Anda di halaman 1dari 21

!

MANUAL DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTO


(SINOPSE)

EDIO

ELABORAO

VERIFICAO

APROVAO

Agosto/07

Antonio Carlos Gomes

Afonso Srgio S. Gomes

Wagner Giovanini

SINOPSE DO MANUAL DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTO

Julho 2007

Pgina 1/21

!
MANUAL DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTO
(SINOPSE)

com orgulho que, ao olharmos para os nossos resultados, vemos uma trajetria de sucesso sem precedentes para o Grupo Siemens no Brasil, o que reflete a confiana de nossos clientes no valor de nossos produtos e solues, bem como na estratgia que adotamos para a organizao. Em nossa viso, a Qualidade vivenciada na gesto do relacionamento com nossos clientes, colaboradores e parceiros prevalece sobre o individualismo, levando a nossa organizao ao nvel de excelncia nos negcios em que nos encontramos. com este esprito que temos a grata satisfao de publicar o nosso Manual de Gesto da Qualidade, Gesto Ambiental e Segurana e Sade Ocupacional unificado para a Siemens Brasil. As diretrizes apresentadas neste manual so baseadas em padres de referncia nacionais e internacionais, tais como Critrios de Excelncia da Fundao Nacional da Qualidade FNQ, European Quality Award - EQA, ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001, estando em sintonia com os Nossos Princpios e demais diretrizes e polticas corporativas da Siemens.
Adilson Primo Presidente da Siemens Brasil

Este manual tem validade em todas as empresas e unidades vinculadas Siemens no Brasil, sendo desdobrado para todas as reas segundo suas caractersticas e especificidades, por meio de diretrizes e procedimentos prprios. de responsabilidade das empresas, unidades de negcio, seus dirigentes e colaboradores, em todos os nveis hierrquicos, o cumprimento das diretrizes aqui descritas. Ao ler este Manual, voc conhecer as principais prticas de gesto da Siemens e o nosso comprometimento em busca da melhoria contnua.

16/05/2006

Julho 2007

Pgina 2/21

!
MANUAL DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTO
(SINOPSE)
1. NOSSOS PRINCPIOS Os princpios da nossa empresa proporcionam aos colaboradores conceitos para pensar e agir de forma empreendedora. Eles estabelecem uma base para uma mudana cultural que sustenta o programa top+, e indicam o esforo que esperado de cada um dos colaboradores na direo da melhoria contnua. Os Nossos Princpios surgiram de um estudo amplo, conduzido de forma a determinar os valores que os prprios colaboradores consideravam importantes e essenciais, o que os incentivava e os levava ao xito. Baseado no resultado desta ampla pesquisa, feita com colaboradores de todo o mundo, foram desenvolvidos os cinco princpios:

Fortalecemos nossos CLIENTES para mant-los competitivos. Nosso sucesso depende do sucesso de nossos clientes. Fornecemos vasta experincia e solues abrangentes para que eles possam alcanar seus objetivos com mais rapidez e efetividade.

Impulsionamos a INOVAO para moldar o futuro. A inovao nosso fluido vital, em todo o mundo e a todo o momento. Transformamos a imaginao e as melhores prticas de nossos colaboradores em tecnologias e produtos de sucesso. A criatividade e a experincia nos mantm na vanguarda.

Aumentamos o VALOR da empresa para dar origem a novas oportunidades Geramos crescimento lucrativo para garantir sucesso sustentvel. Alavancamos nosso portiflio equilibrado de negcios, nossa excelncia empresarial e as sinergias em todos os segmentos e regies. Isso nos torna um investimento especialmente atrativo para nossos acionistas.

Concedemos autonomia a nossos desempenho de classe mundial.

COLABORADORES

para

atingir

Nossos colaboradores so a chave do nosso sucesso. Eles trabalham em conjunto, como uma rede global de conhecimento e aprendizado. Nossa cultura definida pela diversidade, pelo dilogo aberto e respeito mtuo, bem como por objetivos claros e liderana eficaz.

Adotamos a RESPONSABILIDADE empresarial para o desenvolvimento da sociedade. Nossas idias, tecnologias e atividades ajudam a criar um mundo melhor. Estamos comprometidos com valores universais, boa cidadania empresarial e com um ambiente saudvel. A integridade orienta nossa conduta perante nossos colaboradores, parceiros de negcios e acionistas.

Julho 2007

Pgina 3/21

!
MANUAL DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTO
(SINOPSE)
2. NOSSAS POLTICAS Como desdobramento dos Nossos Princpios, estabelecemos as seguintes polticas e diretrizes vlidas para as empresas vinculadas Siemens, conforme descrito na Apresentao.

Julho 2007

Pgina 4/21

!
MANUAL DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTO
(SINOPSE)

Julho 2007

Pgina 5/21

!
MANUAL DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTO
(SINOPSE)

Julho 2007

Pgina 6/21

!
MANUAL DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTO
(SINOPSE)
DECLARAO DE RESPEITO S LEIS E S DIRETRIZES DE CONDUTA PROFISSIONAL

Eu, __________________________________, depto/rea/setor____________ por meio do presente instrumento declaro estar ciente de meu dever de respeitar as leis no desempenho de minhas atividades profissionais.

Declaro, outrossim, saber que a Alta Direo do Grupo Siemens desaprova a violao da lei e que em havendo violao, independentemente das sanes legais dela decorrentes, estarei sujeito a medidas disciplinares com reflexos na relao de emprego. Comprometo-me a seguir as Diretrizes de Conduta Profissional e todas as regras suplementares nelas mencionadas.

As Diretrizes de Conduta Profissional podem ser encontradas na sua ntegra no seguinte endereo: http://www.siemens.com.br/medias/FILES/3716_20070826144029.pdf E a verso original (Ingls) no endereo http://www.siemens.com.br/templates/get_download2.aspx?id=3666&type=FILES Para maiores informaes favor contatar o SSLA PER PA (Antigo RI) de sua localidade. Local / data: _______________________________ Assinatura: _______________________________

Nome do superior imediato :_____________________________

Julho 2007

Pgina 7/21

!
MANUAL DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTO
(SINOPSE)

Sntese do Cdigo de Conduta para os Colaboradores da Siemens


Os colaboradores da Siem ens, no mundo inteiro, trabalham para o benefcio da empresa como parte integrante da economia local e com ateno e respeito pelos valores culturais e sociais de cada pas. Os seguintes princpios de conduta aplicam-se a todos os colaboradores em todo o mundo. podem receber, permitir que outros recebam 1. Todo colaborador deve desempenhar sua funo respeitando as leis e regulam entos previstos no sistema legal do pas onde trabalha. 7. 2. Os colaboradores devem zelar pela imagem da Os colaboradores devem proteger os ativos tangveis e intangveis da empresa. Os recursos da empresa devem ser utilizados somente para os propsitos dos negcios. Documentos e relatrios devem ser elaborados correta e fielmente. 3. Os colaboradores devem agir com honestidade, 8. Os colaboradores no podem usar ou fornecer ou

conceder a terceiros, vantagens que extrapolem as polticas comerciais usuais.

Siemens na comunidade. O desempenho de suas funes deve ser orientado nesse sentido.

lealdade e integridade para com os colegas, com a empresa e com os parceiros de negcios.

informaes disponveis e privativas da empresa, sem prvia autorizao. O conhecim ento da situao interna

4.

Nenhum

colaborador

pode

atuar

de

maneira

da empresa no deve ser utilizado de form a imprpria. A confidencialidade dos dados deve ser preservada.

discriminatria, especialmente quanto raa, religio, idade, sexo ou qualquer condio fsica. Assdio sexual proibido. 9.

Cada

colaborador

deve

observar

as

regras

de

segurana e controle s quais est sujeito. 5. Os colaboradores devem concorrncia livre e leal. observar as regras da 10. Nenhum colaborador pode desempenhar atividades conflitantes com os interesses da empresa, nos termos 6. Os colaboradores no devem se prevalecer da legislao aplicvel.

inadequadamente de sua posio na empresa. No

O documento que contm as Diretrizes de Conduta Profissional na ntegra, est disponvel clicando aqui. http://www.siemens.com.br/medias/FILES/3716_20070826144029.pdf Para consultar a verso original em ingls, acesse: http://www.siemens.com.br/templates/get_download2.aspx?id=3666&type=FILES Observao : O termo colaborador, acima mencionado, refere-se indistintamente a toda mulher ou homem que mantenham vnculo empregatcio com a Siemens.

Nome : __________________________________________Data :__________


Declaro ter lido e estar ciente deste Cdigo de Conduta para os Colaboradores da Siemens

Nossos Princpios

Assinatura :

Julho 2007

Pgina 8/21

!
MANUAL DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTO
(SINOPSE)
3. APRESENTAO A Siemens uma empresa de origem alem presente em mais de 190 pases, formada por aproximadamente 450 mil colaboradores. A empresa atua nas reas de desenvolvimento, projeto, fabricao e servios de sistemas eltricos e eletrnicos para diversos empreendimentos tecnolgicos do mundo, assim como elabora diversas solues dedicadas, de acordo com as exigncias de seus clientes.
3.1 UNIDADES DE NEGCIOS

AUTOMATION AND CONTROL Com presena em todas as fases do ciclo de vida de um empreendimento, a Siemens A&C oferece produtos, sistemas e solues industriais, prediais, logsticas e para automao, incluindo projetos, servios e instalaes. Desta unidade de negcios fazem parte a Automation and Drives (A&D), Industrial Solutions and Services (I&S) e Siemens Building Technologies (SBT). MEDICAL SOLUTIONS A Siemens MED oferece produtos, servios e solues completas abrangendo o espectro de sistemas de imagem para diagnstico e terapia, alm de aparelhos de eletromedicina e solues na rea de Tecnologia da Informao, com o objetivo de contribuir para uma melhor qualidade de vida. TRANSPORTATION A Siemens TS oferece solues completas para o transporte ferrovirio, como sistemas de controle de trfego, segurana, controle e comunicao, alimentao de energia e catenrias. Atua tambm no mercado automobilstico mundial oferecendo um portflio completo de solues em eletrnica veicular. POWER A Siemens Power Generation (PG) e Power Transmission and Distribution (PTD) atuam, respectivamente, nas reas de gerao de energia (usinas termoeltricas a vapor e a gs) e transmisso e distribuio de energia (instalaes, produtos, sistemas e servios). SIEMENS IT SOLUTIONS AND SERVICES A Siemens IT Solutions and Services, atua em todo o fluxo de servios, iniciando na fase de planejamento e projeto, passando pela implantao at a operao completa de solues em tecnologia da informao. SIEMENS REAL ESTATE A Siemens Real Estate (SRE) uma unidade da Siemens com a misso de atuar como General Contractor, oferecendo soluo de administrao predial completa que inclui assessoria imobiliria, arquitetura, construo e infra-estrutura. As unidades Power Generation (PG), Power Transmission and Distribution (PTD) e Transportation (TS) se constituem na unidade de negcios PTS. O presente manual reflete as atividades das empresas vinculadas Siemens no Brasil, nas reas acima descritas, atuando atravs das seguintes empresas:
Julho 2007 Pgina 9/21

!
MANUAL DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTO
(SINOPSE)
Siemens Ltda. Siemens Eletroeletrnica S.A. Siemens Servios Tcnicos Ltda. Siemens Building Tecnologies Ltda. Siemens Security Ltda. Iriel Indstria e Comrcio de Sistemas Eltricos Ltda.

3.2 LOCALIDADES DA SIEMENS ABRANGIDAS PELO SIG NO BRASIL

3.3 INDICAES DOS PROCEDIMENTOS Os temas descritos nesta sinopse fazem meno, no Anexo 1, da coletnea de procedimentos que compem o sistema de gesto da qualidade, gesto ambiental e gesto de segurana e sade ocupacional das empresas vinculadas Siemens no Brasil.

Julho 2007

Pgina 10/21

!
MANUAL DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTO
(SINOPSE)
4. MODELO CONCEITUAL A forma de abordagem da Siemens quanto gesto de seus negcios, est representada no modelo conceitual abaixo, onde as principais atividades que compem o Sistema Integrado de Gesto, constitudo pelos Sistemas de Gesto da Qualidade, Ambiental e Segurana e Sade Ocupacional foram agrupadas em quatro temas:

1 . Alta Direo
Lide ra n a Pla nejame nto Estratgico Anlise Crtic a p ela Alta Dire o

Clien tes 2 . Ven das


Client es Cross Selling

Clientes 3. Processo s Relativo s ao Produto

Planejamento Projeto e Desenvolvimento Aquisio Produo e Servio Gerenciamento de projetos

4 . Processo s de Apoio
Doc ume ntos Pesso as RQA Inf ra-e strutura Medio, a nlise e Mel hori a Audito rias Comunica o Benchm arking Ges to d e a spec tos / impactos am bi entais Controle Ambiental Ges to d e P erigo s e Risco s de SSO

Para cada uma das atividades descritas na figura acima, foram estabelecidos procedimentos contendo diretrizes gerais que so desdobradas pelas Empresas, Unidades de Negcios (UNEs) e reas Centrais Nesta sinopse do manual, que representa o 1 Nvel de procedimentos, esto estabelecidas as diretrizes gerais do Sistema de Gesto da Qualidade, Gesto Ambiental e Gesto de Segurana e Sade Ocupacional das empresas vinculadas Siemens como um todo. Para referncia aos mdulos dos procedimentos, veja o Anexo 1 ndice do Manual da Qualidade Siemens. Os procedimentos especficos das empresas vinculadas Siemens, UNEs e CENs, so alocados em seus respectivos Manuais da Qualidade de 2 Nvel, tendo em sua base as instrues de trabalho e os registros controlados pelo sistema de gesto.
Julho 2007 Pgina 11/21

!
MANUAL DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTO
(SINOPSE)
4.1 Alta Direo 4.1a Liderana O sistema de liderana da Siemens suportado pela Diretoria (Presidente e Diretores) da empresa, que promove o cumprimento das diretrizes estabelecidas nos Nossos Princpios, nas Polticas da Qualidade, Ambiental e de Segurana e Sade Ocupacional, Cdigo de Conduta e nas estratgias globais e especficas, visando assegurar que os requisitos do cliente e demais partes interessadas sejam atendidos. Para o mesmo objetivo, as Unidades de Negcios e demais reas definem sistemticas prprias, desdobradas das diretrizes globais. No que diz respeito a clientes, informaes detalhadas so encontradas no procedimento GQ 2.1 - Clientes. Para os assuntos relativos Qualidade, Meio Ambiente e de Segurana e Sade Ocupacional, a Alta Direo representada pelos responsveis das reas GQ Gesto da Qualidade e CP Corporate Personnel, ligados hierarquicamente ao presidente da empresa, que tm a misso de assegurar que as diretrizes estabelecidas nas Polticas da Qualidade, Ambiental e de Segurana e Sade Ocupacional da Siemens atendam aos requisitos estabelecidos na NBR ISO 9001, NBR ISO 14001, RDC 59 e OHSAS 18001 e que sejam seguidas por todas as Unidades de Negcio (UNEs) e reas Centrais (CENs), conforme o Termo de Compromisso contido neste manual, assumido pela Presidncia. 4.1b Planejamento Estratgico As informaes que servem de base para as anlises, projees e cenrios dos setores econmicos so disponibilizadas pela rea corporativa SMO - Strategy Management Office em documento denominado Premissas para Planejamento Estratgico, emitido anualmente. As informaes so complementadas pelos departamentos de Marketing Estratgico das UNEs com dados disponibilizados pelos Organismos de Classe, rgos Federais e Estaduais ou outras entidades especficas dos setores de atuao das UNEs. Cada UNE formula suas estratgias de forma sistematizada, a partir de diretrizes e metodologias corporativas. O plano de cada UNE e de suas reas de Negcio (AN), incluindo assuntos relativos qualidade, ao meio ambiente e segurana e sade ocupacional devem estar em consonncia e alinhadas com as estratgias, da prpria UNE e da empresa no Brasil, bem como com suas respectivas reas da Siemens mundial. 4.1c Anlise Crtica da Alta Direo A Alta Direo, em conjunto com os setores pertinentes do GQ e CP, aplica mensalmente sistemtica de anlise crtica do SIG para garantir sua contnua pertinncia, adequao e eficcia, considerando natureza, escala, impactos ambientais, perigos e riscos de segurana e sade ocupacional das atividades, produtos e servios fornecidos pelas empresas vinculadas Siemens abrangidas no escopo do sistema. As entradas para a sistemtica de anlise crtica incluem, entre outros tpicos: polticas da Qualidade, Ambiental e de Segurana e Sade Ocupacional; relacionamento de clientes e demais partes interessadas (pesquisa de satisfao, reclamaes, citaes, etc); desempenho dos processos relacionados ao produto; documentao do Sistema de Gesto da Qualidade, Ambiental e de Segurana e Sade Ocupacional; aspectos e impactos ambientais; perigos e riscos de segurana e sade ocupacional e eventuais ocorrncias relevantes; controle e nvel de atendimento das legislaes aplicveis; resultados das auditorias internas e externas / situao das aes preventivas e corretivas; reviso dos objetivos e metas da Qualidade, Ambiental e de Segurana e Sade Ocupacional; melhoria contnua do SIG; acompanhamento dos custos, investimentos e recursos; projetos de Melhoria;
Julho 2007 Pgina 12/21

!
MANUAL DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTO
(SINOPSE)
indicadores; gerenciamento do GQ; sistemticas Internas; participao externa; monitoramento das aes priorizadas em anlises crticas anteriores; mudanas ocorridas ou previsveis que possam afetar o SIG.

A anlise crtica pela Alta Direo baseada nas informaes descritas acima, sendo que tais temas so abordados conforme sistemtica de programao dinmica de reunies. 4.2 Vendas

4.2a Clientes Os setores de vendas (regionais e centrais) e os responsveis pelo desenvolvimento de novos negcios definem e monitoram as aes de promoo necessrias para atingir as metas, com base nas polticas e objetivos estabelecidos em conjunto com as reas de negcio e nas informaes coletadas atravs de contatos com clientes, de negociaes e do monitoramento do mercado. Para tanto, o responsvel por esta atividade deve conhecer no mnimo o seguinte: informaes relativas ao planejamento estratgico; informaes sobre os produtos, tais como, dados tcnicos, argumentos de vendas, aplicao, etc.; poltica de comercializao contendo preo, prazo, descontos por famlia de produto e por segmento de mercado, etc.; dados dos clientes como, potencial de compra, necessidades envolvidas, pedidos e ofertas em aberto, situao de crdito, focos de insatisfao, etc.; calendrio de feiras e eventos da regio, quando aplicvel; roteiro de visita, quando aplicvel. 4.2b Cross Selling Cross Selling Negcios Cruzados todo negcio realizado atravs da indicao de uma diviso para a outra de uma mesma regional. Segmento de Negcio compreende o escopo do negcio em que o cliente atua, ou seja, seu ramo de atividade. CDS Comit de Desenvolvimento Setorial comisso responsvel por desenvolver novas estratgias de negcios para empresa, orientando-se por segmento de mercado e com o objetivo de oferecer todo o portflio Siemens, de todas as UNEs. Este trabalho encontra-se alinhado ao projeto One Siemens. 4.3 Produto

4.3a Planejamento As atividades e responsabilidades so definidas levando em considerao as caractersticas de cada Unidade de Negcios (UNE) / reas Centrais (CEN). So estabelecidas diretrizes para o planejamento e desenvolvimento dos processos necessrios para a realizao do produto, considerando, quando apropriado: objetivos da qualidade, do meio ambiente de segurana e sade ocupacional; requisitos para o produto; processos e documentos especficos para o produto; critrios de avaliao, acompanhamento e aceite do produto; registros da Qualidade, Meio Ambiente e de Segurana e Sade Ocupacional; critrios de manuteno e descontinuidade de produtos. 4.3b Projeto e Desenvolvimento So definidas diretrizes para controlar e verificar o projeto de produto, a fim de assegurar a conformidade
Julho 2007 Pgina 13/21

!
MANUAL DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTO
(SINOPSE)
com as normas tcnicas, exigncias legais de segurana do produto, legislao ambiental e de segurana e sade ocupacional, requisitos do cliente e outros requisitos. preparado um plano para as atividades de projeto e desenvolvimento, incluindo, onde apropriado: definio do projeto; recursos a serem utilizados; definio das etapas do projeto; definio de interfaces tcnicas e organizacionais; cronograma para realizao das atividades; mtodos e ferramentas a serem utilizados; sub-contratao de fornecedores para a execuo de etapas do projeto. O plano elaborado analisado criticamente e aprovado antes do incio das atividades, incluindo eventuais atualizaes decorrentes da prpria evoluo das etapas do projeto, realizadas segundo cronogramas, planos e mtodos de verificao. Neste momento, tambm se realiza levantamentos dos aspectos e impactos ambientais conforme descrito no item 4.4i Gesto de Aspectos e Impactos Ambientais e de Perigos e Riscos de Segurana e Sade Ocupacional conforme apresentado no items 4.4k Gesto de Perigos e Riscos de S&SO. Todas as reas, tcnicas e organizacionais, envolvidas na execuo do projeto so identificadas, e as informaes e decises relevantes so registradas e analisadas pelos envolvidos de acordo com a necessidade, solucionando eventuais inconsistncias que possam surgir. 4.3c Aquisio Esto formalmente estabelecidas diretrizes para as atividades de logstica, compreendendo aquisio, importao, devoluo e gesto de fornecedores. Os setores responsveis pela gesto de fornecedores e processo de aquisio de cada Unidade de Negcio (UNE) / rea Central (CEN), baseados na sua estrutura e nas diretrizes de procedimentos especficos, definem o desdobramento adequado das atividades e responsabilidades pertinentes. Dentre os processos, devidamente formalizados, que compem a atividade de logstica, pode-se citar: aquisio, incluindo Importao homologao de fornecedores acompanhamento de fornecedores evoluo para parceria informaes de aquisio verificao de produtos e servios adquiridos preservao do produto 4.3d Produo e Servio So estabelecidas diretrizes para o processo de realizao do produto / servio, levando-se em considerao: verificao, validao, monitoramento e inspeo; controle de produo e fornecimento de servio; validao dos processos de produo e fornecimento de servio; identificao e rastreabilidade; propriedade do cliente; preservao de produto; controle de dispositivos de medio e monitoramento; conformidade do produto; medio e monitoramento de produto; controle de produto no-conforme; ao corretiva e ao preventiva.
Julho 2007 Pgina 14/21

!
MANUAL DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTO
(SINOPSE)
4.3e Gerenciamento de Projetos o conjunto das atividades para coordenar o empreendimento como um todo, desde a fase de prvenda at o final da garantia, aplicando os conhecimentos, habilidades e tcnicas para planejar e coordenar atividades para atingir os objetivos do projeto, atendendo de forma integrada e consistente as condies estabelecidas no contrato firmado em conjunto com o cliente. A metodologia de Gerenciamento de Projetos deve considerar, para cada fase, os requisitos mandatrios do PM@Siemens, utilizando como marcos a concluso das sadas conforme definidas em cada rea. Durante o desenvolvimento de cada fase tambm devem ser estabelecidas e implementadas sistemticas que assegurem a continuidade do processo.

4.4

Apoio

4.4a Documentos Esto estabelecidas diretrizes para elaborao / verificao / aprovao, atualizao e controle dos documentos e registros que compem o sistema de gesto da qualidade, meio ambiente e segurana e sade ocupacional da Siemens. Os documentos que compem o sistema de gesto da qualidade e meio ambiente incluem, dentre outros: polticas da qualidade, meio ambiente, segurana e sade ocupacional e Nossos Princpios. manual de gesto da qualidade, ambiental e segurana e sade ocupacional - MGQ; procedimentos documentados pertencentes s Unidade de Negcios (UNEs) / reas Centrais (CENs); documentos relativos ao planejamento, operao e controle dos processos; registros requeridos pelos sistemas de gesto da qualidade, ambiental e segurana e sade ocupacional. 4.4b Pessoas Os setores responsveis pela gesto de pessoas de cada Unidade de Negcio (UNE) / rea Central (CEN), baseados na sua estrutura e nas diretrizes deste procedimento, definem o desdobramento adequado das atividades e responsabilidades pertinentes. So elaborados Planos de Recursos Humanos com assessoria dos respectivos setores de Recursos Humanos das UNEs e das CENs (RHNs), que auxiliam no alinhamento do plano com as necessidades, objetivos, metas e resultados esperados para as reas, por ocasio do planejamento estratgico. Todas as informaes geradas nestes planos devem ser utilizadas pelos gerentes, juntamente com os dados referentes s necessidades das suas reas, na definio do planejamento do seu pessoal. Para que as aes decorrentes do planejamento estejam alinhadas de forma eficaz com os objetivos do negcio, so utilizadas ferramentas que promovem o dilogo entre a chefia e o colaborador. Nessas ocasies, so discutidos os desafios especficos para a atuao do colaborador, sua evoluo profissional, resultados esperados de seu trabalho, dificuldades por ele encontradas, aes para seu desenvolvimento pessoal e profissional, educao, treinamento, conscientizao quanto s diretrizes, entre outros assuntos. As chefias utilizam as formas de remunerao por desempenho, disponibilizadas pela Siemens, para incentivar e valorizar as atividades desenvolvidas pelos colaboradores e devem prover instalaes e recursos para a manuteno de um ambiente de trabalho adequado.
Julho 2007 Pgina 15/21

!
MANUAL DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTO
(SINOPSE)
A autonomia, desenvolvimento profissional, participao no estabelecimento de metas, condies de trabalho, entre outros itens, so avaliadas em intervalos de tempo estabelecidos, atravs de pesquisa especfica sob responsabilidade do CP Corporate Personnel. 4.4c Representante da Qualidade da rea (RQA) O RQA um colaborador que, alm das suas funes habituais, contribui e d suporte em seu departamento ou setor para a conduo dos assuntos da qualidade, do meio ambiente e de segurana e sade ocupacional, sendo tambm um elemento de contato departamental / interdepartamental para tais temas. A capacitao desejada para o RQA consiste no conhecimento bsico do Sistema da Gesto da Qualidade Siemens incluindo ISO 9000, ISO 14000 e OHSAS 18001, conforme aplicvel, alm das principais sistemticas relacionadas melhoria dos processos. Para uma melhor aplicao dos processos e sistemas, incluindo qualidade, meio ambiente e segurana e sade ocupacional, so atribudas as seguintes responsabilidades: atuar como disseminador do conhecimento na sua rea de atuao; estar envolvido na elaborao de documentos da sua rea; identificar oportunidades de melhoria e comunicar ao GQ / CP; informar ao GQ / CP, modificaes nos processos e estruturas que possam causar impacto nos sistemas de gesto; auxiliar em programas participativos (incentivador); disseminar os procedimentos e instrues na sua rea; comunicar GQ / CP as necessidades pertinentes de sua rea; acompanhar auditorias internas, externas e avaliaes da gesto na rea; ser facilitador na busca e divulgao de benchmarks; contribuir para evoluo da gesto na sua rea; acompanhar, em conjunto com o GQ, a implementao dos planos de ao de melhoria da sua rea; subsidiar o Representante da Qualidade RQ da Unidade de Negcio (UNE) / rea Central (CEN) com informaes pertinentes da sua rea; ser um termmetro da atuao do GQ na rea em que atua. 4.4d Infra-estrutura A concepo do produto e a realizao dos servios requerem que tenham sido determinados, providenciados e mantidos os recursos fsicos necessrios. Para isso, a Siemens possui instalaes definidas e em operao, tais como fbricas e escritrios de vendas e prestao de servios. Os recursos necessrios para a realizao dos produtos, tais como instalaes, espao de trabalho, ferramentas, equipamentos e meios de transporte so providos e mantidos pelas unidades responsveis pela infra-estrutura dos processos fabris e de prestao de servios, bem como pelas reas responsveis pela logstica e entrega dos produtos. A Siemens tambm prov os recursos fsicos, humanos e financeiros para o cumprimento dos objetivos e metas da Qualidade, Ambientais e de Segurana e Sade Ocupacional. A identificao dos recursos necessrios para o atingimento dos objetivos e metas e para o Sistema Integrado de Gesto da Qualidade, Ambiental e de Segurana e Sade Ocupacional feita, periodicamente, durante as reunies de anlise crtica conforme procedimento GQ 1.3. A manuteno da infra-estrutura realizada de maneira a atingir os objetivos planejados e a preservar as caractersticas principais dos produtos nos estgios do ciclo de vida sobre os quais a Siemens exerce influncia e prevenir a ocorrncia de impactos ambientais e de riscos segurana e sade ocupacional. A infra-estrutura de tecnologia e informtica necessria provida por unidades de suporte da Siemens, as quais definem seus mtodos em procedimentos especficos. Dentre as solues disponibilizadas s Unidades de Negcio (UNEs) / reas Centrais (CENs), destacam-se as apresentadas a seguir:

Julho 2007

Pgina 16/21

!
MANUAL DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTO
(SINOPSE)
Spiridon : um sistema integrado de gesto empresarial que atende a todos os processos da empresa, tais como gesto de estoques, suprimentos, recursos humanos, contabilidade, vendas, etc. Alm disso, conta com ferramentas de desenvolvimento que proporciona a integrao com diversos sistemas externos. A partir de 25/05/07 iniciou-se o processo de Go Live do Spiridon, que substitui a ferramenta SAP R/3 at ento utilizada. Siebel: importante ferramenta disponvel para o Gerenciamento do Relacionamento com os Clientes (CRM - Customer Relationship Management), um processo que comea com uma anlise aprofundada das caractersticas e comportamentos dos clientes, de modo que seja possvel conhecer seus hbitos e necessidades de compra. Enfoca principalmente o trabalho em equipe e o compartilhamento de informaes. O Siebel uma ferramenta que possibilita a seleo e obteno de dados relativos gesto de vendas, leva em considerao informaes significativas de mercado, atual e futuro, envolvendo 8 etapas principais, antecipando-se s necessidades de clientes, s oportunidades para novos negcios, ao desenvolvimento de uma oferta para o cliente, entre outros. So eles: identificar / entender nicho de mercado; identificar oportunidade; planejar a oportunidade; levantar necessidades do cliente; desenvolver soluo; apresentar soluo / proposta; obter deciso do cliente; implementar e confirmar. Intranet e Outlook: so ferramentas corporativas de grande importncia, voltadas, respectivamente para a divulgao e a troca (correio eletrnico) de informaes. ARIS: ferramenta corporativa para modelar processos, utilizada nos ltimos tempos no Reference Process House, ainda em fase de implantao, conforme descrito no procedimento GQ 0.5 Processos. 4.4e Medio, Anlise e Melhoria Os principais mtodos de medio, anlise e melhoria, aplicados na Siemens, para assegurar a conformidade, agir preventivamente e promover a melhoria contnua do produto e dos sistemas de gesto da qualidade, ambiental e de segurana e sade ocupacional so: auditorias internas; auto-avaliao (Assessment PNQ-S / QMS); medio e monitoramento de processo; anlise crtica pela alta direo; programas participativos; gesto de reclamaes de clientes; avaliao da satisfao de clientes; gesto de fornecedores; sistemtica de levantamento de aspectos e impactos ambientais; sistemtica de levantamento de perigos e riscos de SSO; gesto de no-conformidades; indicadores de desempenho; disseminao da cultura da excelncia; projetos Six Sigma; quality gates. . 4.4f Auditorias Esto formalmente definidos os critrios, escopo, freqncia, mtodos, atividades e responsabilidades para a determinao da conformidade do Sistema Integrado de Gesto com os requisitos normativos e outros estabelecidos pela Siemens, bem como para a verificao da eficcia da sua implementao e manuteno. O GQ responsvel pela definio dos mtodos de avaliao da conformidade do Sistema Integrado de Gesto, incluindo qualidade, meio ambiente e segurana e sade ocupacional. Para tal, podem-se utilizar as seguintes ferramentas: Auditorias Internas, Externas, Assessment PNQ-S / QMS. Tais mtodos so planejados, executados, registrados e acompanhados conforme diretrizes especficas descritas ao longo do manual da qualidade corporativo ou em procedimentos especficos.
Julho 2007 Pgina 17/21

!
MANUAL DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTO
(SINOPSE)
A inter-relao dos resultados obtidos, por meio de cada um dos mtodos, se d por anlise crtica, efetuada pelo GQ. Para tanto, pode ser necessrio o agrupamento dos mesmos por Unidade de Negcio (UNE) / rea Central (CEN), localidade ou processo. Esta anlise pode resultar na definio de aes adequadas ao mbito e extenso aplicvel, incluindo, a retro-alimentao dos processos especficos das UNEs / CENs, de avaliao, alteraes em processos com validade corporativa, definio de novas sistemticas etc. As Auditorias Externas (de terceira parte), efetuadas por Organismo de Certificao de Sistemas (OCS), tambm possuem seus resultados interiorizados no sistema de avaliao da conformidade do Sistema Integrado de Gesto. Quando necessrias, aes corretivas especficas so elaboradas e desdobradas para reas onde seja pertinente, aps anlise de extenso de abrangncia, se constituindo em aes preventivas. 4.4g Comunicao Comunicao Interna Existe de forma a propiciar a devida transparncia nas informaes para a fora de trabalho, a fim de apoiar as atividades e os processos da Siemens. Adicionalmente, em conjunto com os treinamentos disponibilizados, tambm promove a conscientizao dos colaboradores quanto pertinncia e importncia de suas atividades e de como elas contribuem para atingir os objetivos da qualidade, meio ambiente e segurana e sade ocupacional. Em cada nvel e funo pertinente, as sistemticas de comunicao colaboram na conscientizao da necessidade de agir em consonncia com as polticas da qualidade, ambiental e de segurana e sade ocupacional, procedimentos e requisitos do sistema de gesto. Alm da comunicao informal, algumas sistemticas so utilizadas para que esses objetivos sejam atingidos, conforme relacionado a seguir: palestras da qualidade quadros de gesto vista boletins informativos pgina da qualidade na intranet gincana da qualidade correio eletrnico Nosso Jornal CIPA comisso interna de preveno de acidentes SIPAT semana interna de preveno de acidentes do trabalho dilogos de segurana Comunicao Externa Solicitaes, reclamaes, sugestes ou informaes provenientes da sociedade, consumidor final ou clientes indiretos, so canalizadas para a Central de Atendimento Siemens (CAS). Assuntos relativos Qualidade, Meio Ambiente so direcionados ao GQ da localidade, que d o devido tratamento. Assuntos relativos Segurana e Sade Ocupacional devem ser repassados para o SESMT da localidade Fornecedores: o setor responsvel pela gesto de fornecedores das reas usurias, com envolvimento do GQ para os temas qualidade e meio ambiente e com o CP / SESMT da localidade para segurana e sade ocupacional, quando aplicvel, efetua os contatos necessrios (formal ou informal), de forma a incentivar os fornecedores a participar de esforos em benefcio dos sistemas de gesto da qualidade, meio ambiente e segurana e sade ocupacional propiciando o atendimento dos objetivos da Siemens. Clientes: a comunicao com os clientes ocorre de maneira formal ou informal por meio dos constantes contatos com o cliente pela fora de vendas, gerentes responsveis pelas reas de Negcio, Key Account Manager - KAMs, promotores, diretores, etc. a fim de se desenvolver adequadamente os processos da Siemens. Adicionalmente, existe outro tipo de comunicao de responsabilidade das reas de Marketing das UNEs, relacionada a informao e promoo dos produtos e servios da Siemens. Comunidade vizinha: com periodicidade anual, o GQ e o CP / SESMT da localidade informa vizinhana os esforos despendidos pela Siemens no tocante s aes do sistema de gesto ambiental e de
Julho 2007 Pgina 18/21

!
MANUAL DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTO
(SINOPSE)
segurana e sade ocupacional, respectivamente. Neste momento, tambm possvel a captao de informaes que auxiliem no entendimento do grau de satisfao da comunidade vizinha. Essas aes de comunicao com a comunidade tambm promovem o incentivo s pessoas a participar de esforos em benefcio ao meio ambiente e da segurana e sade ocupacional, se aplicveis. 4.4h Benchmarking Est definida uma sistemtica para a realizao de benchmarking, bem como para o recebimento de visitas com esta finalidade. Benchmarking uma metodologia na qual se procura examinar em detalhe algum processo da organizao que similarmente seja executado de maneira mais eficaz na prpria ou em outra organizao, visando implementar melhorias significativas no processo alvo do estudo. O principal objetivo dos estudos de benchmarking alcanar a excelncia, por meio da aplicao das melhores prticas, proporcionando os seguintes benefcios: revelar como a organizao e seus processos se comparam com referenciais internos; identificar os pontos fortes e as oportunidades de melhoria existentes para a implantao de planos de ao; aprender e incorporar as melhores prticas existentes; orientar a empresa no processo de seleo e priorizao dos projetos e metas de melhoria e dos recursos a serem alocados; apoiar o Planejamento Estratgico; buscar a competitividade e liderana no mercado atravs da eficcia operacional e da satisfao dos clientes; promover a melhoria do desempenho global e da posio competitiva da organizao. 4.4i Gesto dos Aspectos e Impactos Ambientais As diretrizes relativas ao Sistema de Gesto Ambiental SGA, dentro do Sistema Integrado de Gesto da Siemens, so estabelecidas pelo GQ, atravs de sua rea GQ S, cujo responsvel o Representante da Alta Direo RA, levando em considerao os requisitos das Normas e Legislaes vigentes, as caractersticas de cada Unidade de Negcio (UNE) / rea Central (CEN) / Empresa, estabelecidas nas localidades Siemens ou outros sites abrangidos pelos procedimentos das UNEs / CENs. No mbito de cada localidade da Siemens, o responsvel designado pelo GQ da localidade auxilia o Representante da Alta Direo RA nas atividades de: assegurar que os processos necessrios para o Sistema Integrado de Gesto da Qualidade, Ambiental e de Segurana e Sade Ocupacional, conforme aplicvel SIG sejam estabelecidos, implementados e mantidos conforme NBR ISO 9001, NBR ISO 14001, TL 9000 e OHSAS 18001, sendo que neste ltimo caso, segue diretrizes conforme descrito no procedimento GQ 4.12 deste manual; relatar ao RA o desempenho do SIG e necessidades de melhoria relevantes; assegurar a promoo da conscientizao, sobre requisitos do cliente, inclusive ambientais e partes interessadas em todas as localidades Siemens. O GQ executivo da localidade, em conjunto com os setores aplicveis a cada caso das UNEs e CENs, tais como: Segurana e Medicina do Trabalho, Manuteno, Infra-estrutura e outros, so responsveis pelas atribuies bsicas apresentadas no Anexo XII Responsabilidades e Atribuies Bsicas para o SIG Siemens - Gesto Ambiental. 4.4j Controle Ambiental Em 2004 foi criado um Comit de Ecoeficincia com a finalidade de retratar o desempenho ambiental das localidades Siemens Brasil ambientalmente relevantes. O SGIA - Sistema de Gesto de Informaes Ambientais, como o prprio nome j descreve, um sistema de gesto que foi desenvolvido para organizar e definir diretrizes para a correta manuteno da organizao dos dados e informaes ambientais da organizao, prevendo responsabilidades, prazos,
Julho 2007 Pgina 19/21

!
MANUAL DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTO
(SINOPSE)
modelos, ferramentas de registro e outras de forma a garantir que a organizao possa levantar, monitorar e relatar seu desempenho ambiental com uma base slida para tomada de decises que levem a organizao a atingir seus objetivos de ecoeficincia. 4.4k Gesto de Perigos e Riscos de S&SO Esto estabelecidas e mantidas diretrizes para a Gesto de Perigos e Riscos de SSO na Siemens, envolvendo identificao, caracterizao, avaliao, estabelecimento de controles operacionais, definio e acompanhamento dos objetivos e metas para perigos e riscos de SSO Segurana e Sade Ocupacional decorrentes das atividades, processos e/ou servios sobre os quais a Siemens exera influncia. As diretrizes relativas ao Sistema de Gesto de Perigos e Riscos da Siemens, so estabelecidas pelo CP com o suporte do GQ, cujo responsvel o Representante da Alta Direo do CP, levando em considerao os requisitos das normas e legislaes vigentes, as caractersticas de cada Unidade de Negcio (UNE) / rea Central (CEN) / Empresas estabelecidas nas localidades Siemens ou outros sites abrangidos pelos procedimentos das UNEs/CENs. No mbito de cada localidade da Siemens, os responsveis pelo SESMT da localidade, com o suporte do GQ, auxiliam o Representante da Alta Direo do CP nas atividades de: assegurar que os processos necessrios para o Sistema Integrado de Gesto SIG, incluindo o Sistema de Gesto e Segurana e Sade Ocupacional, sejam estabelecidos, implementados e mantidos conforme OHSAS 18001. relatar ao RA do CP o desempenho do Sistema de Gesto de Segurana e Sade Ocupacional e necessidades de melhoria relevantes; assegurar a promoo da conscientizao, sobre requisitos do cliente, incluindo os requisitos de segurana e sade ocupacional e partes interessadas em todas as localidades Siemens.

Julho 2007

Pgina 20/21

!
MANUAL DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTO
(SINOPSE)
ANEXO 1 ndice do Manual de Gesto Integrada da SIEMENS Nmero GQ 0.0 GQ 0.1 GQ 0.2 GQ 0.3 GQ 0.4 GQ 0.5 GQ 1.1 GQ 1.2 GQ 1.2-1 GQ 1.3 GQ 2.1 GQ 2.2 GQ 2.2 - 1 GQ 3.1 GQ 3.2 GQ 3.3 GQ 3.3-1 GQ 3.3-2 GQ 3.3-3 GQ 3.3-4 GQ 3.4 GQ 3.5 GQ 4.1 GQ 4.2 GQ 4.3 GQ 4.4 GQ 4.5 GQ 4.6 GQ 4.7 GQ 4.8 GQ 4.8-1 GQ 4.9 GQ 4.9-1 GQ 4.11 GQ 4.12 GQ 4.13 Ttulo Termo de Compromisso Apresentao SIEMENS Organogramas Histrico Polticas Processos Alta Direo Liderana Planejamento Estratgico Comunicao das estratgias, planos e resultados Anlise Crtica pela Alta Direo Vendas Clientes Desenvolvimento de Sinergias Cross Selling Identificao de Vendas Cruzadas Processos relativos ao produto / servio Planejamento Projeto e Desenvolvimento Logstica PPF - Homologao PPF - Acompanhamento (PAF) Evoluo para Parceria Gesto de Prestadores de Servios Tcnicos Produo e Servio Metodologia de Gerenciamento de Projetos Processos de Apoio Documentos Pessoas Representante da Qualidade da rea -RQA Infra-estrutura Medio, Anlise e Melhoria Auditorias Comunicao Benchmarking Benchmarking Interno Gesto de Aspectos e Impactos Ambientais Gesto de Resduos Sistemtica de Controle Ambiental Gesto de Perigos e Riscos de S&SO Gesto das reas Centrais Edio 05/06 05/07 05/07 05/07 05/07 06/07 05/07 06/07 05/07 05/07 05/07 05/07 05/07 05/07 05/07 05/07 05/07 05/07 05/07 05/07 05/07 08/07 06/07 06/07 06/07 06/07 06/07 06/07 06/07 06/07 06/07 06/07 06/07 05/07 05/07 02/07

Julho 2007

Pgina 21/21

Anda mungkin juga menyukai