Anda di halaman 1dari 5

UniversidadedoValedoItaja CentrodeCinciasTecnolgicasdaTerraedoMar CinciadaComputao

Acadmico: MaurcioSonza

Disciplina:ModelagemdeIncerteza 4Perodo Professora:CirleiMarietadeSenaCorra Prova3(Parte2)

Itaja,12deDezembrode2013.

LgicaFuzzy 1.Definio A definio paraLgica Fuzzy expresa exatamenteosvalores com que lida. Permitindo representar graus de certeza, de associao ou valores de pertinncia, intermedirios entre os valores extremos de verdadeiro e falso do clculo proposicionalclssico.Ela surgedeidiadesemapearvariveisquenotmequivalnciamatemticadefinida. Na lgica fuzzy, uma varivel no tratadacomotendoapenas umestadoatual,massim nestados, cadaum com um grau de associao ou depertinncia.Emoutras palavras, istofaz com que sejamdefinidosconjuntos emque umdadovalorpodeserenquadradoe onmerodeconjuntosdizaprecisocomqueestselidandocomumavarivel. A Lgica Fuzzy tambm conhecida como tal quando utilizada em um contexto lgico, expressando a teoria dos conjuntos nebulosos, a sua ligao com a teoria das possibilidades e o tratamentotanto da imprecisoquanto da incerteza de um conjuntode informaesemumnicoambienteformal. 2.Quaisfatoresmotivaramoseudesenvolvimento?

AsprimeirasnoesdalgicadosconceitosvagosfoidesenvolvidaporJanLukasiewicz em 18781956,ele era um lgico polons,que em1920 introduziuconjuntos comgraus de pertinncia. No entanto se tornou conhecida por Lofti Asker Zadeh a partir de 1965, onde os elementos pertencem a certo conjunto com diferentes graus. Ele observou que recursos tecnolgicos, baseados na lgica, no eram suficientes para automatizar atividadesrelacionadasaproblemasdenaturezaindustrial,biolgicaouqumica.

Osfatoresquelevaramaoseudesenvolvimentoforam: Grandeaplicaoprtica Modelasistemascomplexos. Fcildemodelaremanter 3.Aplicaes. 1. Freios antitrava Controle dos freios em casos de perigo, baseadona velocidadeedaaceleraodocarroedaroda. 2. Motor de carro Controle dainjeo do combustvele da ignio, atravsdo

controle da quantidade de oxignio, resfriamento da gua, RPM, volume do combustvel,ngulodamanivela,rudo,pressodostubos. 3. Transmissodo Carro Muda de marcha de acordo com a aceleraodo

motor,estilodedirigir,econdiesdarua. 4. Mquina copiadora Ajusta a voltagem do tambor de acordo com a

densidadedaimagem,temperaturaeumidade. 5. Controle de navegao Baseado na velocidade e acelerao do carro

ajustadoocontroledavelocidade. 6. Lavador de pratos Ajusta o ciclo de lavagem, o enxgee estratgiasde

lavagem de acordo com os nmeros de pratos, e pelos tipos e quantidades de comidaincrustadasnospratos. Percebeseque existemvrias aplicaesdalgicafuzzyexecutam a funo decontrole, configurao, ajuste, e combinaes devariveis.Eosgrandesbenefciosdamaioriados produtos apresentados so daeconomia de energiaemelhorcontroleeconfiguraodos equipamentos. Esta tecnologiapode seraplicada emmuitasreasparaosmaisvariados propsitos.

4.Outrasinformaesquevocconsidererelevante. DesvantagensdaLgicaFuzzy impossveldescreverarealidadeemsuatotalidadeutilizandoapenasos extremos,apenasofalsoouoverdadeiro Amodelagemdeinfernciasdificultada Nalgicafuzzy,nohomeiotermo Noseaplicaaoperaescomconceitos subjetivos Logo,acabasendoimprecisa.

VantagensdaLgicaFuzzy AlgicaFuzzyestbaseadaempalavrasenoemnmeros,ouseja,os valoresverdadessoexpressoslingisticamente Melhortratamentodasimprecises Facilidadenaespecificaodasregrasdecontrole,emlinguagemprxima natural Ousodevariveislingsticasnosdeixamaispertodopensamento humano Simplificaaaquisiodabasedoconhecimento Requerpoucasregras,poucosvaloresepoucas decises.

Bibliografia OconceitoFuzzy Disponvelem<http://www.pucsp.br/~logica/Fuzzy.htm> Acessoem10deDezembrode2013. LgicaFuzzy Disponvelem <http://www.ft.unicamp.br/liag/wp/monografias/monografias/201 0_IA_FT_UNICAMP_logicaFuzzi.pdf> Acessoem10deDezembrode2013. LgicaFuzzyesuasaplicaes Disponvelem<http://www2.dc.uel.br/nourau/document/?view=601> Acessoem10deDezembrode2013. LgicaFuzzy Disponvelem <http://www.cos.ufrj.br/~mario/logica/logicaFuzzy.pdf> Acessoem10deDezembrode2013. FuzzyLogic(LgicaDifusa) Disponvelem <http://www.inf.ufrgs.br/~mrpritt/lib/exe/fetch.php?media=inf0550 8:tafuzzy.pdf> Acessoem10deDezembrode2013. LgicaFuzzy:Conceitoseaplicaes Disponvelem <http://aquilesburlamaqui.wdfiles.com/localfiles/logicaaplicada acomputacao/texto_fuzzy.pdff> Acessoem10deDezembrode2013.

Anda mungkin juga menyukai