Anda di halaman 1dari 23

CLCULO DE CARGAS PARA AERODESIGN

Ms. Eng. Vinicio Lucas Vargas EMBRAER

CONTEDO
Objetivo Contexto Requisitos Parmetros importantes Condies para anlise Envelopes de operao Modelos matemticos Resultados Dicas

OBJETIVO
O clculo de cargas tem como objetivo obter os carregamentos extremos que a estrutura da aeronave estar sujeta ao longo de sua operao. Baseia-se em envelopes de operao, que estabelecem limites para:
Velocidade; Fator de carga; Carga-paga; Altitude de vo; Posio do centro de gravidade; Etc

necessrio conhecer as caractersticas da aeronave (aerodinmica, massa, CG, dimenses) para poder preparar um modelo matemtico para descrever o que acontece com a estrutura durante a operao (manobras, rajadas, pouso). Busca-se os envelopes de cargas (cargas extremas, mximas e mnimas), que podem se apresentar como foras e momentos concentrados ou carregamentos distribudos.

CONTEXTO
Aerodinmica Aerodinmica Peso Pesoe eCG CG

Clculo Clculode deCargas Cargas

Projeto Projetoconceitual conceitual

Sistemas Sistemas

Dimensionamento Dimensionamento Estrutural Estrutural

Ensaios Ensaios Em Emvo vo Requisito Requisito mercado mercado

REQUISITOS
Requisitos aeronuticos garantem que a aeronave projetada ser segura; Os requisitos variam com a categoria da aeronave (acrobtica, de transporte, utilitrio, ultraleves, asas rotativas, bales e dirigveis); O regulamento fornece regras para os diversos aspectos do projeto (aerodinmica e desempenho, projeto estrutural, projeto dos sistemas, etc). Quando uma aeronave se destina comercializao, esta deve ser submetida ao processo de homologao, onde se verifica o cumprimento destes requisitos. Vrias so as entidades de homologao ao redor do mundo, cada uma com sua rea de atuao e seu grupo de regras: FAR, EASA (antigo JAR), RBHA. O regulamento disponvel para o pblico, atravs da internet. Para o Aerodesign, no h requisitos formais, mas existe uma metodologia de avaliao de projeto que visa verificar se o modelo projetado seguro.

REQUISITOS Requisitos de mercado indicam quais as caractersticas a aeronave deve apresentar para agradar o mercado. Entenda o mercado como sinnimo de cliente. No caso do Aerodesign, os clientes so os juzes, e os requisitos desejveis so, por exemplo, a capacidade de carga do modelo sempre maior que no ano anterior...

PARMETROS IMPORTANTES Os parmetros de projeto que devem ser pesquisados quanto ao seu efeito no clculo de cargas so, normalmente:
Massa e CG; Caractersticas aerodinmicas (flap, estol); Caractersticas de desempenho (velocidade, altitude); Caractersticas dos comandos (deflexo, esforo transmitido ao piloto ou servo comando);

CONDIES PARA ANLISE As condies para o clculo de cargas so dadas pelo requisito aeronutico, na forma de manobras, rajadas e pouso. Pode-se dividir ento as anlises em dois grupos: condies de vo e condies de solo. O primeiro, trata das condies de manobra e rajada, e o segundo, das condies de pouso e operao em solo.

CONDIES PARA ANLISE: MANOBRAS


As manobras so descritas nos requisitos aeronuticos, na maneira que devem ser executados em vo. A anlise de cargas deve ento simular o vo da aeroanve sob estas condies, e calcular os carregamentos que iro acontecer. Como um projeto aerodesign no visa o transporte de passageiros ou carga viva, o requisito no se aplica integralmente ao projeto. No entanto, vrios aspectos devem ser seguidos, de forma a garantir que o modelo projetado seja seguro.

CONDIES PARA ANLISE: MANOBRAS


Para o projeto de uma aeronave para o Aerodesign, ao menos as seguintes manobras devem ser analisadas, e os seguintes componentes costumam encontrar carregamentos extremos para as manobras:
Manobras
Pull-up Push-over Def. mx. comandos na VA (profundor, leme, aileron) Rudder Kick Rudder Return Falha de motor Rolamento 2/3 nz max Rolamento 0g

Componentes
Asa, Fuselagem Asa, Fuselagem Emp. Horizontal e Vertical, ponta de asa, Fuselagem Emp. Vertical Emp. Vertical Emp. Vertical Ponta de Asa Ponta de Asa

CONDIES PARA ANLISE: MANOBRAS


Exemplo de manobra: PULL-UP
Sec. 25.331 - Symmetric maneuvering conditions. Condies a obedecer:

A manobra inicia na condio de equilbrio da aeronave; Duas condies devem ser analisadas, segundo este requisito:
Mx. Deflexo profundor na VA (defletir o prof. ao mximo, limitado pelo esforo do piloto, na vel. de projeto VA, at aeronave atingir o fatgor de carga mximo dado no diagrama V-n de manobra) Deflexo especificada do profundor (Defletir o prof. de forma a atingir as aceleraes de arfagem estabelecidas pelo requisito);

N = fator de carga positivo na velocidade de referncia da manobra

CONDIES PARA ANLISE: MANOBRAS


De Nz max para Nz=1 De Nz=1 para Nz max.

De Nz=1 para Nz min. De Nz min para Nz=1

CONDIES PARA ANLISE: RAJADAS


Cargas de rajada podem compor o envelope de carregamento dos componentes da estrutura, e por isso devem ser analisadas. So vrios os grupos de cargas de rajada que podem ser utilizados. Os principais:
Rajada de turbulncia contnua; Rajada sintonizada (perfil 1-cosseno).

Para o Aerodesign, a anlise de cargas para rajadas tipo 1-cosseno ja fornece um valor bastante razovel (verificar as velocidades de rajada na subparte 341 dos requisitos FAR).

ENVELOPES: DIAGRAMA V-N MANOBRA


Limita o fator de carga vertical em funo da velocidade de vo. Apresenta limites aerodinmicos, estruturais e aeroelsticos.

ENVELOPES: DIAGRAMA V-N RAJADA


Limita o fator de carga vertical em funo da velocidade de vo. Fatores de carga em funo da velocidade de projeto e caractersticas da aeroanve.

ENVELOPES: DIAGRAMA V-N COMBINADO

ENVELOPES: DIAGRAMA V-H


Estabelece limites de velocidade de projeto para as vrias altitudes As quebras no grfico so limitaes de velocidades impostas por diversos fatores: Efeitos de onda de choque; Bird Strike Limitaes aeroelsticas

MODELO MATEMTICO
O modelo matemtico para clculo de cargas deve permitir a variao dos parmetros de projeto importantes; Clculo do comportamento da aeronave durante as manobras ou rajadas feito normalmente em funo do tempo; Registra-se os valores extremos que as cargas atingem durante as anlises; interessante registrar os parmetros que geraram aquele grupo de carregamento, bem como os valores dos esforos em todos os pontos da estrutura (velocidade, alfa, beta, deflexo de comandos, Nz, etc)

MODELO MATEMTICO
Pode-se separar a anlise de cargas em duas etapas principais:
Anlise das condies de vo, registrando as cargas extremas atingidas na forma de foras e momentos concentrados, e os parmetros que refletem a condio de vo; Reconstituio da condio, agora considerando como as cargas so distribudas ao longo da estrutura.

Em todas as etapas de anlise, deve-se considerar que as foras e momentos externos (aerodinmica, trem de pouso) esto em equilbrio com as cargas de inrcia.

RESULTADOS
Cortante (N)
Esforo cortante asa
800000 600000

400000

200000

0 0.0 1.0 2.0 3.0 4.0 5.0 6.0 7.0 8.0 9.0 10.0 11.0

-200000

-400000 Semi-envergadura - m

Momento Fletor (Nm)


Momento fletor asa
5000000 4000000

3000000

2000000

1000000

0 0.0 1.0 2.0 3.0 4.0 5.0 6.0 7.0 8.0 9.0 10.0 11.0

-1000000

-2000000

Momento Torsor (Nm)


Momento torsor asa
1000000 500000 0 0.0 Momento torsor - Nm -500000 1.0 2.0 3.0 4.0 5.0 6.0 7.0 8.0 9.0 10.0 11.0

Semi-envergadura - m

O resultado final da anlise de cargas deve conter os valores de foras e momentos mximos que sero aplicados aos componentes da estrutura, na forma de esforos solicitantes (integrados) o longo das linhas de referncia dos componentes estruturais.

Momento fletor - Nm

Cortante - N

-1000000

-1500000

-2000000

-2500000

-3000000 Semi-envergadura - m

DICAS
Como o projeto de uma aeronave para o aerodesign no se enquadra nos requisitos aeronuticos, antes de seguir algum requisito, avalie se o mesmo aplicvel ao seu projeto, e principalente, se contribui para aumentar a segurana da sua aeronave; As caractersticas aerodinmicas podem ser obtidas dos mtodos conhecidos da literatura para projeto prelimirar de aeronaves (Roskan, Raymer, etc); Distribuio das cargas nos componentes sustentadores pode ser feito atravs de programas de clculo das propriedades aerodinmicas que emprega o mtodo dos painis (TORNADO, XFOIL, etc); Sempre dimensionar a estrutura para os carregamentos mximos: para isso, pense quais as condies a aeronave dever encontrar em sua operao (na competio, oras).

DICAS
No esquea de considerar o fator de segurana nas cargas, antes de se iniciar o dimensionamento da estrutura; Faa um check se os resultados obtidos fazem sentido fsico (cargas grandes demais ou pequenas demais); Normalmente, a asa envelopada para condies de fator de carga vertical extremos, e as pontas podem ser envelopadas para condies de deflexo de aileron na VA Normalmente, empenagem horizontal envelopada ou pelas manobras de deflexo mxima na VA ou deflexo controlada para atingir acelerao de arfagem dada pelo requisito, ou para rajadas verticais Normalmente, empenagem vertical envelopada para condies de manobras laterais de deflexo de leme (Rudder Kick ou R. Return, deflexo mx. Na VA), ou rajadas laterais

OBRIGADO PELA ATENO

Anda mungkin juga menyukai