Anda di halaman 1dari 4

Decreto n 5903

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D...

Presidncia da Repblica
Subchefia para Assuntos Jurdicos
DECRETO N 5.903, DE 20 DE SETEMBRO DE 2006. Vigncia

Casa Civil

Regulamenta a Lei no 10.962, de 11 de outubro de 2004, e a Lei n 8.078, de 11 de setembro de 1990.


o

O PRESIDENTE DA REPBLICA, no uso da atribuio que lhe confere o art. 84, inciso IV, da Constituio, e tendo em vista o disposto na Lei no 8.078, de 11 de setembro de 1990, e na Lei no 10.962, de 11 de outubro de 2004, DECRETA: Art. 1 Este Decreto regulamenta a Lei n 10.962, de 11 de outubro de 2004, e dispe sobre as prticas infracionais que atentam contra o direito bsico do consumidor de obter informao adequada e clara sobre produtos e servios, previstas na Lei n 8.078, de 11 de setembro de 1990. Art. 2o Os preos de produtos e servios devero ser informados adequadamente, de modo a garantir ao consumidor a correo, clareza, preciso, ostensividade e legibilidade das informaes prestadas. 1 Para efeito do disposto no caput deste artigo, considera-se: I - correo, a informao verdadeira que no seja capaz de induzir o consumidor em erro; II - clareza, a informao que pode ser entendida de imediato e com facilidade pelo consumidor, sem abreviaturas que dificultem a sua compreenso, e sem a necessidade de qualquer interpretao ou clculo; III - preciso, a informao que seja exata, definida e que esteja fsica ou visualmente ligada ao produto a que se refere, sem nenhum embarao fsico ou visual interposto; IV - ostensividade, a informao que seja de fcil percepo, dispensando qualquer esforo na sua assimilao; e V - legibilidade, a informao que seja visvel e indelvel. Art. 3 O preo de produto ou servio dever ser informado discriminando-se o total vista. Pargrafo nico. No caso de outorga de crdito, como nas hipteses de financiamento ou parcelamento, devero ser tambm discriminados: I - o valor total a ser pago com financiamento; II - o nmero, periodicidade e valor das prestaes; III - os juros; e IV - os eventuais acrscimos e encargos que incidirem sobre o valor do financiamento ou parcelamento. Art. 4o Os preos dos produtos e servios expostos venda devem ficar sempre visveis aos consumidores enquanto o estabelecimento estiver aberto ao pblico. Pargrafo nico. A montagem, rearranjo ou limpeza, se em horrio de funcionamento, deve ser feito sem prejuzo das informaes relativas aos preos de produtos ou servios expostos venda.
o o o o o

AcroPDF - A Quality PDF Writer and PDF Converter to create PDF. To remove the line, buy a license.
1 de 4 6/11/2013 6:00 PM

Decreto n 5903

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D...

Art. 5 Na hiptese de afixao de preos de bens e servios para o consumidor, em vitrines e no comrcio em geral, de que trata o inciso I do art. 2 da Lei n 10.962, de 2004, a etiqueta ou similar afixada diretamente no produto exposto venda dever ter sua face principal voltada ao consumidor, a fim de garantir a pronta visualizao do preo, independentemente de solicitao do consumidor ou interveno do comerciante. Pargrafo nico. Entende-se como similar qualquer meio fsico que esteja unido ao produto e gere efeitos visuais equivalentes aos da etiqueta. Art. 6 Os preos de bens e servios para o consumidor nos estabelecimentos comerciais de que trata o inciso II do art. 2 da Lei n 10.962, de 2004, admitem as seguintes modalidades de afixao: I - direta ou impressa na prpria embalagem; II - de cdigo referencial; ou III - de cdigo de barras. 1
o o o o o

Na afixao direta ou impresso na prpria embalagem do produto, ser observado o disposto no art.

5 deste Decreto. 2 A utilizao da modalidade de afixao de cdigo referencial dever atender s seguintes exigncias: I - a relao dos cdigos e seus respectivos preos devem estar visualmente unidos e prximos dos produtos a que se referem, e imediatamente perceptvel ao consumidor, sem a necessidade de qualquer esforo ou deslocamento de sua parte; e II - o cdigo referencial deve estar fisicamente ligado ao produto, em contraste de cores e em tamanho suficientes que permitam a pronta identificao pelo consumidor. 3 Na modalidade de afixao de cdigo de barras, devero ser observados os seguintes requisitos: I - as informaes relativas ao preo vista, caractersticas e cdigo do produto devero estar a ele visualmente unidas, garantindo a pronta identificao pelo consumidor; II - a informao sobre as caractersticas do item deve compreender o nome, quantidade e demais elementos que o particularizem; e III - as informaes devero ser disponibilizadas em etiquetas com caracteres ostensivos e em cores de destaque em relao ao fundo. Art. 7 Na hiptese de utilizao do cdigo de barras para apreamento, os fornecedores devero disponibilizar, na rea de vendas, para consulta de preos pelo consumidor, equipamentos de leitura tica em perfeito estado de funcionamento. 1 Os leitores ticos devero ser indicados por cartazes suspensos que informem a sua localizao. 2 Os leitores ticos devero ser dispostos na rea de vendas, observada a distncia mxima de quinze metros entre qualquer produto e a leitora tica mais prxima. 3o Para efeito de fiscalizao, os fornecedores devero prestar as informaes necessrias aos agentes fiscais mediante disponibilizao de croqui da rea de vendas, com a identificao clara e precisa da localizao dos leitores ticos e a distncia que os separa, demonstrando graficamente o cumprimento da distncia mxima fixada neste artigo. Art. 8 A modalidade de relao de preos de produtos expostos e de servios oferecidos aos consumidores somente poder ser empregada quando for impossvel o uso das modalidades descritas nos arts. 5o e 6o deste Decreto. 1o A relao de preos de produtos ou servios expostos venda deve ter sua face principal voltada ao
o o o o o o

AcroPDF - A Quality PDF Writer and PDF Converter to create PDF. To remove the line, buy a license.
2 de 4 6/11/2013 6:00 PM

Decreto n 5903

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D...

consumidor, de forma a garantir a pronta visualizao do preo, independentemente de solicitao do consumidor ou interveno do comerciante. 2 A relao de preos dever ser tambm afixada, externamente, nas entradas de restaurantes, bares, casas noturnas e similares. Art. 9 Configuram infraes ao direito bsico do consumidor informao adequada e clara sobre os diferentes produtos e servios, sujeitando o infrator s penalidades previstas na Lei no 8.078, de 1990, as seguintes condutas: I - utilizar letras cujo tamanho no seja uniforme ou dificulte a percepo da informao, considerada a distncia normal de visualizao do consumidor; II - expor preos com as cores das letras e do fundo idntico ou semelhante; III - utilizar caracteres apagados, rasurados ou borrados; IV - informar preos apenas em parcelas, obrigando o consumidor ao clculo do total; V - informar preos em moeda estrangeira, desacompanhados de sua converso em moeda corrente nacional, em caracteres de igual ou superior destaque; VI - utilizar referncia que deixa dvida quanto identificao do item ao qual se refere; VII - atribuir preos distintos para o mesmo item; e VIII - expor informao redigida na vertical ou outro ngulo que dificulte a percepo. Art. 10. A aplicao do disposto neste Decreto dar-se- sem prejuzo de outras normas de controle includas na competncia de demais rgos e entidades federais.
Pargrafo nico. O disposto nos arts. 2 , 3 e 9 deste Decreto aplica-se s contrataes no comrcio eletrnico. (Includo pelo Decreto n 7.962, de 201'3)
o o o

Art. 11. Este Decreto entra em vigor noventa dias aps sua publicao. Braslia, 20 de setembro de 2006; 185o da Independncia e 118o da Repblica.
LUIZ INCIO LULA DA SILVA Marcio Thomaz Bastos Este texto no substitui o publicado no DOU de 21.9.2006.

AcroPDF - A Quality PDF Writer and PDF Converter to create PDF. To remove the line, buy a license.
3 de 4 6/11/2013 6:00 PM

Decreto n 5903

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D...

AcroPDF - A Quality PDF Writer and PDF Converter to create PDF. To remove the line, buy a license.
4 de 4 6/11/2013 6:00 PM

Anda mungkin juga menyukai