Anda di halaman 1dari 2

PRTICA: CAPACIDADE DE CAMPO INTRODUO A quantidade de gua presente no solo depende da textura e da estrutura deste.

A textura se refere distribuio relativa das partculas minerais em diversos tamanhos, tais como argila, silte, areia fina, areia grossa, etc. A estrutura do solo definida pela organizao dessas partculas entre si, influenciando muito o tamanho e o volume total de poros existentes no solo. As partculas minerais com dimenses coloidais possuem elevada capacidade de reterem gua, tanto por adsoro s suas superfcies carregadas eletricamente quanto por capilaridade. Assim, quanto maior a proporo de partculas minerais no solo por volume ocupado pelo mesmo, maior sua capacidade de reter gua. A gua capilar se refere ao contedo de gua retida nos macroporos e microporos do solo. Na faixa das baixas tenses, a reteno depende principalmente do efeito de capilaridade, que muito influenciada pela estrutura do solo. Na faixa de altas tenses (w muito reduzido) a gua retida, sobretudo, por fenmenos de adsoro, influenciada pela textura e superfcie especfica do solo. Dentro da faixa de reteno de gua no solo, h dois extremos fisiolgicos importantes: a capacidade de campo (quando o potencial hdrico do solo elevado, situando-se prximo a valores de -0,02 MPa) e o ponto de murcha permanente, que para a maioria das plantas mesofticas, incluindo as cultivadas, situa-se em torno de -1,5 MPa. O solo que contm gua acima da capacidade de campo ( > -0,02 MPa) encontra-se saturado e o excesso de gua percola pela fora da gravidade at os lenis freticos, at que os extratos de solo atinjam sua capacidade de campo (CC). Embora impreciso o termo, entende-se por capacidade de campo (CC) como o teor mximo de gua que o solo pode reter contra a fora da gravidade. Entretanto, uma maior capacidade de reteno de gua no significa maior disponibilidade dessa substncia para as plantas. A quantidade de gua disponvel para as plantas definida pela diferena entre o teor de umidade (%) na capacidade de campo e o teor de umidade no ponto de murcha permanente (PMP). O ponto de murcha permanente se refere ao teor de gua de um solo no qual as folhas de uma planta que nele cresce atingem, pela primeira vez, um murchamento irrecupervel. No PMP, a planta no recupera sua turgidez nem em atmosfera saturada com vapor de gua. Portanto, a quantidade de gua disponvel no solo para uma planta refere-se diferena entre os volumes de gua disponvel no solo na sua CC e no PMP. Para algumas xerfitas, valores de at -8 MPa no PMP j foram encontrados, o que significa que estas plantas conseguem extrair gua de solos extremamente secos. OBJETIVO Comparar o teor de umidade de solos argilosos e arenosos em sua capacidade de campo PROCEDIMENTOS Utilizando uma proveta, medir 100 mL de um solo argiloso e 100 mL de um solo arenoso previamente secos em estufa 105 C por 24 hs. Colocar as amostras de solo em um funil de vidro com papel-filtro sobre uma proveta de vidro de 250 ml graduada.

Adicionar, lentamente, gua destilada ao solo argiloso, tomando o cuidado para que a gua no escorra pelas laterais do funil, at o momento em que o solo esteja completamente saturado e a gua no mais seja retida pelo solo, percolando para proveta. Anotar a quantidade de gua utilizada. Repita o mesmo procedimento para o solo arenoso. Calcular a CC para os dois tipos de solo usando a seguinte relao: CC = quantidade de gua (g) necessria para saturar o solo/100 mL de solo Medir 15 g de cada tipo de solo em sua capacidade de campo em cadinhos de alumnio, o que corresponder sua massa mida (Mu). Levar os cadinhos estufa a 105 C por 24 hs para determinao da massa seca (Ms). Determinar o teor de umidade (%) dos dois tipos de solo pela razo: Umidade (%) = (Mu-Ms/Mu)*100

QUESTES 1. Defina o que vem a ser estrutura e textura de um solo. 2. Como os solos se classificam pela sua textura? 3. O que so macroporos e microporos? De que forma eles influenciam na capacidade de reteno de gua pelo solo? 4. Quais so os componentes do potencial hdrico do solo e em que situaes eles se tornam relevantes (ou irrelevantes)? 5. O que percolao? 6. Qual a importncia agronmica de se conhecer o teor de umidade de um determinado tipo de solo em sua capacidade de campo? 7. O que o ponto de murcha permanente? Qual a sua importncia fisiolgica? Quais so os fatores que influenciam seu valor? 8. O que significa o termo gua disponvel para a planta?

Anda mungkin juga menyukai