Anda di halaman 1dari 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUO DISCIPLINA: AUTOMAO E CONTROLE MINISTRANTE: Prof. Franci co !

" A i !a Si#$a Mo%a

TIPOS DE INSTRUMENTAO PARA MEDIO DE NIVEL Jorge Fernando

T"r" ina& D"'"()ro !" *+,-

Introduo Medir um nvel parece ser uma ao simples, contudo existe uma variedade de tcnicas para a realizao da mesma. O nvel uma varivel importante na indstria no somente para a operao do prprio processo, mas tambm para ins de clculo de custo e de inventrio. Os sistemas de medio de nvel variam em complexidade desde simples visores para leituras locais at indicao remota, re!istro ou controle automtico. "a indstria se re#uer medi$es tanto de nvel de l#uidos como de slidos. %ara acilitar a compreenso costuma&se de inir nvel, como sendo a altura do contedo de um reservatrio, #ue poder ser um l#uido ou um slido. Ti o! de "#todo! de "edio de n$%e& de &$'uido Os tr's tipos bsicos de medio de nvel so( Dir"%o Medio onde a re er'ncia a posio do plano superior da subst)ncia em anlise* In!ir"%o +tiliza&se uma se!unda varivel para determinao. D" con%.n/o , se utiliza essa metodolo!ia #uando a leitura de nvel realizada a partir de pontos pr&determinados. "esse trabal-o trataremos apenas dos In!ir"%o Medio de n$%e& indireta .s variveis utilizadas para medio indireta so !randezas sicas do tipo( /mpuxo & O0 %resso & O0 1orbul-ador 2 O0 3apacit)ncia eletrosttica O0 +ltra&s4nico& O0 %or pesa!em %or raio !ama& O0

Medidor de n$%e& Di! &a(er )EMPU*O+ /ssa medio baseada no princpio de .r#uimedes #ue descreve a ora con-ecida como empuxo. . E = V. 6/ 7 empuxo* 8 7 volume deslocado* 7 peso espec ico.9 ,abendo #ue o empuxo varia de acordo com a densidade da subst)ncia em anlise, temos #ue ter um dispositivo para a:uste de acordo com essa densidade.

>i!.?( ,istema de medio via /mpuxo

Medio de N$%e& or Pre!!o /ssa medida realizada com auxilio da presso exercida pela prpria substancia em seu tan#ue, ou se:a, varia de acordo com a altura da coluna da subst)ncia. /ssa medida baseada no ;eorema de ,tevin e pode ser realizada tanto em tan#ues abertos como em tan#ues ec-ados( P=h. 6% 7 %resso em mm <2O ou pole!ada <2O* - 7 nvel em mm ou em pole!adas* 7 densidade relativa do l#uido na temperatura ambiente.9

>i!.2( ,istema via presso para ;an#ue .berto e pressurizado

Medio de N$%e& (o" ,or-u&.ador "esse tipo de medio observa&se a sada de bol-as de ar em um tan#ue extra, #uanto menor o nvel do tan#ue do processo menor ser a sada de bol-as no tan#ue extra, para isso necessrio uma vlvula de presso cu:a presso ser i!ual @ presso de ar i!ual @ coluna l#uida existente no vaso, para #ue o ar vena este obstculo e consi!a escapar pela extremidade in erior do tubo.

>i!.5( ,istema via borbul-amento

Medio de N$%e& or Radiao /sse tipo de sistema de medida utilizado #uando o produto no tan#ue de manuseio muito complicado 6subst)ncias abrasivas, corrosivos, etc.9. "o existe o contato com os produtos, di erentes de outros tipos de medidas em #ue pode existir o contato, e de cil manuteno pelo ato de ser externo. O sistema consiste em uma emisso de raios !amas #ue trans ormado em um sinal eltrico de corrente contnua, a transmisso de raios e o volume da coluna de l#uido so inversamente proporcionais, #uanto maior a recepo de raios menor o volume do l#uido, pois existe um blo#ueio de uma parte da radiao pela subst)ncia existente no tan#ue.

>i!.=( ,istema via leitura de radiao

Medio de N$%e& or /a a(it0n(ia E&etro!t1ti(a O eletrodo mer!ul-ado no tan#ue, caso a subst)ncia se:a condutora a -aste isolada, caso contrario uma -aste de metal. O nvel de capacit)ncia medido em relao a -aste e as paredes do tan#ue, a medida #ue o nvel da subst)ncia diminui a capacit)ncia diminui, pela substituio do material #ue esta sendo trabal-ado pelo ar, a medida eita pela converso da capacit)ncia em uma corrente eltrica #ue ser medida em um medidor. .

>i!.A( ,istema via 3apacit)ncia

Medio de N$%e& or U&tra So" O sistema de medio via ultra&som consiste no tempo de retorno da onda em relao ao receptor, atravs da tcnica de eco. /sses dispositivos usam do princpio da re lexo da onda !erada pelo transmissor essa #uando encontra com o produto cu:o nvel dese:amos medir. .

>i!.B( ,istema via +ltra ,om

Medio de n$%e& Por e!age" /sse sistema baseado na leitura da intensidade da car!a realizado por clulas #ue so instalados na base do tan#ue.

>i!.C( ,istema via pesa!em

REFER2N/IAS ,I,LIO3RAFI/AS ?. .postila de instrumentao >..;/,% 2. .postila de instrumentao +"D3.M% 5. .postila de instrumentao ,/".3 =. ,iemens, ..E. Instrumentao Industrial; ,o %aulo, /d( /d!ard 1luc-er F;G., ?HCB. %!( ?C?&?CC.

Anda mungkin juga menyukai