Anda di halaman 1dari 2

O caracterizao do preconceito racial no brasil problemtquaica e dificilmente vislumbrada, tanto por intelectuais brasileiros (negligenciando ou subestimando a situao racial)

) como por intelectuais norte-americanos (que, acostumados com a situao racial de sua terra de origem, no conseguem vislumbrar o mesmo fenmeno por aqui. Apesar dos estudiosos reconhecerem a existncia do preconceito de cor no brasil, preciso saber se a diferena deste pro norte-americano se d apenas no aspecto quantitativo ou qualitativo. Considera-se que o preconceito racial nos EUA seja de ORIGEM, e no Brasil seja de MARCA, ou seja, diferem-se qualitativamente. (preconceito de marca esse, que reconhecido popularmente por preconceito de cor) Considera-se preconceito racial uma disposio desfavorvel, culturalmente condicionada, em relao a um grupo estigmatizado da populao, seja devido a sua aparncia, seja devido a sua ascendncia tnica reconhecida socialmente. Quando o preconceito se d atravs da aparncia, dos traos fsicos e do fentipo, se diz preconceito de MARCA, quando se supe que o indivduo tenha sua origem remetente a outro grupo tnico, se diz preconceito de ORIGEM. Diferenas entre os tipos de preconceito: Quanto ao modo de atuar: o preconceito de marca traz o trao fsico ento estigmatizado como uma caracterstica negativa, desfavorvel, numa cenrio de competio por recursos ou situao. Numa entrevista de empregos, o branco poder ser preferido ao negro apenas pela cor da pele. Porm o negro pode compensar essa desvantagem se for mais inteligente, instrudo, capacitado e dedicado que o branco. No caso, a cor negra foi apenas um elemento negativo de muitos possveis no que tange a aptides ao emprego, porm como todo e qualquer elemento negativo, ele pode ser compensado por outros atributos que interessam a entidade julgadora. Nos EUA, o indivduo ser negro no apenas uma caracterstica de desvantagem como qualquer outra, que pode ser compensada com atributos positivos, ela o registro definitivo de inferioridade, no fazendo diferena alguma as capacidades ou qualificaes do mesmo. Na mesma situao de entrevista de emprego, o negro j seria proibido de antemo de participar do processo seletivo e nem teria suas aptides individuais julgadas pela entidade. Quanto definio de membro do grupo discriminador e do grupo discriminado. Quando o preconceito de marca, a aparncia do indivduo pode coloc-lo ou remov-lo de um grupo racial, quando o preconceito de origem, presume-se que qualquer indivduo portador das caractersticas do grupo estigmatizado, seja em maior ou menor proporo, j possuir as potencialidades hereditrias para pertencer ao grupo discriminado. No Brasil a classificao que o grupo discriminador faz do individuo discriminado bastante subjetiva, dependendo de quem faz o julgamento e de quem recebe o julgamento. Portanto, muitas vezes um mestio precisa provar sua identidade racial aos prprios negros para conseguir a filiao a esse grupo racial. No brasil, o branco e o no branco pode variar de acordo com o grau de mestiagem, de acordo com a regio e de acordo com a classe social.

Nos EUA, mesmo o indivduo sendo fenotipicamente um branco perfeito e sendo geneticamente incapaz de produzir um descendente negro, ele no fugir da classificao de negro. Ele pode ser confundido com um branco, mas seus documentos e sua origem no negam o grupo a qual pertence. Um individuo pode ser considerado branco no brasil e negro nos eua, e o oposto possvel. Quanto a carga afetiva O preconceito de marca considerado mais intelectivo e esttico, e o preconceito de origem mais emocional e integral.

Anda mungkin juga menyukai