Anda di halaman 1dari 40

>

> > >

DIADAME FORA DA COZINHA BRUNCHES MASSAS BIMBY, S 15 SEGUNDOS RECEITAS EM 30 MINUTOS

2,5lcontJ

2- Srie ABRIL 2013


www.bimby.pt PUBlICAAO PERiDICA

USAR A BIMBV A 100%

So simp'les, rp'idas de p'rep'arar e versteis .

.. - .

[g.m.i)U.m![i-~ -
Reguenos embrull-ios

.-

Em qualquer tipo de cozinha a criatividade e a imaginao tm sempre um lugar determinante. Uma pitada disto, um pouco menos daquilo ... e vamos acertando a receita ao nosso gosto e da nossa famlia. No entanto, a pastelaria uma arte que exige muito rigor, ateno redobrada ao peso e medida. Por isso, para podermos explorar bem toda a nossa criatividade, temos que conhecer bem os ingredientes principais, como podemos substitu-los, assim como as dicas certas para que.o sucesso esteja garantido. MISTURAR A MASSA ...

INGREDIENTES

PRINCIPAIS ...

A massa quebrada , geralmente, composta por farinha, manteiga ou outra gordura, gua ou outro lquido, sal ou acar. A quantidade de gordura deve corresponder a metade do peso da farinha, e a quantidade de lquido a cerca de metade do peso da gordura. Portanto, para 200 g de farinha so necessrios 100 g de gordura e 50 g de lquido. A massa sabl mais rica do que a massa quebrada, uma vez que o lquido total ou parcialmente substitudo por gemas de ovo ou ovos inteiros. Consoante a finalidade a que se destine, a quantidade de gordura utilizada pode ser maior e aproximar-se do peso da farinha. Tanto uma como outra so utilizadas em receitas doces ou salgadas, embora a massa quebrada seja mais comum em salgados e a massa sabl em doces.

A massa quebrada e a massa sabl, tambm conhecida por massa areada, tal como o nome indica, so muito quebradias e de consistncia arenosas. Este aspeto deve-se ao facto de serem pouco trabalhadas, fator determinante para o seu sucesso. Caso contrrio, uma massa excessivamente trabalhada, encolhe durante a cozedura e ficar dura. Nunca dever ficar homognea.

DICA
COM A BIMBY 15 SEGUNDOS E J EST!
Coloque no copo os ingredientes da massa e misture apenas 15 seg/vel 6. Retire, molde uma bola, achate-a num disco e guarde no frigorfico envolvida em pelcula aderente at ao momento de utilizar.

01

Para uma massa mais estaladia ...


Substitua total ou parcialmente a manteiga por banha ou azeite. Aumente um pouco a quantidade de gordura e diminua a quantidade de lquido.

DICA

02

Uma massa com cerca de 200 g de farinha far uma tarte com aprox. 24 d d" cm e lametro e uma massa com 300 g, uma tarte coberta ou empada com aprox. 20 cm de dimetro.

81 BIMBY

2013 ABRIL

USAR A BIMBV A 100%

Ervas aromticas, especiarias, licores, raspa e/ou sumo de citrinos so aromatizantes indicados para dar um toque diferente s suas massas.

Fique com algumas sugestes ...

MASSAS SALGADAS
MASSA DE QUEIJO: Rale primeiro o queijo 3 - 10 seg/vel 9, dependendo da consistncia do queijo e continue conforme indicado. Pode utilizar. esta massa para bolachas salgadas de aperitivo. MASSA DE ALHO E COENTROS: Adicione aos ingredientes da massa 3 dentes de alho e 10 g de coentros e misture conforme indicado. MASSA DE LIMO E MANJERICO: Adicione aos ingredientes da massa a casca de Y2 limo, s a parte amarela, e 15 folhas de manjerico e misture conforme indicado. tima base para uma tarte de tomate e mozarella fresca. MASSA DE TOMATE: Substitua o lquido por pur de tomate. MASSA PICANTE: Adicione aos ingredientes da massa 1 malagueta e misture conforme indicado. MASSA DE COMINHOS: Adicione aos ingredientes da massa Y2 c. de ch de cominhos e 1 V2 c. de ch de hortel seca ou 8 folhas de hortel e misture conforme indicado. Recomendada para pratos de borrego.

MASSAS DOCES
MASSA DE QUEIJO-CREME: Substitua metade da gordura por queijo-creme. MASSA DE CITRINOS: Adicione aos ingredientes da massa raspa de 1 limo, laranja ou lima (ou mistura). substitua o lquido pelo sumo dos mesmos e misture conforme indicado. MASSA DE CANELA E LARANJA: Adicione aos ingredientes da massa a casca de Y2 laranja, s a parte laranja, e 1 c. de ch de canela e misture conforme indicado. Excelente para tartes de ma ou pera. MASSA DE MEL: Substitua o acar por mel e diminua a quantidade de lquido. MASSA DE FRUTOS SECOS: Substitua metade da farinha por avel pelada, miolo de noz ou de amndoa modos. MASSA DE CHOCOLATE: Substitua 10% da quantidade de farinha por cacau e aumente um pouco a quantidade de acar. MASSA DE CAF: Substitua o lquido por licor de caf ou caf expresso. Uma boa base para um recheio de chocolate ou frutos secos.

ANTES DO FORNO ... Se a massa tiver sido guardada no frigorfico, deixe amolecer um pouco at ficar flexvel. As massas podem ser estendidas com a ajuda de um rolo da massa sobre uma superfcie bem polvilhada com farinha ou entre duas folhas de papel vegetal ou pelcula aderente. Por serem massas com muita gordura so por vezes difceis de estender. Se utilizar para forrar tarteiras ou outras formas, pode calcar a massa diretamente com a ponta dos dedos. Para tartes fechadas e empadas, utilize as aparas de massa para decorar a gosto. Com o auxlio de cortadores pequenos de bolachas, corte ptalas, flores, estrelas, etc., e cole com a gua na superfcie da tarte. Antes de colocar no forno pincele os embrulhos, as tartes fechadas e as empadas com gema de ovo batida com um pouco de gua, leite ou natas. Pode polvilhar as receitas doces com acar (ver receita pg. 11) e as salgadas com sementes de papoila ou ssamo.

ABRIL 2013 BIMBY

19

I USAR A BIMBV A 100%


NO FORNO ...
Pr-aquea sempre o forno, antes de nele introduzir as suas receitas. No caso de receitas sem forma, como embrulhos ou bolac~as, disponha-os num tabuleiro forrado com papel vegetal para levar ao forno. Pode levar-se a cozer a forma forrada com ou sem recheio. Caso o recheio seja muito lquido, deve submeter-se a massa a uma cozedura prvia de cerca de 10 - 15 minutos. Para isso, cubra a massa com papel vegetal, encha com feijes secos ou prolas de cermica para evitar que a massa enfole nesta primeira cozedura. Fora do forno retira-se os feijes e o papel vegetal, coloca-se o recheio e leva-se novamente ao forno para que a massa e o recheio cozam. Caso o recheio no tenha necessidade de ir ao forno, por exemplo fruta fresca, leve novamente a massa ao forno sem os feijes e o papel vegetal at cozer por completo. Como so massas extremamente quebradias, no deve desenformar ou retirar do tabuleiro imediatamente aps sair do forno. Deixe arrefecer um pouco para ganhar alguma antes de manusear. consistncia

PARA CONSERVAR:

No frigorfico:

at 2-3 dias moldada em disco e envolvida em

pelcula aderente ou j estendida sobre papel vegetal, enrolada e fechada dentro de um saco prprio para alimentos ou envolvida em pelcula. No congelador: at 3 meses, j estendida sobre papel vegetal, enrolada e fechada dentro de um saco prprio para alimentos ou envolvida em pelcula ou colocada na forma e envolvida em pelcula aderente. No primeiro caso ter que deixar descongelar antes de levar ao forno e no segundo poder levar diretamente ao forno.

Com a ponta dos dedos ou de rolo na mo use as massas com imaginao!


2. 3.

4.

5.

6.

10 BIMBV 2013 ABRIL

F BIMBY Roberto Esteves

" A Bimby tem a grande capacidade de concentrar num nico eletrodomstico uma srie de funes. "

"A Bimby uma supermquina!"


ms consultor de comunicao, tem um blogue de lifestyle e ainda encontra tempo para cozinhar na Bimby. Afinal, ela imprescindvel no dia a dia de Roberto Esteves, que lhe chama wonder machine!
"A Bimby entrou na minha vida atravs de uma amiga e foi amor primeira vista. Hoje utilizada c em casa para fazer tudo na cozinha e praticamente no uso o fogo, apenas o forno. Alis, a Bimby comea a trabalhar logo de manh na preparao de papas de aveia, batidos ou sumos para o pequeno-almoo. Depois uso-a para cozer vegetais a vapor enquanto fao sopa, para picar, ralar, triturar e, acima de tudo, inventar muito quando estou a cozinhar. o meu brao-direito em todas as ocasies. Ainda no ano passado organizei um jantar para cerca de quarenta pessoas que foi totalmente confecionado na Bimby - entradas, prato principal, sobremesas, bebidas e cocktails. Bimby consigo conciliar na perfeio estes meus dois gostos. Alm de ser muito prtica, simples de usar e eficaz, poupa-me imenso tempo e ajuda-me a ter um estilo de vida mais saudvel. claro que tambm gosto de saborear uma deliciosa sobremesa de vez em quando e foi por isso que me lembrei desta receita, ideal para acompanhar Espero que gostem! um ch ou um cacau quente.

o f deste

o blogue

Cozinhar foi algo de que fui aprendendo a gostar, mas como adoro comer e sobretudo fazer experincias na cozinha, com a

Quiosque do Ken.com , de certa forma, o meu alter ego. o meu lado descontrado, onde partilho as coisas boas da vida, escrevo sobre comida, moda, cosmtica, desporto, entre outros. Basicamente, o blogue retrata a vida num todo. Num dia posso escrever sobre amor, como no dia seguinte partilho uma receita que me deixou feliz."
POR FOTOS
ANTNIO SNIA MARQUES

NASCIMENTO

TARTE DE REQUEIJO E AMNDOA


f"i:\
\J
Bimby. 1 Min Total- 50 Min Fcil

I I 1.1 I
_

Dos.
Cal: 429 Kca11 Prot: 10 9 Gord: 21 9 I Hid. carb.: 50 9

INGREDIENTES

PI A MASSA

INGREDIENTES

PI O RECHEIO

200 9 farinha tipo 65, mais q.b. pi polvilhar 100 9 manteiga, mais q.b. pi untar 50 9 gua fria

60 9 miolo de amndoa 400 9 requeijo 200 9 acar amarelo 3 ovos 1 c. ch de canela 80 9 farinha tipo 55 1 c. ch de fermento em p

'h c. ch de sal 'h c. ch de acar


PREPARAO DA MASSA 1 I Pr-aquea o forno a 180C.

pi

bolos

I Coloque no copo todos os ingredientes e misture 15 seg/vel 6. Forre com a massa quebrada uma tarteira de fundo amovvel com aprox. 24 cm de dimetro, previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha. Reserve.
2
PREPARAO DO RECHEIO 7. 4 I Adicione o requeijo, o acar, os ovos e a canela e bata 1 min/vel 6. 5 I Adicione a farinha e o fermento e envolva 8 seg/vel 4. Retire, distribua sobre a tarte e leve ao forno a 180C cerca de 40 minutos.

3 I Coloque no copo a amndoa e pique 4 seg/vel

Tarteira de fundo amovvel (0 24 cm)

ESPECIALISTA RESPONDE

8 Cenoura, olhos bonitos e no s


A reputao de fazer a pele e os olhos bonitos no mais uma crena popular vinda do nada. A cenoura rica em betacaroteno ou provitamina A que no organismo origina vitamina A, indispensvel sade da pele e viso noturna. Como tudo na natureza, tambm a vitamina A tem um ponto de equilbrio e o excesso pode ser nocivo. Ao consumir cenoura, no h risco de sobredosagem, mas o mesmo no se pode dizer do consumo exagerado atravs de suplementos vitamnicos, os quais podem ser teis em casos especficos de carncias, mas de modo algum se substituem a um alimento real. Coma cenouras cruas ou cozinhadas - a vitamina A altera-se pouco com a cozedura.
-------------------------------------------

fumador? Os nabos ajudam a evitar danos maiores!

Nos pases ocidentais, o nabo foi sempre associado a uma alimentao de pobres, sendo, por isso, um alimento desprestigiado. Atualmente j no assim, graas ao desenvolvimento dos conhecimentos nutricionais e s tendncias da nova gastronomia, focadas na redescoberta de sabores tradicionais integrados de forma inovadora. O nabo, como as couves, os brcolos e a couve-flor, pertencem famlia botnica das crucferas. Estudos recentes tm demonstrado que o consumo regular das crucferas poder contribuir para a preveno de certos cancros, como os do pulmo, dos ovrios e do rim. Este efeito protetor seria devido presena dos compostos de enxofre existentes nestes legumes. So tambm esses compostos que do ao nabo aquele sabor particular, um tanto amargo, que no agrada a toda a gente ...

3 Mitos sobre as batatas


FALSO

-------------------------------------------

A batata engorda -

, at, pouco calrica. Compare valores energticos:


Batata cozida: 76 cal / 100 g Po: 250 cal / 100 g Massas: 150 cal / 100 g As gorduras com que so cozinhadas ou os molhos que podem torn-Ia muito calrica: 100 g de batatas fritas s rodelas (chips) fornecem 580 calorias ... A batata provoca obstipao FALSO

Pelo contrrio, at ajuda a regular o trnsito intestina!. Antes de ser um farinceo, a batata um legume. Quanto mais nova, maior a sua riqueza em fibras (menos agressivas do que celulose, por exemplo, contida no farelo) o que contribui Rara combater a obstipao . A batata tem pouco interesse nutricional FALSO

. Nada mais errado ... rica em vitaminas, sendo uma a importantes a vitamina C. No entanto, este teor vai aixa medida que a batata "envelhece" - 45 mg por 100 g oe novas, e 13 mg por 100 g de batatas "velhas". Tem ai minas do grupo B e minerais, como magnsio, potssio e

~ VORWERI< ~
---------------------------------------------------------------------------------------------------

ENTRADAS

SOPAS

PEIXE

CARNE

SOBREMESAS

BEBIDAS

EM ABRIL CADADIA TEMUMSABOR DIFERENTE


BIMBY A 100%
Massas quebrada e sabl Embrulhos de morango

FBIMBY
Roberto Esteves e amndoa

I Tarte

de requeijo

DIA DA ME

FORA DA COZINHA
Areias de queijo e alecrim Laos com camaro, tomate e feta Mousse de lima com anans

LICOR BEIRO
Papelotes de fruta

RECEITAS EM 30 MINUTOS
Noodles de arroz com tiras de porco e legumes Sopa de feijo-frade com coentros Cuscuz com frango, funcho e laranja Fusilli com mascarpone e nozes Filetes com espargos e arroz de aafro

MASSAS BIMBY, S 15 SEGUNDOS


Tarde de peru, milho e curgete Tarte de sardinha em conserva Hngaros

PADARIA BIMBY
Po de crosta

I Passo

a passo

Po de forma com passas e nozes Pezinhos enfarinhados

MARMITAS
Coelho portuguesa Rissis de atum Strogonoff Arroz de chocos Arroz de salmo, espargos e ervilhas

SABORES DA TERRA
Risotto de cenoura e lombinhos com manteiga aromatizada Jardineira de frango Guisado de gro, batata-doce e espinafres Pickles de rabanetes Batatas recheadas

BRUNCHES
Bolo de cenoura, curgete e laranja Po doce de canela Bebida lctea de manga e hortel Waffles salgados com molho de iogurte e ervas aromticas Bruschetta de espargos e ovos quentes Cocotes

CRIANAS
Queques de banana

VERDES E ALTERNATIVAS
Couves com ervilhas e azeite de ervas Creme de pimentos amarelos Sopa de nabo e espinafres

A RECEITA DO CHEFE
Chefe Bruno Rocha
Panacota de pera rocha com merengue de limo, pesto de baslico e transparncia de pimenta rosa

DIA DA ME

AREIAS DE QUEIJO E ALECRIM


11:\
V
Unidade

Bimby' 20 Ssg Total' 25 Min

Fcil

II..

Cal: 60 Kcal Prol: 2 9 Gord: 4 9 Hid. carb.: 4 9

INGREDIENTES 200 g queijo parmeso 240 g manteiga 300 g farinha tipo 65 1 c. sopa de alecrim

PREPARAO 1 I Pr-aquea o forno a 180C. 2 I Coloque no copo o queijo e rale 5 seg/vel 9. Retire metade e reserve.

pequena cavidade e coloque sobre um tabuleiro de forno forrado com papel vegetal. Leve ao forno a 180C cerca de 7 minutos ou at dourar. De seguida envolva com o queijo ralado reservado. Guarde depois de frias, numa caixa com tampa hermtica. Sirva como aperitivo.

3 I Adicione no copo a manteiga.


a farinha e o alecrim e misture 15 seg/vel 6. Molde pequenas bolas com aprox. 10 g cada, marque com o dedo o centro de forma a fazer uma

Tabuleiro de forno Papel vegetal

DIA DA ME

LAOS COM CAMARO, TOMATE E FETA


I'j;:\ \J
Bimby. 36 Min Total. 45 Min

ll

Dose
Fcil

I II..

Cal: 439 Kcal I Prol: 25 9 Gord: 17 9 Hid. carb.: 46 9

INGREDIENTES

PREPARAO 1 I Coloque no copo a gua e 1 c. de ch de sal e aquea 10 min/100C/veI1. 4 I Adicione o camaro, Y2 c. de ch de sal e a pimenta e salteie 4 minlVaroma/~/vel i.. Retire o camaro e reserve com a massa.

1500 9 gua
2 c. ch de sal 350 9 massa tipo laos 60 9 azeite 6 dentes de alho 400 9 miolo de camaro Pimenta q.b.

2 I Adicione a massa e coza


o tempo indicado na embalagem/100C/veI1. Escorra com a ajuda da Varoma e reserve.

5 I Coloque no copo a cebola, 3 dentes de alho e o azeite, pique 5 seg/vel 5 e refogue 5 min/Varoma/veI1. 6 I Adicione o tomate, Y2 c. de ch de sal, a pimenta, os orgos e o queijo e programe 7 min/Varoma/vel 1. Deite sobre os laos com o camaro e envolva bem. Sirva de seguida.

150 9 cebola 500 9 tomate


2 c. ch de orgos

3 I No copo limpo coloque 30 9


de azeite, 3 dentes de alho, pique 8 seg/vel 5 e refogue 3 min/Varoma/veI1.

100 9 queijo feta

DIA DA ME

MOUSSE DE LIMA COM ANANS'


ri::\ Bimby - 5 Min I \::I Total- 2 H 15 Min
6
.
Doses

I
Fcil

II. I --!...

Dose
Cal: 344 Kcall

Prol: 10 9 Gord: U 9 I Hid rb.: 51 9

lN

EDIENTES

25 9 mel Raspa de 1 lima 200 9 an n ,cortado 400 9 leite evaporado O 9 sumo de lima Hortel q.b. em pedaos 400 9 leite G:ondensado

pi

decorar

PREPARAO 1 I Coloque no copo o mel e a raspa lima e aquea 1 minI100C/veI1.

2 I Adicione o anans e programe


3 minlVaroma/c;')/vel

<t.

Retire

e reserve. 3 I Insira a borboleta. Coloque no copo o leite condensado, o leite evaporado e o sumo de lima e bata 1 min/vel 3. Retire e reserve no frigorifico cerca de 2 horas. Antes de servir, cubra com o anans e decore com a hortel.

SOPA DE FEIJO-FRADE COM COENTROS


11:\ \J Total.
Bimby. 23 Min

30 Mm

6
Doses

Fcil

II
_

1.1

Dos.
Cal: 154 Kcal I Prot: 8g Gord: 5 9 I Hid. carb.: 19 9

INGREDIENTES 20 g coentros 300 g cebola, cortada em pedaos 2 dentes de alho 250 g cenoura, cortada em pedaos 25 g azeite 500 g feijo-frade cozido, escorrido

PREPARAO 1 I Coloque no copo os coentros e pique 2 seg/vel 7. Retire e reserve. 2 I Coloque no copo a cebola, o alho, a cenoura e o azeite, pique 5 seg/vel 5 e refogue 7 min/Varoma/veI1.

3 I Adicione 400 g de
feijo-frade, o sal e a gua e coza 15 min/100C/veI1. 4 I De seguida triture 1 min e v progressivamente at vel 7. 5 I Adicione 100 g de feijo-frade e os coentros picados reservados e envolva com a ajuda da esptula. Sirva de seguida.

1 c. de ch de sal
650 g gua

NOTA

I Ao

triturar a sopa no passo 4, faa-o progressivamente

vel 3, 5, 7.

fundamental
a estabilizao

esperar 3 a 5 segundos antes de abrir a tampa para permitir do liquido e evitar o perigo de salpicas.

CUSCUZ COM FRANGO, FUNCHO E LARANJA


11:\ Bimby. 11 Mio \:;,,) Total- 20 Mio

4
Doses

Fcil

II
_

1.1

Do Cal: 411 Kcall.Prot:25g Gord: 10 9 I Hld. carb.: 55 9

INGREDIENTES 250 g cuscuz 150 g gua 100 g sumo de laranja 1 c. sopa de mostarda 200 g bolbo de funcho, partido em quartos 30 g azeite 250 g peito de frango, cortado em tiras Sal q.b. Pimenta q.b. 2 laranjas descascadas, cortadas em gomos 1 c. sopa de vinagre Raspa de 1 laranja Sementes de papoila q.b. guarnecer

PREPARAO 1 I Coloque um recipiente sobre a tampa do copo e pese o cuscuz. Reserve. 2 I Coloque no copo a gua, o sumo de laranja e a mostarda e aquea 3 min/Varoma/vel 1. Deite sobre o cuscuz, espere cerca de 5 minutos e solte com a ajuda de um garfo.

3 I Coloque no copo o funcho


e o azeite e pique 6 seg/vel 4.

4 I Adicione o frango, o sal


e a pimenta e programe 8 min/100C/veI1.

5 I De seguida desfie 4 seg/c:')/vel 4. Envolva com


o cuscuz e adicione os gomos de laranja, o vinagre e a raspa de laranja. Guarnea com sementes de papoila e sirva quente ou frio.

pi

BRUNCHES

PO DOCE DE CANELA
\:.J

/1:\

Bimby. 3 Min
Total. 2 H 40 Mn

Unido aprox.

30

Fcil

1.1 I

Unidade
Cal: 121 Kcall Prot: 2 9 Gord: 5 9 I Hid. carb.: 17 9

INGREDIENTES 300 g leite 25 g fermento fresco de padeiro

PREPARAO 1

I Coloque

no copo o leite, e a canela e aquea 2.

o fermento

1 min 30 seg/37C/vel

1 c. ch de canela 150 g manteiga 50 g acar, mais q.b. pi polvilhar

2 I Adicione a manteiga, o acar,


o ovo, o sal e a farinha e amasse 2 min/C'/vel~. Retire e deixe levedar cerca de 1 hora ou at a massa dobrar de volume.

lavo
1 pitada sal 600 g farinha tipo 65

3 I Com as mos enfarinhadas,


divida a massa em 8 pores com aprox. 100 g cada. Numa superfcie polvilhada com acar, forme rolos com aprox. 40 cm de comprimento, pressione-os e coloque-os sobre um tabuleiro de forno forrado com papel vegetal. Deixe levedar cerca de 1 hora. 4

I Leve

ao forno pr-aquecido

a 200C cerca de 18 minutos ou at dourar. Retire, corte de seguida cada


Tabuleiro de forno

tira em 4 partes e deixe arrefecer sobre uma grelha.

BEBIDA LCTEA DE MANGA E HORTEL


/1:\ \J
Bimby. 1 Min Total. 5 Min

Aprox.

11

1.1 I

100 mi
Cal: 89 Kcall. Prot: 4 9 Gord: 2 9 I Hld. carb.: 15 9

INGREDIENTES 200 g manga 15 folhas de hortel 1000 g leite 1 limo cl casca, cortado em quartos 70 g acar Cubos de gelo q.b.

PREPARAO 1

I Coloque

no copo a manga,

a hortel e 100 g de leite e triture 15 seg/vel 9.

2 I Adicione 900 g de leite, o limo


e o acar e triture 2 seg/vel 9. Introduza o cesto dentro do copo e coe para um jarro com cubos de gelo. Sirva de seguida.

.,
j

1.

,' .

"

"-

.
o.

;.. :

-"..

~.

.o(

.
;

"".

" ..

"

SABORES DA TERRA

RISOTTO DE CENOURA E LOMBINHOS COM MANTEIGA AROMATIZADA


IL:\
\J
Bimby. 20 Min Total. 50 Min

' I

Doses

=
6

I I

i"

Fcil

I -II..

Dose
Cal: 488 Kcall Prol: 22 9 Gord. 24 9 Hld. carb .. 44 9

INGREDIENTES

PIOS LOMBINHOS

2 lombinhos de porco (aprox. 400 g cada) Sal q.b. Pimenta q.b. 1 folha de louro 1 ramo de alecrim 100 g vinho branco 3 dentes de alho, esmagados Azeite q.b. INGREDIENTES PI RISOTTO E PI A MANTEIGA 40 g queijo da ilha 20 g salsa 2 c. ch de folhas de alecrim 1 c. ch de gros de pimenta rosa 1 c. ch de gros de pimenta preta 80 g manteiga, temperatura ambiente 350 g cenoura, cortada em pedaos 150 g cebola 20 g azeite 20 g vinho branco

PREPARAO DOS LOMBINHOS 1 I Pr-aquea o forno a 200C.

2 I Coloque num pirex os lombinhos,


tempere com sal e pimenta, adicione a folha de louro, o ramo de alecrim, o vinho branco, o alho e regue com um fio de azeite. Leve ao forno a 200C cerca de 30 minutos.

8 I Envolva com a ajuda da esptula


para solt r o oz do fundo do

PREPARAO DO RISOTTO E DA MANTEIGA

3 I Coloque no copo o queijo


e rale 5 seg/vel 7. Retire e reserve.

4 I Coloque no copo a salsa e pique


2 seg/vel 7. Retire e reserve. 5 I Coloque no copo o alecrim, a pimenta rosa, a pimenta preta e a manteiga e bata 10 seg/vel 4. Retire, coloque sobre pelcula aderente, forme um rolo e reserve no frigorfico. 6 I Coloque no copo a cenoura, a cebola e o azeite, pique 5 seg/vel 5 e refogue 5 min/Varoma/veI1. 7 I Adicione o vinho, o arroz, o caldo de legumes e a gua e coza 8 minI100C/c;')/vel

.. +..

300 g arroz

pi

risotto

1Y:2 c. ch de caldo de legumes, feito na Bimby (ou 1 Y:2 cubo) 900 g gua

-t.

20 g queijo mascarpone

Pirex

JARDINEIRA DE FRANGO
ri:' \:.J
Bimby. 23 Min Total. 35 Min

6
Doses

Fcil

II
_

1.1

Dose Cal: 562 Kca11 Prot: 37 9 Gord: 34 9 I Hid. cam.: 25 9

INGREDIENTES 150 9 cebola 2 dentes de alho 380 9 cenoura 20 9 salsa, mais q.b. p/ polvilhar 100 9 tomate 50 9 azeite 100 9 chourio de carne, cortado em cubos 900 9 coxas de frango, c/ pele (aprox. 8 unid.)

PREPARAO 1

I Coloque

no copo a cebola, o alho,

80 9 de cenoura, a salsa, o tomate e o azeite e triture 5 seg/vel 7.

2 I Adicione o chourio e refogue


5 min/Varoma/veI1. 3

I Adicione

o frango, 300 9 de

cenoura cortada s rodelas, o vinho, o caldo de legumes e a gua, envolva bem com a ajuda da esptula, coloque a Varoma com a batata e as ervilhas e programe 18 minlVaroma/c;')/vel "'. Retire e envolva o frango com os legumes, retifique o sal, polvilhe com salsa picada e sirva de seguida.

+ 2 c. ch de caldo de legumes,
feito na Bimby (ou 2 cubos) 200 9 gua 500 9 batata (de casca vermelha pi fritar), cortada em cubos pequenos 300 9 ervilhas descongeladas Sal q.b.

100 9 vinho branco

DrCA

I Se

utilizar legumes

congelados

ou outro tipo de carne poder precisar de adicionar alguns minutos no passo 4.

.~ A Bimby faz

GUISADO DE GRO, BATATA-DOCE E ESPINAFRES


ri:' \::.J Total.
Bimbv. 30 ~jn
,I,

40 Mio

6
Doses

!
i
Fcil

I 1.1

Dose Cal: 283 Kcal! Prot: 9 9 Gord: 11 9 I Hld. carb.: 37 9

INGREDIENTES 15 9 mel 50 9 azeite 400 9 batata-doce, em cubos 150 9 cebola 1 dente de alho cortada

PREPARAO 1

I Coloque

um recipiente

sobre

a tampa da Bimby, pese o mel, 30 9 de azeite e a batata-doce, envolva com a ajuda da esptula e reserve. 2

I Coloque

no copo a cebola, de coentros,

o alho, 20 9 de azeite, os cominhos e as sementes pique 5 seg/vel 5 e refogue 5 min/Varoma/veI1. 3

Y2 c. ch de cominhos Y2 c. ch de sementes
de coentros 400 9 tomate em pedaos 250 9 gua

I Adicione

o tomate, a gua, o sal reservada e programe Retire

e a pimenta, coloque a Varoma com a batata-doce 20 min/Varoma/veI1. 4

1 c. ch de sal
Pimenta q.b. 200 9 espinafres descongelados 500 9 gro cozido e escorrido

a Varoma e reserve a batata.

I Adicione

no copo os espinafres

e o gro e programe 5 min/100C/c;')/vel "'. Envolva com a batata-doce e sirva de seguida.

PICKLES DE RABANETES

(9 ~~~~~;~~:na
INGREDIENTES

15~
Aprox.

Fcil

1.1 I

100g
Cal; 30 Kcall Prol: 1 9 Gord: O 9 I Hid. carb.: 4 9

200 g rabanetes, cortados em rodelas finas 2% c. ch de sal 5 g gengibre fresco ralado % c. ch de sementes de coentros 1 estrela de anis 1 malagueta vermelha, cortada s rodelas 2 c. ch de acar 300 g vinagre de vinho branco, mais q.b. 100 g gua

1 frasco com tampa hermtica esterilizado 10,5 I)

PREPARAO 1 I Coloque um recipiente sobre a tampa da Bimby e pese os rabanetes, polvilhe com 2 c. de ch de sal e envolva com a ajuda da esptula. Reserve durante 2 horas. De seguida, com a ajuda da Varoma, passe por gua fria e deixe escorrer. 2 I Coloque no copo o gengibre, as sementes de coentros, a estrela de anis, a malagueta vermelha, o acar, % c. de ch de sal, o vinagre e a gua e programe 3 min/100.C/vel Coloque os rabanetes num frasco esterilizado com tampa hermtica, cubra com o lquido. Se necessrio adicione vinagre de vinho branco at completar a capacidade do frasco. Guarde num local escuro e seco cerca de 1 semana antes de consumir.

<t.

NOTA I Os pickles de rabanetes podem ser guardados at 1 ms. O frasco depois de aberto deve ser guardado no frigorfico.

BATATAS RECHEADAS

(9

B;mby. 43 M;n Total-' H 20 Min

-6
Doses

Fcil

II
_

1.1

O.se
Cal; 250 Kcall Prot: 18 9 Gord: 129IHld,carb.: 18g

INGREDIENTES 50 g queijo mozzarella 500 g gua 3 batatas c/ casca (aprox. 450 g), cortadas ao meio no sentido do comprimento 200 g cebola 2 dentes de alho 60 g cenoura 25 g azeite 400 g carne picada 20 g concentrado 70 g queijo-creme 2 c. ch de orgos 1 c. ch de sal Pimenta q.b. de tomate

4 ramequins

PREPARAO 1 I Coloque no copo o queijo e rale 5 seg/vel 9. Retire e reserve. 2 I Coloque no copo a gua e a Varoma com as batatas, com o corte para baixo, e coza 30 min/Varoma/veI1. Retire e com a ajuda de uma colher retire a polpa das batatas e reserve. 3 I Pr-aquea o forno a 200C. 4 I No copo limpo coloque a cebola, o alho, a cenoura e o azeite, pique 5 seg/vel 5 e refogue 5 min/Varoma/vel 1. 5 I Adicione a carne picada e o concentrado de tomate e programe 8 min/100.C/c;')/vel 6 I Adicione a polpa das batatas reservada, o queijo-creme, os orgos, o sal e a pimenta e misture 8 seg/vel 3. Recheie as batatas com esta mistura, distribua o restante recheio por ramequins, polvilhe com o queijo ralado reservado e leve ao forno a 200C cerca de 25 minutos ou at gratinar. Sirva com uma salada.
ABRIL 2013

<t.

BIMBV

135

COUVES COM ERVILHAS E AZEITE DE ERVAS


fi:\ \:..J
Bimby. 30 Min Total. 40 Mio

I ~
~

I
Fcil

Doses

II
_

1.1

Dos.
Cal:147KcaIIProt:6g Gord: 10 9 I Hid. caro.: 9 9

INGREDIENTES

150 9 couve corao de


boi, cortada em pedaos pequenos

150 9 couve roxa, cortada em pedaos pequenos 150 9 couve branca, cortada em pedaos pequenos
gua q.b.
1 c. ch de sal

600 9 ervilhas descongeladas

20 folhas de hortel
10 9 cebolinho

10 9 coentros
10 9 manjerico 3 dentes de alho 60 9 azeite 60 9 alcaparras, escorridas

PREPARAO 1 I Coloque na Varoma a couve corao de boi, a couve roxa e a couve branca, passe por gua quente e reserve. 2 I Coloque no copo 800 9 de gua, o sal, o cesto com as ervilhas e a Varoma e coza 25 min/Varoma/veI1. Retire e reserve. 3 I No copo limpo coloque a hortel, o cebolinho, os coentros e o manjerico, pique 2 seg/vel 7 e baixe com a ajuda da esptula o que ficou na parede do copo. 4 I Adicione o alho e o azeite, pique 5 seg/vel 5 e refogue 5 min/Varoma/veI1. Adicione as alcaparras, deite sobre as couves, envolva as ervilhas reservadas com a ajuda da esptula e sirva quente.

CREME DE PIMENTOS AMARELOS


fi:\ \J
B;mby. 32 Min Total-35 Mm

I ..:..
~

Fcil

Doses

II
_

1.1

Dos.
Cal: 81 Kca!lProt:3g Gord: 4 9 I Hid. caro.: 8 9

INGREDIENTES

PREPARAO 1 I Coloque no copo a cebola e o azeite, pique 5 seg/vel 5 e refogue 5 min/Varoma/veI1. 2 I Adicione a batata, o pimento e a gua e coza 25 min/100C/vel 1. 3 I Adicione o sal, a pimenta, o sumo de lima e o tomilho e triture 2 min e v progressivamente at vel 7. Polvilhe com tomilho e sirva quente ou frio com croutons e folhas de tomilho.

500 9 cebola 20 9 azeite


60 9 batata 650 9 pimento amarelo, cortado em pedaos 300 9 gua

2 c. ch sal
Pimenta q.b. Sumo de 1 lima

1 c. ch de tomilho, mais q.b. pi polvilhar


Croutons q.b.

pi

servir

NOTA I Ao triturar a sopa no passo 3, faa-o progressivamente vel 3, 5, 7. fundamental esperar 3 a 5 segundos antes de abrir a tampa para permitir a estabilizao do liquido e evitar o perigo de salpicas.

I PADARIA

BIMBV I Passo a passo

o po nosso de

cada dia no tem sempre de ser igual.

Siga esta sugesto de po de crosta que animar o pequeno-almoo l de casa, far as delcias do lanchinho da manh ou ser o companheiro ideal da sua marmita.

PAO DE CROSTA
l(9 Total.2
Bimby.7 Min

"",

H 25 Mln.

..

12
Unrd. aprox.

I- II
":'" Mdia

- _

1.1 -

Unidade Cal: 200 Kcal[ Prol: 5 9 Gord 3 9 I Hid carb' 39 9 . . ..

INGREDIENTES 120 9 gua 240 9 leite 10 9 acar

PI O PO

20 9 fermento de padeiro fresco

PREPARAO DO PO 1 I Coloque no copo o fermento, a gua, o leite, o acar e o azeite, e aquea 2 min/37C/vel 2. Deixe descansar cerca de 15 minutos. 2 I Adicione 250 9 de farinha e o sal e misture 15 seg/vel 6.

PREPARAO

DA COBERTURA

5 I Pr-aquea o forno a 250C.


6 I No copo limpo coloque o fermento, o acar, a gua, o azeite, o sal e a farinha de arroz e bata 30 seg/vel 4. Deixe descansar cerca de 15 minutos. 7 I Cubra o topo das bolas com esta mistura (foto 3) e leve ao forno a 250C cerca de 15 minutos ou at estarem bem douradas. Retire e deixe arrefecer sobre uma rede.

1 c. sopa de azeite 580 9 farinha tipo 65, mais q.b. pi polvilhar 1 c. ch de sal INGREDIENTES 10 9 acar 150 9 gua 1 c. sopa de azeite 1 pitada de sal 130 9 farinha de arroz PI A COBERTURA

5 9 fermento de padeiro fresco

3 I Adicione 330 9 de farinha e amasse 4 min/O'/vel Retire e deixe levedar num local morno cerca de 40 minutos ou at a massa dobrar de volume. 4 I Numa superfcie polvilhada com farinha, divida a massa em 12 pores

,r

de 60 9 e d-lhes a forma de bolas (fotos 1 e 2). Coloque sobre um tabuleiro de forno forrado com papel vegetal e deixe levedar cerca de 15 minutos.

o
Papel vegetal Tabuleiro de forno

DICAS durante

I Para

obter um po com crosta mais dura, mais hmido e que se conserve mais tempo, pode colocar dentro do forno um recipiente com gua quente.

Pode substituir 20 g de fermento de padeiro fresco por aprox. 7 g de fermento de padeiro seco. Se utilizar farinha tipo 55, em substituio da farinha tipo 65, adicione mais 30 g.

1.

2.

3.

'\PADARIA BIMBY~ -

PO DE FORMA COM PASSAS E NOZES


I"i::\
100 9 Bimby. 7 Min Total. 2 H 10 Min \ 5~9
Aprox.

Fcil

\:.J

II..

Cal: 670 Kcal Prol: 16 9 Gord: 18 9 Hid. carb.: 107 9

INGREDIENTES 20 g fermento de padeiro fresco 50 g mel 540 g gua 150 g farinha de trigo integral 150 g farinha de centeio 20 g farinha de milho 1Yz c. ch de sal 350 g farinha tipo 65, mais q.b. pi polvilhar 20 g sementes de ssamo 20 g sementes de papoila 20 g sementes de girassol 80 g miolo de noz partido grosseiramente

PREPARAO 1 I Coloque no copo o fermento, o mel e a gua e aquea 3 min/37C/vel 2. 2 I Adicione a farinha de trigo integral, a farinha de centeio e a farinha de milho e misture 15 seg/vel 6. 3 I Adicione o sal e a farinha e amasse

3 min 30 seg/C'/velf 4 I Adicione as sementes de ssamo,


de papoila e de girassol e o miolo de noz e amasse 30 seg/C'/velf Deixe levedar num local morno cerca de 45 minutos ou at a massa dobrar de volume.

5 I Coloque a massa numa forma de bolo ingls com aprox. 30x12 cm previamente polvilhada com farinha e deixe levedar cerca de 30 minutos. Leve ao forno pr-aquecido a 200C cerca de 40 minutos ou at dourar. Retire e deixe arrefecer sobre uma rede.

DICAS

I Para

obter um po com crosta mais dura, durante mais

mais hmido e que se conserve

tempo, pode borrif-lo com gua antes de colocar no forno e pode colocar dentro deste um recipiente com gua quente, Pode substituir 20 g de fermento de padeiro fresco por aprox. 7 g de fermento de padeiro seco.

Forma de bolo ingls (aprox. 30x12 cm)

Se utilizar farinha tipo 55, adicione

mais 30 g.

PADARIA BIMBY

PEZINHOS ENFARINHADOS
t.;
Bimby. Total. 4 Min 1 H 55 Min Unido aprox.

18

Unidade Fcil
Cal: 126 Kcall Prol: 3 9 Gord: 3 9 Hid. carb.: 21 9

I:.

120 g leite 130 g gua 25 g fermento de padeiro fresco 50 g manteiga 1 ovo 250 g farinha tipo 65, mais q.b. pi polvilhar 250 g farinha tipo 55 1 C. ch de sal

PREPARAO 1 I Coloque no copo o leite, a gua, o fermento e a manteiga e aquea 1 min/37C/vel 2. 2 I Adicione o ovo, as farinhas e o sal e amasse 3 min/O'/vel { Deixe levedar num local morno cerca de 1 hora ou at a massa dobrar de volume. 3 I De seguida, coloque a massa sobre uma superfcie bem enfarinhada, divida em 18 pores e molde pequenos .. dr. c rr.l P. o . 6x3,5 cm.

Coloque sobre um tabuleiro forrado com papel vegetal, com cerca de 1 cm de distncia entre cada um para que depois de levedar, colem ligeiramente. Deixe levedar cerca de 30 minutos ou at dobrarem de volume. Leve ao forno pr-aquecido a 180C cerca de 10 minutos ou at dourarem. Retire e deixe arrefecer sobre uma rede.

Papel vegetal Tabuleiro de forno

DICAS I Para obter um po com crosta mais ura, mais hmido e que se conserve durante mais tempo, pode borrif-lo com gua antes de colocar no forno e pode colocar dentro deste um recipiente com gua quente . Pode substituir 20 g de fermento fresco por aprox. 7 g de fermento de padeiro de padeiro seco.

I MARMITAS COELHO PORTUGUESA


Ij;\ \:.I
Bimby. 25 Min

Total. 1 Hora

ll

Dose Fcil

II..

Cal: 862 Kcal Prol: 60 9 Gord: 259 Hid. carb.: 92 9

INGREDIENTES 900 9 coelho partido em pedaos pequenos 70 9 vinho do Porto 6 cravinhos 50 9 azeite 120 9 cebola 3 dentes de alho 400 9 tomate em pedaos

PREPARAO 1 I Coloque um recipiente sobre a tampa da Bimby, pese o coelho e o vinho do Porto, adicione os cravinhos e deixe marinar cerca de 30 minutos. Reserve. 2 I Coloque no copo o azeite, a cebola e o alho, pique 5 seg/vel 5 e refogue 5 min/Varoma/vel1. 3 I Adicione o tomate, o coelho com a marinada, a salsa e o sal, e programe 20 min/Varoma/c:"'/vel "'. Sirva polvilhado com salsa picada e acompanhe com fatias de po torrado.

10 9 salsa, mais q.b. pi servir


1 c. ch de sal Fatias de po torrado

pi

servir

------------------------------_
MARMITAS I'

..........

RISSIS DE ATUM
I'j;\ Bimby'
19 Min

\:..J

Total' 2 Horas

I U=s

- I--30

Unidade
Cal: 204 Kcall Prol: 4 9 Gord: 15 9 Hid. carb.: 12 9

Mdi;;

INGREDIENTES

Pj O RECHEIO

PREPARAO 1

DO RECHEIO

15 9 coentros
90 9 cebola 60 galho-francs 60 9 cenoura 30 9 azeite

I Coloque

PREPARAO

DA MASSA

no copo os coentros

.. +..

1 c. ch de caldo de peixe, feito na Bimby (ou 1 cubo) 500 9 leite


100 9 farinha

e pique 2 seg/vel 7. Retire e reserve. 2 I Coloque no copo a cebola, o alho-francs, a cenoura e o azeite, pique 5 seg/vel 5 e refogue 5 min/Varoma/veI1 .

5 I No copo limpo coloque o po, o alho e os coentros e rale 10 seg/vel 9. Retire e reserve. 6 I Coloque um recipiente sobre a tampa da Bimby e pese a farinha. Reserve. 7 I Coloque no copo a gua e a manteiga e aquea 5 min/100C/veI1. 8

3 I Adicione o caldo de peixe,


o leite, a farinha, o sal, a pime a noz-moscada, a mostarda e de limo e programe 8 min/90 4 I Adicione o atum e os coentros reservados e envolva 30 seg/vel 3. Retire e deixe arrefecer.

I Adicione

a farinha de uma s vez

Y2 c. ch de sal
Pimenta q.b. Noz-moscada q.b.

e bata 20 seg/veI4. Numa superfcie lisa estenda a massa finamente, com a ajuda de um rolo. Corte crculos com aprox. 10 cm de dimetro, coloque no centro de cada um 1Y2 c. de ch de de recheio e feche bem em forma de rissol. Passe os rissis por ovo batido e pelo po ralado reservado e frite em leo abundante e quente. Retire e coloque sobre papel absorvente para eliminar o excesso de leo. I:.lentes ou frios com arroz a alada.

1 c. ch de mostarda Sumo de Y2 limo 240 9 atum em lata, escorrido


INGREDIENTES

Pj A MASSA

250 9 po seco 2 dentes de ai 15 9 coentros


310 9 farinha 390 9 gua

75 9 manteiga
3 ovos batidos leo q.b.

pi

[lanar

pi

fritar

Rolo da massa Cortador 010 cm

Papel absorvente

.. +..

A Bimby faz

MARMITAS

STROGONOFF \::..J
(j;:\ Bimby. 30 Min
Total. 40 Min

l~\

Dose Fcil
Cal: 360 Kcal Pro!: 4 9 Gord: 34 9 Hid. carb.: 3 9

smar11unch
Marmitas com Glamour
o sal e a pimenta, envolva com a ajuda da esptula e programe 4 min/100C/c;')/vel <t. 4 I Adicione as natas e programe 3 min/90C/c;')/vel <t. Sirva polvilhado com salsa picada e acompanhe com arroz branco.

INGREDIENTES 30 g azeite 130 g cebola 2 dentes de alho 600 g aicatra, cortada em tiras 50 g whisky

PREPARAO 1 I Coloque no copo o azeite, a cebola e o alho, pique 5 seg/vel 5 e refogue 5 min/Varoma/veI1.

3 I Adicione os cogumelos,

2 I Adicione a alcatra, o whisky


e o concentrado de tomate e programe 18 minlVaroma/c;')/vel <t.

10 g concentrado de tomate
280 g cogumelos
1 c. ch de sal

laminados

Pimenta q.b. 200 g natas Salsa prcada g.b.

rt/ servir

(opcional)

MARMITAS

ARROZ DE CHOCOS

smar11u eh
~mi
PREPARAAO

our

15 9 salsa 120 9 cebola 2 dentes de alho


60 9 talo de aipo 30 9 azeite

1 I Coloque no copo a salsa e pique 2 seg/vel 7. Retire e reserve. 2 I Coloque no copo a cebola, o alho, o aipo e o azeite, pique 5 seg/vel 5 e refogue 5 min/Varoma/vel 1. 3 I Adicione os chocos, o vinho branco, o sal, a pimenta e o concentrado de tomate e programe 6 min/Varoma/c;')/vel <t.

4 I Adicione o feijo-verde, a gua e o arroz, envolva bem com a ajuda da esptula e coza 17 min/100C/c;')/vel <t. 5 I Adicione a salsa reservada, o sumo e a raspa de laranja, envolva com a ajuda da esptula e retire para um pirex ou um tabuleiro para parar a cozedura. Sirva quente.

500 9 chocos limpos 150 9 vinho branco


1 c. ch de sal Pimenta q.b.

5 9 concentrado de tomate
250 9 feijo-verde, 700 9 gua 300 9 arroz carolino cortado em juliana

100 9 sumo de laranja


Raspa de 1 laranja

I MARMITAS ARROZ DE SALMO, ESPARGOS E ERVILHAS


Ij;\ \:.J
Bimby' 24 Min Total' 30 Min

I~I

Dose Fcil

II..

Cal: 448 Kcal Prot: 18 9 Gord: 22 9 Hid. carb.: 44 9

INGREDIENTES 400 g filetes de salmo 6 ps de coentros frescos 10 ps de cebolinho 4 ps de hortel Sumo de Y2 limo 1V2 c. ch de sal Pimenta q.b. 4 dentes de alho 40 g azeite 150 g ervilhas descongeladas 100 g favas descongeladas 100 g espargos verdes, cortados em lminas 800 g gua 300 g arroz basmati

PR
1

d
o cebolinho e a hortel, tempere com o sumo de limo, Y2 c. de ch de sal e a pimenta. Feche o papelote e reserve na Varoma. 2 I Coloque no copo o alho e o azeite, pique 8 seg/vel 5 e refogue 3 min/Varoma/veI1.

3 I Adicione as ervilhas, as favas, os espargos e Y2 colher de ch de sal e salteie 4 min/Varoma/c:;')/vel "". Retire e reserve. 4 I Coloque no copo a gua, Y2 c. d
ch de sal, o cesto com o arroz e os legumes reservados e a Varom e programe 17 min/Varoma/vel 2. Envolva o arroz com o salmo em lascas e o lquido do papelote e sirva quente ou frio.

Papel vegetal

461

BIMBY 2013"ABRIL

CRIANAS

aUEaUES DE BANANA
rj;\
\J
Bimby. 1 Min Total. 25 Min
Fcil

11L!

Unidade
Cal: 177 Kcall Prol: 4 9 Gord: 9 9 Hld. carb.: 19 9

INGREDIENTES 3 ovos 200 g acar 100 g manteiga, mais q.b. 120 g iogurte natural

PREPARAO

1 I Pr-aquea o forno a 180C. 2 I Coloque no copo os ovos e o acar

da esptula e distribua por formas para queques untadas com manteiga e polvilhadas com farinha. Polvilhe com os flocos de aveia e leve ao forno a 180C cerca de 15 minutos ou at dourar. Deixe arrefecer por completo e guarde numa caixa com tampa hermtica.

.. +..

pi

untar

e bata 1 min/50C/vel e misture 10 seg/vel 4.

3.

3 I Adicione a manteiga e o iogurte


4 I Adicione a farinha e o fermento e envolva 15 seg/vel 3. Envolva a banana e os arandos com a ajuda

170 g farinha tipo 55, mais q.b. pi polvilhar 1 c. de ch de fermento

pi

bolos

3 bananas (aprox. 250 g). cortadas em meias-luas 20 g arandos secos (opcional) Flocos de aveia q.b.

pi

polvilhar

12 formas

pI

queques

\ "','"

. A Blmby faz

ABRIL 2013

BIMBV

147

\ Bruno Rocha

JJ

I
-f_

1')....

0JJfJDj
r l

TIVOLI

I
POR
FOTOS

CONSTANA ANTNIO

FIZA NASCIMENTO

o gosto

pela cozinha e o empenho pessoal que lhe tem dedicado no foram coisas bvias na vida de Bruno Rocha, o nosso Chefe do ms. Ainda optou pela vertente Humanidades nos tempos de liceu, quando ainda era muito jovem, mas foi cozinha que acabou por se dedicar. Entrou na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve e traou como objetivo ser Chefe, meta que atingiu mais depressa do que esperava. Os seus pais sempre trabalharam neste ramo de atividade, o que influenciou Bruno Rocha. Contudo, o seu jeito para a cozinha passou despercebido at ao final da adolescncia. Aos 23 anos terminou a sua formao acadmica e, depois do estgio profissional, entrou para o Vila Vita ParcoAos 32 anos, o Grupo Tivoli convidou-o a assumir a chefia executiva do restaurante EMO do Hotel Tivoli Victoria no Algarve, onde se mantm e no qual pretende caminhar para conquistar uma estrela Michelin. "Ficar durante muito tempo numa unidade hoteleira um aspeto importante para obteno de experincia. Sempre que posso tambm viajo para obter novas experincias gastronmicas", disse-nos. Arte, empenho e generosidade so as linhas mestras no trabalho desenvolvido pelo Chefe Bruno Rocha. Procura ligar o mundo da culinria expresso artstica, sendo que todos os seus pratos tm uma histria por detrs.

Uma das primeiras aquisies que fez para a cozinha do hotel, no ano de 2009, foi a Bimby. " a mquina mais procurada do hotel", disse-nos. Destaca como pontos fortes na Bimby a resistncia e o controlo das receitas em termos de tempo, temperatura e pesagem. "Normalmente, a Bimby, em restaurantes de grande dimenso, utilizada sobretudo para texturizar alimentos. Ns aqui no temos essa limitao e tiramos o mximo proveito. "Fazemos couverts, gelados, doces, quiches, entre outros. Volto a dizer, a mquina mais procurada do hotel", contou-nos a rir. Com o intuito de seduzir a mulher para o mundo da culinria, ofereceu-lhe uma Bimby. O resultado um grau de exigncia maior por parte das mulheres da casa. "A minha filha muito exigente, principalmente no que toca aos cremes de cenoura e de abbora. S os come se forem feitos na Bimby devido textura final", explicou-nos. "Mas ter uma Bimby requer puxar pela cabea para ir alm das receitas tradicionais." acrescentou. Alis, a receita que preparou uma sobremesa original, mas acessvel a todos os leitores - e foi preparada integralmente na Bimby. No hotel costume servi-Ia nos meses de vero e tambm a confeciona para filha e mulher. " uma sobremesa muito portuguesa, j que utilizo a pera rocha, que d um toque especial ao resultado final", concluiu.

PANACOTA DE PERA ROCHA COM MERENGUE DE LIMO, PESTO DE BASLICO E TRANSPARNCIA DE PIMENTA ROSA
~

\J

Bimby'12Min Total-4 H 30 Min

-
10
I .-

Doses

Difcil

I la!

Dose Cal: 354 Kcall Prot: 7 9 Gord: 19 9 I Hid. carb.: 39 9

INGREDIENTES PI A PANACOTA DE PERA ROCHA 1000 g sal grosso 10 peras rocha 4 folhas de gelatina, cortadas em pedaos gua q.b. 100 g acar 100 g natas azedas INGREDIENTES PIO MERENGUE DE LIMO 50 g acar 4 claras de ovo 1 pitada de sal Raspa e sumo de Y2 limo

INGREDIENTES PIO PESTO DE BAsLICa 10 g baslica (manjerico) 50 g pistcios

si casca

Y2 vagem de baunilha Sumo de Y2 limo


100 g azeite virgem extra 50 g chocolate branco, partido em pedaos INGREDIENTES PI A TRANSPARNCIA DE PIMENTA ROSA 25 g glucose 25 g fondant 60 g isolmat Pimenta rosa moda no momento q.b.

PREPARAO DA PANACOTA DE PERA ROCHA 1 I Pr-aquea o forno a 180C.

PREPARAO

DO PESTO DE BASLICa

2 I Coloque num tabuleiro de forno metade do sal, distribua


as peras e cubra com o restante sal. Leve ao forno a 180C durante 1 hora. Retire e deixe arrefecer um pouco. 3 I Num recipiente coloque a gelatina, cubra com gua para hidratar e reserve.

10 I Retire a borboleta. Coloque no copo o baslica, os pistcios, a vagem de baunilha, o sumo de limo e o azeite e pique 30 seg/vel 5. Retire e reserve. 11 I Coloque no copo o chocolate e derreta 3 min/vel 2. Deixe arrefecer um pouco e envolva lentamente, com a ajuda da esptula com o azeite com baslica reservado. Reserve. PREPARAO DA TRANSPARNCIA DE PIMENTA ROSA 12 I Leve a lume brando a glucose com o fondant e o iso/mat at atingir a temperatura de 160C. Espalhe o preparado sobre um tapete de silicone e deixe arrefecer. 13 I No pedaos de rede camada copo limpo e seco coloque este vidrado partido em e pulverize 10 seg/vel 8. Com a ajuda de um passador fina, polvilhe o tapete de silicone at obter uma fina e espalhe por cima a pimenta rosa. Leve ao forno Retire

4 I Coloque no copo a polpa das peras e o acar e triture


2 min/vel4. 5 I Esprema bem a gelatina e derreta cerca de 20 segundos no micro-ondas. 6 I Adicione polpa da pera as natas e a gelatina derretida e envolva 30 seg/vel 3. Distribua por formas individuais para panacota e leve ao frigorfico cerca de 2 horas ou at solidificar. PREPARAO DO MERENGUE DE LIMO

7 I Coloque um recipiente sobre a tampa da Bimby, pese o acar e reserve. S I No copo limpo e seco, insira a borboleta, coloque as claras, o sal, o sumo e a raspa do limo e bata 5 min 30 seg/vel 3. 9 I De seguida bata 30 seg/vel 3 e adicione atravs do bocal da tampa, lentamente, o acar reservado. Retire e reserve.

a 180C, durante 2 minutos, at o p ficar transparente. e deixe arrefecer temperatura ambiente. EMPRATAMENTO

14 I Desenformar cuidadosamente a panacota de pera, dosear e decorar com a transparncia de pimenta rosa, queimar ligeiramente o merengue de limo, com o auxlio de um maarico, e pincelar o prato com o pesto de baslico.

10 formas individuais Termmetro

pI

panacota

de culinria

Tapete de silicone Passador de rede fina Maarico

NOTA

IA

glucose,

o tondant e o iso/mat, para pastelaria.

encontram-se

em casas de produtos

ABRIL 2013 BIMBV 49

Anda mungkin juga menyukai