Processamento: As ocinas de produtos de SAFs e da Floresta de Araucria realizadas com as famlias agricultoras, bem como de forma interna pela equipe do CETAP , trouxeram um grande aprendizado quanto ao processamento destes produtos, mas ainda necessria muita experimentao de como aproveitar as frutas nativas. Os equipamentos disponveis so para as frutas de sempre (uva, ma, pssego, 35

ps estes oito anos de trabalho do CETAP com a temtica de Sistemas Agroorestais podemos citar alguns desaos.

laranja), existem poucos equipamentos de processamento adequados para frutas nativas. Armazenamento: Qualicar os mtodos j testados e desenvolver outras formas de armazenamento das frutas in nauta, das polpas e seus sub-produtos. Produo: A produo nas reas de SAFs vem aumentando gradativamente, mas ainda pequena para dar conta da demanda j existente (feiras ecolgicas e pequenos mercados).

A verdadeira, a mais profunda ESPIRITUALIDADE consiste em sentir-nos parte integrante deste maravilhoso e misterioso processo que caracteriza Gaia nosso planeta vivo: a fantstica sinfonia da evoluo orgnica que nos deu origem junto com milhes de outras espcies. sentir-nos responsveis pela sua continuao e desdobramento . J.A. Lutzenberger

36

Bibliograa consultada
GSTSCH, E. O renascer da agricultura. AS-PTA, 2 edio, 1996. Org. BASTOS, S. e SANCHEZ, E. Agroorestas, Semeando a vida em nossas lavouras. Fundao Rureco, FNMA. ASSESOAR. Cadernos Assesoar n 06 Agrooresta em defesa da biodiversidade. 2006. CENTRO ECOLGICO. Sistemas Agroorestais. Centro Ecolgico, PDA, PPG7, MMA. 2004. VIVAN, Jorge Luiz, Pomar e oresta, Ip 1993. RIBEIRO, R. F . Florestas Ans do Serto, o Cerrado na histria de Minas Gerais. http://www.rbma.org.br/anuario/mata_02_dma.asp www.tree4life.com www.vivaterra.org.br http://www.brecha.com.uy http://www.agrooresta.net/mochila_do_educador_agroorestal/index.htm

37

Anexo - Lista de espcies nativas e crioulas


Espcies Nativas
Nome
1 Ara - vermelho e amarelo

Motivo da Escolha
Arvoreta bonita e seus frutos saborosos. Planta de porte bonito podendo ser usada como ornamental e seus frutos tem vrias utilidades, tambm pode se utilizar a bra de suas folhas para artesanato. Planta com bom potencial para lenha e madeira, alm de ser uma planta pioneira na sucesso vegetal o que faz da mesma um aespcie importante no inicio de manejo dos SAF`s. Tambm uma planta leguminosa o que a torna uma boa adubadeira com o inconveniente que no aceita podas drsticas. Planta bastante melfera e em SAF`s com erva mate a presena da bracatinga indispensvel. Seus frutos so muito procurados pela fauna silvestre alm de poder ser utilizado de vrias formas na alimentao humana. Planta que esta na lista das espcies em extino devido o extrativismo histrico que ocorre sobre esta espcie isto por que a mesma muito utilizada como condimento e tem um grande apelo por parte do mercado local e regional. utilizada historicamente pelos moradores do Sul do Brasil e compe um dos principais hbitos culturais da regio.

Preferncia de uso
Frutos inatura, gelia e sucos

2 Buti

Sucos, gelia, licores e polpas

3 Bracatinga

Lenha e produo de mel.

4 Cereja

Fruta inatura, fazer fabricao de doces.

licores

5- Crm

Ate o momento s se utiliza o tubrculo como condimento, porem suspeita-se que tenha grandes propriedades medicinais. Outras partes da planta como ores e folhas tem grande possibilidades de serem aproveitadas. Fazer mate e ch.

6 Erva Mate

38

7 - Goiaba Serrana

Planta tpica da nossa regio com um grande potencial porem pouco valorizada. Historicamente as comunidades locais apreciam muitos seus frutos de forma inatura e tambm se beneciam do seu grande potencial medicinal em especial no combate a diarrias., porem uma planta pouco valorizada. Seus frutos tem um sabor nico. O motivo da sua escolha tambm se d ao grande vinculo cultura das comunidades rurais com esta espcie onde a mesma historicamente conhecida e utilizada tanto na alimentao humana bem como animal e neste caso especialmente para porcos. Frutos saborosos desta espcie. com caractersticas nicas

Grande potencial para sucos, polpas, doces e seus frutos consumidos de forma inatura. Suas folhas so utilizadas para fazer ch no combate a diarrias. Pessoas com descendncia indgena e cabocla comenta do potencial da goiaba serrana no combate a anemia (ch das folhas novas).

8 Guabiroba

Frutos inatura, rvore boa para lenha.

9 Guabiju

Frutos inatura e licores.

10 Ing

Boa planta adubadeira, bom atrativo de insetos, seus frutos so apreciados por animais silvestres e pelo homem. Conhecida na regio tambm como banana de macaco, as crianas do interior costumam sair a procura de seus frutos quando este esto maduros. uma planta que praticamente no existe mais nas orestas e fragmentos orestais e sua madeira muito boa. A planta tambm boa para manejo agroorestal quando conduzida num extrato superior do sistema. uma espcie utilizada como medicinal pela populao local no controle da presso porem seu uso pouco conhecido. Seus frutos avermelhados e pequenos podem ser consumidos inatura ou utilizados para fabricao de licores alem de serem muito apreciados pela avifauna.

Consumo de seus frutos inatura. Empiricamente se comenta que a polpa de seus frutos ajuda ao combate da priso de ventre.

11 Louro

Madeira muito boa

12 Murta

Medicinal e frutos inatura.

39

13 Pinheiro

a Planta smbolo da nossa regio, do pinheiro se aproveita tudo. Seus frutos o Pinho indispensvel nas festas juninas, nos encontros/ visitas entre as famlias tanto do interior quanto urbanas comum a famlia que recebe oferecer para a visita pinho asado ou cosido na gua junto com um bom chimarro ou vinho.

O fruto pode se usar de diversas formas, d para fazer diversos pratos a partir do pinho, Madeira de lei, sua Grimpas podem ser usadas no combate a carrapato dos animais. Atualmente s se conhece a forma de aproveitamento do fruto inatura. Outra parte da planta que podemos usar suas sementes quando tostadas e trituradas so um bom vermfugo para animais se utiliza 250 gramas de sementes para cada 20 kg de sal. As folhas preparadas em forma de extrato funciona muito bem como fungicida natural. Madeira e suas folhas para uso medicinal

14 Quaresma e/ou araticum

Planta nativa da regio, tem apresentado um bom potencial de mercado nas feiras ecolgicas, uma das espcies frutferas bem presente na vida cultural das comunidades rurais.

15 Tarum

Espcie com um bom potencial madareiro, alm de ter usos medicinas. uma espcie que esta praticamente instinta. Seus frutos so muito apreciados pela avifauna. Recentemente esta se decobrindo o porencial muito bom das frutas desta espcie. O motivo da sua escolha tambm se d ao grande vinculo cultura das comunidades rurais com esta espcie onde a mesma historicamente conhecida e utilizada tanto na alimentao humana bem como animal e neste caso especialmente para porcos. rvore bonita, frutos saborosos e uma das espcies nativas que j tem um bom potencial de mercado como frutas inatura, porem este potencial pode ser ampliado especialmente com produtos processados. Planta boa para ter num sistema agroorestal devido a dois motivos principais: Por ser uma leguminosa e por derrubar as folhas durante o perodo de inverno o que proporciona uma maior entrada de luz no sistema durante este perodo.

16 Uvaia

Frutos, sucos, chimias, polpas.

17 - Jabuticaba

Frutos inatura, licores e suco.

18 - Cedro

Boa para madeira.

40

Espcies Crioulas
Nome
1 Figo da ndia

Motivo da Escolha
Planta muito bem adaptada, com boa produo anual, e produz um fruto ainda pouco conhecido porem muito saboroso o que se julga que a planta tenha um bom potencial de mercado. Tem uma boa sada nas feiras ecolgicas e se adapta bem a forma de manejo em SAF`s

Preferncia de uso
Frutos inatura, sucos e doces.

2 Lima

Fruta inatura. Atualmente s se tem o costume de consumo da fruta inatura, porem aparenta ter um grande potencial para processamento da fruta (gelias, chimias, sucos...). J comprovado o seu potencial para doce em calda talvez este seja o seu maior potencial.

3 Nspera

Planta muito bem adaptada as condies locais e aparentemente tem um fcil manejo dentro dos SAFS. A sua produo se da numa poca do ano que tem poucas frutas.

4 Pra

Planta bem adaptada , de crescimento rpido e de porte alto e de caduciflia permitindo assim a entrada de luz no sistema no inverno. Faz parte da composio dos quintais familiares. uma fruta que no da muita doena e tem uma boa produo por planta.

A fruta de forma inatura Fazer doces em calda

5 Sabugueiro

Planta medicinal e pega de estaca. Tem muitas variedades crioulas e que esto se perdendo e se adapta bem na regio de fcil cultivo exigindo poucos tratos culturais. Historicamente as comunidades rurais cultivavam sua presena era comum dentro dos quintais domsticos e atualmente praticamente inexiste dentro das propriedades rurais. uma boa planta medicinal.

As folhas como medicinal e tambm pode vir a ser uma boa adubadeira. Consumo inatura, fazer vinagre, fruta passas.

6 Caqui

7 - Marmelo

Fazer marmelada

8 Rom

Ch da casca, fruto inatura

41

9 Castanha Portuguesa

Planta trazida pelos imigrnates Europeus, de fcil cultivo, faz parte da cultura local em especial do Imigrantes Italianos, produz um fruto muito saboroso. Espcie que tem um sabor bem caracterstico, atualmente uma das frutas bastante procurada nas feiras ecolgicas e outros espaos de comercializao de produtos ecolgicos. Outro aspecto que vem diminuindo de maneira bastante acelerada a ocorrncia destas plantas dentro das propriedades familiares e se continuar desta forma dentro de no muitos anos vai praticamente desaparecer. Potencial de mercado e de fcil tratos culturais. As feiras ecolgicas tem uma boa demanda, um produto que no tem ningum produzindo na regio. uma espcie que na regio dicilmente chega a produzir com exceo de alguns lugares bem especcos e determinados anos. Porem tem se mostrado uma tima planta adubadeira e este o principal motivo da sua escolha. um bom condimento, tambm apresenta caractersticas de ser uma espcie com potencial para adubadeira do SAF . Tem um bom potencial de mercado nas feiras agroecologicas, planta que importante na estraticao e composio de um SAF`s. As espcies nativas esto praticamente extintas da a necessidade de iniciarmos um trabalho de preservao e valorizao.

O fruto cosido na gua ou asado.

10 - Bergamota comum

Fruta inatura, suco e chimia.

11 Laranja

Suco, fruta inatura.

12 Limo

Frutos inatura para o mercado No nosso caso a sua principal forma de utilizao vai ser como adubadeira porem poder em alguns anos produzir frutos que sero consumidos a nvel familiar e por ventura comercializados nas feiras. Das sementes se faz o coloral, condimento bastante utilizado.

13 Banana

14 Urucum

15 Maracuj

Suco, polpas e fruto inatura.

16 - Mamona

Tem crescimento rpido, produz bastante biomassa e muito fcil de manejar.

uma boa espcie adubadeira especialmente para iniciar o sistema e ajudar a criar as outras.

42

43

Anda mungkin juga menyukai