Anda di halaman 1dari 11

Motriz, Rio Claro, v.15 n.2 p.236-246, abr./jun.

2009

Artigo Original

O ensino dos esportes coletivos: metodologia pautada na famlia dos jogos


Lucas Leonardo 1 Alcides Jos Scaglia 1 2 Riller Silva Reverdito 2
2

Universidade Aberta do Futebol, So Paulo, SP, Brasil Universidade Adventista de So Paulo UNASP/FAEF Campus Hortolndia/IASP, SP, Brasil

Resumo: Novas tendncias da pedagogia do esporte tem concentrado seus estudos na busca da compreenso dos aspetos lgicos e organizacionais dos esportes coletivos. Essa nova tendncia nega a abordagem de ensino tecnicista e valoriza a compreenso dos esportes coletivos como um sistema complexo cujo ensino deve ser pautado em tendncias no lineares, tendo no jogo a principal ferramenta pedaggica para o ensino dos esportes coletivos. Assim, este estudo busca apresentar as caractersticas e a lgica comuns dos esportes coletivos, evidenciando que estes podem ser considerados como a uma mesma categoria de jogos. Essas semelhanas funcionais formam uma grande famlia de jogos esportivos coletivos, cujas a aprendizagem pode ser transferida ao nvel da lgica do jogo com a prtica de outras modalidades esportivas coletivas, jogos em geral e da prtica da prpria modalidade esportiva. Palavras-chave: Pedagogia do Esporte. Jogo. Jogos Coletivos. Complexidade.

The teaching of collective sports: methodology based on the family of games


Abstract: New trends about the sport teaching has concentrated his studies to understanding the collective sports organizational logic. This trend rejects the approach of technical education and enhances the understanding of collective sports as a complex system which education should be based on non-linear trends, taking in the game the educational tool for the collective sports teaching. Therefore, this study aims to present the game with their characteristics and logic, showing that the collective sports can be considered as a category of games. These functional similarities creates a great collective sports family, whose learning can be transferred at the logic of the game from the practice of other collective sports, games and practice of specific sport. Key Words: Sports Pedagogy. Game. Collective Games. Complexity.

Introduo
Ao falar de jogo, tendncia generalizar suas manifestaes. Porm, no se pode dizer simplesmente que se aplica um jogo pelo simples fato de cham-lo de jogo. Sobre esse aspecto, Kishimoto (1998, p.1) evidencia que:
existem termos que por serem empregados com significados diferentes, acabam se tornando imprecisos como o jogo, o brinquedo e a brincadeira. A variedade de jogos conhecidos como faz-de-conta, simblicos, motores, sensrio-motores, intelectuais ou cognitivos, de exterior, de interior, individuais ou coletivos, metafricos, verbais, de palavras, polticos, de adultos, de animais, de salo e inmeros outros mostra a multiplicidade de fenmenos includos na categoria jogo (KISHIMOTO, 1998, p. 1).

Em consonncia com a autora supracitada, Freire (2001; 2002) destaca que, apesar de muitas atividades serem chamadas popularmente ou culturalmente de jogo, no podemos consider-las jogo, necessariamente. Para o autor, o ato de jogar que revela o jogo. Ou seja, mesmo que uma atividade se parea com um jogo, ela s ser jogo se for jogada plenamente e isso deve ser percebido como algo diferente de exercitar-se em uma atividade, pois ao se exercitar, o praticante pode no estar jogando. Essa reflexo nos remete s controversas definies dos contedos de ensino da Educao Fsica no tocante ao nvel de notoriedade dada ao jogo enquanto manifestao de ensino especfico da rea em questo.

Famlia dos Jogos Esportivos Coletivos

Freire e Scaglia (2003, p. 33), ao tratarem sobre contedos da Educao Fsica, destacam que:
parece inadequado enquadrar jogo, esporte, luta e ginstica, entre outros, na mesma categoria. O jogo uma categoria maior, uma metfora da vida, uma simulao ldica da realidade, que se manifesta, se concretiza, quando as pessoas praticam esporte, quando lutam, quando fazem ginstica, ou quando as crianas brincam. Alm disso, a produo de tecnologias de aprimoramento fsico, tais como a musculao, as corridas de longa distncia, os alongamentos e os relaxamentos, ficou fora das indicaes de contedos feitas pelos autores mencionados.

ressalta os limites em meio aos quais o jogo se concretiza. Para Huizinga (1999) a frivolidade e o xtase so os dois plos que limitam o mbito do jogo. Logo, se o jogador extrapola o xtase (prazer, a emoo, o deslumbre), deixa de jogar; o mesmo acontece se encara o jogo com desprezo (frivolidade). Alm dos limites temporais e espaciais, todo jogo organizado a partir de regras que possibilitam o aparecimento da ordem em meio desordem harmnica. Essas regras podem ser explcitas, implcitas, flexveis ou rgidas, porm so fixas, obrigatrias e respeitadas por todos os jogadores, sendo todas as regras previamente aceitas pelos jogadores. Dessa forma, todos que iniciam o jogo sabem das suas regras e das conseqncias decorrentes do resultado final. O jogo no se trata de preparao para algo maior, ele tem um fim em si mesmo. Um fim na sua prpria realizao. Logo, o jogo visa s repeties de condutas (aes) que visam a superao do que est sendo colocado em jogo no momento, e tambm a busca de autosuperao que o prprio jogador se impe. Podese entrever que o impulso de auto-superao se caracteriza como o catalisador do prazer decorrente do jogo, alm de proporcionar liberdade de expresso do ser que joga suas vontades a cabo de seu entendimento, evidenciando seu carter ldico. Tudo isso que est sendo colocado em jogo gera tenso e, por conseguinte, incerteza, imprevisibilidade, pois enquanto o jogo acontece ocorrem inmeras mudanas, alternncias, sucesses e associaes. Ou seja, ele propicia em meio ao acaso um ambiente instvel, totalmente propcio e facilitador para o aprendizado. Outra caracterstica no conceito de jogo enfatizado por Huizinga (1999) a agradvel sensao de arrebatamento possibilitada por seu ritmo e harmonia extremamente cativantes, ou seja, a presena da alegria no ato de jogar. Entretanto, ao mesmo tempo em que gera alegria seriamente encarado por seus praticantes, pois somente essa seriedade que garante o acesso ao jogo. Geralmente, se o jogo perde sua seriedade, ele deixa de ser jogado pelos seus praticantes.

Logo, para Freire e Scaglia (2003) os contedos da educao fsica so pontualmente o exerccio corporal e o jogo. O primeiro, voltado para as atividades fsicas e o segundo, o jogo, ao esclarecer que este no pode ser colocado num mesmo patamar que as outras manifestaes, j que o jogo maior que as outras manifestaes por ser capaz de enquadrar todas elas como diferentes manifestao do jogo. Para esse trabalho ser adotada essa viso magna do jogo, enquanto fenmeno capaz de manifestar-se como dana, luta, ginsticas e o esporte, dando essa categoria grande notoriedade dentro do processo do ensino dos esportes coletivos.

As Principais Caractersticas do Jogo


Huizinga (1999)1, um dos principais estudiosos do jogo, em sua extensa obra, identificou algumas caracterstica inerentes ao jogo, caractersticas estas capazes de tornar mais acessvel compreenso do jogo, porm, no so capazes de esgotar o fenmeno. Huizinga (1999) aborda explicitamente que a caracterstica de ocupao voluntria deve estar presente no jogo. Em decorrncia dessa caracterstica, o jogador pode suspender o jogo a qualquer momento, ficando livre de imposies externas, sendo a obrigatoriedade advinda de estmulos internos, que absorvem inteiramente os praticantes e os levam a um fim que pode ser diferente para os demais envolvidos no jogo. Logo, o jogo no comporta coao externa. Outra caracterstica, presente nas definies construdas pelo autor ao longo de seu texto,
A obra original de Johann Huizinga data da dcada de 1930. Como referncia, utilizamos a obra publicada em sua 5 edio no ano de 1999. Motriz, Rio Claro, v.15, n.2, p.236-246, abr./jun. 2009
1

237

L. Leonardo, A. J. Scaglia & R. S. Reverdito

Assim, o jogo, ao mesmo tempo, ldico e srio, e talvez a se encontre uma das suas mais valiosas virtudes. Assim sendo, o jogo apresenta inmeras outras caractersticas paradoxais, tais como ordem, desordem, tenso, movimento, mudana, solenidade, ritmo e entusiasmo. Destarte, o jogo torna-se uma suspenso da realidade, uma forma de manipulao de algo que no vida corrente, nem real (mantendo semelhanas e vnculos com o sagrado, o profano e seus rituais). um momento de deformao da vida cotidiana, um jogo de faz de conta - quando possvel consciente, levando-se em conta o nvel de desenvolvimento cognitivo do jogador. Essas caractersticas fazem do jogo um fenmeno cultural carregado de valores ticos, transformando-se em legado ao ser passado de gerao em gerao. O jogo, porm, no tem seus estudos limitados apenas a esse grande inventrio de caractersticas elucidadas por Huizinga (1999). O jogo assume um carter polissmico, por ser capaz de pertencer a estudos de vrias reas, estudos esses baseados ou no nas premissas de Huizinga (1999), re-inventariandoo ou apenas se alicerando nas caractersticas evidenciadas para sustentar suas respectivas idias sobre jogo, conforme destaca Scaglia (2003, p.52). Compreendendo que o jogo dotado dessas caractersticas, o professor tem a possibilidade de organizar prticas pautadas por uma teoria fundamentada no jogo, e assim ter uma maior certeza de que a atividade pensada como jogo ser realmente jogada plenamente pelos seus alunos e no apenas executada como uma atividade qualquer, podendo, dessa forma, atingir o seu principal objetivo de aprendizagem que ter no jogo o elemento que fundamente uma prtica significativa de seus alunos.

apesar de representar uma aparente desordem; possui regras claras, mas ao mesmo tempo dotado de imprevisibilidade e incerteza. Analisadas sobre uma tica tradicional, essas caractersticas antagnicas at certo ponto, seriam consideradas fatores suficientes para que o jogo no fosse um elemento capaz de ensinar os esportes coletivos em sua totalidade, principalmente pelo fato dessas caractersticas antagnicas tornarem o jogo aparentemente um sistema fora de controle e do poder coercitivo do professor que pauta suas aulas em perspectivas de ensino mecanicistas. No entanto, sub perspectiva da dialgica2 presente nos sistemas complexos, (...) o complementar pode tornar-se antagnico (MORIN, 2005, p.52), ou seja, os antagonismos no so considerados excludentes, a ponto de que somente com as interaes dessas caractersticas que as propriedades emergentes se revelam (MORIN; MOIGNE, 2000; VASCONCELLOS, 2002; FIEDLERFERRARA, 2003). Considerando como objeto de estudo o jogo, pode-se afirmar que somente aps compreender a presena de todos esses antagonismos sob uma perspectiva complexa, ou seja, considerando-os complementares ao fenmeno, que se pode compreender o jogo em sua totalidade. Logo, o jogo pode ser caracterizado como um sistema complexo, cujas caractersticas no podem ser reduzidas a partes (caractersticas) isoladas, pois, como diz Capra (2001, p.260) (...) os sistemas so totalidades integradas, cujas propriedades no podem ser reduzidas s unidades menores. Logo, para que uma atividade seja considerada verdadeiramente um jogo, ele deve ter em si todas suas principais caractersticas (como por exemplo, as citadas por Huizinga

Jogo: um sistema complexo


Com base nas explicaes anteriores, verificase que o jogo pode ser tratado com um fenmeno com caractersticas peculiares que em alguns momentos mostram-se antagnicas quando comparadas entre si. Afinal, o jogo ldico, mas tambm srio; ele possui uma ordem em sua organizao, 238

Atravs do Princpio Dialgico, so unidos complementarmente dois processos ou conceitos antagnicos que deveriam se recusar um ao outro, mas que so indispensveis e indissociveis para compreender uma dada realidade. Unem-se, assim, noes antagnicas para pensar os processos organizadores, produtivos e criativos no mundo complexo. A noo de dialgica em Morin envolve complementaridade, antagonismo e concorrncia entre os elementos que esto em dialgica. A noo de dialgica amplia aquela de dialtica. Exemplificam pares em diagica: ordem/desordem, juno/disjuno, universal/especfico etc. (FIEDLERFERRARA, 2003). Motriz, Rio Claro, v.15, n.2, p.236-246, abr./jun. 2009

Famlia dos Jogos Esportivos Coletivos

(1999) vividas de maneira que todas influenciem umas as outras reciprocamente, possibilitando desenvolver-se como um sistema complexo e em sua totalidade.

sistema, porm, o oponente tem o mesmo objetivo, desequilibrando a outra equipe, e buscando organizar-se, e equilibrar-se (REVERDITO & SCAGLIA, 2007). Observa-se, portanto, que ao estudarem o jogo sobre essa tica, os novos estudos da pedagogia do esporte ampliam a discusso do ensino dos esportes a partir de novas tendncias, que fujam ao tradicionalismo advindo do pensamento cartesiano em detrimento de uma abordagem pautada em conceitos sistmicos, cujo principal elemento pedaggico passa a ser o jogo (GARGANTA, 1998), um fenmeno tambm sistmico e complexo.

As Relaes entre o Esporte Coletivo e o Jogo


At o momento foi possvel observar que o jogo caracteriza-se como um sistema complexo, cujas partes no podem ser compreendidas sem a complementariedade entre elas, formando o todo do jogo. Novos trabalhos sobre a pedagogia do esporte caminham para a compreenso do esporte tambm como um sistema complexo, e cujo processo de ensino-aprendizagem fundamentase nos estudos sobre a lgica do jogo, e na sua vertente organizacional, materializada na dimenso estratgico ttica do jogo (PARLEBAS, 1981; TEODURESCU, 1984; BAYER, 1994, GARGANTA, 1995; 1998, DAOLIO, 2002; SCAGLIA, 2003; SANTOS, 2004; REVERDITO & SCAGLIA, 2007; REVERDITO & SCAGLIA, 2009). Esse fator traz uma negao s tendncias tecnicistas de ensino esportivo, uma vez que enquanto a abordagem tecnicista se baseia na premissa de que a soma das partes (fragmentos) forma o todo, os estudos pautados no pensamento complexo baseiam-se no fato de que o todo maior que a soma das partes, e ao mesmo tempo de que esse todo menor do que a soma das partes porque as partes podem ter qualidades inibidas pela organizao do conjunto, fator esse que valoriza as inter-relaes entre essas partes para compreender o todo (MORIN, 2000, 2002; FIEDLER-FERRARA, 2003; DOTTAVIANO & FILHO, 2004). J se sabe que o jogo um sistema complexo, e ao consider-lo como uma grande categoria, da qual o esporte faz parte, pode-se afirmar que os esportes coletivos tambm so um sistema dotado de complexidade. Para confirmar isso, basta analisar o esporte coletivo como um ambiente (sistema) no qual coabitam a imprevisibilidade e a aleatoriedade, equilbrio e desequilbrio, ordem e desordem, organizao e interao, fatores esses operacionalizados a cada momento que uma equipe tenta desequilibrar as aes do oponente em detrimento da organizao de seu prprio
Motriz, Rio Claro, v.15, n.2, p.236-246, abr./jun. 2009

Gnese Metodolgica para Ensino dos Esportes Coletivos


O jogo e o esporte se confundem um no outro, pois ambos possuem uma mesma natureza, o sentido literal e dinmico do jogar. Assim o princpio sobre qualquer forma de abordagem aos jogos esportivos coletivos dever por comear na sua forma primria de jogo (REVERDITO & SCAGLIA, 2007, p. 52).

Dessa forma, o jogo deve ser uma pea fundamental para a aprendizagem esportiva, a ponto de nortear todo seu ensino, pois, por ser o jogo um sistema complexo, sua manifestao a nica capaz de pedagogizar os esportes coletivos de maneira dinmica e sistmica. Isso evidencia a aprendizagem esportiva dotada de caractersticas no lineares, possibilitando a construo de suas habilidades dentro dos prprios jogos (GARGANTA, 1998). No entanto, ao falar sobre jogo, este no pode ser reduzido apenas prtica, por exemplo, do basquete para ensinar-se o basquete, ou do futebol para ensinar-se o futebol. O Jogo algo maior, e por isso, para ensinar o basquete, deve ensinar mais do que o basquete, mas tambm o basquete. Para ensinar o futebol, deve ensinar mais do que o futebol, mas tambm o futebol e isso pode ser orientado sob a organizao das Famlias de Jogos (SCAGLIA, 2003) para o planejamento do ensino dos esportes coletivos. Isso significa dizer que ensinar pelo jogo, valorizar a complexidade do fenmeno esportivo, negando o ensino pelas partes, e enfatizando o ensino pela totalidade formada por partes que se manifestam de maneira sistmica (e no fragmentada), numa teia complexa de aes, 239

L. Leonardo, A. J. Scaglia & R. S. Reverdito

gestes, intenes e problemas resolvidos em contexto de jogo.

serem

outras manifestaes, inclusive (FREIRE & SCAGLIA, 2003).

esporte

Uma Famlia de Jogos: estruturas padres


A partir da confirmao de sua natureza complexa, ambos, o jogo e o esporte passam a confundir-se enquanto fenmeno humano. A idia da famlia do jogo (SCAGLIA, 2003) complementa essa idia, pois tem no jogo sua fundamentao, considerando esporte como uma manifestao de jogo, devido a tantas similaridades, e pelo fato de jogo ser uma instncia maior que o esporte, englobando tantas

A famlia dos jogos prima pelas relaes de complexidade entre os jogos que a integram, de forma que cada jogo seja capaz de trazer influncias positivas para a aprendizagem de outros jogos, alm, claro, do prprio jogo. Uma famlia de jogos caracteriza-se por conglomerado de jogos que possuem semelhanas e diferenas entre si, caractersticas essas, interdependentes, que simultaneamente se complementam e autoafirmam, possibilitando a incluso das unidades numa totalidade maior (SCAGLIA, 2003, p.105).

Quadro 1. Tetragrama das estruturas padres de uma unidade complexa (jogo) e suas inter-relaes (SCAGLIA, 2003, p.81).

Segundo Scaglia (2003) todo jogo possui uma estrutura interna, cujos elementos que a compem so as regras do jogo, os jogadores, as estruturas motrizes3 para operacionalizao do jogo e condies externas, fatores esses que se interagem simultaneamente durante toda realizao do jogo. E, como resultado dessas
Entendemos as estruturas motrizes como aes intencionais sensveis e inteligveis executadas para resolver problemas do jogo no contexto do jogo (FREIRE, 1991). Quanto mais se joga um determinado jogo, mais se desenvolver as habilidades motoras (inteligncia criadora) especficas para a resoluo dos problemas inerentes e circunscritos no contexto jogo, logo, h inteno na ao, e, portanto, a concepo dessas habilidades enquanto estruturas motrizes. Ver-se- mais adiante, no entanto, que at mesmo as estruturas motrizes de uma determinada prtica podem ser transferidas e aplicadas em diferentes situaes problemas, alm da transferncia de seus aspectos lgicos permitindo resposta a emergncias surgidas no jogo, estabelecendo a trade: fazercompreender-interpretar.
3

interaes, os jogos promovem emergncias, que se caracterizam como novas aprendizagens. No entanto, esse aprendizado no se reflete apenas no jogo que foi vivido, sendo transferido para todos os outros jogos da mesma famlia de jogos, fazendo com que as aprendizagens (emergncias) adquiridas em um jogo, regulem todo o sistema de jogos de uma mesma famlia, acabando por desequilibrar todo o sistema, e isso acontece para cada jogo vivido. Em sua obra, Scaglia (2003) fundamenta seu estudo no caso especfico das famlia de jogos/brincadeiras de bolas com os ps, e caracteriza que dentro da organizao de famlia de jogos, o futebol deixa de ser o nico objetivo da aprendizagem, fazendo com que outros jogos (de bolas com os ps) sejam capazes de
Motriz, Rio Claro, v.15, n.2, p.236-246, abr./jun. 2009

240

Famlia dos Jogos Esportivos Coletivos

transferir suas aprendizagens (emergncias) para o futebol, e vice-versa.


O futebol existe nos outros jogos/brincadeiras com bola e outros jogos/brincadeiras existem no futebol, porm cada qual mantm a sua autonomia, e irredutibilidade, ao mesmo tempo em que estabelecem vnculos de dependncia mtua (SCAGLIA, 2003, p. 73).

Ampliando o conceito de famlia de jogos para alm dos jogos e brincadeiras de bolas com os ps, pode-se identificar na obra Bayer (1994) a presena de um agrupamento dos esportes coletivos a partir das caractersticas similares que estes possuem de sua lgica funcional dos esportes coletivos.

Quadro 2. Princpios Operacionais dos Jogos Esportivos Coletivos handebol, haver apenas uma linha defensiva a defesa 6:0, por exemplo fator que no basquete no traria benefcios para um bom andamento do jogo defensivo, por ser um jogo com pelo menos 3 linhas defensivas 2:1:2, por exemplo), porm, aspectos fundamentais que so semelhantes entre sim (a lgica funcional dos esportes coletivos, evidenciados pelos princpios operacionais). Graas a essas caractersticas, pode-se afirmar, a partir da lgica defendida por Scaglia (2003), que os esportes coletivos formam uma Famlia dos Jogos Esportivos Coletivos. A partir da idia da famlia dos jogos, os esportes coletivos estaro contidos dentro de uma mesma famlia, no havendo, principalmente nas fases de iniciao esportiva, a evidncia de uma modalidade sobre a outra, fazendo com que a aprendizagem obtida, por exemplo, no basquete traga grandes transferncias para a compreenso da lgica do futebol, do handebol, basquete, plo aqutico, futebol americano e de tantos outros esportes coletivos. Isso, porm, no nega a importncia de que outros jogos (no esportivos) venham a fazer parte desta famlia de jogos, pois, ao pensar no futebol, jogos como o bobinho, a rebatida e o gol caixote acabam por ser jogos no esportivizados 241

Segundo Bayer (1994) existe nos esportes coletivos uma lgica funcional comum, que se baseia na articulao de 6 princpios operacionais, 3 de ataque e 3 de defesa, tendo como ponto inicial de anlise a posse da bola. Observando a matriz organizacional desses 6 princpios, verifica-se que qualquer manifestao dos esportivos coletivos possui uma mesma lgica funcional quando ataca, a equipe busca conservar a posse de bola, progredir no sentido da meta contrria e por fim, tenta marcar um ponto; e quando defende, busca proteger seu alvo, impedir a progresso adversria e recuperar a posse da bola. Ao analisar os esportes coletivos sobre essa perspectiva, verifica-se que as aprendizagens advindas do futebol, sob os aspectos da lgica do jogo podero ser transferidas para outras modalidades, como por exemplo, o handebol, afinal, a lgica de desenvolvimento de ambas as modalidades esportivas promovem a mesma articulao dos princpios operacionais do Jogo (BAYER, 1994). Observa-se, portanto, que dentre os esportes coletivos, existem aspectos que os diferem, como por exemplo, o gesto tcnico, ou mesmo alguns pontos referentes sistematizao ttica entre eles (como por exemplo, o fato de ser vivel, no
Motriz, Rio Claro, v.15, n.2, p.236-246, abr./jun. 2009

L. Leonardo, A. J. Scaglia & R. S. Reverdito

que traro grandes benefcios para a aprendizagem do futebol. Todavia, no se nega que esses mesmo jogos o bobinho, a rebatida, o gol caixote que vo ser importantssimos para a aprendizagem do futebol, no intercambeiem benefcios para a aprendizagem do basquete, por exemplo. Da mesma forma, um jogo de 21 pontos jogados na forma de 2x2, onde cada cesta vale 2 pontos, um jogo de bolas com as mos no esportivizado que ter imediata transferncia de

aprendizagem para o basquete e que tambm influenciar (atravs de suas emergncias) a aprendizagem do handebol, uma vez que toda dinmica desse jogo, ter muitos aspectos de ordem lgica e ttica para o handebol, como as aes de desmarque, a criao de linhas de passe, as estratgias defensivas de grupo, que podem variar desde uma marcao individual, at mesmo para uma idia rudimentar de marcao em zona.

Figura 1. A organizao sistmica das diversas famlias de jogos e a forma como os esportes coletivos inserem-se concomitantemente na famlia dos jogos esportivos coletivos em outras famlias de jogos no esportivizados. que podem ser organizadas e at mesmo criadas pelo professor, de forma a tornar a aprendizagem
transportada com os ps, ou um jogo de 2x2, com alvo suspenso (a tabela do basquete), no qual a bola seja transportada com as mo e no se possa andar com a bola, apenas pass-la, e ainda, para ilustrar mais um exemplo, um jogo de 2x2, cujo alvo um gol tradicional e a bola transportada com as mos, sendo colocada em jogo a partir de um arremesso livre de um jogador, de uma distncias de 10 passos do gol, ao arremessar, se o time A fizer o gol, ganha 1 ponto, se a bola acertar a trave e depois a equipe A fizer um gol, ela ganha 5 pontos, mas se a equipe B conseguir interceptar a bola e realizar 3 passes entre ela, anula os pontos da equipe A. Motriz, Rio Claro, v.15, n.2, p.236-246, abr./jun. 2009

Verifica-se, portanto, que a Famlia dos Jogos Esportivos Coletivos possui relaes muito prximas com outras famlias de jogos, como por exemplo, a famlia de jogos de bolas com os ps, famlia de jogos de bolas com as mos, famlia de jogos populares, famlia de jogos de 2x2 com alvo4, e tantas outras famlias de jogos
Uma famila de jogos de 2x2 com alvo pode ser uma criao de qualquer professor. H vrias formas de elaborar jogos de 2x2 com alvos, como por exemplo, um jogo de 2x2, com alvo feito em formato de gol caixote, no qual a bola deve ser
4

242

Famlia dos Jogos Esportivos Coletivos

dos esportes coletivos mais amplas do que o ensino pautado numa modalidade formal. Ao analisar a figura 1, verifica-se que a possibilidade de organizao de famlias de jogos pode ser variada, de acordo com o interesse do professor. Um mesmo jogo, como os jogos de perseguio, enquadrados na famlia de jogos populares, pode ser enquadrada em jogos de bolas com as mos, basta para isso, que a dupla perseguidora tenha que trocar passes para poder pegar os fugitivos (idia apresentada pelas setas que convergem entre as vrias famlias, demonstrando que um jogo de uma determinada famlia pode influenciar a aprendizagem de um dado jogo de outra famlia, ou mesmo, ser um jogo que pertena a mais de uma famlia, como o caso das vrias manifestaes de jogos como o futebol, handebol, voleibol e outros, que podem fazer parte da grande famlia de jogos esportivos coletivos). Ao focar o ensino esportivo nas especialidades (ou seja, numa s modalidade), decaindo ou no sobre um ensino tecnicista, tem-se uma perspectiva de especializao muito grande. A utilizao dos conceitos de famlia do jogo, em conjunto com a compreenso de que o jogo tem como caracterstica a presena da complexidade, traz, em contra-partida um novo dimensionamento para a elaborao de planos de aula e do processo de ensino-aprendizagem dos esportes coletivos, considerando uma aprendizagem geral, pautada em preceitos sistmicos e que trar mais pluralidade na aprendizagem dos esportes coletivos. Sob a perspectiva da famlia do jogos possvel verificar na figura 1 que os esportes coletivos podem ser adequados como uma grande famlia de jogos, se tivermos como ponto de anlise a lgica funcional presente nos esportes coletivos (a organizao lgica da progresso ofensiva e defensiva, destacadas por Bayer (1994)). Ao mesmo tempo, os esportes coletivos configuram-se como jogos que pertencem a outras famlias de jogos, concomitantemente com a prpria famlia de jogos esportivos coletivos, fator que demonstra, numa perspectiva sistmica que mesmo um jogo que a princpio parea totalmente diferente de um dado esporte (imaginemos o bobinho jogado com os ps e o
Motriz, Rio Claro, v.15, n.2, p.236-246, abr./jun. 2009

basquete) tero intercmbios entre as emergncias produzidas tanto pelo basquete, quanto pelo bobinho, no que concerne s estruturas motrizes (aspectos lgicos e habilidades para jogar os jogos) e a inteligncia do jogador dentro da circunstncia de ambos jogos.

Anlise Pedaggica: emergncias produzidas


Para exemplificar isso, ser tomado para essa anlise pedaggica, um exemplo que relacione o bobinho jogado com os ps com o basquete, citados anteriormente. O basquete, que pertence famlia dos jogos esportivos coletivos, tambm influenciado por emergncias produzidas em outras famlias de jogos, tais como as famlias de jogos de bolas com as mos ( qual o basquete pertence de maneira direta), de apelo popular, de 2x2 com alvo e uma gama enorme de famlias de jogos que podem ser organizadas de acordo com o interesse do professor. Sob essa lgica, um jogo de bobinho jogado com os ps ou seja, um jogo de apelo popular, mas que tambm se caracteriza como um jogo de bolas com os ps torna-se capaz de produzir emergncias (aprendizagens) s quais o aluno que vivenciou o bobinho ir transferir tambm para o basquete. Um jogador novato, que nunca jogou o bobinho com os ps ir inicialmente conhecer suas regras, compreender o ambiente em que o jogo est inserido e ajustar essas informaes s estruturas motrizes j acomodadas por ele, provenientes de outras experincias, para transferi-las para o jogo de bobinho com os ps. Logo, por mais que o aluno nunca tenha jogado esse jogo, ele ter um rol de experincias anteriores que o possibilitaro a ajustar as experincias de outros jogos, pertencentes a tantas outras famlias de jogos, ao novo jogo que esta sendo assimilado. Dentre as aprendizagens possveis por meio do jogo de bobinho, o jogador, quando esteve atuando como o bobinho, pode ser capaz de aprender, por exemplo, a importncia de estar desenvolvendo aes estratgico-tticas, ora visando pressionar o jogador com a bola, tentando recuper-la desarmando-o, ora direcionando a bola para ser passada para o 243

L. Leonardo, A. J. Scaglia & R. S. Reverdito

jogador que ele queira, e assim, poder interceptar o passe, e recuperar a posse de bola. Cria-se duas estratgias distintas para solucionar o problema de recuperar a posse de bola. Analisando essas duas resolues ao problema que o jogador obteve quando era o bobinho do jogo, observa-se a produo de emergncias que alteram suas estruturas motrizes sobre o jogo de bobinho, ajudando-o a solucionar de maneira mais rpida, no s os problemas do bobinho, mas tambm trazendo alteraes na forma dele jogar o basquete. Essas nova habilidade adquirida a capacidade de analisar a melhor forma de agir individualmente enquanto defensor ser agora vivida num novo ambiente, com novas regras, alm da ter incluso de uma nova dinmica de coordenao das aes dos jogadores no jogo, fator que aponta para uma nova lgica funcional a ser vivida. Uma habilidade que dependia apenas de uma inteno individual ser transferida agora para um ambiente cooperativo-opositivo de um esporte coletivo, no caso o basquete. Isso, por sua vez, ir gerar novas emergncias devido s adaptaes que a aprendizagem advinda do bobinho jogado com os ps ir sofrer nesse novo ambiente de jogo. Estas aprendizagens, porm, so provenientes de emergncias originadas de um jogo que aparentemente no possui nada em comum com o basquete, por ser jogado com os ps e desprovido da lgica coletiva do basquete. Logo, sob a lgica da famlia dos jogos o bobinho com os ps capaz de influenciar a forma de este jogador viver o basquete atravs da transferncia de aprendizagens dentro dessa perspectiva sistmica.

Dessa forma, para que o professor utilize-se de jogos para o ensino dos esportes coletivos, ele dever saber criar um ambiente propcio para que suas atividades sejam significadas como jogo por seus alunos, e para isso ele deve conhecer as principais caractersticas do jogo, criando um ambiente de jogo, possibilitando aos alunos jogar plenamente. Esses jogos devem tambm estar alinhados com os aspectos lgicos dos esportes coletivos, e para isso, a organizao de famlias de jogos (SCAGLIA, 2003) pode potencializar que as emergncias (aprendizagens) advindas de cada um desses esportes sejam capazes de regular toda a famlia de jogos. Alm disso, agrupar os esportes coletivos dentro da idia da famlia dos jogos possibilita que, alm de utilizar os esportes coletivos como jogos que tragam transferncias de aprendizagem entre si (GARGANTA, 1998), outras famlias de jogos possam ser agrupadas, uma vez que, pelo fato do esporte ser antes de tudo um jogo, outros jogos no esportivizados podem criar emergncias que influenciem todo o sistema de famlias de jogos, beneficiando tambm a aprendizagem dos esportes coletivos, e estes ltimos influenciando na aprendizagem da lgica de outros jogos no esportivizados. Dessa forma, o fato de jogar, seja o jogo esportivizado, sejam outras manifestaes de jogo, propiciam a possibilidade, inclusive, de desenvolvimento de currculos de formao de futuros atletas, devido transferncia de aprendizagem que outras manifestaes esportivizadas, ou no, de jogo podem garantir para uma dada manifestao esportiva em especfico, conforme demonstra a figura 1. Logo, o futuro jogador de futebol poder num perodo de iniciao viver mais do que o futebol propriamente dito, j que outros jogos transferem seus aspectos relacionados lgica do jogo para determinadas necessidades para se jogar o futebol. o caso do jogo de bobinho ou rebatida. Apesar de estar longe de contemplar a lgica do futebol (no bobinho no h alvos para serem atacados, e na rebatida fazer gol nem sempre a melhor opo), so jogos nos quais podero gerar emergncias a partir de modificaes provocadas em sua estrutura formal (REVERDITO & SCAGLIA, 2009) de espao, da
Motriz, Rio Claro, v.15, n.2, p.236-246, abr./jun. 2009

Consideraes Finais
Por ser o esporte uma manifestao de jogo, o ensino do esporte coletivo no pode negar sua essncia e deve ter no jogo sua principal gnese pedaggica, seja em ambiente escolar, ou mesmo nos ambientes esportivos. O ensino esportivo deve ser pelo jogo, essencialmente pelas suas caractersticas complexas e sistmicas, negando de uma vez por todas a tendncia do ensino tecnicista.

244

Famlia dos Jogos Esportivos Coletivos

relao com a bola e de comunicao na ao, alm de promover situaes especficas modalidade, como a utilizao dos ps para se relacionar com a bola, as situaes de confronto de jogadores com bola contra jogadores sem bola e outros pontos. (GARGANTA, 1995). Ao longo do seu processo de formao, porm, a especificidade com a modalidade em questo (nesse caso o futebol) dever ter cada vez maior peso, fundamentando prticas com jogos cuja lgica se aproxime muito do daquela do futebol formal, alm, claro, de utilizar o prprio jogo esportivizado como meio de aprendizagem. Essa possvel organizao curricular denominada por Joo Batista Freire de Periodizao de Jogo conforme destaca Scaglia (2008), pelo fato de nessa forma de organizao do processo de ensino-aprendizagemtreinamento o jogo ser a ferramenta fundamental para a interveno pedaggica e de treinamento esportiva.

FREIRE, J. B.; SCAGLIA, A. J. Educao como Prtica Corporal. So Paulo: Scipione, 2003. GARGANTA, Jlio. Para uma Teoria dos Jogos Desportivos Coletivos. In. GRAA, A.; OLIVEIRA, J (Org.). O Ensino dos Jogos Desportivos. Centro de Estudos dos Jogos Desportivos. FCDEF-UP. Porto. Portugal, 1995. ______. O Ensino dos Jogos Desportivos Colectivos. Perspectivas e Tendncias. Revista Movimento, Porto Alegre, Ano 5, n.8, 1998. HUIZINGA, J. Homo Ludens: o jogo como elemento de cultura. So Paulo: Perspectiva, 1999. KISHIMOTO, T. M. O Jogo e a Educao Infantil. So Paulo: Pioneira, 1998. MORIN, E. A Inteligncia da Complexidade. 2 ed. So Paulo: Peirpolis, 2000. ______. O Mtodo 1: a natureza da natureza. Porto Alegre: Sulina, 2002. ______. O Mtodo 5: a humanidade da humanidade. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2005. MORIN, E.; MOIGNE, J. A Inteligncia da Complexidade. So Paulo: Peirpolis, 2000. PARLEBAS, P. Contribuition a un Lxique Continente em Science de Vaction Motrce. Paris: INSEP. Paris, 1981. REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J. A Gesto do Processo Organizacional do Jogo: uma proposta metodolgica para o ensino dos jogos coletivos. Revista Motriz, Rio Claro, v.13, n.1, p.51-63, jan./mar. 2007. REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J. Pedagogia do Esporte: jogos coletivos de invaso. So Paulo: Editora Phorte, 2009. SANTOS, L. Tendncias Evolutivas do Jogo de Andebol. 2004. 181 f. Tese (Doutorado) Universidade do Porto. Faculdade de Cincias do Desporto e Educao Fsica, Porto, 2004. SCAGLIA, A. J. O Futebol e os Jogos/brincadeiras de Bola com os Ps: todos semelhantes, todos diferentes. 2003. 164 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educao Fsica, Campinas, 2003. SCAGLIA, A. J. As Competncias Essenciais do Jogo de Futebol. 2008. Disponvel em http://www.cidadedofutebol.com.br/Cidade/Site/C

Referncias
BAYER, C. O Ensino dos Desportos Coletivos. Lisboa: Dinalivros, 1994. CAPRA, F. O Ponto de Mutao. 22 ed. So Paulo: Cultrix, 2001. DAOLIO, J. Jogos esportivos coletivos: dos princpios operacionais aos gestos tcnicos modelo pendular a partir das idias de Claude Bayer. Revista Brasileira de Cincia e Movimento, Braslia v.10, n.4, p.99-104, Outubro. 2002. DOTTAVIANO, I. M. L.; FILHO, E. B. Autoorganizao e criao. MultiCincia: revista interdisciplinar dos centros e ncleos da Unicamp, Vol. 03, outubro 2004. Disponvel em: http://www.multiciencia.unicamp.br/rede_2_3.htm Acesso em: 06 jan. 2009. FIEDLER-FERRARA, N. O pensar complexo: construo de um novo paradigma. Conferncia convidada apresentada no XV Simpsio Nacional de Ensino de Fsica. Curitiba: 2003. (publicada nos anais do evento). FREIRE, J. B. Investigaes Preliminares Sobre o Jogo. 2001. [s.n.] Tese (Livre Docncia) Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educao Fsica, Campinas, 2001. ______. O Jogo: entre o riso e o choro. So Paulo: Autores Associados, 2002.

Motriz, Rio Claro, v.15, n.2, p.236-246, abr./jun. 2009

245

L. Leonardo, A. J. Scaglia & R. S. Reverdito

olunista/MateriaColunista.aspx?IdColunista=951& IdArtigo=10562 Acesso em: 22 jan. 2009. TEODORESCU, L. Problemas de Teoria e Metodologia nos Jogos Desportivos. Lisboa: Livros Horizontes, 1984. VASCONCELLOS, M. J. E. Pensamento Sistmico: o novo paradigma da cincia. Campinas, SP: Papirus, 2002.

Endereo: Riller Silva Reverdito Instituto Adventista So Paulo/Faculdade Adventista de Educao Fsica Rua Pastor Hugo Gegembauer, 265 Pq. Ortolndia Hortolndia SP Brasil. 13184-010 Telefone: (19) 2119.0250 e 2118.8000 e-mail: riller.reverdito@unasp.edu.br riller_reverdito@hotmail.com

Recebido em: 27 de janeiro de 2009. Aceito em: 18 de maio de 2009.

Motriz. Revista de Educao Fsica. UNESP, Rio Claro, SP, Brasil - eISSN: 1980-6574 - est licenciada sob Licena Creative Commons

246

Motriz, Rio Claro, v.15, n.2, p.236-246, abr./jun. 2009

Anda mungkin juga menyukai