Anda di halaman 1dari 53

Monitoria de Cincia Poltica II

Os direitos desta obra foram cedidos Universidade Nove de Julho

Este material parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso s atividades, contedos multimdia e interativo, encontros virtuais, fruns de discusso e a comunicao com o professor devem ser feitos diretamente no ambiente virtual de aprendizagem UNINOVE.

Uso consciente do papel. Cause boa impresso, imprima menos.

Aula 01: Formao Social Brasileira - As Interpretaes do Brasil


A Amrica foi habitada por grupos de caadores-coletores de origem siberiana, que migraram pelo Estreito de Bering durante a ltima era glacial. ndio, amerndio ou povo pr-colombiano so nomes dados a esses grupos americanos. Sua situao de isolamento das sociedades do Velho Mundo, durante milnios, permitiu o desenvolvimento de sociedades autnomas e originais, como os maias, os astecas e os incas. ndio, amerndio Milhares de anos aps a chegada dos indgenas, o continente foi redescoberto pelos europeus. Foi viagem de Cristvo Colombo que levou colonizao europeia da Amrica e marginalizao dos seus habitantes originais. Este fato mudou radicalmente as vidas e a cultura dos nativos americanos. Entre os sculos XV e XIX, estes povos viram as suas populaes devastadas pelas privaes da perda das suas terras e animais, doenas e guerras.

O Descobrimento

A feio deles serem pardos, maneira de avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem-feitos. Andam nus, sem nenhuma cobertura. Nem estimam de cobrir ou de mostrar suas vergonhas; e nisso tm tanta inocncia como em mostrar o rosto. Ambos traziam os beios de baixo furados e metidos neles seus ossos brancos e verdadeiros... Os cabelos seus so corredios. E andavam tosquiados, de tosquia alta, mais que de sobrepente, de boa grandura e rapados at por cima das orelhas. E um deles trazia por baixo da solapa, de fonte a fonte para detrs, uma espcie de cabeleira de penas de ave amarelas (...). Deste Porto Seguro, da Vossa Ilha de Vera Cruz, hoje, sexta-feira, primeiro dia de maio de 1500. Pero Vaz de Caminha".

Formao do Povo brasileiro

O branco europeu, o negro africano e o amerndio. A miscigenao desses trs grupos tnicos deu origem aos mestios: mulatos (descendentes de brancos e negros), caboclos (de brancos e amerndios) e cafuzos (de negros e amerndios). H

ainda uma parte formada por descendentes de povos asiticos, especialmente japoneses.

Diferentes Naes Indgenas Estima-se em cinco milhes o nmero de indgenas que habitavam as terras

brasileiras na ocasio da chegada dos portugueses. Dois sculos depois, eles no chegavam a dois milhes. Hoje, os sobreviventes somam duzentos e setenta mil habitantes, menos de meio por cento da populao brasileira. Em cinco sculos desapareceram para sempre cerca de oitocentas etnias. Eram povos de diferentes culturas, que ocupavam vastos territrios de caractersticas geogrficas distintas.

Povos africanos Grupos humano que sofreu uma migrao involuntria, pois foram capturados

e trazidos para o Brasil, especialmente entre os sculos XVI e XIX. Nesse perodo, desembarcaram no Brasil milhes de africanos, que vieram para o trabalho escravo. Os escravos trabalharam especialmente no cultivo da cana-de-acar e do caf.

Imigrantes Europeus e asiticos: os 1 europeus a chegarem ao Brasil foram os

portugueses. Depois o governo brasileiro promoveu a entrada de imigrantes europeus e asiticos. Na 1 metade do sculo XX, pelo menos 4 milhes de imigrantes desembarcaram no Brasil. Dentre os grupos europeus, destacam-se: portugueses, espanhis, italianos e alemes. Em relao aos asiticos, destacamos os japoneses, srios e libaneses.

Miscigenao Os detalhes da miscigenao entre amerndios, europeus e africanos, que

deu origem populao brasileira, no so conhecidos. Os estudos revelam que a maioria das linhagens paternas dessa populao veio da Europa e que 60% das linhagens maternas so amerndias ou africanas. Os primeiros imigrantes portugueses no trouxeram suas mulheres e iniciaram a miscigenao com ndias e, a partir da segunda metade do sculo 16, com escravas africanas.

Razes da Escravido O sistema escravista foi base da economia brasileira durante quase 350

anos de nossa histria, numa sociedade em que a maioria absoluta da populao por ser escrava ou afrodescendente, era totalmente excluda dos benefcios polticos, econmicos e sociais, o que gerou atraso econmico e industrial, o racismo e a desigualdade social. "Casa-Grande & Senzala foi a resposta seguinte indagao que eu fazia a mim prprio: o que ser brasileiro? E a minha principal fonte de informao fui eu prprio, o que eu era como brasileiro, como eu respondia a certos estmulos. Quer ver o Brasil a partir do Brasil. Brasil a civilizao nos trpicos criada pelo portugus, com co-autoria do negro e ajuda do ndio (especialmente da mulher indgena no incio da colonizao, falta de mulheres brancas, casava-se com os portugueses) Casa-grande & Senzala representam um sistema social, poltico, econmico de produo (monocultura e latifndio), trabalho (escravido), de religio (catolicismo), a vida sexual familiar (patriarcado polgamo), relaes de compadrio.

Aulas 02 e 03: As Interpretaes do Brasil


O Brasil a civilizao nos trpicos criada pelo portugus, com co-autoria do negro e ajuda do ndio (especialmente da mulher indgena no incio da colonizao, falta de mulheres brancas, casava-se com os portugueses).

Sentido da colonizao Buscou analisar a realidade colonial brasileira com base nos conceitos

desenvolvidos por Marx, na linha do Materialismo Histrico. Ideia central: v a colnia como uma sociedade cuja estrutura e funcionamento foram determinados pelo comrcio externo e, portanto, como um mero empreendimento a servio do capital comercial europeu. Busca mostrar que os elementos secundrios esto totalmente subordinados aos elementos essenciais: a produo para o mercado interno surge apenas como atividade subsidiria da grande lavoura escravista exportadora e tem sua dinmica determinada pela dinmica do mercado externo, ou

seja, pela dinmica dos preos internacionais e da demanda de gneros agrcolas tropicais pela Europa. O capital comercial ento elemento central para a compreenso da sociedade colonial e da sua dinmica. Assim, no modelo pradiano, a economia e a sociedade coloniais seriam um mero apndice de um sistema mais amplo que tem seu centro na Europa, e toda sua dinmica se subordinaria quele centro. No havia aqui espao para a reproduo de uma sociedade autnoma.

Caio Prado

Considerando Marx, a histria um processo: os fatos passados se relacionam e se fazem existentes no presente, e ambos tempos servem de base para se chegar a um futuro. Caio Prado defende, ao longo de Formao do Brasil Contemporneo, que o carter colonial permanecia na estruturao da sociedade brasileira. Nossa sociedade foi moldada por tal sentido, que representa um modo de produo caracterstico. Este modular, em consequncia, um modo de vida. Esta ideia foi expressa por Marx em A Ideologia Alem: O modo pelo qual as pessoas manifestam sua vida reflete muito exatamente o que elas so. Tal modo de ser coincide, portanto com sua produo, tanto com o que produzem como o modo pelo qual produzem. O que as pessoas so depende, portanto, das condies materiais de sua produo. Assim, o sentido da colonizao brasileira reflete o mtodo de produo e organizao da sociedade a formada. E este no foi modificado porque o pas no passou por uma revoluo estrutural ao longo de sua Histria. Ou seja, a Histria do Brasil a Histria da produo de bens materiais para o consumo externo. Aqui est presente o Materialismo Histrico, que considera a produo dos bens materiais necessrios existncia dos homens a estrutura econmica da sociedade como a fora principal que determina toda a vida social humana e condiciona a transio de um regime social a outro. Portanto, logo no Sentido da Colonizao, Caio Prado Jr. promove uma nova compreenso da Histria do Brasil, encaixando seu desenvolvimento na conjuntura vivida pela Europa no Sculo XVI e relacionando-a com os interesses metropolitanos. dessa relao com as necessidades europeias que ele extrai

nosso sentido histrico e evolutivo. Nos formamos para fornecer alguns gneros alimentcios para o Velho Mundo: nossa histria a histria dessa produo, que se encaixa na conjuntura dominante do Capitalismo Comercial predominante at o Sculo XVIII. Prado mostra como as modificaes pelas quais o Brasil passara e estava passando eram superficiais, havendo sempre a presena incmoda, invencvel e indissocivel no processo de evoluo nacional. Para explicar isso, apresenta-nos o inovador conceito de sentido histrico, definido como o conjunto de fatos e acontecimentos essenciais que constituem a evoluo de um povo num largo perodo de tempo.

Aula 04: Permanncias e rupturas na sociedade brasileira. Singularidades, jeitinho e o povo brasileiro
Um imprio difcil de manter

Os territrios dominados por Portugal eram vastos e dispersos, estavam constantemente sujeitos aos ataques de Muulmanos e outros povos. Era necessrio manter numerosas fortalezas, uma armada e um exrcito poderoso, e Portugal no dispunha de recursos financeiros. Administrao do imprio no funcionava de maneira eficaz. As viagens pela Rota do Cabo eram longas e perigosas devido aos ataques dos corsrios e aos naufrgios. Apesar de ter o monoplio do comrcio das especiarias a Coroa no conseguia obter lucro que chegasse para manter e cobrir as despesas de manuteno do Imprio. Os muulmanos recuperaram grande parte do seu poder no Oriente, atravs da rota do levante. Franceses, Ingleses e Holandeses, redobraram os ataques contra a armada proveniente da ndia. A feitoria portuguesa de Anturpia foi encerrada porque dava prejuzo. Em1570 D. Sebastio ps fim ao monoplio rgio, mas a crise continuou.

A Crise Politica de Portugal

A partir de 1570, se agravou a crise do comrcio do Oriente, muitos portugueses passaram a defender a Conquista de um Imprio no Norte de frica. O

projeto entusiasmou o rei D. Sebastio, que sonhava combater os inimigos da f crist. Em 1578, frente de um numeroso exrcito, desembarcou em Marrocos. Mas a invaso saldou-se numa pesada derrota na batalha de Alcaer-Quibir, custando a vida a milhares de portugueses. A morte de D. Sebastio abriu uma grave crise dinstica, porque o rei no tinha filhos nem irmos. A coroa foi entregue a seu tio-av, o cardeal D. Henrique, j velho e doente e no podia ter filhos. Comeou a luta pelo poder.

Domnio Filipino

Filipe II conseguiu rapidamente muitos partidrios. A unio entre os dois pases interessava nobreza e burguesia portuguesa, pois esperavam que o monarca garantisse a segurana dos domnios orientais, de que dependiam os seus cargos e negcios e a burguesia ambicionava comerciar na Amrica espanhola. Os apoiantes de D. Antnio Prior do Crato encontravam-se exclusivamente nas classes populares. Em 1580 quando morreu o cardeal D. Henrique, Filipe II enviou tropas para Portugal, a fim de impor os seus direitos ao trono. O prior do Crato tentou oporse-lhes, mas foi vencido na batalha de Alcntara, nos arredores de Lisboa. Filipe II foi aclamado Rei, com o ttulo de Filipe I de Portugal, ficou estabelecida a Unio Ibrica. Espanha e Portugal continuavam a ser dois Estados independentes, mas unidos sob a chefia do mesmo Rei. Na realidade, durante as trs primeiras dcadas do domnio filipino, o balano da Unio foi positivo para Portugal.

Capitalismo

Comrcio do Oriente, atravs da Rota do Cabo aumentou de volume, alm das especiarias, sedas e porcelanas, passaram ainda a ser trazidas para a Europa, a partir do sculo XVIII, o ch os tecidos de algodo indianos. No Atlntico desenvolveu-se o trfego triangular, que ligava entre si a Europa, a Amrica e a frica. Da Amrica Central e do Sul vinham para a Europa, acar, tabaco e metais preciosos. frica fornecia a mo-de-obra escrava para as plantaes e minas americanas. A Europa enviava para frica produtos manufaturados. As Companhias de Comrcio eram sociedades annimas formadas por numerosos accionistas, cada

um destes participava com uma pequena ou fraco, no capital da companhia, recebendo depois os lucros na proporo do que investira. O grande volume de operaes comerciais levou criao de novas instituies financeiras: Bancos pblicos e as Bolsas de Valores

A chegada dos Portugueses Expanso comercial da Europa. Luta com os turcos dificulta as rotas comerciais com o Oriente. Luta de classe em Portugal aristocracia x burguesia commercial.

Trs Perodos: Colnia Imprio e Repblica No considera o perodo pr-colonial de 1500 a 1530. Encara a histria como a sucesso das formas institucionais de governo. No considera (nem reconhece) a histria como sucesso dos modos produo.

No Brasil inicialmente houve o modo de produo escravista, cuja desagregao gerou o capitalismo dependente; com um perodo de transio entre os dois modos produo.

Vantagens

Corresponde ao movimento real da sociedade:

Viso integrada dos processos sociais; econmicos e polticos, favorecendo a compreenso da dinmica interna da sociedade, articulada com os efeitos da dominao externa.

Coloca a luta de classes no centro da avaliao do processo histrico, encara o processo poltico institucional como decorrncia dela.

Caio Prado

Capitalismo desde sempre, considera a fase mercantil de acmulo de capital como sendo capitalista. Capitalismo o sistema econmico que se caracteriza pela propriedade privada dos meios de produo e pela liberdade de iniciativa dos prprios cidados. Capitalismo Comercial ou Mercantil: consolidou-se entre os sculos XV e XVIII. o chamado Mercantilismo. As grandes potncias da poca (Portugal, Espanha, Holanda, Inglaterra e Frana) exploravam novas terras e comercializavam escravos, metais preciosos dentre outra riquezas com a inteno de enriquecer.

Capitalismo Industrial: foi poca da Revoluo Industrial. Capitalismo Financeiro: aps a segunda guerra, algumas empresas comearam a exportar meios de produo por causa da alta concorrncia e do crescimento da indstria.

Modo de Produo Escravista

a partir do final do sculo XVI que o trabalho escravo prevalece na Colnia Comea a formao daquele que ser o modo de produo predominante nos prximos 300 anos: o Modo de Produo. Escravista moderna. 1560. A primeira e mais longeva experincia com a mo de obra escrava de origem africana a da produo de acar. A explorao do trabalho escravo proporcionava um lucro 40 vezes seu custo e manuteno.

Presena Holandesa

A Holanda tem um importante papel no financiamento do empreendimento e na comercializao do acar na Europa. Sua renda era maior do que a prpria produo. Durante os sculos XVI e XVII a empresa aucareira brasileira foi a maior do mundo.

Minerao

Minas Gerais, Gois e Mato Grosso, sculo XVIII (auge entre 1750 e 1770), perodo da Revoluo Industrial na Inglaterra que se industrializava, e se consolidava como potncia hegemnica, com influncia econmica cada vez maior sobre Portugal.

Tratado Comercial com a Inglaterra

Portugal renuncia produo manufatureira em troca de:

Garantia militar para as colnias. Facilidades para a exportao de vinho.

O dficit no comrcio externo com a Inglaterra era coberto com o ouro do Brasil. Ele se transformou na principal reserva inglesa e permitiu que o sistema bancrio da Inglaterra se tornasse o principal centro financeiro europeu.

Jeitinho brasileiro

No se pesca mais de redeno se pode mais pescqui j se sabe da nutia que os ingls comprou o m.

Os Escravos na Minerao

A distribuio dos lotes era proporcional ao nmero de escravos que o minerador possusse. Quem tivesse mais de 12 escravos recebia uma data inteira (cerca de trs mil metros quadrados). Quem tinha menos de doze escravos recebia apenas uma pequena parcela.

Aula 05: Unidade II: Formao da Politica Brasileira; Processo de Independncia; Constituio do Imprio

Revoltas Mineiras

A derrama era uma ameaa permanente para os mineiros:

A populao vivia sobre o terror; casas particulares eram violadas; as prises se multiplicavam. Na decadncia da minerao, as derramas se tornam cada vez mais espaados, embora depois de 1762 o quinto nunca mais atingiu as 100 arrobas fixadas.

A ltima vez em que se pensou na derrama foi em 1788, mas ela foi suspensa ltima hora, devido s denncias de um planejado levante geral em Minas Gerais, marcado para o momento em que a cobrana fosse iniciada (Tiradentes).

Revolta dos Alfaiates

Revolta dos Alfaiates, Bahia (1798) - tambm chamada de Conjurao

Baiana. Ativa participao de camadas populares - Liderada por artesos como Joo de Deus e Manuel Faustino dos Santos Lira, Lucas Dantas e Lus Gonzaga - eram negros, mestios, ndios, pobres em geral, alm de soldados e religiosos Justamente por possuir uma composio social mais abrangente com participao popular, pretendia uma repblica, a abolio da escravatura. Represso: os lderes foram enforcados, mas os intelectuais foram absolvidos.

Sentido da Colonizao: Caio Prado

A regio dominada (colnia) tem produo complementar em relao metrpole dominante: fornecer matria prima para a indstria, ou produtos primrios para o comrcio. A colnia deve servir de mercado consumidor da metrpole. Esta viso predomina na historiografia brasileira a partir de Caio Prado Jnior.

Resistencia Negra: Quilombos

A resistncia contra a escravizao vem desde o incio da colonizao.

Teve formas variadas

Passivas, como o suicdio, ativas: fugas isoladas, assassinato de senhores e feitores, formao de quilombos, revoltas rurais e urbanas (Exemplo: Salvador, BA, de 1807 a 1835, com a grande revolta dos Mals) Os quilombos eram aldeamentos de negros que fugiam dos latifndios, passando a viver comunitariamente. O maior e mais duradouro foi Palmares (do final do sculo XVI ao final do sculo XVII), em Alagoas, com rea de 27 mil quilmetros quadrados e entre 20 a 30 mil moradores em seu auge.

A histria do Brasil foi escrita, em grande medida com o suor o sangue e a luta dos negros.

A Famlia Real no Brasil

Fuga ante a invaso francesa (1808), de Lisboa ao Rio de Janeiro:

Abertura dos portos. Liberdade de Imprensa. Algum grau de liberdade industrial, limitada pelos interesses ingleses. Criao de instituies estatais (Banco do Brasil, por exemplo). Escolas de nvel superior.

Alguns marcos:

Inconfidncia Mineira (1789). Conjurao Baiana (1798). Revoluo Pernambucana (1817). Derrota das foras populares e republicanas. Prevalecem os interesses escravistas e agroexportadores dos latifundirios e dos grandes comerciantes sediados no Rio de Janeiro. Incio da formao do Estado Escravista, liberal e subordinado, numa conjuntura mundial dominada pela Inglaterra.

500 anos de luta

A conquista da autonomia poltica no significou, porm, a derrota dos setores agro mercantis, aliados internos da explorao estrangeira, formados durante o perodo colonial e que lograram dominar o processo de independncia, continuando vivos e atuantes frente da poltica, da economia e da sociedade. O projeto autonomista de Jos Bonifcio foi deixado de lado, superado pelo programa dos latifundirios, dos traficantes de escravos (...) o Brasil que emerge dessa derrota uma monarquia escravista e um baluarte reacionrio O Brasil e as rupturas incompletas. Em geral foram iniciadas por correntes polticas radicais, representando os setores mdios e as classes populares, sendo rapidamente dominadas e submetidas

s direes de correntes moderadas, ligadas as fraes dissidentes das prprias classes dominantes. Foi assim na Independncia, na abolio, na Repblica e na Revoluo de 1930. As classes populares so enquadradas, e no h ruptura completa com o poder das antigas classes dominantes, que continuam fazendo parte do pacto de poder que dirige o pas.

Rebelies Regenciais

Cabanagem (1835-1840) PA - 30 mil mortos, numa populao de 80 mil. Farrapos (1835-1845) RS e SC. Sabinada (1837-1838) BA. Revolta dos Mals (1835) BA. Balaiada (1838-41) MA. Praieira (1848-1849) - PE.

Abolio: marco na transio para o modo de produo capitalista. A elite tira a luta das ruas e leva para o Parlamento esvazia o processo revolucionrio e controla a mudana pelo alto os latifundirios comandam o fim do escravismo. Foi ltima abolio em um grande pas no independente no Ocidente (Cuba ainda era uma colnia espanhola) Seus limites podem ser constatados pela situao dos ex-escravos aps a abolio:

Presso Inglesa. Movimento abolicionista. Lei de terras (1850). Recusa do exrcito em reprimir quilombos. Proibio do aoite (1886).

Apoio da incipiente classe operria (ferrovirios). Apoio da pequena burguesia urbana.

Lei do Ventre livre. Lei dos sexagenrios.

Repblica

Queda da monarquia derrocada do Estado Escravista. Incio da formao do Estado Burgus (capitalista). Formata-se a Estrutura Jurdico Poltica de natureza capitalista. Revoluo Poltica Burguesa. O carter da mudana burguesa/capitalista, embora nem sempre a burguesia seja agente de sua prpria revoluo. Burguesia mercantil e financeira; pequena expresso da burguesia industrial. A formao da superestrutura (Estado) condio para implantar completar a transio para o modo de produo capitalista. Remissa bsica da igualdade jurdica tratar de forma igual os diferentes. Direito define a explorao do trabalho como contratual. Acesso ao aparelho estado meritocrtico (burocracia). Nos processos de transio h uma defasagem por antecipao da EJP sobre a estrutura econmica Eric Hobsbawn Era do Capital. Inglaterra RPB 1640 MP 1840. Frana RPB 1789 MP 1880. Alemanha cerca de 80 anos. Quanto mais tardia mais curta a transio entre a RPB e a afirmao da estrutura econmica. No Brasil, toda economia girava em torno da propriedade de escravos. Nem a terra era aceita como hipoteca bancria, s escravos. Havia uma razovel burguesia comercial, mas dependente do escravismo. As classes populares se chocaram com o processo da RPB. No antigo regime o trabalho em si era degradante. A prpria classe mdia, inclusive intelectualidade no tinha reconhecido seu trabalho. Silva Jardim expressa isso dizendo que luta pela abolio no pelos escravos, mas por si prprio. escravismo e so centrais no

Rapidamente as oligarquias regionais (em especial a paulista) se articulam e tiram o povo de cena Com a Repblica, estavam criadas as condies superestruturais e ideolgicas para a ascenso da burguesia industrial, mas ela s vai ocorrer aps a revoluo de 1930. S na dcada de 60 a participao da indstria supera a da agricultura no PIB brasileiro. Golpe de 64 desloca a burguesia industrial, mantendo a burguesia ff no centro e no comando do bloco no poder aliana com o imperialismo.

Industrializao ps 1930 1930 Cimento Ferro Gusa Ao lcool Tecidos Papel Carvo 87.160 35.305 25.895 33.290 47.600 53.200 385.000 1940 744.673 185.570 135.293 126.600 82.000 121.000 1.336.000

Repblica Positivista: centralizao poltica nas mos do presidente. Postura predominante entre os militares. Prevaleceu entre 1889 e 1894, durante a chamada Repblica da Espada. Repblica Liberal: federalismo descentralizado com grande autonomia para os estados. Postura predominante entre os cafeicultores paulistas. Prevaleceu entre 1894 e 1930, durante a chamada Repblica Oligrquica. Governo Mal. Deodoro da Fonseca (1889 1891):

Fase provisria: Cancelamento de instituies imperiais e Decretos Republicanos. Separao entre Igreja e Estado (criao do casamento civil). Repblica Federativa com autonomia para os Estados. 3 poderes: executivo, legislativo (bicameral) e judicirio.

Voto universal masculino (excluindo-se mulheres, menores de 21 anos, analfabetos, mendigos, padres e soldados). Voto Aberto, Eleies Diretas. A Constituinte elege indiretamente o primeiro Presidente. Pres. Gen. Deodoro da Fonseca, Vice Gen. Floriano. Encilhamento (Rui Barbosa): Grave crise Financeira e Econmica. Emisso monetria- Linhas de crdito-Industrializao. Consequncias crise econmica, inflao, especulao financeira. Pequeno surto Industrial:

Consolidador da Repblica (apelidado de Mal. de Ferro devido firmeza de suas atitudes em relao a seus opositores). Inconstitucionalidade do governo. Reforma compulsria dos generais, com apoio dos cafeicultores. Levantes Armados contra o Governo. Revolta da Armada (RJ 1893): Alm. Custdio de Melo e Saldalha da Gama - a marinha se ope ao presidente e ameaa bombardear o Rio de Janeiro.

Vitria dos Florianistas no Desterro (atual Florianpolis). PRR Jlio de Castilhos: Governador do Estado castilhistas ou picapaus, defensores de uma repblica positivista ultra centralizada. Apoio de Floriano Peixoto. VERSUS

PF Gaspar Silveira Martins: maragatos, defensores de maior autonomia para o poder legislativo e descentralizao poltica. Com a vitria do PRR os Positivistas dominaram o RS entre 1895 a 1930, com Borges de Medeiros e posteriormente Getlio Vargas.

Aula 06 e 07: Histria da Cultura Afro Brasileira. Escravido e Movimento abolicionista


Abolio marco de transio para o modo de produo capitalista Processo

de ruptura longo e tortuoso, marcado por avanos e recuos. Luta de classes: tendncia aliana de setores proletrios e da classe media urbana com escravos revoltados (apoiavam as fugas em massa). A elite tira a luta das ruas e leva para o Parlamento esvazia o processo revolucionrio e controla a mudana pelo alto os latifundirios comandam o fim do escravismo. Foi a ltima abolio em um grande pas no independente no Ocidente (Cuba ainda era uma colnia espanhola). Seus limites podem ser constatados pela situao dos ex escravos aps a abolio.

Fatores da Abolio Presso Inglesa. Movimento abolicionista. Lei de terras (1850). Recusa do exrcito em reprimir quilombos. Proibio do aoite (1886). Apoio da incipiente classe operria (ferrovirios). Apoio da pequena burguesia urbana. Lei do Ventre livre. Lei dos sexagenrios.

Aulas 08 e 09: Revoluo de 1930 Estado Novo Ideologias e movimento de massa


Getlio Vargas assumiu o poder em 1930, aps comandar a Revoluo de 1930, que derrubou o governo de Washington Lus. Seus quinze anos de governo seguintes, caracterizaram-se pelo nacionalismo e populismo. Sob seu governo foi promulgada a Constituio de 1934. Fecha o Congresso Nacional em 1937, instala o Estado Novo e passa a governar com poderes ditatoriais. Sua forma de governo passa a ser centralizadora e controladora. Criou o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) para controlar e censurar manifestaes contrrias ao seu governo.

Perseguiu opositores polticos, principalmente partidrios do comunismo. Enviou Olga Benrio, esposa do lder comunista Lus Carlos Prestes, para o governo nazista. Em geral foram iniciadas por correntes polticas radicais, representando os setores mdios e as classes populares, sendo rapidamente dominadas e submetidas s direes de correntes moderadas, ligadas as fraes dissidentes das prprias classes dominantes. Foi assim na Independncia, na abolio, na Repblica e na Revoluo de 1930. As classes populares so enquadradas, e no h ruptura completa com o poder das antigas classes dominantes, que continuam fazendo parte do pacto de poder que dirige o pas.

Aula 10: Modernizao Conservadora A Repblica Populista (1930-1964)


A transio para o populismo democrtico. Tambm integra o arquivo permanente do STF o Habeas Corpus (HC) 26155, por meio do qual a alem e judia Olga Benrio, ento esposa do militar e poltico do Partido Comunista Brasileiro Lus Carlos Prestes, pediu um indulto para no ser extraditada para a Alemanha. A extradio foi concedida pelo Supremo e Olga, acusada de crimes polticos pelo Governo de Getlio Vargas no perodo do Estado Novo, foi devolvida ao pas de origem. Ela morreu em 1942 no campo nazista de extermnio de Bernburg. Datado de 3 de junho de 1936, o documento apresenta pedido para que Olga Benrio no fosse expulsa do pas. Ela estava presa na Casa de Deteno do Rio de Janeiro, acusada de participar da Intentona Comunista de novembro de 1935 e por ser considerada perigosa ordem pblica e nociva aos interesses do pas. No HC, a defesa argumentou que a extradio era ilegal, pois ela estava grvida e sua devoluo Alemanha significaria colocar o filho de um brasileiro sob o poder de um governo estrangeiro.

Sob o clima mundial de guerra fria, dois grandes grupos disputavam o poder no Brasil

Os progressistas: defendiam o desenvolvimento de um capitalismo nacional autnomo, subordinado aos interesses do Brasil e no das grandes potncias e com profunda preocupao social. Os conservadores: desejava um capitalismo liberal, com o Brasil totalmente aberto s grandes companhias internacionais, intimamente associados aos interesses norte-americanos e europeus, e sem o aprofundamento das reformas scioeconmicas.

Os comunistas era um grupo menor que estava nesse meio, era o composto por aqueles que simplesmente rejeitavam a forma capitalista

O comunismo: uma ideologia poltica e socioeconmica, que pretende promover o estabelecimento de uma sociedade igualitria, sem classes sociais e aptrida baseada na propriedade comum e no controle dos meios produo e da propriedade em geral. Karl Marx postulou que o comunismo seria a fase final na sociedade humana o que seria alcanado atravs de uma revoluo proletria. O "comunismo puro", no sentido marxista refere-se a uma sociedade sem classes, sem Estado e livre de opresso, onde as decises sobre o que produzir e quais as polticas devem prosseguir so tomadas democraticamente, permitindo que cada membro da sociedade possa participar do processo decisrio, tanto na esfera poltica e econmica da vida.

Aulas 11 e 12: Regime Militar e suas Consequncias


No perodo do Regime Militar o Brasil passou por uma industrializao, acontece uma revoluo cultural no pas em diversos setores no somente na economia. Perodo este conhecido como milagre brasileiro fiou marcado por muitas manifestaes, por represso. Por falta de liberdade de expresso, mas ainda assim muitos se lembram desse perodo como sendo realmente um momento

de glria do Brasil. verdico que durante o governo militar o Brasil cresceu taxas nunca alcanadas: o crescimento chegava a 11% ao ano, isso fez da poca um cone de melhor governo que tivemos. Para alcanar o crescimento usavam a economia de trip, ela era fundamentada em capital privado estatal, capital privado nacional e capital privado transnacional. Quem mantinha o trip para que o Brasil continuasse crescendo era o capital que vinha de fora, assim todo esse grandioso crescimento estava longe de ser sustentvel e no fim acabou gerando um grande aumento da dvida externa do pas. Pouco antes de o governo militar, durante o governo de Juscelino Kubitschek o capital estrangeiro j vinha ganhando maior abertura dentro do territrio econmico brasileiro. Foi durante o governo JK que o pas se abriu para novos investimentos e baseado no plano de metas cria a campanha 50 anos em 5 onde buscava a modernizao baseada na implantao de transnacionais no Brasil , assim pode-se dizer que desde o governo JK e mais notavelmente no governo militar o capital estrangeiro vinha ganhando espao no Brasil fazendo com que a divida externa s aumentasse.

Para lembrar

Lei Orgnica: Dissoluo do Congresso Nacional. Dissoluo das Casas Legislativas. Estaduais e Municipais. Interventores nos Estados (Menos MG).

Foras Polticas: Oligarquias tradicionais (perda do poder). Tenentes (fascismo). Militares Legalistas (manuteno da ordem). Tenentes: Poder ditatorial medidas econmicas nacionalistas. Oligarquias Regionais: Realizao de eleies (volta ao poder). Governo Provisrio.

Problemas Econmicos:

Queda nos valores do caf. Diminuio do comrcio exterior. Desvalorizao da moeda.

Ao do Governo para resolver a crise econmica: Valorizao do caf. Conselho Nacional do caf. Adiamento para pagamento das dvidas dos produtores e Compra pelo governo de 17.500.000 sacas. Queima de 78.217.000 sacas (1931-1944). Governo Provisrio. Populismo manipulao das massas trabalhadoras. comerciantes.

Legislao Trabalhista: Proibio das diferenas salariais para mesmo trabalho 2/3 empregados brasileiros. Sindicatos. Regulamentao do Trabalho da mulher e da criana. Proteo s grvidas. Jornada de 08 horas/dia D.S.R. Salrio Mnimo, Frias, Indenizao ao trabalhador na demisso sem justa causa. Governo Provisrio. Revoluo Constitucionalista (1932).

Causas: Marginalizao poltica da Oligarquia Paulista.

1934 - 1937

Governo Constitucional. 17/07/1934: Vargas eleito presidente de forma indireta.

Crise Econmica fruto de 29: Aumento do desemprego. Diminuio dos salrios. Misria, fome, conflitos sociais.

Lutas polticas internacionais: Fascismo e Nazismo. Comunismo. Clima poltico de Polarizao Ideolgica. Governo Constitucional.

Ao Integralista Brasileira (AIB): Movimento de extrema direita. Estado Corporativo. Governo Ditatorial. Nacionalismo Exagerado. Deus, Ptria, Famlia. Camisas Verdes (Anau). Anticomunista. Altas camadas sociais, alto clero, cpula militar e parte das camadas mdias descontentes com as oligarquias. Plnio Salgado (manifesto a Nao Brasileira). Governo Constitucional.

Aliana Nacional Libertadora (ANL): Movimento de esquerda. Terceira Internacional. Comunismo Sovitico. Partido Comunista Brasileiro. Democracia (governo popular). Anti-imperialismo (nacionalizao de Empresas estrangeiras). Proteo a pequenos e mdios proprietrios. Antifascismo. Adeso popular (1600 ncleos) (400.000 filiados).

Lus Carlos Prestes Governo Constitucional

Reao contra frente popular:

Lei de Segurana Nacional.

11/07/1935: Fechamento da ANL e priso dos lderes represso policial.

Intentona Comunista (23/11/1935): Reao do PCB a priso de Prestas e a Represso Policial. Natal: Comit Popular Revolucionrio Recife e Olinda: 25/11/1935 Rio de Janeiro: 27/11/1935 Represso rpida e eficaz do Governo. Prises (Graciliano Ramos Mem. do Crcere). (Soldados). (Cabos). (Sargentos).

Governo Constitucional

Sucesso Presidencial: Armando Sales de Oliveira: Oligarquias paulista e mineira e parte de outros estados. Jos Amrico de Almeida: Setores do RS, alguns paulistas, oligarquias nordestinas. Plnio Salgado: Apoiado pela AIB. Vargas apoia Jos Amrico (mas quer continuar no poder). Precisa do apoio dos militares (GOLPE). Ges Monteiro. Eurico Gaspar Dutra. Governo Constitucional. Golpe de 1937: Plano Cohen: Nome cdigo de um suposto plano comunista para tomar o poder no pas Divulgao nos jornais e rdios para criar pnico entre setores dominantes, classes mdias e camadas populares. governo de Minas e maioria das

Congresso decreta Estado Guerra. Poderes ditatoriais para o Presidente. Interveno nos Estados. Continusmo de Vargas aparece como Salvao Nacional. Governo Vargas: trs fases. Governo Provisrio: aps a Revoluo de 1930 at 1934. Presidente eleito pelo Congresso Nacional de 1934 a 1937. Estado Novo: de 1937 a 1945. Duas constituies bem diferentes: Constituio de 1934 mais democrtica. Constituio de 1937 de cunho autoritrio.

Estado Nov. 1937 - 1945

Estado Novo. Medidas para implantao do Estado Novo: Comandos militares substitudos. Governos Estaduais: Interventores. Nova Constituio Outorgada. Supresso de todos os partidos polticos (12/1935). Caractersticas do Novo Perodo: Identificao da Nao com o lder. Centralizao (poltico-administrativa). Fim da autonomia dos Partidos Polticos. Censura (DIP) Departamento de Imprensa e Propaganda. Princpios fascistas, mas o Regime era Vargas e o Estado Novo. Constituio de 1937 (Polaca). Francisco Campos (Chico Cincia). 10/11/1937: Outorgada a Constituio. Fascismo e Nacionalismo. (Carta del Lavoro e Const. Polonesa). Centralizao no Executivo. Anulada a autonomia dos Estados (Fim das Bandeiras Estaduais). Interveno do Estado.

(campo poltico, social e econmico). Fim dos direitos individuais e de greve. Corporativismo (eliminar independncia sindical). Censura (DIP).

Pena de morte (golpe integralista).

Estado Novo

Golpe Integralista 1938: Inconformados com a dissoluo da AIB. Lderes: Belmiro Valverde. Severo Fournier.

11/05/1938: civis, marinheiros e fuzileiros navais. Ataque ao Palcio da Guanabara. Ataque ao Ministrio da Marinha. Represso do Governo. Fim do movimento. Exlio dos lderes.

Administrao do Estado Novo

DASP: Departamento Administrativo do Servio Pblico. Aparelho burocrtico. Racionalizar e Modernizar a Administrao Pblica. Recrutamento do funcionalismo. Desenvolvimento Tcnico. Concursos pblicos. DIP: Departamento de Imprensa e Propaganda. Controle e represso. Censura (Meios de Comunicao). Controle ideolgico. Evitar perigo comunista.

Estado Novo Administrao do Estado Novo: Polcia Secreta: Filinto Mller. Represso ao Pensamento diferente e ao comunismo. Violncia, tortura, desaparecimentos. Evitar indivduos nocivos ordem pblica Trabalhismo: Controle dos sindicatos (neutralizar a informao pblica do operariado) Corporativismo e Peleguismo Justia do Trabalho Salrio Mnimo (1942).

Estado Novo Economia do Estado Novo: Imigrantes + Fim da Escravido: Aumento de mo-de-obra. Aumento do M. Consumidor. Monocultura Exportadora em Crise 1 Guerra Mundial: Estmulo Indstria Crise de 29: Crise do Caf. Novo estmulo Indstria. Valorizao do Caf: Principal Produto de Exportao. Novos emprstimos e Queima. Adiamento da catstrofe final.

Estado Novo Plano quinquenal para Desenvolvimento da Indstria (1939). Estmulo a Diversificao da Produo.

Poltica cambial protecionista. Incentivos fiscais e tributrios. Sistema de crditos (Banco Brasil). Criada a SUMOC. Reforma monetria (Cruzeiro). Criao de Empregos pelo Governo Empresas Estatais: Cia Siderrgica Nacional (CSN). Fbrica Nacional de Motores (FNM). Cia Nacional de lcalis (CNA). Vale do Rio Doce. Conselho Nacional do Petrleo

Estado Novo Cangao: Fatores: Crise dos coronis no NE. Misria e Fome. Caractersticas: Banditismo Social. Terror no interior do NE. Interesses do Bando. Cangaceiros X Volante (Polcia). Antnio Silvino (1914). Virgulino Ferreira da Silva (Lampio) 1916/1938. Perseguio e execuo de Lampio na Fazenda dos Angicos em Sergipe (08/07/1938) e Corisco (at 1940).

Estado Novo Brasil na 2 Guerra Mundial (1942-1945): Incio da Guerra: Neutralidade. Mas proximidade com o Eixo.

Matria - Prima, Alimento, Vesturio. Presso Norte-Americana: Bases Estratgicas (NE). Patrulhamento no Atlntico. Abastecimento p/ o N da frica. Vrios ataques a navios brasileiros: 18 navios e 607 mortos. Negociaes para a entrada na 2. Guerra Declarao de Guerra (21/08/1942) A Cobra vai Fumar Brasil na Segunda Guerra

Estado Novo 1944: Itlia. FEB (Pracinhas). 23.334 soldados. Mascarenhas de Moraes. Incorporao ao 5 Exrcito. Norte-Americano. Cano do Expedicionrio. Monte Castelo, Montese, Porreta, Pistia. Consequncias: Estmulo Industrializao. Reservas Monetrias (US$ 709 bi). Crise das Ideias Fascistas. Crise do Estado Novo. Redemocratizao.

Estado Novo Redemocratizao: 1943: Manifesto dos Mineiros. Brasil na Guerra: Ao lado das Democracias. Contra os Regimes Totalitrios.

Convocao das Novas Eleies. Anistia aos presos polticos. Formao dos Partidos Polticos: PSD, UDN, PTB, PSB, PCB.

Queremismo

Golpe militar derruba Vargas (29/10/1945). Fim do Estado Novo. Governo Provisrio: uma srie de instabilidades. Em 1932 eclode a Revoluo Constitucionalista de So Paulo. Em 1934 a nova Constituio (a segunda da Repblica) dispe, pela primeira vez, que a educao direito de todos, devendo ser ministrada pela famlia e pelos Poderes Pblicos. Governo Provisrio: medidas educacionais em meio a uma srie de instabilidades. Em 1930, foi criado o Ministrio da Educao e Sade Pblica. Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova em 1932. Ainda em 1934, por iniciativa do governador Armando Salles Oliveira, foi criada a Universidade de So Paulo. A primeira a ser criada e organizada segundo as normas do Estatuto das Universidades Brasileiras de 1931. Conflitos entre liberais e catlicos: os dois grupos tentam influenciar na elaborao da nova Carta Constitucional. Reforma Francisco Campos. Em 1931, o governo provisrio sanciona decretos organizando o ensino secundrio e as universidades brasileiras ainda inexistentes. O Decreto 19.850, de 11 de abril de 1931, cria o Conselho Nacional de Educao e os Conselhos Estaduais de Educao (que s vo comear a funcionar em 1934). O Decreto 19.851, de 11 de abril de 1931, institui o Estatuto das Universidades Brasileiras que dispe sobre a organizao do ensino superior no Brasil e adota o regime universitrio. Reforma Francisco Campos.

O Decreto 19.852, de 11 de abril de 1931, dispe sobre a organizao da Universidade do Rio de Janeiro. O Decreto 19.890, de 18 de abril de 1931, dispe sobre a organizao do ensino secundrio. O Decreto 20.158, de 30 de julho de 1931, organiza o ensino comercial, regulamenta a profisso de contador e d outras providncias. O Decreto 21.241, de 14 de abril de 1931, consolida as disposies sobre o ensino secundrio. Em 1932 um grupo de educadores lana nao o documento, redigido por Fernando de Azevedo e assinado por outros conceituados educadores da poca. Princpios gerais: educao como servio pblico, que o Estado chamado a realizar. Concebe uma escola comum para ambos os sexos, leiga. Escola primria (sete a doze anos) gratuita e obrigatria. Expandir a obrigatoriedade progressivamente at os dezoito anos e a gratuidade a todos os graus. Financiamento: fundos prprios para a educao. Ampliam o debate educacional no plano poltico e pedaggico. Influencia na Constituio de 1934. Constituio de 1934 esperana de mudanas. Inspirao liberal. Inovaes importantes. Acrescentou trs novos ttulos: da ordem econmica e social; da famlia, educao e cultura e da segurana nacional. Dispositivos econmicos: intenes nacionalistas. Dispositivos de carter social: pluralidade e autonomia dos sindicatos, legislao trabalhista. Segurana Nacional: a cargo do Conselho Superior de Segurana Nacional, com a chefia do Presidente da Repblica. Possibilita o voto feminino. A Constituio de 1934 e a Educao brasileira: rupturas e continuidades. Conserva a estrutura anterior do Sistema Educacional: Unio responsvel pela manuteno do ensino secundrio e superior no DF e ao supletiva na obra educativa em todo pas.

Responsabilidade da Unio: estabelecer as diretrizes da educao nacional, promovendo a articulao entre os diferentes sistemas. Competncia da Unio: fixar o Plano Nacional da Educao, que estabeleceu como meta o ensino primrio integral e gratuito e de frequncia obrigatria, extensivo aos adultos e a tendncia gratuidade do ensino posterior ao primrio. Ensino religioso com frequncia facultativa. Iseno tributria aos estabelecimentos de ensino particulares considerados idneos. Em 1935 o Secretrio de Educao do Distrito Federal, Ansio Teixeira, cria a Universidade do Distrito Federal, com uma Faculdade de Educao na qual se situava o Instituto de Educao. Em funo da instabilidade poltica deste perodo, Getlio Vargas, num golpe de estado, instala o Estado Novo e proclama uma nova Constituio, tambm conhecida como "Polaca". Constituio de 1937: a Carta do Estado Novo. Fase da ditadura. Inspirada nas constituies de regimes fascistas europeus. Disposies finais e transitrias - outorgava poderes irrestritos ao presidente da Repblica:

Confirmar ou no os governadores eleitos, nomear interventores. Dissolver o parlamento, assembleias estaduais e cmaras municipais. Aposentar ou demitir funcionrios civis ou militares, no interesse do servio pblico ou por convenincia do regime. Cassar os direitos civis garantidos pela constituio. Governar mediante decretos-lei.

A Constituio de 1937 e a centralizao da educao. Retrocessos na educao: reforou a dualidade entre a escola de ricos e pobres. Competncia da Unio no apenas traar diretrizes para a educao, mas fixar as bases e determinar os quadros da educao. Mantm a liberdade de ensino.

Dever do Estado em segundo plano: para aqueles a quem faltarem recursos necessrios. No se refere gratuidade do ensino posterior ao primrio Ensino religioso ganha maior espao. Primeiro dever do Estado: ensino pr-vocacional e profissional. Reforma Gustavo Capanema - Leis Orgnicas do Ensino. Lei Orgnica do Ensino Industrial Decreto-Lei n. 4.073 de janeiro de 1942. Lei Orgnica do Ensino Secundrio Decreto-Lei n. 4.244 de abril de 1942. Lei Orgnica do Ensino Comercial Decreto-Lei n. 46.141 de dezembro de 1943. Criao do SENAI Servio Nacional de Aprendizagem Industrial por meio do Decreto-lei 4.048, de janeiro de 1942. Aps a Queda de Vargas. Lei Orgnica do Ensino Primrio Decreto-Lei n. 8.529 de janeiro de 1946. Lei Orgnica do Ensino Normal Decreto-Lei n. 8.529 de janeiro de 1946. Lei Orgnica do Ensino Agrcola Decreto-Lei n. 9.623 de agosto de 1946. Institudo o SENAC Servio Nacional de Aprendizagem Comercial, pelos Decretos-leis 8.621 e 8.622 de janeiro de 1946. Leis Orgnicas do Ensino Industrial. Ensino tcnico profissional dois ciclos (mdia entre sete a oito anos de durao): Ciclo 1 - Industrial bsico com 4 anos mais Mestria com 2 anos. Ciclo 2- Tcnico - de 3 a 4 anos. Curso de formao de professores 1 ano. Cursos de curta durao: treinamentos rpidos. Curso de aprendizagem: no ambiente de trabalho. Leis Orgnicas do Ensino Comercial. Ensino tcnico profissional dois ciclos (mdia entre sete a oito anos de durao): Ciclo 1 Comercial bsico com 4 anos.

Ciclo 2- Tcnicos - de 3 anos (Contabilidade, comrcio, estatstica, propaganda e secretariado). Significado ideolgico e social da Reforma Capanema. Falta de articulao entre os nveis e ramos do ensino profissional, inviabilizando a mudana de curso por parte do aluno. Dificultava o ingresso no ensino superior. Naturalizava as diferenas sociais: ensino secundrio para as elites e ensino profissional para as massas. Acentua o dualismo na educao brasileira. Saldos numricos da Era Vargas. No incio do Governo Vargas, 2/3 da populao em idade escolar estava excluda da escola e o analfabetismo atingia 65% da populao maior de 15 anos. Educao passou a ocupar o sexto lugar das despesas no mbito da Unio e o segundo, dos Estados. Ampliao do nmero de escolas e de matrculas. Aperfeioamento no mbito administrativo. No perodo de 1935-1946, as matrculas no ensino fundamental passam de 2.413.594 para 3.238.940. No ensino mdio, passam de 202.886 para 465.612. Em 1940, o analfabetismo caiu para 56%. Incapaz de eliminar a seletividade da educao brasileira e romper com a contradio entre trabalho manual e intelectual. Regime Militar. A Ditadura Militar no Brasil. Dormia a nossa Ptria me to distrada Sem perceber que era subtrada Em tenebrosas transaes.

Chico Buarque de Hollanda Construindo a ditadura. Crise poltica: a sada de Jnio Quadros (1961) somada aos posicionamentos do governo Jango. Setores conservadores, aliados dos militares, deram incio campanha de desestabilizao do governo.

As Reformas de Base foram duramente combatidas pela elite. Em 31 de maro de 1964, o golpe militar derrubou Jango. A partir do golpe, os militares passaram a desmobilizar quaisquer focos de luta popular. As organizaes trabalhistas, como a CGT; as organizaes estudantis (UNE); as Ligas Camponesas e os movimentos de base da Igreja Catlica (JOC) passaram a ser duramente perseguidos e reprimidos. Em 64 a nao recebeu um tiro no peito. Um tiro que matou a alma nacional, (...) Os personagens que pareciam fazer parte da histria do Brasil como ns imaginvamos, esses personagens de repente sumiram. Ou fora do poder, ou presos ou mortos. E em seu lugar surgiram outros, que eu nunca tinha visto. Idiotas que nem mereciam ser notados. (...) A veio a percepo clara que o Brasil tinha mudado para sempre. (...) Havia sido cometido um assassinato poltico. Ali morreu um pas, morreu uma liderana popular, morreu um processo. (...) No se matam somente as pessoas, tambm se matam os pases, os processos histricos.(...) (Herbert de Souza Betinho). Direita. Esquerda. CGT (Central Geral dos Trabalhadores), de inspirao comunista. UNE (Unio Nacional dos Estudantes). CPCs (Centros Populares de Cultura). Ligas Camponesas.

Construindo a Ditadura

Logo aps o golpe, ficou claro que os militares se estabeleceriam no poder. Embora o movimento tivesse contado com o apoio de civis UDN, os militares no pretendiam entregar o poder. Em abril de 1964 foi editado o ATO INSTITUCIONAL n 1. Ato institucional: Conjunto de leis promulgado sem a necessidade de aprovao popular ou pelo Congresso Nacional Mecanismo ditatorial de controle do poder de Estado. Os militares optaram pelo alinhamento ao bloco ocidental (EUA) Os norte americanos prontamente reconheceram o governo militar logo aps o golpe.

O AI-1. Nomeao do Gen. Humberto de Allencar Castello Branco para a Presidncia. As constituies estaduais e a federal seriam mantidas. A eleio do presidente e vice passaria a ser efetuada pelo Congresso Nacional. O presidente passava a ter amplos poderes para remeter ao Congresso sugestes para a reforma da Constituio de 1946. As investigaes contra crimes contra o Estado ou a Ordem Pblica, poltica e social, poderiam ser instauradas contra indivduos ou coletivamente. Os Comandantes-em-Chefe das Foras Armadas, que assinavam o AI-1, poderiam caar direitos polticos pelo prazo de 10 anos e anular mandatos legislativos. Castelo Branco (1964-1967). O General Castelo Branco era lder do grupo da sorbonne, ligado Escola Superior de Guerra (ESG). Ao assumir a presidncia, afirmava que seu objetivo era implantar uma democracia restringida para ele, isso significava atuar na reformulao poltica e econmica do Estado, com o propsito de combater o comunismo e promover a consolidao da democracia. Foi o idealizador de mecanismos da represso, como o SNI (Servio Nacional de Informaes). Castelo Branco promoveu prises arbitrrias e iniciou perseguies polticas e torturas aos opositores do regime, embora ainda estivesse em vigor o Habeas Corpus. Lideranas sindicais e camponesas foram mortas ou desapareceram; governadores eleitos perderam seus mandatos. Castelo Branco (1964-1967). Entre os primeiros cassados pelo governo constavam: Joo Goulart, Jnio Quadros, Miguel Arraes, Leonel Brizola, Luis Carlos Prestes, Celso Furtado, Darcy Ribeiro, dentre outros. Em 1966, a oposio saiu vitoriosa nas eleies estaduais em Minas e Rio de Janeiro. O governo reagiu, editando o AI-2.

O AI-2 colocava fim em todos os partidos polticos existentes e autorizava a formao de apenas duas legendas: a ARENA (Aliana Renovadora Nacional) e o MDB (Movimento Democrtico Brasileiro). A reao popular contra a arbitrariedade foi imediata. Nas ruas, renasceu o movimento estudantil. Movimentos e passeatas tomaram conta dos centros urbanos. O governo respondeu com violncia e truculncia. A Arena (Aliana Renovadora Nacional) era o partido do governo. Estavam ali todos os polticos de direita que apoiavam descaradamente a ditadura vinham, da UDN, PSD, do PSP de Adhemar de Barros. MDB (Movimento Democrtico Brasileiro) era o partido da oposio consentida. A ditadura, querendo uma imagem de democrtica, permitia a existncia de um partido levemente contrrio. MDB era formado pelos que sobraram das cassaes, do PTB e PSD. Oposio tmida no incio. Nos anos 70, porm o MDB conseguia votaes cada vez maiores para deputados e senadores. Ento seus polticos - muitos eram novos valores surgidos na dcada - comearam a fazer uma oposio importante ao regime, capitaneados pela figura do deputado paulista Ulisses Guimares (19161992) . Naqueles tempos, brincando que se diz a verdade, comentvamos que o MDB era o Partido do Sim e a ARENA era o Partido do Sim Senhor! ARENA e MDB Castelo Branco (1964-1967). O governo procurava, no setor econmico, uma forma de conter a inflao que chegava aos 100% ao ano. Assim, lana o PAEG Plano de Ao Econmica do Governo: Abertura para o capital exterior, consolidando uma frmula tipicamente exportadora altas na balana comercial. Controle nas linhas de crdito para o setor privado. Reduo dos gastos pblicos. Conteno dos salrios. Fim da estabilidade (10 anos) Criao do FGTS. FGTS faz girar os financiamentos no BNH. Revogao da Lei de remessa de Lucros, editada em 1962 pelo governo Joo Goulart. O PAEG deu certo? A inflao caiu. O preo social disso que representa problema.

Para comear, os investidores estrangeiros ficaram mais tranquilos: no havia mais ameaa de nacionalismo, nem de greves e muito menos de socialismo. O novo governo tinha eliminado as restries ao capital estrangeiro. O FMI, feliz com o Brasil militar, tambm emprestou dinheiro, E ns vimos que ajuda do FMI era uma espcie de garantia para que outros banqueiros confiassem no pas. Fim da luta de classes pela via do aniquilamento da representatividade trabalhista. AI-3 e AI-4 A Constituio de 1946 sofreu reformas por meio dos Atos Institucionais 3 e 4. O AI-3 estabeleceu eleies indiretas para governadores e prefeitos de cidades consideradas de segurana nacional. O AI-4 convocava o Congresso, em sesso extraordinria, para a aprovao de uma nova carta constitucional. A Constituio de 1967 aumentou o poder do executivo e limitou a autonomia dos Estados. Foram publicadas as severas Lei de Imprensa e Lei de Segurana Nacional, destinadas a facilitar a atuao dos rgos de segurana do Estado (aparelhos da represso) contra os inimigos internos. O triunfo da Linha dura. Em 1966, teve incio o processo de sucesso presidencial. A sucesso dependia da luta interna travada nos bastidores militares: de um lado estava a linha dura do regime; de outro, os militares mais moderados, conhecidos como Sorbonne. Na disputa, prevaleceu candidatura do Gen. Artur Costa e Silva, um dos lderes do golpe. A indicao de Costa e Silva no significava diretamente a vitria da linha dura, mas a mesma viria em funo dos acontecimentos. No mesmo ano, a oposio aos militares comeou a se manifestar com mais fora: ocorreram protestos estudantis em vrias partes do pas e foi anunciada a formao da Frente Ampla, movimento que reunia opositores das mais variadas correntes polticas. Sem conseguir apoio popular e unidade poltica, a Frente Ampla acabou desaparecendo.

Costa e Silva (1967-1969). Costa e Silva iniciou o governo demitindo todos os civis que compunham o quadro de cargos pblicos de confiana, nomeando militares para os seus lugares. Somente dois civis permaneceram no quadro: Delfim Neto e Hlio Beltro (Ministrio da Fazenda e Ministrio do Planejamento). Os dois ministros iniciaram um projeto econmico que visava retomar o crescimento sem aumentar a inflao. As novas medidas incluam o aumento da linha de crdito bancrio para o setor privado e o controle de preos, por meio do CIP (Conselho Interministerial de Preos). O governo fixou oficialmente os valores dos salrios do setor pblico e do setor privado. Costa e Silva (1967-1969). A nova poltica econmica trouxe resultados positivos, uma vez que o PIB alcanou ndices de crescimento da ordem de 10 e 11,2% - iniciava-se o Milagre econmico brasileiro. Costa e Silva (1967-1969). Os primeiros tempos do governo Costa e Silva foram marcados por protestos estudantis. As tticas do comcio relmpago e das passeatas entusiasmavam os estudantes. Em 28 de maro de 1968, realizou-se duas manifestaes no Rio: o protesto contra a m qualidade e o preo elevado das refeies do Restaurante Calabouo!. A polcia Militar chegou atirando e matou o estudante Edson Luis, um jovem de 16 anos. O fato abalou a opinio pblica. O corpo foi velado na Assembleia Legislativa, e ao enterro compareceram 50 mil pessoas. No cemitrio, os estudantes proferiram um juramento: Neste luto, a luta comeou. 1968: o ano que no terminou. Aps a morte de Edson Luis, as passeatas multiplicaram-se pelas capitais Neste luto, a luta comeou. Greves em Contagem e Osasco.

A sequncia de manifestaes reprimidas violentamente por todo o pas acabou por despertar a indignao das classes mdias no Rio de Janeiro. A sociedade indignada promove a Passeata dos Cem Mil, em 21 de junho de 1968. O governo decidiu ento ampliar os mecanismos de represso de modo a acabar com os subversivos. Nos dias 02 e 03 de setembro de 1968, o jovem deputado Mrcio Moreira Alves, do MDB da Guanabara, usou a Tribuna do Congresso para fazer um discurso inflamado contra a ditadura. 1968: o ano que no terminou. O Procurador Geral da Repblica encaminhou o discurso aos quartis. Os oficiais, indignados, afirmavam que Moreira Alves havia praticado um atentado contra a ordem democrtica. O governo encaminha para o Congresso um pedido para processar Moreira Alves. Entretanto, o Congresso rejeita o pedido por 216 votos a 14. Temendo a reao do governo, Mrcio Moreira Alves decidiu exilar-se. A resposta do governo veio numa sexta-feira 13 de dezembro de 1968, publicando o AI-5. O AI-5. O AI-5 foi o principal instrumento de arbtrio da ditadura militar. O general-presidente poderia, sem dar satisfaes a ningum, fechar o Congresso Nacional, cassar mandatos de parlamentares, demitir juzes, suspender garantias do Poder Judicirio, legislar por decretos, decretar estado de stio, enfim, ter poderes to vastos como os dos tiranos. O governo passa a ter o direito de suspender o habeas corpus Tem gente que chega a falar do golpe dentro do golpe. Costa e Silva acabou no tendo tempo de saborear os resultados do AI-5 um derrame cerebral o tirou do poder. A luta armada. A falta de crdito na ao parlamentar e o endurecimento do regime faz com que os setores de esquerda se lancem em aes armadas. O PCB resistncia no interior do MDB e dos sindicatos.

O PC do B iniciou uma campanha de guerrilhas rurais, com escasso apoio campons. Entre 1968 e 1974, a ALN (Aliana Nacional Libertadora); a VAR (Vanguarda Armada Revolucionria), o MR-8 (Movimento Revolucionrio 8 de outubro) e a Ao Popular promovem a guerrilha urbana. A luta armada. Em setembro de 1969, a ALN e o MR-8 sequestram o embaixador americano Charles Elbrick. Em troca da libertao do embaixador, os militantes divulgam um manifesto revolucionrio na imprensa e libertam 15 prisioneiros polticos, entre eles, Z Dirceu. Em represlia, a Junta Militar cria mais dois AIs: um dava direito expulso do pas de todos que fossem considerados subversivos; o outro introduzia a pena de morte. Os mecanismos da Represso. Para o controle da ordem social, o governo Costa e Silva melhora a eficincia dos mecanismos de represso. OBAN (Operao Bandeirante). DOPS DEOPS (Departamento de Ordem Pblica e Social). DOI-CODI (Destacamento de Operaes de Informaes Centro de Operaes de Defesa Interna). Em fins de 1969, Costa e Silva, doente, se afasta. Em seu lugar seguiria uma junta militar e, em seguida, o governo Mdici e o endurecimento do regime. Caa aos subversivos. Governo Mdici (1969-1974): a mquina da represso. Represso e silenciamento dos principais lderes da luta armada: Carlos Mariguella (1969) e Carlos Lamarca (1971). O nico movimento sobrevivente foi a Guerrilha do Araguaia, derrotada em 1975. Com a grande imprensa silenciada, as notcias sobre as torturas e o regime passam a ser veiculadas somente na clandestinidade. Muitos documentos sobre a prtica da tortura s existem em funo da ao da Teologia da Libertao, de orientao marxista-crist. Como forma de encobrir o clima de terror, o governo propaga a propaganda ufanista.

Ufanismo. Governo Mdici (1969-1974). O governo aposta no aparato ideolgico do crescimento da nao: Voc constri o Brasil Ningum segura este pas Brasil, conte comigo Brasil, ame-o ou deixe-o O auge da campanha publicitria foi atingido na Copa de 1970: Pra frente Brasil. As torturas e a represso so sufocadas pela euforia da ideia produtivista do Milagre Econmico. O PIB atingiu ndices na ordem de 10% e 11,2%. Governo Mdici (1969-1974). O Brasil passa a ser conhecido pelas grandes obras pblicas (faranicas). Entre 1967 e 1972, a dvida externa atingiu a casa dos US$ 10 bi. O governo criou o INCRA (inst. Nac. Colonizao e Ref. Agrria); o PIS (Plano de Integrao Nacional) e o MOBRAL (Mov. Brasileiro de Alfabetizao). O milagre econmico sustentou-se em trs pilares: o arrocho salarial, os emprstimos externos e a represso poltica. Houve a incrementao de mercado da classe mdia e no setor agrcola. Ernesto Geisel (1974-1979). Chefe do Gabinete Militar de Castello Branco, Presidente da Petrobrs em Costa e Silva, e presidente do Superior Tribunal Militar em Mdici, Geisel foi eleito indiretamente pelo Colgio Eleitoral. Para disputar simbolicamente o pleito, o MDB lanou Ulisses Guimares e Barbosa Lima Sobrinho. Incio do processo de abertura poltica: Lento, gradual e seguro. A necessidade de mudanas ficou evidenciada nas eleies parlamentares de 1974, quando o MDB praticamente dobrou a sua representao: de 87 DF pulou para 165, enquanto a ARENA reduziu de 223 para 199. No Senado, o MDB pulou de 7 para 20 Sen., enquanto a ARENA diminua de 59 para 46. Herzog. A morte do jornalista Vladimir Herzog, nos pores do DOI-CODI, provocou indignao e fez com que Geisel apressasse a mudana na imagem da ditadura.

Ernesto Geisel (1974-1979). Pacote de Abril (1977): o presidente fecha o Congresso e passa a governar por decretos. Eleio indireta para os governadores de estado. Lei falco (1976). Aumento do mandato presidencial (de 5 para 6 anos). As decises no Congresso passaram a depender apenas de maioria simples. Um tero das cadeiras do Senado passaram a ser concedidas aos Senadores Binicos. Lei Falco. Ernesto Geisel (1974-1979) Acordo militar Brasil-Alemanha: usinas nucleares de Angra dos Reis. Projeto Pr lcool: a substituio da gasolina pelo lcool combustvel. Dentro dos ideais da DSN, os militares lanam os PNDs: PNDI: Governo Mdici Delfim Netto. PNDII: Governo Geisel Mrio Henrique Simonsen: alimentar crditos empresas privadas e fortalecer setores estatais. Diversas entidades promovem debates de cunho social: OAB, CNBB, ASBPC, CEBs, UNE, ABIM, etc. Na classe operria, surgem manifestaes sob a liderana de trabalhadores como LULA. Governo Figueiredo (1979-1985). Continuidade ao processo de abertura poltica. A ANISTIA veio em 1979, mas no beneficiou os condenados por sequestros e atentados polticos. A reforma poltica implementada pelo Estado permitiu a volta do pluripartidarismo. ARENA se transformou em PDS (Part. Dem. Social); MDB se tornou PMDB (Part. Do Mov. Democrtico Brasileiro). Surgiram o PDT, o PT, o PP e o PTB. direita, ligada ao aparelho da represso, no aceitava a abertura terrorismo: atentado do Riocentro, em 1981. A oposio lana o movimento DIRETAS J.

A redemocratizao

Ementa Dante de Oliveira derrotada no Congresso. Transio democrtica: Paulo Maluf (PDS) X Tancredo Neves (PMDB). 15 de janeiro de 1985: Tancredo e Sarney so eleitos depois de 21 anos de governos militares. Na data da posse, 15 de maro, Tancredo internado Sarney assume. 21 de abril: morre Tancredo. Comeava a conturbada NOVA REPBLICA. Constituies do Brasil. Constituio de 1824.

Caractersticas: Nome do Pas Imprio do Brasil. Carta outorgada (imposta, apesar de aprovada por algumas cmaras municipais da confiana de Dom Pedro I). Estado centralizado: Monarquia hereditria e constitucional Quatro poderes: Executivo, Legislativo, Judicirio e Moderador (exercido pelo imperador) O mandato dos senadores era vitalcio.

Constituio de 1891

Contexto: Logo aps a proclamao da Repblica predominaram interesses ligados oligarquia latifundiria, com destaque para os cafeicultores. Essas elites influenciando o eleitorado ou fraudando as eleies "voto de cabresto" impuseram seu domnio sobre o pas ou coronelismo.

Caractersticas: Nome do pas Estados Unidos do Brasil Carta promulgada feita legalmente Estado Federativo, Repblica Presidencialista: Trs poderes extinto o poder moderador, Voto Universal para todos, muitas excees, analfabetos Estado Laico, Modelo externo constituio norte-americana Obs.: as provncias viraram Estados, o que pressupe maior autonomia.

Constituio de 1934

Contexto: Os primeiros anos da Era de Vargas caracterizaram-se por um governo provisrio sem constituio. S em 1933, aps a derrota da Revoluo Constitucionalista de 1932, em So Paulo, que foi eleita a Assembleia Constituinte que redigiu Caractersticas: Nome a do Pas nova Estados Unidos Constituio. do Brasil

Carta promulgada. Reforma Eleitoral introduzidos o voto secreto e o voto feminino. Criao da Justia do Trabalho Leis Trabalhistas jornada de 8 horas dirias, repouso remuneradas 13 salrio s semanal, mais tarde com Joo frias Goulart.

Foi a de menor durao. Em 1935, Vargas suspendia suas garantias atravs do estado de stio. Obs.: Vargas foi eleito indiretamente para a presidncia.

Constituio de 1937

Contexto: Como seu mandato terminaria em 1938, para permanecer no poder Vargas deu um golpe de estado tornando-se ditador. Usou como justificativa a necessidade de poderes extraordinrios para proteger a sociedade brasileira da ameaa comunista "perigo vermelho" exemplificada pelo plano Cohen falso plano comunista inventado por seguidores de Getlio. O regime implantado, de clara inspirao fascista, ficou conhecido como Estado Novo.

Caractersticas: Nome do Pas Estados Unidos do Brasil. Carta outorgada Inspirao fascista regime ditatorial, perseguio e opositores, interveno do estado na economia. Abolidos os partidos polticos e a liberdade de imprensa. Mandato presidencial prorrogado at a realizao de um plebiscito que nunca foi realizado Modelo externo Ditaduras fascistas: Apelidada de "polaca" Itlia, Polnia, Alemanha Obs.:

Constituio de 1946

Contexto: Devido ao processo de redemocratizao posterior a queda de Vargas se fazia necessria uma nova ordem constitucional. Da o Congresso Nacional, recm eleito, assumir tarefas constituintes. Caractersticas: Carta promulgada Nome do Pas Estados Unidos de do 5 Brasil anos

Mandato

presidencial

Ampla autonomia poltico-administrativa para Estados e municpios. Defesa da propriedade privada; Direito de greve e de livre associao sindical; Garantia liberdade de opinio e de expresso; Contraditria na medida em que conciliava resqucios do autoritarismo anterior (interveno do Estado nas relaes patro x empregado) com medidas liberais (favorecimento ao empresariado).

Obs.: Atravs da emenda de 1961 foi implantado o parlamentarismo, com situao para a crise sucessria aps a renncia de Jnio Quadros. Em 1962, atravs de plebiscito, os brasileiros optam pela volta do presidencialismo.

Constituio de 1967

Contexto: Essa Constituio na passagem do governo Castelo Branco para o Costa e Silva, contexto no qual predominavam o autoritarismo e o arbtrio poltico. Documento autoritrio e a Constituio de 1967 foi largamente emendada em 1969, absorvendo instrumentos ditatoriais como os do AI-5 (ato institucional n 5) de 1968. Caractersticas: Nome do pas Repblica Federativa do Brasil

Documento promulgado, aprovado por um Congresso Nacional mutilado por cassaes. Confirmava os Atos Institucionais e os Atos Complementares do governo militar. Obs.: reflexo da conjuntura de "guerra fria" na qual sobressaiu a "teoria da segurana nacional" combater os inimigos internos rotulados de subversivos e opositores de esquerda.

Constituio de 1988

"Constituio Cidad"

Contexto: Desde os ltimos governos militares: Geisel e Figueiredo, nosso Pas experimentou um novo momento de redemocratizao, conhecido como abertura. Esse processo se acelerou a partir do governo Sarney no qual o Congresso Nacional produziu nossa atual Constituio. Caractersticas: Nome do Pas Repblica Federativa do Brasil Carta promulgada.

Reforma eleitoral: voto para analfabetos e para brasileiros de 16 e 17 anos

Terra

com

funo

social:

base

para

uma

futura

reforma

agrria?

Combate ao racismo: sua prtica constitui crime inafianvel e imprescritvel, sujeito Garantia aos ndios pena da posse de suas de terras: a serem recluso demarcadas

Novos direitos trabalhistas reduo da jornada semanal, seguro desemprego, frias remuneradas acrescidas de 1/3 do salrio, os direitos trabalhistas aplicam-se aos trabalhadores urbanos e rurais e se estendem aos trabalhadores domsticos. Obs.: Em 1993, 5 anos aps a promulgao da Constituio, o povo foi chamado a definir, atravs de plebiscito, alguns pontos sobre os quais os constituintes no haviam chegado a acordo, forma e sistema de governo. O resultado foi a manuteno da Repblica Presidencialista. "Ns, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembleia Nacional Constituinte, para instituir um Estado Democrtico, destinado a assegurar o exerccio dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurana, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justia como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a soluo pacfica das controvrsias, promulgamos, sob a proteo de Deus, a seguinte Constituio da Repblica Federativa do Brasil".

Aula 13 - 14: Unidade IV: Democracia no Brasil - Transio e Movimentos Sociais: Relaes tnicas Raciais
Participao Poltica.

Cidadania

A cidadania pertencia a esfera pblica, e a esfera privada deveria a ela se subordinar Gregos: razes. Romanos: Estatuto baseado em direitos e deveres (cidados pela lei e propriedade).

Max Weber assinala que no perodo medieval a condio de ser cidado era ser membro de uma cidade. Primeira, liberal: situou a cidadania em termos de sociedade de mercado e os direitos de posse. Segunda - associou-a democracia moderna e ao pensamento republicano, enfatizando a cidadania em termos de direitos cvicos e polticos. Hobbes, J. Locke, A Smith. Tocqueville e Durkheim sobre a Cultura cvica e cidado democrtico; Marxista sobre a sociedade civil; Marshall sobre os direitos da cidadania. A Concepo Liberal: Trata os direitos como direitos contratuais (a cada direito uma obrigao modelo romano). Com o liberalismo surgem os Direitos civis; (naturais e de soberania nacional). A Declarao dos Direitos do Homem de 1789 firmou a propriedade como direito supremo. (o homem tinha direitos por ser proprietrio e no por ser membro da Plis). Para Diderot , propriedade faz o cidado. Locke justificava a diferenciao de direitos entre o povo e a burguesia. Critica feminista a cidadania liberal (perpetua as mulheres como cidads de segunda classe). Racionalismo sc. XVIII Muda a concepo de cidado (educao como instruo). Sc. XIX (cidadania se estende atravs do direito a educao). Sec. XX - Destaca-se teoria sociolgica Marshall - Estabeleceu uma tipologia dos direitos em: civis; polticos e sociais. A concepo de cidadania se amplia e disciplinar no s os direitos como os deveres. ltimas dcadas do sc. XX Outras concepes: Cidadania Coletiva; Diferenciada; Cosmopolita; e Planetria.

O que ir definir a cidadania um processo onde encontram-se as redes de relaes, conjuntos de prticas (sociais, econmicas, polticas e culturais) tramas de articulaes que explicam... e esto abertas para que se redefinam as relaes dos indivduos e grupos com o Estado. (JOHN, 2005).

A esfera pblica assegura, garante e normatiza os direitos, por isso o Estado sempre elemento referencial definidor.

Participao, identidade, reconhecimento e autonomia: sentido e significado

Identidade Reconhecimento. Com a identidade e o reconhecimento inicia-se o processo de dar sentido s aes individuais e coletivas. Os atores sociais que ocupam diferentes lugares sociais (como pais, trabalhadores, membros de alguns movimentos, partido sindical, religio),

transformam-se em sujeitos, autores de aes histricas.

Participao

Como um processo de vivncia que imprime sentido e significado a um grupo ou movimento social, tornando-o protagonista de sua histria, desenvolvendo uma conscincia crtica desalienadora, agregando fora sociopoltica a esse grupo ou ao coletiva, e gerando novos valores e uma cultura poltica nova.

Autonomia

O que significa autonomia? Entendemos que a autonomia se obtm quando se adquire a capacidade de ser um sujeito histrico, que sabe ler e re-interpretar o mundo; Quando o sujeito adquire uma linguagem que possibilite participar de fato, compreender e se expressar por conta prpria. O que um sujeito autnomo? o sujeito que veem e aceita as diferenas e individualidades das pessoas e das regies do mundo. Acatam e assumem a diversidade cultural. Aprendem a dialogar com a diferena e o diferente, sem ter como meta aniquil-los ou vencer a qualquer custo. Sentido Significado.

Sentido: direo, diretriz, orientao destino que conduza desdobramentos. Significado: o conceito de algo, como ele se define. Os sujeitos que participam das aes coletivas. So conceitos, no so fixos, eternos ou imutveis. So ferramentas dinmicas que nos ajudam a decodificar alguma coisa.

Cultura poltica

o conjunto de valores, crenas, atitudes, comportamento sobre poltica entendida como algo alm da poltica partidria. Poltica com P maisculo, relativa arte da argumentao e do debates sobre vrios temas. Ela envolve smbolos, signos e mitos que catalisam os sentimentos, as crenas, compartilhadas sobre as aes dos indivduos ou grupos. Projeto sociopoltico e cultural O conjunto de crenas, valores ideologias, formas de compreender e realizar as aes sociais coletivas concretas. O seu ncleo central constitudo por seus princpios (regras), ele muda quando as inovaes introduzidas nas prticas internas e externas altera a realidade existente. Um projeto democrtico. No pode estar centrado em dogmas, verdades absolutas, hierarquias. A lgica da incerteza o persegue e possibilita construsse permanente. H sempre o consenso e o dissenso.

Cultura e direitos culturais

Os direitos aparecem como demanda e reivindicao em diferentes formas: Direitos sociais, polticos, econmicos, humanos e culturais. Destaque direito a diferena das denominadas minorias, que, na realidade so a maioria da populao. Questionamentos: O que de fato direito cultural neste contexto?

So as questes e problemticas relacionadas a vrias dimenses do ser humano, exemplo: raa, faixas etrias... Como podemos educar em direitos humanos, articulando a diferena? O problema no negar um plo e afirmar outro, mas sim termos uma viso dialtica da relao entre igualdade e diferena. Comunidade, Capital Social e Territrio. Nos anos 70 a noo de comunidade atuou como princpio poltico organizativo das camadas populares na luta por seus direitos sociais e econmicos.

O conceito de sociedade civil Sociedade civil no Brasil

Ao longo do tempo o conceito de sociedade civil vem sofrendo muitas reformulaes, mas foi ao final dos anos 70 que o termo ganhou maior destaque. Havia a crena de que a sociedade civil deveria se mobilizar e se organizar a fim de alterar o regime militar vigente.

Sociedade civil no Brasil

Eixo articulador da sociedade civil - noo de autonomia. Destacaram-se os movimentos sociais populares urbanos reivindicatrios de bens e servios pblicos, de terra e moradia. Todos se identificavam pela reivindicao de mais liberdade e justia social. Emerge um novo termo que entrou para o vocabulrio como ator social anteriormente chamado de sujeito social. Em 1985, com sada dos militares, o significado atribudo a sociedade civil comea a se alterar e os movimentos sociais vo perdendo, paulatinamente, a centralidade, passando a haver uma fragmentao do sujeito social histrico at ento tido como relevante para o processo de transformao social; Com a sociedade democrtica os membros da sociedade civil deixa de ter a autonomia como eixo estruturante. O descentramento do sujeito e a emergncia de uma pluralidade de atores conferiu ao conceito de cidadania a mesma relevncia do de autonomia nos ano 80;

A cidadania nos anos 90 foi incorporada nos discursos oficiais, e foi resinificada para a ideia de participao civil. A mudana do cenrio poltico atual amplia o termo sociedade civil. Nessa conjuntura econmica o desemprego o ponto central. Nesse contexto, a importncia da participao da sociedade civil se faz para democratizar as a gesto pblica, visando atender no apenas as questes emergenciais. Para Betinho ... o poder est na sociedade civil, no no Estado. O Estado Instrumento.

Aula 15: As ONGs Organizaes No-Governamentais


Nos anos 90 surgem entidades autodenominadas como terceiro setor, ao lado das ONGs cidads, com perfil ideolgico e poltico e projeto poltico definidos. Colocam-se frente dos movimentos, tornando-se, em alguns casos, instituies autnomas e desvinculadas dos movimentos. Algumas ONGs entram em crise e se fragmentam tambm. A especializao das ONGs, em princpio no foi a causa de sua fragmentao. Os fatores que contriburam para o enfraquecimento poltico das ONGs cidads foram: o crescimento e o fortalecimento do plo associativo do Terceiro Setor, pouco ou nada politizado com compromissos genricos sobre o combate excluso social. Existe a necessidade de aumentar o nmero de estudos e pesquisas sobre as ONGs para se ter conhecimento de sua realidade, sobre sua natureza, comportamento e papel na sociedade. S as metas de busca da eficcia, competncia, resultados, talentos, no resolvem os desafios postos s ONGs e sociedade. necessrio que as aes das ONGs tenham vnculos com a sociedade civil organizada, com os movimentos sociais e populares, com as associaes de moradores, com todos os grupos organizados que construram a dura e difcil transio do regime militar democracia, com todos aqueles que lutaram por direitos sociais do pas.

Anda mungkin juga menyukai