Anda di halaman 1dari 13

SERVIO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIALSENAI-SC ELETROMECNICA

TRANSFORMADOR DE CORRENTE

SO MIGUEL DO OESTE - SC 2010

O trabalho visa mostrar, o princpio de funcionamento de um transformador de corrente um dispositivo que reproduz no seu circuito secundrio, a corrente que circula em um enrolamento primrio. Vamos ver tambm os tipos de enrolamentos que existem em TCs, a sua simbologia e tambm as suas classes de exatido. Iremos apresentar tambm o porque o secundrio do trans ormador de corrente no pode icar aberto.

INTRODUO

TRANSFORMADORES DE CORRENTE

Os transformadores de corrente so equipamentos que permitem aos instrumentos de medio e proteo funcionarem adequadamente sem que seja necessrio possurem correntes nominais de acordo com a corrente de carga do circuito ao qual so ligados. Na sua forma mais simples, eles possuem um primrio, geralmente poucas espiras, e um secundrio, no qual a corrente nominal transformada , na maioria dos casos, igual a !. "essa forma, os instrumentos de medio e proteo so dimensionados em tamanhos redu#idos com as bobinas de corrente constitudas com fios de pouca quantidade de cobre. Os transformadores de corrente so utili#ados para suprir aparelhos que apresentam bai$a resist%ncia eltrica, tais como ampermetros, rels de induo, bobinas de corrente de rels diferenciais, medidores de energia, de pot%ncia etc. Os &'(s transformam, atravs do fen)meno de converso eletromagntica, correntes elevadas, que circulam no seu primrio, em pequenas correntes secundrias, segundo uma relao de transformao. ! corrente primria a ser medida, circulando nos enrolamentos primrios, cria um flu$o magntico alternado que fa# indu#ir as foras eletromotri#es *p e *s , respectivamente, nos enrolamentos primrio e secundrio. "essa forma, se nos terminais primrios de um &', cuja relao de transformao nominal de +,, circular uma corrente de -,, !, obtm.se no secundrio a corrente de ! , ou seja / -,,0+, 1 !.

CARACTERSTICAS CONSTRUTIVAS
Os transformadores de corrente podem ser construdos de diferentes formas e para diferentes usos, ou seja/

TC tipo Barra

2 aquele cujo enrolamento primrio constitudo por uma barra fi$ada atravs do n3cleo do transformador, conforme mostrado abai$o.

2 aquele cujo enrolamento primrio constitudo de uma ou mais espiras envolvendo o n3cleo do transformador, conforme ilustrado abai$o.

TC tipo enrolado

2 aquele que no possui um primrio fi$o no transformador e constitudo de uma abertura atravs do n3cleo, por onde passa o condutor que forma o circuito primrio, conforme abai$o.

TC tipo janela

2 aquele cujas caractersticas so semelhantes ao &' do tipo barra, porm sua instalao feita a bucha dos equipamentos 4transformadores, disjuntores, etc.5, que funcionam como enrolamento primrio, de acordo como mostrado abai$o.

TC tipo buc a

TC de n!cleo di"idido
2 aquele cujas caractersticas so semelhantes 6s do tipo janela, em que o n3cleo pode ser separado para permitir envolver o condutor que funciona como enrolamento primrio, conforme mostrado abai$o.

TC co# "$rio% enrola#ento% pri#$rio%


2 aquele constitudo de vrios enrolamentos primrios montados isoladamente e apenas um enrolamento secundrio, conforme abai$o.

2 aquele constitudo de dois ou mais enrolamentos secundrios montados isoladamente, sendo que cada um possui individualmente o seu n3cleo, formado, juntamente com o enrolamento primrio, um s7 conjunto, conforme se na figura abai$o. Neste tipo de transformador de corrente, a seo do condutor primrio deve ser dimensionada tendo em vista a maior das rela8es de transformao dos n3cleos considerados.

TC co# "$rio% n!cleo% %ecund$rio%

TC co# "$rio% enrola#ento% %ecund$rio%


2 aquele constitudo de um 3nico n3cleo envolvido pelo enrolamento primrio e vrios enrolamentos secundrios, conforme se mostra na figura abai$o, e que podem ser ligados em srie ou paralelo.

TC tipo deri"a&'o no %ecund$rio


2 aquele constitudo de um 3nico n3cleo envolvido pelos enrolamentos primrio e secundrio, sendo este provido de uma ou mais deriva8es. *ntretanto o primrio pode ser constitudo de um ou mais enrolamentos, conforme se mostra na figura a seguir. 'omo os amperes. espiras variam em cada relao de transformao considerada, somente garantida a classe de e$atido do equipamento para a derivao que estiver o maior n3mero de espiras. ! verso deste tipo de &' dada na figura abai$o.

Os transformadores de corrente de bai$a tenso normalmente t%m o n3cleo fabricado em ferro.silcio de gros orientados e est, juntamente com os enrolamentos primrio e secundrio, encapsulado em resina ep7$i, submetida a polimeri#ao, o que lhe proporciona endurecimento permanente, formando um sistema inteiramente compacto e dando ao equipamento caractersticas eltricas e mec9nicas de grande desempenho, ou seja/ o :ncombustibilidade do isolamento; o *levada capacidade de sobrecarga, dada a e$cepcional qualidade de condutividade trmica da resina ep7$i; o *levada resist%ncia din9mica 6s correntes de curto.circuito; o *levada rigide# dieltrica. < os transformadores de corrente de mdia tenso, semelhantemente aos de bai$a tenso, so normalmente construdos em resina ep7$i, quando destinados 6s instala8es abrigadas, conforme as =iguras a seguir.

&ambm so encontrados transformadores de corrente para uso interno, construdos em tanque metlico cheio de 7leo mineral e provido de buchas de porcelana vitrificada comum aos terminais de entrada e sada da corrente primria. Os transformadores de corrente fabricados em ep7$i so normalmente descartados depois de um defeito interno. No possvel a sua recuperao. Os transformadores de corrente de alta tenso para uso ao tempo so dotados bucha de porcelana vitrificada com saias, comum aos terminais de entrada da corrente primria. Os transformadores de corrente destinados a sistemas iguais ou superiores a >? @A t%m os seus primrios envolvidos por uma blindagem eletrosttica, cuja finalidade uniformi#ar o campo eltrico.

Si#bolo(ia e Con"en&)e%

Bimbologia de dois transformadores de corrente ! simbologia padro dos transformadores de corrente 4&'s5 mostra os terminais primrios de alta tenso C- e C+ e os terminais secundrios D- e D+. O ponto, para transformadores com polaridade aditiva, indica onde entra a corrente no primrio e onde sai a corrente no secundrio 4defasamento de -E,F5. Godelos industriais de &'s t%m os terminais de alta tenso marcados como H- e H+ 4Hrimrio - e Hrimrio +5, sendo que em muitos casos pode haver diferentes liga8es do circuito primrio que permitam alterar a relao de transformao. Os terminais secundrios so marcados como -s-, -s+, +s+... 4n3mero, algarismo, n3mero5, indicando respectivamente o n3mero do enrolamento, o smbolo de terminal secundrio 4s5 e o n3mero da derivao do terminal secundrio.

CORRENTES NOMINAIS
!s correntes nominais primrias devem ser compatveis com a corrente de carga do circuito primrio. !s correntes nominais primrias e as rela8es de transformao nominais esto discriminadas nas tabelas abai$o, para rela8es nominais simples e duplas, utili#adas para ligao srie0paralelo no enrolamento primrio.
CORRENTE PRIMRIA CORRENTE SECUNDRIA RELAO NOMINAL CORRENTE PRIMRIA PADRONIZADA "#$"# "%$"# "'$"# "&$"# "!$"# "($"# ")$"# #"$"# ! x #" #" x %" #! x '" %" x &" %! x !" '" x (" &" x )" !" x #"" # x %$# % x &$# ' x ($# & x )$# ! x #"$# ( x #%$# ) x #($# #" x %"$# RELAO NOMINAL

PADRONIZADA PADRONIZADA ! #" #! %" %! '" &" !"

(" *! #"" #%! #!" %"" %!" '"" &"" !"" ("" )"" #""" #%"" #!"" %""" %!"" '""" &""" !""" (""" )"""

#%$"# #!$"# %"$"# %!$"#$"" '"$"#$"" &"$"#$"" !"$"#$"" ("$"#$"" )"$"#$"" #""$"#$"" #%"$"#$"" #("$"#$"" %""$"#$"" %&"$"#$"" '""$"#$"" &""$"#$"" !""$"#$"" (""$"#$"" )""$"#$"" #"""$"#$"" #%""$"#$"" #(""$"#$""

(" x #%" *! x #!" #"" x %"" #!" x '"" %"" x &"" '"" x ("" &"" x )"" ("" x #%"" )"" x #("" #""" x %""" #%"" x %&"" #!"" x '""" %""" x &""" %!"" x !""" '""" x (""" &""" x )""" !""" x #"""" (""" x #%""" *""" x #&""" )""" x #(""" +""" x #)""" #"""" x %""""

#% x %&$# #! x '"$# %" x &"$# '" x ("$# &" x )"$# (" x #%"$# )" x #("$# #%" x %&"$# #(" x '%"$# %"" x &""$# %&" x &)"$# '"" x (""$# &"" x )""$# !"" x #"""$# ("" x #%""$# )"" x #(""$# #""" x %"""$# #%"" x %&""$# #&"" x %)""$# #("" x '%""$# #)"" x '(""$# %""" x &"""$#

!s correntes nominais secundrias so adotadas geralmente iguais a !. *m alguns casos especiais, quando os aparelhos, normalmente rels de so instalados distantes dos transformadores de corrente, pode.se adotar a corrente secundria de - !, a fim de redu#ir a queda de tenso nos fios de interligao. NIJ >E >0E- adota as seguintes simbologias para definir as rela8es de correntes. Binal de dois pontos 4/5 deve ser usado para e$primir rela8es n como, por e$emplo/ K,,/-; O hfen 4.5 deve ser usado para separar correntes nominais de enrolamento diferentes, como, por e$emplo/ K,,. !, K,,.K,,. ! 4dois enrolam primrios5, K,,. . 4dois enrolamentos secundrios5; O sinal 4$5 deve ser usado para separar correntes primrias nominais, ainda rela8es nominais duplas, como, por e$emplo, K,, $ >,L ! 4correntes primrias nominais5 cujos enrolamentos podem ser ligados em srie paralelos, segundo podemos ver nos &'Ms j vistos; ! barra 405 deve ser usada para separar correntes primrias nominais ou rela8es nominais obtidas por meio de deriva8es, efetuadas tanto nos enrolamentos primrios como nos secundrios, como, por e$emplo. K,,0N,,. !, ou K,,. 0 !, como visto na =igura do &' de vrias deriva8es secundrias.

C*ASSIFICA+,O

Os transformadores de corrente devem ser fabricados de acordo com a destinao no circuito no qual estaro operando os transformadores de corrente para medio e para proteo.

TRANSFORMADORES DE CORRENTE -ARA SERVI+O DE MEDI+,O


Os &'(s empregados na medio de corrente ou energia so equipamentos capa#es de transformar as correntes de carga na relao, em geral, de :p0 !, propiciando o registro dos valores pelos instrumentos medidores sem que estes estejam ligao direta com o circuito primrio da instalao. *ventualmente, so construdos transformadores de corrente com vrios n3cleos, uns destinados 6 medio de energia e outros, pr7prios para o servio de proteo. Horm, as concessionrias, geralmente, especificam em suas normas unidades separadas para a sua medio de faturamento, devendo o projetista da ao, reservar uma unidade independente para a proteo, quando for o caso.

TRANSFORMADORES DE CORRENTE DESTINADOS A -ROTE+,O


Os transformadores de corrente destinados 6 proteo de sistemas eltricos so equipamentos capa#es de transformar elevadas correntes de sobrecarga ou de curto.circuito em pequenas correntes, propiciando a operao dos rels sem que estes estejam em ligao direta com o circuito primrio da instalao, oferecendo garantia de segurana aos operadores, facilitando a manuteno dos seus componentes e, por fim, tornando.se uni aparelho e$tremamente econ)mico, j que envolve redu#ido emprego de matrias.primas. !o contrrio dos transformadores de corrente para medio, os &'(s para servio de proteo no devem saturar para correntes de elevado valor, tais como as que se desenvolvem durante a ocorr%ncia de um defeito no sistema. 'aso contrario, os sinais de corrente recebidos pelos rels estariam mascarados, permitindo, desta forma, uma operao inconseqOente do sistema eltrico. !ssim, os transformadores de corrente para servio de proteo apresentam um nvel de saturao elevado, igual a +, ve#es a corrente nominal, conforme se pode mostrar na curva da =igura abai$o, como e$emplo genrico.

Hode.se perfeitamente concluir que jamais se devem utili#ar transformadores de proteo em servio de medio e vice.versa. !lm disso, deve.se levar em conta a classe de e$atido em que esto enquadrados os &'(s para servio de proteo que, segundo a NIJ >E >0E-, podem ser de ou -,. !inda segundo a NIJ >E >, o erro de relao do &' deve ser limitado ao de corrente secundria desde - a +, ve#es a corrente nominal e a qualquer igual ou inferior 6 nominal. "eve.se alertar para o fato de que os transformadores de corrente com mais derivao no enrolamento secundrio t%m a sua classe de e$atido relacionado com a sua operao na posio que leva o maior n3mero de espiras. !lm da classe de e$atido, os transformadores de corrente para servio proteo so caracteri#ados pela sua classe, relativamente 6 imped9ncia do seu lamento secundrio, ou seja/ 'lasse I so aqueles cujo enrolamento secundrio apresenta reat9ncia que ser despre#ada. Nesta classe, esto enquadrados os &'(s com n3cleo toroidal ou simplesmente &'(s de bucha; 'lasse ! so aqueles cujo enrolamento secundrio apresenta uma reat9ncia que pode ser despre#ada. Nesta classe, esto enquadrados todos os &'(s que NPO se enquadram na classe I.

C*ASSE DE E.ATID,O
! classe de e$atido e$prime nominalmente o erro esperado do transformador de corrente levando em conta o erro de relao de transformao e o erro de defasamento entre a corrente primria e secundria. 'onsidera.se que um &' para servio de medio esta dentro de sua classe de e$atido nominal, quando os pontos determinados pelos fatores de correo de relao percentual 4='Jp5 e pelos 9ngulos de fase Q estiverem dentro do paralelogramo de e$atido. "e acordo com os instrumentos a serem ligados aos terminais secundrios do &', devem ser as seguintes as classes de e$atido destes equipamentos/ Hara aferio e calibrao dos instrumentos de medida de laborat7rio/ /012 !limentao de medidores de demanda e consumo ativo e reativo para fins de faturamento/ /032 !limentao de medidores para fins de acompanhamento de custos industriais/ /042 !limentao de ampermetros indicadores, registradores grficos, reles de imped9ncia, rels diferenciais, reles de dist9ncia, reles direcionais/ 1052 !limentao de reles de ao direta, por e$emplo, aplicados em disjuntores primrios de subesta8es de consumidor/ 30/ ! classe de preciso K,, no tem limitao de erro de 9ngulo de fase e o seu fator de correo de relao percentual 4='Jp5 deve situar.se entre -,K e ?RS para que possa ser considerado dentro de sua. 'lasse de e$atido. 'omo o erro de um transformador de corrente depende da corrente primria para ser determinada a sua classe de e$atido, a NIJ >E >0Eespecifica que sejam reali#ados dois ensaios que correspondem, respectivamente, aos valores de -,S e -,,S da corrente nominal primria.

Obs./ sendo que o paralelogramo interno 4menor5 refere.se a -,,S da corrente nominal, e o paralelogramo e$terno 4maior5 refere.se a -,S da corrente nominal. No caso de &' com fator trmico nominal superior a -,,, o paralelogramo interno 4menor5 refere.se tambm a -,,S da corrente nominal multiplicada pelo fator trmico nominal. O paralelogramo e$terno sempre o dobro dos lados do paralelogramo interno.

O %ecund$rio de u# TC nunca de"e 6icar aberto


Tuando o primrio de um &' esta alimentado, o seu secundrio nunca deve ficar aberto. No caso de se necessitar retirar o instrumento do secundrio do &', este enrolamento deve ser curto.circuitado atravs de um fio condutor de bai$a imped9ncia, um fio de cobre por e$emplo. Aejamos as ra#8es desta precauo/ como j foi dito, a corrente : - fi$ada pela carga ligada ao circuito e$terno; se : + 1 ,, isto , secundrio aberto, no haver o efeito desmagneti#ante desta corrente e a corrente de e$citao : , passar a ser a pr7pria corrente :-, originando em conseqO%ncia um flu$o muito elevado no n3cleo. 'onseqO%ncia dessa precauo/ !quecimento e$cessivo causando a destruio do isolamento, podendo provocar contato do circuito primrio com o secundrio e com a terra.

Uma f.e.m. indu#ida *+ de valor elevado, com iminente perigo para o operador. Gesmo que o &' no se danifique, a este flu$o elevado correspondera uma magneti#ao forte no n3cleo, o que alterar as suas caractersticas de funcionamento e preciso. Hor isso nunca se usa fusvel no secundrio dos &'s.

TC e# alta ten%'o

*$emplo de aplicao de &'Vs em proteo de transformadores

'onclui que, um transformador de corrente ou simplesmente &' um dispositivo que reprodu# no seu circuito secundrio, a corrente que circula em um enrolamento primrio com sua posio vetorial substancialmente mantida, em uma proporo definida, conhecida e adequada. Os transformadores de corrente, tambm chamados de transformadores de instrumentos, utili#ados em aplica8es de alta tenso 4situa8es essas onde circulam, freqOentemente, altas correntes5, fornecem correntes suficientemente redu#idas e isoladas do circuito primrio de forma a possibilitar o seu uso por equipamentos de medio, controle e proteo.

CONCLUSO

Anda mungkin juga menyukai