Anda di halaman 1dari 1

A polmica do sistema de cotas

Jos Renato Salatiel Professor Universitrio. O Supremo Tribunal Federal (STF) de idiu! em "# de abril! $ue o sistema de otas ra iais em universidades n%o ontraria a &onstitui'%o brasileira. O resultado do (ul)amento san iona a prti a! adotada por institui'*es p+bli as de ensino superior! de manter reservas de va)as para estudantes ne)ros! pardos e ,ndios. Direto ao ponto: Ficha-resumo O ob(etivo das otas orri)ir in(usti'as -ist.ri as provo adas pela es ravid%o na so iedade brasileira. Um dos efeitos desse passado es ravo rata o fato de ne)ros e ,ndios terem menos oportunidades de a esso / edu a'%o superior e! onse$uentemente! ao mer ado de trabal-o. 0rasileiros bran os t1m! em mdia! dois anos a mais de es olaridade do $ue ne)ros e pardos! de a ordo om dados de "223 do 4nstituto 0rasileiro de 5eo)rafia e 6stat,sti a (4056). Foi esse ar)umento de $ue o sistema de otas uma forma de ombater a -eran'a es rava)ista do s ulo 78 $ue prevale eu entre os ministros do Supremo! u(a de is%o foi un9nime. 6les (ul)aram uma a'%o proposta pelo :6; ontra o sistema de otas na Un0 (Universidade de 0ras,lia)! adotado em "22<. = institui'%o reserva "2> das va)as para andidatos $ue se de larem ne)ros ou pardos. O partido sustentou $ue a medida viola o prin ,pio onstitu ional de i)ualdade e dis riminat.ria. =s otas ra iais fa?em parte de um modelo de a'%o afirmativa riado nos anos 78#2! nos 6stados Unidos. = proposta era de ameni?ar o impa to da desi)ualdade so ial e e on@mi a entre ne)ros e bran os. Ao(e! apesar da reserva de va)as ser onsiderada ile)al nos 6stados Unidos! as universidades ameri anas usam as a'*es afirmativas para sele ionar alunos ne)ros e -isp9ni os om poten ial. Bo 0rasil! o sistema de otas ra iais n%o benefi ia apenas ne)ros! mas pardos e ,ndios. A ainda as -amadas otas so iais! para alunos vindos de es olas p+bli as e defi ientes f,si os! e otas mistas! para estudantes ne)ros $ue estudaram na rede p+bli a de ensino! por eCemplo. Para on orreram a essas va)as! os andidatos devem assinar um termo autode larando a ra'a e! em al)umas institui'*es! passar por entrevistas. O problema $ue! em uma so iedade mesti'a omo a brasileira! - o ris o de distor'*es no pro esso de sele'%o. O aso mais on-e ido o orreu em "22D. :ois irm%os )1meos univitelinos (id1nti os)! fil-os de pai ne)ro e m%e bran a! ins reveramEse omo andidatos no sistema de otas da Un0. =p.s uma entrevista! somente um deles foi onsiderado ne)ro e onse)uiu a va)a. Aouve reper uss%o na imprensa e a press%o fe? a universidade rever a de is%o.

Preconceito O epis.dio se tornou emblemti o para a$ueles $ue s%o ontrrios / ado'%o do sistema de otas ra iais. Justamente por ser uma so iedade mesti'a! diferente da norteEameri ana! n%o -averia omo apli ar o mesmo tipo de a'%o afirmativa no 0rasil. O sistema de ota! di?em! poderia at ter um efeito ontrrio! estimulando a se)re)a'%o ra ial em um pa,s onde! a despeito do pre on eito! ela n%o eCiste. Se)undo dados do 4056! em "223 apenas #!7> da popula'%o se autode laravam ne)ros! e <F!7> se definiam omo pardos. &otas para ne)ros! dessa forma! dis riminariam a$ueles $ue se definem omo pardos. &r,ti os da proposta ar)umentam ainda $ue! tambm diferente dos 6stados Unidos! os ne)ros nun a foram impedidos de fre$uentar universidades brasileiras por uma $uest%o ra ial! mas por motivos so ioe on@mi os. Por esta ra?%o! as otas deveriam privile)iar alunos pobres! se(am eles bran os! pardos ou ne)ros. O ritrio de diferen ia'%o seria a renda! n%o a ra'a. Bo atual onteCto! al)uns andidatos optam pelo sistema de otas n%o para ontornar a se)re)a'%o ra ial! mas apenas para bus ar um a esso mais f il ao ensino superior. &om isso! seria transferido para o ensino superior um problema de ompet1n ia es olar $ue o )overno deveria resolver na edu a'%o bsi a e profissionali?ante! em es olas p+bli as. Universidades :e $ual$uer forma! a de is%o do STF deve eCer er press%o sobre universidades para $ue empre)uem o sistema de otas ra iais. = OB5 6du afro estima em mais de 732 o n+mero de institui'*es p+bli as de ensino superior $ue utili?am esse tipo de reserva de va)as. Se)undo a entidade! S%o Paulo o 6stado om maior n+mero de institui'*es om otas (FD)! a maioria em Fa uldades de Te nolo)ia (Fate s)! do )overno estadual. Bo 0rasil! de um total de F8 universidades federais! G# possuem al)uma forma de a'%o afirmativa e! em "F delas! reservas para ne)ros! pardos e ,ndios (<"!G> do total). = primeira universidade a adotar as otas foi a Universidade do 6stado do Rio de Janeiro (Uer()! em "22"! por onta de uma lei estadual. Uma pes$uisa do 4056 apontou $ue! entre 7883 e "223! o n+mero de ne)ros e pardos no ensino superior aumentou! mas $ue ainda metade do n+mero entre bran os. = por enta)em de (ovens bran os om mais de 7# anos $ue -aviam fre$uentado universidades em "223 era de #2!G> do total! en$uanto o de ne)ros e pardos era de "3!D>. 6m 788D! a diferen'a era de GG> para D!7>! respe tivamente. O ensino superior um retrato de desi)ualdades so iais e ra iais. O modo omo a so iedade e o )overno devem tratar a $uest%o! se(a omo sistema de otas ra iais ou outra proposta! ainda n%o onsenso no pa,s.
Selecionado por: Jean Carlos Dantas Formiga Filsofo com Habilitao em Sociologia e Psicologia Geral. Especialista em Filosofia Clnica - nstit!to Pac"ter - #S. Especialista em Gesto Escolar - Falc - SP.

Anda mungkin juga menyukai