Anda di halaman 1dari 13

Captulo XII - Caf, Ch e Derivados

CAPTULO

XII

CAF, CH E DERIVADOS

IAL - 489

Mtodos Fsico-Qumicos para Anlise de Alimentos - 4 Edio 1 Edio Digital

490 - IAL

CAF, CH E DERIVADOS

XII
Captulo XII - Caf, Ch e Derivados

robusta). Quando apenas livres do endosperma, os gros constituem o chamado caf verde. Seus constituintes mais importantes so: leos, celulose, gua e acares redutores. Quando seus gros so torrados, os acares sofrem caramelizao, a umidade diminui e desenvolve-se o odor caracterstico de caf. A anlise do caf inclui as determinaes de umidade por Karl Fisher (014/IV), cinzas (018/IV), cinzas insolveis em cido clordrico (024/IV), extrato etreo (032/IV), extrato aquoso e cafena. Como avaliao preliminar do teor de umidade, pode-se recorrer determinao por aquecimento direto a 105C (012/IV). Eventualmente, para ns de informao nutricional, as determinaes de resduo seco, cinzas, lipdios, protdios, carboidratos por diferena e minerais (cap. XXIII), podem ser realizadas na infuso do caf, preparada conforme indicaes na embalagem. 265/IV Caf Extrato aquoso A determinao do extrato aquoso indica a quantidade de extrato solvel do caf e representa um dado valioso, principalmente quando temos misturas de outras substncias no caf. O mtodo aplicvel amostras em p provenientes de caf em gros torrados e caf torrado e modo. O mtodo consiste de uma extrao a quente (ebulio) com gua.

af o nome dado s sementes de diferentes variedades de Coea (C. arbica, C.

IAL - 491

Mtodos Fsico-Qumicos para Anlise de Alimentos - 4 Edio 1 Edio Digital

Material Balana analtica, chapa de aquecimento com refrigerador de reuxo, estufa, dessecador com slica gel, esptula, pina, bqueres de 50 e 100 mL, frasco Erlenmeyer de 500 mL com junta esmerilhada, frasco Erlenmeyer de 500 mL, balo volumtrico de 500 mL, funil de vidro de 10 cm e pipeta volumtrica de 50 mL. Procedimento Pese 2 g da amostra em bquer de 50 mL. Transra para um frasco Erlenmeyer de 500 mL com junta esmerilhada com auxilio de 200 mL de gua quente. Adapte o refrigerador de reuxo ao frasco e deixe em ebulio por uma hora. Transra a soluo ainda quente para um balo volumtrico de 500 mL. Lave o frasco com 100 mL de gua quente e transra esta gua para o balo. Resfrie o balo e complete o volume com gua. Filtre para um frasco Erlenmeyer de 500 mL. Pipete 50 mL do ltrado e transra para um bquer de 100 mL, previamente tarado em estufa a 105C. Evapore em banho-maria at a secagem. Aquea em estufa a 105C por uma hora, resfrie em dessecador e pese. Clculo

N = n de g do extrato aquoso P= n de g da amostra Referncia bibliogrca INSTITUTO ADOFLO LUTZ. Normas Analticas do Instituto Adolfo Lutz. v 1: Mtodos Qumicos e Fsicos para Anlise de Alimentos. So Paulo: IMESP, 3. ed. 1985. p. 190. 266/IV Caf Determinao de cafena pelo mtodo espectrofotomtrico A cafena pode ser determinada por vrios mtodos, sendo comum a todos eles a necessidade de uma extrao e puricao inicial. A partir desta extrao, a dosagem poder ser feita por espectrofotometria na regio ultravioleta ou por cromatograa lquida de alta resoluo. Os mtodos espectrofotomtricos baseados na absoro caracterstica da cafena a 274 nm so os mais recomendveis para a rotina. A etapa precedente quanticao realizada por extrao cida, ou seja, pela carbonizao seletiva da matria orgnica da amostra com cido sulfrico para a liberao da cafena, seguida de sua extrao com clorofrmio. A cafena extrada quanticada por espectrofotometria na regio ultravioleta a 274 nm.

492 - IAL

Captulo XII - Caf, Ch e Derivados

Material Balana analtica, estufa, banho-maria, rotavapor, espectrofotmetro UV/VIS, dessecador com slica gel, esptula, pina, bquer de 100 mL, pipeta graduada de 5 mL, funil de separao de 500 mL, funis de vidro de 7 e 10 cm, balo de fundo chato de 300 mL com junta esmerilhada, bales volumtricos de 100 e 1000 mL e bureta de 10 mL. Reagentes cido sulfrico Clorofrmio Cafena anidra Procedimento - Pese 1 g de amostra em bquer de 100 mL. Adicione cuidadosamente, evitando a formao de grumos, com auxilio de um basto de vidro, 4 mL de cido sulfrico. Homogeneze. Aquea em banho-maria por 15 minutos, agitando ocasionalmente. Adicione, com cuidado, 50 mL de gua quente. Aquea em banho-maria por mais 15 minutos. Filtre a quente para um funil de separao de 500 mL atravs de papel de ltro umedecido com gua. Lave o bquer e o ltro com 3 pores de 10 mL de gua quente acidulada com o cido sulfrico. Receba o ltrado e as guas de lavagem no funil de separao. Deixe o ltrado esfriar. Adicione 30 mL de clorofrmio e agite por dois minutos. Espere separar as camadas. Decante a camada do clorofrmio (inferior) atravs de papel de ltro umedecido com clorofrmio, para um balo de fundo chato de 300 mL. Repita a extrao com mais trs pores de 30 mL de clorofrmio. Evapore o extrato de clorofrmio obtido, em rotavapor. Dissolva o resduo com gua quente, ltrando para um balo volumtrico de 1000 mL. Deixe esfriar. Complete o volume com gua e homogeneze. Mea a absorbncia a 274 nm, em espectrofotmetro. Determine a quantidade de cafena correspondente, usando curvapadro previamente estabelecida. Nota: no caso de caf torrado e modo descafeinado, a diluio nal ser para um balo volumtrico de 200 mL. Curva-padro Seque a cafena em estufa a 105C durante uma hora. Resfrie em dessecador. Prepare uma soluo-estoque de cafena com 10 mg/100 mL de gua. Com auxlio de bureta de 10 mL, transra alquotas de 2, 3, 5, 7, 8, 10 e 15 mL para bales volumtricos de 100 mL. Complete o volume com gua e homogeneze. Mea a absorbncia a 274 nm, usando um branco de gua para calibrao do espectrofotmetro. Com os valores obtidos, construa a curva-padro por regresso linear dos valores de absorbncia obtidos (eixo y) e das concentraes de cafena (eixo x) expressa em mg/100 mL. Utilize nos clculos os valores dos coecientes linear e angular da reta (absortividade considerando o caminho ptico da cubeta de 1 cm).

IAL - 493

Mtodos Fsico-Qumicos para Anlise de Alimentos - 4 Edio 1 Edio Digital

Clculo

A = absorbncia da amostra b = coeciente linear da reta obtida na curva-padro a = absortividade (coeciente angular da reta obtida na curva-padro) v = volume em mL da diluio do resduo de cafena P = massa da amostra em g Referncias Bibliogrcas CORTES, F.F. Nota sobre um novo processo de doseamento de cafena no caf. Rev. Soc. Bras. Quim., v. 4, p. 105, 1933 (Nota prvia). INSTITUTO ADOFLO LUTZ. Normas Analticas do Instituto Adolfo Lutz. v. 1:Mtodos Qumicos e Fsicos para Anlise de Alimentos. So Paulo: IMESP. 3.ed 1985. p. 190192. Infuso do caf A infuso do caf consiste na bebida preparada a partir do p de caf torrado e modo em gua fervente seguida de ltrao, cujas propores seguem geralmente as instrues de modo de preparo descritas na embalagem. A anlise da infuso do caf ltrado inclui as determinaes de resduo seco, cinzas, lipdios, protdios, descritos neste captulo, carboidratos por diferena e eventualmente minerais (cap. XXIII). Nota: na infuso, o teor de nitrognio procedente da cafena no signicativo, podendo no ser descontado do teor de nitrognio total, para ns do clculo do teor de protena. 267/IV Infuso do caf Determinao do resduo seco Procedimento Prepare a infuso aquosa do caf conforme modo de preparo descrito na embalagem. Transra, com auxlio de uma pipeta volumtrica, 20 mL da infuso para uma cpsula de porcelana, previamente tarada em estufa e proceda como em 015/IV.

494 - IAL

Captulo XII - Caf, Ch e Derivados

268/IV Infuso do caf Determinao de cinzas Procedimento - Transra, com auxlio de uma pipeta volumtrica, 20 mL da infuso para uma cpsula de porcelana, previamente tarada em mua a 550C e proceda como em 018/ IV. 269IV Infuso do caf Determinao de lipdios Material Estufa, rotavapor, dessecador com slica gel, pina, pipeta volumtrica de 50 mL, funil de separao de 500 mL, proveta de 100 mL, funis de vidro de 7 e 10 cm e balo de fundo chato de 300 mL com boca esmerilhada. Reagentes Clorofrnio Metanol Sulfato de sdio anidro Procedimento Transra, com auxlio de uma pipeta volumtrica, 50 mL da infuso para um funil de separao de 500 mL. Adicione 100 mL de clorofrmio e 100 mL de metanol. Agite o funil de separao por cinco minutos. Espere separar as camadas. Decante a camada do clorofrmio (inferior) e ltre atravs de papel de ltro contendo sulfato de sdio anidro, para um balo de fundo chato com boca esmerilhada de 300 mL tarado a 105C. Lave o papel de ltro com clorofrmio. Evapore o solvente num rotavapor e proceda como em 353/IV. 270IV Infuso do caf Determinao de protdios Procedimento Transra, com auxlio de uma pipeta volumtrica, 20 mL da infuso diretamente para o balo de Kjeldahl e proceda como em 036/IV ou 037/IV. Caf solvel Caf solvel ou extrato de caf desidratado o produto obtido da desidratao ou secagem apropriada do extrato aquoso do caf (Coea arbica e outras espcies do gnero Coea) torrado e modo, apresentando-se na forma de p ou granulado. O produto tende a ser higroscpico, devendo ser mantido em recipiente hermeticamente fechado.
IAL - 495

Mtodos Fsico-Qumicos para Anlise de Alimentos - 4 Edio 1 Edio Digital

A anlise do caf solvel inclui as determinaes de umidade por Karl Fischer (014/ IV) ou como avaliao preliminar, por aquecimento direto a vcuo a 70C (013/IV), cinzas (018/IV), pH, cafena e glicdios redutores e no redutores em glicose, descritos neste captulo. Caso seja necessrio para ns de informao nutricional, podem ser realizadas as determinaes de resduo seco, cinzas, lipdios, protdios, carboidratos por diferena e eventualmente minerais (cap. XXIII), no caf solvel preparado conforme indicaes da embalagem. 271/IV Caf solvel Determinao do pH Procedimento Prepare uma soluo aquosa a 2% m/v da amostra de caf solvel e proceda como em 017/IV. 272/IV Caf solvel Determinao de cafena Procedimento Pese 0,5 g da amostra e proceda como em 266/IV para cafena em caf torrado e modo. No caso do caf solvel descafeinado, faa a diluio do resduo do extrato clorofrmico para um balo de 200 mL. 273/IV Caf solvel Determinao de glicdios redutores e no redutores em glicose Os mtodos de determinao de glicdios esto baseados nas propriedades fsicas das suas solues ou no poder redutor dos glicdios mais simples. O mtodo gravimtrico resume-se em pesar uma quantidade de xido de cobre I precipitado de uma soluo de cobre II por um volume conhecido da soluo de glicdios redutores. O peso do precipitado (Cu2O) convertido em glicose de acordo com a Tabela 1. Material Balana analtica, chapa de aquecimento com refrigerador de reuxo, chapa eltrica, estufa, bomba de vcuo, dessecador com slica gel, esptula, pina, bquer de 100 mL, frasco Erlenmeyer de 500 mL com junta esmerilhada, frasco Erlenmeyer de 300 mL, balo volumtrico de 250 mL, balo de fundo chato de 250 mL, funil de vidro de 10 cm, bureta de 25 mL, pipeta graduada de 5 mL, pipeta volumtrica de 25 mL, proveta de 100 mL, cadinho de vidro com placa porosa n 4 e kitassato.

496 - IAL

Captulo XII - Caf, Ch e Derivados

Reagentes cido clordrico Hidrxido de sdio a 40% m/v Ferrocianeto de potssio a 6% m/v Acetato de zinco a 12% m/v Solues de Fehling A e B (Apndice I) Procedimento - Pese 2 g de amostra em bquer de 100 mL. Transra para um frasco Erlenmeyer de 500 mL com junta esmerilhada com auxlio de 100 mL de gua. Adicione 5 mL de cido clordrico. Coloque em chapa de aquecimento e adapte o refrigerador de reuxo ao frasco e deixe em ebulio por trs horas. Espere esfriar a soluo e adicione hidrxido de sdio a 40%, elevando o pH prximo de 6,5, acompanhando com auxlio de papel indicador. Transra quantativamente para balo volumtrico de 250 mL com auxilio de gua. Adicione 5 mL de ferrocianeto de potssio a 6% e 5 mL de acetato de zinco a 12%. Complete o volume, agite, deixe 15 minutos em repouso e ltre. Verique o pH e, se necessrio, adicione mais algumas gotas de hidrxido de sdio a 40%, at que a soluo se torne alcalina, com pH prximo de 9 e ltre novamente a soluo. Em um balo de fundo chato de 250 mL, adicione 25 mL da soluo de Fehling A e 25 mL da soluo de Fehling B e 30 mL de gua. Leve para aquecer na chapa eltrica at entrar em ebulio. Adicione 20 mL do ltrado por intermdio de uma bureta. Deixe em ebulio por dois minutos, para formar o precipitado de xido de cobre I. A soluo deve permanecer azul demonstrando que os reagentes esto em excesso em relao quantidade de glicose presente na amostra. Filtre a soluo quente atravs de cadinho de placa porosa n 4, tarado em estufa a 105C acoplado ao kitassato, com auxlio de bomba de vcuo. Lave o balo com gua quente, at completa remoo do precipitado. Caso o resduo de xido de cobre I (Cu2O) que retido nas paredes do balo, coloque algumas prolas de vidro ou cacos de porcelana e deixe ferver com um pouco de gua, agitando vigorosamente em movimento circular. Filtre para o cadinho, tomando cuidado para no verter as prolas de vidro ou cacos de porcelana no cadinho. Seque o cadinho em estufa a 105C durante uma hora, esfrie em dessecador e pese. Clculo Verique, na Tabela 1 de converso, a quantidade de glicose em mg correspondente massa obtida de xido de cobre I em mg. Caso no encontre o valor exato, faa uma regra de trs.

IAL - 497

Mtodos Fsico-Qumicos para Anlise de Alimentos - 4 Edio 1 Edio Digital

A = volume em mL da soluo de P g da amostra a = massa de glicose em g obtida na Tabela 1 P = massa da amostra em g V = volume em mL da soluo da amostra usado na titulao Tabela 1 Converso de mg de xido de cobre I em mg de glicose
Cu2O Glicose Cu2O Glicose Cu2O Glicose Cu2O Glicose Cu2O Glicose Cu2O Glicose Cu2O Glicose Cu2O Glicose Cu2O Glicose Cu2O Glicose Cu2O Glicose Cu2O Glicose Cu2O Glicose Cu2O Glicose Cu2O Glicose Cu2O Glicose 11.3 4.6 24.8 10.4 38.3 16.2 51.8 22.1 65.3 28.0 78.8 34.0 92.3 40.0 105.8 46.0 119.3 52.1 132.8 58.2 146.4 64.3 159.9 70.5 173.4 76.8 186.9 83.1 200.4 89.4 213.9 95.7 12.4 5.1 25.9 10.9 39.4 16.7 52.9 26.6 66.4 28.5 79.9 34.5 93.4 40.5 107.0 46.5 120.5 52.6 134.0 58.7 147.5 64.9 161.0 71.1 174.5 77.3 188.0 83.6 201.5 89.9 215.0 96.3 13.5 5.6 27.0 11.4 40.5 17.2 54.0 23.1 67.6 29.0 81.1 35.0 94.6 41.0 108.1 47.0 121.6 53.1 135.1 59.2 148.6 65.4 162.1 71.6 175.6 77.8 189.1 84.1 202.7 90.4 216.2 96.8 14.6 6.0 28.1 11.9 41.7 17.7 55.2 23.6 68.7 29.5 82.2 35.5 95.7 41.5 109.2 47.5 122.7 53.6 136.2 59.7 149.7 65.9 163.2 72.1 176.8 78.3 190.3 84.6 203.8 91.0 217.3 97.3 15.8 6.5 29.3 12.3 42.8 18.2 56.3 24.1 69.8 30.0 83.3 36.0 96.8 42.0 110.3 48.0 123.8 54.1 137.4 60.2 150.9 66.4 164.4 72.6 177.9 78.9 191.4 85.2 204.9 91.5 218.4 97.9 16.9 7.0 30.4 12.8 43.9 18.7 57.4 24.6 70.9 30.5 84.4 36.5 97.9 42.5 111.5 48.5 125.0 54.6 138.5 60.7 152.0 66.9 165.5 73.1 179.0 79.4 192.5 85.7 206.0 92.0 219.5 98.4 18.0 7.5 31.5 13.3 45.0 19.2 58.5 25.1 72.1 31.0 85.6 37.0 99.1 43.0 112.6 49.0 126.1 55.1 139.6 61.3 153.1 67.4 166.6 73.7 180.1 79.9 193.6 86.2 207.2 92.6 220.7 98.9 19.1 8.0 32.6 13.8 46.2 19.7 59.7 25.6 73.2 31.5 86.7 37.5 100.2 43.5 113.7 49.5 127.2 55.6 140.7 61.8 154.2 68.0 167.8 74.2 181.3 80.4 194.8 86.7 208.3 93.1 221.8 99.5 20.3 8.5 33.8 14.3 47.3 20.1 60.8 26.1 74.3 32.0 87.8 38.0 101.3 44.0 114.8 50.0 128.3 56.1 141.9 62.3 155.4 68.5 168.9 74.7 182.4 81.0 195.9 87.3 209.4 93.6 222.9 100.0 21.4 8.9 34.9 14.8 48.4 20.6 61.9 26.5 75.4 32.5 88.9 38.5 102.5 44.5 116.0 50.6 129.5 56.7 143.0 62.8 156.5 69.0 170.0 75.2 183.5 81.5 197.0 87.8 210.5 94.2 224.0 100.5 22.5 9.4 36.0 15.3 49.5 21.1 63.0 27.0 76.6 33.0 90.1 39.0 103.6 45.0 117.1 51.1 130.6 57.2 144.1 63.3 157.6 69.5 171.1 75.7 184.6 82.0 198.1 88.3 211.7 94.7 225.2 101.1 23.6 9.9 37.2 15.7 50.7 21.6 64.2 27.5 77.7 33.5 91.2 39.5 104.7 45.5 118.2 51.6 131.7 57.7 145.2 63.8 158.7 70.0 172.3 76.3 185.8 82.5 199.3 88.9 212.8 95.2 226.3 101.6

498 - IAL

Captulo XII - Caf, Ch e Derivados

Cu2O Glicose Cu2O Glicose Cu2O Glicose Cu2O Glicose Cu2O Glicose Cu2O Glicose Cu2O Glicose Cu2O Glicose Cu2O Glicose Cu2O Glicose Cu2O Glicose Cu2O Glicose Cu2O Glicose Cu2O Glicose Cu2O Glicose Cu2O Glicose Cu2O Glicose Cu2O Glicose Cu2O Glicose Cu2O Glicose

227.4 102.2 240.9 108.6 254.4 115.1 268.0 121.7 281.5 128.2 295.0 134.9 308.5 141.6 322.0 148.3 335.5 155.1 349.0 161.9 362.5 168.8 376.0 175.7 389.5 182.7 403.1 189.7 416.6 196.8 430.1 203.9 443.6 211.1 457.1 218.4 470.6 225.7 484.1 233.3

228.5 102.7 242.1 109.2 255.6 115.7 269.1 122.2 282.6 128.8 296.1 135.4 309.6 142.1 323.1 148.8 336.6 155.6 350.1 162.5 363.6 169.3 377.2 176.3 390.7 183.2 404.2 190.3 417.7 197.4 431.2 204.5 444.7 211.7 458.2 219.0 471.7 226.3 485.2 234.0

229.7 103.2 243.1 109.7 256.7 116.2 270.2 122.7 283.7 129.3 297.2 136.0 310.7 142.7 324.2 149.4 337.8 156.2 351.3 163.0 364.8 169.9 378.3 176.8 391.8 183.8 405.3 190.9 418.8 198.0 432.3 205.1 445.8 212.3 459.3 219.6 472.9 227.0 486.4 234.7

230.8 103.8 244.3 110.2 257.8 116.7 271.3 123.3 284.8 129.9 298.3 136.5 311.9 143.2 325.4 150.0 338.9 156.8 352.4 163.6 365.9 170.5 379.4 177.4 392.9 184.4 406.4 191.5 419.9 198.5 433.5 205.7 447.0 212.9 460.5 220.2 474.0 227.6 487.5 235.3

231.9 104.3 245.4 110.8 258.9 117.3 272.5 123.8 286.0 130.4 299.5 137.1 313.0 143.8 326.5 150.5 340.0 157.3 353.5 164.2 367.0 171.1 380.5 178.0 394.0 185.0 407.6 192.0 421.1 199.1 434.6 206.3 448.1 213.5 461.6 220.8 475.1 228.2 488.6 236.1

233.0 1104.8 246.6 111.3 260.1 117.8 273.6 124.4 287.1 131.0 300.6 137.7 314.1 144.4 327.6 151.1 341.1 157.9 354.6 164.7 368.2 171.6 381.7 178.6 395.2 185.6 408.7 192.6 422.2 199.7 435.7 206.9 449.2 214.1 462.7 221.4 476.2 228.8 489.7 236.9

234.2 105.4 247.7 111.9 261.2 118.4 274.7 124.9 288.2 131.6 301.7 138.2 315.2 144.9 328.7 151.7 342.3 158.5 355.8 165.3 369.3 172.2 382.8 179.2 396.3 186.2 409.8 193.2 423.3 200.3 436.8 207.5 450.3 214.7 463.0 8222.0 477.4 229.5

235.3 105.9 248.8 112.4 262.3 118.9 275.8 125.5 289.3 132.1 302.9 138.8 316.4 145.5 329.9 152.2 343.4 159.0 356.9 165.9 370.4 172.8 383.9 179.7 397.4 186.8 410.9 193.8 424.4 200.9 438.0 208.1 451.5 215.3 465.0 222.6 478.5 230.1

236.4 106.5 249.9 112.9 263.4 119.5 277.0 126.0 290.5 132.7 304.0 139.3 317.5 146.0 331.0 152.8 344.5 159.6 358.0 0166.5 371.5 173.4 385.0 180.3 398.5 187.3 412.0 1194.4 425.6 201.5 439.1 208.7 452.6 215.9 466.1 223.3 479.6 230.7

237.6 107.0 251.1 113.5 264.6 120.0 278.1 126.6 291.6 133.2 305.1 139.9 318.0 6146.6 332.1 153.4 345.6 160.2 359.1 167.0 372.7 173.9 386.2 180.9 399.7 187.9 413.2 195.0 426.7 202.1 440.0 2209.3 453.7 216.5 467.2 223.9 480.7 231.4

238.7 107.5 252.2 114.0 265.7 120.6 279.2 127.1 292.7 133.8 306.2 140.4 319.7 147.2 333.3 153.9 346.8 160.7 360.3 167.6 373.8 174.5 387.3 181.5 400.8 188.5 414.3 195.6 427.8 202.7 441.0 3209.9 454.8 217.1 468.4 224.5 481.9 232.0

239.8 108.1 253.3 114.6 266.8 121.1 280.3 127.7 293.8 134.3 307.4 141.0 320.9 147.7 334.4 154.5 347.9 161.3 361.4 168.2 374.9 175.1 388.4 182.1 401.9 189.1 415.4 196.2 428.9 203.3 442.5 210.5 456.0 217.8 469.5 225.1 483.0 232.7

Fonte: A.O.A.C. Ocial Methods of Analysis of the Association of Ocial Analytical Chemists 1995 Appendix C, p. 57-65

IAL - 499

Mtodos Fsico-Qumicos para Anlise de Alimentos - 4 Edio 1 Edio Digital

Referncia bibliogrca ASSOCIATION OF OFFICIAL ANALYTICAL CHEMISTS. Ofcial methods of analysis of the Association of Ofcial Analytical Chemists. (method 44.115) 16 th ed. Arlington: A.O.A.C., 1995. chapter 44. p. 8. Caf solvel preparado O caf solvel preparado consiste na bebida preparada a partir do caf solvel (em p ou granulado) dissolvido em gua, cujas propores seguem geralmente as instrues de modo de preparo descritas na embalagem. A anlise do caf solvel preparado inclui as determinaes de resduo seco, cinzas, lipdios, protdios, carboidratos por diferena e eventualmente minerais (cap. XXIII). A determinao de resduo seco deve ser realizada na bebida preparada conforme indicaes na embalagem e as demais determinaes no produto tal qual se apresenta (p ou granulado), sendo que os resultados devem ser convertidos para a bebida preparada, considerando a proporo entre gua e caf solvel indicados para a poro, na rotulagem. 274/IV Caf solvel preparado Determinao do resduo seco Procedimento Prepare a soluo aquosa de caf solvel, cujas propores seguem as instrues de modo de preparo descrito na embalagem. Transra, com auxlio de uma pipeta volumtrica, 20 mL da soluo para uma cpsula de porcelana, previamente tarada e proceda como em 015/IV. Ch Ch o produto constitudo de partes de vegetais, inteiras, fragmentadas ou modas, obtido por processo tecnolgico apropriado cada espcie, utilizado exclusivamente na preparao de bebida alimentcia por infuso ou decoco em gua potvel, no podendo ter nalidade farmacoteraputica. A anlise do ch inclui entre as principais determinaes, umidade por aquecimento direto a 105C (012/IV), cinzas (018/IV), cinzas insolveis em cido clordrico (024/IV), extrato aquoso (265/IV), cafena (266/IV) e leos essenciais (503/IV).

500 - IAL

Captulo XII - Caf, Ch e Derivados

Caso seja necessrio para ns de informao nutricional, podem ser realizadas na infuso do ch as determinaes de resduo seco, cinzas, lipdios, protdios e descritos neste captulo, carboidratos por diferena e, eventualmete, minerais (cap. XXIII). Infuso do ch A infuso do ch consiste na bebida preparada a partir da decoco do ch em gua fervente, seguida de ltrao, conforme as instrues de modo de preparo descritas na embalagem. As determinaes realizadas na infuso do ch, seguem os mesmos procedimentos descritos para infuso de caf. Mate Erva mate ou simplesmente mate o produto constitudo pelas folhas e ramos das variedades de Ilex paraguariensis, na forma inteira ou moda, obtido por tecnologia apropriada. Quando as folhas so secas e tostadas, constituem o mate queimado ou simplesmente mate e quando no so denominadas mate verde. As determinaes usuais entre outras incluem: umidade por aquecimento direto a 105C (012/IV), cinzas (018/IV), cinzas insolveis em cido clordrico (024/ IV),extrato aquoso (265/IV) e cafena (266/IV). Caso seja necessrio para ns de informao nutricional, podem ser realizadas na infuso do mate as determinaes de resduo seco, cinzas, lipdios, protdios, carboidratos por diferena e eventualmente minerais (cap. XXIII). 275/IV Mate Determinao de cafena Procedimento Pese 2 g da amostra e proceda como em determinao de cafena em caf torrado e modo (266/IV). Infuso do mate A infuso do mate consiste na bebida preparada a partir do mate em gua fervente seguida de ltrao, conforme as instrues de modo de preparo descritas na embalagem. As determinaes realizadas na infuso do mate seguem os mesmos procedimentos descritos para infuso do caf. Mate solvel
IAL - 501

Anda mungkin juga menyukai