Anda di halaman 1dari 114

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Jorge Adoum

DO SEXO DIVINDADE
As Religies e seus Mistrios

JORGE ADOUM

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

SUMRIO I II III IV V VI VII VIII IX X XI XII XIII XIV XV XVI XVII XVIII Introduo Rumo aos mistrios A religio flica A religio mitraica A religio de Osris A religio dos druidas e seus mistrios Religies antigas em moldes modernos Rasgando vus A Maonaria Religio, Cincia e Filosofia A religio vdica A religio bramnica A religio budista A doutrina bblica A religio e o Cristo Mstico O Cristo Mstico O credo Meu credo O grande mistrio

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

INTRODUO

1 A palavra homem no significa o ser organizado que se encontra na terra. Homem todo ser formado de uma parte do Esprito e de uma parte da Matria de que est composta a esfera que ele habita e que capaz de manifestar por atos morais a parte do Esprito que est nele.

2 A finalidade do Universo o progresso. Logo, a finalidade de cada homem, que parte do Universo, no pode ser outra seno uma parte do progresso.

3 Os planetas e as esferas no so, em si mesmos, suscetveis ao progresso. Somente suscetvel ao progresso o ser moral formado de uma parte do Esprito e de outra parte da Matria de que est formada aquela esfera.

4 O ser moral metade Esprito e metade Matria o Homem.

5 O Esprito e a Matria contm em si mesmos, desde o comeo, o germe dos feitos materiais e morais que foram, so e sero no futuro.

6 A manifestao ou transformao tira a conseqncia necessria de um princpio existente em estado latente no fato anterior. Desde a ao do Esprito sobre a Matria, nada foi produzido que no fosse em estado latente no princpio.

7 O homem a miniatura do Universo, por isso lhe chamam Microcosmos, porque contm todas as qualidades que foram dadas a todos os seres nascidos antes dele.

8 Tudo quanto foi feito antes do aparecimento do homem foi feito para o homem. Logo, possuindo a quinta-essncia de todas as qualidades dadas a todos os seres anteriores a ele, o homem ser o rei da criao ou um Universo em miniatura. No entanto, se o

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

homem no a ltima palavra da perfeio no caminho do progresso, sem dvida o mais perfeito no estado atual.

9 Todos os seres anteriores ao homem lhe serviram de duas maneiras: uns foram organizados cada vez melhor para lhe darem cada e outros para lhe serem teis e servi-lo em suas necessidades.

10 O homem recorreu aos animais, aos vegetais, aos minerais, aos gases etc. para ter vida por meio dos alimentos, da roupa, da respirao, do abrigo etc. A terra o carrega, a gua lhe mata a sede, o ar move a sua respirao, o calor o abriga e o Sol lhe conserva a vida, porque o Sol a alma da Terra e de todos os planetas. Portanto, o homem no poderia viver se no tivesse em si tudo isso. Logo, o homem um resumo de tudo quanto est no Universo at a sua apario nele.

11 Por conseguinte, o homem o mais poderoso agente do progresso e o nico ser capaz da perfeio moral; porque o progresso moral coroa o progresso material, como o homem coroa a escala genealgica dos seres organizados.

12 O Esprito, ao agir sobre a Matria, incorporado nela. Antes da organizao do homem, o Esprito existia na Matria em estado latente. Isso quer dizer que no tinha poder para a manifestao moral ou livre.

13 Durante a poca cosmognica, a Matria impedia a manifestao livre do Esprito. Isso est representado pela estrela microcsmica invertida, com a ponta para baixo. Quando chegou a estabelecer-se o equilbrio entre o Esprito e a Matria devido transformao contnua ento se manifestou a conseqncia de um progresso material e vice-versa, isto , todo progresso material exige progresso moral.

14 A organizao universal completa: onde existe necessidade encontra-se o que a ela possa satisfazer. Perto da dor est o remdio; prximo da fome, o alimento; perto da ferida, o blsamo. Esta ordem que combina e supre se chama com razo Providncia.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

15 A Providncia a harmonia entre o Esprito e a Matria.

16 A Providncia interna no nos deixa caminhar s cegas na senda do progresso, nem tem o poder de nos deter a marcha rumo perfeio.

17 A perfeio indefinida porque o resultado do progresso infinito e, como tal, nunca pode ser alcanada. Certamente existe uma perfeio parcial, qual se pode aspirar: a perfeio relativa que consiste em satisfazer a todas as necessidades de uma poca com todos os elementos postos sua disposio e alcanar o ideal de bem-estar mais possivelmente desejado.

18 Para a alma humana, tudo quanto seja razovel realizvel; porque a razo no pode desejar mais do que seja possvel. Nada impossvel se os meios de execuo se encontram preparados para a obra.

19 A alma concebe o progresso, e o corpo, que o auxiliar da alma, tem de caminhar rumo a ele. Logo, para manifestar o progresso desejado pelo esprito, o corpo tem de empregar todos os meios de que dispe e fazer trabalhar cada rgo ou a matria no sentido do seu destino e da sua orientao. por esse motivo que chamam corporaes s sociedades, porque cada elemento tem de trabalhar numa coisa segundo a sua aplicao e o seu lugar.

20 O homem o nico ser, metade Esprito, metade Matria, que pode e deve descobrir e fazer conquistas no terreno da cincia, da arte; porm, descobrir no criar.

21 A diferena entre o homem e o animal como a diferena entre o progresso e a conservao, ou entre a conscincia e o instinto.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

22 O meio de conservao que foi dado ao animal e ao vegetal o instinto, sem o qual seria intil o dom da existncia, porque nem o animal nem o vegetal teriam tido qualquer meio de conservao.

23 O instinto o meio de conservao de todo ser animado forosamente tem de ser fatal, irreflexivo e instintivo. Assim, a abelha constri o seu reino sem conscincia: ela age sob a presso da necessidade da sua natureza, qual deve obedecer; seus hbitos so, desde os tempos mais remotos, uniformes, segundo a necessidade que lhe foi imposta.

24 Do instinto irreflexivo no poder haver progresso. Se o instinto pudesse refletir, ento poderia comparar; se pudesse comparar, poderia melhorar, se pudesse melhorar, poderia progredir; e, se pudesse progredir, deixaria de conservar, porque no seria instinto e se converteria em Esprito.

25 Se o instinto (hoje chamado subconsciente) chegar a desaparecer da Natureza, esta deixar de existir, porque, logo depois de cumprido um progresso, no haveria outra fora de resistncia capaz de conservar o primeiro progresso para fazer dele a base de um segundo. Tudo cair novamente no Caos. O instinto uma fora de inrcia que modera o salto muito impetuoso do progresso. Por isso se diz: A Natureza no d saltos.

26 Se o instinto no existisse como condio de conservao, no existiria a conscincia como condio de progresso; da mesma forma, no teria razo de existir o corpo humano que vive materialmente pelo instinto e no poderia conservar a sua vida animal, que indispensvel vida moral da alma. E assim a matria se desagrega; todas as esferas voltam a ser tomos; as almas voltam ao estado de puro Esprito e a lei do progresso se detm. O Esprito teria de recomear o trabalho da organizao universal, agindo novamente sobre a Matria.

27 Esta a lei da transformao, a lei da Evoluo ou desintegrao: Quando um corpo ou uma esfera deixa de ser til lei do progresso, desintegra-se, porque se deteve no

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

caminho do progresso. Pois bem, se a natureza no d saltos, tampouco volta atrs, nem se detm no seu adiantamento.

28 O instinto o correlativo da conscincia. O instinto o passivo da conscincia como a Matria o passivo do Esprito. Sem instinto no h conscincia, como no haver Esprito, nem Vida, sem Matria.

29 O instinto, ento, para a vida material aquilo que a conscincia para a vida moral. O instinto feito para a conscincia como a vida material feita para a vida moral.

30 O Esprito o princpio do progresso, a Matria o princpio da conservao.

31 A conscincia a condio do progresso, supe liberdade. O instinto a condio da conservao, supe conservao; e supe a fatalidade ou naturalidade.

32 A liberdade atrai responsabilidade, enquanto a fatalidade no tem nenhuma responsabilidade. Logo, todo ser que segue fatalmente o seu instinto cumpre a lei natural e no pode ser responsvel, ao passo que aquele que abusa da sua liberdade responsvel por seus atos.

33 O instinto do animal e o corpo do animal perecem com o animal; ambos se transformam e entram em outros corpos.

34 Somente o homem perfectvel, porque livre e no necessita de nenhum agente exterior para a sua perfeio.

35 A matria inerte sem iniciativa imperfectvel. O animal imperfectvel, porque carece de liberdade e de vontade. Somente o homem pode aperfeioar-se.

36 Se o homem perfectvel, tambm suscetvel ao progresso, porque o progresso o caminho que conduz perfectibilidade indefinida.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

37 A inteligncia, que alguns homens atribuem a certos animais superiores, nada mais do que o instinto que cada um deles possui em grau diferente. o instinto desenvolvido segundo a ordem de superioridade do ser organizado no qual reside. No surpreendente que os animais que mais se acercam do homem para servi-lo tenham certo entendimento que os capacite a ser mais inteligentes para executarem a sua misso providencial.

38 O homem, com seus corpos ou veculos, tem por objeto ajudar no progresso indefinido do Universo. A alma deve levar e guiar o homem no caminho da perfeio, sem deix-lo desviar-se.

39 Todo desvio no caminho do progresso abuso de liberdade. Logo, cada alma, a parte do Esprito, tem por objeto aperfeioar cada corpo, a parte da Matria. Ento a alma, no Universo, tem determinada poro de Matria para aperfeioar, transformando-a do estado grosseiro e denso ao estado mais sutil, isto , at o estado mais perfeito, que o da Matria calrica que se encontra imediatamente debaixo e perto do Esprito infinito.

40 Os corpos se modificam conforme a manifestao da alma. A manifestao da alma o resultado da sua ao sobre o corpo, que afinal de contas o fato do progresso para o melhoramento material.

41 Se os rgos do corpo destinado a manifestar as faculdades da alma no funcionam, tero de desintegrar-se por serem inteis alma.

42 O bem o resultado da harmonia que existe entre os elementos humanos ou entre a alma e o corpo. O mal se evidencia quando os atos conduzem desarmonia.

43 O corpo no torna m a alma; somente ele pode impedir a sua manifestao num ou noutro ponto. Onde a alma no se manifesta, o corpo adquire a ao egosta e todos os desejos desenfreados da sua natureza.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

44 Quando o corpo impede a manifestao da alma em todos os seus pontos, o homem se torna semelhante ao bruto, besta, e no ter seno instintos animais, aos quais obedece.

45 As religies e a educao tm por objeto remediar, tanto quanto possvel, as inclinaes perversas. A instruo pode diminuir os desejos desenfreados, substituindo-os por anelos elevados, segundo se verificou, historicamente, com crebros de grandes homens, que foram mudando de conformao medida que idias novas lhes ocupavam a mente.

46 A vida material anterior vida moral, e at se pode dizer que a vida moral nada mais do que o resultado do desenvolvimento da vida material do homem.

47 Quando o homem era semelhante ao animal, no era moral, porque no podia comparar os fatos entre si nem distinguir o bem do mal.

48 As faculdades de apropriar-se, de comparar, julgar e escolher, isto , a inteligncia, a memria, o juzo e a conscincia no se foram despertando seno lentamente. Uma faculdade foi a base de outra; mas uma faculdade no nasce de outra seno depois de haver mediado longo intervalo. Este o fruto proibido que o homem consumiu voluntariamente quando desenvolveu em si as quatro faculdades e comeu abusando de seus frutos.

49 Defender-se para sobreviver no um ato de razo; um ato fatal, isto , natural e instintivo, como o de comer e o de dormir.

50 A vida em sociedade, o amor conjugal, a educao dos filhos, o trabalho para preencher as necessidades, aproveitar os frutos do trabalho, tudo isso instinto. Pertence vida material. Tudo isso fatal, instintivo e se efetua debaixo da presso das necessidades, porque comum entre todos os homens e animais. Tudo isso feito tendo em vista a

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

conservao da vida. Logo, tudo quanto do instinto da vida material, fatal, instintivo, natural, que concerne ao corpo fsico. E tudo quanto concerne ao corpo fsico tem por objetivo a conservao.

51 Logo, o homem, no princpio, desenvolveu o instinto; depois comeou a desenvolver a conscincia, porque, sendo o instinto o agente da conservao e a conscincia do progresso, a conservao deve preceder ao progresso.

52 A conservao a condio do progresso, o instinto a condio da conscincia, como o corpo a condio da alma; logo, a condio material deve ser cumprida primeiramente para que se manifeste o resultado moral.

53 Logo, as faculdades da alma se desenvolvem em razo proporcional aos desenvolvimentos do instinto, isto , dos rgos e dos sentidos que nos servem para nos apoderarmos dos objetos materiais que nos rodeiam.

54 O homem primitivo era solitrio e dbil ante os perigos e por esse motivo teve de associar-se aos seus semelhantes e viver em sociedade.

55 Em sociedade, precisou ento de meios para se comunicar, e foram necessrios a voz e os sinais que engendraram o linguajar. Logo, a linguagem a primeira manifestao da vida moral, isto , da vida social.

56 A vida moral ou social se compe de deveres. Antes de viver em sociedade o homem no tinha deveres, isto , a necessidade foi o seu nico mvel e o instinto o seu nico guia para satisfaz-lo.

57 O fato de viver em sociedade, no princpio, era um ato de conservao revelado pelo instinto, como fazem certos animais que se renem em manadas no interesse da sua comum conservao. Desse modo, o homem foi lanado vida moral, contra a sua vontade,

10

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

em vista do simples efeito da satisfao da necessidade material mais imperiosa: a necessidade de viver. 58 Se o homem tem faculdades morais paralelas s suas funes materiais, devese concluir que as faculdades morais foram dadas para serem exercidas. O homem no pode possuir nada que no tenha o seu objetivo. Logo, faculdades morais e faculdades materiais so para obter resultados determinados.

59 Mas, para que as faculdades morais tenham livre funcionamento junto s faculdades materiais, foi necessrio ditar leis sociais e implantar religies para defender os direitos do homem e ajud-lo a cumprir os seus deveres para consigo mesmo e para com os seus semelhantes.

60 Esse foi a princpio da religio e o comeo da legislao.

61 A religio trata de melhorar a moral ou o social: Esprito, alma. A legislao para melhorar o material: Matria, corpo.

62 No quadro seguinte podem resumir-se os principais caracteres enumerados anteriormente.

Princpios

Vida moral Vida material

Esprito Alma Matria Corpo

63 Vida moral Vida material

Meios Conscincia Liberdade Eleio Instinto Fatalidade Obedincia

64 Vida moral

Objetivos. Progresso Melhoramento

11

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

Vida material

Conservao Estabilidade

65 Vida moral Vida material Vida moral Vida material Vida moral Vida material Vida moral

Caracteres Praticada pelo homem sozinho. Praticada por todos os que tm vida. No pode existir sem a vida material. Pode existir sem a vida moral. Nascida no homem depois da vida material. Nascida no homem antes da vida moral. Compe-se de todas as faculdades que no funcionam ao lado dos rgos especiais, materiais e sensveis que trabalham na economia do corpo humano.

Vida material

Compe-se de todas as funes que exercem a ao de algum rgo, material e sensvel na economia do corpo humano

Vida moral Vida material Vida moral Vida material Vida moral Vida material Vida moral Vida material Vida moral

Tem o dever por agente. Tem o direito por agente. Vida em sociedade que regula as relaes. Vida de indivduos separados, sem relaes sociais. til, confortvel e abundante. Indispensvel, reduzida e necessitada. Com diversas sociedades, segundo os indivduos. Uniforme em todas as sociedades e todos os indivduos. Responsvel se abusa da sua liberdade contra o direito alheio. Sano.

Vida material

Sem liberdade, sem responsabilidade. Se desobedece ao direito tem sano natural.

Vida moral

Idia moral; o verdadeiro Progresso, ideal, material, o belo, perfeio.

Vida material

Trabalho mecnico. Copiar, nada de aperfeioamento.

66 Logo, a religio e as leis sociais so frutos da vida moral ou da vida social.

12

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

67 Quando o homem cumpriu os atos de sobrevivncia, quando assegurou sua existncia, comeou a sonhar em desenvolver-se, em melhorar e progredir. Depois de ter o indispensvel, comeou a procurar o til.

68 Logo, h duas classes de necessidade: a indispensvel e a til. Todos os homens esto de acordo no que toca ao instinto, ao indispensvel; mas esto demasiado divididos no que toca vida moral ou til e por isso vemos que o Esprito de todas as religies indispensvel e uno, ao passo que as religies, ao se converterem em teis, dividem-se.

69 A necessidade fatal ou instintiva; por isso que todos os homens obedecem fatalmente necessidade que se faz sentir, e por isso tambm so idnticos em fazerem direito para as suas prescries.

70 Na liberdade existe a diversidade. O indispensvel absoluto como a necessidade material. O til relativo como a necessidade moral. A fatalidade impe o indispensvel; a liberdade permite escolher o til. O til como a religio ou a lei, no igual para todos; ao passo que a necessidade comum. O til escolhido livremente e por isso varia de indivduo para indivduo, segundo o carter daqueles que o escolheram. Logo, a religio deriva da vida moral do Esprito e por meio do Esprito exerce a sua liberdade. O princpio da vida material a necessidade ou fatalidade. Por conseguinte, vida moral e vida material so correlativas e paralelas entre si, como so o Esprito e o corpo, a liberdade e a fatalidade.

13

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

RUMO AOS MISTRIOS

71 Ento o fim das religies, ou da religio, apressar a evoluo humana; intil, porm, querer dar a todos os mesmos ensinamentos religiosos, porque aquilo que pode ser auxlio para uns seria incompreensvel para outros e o que pode produzir um xtase num santo no causaria a mais leve mossa num criminoso. No entanto, a totalidade das categorias humanas tem necessidade de uma religio, at o homem chegar a tornar-se, ele prprio, religio, ou alcanar vida superior sua existncia atual.

72 J vimos que as religies devem formar naturezas morais e intelectuais e desenvolver a vida espiritual.

73 Agora surge uma pergunta muito difcil de responder: Qual a origem das religies? Esta pergunta teve duas respostas em nossos tempos: 1.) Das mitologias comparadas, e 2.) Das religies comparadas.

Estas duas cincias demonstram como base comum para suas respostas os fatos estabelecidos.

74 Os dois partidos diferem, entretanto, na maneira de se definir a natureza da origem das religies. A mitologia comparada afirma que a origem comum uma ignorncia e que as religies mais transcendentais so apenas a expresso aperfeioada das ingnuas e brbaras concepes de selvagens homens primitivos. O animismo, o fetichismo, o culto da Natureza, o culto do Sol nada mais so do que uma flor surgida do charco. E Krishna e Cristo so descendentes de certos curandeiros civilizados e por sua alta sabedoria dominaram os ignorantes. 75 Os das Religies Comparadas ensinam que toda religio tem uns ensinamentos de homens divinos que revelam, de tempo em tempo, os diferentes fragmentos de verdades

14

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

religiosas e que as religies selvagens so degeneraes que resultam de uma comprida decadncia.

76 Os verdadeiros sbios aceitam ambas as teorias e a nossa introduo demonstrou claramente que o homem tem duas necessidades, uma instintiva e outra consciente, e que a religio e as suas leis foram impostas por necessidade e para utilidade. O valor relativo das afirmaes das duas escolas deve ser julgado pelo valor das provas invocadas. A forma degenerada de uma grande idia pode demonstrar estreita semelhana com o produto aperfeioado de uma idia grosseira.

77 O sbio admite que uma religio civilizada resulta da evoluo das nocivilizadas e, ao mesmo tempo, admite que a Providncia da qual temos falado nunca abandonou o homem primitivo e sempre lhe enviou diretores e guias para lhe darem lies de religio e de civilizao.

78 As religies foram dadas a todos os povos e cada religio devia satisfazer necessidade moral e natural de cada povo. Cada religio deve chegar ao nvel da inteligncia de um povo, do contrrio no ajudaria na sua evoluo. A necessidade material obrigou o homem a viver em sociedade e por tal razo se ditou a lei Amai-vos uns aos outros.

79 Todas as religies tm uma origem comum; a divergncia entre elas se deve ao desenvolvimento mental dos povos da terra. O deus dos negros negro e o dos amarelos amarelo; o dos brancos branco, e assim tambm so suas religies.

80 No princpio do tempo, isto , quando o homem comeou a viver em sociedade pela necessidade urgente de se defender e defender os seus direitos, vivia feliz. No havia inveja, nem dio, porque no havia intrigas entre eles. No havia enfermidades porque a carne estava bem equilibrada com o esprito. Eles sentiam que a vida era uma orao. Eram felizes e sentiam intuitivamente que o doador da vida estava neles e eles estavam nele. (Esta fase da vida est representada alegoricamente pelo Paraso da Bblia.)

15

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

81 Depois, porm, progressivamente, o homem comeou a satisfazer desenfreadamente os seus sentidos (comendo do fruto proibido) e se tornou descontente com o seu modo de viver; perdeu a felicidade e com ela a sensao de sentir-se uno com o Doador da Vida. Foi atacado por enfermidades, dores fsicas e morais, e ento principiou a procurar alvios e remdios. O primeiro remdio foi a busca da felicidade anterior, perdida por causa do abuso. No a encontrando novamente, dirigiu suas oraes ao Doador da Vida para que a concedesse a ele de novo.

82 Mas como a petio deixou de ser atendida, por ser egosta e errada, o homem comeou a procurar um meio de atrair novamente a complacncia do Criador, inventando teologias vagas e indefinidas como as guas do mar e oferecendo sacrifcios vivos quele Deus, a fim de que ele no continuasse zangado. Em seguida, principiaram a ensinar que o Sol e a Terra, a Lua e as estrelas eram movidos e iluminados por uma Grande Alma Universal, que era ao mesmo tempo a fonte da vida e, em sua natureza, um Fogo uma Chama Sagrada que brilha no firmamento e se manifesta como chama menor na alma dos homens. Ento adoraram o Sol como Doador da Vida e deixaram o Sol espiritual invisvel. Entretanto, havia muitos ainda que sentiam o Doador de Vida atravs da Luz Inefvel, a Chama Sagrada, ntima.

83 Gradualmente e aps eras, esses que sentiam a Luz Inefvel em seu ntimo se converteram em sacerdotes, ao passo que a humanidade geral descia mais profundamente nas crenas materiais, isto , materializava o espiritual e o abstrato. Por fim, foram muito poucos os sacerdotes que ficaram e que conheciam e sentiam a Chama Sagrada Interna como fonte de tudo e como chave da imortalidade, e assim o povo chegou a adorar o que se chama Deus s por meio de smbolos ou atravs de corpos celestes ou elementos terrenos.

84 Em seu devido tempo, a Providncia enviou os deuses das eras para visitar os filhos do homem. Entre esses deuses estava Orfeu, inventor de instrumentos que produziam sons de suprema doura ao serem tocados com as mos ou soprados. Com essas melodias acalmava o vagabundo Esprito da humanidade e ensinava com palavras harmoniosas os

16

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

preceitos de obedincia grande alma e de benevolncia obrigatria e amvel para com os demais. Dessa maneira, os homens comearam a escutar ensinamentos de outros homens, em lugar de ouvir os impulsos das suas prprias almas, e dedicar grutas e bosques adorao da deidade, em vez de ador-la em Esprito como no princpio, quando a sentiam. Este foi o princpio das religies: quando o homem adoece, procura remdio para seus padecimentos; quando sofre em esprito, apela para uma deidade a fim de que lhe d alvio.

85 Passo a passo, por seus padecimentos e enfermidade devidos aos seus abusos e sua desobedincia s leis naturais, procurou apaziguar o seu zeloso Deus, esse que sua mente obscura criara; instituiu a oferenda de plantas, flores e frutos mais seletos a esse Deus. Os sacerdotes, ignorantes ou por convenincia, reconheceram que a verdade nua e crua j no satisfazia, e instituram o sacrifcio acompanhado de certas oraes e comearam a prestar culto ao Sol, no como Deus, porm como smbolo da luz e da vida que representa em forma visvel, ao Deus que j no conheciam intuitivamente. Comearam a honrar aquelas flores que abriam suas ptalas e as cerravam, respectivamente, ao sair e ao pr-do-sol.

86 At ali o povo se manteve satisfeito com a adorao do Sol, da Lua, das estrelas e do fogo como smbolo. Mas diariamente via chegar novos seres, e sem explicao nem do princpio da vida nem da fonte da qual essas novas vidas brotavam. Perguntaram aos sacerdotes iniciados e estes lhes responderam que Deus, para poder manifestar-se (Criar), teve de converter-se em dualidade: macho-fmea. Positivo-Negativo. E como o homem tem a imagem e semelhana de Deus, ele tambm se converteu em criador menor, como Deus foi o Criador Maior em princpio.

87 Da compreenso desse poder criador do homem resultou a organizao daquele poderoso sistema religioso conhecido atualmente sob o nome de flico, ou adorao do sexo. A religio flica a base, o fundamento, o corpo, a coroao de todas as religies antigas e modernas.

17

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

A RELIGIO FLICA

88 O sexo a fora mais poderosa da natureza. Sem sexo no poderia haver gerao, nem mundo, nem humanidade, nem ao. Sem gerao, nada haveria que regenerar, no haveria humanidade, nem alma para imortalizar, nem necessidade da existncia de Deus. O sexo o princpio, a imortalidade, a divinizao.

89 A atividade sexual mal dirigida pode aniquilar e destruir a alma. Mas o sexo no pode ser condenado; somente o homem se est fazendo merecedor de condenao, porquanto usa como meio de destruio aquilo que lhe foi dado como salvador. Est nas mos do homem escolher o que ele quer fazer com este sublime princpio.

90 A adorao do sexo, ou culto flico, foi a forma comum de todos os povos; um culto inspirado pela manifestao da Natureza no seu grande Mistrio da vida e da procriao. Este sublime culto chegou ao seu desenvolvimento mximo entre os antigos egpcios, assrios, gregos, romanos e demais povos da Antiguidade em toda parte da terra: Prsia, sia Menor, Etipia, Ilhas Britnicas, Mxico, Amrica do Sul e outras partes do hemisfrio. At hoje existe esta religio na ndia e entre os Nusaireth do Lbano, e tem mais de cem milhes de adeptos e verdadeiros adoradores flicos sem nenhum indcio de degenerao do sexo pelas prticas indignas e pervertidas hoje existentes universalmente nos pases que se consideram civilizados.

91 Todas as religies atuais esto fundamentadas na religio flica e no passam de modificaes ou continuao das formas arcaicas adaptadas s condies modernas, aos ambientes e propsitos.

92 O impulso animador de toda vida orgnica o instinto sexual; o sexo o chamado universal rumo reproduo; a Natureza assim o pede e a lei divina o sanciona. O chamado do sexo o que atua na luta pela existncia no mundo animal; a fonte de todo

18

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

esforo e emoo humanos, por mais sublimes ou por mais degenerados que possam ser os desejos que atuam por trs da paixo.

93 A lei de atrao entre os sexos opostos para se unirem tem por objeto a produo de um novo ser, o qual por sua vez oferece a oportunidade para uma nova alma e um receptculo para a Chama Sagrada. Este impulso o fator mais poderoso em tudo quanto concerne raa humana. o mais alto dom de Deus outorgado ao homem.

94 O apetite sexual no apetite animal, ao contrrio, o desejo mais elevado que a Deidade pde depositar no ser humano; um meio nos propsitos de Deus para a imortalidade da alma do indivduo e o bem-estar de todos os homens. O sexo a base da sociedade e o manancial da vida humana, de felicidade e de eternidade. 95 Sem o instinto sexual sobreviria a exterminao da raa e, depois, numa gerao se despovoaria o mundo. O prprio cu seria algo sem razo. Contudo, as religies atuais consideram o sexo denegrido e sujo.

96 O sexo tem a raiz na Divindade, porque sem sexo no pode existir o amor, que a fonte da inspirao de toda beleza, moralidade e sublimidade. Nunca poder haver amor, inspirao e beleza de sentimentos num homem sexualmente impotente. A Chama Inefvel no pode manifestar sua luz atravs do ser assexuado ou impotente. Sem sexo no h amor e sem amor no h religio. As emoes religiosas brotam do poder animador da natureza sexual. A Religio Flica adorava o mistrio da Vida da criao ou reproduo: era a devoo ao Poder Criador Onipotente...

97 A procriao e a transmisso da vida de uma gerao a outra o mais maravilhoso mistrio, que faz com que a planta brote da tenra semente, e pe um novo ser sobre a terra; foi, e ser o mistrio dos mistrios. Esse mistrio est encerrado no grnulo da vida segundo o denomina a cincia moderna.

98 A Religio do Falo ensina at hoje que, ao orar, o homem invoca Deus; mas, ao unir-se sexualmente sua mulher, se converte em Deus. O fogo do sexo o fogo da

19

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

Santidade; a origem do sexo tem a raiz na prpria Divindade. O sexo est em Deus, assim como o filho est no Pai. O sexo e a santidade so duas linhas paralelas que se encontram em Deus; mas os olhos do libertino e os do hipcrita e fantico no podem ver esse encontro.

99 A unio carnal, para os adoradores do sexo, obra luminosa. Toda unio motivo de criao ou expresso. O mal no est no ato, e sim nos pensamentos que o precedem e o acompanham... O sexo o fruto da rvore da vida, que est no meio do jardim do den; ao com-lo, o homem se faz Deus, e o homem fez-se um de ns, dizem os Elohim da Bblia. Contudo, apesar de ser a rvore da vida, o homem morreu.

100 A rvore da vida no pode causar a morte; o homem, porm, ao comer o fruto, pecou, e foram os seus pecados que o mataram. O sexo o caminho iluminao, mas a paixo sexual o querubim com a espada flamgera, que por si mesmo impede ao homem impuro a entrada no den. A castidade afastada do sexo no tem valor algum. A verdadeira castidade deve estar na pureza e na santidade do sexo. O verdadeiro casto aquele que leva Divindade a sua virilidade. Deus fez-se homem por meio do sexo, e o homem se fez Deus mediante o sexo. Fugir do sexo to nocivo como buscar somente nele o prazer. O prazer sexual fora da pureza sexual incompleto.

101 Quem Yeov, o Deus dos judeus e dos cristos? o Yod, o falo masculino, unido a Eva, o rgo feminino; ambos formam o poder criador das antigas religies. A unio sexual, em toda manifestao da natureza, a unio de duas metades, para formar o Yeov da Bblia.

102 O sexo deve ser amor, mas o amor no deve ser sexo, pois h sexualidade carnal e sexualidade espiritual. A carnal o nascimento e a morte, ao passo que a espiritual a ressurreio eterna. O fogo de Yeov na sara de Horeb no seno o fogo do sexo... na sara do sistema seminal. No vos aproximes daqui: descalai vossos ps, porque o solo que pisais sagrado!

20

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

A RELIGIO MITRAICA

103 No podemos, nestes trabalhos preliminares, dar ensinamentos nem prticas da religio flica, que a mais pura e elevada das religies. Os antigos, vendo a corrupo do sentimento humano com respeito adorao do sexo, trataram de velar a verdade por meio de simbolismos ou religies simblicas. Antes de mais nada, devemos saber que a religio feita para o homem e no o homem para a religio.

104 Recordando sempre que os povos primitivos adoravam o Sol quando degenerou a adorao de sexo, vemos que na Prsia antiga batizavam o culto solar com o nome de Religio Mitraica. Mitra significa sol, segundo a linguagem dos seus adeptos. Mitra, o Sol, sai todas as manhs para afugentar as trevas, viajando no seu carro pelo firmamento. Ao aparecer cada dia, d nova vida sua criao.

105 A Lua foi adorada porque viajava nas esferas superiores arrastada por touros brancos. O touro, para os persas, era o animal de reproduo e de agricultura. A Lua era a deusa que presidia ao crescimento das plantas e gerao de todas as criaturas viventes, assim como o Sol era o Doador da Vida. Ento, para eles, o Sol era o Pai e a Lua era a Me. Os dois luminares que fecundavam a terra eram adorados pelo povo, ao passo que os sacerdotes iniciados praticavam somente a religio do sexo, que Fogo-Luz. Os Sacerdotes reservaram exclusivamente para os iniciados a revelao da doutrina original, enquanto a multido se contentou com o simbolismo brilhante e superficial.

106 Devemos esclarecer, de uma vez por todas, que, se os sacerdotes deram ao povo o culto da adorao ao Sol e aos planetas, foi porque os homens comearam a perverter a religio do sexo. Por outro lado, ensinavam que a adorao devia ser ao esprito dos planetas e no ao corpo celeste. De acordo com as teorias astrolgicas, os planetas eram dotados de qualidades e virtudes. Cada um dos corpos planetrios presidia um dia da semana; e cada um era associado a um grau de iniciao, ficando o seu nmero como o mais sagrado, que o nmero 7.

21

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

107 Ensinava-se que, quando a alma chegava terra, tinha de receber desses planetas suas qualidade e paixes. Como deuses imortais, estavam entronados no Olimpo: Hlio, Selene, Ares, Hermes, Zeus, Afrodite e Crono. O Sol era o Deus dos Deuses: Mitra.

108 Ao lado dos sete deuses planetrios (sete anjos ante o Trono), recebiam homenagens outras divindades: os doze signos zodiacais (doze faculdades do Esprito, como os doze discpulos de Cristo). Estes signos do Zodaco sujeitavam as criaturas s suas influncias. Cada um deles era objeto de venerao particular durante o ms a que presidia. Segundo a religio mitraica, cada dia era governado por um Deus, portanto, denominado pelo seu prprio nome; j no difcil compreender o motivo pelo qual as religies modernas tm um santo para cada dia do ano.

109 Mitra, para os magos, era o Deus da Luz, o Pai Inefvel ou a Luz Inefvel. O Deus de Fogo e de Lua, que se manifestava pelo rgo masculino. Para o povo, porm, era o Sol que transmitia sua luz atravs do ar, acreditando que ele habitava a zona intermediria entre o cu e a terra. Para simbolizar este atributo no ritual, havia lhe consagrado o dcimo sexto dia, dia central do ms. Mitra era o Mediador entre Deus, que reina no Cu, e os homens, que lutam e sofrem na terra. Isto engendrou a primeira concepo da necessidade que o homem tem de um mediador entre ele e Deus. Para os persas, Mitra era idntico a Jesus Cristo. Mitra e Jesus so a personificao da Chama Divina. O iniciado, em vez de seguir uma pessoa ou profeta, vai diretamente fonte de Luz; quela Luz da qual ele uma chispa.

110 A idia que o homem tem de Deus depende, em cada caso, de sua prpria natureza, educao e posio social. proporo que o intelecto se refina, o homem concebe o Ser Supremo sob forma mais elevada e espiritual; por essa razo os filsofos gregos conheceram o mistrio de Mitra mais do que mesmo os persas. Os gregos viram que o Sol que derramava a luz sobre a terra era a imagem do Ser Invisvel, que ser algum podia ver: O pai por ningum foi visto, disse Jesus milhares de anos depois.

22

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

111 Mitra tinha sua trindade: era representado entre duas figuras jovens. Uma com facho alado e outra com facho invertido. Estas duas figuras juvenis eram a dupla encarnao de sua pessoa. Os dois chamados Dadophori formavam com o Deus uma Trade. Este Deus Sol-Mitra passeava triunfalmente pelo Znite e caa de noite para o horizonte, onde morria. Este era Mitra. O Triplo ou a Trindade num s Deus. E assim sempre, por trs de todas essas formas externas, estavam os mistrios com os seus sacerdotes, que ensinavam os adeptos como buscar e encontrar, em si mesmos, o Fogo-Luz, como fonte dos mistrios da prpria vida.

112 Os fachos so os smbolos do Fogo-Luz do ser supremo no homem, que eram dados ao nefito antes de receber a revelao da doutrina interna que conduz Iniciao.

113 Toda religio tem uma lenda, que serve de roupagem que oculta a verdade desnuda, a qual escandaliza os ignorantes, nscios e fanticos. A lenda da Religio Mitraica a seguinte: os Cus eram concebidos como uma abbada slida. A Luz iluminava desde estes Cus. Ento os magos formaram a seguinte mitologia: Mitra (luz materializada) nasceu da rocha (rocha generativa), beira do rio, sob a sombra de uma rvore sagrada. Alguns pastores da montanha foram testemunhas do milagre de sua entrada no mundo. Eles o viram sair da rocha, a cabea ornada com um barrete frgio, armado com uma faca e conduzindo um facho que iluminava as trevas. Os pastores ofereceram ao Divino Infante os primeiros frutos dos seus rebanhos e colheitas. O jovem heri, porm, estava nu e exposto ao vento frio. Ele ocultou-se na figueira, comeu os frutos e das folhas fez uma roupa, e assim saiu para afrontar todos os poderes do mundo.

114 Mitra encontrou-se com o touro, a primeira criatura viva criada por Ormazd. Mitra o agarrou pelos cornos e conseguir mont-lo; o animal partiu furioso a galope para o derrubar; este no cedeu, embora sofrendo com o ser arrastado e suspenso pelos chifres do animal, at que, exausto pelos esforos feitos, o touro se rendeu a Mitra. O conquistador, ento, segurou-o pelos cascos traseiros e o conduziu por um caminho escabroso at a gruta onde morava.

23

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

115 Essa lenda, para o povo, era como um artigo de f; todos a tomavam como uma verdade, enquanto os magos sacerdotes viam nela a viagem penosa do homem sobre a terra. O touro o sexo do homem ou a sua natureza criadora que, com sua paixo, no se deixa dominar facilmente. Quando o varo alcana a maturidade, assaltado pelo poder tentador, o desejo sexual. Se quiser chegar a ser Mitra (um Deus), no dever jamais desistir de lutar, e sim perseverar at dominar a paixo e dirigir suas foras pelos devidos canais. O caminho est cheio de obstculos, os quais dever superar. o relato da Iniciao.

116 Uma vez, escapando da priso, o touro foi montanha em busca de pastos; o Sol enviou a Mitra o seu mensageiro, o corvo, com a ordem de matar o fugitivo. O jovem perseguir o animal, contra a vontade, levando em sua companhia um co fiel, at encontrar o touro. Segurou-o, ento, pela abertura do nariz com uma das mos e enterrou com a outra, nas ilhargas do animal, a sua faca de caador.

117 Do corpo do touro brotou o reino vegetal. Da espinha dorsal nasceu o trigo que d o po, e do sangue brotou o vinho que produz a bebida sagrada dos mistrios.

118 (O touro considerado smbolo da criao, devido sua vitalidade, fora e funo sexual sabiamente dirigidas. O touro, depois do bode, o animal mais potente e viril. A virilidade representa o princpio da vida. A vida deve ser sacrificada para produzir vida. O touro sua alegoria, representa a semente vital, que deve ser destruda para que produza. So Paulo disse: Se o gro de trigo no morre, no revive; se, porm, morre, d muitos frutos.)

119 O esprito do mal lanou os seus demnios contra o animal; o escorpio, a formiga, a serpente, todos quiseram consumir as partes genitais e beber o sangue prolfico do animal, porm fracassaram. A semente do touro, recolhida e purificada pela Lua (tero), produziu as diferentes espcies de animais teis, e sua alma, sob a proteo do co de Mitra, alou-se s esferas celestes, recebendo as honras de divindade; chamou-se Silvano e se fez guardi de Grei.

24

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

120 O significado inicitico do que precede o seguinte: Mitra o Homem-Deus que, ao baixar terra para progredir e produzir, teve necessidade de sacrificar a sua semente, representada pelo touro. Esta semente deve ser recebida pela Lua-Mulher, sis ou Matria, e ser por ela purificada. Mitra, no comeo, no queria sacrificar o touro, ou o sexo, porque assim se tornaria mortal e ainda porque a sua semente no mais poderia ser dirigida para cima, ao altar; teve, porm, de obedecer ao Deus Sol, Luz Sagrada Interna, e, assim sacrificou o touro, semente, e a sua procriao (produo) o deixou atnito, ao ver que estas criaturas do seu seio (das suas ilhargas) podiam se tornar como deuses... Mitra, ao descer Matria e semear sua semente (sacrificando-se) viu que dessa semente brotavam almas que se convertiam em seres divinos, os quais eram considerados e recebidos como Deuses.

121 (Mitra, o Deus-Luz, o Sol, a Chama Sagrada, tinha de vigiar cuidadosamente a raa admica. Ahriman, o Deus das trevas, assolou em vo a ter com o fogo e quis matar de sede seus habitantes; mas, quando imploraram o auxlio de seu adversrio, o Arquiteto Divino, este lanou suas flechas contra a rocha, de onde saiu uma fonte de gua viva que saciou a sede de todos... Veio depois o Dilvio Universal e Mitra, advertido pelos deuses, construiu uma arca, salvando-se assim com o seu gado, flutuando sobre a superfcie das guas.) Ou, em linguagem mstica: a Chispa Divina dentro do homem o preservou das inundaes da matria e das trevas no tero da Natureza. A lenda bblica de No no mais do que uma cpia da lenda mitraica que foi escrita milhares de anos antes.

122 Termina aqui a histria de Mitra: numa ltima ceia dos iniciados, que Mitra celebrava com Hlio e outros companheiros de trabalho, Mitra subiu aos cus levado pelo Sol, em sua radiante quadriga (lenda de Elias na Bblia). Mitra cruzava o oceano que, em vo, procurava engoli-lo e ia habitar com os imortais; mas l, das alturas celestes, nunca deixou de proteger os fiis que piedosamente o serviram e lhe escutaram as palavras, fazendo a vontade do Pai, como dizia Jesus.

25

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

123 (Mitra, segundo a interpretao inicitica e h muitos milhares de anos antes de Jesus, teve a ltima ceia com os discpulos antes de sua ascenso ao cu para sentar-se direita do Pai. Mitra, em linguagem filosfica, o Logos que emanou de Deus e participou de sua onipotncia; quem, aps haver modelado o Mundo como demiurgo, continuou velando sobre esse mesmo mundo. Mitra, pois, o Cristo dos persas.)

124 Os mistrios persas, como todas as religies, mesclaram muitas concepes profanas com os ensinamentos cosmognicos. Acreditavam na liberao e redeno. Criam na supervivncia consciente. Acreditavam que a Chama Divina habita dentro de ns. Criam tambm em castigos e recompensas de alm-tmulo; que as almas que povoavam os cus desciam terra para animar os corpos dos homens, vindo umas fora e outras com agrado, para travar batalha contra os demnios. hora da morte do homem, os devas da obscuridade e os da luz disputavam a posse da alma que abandonou o corpo. Em decreto especial, decidia-se se era digna de ascender novamente ao paraso; mas, se estava impura, os emissrios de Ahriman arrastariam corpo e alma para as profundezas infernais onde sofriam milhares de tormentos (igualmente aos infernos das demais religies).

125 O firmamento era dividido em sete cus; cada um associado a um planeta. Uma escada formada por oito portas superpostas, cujas sete primeiras portas eram de metais diferentes: era o caminho que se deveria seguir para atingir a suprema regio das estrelas fixas (o mesmo significado da escada dos sete cus da Igreja e dos sete mistrios manicos, assim como o sonho de Jac com a escada que ascendia ao cu).

126 Para passar de um grau ao seguinte, o iniciado deve saber frmulas sagradas a fim de apaziguar o anjo de Ormazd que guardava a porta. Somente a alma liberta de suas paixes pode ascender aos cus depois de haver vivido na terra. Para isso, devia entregar Lua sua energia vital e nutritiva; ao Sol, suas frias capacidades intelectuais; a Marte, o amor guerra; a Jpiter, os sonhos de ambies materiais desenfreados, e a Saturno, suas demais inclinaes terrestres. Despojada de todo vcio, a alma, ao penetrar o oitavo cu, recebida como Chispa Divina de volta ao seio da Luz, por meio da Iniciao, isto , por meio de suas experincias na encarnao.

26

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

127 Quando o tempo houver terminado a sua fixada durao, vir o dia do Juzo Final. Ahriman soltar as suas pragas e aoites sobre o mundo (o Anticristo da Igreja?), que o destruiro. Aparecer, ento, um touro maravilhoso, anlogo ao touro primitivo, e Mitra de novo descer para novamente despertar os homens para a vida. Todos se levantaro das sepulturas e assumiro suas antigas aparncias. A humanidade se reunir em grande assemblia e o Deus verdadeiro separar os bons dos maus. Ento, com um sacrifcio supremo, ser imolado o touro Divino, cujo sebo ser misturado com o vinho consagrado, que ser oferecido aos justos como bebida milagrosa conferida a todos (aqueles que tenham obedecido Lei, seguido a senda e obtido a Conscincia da Alma), a imortalidade. Aqueles, porm, que houverem renunciado a seguir o caminho da Iniciao, retornaro terra de onde vieram. Jpiter-Ormazd, escutando as oraes dos bem-aventurados (segundo o Apocalipse de So Joo), far cair do cu um fogo devorador que aniquilar todos os males.

128 Eis aqui a fonte da Bblia Ocidental com toda a mincia. a doutrina de um salvador que redime a humanidade vindoura ou a segunda vinda.

129 Os mistrios iniciticos explicam esta lenda esotrica do seguinte modo: o primeiro touro, como vimos, o smbolo da gerao j efetuada. O segundo touro, o atual, se converte no smbolo da Regenerao: o princpio continua sendo o mesmo, porm, para fins mais elevados... O primeiro Cristo no homem, a Luz, a Chispa Sagrada ( o Cristo Salvador) que, com a sua volta, se converte no Cristo ascendido. a Chispa Divina Manifestada. Os salvados so aqueles que, por meio da regenerao da energia sexual, chegaram a construir suas almas de acordo com o prottipo do Ser Divino. a Transmutao dos desejos inferiores (do Inferno) para que a alma possa converter-se em facho da Chama Sagrada. Este o Cristo que desce ao inferno, assim como Mitra desceu antes dele, inferioridade da matria, para que a alma possa sentir e achar a luz Divina que mora na forma. Assim se manifesta a transfigurao de Cristo. Quando o fogo superior desce, no destri o bem mas, sim, torna-se parte da alma.

27

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

130 Aqueles que desperdiam o fogo (a semente) destroem a alma, porque a lanaram s baixas profundidades sobre o solo; sero destrudos por conseguinte (isto , se destroem a si mesmos, e, em vez de progredir na senda, constituiro um estorvo que a prpria Lei trata de aniquilar e eliminar), porque este fogo arremessado se converte em uma serpente que devora as entranhas. Cada homem, ento, um Mitra, e o seu sexo o touro. Este touro (ou sexo), a princpio, necessrio para a gerao; mas, aps a Iniciao Interna, o sexo deve empregar-se para a regenerao. O primeiro Mitra desce ao inferior da matria ; o segundo, porm, tem de alar-se aos cus.

131 Vimos, em tudo anteriormente exposto, que a Religio Mitraica fundada no mistrio do sexo, como todas as demais religies. Vemos, assim tambm, que esta religio, como as demais, tem uma parte secreta e outra pblica. O mistrio e a santa prtica do sexo eram revelados aos iniciados. Deus-Fogo-Luz era adorado pelos eleitos para a iluminao. O Sol, a Lua, as estrelas eram, so e sero as divindades do povo.

132 RITOS E CERIMNIAS MITRAICAS.

Uma vez estudada a religio de Mitra sob as suas duas faces, externa e interna, torna-se necessria uma instruo sobre os seus ritos e cerimnias e seitas posteriores. Os sete graus da Iniciao, que eram obrigatrios para cada mstico, correspondem aos sete cus; so as sete virtudes, as sete Igrejas do Apocalipse, os sete anjos ante o trono, etc. O corvo o nefito aspirante que, depois de praticar e trabalhar, promovido ordem do oculto. Os membros desta classe permaneciam ocultos por um vu aos restantes da congregao; eram soldados de Deus para fazer guerras aos poderes do mal. Cada dignatrio deve levar na cabea um barrete frgio que fora outorgado a Mitra, identificado este com o Sol; os seus servidores, ento, deram a si mesmos o nome de mensageiros do Sol, recebendo por fim o ttulo de Padres. 133 O Corvo, mensageiro do Sol, o nefito que aspira Iniciao sacerdotal. Os trs primeiros graus do Ministrio no lhe autorizavam a participao nos mistrios. testa da hierarquia estavam os Padres, os quais presidiam as cerimnias sagradas e tinham autoridade sobre as outras classes de fiis. O chefe dos padres trazia o ttulo de Padre dos

28

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

Padres, Pater Patrum e Pater Patrastrus. Os msticos sob sua autoridade chamavam-se entre si hermanos. A admisso s ordens inferiores, batismo e outros podia ser concedida s crianas, assim como fazem as igrejas modernas. Esta cerimnia da Iniciao era como os sacramentos em nossos tempos. Aquele que quebrava o voto prestado era considerado como renegado, e ningum podia receber nem continuar nos mistrios se usasse de mentiras para com o Mestre e seus irmos; por tal deslealdade era anatematizado, isto , excomungado.

134 O aspirante que anelava o ttulo de Miles se apresentava com uma espada que trazia uma coroa; ento, com uma das mos, colocava a coroa num dos ombros e arremessava a espada para proclamar: Mitra a minha coroa, o Imutvel e o meu Deus Invencvel.

135 Segundo os ritos iranianos, era necessrio para o mstico um batismo, que levava consigo todas as impurezas (vem da a prtica do batismo moderno). A gua era benta e servia para asperso ou imerso, como no culto de sis. So estes os ensinamentos de Joo Batista e seu batismo com gua. Porm, um vir que batizar com Fogo... isto , o batismo de Fogo-Luz que se manifesta durante certos exerccios, no perodo de desenvolvimento que prova a Imortalidade da Alma... O Batismo do Fogo o Batismo do Esprito Santo ou a Chama Sagrada no Ser.

136 O Padre celebrante consagrava o po e o sumo embriagante do Haoma (Soma?) misturado com gua e preparado por ele. A consagrao se efetuava mediante certas invocaes mgicas, e consumia estas coisas durante a celebrao dos seus sacrifcios. Como no Ocidente no se encontra a planta Haoma, substituram-lhe o sumo por vinho misturado com gua: o sacramento da Ceia do Senhor como a celebram as Igrejas e o Colgio dos Magos. 137 Os magos orientais e sua organizao praticavam o sacerdcio tanto sob as formas externas como sob as internas. O Grande Hierofante era o Chefe Supremo (Summus Pontifex) e continua at a nossa poca a gozar deste cargo como o fez h milhares de anos.

29

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

138 O culto Mitrico teve suas virgens, vestais ou monjas; teve conventos e escolas de treinamento ou seminrios, os quais foram mal copiados pelas religies modernas.

139 O Padre mstico invoca em cada dia da semana o esprito chefe do planeta correspondente e sagrado desse dia, num lugar determinado da Cripta. O dia de domingo era o mais sagrado, por ser o presidido pelo Sol, pois esse dia santificado pela religio mitraica desde milnios antes de nossa era. O Natalis Invicti, dia do nascimento do Sol e de Mitra, era o dia em que o Sol comeava a crescer com o seu poder para salvar a humanidade e a natureza da morte; era um dia santificado desde muitos sculos antes da vinda de Jesus ao mundo. Esse dia o 25 de dezembro.

140 Em cada sistema de mistrios, os adeptos formavam concilibulos secretos; os membros denominavam-se irmos, purificavam-se a si mesmos pelo batismo, recebiam a confirmao como poder para combater o mal. Por meio da Ceia do Senhor, esperavam a salvao do corpo e da alma. Santificavam o domingo e celebravam o natalcio do Sol na noite de 24 para 25 de dezembro, data que, desde o sculo IV, foi fixada como Natividade ou Nascimento de Cristo.

141 Acreditavam e ensinavam que a abstinncia, a renncia e o domnio de si mesmo eram coisas meritrias. Os Magos sabiam que o autodomnio era necessrio para o equilbrio da vida. O dilvio era uma histria profana para o povo, ao passo que, para os Magos, foi e uma fase da histria da alma. Acreditavam na imortalidade da alma. Mitra era o Mediador, o Logos, como Jesus, intermedirio entre o Pai celestial e o homem, e, como ele, era uma Pessoa da Trindade. A vida de Jesus a duplicata do Heri iraniano. Jesus foi adorado pelos pastores. Os magos de Mitra levaram ao Ocidente a doutrina da Luz Inefvel e o Menino teve outro nome no nascimento de uma nova poca. Este novo Menino, entretanto, afirmava: No vim derrogar a Lei, vim para cumpri-la, porque sabia que a Verdade uma em todas as pocas.

30

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

A RELIGIO DE OSRIS

142 Depois de estudar a religio de Mitra, agora nos toca estudar uma outra que nos confirma que todas as religies tm uma mesma origem e fundamentalmente as mesmas tm por base o mistrio do sexo. Do meio do caos nasceu Osris; ao nascer, ouviu-se uma voz que dizia: O governador de toda a Terra nasceu. Do mesmo seio ou tero nasceram sis, Rainha da Luz, e Tfon, Rei das Trevas. J temos, ento, a trindade fundamental.

143 Diz o Livro dos Morto: conhece o dia em que haver de deixar de ser (existir). Conhece seu sacrifcio. Tem poder de dar sua vida e de recobr-la. Seu suplcio voluntrio, mas ele mesmo o quis. (Isaas LIII, 7) Deus est no sofrimento. Osris o sorriso dos que choram. Osris est na vtima que se imola, e no gro que morre na espiga que se ceifa, no Nilo que decresce, no quarto minguante da Lua, em todo sofrimento, mas sobretudo no sofrimento humano. Osris foi homem e Deus ao mesmo tempo; realmente Deus e realmente homem. humilhou-se sob a aparncia de um escravo. De quem se fala assim? De Osris? No, Osris no nada mais que a sombra do Corpo Invisvel. Mas essa semelhana entre o corpo e a sombra o mais insondvel mistrio do Egito. Nos confins do arenoso deserto da Lbia, ao fundo da grande plancie semicircular de Abidos, numa estreita garganta rochosa, Peher (atualmente Ulel-Hakab), ali onde o Sol se pe, foram encontrados os tmulos dos mais antigos reis do Egito, e, entre eles, o sacrfago de Osris. O sbio francs Amelineau, que levou a cabo escavaes em Abidos em 1897-1898, viu nas inscries desses tmulos um testemunho to incontestvel, que acreditou haver encontrado realmente o fretro do Homem-Osris, personagem histrica, terceiro fara da dinastia I. Todo o Egito descansa na crena de que o Homem-Osris ou Homem-Deus viveu, sofreu e morreu na terra.

31

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

A nica lpide conservada refere-se a uma inscrio dos mistrios de Osris celebrados no Santurio de Abidos: as Paixes de Osris se representavam num drama, assim como as paixes de Senhor nos mistrios da Idade Mdia. No silncio ressoava um grito sbito, a grande lamentao de sis sobre Osris morto. Todo o Egito vira as costas a Osris, que morre e olha para o Deus que ressuscita, no querendo ver o sofrimento nem a morte; mesmo sabendo que o sofrimento e a morte so divinos.

144 Um velho conto egpcio foi recolhido, milhares de anos mais tarde, por Plutarco, grego do sculo I-II de nossa era, grande sacerdote de Apolo em Delfos. Em seu tratado sobre sis e Osris, diz:

Em outros tempos, os deuses viviam na terra com os homens, e o grande Deus R, que habitava em Helipolis (cidade do Sol), governava o Egito. Ento a Terra no estava ainda separada do Cu, e os homens eram como deuses. Mas se perverteram, renegaram o Deus nico e disseram: vede-o que envelheceu e est achacadio. Seus ossos so como prata, sua carne como ouro e seus cabelos como lpislazli (Lazulite); seus membros tremem, e a saliva mana de sua boca. Assim os homens zombavam de Deus. E Deus se encolerizou e ordenou deusa do Amor, Htor, que exterminasse o gnero humano. Htor o exterminou, mas no por completo. Deus, movido de piedade para com os homens, inundou, durante a noite, a terra com uma bebida inebriante e quando, pela manh, a deusa entrou naquele mar, viu refletido nele seu rosto e alegrou-se de sua formosura. Provou do licor, embriagou-se e cessou de exterminar o gnero humano. Mas a antiga unio do Cu e da Terra ficou desfeita. E Deus disse: Meu corao est cansado. No quero viver com os homens e no quero aniquil-los por completo. E Deus deixou a Terra, subiu ao Cu e separou a Terra do Cu. E so, ainda hoje, como sero at o fim dos tempos. Assim acabou o primeiro mundo e comeou o segundo.

145 Quando Deus, ao subir ao Cu, abandonou os homens, estes, devorando-se uns aos outros como animais selvagens, ter-se-iam exterminado se no tivesse sobrevindo

32

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

Osris. Ele nasceu como simples mortal e, tendo chegado a ser rei do Egito, afastando os homens de sua existncia bestial, ensinou-lhes a cultivar os cereais, deu-lhes leis e instituiu o culto aos deuses. Depois percorreu o mundo, proclamando seu reinado e submetendo todos os povos, no com a espada, mas com o Amor, com o canto, a msica e a dana. Quando voltou ao Egito,seu irmo Tfon-Set, com setenta e dois conspiradores, decidiu sua perdio. Tomou em segredo a medida exata de seu corpo e, baseado nela, construir um cofre magnificamente ornamentado e convidou seu irmo para um festim. Durante o gape, os servos trouxeram o cofre. Todos os convidados se maravilharam e Tfon, como que gracejando, prometeu presente-lo quele cuja estatura se adaptasse s dimenses do cofre. Os setenta e dois cmplices estendem-se um aps outro no cofre, o qual, no entanto, no foi feito na medida de nenhum deles. Por ltimo, o prprio Osris se estende nele. Ento investem todos sobre o cofre, fecham-no, pregam a tampa com cravos e soldam-na com chumbo derretido, levam-no ao Nilo, arrojam-no gua, e o cofre, pela boca do Tanais, vaga (deslizando suavemente at o mar). sis, esposa de Osris, andou buscando durante muito tempo o corpo de seu esposo, errante por toda a terra. Por fim o encontra e, com gritos e prantos, deixa-se cair sobre ele, aperta seu rosto contra o do morto, beija-o e rega-o com suas lgrimas. Depois, partindo de novo em busca de seu filho Hrus, igualmente perdido, esconde o cofre com o corpo de seu esposo entre os papiros do Nilo. Mas Tfon, caando noite com a lua nova, nota o cofre sob os raios do astro e reconhece-o. Retira o corpo, rasga-o em quatorze partes e espalha-as aos quatro ventos. sis toma conhecimento do fato e recomea a busca. Recolhe, um por um, os despojos do desmembrado corpo, junta-o e ressuscita o morto. Estes smbolos nos levam ao conhecimento de Deus, conclui Plutarco mas ele prprio incapaz de decifr-los. O corpo o atade da alma enterrada neste mundo. Assim Osris caiu no cofre de Set, no corpo-atade: nasceu e morreu voluntariamente: Sabe o dia em que h de deixar de ser. O nascimento uma queda; a ressurreio um levantar-se; Osris cai para levantarse e levantar os que caram; morre para renascer ele mesmo e ressuscitar os demais.

33

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

O atade egpcio a envoltura, de madeira e pedra, da mmia e reproduz exatamente no s a forma do corpo, mas tambm as mesmas aberturas do rosto do morto. O corpo se reconhece pelo atade, como a alma pelo corpo. o atade das medidas exatas. Esse o princpio de distino, de diferenciao. O Deus desmembrado o mundo mltiplo: Sou um, feito dois, quatro, oito. Eis aqui por que Tfon esquarteja o corpo de Osris. Mas se Osris Deus, quem Set? O diabo? No. A perfeio do ser um mim e o nada em mim: eu sou Set, o zero entre os deuses. Detm-se, pois, Hrus! Set recebido no nmero dos deuses, diz Osris a Hrus, seu filho e vingador. Isto significa que Osris e Set fazem um, que so as duas contrapartes do Deus Uno. Osris conhece o dia em que h de deixar de ser. Esse deixar de ser justamente o nada em Deus, Tfon-Set. Estes so os simbolismos que nos levam ao conhecimento de Deus. So Clemente de Alexandria foi, antes de sua converso ao cristianismo, iniciado em grande nmero de mistrios pagos; entre outros, nos de Osris. Deles se lembrou quando disse que a sabedoria grega v a verdade eterna em crucificao ou desmembramento em que baseia o ensinamento da teologia do Logos Eterno.

146 Quando sis morreu, foi sepultada num bosque perto de Mnfis. Sobre sua tumba erigiu-se uma esttua coberta com um vu negro desde os ps at a cabea e por baixo estas divinas palavras: Eu sou o que foi, isto , tudo o que ser, e ningum entre os mortais se atreveu a levantar o vu.

147 Sob este vu esto ocultos todos os mistrios, e alguns foram conhecidos pelo homem, cuja soluo no pde achar. S puderam levantar o vu os Mitras, os Krishnas, os Cristos, e ns poderemos se quisermos seguir seus passos. Se o homem persiste em sua nsia de divinizar-se, a luz brilhar atravs do vu e poder ver por trs dele. Para isso deve encarar a verdade sem levar em conta quo contrria seja ela a suas antigas crenas ou opinies. O amante da verdade pode levantar o vu.

34

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

148 Osris e sis so os pais de todos os mistrios. Todos os deuses so substitutos destes dois e de seu filho Hrus. sis Maia, Maria, Matria, Me, tanto da humanidade como dos deuses. Hrus o filho, o Logos, o Verbo, o Cristo, o Filho de Maria, me de Deus. o smbolo da Luz que diz: Eu sou a Luz do Mundo e o que vem a mim no anda em trevas. Eu sou o que o Criador , logo Eu sou Ele, Ele Eu. Por sis somos mortais, mas tambm por ela adquirimos a imortalidade.

149 Em sis-Matria dorme a Luz Divina do Esprito, mas o Fogo Criador Eterno (ou o anseio sexual, que o fogo e luz) nunca pode ser extinto. Em todas as religies os mistrios se repetem. Na religio hindu vemos que Shiva mutila Brahma, como Tfon o fez com Osris, como o javali matou Adnis.

150 Osris, que Fogo Criador Divino na matria, foi atravs do Sol adorado e conhecido sob diferentes nomes: antes era Mitra, logo Brahma da ndia, depois Adnis da Fencia, Apolo na Grcia, Odim dos escandinavos, o Hu dos bretes, o Jesus dos cristos etc... .

151 Se o povo tomou o Sol por Deus em vez de sentir Deus pelo fogo e pela Luz Divina que esto em cada ser, os iniciados no foram responsveis por este erro. No foi dito pela Luz do Mundo: Mulher! Dia chegar em que no se adorar a Deus nem nesta montanha nem em Jerusalm, mas sim em Esprito e em Verdade? No entanto, at o presente momento o povo adora a Deus por meio de uma estampa ou de uma imagem. Os iniciados sempre ensinaram que o Sol doador da vida no era seno o smbolo da fora criadora universal, que era conhecida e sentida pelos super-homens como Fogo Interior e Luz Inefvel. 152 sis recebeu os nomes Ceres, Ria, Islene, Vnus, Vesta, de onde as vestais do fogo sagrado tomaram seu nome, Cibeles, Nobe, Mlis, ssi, entre os ndios, Pussa entre os chineses, Cerideu, entre os bretes antigos e Maria entre os cristos.

35

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

153 Os sbios caldeus, como astrnomos e astrlogos famosos, descobriram leis que, ainda hoje, so reconhecidas como exatas. A cada estrela deram um nome e para cada dia do ano designaram uma estrela. Depois os gregos encarnaram estes nomes em lendas e, por fim, os personificaram em pessoas. Destas lendas se originaram os anjos, os gnios, os heris e os santos.

154 A mitologia contm em si a verdade religiosa, diz Schelling. A religio no mitologia, mas a mitologia religio. O mito universal do Deus que padece, que morre assassinado ou crucificado, no oriundo do fato de ter ocorrido uma vez e sim em virtude de ter de suceder sempre, que sentido de novo na vida de cada ser humano. No sucedeu uma vez, mas sucede sempre. O Cristo-Luz oculto no paganismo revela-se no cristianismo.

155 J foi dito que o homem chega a fazer de Deus o conceito que lhe permite sua educao intelectual e social; por esse motivo muitos dos homens atuais, ao verem os antigos santurios de Serpis, de Vnus, de Apolo e outros, se perguntam: A que Deus oravam esses imbecis de ento? Para eles, os construtores da Pirmide de Queps, a maravilha cientfica das idades, so imbecis. Eternas tolices tm sido ditas sobre as coisas eternas. Quando se descobriu a mmia do fara Ramss, foi embrulhada em folhas do jornal Les Temps e transportada para o Cairo num carro. O conferente da alfndega pesou-a e, como no encontrasse na tarifa a classificao correspondente, aplicou-lhe a taxa de bacalhau seco. E, assim, para nossos doutos fiis, modernos, o corpo das antigas religies bacalhau seco.

156 Algum cristo, por acaso, j se deu ao trabalho de pesquisar sob o invlucro do mito para encontrar o mistrio? No, porque ningum suspeitou, ainda que a verdade do mito esteja no mistrio. Omar, ao queimar a biblioteca de Alexandria, disse: Se os livros so bons, no os necessitamos, porque todo o bem o temos no Alcoro, e, se so maus, no devem existir.

36

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

157 Osris, Tamuz, Adnis, tis, Mitra, Dionsio so a sombra das coisas vindouras, mas, por lgica, devemos deduzir que o Corpo de Cristo deve ter existido eternamente, pois sem o corpo no pode haver sombra. Antes de Cristo existiu o cristianismo, ensinou Santo Agostinho; tudo o que no eterno no verdadeiro, diz Hermes Trimegisto. Os mistrios de Osris so eternos e, por isso, florescem em todas as religies que lhe sucederam, apesar da deturpao de seus significados.

158 O rudo aborrece Deus. Rezai em silncio, homens!, diz o verso de um hino dirigido ao Deus-Sol-Amon-R. E depois de milhares de anos, Jesus repete: Fecha a porta e ora a teu pai que v em segredo, e te recompensar.

159 Comecei por ser Deus Uno, porm trs deuses foram em mim, diz um antigo livro egpcio de Deus Nun. Por acaso os padres do Conclio de Nicia falaram melhor? Glria a ti que baixas nas trevas, diz um verso de um hino antigo. E A luz resplandece nas trevas, diz So Joo. O Esprito na Matria a luz nas trevas, ensinam os Magos. Por que a matria na h de ser digna da natureza divina? pergunta Spinoza. Ningum respondeu a esta pergunta seno o Egito.

160 Os mistrios de Osris so os mistrios da Religio do Sexo. No santurio de Donderach, em leito morturio, est estendida, envolta num sudrio, a mmia de Osris ressuscitante, com o Falo ereto. A deusa sis, em forma de gavio de asas abertas, desce sobre ele e, viva, se une com o morto e extrai o smen do esposo. O sexo a vida atravs da morte.

161 Osris se pronuncia em egpcio antigo Usirit, que quer dizer Osrisis numa s palavra, com as significaes masculinas e femininas: ele-ela, andrgino, homemmulher. Em cada homem se esconde uma mulher e em cada mulher, um homem. OsrisEsprito une-se com sua irm-Matria e engendram Hrus, em quem estavam todas as coisas. Deus, Elohim, criou o homem sua imagem e semelhana; criou-o imagem de Elohim, macho e fmea os criou (embora o original diga macho-fmea). Primeiro o depois

37

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

os (a imagem de Deus est no homem, Deus em Um; no Ado somente, mas Ado e Eva Ieva, porque o prprio Deus Duo, Ele e Ela, Homem-Mulher).

162 O mistrio do sexo (do Uno) o mistrio dos dois. O Talmud diz: O homem e a mulher foram, em princpio, um s corpo de dois rostos (plos), mas logo o Senhor os dividiu em dois e deu a cada metade uma espinha dorsal. Viver em Dualidade Sexual caminhar para a morte...

163 A religio do Egito a religio do sexo. Mas do sexo que ressuscita e no do sexo que mata; no mesmo corpo de Deus Osris desmembrado sis substitui o desaparecimento do Falo sagrado por outro de madeira, para a ressurreio ... sis esposa, irm e me. A matria filha, irm e me de Deus. A virgem filha do Pai, esposa do Esprito Santo e me do Filho... Durante os dias em que se celebravam as festas do Deus Livre, a imagem do Falo era colocada em carros e exibida pela cidade com grandes honras, conta Santo Agostinho falando dos mistrios pagos.

164 A circunciso o testemunho nupcial de sangue e carne. At hoje, ningum, ningum mesmo descobriu o significado do mistrio da circunciso. O anel da circunciso o anel dos esponsais. a unio conjugal do homem com Deus. Que coisa to espantosa e que blasfmia! Mas menos espantoso comermos Deus? Nutrirmo-nos de sua carne e de seu sangue? Quem que pode ouvir isso?!, exclamaram, espantados, os discpulos do Senhor, quando pela primeira vez ouviram tal afirmao. O mistrio da circunciso este: Atravs da circunciso desse anel recortado na carne o homem contempla Deus eterna e involuntariamente. Por qu? Porque a extremidade do membro o ponto mais ardente e, por isso, este ponto mais ardente do prazer sexual consagrado a Deus e o Universo se eleva a Deus por esse anel. (Colgio dos Magos) 165 Os elos da cadeia ou os anis da circunciso carnal ou espiritual encontramo-los na Religio do Pai em toda a Antiguidade pag, no Testamento do Pai. Moiss encontrou a circunciso no caminho do Egito, porque o Egito a fonte do sexo sagrado. Adorar ao Pai em Esprito e Verdade chegar a Ele pelo Sentir e pelo Amor. Orar

38

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

ao Pai comunicar-se com Ele, entrando no interior (do aposento). Falar-lhe senti-lo em segredo. Esta foi e a religio dos sbios e iniciados.

166 Mas ao Pai ningum viu, diz o Grande Mestre. No entanto, o Pai engendra o Filho e ressuscita-o; logo a primeira idia da gerao e da ressurreio vai unida idia do Sexo e nunca as religies de Mitra e de Osris fizeram qualquer distino entre as duas idias... A base de toda religio : O sexo excede os limites da Natureza. Est por fora e por cima dela... o abismo que leva aos antpodas do Universo. a nica imagem do outro mundo que se nos mostra neste. (Colgio dos Magos)

167 O Sexo o nico contato de nossa carne com o alm. (Colgio dos Magos)

168 A sede sexual a sede da cincia, da rvore do conhecimento do bem e do mal. Os dois sero uma s carne. Sim, mas ainda no o so, seno no amor mortal, j que tudo o que nasce morre. O Egito sentiu o amor imortal que ressuscita.

169 O Falo de Osris no simboliza a procriao, a fecundidade, o nascimento e a morte, mas a ressurreio. deuses, sados da energia sexual! Estendei-me vossos braos, suplica um morto levantando-se do atade (Livro dos Mortos). Outro ressuscitado confessa: Energia Sexual de Osris que extermina os inimigos rebeldes (contra Deus)! Por ela sou mais forte que os fortes, mais poderoso que os poderosos.

170 As religies antigas que adoravam o Sexo no adoravam o Sexo grosseiro, terreno, animal, mas sim o fogo sexual sutil, espiritual, astral, csmico, aquela fora divina que ressuscita, j que os mortos tm de ressuscitar, de engendrar a si mesmos na Eternidade. O Credo de Nicia diz: Creio na ressurreio da Carne. Enquanto as religies antigas criam na ressurreio da carne por meio do Divino Sexo. Por isso os egpcios, cortando s vezes o Falo do morto, embalsamavam-no separadamente e o depositavam ao lado da mmia em pequeno obelisco de madeira dourada, simulando o raio solar, ou Falo divino que vivifica: outra forma de unio do morto com o Sol. Por isso sis encontra todas as partes do corpo desmembrado de Osris, menos o Falo, porque foi arrebatado e levado

39

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

ao ponto de onde havia vindo, deste mundo ao outro, e a deusa o substituiu por uma imagem de madeira de sicmoro. Os mistrios de sis, o vu de sis! Quem se atreve a divulg-los sem ser queimado vivo?

171 A religio de Osris a religio do sexo divino, pela qual o homem, inteiramente, pode ver Deus de frente a frente sem morrer. Osris o Fogo-Luz em todo o corpo, em cada uma das clulas. Este Fogo Criador no tem sua sede nas partes sexuais e sim mais vasto que o corpo. O Fogo no est no corpo, porm o corpo est no Fogo. O Sexo pode causar a morte, mas sem o Sexo no h ressurreio.

40

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

A RELIGIO DOS DRUIDAS E SEUS MISTRIOS

172 Depois dos egpcios vieram os druidas, adoradores do Deus nico. Erigiram a Deus altares de pedras brutas sem som de martelo e invocaram em campo aberto. Creram num cu para os bons e num inferno para os maus, e na imortalidade da alma. Os druidas homenagearam muitas deidades como os cristos e judeus depois deles, mas no em forma de adorao. Criam na Trindade de Deus ou em seus trs atributos e renderam homenagem a cada um destes tributos.

173 A religio dos druidas tinha duas faces: o culto ao nico Deus e a homenagem s deidades das estrelas, aos elementos, s colinas e s rvores. Os iniciados eram muito versados nos Ritos do Cabari Fencio e tinham doutrinas internas e cerimnias, mas ao povo no davam seno aquilo que lhe podiam ser til e proveitoso, e no o que ele no podia compreender.

174 Se algum nefito ou iniciado cometia alguma insensatez, era castigado com a excomunho, um castigo terrvel. Os preceitos filosficos e religiosos do druidismo eram escritos em versos e chegam a vinte mil. Estes preceitos eram decorados pelos doutos sacerdotes, no sendo permitido escrev-los; dessa maneira, o candidato permanecia mais de vinte anos sob observao e estudo.

175 Os druidas usavam plvora em sua Iniciao para dar um smbolo da chama sagrada, que o aspirante deve encontrar em si mesmo antes de ser iniciado. Eles chamavamna Resplendor de Deus. Quando morria um druida, colocavam em seu peito uma vasilha com terra e sal, cujo significado corrupo do corpo e imortalidade da alma incorruptvel.

176 Eles tratavam antes de prevenir a enfermidade que cur-la. Tinham muitas frases relativas cura das enfermidades, como, por exemplo, a seguinte: A jovialidade, a temperana e o levantar-se cedo trazem sade e felicidade. Uma de suas mximas filosficas a seguinte: As trs bases do mestrado: ver, estudar muito e sofrer muito.

41

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

Outra: As trs bases do pensamento: clareza, amplitude e preciso. Dessa maneira, eram filsofos da alma e do corpo.

177 A serpente era um de seus smbolos importantes. Uma serpente do ouro colocada sobre o peito do iniciado era sinal de regenerao. O iniciado tinha de sentir primeiro a Serpente gnea, para ter o direito de levar seu smbolo no peito. Precisava fazer ascender a Chama Sagrada de seu sexo quando adorava em Esprito e Verdade. A serpente era adorada com um crculo com gravaes misteriosas. Colocava-se uma tiara sobre a cabea (smbolo da Luz ou da aurola que emanava da cabea do iniciado). Era vestido com uma tnica de prpura (smbolo do Amor desinteressado pela humanidade), salpicado com estrelas (faculdade de luz e de idias luminosas); levava um bculo na mo (Cetro levantado, Falo erguido); era Rei porque tinha chegado a ser um iniciado.

178 A Serpente gnea, quando se arrasta pelo solo, o smbolo de destruio, a energia seminal jogada ao solo; mas, quando est erguida, um emblema da imortalizao e da vida, a Regenerao e tudo aquilo que foi, e ser. Os faras do Egito levavam em seus diademas uma serpente de ouro na parte correspondente ao entrecenhos, smbolo da alta Iniciao.

179 No deserto os hebreus laavam seus semens sobre o solo e se transformavam em serpentes que causavam a enfermidade e a morte. Mas por ordem de Moiss a serpente se ergueu e se tornou doadora de vida e salvadora de almas. A serpente no sexo fogo; levantada at o trono de Deus, se faz Luz Sagrada e Chama Inefvel; arrastada, a destruio da alma. No se deve esquecer tambm que a clula seminal tem a forma de uma serpente, na qual est latente o Homem-Deus (ver As chaves do reino interior).

180 Os altares dos druidas eram compostos de uma pedra grande colocada sobre dois outros toscos pilares. A lei druida ordenava que nenhuma ferramenta deveria tocar a pedra sagrada (nem mais nem menos que a Lei Mosaica do xodo 20:25: No edificars altar de pedra talhada). Mas este mandamento foi esquecido milhares de anos depois.

42

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

Estes altares eram erguidos sombra de uma rvore forte, como o carvalho, e assim vemos como Abrao, debaixo do carvalho de Menrah, edificou um altar a Deus e ali recebeu os trs anjos como hspedes.

181 Os druidas adoravam a Deus na Chama Sagrada Interna e reverenciavam publicamente o fogo como emblema do Sol e smbolo do Fogo Divino do Sexo. Todas as religies tiveram seus fogos sagrados, que no so mais do que smbolos do fogo do sexo, no homem. Os druidas tinham seus conventos e irmandades femininas como as monjas de nosso tempo e tinham trs votos para trs classes. O primeiro era o voto de servir livremente nos templos, e as monjas no eram separadas da famlia. O segundo voto era para aquelas que ajudavam os sacerdotes nos servios religiosos. O terceiro era para aquelas que juravam castidade e recluso e que formavam os orculos de Brito.

182 Quanto ao supremo sacerdote druida, seu ttulo era Pontifix Maximus, que foi herdado pelo alto sacerdote secular da Antiga Roma e na Itlia. Tinha poder supremo, tanto nos assuntos seculares como nos eclesisticos, e estava rodeado por um Senado composto pelos principais druidas. o Arco Druida. Imitaram-no logo o Pontfice Mximo com seus fmulos, e o Papa com os cardeais. O signo do flmine um chapu como o capelo cardinalcio. E em certas ocasies, o povo beijava o p do Arco Druida. Jlio Csar, ao ser Pontfice Mximo, obrigou Pompeu a fazer o mesmo; depois seguiram-no Calgula e Heliogbalo, a quem o Papa imitou. Os sacerdotes de sis usavam tonsura porque sabiam da existncia do Centro Energtico no alto da cabea (ltus de mil ptalas) e diziam ao povo que isso simbolizava o Sol Doador da Vida. O celibato de origem pag. Orgenes castrou-se a si mesmo. O verdadeiro iniciado no aceita o celibato como condio natural; ao contrrio, ele ensina a pureza do sexo e a obedincia da Lei Divina.

43

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

183 Pitgoras estabeleceu ordens de freiras, entre as quais colocou suas filhas. As vestais romanas eram monjas que faziam voto de castidade. Tambm entre os pagos havia muitos monges e eremitas. As vestais tinham o dever de atiar sempre o Fogo Sagrado e no deix-lo apagar, do contrrio eram castigadas com a morte. Brigit, deusa da poesia, da fsica e dos ferreiros em Kildare, na Irlanda, tinha a misso de conservar um Fogo Sagrado sempre ardendo; quando se aboliu o druidismo, as sacerdotisas se fizeram monjas crists e Brigit se converteu em Santa Brigite ou Brgida, santa titular da Irlanda. Durante o reinado de Henrique VIII foram suprimidos da Inglaterra e da Irlanda os conventos com monjas. Os sacerdotes fencios usavam sobrepelizes; os sacerdotes persas usavam cordorinas, de onde veio o mandil manico (avental grosseiro).

184 Os sacerdotes persas levavam guizos de prata em suas vestes; os bispos ortodoxos, em suas cerimnias levam-no em seus trajes como fazem os sacerdotes judeus. O bculo pastoral do bispo e dignitrios eclesisticos corresponde ao ltuo dos romanos e ao basto dos iogues. o smbolo da Serpente, do Falo e da Cruz.

185 O jejum era praticado antigamente para limpar o sangue e preparar o aspirante para certos trabalhos espirituais transcendentais. Os crios ardentes no altar a prtica de manter sempre a luz, nos templos. Os egpcios tinham A Festa das Lmpadas, que celebravam descendo em barcos pelo Nilo abaixo at o Templo de sis; este servio se converteu nas vsperas. Os persas usavam gua sagrada a que chamavam Sor. a gua, o princpio da gerao, que se transmuta em Chama Sagrada.

186 Os druidas tinham certas danas religiosas e genuflexes, que imitavam as rotaes das esferas celestes, conservadas pelos cardeais, pelos dervixes e pelos maons ao avanarem na direo do Oriente.

187 Os egpcios lanavam terra sobre o atade trs vezes e diziam: A terra terra, o p ao p e a cinza cinza.

44

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

O sacrifcio da hstia feita com farinha de trigo to antigo como as religies. O batismo e a uno com leo para purificar a alma era um rito observado h milhares de anos antes da era crist. As crianas, depois dessa cerimnia, recebiam o sinalda-cruz e se lhes davam leite e mel. Quando o menino chegava aos quinze anos, o sacerdote punha-lhe as vestes chamadas Sudra e o cingia e confirmava, instruindo-o nos mistrio da religio.

188 A cruz o smbolo da vida. A cruz ansada um emblema flico. A cruz representa os dois princpios em conjuno. A cruz venerada como smbolo da gerao e regenerao desde muitos sculos antes da crucificao de Jesus. A cruz se acha gravada em todos os povos antigos da terra.

45

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

RELIGIES ANTIGAS EM MOLDES MODERNOS

189 Os caldeus dividiram ao ano em doze meses, sendo cada ms presidido por um anjo. A Igreja mudou os nomes e fez com que um santo presidisse cada dia. O Divi ou deuses romanos inferiores faziam milagres e em sua honra se erguiam altares, perante os quais se mantinham luzes continuamente acesas; suas relquias eram adoradas; formavam-se conventos de homens e mulheres religiosos sob o nome de divos ou deuses inferiores, como os querinais de Quintino ou Rmulo; os marcianos de Marte; os vulcanos de Vulcano, como hoje existem os franciscanos, os agostinianos e os dominicanos, de Francisco, Agostinho e Domingos.

190 Os Divi romanos eram patronos de vrias vocaes: Netuno, dos marinheiros; P, dos pastores; Palas, dos maridos; Diana, dos caadores. Agora temos So Nicolau para os marinheiros; So Joo Batista para os maridos; Santa Madalena para as cortess, etc... . Tambm os Santos receberam os caracterstico dos Divi: a Moiss foram atribudos os dois cornos de Jpiter-Amon, a So Pedro as chaves de Jano. Tambm a Igreja canonizou muitos deuses antigos: Baco, o deus do vinho, foi batizado com o nome de So Baco ou Bacchus. Brigit, a deusa dos druidas, se converteu em Santa Brigite, padroeira da Irlanda.

191 O culto Virgem Maria igual ao que foi tributado a sis e a Mariana dos hindus. Comparemos as litanias desses dois povos, que se dedicaram ao elemento feminino da Divindade, com a litania da Virgem Maria dos catlicos e mesmo com a dos protestantes. Os antigos hindus adoravam Deus atravs de sua manifestao feminina, do mesmo modo que adoravam a mulher, atribuindo-lhe todos os dons divinos, e, para manter a adorao e o respeito a ela, seus sacerdotes formulavam em suas oraes uma litania que invoca o elemento feminino, que indispensvel para a conservao da vida, da sade e da felicidade. O Ritual Hindusta reza assim: Santa Mariana, Me de Perptua Felicidade Me do Deus Homem Encarnado

46

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

Me de Krishna Me Eterna Virgem Me Purssima Virgem Castssima Me Sempre Pura Virgem Trgama Espelho da Suprema Conscincia Me Sapientssima Virgem do Loto Branco Matriz urea Luz Celeste Rainha dos Cus e da Terra Alma Me de Todos os Seres Virgem Concebida sem Mancha de Pecado. 192 Est a litania dos hindus, invocando o poder feminino da divindade na matria, endeusada na mulher. Por sua vez, os sacerdotes do Egito invocaram o elemento feminino com esta outra ladainha: Santa sis Me Universal Me dos Deuses Me de Hrus Alma Me do Universo Sagrada Virgem Terra Me de Toda Virtude Ilustre sis Misericordiosa e Justa Espelho de Justia e Verdade Misteriosa Me do Homem Loto Sagrado Sistro ureo Astarte Rainha dos Cus e da Terra

47

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

Virgem Me

193 J no necessrio copiar, aqui, a litania da Santssima Virgem Maria, por ser uma cpia exata das antecedentes. Isso nos demonstra que os antigos sabiam que emanavam dEla as energias e a juventude que do a imortalidade ao Homem: pois no coisa do corpo e sim da alma e que Ela porta do Cu, consoladora dos aflitos e curadora dos enfermos.

194 O parto (criao de um ser) era um mistrio incompreensvel e atribudo diretamente a Deus. sis a Me Virgem porque como a Natureza; fecundada pelo Raio Solar Divino e por isso concebe seu filho sem perder sua virgindade. O lrio na mo da Virgem Maria o loto sagrado de sis, que foi a Ela consagrado. O ms de maio era consagrado a sis, por ser o despertar da Primavera; o ms de maio, hoje em dia, dedicado Virgem Maria.

195 A lua, smbolo da estao lunar da mulher, a Rainha do Cu. sis est coroada com a lua; a Virgem Maria pisa sobre a lua. A primeira figura a lua nova; a segunda o quarto minguante ou o que significa antes de ser fecundada pelo Esprito; era coroada por uma meia-lua, mas depois foi coroada com o sol, pisando sobre a lua.

196 Os budistas do Tibet celebravam a festa de todos os santos no dia 1. de novembro e o dia dos mortos era celebrado em 2 de novembro. No Colgio dos Magos se efetuava uma convocao solene nessa noite e muitos deles se punham em contato consciente com os que haviam passado ao novo estado durante os doze meses anteriores.

197 O dia 25 de dezembro era guardado como dia sagrado por todos os povos antigos. Os cristos deram esse dia como o do nascimento de Jesus, para atrair ao cristianismo os diferentes povos que festejam o natalcio do Sol, assim como o dia de domingo foi consagrado como o dia do Senhor, para no afugentar os povos pagos. o dia do Senhor Sol, equivalente ao Baal na Caldia, a Osris no Egito e a Adnis na Fencia.

48

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

198 A religio feita para o homem e no o homem para a religio. Tampouco a religio para um dia especial; para todos os minutos do dia e da semana. O objetivo da religio manter o fogo sagrado sempre ardendo. A vestal tem esta obrigao. O Deus vivo est no templo-corpo como fogo e luz no sexo e nunca se deve permitir que esse fogo se apague; nesse fogo e nessa luz se acham a vida e a morte; a gerao e a regenerao e tudo o que era, tudo o que e tudo o que ser. Buscai o reino de Deus e seu justo uso e tudo o mais vos ser dado por acrscimo ... e o reino de Deus est dentro de vs mesmos...

199 Quem acha o fogo sagrado pode conhecer Deus dentro de si mesmo, dentro do seu prprio corpo, que o Templo do Deus Vivo.

49

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

RASGANDO VUS
200 O rgo masculino, o Falo, era considerado (e ) a fonte encarnada do ser, a personificao do Poder Criador e o lgico smbolo do Criador da Vida.

201 Como representante do Poder Criador da vida humana, foi exaltado, e por fim prestou-se-lhe culto. A fora criadora foi deificada como deidade suprema qual pai unido sua natureza e por essa natureza vm existncia todos os seres. O Falo era a encarnao deste poder para o cumprimento dos grandes propsitos da vida, que so a gerao e a regenerao. A gerao era representada com a linha vertical e a Re-Generao com a linha horizontal, e assim se formou a Cruz, smbolo do Falo ou representao da fora flica, ou a sublimao da semente criadora. A cruz representa as duas atividades. Todas as religies consideravam a esterilidade como afronta e maldio. O supremo dever religioso de cada mulher era dar filhos e perpetuar a semente da raa humana

202 O homem e a mulher, antigamente, viam no Criador a Fonte suprema da felicidade... Era a Deus que as mulheres pediam filhos... Para elas, Deus era uma realidade substancial claramente definida. Estava em conexo direta e pessoal com o ato da gerao. Era o prprio Criador que ia para dentro da mulher por intermdio do homem. O homem era representante de Deus. O Falo era a divina funo operante por intermdio da qual Deus obrava. por isso que a humanidade daquela poca era mil vezes mais pura do que a de hoje, porque, ento, no ato da criao via-se somente Deus.

203 O Grande Hierofante dos Magos explicou a Circunciso. O membro viril considerado como especialmente consagrado ao Criador, seja como smbolo, seja como conduto do poder e dos desejos divinos a serem cumpridos. Antigamente, para se tornar o juramento de uma pessoa, ela devia colocar a mo sobre o Falo do ser a quem fazia o voto ou a promessa. Hoje jura-se sobre a cruz.

204 O libertino que abusa do seu poder viril lana fora a sua prpria alma, e se a cruz o smbolo da salvao porque a Cruz Flica respeitada e venerada fonte de sade,

50

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

poder e iluminao. As religies antigas e a Maonaria Moderna no iniciavam em seus mistrios os eunucos ou os seres sexualmente impotentes, porque no poderiam estes ver nem sentir o Fogo Criador em si mesmos, logo no podiam sentir Deus nem se sentirem Deus. Quanto mais viril fosse um homem, mais valor tinha para o bem e maior venerao lhe era prestada.

205 Os mais antigos registros dos egpcios e dos hindus se referem ao culto da Cruz Flica como uma religio estabelecida milhares de anos antes da era crist, que tinha dado lugar ao nascimento do sistema da teologia. Essa religio e as que se lhe sucederiam tinham por objetivo o culto das foras criadoras. Os que condenam aquelas velhas religies se condenam a si mesmos porque manifestavam uma atitude mental suja e impura.

206 Sempre as lendas nos contam que Deus aparecia ao homem sob a forma de fogo. Fogo o calor que d vida, e a alma imortal puro fogo. Para se obter a Imortalidade Consciente preciso ver o Fogo Divino no Corpo, do qual o Sol e o fogo material so os smbolos. Osris morava no Sol como o Criador Onipotente e foi personificado pelos homens.

207 Da adorao do Fogo Divino dentro do templo-corpo se originou a adorao do Sol como Criador e preservador da humanidade, e do Culto Solar derivaram todas as religies existentes. Quando o homem contemplou a morte da Natureza durante os meses de frio, devido ausncia do Doador da Vida, que o Sol, ele lhe dava as boas-vindas e agradecia com alegria e louvores a renovao da vida, quando o Sol, o Pai Onipotente, o Salvador, aparecia novamente no horizonte, com poder e glria.

208 Deus a alma do Universo. O Sol a alma do sistema. A alma o Sol do homem. Nascer um filho de uma virgem significa que a virgem foi escolhida para gerar uma criatura humana com propsito sagrado, elevando-a acima das suas irms mortais, para receber aqueles Esprito Divino que vem em nome do Senhor. Esta a concepo

51

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

imaculada que d nascimento a Krishna, salvador hindu, a Buddha, o fundador das maiores religies do mundo, e a Jesus, o moderno salvador da humanidade, e outros mais.

209 Tambm a humanidade adorou Deus em forma feminina, isto , foi reconhecida a necessidade da unio do macho com a fmea para o cumprimento do sagrado propsito da gerao, dando lugar ao culto do princpio feminino. Por tal motivo temos sis, Astarte, Vnus, Maia e, por ltimo, Maria. O Esprito, que considerado positivo ou masculino, que gera a Matria (Mater), que o elemento passivo. O Esprito o gerador, a Matria o amor da Natureza e o regenerador. O efeito mgico da mulher, principalmente se virgem, sobre a natureza masculina, por meio das emoes e dos sentimentos, era considerado como o despertador do Fogo Criador. Este esplendor natural era olhado com a mais profunda reverncia, porque encerrava a sade, a iluminao e a superao. J temos o exemplo de Davi e a jovem moabita na Bblia. A terra encarada como feminina onicriadora e o seu consorte o Sol; por isso o Sol era Osris, a terra, sis, a me, e Hrus, o produto, ou o filho.

210 Os smbolos mais sagrados das religies so os que representam o tero da mulher, como, por exemplo, a Arca. Dentro dessa arca ou recinto do templo, somente o sacerdote podia entrar. Era o Santo dos santos, que continha o smbolo divino da vida, sem o qual o homem no viveria seno uma gerao. A Arca da lenda de No continha todos os elementos da vida. O tabernculo continha a vara de Aaro, o pote de man e os Dez Mandamentos, smbolos de salvao por intermdio da mulher. A Arca dos egpcios continha a Cruz Flica, o ovo e a serpente.

211 O ovo um smbolo universal do princpio feminino; era considerado como o germe de todas as coisas e o emblema da regenerao. A Pscoa e os ovos da Pscoa representam o smbolo da reproduo, isto , a ressurreio.

212 A lua passiva e receptiva, era tida como feminina. Era sis, a deusa lunar divinizada. Era considerada a esposa virgem do Sol. Representa yoni ou linha horizontal da cruz como smbolo do poder criador feminino. A meia-lua o smbolo da virgindade. A lua

52

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

representa o tero, a Porta da Vida. O uso da ferradura devido ao costume de se colocar a representao do yoni (rgo feminino) nas portas dos templos antigos. Este costume foi adotado pelo povo como emblema de felicidade e boa sorte.

213 O peixe um smbolo religioso muito antigo consagrado a Ishtar, Vnus e outras divindades femininas. Por um lado, isso se deve sua fecundidade, e, por outro, porque a sua boca se assemelha Porta da Vida, Arca da Aliana. Vishnu faz sair da sua boca um grande peixe, ou os seres do mundo.

214 A lenda de Jonas significa que o ser que se recusa a obedecer Lei da Regenerao, querendo somente a gerao arrojado morte e devolvido contra a sua vontade Regenerao atravs da Porta da Vida ou Peixe. Este o significado da mitra do bispo caldeu, a qual tem a forma de cabea e boca de peixe, ou Porta da Vida.

215 A serpente considerada o smbolo do Criador, do elemento masculino. J explicamos anteriormente o seu significado. Aqui podemos acrescentar: aquele que pode levantar a sua serpente adquire sabedoria, poder, imortalidade, bondade, vida, regenerao, quando ela est levantada sobre a Cruz. Se ela se arrasta a causa de todo o mal. Assim a conheceram no Egito, na Sria, na Grcia, na ndia, na China, na Escandinvia e na Amrica. A serpente foi adorada em todos os tempos e simbolizou todas as divindades.

216 A divina paixo no homem a fora onipotente e fonte vital de toda a criao. o poder atuante do Pai onipotente.

217 A Serpente ou o Instinto Criador fonte de todo bem e de todo mal. (Expliquemos de uma vez o mistrio: o smbolo do bem quando est levantada sobre a cruz, isto , quando esse Instinto Criador ou a Serpente gnea ascende para a iluminao do ser, para a procriao, para a regenerao. Vemos esta serpente em todos os templos nesta posio. Mas, quando ela est sobre o ventre, o mal que ataca o calcanhar do homem, a serpente do pecado, das prticas degradantes do sexo, a paixo cega, o fogo da luxria. Este o mal, o demnio, o opositor de Deus Fogo-Luz Interior...)

53

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

218 Este o significado da lenda bblica de Ado e Eva no Paraso. Ado, no obedecendo ao Divino Fiat e no comendo o fruto da rvore do conhecimento do bem e do mal, isto , em lugar de empregar o seu ato para a regenerao, usou-o para a satisfao desenfreada do seu prprio gozo. Esse gozo prprio foi induzido pela serpente ou paixo descontrolada. O abrao sexual ordenado pelo Criador era para cumprir um propsito divino, ato de maior santidade que o homem poderia realizar.

219 A cruz e a serpente foram sempre os mais fiis smbolos do Falo. O princpio criador o Falo Ideal, e o princpio criado, o Cteis formal. A insero do falo vertical no Cteis horizontal forma o stauros dos gnsticos, ou a cruz filosfica dos maons. a ncora da salvao, que tem a forma do T invertido.

220 A cruz sempre foi usada como smbolo religioso e por todos os povos da Antiguidade. Quando os espanhis chegaram Amrica, ficaram atnitos ao verem que os nativos prestaram culto a um salvador crucificado, e que a cruz era o smbolo da salvao e da vida futura. A cruz mais antiga a tau, ou o T. no incio do cristianismo era proibido o uso da cruz.

221 A cruz sempre representou a divina unio sexual, considerando que com esta unio chega-se regenerao, redeno e vida eterna, porque o homem obtm e d, a Imortalidade com esta unio.

222 O homem e a mulher, isolados, so estreis e impotentes; s por meio da sua unio sagrada so capazes de cumprir a Vontade Divina. Esta a Verdade Absoluta e a Razo pela qual o Supremo Criador formou o homem em dois sexos, em vez de form-lo num s. Quando ambos se unem para o duplo propsito de gerar e regenerar, pode-se dizer deste matrimnio: Aquilo que Deus juntou, o homem no separa.

223 A mais santa orao e a mais sagrada entre as funes a Sagrada Unio Sexual para a gerao, e em seguida para a regenerao. Nenhum ato pode ser mais santo

54

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

do que o que imita a Deidade. Ser como Deus, obrar como Deus a base de todas as religies e da Iniciao. Se no, o que significam estas palavras de Elohim: Eis a, o homem se fez um de ns? Se o homem no elimina do seu corao e da sua mente todos os preconceitos, o hipcrita pudor e a falsa virtude, e se no grava no lugar deles as verdades bsicas ensinadas pelo esprito das religies e na Iniciao, jamais chegar a sentir a verdade e a divindade em si.

224 Todos os povos tm as suas lendas solares, que consistem na ressurreio da vida. O Sol desaparece (morre como Adnis, Osris, etc.) entrando nos escuros reinos do firmamento Sul, deixando o mundo frio. Depois de uma curta ausncia, durante a qual toda a Natureza chora, reaparece com toda a sua majestade e luz, trazendo terra a fecundidade e a alegria que lhe faltaram durante o inverno. A terra, a me, gera o seu filho e a vida renasce sob o poder vitalizador do Pai Sol. Todo o mundo, a natureza toda uma simbolizao triunfante da Regenerao da Vida; a alma, que o Sol do homem, tem de seguir o exemplo da Me Natureza; tem de seguir o caminho do Sol, isto , despertar novamente depois da sua viagem (para mais alm), para reviver e desfraldar a sua glria...

225 Bem e mal; escurido e luz; o triunfo do dia sobre a noite, etc. so chaves da religio. O sol do vero est personificado num jovem que assassinado pelo mal, representado pelo frio, e levado ao mundo inferior (inferno), onde permanece cativo pelo Deus do Inverno, para depois regressar terra, que se alegra com a sua presena.

226 O sol considerado o Salvador Divino, que veio redimir o mundo das trevas. As estrelas matutinas eram os seus heraldos. A noite um cruel tirano que teme a luz, trata de destruir os portais inferiores ou infantes, extinguindo assim todas as luzes ou infantes do firmamento. Esta a lenda da matana das crianas quando nasceu Krishna e tambm quando nasceu Jesus.

227 Os doze signos do Zodaco eram os assistentes do Redentor do mundo, o Sol. O duodcimo ms ou signo zodiacal (Judas, O Iscariotes) era um traidor, que o vendeu, causou a sua morte e desceu morada dos mortos, para depois ressuscitar com glria e

55

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

poder. Esta a vida de cada homem, que, como iniciado, deve seguir a mesma lei da vida. A descida Matria, a escurido do tero materno e demais influncias o controlam, porm por fim a sua ressurreio e imortalidade vm, se seguir o Caminho da Luz.

228 Todos os redentores nascem de uma virgem e no dia 25 de dezembro, porque nessa data o Sol nasce, passando o solstcio de Inverno, quando comea a salvar o mundo com o seu calor.

229 Todas as religies tm as suas cerimnias e os seus sacramentos cuja finalidade preparar o povo, aos poucos, para a compreenso dos mistrios da divindade no sexo. Um dos feitos mais surpreendentes e sagrados a adorao da Deidade, comendo a sua carne e bebendo o seu sangue sob a forma de po consagrado (carregado de sagradas invocaes) e vinho fermentado, que eram servidos por sacerdotes trajando de branco, e de que participavam os iniciados em Santa Comunho.

230 Usar suco de uva ou suco de frutas no-fermentado para os Santos Sacramentos no lugar de vinhos fermentados arrojar ao p, aos escravos e dbeis a santidade destas cerimnias. Isso traz a decadncia das sociedades e igrejas, porque prostitui o mistrio divino. O suco de uva sem fermentar representa o homem fsico antes da Regenerao. Quando o vinho fermenta converte-se em Esprito o Esprito da Vida , gneo Cristo. ento tanto fsico como espiritualmente, o Esprito Dual.

231 Simbolicamente, o homem recebe este Esprito Crstico e se salva com ele. O suco fermentado deve ser usado no Sacramento da Eucaristia, ou ento se converte em blasfmia ou numa pardia burlesca, maldita, e traz desunio na Igreja.

232 A comunho do corpo e sangue de Deus neste rito religioso era um Misterioso Sacramento em todas as partes do mundo antigo, inclusive no continente ocidental muitssimo antes do Descobrimento da Amrica; os mexicanos e os peruanos o celebravam e o chamavam a mais santa festa.

56

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

233 Em muitas tumbas encontrou-se o Osris vegetante; em alguns quadros a mmia de Osris est coberta de sementes de trigo, e, em outros, a mmia est rodeada de espigas de milho. O Livro dos Mortos diz: Os homens comem a tua carne. Um papiro mgico reza: Seja este vinho o sangue de Osris. Os mistrios do Osris so representados pelo clice e a espiga, o vinho e o po da Eucaristia. Pois bem, Jesus, na sua ceia, nada mais fazia do que cumprir a Santa Lei dos iniciados, que convertiam o po e o vinho em corpo e sangue verdadeiros do hierofante que oficiava.

234 Nos mistrios eleusinos, o po representa Ceres, deusa do trigo, e o vinho representa Baco, o deus do vinho, que deu o seu sangue aos homens para alimento. O po e o vinho recebiam culto porque eram considerados como corpo e sangue, ou, na verdade, a substncia real do Pai e da Me da vida. O vinho representa sis, o elemento feminino; o po, representado em forma redonda, era o smbolo de Osris, o Pai Sol, princpio masculino. A participao dos dois juntos significa a vida regenerada por vir.

235 Nos festivais da primavera, homens e mulheres usavam um atavio alegre nos trajes e chapus; essas festas eram consideradas como festas de ressurreio da vida e do poder gerador da Natureza. O mais surpreendente era que a rainha do cu ou deusa da vida dos antigos teutes e saxes se chamava Pscoa. O ms de abril era dedicado em sua honra. Era costume fazer presentes como ovos coloridos na festa dessa deusa porque o ovo era considerado o emblema sagrado da ressurreio. H quatro mil anos, os caldeus festejavam a Deusa da Primavera, a Renovadora da Vida, a Rainha do Cu Ishtar, ou melhor, Pscoa Ishtar.

236 Todas as religies celebravam a ressurreio de um Deus (regenerao da vida). Rejuvenescimento depois da velhice, aps permanecer trs dias no tmulo. Astronomicamente, esses trs dias so a representao dos trs meses do inverno, durante os quais o Sol perde o seu poder, e o mundo carece deste doador da vida. Krishna, Buddha, Zoroastro, Osris, Mitra, Hrus, Baco, tis, Quetzalcoatl e todos os salvadores do mundo, depois de terem descido ao mundo inferior, se levantaram no terceiro dia e ascenderam ao cu... Na Iniciao Interna, o iniciado deve descer ao mundo inferior durante os trs dias

57

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

para cumprir o seu dever de ajudar no mundo submerso, antes de voltar vida para escolher o ramo de auxlio que deve seguir.

237 A morte e ressurreio de Adnis (que significa Senhor, Luz Divina; dali vem Adonai) eram celebradas anualmente na primavera pelos assrios, babilnios, fencios, judeus e outros povos. Todos as profecias referentes a Jesus que fazem meno ao filho de Deus ou redentor, ou quele que se assentava direita do Senhor, so simples referncias a este Salvador, Tamuz, ou Adnis, e sua amada Ishtar, que teve diversos nomes como Ashtoreth, Vnus, Astarte e outros, segundo o idioma do pas. Pois Tamuz, Adnis, o Deus da Luz, foi tomado pelos povos e o seu culto foi estabelecido como costume religioso. A histria do nascimento, morte e ressurreio foi acolhida como smbolo da ressurreio da alma ou redeno da humanidade (como um todo)...

238 Em resumo: o sexo redime pela gerao e a regenerao. Todos os salvadores do mundo so smbolos de Fogo-Luz divino no sexo, simbolizando primitivamente pelo Sol. Atrs disso tudo se encontra o Grande Mistrio da Luz Divina e por seu intermdio a imortalizao da alma, ou Regenerao do homem enquanto est com vida. Porque se isso no se obtm aqui e agora, no se pode consegui-lo quando a alma passar para o Alm.

58

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

A MAONARIA RELIGIO, CINCIA E FILOSOFIA

239 Sabemos e no necessitamos de quem nos diga que a maonaria, tal como conhecida hoje em dia, est muito longe da instituio original. Todos os seus trabalhos atuais no so mais do que uma rememorao da Iniciao antiga nos mistrios de Osris e, tambm, dos antigos druidas, fazendo dela, como todas as religies, uma instituio composta e modernizada de tempos em tempos, segundo a exigncia das circunstncias.

240 Todas as religies tm por objetivo espiritualizar o homem e fazer dele um super-homem, intelectual e espiritualmente, suprema autoridade do domnio de si mesmo, varrendo a ignorncia, o egosmo e o medo. Chegar a super-homem ou mestre chegar a defrontar-se com Deus, com o Fogo Sagrado, com a sara de Horeb, e ouvir a voz interior que lhe grita: Descalai vossos ps, porque o solo que pisais sagrado!

241 O mistrio do fogo na maonaria est baseado numa lenda de Hiram Abiff, que relata o Terceiro Grau do mestre maom.

242 A lenda deste grau uma adaptao de um relato simblico; seu disfarce oculta a Grande Verdade da Iniciao Interna. A lenda uma verdade disfarada, porque a Verdade nua fere os olhos dos dbeis, e estes tratam de destru-la, como sucede com todas as verdades religiosas, que foram descobertas ao pblico. A verdade nua envenenou Scrates, crucificou o Nazareno, queimou Savonarola e assassinou Gandhi. A lenda do Terceiro Grau uma verdade oculta. Os homens de boa vontade podem descobrir e descerrar seu vu, chegando sua compreenso por meio do estudo, da aspirao, respirao e meditao, como temos explicado nos graus anteriores. Sem estes requisitos, ningum pode chegar a levantar o Vu de sis. A lenda, com sua cerimnia enigmtica, estimula primeiro a imaginao, e logo se converte em motivo de visualizao, que conduz intuio, e que nos abre a porta do

59

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

Templo da Verdade, isto , nos d o poder de descobrir a Verdade para podermos contemplar sua beleza.

243 O significado da lenda: o motivo da lenda a construo do templo, para que nele habite o Deus ntimo, e para ele ter sua completa liberdade de manifestao. O Templo o corpo dominado, educado e guiado por mandato do Esprito, que so a verdade e a virtude. O Templo de Salomo o modelo do corpo humano. O Templo, como o corpo humano, se estende do Oriente ao Ocidente e do Norte ao Sul, o que quer dizer que o homem unidade indivisvel como o Universo. Sua cabea, que se eleva em direo a mundos superiores, se converte, pela Sabedoria Espiritual, em Salomo, que levanta um templo para glria do Grande Arquiteto do Universo ntimo.

244 Hiram A lenda diz que Salomo (Sol Man, o homem solar), querendo fazer de seu corpo um templo digno para o Deus ntimo ou o Grande Arquiteto Eu Sol, pediu a Hiram, rei de Tiro (a Conscincia Elevada, o Sol Elevado porque Hiram significa tambm Sol), um mestre arquiteto de obra. Hiram, Rei Conscincia, envia e lhe recomenda Hiram Abiff (Mestre Construtor Superconscincia, Sol espiritual no homem). Era filho de uma viva, isto , manifestado na Natureza e pela Natureza, como me; porm esta me nunca teve um marido. Hiram Abiff, o Sol Pai Interior, designado como chefe supremo dos obreiros (tomos, clulas, molculas), para a construo do templo. Estes obreiros tomos, que impulsionam o homem desde pocas remotas para a formao de seu corpo-templo neste Jerusalm Interno Cidade da Paz , tinham diversos graus de capacidade e diferentes talentos individuais. Era, pois, necessrio dividi-los segundo suas capacidades (superiores, medianas e inferiores), para poder aproveitar melhor o trabalho de cada obreiro. Hiram, como sbio, justo e benevolente, os repartiu em trs categorias: aprendizes (trabalhadores no mundo inferior do homem, que abrange a parte do estmago para baixo), companheiros (trabalhadores no mundo mediano, na caixa torcica) e mestres (trabalhadores no mundo superior, que a cabea). Hiram a superconscincia deu a cada um a maneira de se fazer conhecido como tal por meio de signos, toques e palavras

60

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

apropriados, isto , deu-lhes a capacidade de influenciar-se por meio dos sentidos viso, tato e audio.

245 AS DUAS COLUNAS. Hiram construiu e ergueu no Templo duas grandes colunas (duas pernas) de bronze, ocas. Determinou que os Aprendizes (tomos construtores) recebessem seu salrio, isto , seu bem-estar, na primeira coluna (Passiva e Esquerda), os Companheiros, na segunda (Positiva e Direita) e os Mestres, isto , os tomos superiores do crebro e da cabea, na cmara do meio, o mundo interno e lugar secreto, que se encontra por dentro e acima dos dois. Cada classe de obreiro, para poder receber seu salrio, se fazia conhecer pelo esforo e trabalho que havia dedicado Obra.

246 O TRABALHO INTERNO. O trabalho foi dirigido e executado com sabedoria, ordem e exatido, segundo as instrues recebidas da Conscincia da Realidade ou Superconscincia, e a obra avanou em progresso e elevao rapidamente. Apesar do nmero de obreiros, que entre todos eram mais de oitenta mil, e de ser feito todo gnero de obra, no se ouvia nenhum rudo de instrumento de metal (pelo fato de o Templo-Corpo no ter sido construdo com instrumento e por mo de homens). o silncio e a quietude no mundo interno, origem de toda obra espiritual.

247 O TEMPLO DA INICIAO. Durante os sete anos e mais, tempo necessrio para a completa Iniciao Interna, para poder construir o digno Templo de Deus (porque a cada sete anos o corpo fsico se desfaz totalmente de seus tomos e clulas antigas formados pelo desejo inferior, fora de martelar e trabalhar por meio de novas aspiraes, respiraes e pensamentos), durante essa construo, no houve chuva (isto , nenhuma idia, palavra ou obra negativa pde impedir o desenvolvimento interior), porque o templo estava constantemente coberto.

61

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

Igualmente reinaram a paz e a prosperidade durante a construo do Templo, porque o iniciado se separa de tudo o que pode perturbar seu esprito por meio da compreenso e da fora de vontade.

248 OS TRS MESTRES. Salomo pediu a ajuda de Hiram, rei de Tiro; este o ajuda enviando-lhe Hiram Abiff, o Arquiteto. Os trs foram Mestres da Obra e representam a sabedoria, a fora e a beleza. Assim tambm o corpo humano, que o templo de Deus, tem dentro de si a Trindade Divina, que so poder (pai), o saber (filho) e a vida em movimento (o Esprito Santo).

249 O CRIME. Este corpo-templo, maravilha das idades, foi construdo e dirigido pelo poder, pelo saber e pela beleza. Apesar disso, no mundo inferior do homem existem sempre certos defeitos e vcios que o induzem a cometer barbaridades inauditas e indignas; estes defeitos so a ignorncia, o medo e a ambio. A ignorncia um defeito que faz o homem crer que sabe, no desejando aprender nada; o medo elimina a f do corao do homem em seu Deus ntimo e em seus guias, e a ambio filha do egosmo, que exige tudo para si, sem merecimento. Pois bem, trs obreiros da classe dos companheiros, julgando-se merecedores e dignos de serem mestres, e querendo conseguir isso pela fora, como acontece com todos os ignorantes, tramaram uma conspirao para se apoderarem, pela violncia, da Palavra Sagrada, e de serem reconhecidos como Mestres. Esta trindade de vcios ignorncia, medo e ambio no homem quer sempre obter o que no merece do mundo espiritual e material. Estes trs vcios malvados e companheiros do homem, que ameaam todas as conquistas e esforos espirituais, trataram de conquistar a complacncia de outros vcios e companheiros dentro do homem, lograram convencer outros nove companheiros mestres, mas estes, no ltimo momento, desistiram, porque foram perturbados pelo remorso.

62

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

Os trs cmplices ficaram sozinhos, e, urdindo o crime, resolveram obter a Palavra pela fora, do mesmo Hiram (o homem inferior quer sempre obrigar seu ntimo a outorgarlhe todos os poderes divinos, pela fora, e sem merecimento). Os trs aguardaram Hiram, a quem, por sua bondade, esperavam intimidar. Escolheram o meio-dia como a hora mais propcia, pois a essa hora Hiram costumava visitar e revisar o trabalho, e elevar suas preces enquanto os demais descansavam. Os trs se dirigiram para as trs portas do Templo, que naquele momento j estavam desertas, porque todos os obreiros j haviam sado para descansar. Quando Hiram terminou sua prece e quis atravessar a porta do sul, o companheiro ali postado o ameaou com sua rgua de vinte e quatro polegadas, pedindo-lhe a Palavra e o Sinal de Mestre. Todavia, o Mestre respondeu-lhe: Trabalha, e sers recompensado! Vendo a inutilidade de seus esforos, o companheiro ignorante o golpeou fortemente com a rgua (que representa o dia de vinte e quatro horas, mas que nunca foram aproveitadas, porque a ignorncia sempre tenta obstaculizar a obra divina interna). E, havendo o Mestre levantado o brao direito para deter o golpe vibrado sobre sua garganta, seu ombro direito foi atingido, paralisando o brao (positivo). O Mestre dirigiu-se, ento, at a porta do Ocidente, e, ali, o segundo companheiro lhe exigiu, como o primeiro, A Palavra e o Sinal de Mestre, recebendo a mesma resposta: Trabalha, e obters. Ento este companheiro deu-lhe um forte golpe no peito com o esquadro de ferro. Meio aturdido, Hiram dirigiu-se at a porta do Oriente. Nesta porta o terceiro o esperava. Era o pior intencionado dos trs, o egosmo, que, recebendo a mesma negativa do Mestre, deu-lhe um golpe mortal sobre a fronte, com o malhete que havia levado consigo. Quando os trs se encontraram novamente, comprovaram que nenhum possua o Sinal nem a Palavra; horrorizaram-se pelo crime intil e no tiveram outro pensamento seno o de ocult-lo e fazer desaparecer seus vestgios. E, assim, de noite, levaram a vtima em direo ao Ocidente e a esconderam no cume de uma colina, perto do local da construo. (O simbolismo ou a lenda nos ensina que o Mestre Interno, que est trabalhando sempre pelo bem do homem, pelo seu progresso espiritual e anmico, atacado pelos trs defeitos, em princpio, eram qualidades ou caracteres necessrios ao homem. O desejo de

63

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

progredir se converteu, por meio do intelecto, em ambio egosta; o amor desenfreado a si prprio tornou-se fanatismo estpido, e, por sua ambio e ignorncia fantica, o homem perdeu sua f e o Medo se apoderou dele). Estes trs grandes vcios matam o homem, o Eu Superior na parte Oriental; a Personalidade na Ocidental; e, na parte Sul, o Intelecto. Em outras palavras: o Mestre Interno, Eu Superior, que a Conscincia; a Personalidade ou o Eu Individual, que a Vontade, e o Intelecto ou Inteligncia, representados, respectivamente, pelos membros feridos: peito, brao e cabea.

250 A BUSCA. Quando Hiram, o Eu Superior, no apareceu no lugar do trabalho, todos ficaram perplexos, pressagiando uma desgraa. Terminou o dia, e o Arquiteto no apareceu; ento, os nove companheiros, que haviam se oposto empresa dos trs malvados, decidiram revelar aos Mestres o ocorrido. Foram conduzidos presena de Salomo, que, depois de ter escutado o relato dos trs mestres e dos nove companheiros, ordenou aos primeiros que formassem trs grupos, cada um deles unindo-se com seus companheiros para esquadrinhar os territrios e regies do Oriente, do Ocidente e do Meio-dia, em busca do Grande Mestre e Arquiteto Hiram Abiff, e dos trs companheiros da Palavra Perdida, a qual nem mesmo Salomo conhecia, e que havia se perdido com o desaparecimento de Hiram. Durante trs dias o procuraram, inutilmente; porm, na manh do quarto dia, um dos grupos que se dirigia para o Ocidente achava-se sobre as montanhas do Lbano a fim de encontrar um lugar onde pudesse passar a noite; ouviu ento vozes humanas numa caverna. Eram os trs companheiros assassinos. Estes viram os visitantes fazer os sinais do castigo, sinais que foram adotados depois para os trs graus, como meio de reconhecimento. Os trs delinqentes escaparam por outra sada da caverna, e ningum depois conseguiu encontrar seus rastros. Quando regressavam a Jerusalm, na noite do sexto dia (j perto da cidade), um dos trs viajantes se deixou cair, extenuado, sobre um montculo. Observou, ento, que a terra havia sido recentemente removida, e que dela emanava o odor putrefato dos cadveres.

64

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

Comeando a escavar, chegaram a apalpar o corpo mas, como estava escuro, no se atreveram a continuar suas pesquisas. Recobriram ento o cadver e colocaram sobre o montculo um ramo de accia, espcie de rvore comum, cujas flores e folhas so sempiternas. No dia seguinte, relataram seu descobrimento a Salomo; este fez o Sinal e pronunciou a palavra, que depois foram usados como sinais de socorro. Em seguida encarregou os nove mestres de verificar se se tratava do Grande Mestre Hiram, e de buscar nele os sinais de reconhecimento, os quais ficaram fixados pelas palavras que foram pronunciadas no momento em que o corpo foi levantado da sepultura. Assim procederam e, ao verem a fronte ensangentada, coberta por um avental, e sobre o peito a insgnia do grau, fizeram o Sinal de Horror, que ficou sendo o sinal de reconhecimento entre os maons.

251 O SIGNIFICADO DA LENDA. Como todas as lendas e fbulas escolhidas para transmitir uma verdade s geraes posteriores, seu significado mltiplo. Contudo, o nico que importa ao Mestre Maon o significado interno e pessoal, ou individual. Hiram o Sol, o Eu Superior, o Esprito Divino dentro do corpo do homem, o Ideal de todo ser que vem a este mundo. Enfim, o homem. Este homem-Deus se encontra, continuamente,devido sua mente objetiva, ameaado pela Ignorncia, pelo Fanatismo e pela Ambio, que o dominam e impedem seu progresso. Todavia, o homem nasce, e est obrigado a construir e dirigir o Templo da Vida, e a fazer dele o Templo de Deus Vivo, ou a levant-lo para a glria do Grande Arquiteto do Universo, expressando, em sua obra, sabedoria, poder e amor. Porm, nossas baixas tendncias e paixes esto sempre na expectativa, e matam, dentro de ns, a voz da conscincia, a Voz do ntimo, nosso nico guia, e, assim, verifica-se em ns a simblica morte de Hiram ou o adormecimento do Eu Superior, cujo Ideal Elevado dirige nossa vida a um fim superior. Quando nos entregamos s nossas paixes, nossos trabalhos de adiantamento ficam suspensos devido perda do guia ou do Eu Superior.

65

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

252 Cada homem tem doze faculdades do Esprito, como vimos em estudos anteriores; porm, a cada faculdade se contrape um vcio inimigo, filho de sua ignorncia e medo. Esses doze companheiros, que vivem dentro do homem e que o acompanham a toda parte, so os que trabalham a cada instante para a sua perdio! Estas paixes ignbeis lanam vus sobre o seu ideal, o qual se queda morto e sepultado: o esprito latente na matria. Assim vemos que a Ignorncia quer ocupar o posto da Verdade, o Fanatismo quer exigir que se lhe tributem todas as honras, e a Ambio quer usurpar toda a autoridade de Hiram o princpio da luz. Estes trs inimigos do homem querem se apoderar da Palavra de Poder, que outorga toda potestade, a qual somente alcanada pela evoluo e esforo individual, e no pela fora; esta Palavra de Poder foi denominada a Luz Mestra que ilumina o mundo.

253 No h morte nem perda temporal que no sirva ou seja motivo para um novo nascimento. No se pode destruir o que eterno e mortal, seno, unicamente, oferecer-lhe a oportunidade de renascer numa nova forma, mais luminosa, como nasce o Esprito em sua Iniciao na Verdade e Virtude. O Eu Superior nunca pode morrer, quaisquer que sejam os golpes que os erros possam desferir; somente danificam a sua forma exterior. J dissemos que os trs assassinos so a Ignorncia, que converte a atividade em Fanatismo, e a Ambio, sobrevindo o drama csmico da Involuo. Porm, o Eu Superior, no homem, com o poder da vontade pode dominar os trs companheiros-vcios, por meio dos trs Mestres que foram em busca de Hiram, que so o Saber, a F e o Amor. Estes trs atributos superiores conseguem encontrar, despertar e levantar essa Luz Interior, para que ela afirme seu domnio sobre a matria e a ilumine, pois a Evoluo segue a Involuo.

254 O franco-maom ou filho da luz o Grande Mestre Hiram Abiff; tambm a representao do Sol, que percorre seus doze signos do Zodaco, e que interpreta a lenda manica ou o drama mstico. No equincio da primavera, o Sol deixa o feminino, dcil e aquoso signo de Peixes, para entrar no belicoso, marcial, enrgico e gneo signo de ries, o Carneiro ou Cordeiro, onde exalta seu poderio. Os trs meses de inverno so os trs

66

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

companheiros que mataram e sepultaram o Sol nas trevas e no frio; porm, os nove meses ou nove mestres foram exalt-los, para que brilhasse novamente na vida da matria. Os trs inimigos do homem escondem o princpio iluminador debaixo dos escombros do templo-corpo para sepult-lo na noite do esquecimento, escondendo-o no Ocidente, isto , na parte inferior de nossa personalidade, ou com o Inimigo Secreto, que criao do homem elaborada na parte inferior e baixa do corpo, onde residem os tomos densos, grosseiros e pesados. Ali necessrio descobri-los, para que sejam definitivamente afastados de dentro de ns. onde o princpio iluminado se acha sepultado, porm no morto.

255 Depois desta limpeza podemos encontrar o Deus ntimo, com as doze faculdades do Esprito (representadas pelos trs Mestres, que foram buscar os assassinos, e os nove companheiros, que ajudaram a levantar Hiram), e, assim, a ressurreio ser efetiva. Os trs primeiros Mestres so: a f, a esperana e o amor, e os nove restantes so: a percepo, o conhecimento, a associao, o juzo, o altrusmo, a memria, a vontade, a ordem e o acerto. A palavra sagrada e perdida com a morte simblica de Hiram Abiff no a possuam nem Salomo nem Hiram, o rei de Tiro. Temos afirmado que a palavra do primeiro grau f; a do segundo esperana, e a do terceiro deve ser caridade ou amor. Os dois primeiros mestres, que simbolizam a f e a esperana, no puderam encontrar o cadver do Mestre; somente o terceiro, que o amor, pde ach-lo. As duas primeiras faculdades no tm o poder nem o impulso da terceira, a caridade, que, sozinha, pode realizar milagres. Devemos vencer todo egosmo, para podermos empregar a fora onipotente do amor. O amor nunca pode conviver com o egosmo, porque este trata sempre de matar em ns a f e a esperana. Ento, a palavra sagrada a essncia da f, da esperana e do amor.

256 RESUMO DA LENDA. O templo o corpo do homem.

67

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

A construo do Templo a evoluo e a elevao de esforos para um fim superior, atravs do conhecimento da Verdade e da prtica da virtude. O Templo de Salomo o smbolo do corpo fsico, Jerusalm (cidade-paz) o mundo interno. Os quatro pontos cardeais do Templo, no corpo, so: a cabea, que corresponde ao Oriente; e o baixo-ventre, ao Ocidente; o lado direito, ao Sul; e o esquerdo, ao Norte. Os construtores do Templo so os tomos construtores no corpo fsico. Os trs diretores do Templo so: Salomo, que representa o Saber; Hiram, rei de Tiro, o Poder; e Hiram Abiff, o Fazer. Os trs representam, ainda, a f, a esperana e a caridade. Fogo, luz, magnetismo. Os obreiros tinham trs graus e se dividiam em trs categorias. Os Aprendizes trabalhavam na parte inferior do corpo, o ventre; os Companheiros na parte mdia, o trax; e os Mestres, na parte superior, a cabea.

257 As duas colunas do Templo so os dois plos, passivo e positivo, representados pelas pernas esquerda e direita. A cmara do meio o Lugar Secreto, ou o Mundo Interno do homem no corao ou peito. Cada categoria recebia seu salrio de acordo com o seu trabalho e a sua palavra sagrada. Os Aprendizes recebiam-no segundo a sua f. Os Companheiros, segundo a sua esperana, e os Mestres, segundo o seu amor. Apesar do grande nmero de obreiros dentro desse Templo, todos trabalhavam silenciosamente, na Obra do Grande Arquiteto, e no se ouve nenhum rudo, porque esse Templo no foi nem construdo por mos humanas, nem por instrumentos materiais e metlicos. Sete anos durou a construo do Templo, porque o resultado da Genuna e Verdadeira Iniciao se obtm depois de sete anos, os quais so necessrios para a limpeza dos tomos inferiores, para dar lugar aos tomos superiores. Hiram Abiff, o filho da viva, o Esprito, Chispa Divina no sexo, que nasce e se manifesta na Matria ou mater me, sem a vontade da carne. a me sempre virgem, porque o Eu Sou entra e sai dela, e ela continua sempre virgem.

68

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

O lugar escolhido para a construo foi o monte Mria. Nome muito significativo para os maons e ocultistas por sua relao com o Grande Mestre Mria.

258 Ao aproximar-se o momento do triunfo final, acometem ao iniciado as trs tentaes no deserto da matria, que so a Ignorncia, o Fanatismo e a Ambio, ou os trs companheiros que querem obter o salrio de Mestre. Cada defeito estava armado com um instrumento. A Ignorncia atacou o lado direito projetor do poder positivo com uma rgua de vinte e quatro polegadas, que representa o dia de vinte e quatro horas, e, ferindo a mo de Hiram, inutilizou a obra, ou o instrumento da obra, que a mo. O Fanatismo golpeou o corao com o esquadro, que o smbolo do homem inferior, dominado pelo seu fanatismo; o esquadro a forma material, o conhecimento intelectual que necessrio ao homem, porm este, na maioria das vezes, se esquece do compasso, que representa a Intuio Divina. Ao golpear o corao, mata nele a tolerncia e o amor. A Ambio golpeou-lhe a cabea com o malhete, representando neste ato a vontade mal dirigida e mal dominada. Uma vez morta a Conscincia, os trs tratam de relegar o fato ao esquecimento, sepultando o corpo do Mestre. Mas as doze faculdades do Esprito, ou os doze Mestres, comeam a busca. Os trs primeiros, a F, a Esperana e a Caridade, eliminam do corpo os trs vcios, e os outros nove exaltam a Luz Interior, sepultada.

259 Esta lenda um fato da Natureza. Cumpriram esta lenda, e a cumpriro sempre, todos os Mestres e Salvadores da Humanidade, como Hrcules, Osris, Mitra, Tamuz, Sanso, Krishna e Jesus, porque a lenda foi extrada do Drama Solar, que se repete a cada ano na Natureza, e todo Mestre deve imitar em sua vida o sucesso macrocsmico.

260 Descalai vossos ps, porque o solo que pisais sagrado!

69

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

Antigamente, o nefito, ao se aproximar para receber a Iniciao no Templo, tinha de descalar os ps. Os maons fazem descalar somente um. No devia trazer mais do que roupas leves (brancas). No Colgio dos Magos usar apenas uma tnica branca sobre o corpo nu e um avental que lhe cobre os rgos sexuais debaixo da tnica. Para passar por essa cerimnia, deve ter sido submetido a um longo treinamento de jejum e purificao, no s do corpo, como tambm da mente (dessa maneira, o homem se volta ao seu Criador, tal como dele saiu, ou seja, limpo e puro).

261 O corpo o Templo de Deus Vivo. Deus pode se manifestar neste corpo por meio da alma, que fogo e luz no sexo, sempre na sua presena. O templo material onde se celebrava a Iniciao representa o corpo-templo de Eu Sou Aquele. As cerimnias so evocaes que ajudam a encontrar o Fogo Sagrado e a Luz Interior. Foi isso que Jesus quis dizer: O reino de Deus est dentro de vs... Vs sois o templo do Esprito Santo...

262 O Filho Prdigo o ser que abandonou o seu templo interno e se afastou da Luz, e, tendo vagado devido obscuridade, em impotncia e ignorncia, torna-se cego. O nefito, decepcionado e cheio de sofrimento, lembra-se de que na mesa de seu pai caem tantas migalhas, mais que suficientes para a nutrio de muitas pessoas. Volta, ento, e bate porta do Templo de Deus Vivo, em busca do novo nascimento. Por esse motivo o nefito entra na Loja com os olhos vendados, caminha em trevas e pede com fervor que lhe tirem a venda, a qual oculta aos seus olhos no-iniciados a Divina Verdade. Quem busca a verdadeira Luz Interior tem de se despir inteiramente de todas as idias preconcebidas e regressar criana (nefito) ao Reino Interno, nu como ao nascer. E, quando v a luz divina dentro de si e sente de onde vm sua natureza e sua fonte, realiza-se o segundo nascimento, ou o nascimento do Cristo no corao (prespio humano).

263 Escreve Joo, o apstolo: Vede quo grande caridade nos tem concedido o Pai: que fssemos chamados filhos de Deus... Amados, agora (que j estamos iniciados) somos filhos de Deus, e ainda no manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele; porque assim como o veremos. (1. Joo 3: 1, 2). Jesus e, depois dele,

70

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

seus discpulos achavam que a palavra Pai era a mais adequada para designar a fonte divina do amor que Deus.

264 A construo do Templo de Salomo um smbolo, pois cada nefito tem de se dedicar construo do Templo de Deus Vivo, que o seu corpo. este o significado do Templo de Salomo, Templo do Sol, Templo da Alma, do Eu Sou. Este templo deve ser muito puro e digno daquele que o habita, porque a deve ser o lugar onde Deus ser adorado em esprito e verdade.

265 Cada povo deve ter o seu livro, disse Maom. O povo ocidental tem a Bblia. Tomada como histria, a Bblia um livro infantil, pois, tal como est traduzida do original grego e da linguagem bastarda hebraica, est cheia de erros contra a cincia, a lgica e at contra a f racional. Mas, apesar de tudo, os ocidentais, at hoje, atribuem-lhe a santidade, e o livro por isso continuar sagrado, pela f que nele se tem. o volume que contm a Lei Sagrada. Para os maons, a Bblia o Livro da Luz, e todo candidato (que se presume seja cristo) dever seguir o caminho traado pela Bblia para alcanar a Iluminao. (Ler as obras do mesmo autor: Esta a Maonaria, em vrios volumes, e El Gnesis Reconstitudo.)

266 O crculo usado pelos maons e demais escolas e religies expressa a Eternidade, Deus que no tem princpio nem fim. Ao Pai que luz, alma e vida do mundo. Ao Sol, como smbolo exterior do Deus Verdadeiro. A Eu Sou, que Luz no homem. Assim se pode sentir o que disse Hermes: Assim como em cima, assim embaixo.

267 A maonaria , hoje, um reflexo dos antigos mistrios, e baseada na trindade, cujo smbolo o tringulo.

268 O silncio era a primeira condio importante para o nefito. Era uma condio primordial para a Iniciao nos mistrios.

71

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

269 O juramento e os pactos eram cumpridos com a ajuda da mo direita, porque a que representa a positividade e o emblema da fidelidade. Isso significa a saudao com a mo direita. A Deusa Fidas ou Fidelidade , s vezes, representada com duas mos direitas.

270 Nos mistrios antigos, empregava-se a espada desembainhada, colocada sobre a garganta, para a confirmao de um juramento, invocando-se, nessa posio, o cu, a terra e o mar. A maonaria herdou a espada dos druidas e de outras religies.

271 Tirar a venda dos olhos ao nefito, para que veja a Luz, o smbolo da Iluminao. o fim da viagem mstica pela obscuridade da ignorncia; o triunfo da Luz sobre as trevas. O ritual de recepo na maonaria equivalente ao dos antigos mistrios, o qual era chamado a autpsia ou as provas dos quatro batismo, para que o ltimo, o do Fogo-Luz queime todas as escrias e ilumine na obscuridade. A maonaria tem vrios graus, como a verdadeira Iniciao, que era recebida gradualmente.

272 Ningum pode chegar Iniciao e receber os mistrios antes de ver e sentir a chama do Fogo Sagrado em si mesmo, porque Onde no h Luz no h Alma e, por conseguinte, no h imortalidade.

273 O ltimo grau da Iniciao antiga consiste na entrega da Palavra Perdida...

274 Hiram e Osris se identificam; o significado de ambos os dramas o mesmo. Se o homem no um homem completo e no tem fogo sexual, no pode gerar; se no gera, no pode regenerar-se nem regenerar. A regenerao no pode ser efetuada sem a existncia do fogo viril no corpo que deve ser aceso e sacrificado sobre o altar do ntimo, onde se transforma em chama divina.

275 A chama a alma consciente do homem. Por ocasio da morte do corpo esta chama se liberta, de maneira que, com a morte de Hiram e, de Osris, a Palavra Perdida no

72

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

estava sobre o corpo do Mestre Hiram, nem o Falo no corpo de Osris. Ento a Palavra Perdida tem relao ntima com o Fogo-Luz e o Falo. Porque sem o Falo o homem no pode ser criador, pois para ele a regenerao impossvel, por ser impossvel a perfeio.

276 Os mistrios de Osris formavam o exaltado Terceiro Grau; o Deus era substitudo pelo candidato, assim como o Hiram na Iniciao manica. Na religio solar, o Sol Deus Pai; a Lua sis, a Me; e Tfon o Inverno. Os trs malditos assassinos so os trs meses de Inverno. Sol, Krishna, Osris, Jesus e os demais salvadores assassinados ressuscitaro entre os mortos. Quando o Deus Sol Fogo-Luz comea a esparramar os seus raios cheios de fora ativa e prolfica, tem lugar a ressurreio, comunicando a vida a todos os corpos na Natureza. Ao morrer, o Sol perde o falo, ou a energia vivificadora de todo ser, em sua esposa, a Natureza (sis).

277 sis, esposa e me, chora a morte de Osris. Cibele deplora a mutilao de tis. Ashtoreth chora a morte de Adnis, que foi ferido por um javali em suas partes viris. Osris perdeu o falo, que, a princpio, dificultou a sua ressurreio. Logo, o Fogo-Luz do Sol o falo fecundante da Natureza, que est prenhe durante o inverno, a primavera e o vero, e d o fruto, o filho, no outono. O Sol era o Pai, e foi chamado Osris, Krishna, Hiram etc.; e a Natureza era a me, segundo os mistrios, os quais lhe deram os nomes de sis, Vnus, Ashtoreth, Maria etc.

278 Quando o Sol chega ao equincio do outono, os seus raios comeam a desvanecer-se e, com isso, os seus poderes prolficos. Ento, o Sol morre; Osris assassinado; Krishna, traspassado por uma seta; Adnis, ferido; tis, mutilado; Jesus, crucificado, etc.

73

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

A RELIGIO VDICA

279 O cu meu Pai, a Terra minha Me. O Pai fecunda as entranhas daquela que esposa e filha, cantava o poeta e sacerdote vdico, h cinco mil anos, diante do altar do fogo.

280 Ram, depois de triunfar sobre a tirania da mulher e sacerdotisa druida que governava naqueles tempos (ver Cosmognesis, do Dr. Adoum), teve uma viso: viu um ser celeste, cujo corpo resplandecia como um sol, e se sentiu num templo aberto de imensas colunas. Em vez da pedra do sacrifcio, ali se erguia um altar, junto ao qual estava um guerreiro que tinha na mo direita um archote e, na esquerda, um clice. Sorrindo, disse a Ram: Estou contente contigo, Ram. Vs este archote? o fogo Sagrado do Esprito Divino. Vs este clice? o Clice do Amor e da Vida. D o archote ao homem e o clice mulher... E, quando o homem teve nas mos o archote e a mulher o clice os dois se acenderam por si mesmos sobre o altar e ambos transfigurados, resplandeceram como o esposo e a esposa divinos. Ao mesmo tempo, as colunas do templo se elevaram em direo ao cu e a abbada se perdeu no firmamento. O ser celeste, antes de se afastar de Ram, apontou na direo do Oriente.

281 Desde ento Ram deixou de guerrear com as tribos da Europa, decidiu levar o melhor de seu povo para o centro da sia e anunciou aos seus que ia instituir o culto do Fogo Sagrado e que faria a felicidade dos homens. Aboliu para sempre os sacrifcios humanos, aboliu as invocaes aos antepassados, cujas prticas pertenciam s sacerdotisas sanguinrias (ver Cosmognesis, do Dr. Adoum) e instruiu que o matrimnio devia ser um hino de adorao junto ao fogo que purifica.

282 O fogo invisvel do altar era o smbolo do fogo celeste invisvel. Depois escolheu o melhor de sua raa e saiu da Europa em busca de novas terras, onde pudesse instituir uma lei e um culto ao fogo criador. O Touro era a divisa do povo cita, inimigo de Ram, e este tinha por divisa o Carneiro.

74

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

283 Por fim, Ram emigrou com a juventude do povo que lhe era afeto e, em formidvel caravana, dirigiu-se para o centro da sia. Ao longo do Cucaso dominou os negros e esculpiu em cada rocha a cabea de um carneiro. A Providncia ajudou Ram, que ditou para o seu povo a lei social como uma expresso da Lei Divina, que foi como uma luz para os conquistadores turnios. Ram fundou a cidade de Ver, ensinou a semear a terra e a plantar as vinhas. Criou as castas segundo as profisses e dividiu o povo em sacerdotes, guerreiros, agricultores e artfices. Combateu a escravido e o assassnio, afirmando que a escravido do homem pelo homem era a fonte de todos os males.

284 At ento o homem considerava a mulher como escrava ou como sacerdotisa. Esta ltima era uma maga fascinadora e terrvel, cujos orculos tinham os mais nefastos poderes. Era poliandra e sacrificava os maridos degolando-os sobre o altar de sangue, com o pretexto de envi-los como seus mensageiros para o outro mundo. Ram transformou a mulher em sacerdotisa do lar, depositria do Fogo Sagrado, igual ao marido, e, juntos, invocaram o Fogo Divino Criador.

285 Ram estabeleceu, para a alegria de seu povo, quatro festas: a da primavera era dedicada ao amor conjugal; a do vero, juventude, que oferecia o po do sacrifcio como fruto recolhido de seu prprio trabalho; no outono, celebrava-se a festa dos Pais e Mes, que distribuam presentes aos filhos; a festa maior e mais sagrada era a do Natal: celebravam-na com fogueiras e cnticos, para festejar o renascimento do ano terrestre e solar, a germinao da vida no corao, e invocavam o Sol Menino, gestao triunfal pela Noite Me.

286 Ram consagrou a festa mais misteriosa do Natal, ou das grades sementeiras, aos recm-nascidos, aos frutos do amor concebidos durante a primavera e s almas dos antepassados mortos, formando assim uma ponte de conjuno entre o visvel e o invisvel. Esta solenidade era como um adeus s almas desaparecidas e uma saudao mstica quelas que voltam a encarnar-se nas mes e a renascer nos filhos.

75

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

287 Este povo chamado rio, ou filho do Sol; celebrava com fogueiras aquela festa do renascimento do ano e, assim, como diz Zoroastro: Rama o chefe do povo e o mais afortunado monarca. Valmki, poeta hindu, canta em seus versos: Rama, o dos olhos azuis, era Mestre do mundo, Senhor de sua alma e do amor dos homens; era o pai-me de seus sditos. Ele soube dar a todos os seres a cadeia do amor.

288 O Ir, o Himalaia e a ndia; brancos, amarelos e negros, todos foram sditos de Ram, diz o Zend-Avesta. Como iniciado, a tradio o representa fazendo brotar fontes de gua no deserto. Com man alimentou e, com uma planta chamada hom ou amomos, curou uma epidemia. Os sacerdotes da magia negra, ou do culto inferior, foram dominados pela Magia Superior de Ram ou Rama. Os milagres de Rama so muito numerosos para que possam ser citados aqui. Seu olhar dominava os lees e as serpentes. Por fim conquistou o Ceilo, ltimo refgio de um mago negro chamado Ravana, fazendo chover sobre ele granizo de fogo.

289 A religio que Ram deixou para seu povo a religio vdica, que significa saber ou gnstica. Os livros sagrados so os Vedas e tm um trplice valor: 1.) Os hinos fulgurantes que cristalizam a doutrina secreta das religies arianas. A religio vdica possui uma profunda sabedoria do Naturalismo e do Espiritualismo e se pratica do seguinte modo: ao romper da aurora, o pai da famlia est de p ante o altar feito de terra, sobre o qual flameja o fogo em dois pedaos de madeira. (Em forma de cruz?) O pai ao mesmo tempo sacerdote e rei do sacrifcio. Quando surge a aurora como uma mulher que sai do banho, o chefe pronuncia uma invocao aurora, ao Sol e aos espritos da vida. A me, com os filhos que assistem o ofcio, derrama o licor fermentado do soma sobre o gni-Fogo. 2.) A religio dos Vedas considera que a matria um vu transparente e que por trs dela se movem as foras divinas. Estas foras so o objeto da invocao, da adorao e da personificao, porm sem serem joguete das metforas. 3.) O sol a potncia criadora da vida, mas, alm dele, existe um poder Onicriador, que move todos os sistemas planetrios do Universo. O Sol seu olho, os cus so seus sentidos; foi ele que edificou o cu e a terra. Ele construiu tudo e conserva tudo. Sabe tudo

76

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

e v tudo, das alturas do cu, onde reside num palcio de mil portas: distingue tudo e julga os atos dos homens; misericordioso com o homem que se arrepende, e castiga o culpado. O Fogo Divino o agente csmico. No somente o fogo terrestre, tampouco o relmpago ou o Sol; sua verdadeira ptria o cu invisvel mstico, morada da Luz Eterna. Desta Luz emanam os primeiros princpios de todas as coisas. Suas fontes so infinitas: brota do pedao de madeira, onde dorme como o embrio na matriz, do mesmo modo que nasce como Filho das ondas ou como o estampido do trovo. o primognito dos deuses; pontifica no cu e na terra e oficia no Sol.

290 Soma semelhante ao fogo. o suco fermentado de uma planta e derramado no sacrifcio em libaes aos deuses. Tem, como o gni, uma existncia mstica e misteriosa. (Livro dos Vedas)

291 O Falco o smbolo do relmpago ou do prprio Fogo que, quando baixa sobre os homens, os torna imortais; alimenta, penetra nas plantas, vivifica o smen dos animais, inspira o artista e transporta orao. Vishnu e gni, um par inseparvel, que ascendeu ao Sol e s estrelas.

292 gni-Fogo e Soma so os dois princpios essenciais do Universo. gni o Eterno Masculino, Esprito puro; Soma o Eterno Feminino, a alma do mundo, a substncia etrea, matriz de todo o visvel e invisvel; a Natureza ou a matria sutil em suas infinitas formaes. A unio perfeita destes dois seres constitui a essncia de Deus. Os Vedas fazem do ato cosmognico um sacrifcio perptuo. Esse Ser Supremo se sacrifica para produzir tudo o que existe. Divide-se para sair da Unidade. Este sacrifcio o ponto vital de todas as funes da Natureza. (Livro dos Vedas)

293 Esta crena deu origem doutrina da queda, no paraso da redeno das almas, que foi atribuda a Hermes e Orfeu. Dela se originou a doutrina sobre o Verbo Divino, proclamada por Krishna e completada depois por Jesus.

77

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

294 O sacrifcio ao fogo e do fogo, a orao, a invocao e todas as cerimnias que acompanham o sacrifcio vm sendo praticados at os nossos dias por todas as religies do mundo. O sacerdote vdico e o bramnico tm a crena de que os senhores invisveis e as almas dos antepassados assistem durante o sacrifcio pelo fogo, acompanhado com cnticos e oraes. O homem, segundo os Vedas, tem uma parte imortal, que o Fogo. a alma que vai com ele e que volta com ele. Esta , em poucas palavras, a doutrina da reencarnao, crena fundamental do bramanismo, do budismo, dos osirianos, dos rficos, dos pitagricos, dos platnicos, dos fencios, dos gnsticos e das demais religies que tm o esprito da verdade, embora seus fiis ignorem o mistrio dos mistrios e o arcano dos arcanos. O sexo a semente de todas as religies... E toda religio que no seja iluminada pela luz divina do sexo uma religio tenebrosa... retrgrada.

78

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

A RELIGIO BRAMNICA

295 A ndia teve dois cultos diferentes: a adorao a Deus em forma masculina, ou culto ao Sol, e a adorao em forma feminina, ou culto Lua. O culto solar dava ao Deus do Universo um sexo varonil, com todas as tradies vdicas: a cincia do Fogo Sagrado Criador, a orao, a noo esotrica do Deus Supremo, o respeito mulher, o culto dos antepassados e a realeza eletiva e patriarcal.

296 O culto lunar atribua Divindade um sexo feminino, ou a Natureza, e, na maioria das vezes, uma Natureza cega, inconsciente em suas manifestaes violentas e terrveis. Este culto praticava a idolatria, a magia negra; favorecia a poligamia, que foi a herana de judeus e maometanos e de algumas outras religies. A luta dos filhos do Sol com os da Lua inspirou a Epopia Hindu, que denominada O Mahabharata. No comeo triunfaram os filhos da Lua, durante muitos anos, e o esprito das trevas triunfou sobre o da Luz. Os filhos do Sol tiveram de se retirar para as selvas longnquas e muitos deles se fizeram eremitas. Reuniam-se em grupos e tribos e conservaram a interpretao secreta dos Vedas. Chegaram a desenvolver, de maneira surpreendente, o poder da vontade. A voz e o olhar do ermito afastavam as serpentes e amansavam os tigres. Os reis comearam a temer aqueles iogues ou anacoretas porque, como diz o poeta, sua maldio perseguia o culpado at a terceira gerao.

297 Do seio da irmandade dos anacoretas devia brotar a revoluo do poder espiritual sobre o poder temporal, do anacoreta sobre o rei. E o Verbo Divino encarnou-se em um homem e este foi o primeiro Messias, o primognito dos filhos de Deus, este foi o Krishna. (O Mahabharata e o Bhagavad-Gita representam a tradio popular e a tradio inicitica. Relatam o nascimento, a vida e a morte de Krishna, para os que queiram aprofundar o tema.)

298 O dia do nascimento do Sol na ndia dia de regozijo. O povo troca presentes, adorna os lares e se felicita mutuamente. Os antigos persas celebravam esse dia

79

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

como o do Senhor e Salvador Mitra. Os antigos egpcios festejavam o nascimento de seu Salvador Hrus, e, assim, em todas as partes do mundo, o 25 de dezembro era considerado como o dia mais feliz do ano, porque era o dia da esperana e do triunfo do Bem.

299 Krishna, o salvador hindu, foi concebido pelo Esprito Santo na Virgem Devki. Nasceu em 25 de dezembro, numa gruta, mil anos antes de Jesus, o Nazareno. Seu advento foi precedido por uma estrela brilhante. Anjos e espritos alegres apareceram nos cus e deram a Boa Nova aos maravilhados e atemorizados mortais. Grandes profetas e simples pastores vieram prostrar-se diante do Divino Menino. Ento, o tirano Kansa ordenou a matana de todos os meninos nascidos em seu reino, por temor a este rei recmnascido; o Salvador, porm, escapou.

300 Acompanhado de seus discpulos, viajava pelo pas, pregando a paz e a salvao, curando os enfermos, os coxos, os surdos e os cegos, e ainda ressuscitando os mortos. Depois de muitas perseguies, por causa da traio de um dos seus discpulos, deu sua vida em divina expiao pelos pecados do mundo. Encontrou a morte na Cruz e o crucifixo se tornou seu emblema sagrado. (Outra lenda diz que morreu a flechadas.) Na hora da sua morte o Sol se obscureceu, caram do cu fogo e cinzas e os mortos andaram novamente sobre a terra. Desceu morada dos espritos desencarnados e, ao terceiro dia, ressuscitou entre os mortos; ascendeu em corpo ao cu, de onde, de acordo com sua prpria profecia, voltaria novamente no ltimo dia do mundo, quando chegasse a hora. Por ocasio da sua vinda, o Sol e a Lua se obscurecero, a terra tremer e as estrelas cairo do firmamento. O qu? Se este relato no o de Jesus Cristo, o de Krishna, mil anos antes de Cristo.

301 As doutrinas deixadas por Krishna para os iniciados se acham no livro denominado O Bhagavad-Gita, que significa o Canto do Senhor. Krishna, depois de sete anos de ascetismo e meditao, sentiu que sua natureza divina dominava sua natureza terrena, e que estava identificado com o Sol de Mahadeva, para merecer o nome de Filho de Deus.

80

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

Chamou, ento, os anacoretas velhos e jovens para revelar-lhes sua doutrina. Arjuna, um dos descendentes dos reis solares, estava cheio do Fogo e se fez o mais apaixonado discpulo de Krishna. O Mestre comeou a revelar a seus discpulos as verdades inacessveis aos homens que vivem na escravido dos sentidos. Esta doutrina se resume no seguinte: A alma imortal, reencarna-se e est unida misticamente a Deus. O corpo a morada temporria da alma. O corpo finito, porm a alma que o habita invisvel, impondervel, incorruptvel e eterna. O homem terreno trino como a divindade de que ele o reflexo, e se constitui de Inteligncia, Alma e Corpo. Se a alma se une inteligncia, alcanar a sabedoria e a paz; se vive indecisa entre a inteligncia e a paixo do corpo, girar num circulo fatal; se, no entanto, se abandona totalmente ao corpo, cai na ignorncia e na morte temporria: esta a roda que cada homem pode observar dentro de si mesmo. A alma se acha infalivelmente sujeita lei da reencarnao e nisso reside o mistrio. Quando o corpo est dissolvido (dominado), a sabedoria domina e a alma voa s regies dos seres puros, que tm contato com o TodoPoderoso. Para chegar perfeio mister conquistar a cincia da unidade, isto , preciso se elevar at o ser divino de onde procedeu a alma e que se acha dentro de cada um de ns. o verdadeiro caminho da salvao. No suficiente fazer o bem, necessrio se bom. O motivo da bondade deve estar no ato e no em seus frutos. preciso renunciar aos frutos das obras, e cada um dos atos deve ser como uma oferenda ao Ser Supremo. Quem encontra em si mesmo a felicidade e a luz uno com Deus e sua alma fica isenta da roda da encarnao inconsciente. Faz-nos ver o Mahadeva, disse Arjuna, e Krishna respondeu: Se se ascendesse nos cus, ao mesmo tempo, o esplendor de mil sis, apenas se assemelharia a um fragmento ou um raio do esplendor do Todo-Poderoso.

302 A histria de Sarasvati, irm de Nichdali, igual de Maria Madalena e Marta. Sarasvati era uma pecadora e a irm lhe disse: Eu te perdo, porm meu irmo no te perdoar nunca. S Krishna pode salvar-te.

81

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

O filho de Deus estava sentado mesa de um festim na casa de um chefe, quando as duas mulheres pediram para ser apresentadas ao profeta. Deixaram-nas entrar devido aos seus trajes de penitentes. Saravasti correu e se ajoelhou aos ps de Krishna, lavando-os com uma torrente de lgrimas e dizendo: Se tu quiseres, podes salvar-me. Os rajs disseram: Por que, santo richi, consentes que estas mulheres do povo te aborream com suas palavras insensatas? Krishna lhes respondeu: Deixai que abrandem seus coraes. Ela so mais dignas do que vs. Porque esta tem f e aquela tem amor. Saravasti! Perdoados esto teus pecados desde este momento porque creste em mim... preciso que saibas que minha me radiosa, que vive no Sol de Mahadeva, te ensinar os mistrios do amor eterno. Desde aquele dias as duas irms seguiram Krishna por toda parte. A vida, paixo e morte de Jesus no Evangelho ou um decalque sobre a vida e morte de Krishna ou uma repetio maravilhosa dos mesmos acontecimentos, com a diferena de lugares e nomes. Krishna consagrou seu discpulo Arjuna como rei descendente de raa solar e concedeu autoridade aos sacerdotes para que fossem conselheiros dos reis como fez Jesus com Pedro...

303 No entanto, o mais surpreendente da doutrina de Krishna o simbolismo das guerras entre os dois exrcitos, que se encontravam frente a frente na nova povoao, construda por Krishna e seus anacoretas, chamada Dvaraka. Os reis do culto lunar (o Mal) contra os do culto solar (o Bem). Ento, pergunta o Mestre com severidade ao seu discpulo e rei Arjuna: Por que no deste incio ao combate que deve fazer triunfar os filhos do Sol? E Arjuna responde: No o podia fazer sem ti. Olha esses exrcitos imensos de homens que se mataro entre si...! Que prazer poderei experimentar em matar meus inimigos? Mortos os maus, o pecado cair sobre ns. Eu no combaterei. Arjuna, teu corpo venceu tua alma. Tu choras aqueles que no devias chorar... Os homens instrudos nunca lamentam nem os vivos nem os mortos... Porquanto o que est em todas as coisas est por cima da destruio. Os corpos duraro pouco mais e a alma neles encarnada eterna, indestrutvel e infinita. A alma no mata nem morre. Nem a espada capaz de cort-la; nem o fogo nem a chama so capazes de queim-la; nem a gua nem a umidade, de molh-la; nem o ar, de sec-la... (Bhaghavad-Gita)

82

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

E assim, quando Krishna ficou certo do triunfo da alma sobre o exrcito da paixo malfica, retirou-se sua ermita para se preparar para o sacrifcio. Nenhum dos seus discpulos conseguiu penetrar em seus desgnios. Somente Sarasvati e sua irm Nichdali puderam decifrar a inteno do Mestre, devido ao pode do amor que existe nas mulheres; Saravasti lhe disse: Mestre, no nos deixes, e Nichdali continuou: Eu sei aonde vais, porm a ns que tanto te amamos deixa-nos seguir-te. Krishna respondeu: No meu cu no ser recusado o amor. Vinde. Em outra ocasio, disse a seus discpulos: preciso que o filho de Mahadeva morra transpassado por uma seta para que o mundo creia em sua palavra. Explica-nos esse mistrio. Vs o compreendereis depois da minha morte. Oremos.

304 Durante sete dias o Mestre fez ablues e jejuns. Seu rosto se transfigurou e parecia um Sol radiante. Depois de sete dias chegaram os arqueiros do rei Kansa para prend-lo. As duas mulheres o preveniram para que se defendesse e aquele divino ser, que afugentava os tigres e as serpentes com um simples olhar, ajoelhou-se junto a uma grande rvore de cedro e se entregou sua orao. Ningum pde faz-lo sair de sua meditao; ento os arqueiros o amarraram contra a rvore e comearam a disparar suas flechas contra ele. Ao ver atingido pela primeira flecha, Krishna exclamou: Vasishta (era o nome de seu Mestre, que lhe entregara o poder), os filhos do Sol so vitoriosos! Quando recebeu a segunda flecha, disse: Que aqueles que me amam entrem comigo em Tua Luz. Na terceira seta murmurou somente Mahadeva, e, depois, com o nome de Brahma em seus lbios, expirou. Ento o Sol se ocultou. Um furaco aoitou a terra; a neve de Himavat caiu sobre os vales e plancies. O cu se obscureceu e um torvelinho negro varreu as montanhas. Os assassinos, espantados, fugiram espavoridos. As duas mulheres, geladas de pavor, morreram com o Mestre, lanando-se na fogueia para juntar-se a Ele. Desde aquele dia uma grande parte da ndia adotou o culto de Vishnu, que conciliava os cultos solares e lunares na religio de Brahma.

83

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

305 Muitos dos europeus crem que o mito de Krishna um conto de fadas, aplicado ao Mito Solar. Deixemos que esses cientistas se debatam em suas trevas e tratemos das grandezas que existem no budismo, filho da lenda de Krishna, segundo os nossos sbios ocidentais, apoiados por suas religies... Pois bem, o budismo dominou, a despeito das invases monglicas, maometana e inglesa. E pela primeira vez a imortalidade da alma, a Trindade, o Verbo Divino, a Reencarnao, a Idia de Deus, a Verdade, a Beleza e a Bondade Infinitas surgiram com Krishna. Krishna conquistou, com sua doutrina imortal, a sia e a Europa. Na Prsia Mitra, reconciliador do luminoso Ormazd com o sombrio Ahriman; no Egito Hrus, filho de Osris e sis; na Grcia Apolo, o Deus do Sol e da lira. Dionsio, o Deus Solar, o mediador. a Luz Inefvel, o Messias. o Fogo-Luz Criador.

84

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

A RELIGIO BUDISTA

306 Buddha (que significa homem celeste) o nome de trs reformadores, cuja recordao venerada pelos indianos como divindades que dizem respeito a pocas baseadas nos astros ou constelaes personificadas por meio de figuras hieroglficas. Os indianos crem que Buddha desceu terra para ajudar o homem a conquistar a perfeio, fazendo com que ele pudesse depois formar com a humanidade uma s e completa unidade. Segundo a tradio, Buddha morreu na Cruz, e por isso os indianos santificam esse sinal de suplcio. (Enquanto os iniciados o santificam porque o consideram smbolo da regenerao.) O primeiro Buddha deve ter existido 5500 anos antes de nossa era. O segundo, chamado Buddha-Chaucasam ,viveu entre 3200 e 3100 antes da era crist e foi o fundador da doutrina contida no Bahgout-Goutta. Este reformador considerado a encarnao do Ser Supremo e, ao mesmo tempo, mediador e expiador dos crimes dos homens. O terceiro o Buddha-Gonagom, que viveu pelo ano de 1366, reformador divinizado com a segunda encarnao da Divindade.

307 Buddha-Gautama Profundo filsofo, autor do Gandsour, que contm suas doutrinas e preceitos, divinizado como quarta encarnao de Deus. Nasceu em 607 a.C. Segundo as tradies, Buddha desceu do cu ao Ventre de Malhamaya, filha ou irm de Suddhodana. Ela o concebeu sem detrimento de sua virgindade, dando-o luz ao cabo de dez meses, sem sentir nenhuma dor. Nasceu ao p de uma rvore e no tocou o solo porque Brahma, que estava ali esperando seu advento ao mundo, o recebeu dentro de uma bandeja de ouro. Assistiram ao seu nascimento muitos deuses encarnados, e os manus e doutores pundistas lhe deram o nome Dereta-Dera, que significa o Deus dos deuses. Inquieto o rei Suddhodana pelo seu nascimento, resolveu faz-lo morrer. Por isso decretou a degolao de todos os vares nascidos naquela poca. Salvo pelos pastores, foi conduzido ao deserto, onde viveu at a idade de trinta anos. No entanto, existe outra lenda que diz que Buddha viveu sem perigo ao lado de sua real famlia. Estudou com incrvel progresso e casou-se com uma princesa de sua estirpe, da qual teve um filho e uma filha. Por fim, possudo de um intenso amor pela humanidade e condodo dos males que afligiam seus semelhantes,

85

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

desejoso de redimi-los e libert-los de tais sofrimentos, um dia abandonou seu palcio, retirando-se para o deserto, onde comeou sua misso divina de ensinar os homens a livrarse do demnio da ignorncia. Ali se ordenou sacerdote, raspou a cabea, e, durante muitos anos, entregou-se a uma vida cheia de privaes, em companhia de seus cinco discpulos prediletos. Uma vez alcanada a transfigurao por aquela austeridade, trocou o seu nome pelo de Gautama e comeou a pregar sua sagrada doutrina, ensinando a lei aos homens. Depois de realizar os mais surpreendentes milagres, venceu os falsos doutores, no s pela sua cincia como por sua fora, e obrigou-os a submeter-se e prestar-lhe homenagem. Sua doutrina foi a continuao e o cumprimento da doutrina de Krishna, que foi prevalecendo at se tornar triunfante em todo o Industo. Ao morrer, deixou aos seus discpulos o Evangelho que continha sua doutrina.

308 Dele tomemos o que se segue: O que abandona seu pai e sua me para seguir-me ser um perfeito homem celeste. O que pratica meus ensinamentos at o quarto grau de perfeio adquire a faculdade de voar pelos ares, de fazer mover o cu e a terra e de prolongar ou diminuir a vida. O homem celeste despreza a riqueza e s usa o mais estritamente necessrio; mortifica seu corpo, vence suas paixes, no deseja nem tem apego por nada, medita sem cessar em minha doutrina; sofre com pacincia as injrias e nunca sente a menor averso pelo prximo. A terra e o cu perecero; desprezai vosso corpo composto de quatro elementos perecveis e no cuideis seno de vossa alma, que imortal. No escuteis os instintos da carne; as paixes produzem o temor e o desgosto; afogai-as e as destruireis. Todo aquele que morrer sem haver abraado a minha religio voltar a viver entre os homens at que lhe venha a compreenso. Amai todo ser vivente.

86

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

Seus dogmas foram a imortalidade da alma, as penas e recompensas futuras, a reencarnao, a Unidade de Deus, a trindade de sua natureza e atributos, a encarnao do Ser Supremo e a redeno dos pecados da humanidade. O budismo uma das maiores religies do mundo atual. Seus templos enchem a ndia, a China, a Tartria e muitos outros pontos. Buddha representado em vrias formas, porm a mais conhecida a do ato de meditao, nu, de corpo negro e com os cabelos curtos e frisados, que, na realidade, no so cabelos, pois ele havia raspado a cabea, mas representam o simbolismo do desenvolvimento do centro magntico (chakra) de mil ptalas...

309 O ensino esotrico do budismo consiste no desenvolvimento ou despertar da Kundalini ou a Serpente do fogo, dentro de cada ser, por meio da castidade; por isso recomenda no dar ouvidos aos instintos da carne. A aurola em volta da cabea de Buddha, que primeira vista parece cabelo curto e frisado, o efeito da transmutao da energia criadora do fogo em luz ou chama sagrada, que envolve a cabea de todos os santos que chegaram a transmutar o metal inferior em superior, segundo a expresso dos alquimistas.

310 A idia de que Deus a Verdade, a Beleza e a Bondade infinitas se revela no homem consciente com um poder redentor, que se eleva at o cu pela fora do amor e do sacrifcio. Essa idia fecunda entre todas as religies surgiu pela primeira vez com Krishna, que revelou a idia do Verbo Divino feito carne e continuou encarnando-se em todas as demais religies, at mesmo nas mais recentes de nossa poca. Por isso vemos a mesma idia na Prsia, reencarnada em Mitra; no Egito, em Hrus; na Grcia, em Apolo; na ndia pelos Buddhas, etc. E todos esses reformadores ou encarnaes da divindade so o smbolo da Fogo Divino que desceu sobre os homens.

87

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

A DOUTRINA BBLICA

311 Todo fundador de religio tem duas personalidades: uma mstica e outra histrica. Por isso, vemos que ao redor de cada fundador ou reformador sempre tecida uma roupagem fabulosa, atravs da qual brilham os pontos luminosos da verdade. Todos nascem de uma virgem e, conforme foi explicado, desse modo cada Salvador deve imitar em sua vida os princpios da lei csmica. O Sol como pai, a Terra como me, e a vida, que brota pela unio do pai com a virgem Me, o Verbo Filho feito carne e que habita em ns para nos salvar.

312 A narrao bblica faz de Moiss um judeu da tribo de Levi. Plagiando a mesma histria de Asserhadun, que foi recolhido da gua pela filha de um rei, anotaram que Moiss foi recolhido pela filha de um fara quando esta tomava banho no Nilo. Tais absurdos no podem mais ser aceitos pela lcida razo, pois no possvel banhar-se no Nilo porque ele infestado de crocodilos e, alm do mais, a corte do fara se achava a mais de trezentos quilmetros da margem do rio. Manethon, o sacerdote egpcio, a quem devemos as informaes mais exatas sobre as dinastias dos faras, afirma que Moiss foi um sacerdote de Osris. Estrabo, que possua as mesmas informaes dos sacerdotes egpcios, afirma igualmente o que acabamos de dizer. Portanto, a fonte egpcia sobre Moiss tem aqui mais valor do que a fonte judaica, a qual, por uma questo de nacionalismo, quis que o fundador de sua nao fosse um homem de seu prprio sangue. Moiss foi iniciado no Cincia Egpcia. A Bblia afirma que Moiss foi educado no palcio do fara e que foi enviado por seu governo como inspetor de judeus.

313 O sacerdote de Osris sentiu uma secreta simpatia por aqueles seres de cerviz dura, cujos ancios ensinavam a adorao de um Deus nico, e que se rebelavam no trabalho e protestavam contra seus governantes porque se diziam ser o povo escolhido por Deus. Um dia Moiss viu um soldado egpcio maltratar um judeu indefeso; seu corao se indignou e Moiss matou o soldado no mesmo momento, tendo este ato mudado o rumo de sua vida.

88

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

O sacerdote assassino foi julgado pelo colgio sacerdotal e, sentido que o perigo se aproximava, fugiu para o deserto, a fim de expiar o seu crime. Chegou a Madian, na Arbia, onde havia um templo para a adorao do Deus nico, chamado Elohim. Este santurio, de origem babilnica, servia de centro religioso aos rabes que haviam fugido da perseguio dos novos conquistadores da Babilnia. Esse templo se achava em Sinai e nele Moiss se refugiou.

314 Jetro era o grande sacerdote (Raguel, que significa vigia de Deus) e era um homem sbio: em sua memria e nas bibliotecas de pedras de seu templo se achavam acumulados tesouros de cincia. Ele era o protetor dos homens do deserto, sendo uma espcie de pai espiritual para aqueles seres errantes e livres. Moiss foi a ele e lhe pediu asilo em nome de Elohim-Osris. Depois, passou alguns anos cuidando dos rebanhos do grande sacerdote e casou com uma de suas sete filhas. Esta a histria profana de um homem que se chama Moiss pela Bblia, o qual, graas s tradues etipicas e caldaicas que encontrou no templo, pde completar o que havia aprendido nos santurios no Egito. Na casa de seu sogro Jetro, encontrou dois livros de cosmogonia: As guerras de Jeov e As geraes de Ado, a cujo estudo se dedicou. E, querendo imitar os que o precederam, como Rama, Krishna, Hermes, Zoroastro, Fo-Hi, comeou a estruturar uma religio, que foi o seu Sepher Bereshit, ou O livro dos princpios, sntese concentrada da cincia passada e quadro fundamental da cincia futura.

315 Muitos sbios modernos afirmam que o Gnesis no obra de Moiss (e tem razo) pois, segundo as descobertas modernas em vrios lugares do globo, ficou provado que o Gnesis foi escrito milhares de anos antes de Moiss. Outros negam sua existncia e dizem que no passa de um ser lendrio, criado quatro ou cinco sculos mais tarde pelo sacerdcio judaico, para dar uma origem divina sua religio. A crtica moderna demonstrou claramente que o Sepher foi escrito pelo menos quatrocentos anos depois da morte de Moiss. Na realidade, o Pentateuco nos d uma narrao lendria da vida de Moiss, mas isso no significa que Moiss histrico no tenha existido; assim como, se as tradies elohista e javehista foram escritas quatrocentos anos depois do xodo, no se

89

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

compreende que tenham sido os inventores do Gnesis e sim que se tenham guiado por um documento anterior, mal compreendido. O Gnesis perdeu a sua chave e ficou at hoje como um documento precioso que espera o ser iniciado para decifrar seus mistrios e descobrir seus tesouros.

316 Os sacerdotes egpcios tinham trs maneiras de exprimir seus pensamentos: a primeira era clara e simples, a segunda simblica e figurada, e a terceira sagrada e hieroglfica. A mesma palavra tinha para eles o sentido prprio, o sentido figurado e o transcendente. Pois bem, o Sepher de Moiss est escrito nesta lngua transcendental, sendo impossvel compreender-se os dois ltimos significados sem chave, apesar do que dizem os telogos das seitas derivadas do judasmo e do cristianismo (ver as obras do Dr. Jorge Adoum: El pueblo de las mil y una noches e Gnesis reconstitudo). Moiss escreveu o Gnesis em linguagem hieroglfica, com trs significados, e confiou verbalmente as chaves e as explicaes a seus sucessores; entretanto, quando mais tarde, no templo de Salomo, traduziam o Gnesis em caracteres fencios e, ainda, depois do cativeiro da Babilnia, quando foi escrito em caracteres aramaicos caldeus, o sacerdote hebreu j no manejava mais aquelas chaves. O nico homem que restaurou a cosmogenia de Moiss um gnio hoje em dia quase esquecido e se chama Fabre DOlivet, que escreveu La langue hbraique restitue e, desse modo, pde restaurar alguns captulos do Gnesis. (Ver Gnesis reconstitudo, do Dr. Jorge Adoum)

317 Analisando, embora superficialmente, a religio deixada por Moiss, vemos que se trata de um cpia exata da de Hermes, sobre Osris e sis. Segundo a cincia hermtica, sis tem trs sentidos diferentes: no sentido prprio, a mulher ou o gnero feminino universal; no sentido comparativo, personifica a natureza terrestre com todas as suas potncias conceptivas; no sentido superlativo, a natureza celeste invisvel, ou o elemento das almas e dos espritos, a luz espiritual e inteligvel por si mesma, que se confere ao iniciado. O smbolo que corresponde a sis no texto do Gnesis e na intelectualidade judeucrist Eva (Haua), a mulher eterna. Esta Eva no somente mulher de Ado, mas tambm a esposa de Deus. Ela constitui as trs quartas partes de sua essncia, porque o

90

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

nome do Eterno Ieva, do qual impropriamente fazemos Jehovah ou Jeveh, compe-se do prefixo IOD e do nome EVA.

318 Aqui descobrimos o mistrio do sexo na base da religio judeu-crist. O grande sacerdote de Jerusalm pronunciava uma vez por ano o nome divino, vocalizando-o letra por letra da maneira seguinte: YOD-H-UAU-H. A primeira letra exprime a idia divina, a cincia teognica (Natura naturante, segundo Spinoza); as trs letras do nome de Eva, as trs ordens da Natureza (a Natura-naturata, de Spinoza). O inefvel encerra em seu seio profundo o Eterno Masculino e o Eterno Feminino. De sua unio indissolvel resulta o seu poder eterno e misterioso. A letra YOD equivale ao nmero 10; o nmero da A-D-O: 1+4+4+4 = Total 10, representado pela letra I ou YOD, que significa o falo em ereo. Eva, tambm chamada Aisha, ou seja, me da vida, unida ao YOD (falo) forma Ieva, o nome misterioso: o masculino unido ao feminino. Deus Natureza. Osris a sis. O homem mulher, para criar o Verbo. Por conseguinte, tudo isso demonstra a religio do sexo divino, o mistrio do fogo, que a causa de toda vida. E, assim, a mulher se converte em esposa de Deus, me de Deus e filha de Deus.

319 A serpente do Gnesis chamada Nahash significa a vida universal quando est em crculo. A luz astral o agente mgico dessa vida universal. Tem tambm outro sentido, mais profundo: Nahash a fora que pe esta vida em movimento, a atrao do corpo para outro corpo. Os gregos a chamavam Eros, isto , Amor ou Desejo. Desse modo, o pecado original se transforma na vasta espiral da natureza divina, universal, com seus reinos, seus gneros e suas espcies, no crculo formidvel e inevitvel da vida. Logo, a queda simblica era uma lei necessria para a evoluo infinita do Universo... Deste dois exemplos do Gnesis vemos que o significado oculto era cosmognico para o iniciado, enquanto para o profano no mais do que uma descrio da vida de um homem e de uma mulher. O Sepher de Moiss no uma histria profana, mas sim a histria da evoluo da alma, que d sua explicao em seu aspecto interior. A cincia antiga nunca desconheceu que tudo vida, tudo dotado de uma inteligncia, de uma alma e de uma vontade. Assim como no corpo humano os movimentos so traduzidos

91

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

pela alma invisvel e invencvel, tambm no Universo todos os movimentos no so mais do que a repercusso de uma ordem invisvel.

320 Elohim significa Deus dos deuses ou Ele-Eles, porque a palavra El sempre designou Deus, como em Babel, casa de Deus ou porta de Deus. Que se faa a luz e a luz foi feita. O original dez Roua Elohim Auor e significa soprou Elohim luz ou, em outras palavras, do sopro de Ele-eles, a luz da manifestao se fez. A palavra sopro corresponde a Roua ou esprito que ali vem espirar, respirar, expirar, aspirar, etc. Ora muito bem, se invertermos a palavra Roua, que significa Esprito, teremos Auor (Luz). O sopro divino voltando-se sobre si mesmo cria a luz inteligvel. (Aqui comea o mistrio da respirao...)

321 At aqui temos falado de Moiss segundo a histria e agora vamos tratar de Moiss segundo a lenda. A primeira lenda a sara de Horeb e sua conversao com Deus, que quer retirar do Egito o seu povo escolhido. Deus no foi visto por ningum, diz Jesus. Logo, se Deus o Criador de todos os povos, Ele no tem o direito de escolher um povo como seu e abandonar os outros. Aqui se v a inteno do outro autor do Gnesis de atribuir sua raa a amizade de Deus. No entanto, se despirmos a lenda de sua roupagem fantstica, brilhar a luz eterna que se habita em cada ser. A segunda lenda a que relata as pragas do Egito. E, em seguida, o xodo, a diviso da gua do Mar Vermelho e a morte do fara e seu exrcito, afogados no mar. Desse modo vemos muitas maravilhas praticadas por Moiss, imitando os deuses antigos. O povo de Israel nunca chegou a crer definitivamente num s Deus, apesar do monotesmo que Moiss quis implantar em seus coraes. Tambm sacrificavam seres humanos a seus deuses. Moiss e seu irmo Aaro trataram de eliminar do corao duro daquele povo todos os ressaibos antigos. Subiu montanha do Sinai e trouxe as duas pedras da lei gravadas pelo dedo do prprio Deus; porm, ao ver que o povo estava adorando o bezerro de ouro, quebrou as duas pedras e castigou os culpados.

322 Essas tbuas de pedra gravada pelo dedo de Deus tm dado oportunidade a muitas crticas, pois o Ser Supremo apresentado como um homem que fala, que v, que vai e vem e que por fim escreve sobre pedras certos mandamentos copiados dos brmanes,

92

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

da antiga Shastra, do imperador chins Cam-Hi, do monlogo de Confcio, dos antigos mistrios do Egito, etc. O antigo Baco escreveu suas leis sobre mrmore. Tambm Baco andou sobre as guas do Mar Vermelho para ir s ndias com o seu exrcito. Baco tambm expelia raios como Moiss, para dar testemunho de seu contnuo comrcio com os deuses.

323 Pede, ento, Moiss a Deus: Deixa-me ver a tua glria, e Deus lhe diz: ...No poders ver meu rosto, pois nenhum mortal pode v-lo sem morrer... Vers minhas costas, mas no minha face... Todas essas fbulas pertencem ao Moiss do mito. Smele morreu por ter visto a Zeus em toda sua glria... E assim se encontram na Bblia muitas fbulas e lendas atribudas a Moiss, para dar-lhe maior glria e testemunhar o que dizem alguns versculos anteriores: O Senhor falava com Moiss frente a frente, como um homem fala com seu amigo... Pois bem, todos esses sucessos extraordinrios so cpias de fbulas antigas atribudas a deuses pagos e nas quais Moiss no teve nenhuma participao como um ser histrico...

324 A religio judaica , como j dissemos anteriormente, uma religio sexual ou religio do fogo. At mesmo o nome de Deus na Bblia Ieva, o que quer dizer machofmea, masculino-feminino, como j foi explicado. Soprou Elohim luz. O fogo divino, voltando-se sobre si mesmo, cria a luz inteligvel. At mesmo a palavra Gnesis vem de gerao, gensico.

325 Sempre a apario de Deus ao homem se produzia em glria e esplendor, tomando as formas de fogo e de luz. No xodo 19:16 a 22 relata: ... e todo o monte de Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo: e seu fumo subiu como fumo dum forno, e todo o monte tremia grandemente. No Deuteronmio 4:11,12: E vs vos chegastes, e vos pusestes ao p do monte: e o monte ardia em fogo at ao meio dos cus e havia trevas, e nuvens e escurido; ento o Senhor vos falou do meio do fogo... No xodo 3:2 a 5: E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sara; e olhou, e eis que a sara ardia no fogo, e a sara no se consumia...

93

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

E assim em vrios pontos da Bblia, como no Levtico 9:24; em Juzes 6:21; em 2.Crnicas 7:1; em 1.Reis 18:36 a 40; etc.

326 A deidade mora nos mundo luminosos e a nica lmpada que os ilumina a lmpada do Supremo Amor. S o amor poder. O amor o atributo exclusivo do corao. O poder no vem da alma, mas sim atravs do fogo do amor; no do desejo, mas do amor, que fogo vital, oposto ao fogo da paixo do homem inferior. Deus mora dentro do fogo, atrs da chama serpentina. Todas as manifestaes da alma so formas de fogo. O mundo da alma do fogo puro, polarizado dentro do corpo humano, e seu sopro negativo tem sua residncia no crebro. O outro plo da alma est situado no sistema genital o crebro plvico. A chama csmica a base do fogo csmico, a base do fogo do Universo, que tem o poder sobre o crescimento, emoo, beleza, poder, calor, energia e fogo bsico de toda existncia. O fogo do sexo a manifestao direta do Onipotente. Os pensamentos mais altos, mais puros e mais doces so uma manifestao das foras sexuais, que so o princpio e o fim da manifestao suprema e divina no homem. Neste templo do fogo onde El que foi se transforma em El , e El se transforma em El ser. O amor, o sexo, e o fogo so tri-unidade. Quando se intensifica no homem o poder mgico generativo, forma-se um crculo de luz deslumbrante ao redor de sua cabea: a transfigurao. As coroas, os diademas e toda insgnia de dignidade so imitaes deste crculo luminoso que circunda a cabea do homem santo. O iniciado tem dois batismos: o da gua e o do fogo. O batismo do fogo do Esprito Santo. Logo, ao falar do fogo, refere-se ao fogo espiritual e no ao material. Eu vos batizo com gua, mas j est vindo algum que mais poderoso que eu. No sou digno de desamarrar-lhe as correias das sandlias. Ele quem vos batizar com o Esprito Santo (com o Fogo Divino).

94

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

A RELIGIO CRIST E O CRISTO MSTICO

327 O cristianismo o extrato de todas as religies. Na religio crist esto as crenas, os smbolos, os ritos, as cerimnias, histrias e festas comemorativas em geral; porm, perderam todo o significado mstico, que o mais importante, ficando apenas com o sentido de uma histria muito duvidosa. Os sbios compreendem que a maioria dessas narrativas religiosas tem um fundo puramente alegrico. Certas pessoas julgam ser muito perigoso o estudo mtico e mstico do cristianismo para a prpria religio. Essas pessoas que vivem nas trevas no podem compreender que a ignorncia o maior perigo que ameaa a Verdade.

328 As contradies dos Evangelhos, dos quais burlam os cientistas, isto , os que se julgam sbios, so provas suficientes para demonstrar a pura verdade da religio de Cristo. Os verdadeiros sbios acreditam num Cristo revelado segundo o mito, segundo a histria e segundo o esprito mstico. So Paulo, o Verdadeiro Arquiteto do Cristianismo, assim declarou em muitas ocasies nas suas epstolas. A religio crist puramente uma religio solar. A mitologia comparada tem sido uma arma perigosa para o combate a todas as religies. Os seus golpes mais perigosos foram dirigidos contra Cristo. Seu nascimento de uma virgem, a degola dos inocentes, seus milagres e ensinamentos, a crucificao e ressurreio, a ascenso e demais acontecimentos revelados pela histria, tudo isso nos mostra a identidade das narrativas com outras vidas, surgindo da a dvida da existncia histrica de Jesus. O mito uma narrativa dos movimentos que projetam sombras, e a linguagem empregada nessas narrativas o que se chama linguagem simblica. Os smbolos representam um alfabeto pitoresco empregado pelos autores do mito; cada smbolo possui um determinado sentido. Sem o conhecimento dos smbolos impossvel a leitura do mito, pois os primeiros autores dos grandes mitos sempre foram iniciados habituados ao emprego de uma linguagem simblica em sentido fixo e convencional.

95

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

329 Cada smbolo tem um sentido principal e vrios sentidos secundrios que interpretam o primeiro. O crculo, por exemplo, o smbolo do Deus infinito, mas tambm simboliza o Sol, que, a seu turno, simboliza o Logos e a encarnao do Logos. Tambm o enviado. O iniciado e o instrutor do mundo so designados pelo smbolo do Sol. Pois, assim como o Sol salva o mundo, tambm o Enviado salva a humanidade. Assim, todo instrutor ou enviado um Logos Filho de Deus, o qual desce ao plano material para salvar o mundo das trevas da ignorncia e do despotismo, como o Sol salva a terra da obscuridade do frio e da morte. este o Mito Solar.

330 O sol a sombra fsica do Logos ou assim como a chama do seu corpo. Ento a encarnao do Logos se representa por uma sombra e em corpo mortal. O Mito Solar, pois, uma narrativa na qual, em primeiro lugar, aparece a atividade do Logos ou Verbo no Cosmo e logo nos fatos de vida de um ser que uma encarnao do Logos, representado como Deus ou Semideus, sendo que sua carreira ser determinada pelo curso do Sol, por ser este astro a sombra do Logos. O Logos Encarnado nasce com o Sol e, como este, no solstcio do inverno, morre no equincio da primavera e vencedor da morte, ascende ao cu. O Deus Solar ocupa os seis primeiros meses do ano com um trabalho laborioso, ao passo que os outros seis meses so um perodo de proteo e de conservao. Nasce sempre no solstcio do inverno, aps o dia mais curto do ano (no hemisfrio boreal) e na noite entre 24 e 25 de dezembro, a noite santa por excelncia em todo o ano. O signo zodiacal da Virgem Imaculada Celestial est sobre o horizonte oriental meia-noite, e o Sol (Menino) do ano-novo d ento comeo sua jornada, desde o ponto mais austral, em direo ao hemisfrio norte, para livrar essa parte da obscuridade e do frio, da umidade e da fome, que seriam inevitveis se permanecesse sempre debaixo do Equador.

331 O Menino Solar nasce de uma virgem (Signo da Virgem) que est no horizonte e conserva a sua virgindade depois do nascimento do Menino Solar. O Menino fraco e dbil, pois vem ao mundo quando os dias so mais curtos e as noites mais longas (ao norte do Equador); sua infncia est cercada de perigos, porque nesses tempos o reino das trevas mais forte que o seu, e os infantes astros, estrelas e luminares do cu so

96

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

degolados com a aproximao do Menino Sol no equincio da primavera. Chega, finalmente, a um ponto do seu passo, a crucificao, cuja data varia anualmente.

332 O Deus nascido na aurora de 24 de dezembro sempre crucificado no equincio vernal e d a vida para alimentar os seus adoradores. Essas so as caractersticas mais importantes do Deus Solar. fixa a data do seu nascimento, ao passo que a da sua morte varivel, devido ao fato de a primeira corresponder a uma posio fixa do Sol, enquanto a segunda uma posio varivel; pois a Pscoa (de passo) varivel e calculada segundo as posies relativas do Sol e da Lua, porque esta data no ser refere histria de um homem, mas sim do Deus Solar.

333 sis egpcia, Maria de Belm, cada uma delas Nossa Senhora Imaculada, Estrela do Mar, Rainha do Cu, Me de Deus. Ambas so representadas pela Lua: sis, a cabea coroada com a lua, representa a atrao da Matria, ao passo que a virgem pisa a lua e coroada com doze estrelas; ou seja, o Esprito dominando a Matria.

334 sis representada com a lua crescente na cabea, amamentando Hrus. Est sentada numa cadeirinha conquanto o filho carrega uma cruz sobre os ombros. A virgem do zodaco representada em esboos antigos por uma mulher amamentando um menino, que representa o tipo de todas as almas futuras com os seus filhos divinos. Representam Devki com Krishna nos braos; Ishtar em Babilnia, sempre com a coroa de estrelas, e seu filho Tamuz. Hrcules, Perseu, os Dioseuros, Mitra e Zaratustra tinham um nascimento tanto divino como humano.

335 Os antigos cristos sabiam que Jesus no nasceu em 25 de dezembro. Cento e trinta datas foram escolhidas, a princpio, por diversas seitas, como dias do nascimento do Nazareno, at que, no sculo IV, o papa Jlio I optou pelo dia 25 de dezembro: Este dia 25 de dezembro em Roma acaba de ser escolhido para o dia do nascimento de Jesus, a fim de que os pagos ocupados com suas cerimnias (as Brumlias, em honra de Baco) deixem que os cristos celebrem os seus prprios ritos sem ser incomodados. Muitas fontes histricas temos mo, mas o que a est suficiente.

97

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

336 O animal que simboliza o Heri ou Salvador o Signo Zodiacal, no qual o Sol atinge o equincio vernal; este varia de acordo com a precesso dos equincios. Na Assria, Oanes tinha por signo Pisces ou Peixes e era considerado sob esta forma; observamos que os altos sacerdotes da Babilnia ou da Assria tm suas mitras, adorno de cabea, em forma de peixe, representando a fecundidade. Mitra coincide com Taurus (Touro). Osris tambm era venerado sob a forma de pis ou Serpis, O Touro. O Sol em ries, Carneiro ou Cordeiro o smbolo da Astarte, de Jpiter-Amon e de Jesus, o cordeiro de Deus. Tambm o Peixe aplicado a Jesus, como se v nas catacumbas. A morte e a ressurreio do Deus Solar ou Seu Verbo no equincio da primavera, ou perto desta data, encontram-se difundidas, bem como o seu nascimento, no solstcio de inverno. Todos os anos a morte de Tamuz chorada na Babilnia e Sria. Adnis chorado na Sria e na Grcia; tis, na Frigia; Mitra, na Prsia, e Baco e Dionsio, na Grcia. No Mxico encontramos a mesma idia acompanhada da Cruz. (Williamson, Great Lan, pgs. 40, 42, 157 etc.)

337 Existe um costume, comum desde a Antiguidade, que o de no comer carne quando morre um ente querido. Este costume, demonstrando a aflio e grande tristeza dos parentes, uma herana de tempos remotos. Quando morreu Tamuz, Ishtar chorou e no aceitou qualquer alimento por causa de sua profunda tristeza. Pois bem, esta tristeza nos legou o jejum que precede morte do Sol no equincio vernal (a quaresma); encontramos esse costume no Mxico, na Babilnia, na Assria, no Egito, na Prsia e na sia Menor. Sua durao, em certos casos, de quarenta dias. (Williamson, Ob.cit.120-123.) O Cordeiro era o signo do equincio vernal, na poca do Cristo; ao passar (pela Pscoa) o grande crculo do horizonte, foi o cordeiro de Deus crucificado no espao. Essas narrativas nunca se referiram de modo particular a um indivduo chamado Jesus, Osris, Krishna ou outro fundador de uma religio, seno ao Cristo Universal. O Cristo do Mito Solar era o Cristo dos Mistrios e o Cristo dos Mistrios o homem Deus ou o Deus-homem; o Cristo Mstico.

98

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

338 Em todos os templos de mistrio, os hierofantes ensinaram que existe no Sol uma fora espiritual, assim como uma fora fsica. Esta ltima a dos raios solares, que fecunda a natureza, como o pai fecunda a me. Produz o crescimento das plantas e, portanto, sustenta e conserva os reinos animais e humanos. uma energia construtora, criadora e fonte de toda fora fsica. O drama do Cristo Solar e do Cristo Mstico o drama do homem, como veremos mais tarde, pois o homem tem dois nascimentos: um nascimento fsico e outro mstico. O nascimento fsico pode-se dar em qualquer poca; o nascimento mstico, porm, por meio da Iniciao, era efetuado nos templos antigos, meia-noite do dia 24 de dezembro, e, durante a cerimnia, o nefito, o menino, via o Sol espiritual (estrela de Belm na casa do po), via Cristo, seu salvador espiritual, no corao, assim como o Sol fsico era o seu salvador fsico.

99

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

O CRISTO MSTICO

339 Muitas pessoas duvidam da existncia histrica de Cristo. Vamos deix-las em suas divagaes, pois no temos tempo para demonstrar a existncia do Sol. A narrativa da descida do Verbo ao seio da matria to perfeita, to verdadeira quanto a descida do Eu Sou ao meu corpo. Jesus identificou-se com Cristo, o Verbo por quem todas as coisas foram feitas. Para as igrejas, este fato divino tornou-se datas histricas de Jesus, a quem consideravam a Divindade Encarnada (Cristo Mstico). Assim como o Cristo dos Mistrios, o Logos, a Segunda Pessoa da Trindade, o Macrocosmos, tambm o Microcosmos ou o homem encerra e representa o segundo aspecto do Esprito Divino, chamado, por isso, Cristo. O segundo aspecto do Cristo dos Mistrios , portanto, a vida do iniciado, a vida do segundo nascimento no Reino Interno. Durante esta Iniciao Interna, Cristo nasce no homem e, mais tarde, se exalta, para tornar mais inteligvel ao iniciado a natureza do Esprito nele.

340 Somente por meio do amor o homem pode aspirar Iniciao. Pelo amor verdadeiro o homem pode tornar-se puro, santo, sem mancha, e viver sem transgresso, chegando assim a ser iniciado, a ser Cristo conscientemente. Esse o caminho das provas que leva porta estreita, ao caminho da santidade e, pois, ao Glgota, com a cruz s costas.

341 O Cristo Sol no homem o Fogo Divino da alma, que se deve converter em luz. Nosso Deus fogo, disse Moiss. o Menino que nasce como homem no prespio, Belm (casa do po), o corpo fsico. O candidato deve desenvolver estas qualidades de maneira perfeita, antes que Cristo possa nascer nele. Deve preparar a morada para este Menino Divino que vai crescer dentro dele. Os preceitos necessrios para desenvolver essas qualidades esto perfeitamente traados no Sermo da Montanha, e nada mais temos que dizer sobre esse particular.

100

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

342 O maior mistrio do cristianismo est encerrado nos quatorze versculos do primeiro captulo do Evangelho de So Joo: 1. No princpio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2. Ele estava no princpio com Deus. 3. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. 4. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens; 5. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas no a compreenderam. 6. Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era Joo. 7. Este veio para testemunho para que testificasse da luz; para que todos cressem por ele. 8. No era a luz; mas para que testificasse da luz, 9. Ali estava a luz verdadeira, que alumia a todo o homem que vem ao mundo. 10 . Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo no o conheceu. 11. Veio para o que era seu, e os seus no o receberam. 12. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que crem no seu nome; 13. Os quais no nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varo, mas de Deus. 14. E o Verbo se fez carne, e habitou entre ns, e vimos a sua glria, como a glria do unignito do Pai, cheio de graa e de verdade.

343 Todas as religies, antigas e modernas, colocaram e colocam sobre altares a imagem de um homem ou de uma mulher para simbolizar o poder divino e o adorar. A Arca de No, a Terra Prometida, o prespio de Belm, o Santo Sepulcro, o Tabernculo, Jerusalm, o Templo de Salomo etc. etc. no so mais do que o mesmssimo corpo humano onde arde o Fogo Crstico.

344 O homem um sistema universal composto de astros, planetas, sis, luas, cometas, vias-lcteas e constelaes; deve seguir a mesma lei do sistema maior. Quanto mais perfeito o homem, tanto maior cumprimento d a estas leis, como o fez Jesus Cristo. Ns tambm devemos chegar, algum dia, estatura de Cristo.

101

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

345 H uma s religio com muitas instituies religiosas, assim como h uma nica humanidade com muitas raas e costumes. O grande arcano das religies, como temos visto, est no poder do Fogo Crstico e da Luz Inefvel. O Sol, sempre o Sol, era adorado como o Grande Fogo que ardia no meio do Universo, ao passo que o Fogo Divino est mais alm do Sol fsico. Por este Fogo Divino Interno, que foi adorado no princpio, o homem nos deixou um smbolo no archote, na espada flamgera e na coroa de ouro cujas pontas se assemelhavam aos raios solares. Todos os homens-deuses tinham nomes que significavam Fogo-Luz: Jpiter, Apolo, Hermes, Mitra, Baco, Odin, Buddha, Krishna, Zoroastro, Fo-Hi, gni, Hiram Abiff, Sanso, Josu, Vulcano, Al, Bel, Baal, Serpis, Salomo, Jeshua (Jesus), e muitas outras divindades.

346 A fbula de Prometeu um vu da Verdade: a alma humana, ao possuir o fogo divino da humanidade, empregou-o para a destruio; foi encadeada rocha (corpo) e devorada pelo abutre (dos desejos), at que um homem conseguisse dominar o fogo e se tornasse perfeito. Esta profecia foi cumprida por Hrcules (Cristo), que (nascendo como Luz no mesmo fogo da alma) libertou a que, havia tantos anos, estava submetida ao tormento (nascendo no seu corao pelo segundo nascimento ou Iniciao). A luz que brilha no sistema nervoso o mediador entre o Deus ntimo e o homem externo. a ponte que une o Esprito Matria (Ver La Religin de los Sbios). Por causa desta Luz o filho do homem chamado filho de Deus. Os filhos da Luz conseguiram ver o Sol Interno invisvel. As antigas religies buscavam a maneira de captar o fogo csmico que circulava no ter; por isso, os sacerdotes se valiam de plantas, de animais e de metais de propriedades absorventes dessa Luz Invisvel. O cristianismo emprega o fogo em seus ritos com o incenso para simbolizar que, assim como o fogo queima o incenso e este se converte em fumaa perfumada, tambm o Fogo Divino, no homem, consome da alma tudo quanto grosseiro, para convert-la em fragrante perfume. Os campanrios, as torres, os obeliscos e as pirmides so smbolos do falo portador do fogo.

102

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

347 A rvore ednica significa o falo e o seu fruto o fogo csmico. O ouro dos templos tem a cor da luz solar. Os crios acesos nos altares e a pequena lamparina vermelha alimentada com azeite de oliva representam o Fogo Divino. O azeite o smbolo do sangue: este mantm a chama sagrada do homem, assim como o outro sustenta as chamas fsicas. O sangue o veculo da chispa divina. Esta chispa move-se com a corrente sangunea e no se encontra em qualquer ponto particular do organismo. A vibrao desta chispa pode ser dirigida e localizada em qualquer parte do corpo, por meio da vontade concentrada. O sangue incendeia-se nas veias e manifesta o Fogo Divino Interno.

348 O iniciado participa do Divino Poder Solar. Transfigura-se. Este poder se manifesta em forma de aurola de luz ao redor de sua cabea, porque o fogo do Esprito Santo no Sacro se converte em luz no crebro, e o iniciado se converte em Onisciente sem necessidade do intelecto. Esta aurola de luz, com o tempo, converte-se em diadema para o rei, mitra para o bispo, aurola de luz para a cabea dos santos. O Fogo Criador, ao subir pela espinha dorsal e, finalmente, chegar ao terceiro ventrculo do crebro, toma uma formosssima cor dourado e a irradia em todas as direes, formando uma coroa sobre o osso occipital, em forma de leque. Esta luz significa a regenerao do homem que alcanou a estatura de Cristo. Ela muda de cor conforme o pensamento: a pureza se converte em branca; a espiritualidade, em azul; o saber, em amarelo; o amor, em cor-de-rosa, etc. Temos hoje muitos meios de demonstrar estes fenmenos e muitos homens de cincia esto ocupados no estudo da aura humana.

349 J dissemos que o homem deve ter dois nascimentos: um fsico e um espiritual. Tem de ser homem e Cristo ao mesmo tempo. Vamos agora tratar de decifrar o mistrio do Cristo no homem fsico assim como deciframos o significado do Cristo solar. O grnulo de vida fica depositado no tero materno, porta da vida, durante nove meses; aps esse tempo, nasce, e a Alma Cristo permanece no pesebre do corao, no corpo (casa de carne). O Menino-Cristo no homem est rodeado de animais: a ignorncia do burro, a debilidade do cordeiro e a brutalidade do touro. O rei das trevas, no corpo, com a ambio e o orgulho, quer matar o novo rei, para livrar-se do remorso e ter ampla liberdade

103

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

de seguir os desejos da carne. O nefito atacado pelo fantasma do umbral no segundo nascimento e perseguido por todas as hostes do inferno (mundo inferior). Foge, ento, para o Egito, isto , refugia-se no mundo interno, abandonando as tentaes do corpo e sua paixes, a fim de crescer espiritualmente e voltar, depois, ao cumprimento de sua misso na vida. Assim como o Sol percorre aparentemente os doze signos zodiacais, tambm o Esprito Crstico tem de percorrer todas as dependncias do seu sistema no corpo, que a miniatura do Universo. A cabea o Oriente do homem, de onde sai o Sol Cristo. O iniciado deve dirigir sempre os seus pensamentos e suas prticas para o crebro, onde tem a raiz de sua trindade. A porta para o Ocidente o corao, por onde deve entrar o nefito. Por esta porta o nefito ou recm-nascido conduzido para as piras do batismo (que se acham no fgado, rgo que forma, por suas emoes e desejos, o corpo astral ou de desejo); ali ele batizado e submetido prova dgua, que significa o domnio do desejo. O recm-nascido jura ante o altar no corao, onde brilham um Sol e seis luminares. (O Sol foi depois representado pela custdia, smbolo do Sol resplandecente, ou smbolo do Fogo Divino; os seus centros magnticos ou planetas so simbolizados pelos seis crios.) (Para aprofundar o estudo sobre as Iniciaes de todas as religies e sua relao com o homem necessrio estudar a obra do Dr. Adoum intitulada As chaves do reino interno ou o conhecimento de si mesmo.)

350 Do captulo anterior conclui-se que o Chrestos (que em grego significa Bom) uma qualidade que deve ser adquirida antes de poder se tornar um Cristo, um ungido. Aps ter chegado a viver uma vida virtuosamente esotrica, poder-se- comear a viagem ou o caminho para a Iniciao, a senda da provao a senda que conduz porta estreita caminho da Santidade caminho da Cruz. O aspirante deve adquirir as sete virtudes para sentir o ardor pela felicidade de ver Deus e de unir-se a Ele (So Mateus 5:8).

351 O Esprito que mora no corpo um fragmento invisvel de Deus. trino, por ser Deus. Poder, Amor e Saber. O Pai o Poder; o Filho o Amor, e o Esprito Santo o Saber. A Iniciao consiste em dar completa liberdade ao ntimo para que obre por meio dos seus trs atributos. O Cristo Mstico, pois, o ser interno do homem, e, por conseguinte, duplo. o Logos, Verbo ou Segunda Pessoa da Trindade, que desce

104

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

Matria. Em seguida o Amor, segundo aspecto do Esprito Divino, faz evoluir o homem. Um representa os processos csmicos no Mito Solar, o outro representa o processo que se passa no indivduo. Ambas as fases, a Solar e a Individual, se encontram na narrativa dos Evangelhos; sua unio nos apresenta uma imagem do Cristo Mstico. O Cristo Csmico, a divindade que se envolve com a Matria, a encarnao do Logos ou Deus feito carne. Esta Matria-Me recebe da Terceira Pessoa da Trindade, o Esprito Santo, a vida que a anima e lhe permite tomar forma. A Matria condensada modelada em seguida pelo Filho, segundo Logos, que se sacrifica encerrando-se ou crucificando-se, a fim de tornar homem celeste. Do seu corpo fazem parte todas as formas. Isso o processo csmico dramaticamente representado nos mistrios. O Esprito de Deus pairava sobre as guas. E as trevas estavam sobre a face do abismo, disse o Gnese. Logo lhe foi dada a Forma pelo Logos: Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez, disse So Joo no seu Evangelho.

352 Uma vez terminado o trabalho do Esprito, o Cristo Csmico e Mstico pode revestir-se de Matria, entrando no seio da Virgem Matria. Esta Matria foi vivificada pelo Esprito Santo a fim de receber o segundo Logos, e, assim, Cristo se encarna e se faz carne; a vida e a matria O envolvem com uma vestimenta dupla. a descida do Logos na Matria, descrita com o nascimento do Cristo de uma Virgem. Isto se torna em Mito Solar, esse o nascimento de Deus Sol no momento em que o Signo de Virgo ou Virgem se levanta no horizonte. Comeam aqui os smbolos e as lendas. O Menino nascido est sujeito a todas as debilidades infantis. Ele, ento, representa a alma frgil que nasce para a evoluo. A Matria o aprisiona para mat-lo; ele, porm, lentamente triunfa e modela o corpo para um destino sublime. Consegue a maturao do corpo e se crucifica nessa matria com a finalidade de derramar da cruz todas as energias de sua vida, sacrificada em benefcio do progresso da criao. Padece, depois morre para os sentidos e sepultado; mas levanta-se com o corpo astral radiante que torna veculo ou vestimenta (da alma) e vive atravs das idades. A crucificao de Cristo uma parte do grande sacrifcio csmico. Todas essas alegorias da

105

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

crucificao nos mistrios se materializavam at o ponto de tornar-se morte verdadeira de uma pessoa, sofrida na Cruz e num crucifixo levado por um ser humano que expira.

353 Toda esta histria , hoje, a histria de um homem; foi aplicada ao Instrutor Divino, Jesus, e se transformou na histria de sua morte fsica, assim como o seu nascimento de uma Virgem e a infncia rodeada de perigos. A ressurreio e a ascenso transformam-se em incidentes da sua vida. Os mistrios desaparecem, mas as lendas chegam a ser a vestimenta do Instrutor da Judia. O Cristo Csmico desaparece no Cristo Histrico. Para os iniciados, porm, o Cristo era, e ser sempre o dos mistrios, que est intimamente ligado ao corao humano. O Cristo do esprito humano. O Cristo que existe em cada um de ns, que a nasce, a vive, crucificado, ressuscita dentre os mortos e sobe ao cu, em meio aos sofrimentos e ao triunfo de todo filho do homem. A vida de todo iniciado nos mistrios celestes est traada em grandes linhas na biografia dos Evangelhos. Por isso So Paulo fala do nascimento, da Evoluo e da maturao completa de Cristo no discpulo. Todo homem potencialmente um Cristo e segue de modo geral a narrativa dos Evangelhos nos incidentes principais; mas, como vimos, estes tm um carter universal e no particular.

354 Cinco grandes Iniciaes esperam o aspirante a Cristo. A primeira o segundo nascimento do Cristo no corao, pois o discpulo nasce no reino interno de Deus como um menino. Se no vos tornardes como meninos, no entrareis no reino dos cus, disse Jesus. Jesus nasceu na caverna. ( a gruta da Iniciao conhecida pelos antigos como a Caverna da Iniciao.) Em cima da gruta brilha a Estrela da Iniciao, cuja luz resplandece pelo nascimento da Luz Inefvel. Sua vida est em perigo por causa das foras tenebrosas do mal. Apesar de todo o perigo, alcana o estado viril, porque, uma vez nascido, o Cristo no pode morrer, tem de terminar sua evoluo no homem. Sua vida se expande em beleza e fora, crescendo em sabedoria e espiritualidade at alcanar a Segunda Iniciao.

355 A Segunda Iniciao o batismo da gua ou o domnio de todos os desejos, o qual lhe confere os poderes necessrios a um instrutor. Ento, descendo o Esprito Divino

106

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

sobre Ele com a glria do Pai Invisvel, ilumina-o e assim chega a ser o filho bemamado; a ele se deve escutar. Logo Ele levado ao deserto da Matria para ser tentado. O inimigo secreto, que reside no baixo-ventre ou no inferno (parte inferior do corpo), esfora-se por lhe mostrar a dificuldade de seguir a senda, e convida-o a servi-lo, para a sua prpria tranqilidade e proveito pessoal. Ele, porm, vence o Tentador e a Tentao e volta aos homens, a fim de aliment-los com o po da vida e cur-los das doenas.

356 Depois de tantos servios impessoais e sofrimentos internos, galga a montanha sagrada da Terceira Iniciao, onde se transfigura, tornando-se to radioso quanto o Sol.

357 Est preparado para o Batismo do Fogo ou o Batismo do Esprito Santo e a entrada na ltima etapa do caminho da Cruz. , ento, perseguido e vituperado; contudo, no deixa de crescer a vida do amor. Bebe o clice amargo da traio, do abandono e negado por todos os seus. Anda desapreciado pelos homens, carregando a cruz na qual deve morrer, renunciando vida do mundo inferior. Cercado de inimigos triunfantes, o seu herico corao lana um grito ao Pai que parece t-lo abandonado, e ento abandona o corpo de desejos. Ele, o iniciado, desce aos infernos para poder salvar os que pedem auxlio e os tomos que desejam trabalhar sob o estandarte do Eu Superior (ver As chaves do reino interno). Volta depois luz, abandonando as trevas inferiores, com o sentimento de que o filho inseparvel do Pai.

358 Uma vez terminados os seus deveres na vida terrestre, Ele sobe ao Pai por meio da Quinta Iniciao, porque j est unido ao Deus ntimo. esta a histria dos Cristos e dos mistrios, ou do Cristo dos Mistrios, sob o duplo aspecto: Logos e homem; csmico e individual. Jesus considerado como o Cristo Mstico e Humano, que luta, sofre e, finalmente, triunfa: o homem em quem a humanidade se v crucificada e ressuscitada, cuja histria promete uma vitria a todos os que, como Ele, forem fiis at a morte, e at mais alm da morte.

107

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

O CREDO

359 Toda religio tem seu credo, pois o credo o smbolo da crena religiosa. Todo credo misterioso em seu significado interno. Pelo que j aprendemos anteriormente, no mais necessrio penetrar o significado interno de cada credo; nestas pginas nos limitaremos a transcrever, com algumas observaes, os credos dos reinos anteriores ao nosso.

CREDO DOS BRMANES PUROS: Eu adoro o ser que no est sujeito mudana nem inquietude, cuja natureza invisvel e cuja espiritualidade no admitem diviso alguma de suas qualidades, o qual a origem e a causa de todos os seres e a todos supera em Excelncia; eu adoro esse ser que o sustentculo do Universo e fonte de tripla potncia. O Verdadeiro Deus incriado, espiritual, invisvel, onipotente, justo e misericordioso; est presente em toda parte; tudo v e tudo ouve. Ele recompensar os bons e castigar os maus. Tomou formas visveis em diferentes pocas, nas quais se encarnou para cumprir sua misericrdia ou sua vingana. Ele se manifesta na terra todos os dias, desde que o roguemos com um corao puro e cheio de f. Quando chegar o fim dos sculos, fixado pelos decretos eternos, destruir este mundo, como o destruiu nas trs eras precedentes.

360 CREDO DOS BRMANES DE TODAS AS SEITAS: Creio no verdadeiro Deus que incriado e espiritual, invisvel, onipotente, justo, misericordioso. Est presente em toda parte, tudo v e tudo ouve; nada se lhe pode ocultar, pois v at os pensamentos. Ele recompensar os bons e castigar os maus. Ele tem tomado com freqncia formas visveis, encarnando-as para seguir os passos de sua misericrdia ou de sua vingana; Ele se manifesta na terra todos os dias, quando ouve a prece de um corao virtuoso e cheio de f. Ao chegar o fim dos sculos, fixado pelos decretos eternos, destruir o mundo nesta quarta idade, como o destruiu nas trs idades precedentes.

108

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

361 CREDO DO ANTIGO SHASTRA: Deus o que foi sempre. Criou tudo o que existe. Uma dbil imagem Sua a esfera, que no tem princpio nem fim. Ele anima e governa todas as criaturas por meio de sua Providncia geral, de seus invariveis e eternos princpios: Nunca perscrutes de nenhum modo a natureza da existncia daquele que sempre existiu, porque intil e criminosa busca. Deves contentar-te com que, dia a dia, noite por noite, suas obras te anunciem sua sabedoria, seu poder e sua misericrdia. Trata de tirar proveito disso.(Shastra, por Howel)

362 CREDO CHINS (PELO IMPERADOR CAM-HI): Deus, o verdadeiro princpio de todas as coisas, no teve princpio; produziu todas as coisas, as quais governa e das quais Senhor; Ele infinitamente bom e justo; Ele ilumina, ampara e rege tudo com suprema autoridade e soberana justia. (Compilao de Duhaldes)

363 CREDO DOS ISRAELITAS: Adorars a um s Deus. Veja-se o declogo cpia dos mistrios egpcios que Moiss adaptou ao carter dos hebreus, dizendo-lhes que o havia recebido das mos de Adonai, no cume do Sinai.

364 CREDO DOS ANTIGOS MISTRIOS GREGOS: Caminhai pela senda da justia. Adorai o nico Senhor do Universo. Ele uno; Ele o nico ser que existe por si mesmo e ao qual todos os seres devem a existncia. Ele atua neles e por eles; Ele tudo v e jamais foi visto por olhos mortais.

365 CREDO DOS PARSES: O fogo o emblema da natureza. O Sol o trono do Criador e sua mais bela obra. Dentro de 12.000 anos haver um juzo final. Os maus sero ento excludos para sempre da comunho dos Eleitos, adoradores do Fogo.

366 CREDO DOS MISTRIOS MODERNOS: O credo de Nicia dos Cristos o smbolo da religio solar, pois o Sol nasce, morre, ressuscita e retorna ao trpico; eleva-se, ascende no solstcio do vero; transfigura-se perto do segundo trpico e

109

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

descende no solstcio do inverno, para voltar a renascer no Natal como filho de Deus, na qualidade de redentor da Natureza, a qual se v ameaada de destruio todos os anos. O credo cristo diz assim: Creio em um s Deus, Pai Todo-Poderoso, criador do cu e da terra, de todas as coisas visveis e invisveis. Creio em um s Senhor, Jesus Cristo, Filho Unignito de Deus, nascido do Pai antes de todos os sculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus Verdadeiro; gerado, no criado, consubstancial ao Pai. Por ele todas as coisas foram feitas. E por ns, homens, e para a nossa salvao, desceu dos cus: e se encarnou pelo Esprito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem (frase enxertada para designar Jesus). Tambm por ns foi crucificado sob Pncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Alm de ser um smbolo de Tfon, que matou Osris, pode ser tambm Pncio Pilatos, como explica Leadbeater em sua obra O Credo Cristo, uma alterao do nome Pncio Pilatos, que significa mar denso, ou seja, o mar da matria. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as escrituras, e subiu aos cus, onde est sentado direita do Pai. E de novo h de vir, em sua glria, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino no ter fim. Creio no Esprito Santo, Senhor que d a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o filho adorado e glorificado: Ele que falou pelos profetas. Creio na Igreja, una, santa, catlica e apostlica. Professo um s batismo para remisso dos pecados. E espero a ressurreio dos mortos e a vida do mundo que h de vir. Amm. Como se v, o credo cristo uma mescla dos smbolos do Cristo solar com os do Cristo mstico-histrico, nem mais nem menos, como os mistrios menores da religio de Cristo e de todas as religies existentes no mundo.

110

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

MEU CREDO

367 Assim como em cima, assim embaixo. Assim como sucede no Macrocosmos, forosamente tem de suceder no Microcosmos. Conforme est no Corpo do Universo, assim est em meu corpo... Portanto, o homem deve ter seu Credo Interno, que reflete o Credo Csmico. Creio em um s Deus Todo-Poderoso, que manifestou de Si todas as coisas visveis e invisveis aos meus sentidos. Ele invisvel, porm eu O sinto porque estou nEle e Ele est em mim. Creio que eu sou o Verbo, seu filho, que era no princpio; eu sou o Verbo que Era com Deus e eu sou o Verbo que era Deus. Deus de Deus, luz da luz; filho gerado, no criado, sendo a mesma substancia do Pai. Por mim. Eu sou o Verbo por quem todas as coisas foram feitas. Creio que Eu Sou desceu do Seio do Pai e se encarnou pelas vibraes do Esprito Santo e da Virgem Matria e se fez homem, por meio do sexo. Creio que Eu Sou padeceu e padece devido sua limitao no mar da Matria, e sobre a Matria foi crucificado e nela foi morto e sepultado. Creio que desceu aos mundos inferiores materiais e depois de trs rondas, durante as quais esteve sepultado, ergue-se como Fogo Divino e ascende ao Cu do Crebro e ali est sentado direita do Pai Todo-Poderoso e de onde h de vir pela segunda vez (a segunda vinda) para guiar os vivos e os mortos e seu reino no ter fim. Creio no Esprito Santo, Terceiro Atributo do Absoluto Deus, Dispensador da Vida, aquele que por suas vibraes ilumina todo ser. Creio na Santa Igreja Universal, que o corpo de toda a humanidade, e no trabalho da grade fraternidade dos adeptos para a evoluo humana. Creio na emancipao dos erros por meio da santa sabedoria; no verdadeiro Batismo, que consiste no domnio dos desejos inferiores. Creio na ressurreio no corpo (Reencarnao); Creio na Vida Eterna porque sou eterno; Creio que eu sou o que o Criador ;

111

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

Creio que eu sou Ele, Ele eu; Creio que eu sou Deus em forma corprea.

112

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

O GRANDE MISTRIO

368 A verdade trina como Deus Trindade: a primeira pessoa. O primeiro grande mistrio indizvel, o arcano incompreensvel pode ser declarado assim: a divindade do homem, o homem Deus. Um mistrio indizvel porque desde a sua afirmao expressa uma mentira e a mais monstruosa das mentiras. De fato, o homem no Deus, e, no entanto, est escrito: Vs sois deuses (...) E eis que o homem se fez um de ns. Dizer que Deus um homem, que blasfmia! Para a Cruz com o profanador e blasfemo! Ao fogo os iniciadores!

369 A segunda pessoa da Verdade diz assim: Deus se fez homem (por meio do sexo). Que absurdo! E, no entanto, Joo assegurou em seu Evangelho: E o verbo se fez carne e habitou entre (em, diz o texto original) ns. O primeiro homem imortal, antes da queda, era homem-mulher: Ado-Eva. O homem posterior, o ressuscitado, ser tambm homem-mulher. Assim deve ser naquele triunfo da morte com a morte, do sexo com o sexo. A humanizao de Deus cede o posto no momento divinizao do homem; devemos recordar-nos, porm, que o homem h de ser Deus. Hoje os deuses mortais da Antiguidade so demasiadamente humanos, por isso o antigo sacerdote orava no ofcio cotidiano dizendo: No vim matar o Deus, mas sim reanim-lo. Mas, que Deus esse e com que ho de reanim-lo?... Com o sexo, porque o sexo tem o poder de matar e de reanimar os deuses. O sexo humanizou os deuses e o sexo divinizar os homens.

370 A terceira face da Verdade : O homem se faz Deus por meio do sexo. Como? Reina o silncio! O que sabe no fala e o que fala nada sabe, diz Lao Tse.

113

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Jorge Adoum

114

Anda mungkin juga menyukai