Anda di halaman 1dari 4

AUTOMAO DO MTODO POTENCIOMTRICO

Marcos Vinicios dos Santos Garcia , Neivaldo Silva Nonato


1 1 1 1

Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial - Inmetro, Rio de Janeiro, Brasil, mvgarcia@inmetro.gov.br Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial - Inmetro, Rio de Janeiro, Brasil, nsnonato@inmetro.gov.br

Resumo: Este trabalho tem a finalidade de apresentar o sistema desenvolvido pelo Laboratrio de Resistncia Lares - do Inmetro, para a automao do mtodo potenciomtrico na calibrao de resistores padro visando otimizar o processo de medio. Palavras chave: resistncia, automao, potenciomtrico. 1. INTRODUO O Laboratrio de Resistncia - Lares - do Inmetro realiza calibrao de resistores e shunts utilizando para tal o mtodo potenciomtrico, com capacidade de at 100A. Esse mtodo consiste na utilizao de fonte de corrente contnua estvel a qual so conectadas duas resistncias em srie, ou seja, a resistncia de referncia Rs e a resistncia a ser calibrada Rx. As tenses Vx=I Rx e Vs=I Rs em cada uma das resistncias so medidas com um voltmetro de alta exatido, e a resistncia Rx obtida de Rs Vx/Vs. Com o objetivo de reduzir a presena de voltagens parasitas produzidas por efeito termoeltrico sobre a queda de tenso, a corrente no circuito srie inserida alternadamente nos dois sentidos. A figura 1 mostra a montagem do circuito descrito.

Figura 2 Chave H-H reversora de corrente

Figura 1 Esquema do mtodo potenciomtrico manual

Esse processo de calibrao necessita do acompanhamento constante de um tcnico, visto que sempre ser necessria a sua interveno para realizar as leituras no voltmetro e posicionar as chaves para a posio desejada, tornando o processo de calibrao demorado e aumentando a incerteza de medio, pois a corrente pode sofrer flutuaes entre medies sucessivas. Com o objetivo de otimizar o processo e permitir ao tcnico maior disponibilidade de tempo para executar outras tarefas em paralelo, foi desenvolvida a automao do mtodo potenciomtrico, que permitir realizar todo o processo sem a necessidade de interveno do tcnico. 2. SISTEMA AUTOMATIZADO O sistema destina-se calibrao de resistores e shunts de corrente para valores de 0,1, 0,01, 0,001 e 0,0001 . A capacidade mxima de corrente de 100A. Os resistores podem ser calibrados no ambiente com temperatura controlada em (23,0 0,5) C e umidade entre 45 e 55% ou em um banho de leo mineral (figura 3) com estabilidade de 0,1 C, utilizado para melhor dissipao trmica dos resistores, evitando variaes significativas do valor de resistncia ocasionada pela variao de temperatura. O valor do set-point do banho de leo mineral ajustado manualmente e monitorado por um termmetro digital Guildline 9540.

Anteriormente as medies eram realizadas manualmente, utilizando alm dos equipamentos citados, duas chaves em formato H-H, uma selecionando a leitura das tenses em Rs e Rx e outra direcionando a corrente eltrica nos dois sentidos (figura 2).

A figura 5 mostra um esquema com os instrumentos e suas conexes. 4. PRINCPIO DE OPERAO

DVM 2182A Fonte Corrente MIL 6100A

Figura 3 Shunt e banho de leo mineral com resistores

Foi desenvolvido um programa baseado na plataforma Labview, tendo por finalidade controlar os instrumentos utilizados na calibrao via comunicao GPIB e porta paralela, em conjunto com a utilizao de macros do Microsoft Excel para confeccionar uma planilha de clculos de incertezas. O programa permite que o tcnico instantnea das medies, por meio de grficos, verificando a performance instrumento sob teste, com valores de resistncia. tenha visualizao uma plotagem em da calibrao do tenso contnua e

PC

Chave Reversora MIL 6022

Rs

Rx

Banho de leo Neslab EX-35 Interface 6022-A Termmetro 9540

Figura 5 Diagrama do sistema automatizado

A figura 4 permite ter uma viso da tela inicial do programa de automao do mtodo potenciomtrico.

Figura 4 Tela principal do programa

Todas as configuraes, como valores de Rs e Rx, faixa de tenses, corrente a ser aplicada (mximo de 100A) e dados do cliente so preenchidas na tela inicial do programa. realizado manualmente o ajuste de off-set no nanovoltmetro Keitley 2182A. Terminada essa etapa, o operador aciona o programa para iniciar a calibrao. O sistema automatizado insere a corrente contnua definida na tela inicial no circuito srie com tempo pr-definido para estabilizao do circuito. Decorrido esse tempo, inicia-se a leitura, atravs do nanovoltmetro digital, das quedas de tenso em Rs e Rx. Posteriormente, o sistema desabilita a fonte de corrente, para que seja invertido o sentido da mesma no circuito, e aciona a interface 6022-A, a qual comanda a chave reversora 6022, que inverter a polaridade da corrente. Em seguida, a fonte novamente habilitada, permitindo a circulao da corrente no sentido oposto. O nanovoltmetro novamente realiza a leitura das quedas de tenso em Rs e Rx. A mdia dessas quedas de tenso, tanto em Rx quanto em Rs, resultar em Vx/Vs que multiplicado pelo Vvc de Rs, definir o primeiro valor conhecido para Rx. Esse ciclo realizado dez vezes para definir o Vvc (Valor Verdadeiro Convecional) do resistor desconhecido (Rx).

3. INSTRUMENTOS UTILIZADOS Foram utilizados para o desenvolvimento do sistema os equipamentos listados abaixo: - Nanovoltmeto Digital modelo Keitley 2182A, com 2 canais para conexes de Rs e Rx. - Fonte de Corrente modelo MIL 6100A - Chave Reversora de Corrente modelo MIL 6022 - Interface modelo 6022-A, desenvolvida pelo Laboratrio de Resistncia do Inmetro, para comandar a Chave Reversora 6022 que no dispe de comunicao GPIB. - Termmetro Digital modelo Guildline 9540 - Banho de leo Neslab modelo EX-35 - Resfriador de leo Neslab modelo FTC 350

Figura 6 Plotagem das medidas

O sistema permite a calibrao de valores com razes de 1:1, 1:10 e 1:100 atendendo aos vrios valores de resistncia a serem medidos, o que o torna bastante flexvel. Todas as medidas, (figura 6), realizadas so transferidas automaticamente para o Microsoft Excel, onde recebe o tratamento estatstico com todas as componentes de incerteza oriundas do sistema. A tela das medidas de quedas de tenso em Rs e Rx e o Vvc do Rx (figura 7).

P o r t a P a r a l e l a

LEDs indicativos Buffer Microcontrolador

Interface 6022-A

Mdulo de Potncia

Mdulo de Superviso

Fonte de Corrente

Mdulo de Controle

Rs e Rx

Chave Reversora 6022 Figura 7 Calculando o Vvc do Rx

O sistema desenvolvido s permite a calibrao de um resistor por vez mas, com a automatizao, h considervel reduo do tempo gasto, otimizando o processo. Na figura 8 observamos a chave reversora automtica 6022 com as conexes dos cabos para correntes contnuas de at 100A e sua interface 6022-A que permitiram substituir a chave H-H manual, possibilitando a automao do processo.

Figura 9 Diagrama em bloco da Interface 6022-A e Chave Reversora 6022

O nanovoltmetro Keitley 2182A, com dois canais, que atravs do programa, seleciona a leitura das quedas de tenso nos resistores Rs e Rx, mostrado na figura 10.

Figura 10 Nanovoltmetro Keitley 2182A

Figura 8 Interface 6022-A (acima) e Chave Reversora 6022

Na figura 11 temos uma viso geral do sistema automatizado em funcionamento.

A interface, desenvolvida pelo laboratrio, (figura 8) recebe atravs da porta paralela do computador os bits codificados do PC que so interpretados e realiza o comando solicitado, ou seja, corrente no sentido direto ou reverso. A interface envia ao PC o status do sentido da corrente, alm de supervisionar continuamente o hardware da chave reversora, evitando dessa forma que haja erros durante a medio. No painel frontal da interface h LEDs indicativos para identificar o sentido atual da corrente eltrica atuando no circuito e se a chave reversora 6022 realizou com sucesso os comandos da interface. O programa em Labview aguarda um intervalo pr-estabelecido para a realizao das diferentes etapas.

Figura 11 Vista geral do sistema potenciomtrico automatizado

5. CONSIDERAES FINAIS O desenvolvimento do sistema automatizado se traduz em uma melhoria da confiabilidade dos resultados, uma vez que reduz consideravelmente a interveno do tcnico, realizando leituras quase simultneas de Rx e Rs e evitando riscos de falha humana.

AGRADECIMENTOS Agradecemos aos colegas que apoiaram o projeto, principalmente ao tcnico Nelson Melo do Esprito Santo, da Diviso de Acstica e Vibraes do Inmetro. REFERNCIAS
[1] Micro Engineering Labs, Pic Basic Pro Compiller - 2005 [2] Shibata, Wilson Mitiharu, Eletrnica Digital: Teoria e Experincia, 3a ed. Editora rica, 1991. [3] Santo, Nelson Melo do Esprito, Treinamento em Labview Bsico Inmetro - 2005 [4] Keitley, Manual do Usurio Nanovoltmetro 2182A, 2004. [5] MIL Measurements International, Manual de Operao Fonte 6100A, 2003. [6] Guildline, Manual Tcnico Termmetro Digital 9540, 1994. [7] TermoNeslab, Manual Tcnico do Banho de leo EX-35 e Resfriador FTC 350, 2001

Anda mungkin juga menyukai